You are on page 1of 28

Introduo

Como vai a sua famlia?


Este livreto visa ajudar voc e sua famlia a identificarem as reas em que j esto-se saindo bem, bem como aquelas em que podem melhorar. Estes mtodos comprovados pelo tempo esto sendo usado diariamente com sucesso por muitas famlias.

Talvez a coisa mais importante na qual sua famlia deva concentrar-se seja

reservar tempo uns para os outros.


Isso pode ser difcil em nosso mundo apressado, mas quando passamos algum tempo juntos podemos fortalecer laos, expressar sentimentos, ensinar princpios e aprender a respeitar e a gostar uns dos outros.

Se a sua famlia for como a maioria, provavelmente j houve desentendimentos entre os familiares. Mas se voc se esforar para

melhorar a comunicao
em sua famlia, perceber uma grande melhora, menos brigas e mais unio.

Alm de ajudar os membros da famlia a terem um bom convvio mtuo, os pais tm o dever de

ressaltar valores
para ajudar os filhos a serem mais responsveis. Os valores so o alicerce de uma vida bem-sucedida e baseada em princpios morais.

Use as sugestes deste livreto para ajudar sua prpria famlia a

tornar-se mais forte e feliz em seu convvio mtuo.


Esse um processo para a vida inteira, mas vale a pena o esforo. Pois at as pequenas mudanas podem fazer uma grande diferena.

Sumrio
Introduo
2 7 8 9

1
Melhorar a Comunicao
Vocs esto realmente ouvindo? Certifiquem-se de estarem sendo compreendidos Estabeleam o clima adequado Expressem seus sentimentos com palavras Resolvam os problemas sem atacar Desenvolvam um relacionamento de confiana Pensem antes de falar Faam da sua casa um lar

Reservar Tempo Uns para os Outros


Valorizem cada minuto Reservem uma noite por semana Faam coisas juntos

10 Faam as refeies juntos Desenvolvam um relacionamento individual 11 Envolvam-se nas atividades dos filhos 12 Desliguem a televiso Ajudem os filhos a desenvolverem seus talentos 13 Tornem as tarefas divertidas

15 16 17

18 19

2
Ressaltar Valores
Sejam um bom exemplo

20

Fortaleam seu casamento

21

23

24 Dem responsabilidades a seus filhos

25 Ajudem seus filhos a estabelecer metas 26 Tornem a histria da famlia importante Prestem servio ao prximo juntos 27 Valorizem as tradies da famlia Tomem cuidado com o que entra em sua casa 28 Procurem momentos de ensino 29 Envolvam os filhos nas decises da famlia Ensinem os valores da famlia

Reservar Tempo
uns para os outros

Valorizem cada minuto


Vocs podem fortalecer seus laos familiares passando juntos o mximo de tempo possvel. Podem comear a procurar esse tempo estabelecendo prioridades:

Determinem o que mais importante em sua vida. Analisem como esto utilizando seu tempo atualmente. Reservem tempo suficiente para as coisas que so mais importantes.

Para muitas pessoas comum achar que no h tempo suficiente para ficar com a famlia. Por esse motivo, a famlia recebe apenas a sobra de tempo, depois de todas as outras coisas. Com um pouco de esforo, podemos fazer da nossa famlia uma prioridade e encontrar tempo para estarmos com ela.

Reservem por uma noite semana


As caticas exigncias do dia-a-dia podem prejudicar as metas de longo prazo da famlia. Como cada pessoa da famlia vai para um lado diferente, fcil perdermos o senso de unidade da famlia. Muitas famlias descobriram que programar uma noite para estarem juntos a cada semana pode fortalecer os laos familiares e aumentar a unio. Utilizem esse tempo para divertirem-se com seus filhos e instrurem-nos.

Ensinem valores que sejam importantes para sua famlia. Discutam assuntos de interesse geral. Faam planos para ocasies importantes. Compartilhem histrias inspiradoras.

A princpio, talvez seja difcil reunir todas as pessoas da famlia. Mas se vocs se esforarem com dedicao para que esse momento em famlia ocorra todas as semanas, os membros da famlia descobriro maneiras de liberar um tempo em sua programao diria para estarem ali.

Faam juntos coisas


As famlias fortes sabem que um dos pontos-chave mais importantes realmente fazer coisas juntos. Pode parecer bvio, mas muito freqentemente isso negligenciado. Quer seja uma atividade simples ou uma grande viagem de frias, o importante que vocs estejam juntos. Eis algumas sugestes de atividades que sua famlia pode considerar agradveis.

MsicaAssistir s apresentaes musicais de seus filhos ou concertos de msica locais. NaturezaFazer um passeio, acampar, observar os pssaros ou trabalhar com a famlia no jardim ou horta. ServioLevar um jantar para um vizinho, participar de atividades comunitrias de servio ao prximo ou ajudar em campanhas de levantamento de fundos.
9

EspiritualIr igreja, ler as escrituras e, orar juntos regularmente. SocialSair para tomar sorvete, fazer um piquenique, realizar uma festa com a famlia e amigos. EsportesAssistir a um evento esportivo, jogar bola no quintal, patinar, andar de bicicleta, pescar, passear de barco, danar ou esquiar.

TrabalhoLimpar e cuidar da casa e do jardim, preparar refeies, pintar um quarto, plantar uma rvore. AprendizadoVisitar locais histricos, museus, zoolgicos, planetrios ou bibliotecas.

Faam as refeies

juntos

Esforcem-se como famlia para estarem todos juntos pelo menos uma refeio por dia. Se isso no for possvel, tentem faz-lo algumas vezes por semana. Vocs vero que a hora da refeio um excelente momento para a famlia conversar e ficar sabendo o que acontece na vida de cada um.

Ajudem seus filhos a planejar e preparar algumas refeies. Troquem idias sobre planos e eventos da famlia. Contem histrias favoritas ou experincias da famlia. Convidem os avs, amigos ou outros familiares. Perguntem qual foi o momento mais divertido que cada um teve no dia. Conversem sobre as coisas que eles aprenderam e que os surpreenderam.

Desenvolvam um relacionamento individual


Se voc desenvolver um forte relacionamento individual com cada um de seus filhos, eles se sentiro valorizados, amados e tero autoconfiana. Passar um tempo individualmente com cada filho o ponto-chave para se desenvolver esse tipo de relacionamento. Se voc e seu filho estiverem juntos sozinhos, voc poder ouvir, compartilhar sentimentos e fazer perguntas, sem medo do que as outras pessoas da famlia iro pensar.
10

Participe de entretenimentos, passatempos e atividades que ambos gostem de realizar. Conte histrias ou cante uma cano na hora de dormir. Programe-se para passar um tempo com cada um dos filhos, individualmente. Leia as escrituras com seu filho. Pergunte a seus filhos o que eles gostariam de fazer.

Envolvam-se nas atividades de seus filhos


Se a sua famlia for como a maioria, seus filhos provavelmente tero uma programao diria quase to atarefada quanto a sua: Aulas de piano, esportes, lio de casa, atividades escolares e outras coisas. Vocs podem passar mais tempo com seus filhos ajudando-os nas diversas atividades de que participam. Como resultado, seus filhos sabero que vocs se importam com eles e com o que eles esto fazendo.

Ofeream-se para ajudar nas atividades escolares, esportivas ou do clube de seus filhos. Assistam a eventos esportivos, recitais e outras atividades de seus filhos. Ajudem-nos a praticarem e a prepararem-se para suas atividades.

11

Desliguem a televiso
Eis um fato lamentvel: H estudos que mostram que os pais passam cerca de trs horas por dia assistindo a televiso com os filhos, mas passam menos de trinta minutos com eles em outras atividades. No deixem que a televiso lhes roube um tempo precioso que vocs podem passar juntos ou que impea sua famlia de comunicar-se eficazmente entre si.

Estabeleam regras domsticas que eliminem os programas imprprios e os excessos no uso da televiso. Participem de um jogo com seus filhos. Ajudem seus filhos a fazerem a lio de casa. Saiam juntos para uma caminhada. Conheam-se melhor!

Ajudem os filhos a desenvolverem seus talentos


Toda pessoa tem uma combinao prpria de talentos e interesses. Grande parte de nossa felicidade e produtividade na vida depende da identificao, ampliao e utilizao desses talentos de modo equilibrado. Eis algumas coisas que os pais podem fazer para ajudar os filhos a desenvolverem esses talentos:

Ajudem seus filhos a identificarem seus talentos. Apiem e incentivem seus interesses e hobbies. Ensinem seus filhos a apreciarem os talentos das outras pessoas. Ajudem-nos a aprender como usar suas habilidades e talentos para ajudar as pessoas. Mostrem-lhes a importncia de serem gratos por seus prprios talentos.

12

Tornem as tarefas divertidas


Em vez de designar tarefas domsticas individuais para os membros da famlia, experimentem trabalhar juntos no cumprimento das tarefas. Compartilhar as tarefas proporciona aos membros da famlia um sentimento maior de dever e unio. Isso tambm ajuda a fazer com que as tarefas sejam concludas mais rapidamente!

Depois das refeies, convidem todos a ajudarem na limpeza. Enquanto estiverem trabalhando, conversem com seus filhos sobre como foi o dia. Ensinem a seus filhos o valor do trabalho por meio do exemplo. Peam a seus filhos que trabalhem juntos para resolver problemas relacionados s tarefas. Ajudem seus filhos a descobrirem tarefas que gostem de realizar. Ajudem-nos a ter sucesso, oferecendo-lhes tarefas condizentes com suas habilidades.

13

2
Melhorar a
Comunicao

15

Vocsrealmente esto ouvindo?


Ouvir mais do que apenas escutar. Uma forma importante de expressar seu sincero interesse pelos membros de sua famlia ouvi-los atentamente. Ouvir o que as pessoas esto sentindo e dizendo exige concentrao e esforo. Mas os resultados compensam todo esse esforo. Os membros de sua famlia se sentiro mais inclinados a se abrir e a dizer o que pensam e como se sentem. Os seguintes passos podem ajud-los a ouvir de modo mais eficaz:

Mostrem que desejam ouvir olhando para a outra pessoa quando ela estiver falando. Evitem interromper com suas prprias experincias e opinies. Se a pessoa fizer uma pausa, no se apressem em expressar suas prprias idias.

Observem sinais no verbais, como expresses faciais, o tom da voz e a postura. Aceitem o modo como seus familiares descrevem seus sentimentos, motivaes e objetivos, sem dar sermo ou dizer como eles deveriam pensar ou sentir-se.

16

Demonstrem sua compreenso dizendo-lhes o que vocs acham que eles esto sentindo: Parece-me que voc est sentindo ()

Compartilhem seu ponto de vista oferecendo sugestes e opes. No entanto, a no ser que a questo envolva coisas muito srias como sade, segurana ou problemas morais, os pais sensatos freqentemente permitem que os filhos tomem suas prprias decises e aprendam por experincia prpria, desde que isso seja adequado sua idade e nvel de maturidade.

Certifiquem-se de estarem sendo compreendidos


Para comunicar-nos bem com os outros importante que desenvolvamos uma boa e eficaz capacidade de expressar-nos. Se o fizermos com clareza, eficcia e amor, manteremos o canal de comunicao aberto. E reduziremos as chances de haver discusses, ressentimentos e mal-entendidos.

Sejam sinceros. Estejam dispostos a dizer o que realmente pensam e sentem, e no aquilo que vocs acham que os outros querem ouvir.

Sejam gentis. Aprendam a expressar seus sentimentos sem colocar a culpa nas outras pessoas. Evitem generalizaes. Comentrios como voc sempre ou voc nunca so simplistas e exagerados.

Estabeleam o clima adequado


Quando demonstramos preocupao, apoio e uma mente aberta, nossos filhos se tornam mais receptivos ao nosso auxlio e orientao. H maneiras simples de se estabelecer um bom clima para uma comunicao eficaz:

Observem as coisas boas que eles esto fazendo. Compartilhem suas preocupaes e estejam abertos a novas idias para solucion-las. Embora precisemos estabelecer limites, procurem maneiras de ajud-los a ter suas necessidades atendidas.
17

Expressem seus sentimentos com palavras


Os filhos acreditam no que os pais dizem. At os comentrios aparentemente insignificantes dos pais podem ter um grande impacto na vida do filho, tanto de forma positiva quanto negativa. Os comentrios dos pais ajudam a moldar a imagem que um filho tem de si mesmo. O filho que rotulado como inteligente por seus pais, por exemplo, tem maior probabilidade de ir melhor na escola do que o filho que rotulado como preguioso.

Usem palavras que expressem aceitao e amor. Deixem que seus filhos sejam eles mesmos. Demonstrem a seus filhos que vocs confiam neles. Incentivem-nos a fazer o melhor que podem. Expressem seu apreo pelo esforo que fazem.

18

Resolvam os problemas sem atacar


Quando os filhos cometerem erros, os pais devem ter o cuidado de abordar o erro sem condenar o filho. Vocs podem conversar com seus filhos sobre um comportamento inaceitvel que eles tiveram, sem fazer com que eles se sintam mal. melhor dizer a um filho que ele se comportou de modo inaceitvel do que dizer que ele mau. Ao disciplinarem seus filhos, pensem nas palavras que iro dizer.

Vocs esto condenando seus filhos ou as aes deles? O que vocs podem dizer para ajudar seus filhos a compreender a diferena entre uma coisa e outra? Se vocs estivessem diante de um espelho, mudariam a forma como falam com seus filhos?

Desenvolvam um relacionamento
desconfiam daqueles que no o so. Vocs podem ajudar seus filhos a desenvolver um carter forte ensinando-lhes princpios de honestidade e vivendo de modo condizente com esses princpios.

de confiana

Os filhos desenvolvem maior respeito por pais que so sinceros com eles, e

Estejam dispostos a pedir desculpas. Os filhos apreciam quando os pais admitem que cometeram erros. Seus filhos aprendero com seu exemplo de honestidade, quando vocs admitirem que todos cometemos erros, e aprendero tambm que todos podemos mudar.

Compartilhem suas metas. Conversem com seus filhos sobre suas metas, sonhos e os motivos pelos quais vocs agem da maneira que o fazem. Se vocs compartilharem abertamente seus pensamentos, seus filhos se sentiro mais vontade para confiar em vocs.

19

Pensem antes de falar


normal haver desentendimentos na famlia. No entanto, as emoes de um momento de tenso podem fazer com que algumas pessoas da famlia digam coisas das quais se arrependero mais tarde. Pensar numa questo antes de reagir algo que pode ajudar as pessoas a se acalmarem e a encontrarem outras maneiras de expressar seus sentimentos.

Dem um tempo. Se estiverem numa situao acalorada, dem um tempo para acalmarem-se. Faam uma caminhada, contem at dez ou qualquer outra coisa que os ajude a controlar seus sentimentos.

Coloquem-se no lugar da outra pessoa. Se tiverem algum desentendimento com algum da famlia, imaginem que so essa pessoa. Que influncia suas palavras tero sobre a outra pessoa? Lembrem-se de que os filhos geralmente ouvem mais o tom da voz do que as palavras que dizemos.

Faam de um sualar casa


Numa pesquisa de mbito nacional, os homens disseram que a coisa que mais desejavam em seu lar era tranqilidade. Mais do que mveis caros, uma garagem bem equipada ou um estdio particular, eles queriam paz e felicidade no lar. O lar deve ser um refgio para todas as pessoas da famlia, longe dos problemas e conflitos do mundo l fora. Deve ser um local de aceitao e fortalecimento.

Criem um clima de tranqilidade em seu lar. Resolvam as divergncias rapidamente e em particular. Evitem brigas e hostilidades. Mostrem aos filhos como resolver conflitos dando-lhes seu exemplo carinhoso. Procurem oportunidades de demonstrar apreo e gratido para as pessoas da famlia.

20

Mostrem que vocs os amam, e digam isso para eles. Deixem bilhetinhos ou presentinhos em lugares onde outras pessoas da famlia possam encontr-los. Peam aos filhos que os ajudem em projetos divertidos, como fazer biscoitos ou escrever cartas. Proporcionem algo pelo qual as pessoas da famlia esperem ansiosamente ao voltarem para casa da escola ou do trabalho.

Fortaleam seu casamento


Os pais so o ponto-chave do sucesso da famlia. A boa comunicao no casamento pode ter uma forte influncia positiva na comunicao da famlia. Manter um casamento forte algo que exige esforo contnuo, pacincia e sabedoria. Aprendendo a comunicar-se um com o outro, os pais podem resolver conflitos tranqilamente e contribuir para um ambiente familiar sadio.

Lembrem-se de seus melhores momentos. Vejam as coisas do ponto de vista de seu cnjuge. Aprendam com seu cnjuge. Reconheam que normal haver diferenas. Procurem as qualidades positivas em seu cnjuge. Passem um tempo agradvel juntos, regularmente. Demonstrem amor de modo significativo para seu cnjuge.

21

Ressaltar

3
23 23

Valores

Dem responsabilidades a seus filhos


Ao ensinarem valores corretos a seus filhos, vocs estaro ajudando-os a construir um firme alicerce sobre o qual podero edificar seu carter. Se vocs ensinarem e viverem esses valores, estaro contribuindo no apenas para o bem-estar de sua famlia, mas tambm para a sociedade em que vivemos. A Bblia diz: Educa a criana no caminho em que deve andar; e at quando envelhecer no se desviar dele. (Provrbios 22:6) Dem responsabilidades a seus filhos pequenos para ajud-los a formar um conjunto de valores morais e para orient-los a fazerem o que certo. Se os filhos participarem das responsabilidades do lar, aprendero disciplina, responsabilidade e respeito pelo trabalho. Designem tarefas pequenas e simples a seus filhos pequenos. Depois, aumentem suas responsabilidades medida que forem crescendo.

Sejam um bom exemplo


O melhor mestre o seu bom exemplo. As aes sempre falam mais alto do que as palavras, especialmente em seu relacionamento com os filhos. Quer vocs percebam ou no, suas aes influenciaro vigorosamente o comportamento de seus filhos por toda a vida. Os filhos aprendem como comportar-se como adultos observando vocs. Vivendo como vocs desejam que seus filhos vivam, vocs tero mais influncia sobre eles do que pregando sermes sobre o que deveriam fazer. Observem seu comportamento e reflitam sobre como poderiam ser mestres ainda melhores:

Ensinem bondade, considerao e gratido a seus filhos pela maneira com que vocs tratam as pessoas. Demonstrem amor e servio por seu exemplo de servio ao prximo. Ensinem seus filhos a terem respeito pelas leis esforando-se por obedecer a elas. Demonstrem a seus filhos a satisfao pelo trabalho por meio de seu prprio trabalho rduo. Sejam um exemplo de crescimento admitindo seus erros, pedindo desculpas e esforando-se por melhorar.

24

Ajudem seus filhos a estabelecer metas


Seus filhos devem ajudar a determinar seu prprio rumo na vida. importante ensinar aos filhos que as decises que eles tomam quando jovens influenciaro muito seu futuro. As decises tomadas a respeito de coisas como sade, moralidade e educao iro moldar seu futuro.

Conversem com seus filhos a respeito de seus planos para o futuro. Perguntem quais so seus interesses e ambies. Demonstrem confiana na capacidade que eles tm de tomar decises. Conversem com seus filhos sobre os valores que aprenderam no lar. Identifiquem como esses valores influenciaro suas decises futuras. Ajudem seus filhos a estabelecer metas de curto e de longo prazo.

25

Tornem a histria da famlia


Toda famlia tem uma histria. s vezes ela est facilmente disponvel, outras vezes preciso pesquis-la. Ensinar seus filhos sobre a histria de sua famlia e manter laos com os parentes mais distantes faz com que os membros da famlia tenham o sentimento de pertencerem a um grupo e terem melhor entendimento de quem realmente so.

importante

Contem a histria de seus antepassados para seus filhos. Convidem parentes mais afastados a acrescentarem seu ponto de vista da histria da famlia. Participem de reunies da famlia e visitem seus parentes regularmente. Entreguem aos filhos uma cpia das histrias de seus antepassados, fotografias e registros.

Prestem servio ao prximo juntos


Quando uma famlia usa seu tempo e esforo para servir as pessoas, os
26

filhos tm maior probabilidade de aprender lies valiosas sobre bondade,

sacrifcio, compaixo e altrusmo. Uma imensa variedade de oportunidades de servio esto disposio em toda comunidade, como ajudar a cuidar de albergues ou locais de distribuio de alimentos, participar de campanhas de donativos, preparar uma refeio para um vizinho enfermo, ajudar os mais idosos nas tarefas domsticas, etc.

Entrem em contato com organizaes de servio humanitrio ou organizaes beneficentes. Perguntem como sua famlia poderia envolver-se. Estejam atentos a oportunidades de servio por meio de sua igreja ou vizinhana.

Valorizem as tradies de famlia


As tradies familiares so atividades ou eventos regulares que os membros da famlia passam de uma gerao para outra. Esto freqentemente associadas a datas festivas e tm um significado especial para a famlia porque formam um elo entre filhos e pais numa herana comum. Ao dar continuidade ou iniciar suas prprias tradies familiares, vocs estaro promovendo o orgulho, a unio e um senso de estabilidade em sua famlia. As tradies podem ajud-los a transmitir importantes valores a seus filhos. Por exemplo: Na vspera de Natal, muitas famlias crists lem a histria do nascimento de Jesus Cristo. Essa tradio aproxima os membros da famlia e refora seus valores e crenas religiosas.

Quais so suas tradies familiares preferidas? O que torna essas tradies significativas e agradveis? Que tradies vocs desejam transmitir a seus filhos? Que valores so reforados por essas tradies?

Tomem cuidado com o que entra em sua casa


As opes oferecidas pelos meios de comunicao e que temos instantaneamente nossa disposio so impressionantes. Mas as fitas de vdeo, a televiso, a Internet, os jogos de computador e outros meios de
27

comunicao tambm diminuram o tempo que as pessoas da famlia interagem uns com os outros. Os meios de comunicao no devem tomar o lugar dos pais na formao do comportamento e atitude dos filhos, da imagem que tm de si mesmos e de sua percepo do mundo.

Estejam atentos aos meios de comunicao usados por seus filhos. Conversem com seus filhos a respeito daquilo que eles ouvem, assistem e lem. Ajudem seus filhos a compreender que muitos atos mostrados nos meios de comunicao como incuos, do sarcasmo violncia, so maneiras imprprias de tratarmos as pessoas.

Avaliem cuidadosamente com seus filhos a qualidade e o contedo de suas opes de mdia. Tomem cuidado com o tempo que eles passam em atividades relacionadas mdia. Ajudem-nos a descobrir alternativas satisfatrias, como a leitura, os esportes e amizades sadias. Proporcionem entretenimentos alternativos para seus filhos.

Procurem momentos de ensino


Ser bons pais algo que exige cuidadosa observao. Vocs precisam ser sensveis s preocupaes e desejos de seus filhos e procurar oportunidades de ensinar aos filhos como conduzir a vida deles. Essas oportunidades de ensino freqentemente consistem de experincias do dia-a-dia. Por exemplo: Enquanto trabalham juntos no jardim, vocs podem ensinar vrias lies simples, como cuidar adequadamente das coisas e separar o bom do mau.

Usem frases conhecidas ou mtodos de memorizao para ajudar seus filhos a lembrarem as lies que vocs lhes ensinarem.

Ensinem seus filhos a diferenciar o certo do errado. Conversem sobre as conseqncias das escolhas certas e erradas. Quando seus filhos fizerem uma escolha errada, aja prontamente para administrar as conseqncias ou permitir que elas ocorram.

28

Envolvam os filhos nas decises da famlia


Isto um fato: Quando os filhos participam das decises da famlia, mais provvel que tenham disposio de cumprir as regras da famlia. Permitam que seus filhos participem de decises adequadas idade e ao nvel de responsabilidade deles. Eles apreciaro muito ver que vocs ouvem suas sugestes e opinies. Juntos, vocs chegaro a um melhor consenso, sem sacrificar os valores familiares. Eis algumas decises de famlia que vocs podem tomar em conjunto:

Estabelecer um horrio de voltar para casa. Estabelecer regras sobre quando e como convidar amigos. Planejar atividades e as frias da famlia. Dividir e designar as tarefas domsticas.

Ensinem os valores da famlia


Uma de suas responsabilidades fundamentais como pais ensinar valores. Os valores bsicos para uma vida feliz incluem a bondade, a honestidade, a gratido, a integridade, o trabalho, a pacincia, a moralidade e o amor. Ensinem a seus filhos que esses valores precisam ser honrados. Eles so essenciais para que no haja problemas no relacionamento familiar e para que tenham sucesso no trato com as pessoas de fora. Os valores devem ser ensinados por seu prprio exemplo. Vocs tambm podem ser ajudados no ensino dos valores da seguinte forma:

Ir juntos igreja. Orar juntos em famlia. Reservar um tempo para ensinar valores no lar, de modo regular.

29

A famlia faz parte

do plano de Deus.
Para ressaltar a importncia da famlia, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias publicou uma proclamao sobre a famlia. Seguem-se alguns trechos dessa proclamao.*

O marido e a mulher tm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos.

Os pais tm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retido, atender a suas necessidades fsicas e espirituais, ensin-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidados cumpridores da lei, onde quer que morem.

A felicidade na vida familiar mais provvel de ser alcanada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.

O casamento e a famlia bem-sucedidos so estabelecidos e mantidos sob os princpios da f, da orao, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixo, do trabalho e de atividades recreativas salutares.

*O texto completo dessa proclamao pode ser encontrado em www.mormon.org.br

Se desejar outras idias para

fortalecer sua famlia


solicite-nos informaes ou visite nosso website.

Somos seus vizinhos.

www.mormon.org.br

Para solicitar representantes, ligue para: 0800-2839888

Somos seus vizinhos.

www.mormon.org.br

2002 Intellectual Reserve, Inc. Aprovao do ingls: 3/01 Aprovao da traduo: 3/01 Translation of 3 Simple Ways to become A Happier Family Portuguese 36562 059

You might also like