You are on page 1of 7

Tradio Feri

Divina Me, na qual nos vivemos, nos movemos e existimos. De Ti tudo vem e a Ti tudo retorna Por isso de Ti jamais nos despedimos Abenoada seja! - Orao tradicional da Feri

DEUSES DO INFINITO
Algumas correntes da Feri adotam o smbolo do Infinito na tentativa de capturar a essncia infinita da cosmologia. Ao considerar a natureza eterna da Divindade, a lemniscata representa o fluxo constante e mutvel de energia que emana do ponto central, o que conhecemos como a Deusa Estrela; que o ponto primordial de toda a criao. Flui primeiramente para a parte inferior esquerda e movendo-se para cima, podemos observar essa energia assumir formas tradicionais femininos da donzela, me e anci antes de fluir para trs e para baixo atravs do centro. Continuando para a direita, esta energia assume as formas de jovem, pai e ancio, apenas para continuar esta jornada ad infinitum. Essas divises no smbolo do infinito so representadas em primeiro lugar pelas fases lunares e representam a Deusa: a Lua Crescente, Cheia e Minguante. A parte solar utilizada para representar o Deus por meio do sol nascente, sol do meio-dia e sol poente. Assim os ciclos mensal e dirio so representados pelo centro da lemniscata. Esta cosmologia tambm pode ser simbolicamente visualizada na vesica pisces, que consiste em dois crculos que tem uma interseo, de modo que se sobrepem um ao outro. A forma central de amndoa que resulta dessa sobreposio, por vezes, tem sido descrito como o yoni ou tero da Grande Deusa, e assim igual (pelo menos em termos de definio teolgica) a ponto central da lemniscata. Quando consideramos um dos muitos mitos da criao que esto presentes na tradio Feri podemos ver algumas semelhanas com o nosso modelo de lemniscata. De acordo com Starhawk, aps a deusa fazer amor com seu prprio reflexo, a imagem diante dela se move para fora, tornando-se mais masculina neste movimento, tornando-se o Deus Azul, o Deus Verde e, finalmente, o Deus Cornfero. Aqui vemos a natureza mutvel da Divindade e, quando somado ao ensinamento potico da orao acima, podemos comear a ver este modelo em ao. A Deusa Estrela (tambm conhecida como A parte feminina de Deus) a divindade suprema, Ela-que-surge-do-nada, bem como Aquela-que-no-pode-ser-entendida (pelo menos totalmente). Ela (que tambm Ele) o nico ponto unificador dentro do grande vazio em que o tempo e o espao no tm um sentido. Este o grande tero da Deusa, grvida de todas as possibilidades. Como a singularidade matemtica, as leis da fsica no se aplicam aqui e por isso no h limitaes, tornando este o lugar mais mgico (e potencial) no universo. Vemos este ponto como sendo o ponto central do smbolo do infinito, que aquele momento antes da criao em que todas as opes so igualmente vlidas. Somente quando esse poder se move para fora da Deusa, de todo o seu potencial, que observamos as limitaes sendo criadas e respeitadas. So essas limitaes que permitem que a forma surja e origine as leis naturais do Universo e permitam seu funcionamento.

MANIFESTAES SAZONAIS
Uma maneira de ver essas formas testemunh-los nos ciclos da natureza. Nosso lemniscata ilustra as mudanas sazonais ao longo do seu percurso sinuoso, demonstrando um ciclo de vida inteiro em cada um dos seus dois ciclos. Quando a Deusa v seu reflexo primeiro como Nime, a jovem donzela, que depois cresce e se torna Mari, a me, e, finalmente, como Anna, ou Anysa, a velha anci, antes de voltar para o centro. Nestes trs principais pontos de definio, podemos ver facilmente os ciclos sazonais sendo desempenhados.

Nime, a Donzela Nime pode representar a Primavera, especialmente a um novo crescimento de plantas e animais. Seu smbolo a lua crescente em seu sexto dia, relacionando esta esfera ao nosso modelo com um simbolismo predominantemente lunar. Ela o esprito selvagem da juventude e potncia, aquela que desperta a vida, a encarnao do Black Heart of Innocence. A lua crescente repousa em sua testa assim como cobras primais se contorcem em seus cabelos. Exala uma exuberncia quase infantil em seu sorriso cheio de dentes, mas cuidado! Por toda a sua jovialidade, h tambm algo perturbador nela... Um perigo e at mesmo uma sexualidade que no confortvel quando testemunhada em uma criatura to jovem. A influncia de Nime pode ser facilmente sentida at o solstcio de vero, momento em que ela desempenha um papel importante nos mitos de sabbat na Feri.

Mari, a Me Ela o esprito da terra, cu e mar, e esse aspecto da Deusa que alguns praticantes ocasionais da Arte Moderna esto mais familiarizados. Ela usa uma coroa de doze estrelas, Seu cabelo preto encobre seu corpo prata reluzente e Ela est sobre o oceano. Ela arquetipicamente o auge da fora e do poder, e est associada (embora marginalmente) com o auge do vero, e tambm com o lento declnio do outono, no porque Seus poderes estejam desaparecendo, mas porque ela representa a colheita final, pois ela carrega em seu ventre totalmente grvido a Criana Divina, que deve nascer quando este ciclo se repetir na prxima primavera. A lua cheia o seu emblema, dando continuidade ao simbolismo lunar.

Anna, a Anci na estao final que encontramos Anna, a bruxa, que o terrvel poder do inverno e da morte. Ela que acumulou a sabedoria do conhecimento proibido de bruxaria (e fato um dos seus ttulos, "Anna Negra dos Mistrios Proibidos", o que deixa pouco espao para o debate sobre este assunto), bem como o direto conhecimento da morte e da cura. Ela usa uma coroa de nove estrelas e s vezes acompanhada por um corvo ou abutre, que tambm seu smbolo. Em sua vestimenta tradicional, Ela segura uma foice de prata, e este seu simbolismo lunar, j que se assemelha a uma lua minguante.

Dian y Glas, o Jovem Com os ciclos que representam o Feminino Divino agora completos, podemos mais uma vez acompanhar a progresso do poder da Deusa manifestada dessa vez na forma masculina. Mais uma vez podemos observar o poder se manifestar nos ciclos de Primavera, desta vez como o jovem Azul Deus, tambm chamado de Dian y Glas. Tradicionalmente, o Deus Azul visto como um jovem andrgino com um falo ereto e os seios de uma jovem. Porm sua "androginia" pode ser entendida como expresso de sua suavidade, e, de fato, s vezes ele visto em meditaes, nu e envolto em sedas de cor lavanda, sorrindo e danando sedutoramente entre as estrelas. Em alguns ensinamentos Ele representa nossa prpria Divindade pessoal, o nosso "Self Superior", para o qual oramos a fim de acelerar nossa prpria evoluo. Somos lembrados por sua iconografia que o poder que se manifesta como a espiritualidade

de natureza sexual: as serpentes espiraladas em seu pescoo. E este um de seus ttulos "A serpente no poo", que vista subindo na primavera, uma referncia obviamente flica e tambm pode representar para alguns praticantes de misticismo tntrico a energia kundalini. Penas de pavo adornam Seus cabelos o conectando a Ta'us Melek, o anjo pavo dos Yezidis que, apesar de ser deturpado e interpretado como "o diabo", considerado o verdadeiro Deus deste mundo.

Krom, o Pai/Amante medida que continuamos a nos mover sobre o nosso modelo, ns encontramos o Deus Cornfero, Krom, s vezes chamado de Senhor da colheita. Ele o irmo gmeo perfeito da Deusa Mari, e nele as associaes solares so bastante evidentes. Seu emblema o sol dourado e ele o poder do sol em seu auge no vero. Ele s vezes aparece como um homem forte com cabea de veado com brilho pele dourada, com o pescoo adornado com flores da primavera e vero. Ele est nu e aparece com um falo ereto e assim Seus poderes da sexualidade e virilidade so bastante evidentes em si mesmas. Ele ao mesmo tempo "amante" e "pai" e se apresenta de acordo com o que precisamos em determinado momento. Ele a parte mais masculina do Infinitum, e como sua contraparte feminina, mais conhecido como o Deus arquetpico da Bruxaria.

Arddhu, o Sbio/Professor/Guardio Movendo-se ainda atravs dos nossos ciclos das estaes do ano, podemos ver uma mudana sutil que nos aproximamos do Outono. Nosso amado Deus Cornfero, uma vez eptome de fora e virilidade, comea seu lento declnio como o sol fazendo sua viagem para a metade escura do ano. Atingindo o inverno, nosso Deus agora o Deus pavor da morte, Arddhu, ou "A escurido real". Ele geralmente representado com as asas negras de um morcego, olhos vermelhos, uma nica jia vermelha na testa, e uma tocha flamejante entre os chifres. Tradicionalmente ele tem a cabea de uma cabra, e os seios de uma mulher velha. Pode apresentar-se tambm com a cabea de um touro, um smbolo que melhor reflete o Seu poder de natureza primal. Sua sexualidade ao mesmo tempo mais interiorizada do que os seus congneres anteriores, porm, ao mesmo tempo, ainda mais definitivamente presente. Ele o guardio das Encruzilhadas, e porque Ele traz o conhecimento e a sabedoria da morte, o grande professor. Seu emblema a caveira e ossos cruzados. Todos os que quiserem passar pelo porto do pavor deve primeiro enfrent-lo. Ele pode representar nossos prprios medos, e o xtase que podemos experimentar quando nos deparamos com eles... e em xtase, voltamos mais uma vez ao nosso ponto central, tendo atravessado completamente os ciclos da lemniscata, retornando para a Deusa, para a parte feminina de Deus. "E a Ti tudo retorna..."

OS GUARDIES DA FERI
Embora os sete Guardies do Crculo Feri sejam geralmente considerados Elementais e relacionados s Direes, em ltima anlise, eles no so nem to limitados, nem to focados. Vou apresent-los aqui com as suas associaes elementais e direcionais, embora iniciados Feri saibam que eles no so limitados a Terra. Nas lendas da tradio Feri, os Guardies so os Nephilim. Interpretamos esta palavra como sendo "Pessoas das Nuvens". Eles tambm so chamados de Vigilantes. Eles vieram das estrelas de onde nasceram. Quando a humanidade estava em sua infncia os Nephilim se misturaram com a gente, e seus descendentes so as pessoas do pas das fadas, nossos antepassados Feri, a fonte da Tradio Feri.Os Guardies so geralmente invocados durante o traado do crculo ritual, mas no so necessariamente invocados durante o trabalho mgico. Embora que para fins gerais, os Guardies do Leste e do Sul so do sexo masculino, e os Guardies do Oeste e do Norte so do sexo feminino, eles, como o esprito humano, em ltima anlise, so andrginos, no apenas homens ou apenas mulheres, mas no neutros. Estudantes da Feri passam um tempo trabalhando com cada guardio individualmente. Os nomes aqui apresentados so um conjunto de nomes pblicos. Os Guardies tm outros nomes secretos.

Os Guardies *

O Guardio do Leste O Guardio do Sul O Guardio do Oeste O Guardio do Norte O Guardio do Znite (acima) O Guardio do Nadir (abaixo) O Guardio do Centro

Star Finder Shining Flame Water Maker Black Mother Heaven Shiner Fire in the Earth chamado de Guardian of the Gates

Representa o poder do Conhecimento Representa o poder da Verdade Representa o poder do Amor Representa o poder do Conhecimento

Representam o poder da Conscincia Pura

* A sugesto para a traduo dos nomes dos Guardies segue abaixo.

Leste - Star Finder - "O Caador de Estrelas" Elemento: Ar Poderes: A sabedoria e o conhecimento, tudo que invisvel Atributos: Vento que sopra entre as estrelas, vento do sol nascente Star Finder, Star Finder, Star Finder Que caminhas no vento que ruge, entre as estrelas, na escurido Guardio do Sol Nascente Ns te Invocamos! Ele aparece antes do sol nascente. Seu corpo amarelo-ouro transparente, os olhos so duas estrelas azul-claro muito brilhantes, e ele tem grandes asas na cor violeta plido. Em sua mo direita ele segura um basto de safira, que na parte superior possui uma ponta de ouro e na parte inferior uma de prata.

Sul - Shining Flame - "A Chama Brilhante" Elemento: Fogo Poderes: Vontade e a verdade Atributos: A chama que arde perpetuamente, o turbilho da transformao Shining Flame, Shining Flame, Shining Flame Lago flamejante de esperana e destruio, infinita luz rubra Guardio da Chama Lquida Ns te Invocamos! Ele aparece no deserto ao meio-dia. Seu corpo vermelho-rubi transparente, e ele cercado por uma nuvem de fogo como forma de lgrima de uma chama de vela. Na mo direita ele segura uma espada de metal azul brilhante.

Oeste - Water Maker - "A Me D'gua" Elemento: gua Poderes: Ousar, curar e o amor Atributos: Serpente do Abismo, Rio que corre para o mar Water Maker, Water Maker, Water Maker Generosa fonte dos sonhos e vises, Me das Profundezas Serpente do Abismo das guas

Ns te Invocamos! Ela aparece na forma de um grande drago, subindo do mar, cascatas de gua jorrando de suas mandbulas. Seu corpo verde transparente, rodeada pelas cores do pr do sol. Em sua pata esquerda ela segura um clice de prata.

Norte - Black Mother - "A Me Negra" Elemento: Terra Poderes: Silncio, observao, estruturas e a sabedoria Atributos: O infinito poder do espao, a Gruta profunda Black Mother, Black Mother, Black Mother Me de todos os seres vivos, Senhora das Florestas Guardi do Poo Infinito do Espao Ns te Invocamos! Aparecendo em uma caverna profunda meia-noite, ela uma cabra negra como o azeviche com chifres de prata e olhos dourados, alimentando mil crianas, e rodeada por um halo de fogo azul cintilante. Seu casco esquerdo repousa sobre um cubo perfeito de pedra verde em que est gravado um pentagrama.

Os Guardies do ter
Alto - Heaven Shiner - "O Brilho Celestial" Elemento: Esprito Poderes: Viso, sonho, intuio, viagem astral Atributos: Estrela e galxias, o espelho da Deusa Estrela As Quatro Estrelas so uma Pelos Poderes do Alto Ns te Invocamos, Heaven Shiner! O Guardio do Znite aparece como uma silhueta humanide do sexo indeterminado, a escurido brilhando com estrelas.

Baixo - Fire in the Earth - "O Fogo na Terra" Elemento: Esprito Poderes: Apoio, base, Fora telrica Atributos: O Caldeiro, lava, magma, o ncleo de ferro da Terra As Quatro Estrelas so uma Pelos Poderes de Baixo Ns te Invocamos, Fire in the Earth! O Guardio da Nadir aparece como um grande peixe enrolado em um crculo, com escamas castanho-escuro salpicadas com iridescncia verde e azul, carrega uma brasa ardente em sua boca.

Centro - Guardian of the Gates / Keep of the Black Heart of Innocence - "O Guardio dos Portais Protetor do Corao Negro da Inocncia" Elemento: Esprito Poderes: : Compreenso completa, compaixo, equilbrio

Atributos: A Grande esfera de Fogo Azul, o Corao Negro da Inocncia Pelo Centro que a Circunferncia de Tudo Ns Invocamos o Guardio dos Portais, Protetor do Corao Negro da Inocncia! Que se abram os portes, Para que possamos aprender os mistrios. O Guardio do Centro o Guardio dos Portes e representa o poder da Conscincia Pura. No existe visualizao dada aos estudantes. Sugiro imaginando esse Guardio como transparente, quase incolor, andrgino, girando incessantemente, com fascas de luz intermitente a partir dele. As invocaes so muitas vezes utilizadas em rituais semi-pblicos Feri. As visualizaes, com exceo da do Centro, foram desenvolvidas por Gabriel, fundador da corrente Blood Rose.

LIVROS E LINKS
Livros apresentados em ingls (Os livros disponveis em portugus esto sinalizados)

The White Wand: Toward a Feri aesthetic - De Anaar (Disponvel para Download) Thorns of the blood rose - De Victor H. Anderson Lilith's Garden - De Victor H. Anderson Fifty years in the Feri tradition - De Cora Anderson Kitchen Witch - De Cora Anderson In Mari's Bower - De Cora Anderson Etheric anatomy - De Victor e Cora Anderson Heart of the Initiate - De Victor e Cora Anderson Evolutionary Witchcraft - De T. Thorn Coyle Make Magic of your Life - De T. Thorn Coyle Kissing the Limitless - De T. Thorn Coyle Celebrating the Pagan Soul - De Laura Wildman Her Winged Silence - De Francesca Dubie [De Grandis] Be a Goddess- De Francesca [Dubie] De Grandis The Spiral Dance - De Starhawk (Disponvel em Portugus: Dana das Feiticeiras) Dreaming the Dark - De Starhawk Truth or Dare - De Starhawk The Pagan Book of Living and Dying - De Starhawk e M. Macha Nightmare Webs of Power - De Starhawk The Earth Path - De Starhawk The Empowerment Manual - De Starhawk Circle Round: Raising Children in the Goddess Tradition - De Starhawk, Anne Hill e Diane Baker The Twelve Wild Swans - De Starhawk e Hilary Valentine The Fifth Sacred Thing - De Starhawk (Fic- Disponvel em Portugus: Quintessncia Sagrada) Walking tMercury - De Starhawk (Fico) The Last Wild Witch - De Starhawk (Fico) The Stars Within the Earth - De Storm Faerywolf Witch Eye - Selede Textos variados editados por Storm Faerywolf The DustBunnies/MarchHares Volume I - De Valerie Walker (Disponvel para Download)

Foram listados apenas os livros Feri. Porm alguns assuntos so de interesse da Feri, como: Huna, Mitologia e Lendas Celta, Mitologia em geral, Conhecimento Ferico e Contos de Fadas, Magia, psicologia e informaes neo-pags em geral.

Sites Recomendados

Storm Faerywolf: www.faerywolf.com/index2.html Thorn T. Coyle: www.thorncoyle.com/ Valerie Walker: www.wiggage.com/witch/fericontents.html Brian Dragon: www.pictdom.org/ Anaar: www.whitewand.com/ J't_Argent: www.wytchwood.com Happy dog: http://happydog1960.wordpress.com/ Jenya T Beachy: http://jenyatbeachy.wordpress.com/ Karina Blackheart: http://blackheartferi.com/ Francesca De Grandis: http://stardrenched.com/ Starhawk: www.starhawk.org/ Gwydion Pendderwen: http://psychevanhetfolk.homestead.com/Gwydion.html Informaes abertas: www.feritradition.org/ http://lilithslantern.com/ http://web.archive.org/web/20061223102259/http:/www.geocities.com/Athens/Rhodes/5569/ fae_toc.html Comprar livros: http://www.carnivalia.com http://www.harpybooks.com

You might also like