You are on page 1of 4

Resenha de Alta costura e alta cultura e Espao social e espao simblico, de Pierre Bourdieu respectivamente: In ______. Questes de Sociologia.

. Rio de Janeiro: Marco Zero, 198 ! In ______. Razes prticas: sobre a teoria da ao. "ampinas: Papirus, 199#. Pierre Bourdieu $oi um inte%ectua% $ranc&s, $ormado em 'i%oso$ia, (ue desenvo%veu diversos tra)a%hos nos campos da *ocio%o+ia e ,ntropo%o+ia, tornando-se re$er&ncia e in$%u&ncia no mundo acad&mico desde os anos 19#. at/ o presente. 0o te1to 2,%ta costura e a%ta cu%tura3, Bourdieu esco%he a moda 4um tema considerado $r5vo%o6 para demonstrar (ue, por meio da an7%ise de o)8etos tidos como 2indi+nos3, / poss5ve% e1trair +anhos cient5$icos neste e1emp%o espec5$ico, o autor pode estudar um o)8eto sa+rado atrav/s de um (ue n9o / t9o %e+itimado e prote+ido (uanto a(ue%e, evitando assim a re8ei:9o de seu tra)a%ho. ; conceito $undamenta%, (ue estrutura este tra)a%ho de Bourdieu, / o de 2campo3, (ue / 2um espao de jogo, um campo de relaes objetivas entre indivduos ou instituies que competem por um mesmo objeto (p. 2). Segundo o autor, campos de prticas diferentes possuem dinmicas, estruturas similares o que ele chama de homologia dos campos que permite comparar moda e alta cultura. De acordo com Bourdieu, a lei geral dos campos diz que:
os detentores da posio dominante, os que tm maior capital especfico, se opem por uma srie de meios aos entrantes (emprego de propsito esta metfora emprestada da economia), recm-chegados, chegados-tarde, arrivistas que chegaram sem possuir muito capital especfico (p.2).

Para defender suas posies, dominantes que, no campo da alta costura, representam tradio, luxo, prestgio, refinamento etc. utilizam estratgias de conservao do capital especfico de seu campo, enquanto dominados representando o kitsch, livre, humorstico, super-chic buscam, atravs de tentativas de inverter certos valores do campo, acumular o capital que ainda no tm, utilizando estratgias de subverso. No entanto, essa luta interna pelo poder se faz em nome do jogo e tem limites: o objetivo destruir a hierarquia, mas no o campo em si.

O motor do campo essa luta interna pela dominao, que faz com que ele se transforme constantemente, uma vez que a distino, a diferena a lei implcita do campo: uma classe possui determinada propriedade, enquanto as outras classes buscam alcanar o mesmo objetivo; quando o alcanam, a classe dominante tem que encontrar uma nova forma de distino. Neste ponto, o autor faz um parntese para explicar o que ele chama de luta integradora, a busca por um objeto comum de disputa que, apesar de levar a mudanas nas vidas de indivduos, tende a assegurar a permanncia das relaes, posies e hierarquias dentro do campo: se, por um lado, alguns indivduos mudam de posio, por outro, as posies continuam existindo ou, nas palavras de Bourdieu, h o invariante que o produto da variao (p. 6). A luta pelo monoplio da distino dentro de um campo traz o problema da sucesso, ou da rotinizao do carisma (de acordo com Weber): no caso da moda, possvel substituir aquele que tem o poder criador, algum como Chanel? Ao contrrio do campo da burocracia, onde o que importa so os cargos e no aqueles que os ocupam, o autor afirma que
2o (ue est7 em 8o+o / a possi)i%idade de transmitir um poder criador! os etn<%o+os diriam uma esp/cie de Mana. ; costureiro rea%i=a uma opera:9o de transubstanciao. >oc& tem um per$ume do Monopri1 por tr&s $rancos. , griffe trans$orma-o num per$ume "hane% va%endo trinta ve=es mais. ? o mesmo mist/rio do urino% de @uchamp, (ue se constituiu como o)8eto art5stico por(ue ao mesmo tempo $oi marcado por um pintor (ue %he co%ocou a assinatura e enviado para um %u+ar consa+rado (ue, ao rece)&-%o, $e= de%e um o)8eto de arte, assim transmutado econAmica e sim)o%icamente. , griffe / a marca (ue muda n9o a nature=a materia%, mas a nature=a socia% do o)8eto3 4p. B-86.

Mas o pro)%ema da sucess9o persiste, 87 (ue a +ri$e / um nome pr<prio, a%+o (ue n9o se herda. 09o / a raridade do produto (ue %he atri)ui va%or, mas a raridade do produtor. Csta raridade / produ=ida pe%o pr<prio campo, atrav/s da mo)i%i=a:9o do poder (ue reside na cren:a co%etiva no 8o+o. Duanto mais a%ta a situa:9o na hierar(uia, mais acesso se tem a esse poder: 2os (ue i%udem s9o i%udidos e i%udem muito me%hor (uanto mais i%udidos $orem! e%es s9o muito mais misti$icadores (uando s9o mais misti$icados3 4p. 96. @essa $orma, o nome pr<prio / constru5do em um circuito de consa+ra:9o 4atrav/s de pr&mios, distin:Ees, mecanismos de prest5+io, revistas, distri)ui:9o de recursos

materiais e sim)<%icos6 (ue, (uanto mais %on+o, invis5ve% e comp%e1o $or para a(ue%es (ue participam de%e mais potente ser7. Cste tra)a%ho de Bourdieu pode ser interpretado como uma cr5tica ao campo acad&mico, ao evidenciar (ue e%e tam)/m / um espa:o de disputa de poder, onde os inte%ectuais se recusam a dessacra%i=ar seu pr<prio 8o+o atrav/s de uma an7%ise cient5$ica, prote+idos pe%a %e+itimidade produ=ida pe%a sua pr<pria $/ na a%ta cu%tura, dentro do seu circuito de consa+ra:9o. J7 em 2Cspa:o socia% e espa:o sim)<%ico3, o autor propEe um mode%o estrutura% de socio%o+ia (ue depende de uma %eitura re%aciona%. ,$irma (ue s< / poss5ve% 2capturar a %<+ica mais pro$unda do mundo socia%3 4p. 1F6 ana%isando um 2caso particu%ar do poss5ve%3, ou se8a, estudando a particu%aridade de uma dada rea%idade emp5rica, com um recorte de tempo espec5$ico para assim desco)rir 2o invariante, a estrutura, na variante o)servada3 4p. 1F6. *eu o)8etivo / encontrar as estruturas, os princ5pios de constru:9o (ue $ormam o espa:o socia% e os mecanismos de reprodu:9o desse espa:o. Bourdieu propEe (ue a an7%ise socio%<+ica a)andone o senso comum uma vis9o (ue, por atri)uir determinadas caracter5sticas como 2ess&ncias3 cu%turais ou )io%<+icas a um +rupo, pode %evar G cria:9o de preconceitos e racismo e se condu=a por conceitos, (ue e%e apresenta ao %on+o do tra)a%ho. ; autor come:a ent9o a construir seu sistema de an7%ise, a$irmando (ue 2o rea% / re%aciona%3! com isto (uer di=er (ue uma pr7tica +anha si+ni$icado na medida em (ue serve para criar di$erencia:9o, e a di$eren:a s< e1iste e $a= sentido em re%a:9o a outras propriedades. , di$eren:a est7 presente na no:9o de 2espa:o3, um con8unto de posi:Ees distintas e coe1istentes (ue se de$inem umas em re%a:9o Gs outras por re%a:Ees de pro1imidade 4vi=inhas ou distantes6 e de ordem 4acima, a)ai1o6. ;s a+entes est9o distri)u5dos no espa:o socia% de acordo com os princpios de diferenciao: capita% econAmico e capita% cu%tura% e tanto o vo%ume +%o)a% de capita% (uanto o peso re%ativo dos dois tipos de capita% a$etam sua posi:9o no espa:o socia%. ,m)os s9o incorporados e $uncionam como uma 2+ram7tica interna3 (ue orienta as pr7ticas e a:Ees dos a+entes: o (ue Bourdieu conceitua como habitus, uma disposi:9o, princ5pio (ue +era

coer&ncia nas esco%has dos a+entes. 09o se trata de uma determina:9o das esco%has, mas sim da maneira como se apropria de%as 4n9o / s< o (ue a%+u/m come, mas a maneira de comer6! o habitus tradu= as caracter5sticas de uma posi:9o em esti%os de vida. ;s habitus +eram pr7ticas distintas e distintivas, $uncionando como es(uemas c%assi$icat<rios. *e+undo Bourdieu,
2ao serem perce)idas por meio dessas cate+orias sociais de percep:9o, desses princ5pios de vis9o e de divis9o, as di$eren:as nas pr7ticas, nos )ens possu5dos, nas opiniEes e1pressas tornamse di$eren:as sim)<%icas e constituem uma verdadeira linguagem3 4p. HH6.

,ssim, as di$eren:as se tornam signos distintivos, mas apenas se $orem perce)idas 2por a%+u/m capa= de estabelecer a diferena3 4p. H 6. ; autor tam)/m $a= uso do conceito de c%asses (ue considera tanto Mar1 (uanto Ie)er, mas esta)e%ece uma perspectiva di$erente destes autores. Para Mar1, a c%asse se de$ine de acordo com a posi:9o em re%a:9o aos meios de produ:9o, e h7 necessariamente uma re%a:9o de anta+onismo entre as c%asses 487 (ue os o)8etivos parti%hados por cada c%asse se chocam contra os das outras6. J7 Ie)er usa a ideia de estamentos, (ue %eva em conta um crit/rio econAmico, a posi:9o no mercado, mas os o)8etivos n9o s9o necessariamente comuns, podendo variar de acordo com a situa:9o. J7 para Bourdieu, a situa:9o de c%asse 4dada pe%a soma do capita% econAmico ao capita% cu%tura%6 / di$erente da c%asse como comunidade. , c%asse rea% s< e1iste (uando a po%5tica a produ= 4como em a%+uns casos orientados pe%a teoria mar1ista6. *e+undo o autor, 2o (ue e1iste / um espa:o socia%, um espa:o de di$eren:as, no (ua% as c%asses e1istem de a%+um modo em estado virtua%, ponti%hadas, n9o como um dado, mas como algo ue se trata de fazer3 4p.HB6. Bourdieu encerra o te1to incitando seus %eitores a se es$or:arem por $a=er $uncionar o mode%o apresentado e construir o espa:o socia% e o espa:o sim)<%ico no seu pr<prio 2caso particu%ar do poss5ve%3, contri)uindo assim para o avan:o da socio%o+ia.

You might also like