You are on page 1of 26

MOMENTOS A SS

(Iran Ibrahim Jacob Ed. Vozes - 1998)


1) Ao deparar-se no espelho com as rugas incando-lhe o ros!o" n#o $ apenas a elhice

dizendo %ue es!& para chegar. Algo sublime, belo e paradoxalmente novo diz-lhe que hora de mudar, crescer e amadurecer. O tempo nosso maior aliado no acumulo de experincias. A vivncia provm dos nossos acertos e, principalmente, dos nossos erros do passado. A experincia aliada aos erros do passado servir para orient-la no caminho da sabedoria, que enfoca a velhice como a oportunidade de aprimoramento e purifica !o espiritual.
2) 'e algu$m %ue mui!o ama rompeu com oc(" n#o se desespere. "is a grande chance de

uma autoavalia !o. "vite relatar #s outras pessoas os defeitos do ser amado. $sto demonstra fraqueza e desdm. Analise seu comportamento e verifique se voc tambm n!o possui uma parcela de culpa neste rompimento. %aiba que sempre haver algum sedento deste amor. &as v com calma. '!o se entregue por paix!o a primeira pessoa que surgir. O tempo tem hora marcada e algum que o mere a vai surgir em sua vida, como uma linda manh! de primavera, dando-lhe seguran a e certeza de um amor verdadeiro.
3) )#o menospreze a in!elig(ncia das pessoas. )#o se *ulgue o dono da erdade e da

sabedoria. %( )eus assim O . "le nos criou a partir de %ua inteligncia e amor, doando a todos os seus filhos a gra a de pensar e amar. 'ingum mais do que ningum . 'unca critique, portanto, a capacidade de outra pessoa, pois ela infinita assim como a sua. %e voc fosse um sbio, *amais menosprezaria a inteligncia das outras pessoas.
4) Vi a cada segundo de sua ida como se +osse o ,l!imo , mas procure tambm plane*-la

como se n!o tivesse fim. '!o d import+ncia a coisas banais e f,teis. -iva intensamente os bons momentos para mais tarde n!o se arrepender do tempo perdido. .embre-se de que cada segundo que passa n!o volta nunca mais. O tempo escorrega por n(s, assim como a gua por entre os dedos. /a a de sua estrada um caminho de amor, paz e alegria. A vida passa, aproveite-a sabiamente.
5) )#o +i%ue remoendo seu passado e o dos ou!ros. O que passou est morto. 0 como uma

flor que murchou e perdeu o perfume. As boas recorda 1es voc deve ret-las na mem(ria, mas n!o conviva com elas permanentemente para n!o desperdi ar seu presente. As ms recorda 1es voc deve destru2-las completamente de sua mente para que n!o influenciem negativamente seu presente. )o passado, voc deve aproveitar as experincias dos erros cometidos, que o ensi naram a crescer e amadurecer. -iva o presente com a experincia do passado e plane*e o futuro com a vivncia do presente.
6) )#o +ale mal da ida alheia. %( as pessoas frustradas e pobres de esp2rito assim o fazem.

%e n!o puder dizer tudo que sabe de bom de algum, n!o diga nada. /alar mal do pr(ximo a arma dos fracos, dos inve*osos e dos incompetentes. %e voc assim proceder, estar perdendo a confian a das pessoas e os amigos, inevitavelmente, se afastar!o. /ale tudo que souber de bom de uma pessoa, porque por pior que ela se*a sempre existe seu lado bom. 3om discri !o e bom exemplo, voc atrair a confian a de todos.
7) Ao le an!ar-se" agrade-a a .eus por mais um dia de ida. "vite o mau humor e tenha

coragem de enfrentar o dia que est nascendo. 4erceba a beleza das coisas em sua simplicidade, pois ela est nos olhos de quem v. Agrade a a )eus pela oportunidade de viver mais um dia e de

poder desfrutar tudo de bom que ele criou para voc. .evante-se e v para seu trabalho com alegria em seu cora !o, agradecendo sua boa sa,de e louvando a chance de viver mais um dia.
8) /embre-se sempre %ue nosso pensamen!o $ energia" podendo ma!erializar-se. 3uidado,

portanto, com seus pensamentos. "vite pensar em coisas desagradveis que o deixar!o deprimido e tristonho, tais como5 doen as, guerras, crimes e desgra as. 3ultive o hbito do pensamento positivo de sa,de, paz, harmonia e felicidade. %ua mente assim estar vibrando no compasso da mente c(smica universal, onde o maior beneficiado ser voc mesmo. 4ense em )eus e ele estar sempre com voc.
9) 0are de lamen!ar a sor!e" reclamando cons!an!emen!e sua si!ua-#o econ1mica"

+inanceira e social. 6eclamar n!o resolver seu problema e as pessoas que o cercam ficar!o enfastiadas de suas lam,rias e queixas. "las o evitar!o, tenha certeza disto. '!o inve*e seu pr(ximo que possui situa !o privilegiada em rela !o # sua. .embre-se de que ele n!o come ou assim. 7ouve luta, trabalho e esfor o. -oc tambm capaz de vencer. '!o perca tempo, pare de reclamar de sua vida e a*a agora, neste momento. 8rabalhe e assim vencer.
10) Ao encon!rar algu$m em seu caminho" cumprimen!e sempre sorrindo e emi!indo

ibra-2es de paz" sa,de e prosperidade para es!a pessoa. %e for um inimigo, tente fazer o mesmo. %e porventura n!o conseguir, pelo menos tente ignorar esta pessoa. '!o envie pensa mentos de mgoa e revolta sobre ela. Os pensamentos negativos s!o como os raios do sol num espelho. -oc, exclusivamente voc, ser o grande pre*udicado. %orria sempre para atrair a sa,de e expulsar a doen a.
11) E i!e con i er no meio de pessoas %ue n#o lhe s#o a+ins. 4rocure quem possa

acrescentar algo # mente e ao esp2rito. "vite as pessoas f,teis, mentirosas e mexeriqueiras. "las depreciam sua imagem. 3onviva sempre num meio que lhe traga benef2cios, onde possa aprender e crescer. As conversas f,teis n!o levam a nada e voc ficar cada vez mais aqum da atu alidade. "vite os falsos amigos e d muito valor aos que o prezam.
12) Jamais *ulgue algu$m pela apar(ncia %ue espelha. %e*a inteligente e sensato, procurando

realmente conhecer as pessoas no seu 2ntimo. 9s vezes, as pessoas se comportam de um modo, mas dentro delas existem tesouros ocultos que as pessoas superficiais mo con seguem enxergar. 8odos costumam usar mscaras. 6etire-as usando sua vivncia para descobrir o lado interno dos outros. 3onhecendo o pr(ximo profundamente, voc saber em quem realmente confiar.
13) E i!e comen!ar seus problemas com es!ranhos. 8odos os possuem. '!o *usto

descarregar no ombro alheio seu fardo pesado. Agindo assim, reclamando de sua sorte, as pessoas o evitar!o. "las tambm vivem em busca da paz e alegria. 6esolva seus problemas sozinho. -oc pode, voc capaz. 6eclamar a vida e sua sorte n!o resolver nada. Apenas o deixar ainda mais fraco e incapaz. )iga sempre5 :&eus problemas s!o pequenos. "u posso resolv-los. "u posso...:.
14) )#o permi!a %ue a cal,nia arru3ne sua ida. %e*a forte e saiba superar os boatos com

dignidade. ;amais d raz!o ao caluniador. 4erdoe aqueles que o difamaram. %!o pessoas fracas e inve*osas que merecem sua complacncia. '!o importa o que dizem ou o que pensam de voc. O importante ter a conscincia limpa e seguir em frente, como se nada houvesse acontecido. 'ingum, nem mesmo os difamadores, consegue enganar a todos por muito tempo. Agindo em conformidade com sua conscincia, o tempo mostrar a todos que o caluniador estava errado e a vit(ria ser sua.

15) E i!e +alar demais. 'um dilogo, nada mais desagradvel do que n!o ter a oportunidade de

se expressar, quando o interlocutor assim n!o o permite. 3ultive tambm o hbito de ser bom ouvinte. Assim, o dilogo ser *usto e saudvel. %aiba perceber quando sua conversa * se tomou enfadonha para que as pessoas n!o o classifiquem de ma ante. 3omunique-se, converse, mas saiba tambm ouvir para conquistar muitos amigos.
16) A *u en!ude $ passageira. 3onscientize-se de que o tempo passa rpido e inicie ho*e mesmo

seu trabalho de construir o amanh!. )esfrute sua *uventude plenamente e aproveite cada segundo dela, saboreando seu sabor de ilus!o e esperan a. &as saiba dividir o tempo e n!o descuide de sua mente e esp2rito que ser!o sempre *ovens. '!o se apegue apenas aos valores materiais, pois eles tambm s!o efmeros. -iva $ntensamente, mas semeie o futuro. -oc colher exatamente aquilo que plantar.
17) A ida $ como uma es!rada" onde nela ia*amos com des!ino 4 per+ei-#o. 3ada pessoa

percorre um caminho particular, onde o final sempre o mesmo. %e sua estrada acidentada, cheia de abismos, de curvas e obstculos e a de outrem, no entanto, tranq<ila, reta e sem obstculos, n!o inve*e a estrada alheia. %iga em frente com pacincia, calma e vigil+ncia. %upere os obstculos, desvie-se dos abismos e fa a as curvas com seguran a. .embre-se, porm, de que as estradas retas e tranq<ilas sempre s!o enfadonhas e mon(tonas e, geralmente, os via*antes deste caminho privilegiado costumam dormir ao volante.
18) 'e*a discre!o com as pessoas %ue o rodeiam. 4ara demonstrar amizade a algum n!o

necessrio questionar a todo instante o que se passa com ele. %e necessitarem de sua a*uda, voc perceber. &as nunca ultrapasse o limite certo da discri !o, porque estar violando a individualidade desta pessoa, que sem d,vida alguma se aborrecer e se afastar. A*ude os amigos, mas saiba ser discreto. Agindo assim, eles tambm se resguardar!o de violentar sua privacidade.
19) 0rocure sempre ser alegre. .i ida sua alegria" dis!ribuindo sorrisos para as pessoas

%ue o cercam. 4orm, alegria n!o sin=nimo de vulgaridade. "xiste um limite que termina quando voc se torna inconveniente. %orrindo sempre, voc atrair a sa,de e o sucesso. -iva feliz sorrindo e fazendo com que seus amigos sintam-se felizes ao verem-no. /icando triste, voc n!o resolver seus problemas. "ntretanto, sorrindo, eles se tornar!o mais fceis e a partir da2 o mundo ser todo seu.
20) )#o !en!e mos!rar aos ou!ros o %ue oc( realmen!e n#o $. -oc estar iludindo a si

mesmo. -oc capaz de conquistar amigos, sem haver necessidade de incrementar seus valores pessoais. Os verdadeiros amigos s!o aqueles que o aceitam integralmente como realmente . %e mentir sobre si mesmo, mais cedo ou mais tarde todos acabar!o sabendo da ver dade. %e*a voc mesmo, autntico e simples. Agindo assim, os verdadeiros amigos surgir!o.
21) )unca dei5e algo a +azer pela me!ade. "nfrente de uma vez seu problema, com for a e

coragem. "le ser resolvido, basta voc querer. '!o adie seu problema para que ele n!o se torne ainda maior. 7 solu !o para tudo na vida e voc possui todas as armas de que necessita para sanar os problemas. %e*a cora*oso e ven a os obstculos, agora mesmo. Agindo assim, voc adquirir autoconfian a e experincia e em sua vida brotar a verdadeira felicidade.
22) )#o cri!i%ue as pessoas pouco do!adas +isicamen!e. %e aos olhos da maioria algum

parecer extremamente feio, n!o use isto como meio de depreciar esta pessoa. 4rocure, ao invs disto, descobrir o que existe dentro dela. A aparncia n!o tudo. -erifique os valores 2ntimos das

pessoas. >uem sabe poder descobrir belezas ocultas? A beleza f2sica transit(ria. '!o se apegue apenas # aparncia externa. '!o viva de ilus1es para n!o sofrer mais tarde.
23) 'e possui um dese*o ocul!o de realizar algum sonho" inicie ho*e mesmo sua !are+a de

concre!iz&-la. "nfoque sua mente neste dese*o e afirme positivamente que ele vai se realizar. '!o alimente d,vidas em seu cora !o, mas repita sempre5 8udo posso na gra a de )eus@ &entalize este sonho como se * tivesse sido realizado. -oc ver que, com o tempo, conseguir o que dese*a. %e muitos vencem na vida, voc tambm ser capaz de vencer.
24) 6uide bem de sua sa,de. 7abitue-se a pensar sempre na sa,de de seu corpo f2sico. Arande

n,mero de doen as fruto de sua mente. .embre-se5 mente s! B corpo s!o. "vite comentar sobre suas doen as, bem como as das outras pessoas. 3oloque sua mente no diapas!o da sa,de, repetindo sempre consigo mesmo5 :&inha sa,de est nas m!os de )eusC "le me quer saudvel e disposto:. Agindo assim, sua mente tambm estar saudvel e sua vida ser coroada de alegria e felicidade.
25) 7ealize-se no seu !rabalho. /a a com que ele se*a um prazer para voc e descobrir quanta

alegria isto lhe dar. O trabalho o tempero da vida. %em ele, as coisas n!o possuem sabor e tudo se torna amargo. 0 como saborear uma fruta que ainda n!o amadureceu. 3onsidere sempre seu trabalho como o mais importante do mundo. " ele realmente o , conscientize-se disto. '!o importa que se*a simples, mas cumpra-o com amor. Agindo assim, nada o deter e os mais altos patamares da vida o esperar!o.
26) Agrade-a sempre a .eus pelo alimen!o %ue comer. '!o reclame do que est ingerindo.

.embre-se de grande parte dos seus irm!os passando fome. 4or mais simples que se*a seu alimento, ele o mantm vivo e disposto. %aiba ser humilde e agrade a sempre o benef2cio conseguido. A maior parte da popula !o nem sequer pode desfrutar deste privilgio. 3oma seu alimento como se fosse a melhor coisa do mundo e agrade a sempre pelo p!o de cada dia.
27) 8esmo %ue gos!e mui!o de algu$m" e i!e o apego" 4or maior amizade que algum possa

lhe demonstrar, evite o contato excessivo. .embre-se de que para conservar um amigo, antes de qualquer coisa, precisa haver o respeito pela privacidade das pessoas. 8odos tm necessidade tambm de estar s(s. 6espeite o espa o dos amigos para que voc n!o se tome enfadonho e cansativo. Agindo assim, sua chegada ser aceita com alegria e prazer e as pessoas sentir!o o quanto voc importante para elas.
28) /embre-se de %ue p&ssaros de mesma plumagem sempre oam *un!os. "vite conviver

com pessoas que fogem de seus ditames de moral, conduta e evolu !o. "ntretanto, n!o d as costas ou menospreze os outros. 9s vezes algum, de aparncia f,til e antiptica, tem dentro de si muita coisa positiva capaz de acrescentar-lhe, mesmo com simplicidade, as experincias de que carece. %aiba escolher distintamente os amigos verdadeiros, mas *amais restrin*a seu c2rculo de amizades. 3ada ser humano traz em si um ensinamento.
29) 'e algum dia em sua ida algu$m deposi!ar-lhe con+ian-a" rela!ando-lhe in!imidades e

segredos" guarde-os para si. 6espeite seu amigo que o considera e o preza. %e*a consciente das conseq<ncias que seus atos podem provocar. %e, no futuro, este amigo tomar-se seu inimigo, mostre-o e a si mesmo que a *ura de uma promessa deve ser mantida. %e voc mantiver sua palavra, estar demonstrando firmeza de carter. Aprenda a calar-se sobre a vida alheia para que as pessoas o considerem e o respeitem. -oc se ver cercado de amigos leais.

30) )ada $ insubs!i!u3 el. '!o se engrande a nem envaide a, supondo ser uma pessoa

indispensvel nas circunst+ncias da vida. %aiba ser ,nico e especial, mas conscientize-se de que ningum insubstitu2vel. A presun !o, aos olhos de todos, causa antipatia e arrog+ncia. %aiba ser humilde, mas n!o se humilhe ou se rebaixe. %aiba ser grande, mas sem se exaltar. Agindo assim, voc continuar n!o sendo insubstitu2vel, mas ser uma pessoa muito especial para todos que o cercam.
31) )#o in!er+ira na

ida das pessoas. %e dese*ar aconselhar algum amigo, fa a-o delicadamente. ;amais pressione. 'ingum tem o direito de interferir na vida dos outros. A experincia de cada um ,nica. %eu semelhante s( aprender a partir do momento em que ele falhar. )eixe-o, portanto, errar para aprender. Oriente-o de acordo com sua vivncia, mos trandolhe o bom caminho, mas *amais interfira. /a a aos outros o que dese*a que fa am a voc.
32) 9odas as religi2es s#o boas" %uando se +azem caminhos %ue le am ao amor de .eus e

do pr:5imo. 4rocure seguir os preceitos que sua religi!o prop1e. "les, quando observados com fidelidade, s!o fonte de aperfei oamento e alegria. '!o se*a radical, condenando a religi!o dos outros, mas saiba respeitar os que buscam a )eus e amam o pr(ximo por outros caminhos. 6espeite a filosofia e a cren a de todos, para que possam respeitar a sua. 3ultive sabiamente sua religi!o, mas tenha senso de equil2brio e n!o caia nos abismos do fanatismo, que degeneram e depreciam os verdadeiros ob*etivos de seu caminho.
33) 0res!e bas!an!e a!en-#o em seus a!os para n#o +erir as pessoas. )entro de cada ser

existe uma sensibilidade particular. 4rocure, portanto, conhecer bem o 2ntimo de seus amigos. Avalie e me a o teor de sensibilidade de cada um e, a partir da2, a*a de modo singular em suas coloca 1es. 'ingum perfeito e voc tambm n!o . Acautele-se com seus atos, procedimentos e tom das palavras ao dirigir-se a algum. .embre-se de que quem com ferro fere, com ferro ser ferido.
34) A mor!e como realidade de+ini!i a n#o e5is!e. 4rocure encar-la como uma conseq<ncia

natural da vida. Afinal, a ,nica certeza que todos disp1em. %e perdeu algum parente ou amigo, conscientize-se de que ele n!o est morto. %eu corpo f2sico deixou de existir, mas sua alma imortal. Ore e vibre pelos que * partiram e que habitam a mans!o dos *ustos. 4rocure n!o pensar na morte. -oc tem certeza de que ela vir, mas saiba estar convenientemente preparado quando ela chegar. A partir do momento que voc se conscientizar que a morte para sempre n!o existe, descobrir a alegria de viver.
35) 'e*a reser ado e discre!o. %e*a aberto e receptivo a todos, mas contenha-se antes de

depositar plena confian a nas pessoas. 'em todos merecem ouvir seu ,ltimo, que carece de respeito e anseia encontrar resson+ncia no ,ltimo das outras pessoas. "stude conscientemente o grau de discri !o dos outros antes de se deixar levar pelo entusiasmo, que poder ceg-lo. - com calma, n!o se empolgue com aparncias que podem engan-lo e trair sua confian a. %e*a paciente, pois quando menos voc esperar os verdadeiros amigos surgir!o.
36) 6on!role sua rai a. 8ente manter-se calmo e n!o se*a violento, mesmo sendo provocado.

"vite as discuss1es. O ser humano, #s vezes, tem impulsos incontrolveis e acaba cometendo uma imprudncia. "vite as brigas. Antes de tudo, voc um ser racional e o dilogo sempre deve vir em primeiro lugar. A violncia gera violncia. 4rocure manter-se calmo numa discuss!o. %eu antagonista ficar t!o surpreso com sua atitude, que n!o ter argumentos para discutir e ser sumariamente derrotado.

37) ; 3cio $ a algema %ue prende os seres humanos e n!o os deixa seguir o caminho da

perfei !o. "vite o v2cio em seu pr(prio benef2cio, pois voc o ,nico pre*udicado. 8ente conviver no meio de pessoas sadias e libertas do v2cio. '!o se*a fraco e dependente. )iga para si mesmo5 :%ou forte, eu posso me libertar, eu conseguir@: /irme seu pensamento e v # frente ao caminho da liberta !o. O v2cio destr(i sua sa,de e corr(i seu esp2rito. 6etire as algemas do v2cio e viva livre como um pssaro. %eu v=o, sem d,vida, ser notado.
38) ; se5o +oi criado por .eus e" por isso" n#o de emos !er ergonha da%uilo %ue .eus n#o

!e e ergonha de criar. "le n!o deve ser encarado como imoral ou pervertido. 3omo obra de )eus, o sexo gra a e presente, que deve ser usado para a glorifica !o de seu criador e para o bem de suas criaturas. %aiba, entretanto, dosar seus impulsos para que ele se*a um prazer e uma comunh!o, e n!o tenha o gosto amargo da mgoa e do ressentimento. %exo n!o brincadeira ou passatempo, mas compromete a vida da pessoa. %e voc for adulto para pratic-lo, tambm dever ser suficientemente maduro para se responsabilizar por suas conseq<ncias.
39) A +am3lia $ a coisa mais impor!an!e e

aliosa %ue oc( possui. 3onsidere-se um privilegiado e reconhe a nela sua riqueza maior. A fam2lia como um osis no deserto da vida. 0 nela que saciamos nossa sede de amizade, orienta !o e aconchego. 3om ela nos sentimos seguros de que n!o estamos s(s nesta longa *ornada. %eus familiares s!o seus melhores amigos. "les sim, realmente, o querem bem. A fam2lia a base que sustenta a sociedade. 0 seu ref,gio nos dias de tormenta. 4reserve-a como um tesouro que indistinto aos ricos ou aos pobres.
40) 0rocure ler e es!udar sempre %ue puder. Atualize-se lendo bons livros para tambm

alimentar sua mente e esp2rito. 3uide de seu intelecto incrementando sua cultura. "studando, voc estar exercitando seu crebro, aprendendo e vivenciando. Abandone suas futilidades que s( servem para deix-lo inseguro e vazio. )iscuta assuntos relevantes com as pessoas, mas cultive a humildade para n!o ferir suscetibilidades. .eia e aprenda tudo que puder. As pessoas se orgulhar!o em t-lo como amigo.
41) ;s animais s#o !amb$m nossos irm#os. )eus os criou, assim como a n(s. 8rate-os bem.

Os animais nada mais s!o do que nossos irm!os c(smicos numa escala inferior de evolu !o. "mbora n!o raciocinem, eles sentem como n(s. 8rate-os com carinho e apre o. O sentimento de amizade desconhece padr!o evolucional. "mita pensamentos de amor para os animais. Agindo assim, voc perceber o quanto eles tambm o amam e, na escola da vida, voc sem d,vida ser aprovado.
42) A par!ir de ho*e" dei5e de lado suas +u!ilidades. &ude, evolua, cres a. Ao invs de se

preocupar com as futilidades, preencha sua mente de cultura e sabedoria. As pessoas f,teis s!o alvo de cr2ticas e dificilmente conseguem amigos sinceros. A futilidade o ref,gio dos incompetentes e dos fracos de esp2rito. -oc possui riquezas incalculveis dentro de si. Dse-as. 3onviva com pessoas que vivem a verdadeira essncia da vida. Acompanhe a evolu !o do mundo, n!o fique para trs. &ude ho*e mesmo seu comportamento. Dma nova vida cheia de felicidade o espera.
43) )#o se*a ego3s!a. '!o queira tudo para si. .ute para vencer na vida, para crescer. 4ermita,

no entanto, que seu irm!o tambm ven a. 7 lugares para todos no patamar da felicidade. '!o inve*e o sucesso das outras pessoas. -oc tambm capaz de vencer. .ute, tenha coragem. O ego2smo um sentimento que atrasa sua evolu !o. >ueira bem #s pessoas para que tambm receba a amizade delas. )ivida o p!o com seu irm!o. Assim procedendo, seu ego2smo ser banido e dentro de voc brotar o sentimento de fraternidade e de amor ao pr(ximo.

44) Agrade-a pela sua sa,de. "la sua maior riqueza. 3uide dela muito bem para que sua vida

se*a de felicidade. A doen a provm, muitas vezes, de nossos pr(prios pensamentos e a 1es. "mita sempre pensamentos saudveis e evite falar de doen as para n!o atra2-las. Aprenda a respirar e viver muitos anos. $nspire buscando a sa,de e expire expurgando a doen a. &ude sua maneira de pensar e adote o pensamento positivo de sa,de.
45) ; casamen!o $ mui!o impor!an!e" desde %ue respei!ado e cumprido em sua erdadeira

ess(ncia. Analise bem seu 2ntimo e verifique suas possibilidades de assumir um casamento com a integral responsabilidade. -oc s( deve adot-lo quando tiver absoluta certeza de que est preparado e de que ama verdadeiramente a pessoa escolhida. &e a as conseq<ncias de um ato impensado. -oc poder se arrepender pelo resto de sua vida. %e tiver certeza, v em frente e busque a felicidade ao lado de quem o ama. %e pairar d,vida em seu cora !o, pense muito bem antes de aceitar a nova responsabilidade. %e*a responsvel e n!o brinque com os sentimentos dos outros.
46) )a +idelidade, o pensar t!o ou mesmo mais importante do que o agir. A infidelidade existe a

partir do momento em que se busca preencher o vazio deixado pelo ser amado. 'ingum perfeito a ponto de ser capaz de satisfazer integralmente os anseios de uma pessoa. "ntretanto, voc deve agir como adulto e mostrar ao ser amado sua necessidade de querer. %e o ser amado souber como agir, tudo far para satisfaz-lo. %e agir assim, voc provar seu amor para com ele e consigo mesmo. %e*a consciente de seus atos e respeite o sentimento alheio.
47) A +elicidade nada mais do que um estado de esp2rito. 4odemos atingi-la desde que nos

conscientizemos de que as pequenas coisas podem se tornar grandes, desde que saibamos observar e sentir. A felicidade se manifesta atravs de momentos felizes, quando dentro de n(s sentimos alegria e bem-estar. "la como as ondas do mar, que vm e v!o. O mais importante voc desfrutar ao mximo da mar, para que quando as ondas se forem voc tenha f e esperan a de que elas voltar!o.
48) )#o desis!a de procurar algu$m para compar!ilhar de seu amor. &as n!o se iluda com as

aparncias que cegam aqueles que s!o despreparados. -oc pode at morrer brio, mas n!o largue o v2cio da esperan a. '!o se impaciente nem se desespere se a solid!o * estiver insuportvel. 8enha pacincia porque, quando menos esperar, o amor verdadeiro surgir. 3onsciente, ent!o, deste amor, viva-o intensamente, mas sem dependncias. 'ingum vive # sombra de ningum e o apego demasiado pode frustrar-lhe o sentimento. Ame muito, mas compreenda primeiro o que realmente amar.
49) )#o e5!rapole os limi!es de sua liberdade para n#o in!er+erir na liberdade alheia. -oc

livre para agir e fazer o que bem entender desde que n!o perturbe seu semelhante. '!o se*a inconveniente e tenha senso de rid2culo. 4erceba quando seus atos e sua forma de comportamento chegaram a um limite t!o insuportvel que as pessoas se afastam e o evitam. Os prazeres da vida est!o a2 para serem desfrutados, conquanto voc n!o pre*udique os outros e siga as leis de )eus. 6espeite e ser respeitado.
50) <6onhece-!e A 9i 8esmo=< /a a uma anlise introspectiva de sua personalidade. 3onviva

consigo mesmo para aprender a se conhecer. Antes de tentar conhecer as outras pessoas, procure tomar conscincia de suas qualidades, defeitos e maneira de reagir a est2mulos externos. /a a uma pesquisa criteriosa de seus pensamentos, vontades, dese*os e anseios. 'ossa mente ainda um grande mistrio a desvendar. A partir do instante em que realmente se conhecer, voc ser capaz de conhecer os outros.

51) >se de +ran%ueza em suas opini2es. %e*a aberto e sincero, principalmente tom os amigos.

Acautele-se, no entanto, tendo a sabedoria de discernir entre franqueza e rispidez. A pessoa r2spida aquela que usa de falsa franqueza para esconder sua incapacidade de compreens!o. A pessoa franca usa a verdade como lema de vida, sem, no entanto magoar e ferir as pessoas. %aiba dialogar com os outros e use a franqueza quando for solicitada sua opini!o. Agindo assim, voc demonstrar ser forte e digno de confian a.
52) .ecida-se sobre sua ida. 0 hora de refletir, parar e pensar sobre o que realmente voc

dese*a conseguir. Analise seus gostos, tendncias e aspira 1es. )iri*a sua vida e n!o permita que ela o comande. 8race metas, planos e ob*etivos. .ance-se, a partir da2, na busca das realiza 1es de suas vontades com muita garra e coragem. )iga5 :"u sou forte, eu conseguirei:. &entalize positivamente o sucesso de sua *ornada para que todos os seus dese*os se*am realizados.
53) )ossa personalidade n#o nasce +ei!a. %omos o resultado do meio em que vivemos. %aiba,

entretanto, conviver em qualquer tipo de ambiente, sem que ele influencie seu comportamento nato. 3onhe a tudo o que lhe for poss2vel de conhecer para que, a partir da2, voc possa filtrar em seu benef2cio #s coisas de seu interesse. %e*a forte para n!o se deixar influenciar por grupos desa*ustados. -oc deve ser suficientemente maduro para saber o que bom e o que n!o para si pr(prio. O ser humano o fruto do exerc2cio das virtudes que o elevam.
54) .( alor 4 sua ida. %aiba dar o verdadeiro valor aos bens que possui, mesmo sendo

irris(rios. 3ultive a humildade ao falar de si, de seus dotes, qualidades e virtudes, para que a arrog+ncia n!o se manifeste. '!o se apegue a valores materiais. A vida efmera assim como os momentos e as circunst+ncias o s!o. %e*a simples para que seus problemas se*am simples de resolver.
55) .i ida seu !empo. %aiba coordenar suas obriga 1es de forma racional, evitando assim

desgastes desnecessrios. O trabalho uma das coisas mais importantes na vida do ser humano. "ntretanto, distribua sabiamente seu horrio para que sua mente tenha o descanso merecido. )ivirta-se nas horas de lazer. Aproveite os momentos livres para esquecer os problemas. 6elaxese. )ivida seu tempo de forma coerente e saudvel. Agindo assim, voc ser capaz de de sempenhar qualquer fun !o de maneira eficaz.
56) <9u 9e 9ornas E!ernamen!e 7espons& el 0or A%uilo ?ue 6a!i as<. 4recavenha-se para

n!o ferir as pessoas. '!o fa a falsas promessas, iludindo algum que o ama. %aiba ser sincero e mostre-se ao ser amado, que dese*a conhece-lo a fundo, completamente destitu2do de mscara. '!o brinque com os sentimentos alheios. Dm dia algum poder brincar com os seus. 3olhemos o que semeamos. Dsando sinceridade, ningum ousar cobrar-lhe qualquer atitude. Agindo assim, pelo menos restar entre voc e outra pessoa o sentimento de amizade.
57) 'e*a modes!o !an!o %uan!o puder. "vite engrandecer-se perante as pessoas, comentando

sobre suas qualidades. Ao mesmo tempo em que voc cultiva a humildade, saiba tambm se impor. 7umildade n!o significa submiss!o. %e*a natural em seus dilogos. %eus interlocutores perceber!o suas qualidades sem haver necessidade de ressalt-las. %endo modesto, voc evitar a arrog+ncia que causa antipatia nas pessoas. Agindo assim, com o tempo, as pessoas descobrir!o suas qualidades. -oc, ent!o, constatar que valeu a pena ter se calado.
58) )#o Julgue algu$m pelas opini2es alheias. -oc suficientemente capaz de analisar

algum sem basear-se em comentrios. '!o cometa in*usti as acreditando em boatos que ouve. %e*a perspicaz e descubra por si o verdadeiro valor das pessoas e seus defeitos. .embre-se que

existem pessoas maldosas que sentem prazer em difamar os outros. '!o se*a como a maioria. A*a como pessoa sensata e madura. 3ertifique-se da veracidade dos fatos antes de *ulgar.
59) Jamais desanime em a!ingir seus prop:si!os. )#o perca a calma e a esperan-a. Ao

sentir-se fraco e incapaz de continuar, pare um pouco para reflex!o. Acredite na for a divina que habita em voc e diga para si mesmo5 :"u conseguirei:. &obilize todos os recursos de que dis p1e e siga em frente lutando por sua conquista. '!o importa que o caminho se*a longo e rduo. %e seu ob*etivo for para o bem, n!o existir for a capaz de det-lo.
60) E i!e criar inimizades. 3risto n!o foi capaz de agradar a todos, assim como voc n!o ser.

-iva a vida conscientemente e trate bem seu semelhante. Agindo com as pessoas da mesma forma como gostaria que agissem com voc, estar evitando inimizades. 7abitue-se a colocar-se na posi !o dos outros para n!o cometer in*usti as. O inimigo nada mais do que algum mais dif2cil de se conquistar.
61) )#o permi!a %ue a solid#o in ada seu ser. 'ingum est s(. 3onscientize-se disto. 7

pessoas carentes de sentimentos em toda parte que se orgulhariam de t-lo como amigo. "ntretanto, conscientize-se de que a solid!o pode existir em voc, mesmo estando cercado de muitas pessoas. "la n!o um n,mero nem uma medida geomtrica. 0 um sentimento de busca para satisfazer seus anseios. 8ransmitindo amor #s criaturas, voc *amais estar s(.
62) 'aiba receber elogios com na!uralidade e cr3!icas com humildade. Dse ambos como fonte

alimentadora de seus prop(sitos. '!o permita que o elogio o fa a crer que * n!o mais necessrio lutar. )a mesma forma, a cr2tica serve como meio de corrigir seus erros e seguir em frente, cada vez mais confiante na vit(ria. Dma cr2tica franca e construtiva ensina-nos a crescer. A lison*a, entretanto, poder iludi-lo e sua vida ser baseada em mentiras.
63) 'er +eliz n#o $ complicado. @as!a ser simples. "vite complicar as coisas que se

apresentam em seu caminho. '!o se afobe. 7 solu !o para todos os problemas de sua vida. 3ultivando a simplicidade, voc descobrir que os problemas se tomar!o cada vez menores. '!o transforme uma gota dEgua num oceano. '!o coloque exagero nem pessimismo sobre os problemas. Dse a vivncia de que * disp1e para adquirir novas experincias. A vida simples. 4ara que complicar?
64) 'e*a um bom perdedor. %aiba reconhecer a derrota com humildade. "ntretanto, n!o se

entregue # decep !o. %aiba ser forte, erguendo a cabe a e seguindo em frente. -oc pode ter perdido uma batalha, mas a luta continua. Aproveite a derrota para reavaliar suas inten 1es. Os erros cometidos o ensinar!o e, acredite doravante voc estar mais experiente. Dse sua derrota como incentivo para continuar a luta. 'ovas batalhas o esperam e, desta vez, voc ser o vencedor.
65) 'er bom - eis um desafio. 'ingum nasce ruim. Observe nas crian as a pureza angelical que

reflete a manifesta !o da bondade divina. /a a com que esta crian a pura e bondosa, que habita dentro desta casca adulta, ressur*a em voc para semear a fraternidade onde quer que este*a. 4rocure ser bom, indistintamente #s pessoas boas e ruins. -en a este desafio e voc ser cercado de luz.
66) 7espei!e seus concorren!es. %aiba desempenhar seu trabalho mostrando suas verdadeiras

qualidades, mas n!o deprecie o nome dos outros para atingir seus ob*etivos. '!o se mostre melhor, rebaixando a moral das outras pessoas. 8rabalhe com afinco, despreocupado com a atua !o de seu concorrente. %e porventura ele o caluniar, mantenha-se calmo. '!o fa a o mesmo

para que voc n!o se rebaixe. 3ontinue lutando pelo seu progresso com honestidade, dedica !o e alegria. O tempo mostrar que voc digno de confian a.
67) )#o +i%ue re ol endo o passado dos ou!ros. 'ingum pode consertar um erro cometido.

'!o *ulgue as pessoas pelo passado que tiveram. .embre-se de que na vida tudo mutvel e o ser humano passa por incr2veis transforma 1es. %e algum errou ontem, tem o direito do perd!o. >uem somos n(s para *ulgar as pessoas? '!o fique preso ao passado. A vida um eterno recome ar. Antes de criticar o passado do pr(ximo, verifique os erros que voc tambm cometeu.
68) <6rescei e 8ul!iplicai- os<. )esde sempre, )eus aben oou a humanidade com estas sbias

palavras. 4orm, antes de assumir esta atitude, conscientize-se da responsabilidade a que estar fadado. A vida clama a vida. "ntretanto, voc deve medir as conseq<ncias de seus atos. -erifique, primeiramente, as condi 1es bsicas a sustentar ao se responsabilizar por uma nova vida. %e*a consciente e n!o brinque com coisas srias. %e concluir que possui todas as condi 1es, siga as palavras do mestre e traga a vida que clama por cumprir sua *ornada.
69) )#o perca !empo preocupando-se com o %ue dizem de oc(. - em frente, continue

lutando por seus ideais. '!o deixe que a cr2tica destrua seus prop(sitos. .embre-se5 :Os c!es ladram e a caravana passa:. "nquanto o caluniador perde tempo falando de sua pessoa, voc estar progredindo e vencendo todos os obstculos. 3om o tempo, os inve*osos perceber!o que voc venceu e acabar!o deixando-o em paz. %iga imperturbavelmente seu caminho, pois aqueles que o difamam h muito ficaram para trs.
70) E i!e as pessoas de pensamen!os nega!i os. "las poder!o influenci-lo e tir-lo do bom

caminho. >uando conhecer algum assim, tente mostrar-lhe os benef2cios do pensamento positivo. 3onven a-o de que os pensamentos negativos corroem os ideais. A*ude seu irm!o a progredir, mas *amais permita que ele o influencie. Oriente-o e mostre-lhe a for a que ele capaz de produzir, cultivando o pensamento positivo. %e ele persistir no erro, voc ter pelo menos a conscincia tranq<ila por tentar a*ud-lo.
71) )#o in e*e seu pr:5imo. 8udo que ele possui voc tambm capaz de possuir. A inve*a a

arma dos incompetentes, dos fracos e dos desertores da luta. 4rove a si mesmo que n!o um deles. Alegre-se com o sucesso de seu irm!o. )ese*e a todos o bem que merecem. &as fa a isto consciente, bem do fundo de seu cora !o. 6etirando o sentimento de inve*a de seu ser, seu progresso vir t!o rapidamente que voc ficar surpreso. $nve*ando as pessoas, voc estar fadado # derrota e # decep !o. "nquanto voc parou para inve*ar, deixou de caminhar.
72) )#o !enha medo. Aprenda a dominar os impulsos do medo que o pre*udicam. &edo de qu?

'!o fantasie sua mente para que voc possa controlar suas emo 1es. %e*a cora*oso. )eus protege a todos os filhos e voc n!o ser esquecido. Ao sentir medo, diga para si mesmo5 :A for a divina me protege. )eus est em mim. )eus est comigo:. Agindo assim, voc conseguir dominar o medo que o impede de crescer e evoluir.
73) E5pulse o :dio de seu cora-#o. )#o se dei5e dominar pelo rancor e m&goa. O :dio

provoca dist,rbios f2sicos que pre*udicam sua sa,de. %aiba perdoar os que lhe fizeram mal, para que voc n!o sofra as conseq<ncias. "sque a as intrigas, as difama 1es e as desaven as. "xpurgando de seu ser todo este veneno, voc estar livre como um pssaro voando para o progresso e para a perfei !o. O caluniador, que ainda retm o (dio em si, estar voando t!o baixo que n!o poder mais enxerg-lo.

74) )#o se mar!irize. 'unca suponha que seus problemas s!o os piores que existem. Olhe para

trs, ve*a quanto dissabor, desventura e infelicidade abatem os nossos irm!os da 8erra. -oc um privilegiado, acredite. '!o transforme um pingo dEgua num oceano. &uitos gostariam de estar em seu lugar. Aceite naturalmente os problemas que a vida lhe imp=s e resolva-os. -oc capaz. &artirizando-se, voc n!o resolver nada. 4are de reclamar e lute de cabe a erguida. 8enha esperan a, pois dias melhores vir!o.
75) 6ul!i e o dom da paci(ncia. 8olere ao mximo as situa 1es embara osas que surgem em

sua vida. %endo paciente, voc estar fadado a atingir quaisquer ob*etivos a que se prop1e. 'a vida, os problemas surgem como verdadeiros testes onde )eus nos coloca # prova. Dsando de pacincia, voc saber que todos os problemas tm solu !o. %aiba ser tolerante com seu pr(ximo. ; $maginou a pacincia que )eus teve ao criar o universo?
76) )#o se desespere se a *u en!ude se ai. En elhecer o destino de todo ser que cumpre

sua *ornada na 8erra. 8udo tem sua hora e seu tempo. Agrade a a )eus por estar vivo e pela oportunidade do aperfei oamento espiritual. A conscincia divina t!o sbia que vai moldando os seres # medida que envelhecem. 8udo tem que seguir em frente e voc n!o pode e n!o deve ficar para trs. 3ada poca, cada idade, tem sua ilus!o e sua magia. 3om o passar dos anos, voc encontrar tanta felicidade em seu caminho que sentir prazer em envelhecer.
77) 'e*a al!ru3s!a. 4rocure sempre a*udar seu irm!o mais necessitado. "stenda sua m!o para

aqueles que sofrem e que n!o tiveram a mesma sorte. ) de si, mas saiba fazer a caridade com sabedoria. '!o apenas de recursos materiais que os carentes necessitam. 9s vezes, um apoio, uma palavra amiga de incentivo, um gesto ou at mesmo sua amizade sincera servir!o como lenitivo aos que sofrem. "xiste felicidade maior do que servir?
78) )#o se dei5e dominar pela c:lera. 4rocure controlar sua ira para evitar aborrecimentos. %e*a

paciente, mantenha-se calmo e sereno para que voc tenha condi 1es prop2cias de poder realmente resolver suas adversidades. 4rocure controlar seus impulsos para que dentro de si brote a manifesta !o divina que o orientar no caminho certo. O sentimento de ira embota sua mente, deixando-o incapaz de encontrar as solu 1es dos problemas. Ou a silenciosamente a voz calma do %enhor que diz, dentro de voc, qual o caminho a seguir.
79) 'e ama algu$m de erdade e $ correspondido" i a in!ensamen!e es!e amor. '!o cobre

da pessoa amada seu passado que est morto e enterrado. 8odos tm direito a uma oportunidade. O que importa n!o o que a pessoa foi no passado, mas o que ela a partir do momento em que a conheceu. '!o ;ogue fora sua felicidade, dando crdito a pessoas maldosas e mexeriqueiras. %e*a maduro e assuma esta pessoa com seu amor. O futuro todo de vocs.
80) 'ua men!e $ como um r&dio. 'in!onize-a sempre na +re%A(ncia da paz" do amor e da

bondade. '!o se alarme se algum lhe dese*a mal e constantemente envia-lhe pensamentos negativos. "le poder usar qualquer subterf,gio na inten !o de pre*udicar voc, mas n!o se impressione com isto. 3ontinue sintonizando na freq<ncia do bem. -oc estar protegido sempre se mantiver seus pensamentos de amor. '!o encontrando respaldo, as ondas negativas retomar!o para quem as enviou.
81) )#o se dei5e dominar pela pregui-a. %e*a ativo, hbil e saiba aproveitar as boas

oportunidades que a vida lhe oferece. 'ossa mente e nosso corpo necessitam de descanso, mas saiba dosar e equilibrar seu prazer. 8rabalhando e se esfor ando com afinco, voc vencer todos os obstculos e sair vitorioso em seus empreendimentos. )eixe a pregui a para aqueles que n!o cultivam um ideal. %inta a *uventude dentro de voc e expurgue a pregui a de sua vida.

82) Acompanhe a e olu-#o do mundo. )#o se*a re!r:grado, mas atualize-se. 4rocure inteirar-

se dos acontecimentos. .eia, pesquise e fique ciente do progresso que bate #s portas do tempo. '!o fique parado em sua estrada. %iga seu caminho paralelamente #s mudan as e evolu 1es da humanidade. %aiba compreender as novas gera 1es que surgem. '!o exi*a que se*am tais como a sua. 8udo mutvel e voc faz parte do sistema. -amos, d um passo # frente. 6ompa seus preconceitos e viva o presente que tambm seu.
83) 'e*a oc( mesmo. )#o se preocupe com o %ue #o dizer de oc(. %e*a autntico e a*a

obedecendo a suas vontades e impulsos. "ntretanto, saiba controlar seu 2mpeto para n!o incomodar as pessoas. O ser humano livre para ser como realmente . %eu direito, no entanto, finda quando sua liberdade alcan a o limite da liberdade alheia. 6espeitando as outras pessoas, ningum ousar recrimin-lo. 6ompa sua timidez e atenda #s suas vontades. A vida bela, aproveite-a para n!o se arrepender mais tarde.
84) >se as pedras %ue a!iram em oc( para cons!ruir seu amanh#. '!o se aborre a com as

cal,nias. $gnore-as completamente n!o dando import+ncia a comentrios de pessoas aqum de seu n2vel. "ncare a cal,nia como um sinal de seu progresso. 0 uma lison*a para sua pessoa. '!o perca tempo preocupando-se com isto. %inta-se grato ao caluniador pelas pedras atiradas. "las lhe ser!o ,teis para construir a escada que o erguer ao sucesso.
85) )#o se isole. 4rocure conviver com as pessoas. O homem um animal racional socivel.

%ozinho voc n!o ser capaz de vencer e evoluir. "ntretanto, equilibre seu comportamento. $solando-se, voc assume um papel ego2sta. As pessoas precisam de voc, de seu apoio, de sua palavra de otimismo e de sua amizade. 3onvivendo excessivamente na sociedade, voc n!o ter tempo para si mesmo. O ser humano tambm precisa estar s( para poder ouvir a voz de )eus que ecoa dentro de si. "quilibre-se5 :'em tanto ao mar, nem tanto a 8erra:.
86) 6ongra!ule seu pr:5imo pelo !rabalho desempenhado. /elicite, sinceramente, #queles que

venceram as lutas. Alegre-se com o sucesso de seu irm!o e *amais o inve*e. -oc, cumprimentando e parabenizando os bons feitos de algum, estar incentivando-o a prosseguir e a vencer. &as se*a franco, n!o incremente o grau de realiza !o. %aiba medir sabiamente para n!o criar lison*as. As pessoas ao ouvirem suas palavras de apre o e incentivo, criar!o mais for a para continuar. 'o exemplo de seu irm!o, voc deve se espelhar para vencer e progredir.
87) 'aiba apro ei!ar os bons momen!os de sua ida. -iva-os intensamente. )esfrute cada

segundo de alegria que este*a passando. '!o deixe para viver amanh! o que voc pode viver ho*e. A vida cheia de surpresas e nunca se sabe o que nos espera ao longo do caminho. Aproveite ao mximo os anos da *uventude para mais tarde n!o se arrepender. 8rabalhe, leia, estude, mas saiba tambm se divertir de maneira saudvel nos bons momentos que surgem. 'o futuro, suas recorda 1es ter!o gosto de vit(ria e n!o de frustra !o por ter deixado a vida passar sem aproveitar.
88) Ven-a o sen!imen!o de !imidez. A timidez um fardo pesado que voc carrega consigo,

atrasando sua viagem pela vida. )esfa a-se deste fardo. 4ergunte a si mesmo o porqu de sua inibi !o. Analise de onde provm esta sensa !o de inseguran a. A partir dar, mentalize positivamente5 :8odos somos iguais. '!o existe ningum melhor do que ningum:. >uando voc concluir que t!o importante quanto qualquer pessoa, sua timidez desaparecer. '!o se esconda, mostre-se aos outros. -oc possui riquezas incalculveis dentro de si.

89) Jamais permi!a %ue a !rai-#o pene!re em seus pensamen!os e em sua condu!a de ida.

O traidor nunca fica oculto. 0 como o nevoeiro, que aos poucos vencido pela luz do sol. Dsando de franqueza e honestidade com as pessoas, voc estar livre de ser contaminado pela hipocrisia. ;udas traiu 3risto e at ho*e seu nome ecoa nos cora 1es dos *ustos que o abominam e o repudiam. Olhe para dentro de si. %e*a amigo para tambm possuir amigos.
90) )#o cri!i%ue. 8oda a !o corresponde a uma rea !o igual e contrria. %aiba diferenciar a

cr2tica do conselho. A cr2tica fere o 2ntimo das pessoas. As marcas deixadas por ela s!o cicatrizes profundas, dif2ceis de serem apagadas. O conselho o sentimento nobre de fraternidade em que se visa o bem-estar de seu pr(ximo. 3riticando, voc ser criticado. 3ultivando a cr2tica, voc se ver isolado por todos e sentir o gosto amargo da solid!o. %aiba querer bem ao seu pr(ximo.
91) 'aia da ro!ina. "mbora o sol brilhe durante o dia e a lua sur*a por entre as estrelas, um dia

nunca igual ao outro. '!o permita que sua vida se tome uma rotina, roubando-lhe a alegria e o prazer de viver. 4rocure, de vez em quando, mudar de ares e de ambiente para refazer a energia de sua mente e de seu esp2rito. -iva com alegria. 4ara viver, n!o existe idade nem o tempo. 6enove-se para encontrar o verdadeiro equil2brio e o prazer de viver.
92) )#o se*a preconcei!uoso. )eus criou o homem # sua imagem e semelhan a. 4ara ele, n!o

existe o filho pr(digo. 'a 8erra, somos todos iguais. 3onscientize-se disto. A sociedade em si violou as leis divinas e estabeleceu os graus sociais e tnicos. )a2, o preconceito. '!o se *ulgue superior. .embre-se de que estamos aqui apenas de passagem. 4lante a semente da fraternidade e igualdade em sua *ornada. -oc ver quanto beneficio lhe trar. %eu esp2rito, em conson+ncia com as leis divinas, se re*ubilar e brilhar na luz eterna do amor universal.
93) 'in!onize-se na corren!e de

ibra-2es posi!i as. 4ratique o hbito de mentalizar positivamente sua vida. 'osso planeta est circundado de vibra 1es positivas e negativas. 4articipe da corrente do bem, mentalizando e pensando sempre em atitudes fraternas e universais. %ua mente funcionar como mais um soldado no combate ao mal que assola a 8erra. "mitindo vibra 1es de paz, sa,de, amor e prosperidade para todos os seres, voc sentir em si a presen a de )eus iluminando sua vida.
94) .ecida-se= B& mui!o oc( es!& adiando a solu-#o de um problema. 0 hora de decis!o.

Dse racionalmente seu bom senso para resolver seus problemas, mas sem precipita !o. /ique em silncio e pe a a a*uda divina. Dma voz muito clara e l2mpida lhe dir o caminho certo a seguir. Aprenda a ouvir a voz interior que existe em voc. "la tem as solu 1es para todos os problemas. Dma vez decidido, tome o rumo aconselhvel e caminhe sempre para frente. A felicidade o espera.
95) E5purgue de si o sen!imen!o de ingan-a. 'e algu$m um dia o +eriu ou o pre*udicou"

n#o %ueira mal. $magine como se esta pessoa fosse um grande teste em que a sabedoria infinita colocou-lhe # prova. -e*a o lado bom do fato, conscientizando-se de que adquiriu uma nova experincia de vida. "sta pessoa surgiu em sua vida como um alerta para que, no futuro, voc possa estar suficientemente maduro e experiente para n!o cometer o mesmo erro. Agrade a, ent!o, ao seu inimigo pela li !o de vida que voc aprendeu. "rga a cabe a e siga seu caminho confiante, usando sua experincia.
96) )#o se*a arrogan!e. 8odos tm o direito de expor seus conhecimentos. "ntretanto, saiba

controlar-se para n!o transmitir arrog+ncia #s pessoas. 6espeite seu irm!o, se porventura for desinformado. "m vez de critic-lo, mostre-lhe o caminho incentivando-o a ler bons livros. '!o use sua cultura como arma para depreciar os que est!o aqum de voc. "vitando a arrog+ncia, sua

humildade ser como um convite #queles que querem crescer como voc. )eus, possuidor de todo o conhecimento universal, *amais criticou.
97) 'ua casa $ seu !emplo. 3onscientize-se de que n!o existe melhor lugar no mundo que sua

casa. '!o importa que se*a ostentosa ou humilde. 0 l que voc encontra o aconchego e o ref,gio. %aiba valorizar o lar que o abriga. "le sua seguran a. Ao penetrar em sua casa, agrade a a )eus por ela existir e vibre sempre para que se mantenha em harmonia. %eu lar como o osis num deserto. 0 nele que sacia sua sede e encontra a sombra generosa que o abriga. %ua casa o melhor lugar que existe.
98) A*ude seu semelhan!e" ele precisa de oc(. %ozinho, ele se sentir impotente para sair da

escurid!o. 'osso esp2rito, em evolu !o, carece de a*udar #queles que ainda vagueiam na es curid!o. A*ude seu irm!o em qualquer circunst+ncia. 3ompade a-se dos sofrimentos alheios e procure trazer o lenitivo para as dores daqueles que precisam de voc. "ntretanto, tenha a sabedoria de n!o se deixar transtornar pelos problemas do pr(ximo. A*ude, com a mxima boa vontade, mas n!o se apiede. 3ada ser tem um dever a cumprir na 8erra e voc deve a*udar. &as n!o carregue consigo os problemas dos outros. 'a escola da vida, todos os alunos pre cisam estudar para passar de ano.
99) ;rganize sua ida. 7 muito voc anda pensando em organizar suas coisas. 4are um pouco,

pense e analise o que realmente pretende. -erifique tudo que o este*a incomodando e aborrecendo. A partir da2, expurgue tudo que lhe nocivo definitivamente de sua vida. '!o compensa viver preso a coisas que induzem ao atraso de seu desenvolvimento. 3om a diretriz tra ada, lute sempre por tudo o que bom para si e para os outros. %olte as amarras e decole no v=o que o levar, com os outros, para a felicidade. %olte as amarras e decole no v=o que voc sabe o destino5 O %D3"%%O.
100) 'e*a gra!o 4%ueles %ue o +a oreceram. %e uma m!o lhe foi estendida no passado,

agrade a a )eus sua sorte. 6econhe a no irm!o que o auxiliou, o aliado e amigo das horas dif2ceis. >uem fez um favor consciente, usando o esp2rito fraterno, n!o pensa em retomo. %ua atitude, portanto, deve ser de extrema gratid!o e lealdade para quem o a*udou. '!o se preocupe em pagar o favor recebido. %e*a simplesmente grato. )eus, com sua sabedoria infinita, * creditou h muito, no saldo de seu irm!o, %eu verdadeiro amor.
101) )#o se*a supers!icioso. '!o alimente a mente com mitos que n!o existem. 3onfie na

prote !o de )eus em todos os momentos em que o medo quiser apoderar-se de voc. 3onfie tambm em voc mesmo, em sua for a, coragem e, principalmente, no bom senso. '!o se deixe influenciar por supersti 1es banais. "las s!o o culto das pessoas fracas e pobres de esp2rito. '!o existe for a capaz de destruir o bem, se ele realmente dominar seu cora !o. %e*a racional e use poderes mentais para dissipar falsas supersti 1es. O mal um gr!o de areia no oceano da vida.
102) 'e*a o!imis!a. 3reia sempre na realiza !o de seus anseios, afirmando que seus problemas

ser!o resolvidos. O pensamento negativo embota seu crebro e o deixa incapaz de lutar. 3ultivando o otimismo, voc sentir brotar dentro de si uma for a magn+nima capaz de resolver todos os seus problemas. 4rocure repassar e distribuir seu otimismo para os outros. %e perceber que algum irm!o adotou o pessimismo, incentive-o a lutar com coragem. ) o exemplo para as outras pessoas. O otimismo o grande segredo dos que conseguem vencer.
103) )#o cobre a!i!udes das ou!ras pessoas. 6ada cabe-a" uma sen!en-a. 'ingum pensa

como ningum. '!o tente moldar as pessoas a seu gosto e maneira de ser. -oc deve respeitar o

ser humano como ele . %e houver cobran a de sua parte, os amigos inevitavelmente se aborrecer!o e se afastar!o. 3ada ser tem uma conscincia que lhe particular. Analise todos dentro de um prisma coerente e deixe as pessoas serem como elas realmente s!o. Agindo assim, voc estar livre para ser voc mesmo.
104) 'in!a a ida pulsando em !udo %ue (. >ma +olha n#o cai de uma &r ore sem %ue se*a

pela on!ade de .eus. )ada acon!ece por acaso. %ua presen a na 8erra tem uma raz!o de ser e a miss!o para a qual est fadado, s( voc a pode conhecer. %ua vida muito importante, acredite. -iva e cumpra suas tarefas com o verdadeiro amor universal pulsando em seu cora !o fraterno. O mundo uma escola e em sua vida os testes surgem como prova !o. %inta )eus presente em tudo que fizer. -oc, sem d,vida, ser aprovado.
105) <?ue A 0az Es!e*a 6on osco<. 'o mundo s( haver paz se, primeiramente, cada criatura

estiver em paz consigo mesma. %inta a paz vibrando dentro de voc e emita sempre pensamentos fraternos para toda a humanidade. 4articipe da corrente do amor universal, sintonizando sua mente em prol da paz mundial. "vite pensar em guerras, desgra as e tristezas. Assim procedendo, sua mente espontaneamente carrear for as positivas que se somar!o # poderosa corrente do bem. A paz do mundo depende de voc.
106) 6uide de sua sa,de. O corpo f2sico o inv(lucro que encobre a centelha divina que habita

em voc. %ua mente ser saudvel se o seu corpo tambm o for. "vite falar em doen as. Afirme sempre5 &eu corpo perfeito, minha sa,de perfeita. 4ratique a respira !o consciente, inspirando a sa,de e expirando a doen a. A sa,de a base fundamental da vida. Antes de pensar em qualquer coisa, lembre-se dela com zelo e cuide-se bem para viver melhor. >uem tem sa,de, tem tudo para vencer na vida.
107) A beleza das coisas es!& nos olhos de %uem (. '!o idolatre a beleza de seu corpo

f2sico. '!o se esque a de cultivar sua mente e esp2rito que est!o protegidos do desgaste do tempo. %ua beleza temporria, assim como as flores na primavera. 3uide de seu corpo f2sico, mas dentro de um equil2brio emocional. '!o se descuide da verdadeira essncia que habita em voc. 3om o passar dos anos, voc ver que a beleza uma ilus!o. 3om sua mente e esp2rito preparados para o envelhecimento, voc se conscientizar de que a verdadeira beleza existe dentro de cada pessoa. 108) .is!ribua en!usiasmo por onde passar. "ntretanto, saiba ser racional para n!o viver apenas de sonhos. As pessoas carecem de incentivos. &uitas est!o fracas, sem for as para continuar sua *ornada. "ncora*e-as a prosseguir, com suas palavras amigas de incentivo. &ostre que cada um capaz de conquistar o seu espa o. 3ontagie todos com o seu entusiasmo e alegria de viver. .embre-se sempre de que, ap(s os dias de tormenta, o sol volta a brilhar. ", por pior que se*a o cotidiano, afirme5 Amanh! sempre ser outro dia.
109) 0ense no poder apenas com a +inalidade de a*udar o seu pr:5imo. O poder distorce o

ego da maioria das pessoas. %omente aqueles que este*am devidamente preparados devem t-la como trunfo para atingir ob*etivos fraternos. %e a luz do amor universal brilhar em seu cora !o e sua sede de a*udar o pr(ximo buscar o osis divino, lute com todas as for as para adquirir poder sobre as coisas. 3om o altru2smo pulsando dentro de si, a sabedoria divina saber proporcionarlhe meios para que o poder se*a alcan ado.
110) )#o se*a mes%uinho. A gan+ncia e a mesquinharia geram desequil2brio. %aiba dosar os

gastos de seu dinheiro para evitar o suprfluo e a ostenta !o. 3ontrole-se para n!o esban*ar o que possui, alm de suas necessidades. -iva dentro de sua realidade financeira e de acordo com suas possibilidades. "ntretanto, equilibre-se para n!o se tornar mesquinho. %aiba desfrutar do dinheiro

que possui aproveitando com sensatez os bons momentos e as boas oportunidades. .embre-se de que a vida passa rpido. Aproveite-a sabiamente para n!o se arrepender mais tarde.
111) Voc( $ imensamen!e rico. A ri%ueza em si n#o signi+ica apenas bens ma!eriais. '!o se

*ulgue pobre se dentro de voc existe a for a do amor, capaz de sobrepu*ar todas as dificuldades. 'unca diga que pobre, se possui uma sa,de inve*vel, uma inteligncia primorosa, e, principalmente, a f em )eus criador. A gan+ncia gera desequil2brio. >ueira galgar os degraus para atingir bem-estar, mas *amais coloque o dinheiro como raz!o primeira de sua vida. 7 milionrios que gostariam de estarem em seu lugar, cheios de vida, de sa,de e de alegria de viver. 3onscientize-se da riqueza com que o 3riador o dotou.
112) A alegria $ a +or-a %ue impulsiona sua ida. 4rocure encarar seus problemas com

naturalidade, todo mundo os tem. 3olocando alegria em seu cotidiano, os problemas lhe parecer!o bem menores. 8ransmita ao pr(ximo sua alegria, contagiando todos com uma onda de otimismo e confian a. A alegria o melhor remdio contra os males f2sicos e psicol(gicos. Adotando-a como filosofia de vida, voc perceber a beleza onde antes n!o havia. -iva alegre e otimista. As pessoas sentir!o prazer em conversar com voc.
113) A +ra!ernidade $ o sen!imen!o nobre de amor ao pr:5imo. %omente aqueles que vivem

nas trevas s!o incapazes de compreender o sentido de fraternidade. "stenda a m!o para os irm!os mais necessitados e divida o p!o para os menos favorecidos. %eu cora !o ser invadido pela luz divina a partir do instante em que sua mente receber a ilumina !o. %er iluminado servir sem olhar a quem. 0 perdoar os ofensores e crer na existncia de )eus dentro de si. O mundo precisa de voc. 3oloque a bondade em seus sentimentos, para que ap(s sua partida, voc colha as rosas do *ardim eterno.
114) 0rocure ser pres!a!i o com as ou!ras pessoas. %aiba fazer um favor para seu irm!o,

usando de boa vontade e desprendimento. "ntretanto, cuide-se para que n!o usem suas boas inten 1es para finalidades banais. "stenda sua m!o para quem precisar, mas saiba reconhecer, no favor, o ob*etivo fraterno. A*udando #queles que necessitam, voc sentir dentro de si o prazer de servir e de ser ,til. '!o se*a individualista, para mais tarde n!o sentir o gosto da solid!o e do esquecimento.
115) <C 0erdoando ?ue 'e C 0erdoado<. O perd!o a chave que abre as grades para aqueles

que n!o querem ficar presos ao passado de mgoas e ressentimentos. .iberte-se@ 4erdoe o ofensor para que voc tambm se*a perdoado pelo 4ai. "sque a as mazelas do passado. A vida continua. '!o se amargure e expurgue o rancor de seu cora !o. %e*a livre para voar tranq<ilo at o horizonte infinito, onde mora a verdadeira essncia da paz. 6etire este peso de suas asas e parta agora, feito pssaro, como mensageiro do amor verdadeiro.
116) <A D$ 7emo e 8on!anhas<. >uem cr tudo pode. Acredite na existncia de )eus como

for a presente em todo o universo. 3reia na vida eterna, na existncia do esp2rito como centelha divina dentro de si. %ua f a arma mais poderosa de que disp1e para galgar os degraus da perfei !o. $nfelizes daqueles que n!o a possuem. %ua f a luz que brilha na escurid!o do universo daqueles que acreditam apenas na matria e que est!o fadados a uma existncia sem finalidades coerentes #s leis divinas. 3reia em si mesmo como esp2rito em desenvolvimento, onde sua meta, a perfei !o, s( ser atingida pelos que realmente crem.
117) 'eu magne!ismo $ a energia propulsora" capaz de gerar a +or-a e5!raordin&ria %ue

habi!a em oc(. %inta a for a magntica latente em sua mente, corpo e esp2rito. >uando dese*ar algo, deixe o magnetismo circular livremente em voc, criando um campo de for as capaz de atrair

as energias positivas do universo. 0 como sintonizar um rdio numa freq<ncia para captar determinada esta !o. %intonize-se sempre na freq<ncia do bem, para que possa ouvir a can !o universal do amor.
118) 'aiba preser ar suas amizades. >uem possui amigos verdadeiros rico, imensamente

rico. "ntretanto, tenha a sabedoria de reconhecer entre as pessoas de sua convivncia, os amigos sinceros e leais. 0 nas horas dif2ceis, quando precisamos de a*uda, que reconhecemos nossos verdadeiros aliados. %aiba valorizar estes companheiros de *ornada com sua gratid!o. %ua presen a f2sica constante nem sempre necessria para provar a lealdade de seus sentimentos. -, encontre-se com seus amigos, mas saiba tambm deix-los a s(s para que sintam sua falta e reconhe am em voc o amigo de que precisam.
119) 0rocure ser simp&!ico aos ou!ros. )istribua, naturalmente, sua alegria e seu sorriso para

as pessoas que encontrar em seu caminho. %e*a corts e trate bem seu pr(ximo. A arrog+ncia e o sentimento de superioridade causam antipatia. %aiba ser humilde e cultive a simplicidade como filosofia devida. .embre-se de que somos todos iguais. Dsando de simpatia, as pessoas saber!o valoriz-lo e ver!o brilhando em voc a luz pura do amor de )eus. )istribua rosas ao pr(ximo e deixe que os antipticos distribuam espinhos.
120) Aprenda a seguir sua in!ui-#o. )entro de voc existe uma for a capaz de nortear todo o

rumo de sua existncia. >uando tiver algum problema que lhe rouba a paz e cu*a solu !o ainda n!o foi encontrada, tenha calma. /eche seus olhos, fa a uma ora !o e pe a a prote !o de )eus. 3oloque o problema em sua mente e pergunte qual a solu !o. A primeira resposta que lhe surgir # mente, voc deve receb-la como a mais pr(xima da verdade. A intui !o a voz de )eus que fala aos seus filhos. "la a certeza da bondade divina, que tenta nos ensinar o caminho certo a trilhar.
121) )#o se desespere se algum amigo o decepcionou. '!o fique remoendo a trai !o para

n!o pre*udicar a si mesmo. 8odos est!o su*eitos a este tipo de adversidade. '!o guarde rancor daquele que o magoou. Antes de *ulg-lo e conden-lo, analise friamente sua parcela de culpa no evento. At onde o erro proveio dele ou de voc? Dse esta decep !o como experincia para o futuro. 6eavalie toda a situa !o e siga seu caminho. >uando uma porta se fecha, muitas outras se abrem. "vitando os erros do passado, muitas amizades sinceras surgir!o em sua vida.
122) 6onscien!ize-se de sua grandeza e de sua insigni+icEncia. %aiba reconhecer o quanto

voc pequeno em rela !o # grandeza do universo, obra criada pela inteligncia suprema, que arquitetou o incomensurvel infinito. %inta a pequenez de seus conhecimentos perante o conhecimento universal. "m contrapartida, reconhe a a maravilha de seu crebro, t!o 2nfimo perante a magnitude do universo, sendo, no entanto perfeitamente capaz de mentalizar e conceber o infinito. -oc, ser humano, nada mais do que a centelha divina rumando para a perfei !o.
123) <9u Cs 0: E A Ele 7e!ornar&s<. 3onscientize-se de que a ,nica certeza absoluta de que

disp1e na vida que o dia de sua morte vai chegar. /a a, portanto, de sua existncia na 8erra um exemplo para seus companheiros de *ornada e para aqueles que ainda est!o por vir. 4lante para si e para os que vir!o, atravs ou ap(s voc, povoar nosso planeta. 4rocure aceitar a sua partida naturalmente, como conseq<ncia (bvia da vontade de )eus. A morte n!o o fim. 0 l que existem os *ardins eternos, onde por entre as flores passeiam aqueles que em vida semearam amor nos caminhos que trilharam.

124) )#o !enha medo da mor!e. "la uma realidade incontestvel. %e existe, deve ser

encarada e aceita normalmente. 'egar a morte o mesmo que fechar uma *anela de vidro transparente. O sol sempre haver de entrar. -iva sua vida normalmente e aproveite racionalmente todos os prazeres que ela pode lhe oferecer. &as n!o se apegue a ela, nem #s coisas materiais. 0 corno tentar pegar o vento com as m!os. 3onfie na imortalidade de seu ser e na bondade de )eus. 'a 8erra, somos meros via*antes. 'osso verdadeiro destino morrer para a vida eterna.
125) 'aiba alimen!ar-se bem. )a mesma forma que seu corpo necessita da energia que

retirada dos alimentos, assim a sua mente. Alimente-a para que permane a viva e saudvel. .eia bons livros, instrua-se e, principalmente, saiba supri-la com a inesgotvel ener gia que provm da fonte divina. 'osso pensamento energia e como tal se reflete em nosso corpo. 4ense sempre na sa,de para atra2-la permanentemente para si.
126) Voc( nasceu puro. Observe que as crian as s( conhecem a pureza que pulsa em seus

cora 1es inocentes. O homem como a argila, vai sendo moldado de acordo com as press1es do ambiente em que convive. -oc foi, at o presente momento, esculpido pelos acontecimentos do passado. /oi o meio que lhe determinou sua imagem. 4ense agora que o futuro voc quem decide. )oravante, se*a voc mesmo o art2fice de seu corpo, mente e esp2rito. 3onserte sua imagem, retire as arestas e retoque #s cicatrizes. O resultado servir como modelo para outros artistas, que querem expor suas obras na galeria da perfei !o.
127) )#o i a 4 sombra dos ou!ros. %e*a voc mesmo, assumindo suas responsabilidades e

encarando seus problemas como um soldado que n!o foge # luta. %aiba ser voc, sem precisar escorar-se em seu irm!o para trilhar seu caminho. -oc, somente voc, decidir sua vida e seu destino. "ntretanto, se porventura necessitar de orienta !o, pe a-a a algum de sua extrema confian a que detm uma experincia mais abrangente. -oc pode e deve seguir os bons conse lhos, mas *amais se esconda atrs dos outros, com medo de assumir seus prop(sitos.
128) E i!e a depend(ncia. 4rocure ser voc, criatura dotada de inteligncia e racioc2nio. '!o

se*a dependente das outras pessoas. %ua vida e seus problemas s( voc os pode decidir e resolver. O ser humano em si uma criatura socivel e precisa conviver na sociedade para vencer. "ntretanto, saiba conviver com os outros sem, no entanto depender deles para manter seu equil2brio. )escubra em voc a autossuficincia que lhe foi legada como ramo da existncia do ser humano. 'em sempre a solid!o estar s(.
129) )#o res!rin*a sua ida. Amplie os horizontes de seus conhecimentos alm das fronteiras de

sua convivncia e dom2nio. 4rocure conhecer o outro lado da vida, que voc ainda desconhece. '!o viva como o caramu*o que se enclausura em sua casa. %aia, passeie e procure conhecer outras cidades, outros povos e outros costumes. Agindo assim, voc adquirir experincia de vida que lhe servir para avaliar e confrontar comportamentos. %ua vis!o, assim, se tornar ampla e voc aumentar sua capacidade de compreens!o das coisas que o cercam. -oc descobrir que o mundo menor do que pensa.
130) Acei!e sua real condi-#o. '!o minta para os outros sobre sua real situa !o econ=mica,

financeira e social. Dse de autenticidade e espontaneidade ao ser interpelado por algum. '!o se envergonhe de seu trabalho, de sua fam2lia e de sua posi !o social. O seu verdadeiro valor con siste na riqueza que possui dentro de si. %e*a honesto consigo mesmo, para que mais tarde voc n!o se*a ridicularizado por ter mentido. %endo voc mesmo, as pessoas o admirar!o e saber!o perceber suas qualidades. .embre-se sempre de que ;esus nasceu numa man*edoura.

131) Assuma seus erros. 'aiba reconhecer para si mesmo e para os ou!ros %ue oc(

come!eu erros. ;amais fu*a das responsabilidades por agir erradamente em determinadas situa 1es. '!o culpe outros por suas atitudes. %e*a forte e cora*oso o bastante para reconhecer seus erros. Aproveite-os como li !o de vida e como experincia para acertar sempre no futuro. %endo franco e humilde, voc ser capaz de pedir desculpas a quem quer que se*a pelos seus atos errados. Ao se desculpar, alm de voc receber o perd!o e amadurecer, voc mostrar a todos que digno de confian a.
132) Da-a emergir seus dons. 8odos n(s possu2mos faculdades especiais #s quais denomi-

namos de dons. ; parou para se analisar e verificar quais s!o os seus? O dom como uma fogueira apagada que aguarda apenas que se*a acesa a chama que a consumir, transformando-a em obras maravilhosas em benef2cio da humanidade. %aiba admirar as pessoas que * se conscientizaram disto e colocam a p,blico suas tendncias. " voc, o que est esperando? -oc capaz como os que * triunfaram. %aiba usar e aproveitar a for a e os dons que possui. %ua vida se transformar numa alegria sem fim.
133) 8an!enha a sua opini#o. 4rocure ter absoluta certeza dos fatos antes de propaga-los e de

dar o seu parecer. %e*a seguro e firme em suas opini1es. "ntretanto, n!o se*a radical. %e perceber que antes estava errado, reconhe a o engano e mude sua opini!o, mas mude consciente de que mudou acertadamente. >uem n!o tem opini!o pr(pria comporta-se como as folhas das rvores, que balan am de acordo com a dire !o do vento. 8endo sua opini!o e seu carter definidos, voc ser dono de uma estrutura inabalvel. %e*a firme e transmita seguran a #s pessoas que o cercam.
134) ;bede-a a suas pr:prias leis. -oc livre para escolher o caminho que mais lhe

satisfa a. -iva intensamente sua vida com pureza de sentimentos e op 1es. '!o permita que a falsa censura possua suas emo 1es mais profundas. A partir do momento em que sua liber dade e a 1es n!o pre*udiquem o pr(ximo, tudo lhe permitido por direito universal. '!o se importe com aqueles que condenam seus atos. '!o possuindo a sua coragem, eles se escondem na pr(pria sombra, abominando-o. -iva feliz. -oc gente, ser humano e merece viver tal como sua conscincia o permite.
135) .( az#o 4s suas emo-2es. O ser humano possui dentro de si os sentimentos que lhe s!o

peculiares. %aiba externar as emo 1es que penetram em sua conscincia. %e estiver alegre, sorria para culminar sua felicidade. %e estiver triste, emocionado e aborrecido, libere as lgrimas que s!o como a brisa fresca a amenizar os cora 1es em chamas. A vida uma sucess!o de momentos, bons e ruins. Dtilize os maus momentos para reflex!o. Aprimore-se e conscientize-se de que apenas uma fase passageira. )oravante, d o valor preciso aos bons momentos que surgirem em sua vida.
136) 9enha bom senso em seu compor!amen!o e saiba a aliar o %uan!o pode es!ar

impor!unando as pessoas. %aiba perceber quando sua presen a n!o dese*ada em determinadas situa 1es e circunst+ncias. 4recavenha-se para n!o passar por rid2culo. Dsando de bom senso e experincia, voc ser perfeitamente capaz de aquilatar o grau de aceita !o dos outros pela sua pessoa em determinados momentos. 4ermita que os amigos tambm tenham a oportunidade de procur-lo. 4ermita #s pessoas perceberem que voc importante para elas.
137) )#o renuncie 4 sua +elicidade. '!o deixe as boas oportunidades de sua vida passar sem

as aproveitar devidamente. -oc dono de si e de seus atos. 'ingum ousar incrimin-lo se arcar com as conseq<ncias de suas decis1es e atitudes. '!o renuncie ao que quer que se*a, em fun !o de press1es sociais, preconceitos e medo. %ua vida como uma viagem sem re tomo. 'o

caminho, voc encontrar oportunidades de ser feliz. %e as desprezar ou tiver medo de assumilas, no final da estrada voc encontrar a infelicidade, a decep !o e a frustra !o. Aproveite agora para n!o se arrepender mais tarde.
138) 7espei!e os mais elhos. "spelhe-se nas pessoas mais idosas para carrear para si as

experincias que lhe ser!o ,teis ao longo da vida. '!o exi*a que pensem como voc. "les viveram outras pocas, outros costumes, outras vidas. ) valor aos conselhos que lhe s!o dados por aqueles que lhe querem bem. Dtilize-os como ponto de apoio nas experincias de sua vida. 4rocure conversar e aprender com os mais velhos. 3omo via*antes, * percorreram a estrada da vida e conhecem os trechos perigosos e as curvas acentuadas. 3ontinue firme na sua viagem e confie na sinaliza !o que os mais experientes puseram em seu caminho.
139) )#o ceda 4 !en!a-#o do sup$r+luo. A ostenta !o uma ilus!o gerada por uma profunda

frustra !o enraizada no inconsciente. '!o se deixe levar por estes impulsos f,teis que nada lhe acrescentar!o, a n!o ser aumentar-lhe o dissabor e desvi-lo da verdadeira essncia da vida. O sentimento de inferioridade oculto na personalidade humana estimula as pessoas a ostentarem o luxo suprfluo, na tentativa de satisfazer a sede insacivel de compensa !o. %e*a simples e saiba dar valor #s coisas importantes da vida. '!o acompanhe aqueles que se afogam nas ilus1es suprfluas. %ua miss!o na 8erra muito mais importante do que imagina. .embre-se de que a morte n!o exige ostenta !o.
140) )#o se !or!ure com o passado. "vite as ms recorda 1es. "las o far!o reviver os maus

momentos que voc passou, aumentando sua ang,stia e sofrimento. "sque a o que passou. %iga em frente, n!o se prenda ao passado infeliz que o tortura. Dse seus erros como experincia positiva para o presente e para o futuro. '!o perca tempo. O passado est morto e enterrado. A vida um eterno recome ar e voc, mais do que ningum, merece a chance de ser feliz. Apague as ms recorda 1es de sua vida. 7 muita estrada ainda a ser percorrida e desta vez voc estar seguro ao volante.
141) )ingu$m $ per+ei!o. %e o f=ssemos, n!o estar2amos aqui ainda cumprindo nossa *ornada

terrena. '!o exi*a das pessoas a perfei !o que elas n!o s!o capazes de assumir. %aiba perdoar os erros dos outros. Olhe para trs e verifique o quanto * errou ao longo de sua vida. 8odos tm os mesmos deveres, mas tambm os mesmos direitos. "ncare seu pr(ximo de um +ngulo racional e l(gico. '!o *ulgue ningum infal2vel para que voc n!o se decepcione. A perfei !o um trabalho longo e rduo, que ainda precisa ser conclu2do.
142) E5purgue a !ris!eza de sua ida. 6etire de seu cora !o a melancolia que destr(i seus

ideais e corrompe sua raz!o de viver. %e*a qual for o motivo da tristeza, saiba contornar a situa !o usando sua for a de vontade e energia. Olhe o seu irm!o menos afortunado, que tendo motivos suficientes para entristecer-se, ainda consegue sorrir para a vida. -oc forte e cora*oso. -amos, sorria, pois a vida continua e voc merece a felicidade. 3onscientize-se das tarefas que aprecia cumprir. )edique-se a elas com amor. 8rabalhe e sinta a presen a de )eus, dando- lhe a for a de que precisa. A tristeza n!o pode e n!o deve fazer parte de sua vida.
143) Incen!i e o seu pr:5imo. '!o derrame palavras de des+nimo e covardia para aqueles que

sentem o gosto de lutar e vencer. %aiba aconselhar e orientar os menos experientes, entretanto n!o interfira em suas decis1es. %e no passado voc fraque*ou e n!o conseguiu atingir seus ob*etivos, outros, quem sabe, ser!o capazes? "spelhe-se no irm!o cora*oso e batalhador para gerar novas for as dentro de si, que o impulsionar!o a lutar mais uma vez e atingir a vit(ria, frustrada no passado. %ua chance de vencer ainda lhe d oportunidades, basta ter for a e determina !o. '!o desanime *amais. -oc pode ter perdido uma batalha, mas a luta continua.

144) )#o !enha pressa de

encer. %aiba ser paciente e confie no sucesso de seus empreendimentos, que vir na hora e no tempo certo. .ute por seus ideais com garra e coragem, entretanto saiba esperar com calma o momento de sua consagra !o. %e*a como o sol, que aguarda a noite consumar-se para depois surgir esplendoroso e apoiado na pr(pria certeza de que o dia sempre haver de ralar. 6egue a rvore de sua ideologia com a for a do trabalho, do pensamento positivo e do amor.
145) )#o imponha si!as on!ades. 3ada pessoa una e particular. 6espeite o gosto e a

vontade das outras pessoas. '!o queira que todos pensem como voc. 3eda aos seus impulsos e d aos outros tambm a oportunidade de op !o. %aiba agradar o gosto alheio, para que eles tambm se sintam impelidos a agradar os seus. 6acionalize seus dese*os. 'uma convivncia saudvel, todos tm os mesmos direitos de express!o e preferncias. 0 exatamente o equil2brio que mantm o universo na rota da perfei !o.
146) 'e romperam com oc( num relacionamen!o" saiba acei!ar com resigna-#o a decis#o

de seu semelhan!e. Avalie os erros cometidos e use sua experincia para acertar no futuro. %e tiver conscincia de que o relacionamento realmente findou, n!o se desespere. 6econhe a os seus valores e esque a o passado. '!o se magoe com seu semelhante. Ao invs disto, queira-lhe bem e dese*e-lhe toda a felicidade ao lado de outra pessoa. -oc, tambm, tem o direito de ser feliz. 3om o cora !o repleto de dese*o de compartilhar, algum vido de amor surgir em sua vida. Amanh! sempre ser outro dia.
147) A ingan-a $ o sen!imen!o da%ueles %ue pararam de caminhar em dire-#o 4 per+ei-#o.

%aiba perdoar aqueles que o ofenderam no passado. "sque a as mgoas e os ressentimentos para que possa estar livre para crescer. A raiva e a mgoa causam dist,rbios f2sicos e mentais irrevers2veis. 3ultivando a vingan a, voc ser o ,nico pre*udicado. '!o pare *amais de caminhar. 7 belas flores em sua estrada que voc ainda n!o colheu, por ter parado de caminhar. Avance, antes que elas murchem e percam o perfume. %omente )eus pode absolver ou condenar os atos.
148) E i!e +alar de coisas desagrad& eis" como desas!res" doen-as e calamidades. $nteire-

se das ocorrncias e dos acontecimentos e se puder a*udar seu pr(ximo, fa a o convicto. "ntretanto, evite comentar sobre desgra as para que n!o #s atraia para si. 'osso pensamento pura energia vibracional e encontrar sempre o diapas!o que lhe afim. 3ultive o dom de falar sobre sa,de, alegria e principalmente sobre as qualidades das outras pessoas. O homem o que ele pensa. %inta a for a do bem dentro de si e seus pensamentos ser!o de paz e prosperidade.
149) 'e*a persis!en!e. %e porventura alme*a atingir seus ob*etivos, n!o desanime se surgirem

obstculos. /a a como a gua mole que, batendo na rocha resistente, faz abrir o caminho que lhe convm. %e sua meta for para o bem, a for a divina se encarregar de dot-lo de meios para conseguir seu ob*etivo. Alie a esta for a divina, o seu trabalho, dedica !o e, principalmente, a vontade de vencer. %eu pensamento positivo de realiza !o concretizar seu sonho, a partir do momento em que voc se conscientizar do que capaz.
150) 'aiba apreciar as coisas belas %ue e5is!em na na!ureza. -alorize a obra que o criador

legou # humanidade. -e*a na simplicidade de cada coisa a manifesta !o plena de uma in teligncia infinita. >uantos cegos dariam tudo que possuem para poder ver, pelo menos por alguns segundos, as maravilhas que existem por toda a 8erra. -oc imensamente rico por possuir este privilgio. Agrade a a )eus pela oportunidade de poder ver e sentir a beleza da natureza.

151) )#o cobice a ri%ueza do pr:5imo. '!o alimente a inve*a por aqueles que prosperaram e

subiram na vida. %e eles foram capazes de vencer, voc tambm ser. "spelhe-se no sucesso de seu irm!o para erguer a bandeira de sua luta. "ntretanto, seria o seu irm!o mais feliz do que voc? 8eria ele a sua boa sa,de, alegria, entusiasmo e prazer de viver? ; pen sou na possibilidade dele querer dar tudo o que possui para desfrutar de pelo menos um dia de seu cotidiano? 3rescer e prosperar s!o ob*etivos saudveis e nobres, mas o mais importante saber ser feliz.
152) )#o culpe os ou!ros pelos seus erros. %aiba assumir com maturidade os erros cometidos.

%e algo no passado o marcou e o feriu, n!o culpe somente seu pr(ximo pelo ocor rido. %ua pr(pria inexperincia o levou a errar detendo, portanto, voc uma parcela de culpa. "sque a o que passou e utilize de sua experincia para crescer e amadurecer. %aiba perdoar os que o ofenderam e siga seu caminho, agradecendo ao ofensor por t-lo ensinado. A vida uma escola e mesmo o erro uma experincia de vida.
153) 'er *o em $ saber sempre %ue amanh# $ ou!ro dia de lu!a" de !rabalho e de amor ao

pr:5imo. A velhice muitas vezes apenas mental. 'unca tarde para recome ar sua vidaC desde que dentro de voc as emo 1es explodam em sinal de busca. '!o se desespere com o tempo que passa, roubando-lhe a *uventude. 3ada fase de sua vida tem seus encantos, basta descobri-los e viv-los a seu modo. 8rabalhando sempre, exercitando a mente e o corpo e enchendo sua vida de amor e paz, sua *uventude ser eterna. %eu prazer de viver ser uma alegria constante para si e para os que o cercam. 154) <C .ando ?ue 'e 7ecebe<. .embre-se de que as riquezas que voc acumula n!o lhe servir!o ap(s a morte. O que se leva da vida a riqueza espiritual e o aprimoramento # perfei !o. %aiba repartir com seu irm!o menos afortunado o p!o de cada dia. /a a a caridade, sem olhar a quem. "ntretanto, fa a a em silncio. '!o h necessidade de contar aos outros as suas boas a 1es. )eus, que tudo ouve e tudo sabe, saber creditar a seu favor os benef2cios concedidos aos mais necessitados. '!o viva somente para si. %e*a fraterno e a*ude seu pr(ximo com as condi 1es de que disp1e. )e gota em gota surge um oceano.
155) 'e*a discre!o com as pessoas. -iva a sua vida e deixe que os outros vivam as deles. '!o

interfira nem condene o comportamento das outras pessoas. 3ada um dono de si. 3uide de seus problemas e de seus interesses. )emonstre confian a e amizade sincera #s pessoas que o cercam. Auxilie-os e ap(ie-os, caso necessitem. &as saiba ser discreto e n!o interfira em suas decis1es. 6espeite a opini!o e o ponto de vista dos outros para que possam respeitar os seus. -ivendo a sua vida sem condenar a vida dos outros, voc se ver cercado de amigos sinceros.
156) An!es de *ulgar algu$m" colo%ue-se em seu lugar. 'unca *ulgue as pessoas pela

aparncia ou pela primeira impress!o. '!o condene atos dos outros, s( porque n!o condizem com seu comportamento natural. %e n!o houver pre*u2zo da liberdade alheia, todos tm os mesmos direitos de a !o e express!o. Antes de *ulgar seu pr(ximo, avalie-o internamente. 4rocure saber de seus problemas, traumas e frustra 1es. %er que voc no lugar desta pessoa n!o agiria do mesmo modo? '!o condene para n!o ser condenado. Abra sua mente e saiba dar o verdadeiro valor #s pessoas. -oc descobrir que as aparncias enganam muito.
157) )#o perca !empo +alando da ida alheia. %e n!o puder falar bem dos outros, n!o diga

nada. %omente )eus, o *uiz universal, pode condenar ou absolver seus filhos. "nquanto dispende tempo falando da vida alheia, voc estar perdendo grandes oportunidades de trabalhar, vencer e prosperar. %eus mexericos s!o for as desprez2veis que *amais abalar!o aqueles que os ignoram e os desprezam. "les h muito o ultrapassaram. '!o se*a f,til. - lutar pela vida e por sua vit(ria.

3res a e amadure a. -oc ficar surpreso com os frutos do seu trabalho e perceber que aqueles que voc difamou deixaram rastros em suas pegadas.
158) 6on!role os impulsos da aidade. Observe a lua, esplendorosa e bela, que brilha todas as

noites e encanta seus olhos. "la silenciosa como # pr(pria madrugada. 0 bela e natural, sem a vestimenta da vaidade suprflua. A beleza existe dentro de voc. '!o se prenda aos resqu2cios da vaidade que o torna f,til e vazio. %e*a cuidadoso com seu corpo, mente e esp2rito e cultive o hbito sadio da simplicidade. %endo espont+neo e natural, seus valores ser!o reconhecidos por todos, assim como a lua que brilha na noite dos tempos, sem que ou amos dela a voz da vaidade.
159) ; ci,me $ a arma dos inseguros e dos %ue ainda n#o aprenderam a amar. A confian a

s( se adquire com a certeza do amor correspondido. A confian a e o ci,me s!o como o dia e a noite. %e um deles reina, o outro n!o pode existir. %aiba resistir aos impulsos do ci,me, que o cega e o torna irracional. Analise friamente se seus pensamentos de desconfian a nada mais s!o do que uma fantasia engendrada por sua mente despreparada. Ame com o cora !o, mas saiba colocar a raz!o na frente de seus pensamentos.
160) A dis!Encia n#o separa os cora-2es. Observe o sol, que vence as enormes dist+ncias

para entregar a 8erra sua luz, energia e calor. -oc, como estrela do firmamento que brilha na esfera humana, emita sua for a e entusiasmo para todos os que o rodeiam, mesmo que este*am distantes. %empre haver um raio de luz que alcan ar seu destino. "mitindo suas vibra 1es em todos os sentidos e dist+ncias, voc receber a luz refletida dos cora 1es daqueles que comungam com seus sentimentos fraternos.
161) 'acie a sede de seu esp3ri!o. %inta pulsar dentro de si a presen a do esp2rito imortal,

centelha divina que habita em seu corpo. Aumente o esp2rito, que carece evoluir e crescer para atingir a perfei !o em dire !o ao )eus perfeito e 3riador. %inta a presen a da manifesta !o divina em tudo que v, ouve e sente ao longo de sua *ornada terrena. )istribua amor aos seus semelhantes. "stude na escola da vida para ser aprovado. %acie a sede de seu esp2rito no osis que detm a verdadeira raz!o da vida.
162) Es!e*a sempre de malas pron!as. A mor!e n#o escolhe idade" !empo" se5o ou cor. "la

surge de repente, como uma tempestade num dia de ver!o. 4ara partir desta vida, voc deve estar convenientemente preparado. %e sua conscincia estiver tranq<ila do dever cumprido, voc n!o deve temer a morte. "la como o fim de uma grande viagem, de onde se vislumbra a luz eterna onipresente em todo o universo. A vida e a morte se interpenetram. 4re pare sabiamente sua bagagem. -erifique se n!o se esqueceu de nada e aguarde naturalmente sua hora de partir.
163) Aprenda a dominar-se. 'aiba con!rolar seus impulsos para n#o se arrepender mais

!arde. %e voc ainda n!o capaz de dominar a si mesmo, como tenciona dominar os problemas que lhe surgem? Analise e estude seu interior, seus defeitos, qualidades e maneiras de reagir a est2mulos externos. >uando estiver consciente de suas fraquezas e virtudes, voc ser capaz de prever sua rea !o em determinadas circunst+ncias. )a2 haver dom2nio sobre si mesmo. 3ontrolando-se, voc estar preparado para assumir seu cotidiano e os problemas que surgirem ser!o fceis de serem resolvidos.
164) 'e*a solid&rio com os +amiliares de algu$m %ue par!iu. 'esta hora dif2cil da vida, sua

presen a e suas palavras de conforto s!o como gua fresca a cair nas areias causti cantes do deserto. .eve sua mensagem de confian a e de resigna !o. /a a-os acreditar na vida eterna, como uma verdade incontestvel. 4ara quem partiu, suas preces e pensamentos fraternos s!o

como a luz a brilhar na escurid!o. %aiba respeitar os sentimentos dos enlutados e ofere a seus prstimos. Auxiliar aqueles que sofrem tarefa nobre que voc deve cumprir.
165) 'e*a *us!o em suas a!i!udes. Adote a *usti a como lema de sua vida. Dse a imparcialidade

em suas decis1es e saiba reconhecer o que certo e o que errado. '!o use de pro!ecionismo #s pessoas de sua preferncia ou de seu relacionamento 2ntimo. 8odos s!o alvos de falhas e aqueles que voc preza e estima tambm o s!o. ) raz!o e ap(ie #queles que realmente condizem com a realidade e que se coadunam com a verdade. ) amor indistintamente a todas as criaturas, mas saiba usar de *usti a em suas avalia 1es.
166) 'eu des!ino es!& em suas m#os. ; pensamen!o $ uma +orma de energia poderos3s-

sima %ue go erna e !ra-a o des!ino de sua ida. 3ultive o pensamento positivo, mas saiba diferenciar o real da fantasia. Aliado a esta for a propulsora, trabalhe com f e alegria, confiando no sucesso de seus prop(sitos. %ua mente dotada de poderes latentes, que podem ser usados em seu benef2cio e nos do pr(ximo desde que se*a para o bem. 4lane*e sua vida com sabedoria, para que seu destino aconte a da maneira que dese*a.
167) 7eser e pelo menos um minu!o do seu dia para medi!ar em sil(ncio. Fusque neste

momento as energias de que precisa para continuar em equil2brio. 0 no silncio que as vozes da sabedoria ecoam do infinito, impregnando-o de luz e paz. 6eserve este pequeno espa o c(smico para si, no qual sua mente, corpo e esp2rito estar!o vibrando na corrente universal do criador. 0 no silncio que se ouve a voz da verdade, assim como no universo que ecoa desde os seus prim(rdios o som da cria !o.
168) In!egre-se da realidade. '!o fique alienado # realidade da vida e do mundo. 4articipe dos

problemas que afligem a humanidade, para que voc possa dar sua parcela de contribui !o. '!o se*a ego2sta, n!o viva s( para si. $nteire-se das situa 1es e dos acontecimentos, para que voc possa acompanhar a evolu !o do mundo. "scondendo-se de tudo e de todos, voc ser como uma rosa solitria, ainda a florescer no *ardim da perfei !o. %ua for a, aliada # dos irm!os que comungam a fraternidade, alimentar a corrente de paz.
169) A!i!udes - Dm rico resolve presentear um pobre por seu aniversrio e ironicamente manda

preparar uma bande*a cheia de lixo e su*eiras. 'a presen a de todos, manda entregar o presente, que recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradece e pede que aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. ;oga fora o lixo, lava e desinfeta a bande*a, enche-a de flores, e devolve com um cart!o, onde est a frase5 GA gente d o que tem de melhor...H '!o perca a serenidade. A raiva faz mal # sa,de, o rancor estraga o f2gado, a mgoa envenena o cora !o. )omine suas rea 1es emotivas. %e*a dono de si mesmo. '!o *ogue lenha no fogo de seu aborrecimento. "sque a e passe adiante, para n!o perder sua serenidade. '!o perca sua calma, pense antes de falar, e n!o ceda a sua impulsividade. GAuardar ressentimentos como tomar veneno e esperar que outra pessoa morraH.
170) A humanidade $ o corpo m3s!ico (simb:lico" +igurado) de 6ris!o" por isso %uan!o mais

oc( +az ao pr:5imo de bem ou mal" $ para .eus %ue oc( es!& +azendo. "nquanto chorar sobre a 8erra uma s( alma, a miss!o de %enhor n!o estar cumprida. A tarefa dos homens retirar da cruz Aquele que veio para a nossa reden !o. ;esus chora com os desvalidos, se aflige com os descrentes, padece com os que negam as palavras. %e*amos interpretes da vontade do %enhor@ )e que serve a cren a que n!o nos leva a a*udar o pr(ximo, na )outrina "sp2rita somos chamados a vivenciar a fraternidade legitima. A ambi !o do homem desvirtua os seus melhores sentimentos, a sede de poder, de dom2nio, de prest2gio pol2tico ou social.

171) )eus, as energias de que necessitava para concretiza !o do pensamento. &eu ob*etivo

incentivar a todos a usar os poderes mentais em benef2cio pr(prio e da humanidade. "ste livro para ser lido pausadamente, analisando e meditando cada mensagem para que se enra2ze no intimo de cada um. Auxiliar, a quem quer que se*a, nas horas dif2ceis, o meu ob*etivo.
172) I).IDE7E)FA - I3apJ, K, LM Amigos atentem para as palavras que nos advertem contra a

indiferen a5 :;amais sufoqueis, portanto, em vossos cora 1es, essa emo !o celeste, nem fa ais como esses endurecidos ego2stas que fogem dos aflitos, para que a vis!o de suas misrias n!o lhes perturbe por um instante a feliz existncia. 8emei ficar indiferentes, quando puderdes ser ,teis@: %em d,vida, a indiferen a o que mais compromete a *ornada evolutiva do esp2rito... O descaso, em rela !o ao sofrimento alheio, revela quanto o homem ainda necessita aprender a sair de si mesmo@ >uantos evitam a vis!o da dor, para n!o terem que descruzar os bra os?@ >uantos s!o os que voluntariamente entorpecem a conscincia e, depois, consomem sculos na tentativa de despertar?@ >uantos os que se acomodam, evitando todas as formas o contato direto com os m,ltiplos padecimentos humanos?@... Ora, ignorar a realidade de quem sofre ignorar a nossa pr(pria realidade, esp2ritos assinalados pelas provas e expia 1es que nos redimem... >uem se distancia do pr(ximo afasta-se da essncia de )eus@ %ozinhos, seremos esmagados pelo peso da cruz - da cruz que talhamos com o desprezo pelos nossos semelhantes. 4or isto, meus irm!os, n!o podemos omitir os companheiros encarnados que lutam nas retaguardas da vida f2sica... %e m!os abnegadas se nos estendem de &ais Alto, devemos estender as nossas aos que trabalham duro nas experincias do mundo material - o palco que ainda nos aguarda em nossa carncia de ascens!o... 4orque n!o sentimos a dor, n!o significa que ela n!o existaC porque n!o nos falta o p!o, n!o podemos acreditar que ningum este*a passando fome... 8odas as coisas e todos os seres vivem interligados@ )e certa maneira, a necessidade do pr(ximo tambm a nossa... A indiferen a absoluta uma ilus!o. 'ingum consegue se desvincular da -ida, esquecendo os seus deveres@... - 4ara o esp2rito, n!o h tesouro maior que a bn !o do trabalho edificante. O trabalho com o 3risto a nossa garantia, onde estivermos no corpo ou fora dele - o nosso mrito, a nossa paz, a chave de luz que nos descerra todas as portas... O trabalho no bem capaz de improvisar o 3u em toda parte@ Os EG;H'9A' se isolam, desconhecendo que permanecer!o ilhados nas sombras de si mesmos... A -ida permanente doa !o de amor@ >uem se revela incapaz de cooperar n!o recebe coopera !o - n!o se coloca em condi 1es para o aux2lio de que se mostra carente. )e que nos valeria semear em terra estril? A gleba deve estar apta para que a semente germine... O problema da 7umanidade a indiferen a. >uando o homem se transportar para a situa !o do seu semelhante, procurando sentir o que o outro sente, o mundo se transformar@ 4or isto, meus irm!os, a reencarna !o uma lei altamente educativa.
173) 7EG7E.I).; ';6IA/8E)9E" o esp2rito experimenta o drama dos que vivem, os que

mendigam nas ruas, que habitam casas em ru2nas, que reclamam assistncia mdica, que n!o tm acesso aos bancos das escolas, que se humilham # procura de trabalho que lhes garanta o m2nimo necessrio... Os pais que contemplam os filhos esqulidos e sem expectativas *ustas para o futuro, neles est!o a contemplar a si mesmos em pregressas existncias, quando, na ;0>/I)6IA, esqueceram a solidariedade devida aos filhos alheios... 'os filhos que se desvirtuam, est!o observando o que fizeram de si@ 'ingum espiritualmente se reconstr(i, sem participar da edifica !o moral dos seus semelhantes. A D7IEJA perante a 0E)K7IA - a in,til tentativa do homem em ignor-la desencadeia acontecimentos funestos, porquanto, segundo as leis que velam pela harmonia do Dniverso, todos vivem na (rbita do que inconscientemente dese*amos... O que deixamos de fazer no bem dos outros, mesmo quando a ningum fa amos mal, omiss!o pela qual responderemos. As .eis da -ida se negam a cooperar com quem se furta de cooperar com elas@ $sto matemtico... >uem pouco recebe, nada tem feito para receber mais. %obre a 8erra, o homem ser cada vez mais interdependenteC por maior se*a o avan o da tecnologia, o homem sempre estar carente de contato humano... 'ingum pode conversar com

uma mquina ou se abra ar com um computador. "xistem maravilhas inexploradas, no mundo ps2quico de cada um@ O novo milnio, sem d,vida, ser o milnio das grandes descobertas psicol(gicas - o excessivo progresso da 3incia compelir o homem ao caminho do autodescobrimento@ &editemos meus irm!os, na li !o da piedade e se*amos mais fraternos, para que )eus se compade a de nossas mazelas.
174) A B>8A)I.A.E C ; 6;70; 8H'9I6; .; 67I'9; - O &estre tem sofrido conosco, por

isto "le nos ensinou5 :'a verdade vos digo que quantas vezes v(s fizestes isto a um destes meus irm!os mais pequeninos, a mim que o fizestes:. "nquanto chorar sobre a 8erra uma s( alma, a miss!o do %enhor n!o estar cumprida. A tarefa dos homens retirar da cruz Aquele que veio para a nossa reden !o... 0 ;esus que chora com os desvalidos, que se aflige com os descren tes, que padece com os que lhe esquecem das palavras. '!o podemos continuar de bra os cruzados, enquanto "le, mesmo do madeiro que lhe foi imposto, permanece de m!os estendidas. O trabalho de evangeliza !o das criaturas encarnadas est apenas come ando - muito temos a fazer nos sculos que nos esperam... %e*amos intrpretes da vontade do %enhor@ )e que nos valeria a cren a que n!o se movimentasse no aux2lio aos que sofrem? "sque amos qualquer partidarismo religioso... 'a )outrina "sp2rita, somos chamados a vivenciar a fraternidade leg2tima, sem qualquer proselitismo IAquele que se converteu a uma religi!o, doutrina, idia ou sistema diferente da que tinha. 4artidrio, sectrioM de arrastamento. A ambi !o do homem desvirtua os seus melhores sentimentos - a sede de poder, de dom2nio, de prest2gio pol2tico. /alsos 3ristos e falsos profetas enxameiam no mundo de agoraC o *oio cresce ao lado do trigo. &uitas almas sinceras est!o sob as garras dos dspotas ItiranoM da f... Drge libert-las com os nossos exemplos de vivncia genuinamente crist!. Os esp2ritos das 8revas n!o desistiram de agir e mantm sobhipnose milhares e milhares de almas. Apenas o "vangelho praticado lograr despertar os que dormem. As tribunas est!o repletas de oradores e conta-se em grande n,mero os livros publicados que concitam o homem # inadivel renova !o, todavia, neste ocaso de milnio, escasseiam os bons exemplos... O esp2rito est cansado de tanta ret(rica. Dnamo-nos ao %enhor e se*amos )ele as m!os operosas - m!os que levantam os ca2dos, que apontam o rumo certo, que balsamizam feridas, que acenam com novas esperan as.
175) Aproximemo-nos de ;esus e "le nos utilizar em seus prop(sitos divinos. "sque amo-nos.

'!o aspiremos outra gl(ria que n!o se*a a de servir. 3umpramos o dever *unto aos pequeninos, aos humildes. 0 na pequenez que o homem se engrandece. 4ara conquistar o mundo, o homem n!o necessita de sair de onde foi colocado pela 4rovidncia )ivina. "nsinemos a criatura encarnada a pensar... O excessivo apego # letra entorpece as mentes. A palavra hipn(tica de muitos oradores afeitos #s %agradas "scrituras mantm as almas cativas... '!o h necessidade de que nos estendamos neste mister. O 3risto continua sendo vendido dentro dos templos. 8odavia a -erdade, a cada dia que passa, triunfa sem violncia. )e modo impercept2vel, o %enhor ganha adeptos sinceros em toda parte. '!o se*amos, por nossa vez, na f que professamos fanticos ou preconceituosos. %em Amor, n!o existe %abedoria. A finalidade da religi!o a de que se*amos bons para com todos. "nquanto existir um s( infeliz sobre a 8erra, a nossa felicidade n!o ser completa@

You might also like