You are on page 1of 2

Origem O Arcadismo, tambm conhecido como Neoclassicismo, surgiu no continente europeu no sculo XVIII, durante uma poca de asceno

da burguesia e de seus valores sociais, polticos e religiosos. Esta escola literria caracterizava-se pela valorizao da vida buclica e dos elementos da natureza. O nome originou-se de uma regio grega chamada Arcdia (morada do deus Pan). Os poetas desta escola literria escreviam sobre as belezas do campo, a tranqilidade proporcionada pela natureza e a contemplao da vida simples. Portanto, desprezam a vida nos grandes centros urbanos e toda a vida agitada e problemas que as pessoas levavam nestes locais. Os poetas arcadistas chegavam a usar psednimos (apelidos) de pastores latinos ou gregos. O Arcadismo no Brasil No Brasil, o arcadismo chega e desenvolve-se na segunda metade do sculo XVIII, em pleno auge do ciclo do ouro na regio de Minas Gerais. tambm neste momento que ocorre a difuso do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. Desta regio, que fervia culturalmente e socialmente nesta poca, saram os grandes poetas. Entre os principais poetas do arcadismo brasileiro, podemos destacar Cludio Manoel da Costa (autor de Obras Poticas), Toms Antnio Gonzaga (autor de Liras, Cartas Chilenas e Marlia de Dirceu), Baslio da Gama (autor de O Uraguai) , Frei Santa Rita Duro (autor do poema Caramuru) e Silva Alvarenga (autor de Glaura). Caractersticas do Arcadismo As principais caractersticas das obras do arcadismo brasileiro so: valorizao da vida no campo, crtica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealizao da mulher amada, abordagem de temas picos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento potico.

Arcdia Na itlia, a influncia de recuperar os valores renascentistas, levou a constituio do Arcadismo, um movimento literrio inspirado em uma lendria regio da Grcia antiga, a Arcdia. Segundo a lenda, essa regio era dominada pelo deus Pan e habitada por pastores, que viviam de modo simples e espontneo e se divertiam cantando, fazendo disputas poticas e celebrando o amor e o prazer. Procurando imitar a lenda grega, os italianos criaram em 1690 uma academia literria, denominada Arcdia, que reunia os escritores com a finalidade de combater o barroco e difundir os ideias neoclssicos. Para serem coerentes em certos princpios, como simplicidade e igualdade os cultos litertos rcades usavam pseudnimos de pastores gregos, vestiam-se de modo a imit-los e reuniam-se em parques e jardins para gosar a vida natural. No Brasil e em Portugal, a experincia neoclssica na literatura se deu em torno dos modelos do arcadismo italiano, com a fundao de academias literrias, simulao de vida pastoral, ambientao campestre, etc. Esses ideias de vida simples e natural correspondiam aos anseios do novo pblico consumidor em formao naquele momento, a burguesia, que historicamente lutava pelo poder e denunciava a vida luxuosa da nobreza na corte. Essas ideias iluministas, que influenciaram o Arcadismo, vinham se desenvolvendo desde o Renascimento . Apesar da onde de religiosidade que se desenvolveu no sculo XVII, muitos estudos continuaram sendo feitos nesse perodo no campo da cincia e filosofia. O conjunto de ideias do iluminismo no sculo XVIII chocava-se frontalmente com o Estado absolutista e com a Igreja, rejeitando o autoritarismo, argumentando que todos os homens igualmente dotados da razo e s a ela devem obedecer, e se contrapondo no plano religioso f, visto que, queriam subter todas as coisas anlise da razo. Caractersticas Gerais: * Volta dos padres artsticos do Renascimento, clareza, linearidade, objetividade e antropocentrismo. * Forma fixa: sonetos e versos decasslabos. * Valorizao da natureza como fonte de conhecimento. * Linguagem simples, uso de pseudnimos. * Pastoralismo e convencionalismo amoroso.

You might also like