You are on page 1of 7

ARTIGO: EDUCAO 3.0 EDUCAO NO EVOLUIU PARA ACOMPANHAR AS NECESSIDADES DO MUNDO AO SEU REDOR' Jim G.

Lengel* Para entender a educao de hoje, ns precisamos olhar para o passado da histria. H 150 anos, pessoas trabalhavam sobre a terra, ao ar livre, com ferramentas produzidas manualmente e em pequenos grupos. Elas no viajavam muito. O trabalho quase no mudava de gerao para gerao. Filhas faziam o mesmo trabalho de suas mes e de suas avs e suas mes antes delas. Com as mesmas ferramentas. Elas conversavam enquanto trabalhavam. O mesmo valia para os filhos e pais e avs. Grupos de trabalho incluam jovens e velhos. A tecnologia para o trabalho mudava lentamente. Quando as ferramentas quebravam, as pessoas podiam consert-las. Podemos chamar isso de Ambiente de Trabalho 1.0. Agora, vamos olhar para as escolas daquela poca. Os estudantes aprendiam na terra, ao ar livre, em pequenos grupos. Eles no viajavam muito. Usavam simples ferramentas produzidas manualmente. O trabalho em grupo inclua jovens e velhos. Pais e avs frequentavam a mesma escola e aprendiam as mesmas coisas. Ns podemos chamar isso de Educao 1.0. Educao e trabalho se correspondiam. A escola produzia os tipos de cidados necessrios para o mundo ao seu redor. Algum que pudesse trabalhar em um pequeno grupo, com ferramentas manuais, executando uma variedade de tarefas a cada dia, com uma viso clara do mundo exterior, e um pequeno crculo de conexes. Quinze anos depois, o trabalho mudou. As pessoas foram trabalhar em fbricas, com ferramentas mecnicas. Elas trabalhavam em grandes grupos, mas sozinhas em suas mquinas. Todos faziam a mesma coisa e ao mesmo tempo, durante todo o dia. Eles no podiam conversar. Usavam papel e lpis e ficavam sentados em suas mesas. Eles no eram felizes e eram supervisionados de perto. Vamos chamar isso de Ambiente de Trabalho 2.0. Esse novo trabalho exigia um novo conjunto de habilidades e um novo tipo de cidado. E ento as escolas mudaram para acompanhar as necessidades da nova economia industrial. Estudantes se formavam em grandes grupos, com a mesma idade. Eles ficavam em lugares fechados e trabalhavam de acordo com o relgio. Usavam ferramentas mecnicas, lpis e papel. Todos faziam a mesma coisa e ao mesmo tempo e eram supervisionados de perto. Vamos chamar isso de Educao 2.0. Novamente, educao correspondia a trabalho. Em ambos os locais as pessoas trabalhavam sozinhas, mas em grandes grupos. Elas usavam ferramentas mecnicas, faziam a mesma coisa durante todo o dia, e tinham uma pequena conexo com o mundo exterior.

Agora, vamos olhar para o trabalho de hoje, no ambiente 3.0, muito diferente das fbricas. A maioria das pessoas, atualmente, trabalha em pequenos grupos. Elas resolvem problemas juntas. Usam ferramentas digitais. Elas apresentam novas ideias para o outro. Robs fazem trabalhos mecnicos. Elas trabalham com problemas que ningum tinha visto antes. Elas devem recorrer qumica, matemtica, biologia, histria e literatura para solucionar problemas. Elas devem reunir informaes de vrias fontes, a maior parte na rede de relacionamentos, chegando a muitos formatos diferentes. Elas devem ser multitarefas. Elas conversam umas com as outras. E usam ferramentas digitais para comunicao. Trabalham com um amplo crculo de pessoas, de todo o mundo. Vamos chamar isso de Ambiente de Trabalho 3.0. Agora, vamos levar a nossa cmera para dentro das escolas de hoje em dia para ver se a educao mudou para encontrar a nova economia. O que ns vemos? Estudantes em grandes grupos, utilizando papel e lpis como ferramentas. Todos eles fazendo a mesma coisa e ao mesmo tempo. Eles aproveitam as poucas conexes com o mundo exterior. E so supervisionados de perto. Eles fazem as mesmas coisas durante todo o dia. No conversam entre si. No so felizes. O que est errado? A educao no evoluiu para acompanhar as necessidades do mundo ao seu redor. Os trabalhos de hoje em dia demandam pessoas que possam trabalhar em pequenos grupos para resolverem problemas, utilizando ferramentas digitais, preparados para realizar muitas diferentes tarefas durante o dia, sem superviso prxima, e com um vasto crculo de conexes. As escolas no esto fazendo isso. Elas no inventaram a Educao 3.0. Ainda esto fazendo a Educao 2.0. A questo de hoje para ns : Como deve ser a Educao 3.0 para desenvolvermos crianas e cidados que necessitamos formar para hoje e para amanh?. Qual o seu sonho de Educao 3.0? * JIM G. LENGEL PROFESSOR NO HUNTHER COLLEGE, NA UNIVERSIDADE DE NOVA YORK. GRADUOU-SE EM HARVARD E TRABALHOU EM ORGANIZAES LIGADAS AO SETOR ACADMICO POR 38 ANOS. AUTOR DO LIVRO 'EDUCAO 3.0'. MINISTRAR PALESTRA DURANTE O 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTO EDUCACIONAL E 3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTO EDUCACIONAL, EVENTO MARCADO PARA OS DIAS 20, 21 E 22 DE MARO DE 2013 EM SO PAULO.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,artigo-educacao-30,956582,0.htm

O ESTUDO CIENTFICO DA COMUNICAO: AVANOS TERICOS E METODOLGICOS ENSEJADOS PELA ESCOLA LATINO-AMERICANA Osvaldo TRIGUEIRO (Professor da Universidade Federal da Paraba / Brasil) A sociedade moderna est cercada de todos os lados pelos vrios sistemas de comunicao. Estudar a comunicao social uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar os sistemas de informao e da comunicao indispensvel no mundo globalizado. Estamos iniciando os ltimos passos para a sada do sculo XX e os primeiros para a entrada do sculo XXI. Neste perodo de transio o ser humano vive momentos de incertezas da comunicao e de (in)comunicao, das crises polticas, culturais, econmicas e religiosas. As distncias na sociedade contempornea esto cada vez mais prximas, quer seja pelos modernos meios de transporte ou pelas telecomunicaes via satlite, Internet, etc. Com as novas tecnologias, a velocidade da informao e o processo comunicacional tornam-se cada vez mais complexos e conseqentemente de mais difcil compreenso. No incio do sculo XX o impacto sociocultural e econmico se deu com a revoluo industrial. O sculo XXI est chegando sob o impacto da revoluo dos meios de comunicao e das novas tecnologias da informao. inegvel a importncia dos meios de comunicao social e sua influncia na complexa sociedade globalizada. Desta forma, estudar os mdias passou a ser uma prioridade no campo das interaes sociais. necessrio investigar, compreender e formular teorias de comunicao que possam atender os interesses da sociedade no mundo globalizado. Em busca desse objetivo resolvemos fazer algumas reflexes sobre os paradigmas existentes e tentar abrir algumas brechas que possam contribuir na formatao de novos ingredientes colaboradores do processo de interpretao e explicao da realidade atual. neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informaes que iro contribuir para ampliao dos seus conhecimentos e das suas experincias. Nos anos 80 as novas tecnologias de informao possibilitaram redefinies e reconfiguraes dos mdias, principalmente da mdia eletrnica. O ciclo de retroalimentao dos usurios com as mquinas, com os mdias interativo, de compartilhamento e no mercado so ofertadas vrias maneiras de produo e consumo de produtos culturais. Assim so modificados os modos de reproduo, de nascimento, crescimento, envelhecimento e bito da raa humana. Da mesma forma so modificados os modos de educao, sade, segurana, trabalho, lazer e consumo da sociedade no final do sculo XX. neste contexto que se deve investigar a comunicao social, fazer revelaes cotidianas da recepo, dos valores de troca e uso dos bens culturais circulantes no mundo globalizado.

Antes de mais nada preciso dizer que a comunicao uma necessidade inerente de qualquer ser humano. O homem das cavernas, deixou sua histria contada. No momento que dois ou mais seres humanos se encontram necessariamente a comunicao passa a ser vital para a convivncia e reproduo deste grupo social. Agora, quanto mais organizada for uma sociedade humana mais complexos sero os seus sistemas de comunicao e mais complexa ser a sua compreenso. Os estudos especficos em comunicao no so recentes. No sculo III aC Aristteles j estudava a comunicao interpessoal dirigida para determinada audincia. Os estudos sobre a retrica, desenvolvidos pelos sofistas, enfatizavam a transmisso da informao como processo de persuaso, composta por trs elementos bsicos: locutor, discurso e ouvinte[1]. LOCUTOR a pessoa que fala (quem) DISCURSO o que dito (diz o que) OUVINTE a audincia (a quem) O modelo clssico tricotmico definido por Aristteles fundamentado na formulao teoria para os estudos de comunicao. Este sistema linear perdura at os dias atuais: wpe12.jpg (2251 bytes) Mas s no incio do sculo XX surgem as primeiras preocupaes em estudar os fenmenos da comunicao e as novas tecnologias na sociedade urbana industrial. A mdia impressa j estava consolidada, o cinema e o rdio comeavam a se popularizar, nos anos 50 e com o surgimento da televiso, ocorrem grandes transformaes na produo, circulao e recepo das mensagens miditicas. na primeira metade do sculo XX que ocorrem grandes mudanas nas tendncias dos estudos em comunicao quando ento se intensificam as linhas de pesquisas quantitativas para atender demanda do mercado. A publicidade empregava estratgias para aumentar o consumo dos produtos industriais. A preocupao com o avano da propaganda poltica e os estudos de opinies deram novos rumos s pesquisas em comunicao. Foi ento que surgiram as primeiras pesquisas sistematizadas no campo da comunicao, com o objetivo de conhecer os efeitos dos meios da comunicao de massa. A depresso econmica de 1929 nos Estados Unidos, as duas guerras mundiais, a guerra fria entre pases capitalistas e socialistas polarizados pelos EUA e pela ex-URSS, geraram nos meios acadmicos, em ncleos de pesquisas das cincias humanas e reas afins preocupaes no sentido de conhecer, os efeitos dos meios de comunicao social sobre a audincia. Os estudos para um melhor desenvolvimento cientfico, tecnolgico e cultural da comunicao tm despertado interesses em vrias reas, consequentemente so

muitos os conceitos e modelos propostos para os estudos e pesquisas da comunicao. A comunicao um processo que viabiliza a troca de mensagens entre pessoas. , portanto, uma atividade cada vez mais utilizada nas relaes sociais humanas modernas. Devido sua complexidade atual e aos amplos campos de interesse fica cada vez mais conflitante a sua definio. Na verdade, comunicao uma atividade que praticamos todos os dias, conhecemos mas no sabemos defini-la satisfatoriamente. Comunicao uma palavra que vem do latim communicare, que tem o significado de: trocar opinies, partilhar, tornar comum, conferenciar. No existe uma definio de consenso para comunicao. No ato de comunicar os signos e os cdigos sempre estaro presentes. Tambm podemos afirmar que os signos e os cdigos so transmitidos e nesse processo de remeter ou receber signos e cdigos d-se o ato de comunicar. Por isso podemos afirmar que toda a comunicao envolve signos, significantes, significados, decodificaes entre locutor e ouvinte. Todo e qualquer ato de comunicao impulsionado por vrios sistemas de ligaes que se completam em diversas situaes e adequadamente nossa percepo. O ato de beijar: a me diferente do beijo na namorada, na esposa, na filha, no afilhado, na amiga e na vizinha, falar uns com os outros, assistir televiso, ouvir rdio, ler uma crnica esportiva em tal jornal etc. Todo o ato de comunicar tem a sua dimenso sociocultural. A comunicao pode ser realizada tambm atravs do contato fsico (abraos, beijos, relaes sexuais, carinhos etc.); da expresso corporal (acenos, olhares, choros, risos, gestos, etc.) uma prtica efetivada atravs dos diferentes sistemas simblicos. ilimitada a capacidade do homem se comunicar tanto verbalmente como no-verbalmente. O homem um fenmeno social que avana nos campos cientfico e tecnolgico. o nico ser vivo que se comunica atravs de cdigo digital, analgico e atravs da mensagem realiza a interao social. Com a preocupao de melhor definir os estudos de comunicao Fiske.[2] analisa duas importantes linhas tericas. A escola processual como uma tentativa de aproximao das cincias sociais, da psicologia e da sociologia com o objetivo de compreender os atos da comunicao. A escola semitica tenta uma aproximao da lingstica com as artes para compreender a produo e elaborao da mensagem. A primeira como sendo a transmisso de mensagens e a segunda como a produo e troca de significados. No primeiro caso os estudos esto voltados para o modo como os emissores e os receptores codificam e decodificam as mensagens, como so selecionados e utilizados os canais e os meios de comunicao. Como a comunicao influencia a motivao e o comportamento da recepo.

Quando o efeito diferente ou menor do que aquele que se pretendia, esta escola tende a falar em termos de fracasso de comunicao e a analisar os estdios do processo para descobrir onde que a falha ocorreu.[3] No modelo da teoria da informao a comunicao definida como a transferncia de mensagens de uma fonte para um destinatrio e estuda por etapas os componentes do sistema: fonte, canais, rudos, recepo, e destino. basicamente o estudo da transferncia da mensagem de uma fonte para um destinatrio. Veja o esquema elaborado por Shannon e Weaver, dois engenheiros eletrnicos: wpe15.jpg (6776 bytes) A segunda linha de estudo est voltada para a anlise dos significados das mensagens nas culturas. Qual a funo da comunicao na nossa cultura e como as mensagens interagem nos grupos sociais ou nas pessoas. Esta linha de investigao dos signos e significados denominada de semitica no considera como fracasso os conflitos, os objetivos no alcanados no ato de comunicao. O que existe so resultados das diferenas culturais entre emissor e receptor. Neste aspecto os estudos esto voltados para as geraes de novos significados, na compreenso dos signos, das significaes, cones, das denotaes e conotaes, das diferentes formas de comunicao criadora de sentidos. No modelo estruturalista a anlise conjuntural e no por etapas como nos modelos lineares. A difuso de uma mensagem poder ser igual e recebida por grandes audincias, porm sempre sero percebidas diferentemente. Portanto comunicao em todas as situaes nunca ser mera transferncia de informaes. A recepo de mensagens, veiculadas por canais, interpessoal ou de massa so percebidas e processadas de maneiras diferentes. Cada pessoa integrante de uma audincia tem diferenas cognitivas e particularidades com relao aos contedos discursivos interpessoais ou miditicos.

O sistema de armazenamento da memria humana dinmico, crtico e no passivo. mais um aspecto que diferencia o ser humano dos outros animais e da robtica. Uma mensagem recebida passa por uma srie de avaliaes que vo refletir, com maior ou menor intensidade, de acordo com a capacidade crtica e de organizao individual ou coletiva dos que integram o grupo de recepo. importante, no importante, tem prioridade ou no tem, verdadeira ou falsa so alguns dos questionamentos que acontecem na recepo humana. O sujeito receptor julga, decodifica e seleciona contedos das mensagens interagindo com o seu grupo social.

A linha de estudo processual define comunicao como um processo de interao social entre duas ou mais pessoas, cuja relao poder influenciar no comportamento, na motivao e no estado emocional do emissor ou do receptor. Na linha de estudo semitica a comunicao como interao social estabelecida pelas relaes das pessoas como sujeitos membros de um determinado grupo social e cultural. So divergentes os pensamentos nas duas escolas com relao ao conceito de mensagem. Quanto a definio do que uma mensagem na escola processual e semitica Fiske diz que: Para a escola processual, a mensagem o que transmitido pelo processo de comunicao. Muitos dos seus seguidores consideram que a inteno um factor crucial para decidir sobre o que constitui uma mensagem. (...) Para a semitica, por outro lado, a mensagem uma construo de signos que, pela interao com os receptores, produzem significados. O emissor, definido como transmissor da mensagem, perde importncia. A nfase vira-se para o texto e para a forma como este lido. E ler o processo de descobrir significados que ocorre quando o leitor interage ou negoceia com o texto.[4] A sociedade globalizada recebe um volume cada vez maior de comunicao por todos os lados. Quanto mais organizada uma sociedade humana, maior a quantidade de informao recebida. Quando estamos falando, gesticulando, escrevendo, pintando, usando o nosso carto de crdito, o telefone, o computador, assistindo televiso, teatro cinema e executamos tantas outras atividades do nosso cotidiano, utilizamos, seguidamente, vrios meios de informao e de comunicao. O sculo XX est chegando ao final e sem dvida ser historicamente considerado como o sculo das comunicaes e das novas tecnologias virtuais. O casal, Mattelart, faz a seguinte anlise da comunicao no final deste sculo: A noo de comunicao recobre uma multiplicidade de sentidos. Se isso vem sendo assim h muito, a proliferao das tecnologias e a profissionalizao das prticas acrescentaram novas vozes e essa polifonia, num fim de sculo que faz da comunicao uma figura emblemtica das sociedades do Terceiro Milnio. [5] Para entender a evoluo do que comunicao, neste final de sculo, analisaremos alguns dos paradigmas j consagrados e os emergentes, os que esto chegando agora nas ltimas dcadas do sculo e incio do milnio. Modelos de estudos de comunicao adequados realidade do mundo globalizado e em especial para a realidade sociocultural, econmica e poltica da Amrica Latina .

http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista6/artigo%206-3.htm Nahum Bustamante Sosme Portugus Nivel III

You might also like