You are on page 1of 22

Velhos Valores, Novas Tecnologias, Quem o Pai?

VERENA STOLCKE

Tradicionalmente, os antroplogos tm estudado os outros", os primiti vos, mas a antropologia mais do que isso. Como um programa cientfico, ela visa a investigar as relaes sociais e suas vinculaes com as formas culturais e simblicas, conforme elas variam no tempo e no espao. Neste sentido, no h o menor cabimento em excluir dessa tarefa a sociedade oci dental e sua cultura. Pretendo, neste ensaio, analisar um dos mais recentes produtos da cultura ocidental, a saber, as novas tecnologias da reproduo, isto , o boom dos bebs de proveta nos seus mltiplos efeitos e significados sociais, polticos e simblicos. O sonho do homem de criar vida bem antigo. At recentemente, no era mais do que um produto da imaginao, que, enquanto exemplo tpico da sede do homem moderno em busca do conhecimento e do controle da natureza, servia tambm para acentuar as limitaes humanas. Todavia, este sonho est, rapidamente, tornando-se realidade. Em 1818, Mary Shelley publicou o inicialmente annimo Frankenstein, or the Modem Prometheus. a fbula do cientista que cria um homem-monstro. No seu fracassado Frankenstein, ele exemplifica o desejo obsessivo do ho mem em descobrir o segredo da vida para produzir a prpria vida, bem como as limitaes de uma empreitada cientfica destituda de responsabilidade mo ral (Shelley, 1818; Winter, 1982). Em 1926, a feminista Charlotte Haldane, esposa do notvel bilogo ingls, J. B. S. Haldane, escreveu Mans World. uma utopia pseudocientffica que descreve os efeitos que teria na sociedade a possibilidade de o homem poder determinar antecipadamente a qualidade e sexo dos filhos. O resultado uma
Anurio Antropolgico/86 Editora Universidade de Braslia/Tempo Brasileiro, 1988

93

Verena Stolcke sociedade superficial e funcional de brancos governados por uma elite cientfi ca na qual as mulheres so classificadas conforme suas aptides reproduti vas, ao mesmo tempo em que a liberdade individual e a diversidade so tolhi das em benefcio de fins comunais. Charlotte inspirou-se nos prprios sonhos de Haldane, publicados em Daedalus em 1923, associados reproduo eugnica de crianas por ectogenesis. (C. Haldane, 1926; 1949; J. B. S. Halda ne, 1925; 1927; Clark, 1968). Quase simultaneamente, H. J. Muller, o famoso bilogo, escreveu Out of the Night, a Biologists View of the Future, uma utopia eugnica que previa um admirvel mundo novo povoado por uma raa supremamente inteligente e cooperativa. Inseminao artificial, cultura e estocagem de esperma de gran des homens (seus heris foram Lenin, Newton, da Vinci, Pasteur, Beethoven, Omar Khayyam, Puskin, Sun Yat Sen e Marx), recuperao de ovrios para fertilizao extra-uterina, transferncia do embrio e seleo sexual para eli minar defeitos genticos e determinar a proporo dos sexos a servio de uma nova cincia da eugenia, tudo isso transformaria as relaes sociais competitivas, abolindo classes por meio do desenvolvimento das qualidades intelectuais e morais humanas (Muller, 1936)1.
Agora, tudo isso no mero devaneio. No somente pode, de fato, ser realiza do, como acredito que, na verdade, o ser. Precisamente de que modo estas apli caes genticas viro ao homem pode estar em questo no momento, mas que elas viro, certamente viro. indispensvel que o homem, voluntariamente, de sista de seu domfnio potencial, justamente agora, que ele alcanou um estgio to avanado, nem tampouco um mundo esclarecido rejeitar para sempre qual quer instrumento efetivo que surja para o seu prprio desenvolvimento. No s o nosso avano gentico patentemente possvel, como tambm muito mais ga-

1. Mullr foi um pioneiro da gentica moderna; inspirado na teoria mendeliana de heredi tariedade, ele descobriu o efeito mutagnico dos raios-X, investigou a localizao cromossmica da informao gentica convencido de que as unidades hereditrias eram substncias qumicas. Ctico das possibilidades de colocar em prtica nos Estados Uni dos sua doutrina eugnica, ele foi para a Unio Sovitica em 1933 a convite do Instituto Gentico de Moscou. Mas, o dogmatismo politico de T. D. Lysenko e a oposio que Stalin fez ao seu programa eugnico e a perseguio a cientistas dissidentes levou-o logo a procurar uma maneira de deixar o pais. Seu alistamento como mdico das Briga das Internacionais deu-lhe uma razo politicamente legtima para partir, alm de atender ao seu anseio de solidariedade com o lado republicano na guerra civil da Espanha. Em 1947, recebeu o Prmio Nobel de Medicina. Nos anos ps-guerra, denunciou os efeitos deletrios da radiao na constituio gentica humana, exigindo o controle e a regula mentao de energia nuclear. At a sua morte em 1967, trabalhou na divulgao da sua doutrina eugnica humanista. Vide G. E. Alien, 1970; F. Hansen e R. Kollek, 1985; E. A. Carlson, 1981.

94

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai?


rantido e mais vivel que quajquer conquista recente do tomo, do espao inter planetrio, ou da natureza exterior em geral.. . E, mesmo que a nossa conquista da natureza exterior no logre xito, ainda assim, conquistaremos a ns mesmos e ficaremos bem satisfeitos com o prospecto de termos pela frente centenas de milhes de anos de feliz empreendimento que esse planeta nos reserva (Muller, 1936:154-155).

Muller compartilhou com a maioria de seus contemporneos o entusias mo pela eugenia mas no foi um adepto do laissez-faire no darwinismo social. Pelo contrrio, props a reproduo eugnica como um caminho para o me lhoramento social. Defendeu tambm a libertao da mulher do martrio da maternidade involuntria, pois somente o controle da natalidade asseguraria a reproduo eugnica por meio da inseminao artificial de esperma de ho mens excepcionais em mulheres com maridos estreis. Inteligncia e criatividade, cooperao e sade fsica e mental seriam os valores escolhidos por Muller no seu programa eugnico de seleo volunt ria. Embora condenasse o uso facista da gentica, ele nunca questionou as premissas elitistas de sua prpria teoria2. Tanto os dois Haldane como Muller participaram ativamente da guerra civil espanhola como voluntrios pelo lado republicanos.
2. J. B. S. Haldane colaborou em 1932 com o matemtico Lancelot Hogben, com Julian Huxley e com o geneticista de Edimburgo, F.A.E. Crew na criao de uma Sociedade para Biologia Experimental. Sintomtico da predominncia das idias eugnicas na co munidade de bilogos britnicos o fato de que Lancelot Hogben foi o nico dos quatro pais fundadores do SBE que no defendia alguma forma de controle de natalidade para algum setor da classe operria. Como ele argumentou (1938:333), porque as di ferenas de cociente de inteligncia no so muito afetadas pelo ambiente escolar, muitos autores tm dado, e ainda do, apoio noo de que diferenas desse tipo so um ndice confivel de constituio inata. Tais afirmaes no tm apoio nos resultados de pesquisas sobre semelhanas de gmeos. Omitem a importncia do meio uterino e do perodo de treinamento antes de poderem ser aplicados os testes de inteligncia. En tre o nascimento e a idade em que comea a educao formal h um perodo prolonga do e talvez altamente significativo, durante o qual as diferenas de comportamento social podem afetar o comportamento de um indivduo . . . Vide tambm Lancelot Hogben Nature and Nurture. Na Inglaterra, Sir Cyril Burt de Londres forneceria a prova aparen temente mais clara da determinao gentica de inteligncia em seus estudos de g meos idnticos separados, na tradio eugnica galtoniana. Burt, que morreu em 1971, foi nomeado cavaleiro pela rainha e homenageado pela comunidade cientfica. Por meados dos anos setenta, entretanto, ficou estabelecido, sem sombra de dvida, que Burt havia perpetrado uma grande fraude cientifica, falseando seus dados. To signifi cativo quanto a prpria fraude, o tempo que a comunidade cientfica levou para descobri- Ia. Burt comeou a publicar seus resultados sobre hereditariedade da inteligncia em 1909. Vide S. Rose, R. C. Lewontin, L. J. Kamin, 1984, cap. 5. 3. Ver C. Haldane, 1949, para uma descrio de seu envolvimento na guerra civil espa nhola, seu engajamento no partido comunista ingls, bem como sua posterior desiluso.

95

Verena Stolcke Esta seleo de textos arbitrria. No preciso, obviamente, mencionar o livro de Huxley Admirvel Mundo Novo, pois suficientemente conhecido. To davia, todos eles, de diferentes maneiras, so pertinentes minha discusso, isto , os motivos, significado e conseqncias das novas tecnologias de re produo. Esto a a busca do conhecimento e controle dos princpios da vida, o sonho eugnico da raa perfeita e a instrumentalizao da mulher a servio destes sonhos. Na poca, o programa eugnico de Muller era novidade no que concerne aos seus detalhes tcnicos. Todas as sociedades tm exercido algum tipo de controle reprodutivo. Foi apenas a medicalizao da procriao que comeou no final do sculo dezoito. Da em diante a contracepo e a inseminao arti ficial desenvolveram-se conjuntamente. Foi tambm nessa poca que, com a ascenso da burguesia, emergiu o novo conceito de infncia: a criana pas sou a ser o centro da famlia e o nascimento de filhos pareceu tornar-se uma questo de escolha (Lepenies, 1976:199 seg.; Gordon, 1976; Trallori, 1983). Spallanzani, um preformacionista, que considerava o vulo como elemento primodial, mostrou, por volta de 1770, que o contato entre o fluido seminal e o vulo era essencial para que houvesse fertilizao. Ao final dos anos setenta daquele sculo, ele inseminou com sucesso uma cadela, embora a penetra o do espermatozide no vulo s fosse descoberta em 1879 (Coleman, 1977)4. Esta foi a segunda inseminao artificial registrada em mamferos; a primeira ocorreu no sculo quatorze em uma gua (Rohleder, 1981, vol. I). Dada a simplicidade da inseminao artificial, que consiste, simplesmente, em depositar smen na vagina, no surpreende que a primeira tentativa humana com xito date, aproximadamente, de duzentos anos. Hunter conseguiu, em 1799 na Inglaterra, a primeira gravidez com smen humano, doado de um ma rido. Em 1804, Thouret repetiu o feito na Frana. Porm, a tcnica no parece ter sido dominada seno a partir de 1870. A primeira condenao oficial desta prtica veio do tribunal de Bordeaux em 1880 e, em 1897, o Santo Ofcio se guiu o exemplo sob a alegao de que a procriao sem sexo, implicando masturbao, violaria a Lei Natural. A oposio da Igreja francesa, aparente mente, bloqueou a inseminao artificial; enquanto isso, ela se espalhava pe los Estados Unidos, onde Pancoast, em 1884, fez a primeira inseminao com smen doado, no caso de um marido portador de azoospermia (David, 1985; Corea, 1985). A tcnica era, geralmente, empregada em casos de im4. Ver Dictionary of Scientific Biography, vols. 11-12, para uma biografia cientfica de Spallanzani.

96

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? potentia coeundi, generandi ou doena gentica. Com a descoberta mdica oficial por Ogino e Kraus, em 1932, do perodo frtil no ciclo feminino, a inse minao artificial tornou-se mais eficiente, mas o emprego do smen doado continuou a ser considerado uma violao da dignidade humana. Bunge e Sherman lograram, em 1953, a primeira gravidez humana com esperma con gelado e, com isso, estabeleceram-se bancos de esperma, sobretudo nos Estados Unidos. A partir de ento, cresceu a inseminao artificial com es perma doado. Ao final dos anos sessenta, estimou-se que entre cinco e sete mil crianas haviam nascido por esse mtodo nos Estados Unidos e cerca de mil na Repblica Alem (1 a 1.5 por mil, respectivamente) (Herzog, 1971:5-6). O declnio da taxa de natalidade nos pases em industrializao ao longo do sculo passado indica, por outro lado, que o controle de natalidade, notadamente pelo aborto e por outros meios populares, desenvolveu-se, simulta neamente, com a inseminao artificial. Como Gordon demonstrou nos Esta dos Unidos, os conservadores rechaaram, inicialmente, as reivindicaes das feministas pela liberdade de reproduo e maternidade voluntria, temen do que a queda das taxas de natalidade das classes altas ameaasse-lhes a supremacia racial e privilgios de classe e a liberdade que a contracepo re presentava para as mulheres. No obstante, os conservadores, nos anos trinta, cederam ao controle de natalidade, sem abandonar, entretanto, seus objetivos de classe elitista. Se a classe alta estava tendo menos filhos, era preciso, tambm, controlar a fertilidade da massa crescente de pobres (Gor don, 1976). Igualmente no comeo do sculo, quando o aborto foi criminaliza do, foram promulgadas as primeiras leis sobre a esterilizao compulsria de retardados e doentes mentais e de deficientes fsicos nos Estados Unidos5, no que no se constituram em excesso. O caso mais conhecido , eviden temente, o da Alemanha, onde a esterilizao compulsria foi um produto da doutrina de higiene racial, mas onde as esterilizaes eugnicas j eram im plementadas desde o fim do sculo dezenove, bem anterior a 1933, quando
5. O estado de indiana adotou, em 1907, a primeira lei de esterilizao nos mentalmente incapazes e nos criminosos inveterados; at 1915, outros doze estados haviam seguido o exemplo de Indiana (G. E. Alien, 1970-347). Durante os anos 50 e 60, surgiu nos Es tados Unidos um novo fluxo de esterilizaes, onde muitas meninas e mulheres negras foram esterilizadas sem o prvio conhecimento; as mulheres de origem indgena ou me xicana foram outras vtimas desses abusos (A. Clark, 1984:188-203). O fato de que haja mulheres que, voluntariamente, se submetem esterilizao - por exemplo, na Amrica Latina no significa, entretanto, que seja, necessariamente, uma escolha livre diante da ausncia de adequados servios de planejamento familiare dos percalos econmi cos predominantes.

97

Verena Stolcke entrou em vigor a primeira lei de esterilizao compulsria que, a partir de en to, foi aplicada s mulheres com distrbios psquicos relacionados sexuali dade e procriao (Bock, 1986). A poltica e a prtica de reproduo no perodo do ps-guerra refletem, cada vez mais, a desigualdade numa escala mundial. A um aumento da taxa de natalidade nos pases industrializados depois da guerra seguiu-se um de clnio substancial acompanhado de uma disseminao particular de anticon cepcionais femininos, porm, nenhum progresso se fazia no sentido de de senvolver um eficiente anticoncepcional masculino. No final dos anos setenta, o crescimento populacional reduziu-se a zero em alguns pases europeus, tais como a Alemanha e a Frana, declnio esse alcanado pela Espanha no incio dos anos oitenta. Porm, enquanto crescia na Europa uma nsia pr-natalidade, o governo dos Estados Unidos, em particular, ao invs de partilhar a ri queza dos ricos com os povos do Terceiro Mundo, adota uma poltica agres siva de controle populacional nesses pases, a fim de lhes reduzir o nmero de pobres. Essa combinao de controle populacional para o Terceiro Mundo e uma poltica interna pr-natalidade coincidiram, nos anos setenta, com a formula o de um novo paradigma sociobiolgico, segundo o qual, todo comporta mento social tem uma base gentica e as instituies sociais tm uma nica funo, ou seja, a maximizao gentica. Quanto s mulheres, elas estariam geneticamente programadas para o acasalamento monogmico heterossexual e para a maternidade, ao passo que a estratgia masculina mais eficiente de maximizao gentica seria fertilizar tantas mulheres quantas fossem poss v e l . A Sociobiologia surge, assim, para reforar uma ideologia de materni dade num momento em que, nos pases industriais, a famlia tradicional cons tituda de um homem, o seu ganha-po, e de uma esposa devotada ao traba lho domstico e s crianas, parecia estar-se desintegrando, na medida em que um nmero crescente de mulheres entrava no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que a fertilidade declinava e o movimento feminista desafia6. Seria um equvoco considerar a Sociobiologia como uma mera e inconseqente coque luche acadmica. Atualmente, essa sntese nova" vem gerando uma literatura vasta e crescente que, alm do mais, em funo da aparente simplicidade do modelo proposto, encontrou considervel ressonncia popular. O bilogo E. O. Wilson, da Universidade de Harvard, fundador da Sociobiologia, formulou a estrutura geral da nova e unificada teoria comportamental darwiniana em Sociobiology, the New Synthesis (1975), seguida, em 1978, de On Human Nature, que o primeiro livro explcito sobre a Sociobiologia humana. A partir da, prossegue-se ainda com Lumsden Genes, Mind and Culture em 1981 e Promethean Fire em 1983. Cf. S. J. Gould, 1986.

98

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? va a supremacia masculina. Com efeito, tal como o poltico francs Michel Debr indicara em 1979, o problema da fertilidade , acima de tudo, de natureza poltica. Se as mulheres francesas no admitissem a funo patritica de ge rar mais filhos, isto levaria a uma situao de produtores sem um mercado, penses que o Estado no suportaria mais pagar, uma legislao social total mente em perigo, um isolamento perigoso de uma Europa envelhecida num mundo superpovoado, onde o Terceiro Mundo faz o jogo da fertilidade. Por tanto, como proclamava um anncio recente, a Frana precisa de crian as!. .. H mais que o sexo na vida! (II ny a pas que le sexe dans la vie). A fertilizao in vitro comeou a ser desenvolvida nos anos cinqenta, sendo aplicada a seres humanos, pela primeira vez, em 1969. Em 1978, os cientistas britnicos Steptoe e Edwards conceberam o primeiro beb gerado in vitro com a transferncia do embrio. Em meados de 1985, haviam nascido no mundo mais de mil bebs de proveta. A spanha e a ndia tambm integram hoje o clube dos bebs de proveta, e o mais recente avano a triunfante fer tilizao de vulos congelados (Bopp, 1987). NMERO DE BEBS DE PROVETA, DE CENTROS DE FERTILIZAO IN VITRO E DATA DOS PRIMEIROS NASCIMENTOS POR PAS Pas Gr-bretanha Frana Austrlia Estados Unidos Alemanha Ocidental Brasil Japo Dinamarca Sua Sucia Noruega Israel Bebs de proveta sup. a 200 100-200 sup. a 2000 aprox. 180 130 2-3 20-30 1 2 8 20 6-8 Centros de fertilizao 8 sup. a 60 10 aprox. 108 19 6 sup. a 10 2-3 7 4 8 4-6 Ano do primeiro nascimento 1978 1978 1978 1980 1982 1982 1982 1982 1982/3 1982/3 1983 1983

Fonte: J. SEAGER e A. OLSON, ATLAS - AS MULHERES DO MUNDO, Nova Iorque, 1986. 7. Uma entrevista com Michel Debr realizada por Nouvel Observateur em 30 de abril de 1979.

99

Verena Stolcke Pode parecer, primeira vista, que a fertilizao in vitro no mais que um passo adiante no esforo cientfico sexualmente neutro de conquistar os princpios da vida. No entanto, ela representa mais do que apenas um salto qualitativo no controle da procriao pela tcnica mdica, pois hoje, so as mulheres os principais objetos desta forma de tecnologia, o que indito. A inseminao artificial caberia tratar de casos de esterilidade masculina e res ponder aos anseios do marido ou do casal de ter um filho do prprio sangue do pai. Embora as tecnologias reprodutivas atendam ao desejo de se ter filhos prprios e se alegue que o seu objetivo principal a cura da esterilidade fe minina, elas tambm se aplicam aos casos de esterilidade masculina. Essas tecnologias oferecem solues tecnolgicas para problemas cujas causas no so examinadas como a prpria esterilidade ou o desejo de maternidade. Alm disso, sempre envolvem a mulher em extensivas intervenes mdicobiotcnicas, tais como internamento hospitalar, intenso tratamento hormonal e anestesia geral na recuperao de vulos e transferncia do embrio.8 At agora contei uma estria simples e direta da trajetria trilhada pelo tratamento mdico na procriao humana nos ltimos dois sculos. Contudo, a biologia moderna e a medicina esto, inevitavelmente, atadas aos valores sociais e poltica (Webster, 1981:1). A cincia e a tecnologia so influencia das pelo meio scio-poltico no qual se desenvolvem e, por sua vez, reforam os valores e as relaes scio-polticas que as engendram. Bilogos, geneticistas e mdicos argumentam que esto apenas respondendo s exigncias e necessidades da populao, e que procuram somente ajudar os casais est reis a ter seus prprios" filhos. Porm, nunca pram para pensar sobre as razes dessa obsesso de se ter filhos do prprio sangue num mundo onde - alis isto dito - nascem crianas demais, muitas das quais morrem de desnutrio e fome. Que desejos ento, as novas tecnologias de reproduo satisfazem, e a quem, de fato, servem? No estou sugerindo que as tecnologias reprodutivas sejam uma soluo tecnocrtica concebida para interromper o declnio da fertilidade e suas alega das conseqncias econmicas nos pases do Primeiro Mundo, o que seria extremamente simplista9, pois a fertilizao artificial foi primeiramente desen
8. R. Duelli Klein (1985:65) sugere que as tecnologias reprodutivas reforam a desvalori zao e a opresso das mulheres. 9. Embora, se levarmos a srio alguma da literatura sobre o declnio da taxa de natalidade, teremos a impresso de que alguns polticos tm tais esperanas nas tecnologias repro dutivas. O Subsecretrio espanhol do Ministrio de Sade e Consumo, por exemplo, anunciou h pouco, sobre esse assunto: Eles (os centros de planejamento familiar) no

100

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? volvida na reproduo de gado e plantas para o aumento da produtividade das variedades j existentes. A pergunta que se impe saber por que ela tem si do igualmente aplicada a seres humanos? Ou melhor, por que esta obsesso em se ter um filho do prprio sangue? Sem esse desejo, a fertilizao artifi cial no teria o menor sentido. no sculo dezenove que devemos procurar as razes de nossa to individualizada noo biolgica de paternidade e ma ternidade. O estudo de sistemas de parentesco tem sido um passatempo favorito dos antroplogos, o que tem contribudo para demonstrar que esses sistemas e as teorias de concepo so mais construes culturais do que fatos natu rais. Neste sentido, segundo a teoria de concepo dos Trobiandeses, uma sociedade matrilinear da Oceania, a me que desempenha o papel essencial na formao do feto, enquanto o genitor no participa do processo, pois o pa pel social do pai assumido pelo irmo da me-genetriz. Sintomtica dos pre conceitos naturalsticos da Europa, esta forma de entender a concepo levou os antroplogos a quarenta anos de controvrsia sobre a alegada ignorantis paternitatis, isto , a estupidez dos primitivos sobre os fatos da vida (Mali nowski, 1927; Leach, 1969; Delaney, 1986). Ao contrrio, a teoria de concep o refletida na mitologia grega (por exemplo, em Orestia) percebe a genetriz como um mero veculo da essncia", em que o feto deriva somente do paigenitor, como com Palas Atenas, que nasceu da cabea de Zeus (Vickers, 1973; Lloyd, 1983). Na cultura ocidental, o feto concebido como um produto combinado de ingredientes genticos de ambos os genitores, de forma que essa concepo cultural est refletida nas nossas leis de filiao que so cognatas ou bilaterais 10. Recentemente, dois antroplogos, Rivire na Inglaterra e Hritier na Frana, tentaram minimizar as dificuldades legais e conceituais levantadas
so centros de planejamento familiar, mas de orientao familiar, que daro assistncia s pessoas que desejarem t-los por livre e espontnea vontade, com o espaamento que quiserem e que lutaro contra a esterilidade que afeta 300.000 casais espanhis. Tenho certeza que, nesse campo e com a ajuda de todos os meios disponveis podere mos conseguir muitos filhos novos para aqueles que os querem e que ainda no conse guiram t-los . 10. Poder-se-ia argumentar que, pelo menos naqueles pases onde a lei sobre a famlia possui razes no cdigo napolenico, tais como a Frana e a Espanha, de acordo com a qual o pai o marido da me, a paternidade concebida muito mais como uma ligao social do que como uma ligao biolgica. Apesar disso, a mesma lei concedia ao mari do o acesso exclusivo sexualidade de sua mulher, expresso nesses instrumentos le gais, como a penalidade reservada ao adultrio. Alm do mais, nesses pases, a pater nidade tem sido sempre popularmente entendida como um lao de "sangue .

101

Verena Stolcke pelas tecnologias reprodutivas que, no caso de doao do esperma ou vulos, parece subverter as noes biolgicas estabelecidas de paternidade (HritierAug, 1985a; 1985b; Rivire, 1985). Com efeito, do ponto de vista antropolgi co, os problemas suscitados pelas tecnologias reprodutivas no so to sur preendentes como parecem, uma vez que noes alternativas de paternidade podem ser encontradas em muitas culturas diferentes. Tal posio relativista no fornece, entretanto, qualquer explicao para essas diferenas culturais e, no caso ocidental, por no justificar as noes fortemente naturalistas que temos do parantesco, tambm no pode explicar as razes pelas quais a ferti lizao artificial comeou a ser desenvolvida. Tampouco nos diz nada sobre as reaes provocadas por essas tcnicas em diferentes setores sociais. Pa ra isso, precisamos analisar o contexto scio-estrutural no qual se desenvol veram essas tecnologias. o surgimento do naturalismo cientfico no Ocidente - quer dizer, as teo rias biolgicas que serviam para legitimar as desigualdades sociais no sculo dezenove - um fator crucial que auxilia a compreender as noes biolgicas individualizadas de paternidade dominantes. O que se destaca no debate do sculo passado sobre o lugar do homem na natureza a tenso profunda e persistente entre a busca da conquista e do controle da natureza e, ao mesmo tempo, a naturalizao" do homem social. Enquanto o desenvolvimento de sociedades de classe gerou crescentes desigualdades sociais, tal processo foi acompanhado por um ethos de oportunidades iguais para todos os homens nascidos semelhantes e livres. Essa iluso serviu, de um lado, para obscure cer as desigualdades sociais, mas, de outro, reforou a naturalizao das relaes sociais. Se o indivduo autodeterminado se mostrasse incapaz de aproveitar ao mximo as oportunidades que a sociedade lhe parecia oferecer, ento isto se devia a algum defeito essencial e inerente. Mas, observe bem, no estou argumentando que tal naturalizao tenha sido uma inveno in dita poca. Pelo contrrio, a questo crucial saber porque a naturaliza o, tal como difundida pelo darwinismo, pelo spencerismo e pelo lamarquismo sociais continuou a desempenhar esse papel ideolgico central numa sociedade de homens autodeterminados (Young, 1973; Leeds, 1972; Horstacker, 1944). A tese que proponho de que a burguesia no poderia mais justifi car as desigualdades sociais puramente em termos de uma tica de abstinn cia e de esforo, ou seja, de realizao pessoal, principalmente, porque estes atributos no pareciam mais explicar o sucesso da prpria burguesia. O re sultado foi um elitismo scio-poltico baseado nas teorias da superioridade biolgica de classe (Hobsbawm, 1985). Em decorrncia de sua base biolgi
102

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? ca, essa doutrina reforava, tambm, a noo de paternidade biolgica indivi dualizada e, com ela, a necessidad de controlar a sexualidade da mulher, j que somente ela poderia trazer para a famlia filhos da me sociais e biolgi cos (Stolcke, 1981). Assim, pode-se mostrar que a noo aparentemente uni versalista do indivduo autodeterminado excluia as mulheres que pareciam no fazer parte dela devido sua natureza feminina. Observe, por exemplo, o significado ambguo do termo herdar , prevalecente ainda hoje, que significa, no somente receber propriedade, posio social e ttulo por descendncia ou sucesso legal, mas, tambm, descen der (qualidade, carter) do progenitor. Uma vez que as regras de hereditarie dade, isto , a tendncia de igual gerar igual, so naturais e imutveis, elas justificam, de maneira mais persuasiva, as desigualdades sociais. A mesma ambivalncia est, tambm, refletida no desconforto atual sobre a adoo, o que poderia, de fato, ser uma possvel soluo para a esterilidade. Vamos agora retornar s polticas de controle populacional voltadas para o Terceiro Mundo, campanha pr-natalidade no Primeiro Mundo e s tecno logias reprodutivas. As trs compartilham uma mesma ideologia naturalstica e gentica de procriao, com conotaes de racismo eugnico e sexual, e tm em comum uma viso de humanidade dividida em eles e ns, em ajusta dos e desajustados. O relatrio Warnock, preparado pela comisso parlamentar britnica constituda para o estudo das implicaes legais e ticas das tecnologias re produtivas, lcido sobre os valores sociais subjacentes ao desejo" de uma paternidade biolgica por meio de uma maternidade tecnolgica:
A falta de filhos pode ser uma fonte de tenso mesmo para aqueles que delibera damente a escolheram. A freqente expectativa da famlia e dos amigos, expressa tanto explcita quanto implicitamente, que o casal constitua famlia. A famlia uma instituio valiosa dentro de nossa sociedade atual; nela, a criana recebe alimentao e proteo durante um perodo prolongado de dependncia. , tam bm, o lugar onde o comportamento social aprendido e onde a criana desen volve sua prpria identidade e sentimento de autovalor. Da mesma forma, os pais sentem que suas identidades na sociedade so intensificadas e confirmadas por seus papis na unidade familiar. Somada presso social de ter filhos, existe, pa ra muitos, uma forte necessidade de perpetuar seus genes por meio de uma nova gerao. Esse desejo no pode ser saciado pela adoo. (HMSO, 1984:8-9)

Deve-se levar a srio a verdadeira dor que a esterilidade pode causar nas mulheres, bem como nos homens, numa sociedade onde a identidade fe minina reside to intensamente na maternidade biolgica e a esterilidade mas culina tende a confundir-se com a ausncia de virilidade. No obstante, deve103

Verena Stolcke se distinguir o que desejo expresso livremente e o que necessidade indu zida socialmente. Conhece-se pouco sobre os motivos de mulheres que se submetem fertilizao in vitro. Porm, como Cristine Crowe demonstrou no estudo de um grupo de tais mulheres no Royal Shore Hospital em Sydney, Austrlia, eram os maridos que se inclinavam a conceber a paternidade em termos puramente biolgicos, ao passo que elas prprias desejavam, acima de tudo, viver a experincia social da maternidade. As mulheres que nunca consultaram agncias de adoo no o fizeram porque seus maridos prefe riam no ter filhos a recorrer adoo do filho de um outro homem. Assim, so as mulheres que sentem a maior presso social para gerar um filho, histo ricamente, tm sido acusadas de esterilidade, e agora, so tambm elas que devem submeter-se aos dolorosos procedimentos fsicos e psicolgicos da fertilizao in vitro para darem aos maridos um filho de seu prprio sangue, alm de tudo, correndo um alto risco de insucesso. Os mdicos envolvidos com a fertilizao in vitro alegam que a taxa positiva de 20 a 30%, seme lhante quela do processo natural de concepo em seres humanos que, de acordo com um especialista, so a espcie do reino animal com a menor taxa de eficincia reprodutiva ^ . Exemplo singular de racionalidade androcntrica produtivista, ignora, totalmente, o prazer envolvido no processo natural que, de maneira nenhuma, visa, necessariamente, concepo. Essas taxas po sitivas tm sido, entretanto, desafiadas, j que, dentre todas as mulheres submetidas a fertilizao in vitro, somente sete por cento conseguiram ter fi lhos vivos12. Para a grande maioria das mulheres que fracassaram, muitas

11. Parece ser uma comparao muito comum nas instituies mdicas. Ouvi, no ano pas sado, o doutor Edwards us-la numa conferncia sobre a fertilizao in vitro em Barce lona. 12. Durante uma visita a Barcelona, o doutor Edwards afirmou que houvera conseguido uma taxa positiva de 30% na implantao de trs embries (definidos como embries trans formados em crianas nascidas) em mes com idade abaixo de 40 anos. El Pas, 26 de outubro de 1985. Barri de Barcelona informou Comisso Espanhola de Estudos Espe ciais sobre a Inseminao Artificial sobre uma taxa geral positiva de 20% de gravidez nas transferncias de um a trs embries por ciclo na clnica Dexeus. Mas, gravidez no nascimento. Como Corea e Ince mostraram num estudo sobre as taxas positivas obti das pelas clnicas de fertilizao in vitro nos Estados Unidos, as cifras so, comumente, infladas pela adio de transferncias de embries e gravidez, ao invs de nascimentos ocorridos. (Corea e Ince, 1985). F. Labourie (1980) que, na primeira audincia pblica da Comisso de Justia e Direitos Humanos do Parlamento Europeu, atestou sobre Os Aspectos Jurdicos e ticos da Engenharia Gentica" em Bruxelas, questionou, igual mente, as taxas positivas alegadas pela comunidade mdica. No caso da Frana onde existiam, no final de 1984, aproximadamente, 60 centros de fertilizao in vitro, a taxa positiva por ciclo no excedeu a 7% nas melhores clnicas, se se considera os fracassos

104

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? vezes, aps terem-se submetido a vrias tentativas, a fertilizao in vitro ser ve apenas para exacerbar a dor da esterilidade. Novamente, um recente editorial em Nature justificava a maternidade de aluguel, proibida atualmente na Inglaterra, nos seguines termos:
Os instintos da procriao tm um significado adaptativo a todas as espcies e, embora possam tornar-se um incmodo em sociedades consolidadas, eles no podem ser reprimidos pela legislao. natural casais peferirem crianas que lhes so geneticamente relacionadas s no-reiacionadas: o conceito de Dawkin acerca do gene egosta, para no mencionar muito da Sociobiologia, refere-se a isso. (Nature, 1986).

Todavia, as ltimas realizaes das tecnologias reprodutivas - fertiliza o com smen, vulos e embries doados - pareceriam desafiar os concei tos biolgicos convencionais da paternidade. Com a contracepo, o sexo deixou de ter a procriao como seu fim nico e necessrio. Alm do mais, a fertilizao artificial permite, agora, a separao da paternidade biolgica da paternidade social. Por essa razo, em alguns setores, a fertilizao artificial j produziu uma vasta literatura focalizando a legitimidade da criana, o status legal do doador e as responsabilidades do mdico (Herzog, 1971; Starck e Coester-Waltjen, 1986)13. Essas reaes so, na maioria, centradas na criana ou no pai14. Os interesses das mulheres, ainda mais diretamente afetadas pelas tecnologias reprodutivas, so, entretanto, raramente tomados
em vrias etapas do processo de fertilizao. Cf. tambm N. Athea (1986:48), que con cluiu que a verdadeira taxa de gravidez vivel alcanada - somente aquelas que condu ziram ao nascimento - era cerca de 10 a 15% nos centros mais experientes. 13. Para uma extensa bibliografia sobre o tpico, vide, tambm, Starck e Coester-Waltjen, 1986. 14. O Comit Britnico Warnock era composto de quatorze membros e dois obsevadores, dentre eles apenas duas mulheres: a presidente, a Dama Mary Warnock, filsofa, duas assistentes sociais e a presidente do Gwynedd Health Authority . Foram apresentadas provas ao Comit por uma vasta rede de organizaes, dentre elas uns poucos grupos de mulheres, como Women for Life e Women for Life on Earth, mas nenhum destes gru pos foi escolhido para manifestar-se como, por exemplo, os mdicos Edwards e Steptoe o foram. O relatrio do Comit foi debatido nas duas casas do Parlamento no final de 1984. A preocupao predominante em ambas as casas era com a experimentao e o status dos embries, a noo de inicio da vida, os direitos e proteo da criana em gestao, o status da criana nascida pela inseminao artificial e a proteo familiar. Apenas poucas vezes denunciaram, na Casa dos Comuns, o fato de que os grupos de mulheres nem estavam representados, nem eram ouvidos pelo Comit; e somente um membro, Ann Winterton (por Congleton) denunciou o enfoque tecnocrtico dado este rilidade no relatrio, que se furtou a qualquer recomendao considerando as causas bsicas da esterilidade, as quais para ela so atribudas, acima de tudo, s doenas se

105

Verena Stolcke em considerao. Por exemplo, num encontro de advogados espanhis, reu nidos para avaliar os problemas legais da fertilizao artificial, expressou-se a opinio de que:
. . . do ponto de vista dos princpios primeiros, a inseminao heterloga no ca samento tem aspectos preocupantes . . . essa operao perturbar seriamente a vida conjugal, com conseqentes repercusses na prpria criana. A deficincia na virilidade do marido com respeito fertilidade superada por um estranho. So as clulas sexuais desse outro homem que provocam a metamorfose produ zida pela gravidez na mulher. O ciclo vital, a vida biolgica e emocional da mulher sofrer uma mudana profunda, ocasionada, no pelo poder sexual de seu mari do, mas pelo do estranho. Na gestao, no nascimento, na lactncia, na criana recm-nascida e na sua capacidade gentica, o outro estar sempre presente. Viver esses procedimentos no pode deixar de produzir srias perturbaes na vida ntima do casal, com conseqentes repercusses para a criana, j que o que ela necessita para o desenvolvimento normal de sua personalidade um lar com um mnimo de profunda unidade emocional entre os pais. (Ministrio de Jus ticia, 1986:11)15.

Por sua vez, a Igreja Catlica rejeita a fertilizao por doao por consti tuir adultrio!, embora haja pesquisadores e mdicos catlicos que no pare cem seguir, necessariamente, a doutrina da Igreja'6. Mas, nem a Espanha

xualmente transmissveis, em funo da rudimentar educao sexual e da promscua vi da sexual. House of Lords Weekly Hansard, vol. 456, ne 1265 e House of Commons Weekly Hansard, vol. 68, n9 1326. 15. A advogada Carmen Frias Garcia foi, entretanto, totalmente contrria a essa interpreta o. Parece que, em alguns centros espanhis de fertilizao in vitro, recomenda-se aos casais intensificar as relaes sexuais aps uma fertilizao artificial por doao, no sentido de auxiliar o marido a superar seu sentimento de excluso. 16. Por exemplo, Balcells Gorina, professor de Direito e membro do Opus Dei, j argumen tava em 1980: Os bancos de esperma significam uma verdadeira desumanizao da paternidade". Dessa perspectiva, humano o que natural , o natural de origem di vina e no do domnio do Homem interferir nesse assunto. Em 16 de dezembro de 1986, Le Monde informa o nascimento de dois bebs de proveta "catlicos na Frana. Atualmente, a proibio oficial da fertilizao in vitro pelo Vaticano publicamente not vel, embora, no ano passado, ele parecesse ter isentado o procedimento de extrao do embrio concebido pelo processo natural de um tero, por meio de washing, e a sub seqente transferncia dele para a gestao em uma outra mulher. No caso ingls, o Bispo de Norwich declarou, durante os debates do relatrio Warnock na Casa dos Lor des: . . . em 1948, o Arcebispo era to extremamente critico da inseminao artificial por doao que recomendou ser tratada como ofensa criminal. . . Acredito, eu mesmo, que este desenvolvimento da inseminao artificial suscita grandes problemas morais porque aqui um terceiro ente penetra o relacionamento nuclear do marido e da mu lher. Aqui surgem problemas de ordem moral (poder-se-ia dizer), como o adultrio, de ordem legal, como a herana da pessoa em questo e, de ordem social (porque sabe mos muito mais hoje sobre os relacionamentos familiares), como o problema da me

106

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? to diferente, nem a Igreja Catlica to excepcional na sua defesa da pater nidade verdadeira". Como o jurista alemo Balz argumentou recentemente,
A deciso de se ter a prpria prole surge de um desejo natural e original da maio ria das pessoas . . . Embora . . . a inseminao heterloga, diferentemente do adultrio, no implique, normalmente, um rompimento da unio conjugal. . . ela dissolve mesmo o lao que, de acordo com os GG, existe entre a unio sexual, a descendncia biolgica e a atribuio social. discutvel se existe proteo cons titucional do desejo de se ter um filho se ele no ocorrer dentro do casamento e da famlia (1980:21-22).

Alm do mais, como ele exps, pode no ser recomendvel incrementar uma tecnologia na forma de inseminao heterloga que dota as mulheres de um instrumento socialmente adequado para desalojar o marido (Balz, 1980:21-22). Observe-se que, na biologia, fertilizao "heterloga" significa o envolvimento de espcies diferentes no ato de fertilizao!. Certamente, nem todos os advogados endossam esta combinao de proibies sexuais e paternidade gentica prescritiva. Todavia, ao estudarem o regulamento legal das tecnologias reprodutivas, geralmente, as comisses parlamentares europias tm proposto procedimentos para a seleo de es perma e vulos, no visando somente preveno da transmisso de doen as genticas, mas, tambm, assegurando a semelhana fenotpica dos doadores com o casal. O relatrio Warnock props que o casal receba suficientes informaes relevantes sobre o doador para sua prpria paz de esprito: Deveriam ser in cludos alguns fatos bsicos sobre o doador, tais como seu grupo tnico e sua sade gentica. No elucida o que se entende por grupo tnico, se o critrio seria religioso, cultural, racial. . . 17.

que sabe que est recebendo vida de um outro homem, annimo, assim, tornando-lhe possvel gerar uma criana, e do relacionamento com o marido, que sabe de sua inca pacidade de ajudar a mulher nesta atividade comum da paternidade, e da criana, cres cendo nos anos vindouros, sem ter totalmente certeza de ser possuda, amada e apoia da pelos pais naturais. uma situao completamente diferente daquela criada pela adoo . House o f Lords Weekly Hansard, vol. 456, n9 1265, cols. 552-3. Observe que, at o momento, crianas nascidas por inseminao artificial so consideradas ilegtimas tanto na Inglaterra quanto na Espanha. No obstante, os membros do Comit Warnock, unanimemente, concordaram em recomendar que uma criana oriunda de inseminao artificial seja tratada em lei como filho legitimo da me e de seu marido, desde que am bos consintam no tratamento. 17. Robert Maclennan, membro da Casa dos Comuns por Caithness e Sutherland, pronun ciou um apelo similar em prol da seleo de doador O primeiro princpio que antecipo

107

Verena Stolcke O relatrio alemo Benda mais precavido neste ponto. Embora "a inse minao heterloga fosse prefervel adoo quando o casal tivesse uma ati tude apropriada, uma vez que a criana concebida pela esposa herdaria a metade de suas caractersticas e o marido reconheceria uma parte de sua es posa na criana, o relatrio a rejeitou em benefcio do bem-estar psquico da criana. Ademais, a seleo do doador pelo mdico envolveria o risco de in troduzir critrios eugnicos. Apesar disso, quase como uma reflexo tardia, o relatrio acrescentou: A sade fsica e psquica do doador deveria determinar a seleo (Repblica Federal da Alemanha, 1985:21-23). , no mnimo, dis cutvel se a sade psquica tem, necessariamente, uma base gentica. E, no caso da Espanha, um bilogo, ao ponderar sobre a fertilidade artificial na co misso parlamentar, sugeriu as seguintes normas de controle de qualidade para a seleo do doador:
Queramos dar como garantia o fato de, tal como no caso da maioria dos bancos de material reprodutivo, podermos assegurar que um casal portador, por exemplo, de um tipo especfico de cabelos loiros, lisos e de olhos azuis no venha a ter uma criana de pele escura com cabelos pretos e crespos, quando, fenotipicamente, Isso pareceria impossvel .1

Se se considera que cabelos loiros e olhos azuis no predominam exa tamente no fentipo ibrico, tal sugesto soa um tanto inquietante. E o prprio relatrio sustenta que as receptoras de gametas ou embries e seus compa nheiros masculinos... tm o direito de saber as caractersticas do doador ou doadores, tais como o fentipo, o grupo tnico, o grupo sangneo, a sade

que ambos os parceiros do casamento devem ter uma relao gentica o mais seme lhante possvel com a prole do casamento. Se h um desequilbrio gentico com a prole, h um perigo potencial no somente para o relacionamento do marido com a esposa e vice-versa, mas tambm da prole com os pais deste casamento . House of Commons Weekly Hansard, vol. 68, n9 1326, col. 564. 18. Diario de Sesiones, 1985 p. 10217; ou, como o geneticista Lacadena sugeria ao referir se convenincia de manter em segredo a origem do smen ou do vulo e a seleo do doador: No se pode usar o smen de um negro quando se tratar de um casal de bran cos, porque, ento, se tomaria uma incongruncia entre o produto biolgico, o novo ser e a origem de seus pais . Diario de Sesiones, 1985, n 346, pp. 10645-46. Deve-se perguntar por que h tanta insistncia, neste caso, de manter a origem secreta. Se a questo impedir que a criana nascida pela fertilizao por doador faa reivindicaes legais ao mesmo, ento ser fcil evitar, legalmente, tais responsabilidades. Na Rep blica Federal da Alemanha, a posio inversa, quer dizer, o anonimato do doador rejeitado em decorrncia do direito da criana de saber sua origem. Seria relevante in quirir sobre a origem deste direito.

108

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? gentica, etc., mas no a identidade deles (Congresso de Deputados, 1986:164)19. Com a fertilizao por doao, a paternidade, a maternidade, ou ambas no esto baseadas em vnculo gentico. Todavia, por intermdio da seleo de doador mediante critrios fenotpicos, o ideal eugnico garantido, isto , obter um filho igual a eles. Mdicos e tcnicos podem no compartilhar, ne cessariamente, esses ideais eugnicos, mas respondem aos desejos raciais de clientes que esto motivados por preconceitos raciais latentes associados aos valores sexuais predominantes. Uma criana fenotipicamente diferente poderia expor a esterilidade do marido, receio que se origina da noo biolgi ca da procriao, somada norma de fidelidade conjugal.20 Alguns representantes da comunidade cientfica envolvidos, eles mes mos, no desenvolvimento das tecnologias reprodutivas, reconhecem suas potencialidades eugnicas. Assim, por exemplo, Peter Singer, professor do Centro de Biotica da Universidade de Monash em Vitria, Austrlia, ponderou no ano passado:
Se fssemos capazes de alterar a inteligncia, seria nossa funo apenas elimi nar os casos de deficincia mental, ou tentar levantar o nvel mdio de intelign cia? Se fssemos capazes de eliminar personalidades particularmente depressi vas seria, ento, injusto tentar trazer ao mundo pessoas um pouco mais felizes do que a maioria de ns geralmente ? Se fssemos capazes de eliminar a violncia criminosa, no seria possvel desenvolver algumas qualidades amveis no esp rito humano? Certamente, podemos dizer que, embora os riscos de tal iniciativa sejam grandes, tambm o sero os benefcios potenciais. (Singer, 1986:14-15)

Exatamente devido a esse realssimo potencial eugnico, surge na Fran a (o pas relativamente com o maior nmero de clnicas de fertilizao in vi tro) uma oposio, embora isolada, contra a pesquisa e a manipulao de em bries. Jacques Testart, o pai do primeiro beb de proveta francs, vem cla mando por uma interrupo nas pesquisas de vulos que visam ao desenvol vimento de procedimentos para determinar o sexo da criana. Hoje, 40% dos casais que procuram a fertilizao in vitro no seu centro de pesquisas acabam
19. No glossrio anexado ao Informe do Congresso de Deputados da Espanha (1986:181) "fentipo" definido como as caractersticas externas ou morfolgicas manifestadas por um indivduo, por exemplo, olhos azuis, forma de crnio". Contudo, o que se enten de por grupo tnico" no dito. 20. Assim, o jornal Ya, em 22 de novembro de 1985, escrevia sobre um marido estril de um casal procura da inseminao artificial e que pedira ao mdico: Doutor, ache-me, por favor, um doador que seja branco, porque se eu aparecer em Guadalajara com um filho mulato, a gargalhada ser ecoada at Zaragoza .

109

Verena Stolcke sabendo que so frteis. O comit francs de tnica nacional, em dezembro de 1986, exigiu uma moratria de trs anos na pesquisa com embries, por que ela
corre o risco do desenvolvimento de prticas eugnlcas, que, se se tornarem lugar-comum, podem gerar o desejo de banalizar a reproduo humana. A tenta o de escolher o filho a nascer de acordo com suas qualidades pode ser contr ria dignidade humana, porque pe em dvida o respeito pela diferena, singu laridade e liberdade da criana. (Testart, 1986:12; 1987).

No seu atual nvel tecnolgico, a fertilizao in vitro, devidamente regula mentada pelo Estado, pode, entretanto, prosseguir sem que sejam considera das as experincias especficas em mulheres . . . A eroso das noes biolgicas convencionais de paternidade pelas tec nologias reprodutivas no afeta apenas aqueles diretamente envolvidos. No obstante o propsito inicial de dar filhos prprios a casais estreis, as tecnolo gias reprodutivas, precisamente por tambm desafiarem a base jurdica con vencional do casamento, da famlia, da filiao e, portanto, da prpria ordem social, necessitam de regulamentao do Estado. A maternidade de aluguel tem sido, nos ltimos anos, o caso que mais tem chamado a ateno pblica. Aqui, h trs possibilidades tcnico-biolgi cas: ou uma mulher contratada desenvolve o embrio, gerado com os vulos e o esperma de um casal, que lhe implantado no tero, ficando entendido que a criana pertence ao casal; ou ela inseminada artificialmente com o es perma do marido; ou os vulos da esposa so fertilizados in vitro com o esper ma de outro homem e o embrio implantado num tero alugado. Nos trs ca sos, existe um conflito potencial entre os direitos contratuais e os critrios biolgicos de paternidade. Tal conflito torna-se aberto quando a me de alu guel recusa-se a entregar a criana, como, de fato, ocorreu, recentemente, com duas mulheres que brigaram pela criana, conforme ouvi recentemente de um escritor. Obviamente, uma questo de perspectiva, pois algum po deria, tambm, Interpretar tais casos como exemplos de um homem que usa, sucessivamente, duas mulheres para gerar seu filho. A tendncia, de fato, pa rece indicar que o direito contratual que prevalece sobre o direito da me de aluguel, a qual se torna um novo instrumento de paternidade21.
21. Caso to controverso aquele do Beb M nos Estados Unidos. The New York Times, 18 de janeiro de 1987. Significativamente, num caso dramatizado de tribunal levado ao ar pela televiso de Catalo no ano passado, no qual a um jri composto de membros do pblico foi solicitado julgar tal caso, sentenciou-se que o desejo da me de aluguel de manter a criana era injustificado.

110

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai? Poder-se-ia, contudo, presumir que as tecnologias reprodutivas, gradual mente, iriam corroer-se e transformar os conceitos tradicionais de casamento, de famlia, de filiao e de herana, mas, este no parece ser o caso. Pelo contrrio, a tendncia de se regulamentar seus efeitos em termos de institui es e normas estabelecidas, centradas no pas. Uma razo bvia que, em bora espetaculares, os casos reais de fertilizao artificial so relativamente poucos, no desafiando, na verdade, os valores dominantes, ainda que a maioria das reaes que provocam sirvam para realar os conceitos biolgi cos convencionais de paternidade. De fato, a presso poltica e social bas tante considervel. Por sua vez, as inovaes legais que so recomendadas revelam quais os interesses que esto em jogo. A inseminao artificial, atravs do uso de bancos de esperma, poderia oferecer s mulheres a possibilidade de gerar um filho sem marido. Mas, a tendncia exigir o controle exercido por especialistas da medicina at nes ses casos simples e restringir seu uso aos casais com matrimnio estvel e, idealmente, heterossexual. At mesmo a comisso parlamentar da Espanha, que passa por ser mais liberal neste assunto do que muitas outras, por um la do, permite a inseminao artificial em mulheres solteiras, mas por outro, ava lia as tecnologias reprodutivas, essencialmente, em termos dos interesses de famlia. Numa tentativa de conciliar o direito da mulher solteira de ter filhos com a proteo constitucional da famlia, a comisso argumentou que o ambiente necessrio para a inseminao artificial deveria ser "o casal heterossexualmente estvel ou, alternativamente, que garantias razoveis fossem dadas para que a me pudesse criar o filho, mant-lo e assegurar-lhe famlia a inte grao social (Congresso de Deputados de Espaa, 1986-129)22. Resta sa ber por quem e em que termos as qualificaes maternas da mulher sero avaliadas. A questo crucial a paternidade! Como diz o velho ditado, mater semper certa est. Com a fertilizao in vitro, o vulo fertilizado pode ser transferido pa ra a gestao no tero de outra mulher, o que pode tornar-se uma fonte de
22. A recomendao que permite a fertilizao artificial em mulheres solteiras reside na constituio que permite a adoo por mulheres solteiras e torna ilegal a discriminao de mulheres no casadas. O Comit Warnock ope-se, entretanto, a essa possibilida de, em funo de que, "Como regra, melhor para as crianas nascerem numa famlia composta de ambos os pais, pai e me, embora reconheamos que impossvel predi zer com alguma certeza quanto tempo tal relacionamento durar". Traduo de Joo Batista de Miranda Torres Reviso de Alcida Rita Ramos

111

Verena Stolcke conflito. Porm, ambas as mulheres mantm ainda evidentes sinais de partici pao. No caso de homens, ao contrrio, o seu papel torna-se potencialmente ilusrio. As recomendaes feitas, por exemplo, pelo relatrio do Parlamento espanhol com respeito paternidade constituem, de fato, nas novas circuns tncias das tecnologias reprodutivas, a reconsagrao de uma velha realida de, a saber, a paternidade. De um lado, a regra que os membros de um ca sal consensualmente estvel, em cuja parceira feminina praticada uma in seminao artificial ou fertilizao in vitro com smen, vulos ou embrio doa dos . . . consentida por ambos os parceiros, sero os pais legais de qualquer criana ou crianas que possam vir a nascer. Mas, de outro lado, o parceiro masculino estvel de um casal no qual a mulher tenha-se submetido fertili zao por doao sem o seu consentimento poderia recusar-se a reconhecer a criana, que deveria ser registrada como ilegtima (Congresso de Deputados de Espaa, 1986:164). Recomendao semelhante foi feita na Repblica Fe deral da Alemanha. O que est sendo proposto aqui um tipo de adultrio tecnolgico . E, com esta nota, concluirei. Como Haldane escreveu profeti camente em 1923:
Devemos olhar a cincia, pois, sob trs pontos de vista. Primeiro, a livre ativida de das divinas faculdades humanas da razo e da imaginao. Segundo, a res posta de poucos s exigncias de muitos por sade, conforto e vitria, pela "vida saudvel e eterna , ddivas que ela conceder somente em troca de paz, segu rana e estagnao. Finalmente, a conquista gradual do homem, primeiro do espao e do tempo, depois da matria, como tal, em seguida, de seu prprio cor po e daqueles de outros seres vivos e, por fim, da subjugao dos elementos obs curos e maligno da sua prpria alma (Haldane, 1925:81 -82).

Eu qualificarei essa definio de cincia somente no sentido de que, para usar a mesma linguagem marcial que to popular entre os cientistas, o cam po de batalha onde foi efetuada a conquista dos princpios da vida foram, prin cipalmente, as prprias mulheres, objetos e instrumentos de todas essas tec nologias. Isto se d porque a cincia , ela mesma, uma atividade social me diada pelas estruturas e valores que prevalecem numa dada sociedade. Mas, deixe-me dar a ltima palavra sobre isso a uma mulher, a saber, Virginia Wo olf, que j escrevia em 1938: Science, it would seem, is not sexless, she is a man, a father and infected too (Woolf, 1938).

BIBLIOGRAFIA
ALLEN, G. E. 1970, Science and Society in the Eugenic Thought of H. J. Muller. BioScience, vol. 20. n8 6.

112

Velhos Valores, Novas Tecnologias: Quem o Pai?


ATHEA, N. 1985. La Fcondation in-vitro; De 1'Anarchie une Rglementation? Mmorie de Ia Sant Publique. Rennes: ESNP. BALZ, M. 1980. Heterologue Knstliche Samenbertragung beim Menschen. Tubigen. BOCK, Gisela. 1986. Zwangsterilisation im Nationalsozialismus Studien zur Rassenpolitik und Frauempolitik. Vprlag, Alemanha Ocidental. BOPP, A. 1987. Mit Frostchutz und Hormonen is Leben. Die Zeit, 27 de fevereiro. CARLSON, E. A. 1981. Genes, Radiation and Society, The Life and Work o f H. J. Muller. Ithaca: Cornell University Press. CLARK, R. 1968. J. B. S., the Life and Work of J. B. S. Haldane. Londres. CLARKE, A. 1984. "Subtle Forms of Sterilization Abuse: a Reproductive Rights Analysis In Test-Tube Women (R. Arditti, R. Duelli Klein e S. Midlen, orgs.). Londres. COLEMAN, W. 1977. Biology in the Nineteenth Century, Problems of Form, Function and Transformation. Cambridge: Cambridge University Press. CONGRESSO DE DEPUTADOS DE ESPAA. 1986. Informe de la Comisin Especial de Estudio de la Fecundacin In Vitro" y la Inseminacin Artificial Humanas. Janeiro. COREA, Gena. 1985. The Mother Machine, Reproductive Technologies from Artificial Inse mination to Artificial Wombs. Nova lorque. COREA, G. e S, INCE, 1985. Survey of IVF Clinics in the US, relatrio apresentado em Wo mens Emergency Conference on the New Reproductive Technologies. Vaellingeon, Sucia. DAVID, G. 1985. Don et Utilisation du Serme. Gntique, Procration et Droit. Actes Sud. DELANEY, C. 1986. The Meaning of Paternity and the Virgin Birth Debate, Man, vol. 21, n9 3. GORDON, L. 1976. Womans Body, Womans Right. Londres: Penguin Books. GORINA, A. Balcells. 1980. La Inseminacin Artificial, Zootechnia en el Hombre. La Van guardia, 3 de maio. GOULD, S. J. 1986. Cardboard Darwinism. New York Review of Books, 20 de setembro. HALDANE, C. 1926. Mans World. Londres. ------------------ 1949. Truth W ill Out. Londres. HALDANE, J. B. S. 1925. Daedalus or Science and the Future. Londres. ------------------ 1927. Possible Worlds. Londres. HANSEN, F. e R. KOLLEK. 1985. Gen-Technologie-Die Neue Soziale Waffe. Hamburgo. HERITIER-AUGE, F. 1985a. La Cuisse de Jupiter Rflexions sur les Nouveaux Modes de Procration. L'homme, n9 94. ------------------ 1985b. Llndividu, la Biology et le Social. Le Dbat. HERZOG, J. 1971. Die Heterologue Insemination in VerfassungsrechtlicherSicht. Wuszburg. HMSO. 1984. Report of the Committee o f Inquiry into Human Fertilisation and Embryology. Londres. HOBSBAWM, E. 1985. The Age o f Capitalism. Londres: Abacus. HOFSTADTER, R. 1944. Social Darwinism in American Thought. Boston. HOGBEN, Lancelot. 1983. Political Arithmetic. A Symposium of Population Studies. Londres. KLEIN, R. Duelli. 1985. Whafs New About the New Reproductive Technologies? In ManMade Woman. (G., Corea et al. orgs.), Londres. LABOURIE, F. 1986. Relatrio apresentado em Women's Hearing on Genetic Engineering and Reproductive Technologies. Parlamento Europeu, 6-7 de maro. LEACH, E. 1969. Genesis as Myth and Other Essays. Londres. LEEDS, A. 1972. "Darwinian and 'Darwinian' Evolutionism in the Study of Society and Cul ture In The Comparative Reception o Darwinism (F. F. Click, org.). Austin: University of Texas Press. LEPENIES, W. 1976. Das Ende der Naturgeschischte. Munique. LLOYD, G. E. R. 1983. Science, Folklore and Ideology, Studies in the Life Sciences in An cient Greece. Cambridge: Cambridge University Press.

113

Verena Stolcke
MALINOWSKI, B. 1927. The Father in Primitive Psychology. Londres. MINISTERIO DE JUSTICIA. 1986. Problemas Civiles que Plantea la Inseminacin Artificial y la Fecundacin In Vitro. Suplemento n8 3 do Boletn de informacin del Ministerio de Justicia, 15 de janeiro. MULLER, H. J. 1936. O utof the Night. A Biologist's View o f the Future. Londres. NATURE. 1986. Tough Talk on Surrogate Brith. Editorial de 13 de maro. REPBLICA FEDERAL DA ALEMANHA. 1985. Bericht der Arbeitsgruppe In-Vitro Fertilisa tion, Genomanalyse und Gentherapie. Benda-Kommission des Bundestages, 25 de novembro. Bonn. RIVIRE, P. 1985. Unscrambling Parenthood: The Warnock Report. Anthropology Today, vol. 1, ne 4. ROHLEDER, H. 1981. Normales, Pathoiogische und Kiinstiiche Zeugung beim. ROSE, S., R.C. LEWONTIN e L.J. KAMIN. 1984. N otin Our Genes, Biology, Ideology and Human Nature. Londres: Penguin. SHELLEY, Mary W. 1818. Frankenstein, or the Modem Prometheus. Londres. SINGER, Paul. 1986. La Revolucin Reproductiva. El Pas, junho. STARCK, C. e D. COESTER-WALTJEN. 1986. Die Knstliche Befrunchtung beim Menschen-Zulssigkeit und Zivilrechtliche Folgen. Gutacheten fiir den 56. Munique. STOLCKE, Verena. 1981. Womens Labours: "The Naturalisation of Social Inequality and Womens Subordination . In O f Marriage and the Market, Women's Subordination Inter nationally and its Lessons (K. Young, C. Wolkowitz e R. McCullagh, orgs.). Londres. TEICH, M. 1973. The Historiographic and Ideological Contexts of the Nineteenth Century Debate on Mans Place in Nature . In Changing Perspectives in the History of Science (M. Tech e R. Young, orgs). Londres. TESTART, Jacques. 1986. Lavis du Comit Nationel dEtique sur les Manipulations de I Embryon Humain. Le Monde, 16 de dezembro. ------------------- 1987. in Biologe Sagt Halt! Tageszeitung, 27 de janeiro. TRALLORI, L.N. 1983. Vom Lieben und vom Tten. Zur Geschichte PatriarchalerFortpflanzungskontrolle. Viena. VICKERS, B. 1973. Towards Greek Tragedy, Drama, Myth, Society. Londres. WEBSTER, C. (org.). 1981. Biology, Medicine and Society 1840-1940. Cambridge: Cam bridge University Press. WILSON, E.O. 1975. Sociobiology, the New Synthesis. Cambridge, MA: Harvard University Press. ------------------ 1978. On Human Nature. Cambridge, MA: Harvard University Press. WINTER, M. (org.). 1982. Don Guijote und Frankenstein" Utopienforschung, vol. 3, Stutt gart WOOLF, V. 1938. Three Guineas. Londres.

114

You might also like