You are on page 1of 66

Palavra-chave: PAIXO/DESEJO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): P (grego) Atribuio astrolgica: signo Capricrnio O Louco pode representar tanto

o incio como o fim do percurso realizado atravs dos 22 arcanos maiores. Ele uma espcie de pea solta, um curinga, que pode se encaixar em qualquer lugar. A maioria dos baralhos o apresenta iniciando a sequncia dos arcanos maiores; em outros poucos (O Tar de Papus, Tar Wite) ele encaixado - valendo como o arcano de nmero 21 - entre os arcanos O Julgamento e O Mundo (que no Tar de Papus tem o nmero 22). Indica o caos, a desorientao, as idias confusas. Perturbaes psicolgicas. Mente criativa e ilimitada. Incio ou final de um ciclo. Curiosidade, originalidade e criatividade. Comportamento incoerente e instvel. Mente repleta de idias, porm dificuldade em expressar-se objetivamente. Significados Positivos: Ligao com o Divino. Pureza e inocncia. Novidades. Novos caminhos. Novo ciclo. Aventura. Desprendimento. Desapego. Criatividade. Originalidade. Intuio. Significados Negativos: Caos. Desordem. Confuso. Disperso. Desorientao. Incoerncia. Imprudncia. Irresponsabilidade. Imaturidade. Preguia. Falta de concentrao. Vcios (lcool, drogas). A mente criativa, ilimitada, repleta de idias, porm na maioria das vezes h boa dose de dificuldade em se estabelecer uma conexo proveitosa ou objetiva com o mundo exterior. Via de regra indica caos, desorientao, idias confusas bem como perturbaes psicolgicas. Comportamento incoerente e superficial. Tendncia ao escapismo tendo como desvio a utilizao de drogas ou lcool. Indica a necessidade de maior ateno e cuidado em relao questo formulada. Nos Relacionamentos: Significados postivos: Potencial para novos relacionamentos de modo geral. / Novidades.

Significados negativos: Dificuldades para manter relacionamentos duradouros. Displicncia para com os amigos. Tambm pode sugerir amigos em que no se pode

ou deve confiar devido falta de responsabilidade. Perda de amizades e confuses. Contato com pessoas confusas e displicentes, que s pensam em viver a vida sem maiores responsabilidades.

No Amor: Significados positivos: Indica novas e inesperadas oportunidades. Em alguns casos pode sugerir a primeira experincia amorosa. A pessoa encara o relacionamento com pureza e inocncia. Significados negativos: Dificuldades para manter um relacionamento estvel devido necessidade excessiva de liberdade de uma das partes. Pode sugerir um relacionamento que "acaba em nada", se perde no vazio. Indica que a pessoa ou mesmo o parceiro, no tem condies de assumir um compromisso. Falta de solidez no relacionamento amoroso.

No Trabalho: Significados positivos: Novos rumos. / Capacidade de aprendizado. Criatividade. Ambiente leve e descontrado. Significados negativos: Dificuldade de concentrao pra realizar as tarefas necessrias. Risco de perda do emprego devida irresponsabilidade. Desorganizao e confuso no ambiente de trabalho. A pessoa deve prestar mais ateno ao que acontece sua volta, pois pode estar sendo ingnua.

Nos Estudos: Significados positivos: Grande potencial para o aprendizado, mas o bom desenvolvimento dos estudos ir depender exclusivamente do interesse da pessoa. Significados negativos: Dificuldade de concentrao./ Idias confusas e dificuldade no aprendizado, no

implicando necessariamente em falta de capacidade. Aluno displicente, do tipo que nem lembra da lio de casa. Falta de assiduidade.

No Cotidiano: Significados positivos: Novidades. Criatividade. Brincadeiras. Alegria. Leveza. Pode indicar um perodo sem grandes preocupaes. Significados negativos: Confuso, desorganizao. As coisas fogem do contrle. Dificuldade em manter uma programao devido imprevistos. Perda de objetos por pura distrao.

Na Sade: Geralmente indica a necessidade de cuidar melhor do corpo. Algumas vezes pode sugerir problemas neurolgicos ou circulatrios, podendo tambm indicar problemas psicolgicos. preciso tomar cuidado com a auto medicao. A distrao pode ser causadora de acidentes. Em um sentido mais positivo e dependendo das cartas prximas, pode simplesmente indicar no haver absolutamente nenhum problema com a sade.

Necessidade: Sem deixar de ter uma organizao "bsica" preciso encarar as coisas com maior leveza e desprendimento.

1 - O MAGO

O MAGO a carta (ou lmina) de nmero 1. O Um o representao da unidade, a diferenciao marcando o inco de qualquer manifestao.

Palavras-chave: VONTADE/AO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Hermes (grego) ou Mercrio (romano) Atribuio astrolgica: planeta Mercrio

Energia masculina, positiva. Representa a individualidade e o exerccio da vontade. Raciocnio rpido; mente alerta e curiosa. Disposio para o aprendizado. Desejo de viver novas experincias. Habilidade com as palavras; boa comunicao. Habilidades manuais. Valorizao da liberdade. Significados Positivos: Liberdade. Independncia. Impulso criativo. Iniciativa. Aplicao da vontade individualizada. Novos empreendimentos. Inteligncia aplicada. Habilidades. Eloquncia. Capacidade de aprendizado. Significados Negativos: Egosmo. Narcisismo. Vaidade. Superficialidade. Individualismo excessivo. Falta de considerao. Charlatanismo. Malandragem. Indica a individualidade, independncia, vontade, determinao, originalidade, jogo de cintura. A importncia da comunicao. A mente alerta e curiosa e h grande potencial intelectual a ser desenvolvido. Criatividade e disposio para aprender, sendo o aprendizado uma etapa necessria e indispensvel para o despertar das habilidades naturais. Sempre ir indicar novas experincias a serem vividas e a necessidade de agir para obter sucesso nos empreendimentos. uma figura carismtica. Nos Relacionamentos: Significados postivos: Pessoa alegre e comunicativa, que tem facilidade em fazer novas amizades. Novos contatos e amizades. Preservao da individualidade nos relacionamentos.

Significados negativos: Arrogncia e egosmo nos relacionamentos. Dificuldade em compartilhar. Competitividade negativa.

No Amor: Significados positivos: Disposio para iniciar novos relacionamentos. Novidades na vida amorosa. Quando j existe algum na vida da pessoa, mostra a necessidade de preservar a individualidade no relacionamento. Significados negativos: Egosmo. Dificuldade em compartilhar os sentimentos. Volubilidade. Relacionamentos do tipo "fogo de palha".

No Trabalho: Significados positivos: Disposio, habilidades. Pode-se chegar mestria naquilo que faz. Novo emprego. Novas experincias no ambiente de trabalho. Possibilidade de promoo ou novo emprego. Significados negativos: Orgulho e presuno que prejudicam a imagem profissional. Competitividade negativa. Trapaas (querer ser esperto demais).

Nos Estudos:

Significados positivos: Novo aprendizado. Incio de cursos. Inteligncia e curiosidade. Sucesso em concursos e vestibulares. Significados negativos: Autoindulgncia. No estuda por achar que j sabe tudo.

No Cotidiano: Significados positivos: Disposio. Novidades. Aprendendo com o dia-a-dia. Necessidade de ir atrs do que deseja. Significados negativos: Indolncia. Vontade fraca. No prestar ateno s necessidades alheias.

Na Sade: Cuidado com automedicao . Pode indicar a necessidade de procurar um mdico, mas geralmente a pessoa sabe qual o problema. Tem relao com problemas na cabea e na fala.

Necessidade: Indica a necessidade de desenvolver a individualidade e a fora de vontade, porm, sempre levando em conta as limitaes das outras pessoas. preciso cultivar a pacincia e o sentido de cooperao.

2 A papisa

Atribuio astrolgica: Lua Energia feminina; polaridade negativa. Representa a passividade e receptividade. Elaborao mental. Ligao com o mundo das idias atravs da intuio. Introspeco e auto-anlise. Nutrio e proteo. Valorizao da sensibilidade. Significados Positivos: Intuio. Sensibilidade. Proteo. Receptividade. Sensatez. Comedimento. Pacincia. Fertilidade. Significados Negativos: Distanciamento emocional. Timidez. Retraimento. Insegurana. Arcano de polaridade feminina e receptiva. Possui forte ligao com o plano astral. Est ligada ao "no material" e familiariza-se mais com o mundo das idias do que com o mundo concreto. Dentre seus significados destacam-se a intuio, sensibilidade, fecundidade e a passividade - atributos feminos primordiais. Sempre ir indicar algum tipo de proteo para a questo formulada e geralmente no determina o rumo dos acontecimentos e sim a necessidade de elaborao das idias e planejamento cuidadoso.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Relacionamento com pessoas protetoras. Proteo para os relacionamentos de modo geral. Os mesmos ideais so compartilhados nos relacionamentos. Significados negativos: Contatos que envolvem intenes ocultas. Insegurana que atrapalha os relacionamentos. Frieza e distanciamento.

No Amor:

Significados positivos: Pessoa que protege a quem ama./ algum.

Ideal amoroso. /

Interesse reservado por

Significados negativos: Egosmo./ Dificuldade para expressar os sentimentos./ Pessoa que esconde as intenes do (a) parceiro (a). No Trabalho:

Desconfiana.

Significados positivos: Capacidade de adaptao./ Proteo no ambiente de trabalho. Planejamento e organizao./ Dedicao. Significados negativos: Inrcia e falta de interesse. / Falsidade no ambiente de trabalho. Promessas que demoram a ser cumpridas. Nos Estudos: Significados positivos: Capacidade de concentrao./Facilidade para aprender. / Significados negativos: Reteno do conhecimento./ Arrogncia intelectual. / Organizao. Falta de interesse.

No Cotidiano: Significados positivos: Proteo./ Organizao./

Domesticidade./

Rotina.

Significados negativos: Improdutividade./ Insegurana./ Na Sade:

Pessoa cheia de manias .

Doenas de difcil diagnstico. Distrbios glandulares e ginecolgicos. Preocupao excessiva com a sade. Estados depressivos. Necessidade: Indica a necessidade de preservar-se de situes duvidosas ou constrangedoras atravs da precauo e do silncio - ouvir mais e falar menos.

3 - A IMPERATRIZ

A IMPERATRIZ a carta (ou lmina) de nmero 3. O trs a representao da trindade; da harmonia entre os opostos; do tringulo como primeira forma de manifestao, dado que ele a primeira figura geomtrica fechada, o terceiro ponto o ponto que define a forma sem o trs no h condio de existncia dos nmeros seguintes. Palavras-chave: NATUREZA/MULTIPLICAO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Demter (grego) ou Ceres (romano) Atribuio astrolgica: planeta Vnus Representa as foras geradoras da Natureza; a Grande me. Energia feminina. Formao da mente concreta. Proteo e nutrio. Canal para a realizao. Plantar para colher no devido tempo. Significados Positivos: Amor. Abertura. Alegria. Proteo. Generosidade. Dedicao. Produtividade. Gestao. Significados Negativos: Tirania. Futilidade. Indolncia. fofocas. Intrigas. Mau humor. Falta de tato. Representa o poder de gerar e nutrir. So as foras da natureza e seu poder de criao e destruio. Abertura de caminhos, nem sempre rpida, pois h fatores externos que precisam ser ajustados e que independem da vontade da pessoa. A Imperatriz tem o poder de multiplicar, seja para o lado positivo ou negativo. Indica a colheita em abundncia de tudo o que foi semeado e bem cuidado. A Imperatriz um "canal" para a realizao e no a realizao em si.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Abertura para novos relacionamentos de todos os tipos. Alegrias e compensaes. Pessoa que protege os amigos - a "mezona". Significados negativos: Egosmo e manipulao. Fofocas que estragam relacionamentos promissores. Cimes. No Amor: Significados positivos: Disposio para iniciar novos relacionamentos. Amor. Casamento. Unio feliz. Abertura para a realizao amorosa. Significados negativos: Tirania no relacionamento amoroso e geralmente indicao de que o parceiro deseja mudar a forma de ser do outro. Pessoa mimada que exige do parceiro todo o tempo e ateno disponveis. Cobranas afetivas. Chantagem emocional. No Trabalho: Significados positivos: Oportunidades de trabalho. Abertura profissional. Propostas interessantes. Criatividade utilizada no trabalho. Trabalho que oferece possibilidades de crescimento. Significados negativos: Fofocas e intrigas que prejudicam o progresso profissional. Pessoa que fala muito e realiza pouco. Ambiente de trabalho tumultuado. Nos Estudos: Significados positivos: Boa capacidade intelectual. Possibilidade de passar de ano ou em concursos e vestibulares, mas sempre dependendo de dedicao aos estudos por parte da pessoa. Significados negativos: Preguia mental./ Disperso causada por interesse em futilidades. Arrogncia intelectual. No Cotidiano:

Significados positivos: Produtividade no dia-a-da. Alegria. Bem estar e disposio. Prosperidade. Servio prestado de boa vontade. Cuidados dispensados pessoas prximas. Aes fecundas. Significados negativos: Indolncia. Fofocas. Intrigas. Problemas com vizinhos e pessoas prximas. Problemas domsticos. Preguia e procrastinao. Mau humor. Na Sade: Geralmente indicadora de boa sade, mas necessrio tomar cuidado com excessos de modo geral. Problemas no aparelho reprodutor feminino. Problemas hormonais. Facilidade para somatizar. Necessidade: A Imperatriz sempre indica a necessidade de disposio e postura otimista, equilibrada e harmoniosa para que a abertura proposta pelo arcano sirva de canal para coisas boas e promissoras.

4 - O IMPERADOR

O IMPERADOR a carta (ou lmina) de nmero 4. O quatro a representao do quaternrio; do quadrado, do slido e concreto, da matria. o resultado da interao entre o 1, 2 e 3, portanto a manifestao fsica no mundo material. Representa tambm a lei, a ordem e os limites, que servem de base para a manuteno de todas as coisas terrenas.

Palavras-chave: PODER/MATERIALIZAO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Zeus (grego) ou Jpiter (romano) Atribuio astrolgica: signo ries Representa o mundo material. Fora de trabalho. Situaes que se desenvolvem lentamente. Estabilizao de uma situao. Voz ativa. Poder de liderana. Significados Positivos: Objetividade. Praticidade. Organizao. Responsabilidade. Assertividade. Concretizao. Dignidade. Significados Negativos: Tirania. Despotismo. Inflexibilidade. Pragmatismo. Avareza. Inrcia. Atesmo.

Representa o poder material; o poder de concretizao; a matria propriamente dita. Est relacionado a busca da estabilidade e de estruturas slidas e seguras. Indica situaes que se desenvolvem lentamente e s custas de trabalho rduo e cansativo. Apesar dos atributos positivos do Imperador: disciplina, organizao, mtodo e objetividade, a pessoa pode encontrar-se em apuros quando necessitar lidar com situaes inesperadas ou que exijam maior flexibilidade e agilidade mentais.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Contatos com pessoas de poder e influncia. Autoridade positiva para com as amizades e relacionamentos de modo geral. Liderana no grupo. Relacionamentos bem estruturados. Significados negativos: Contatos com pessoas intransigentes. Inflexibilidade no trato com as pessoas. Postura arrogante e autoritria.

No Amor: Significados positivos: Conquista amorosa. Solidez e estabilidade no relacionamento amoroso. Para a mulher, pode indicar casamento com homem de posses. Significados negativos: Dificuldades provenientes de postura e dominadora de uma das partes. Estagnao. Falta de envolvimento na relao. Dificuldade para demonstrar sentimentos. Pessoa subjugada pelo(a) parceiro(a).

No Trabalho: Significados positivos: Respeito adquirido atravs do trabalho rduo Estabilidade no emprego. Responsabilidade, organizao e dedicao ao trabalho. Bom relacionamento com superiores. Sucesso em negociaes. Significados negativos: Muito trabalho e pouco retorno financeiro. Estagnao. Brigas por poder no ambiente de trabalho.

Nos Estudos:

Significados positivos: Capacidade de concentrao. Pessoa que aprende melhor atravs da prtica. Recompensa por longo perodo de dedicao aos estudos. Significados negativos: Preguia mental. Capacidade de aprendizado limitada.

No Cotidiano: Significados positivos: Produtividade no dia-a-da. Capacidade de dar forma s idias. Organizao e responsabilidade Controle de situaes adversas. Significados negativos: Monotonia. Rotina cansativa. Inrcia. Mau humor.

Na Sade: Boa resistncia imunolgica. Problemas nas articulaes. Problemas de sade relacionados vida sedentria. Hipertenso. Elevao da taxa de colesterol. Necessidade: O Imperador alerta quanto a necessidade de maior flexibilidade nos pensamentos e aes.

5 - O HIEROFANTE

O HIEROFANTE a carta (ou lmina) de nmero 5. O cinco o smbolo do ser humano e seus cinco sentidos. a representao do movimento e da quebra da segurana e estabilidade representada pelo 4. Palavra-chave: F Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Quron (grego) Atribuio astrolgica: signo Touro Ligao com a f e espiritualidade. Dar ou receber conselhos. Poderes curativos. Situaes crmicas. Retido de conduta. Significados Positivos: Proteo. Benevolncia. Conhecimento. Espiritualidade. Confiana. Dignidade. Verdade. Responsabilidade. Significados Negativos: Prepotncia. Preconceito. Dogmatismo. Fanatismo. Arrogncia espiritual ou intelectual. Presuno. Falso moralismo. Ganncia. Manipulao. Teimosia. Representa o poder espiritual e a religao com o plano divino. Est relacionado ao conhecimento do que certo e errado e capacidade de aconselhamento. Indica situaes em que necessrio ter confiana nos desgnios divinos e encarar os acontecimentos desagradveis como sendo etapas necessrias realizao do objetivo em questo. um arcano que confere grande proteo espiritual e muitas vezes aparece quando a situao vivida um resgate de vidas passadas.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Contatos com pessoas de bom carter. Relacionamentos que se iniciam em grupos de estudos. Pessoa que d bons conselhos aos amigos. Obteno de benefcios. Significados negativos: Discriminao social. Relacionamentos que no ultrapassam os limites das formalidades. Imposio de filosofia de vida aos outros e vice-versa.

No Amor: Significados positivos: Casamento. Fidelidade no relacionamento amoroso. Relacionamento baseado na verdade e em princpios elevados. Proteo mtua. Significados negativos: Falta de envolvimento emocional no relacionamento amoroso. Pessoa que exige determinados tipos de conduta do (a) parceiro (a) para manter o relacionamento. Relacionamento com pessoa comprometida. Unio que se mantm apenas para preservar o status familiar.

No Trabalho: Significados positivos: Proteo no ambiente de trabalho. Bom relacionamento com superiores. Pessoa que impe respeito por suas qualidades. Bom relacionamento com superiores. Disciplina e seriedade. Cargos de chefia. Significados negativos: Rotina maante. Frieza, austeridade e falta de liberdade no ambiente de trabalho. Competio por cargo de chefia. Arrogncia e supervalorizao das prprias capacidades.

Nos Estudos:

Significados positivos: Capacidade de concentrao. Inteligncia aplicada. Favorecimento em concursos e vestibulares e bolsas de estudo. Pessoa que se destaca atravs dos estudos. Extenso dos estudos. Significados negativos: Arrogncia intelectual. Necessidade de maior aplicao nos estudos.

No Cotidiano: Significados positivos: Proteo. Filosofia de vida aplicada no dia a dia. Organizao e mtodo. Significados negativos: Isolamento . Discriminao e preconceito. Perfeccionismo extremo que leva intolerncia e impacincia.

Na Sade: Geralmente indica a necessidade de consultar um mdico. Problema na coluna. Problemas nas articulaes. Enxaqueca. Necessidade: O Hierofante indica a necessidade de buscar por aconselhamento antes da tomada de decises importantes.

6 - OS ENAMORADOS

OS ENAMORADOS a carta (ou lmina) de nmero 6. O seis o smbolo do equilbrio, perfeio e integrao dos opostos. Pode ser representado pela estrela de seis pontas, formada pela unio de dois tringulos (um apontando para cima e o outro apontando para baixo), realizando a unio do mundo espiritual com o material (macrocosmo e microcosmo). Palavra-chave: LIVRE-ARBTRIO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Pris (grego) Atribuio astrolgica: signo Gmeos Energia neutra. Representa a dvida. Perodo de leveza e descontrao. Situaes que oferecem possibilidades. Exerccio do livre-arbtrio. Habilidade com as palavras. Significados Positivos: Leveza. Arte. Prazer. Lazer. Amor. Unio. Significados Negativos: Insegurana. Dvidas. Inconsistncia. Infantilidade. Inconsequncia. Preguia. Covardia. Falsidade. O arcano Os Enamorados relaciona-se tanto s questes amorosas quanto s dvidas, em qualquer rea ou situao, que dificultam a tomada de decises rpidas. Aponta para os dilemas, nem sempre importantes, que acabam por tornar-se fonte de tormento e insegurana. Geralmente aparece quando necessrio fazer uma escolha entre dois (ou at mais) caminhos disitintos e a pessoa se sente temerosa em fazer sua opo e acabar perdendo algo importante. E se no houver equilbrio e confiana interiores poder sentir-se insatisfeita com qualquer que seja o caminho escolhido, pois pode viver a se perguntar: "e se eu tivesse feito isso?", "e se eu tivesse feito aquilo?".

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Caminhos que levam a novos relacionamentos.

Relacionamentos agradveis. Relacionamentos que abrem um leque de oportunidades. Significados negativos: Deixar-se influenciar por pessoas com quem se relaciona. Falta de seletividade nos relacionamentos. Ingenuidade. Comportamento infantil nos relacionamentos. Dificuldade para cumprir compromissos assumidos.

No Amor: Significados positivos: Amor; pureza de sentimentos. Fluidez dos sentimentos. Unio dos opostos. Novo relacionamento amoroso. Significados negativos: Pessoa volvel. Tringulo amoroso. Dvidas em relao ao relacionamento amoroso atual. Sentimentos de traio.

No Trabalho: Significados positivos: Ambiente de trabalho leve e amigvel. Criatividade utilizada no trabalho. Envolvimento amoroso com pessoa do local de trabalho (dependendo da situao pode assumir um carter negativo). Habilidade na comunicao. Perodo de leveza no trabalho. Nova oportunidade de emprego a caminho. Significados negativos: Falta de objetividade e praticidade no trabalho. Dvidas em relao estabilidade no emprego. Procrastinao. Ingenuidade e falta de assertividade.

Nos Estudos:

Significados positivos: Favorece os estudos ligados arte e beleza. Nova opo de estudo. Fluidez dos estudos. Significados negativos: Falta de dedicao aos estudos. Falta de concentrao e disciplina. Dvidas acerca da rea de estudo escolhida. Dificuldade para optar por uma rea de estudo especfica

No Cotidiano: Significados positivos: Beleza e tranquilidade no dia-a-dia. Leveza e harmonia. Perodo de bons acontecimentos. Significados negativos: Dificuldade em tomar atitudes. Preguia e indolncia. Dvidas que impedem o progresso dos assuntos a serem desenvolvidos.

Na Sade: Pessoa descuidada com a sade. Tendinite. Problemas respiratrios. Estresse. Necessidade: O arcano Os Enamorados aponta para urgncia do desenvolvimento da segurana e equilibrio interiores para que a pessoa consiga se libertar da necessidade das opinies alheias.

7 - O CARRO

O CARRO a carta (ou lmina) de nmero 7. O Sete representa a predominncia do esprito (3) sobre a forma (4). Para os egpcios o smbolo da vida eterna. Palavras-chave: DIREO/VITRIA Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Ares (grego) ou Marte (romano) Atribuio astrolgica: signo Cncer Energia masculina, positiva. Representa a vontade de vencer. Novos empreendimentos. Disposio para romper limitaes Situaes que se desenvolvem rapidamente. Valorizao da independncia. Significados Positivos: Independncia. Impulso. Iniciativa. Coragem. Determinao. Conquista. Superao. Significados Negativos: Egocentrismo. Ansiedade. Pressa. Impacincia. Descontrole emocional. Desequilbrio. Obstinao. Arrogncia. Petulncia. Comportamento temerrio. Belicosidade. O arcano relaciona-se com o impulso individual para a realizao e novas conquistas o equilbrio ser de grande importncia para que os resultados sejam satisfatrios. Indica a busca do sucesso e da realizao com a vitria conseguida atravs do esforo pessoal. Indica a necessidade do estabelecimento de metas para que os objetivos sejam alcanados. Algumas vezes, indica que necessrio privar-se do convvio de pessoas queridas para poder buscar por uma realizao pessoal.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Pessoa extrovertida. Relacionamentos agradveis. Liderana de grupos. Busca por novas relaes. Significados negativos: Relacionamentos oportunistas Brigas e disusses. Competitividade negativa. Tirar proveito das desgraas alheias.

No Amor: Significados positivos: Relacionamento amoroso em andamento. Conquista amorosa. Significados negativos: Fim de relacionamento amoroso. Abandono. Discusses e divergncias. Sentimento de limito no relacionamento. Indiferena para com os sentimentos do parceiro.

No Trabalho: Significados positivos: Capacidade de liderana. Projeto em andamento. Trabalho que oferece condies de crescimento. Incio em novo emprego. Significados negativos: Orgulho e presuno que prejudicam a imagem profissional. Trabalho apressado e desleixado. Perda de emprego. Pessoa que no se acanha em passar por cima dos outros para conseguir o que deseja. Competitividade negativa. Trapaas (querer ser esperto demais).

Nos Estudos:

Significados positivos: Curso em andamento. Raciocnio rpido. Sucesso em concursos e vestibulares. Significados negativos: Disperso. Dificuldade de concentrao. Ansiedade que dificulta os estudos. Falta de disciplina.

No Cotidiano: Significados positivos: Disposio. Determinao. Dia-a-dia movimentado. Superao das adversidades. Significados negativos: Ansiedade e pressa para realizar as tarefas rotineiras. Acidentes de percurso. Imprevistos.

Na Sade: Falta de coordenao motora. Problemas de memria. Problemas no aparelho digestivo. Estresse. Perigo de contgio.

Necessidade: Indica a necessidade de equilbrio entre razo e emoo para que aquilo o que desejado possa ser alcanado.conseguir o que deseja e de prestar maior ateno ao que acontece sua volta.

8 - A JUSTIA

A JUSTIA a carta (ou lmina) de nmero 8. O Oito o nmero do equilbrio csmico. Representa o equilbrio entre o Cu e a Terra. A perfeio da forma. O infinito. Palavra-chave: EQUILBRIO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Atena (grego) ou Minerva (romano) Atribuio astrolgica: signo Libra. Em alguns baralhos A Justia leva o nmero 11, invertendo assim a sua posio com o arcano A Fora. Energia ambivalente. Equilbrio e estabilidade. Mente clara e objetiva. Apurado senso de justia, algumas vezes carregado de idealismo. Aplicao das leis de Ao e Reao. Imparcialidade nos julgamentos. Habilidades manuais. Significados Positivos: Imparcialidade. Sabedoria. Percepo. Honestidade. Integridade. Verdade. Racionalidade. Disciplina. Respeito. tica. Significados Negativos: Parcialidade. Enganos. Mente ardilosa. Abuso de autoridade. Frieza. Ambivalncia. O arcano relaciona-se ao equilbrio proveniente da tomada de decises tendo por base a imparcialidade. Necessidade de distanciamento emocional para realizar cortes e rupturas sabidamente necessrios. Geralmente A Justia descreve pessoas honestas, que procuram viver a vida dentro de cdigos, s vezes muito rgidos, de conduta. um arcano que fala sobre o recebimento de dinheiro justo e merecido, relativo questes legais - o justo prevalece.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Bons e sinceros relacionamentos. Equlbrio e harmonia nos relacionamentos. Atitudes justas. Significados negativos: Distanciamento e apatia. Julgamentos precipitados. Esprito excessivamente crtico que impede a leveza nos relacionamentos. Fofocas e intrigas nos crculos frequentados. Frieza e falta de tato.

No Amor: Significados positivos: Relacionamento amoroso baseado em honestidade. Equilbrio da vida amorosa. Momento de decidir por dar um passo mais importante na relao. Significados negativos: Fim de relacionamento amoroso. Relacionamento frio e distante. Crticas excessivas que levam ao rompimento da relao. Indiferena para com os sentimentos do parceiro.

No Trabalho: Significados positivos: Justa recompensa. Decises importantes. Capacidade de concentrao no trabalho. Promoo merecida. Significados negativos: Falta de tato nas relaes de trabalho. Perda de emprego. Perodo em que a pessoa est sendo vigiada. Problemas com a Justia do Trabalho.

Nos Estudos:

Significados positivos: Inteligncia e capacidade de concentrao nos estudos. Favorece concursos e vestibulares (merecimento pela dedicao aos estudos). Deciso relacionada aos estudos. Significados negativos: Pessoa que julga saber tudo e acaba no se saindo bem nos exames. Confuso mental. Indolncia.

No Cotidiano: Significados positivos: Decises racionais que facilitam o dia-a-dia. Rotina organizada. Superao das adversidades atravs de decises. Significados negativos: Rotina maante. Esprito altamente crtico que acaba por dificultar at mesmo as tarefas mais simples. Fofocas e intrigas. Erro de julgamento.

Na Sade: Problemas circulatrios. Pode indicar necessidade de alguma interveno cirrgica. Problemas de pele. Problemas renais.

Necessidade: Indica a necessidade de no julgar compulsivamente a si mesmo e aos outros.

9 - O EREMITA

O EREMITA a carta (ou lmina) de nmero 9. 3X3=9: A manifestao do esprito nos trs mundos - mental, astral e fsico.

Palavras-chave: BUSCA/SABEDORIA Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Cronos (grego) ou Saturno (romano) Atribuio astrolgica: signo Virgem Entropia. Busca do conhecimento. Experincia de vida. Necessidade de encontrar respostas. Procura do ideal. Valores baseados em simplicidade e humildade. Vida frugal. Significados Positivos: Sabedoria. Experincia. Aprofundamento. Autoconhecimento. Iluminao. Comedimento. Sobriedade. Responsabilidade. Respeito. Longevidade. Significados Negativos: Fireza. Isolamento. Solido. Pessimismo. Aridez. Amargura. Ingenuidade. Cristalizao. Estagnao. Letargia. Apatia.

O Eremita representa o buscador espiritual e destaca a eterna busca pelo conhecimento. Revela o conhecimento adquirido atravs das experincias vividas, onde a compreenso dos problemas mundanos desenvolve a capacidade do aconselhamento. Indica situaes em que necessrio ter persistncia e uma boa dose de pacincia - os assuntos se desenvolvem lentamente, mas geralmente trazendo os resultados desejados.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Relacionamento com pessoas inteligentes e sbias. Busca por relacionamentos estveis. Bons relacionamentos provenientes de algum ncleo de estudos. Pessoa seletiva. Significados negativos: Distanciamento das amizades. Fobia social. Timidez e retraimento que fecham as portas para novos relacionamentos. Pessimismo que afasta as pessoas. Frieza e falta de tato. Busca por isolamento.

No Amor: Significados positivos: Relacionamento amoroso duradouro. Estar procura de um parceiro confivel. Retorno um relacionamento do passado. Significados negativos: Fim de relacionamento amoroso ou por abandono ou por deliberao prpria. Relacionamento frio e distante. Aridez na vida amorosa. Falta de amor. Sentimentos de solido e abandono.

No Trabalho: Significados positivos: Pessoa experiente. Trabalho responsvel. Estabilidade no emprego. Aposentadoria desejada. Significados negativos: Perda de emprego. Perda de emprego. Transferncia indesejada. Trabalho duro com remunerao insuficiente. Aposentadoria indesejada. Exonerao.

Nos Estudos: Significados positivos: Inteligncia e capacidade de concentrao nos estudos. Busca por novos conhecimentos. Autodidatismo. Viagem a estudo. Significados negativos: Afastamento dos estudos. Insatisfao com os estudos. Depresso que atrapalha os estudos.

No Cotidiano: Significados positivos: Dia-a-dia levado com sabedoria. Aplicao do conhecimento nas tarefas dirias. Tranquilidade. Receber ou dar conselhos. Significados negativos: Rotina maante. Isolamento. Pessoa pessimista que no v nada de bom em coisa alguma. Depresso e descontentamento com a vida.

Na Sade: Longevidade. Problemas de coluna. Problemas de pele. Reumatismo; osteoporose. Problemas de sade decorrentes de depresso. Problemas da idade.

Necessidade: Indica a necessidade de ir ao encontro de si mesmo; buscar por novos caminhos; isolar-se para encontrar respostas.

O nmero Dez est associado totalidade, ao ciclos, concluso.

10 A Roda
Palavras-chave: CARMA/MUDANA Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): As trs Moiras (grego) ou as trs Parcas (romano) Atribuio astrolgica: planeta Jpiter Energia instvel. Mudanas repentinas. Altos e baixos. Perodos de grande movimentao. Mudana de rumo. Mudana de planos. Situaes carmticas. Situaes que se desenvolvem rapidamente. Significados Positivos: Progresso. Oportunidades. Asceno. Elevao. Rapidez. Agilidade. Ganhos inesperados. Significados Negativos: Instabilidade. Desequilbrio. Inconstncia. Ansiedade. Fatalidades. Perdas inesperadas.Superficialidade.

A Roda da Fortuna indica instabilidade de maneira geral - uma hora se est em cima, outra embaixo. Ensina, atravs de seu movimento imprevisvel, o desapego necessrio para que novas oportunidades sejam aproveitadas. Aponta para a necessidade de humildade quando se est em uma posio privilegiada, pois nunca se sabe qual ser a prxima cartada do destino. Indica situaes crmicas que precisam ser encaradas como aprendizado e a necessidade de permitir que as coisas sigam seu fluxo natural, sem interferncia ou resistncia.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Vida social movimentada. Novas amizades. Viagens com amigos. Extroverso. Significados negativos: Inconstncia nos relacionamentos. Contatos com pessoas superficiais. Dificuldade para solidificar amizades. Perda de amizades.

No Amor: Significados positivos: Novas oportunidades na vida amorosa. Retomada de relacionamento amoroso. Significados negativos: Mudana inesperada do(a) pareceiro(a). Fim de relacionamento. Dificuldade para encontrar estabilidade na vida amorosa. Instabilidade no relacionamento amoroso.

No Trabalho: Significados positivos: Descontrao no ambiente de trabalho. Mudanas que trazem novas oportunidades. Capacidade de adaptao. Elevao profissional. Significados negativos: Perda de emprego. Perda de emprego. Instabilidade no ambiente de trabalho. Emprego que no oferece garantias de estabilidade. Desorganizao e dificuldade de concentrao. Mudanas negativas.

Nos Estudos: Significados positivos: Agilidade mental. Facilidade para o aprendizado, desde que haja interesse no assunto. Passar de ano. Viagem a estudo. Significados negativos: Falta de concentrao. Desinteresse. Queda do rendimento nos estudos.

No Cotidiano: Significados positivos: Dia-a-dia movimentado. Novidades. Agilidade para realizar as tarefas rotineiras. Passeios. Significados negativos: Instabilidade emocional. Imprevistos que quebram a rotina normal. Adiamentos. Irritao e ansiedade. Falta de foco e objetividade. Pensamentos obsessivos.

Na Sade: Disfunes glandulares. Hipertireoidismo. Acidentes causasados pela pressa e falta de ateno. Problemas decorrentes do estresse. Propenso a acidentes.

Necessidade: Indica a necessidade do desapego, pois quanto mais apegada a pessoa estiver, seja a um bem, uma idia, uma situao ou mesmo uma pessoa, maior o sofrimento com as mudanas que o destino traz.

11 - A FORA

O nmero Onze est associado ao incio de um novo ciclo. Em numerologia o 11 um nmero mestre, sendo ele a oitava superior do nmero 2.

Palavra-chave: CONTROLE Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Hracles (grego) ou Hrcules (romano) Atribuio astrolgica: signo Leo Em alguns baralhos A Fora aparece como o arcano de nmero 8, trocando sua posio com A Justia. Energia retentiva. Vitalidade e vigor fsico. Poder de persuaso. Situaes que no fluem naturalmente. Manter uma situao sob controle. Energia sexual. Situaes carmticas. Significados Positivos: Vitalidade. Fora. Resistncia. Persistncia. Poder. Autocontrole. Significados Negativos: Egosmo. Orgulho. Arrogncia. Teimosia. Inflexibilidade. Avareza. Ira. Belicosidade. Paixes vulgares. Obsesso. Compulses O arcano A Fora est relacionado energia sexual e aos instintos. Indica a necessidade de "domesticar" os impulsos instintivos para uma expresso mais equilibrada. Geralmente indicativo de grande presso interna. Quando se trata do setor material, um arcano que alerta contra os gastos excessivos e sugere disciplina e economia para perodos vindouros. Indica a capacidade de manter o controle em situao de adversidade.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Amizades ou contatos com pessoas fortes e decididas. Representa o "amigo para qualquer hora". Parcerias slidas e produtivas. Significados negativos: Relacionamentos desgastantes. Tirania e dominao nos relacionamentos. Discusses por divergncia de pontos de vista. Ms influncias.

No Amor: Significados positivos: Paixo. Atrao. Relacionamento duradouro. Conquista amorosa. Significados negativos: Cime e possessividade. Paixo desenfreada. Infidelidade. Manipulao no relacionamento amoroso.

No Trabalho: Significados positivos: Estabilidade no emprego. Esforo recompensado. Cargo de chefia. Capacitao profissional. Superao de dificuldades atravs da fora de vontade. Significados negativos: Tenses no ambiente de trabalho. Trabalho desgastante e mal remunerado. Submisso e falta de iniciativa. Inveja no ambiente de trabalho. Demora para a obteno de novo emprego. Impedimentos criados por pessoas invejosos.

Nos Estudos:

Significados positivos: Boa concentrao. Persistncia e vontade de aprender. Aluno aplicado. Mente retentiva. Facilidade para a memorizao. Significados negativos: Resistncia ao aprendizado. Limitao intelectual. Interrupo dos estudos. Reprovao.

No Cotidiano: Significados positivos: Rotina benfica. Capacidade de realizao. Manter a situao sob controle. Significados negativos: Dia-a-dia estressante. Aprisionamento na rotina. Facilidade para irritar-se. Desentendimentos. Aprisionamento rotina.

Na Sade: Vitalidade, boa sade. Problemas decorrentes do estresse. Problemas de sade relacionados ao sexo. Abusos que comprometem a sade

Necessidade: Indica a necessidade de integrao e harmonizao dos impulsos instintivos com a expresso pessoal.

12 - O ENFORCADO

O nmero Doze est associado aos doze signos do zodaco, oferecendo assim a idia e um ciclo de experincias e realizao final.

Palavra-chave: SACRIFCIO/ENTREGA Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Prometeu (grego) Atribuio astrolgica: elemento gua Crescimento interior. Crescimento espiritual. F e capacidade de entrega Predisposio ao sacrifcio. Sentimentos de impotncia diante dos obstculos. Situaes carmticas. Significados Positivos: Entrega. F. Intuio. Sensibilidade. Emaptia. Altrusmo. Caridade. Compaixo. Inteligncia. Espiritualizao. Elevao. Confiana. Bondade. Significados Negativos: Perdas. Sofrimento. Dificuldades. Sensibilidade excessiva. Abandono. Sacrifcio. Pessimismo. Timidez. Temores. Insatisfao. Humilhao. Limitao. O arcano O Enforcado est relacionado ao desenvolvimento espiritual e elevao do ser humano. Indica a necessidade de desenvolver a confiana no plano espiritual e a capacidade de entrega para que a vida possa fluir mais naturalmente Geralmente indicativo de situaes onde a longa espera pelos resultados desejados pode minar as foras da pessoa. Alerta sobre os perigos aos quais a sanidade fsica e mental esto expostas quando da entrega fantica uma causa, religio ou doutrina.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: O bom amigo. Confiana nos relacionamentos. Poder contar com a solidariedade alheia. Significados negativos: Relacionamentos desgastantes. Estar a merc de outras pessoas. Relacionamentos marcados pelo abuso e explorao. Sentimentos de inferioridade. Chantagem emocional nos relacionamentos. Perda de amizade.

No Amor: Significados positivos: Dedicao e entrega no relacionamento amoroso. Amor de vidas passadas. Significados negativos: Sofrimento na vida amorosa. Dedicao no correspondida. Abandono. Sentimento de perda na relao amorosa.

Trabalho: Significados positivos: Dedicao ao trabalho. Solidariedade. Intuio no trabalho. Significados negativos: Perda de emprego. Sentimentos de inferioridade no trabalho. Trabalho mal remunerado. Dificuldade em impor respeito. Demora para a obteno de novo emprego.

Nos Estudos:

Significados positivos: Boa concentrao. Dedicao aos estudos. Boa capacidade de aprendizado. Mente retentiva. Facilidade para a memorizao. Significados negativos: Impossibilidade de levar os estudos diante. Limitao intelectual. Interrupo dos estudos. Reprovao. Estudo com sacrifcio.

No Cotidiano: Significados positivos: Rotina benfica. Capacidade de navegar conforme a mar. Perodo de dedicao a uma rotina especfica. Significados negativos: Dia-a-dia desgastante. Aprisionamento na rotina. Pessimismo. Lidar com problemas de difcil soluo. Sentimentos de impotncia. Expor-se desnecessariamente. Na Sade: Baixa vitalidade fsica. Sade frgil. Cansao e indisposies. Anemia. Problemas de sade que exigem longo tratamento. Deficincia imunolgica. Problemas com automedicao. Depresso. Necessidade: Indica a necessidade de aperfeioamento espiritual e de dedicao causas mais elevadas para a obteno de um "sentido de vida".

13 - A MORTE

O nmero Treze associado ao azar, mas para algumas culturas um nmero de sorte. J foi considerado um nmero sagrado por sua correspondncia com os meses lunares (antigo calendrio).

Palavra-chave: TRANSFORMAO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Hades (grego) ou Pluto (romano) Atribuio astrolgica: signo Escorpio Transformaes profundas. Situaes irreversveis. Reciclagem necessria. Entrega um trabalho ou causa. Possibilidade de recomear. Cortar o mal pela raiz. Intensidade e profundidade dos sentimentos. Significados Positivos: Reciclagem. Fora. Desapego. Percepo. Profundidade. Perspiccia. Impetuosidade. Intensidade. Criatividade. Capacidade. Significados Negativos: Turbulncia. Impulsividade. Medo. Raiva. Rancor. Falsidade. Negatividade. Extremismo. Perdas. Fatalidades.

O arcano A Morte est relacionado s transformaes profundas e s mudanas radicais. Geralmente aparece para alertar sobre a necessidade de trabalhar o desapego, fazendo lembrar que nada na vida permanente, tudo transitrio. Indica situaes em que se torna impossvel manter o controle e onde a melhor coisa a fazer simplesmente encarar os fatos e recomear. Pode surgir na forma de duros golpes ou atravs de pequenas mortes, mas sempre levando um novo ciclo.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Reciclagem das amizades. Amigos poderosos. Parcerias importantes. Significados negativos: Relacionamentos turbulentos e problemticos. Amizades perigosas. Rompimentos. Perdas.

No Amor: Significados positivos: Intensidade e profundidade de sentimentos. Unio dos opostos. Relao transformadora. Significados negativos: Fim de relacionamento amoroso. Cime doentio. Violncia no relacionamento. Perodo difcil.

No Trabalho: Significados positivos: Reciclagem profissional. Mudana de rea. Capacidade de realizao. Significados negativos: Perda de emprego. Problemas no trabalho. Ambiente de trabalho carregado de inveja e ms intenes. Perda de status no trabalho. Divergncias com superiores.

Nos Estudos:

Significados positivos: Aprofundamento dos estudos. Boa capacidade de aprendizado. Significados negativos: Interrupo dos estudos. Perda de interesse. Problemas pessoais atrapalham os estudos. Reprovao.

No Cotidiano: Significados positivos: Alteraes na rotina. Transformaes e mudanas positivas. Capacidade de lidar com o imprevisto. Significados negativos: Problemas. Discusses com vizinhos. Irritao e impacincia. Imprevistos desagradveis.

Na Sade: Regenerao e restabelecimento da sade. Cirurgia para extirpao. Cansao e indisposies. Problemas sseos. Problemas nos rgo sexuais.

Necessidade: Indica a necessidade de aceitao das perdas como fatores de aprendizado e crescimento.

14 - A TEMPERANA

Palavra-chave: TRANSMUTAO/ALQUIMIA Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): ris (grego) Atribuio astrolgica: signo Sagitrio Sublimao. Transformao dos sentimentos - alquimia interior. Aceitao de si mesmo. A medida certa das coisas. Ateno e dedicao a uma tarefa. Boas notcias. Fluidez e harmonia. Significados Positivos: Vitalidade. Equilbrio. Harmonia. Pacincia. Dedicao. Durabilidade. Estabilidade. Tolerncia. Otimismo. Significados Negativos: Lentido. Indolncia. Indiferena. Apatia. Desequilbrio. Distanciamento. Isolamento. Permissividade. Amoralidade.

O arcano A Temperana est relacionado alquimia interior , transmutao dos sentimentos. Quando da ocorrncia de experincias desagradveis, a Temperana alerta sobre a necessidade de mudar os sentimentos que tais experincias despertam para que as mesmas deixem de ser constantes. Indica perodos de tranqilidade e harmonia conquistados, merecidamente, atravs de atitudes equilibradas da prpria pessoa. Indica tambm a superao das dificuldades e a chegada da prosperidade.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Relacionamentos equilibrados. Ajuda mtua. Estabilidade nos relacionamentos. Significados negativos: Apatia. Ausncia de novidades. Falta de tempo para os amigos. Vida social estagnada.

No Amor: Significados positivos: Amor e equilbrio na relao. Respeito e fidelidade. Estabilidade da vida amorosa. Relacionamento duradouro. Significados negativos: Falta de tempero na relao. Indiferena no relacionamento. Monotonia e rotina. Falta de tempo para o romance.

No Trabalho: Significados positivos: Estabilidade no emprego. Novidades no trabalho. Trabalho de qualidade. Dedicao ao trabalho. Ambiente de trabalho amigvel e equilibrado. Significados negativos: Trabalho cansativo e mal remunerado. Dificuldade em sentir-se aceito no ambiente de trabalho. Otimismo exagerado que leva a enganos. Promoo que demora para acontecer.

Nos Estudos:

Significados positivos: Aprofundamento dos estudos. Ateno e concentrao nos estudos. Boa capacidade de aprendizado. Sucesso em concursos e vestibulares. Significados negativos: Estudo cansativo. Falta de ateno. Problemas pessoais atrapalham os estudos. Notas baixas.

No Cotidiano: Significados positivos: Dia-a-dia agradvel. Tranqilidade e harmonia. Boas notcias. Produtividade. Significados negativos: Preguia e falta de disposio. Fofocas. Monotonia e rotina irritante. Sensibilidade e emotividade excessivas.

Na Sade: Restabelecimento de sade atravs de tratamento. Problemas circulatrios. Problemas musculares. Problemas renais. Diabetes. Impotncia sexual.

Necessidade: Indica a necessidade de transformar os sentimentos a fim de evitar experincias reincidentes.

15 - O DIABO

Palavra-chave: PAIXO/DESEJO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): P (grego) Atribuio astrolgica: signo Capricrnio Energia criativa. Poderes psquicos. Foras instintivas. O aprisionamento na matria. Desvios comportamentais. Paixes e compulses. Magia negra. A sombra. Significados Positivos: Vitalidade. Disposio. Criatividade. Magnetismo. Desenvoltura. Sagacidade. Inteligncia. Alegria. Significados Negativos: Egosmo. Manipulao. Maldade. Mentiras. Luxria. Promiscuidade. Vcios. Excessos. Perverses. Oportunismo. Corrupo. Degenerao. Degradao. O arcano O Diabo est relacionado sombra individual que, sufocada, luta pela primazia. Geralmente est relacionado aos vcios e ao aprisionamento situaes que, embora sabidamente desagradveis, suprem algumas necessidades do ego (desejo de vingana, manipulao sexual, etc.) Indica a facilidade em encontrar justificativas para um comportamento egosta e desregrado. Tambm se relaciona a tudo o que mais desprezamos em ns mesmos e projetamos no outro.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Vida social movimentada. Festividades. Significados negativos: Pssimas influncias. Amigos interesseiros e oportunistas. Envolvimento com pessoas de m reputao. Politicagem.

No Amor: Significados positivos: Paixo. Afinidade sexual. Significados negativos: Metiras e traies. Aprisionamento em relacionamento ruim. Interesse meramente material. Obsesso. Traio.

No Trabalho: Significados positivos: Criatividade para lidar com situaes complicadas. Disposio. Frias. Traquejo. Significados negativos: Perda de emprego. Mau funcionrio. Traio. Ambiente de trabalho carregado de desconfiana e inveja. Intrigas no trabalho. Ser passado para trs.

Nos Estudos:

Significados positivos: Inteligncia. Favorece os estudos esotricos. Significados negativos: Dificuldade de aprendizado. Preguia. Perda de ano. Interrupo dos estudos devido dificuldades financeiras.

No Cotidiano: Significados positivos: Dia-a-dia descontrado. Criatividade aplicada no dia-a-dia. Realizaes. Novas descobertas. Significados negativos: Preguia e falta de disposio. Fofocas. Problemas causados por terceiros. Maledicncia. Enganos.

Na Sade: Falta de vitalidade fsica. Doenas sexualmente transmissveis. Doenas contagiosas.

Necessidade: Indica a necessidade de libertao das paixes e desejos destrutivos e canalizao adequada da energia criativa.

16 - A TORRE

Palavra-chave: DESTRUIO/LIBERTAO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Posidon (grego) ou Netuno (romano) Atribuio astrolgica: planeta Marte Energia agressiva. Lampejo espiritual. Conhecimento sbito. Poder de reconstruo. Dificuldades de todos os tipos. Esfacelamento da alma. Sofrimento moral. Dificuldade em fazer-se entender - Torre de Babel. Situaes de tenso extrema. Atitude temerria. Significados Positivos: Vitalidade. Fora. Energia. Independncia. Coragem. Ambio. Libertao. Significados Negativos: Orgulho. Vaidade. Perdas. Queda. Sofrimento. Destruio. Dificuldades. Acidentes. Ira. Belicosidade. Precipitao. Trauma. Medo. Insegurana. Torre relaciona-se a todos os tipos de perdas e decepes que fazem o indivduo perceber que precisa se libertar. Aponta para o perigo do orgulho, que mantm a pessoa em sua torre de marfim, longe do convvio salutar com as pessoas. Indica perdas dolorosas, geralmente relacionadas s areas finaceira e afetiva, que em um primeiro momento parecem trazer apenas dor e o sofrimeto moral, mas depois de assentada a poeira percebe-se que havia a necessidade de libertao dessas situaes para uma vida mais plena. Indica tambm a quebra de qualquer estrutura que no tenha sido construda sobre bases slidas.

Nos Relacionamentos:

Significados postivos: Libertao de relacionamentosnocivos ou indesejados. Limpeza no setor das amizades. Significados negativos: Decepes com os amigos. Desentendimentos e rupturas. Orgulho e vaidade que "queimam" a imagem social.

No Amor: Significados positivos: Libertao de relacionamento limitador. Limpar o terreno para um recomeo. Significados negativos: Rompimento da relao. Fim abrupto do relacionamento. Desentendimentos e discusses. Rancor no relacionamento. Decepo amorosa.

No Trabalho: Significados positivos: Dinamismo e assertividade no trabalho. Esprito empreendedor. Reestruturao. Traquejo. Significados negativos: Perda de emprego. Brigas no trabalho. Desentendimentos com superiores. Servio mal feito devido pressa e impacincia. Perda de promoo. Quebra de confiana.

Nos Estudos:

Significados positivos: Inteligncia. Ambio intelectual. Clareza mental. Significados negativos: Dificuldade de aprendizado. Falta de concentrao. Interrupo dos estudos. Perda de ano.

No Cotidiano: Significados positivos: Dia-a-dia produtivo. Insights. Novidades libertadoras. Significados negativos: Tenso diria. Problemas inesperados. Destruio de planos. Discusses. Atitudes precipitadas.

Na Sade: Degenerao do organismo. Problemas de coluna. Problemas no sistema nervoso. Labirintite. Hipertenso. Impotncia ou frigidez sexual.

Necessidade: Indica a necessidade de libertao de situaes limitadoras e opressivas para a reestruturao interna e externa.

17 - A ESTRELA

Palavra-chave: ESPERANA/RENOVAO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Pandora (grego) Atribuio astrolgica: signo Aqurio Energia radiante. A luz no fim do tnel. Lampejo espiritual. A esperana que nunca deixa de existir. Perodo de renovao. Auxlio no momento certo. Recuperao da autoestima. Um novo alvorecer. Confiana no futuro. Significados Positivos: Beleza. Arte. Gentileza. Pureza. Amor. F. Plenitude. Alegria. Sinceridade. Renovao. Espiritualidade. Otimismo. Brilho. Simplicidade. Despojamento. Proteo. Significados Negativos: Infantilidade. Ingenuidade. Futilidade. Efemeridade. Pessimismo. Desiluso. Apego. Distrao. O arcano A Estrela est relacionado renovao que tira o corao do homem das trevas. Geralmente prenncio de mudana de situao aps perodos de escassez e dificuldades. Indica a f e o otimismo que movem o homem em busca de uma realizao maior. Tambm est relacionado beleza interior e exterior do indivduo que o torna capaz de iluminar e trazer alvio para os que esto sua volta. Tem ligao com todos os trabalhos que envolvem beleza e imagens.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Renovao das amizades. Surpresas. Boas amizades. Contatos que trazem abertura. Significados negativos: Decepes com os amigos. Ingenuidade nos relacionamentos. Indiscrio.

No Amor: Significados positivos: Renovao da vida amorosa. Relacionamento amoroso de boa qualidade. Reatar um relacionamento. Realizao de um sonho. Significados negativos: Ingenuidade no relacionamento amoroso. Liberdade excessiva no relacionamento. Quebra de expectativa. Desiluso.

No Trabalho: Significados positivos: Promoo. Bom emprego. Novo emprego. Bons relacionamentos no ambiente de trabalho. Novos projetos. Brilho e reconhecimento. Significados negativos: Indiscrio que pode trazer problemas no trabalho. Distrao que traz problemas no trabalho. Decepes. Falta de objetividade e bom senso. Quebra de expectativas. Fofocas e futilidades no ambiente de trabalho.

Nos Estudos: Significados positivos: Contentamento. Sucesso em exames, concursos e vestibulares. Novo curso em andamento. Significados negativos: Displiscncia nos estudos. Quebra de expectativas. Falta de concentrao.

No Cotidiano: Significados positivos: Novidades. Otimismo. Notcias agradveis. Surpresas. Significados negativos: Logro. Enganos. Preguia. Negligncia. Distrao.

Na Sade: Recuperao da sade. Problemas na viso. Problemas de pele. Cirurgia esttica. Alergias. Necessidade: Indica a necessidade de cultivar a f e o otimismo

18 - A LUA

Palavra-chave: ILUSO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Hcate (grego) Atribuio astrolgica: signo Peixes Intuio desenvolvida. Envolvimento com magia. O mundo do inconsciente. Reaes emocionais. Falta de viso objetiva. Predisposio ao engano. O encontro com a sombra. Mergulho nas iluses. Significados Positivos: Intuio. Sensibilidade. Empatia. Reflexo. Feminilidade. Fecundidade. Suavidade. Significados Negativos: Impressionabilidade. Sugestionabilidade. Irracionabilidade. Inconstncia. Medo. Insegurana. Deslealdade. Solido. Tristeza. O arcano A Lua est relacionado ao misterioso e oculto mundo do inconsciente, seja ele individual ou coletivo. Geralmente indicativo de decepes e desiluses causadas por otimismo excessivo ou por se viver em um mundo de aparncias. Aponta para o perigo de deixar-se levar pelas aparncias. Tambm est relacionado ao medo e insegurana em relao ao futuro que muitas vezes produzem estados depressivos. Nos Relacionamentos: Significados postivos: Popularidade. Sensibilidade e empatia nos relacionamentos. Significados negativos: Influncias negativas. / Falsidade. Traies. Amizades que levam ao vcio./

No Amor: Significados positivos: Romance. Sonhos em comum. Significados negativos: Desiluso no relacionamento amoroso. Traies. Insegurana no relacionamento. Medo de relacionar-se.

No Trabalho: Significados positivos: Intuio. Criatividade. Significados negativos: Ambiente de trabalho carregado de inveja e falsidade. Enganos. Instabilidade no emprego. Perda de emprego. Decepes. Armaes.

Nos Estudos: Significados positivos: Boa memria. Capacidade de concentrao. Significados negativos: Displiscncia nos estudos. Falta de concentrao. Decepo em exames, concursos ou vestibulares.

No Cotidiano: Significados positivos: Novidades. Mudanas. Domesticidade. Significados negativos: Logro. Enganos. Preguia. Negligncia. Desmazelo. Perdas.

Na Sade: Doenas de difcil diagnstico. Problemas hormonais. Problemas no aparelho reprodutor. Intoxicaes. Encenenamentos. Alergias. Problemas glandulares. Doenas infecto-contagiosas.

Necessidade: Indica a necessidade de no se deixar levar pelas aparncias.

19 - O SOL

Palavra-chave: VERDADE Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Apolo (grego) Atribuio astrolgica: Sol Energia criativa. Ampla viso. Relaes de dependncia. Valorizao da verdade. Objetividade e direcionamento. Significados Positivos: Realizao. Otimismo. Camaradagem. Sucesso. Sorte. Vitalidade. Alegria. Intuio. Jovialidade. Significados Negativos: Vaidade. Egosmo. Arrogncia. Presuno. Exibicionismo. Histrionismo. Falsidade. Abuso. O arcano O Sol est relacionado ao Sol astronmico como doador de luz vida e calor. No necessariamente um indicador de sucesso, antes, um indicador de que o sucesso poder ser obtido, alm da e integridade, atravs da dsposio em fazer acordos que favoream ambas as partes envolvidas. Geralmente indica associaes ou parcerias, sendo que o sucesso fica na dependncia de uma troca equilibrada entre os envolvidos.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Amizade duradoura. Amizades verdadeiras. Sociabilidade. Ajuda mtua. Associaes e parcerias. Significados negativos: Falsidade. Pessoas oportunistas. Antipatia. Egosmo.

No Amor: Significados positivos: Unio Companheirismo. Felicidade. Relacionamento satisfatrio. Significados negativos: Desiluso no relacionamento amoroso. Individualismo excessivo. Falta de confiaa. Traies.

No Trabalho: Significados positivos: Realizao. Promoo. Cooperao. Criatividade. Auxlio para encontrar um novo emprego. Significados negativos: Ambiente de trabalho carregado de inveja e falsidade. Substituio. Fracasso.

Nos Estudos: Significados positivos: Inteligncia. Sucesso em exames, concursos e vestibulares. Formatura. Significados negativos: Preguia. Disperso. Otimismo exagerado.

No Cotidiano: Significados positivos: Vitalidade e disposio. Otimismo. Contatos agradveis. Dia-a-dia produtivo. Significados negativos: Logro. Enganos. Preguia. Negligncia. Distrao.

Na Sade: Problemas oculares. Problemas cardiovasculares. Queda de cabelos. Dermatites. Alergias.

Necessidade: Indica a necessidade de desenvolver o sentido de cooperao.

- O JULGAMENTO

Palavra-chave: RECICLAGEM Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Hermes Psicopompo (grego) Atribuio astrolgica: elemento Fogo Novo despertar. Nova vida. Abertura para o novo. Relaes familiares. Caminho de salvao. Viver no passado. Limpar a mente de antigas lembranas. Eliminao de pendncias. Significados Positivos: Revelao. Novidades. Auxlio. Sensibilidade. Renascimento. Descobertas. Libertao. Cura. Esperana. Redeno. Amadurecimento. Significados Negativos: Insegurana. Medo. Condenao. Vcios. Estagnao. Indeciso. Dificuldades. Aprisionamento. Apego. O arcano O Julgamento est relacionado abertura para uma nova fase na vida - preciso abandonar o passado e encarar o futuro. Geralmente indica aprisionamento no passado que atrapalha, enchendo a pessoa de dvidas e inseguranas, no momento da tomada de decises importantes para seu prprio progresso. Indica a dificuldade para abrir mo de coisas, pessoas, situaes e lembranas que, mesmo que no agradveis, so vistas como ponto de apoio.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Amigo para todas as horas. Renovao e reciclagem das amizades. Apoio ou ajuda inesperados. Reencontros. Significados negativos: Falta de incentivo. Pessoas oportunistas. Relacionamento com pessoas problemticas. Problemas nas relaes familiares. Tagarelice.

No Amor: Significados positivos: Encontro de almas. Renovao do relacionamento. Retomar um relacionamento amoroso. Relacionamento satisfatrio. Significados negativos: Excesso de crtica no relacionamento amoroso. Aprisionamento no passado impede um relacionamento promissor. Falta de confiaa. Indeciso.

No Trabalho: Significados positivos: Novidades. Avaliao positiva. Renovao da vida profissional. Ambiente de trabalho acolhedor. Significados negativos: Avaliao negativa. Insatisfao com o emprego atual. Perda de emprego. Momento de crise.

Nos Estudos: Significados positivos: Inteligncia. Sucesso em exames, concursos e vestibulares. Cursos de reciclagem e atualizao. Significados negativos: Preguia. Falta de concentrao. Bloqueios. Reprovao.

No Cotidiano: Significados positivos: Notcias animadoras. Novidades. Novas opes. Significados negativos: Cobranas de assuntos pendentes. Rotina cansativa. Medo de crescer. Problemas com familiares.

Na Sade: Problemas crnicos. Reincidncia de um problema de sade. Falta de vitalidade fsica. Sade frgil. Tratamentos de longa durao.

Necessidade: Indica a necessidade de perder o medo de crescer e de ser feliz.

21 - O MUNDO

Palavra-chave: REALIZAO Atribuio mitolgica (Tar Mitolgico): Hermes Psicopompo (grego) Atribuio astrolgica: elemento Fogo Energia criativa. Finalizao de um projeto. Merecida recompensa. Querer abraar o mundo. Atingir um objetivo. Encontrar um foco de interessse. Significados Positivos: Vitalidade. Realizao. Capacidade. Beleza. Harmonia. Concluso. Recompensa. Significados Negativos: Exagero. Opresso. Atrofiamento. Pessimismo. Vacuidade. Insatisfao. Ganncia. Oportunismo.

O arcano O Mundo est relacionado trmino de um ciclo e incio de outro. Indica que quando a vontade e ambio so indiscriminadas ao invs do sucesso e realizao a pessoa acaba por sentir-se sobrecarregada e oprimida pelas responsabilidades assumidas. Geralmente h o sentimento de perda de energia e desgaste fsico e mental. Isso porque em todo final de ciclo a energia mais fraca. Este deve ser encarado como um perodo de reavaliao, recolhimento e reabastecimento energtico.

Nos Relacionamentos: Significados postivos: Amigo para todas as horas. Pessoa que se relaciona bem com todos. Amizades duradouras. Sociabilidade. Associaes e parcerias. Significados negativos: Falta de iniciativa. Recolhimento e isolamento. Roubo de energia. Problemas nas relaes familiares. Relacionamentos oportunistas.

No Amor: Significados positivos: Unio. Realizao na vida amorosa. Complementao. Significados negativos: Relacionamento desgastado. Fim de relacionamento. Momento de dificuldades na vida amorosa. Traies.

No Trabalho: Significados positivos: Realizao. Sucesso profissional. Promoo desejada. Competncia e habilidade. Ambiente de trabalho diversificado. Significados negativos: Esgotamento devido ao acmulo de servio. Emprego que no oferece condies de crescimento. Fracasso. Perda de emprego.

Nos Estudos: Significados positivos: Inteligncia. Sucesso em exames, concursos e vestibulares. Capacidade de concetrao. Estudo visando um objetivo especfico. Significados negativos: Disperso das idias. Dificuldade de concetrao. Esgotamento mental.

No Cotidiano: Significados positivos: Dia-a-dia produtivo. Otimismo. Novidades e surpresas. Movimentao. Significados negativos: Fadiga. Muitos problemas para resolver. Rotina maante. Distrao.

Na Sade: Exames de rotina. Problemas devido aos excessos de todos os tipos. Problemas circulatrios. Problemas musculares. Nevralgias.

Necessidade: Indica a necessidade de reavaliar as experincias at ento vividas para iniciar um novo ciclo com maior segurana.

You might also like