You are on page 1of 10

Arauto do Esprito: So Paulo A converso de Saulo: At 9 como marco na vida do apstolo. Saulo: madeira talhada para Deus.

s. Cego em Damasco encontra Ananias. Receio de Ananias. Saulo: udeu rigoroso !mas "uem pode estar certo de conseguir estar em dia com tantos preceitos#$. Como era %arso# Era &ela e prspera !comercial$. 'avia grande n(meros de udeus da di)spora. Saulo rece&era o nome de Schaul em homenagem a Saul* "ue pertencia + mesma tri&o de ,en amim. Saulo possua cidadania romana o "ue lhe dava privil-gios.

Saulo tra&alhava como tabernacularius* era comum udeus cultos tra&alharem. Este am&iente permitiu a Saulo conhecer o grego e .iloso.ia. 'avia muita doutrina pag e .ilos.ica em %arso e um .orte sincretismo religioso. /oi aluno de 0amaliel. Saulo .oi um tpico reprensentante da Di)spora. Caminhos aps a converso: a$ Anos o&scuros na Ar)&ia. &$ 1olta para Damasco !- perseguido e .oge$. c$ 2erusal-m !P3e4se ao lado dos helenistas$. Come5am as miss3es com ,arna&- !sua .orma5o .oi na 6escola7 de Antio"uia.

8 prov)vel "ue se a a"ui o cen)rio do 6homem "ue .oi ao terceiro c-u7$. Por onde vai* semeia igre as. Escrito ditoso: a$ grandes epstolas: 0)latas* Corntios* Romanos e %essalonicenses9 &$ do cativeiro: /il:mon* Colossenses* E.-sios e /ilipenses9 c$ pastorais: %imteo e %ito. Paulo no possua um estilo &rilhante* mas at- mesmo simples. ; m-todo de Paulo: Primeiro +s Sinagogas* depois ao resto do povo. %udo suportar !< Cor =<* =>$ As viagens de Paulo: =? @omento: Asia9 <? @omento: ;cidente. As eBperi:ncias em Chipre e em Atenas.

Aps Atenas Paulo perce&e os riscos do culto + raCo: A CruC - loucura para o mundo. A pervertida Corinto das prostitutas sagradas de A.rodite Pandemos rece&e a mensagem. Paulo preocupa4se com suas comunidades e com a m) in.lu:ncia dos udaiCantes. A mensagem de Paulo &aseia4se na Realidade: as preocupa53es dos tessalonicenses* as desordens morais em Corinto* a importDncia dada ao tra&alho. A "uesto dos helenistas contra os udaiCantes e o Conclio de 2erusal-m: Paulo sa&e ser rgido e se adaptar. A cena de Antio"uia com Pedro e seu erro de atitude* mas no de doutrina. Paulo nos ensina "ue as prescri53es udaicas no podiam saldar a dvida

ad"uirida pelo homem para com Deus* apena o amor de Cristo pode .aC:4lo. E o .uturo# Pro&lemas do cristianismo entre os pagos: naturalismo "ue dissolve a transcend:ncia e as .iloso.ias !o orgulho da intelig:ncia$. A 0nose. A de.ini5o de uma nova sociedade "ue dever) su&stituir pagos e udeus: a Egre a* corpo de Cristo* onde esto todos os "ue vivem segundo o Esprito. Diante da li&erdade atingida pelo cristo "ue venceu o mundo e o pecado* "ue importa ser servo ou senhor# Fi&erdade de amar e de servir. Essa li&erdade .erir) de morte o Emp-rio. A&surda a.irma5o de "ue Paulo adulterou o Evangelho. De volta a 2erusal-m* dois receios:

=G %ornar4se suspeitos diante dos che.es da Egre a de 2erusal-m ligados ao udasmo !no se sustentou$. <G ;s udeus encarni5ados "ue "ueriam vingan5a contra o traidor. ; clima es"uenta em 2erusal-m e Paulo e eBtraditado para ser ulgado em Roma. Roma: a$ Ca&e5a do imp-rio. &$ Cosmopolita c$ 0rande comunidade udaica !menor "ue AleBandria$. H>>> udeus .oram saudar Augusto. d$ A comunidade crist* no se sa&e como* ) estava .ormada em Roma. ; "ue eBplica o .ranco crescimento da comunidade romana# A presen5a de Pedro.

Provas da Estadia de Pedro em Roma: a$ Escava53es "ue o con.irmam com graffiti "ue o indicam. &$ A lgica da constru5o da &aslica petrina9 c$ %eBtos primitivos: Pedro em Roma
IFancemos os olhos so&re os eBcelentes apstolos: Pedro .oi para a glria "ue lhe era devida9 e .oi em raCo da inve a e da discrdia "ue Paulo mostrou o pre5o da paci:ncia: depois de ter ensinado a usti5a ao mundo inteiro e ter atingido os con.ins do ;cidente* deu testemunho perante a"ueles "ue governavam e* desta .orma* deiBou o mundo e .oi para o lugar santo. A esses homens J...K untou4se grande multido de eleitos "ue* em conse"L:ncia da inve a* padeceram muitos ultra es e torturas* deiBando entre ns magn.ico eBemplo.I !So Clemente ,ispo de Roma* ano 9M* Carta aos Corntios* N*O4P9 M*=$. IQo - como Pedro e Paulo "ue eu vos dou ordens9 eles .oram apstolos* eu no sou seno um condenadoI !Santo Incio Bispo de Antioquia - Carta aos Romanos 4,3 - 1 ! d"C$. Assim* @ateus pu&licou entre os he&reus* na lngua deles* o escrito dos Evangelhos* "uando Pedro e Paulo evangeliCavam em Roma e a .undavam a Egre a.I !Santo Ireneu Bispo de #i$o - Contra as %eresias,III,1,1 - 1& d"C$. ISo& Cl)udio JEmperadorK* /lon J"uande estoriador udeuK em Roma relacionou4se com Pedro* "ue ento pregava aos seus ha&itantes.I !Eus-&io de Cesar-ia 4 'E EE*=P*= 4 O=P d.C$ IFogo depois* o supracitado m)gico JSimoK* com os olhos do esprito impressionados por uma luC divina e eBtraordin)ria* aps ter sido convencido de suas insdias Jc.. At H*=H4<OK pelo apstolo Pedro* na 2ud-ia* empreendeu uma longa viagem al-m4mar. /ugiu do ;riente para o ;cidente* ulgando "ue* somente ali* poderia viver de acordo com suas convic53es. 1eio para Roma* onde .o &astante coad uvado pela potRncia ali &em esta&elecida Jc.. Ap =PK* e em pouco tempo sua iniciativas tiveram :Bito* pois .oi honrado como um deus pelo povo da regio* com a ere5o de uma est)tua. @as estas

coisas pouco duraram. Emediatamente depois* ainda no come5o do imp-rio de Cl)udio* a Provid:ncia universal* &onssima e cheia de amor aos homens* conduCiu mo a Roma* "ual advers)rio deste destruidor da vida* o valoroso e grande apstolo Pedro* o primeiro dentre todos pela virtude. Aut:ntico general de Deus* munido de armas divinas Jc.. E. M*=S4=P9 =%s N*HK* traCia do ;riente ao ;cidente a preciosa mercadoria da luC inteligvel* e anunciava* como a prpria luC Jc.. 2o =*9K e palavra da salva5o para as almas* a &oa nova do reino dos c-usI !'us(bio de Cesar(ia - %',III,14,4-) - 31! d"C$

Episcopado em Roma
Eus-&io de Cesar-ia* narrando so&re a primeira sucesso Apostlica em Roma escreve: IDepois do martrio de Pedro e Paulo* o primeiro a o&ter o episcopado na Egre a de Roma .oi Fino. Paulo* ao escrever de Roma a %imteo* cita4o na sauda5o .inal da carta Jc.. <%m S*<=K.I !Eus(bio Bispo de Cesar(ia - %',III,* - 31! d"C$. IJ...K"uanto a Fino* cu a presen5a unto dele Jdo Apstolo PauloK em Roma .oi registrada na <T carta a %imteo Jc.. <%m S*<=K* depois de Pedro .oi o primeiro a o&ter ali o episcopado* con.orme mencionamos mais acima.I !'us(bio Bispo de Cesar(ia %',I+,& - 31! d"C$. IJ...KAleBandre rece&eu o episcopado em Roma* sendo o "uinto na sucesso de Pedro e PauloI !'us(bio Bispo de Cesar(ia - %',I+,1 - 31! d"C$.

@artrio em Roma
I%endo vindo am&os a Corinto* os dois apstolos Pedro e Paulo nos .ormaram na doutrina evang-lica. A seguir* indo para a Et)lia* eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e* por .im* so.reram o martrio simultaneamenteI ! ,ion-sio de Corinto, ano 1! , e.trato de uma de suas cartas aos Romanos conforme fragmento conser/ado na %' II,*0,&$.

IEu* por-m* posso mostrar o tro.-u dos Apstolos JPedro e PauloK. Se* pois* "uereis ir ao 1aticano ou + 1ia ;stiense* encontrar)s os tro.-us dos .undadores desta Egre aI !,iscurso contra 1robo - Caio presb-tero de Roma, 2 ou - 133 d"C $. Eus-&io tam&-m trata deste escrito em 'E EE*<N*P. IPedro* .inalmente tendo ido para Roma* l) .oi cruci.icado de ca&e5a para &aiBoI !4r-genes, 2*03, conforme fragmento conser/ado na %', III,1$.

IUuando Qero viu consolidado seu poder* come5ou a empreender a53es mpias e muniu4se contra o culto do Deus do universo. J...K /oi tam&-m ele* o primeiro de todos

os .igadais inimigos de Deus* "ue teve a presun5o de matar os apstolos. Com e.eito* conta4se "ue so& seu reinado Paulo .oi decapitado em Roma. E ali igualmente Pedro .oi cruci.icado Jc.. 2o <=*=H4=99 <Pd =*=SK. Con.irmam tal asser5o os nomes de Pedro e de Paulo* at- ho e atri&udos aos cemit-rios da cidade.I !'us(bio Bispo de Cesar(ia %',II,*0,1-0 - 31! d"C$.

IPedro* contudo* parece ter pregado aos udeus da Di)spora* no Ponto* na 0al)cia* na ,itnia* na Capadcia e na Asia Jc.. =Pd =*=$* e .inalmente .oi para Roma* onde .oi cruci.icado de ca&e5a para &aiBo* con.orme ele mesmo dese ara so.rer.I ! 'us(bio Bispo de Cesar(ia - %' III,* - 31! d"C$.

Esta estadia de Pedro e Paulo .oi eBtremamente &en-.ica* ha a vista as convers3es de pessoas da 6casa de C-sar7. Aps dois anos Paulo .oi posto em li&erdade. @as aps o incidente do inc:ndio de Roma* - novamente preso na Asia* onde .aCia suas miss3es* agora com todos os rigores. Como era cidado romano teve a 6honra7 de ser decapitado* na via ostiense.

Paulo - m)rtir e Apstolo As igre as de So Pedro e de So Paulo.

You might also like