You are on page 1of 3

As sete leis hermticas

As sete principais leis hermticas se baseiam nos princpios includos no livro Caibalion que rene os ensinamentos bsicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na lngua hebraica significa tradio ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepo.

Lei do Mentalismo
"O Todo Mente; o Universo mental." O universo funciona como um grande pensamento divino. a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim tudo que existe. o todo. Toda a criao principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina conscincia. A matria como os neurnios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, j que estamos ligados a uma mente divina que contm todo o conhecimento.

Lei da Correspondncia
"O que est em cima como o que est embaixo. E o que est embaixo como o que est em cima" A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domnios acima e abaixo de ns. A nossa ateno est to concentrada no microcosmo que no nos percebemos o imenso macrocosmo nossa volta. O princpio de correspondncia diz-nos que o que verdadeiro no macrocosmo tambm verdadeiro no microcosmo e vice-versa.

Lei da Vibrao
"Nada est parado, tudo se move, tudo vibra" No universo todo movimento vibratrio. O todo se manifesta por esse princpio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu prprio regime de vibrao. Nada est em repouso. Das galxias s partculas sub-atmicas, tudo movimento. Todos os objetos materiais so feitos de tomos e a enorme variedade de estruturas moleculares no rgida ou imvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matria no passiva ou inerte, como nos pode parecer a nvel material, mas cheia de movimento.

Lei da Polaridade

"Tudo duplo, tudo tem dois plos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual so a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades so meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados " A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermtico. Mais do que isso, os opostos so apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idntico em natureza. O plo positivo + e o negativo - da corrente eltrica so uma mera conveno. O claro e o escuro tambm so manifestaes da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexvel, o doce versus o salgado. Amor e o dio so simplesmente manifestaes de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.

Lei do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas mars, tudo sobe e desce, o ritmo a compensao" Pode se dizer que o princpio manifestado pela criao e pela destruio. o ritmo da ascenso e da queda, da converso energia cintica para potencial e da potencial para cintica. Os opostos se movem em crculos. a expanso at chegar o ponto mximo, e depois que atingir sua maior fora, se torna massa inerte, recomeando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementao.

Lei do Gnero
"O Gnero est em tudo: tudo tem seus princpios Masculino e Feminino, o gnero se manifesta em todos os planos da criao" Os princpios de atrao e repulso no existem por si s, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gnero fsico. Nada 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gneros. Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois plos capaz de criar sem o outro. a manifestao do desejo materno com o desejo paterno.

Lei de Causa e Efeito


"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa Lei" Nada acontece por acaso, pois no existe o acaso, j que acaso simplesmente um termo dado a um fenmeno existente e do qual no conhecemos e a origem, ou seja, no reconhecemos nele a Lei qual se aplica.

Esse princpio um dos mais polmicos, pois tambm implica o fato de sermos responsveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princpio aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Tambm conhecido como karma. Da Energia Latente no Ser Humano Ser Humano (Ser) Energia. Essa Energia fora de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade. O Ser ativo, participativo, solidrio, tico, optativo e decisivo um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior. Um Ser inativo, egosta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrvel. Um Ser doente, em fase terminal, um Ser de intensidade de Energia igual a zero. Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito prprio, tem uma Energia de intensidade sofrvel. Um Ser que benevolente, que pratica boas aes, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao prximo, tem o pensamento voltado para a prtica do bem, altrusta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior. Um esquema para melhor entender esse homem de Energia sofrvel: A Elipse aberta em ordenadas e abscissas negativas. Um esquema para melhor entender esse homem de Energia maior: A Elipse fechada em ordenadas e abscissas positivas. Um esquema para melhor entender esse homem de Energia zero: A Elipse tem abscissas e ordenadas iguais.

You might also like