You are on page 1of 88

O Louco

O Louco uma representao do cidado que festejava a Folli (carnaval medieval italiano). Em sua trouxa, amarrada, que fazia papel de uma espcie de bate bate, continha, trazia to somente, moedas e guizos. Era assim que ele provocava outros transeuntes, fazendo rudos metlicos ou mesmo atiando os ces, como representado no arcano sem nmero que abocanha os fundilhos da veste do personagem.

O Mago
A mesa do arcano 1, O Mago, no tem apenas trs pernas. Trata-se, na verdade, de uma bancada longa (como as das feiras livres), onde outros vrios vendedores ambulantes, pelotiqueiros, artistas de rua apresentavam seus nmeros ou produtos. A mo para cima e outra para baixo apenas vem a representar o ato de distrair o pblico com uma das mos, enquanto que, com a outra, fazia esconder o objeto (o ilusionista tem, por hbito, distrair a ateno do pblico atravs da prestidigitao).

A Sacerdotisa
No h nada que prove que o arcano 2, A Sacerdotisa, trata-se da imagem da Papisa Joana: pode apenas, representar, como outras imagens arcanas, uma virtude (teologal, por exemplo), como acontece com as virtudes cardeais (Justia, Fortaleza e Temperana).

O Imperador
O Imperador, no arcano 4, no faz um quatro com as pernas. Por erro de perspectiva dos antigos gravadores, as pernas sugerem essa posio, mas simplesmente esto cruzadas uma sobre a outra. Nos tars modernos as pernas so desenhadas deixando, de modo claro, a indicao de que esto cruzadas

O Papa
O arcano 5, O Papa, composto por quatro figuras trs coroinhas ou monges de costas e mais a figura central de frente. A tonsura (topo da cabea raspada, hbito entre antigos sacerdotes) denuncia trs personagens.

Os Enamorados
H tantas especulaes em torno do arcano 6, Os Enamorados, que se perdem ao longo do tempo. A imagem sugere no um tringulo amoroso, mas um jovem apresentando ao pai (sim, pai, devido coroa de louros e tipo de veste de poca) a sua namorada/noiva para o consentimento ou beno do casamento.

O Carro
O arcano 7, O Carro, no tem dois cavalos em direes opostas. Assim como as rodas da carruagem no se encontram em perspectivas, os artistas no conseguiam reproduzir cavalos de frente, na mesma direo.

O Eremita
O arcano 9, O Eremita, originalmente portava uma ampulheta para representar o tempo e no uma lanterna, posteriormente sugerido pelos artesos franceses.

A Roda da Fortuna
O arcano 10, A Roda da Fortuna, se apresentava com um rei (Midas) no alto da engenhoca com orelhas de asno (conforme o mito) e as outras figuras, ascendendo e declinando, ora surgiam com metade do corpo humano, metade de asno. Ou, apenas, representados por vestes mais simples ou suntuosas, classes sociais ou status.

A Fora
O arcano 11, A Fora, sugere uma mulher sobre um leo e no o animal saindo de dentro da personagem.

A Torre
As bolinhas coloridas do arcano 16, A Torre, so apenas representaes de fascas oriundas do raio que se abate sobre a construo.

Os halos
Os halo cheios de raios nos arcanos 6, em torno do Cupido (veja cima), do arcano 18, em torno da Lua, do arcano 19, em torno do Sol e do arcano 20, em torno de Gabriel arcanjo, sugerem, apenas, a emisso de luz do corpo, seja fsica ou espiritual.

Reuni apenas alguns arcanos cujas reinterpretaes so as mais gritantes. H outros pontos a explorar, como a questo das cores e figuras geomtricas, alvo de dezenas de reinterpretaes (equivocadas). Esse material tem por objetivo estimular a reflexo sobre um universo ainda desconhecido e no totalmente inexplorado, que o simblico.

(0 ou 22) O Louco
O Arcano da Busca e do Amor
Constantino K. Riemma

Compilao de

Ao contrrio do que ocorre nos demais arcanos, a margem superior da lmina no tem numerao, razo pela qual se costuma atribuir-lhe o valor de arcano 0 ou 22, segundo a necessidade. Um homem anda com um basto na mo direita. Est de costas, mas seu rosto, bem visvel, aparece de trs quartos. Sobre o ombro direito leva uma vara em cuja extremidade h uma pequena trouxa. O personagem est vestido no estilo dos antigos bobos da corte: as calas rasgadas deixam ver parte da coxa direita. Um animal que poderia ser um felino parece arranhar esta parte exposta ou ter provocado o rasgo. De um cho rido, acidentado, brotam cinco plantas. O viajante tem a cabea coberta por um gorro que desce at a nuca e lhe cobre as orelhas; esta estranha touca transforma seu rosto barbudo numa espcie de mscara. Veste uma jaqueta, presa por um cinto amarelo; seus ps esto cobertos por calados vermelhos.

Significados simblicos
Tar de Marselha

www.krishadar.com

A busca e o Filho Prdigo. A experincia de ultrapassar os limites. admirao, saudade.

Espontaneidade, despreocupao, Impulsividade. Inconscincia. Alienao.

Interpretaes usuais na cartomancia


Passividade, completo abandono, repouso, deixar de resistir. Irresponsabilidade. Inocncia. Escolha intuitiva acertada. Domnio dos instintos; capacidade medinica. Absteno. O no-fazer. Mental: Indeterminao devida s mltiplas preocupaes que se apresentam e das quais se tem apenas uma vaga conscincia. Idias em processo de transformao. Conselhos incertos. Emocional: Revezes sentimentais, incerteza compromissos, sentimentos vulgares e sem Infidelidade. com os durao.

Fsico: Inconscincia, desordem, falta palavra dada, insegurana, desprazer. Abandono voluntrio dos bens materiais. Assunto ou negcio enfraquecido. Do ponto de vista da sade: transtornos nervosos, inflamaes, abscessos. Sentido negativo: Enquanto andarilho, o Louco significa queda ou marcha que se detm. Abandono forado dos bens materiais; decadncia sem muita possibilidade de recuperao. Complicaes, atoleiro, incoerncia. Nulidade. Incapacidade para raciocinar e autodirigir-se, entrega aos impulsos cegos. Automatismo. Confuses inconscientes. Extra-vagncia. Castigo causado pela insensatez das aes. Remorsos vos.
Tar de Marselha

www.camoin.com

Histria e iconografia
Reis e senhores, desde pocas remotas, tinham bufes em seus palcios, verdadeiras caricaturas da corte. Histrias sobre eles, bem como as representaes grficas desse personagem, podem ser contadas s dezenas.

Mas a imagem deste Arcano um louco solitrio que atravessa os campos e agredido por um animal no havia sido representada at ento: prpria do Tar e, nesse sentido, representa uma de suas contribuies mais originais do ponto de vista iconogrfico. Van Rijneberk arrisca a hiptese de que o esprito burlesco e irreverente da Idade Mdia teria parodiado, neste personagem, a classe dos Clerici vagante que, segundo ele, eram estudantes migratrios e inquietos, sempre em busca de novos mestres de quem pudessem aprender cincias e idias, e de novas tabernas onde pudessem beber fiado um pouco de vinho bom. Mais de um autor v nesses viajantes insaciveis e pouco escrupulosos os primeiros agentes talvez ignorantes da sua misso, mas de grande eficcia real da Reforma religiosa.

O Filho Prdigo Tela de Jheronimus Bosch (1450-1516)

No desenho feito por Wirth aparece pela primeira vez impresso o termo Le fou (O Louco) para designar o arcano sem nmero, embora tradicionalmente fosse conhecido por este nome desde muito antes. Tanto o baralho Marselha original, bem como seus numerosos contemporneos franceses (e os exemplares dos copistas espanhis) chamam Le Mat a esta carta. Paul Marteau levantou a hiptese de que este nome seria uma aluso ao jogo de xadrez, j que o protagonista est em cheque (pelos outros, pelo mundo), numa situao de encurralamento semelhante do cheque mate. A palavra mat, no francs, significa "fosco, abafado, indistinto" e ainda o "cheque mate", no xadrez. J o termo mt, quer dizer "mastro". Outro estudioso do Tar, Gwen Le Scouzec, sugere duas variantes etimolgicas: o nome viria literalmente do rabe (mat: morto), ou seria uma apcope do italiano matto (louco, doido), nome com que aparece no tarocchino de Bolonha.
Tar de Oswald Wirth

I. O Mgico ou O Mago
O Arcano da Mstica, da Concentrao, do Impulso Criado
Compilao de Constantino K. Riemma

O ttulo francs desta carta, Le Bateleur, pode ser traduzido tambm como Prestidigitador, Malabarista, Pelotiqueiro, Bufo, Acrobata ou Cmico. O termo Prestidigitador talvez fosse o mais adequado ao simbolismo dinmico do personagem, mas comum que seu nome seja traduzido do ingls Magician, Mgico ou Mago. Um prestidigitador, de p, frente mesa onde coloca os seus instrumentos, segura uma esfera ou um disco amarelo entre o polegar e o indicador da mo direita, enquanto com a mo esquerda aponta obliquamente para o cho uma vareta curta. O personagem representado de frente, com o rosto voltado para a esquerda. [Nas referncias aos protagonistas de cada carta, ser considerada sempre a esquerda e a direita do leitor]. Usa um chapu cuja forma lembra o smbolo algbrico de infinito ( ) e seus cabelos, em cachos louros, escapam desse curioso chapu. Veste uma tnica multicolorida, presa por um cinto amarelo. Sobre a mesa, da qual se vem apenas trs pernas, h diversos objetos: copos, pequenos discos amontoados, dados, uma bolsa e uma faca com a lmina descoberta ao lado de sua bainha. O prestidigitador est s, no meio de uma campina rida com trs tufos de erva; no horizonte, entre as pernas da figura, uma rvore se desenha contra o cu incolor.

Tar de Marselha
www.camoin.com

Significados simblicos
Arcano da relao entre o esforo pessoal e a realidade espiritual. Domnio, poder, auto-realizao, capacidade, impulso criador, ateno, concentrao sem esforo, espontaneidade. O ser, o esprito, o homem ou Deus; o esprito que se pode compreender; a unidade geradora dos nmeros, a substncia primordial. Ponto de partida. Causa primeira. Influncia mercuriana.

Interpretaes usuais na cartomancia


Destreza, habilidade, finura, diplomacia, eloqncia, capacidade para convencer, esprito alerta, inteligncia rpida, homem inquieto nas suas atividades e negcios. Mental: Facilidade para combinar as coisas, apropriao inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao esprito. Emocional: Psicologia materialista; tende para a busca das sensaes, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos. Fsico: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsesses. Indica uma tendncia favorvel para questes de sade, mas no assegura a cura. Para conhecer o diagnstico necessrio considerar outras cartas.
Tar de Marselha
www.krishadar.com

Sentido negativo: Charlato persuasivo, sugestivo, ilusionista, intrigante, politiqueiro, impostor, mentiroso, explorador de inocentes. Agitao v, ausncia de escrpulos. Discusses, brigas que podem se tornar violentas, dado o vigor do personagem. Mau uso do poder, orientao defeituosa na ao, operaes inoportunas. Tendncia disperso nas aes, falta de unidade nos processos e atividades. Duvida. Indeciso. Incerteza frente aos acontecimentos.

Histria e iconografia

Desde a antiguidade clssica so bem conhecidos esses personagens que ganhavam a vida com suas habilidades. Seu ofcio se combinava freqentemente com a apresentao de danas e a prtica do charlatanismo passavam o seu tempo a vagabundear pelas feiras.

"LEscamoteur", O Ilusionista Pintura de Jerome Bosch (1453-1516)

No h muitas marcas literrias de sua passagem pela cultura europia, mas, em compensao, foi um personagem de prestgio nas artes grficas desde os primeiros tempos. As gravaes medievais costumam mostr-lo no desempenho de suas mgicas frente a um grupo de espectadores absortos. O Tar suprime as testemunhas e acrescenta detalhes originais (a mesa de trs pernas, a posio das pernas e dos braos do protagonista, entre outros), mas o seu parentesco com os registros sobre as feiras evidente. Pode-se acrescentar que, no mundo islmico, o Prestidigitador foi tambm um personagem de vasta popularidade.
Num sentido mais geral, o Prestidigitador pode ser considerado smbolo da atividade originria e do poder criador existente no homem. Como ponto de partida do Tar, tambm o primeiro passo inicitico, a vontade bsica no caminho para a sabedoria, a matria primordial dos alquimistas, o barro paradisaco do qual ser obtido o Ado Kadmon. Se o mundo visvel no passa de iluso pergunta-se OswaldWirth o seu criador no ser o ilusionista por excelncia? Neste plano, o Prestidigitador identifica-se com a materialidade do ser criado, at que o demiurgo e a criatura tornam-se o mesmo: certamente h aqui um sentido psicolgico, para o qual a identidade produto da experincia pessoal (o homem o resultado das suas prprias aes). Desta maneira, pode-se interpretar a supresso da quarta perna da mesa como representativa do ternrio humano no mundo (esprito-psique-corpo).
Tar de Oswald Wirth

repouso (produto de seu carter de intermedirio entre o sensvel e o virtual),

Uma das especulaes em torno do personagem do Arcano I pode ser estabelecida a partir da sua atividade intensa, de seu dinamismo sem

atributo que o relaciona de modo estreito ao simbolismo de Mercrio.


Nesse sentido, a vareta que traz na mo esquerda seria a simplificao do caduceu, assim como seu estranho chapu corresponde quase exatamente ao capacete alado da divindade. Seu nome grego significaria intrprete, mediador, o que confirmaria essa hiptese. Muito j se estudou sobre o papel fundamental desempenhado por Hermes Trimegisto na histria do ocultismo; os alquimistas desenvolveram boa parte de suas sutis investigaes em torno do simbolismo de Mercrio; no absurdo, portanto, supor que o Tar tenha sido colocado sob sua invocao. O arcano do Mago tambm relacionado ao Aleph ( ), do alfabeto hebraico, e pode ser associado idia de princpio e tambm ao primeiro som articulvel ( a ) que, segundo a tradio expressa a fora, a causa, a atividade, o poder e seria o paradigma do homem em sua relao com as demais criaturas.

Hermes (Mercrio)

II. A Papisa (ou A Sacerdotisa)


O Arcano da Sabedoria, da Gnose, do Princpio Receptivo
Compilao de Constantino K. Riemma

Uma mulher sentada, com um livro aberto sobre a saia e uma coroa tripla na cabea. Olha para a esquerda e veste uma tnica vermelha sobre a qual se desdobra um manto azul (em algumas verses as cores so opostas). Duas partes da sua tiara esto ornadas de flores, mas a parte superior uma simples abbada. Um vu, que lhe cai sobre os ombros, cobre totalmente os seus cabelos; na mesma altura desse vu, por trs, aparece uma cortina cujos pontos de fixao no so visveis. Tampouco se podem ver os ps da mulher, assim como a base do trono. Fato curioso, que reencontrado somente no arcano XXI, que a figura ultrapassa a margem superior do quadro: o extremo da tiara supera a linha negra, um pouco direita do nmero II.

Significados simblicos
A Sabedoria, a Gnose, a Casa de Deus e do homem, o santurio, a lei, a Cabala, a igreja oculta, a reflexo. Fala tambm do receptivo, materno. Mistrio. Intuio. saturnina passiva. binrio, Piedade. do princpio Pacincia, feminino, influncia

Tar de Marselha
www.camoin.com

Interpretaes usuais na cartomancia


Reserva, discrio, silncio, meditao, f, confiana atenta. sentimento religioso, resignao. Favorvel s coisas ocultas. Pacincia,

Mental: Grande riqueza de idias. Responde a problemas concretos melhor do que a questes vagas.

Emocional: amistosa, recebe bem. Mas no afetuosa. Fsico: Situao garantida, poder sobre os acontecimentos, revelao de coisas ocultas, segurana de triunfo sobre o mal. Boa sade, mas com um ritmo fsico lento. Sentido negativo: Dissimulao, hipocrisia, intenes secretas. Mesquinharia, inao, preguia. Beatice. Rancor, disposio hostil ou indiferena. Misticismo absorvente, fantico. Peso, passividade, carga. As intuies que traz invertem seu sentido e se tornam falsas. Atraso, lentido nas realizaes.

Histria e iconografia
A traduo exata do nome que o Tar de Marselha d a este arcano (La Papesse) A Papisa. Outras verses, como A Sacerdotisa ou A Alta Sacerdotisa, vm do nome que lhe dado em ingls (The High Priestess). A figura da Papisa faz aluso a um fato histrico, ou melhor, lendrio, que ocupa um lugar notvel na literatura da Idade Mdia: a pretensa existncia de um Papa do sexo feminino. A tradio popular diz que uma mulher ocupou a cadeira de So Pedro durante alguns anos sob o nome de Joo VIII. Vrias verses aparecem, mas o mais antigo testemunho que chegou at ns bastante posterior data de seu suposto reinado. De qualquer modo, para o estudo tradicional e iconogrfico do Tar, no importa estabelecer alguma fidelidade histrica. Embelezada com o correr do tempo, uma de suas verses combina admiravelmente com o simbolismo maternal que se atribui estampa: segundo tal verso, a papisa teria ficado grvida de um dos seus familiares e, como no se recolheu poca do parto, o acontecimento teria se dado em plena rua, durante uma procisso entre a igreja de So Clemente e o palcio de Latro.

Tar de Marselha
www.krishadar.com

Com a dramtica descoberta do embuste, o enfurecido squito papal teria assassinado Joana e seu filho. Antigas tradies romanas asseguram que, no lugar do homicdio, permaneceu durante sculos um tmulo ornado por seis letras P, que podiam ser lidas de trs maneiras diferentes (jogando com a inicial comum a Papa, Pedro, pai e parto). Ainda com relao a essa lenda, deve-se assinalar um fato notvel: na clebre Bblia ilustrada alem do ano de 1533, a grande prostituta do Apocalipse est representada com uma tiara na cabea, A tradio afirma que foi desenhada deste modo por desejo expresso e sugesto de Martinho Lutero. Enquanto o Mgico no poderia permanecer em repouso (numa unidade andrgina onde tudo impulso e estmulo), a Sacerdotisa o prprio repouso: sentada, majestosa, receptiva, seu reino binrio, uma etapa na distino da polaridade do universo. Se o binrio equivale a conflito, no sentido de rompimento da unidade, de abandono do caos essencial onde no existem as magnitudes nem os nomes, tambm a primeira etapa dolorosa e imprescindvel das vias iniciticas, o comeo da busca da identidade.

Tar de Oswald Wirth

A Sacerdotisa representa a submisso majestosa s exigncias dessa iniciao, o equilbrio que a repartio elementar de forcas produz no conflito.
O que o Arcano I era para a encarnao das energias espirituais o Arcano II o quanto aceitao dessa metamorfose: o reconhecimento prvio da luta entre os princpios branco-negro, dia-noite, Yang-Yin.

Alguns autores vem na Sacerdotisa a representao deIsis, com todas as suas conotaes noturnas e ocultas. Tambm a associam a Cassiopia, a rainha negra da Etipia e me da constelao Andrmeda, e a Belkis, a belssimarainha de Sab, para quem Salomo teria composto o Cntico dos Cnticos. Essa relao da Sacerdotisa com deusas e rainhas negras (ou escuras) no parece casual e acentua a contrapartida com a carta a seguir: o simbolismo branco, luminoso e diurno do Arcano III (A Imperatriz), com quem a Sacerdotisa forma a dupla oposta e complementar da feminilidade. Este smbolo subterrneo, que se refere ao aspecto esotrico da revelao, teria passado para o cristianismo sob a forma das virgens negras, cujo ritual se realiza com freqncia numa cripta ou num lugar inacessvel. Me, esposa celeste, senhora do saber esotrico, a Papisa ou Sacerdotisa ocupa na estrutura do Tar o lugar da porta, da passagem entre o exterior e o interior, do ponto imvel e comum entre a Casa e a rua.

Isis, deusa do amor e da magia, que se tornou a deusa-me do Egito

III. A Imperatriz O Arcano da Magia Sagrada, da Fora Mediadora, da Me


Compilao de Constantino K. Riemma

Uma mulher coroada, sentada num trono, mantm contra si, com sua mo direita, um escudo ornado com uma guia amarela, enquanto que com a esquerda sustenta um cetro que termina por um globo encimado pela cruz. Est representada de frente, com os joelhos separados e com os ps ocultos nas dobras da tnica. A cintura da Imperatriz est marcada por um cinto, que se une a uma gola dourada. A coroa leva flores amarelos e permite que os cabelos da figura se derramem sobre os ombros. O trono est bem visvel e seu espaldar sobressai altura da cabea da Imperatriz. No ngulo inferior esquerdo da estampa cresce uma planta. A guia desenhada no escudo olha para a direita.

Significados simblicos
O verbo, o ternrio, a plenitude, a fecundidade, a gerao nos trs mundos. natureza, a

Tar de Marselha-Camoin

Sabedoria. Discernimento. Idealismo. Influncia solar intelectual. o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino.

Interpretaes usuais na cartomancia


Gravidez, criatividade, sucesso. Compreenso, inteligncia, instruo, encanto, amabilidade. Elegncia, distino, cortesia. Domnio do esprito, abundncia, riqueza. Mental: Penetrao na matria por meio do conhecimento das coisas prticas. Os problemas vem tona e podem ser reconhecidos. Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador. Fsico: Esperana, equilbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situaes. Poder continuo e irresistvel nas aes. Sentido negativo: Desavenas, discusses em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realizao de um acontecimento que, no entanto, ocorrer. Afetao, pose, coqueteria. Vaidade, presuno, desdm. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulaes, falta de refinamento, modos de novo-rico.

Tar Marselha-Kris Hadar

Histria e iconografia A Imperatriz, adornada dos smbolos atribudos feminilidade triunfante, pode ser relacionada a um repertrio interminvel: a Madona crist, a esposa do rei ou me do heri; a deusa primordial de todos os ritos matriarcais, as quatro damas do baralho.
Sobre a figura da Imperatriz parece ser mais importante considerar a sua localizao no Tar (como a terceira da srie) e sua relao com outras figuras do que o seu simbolismo individual, j que o carter difuso da carta torna sua amplitude inesgotvel. Assim, ser interessante recapitular tudo que foi escrito sobre o simbolismo do trs e a ordem do ternrio, bem como s variadas significaes atribudas s damas dos Arcanos Menores. Na verso de Wirth, a Imperatriz aparece aureolada por doze estrelas, das quais somente nove so visveis: evidente o duplo sentido alegrico desta representao, que se refere simultaneamente aos signos do Zodaco e ao perodo da gestao. Como o 9 tambm representao da inteligncia, no momento da sua maturidade, possvel associar os atributos centrais do Arcano III: feminilidadeexperincia-sabedoria. Relacionada em todas as cosmogonias ao simbolismo lunar e face oculta do conhecimento (Sacerdotisa), a mulher admite tambm um perodo solar (Imperatriz), do qual h correspondncias nas organizaes culturais mais remotas da humanidade.

Tar de Oswald Wirth

Do ponto de vista matriarcal, a Imperatriz no ainda a Eva protagonista do pecado e da queda, mas a que aparece em certas tradies talmdicas: a fundadora, que reencontra Ado depois de trezentos anos de separao; a que aniquila Lilit a rival estril e luxuriosa para organizar junto ao primeiro pai a famlia dos homens. Alguns comentaristas do Isl vem nesta Eva triunfante do adultrio a representao da

passagem das sociedades anrquicas ao princpio de ordem dos tempos histricos. Seu tmulo mtico se localiza em Djeda ou Djidda, s margens do mar Vermelho e prximo da montanha sagrada de Arafat, onde o teria ocorrido seu reencontro com Ado, para formar o casal primordial. A Imperatriz, finalmente, smbolo da palavra e representa o envoltrio material do corpo, seus rgos e suas funes. Ouspensky a imagina repousando sobre um trono de luz, bela e fecunda, em meio interminvel primavera.

Lilit e a rebeldia feminina

IIII. O Imperador O Arcano da Autoridade, da Paternidade e da Obedincia


Compilao de Constantino K. Riemma

Tar de Marselha
www.camoin.com

Sentado num trono com as pernas cruzadas, um homem coroado visto de perfil. Em sua mo direita traz um cetro que termina por um globo e pela cruz, enquanto a outra mo segura o cinto. No primeiro plano, direita, um escudo com a imagem de uma guia parece apoiar-se no cho. Um colar amarelo prende uma pedra (ou um medalho) de cor verde. A coroa se prolonga extraordinariamente por detrs da nuca. O trono, uma cadeira em cujo brao esquerdo se apia o Imperador, repousa como a mesa do Arcano I sobre um terreno aparentemente rido, do qual brota uma solitria planta amarela. Ao contrrio do emblema da Imperatriz, a guia do Arcano IIII olha para a esquerda. O desenho das guias, por outro lado, difere notavelmente num e noutro caso. A notao IIII, no topo do desenho, que ocorre tambm nos arcanos VIIII, XIIII e XVIIII no habitual na numerao romana (que registraria IV, IX, XIV e XIX). Essa forma de grafar, porm, faz parte da tradio grfica do Tar, tal como aparece na verso de Marselha e na maioria das colees de cartas antigas.

Significados simblicos O poder, o portal, o governo, a iniciao, o tetragrama, o quaternrio, a pedra cbica ou sua base. Proteo paternal. Firmeza. Afirmao. Consistncia. Poder executivo. Influncia saturninamarciana. Concretizao, habilidades prticas, ordem, estabilidade, prestgio. Interpretaes usuais na cartomancia

Direito, rigor, certeza, firmeza, realizao. Energia perseverante, vontade inquebrantvel, execuo do que est resolvido. Protetor poderoso. Mental: Inteligncia equilibrada, que no despreza o plano utilitrio. Emocional: Acordo, paz, conciliao dos sentimentos. Fsico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fuso de sociedades, situao do acordo. Sade equilibrada, mas com tendncia exuberncia excessiva. Sentido negativo: Resultados contrrios ao pretendido, ruptura do equilbrio. Queda. Perda dos bens, da sade ou do domnio sobre coisas e seres. Oposio tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversrio obstinado; assunto contrrio aos interesses. Autodestruio, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo. Histria e iconografia
Alguns estudiosos chamam ateno para um aspecto significativo desta figura: o Imperador tem as pernas cruzadas. Este detalhe corroboraria a tese de inspirao germnica do arcano, visto que no antigo direito alemo esta posio era prescrita ritualmente para os altos magistrados (1220). No entanto, imagens semelhantes e igualmente antigas aparecem nas iconografias francesa e inglesa, representando altos dignitrios. O carter cerimonial e prestigioso do cruzar as pernas pode ter uma origem mais remota, possivelmente oriental, j que isso no habitual no panteo grecoromano. O antigo simbolismo, convertido em liturgia pela codificao alem, admite tambm um profundo sentido psicolgico: cruzar as pernas e os braos indica concentrao volitiva, encerra o protagonista na sua esfera pessoal e, do ponto de vista gestual, afirma claramente o desejo de individuao. Outros detalhes merecem ser assinalados a propsito do Imperador. comum, associar o simbolismo do Tetragrammaton figura do Imperador. sabido que o tetragrama traduz ao nome de Deus omitindo-o, ao Tar de Marselha decomp-lo no nome das letras que o formam:Yod He de Kris Hadar Vau He. A leitura do nome das letras (grafadas da direita para a esquerda, em hebraico), d Jehov, que no o nome de Deus, mas aluso a ele. Os cabalistas, como demonstra este exemplo, trabalham tambm com o pensamento analgico, tal como se v nos He <- Vau <- He <- Yod demais estudos tradicionais.

A idia perfeitamente clara diz Ouspensky se o Nome de Deus est realmente em tudo (se Deus est presente em tudo), ento tudo deve ser anlogo a tudo mais: a parte menor dever ser anloga ao Todo, a partcula de p anloga ao Universo, e todos anlogos a Deus. Do ponto de vista cabalstico, a relao Tetragrama-Imperador parece muito fecunda, j que, comparada com as trs letras anteriores (ou os trs arcanos), consideradas respectivamente como o princpio ativo (I), o princpio passivo (II) e o princpio do equilbrio ou neutralizador (III), a quarta letra ou carta considerada o resultado e, tambm, o princpio da energia latente.

Isto se harmoniza perfeitamente com a verso de Wirth sobre o Arcano IIII, segundo a qual ele no apenas o Prncipe deste mundo, que "reina sobre o concreto, sobre o que est corporificado", mas tambm o paradigma do homem estritamente normal, em posse de suas potencialidades, mas ainda no realizado pela iniciao. Nesse sentido, representa o quaternrio de ordem terrena, de organizao da vida sensvel, e pode ser relacionado tambm ao demiurgo dos platnicos, s

divindades inferiores em geral (os heris, antes dos deuses), e a toda tentativa de criao de vida no nvel terreno e perecvel. Tambm se v nele, enquanto rei que propicia a prosperidade e o crescimento de seu povo, uma correspondncia ao mito de Hrcules, portador da ma, que leva as mas de ouro ao jardim das Hesprides. Hrcules, enquanto heri solar, que resume como nenhum outro as fases do processo inicitico no sentido da liberao individual que, esotericamente, s se pode alcanar atravs do trabalho e do esforo.

Tar de Oswald Wirth

Como Hrcules, tambm o Imperador no transcende a condio humana, embora o princpio indique que poder lev-la sua mais alta manifestao. considerado, em sua face no trabalhada, como representante do aspecto violento e agressivo do masculino, mas tambm como dispensador da energia vital e, neste aspecto, como a Natureza abundante, divisvel, nutritiva.

V. O Papa (O Pontfice ou o Hierofante) O Arcano da Transcendncia, da Iluminao, da Pobreza


Compilao de Constantino K. Riemma

Um grupo de trs personagens em que um deles visto de frente, sentado, com a mo direita levantada no sinal da beno, tendo em sua mo esquerda o eixo de uma cruz de seis braos; sua cabea est coroada por uma tiara. Os outros dois personagens que se encontram em primeiro plano, de costas para quem contempla a imagem, tm os rostos voltados para o primeiro personagem. Este, protagonista da figura, tem veste azul, capa vermelha ornada de amarelo. Sua mo esquerda est fechada e coberta por uma luva que tem impressa uma cruz dos templrios. A barba e o cabelo do Pontfice so brancos. Percebe-se apenas vagamente a cadeira em que o personagem central est sentado, com duas colunas ao fundo. Os dois personagens que esto de costas mostram a tonsura. O da esquerda aponta sua mo direita para o solo, com os dedos separados. O homem da direita aponta para o alto com sua mo esquerda, com os dedos juntos.

Significados simblicos
Tar de Marselha
www.camoin.com

o arcano do ato da bno, da iniciao, da demonstrao, do ensino. Lei, simbolismo, filosofia, religio. Dever. Moral. Conscincia. O Santo.

Interpretaes usuais na cartomancia

Autoridade moral, sacerdcio. Proteo, lealdade. Observncia das convenes, respeitabilidade. Ensino, conselhos equilibrados. Benevolncia, generosidade indulgente,
perdo. Mansido. Busca de sentido, revelao, hora da verdade, confiana, indicaes do caminho da salvao. Mental: O Pontfice representa a forma ativa da inteligncia humana, que traz principalmente as solues lgicas. Significa tambm os pensamentos inspirados por um nvel mais alto de conscincia. Emocional: Sentimentos poderosos, afetos slidos, solicitude, sem cair em sentimentalismos. O Pontfice indica os sentimentos normais, tal como devem ser manifestados na vida, de acordo com as circunstncias. Fsico: Equilbrio, segurana na situao e na sade. Segredo revelado. Vocao religiosa ou cientifica. Sentido negativo: Indica um ser desprovido de sua razo e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado. Chefe sentencioso, moralista estreito, rgido, prisioneiro das formalidades, metafsico dogmtico, professor autoritrio, terico limitado, pregador da boca pra fora. Conselheiro desprovido de sentido prtico. Problemas com sade, indeciso, negligncia.

www.krishadar.com

Histria e iconografia O Arcano V uma das figuras que permitiram precisar com maior exatido a antiguidade do Tar, j que seus detalhes iconogrficos remontam a um modelo perdido em que se inspirou necessariamente o desenho de Fautrier (Tar de Marselha), o que confirmado pelas diferenas e semelhanas com maos mais antigos, como os de Baldini (1436-1487) e Gringonneur (1450). Em primeiro lugar, preciso destacar que o Pontfice do Tar de Marselha barbudo, enquanto seus precursores renascentistas e medievais no o so. H estudos que estabelecem uma curiosa cronologia da moda papal neste aspecto. Torna-se assim evidente que o tar clssico copia um modelo mais antigo que no chegou at ns, mas que assegura a continuidade evolutiva do Tar desde os imagiers du moyen age at a atualidade. Outro detalhe interessante o da evoluo da tiara papal na iconografia do Tar. A tiara (com seu simbolismo sobre a existncia dos trs reinos ou mundos) no um elemento litrgico que permaneceu invarivel ao longo da Histria. Boa parte dos estudiosos tende a concluir que as composies das tiaras representadas no Tar clssico foram inspiradas em
gravaes bem anteriores ao final do sculo XV, possivelmente dos fins do primeiro milnio. A luva papal ornada com a cruz-de-malta indica tambm a origem remota da imagem, j que desde os tempos de Inocncio III (1197-1216) a cruz havia sido substituda por uma plaqueta circular. Arcano da capacidade adivinhatria, da intuio filosfica, do conhecimento espontneo, o Pontfice simboliza tambm (por seu nmero) o homem como intermedirio entre a divindade e o plano das coisas criadas. A soma destes simbolismos permite associ-lo ao mediador por excelncia, o pacifista, o construtor de pontes, o que encontra a sada para situaes aparentemente insolveis, mediante um luminoso claro intuitivo. O Papa tambm visto como representante da lei moral, no escrita, que domina a conscincia e, no setenrio que as pontas da sua cruz organizam, as virtudes necessrias para vencer os sete pecados capitais:

Tar de Oswald Wirth

orgulho (Sol), preguia - inveja (Mercrio), clera (Marte), luxria (Vnus),

(Lua),

gula (Jpiter) e avareza (Saturno). Wirth o imagina um ancio pleno de indulgncia para com as debilidades humanas, pontificando ante duas categorias de fiis: aqueles que compreendem (representados pelo personagem com a mo para o alto); e os que formam o rebanho cego e inconsciente que obedece por temor ao castigo, e no por autodeterminao (representados pelo personagem que aponta a mo para o cho). Estas combinaes (alto e baixo, direita e esquerda) voltam a colocar a ordem do quaternrio como modelo de organizao. Considerado do ponto de vista do quaternrio formado pelos arcanos anteriores, o Pontfice representaria o contedo da forma, a quintessncia concebvel (se bem que imperceptvel), o domnio da quarta dimenso.

VI. Os Namorados (Os Enamorados ou Os Amantes)


O Arcano da Iniciao, da Castidade e do Livre-arbtrio
Compilao de Constantino K. Riemma

Um homem, entre duas mulheres, visado por uma flecha que parece pronta para ser disparada por um anjo, Cupido, frente de um disco solar. O homem, no centro do grupo, olha para a mulher da esquerda. Ele tem cabelos louros, as pernas descobertas, e sua vestimenta uma tnica de listas verticais, com mangas e um cinto amarelo. V-se apenas uma das suas mos, a direita, altura do cinto. A mulher da direita, com os cabelos louros soltos sobre os ombros, tem um rosto jovem, fino. A mo esquerda est pousada sobre o peito do homem, enquanto a direita aponta para baixo, de modo que os braos esto cruzados. A outra mulher, a da esquerda, est representada de costas, mas o rosto aparece de perfil. Tem cabelos que escapam livremente de um curioso chapu. Dirige a mo direita para a terra e pousa a esquerda sobre o ombro do jovem. O anjo, de cabelos louros e asas azuis, segura uma flecha branca com uma das mos enquanto com a outra segura um arco da mesma cor.
Tar de Marselha-Camoin

Do disco solar surgem 24 raios pontiagudos, um dos quais superposto pela asa do anjo.

Significados simblicos
Sentimento. Livre arbtrio. Maioridade. Prova. Escolha. Encadeamento, enredo, abrao,

luta, antagonismo, combinao, equilbrio. Matrimnio, ligao, unio. Integrao de ambos os sexos ao poder gerador do universo.

Interpretaes usuais na cartomancia


Deciso voluntria, eleio. Votos, aspiraes, desejos. Exame, deliberaes, responsabilidades. Afetos. a carta da unio e do matrimnio. Pode representar para os consulentes de ambos os sexos a iminncia de uma escolha a ser realizada; em certos casos, tambm, a infidelidade. Mental: Amor plsticas. pelas belas formas e pelas artes

Emocional: Dedicao e sacrifcios. Fsico: Os desejos, o amor, o sacrifcio pela ptria ou pelos ideais sociais, assim como todos os sentimentos manifestados fortemente no plano fsico. Sentido negativo: Ruptura, separao, cortes, desordem. Divrcio. Prova a ser suportada. Dvida, indeciso. Tentaes perigosas, risco de ser seduzido. M conduta, libertinagem. Debilidade, falta de herosmo. Indeciso e impotncia.

www.krishadar.com

Histria e iconografia
Em vasos e quadros da poca romana, encontra-se com freqncia a imagem de um casal de namorados ante uma terceira pessoa ou elemento (em geral um Cupido). O Arcano VI parece referir-se de forma alegrica a uma idia diferente: a famosa parbola de Hrcules na encruzilhada entre a Virtude e o Vicio, tal como conta Xenofonte nas suas lembranas de Scrates. bem provvel que esta parbola e suas variantes, como a de Luciano, o Jovem, disputado pela Arte e pela Cincia, entre as mais conhecidas tenha sido popular na Idade Mdia, visto que citada por vrios autores dessa poca (Ccero, no Tratado dos Deveres; So Baslio, no seu Discurso aos Jovens).
A idia fundamental deste tema ou seja, a necessidade de escolha entre dois caminhos encontra-se igualmente em muitas imagens crists. Pode-se citar como exemplo uma miniatura bizantina do sculo X, onde Davi est representado entre duas mulheres que simbolizam a Sabedoria e a Profecia: a pomba que pousa sobre a cabea do rei lembra em muito o Cupido do Arcano VI. A antiguidade desta parbola indiscutvel, mesmo que as suas representaes grficas mais remotas no tenham chegado at nos. Na vida de Apolnio de Tiana, narrada por Filostrates no final do sculo II, h uma curiosa passagem em que um sbio egpcio diz a Apolnio: Tu conheces, nos livros de imagens, a representao de Hrcules em que ele, jovem, ainda no escolheu o seu caminho. O Vcio e a Virtude o rodeiam, tentam atra-lo, cada um o quer para si...

Davi, entre a Sabedoria e a Profecia

preciso remontar mais uma vez aos pitagricos para encontrar o simbolismo grfico do tema, representado entre eles pela letra Y, emblema da escolha vital que todo homem realiza no final da infncia.
O trao da metade inferior da letra Y representaria precisamente a infncia, isenta de vcios ou virtudes; os

braos que partem da bifurcao da letra representariam cada uma dessas tendncias, enquanto que o ponto onde a bifurcao se produz seria o momento exato em que a puberdade se manifesta. comum encontrar nos manuscritos medievais esta referncia letra Y: bifurcao, ou letra de Pitgoras. No casual, assim, que alguns desenhos modernos do Tar mencionem esta lmina como A Dvida ou A Prova. Esse mesmo significado mencionado no Antigo Testamento no Deuteronmio, no primeiro dos Salmos, e mais explicitamente ainda em Jeremias. A idia no reaparece no Novo Testamento, mas sim no comeo dos Ensinamentos dos Doze Apstolos, texto no cannico, presumivelmente composto por volta do sculo II: Dois so os caminhos; um leva Vida e outro Morte. Uma interpretao totalmente diferente v nessa estampa o ato do compromisso matrimonial dos noivos diante do sacerdote, ou seja, a cerimnia matrimnio enquanto sacramento. o caso de alguns dos

Tar de Oswald Wirth

clebres pintores renascentistas Rafael, Perugino deram testemunho dessa cerimnia na vida da Virgem. Wirth v no Enamorado a primeira fase individual da trajetria inicitica, quando o homem terminou a sua formao, mas no comeou ainda o seu trabalho.
Outra vertente de interpretao menciona o simbolismo sexual do senrio, partindo do sentido literal do nome da Carta. Entre os pitagricos disse Clemente de Alexandria o seis um numero sexual, chamando-se por esta razo O Matrimnio. Nas analogias geomtricas, o Enamorado se identifica ao selo de Salomo, ou seja, tem claro vnculo com cpula dos tringulos entrelaados. Do ponto do vista psicolgico, sem dvida a metfora mais transparente do caminho para a identidade, que apenas se realiza no conflito e no intercmbio com o mundo e com os outros.
Selo de Salomo

VII. O Carro
O Arcano do Domnio, do Repouso
Compilao de Constantino K. Riemma

Dois cavalos arrastam uma espcie de caixa, montada sobre duas rodas e coberta por um dossel, onde se encontra um homem coroado, que traz um cetro em sua mo direita. Na parte frontal do carro (a nica visvel), em boa parte dos tars clssicos, h um escudo com duas letras, que variam com as editoras das lminas. Mais do que citar dois simples cavalos, podemos ressaltar que se tratam de corpos dianteiros fundidos ao carro. Os dois animais olham para a esquerda, mas a sua disposio tal que parecem andar cada um para o seu lado. O cavalo da esquerda levanta a pata direita, e o da direita, a pata esquerda. O dossel repousa sobre quatro colunas. O homem, que tem uma coroa do tipo das de marqus, tem a mo esquerda sobre um cinto amarelo, na altura da cintura, e na mo direita traz um cetro que termina por um ornamento esfrico encimado por um cone. O peito do personagem est coberto por uma couraa. Cada um dos seus ombros est protegido por uma meialua, com rostos de expresso diferente.
Tar Kris Hadar

animais atrelados carruagem.

Os cabelos do personagem so amarelos e seu olhar se encontra ligeiramente voltado para a esquerda, no mesmo sentido que o dos

Cinco plantas brotam do solo. No aparecem rdeas ou qualquer outro meio de guiar o carro.

Significados simblicos
Contemplao ativa, repouso. Vitria, triunfo. O setenrio sagrado, a realeza, o sacerdcio. Magistrio. Superioridade. Realizao.

Interpretaes usuais na cartomancia


xito legtimo, avano merecido. Talento, dons, capacidade, aptides postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direo competente. Conciliao dos antagonismos, conduo de foras divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra. Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peas de conjunto. Emocional: Afeto manifestado; protetor, servial. Fsico: Grande atividade, rapidez nas aes. Boa sade, fora, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos. Significa tambm notcia inesperada, conquista.
Marselha - Ed. Grimaud

Pode ser interpretado igualmente como difuso da obra ou atividades do consulente atravs de palavras e, segundo sua localizao na tiragem, significa elogios ou calnias. Sentido negativo: Ambies injustificadas, vanglria, megalomania. Falta de talento e de considerao. Governo ilegtimo, situao usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupaes, cansao, atividade febril e sem repouso. Perda de controle.

Histria e iconografia
O desfile dos heris triunfantes de p sobre seus carros de guerra um costume pelo menos to antigo quanto os prprios carros de guerra. Court de Gbelin e com ele os que acreditam numa origem egpcia do Tar imagina que o Arcano VII nada mais que a reapresentao do Osris triunfal, e que os cavalos so uma herana vulgar da Esfinge.

Mais coerente, contudo, relacionr essa figura s apoteoses lendrias que comoveram a Idade Mdia, poca em que se localiza sua iconografia. Pode tambm lembrar um conto do ciclo mtico de Alexandre, o Grande, amplamente reproduzido desde a Antiguidade at o Renascimento. Levado at o Oriente pela sucesso de seus triunfos, Alexandre teria chegado at o fim do mundo. Quis ento saber se era verdade que a Terra e o Cu se tocavam num ponto comum. Para isto seduziu com ardis preciso recordar que a astcia tambm prerrogativa dos heris dois pssaros gigantes que existiam na regio; prendeu-os e acomodou entre eles uma cesta. Com uma lana na mo, em cujo extremo havia atravessado um pedao de carne de cavalo, o conquistador subiu ao seu carro improvisado. Com a promessa de comida que oscilava diante de seus olhos, os Grifos comearam a mover-se e
Apolo e o Grifo
www.mythesgrecs.fr.st

alaram vo. Os heris no podem, contudo, sobrepor-se aos deuses: na metade do caminho Alexandre recebeu um emissrio dos deuses, um enfurecido Homem Pssaro que insistiu para que ele desistisse de seu projeto. Muito a contragosto, Alexandre aceitou a censura e atirou a lana para a Terra, para onde desceram os Grifos, impacientes e vorazes. Essa lenda, nascida certamente no Oriente, foi introduzida na Europa no fim do sculo II. Estendeu-se em seguida por todo o Ocidente cristo e era conhecida desde a baixa Idade Mdia. Numerosas ilustraes e vrias esculturas que a representam chegaram at ns. A Crnica Mundial, de Rudolph von Ems (sculo XIII) a reproduz em uma detalhada miniatura; em So Marcos de Veneza est o relevo talvez mais significativo para rastrear as fontes inspiradoras do Arcano VII: a cesta de Alexandre ali uma caixa semelhante de O Carro; aparecem tambm as rodas esboadas.

Elias no Carro de Fogo (A viso de Ezequiel)


Tela de Giuseppe Angeli, 1712 - 1798

Durante a Idade Mdia, a arte dos imagiers parece ter-se servido desta lenda como uma alegoria do orgulho. Por sua amplitude simblica e pela beleza da sua composio, O Carro figura entre os arcanos de maior prestgio do Tar. , tambm, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretao. Relacionado em princpio com Zain (stima letra do alfabeto hebreu, que corresponde ao nosso Z), denuncia uma mobilidade e inquietude que tem a ver com todo deslocamento ou ao ziguezagueante, veloz. Por sua amplitude simblica e pela beleza da sua composio, O Carro figura entre os arcanos de maior prestgio do Tar. , tambm, um dos que oferecem maiores lacunas de interpretao.
Relacionado em princpio com Zain (stima letra do alfabeto hebreu, que corresponde ao nosso Z), representa uma mobilidade e inquietude que tem a ver com todo deslocamento ou ao ziguezagueante, veloz. H autores que relacionam as rodas do Carro aos torvelinhos de fogo da viso de Ezequiel. Quando se traduz a lmina pela palavra carro prottipo dos sistemas de troca representa o que mvel, transfervel, interpretvel. Nesse caso, seu aspecto oracular associado s mudanas provocadas pela palavra: elogios, calnias, difuso da obra, boas ou ms notcias; e, por extenso, aos sistemas de intercmbio em geral (economian movimento de fundos). Aponta-se aqui a questo das relaes entre esta mobilidade e o dinamismo mercurial do Prestidigitador, j que esses arcanos se encontram no incio e no fechamento do primeiro setenrio do Tar. Talvez esta analogia possa ser levada mais longe, e no parece impossvel que a figura toda seja uma ilustrao desta passagem bblica. Em Ezequiel (I, 4-28), com efeito, aparecem no s as rodas, o carro e os animais, mas tambm sobre o trono, no alto, uma figura semelhante a um homem que se erguia sobre ele. E o que dele aparecia, da

Currus Triumphalis Amsterd, 1671

cintura para cima, era como o fulgor de um metal resplandecente, o que uma descrio bem prxima do personagem do Arcano VII. Nessa mesma passagem podemos encontrar tambm analogias vlidas para o simbolismo geral do Arcano XXI (O Mundo). H quem veja ainda, nos animais presos, uma anfisbena (serpente de duas cabeas), ou poderes antagnicos que necessrio subjugar para prosseguir assim como no caduceu se equilibram as duas serpentes contrrias. O veculo representaria o simbolismo do Antimnio (ou a Alma Intelectual dos alquimistas), mencionado como Currus Triumphalisnum tratado de Baslio Valentin (Amsterd, 1671).
A totalidade do arcano sugere, para Wirth, a idia do corpo sutil da alma, graas ao qual o esprito pode se manifestar no campo do material. Esta idia de um halo ou dupla transubstancial que no pode ser relacionada a nenhum dos trs aspectos do homem (corpo > alma > esprito), mas que tende a relacion-los entre si, gozou de um vasto prestgio esotrico: o corpo sideral de Paracelso (ou astral, na linguagem teosfica), como tambm o corpo aromtico, de Fourier, ou o Kama rupa do budismo soteriolgico.

Siglas no escudo

Finalmente, cabe examinar as letras inscritas no escudo S e M tal como aparecem no Tar de Marselha da Editora Grimaud. Alguns analistas supem que sejam as iniciais de Sua Majestade, o rei vitorioso em seu regresso de batalhas que comandou. Outros acreditam, que as letras S e M representem os princpios alqumicos Sulfur e Mercurius, antagnicos e complementares, tais como parecem reiterados pela disposio da parelha de cavalos que pe o carro em movimento.

O Carro em tars clssicos: sem letras no escudo da carruagem Jacques Vieville (1650) e com letras IN no Jean Noblet (1650), VT no Nicolas Convert (1760) e FT no Franois Tourcaty (1800)

Ao observamos as gravuras antigas dos baralhos podemos constatar que existem evidncias de que a incluso de slabas tm razes menos esotricas do que alguns supe. H gravuras em que o escudo permanece vazio, mas em boa parte dos baralhos clssicos, o espao preenchido com letras variam de jogo para jogo, usualmente com as iniciais do proprietrio da casa impressora, como exemplificam as cartas acima que circularam amplamente pela Europa. Algo semelhante se passa com a carta Dois de Ouros (veja), que traz uma faixa quase sempre preenchida com o nome dos editores. No este, porm, o nico ponto controverso do arcano que liphas Lvy chamou de o mais belo e mais completo de todos que compem a chave do Tar.

VIII. A Justia
O arcano do Equilbrio, da Imparcialidade
Compilao de Constantino K. Riemma

Uma mulher, sentada num trono, tem em sua mo direita uma espada desembainhada com a ponta virada para cima, e na esquerda uma balana com os pratos em equilbrio. A mo que segura a balana encontra-se altura do corao. Este personagem, que visto de frente, est vestido com uma tnica cujo panejamento sugere uma mandorla (ver arcano 21 O Mundo), espao de conciliao das polaridades. No se vem os ps da mulher nem a cadeira propriamente dita. Aparece, em compensao, com toda nitidez, o espaldar do trono: as esferas que o arrematam esto talhadas de maneira diferente.

Significados simblicos
Justia, equilbrio, ordem. Capacidade de julgamento. Conciliao entre o ideal e o possvel. Harmonia. Objetividade, regularidade, mtodo. Balana, avaliao, atrao e repulso, vida e temor, promessa e ameaa.

Marselha-Camoin

Interpretaes usuais na cartomancia


Estabilidade, ordem, persistncia, normalidade. Lei, disciplina, lgica, coordenao. Flexibilidade, adaptao s necessidades. Opinies moderadas. Razo, sentido prtico. Administrao, economia. Obedincia. Solues boas e justas; equilbrio, correo, abandono de velhos hbitos. Mental: Clareza de juzo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno. Emocional: Aridez, secura, considerao estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vnculos afetivos, divrcio, separao. Este arcano representa um princpio de rigor. Fsico: Processo, reabilitao, prestao de contas. Equilbrio de sade, mas com tendncia a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido imobilidade da carta. Sentido negativo: Perda. Injustia. Condenao injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vtima de vigaristas. Aburguesamento.

Visconti Sforza (1450)

Histria e iconografia
A representao da Justia como uma mulher com balana e espada (ou livro) data provavelmente de um perodo remoto da arte romana. Durante a primeira parte da Idade Mdia, espada e balana passaram a ser atributos do Arcanjo Miguel, comumente designado por Micael ou So Miguel, que parece ter herdado as funes do Osris subterrneo, o pesador de almas. Mais tarde estes elementos passam para as mos da impassvel dama, da qual h figuraes relativamente antigas na arte medieval: um alto-

Bamberg (1237)

relevo da catedral de Bamberg, datado de 1237, a representa deste modo

Tudo indica que a iconografia do Arcano VIII seguiu com bastante fidelidade a tradio artstica. A espada e a balana so, para Aristteles, os elementos representativos da justia: a primeira porque se refere sua capacidade distributiva; a segunda, sua misso equilibradora. Ao contrrio das alegorias inspiradas na Tmis grega, a Justia do Tar no tem venda sobre os olhos. comum relacionar este arcano ao signo zodiacal de Libra. Ele representa, como aquele, nem tanto a justia exterior ou a legalidade social, mas sim a funo interior justiceira que pe em movimento todo um processo psquico (ou psicossomtico) para determinar o castigo do culpado, partindo j da idia de que a culpa no , em si, diferente do castigo. Tambm se atribui balana uma funo distributiva entre bem e mal, e a expresso do princpio de equilbrio. A espada, por sua vez, representa a sentena, a deciso psquica, a palavra de Deus.

Miguel Arcanjo

Na repartio do Tar em trs setenrios, a ordem que Oswald Wirth estabelece descendente, correspondendo aos arcanos I-VII a esfera ativa do Esprito; aos VIII-XIV, a esfera intermediria,anmica; aos arcanos XVI-XXI, a esfera passiva do Corpo. O segundo setenrio que se inicia com a Justia corresponde Alma ou ao aspecto psicolgico da individualidade. O primeiro termo de um setenrio diz Wirth desempenha necessariamente um papel gerador. Assim, o esprito emana da Causa Primeira (O Prestidigitador), a alma procede do Arcano VIII, e o corpo, do XV (O Diabo). Examinado do ponto de vista dos ternrios, a Justia (8), ocupa o segundo termo do terceiro ternrio, sendo precedida pelo Carro (7), que cumpre a a funo geradora, enquanto ela, a Justia, passa a exercer a funo de organizadora.
<-- A Justia no Tar de Oswald Wirth

Neste sentido confirmado por sua localizao na ordem dos ternrios Wirth ressalta o carter esotrico do Arcano VIII: nada pode viver sem cobrir a distncia entre a origem e o equilbrio, j que os seres no existem a no ser em virtude da lei qual esto submetidos. interessante tambm analisar a correspondncia simblica entre a Justia (8) e o Imperador (4), j que h uma aliana evidente entre os princpios de Poder e Lei e a busca da harmonia do governo (de um estado, de uma situao, da individualidade). Vale lembrar a esse respeito que, tradicionalmente, cabe ao soberano a aplicao da justia. Na mitologia grega, Zeus gera em Tmis (a fraternal divindade justiceira do Olimpo grego), entre outras filhas, as Horas ouQuatro Estaes, e Dik (ou Diqu), a personificao da Justia. Essa filiao permite relacionar o Arcano VIII ordem do quaternrio, detalhe que j se evidencia a partir de seu nmero (8 = 2 x 4).
Dik, a deusa grega da Justia -->

IX (ou VIIII). O Eremita (ou Ermito)


O Arcano da Conscincia, do Iniciado
Compilao de Constantino K. Riemma

Um homem, de p, tem na mo esquerda um basto que lhe serve de apoio, enquanto que com a direita levanta uma lanterna at a altura do rosto. Est representado de trs quartos, com o rosto voltado para a esquerda. Veste uma grande tnica e um manto azul com o forro amarelo. Seu capucho, cado sobre as costas, parece continuar a tnica e arrematado por uma borla amarela. A lmpada, aparentemente hexagonal, tem apenas trs de seus lados visveis, sendo o central vermelho e os restantes amarelos. O fundo da gravura incolor, e o cho de um amarelo estriado de listas negras, muito semelhante ao reverso do manto.

Significados simblicos
O Iniciado, o buscador incansvel. Sabedoria, iluminao, estudo, autoconhecimento Meditao, recolhimento, saber desligar-se. Reavaliao da vida e dos objetivos. Concentrao, silncio. Profundidade. Prudncia. Reserva. Limites. Influncia saturnina.

Tar de Marselha-Camoin

Interpretaes usuais na cartomancia


Austeridade, moderao, sobriedade, discrio. Mdico experiente, sbio que cala seus segredos. Celibato. Castidade. Mental: Contribuio luminosa resoluo de qualquer problema. Esclarecimento que chegar de modo espontneo. Emocional: Alcanar as solues. Coordenao, encontro de afinidades. Significa tambm prudncia, no por temor, mas para melhor construir. Fsico: Segredo descoberto, luz que se far sobre projetos at agora ocultos. Na sade: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas. Sentido negativo: Obscuridade, concepo falsa de uma situao. Dificuldades para nadar contra a corrente. Timidez, isolamento, depresso, recusa de relaes. Mutismo, circunspeco exagerada, isolamento, carter fechado. Avareza, pobreza. Conspirador tenebroso.
Tar Visconti Sforza -->

Histria e iconografia
O Ermito , sem dvida, um dos arcanos menos alegricos do Tar. A imagem de um peregrino em hbito de monge, transportando um cajado, pode ser encontrado em dezenas de iluminuras em manuscritos dos sculos XV e XVI. O nico detalhe que o afasta desta monotonia a lmpada que leva na mo direita: por ela imagina-se que seja uma ilustrao da conhecida histria

de Digenes em busca de um homem. Esse relato foi muito popular na alta Idade Mdia e no Renascimento e, de fato, vrios modelos renascentistas do Tar chamam o Arcano VIIII de Digenes. Alguns estudiosos acreditam que boa parte do simbolismo do Ermito liga-se aos princpios fundamentais desse filsofo cnico: desprezo pelas convenes e vaidades, isolamento, renncia transmisso pblica do conhecimento.
Mas este mutvel personagem teve ainda outras representaes: notarocchino de Bolonha, aparece com muletas e asas; no de Carlos VI, tem uma ampulheta no lugar da lmpada (o que o associa a Cronos ou Saturno, medidores do tempo). Outra interpretao surge ainda do aparente erro ortogrfico que se pode ver no Tar de Marselha, onde a carta figura como L'Hermiteem lugar de L'Ermite. Etimologicamente, o nome no derivaria ento do grego eremites, eremos = deserto, mas provavelmente de Hermes e seu polivalente simbolismo. A esse respeito, podemos lembrar que precisamente a Thot, equivalente egpcio de Hermes, que Gbelin e seus seguidores atribuem a inveno do Tar. Wirth explica os atributos do Eremita como termo final do terceiro ternrio do Tar, relacionando-o com os arcanos VII e VIII, que o precedem nesse ternrio. Nessa relao, O Carro aparece como o homem jovem e impaciente para realizar a obra do progresso, que A Justia se encarrega de retardar, amiga como da ordem e pouco amante das improvisaes; O Ermito seria o conciliador deste antagonismo, evitando tanto a precipitao quanto a imobilidade.

Tar de Oswald Wirth

Muitos autores interpretam o seu significado como oposto e complementar ao do Arcano V (O Pontfice): o Eremita no o codificador da liturgia, o responsvel executivo de uma igreja, o pastor de um rebanho: seu pontificado silencioso e sutil, seus discpulos so escolhidos. Na relao inicitica, evidente que representa o guru e por isso foi definido como o arteso secreto do futuro. No sentido negativo, o Arcano VIIII no apenas a carta dos taciturnos; por sua minuciosidade e ritualismo, pode tambm ser relacionado aos temperamentos obsessivos.

X. A Roda da Fortuna (A Roda do Destino)


O Arcano dos Ciclos e da Natureza cada
Compilao de Constantino K. Riemma

Sobre o aro de uma roda de seis raios, suspensa no ar por um apetrecho de madeira, seguram-se trs animais estranhos. O fundo branco; o cho est cortado por listas negras. A roda se apia sobre dois ps ou suportes paralelos; o da esquerda no chega ao eixo. Do centro da roda saem seis raios azuis at menos da metade e em seguida brancos que se fixam na parte interna do aro: dois deles formam ngulo reto com o cho; os outros quatro representam um xis (ou o dez romano, nmero da carta, ou ainda uma cruz de Santo Andr). direita, um animal intermedirio entre cachorro e

lebre (com patas traseiras que no combinam com esses animais) parece subir pela roda; esquerda, uma espcie de macaco desce de cabea para baixo. Na parte superior, uma plataforma suporta uma figura que pode ser vista como uma esfinge coroada; trs das suas patas repousam sobre a base, enquanto a pata anterior esquerda empunha uma espada desembainhada.

Significados simblicos
Os ciclos sucessivos na natureza e na vida humana. As fases da manifestao, o movimento de ascenso e de declnio.

Tar de Marselha-Camoin

A mobilidades da coisas, as Influncias lunares e mercurianas.

Interpretaes usuais na cartomancia


Boa sorte, louvor, honra. Alternativas da sorte. Instabilidade. Esperteza, presena de esprito que no deixa escapar as boas oportunidades. Iniciativa feliz, adivinhao de ordem prtica, sorte. xito casual, como o ganho na loteria. Espontaneidade, disposio inventiva. Animao, brio, bom humor. Mental: Lgica, regularidade. Juzo equilibrado e sadio. Emocional: Traz animao e refora os sentimentos. Fsico: Os acontecimentos no sero estveis, porque necessitam de uma mudana, uma evoluo. Esta mudana tende a ser para melhor, no sentido do desenvolvimento. Segurana na dvida. Do ponto de vista da sade: no haver problemas circulatrios. Bons augrios para um futuro casamento. Sentido negativo: A transformao se far com dificuldade, mas poder ocorrer quando fizer falta. preciso modificar desde o princpio, partir de outras bases. Descuido. Especulao, jogo, abandono ao azar. Insegurana. Impreviso, carter bomio, pouca seriedade. Situao instvel: ganhos e perdas. Aventuras, riscos. Diminuio da sorte.

Marselha - Kris Hadar

Histria e iconografia Uma das alegorias mais antigas e populares, a imagem que reproduz o Arcano X causa uma impresso estranha ao observador contemporneo. Isto se deve ao fato de que nos ltimos sculos a iconografia do tema tornou-se puramente verbal: qualquer um entende o conceito de roda do destino, mas dificilmente se faz dela uma representao visual. Desde a antigidade clssica, contudo, at o Renascimento, foi justamente o contrrio que aconteceu. Em vrios textos romanos descreve-se o Destino como uma mulher cega, louca
e insensvel, que atravessa a multido caminhando sobre uma pedra redonda (para simbolizar a sua instabilidade); a roda aparece com freqncia nos sarcfagos, como evidente aluso ao carter cclico da vida. At o final do primeiro milnio no se encontram

outros exemplos valiosos sobre o tema, mas depois de uns sculos ele ressurge com maior esplendor que nunca. j na sua plenitude iconogrfica que o reencontramos a partir de meados do sculo XIII em rosetas de vrias catedrais gticas (Amiens, Trento, Lausanne) e de numerosas igrejas: pequenas figuras, representando os momentos e estados da vida, que sobem e descem pelos raios de uma roda. Um exemplo muito antigo pode ser visto no Hortus deliciarum, de Herrade de Landsberg, abadessa do claustro de Santa Odlia (Estrasburgo), morta em 1195. Nesta imagem completa, como em muitas posteriores, quatro personagens, que aparecem representados como reis, so movidos pela roda que manejada pelo Destino ou Fortuna em pessoa. As legendas que acompanham os personagens no deixam dvida sobre o significado da alegoria: Spes, regnabo(esperana, reinarei), diz o rei ascendente da esquerda;Gaudium, regno! (Alegria, reino!), exclama o que se encontra sobre a plataforma superior; Timor, regnavi... (Temor, reinava...)

Tar Visconti Sforza 1450 (restaurado)

murmura o da direita, que desce de cabea para baixo; enquanto que o quarto, que foi atirado da roda e jaz na terra, aceita a evidncia da sua condio: Dolor, sum sine regno(Dor, estou sem reino). evidente que, numa leitura alegrica, os quatro personagens no passam de apenas
um, submetido s variaes do destino. O simbolismo deste personagem quatro-em-um referese tambm s fases da lua e s idades do homem (infncia, juventude, maturidade, velhice). A substituio dos reis por animais ou monstros um pouco mais tardia (sculo XIV, ou final do XIII), mas a idia que este arcano simboliza certamente mais antiga que a civilizao ocidental. No livro de Ezequiel, diz Wirth, encontra-se a explicao transparente do Arcano X. No plano simblico, segundo esse autor, muitos dados podem ser extrados do simbolismo geral da roda. Refere-se em ltima instncia decomposio da ordem do mundo em duas estruturas essenciais e distintas: o movimento rotatrio e a imobilidade; a circunferncia da roda e seu centro, imagem do 'motor imvel' aristotlico. O aspecto solar e zodiacal do simbolismo da roda a relaciona sem dvida com o conceito dos ciclos (o dia, as estaes, a vida do homem), ou seja, daquele que nasce para morrer, mas que tambm morre para ressuscitar.

Tar de Oswald Wirth

Ren Gunon afirma que a roda smbolo de origem cltica e assinala seu evidente parentesco com as flores emblemticas (rosa no Ocidente, ltus no Oriente), com as rosetas das catedrais gticas e, em geral, com as figuras mandlicas. No taosmo aparece como metfora do processo ascendentedescendente (evoluo e involuo, progresso espiritual e regresso).

XI. A Fora

O Arcano da Virtude e do predomnio da Qualidade


Compilao de Constantino K. Riemma

Uma mulher abre com as duas mos as mandbulas de um leo. vista de trs quartos e olha para a direita; o leo, por sua vez, est de perfil. A mo direita da mulher, est apoiada no focinho do leo, enquanto que a esquerda segura o maxilar inferior. O personagem veste uma saia azul e uma capa ou manto vermelho, com laterais de tamanhos diferentes, j que a da direita chega ao cho enquanto que a da esquerda no passa da cintura. Todas as partes visveis de seu corpo esto representadas em cor carne; tem ainda um chapu, cuja forma lembra o do Prestidigitador (O Mgico). Do leo, v-se apenas a cabea, a juba e as patas dianteiras. O fundo e o cho so incolores. Em algumas verses, a sandlia da mulher, que surge debaixo da roda da saia, parece apoiar-se no ar.

Significados simblicos
Virtude. Coragem. Potncia harmoniosa das foras vitais.
Tar de Marselha-Camoin

anmica.

Integrao

Fora moral, autodisciplina, controle

Interpretaes usuais na cartomancia


Energia moral, calma, coragem. Esprito que domina a matria. A inteligncia que doma a brutalidade. Subjugao das paixes. Lucro nos empreendimentos empresariais. Mental: Esta carta traz uma grande agudeza para distinguir entre o verdadeiro e o falso, o til e o intil, e uma clareza precisa na avaliao. Emocional: Domnio sobre as paixes, poder de conquista. Para uma mulher que est para se casar: conseguir que sua personalidade no seja anulada pelo afeto que sente pelo marido. Proteo afetuosa. Fsico: Vontade para vencer os obstculos, domnio da situao; faz valer seus legtimos direitos. Capacidade para tomar direo em todos os assuntos materiais. Sentido negativo: A pessoa no dona da sua fora; brutal, desatenta, deixa-se levar pelo poder em vez de utiliz-lo.Os fatos ou as pessoas o abatem; sua fora ser aniquilada, e ser vtima de foras superiores. Impacincia. Clera, ardor incontido. Insensibilidade, crueldade.
Marselha-Kris Hadar

Luta, guerra, conquista violenta. Operao cirrgica. Veemncia, discrdia. Incndio.

Histria e iconografia
A Fora, simbolizada pelo homem triunfante sobre os animais ou sobre a natureza, foi amplamente glorificada na literatura antiga e na arte medieval. No Antigo Testamento aparece a histria de Sanso, e na mitologia greco-latina a saga dos trabalhos deHrcules. A batalha do heri com o leo de Nemia foi usada provavelmente como alegoria da fora desde a antigidade mais remota: nas escavaes realizadas nos arredores de Tria, encontrou-se um capacete do sculo VII a.C. com o desenho de um homem que abre com as mos as mandbulas de um leo. A Idade Mdia recorre com freqncia a esta imagem, como smbolo da fora moral e espiritual, usando como protagonista Sanso ou ento o Rei Davi.

No Tar, porm, uma mulher que representa a Fora, na mais difundida alegoria do leo (verso de Marselha), incluindo as colunas (Tar de Carlos VI). O antecedente mais ilustre
desta transposio alegrica a lenda deCirene, a ninfa caadora que envergonhou e seduziu o instvel Apolo. Pndaro conta de uma excurso do deus at o monte Pelion, na Tesslia, para a qual ele teria partido excepcionalmente bem armado, a fim de se prevenir dos perigos que poderiam lhe acontecer em to longa travessia; ali encontrou Cirene, que sozinha e sem uma lana combatia um imenso leo..." Embora o Arcano XI seja uma ilustrao perfeita desta lenda, no se encontra um s exemplo que a reproduza nos manuscritos medievais. Iconograficamente, a carta da Fora seria assim uma das contribuies mais originais do Tar. Uma instruo curiosa, escrita na margem de uma pgina de La Somme du Roi, manuscrito

Cirene coroada por Lbia. Baixo relevo do sc. IV


www.ed-dolmen.com

do ano de 1295, orienta o pintor que iria ilustrar os textos. Embaixo do nmero 12, pode-se ler: Aqui vai uma dama de p que domina um leo. O nome da dama Fora. Mas a miniatura nunca foi executada. A dama serena e triunfante do Arcano XI encerra a primeira metade do Tar; representa, assim, a culminao da via seca e racional inaugurada pelo Prestidigitador. Do ponto de vista iconogrfico, liga-se a ele pela expresso corporal de p, em atitude de ao repousada e,
fundamentalmente, pelo chapu que segue no seu desenho o signo do infinito. A dama serena e triunfante do Arcano XI encerra a primeira metade do Tar; representa, assim, a culminao da via seca e racional inaugurada pelo Prestidigitador. Iconograficamente, liga-se a ele pela expresso corporal de p, em atitude de ao repousada e, fundamentalmente, pelo chapu que segue no seu desenho o signo do infinito. Um exerccio curioso de adio e reduo mstica permite relacionar as quatro figuras femininas da primeira parte do Tar. Com efeito: 3 (Imperatriz) + 8 (Justia) = 11 (Fora), que se reduz a: 11 = 1 + 1 = 2 (Sacerdotisa). Partindo da via seca (masculina) dos arcanos, este esquema feminino (mido e intuitivo) se presta a mltiplas especulaes combinatrias. Alguns estudiosos vem na Fora uma clara aluso zodiacal: Leo vencido por Virgem, ou, o que d no mesmo, o calor ardente, que corresponde plenitude do vero, domado pela antecipao serena do outono (no hemisfrio norte).

Tar de Oswald Wirth

Neste sentido preciso interpretar a parbola esotrica do Arcano XI: o personagem no mata o leo, mas o doma; a sabedoria consiste em no desprezar o inferior, em no aniquilar o que bestial, mas sim em utiliz-lo. No outro o resultado natural que se depreende da Grande Obra alqumica.

XII. O Pendurado (O Enforcado)


O Arcano da F, da aspirao Espiritual
Compilao de Constantino K. Riemma

Um homem est suspenso, pelo p, numa trave de madeira que se apia em duas rvores podadas. Os dois suportes so amarelos e cada um conserva seis tocos da poda, pintados de vermelho; terminam em forquilha, sobre as quais repousa o pau superior. So verdes as duas bases das quais nascem as rvores da provao, e nos quais brotam plantas de quatro folhas. A corda curta que suspende o homem desce do centro da barra transversal. O personagem veste uma jaqueta terminada em saiote marcado por duas meias-luas, direita e esquerda, que podem ser bolsos. O cinto e o colarinho da jaqueta so brancos, assim como os dez (ou nove) botes seis acima e quatro (ou trs) abaixo da cintura. A cabea do Enforcado encontra-se no nvel da base das rvores. Suas mos esto ocultas atrs da cintura. Naturalmente, a perna pela qual est suspenso a esquerda permanece esticada, enquanto que a outra est dobrada na altura do joelho, cruzando por trs a perna esquerda.
Tar de Marselha-Camoin

Significados simblicos
Abnegao. Aceitao do destino ou do sacrifcio.

Provas iniciticas. Retificao do conhecimento. Gestao. Exemplo, ensino, lio pblica.

Interpretaes usuais na cartomancia


Desinteresse, esquecimento de si mesmo. Submisso ao dever, sonhos generosos. Patriotismo, apostolado. Filantropia, entrega a uma causa. Sacrifcio pessoal. Idias voltadas para o futuro. Semente. Mudana de vida, iniciao, abertura espiritual, sacrifcio por algo valioso. Paz interior, nova viso do mundo. Mental: Possibilidades diversificadas, flutuaes. Indica coisas em processo de amadurecimento; no define nem conclui nada. Emocional: Falta de clareza, particularmente no campo afetivo. indeciso,

Fsico: Abandono de algumas coisas, renncias, projetos duvidosos. Impedimento momentneo para a ao. Um assunto iniciado abandonado e s poder ser resolvido atravs de uma ajuda. Do ponto de vista da sade: transtornos circulatrios. Sentido negativo: xito possvel, mas parcial, sem satisfao nem prazer, sobretudo em projetos de ordem sentimental. Reticncias, planos ocultos. Resolues acertadas, mas que no se executam; projetos abortados; plano bem concebido que fica na teoria. Promessas no cumpridas, amor no correspondido.

Marselha-Kris Hadar

Impotncia. Perdas. Auto-renncia, passividade. Os bons sentimentos sero desviados para empreendimentos condenveis.

Histria e iconografia
Em 1591 tomando como testemunho a Histria Eclesistica de Eusbio Galnio descreveu as torturas sofridas pelos mrtires dos primeiros sculos da cristandade. As mulheres crists escreve eram freqentemente suspensas pelo p durante todo um dia, e os algozes faziam de tal modo que suas partes mais ntimas ficavam a descoberto, de maneira a mostrar o maior desprezo possvel santa religio de Cristo.
A suspenso pelo p foi amplamente executada pelos supliciadores romanos e h testemunhos tambm de vtimas medievais. Uma cano de gesta do sculo XIII informa que este castigo foi aplicado a um trovador por um dos duques de Brabante, quando este o surpreendeu em dilogo mais que musical com a duquesa. Mas o enforcamento pelo pescoo, mortal, tem histrias mais remotas e, no caso deJudas, trata-se de um gesto auto-imposto na sequncia do sacrifcio que fez para que se cumprissem as profecias. Uma tradio que vem dos primrdios da Igreja crist a de que um outro apstolo,Pedro, teria insistido em ser crucificado de cabea para baixo por no se sentir digno de reproduzir o suplcio de Cristo. No que diz respeito s artes grficas, h inmeras miniaturas dos sculos XIII e XIV com reprodues de santos e mrtires pregados pelos ps a uma barra elevada. Mas preciso chegar aos fins do sculo XV para descobrir uma imagem anloga do Enforcado do Tar. De outro ponto de vista, podese dizer que a Antigidade nos deixou vrios testemunhos de figuras invertidas que em nenhum caso poderiam ser ligadas ao suplcio. Esta postura

Crucificao de Pedro. Afrescoi de Filippino Lippi (1457-1504), na Cappellla Brancacci, Florena, Italia.
www.jesuswalk.com

adotada com freqncia por divindades nuas assrio-babilnicas, nos cilindros de argila que reproduzem cenas de conjunto. possvel imaginar que as deusas nesta posio significavam outra coisa: propunham uma leitura ritual que, agora, parece absurda ou incompreensvel. Alguns estudiosos lembram, a esse respeito, os ensinamentos que atribuem ao homem o papel de estabelecer a ligao entre o Cu e a Terra, num espao definido que o preserva

de influncias e contaminaes. Toda suspenso no espao participa do isolamento mstico, sem dvida relacionado idia de levitao e de vo onrico. Muitas lendas, de diferentes origens, atribuem aos enforcados caractersticas mgicas e os dotam de vidncia e mediunidade. Para Wirth, interessado pelo simbolismo inicitico, o protagonista do Arcano XII homlogo ao do Prestidigitador (I), j que tambm inicia uma das vias, mas partindo do extremo oposto do caminho. Neste sentido o v como o princpio de intuio pelo qual o ser humano pode alcanar um resplendor de divindade: como colaborador da grande obra que mudar para o bem a carga negativa do universo; como a vtima sacrifical para a redeno. Atribuem-se ainda ao arcano virtudes divinatrias e telepticas; com freqncia relacionado com a arte e a utopia. Alguns o vem como arcano possessivo, mas necessrio compreend-lo num sentido puramente idealista, como manifestao de amor que carece de objeto individual (amor ao prximo). Uma especulao interessante pode ser feita partir de seu nmero na

Tar de Oswald Wirth

ordem do Tar, que o relaciona ao dcimo-segundo signo do zodacao, Peixes, ou ainda ao conjunto do simbolismo zodiacal e ao dodecadenrio: os doze signos e os doze meses do ano, os doze apstolos, as doze tribos de Israel...

XIII. A Morte (ou Arcano sem Nome)


O Arcano das Transmutaes e da Vida Eterna
Compilao de Constantino K. Riemma

Esta carta, comumente designada como Morte, no tem nome algum inscrito no tar de Marselha ou em suas suas variantes mais recentes. No entanto, em jogos similares franceses, do sculo 17, o ttulo "La Mort" est presente. Veja abaixo a carta de Jean Noblet. Um esqueleto revestido por uma espcie de pele tem uma foice nas mos. Do cho negro brotam plantas azuis e amarelas, e diversos restos humanos. O fundo no est colorido. No primeiro plano, esquerda, uma cabea de mulher; direita, uma cabea de homem com uma coroa. Um p e uma mo aparecem tambm no cho; outras duas mos uma mostrando a palma e outra as costas brotam atrs, ultrapassando a linha do horizonte. O esqueleto est representado de perfil e parece dirigir-se para a direita. Maneja a foice, sobre a qual apia as duas mos. Em algumas variantes, seu p direito no est visvel. Para o iniciante, mostra-se como a carta mais temvel, mas os estudos simblicos ajudam a entender um outro sentido no plano da evoluo humana.
Tar de Marselha-Camoin

Significados simblicos

Grandes transmutaes e novos espaos de realizao. Dominao e fora. Renascimento, criao e destruio. Fatalidade irredutvel. Fim necessrio.

Interpretaes usuais na cartomancia


Fim de uma fase. Abandono de velhos hbitos. Profundidade, penetrao intelectual, pensar metafsico. Discernimento severo, sabedoria drstica. Resignao, estoicismo, dom para enfrentar situaes difceis. Indiferena, desapego, desiluso. Mental: Renovao de idias, total ou parcial, porque algo vai intervir e tudo transformar; como um fenmeno catalisador ou um corpo novo que modifica totalmente a ao do corpo atual. Emocional: Afastamento, disperso. sentimento, de uma esperana. Destruio de um

Fsico: Morte, perdas, imobilidade. Completa transformao nos negcios ou atividades. Sentido negativo: Do ponto de vista da sade, estagnao de enfermidade ou processo. A morte poder ser evitada, mas em troca de uma leso incurvel. Segundo sua posio, pode significar a morte, em seus mltiplos matizes, mas tambm maus acontecimentos, ms notcias.

La Mort (A Morte)
Tar Jean Noblet (1650)

Prazo fatal. Xeque-mate inevitvel, mas no provocado pela nimo baixo, pessimismo, perda de coragem. Interrupo de um processo para comear de modo diametralmente oposto.

vtima.

Histria e iconografia
E provvel que a alegoria da morte representada como um esqueleto com a foice, seja original do Tar; se isto for verdade, trata-se de uma das contribuies fundamentais feitas pelas cartas iconografia contempornea, considerando a ampla popularidade desta metfora macabra. Van Rijneberk divide o estudo deste arcano em trs aspectos: o nmero treze, oesqueleto, a foice. Como emissrio de uma premonio sombria, o treze tem seu antecedente cristo nos comensais da ltima Ceia, de onde a tradio extraiu um conto bastante popular da Idade Mdia: quando treze pessoas se sentam mesa, uma delas morrer em breve.
Esta superstio seria herdeira de outras verses mais antigas: Diodoro da Siclia, contemporneo do imperador Augusto, explica desse modo a morte de Filipe da Macednia, cuja esttua havia sido colocada junto as dos 12 deuses principais, dias antes de ser assassinado. Simbolicamente, o 13 a unidadesuperadora do dodecadenrio, ou seja, a morte necessria de um ciclo completo, que implica tambm ainda que este aspecto tenha sido esquecido na transmisso popular a idia conseqente de renascimento. Na arte crist primitiva no h traos deste simbolismo durante os primeiros sculos, o que no parece estranho se considerarmos as idias centrais dos catecmenos, ou seja, a morte entendida como prtico de

Dana da morte
Gravura em madeira (1493) - www.deathreference.com

uma vida melhor, a confiana na proximidade do Juzo Final (e a conseqente ressurreio

da carne); a absoluta falta de medo frente a um estado transitrio. O esqueleto propriamente dito s aparece em todo o seu esplendor nas Danas da morte, disseminadas pelos cemitrios e claustros europeus, quase que simultaneamente, e com certeza no antes do sc. XV.

As pestes, no final do sc. XIV, evocam a morte inelutvel. Reis ou vassalos, todos so afetados.
Danse Macabre de Bernt Notke, 1440-1509, na Igreja de S. Nicolau, em Tallinn, Estnia. (www.wikipedia.com)

O esqueleto propriamente dito s aparece em todo o seu esplendor nas Danas da morte, disseminadas pelos cemitrios e claustros europeus, quase que simultaneamente, e com certeza no antes do sc. XV. O tema das composies desse perodo mostra-se idntico em todos os lugares: o esqueleto se apodera (o matiz est apenas no grau de violncia ou gentileza) de criaturas humanas de ambos os sexos, de qualquer idade e condio. Outro elemento que as Danas da morte tm em comum que todas so posteriores ao Tar, de cuja popularidade puderam extrair o encanto de suas imagens.
Nestas danas, no entanto, no h esqueletos com foices, mas sim com diversos objetos (uma espada, um arado, um par de tesouras, um arco e flechas) que se referem em geral ao ofcio da pessoa que ser levada pela morte. Em Joel (4,13), Mateus (13,39), Marcos (4,29) e no Apocalipse (14,1420) podem ser encontradas metforas bblicas em que se fala da foice como instrumento de justia empunhado por Jeov, pelo Filho do Homem e, mais tarde, pelos anjos: como derivao deste princpio moral. Os esotricos no vem a morte como falha ou imperfeio: as formas se dissolvem, variam de aparncia quando se tornam incapazes de servir ao seu destino. Desse modo, entre o Imperadore a Morte (primeiros termos do segundo e do quinto ternrio, respectivamente), h apenas uma diferena de matizes: ao esplendor mximo do poder e da matria sucede sua extino, que uma conseqncia lgica e tambm uma necessidade. Como parbola do processo inicitico em oposio vida corrente, talvez o arcano mais explcito: O profano deve morrer lembra Wirth para que renasa a vida superior que a Iniciao concede.

Oswald Wirth tambm no coloca nome na carta 13

A morte guarda relaes simblicas com a terra, com os quatro elementos, e com a gama de cores que vai do negro ao verde, passando pelos matizes terrosos. Tambm associada ao esterco, menos pelo que este possa ter de desagradvel do que pelo processo de transmutao material que representa.

XIV. A Temperana
O Arcano da Inspirao e da Alquimia
Compilao de Constantino K. Riemma

Um anjo com rosto feminino derrama o contedo de um vaso em outro. O personagem visto de frente, com o rosto ligeiramente inclinado para a esquerda e para baixo, e o tronco voltado na mesma posio. Sua vestimenta tem vrias cores: azul, de cada lado do corpete, e na metade esquerda da saia; vermelho, nas mangas e na outra parte da saia. As asas so azuis (ou cor de pele, na edio Grimaud). Os ps permanecem ocultos pelas pregas da saia. A flor no topo da cabea, o boto amarelo no meio do peito (ou um panejamento dourado, em outras verses), salientam chacras ativos do personagem. Trs linhas onduladas unem os vasos que o anjo segura; o lquido derramado pode representar as energias em transmutao. Na edio Camoin (ilustrao ao lado), a barra do vestido, em amarelo, representaria serpentes entrelaadas, sob controle do anjo, aos seus ps. Ou seja, representa seu vnculo com a circulao das energias em diferentes nveis de manifestao.

Significados simblicos
A elaborao cuidadosa das polaridades. A transmutao dos elementos e a alquimia. Renovao da vida, abertura s influncias celestes, circulao, adaptao, flexibilidade. Serenidade. Harmonia. Equilbrio.

Interpretaes usuais na cartomancia

Tolerncia, pacincia, praticidade, felicidade. Aceitao dos acontecimentos, flexibilidade para adaptar-se s circunstncias. Educao, trato social. Carter elstico para enfrentar as transformaes. Temperamento descuidado. Mental: Esprito de conciliao, ausncia de paixes no julgamento; d o sentido profundo das coisas, como representante de um princpio eterno de moderao. Exclui a rigidez, o emperramento. Corresponde flexibilidade e ao plstico. Emocional: Os seres se reconhecem e se encontram por suas afinidades. Sob a influncia desta carta so felizes, mas no evoluem e no conseguiro se livrar um do outro. Fsico: Conciliao nos negcios, atividades e empreendimentos. Pesam-se os prs e contras, encontra-se a maneira de estabelecer um compromisso, mas se ignora se o empreendimento ser ou no coroado de xito. Reflexo, deciso que no pode ser tomada de imediato. Do ponto de vista da sade: enfermidade difcil de curar, porque se alimenta de si mesma. Sentido negativo: Indiferena. Falta de Desordem, discordncias.
Marselha-Kris Hadar

personalidade, passividade. Inconstncia, humor irregular, desequilbrio. Tendncia a se deixar levar pela corrente, submisso moda e aos preconceitos. Resultados no conformes s aspiraes. Derramamento, sada, fluxo involuntrio. As coisas seguem o seu curso.

Histria e iconografia
A mulher que derrama lquido uma alegoria muito comum durante a Idade Mdia para representar avirtude da temperana: supunha-se quemisturava gua no vinho para diminuir os seus efeitos. Curiosamente, a mesma imagem serviu durante os primeiros sculos do cristianismo para ilustrar o contrrio: o milagre das bodas de Cana, onde a mulher por ordem de Jesus vira a gua que vai se transformar em vinho. Com outros significados pode ser encontrada nos versos de Horcio: O cntaro reter por longo tempo o perfume que o encheu pela primeira vez. Mistura de anjo e mulher, A Temperana evocou sempre, para os investigadores do Tar, o mito dohermafrodita. Tema recorrente e vastssimo, por um de seus aspectos que o que aqui interessa a androginia tem sido considerada desde tempos antigos como premonio feliz. Isto faz da Temperana uma carta amvel, do ponto de vista adivinhatrio, cuja presena alivia a densidade do orculo. Arcano de reunio, e portanto de equilbrio aconiunctio oppositorum, em sua fase anterior bissexualidade onde o derramar do lquido j foi interpretado como metfora das

transformaes: apassagem do espiritual ao fsico, do sentimento razo. Do ponto de vista astrolgico est em paralelo com as representaes aquarianas, que por sua vez guardam correspondncia com o simbolismo deIndra, divindade hindu da purificao.

Temperance, Pedro del Pollaiuolo, 1470


www.aiwaz.net

Wirth relaciona a androginia da Temperana ao elemento relacionado ao quinto ternrio do Tar, que provm da morte assexuada (XIII) e culmina no Diabo bissexual (XV). preciso assinalar tambm sua localizao como ltimo termo do segundo setenrio, que corresponde Alma ou psique, plano da personalidade fluente, flexvel e instvel na natureza, relacionada s guas em quase todas as teofanias, assim como o Esprito associado luz (fogo, ar) e o Corpo terra. O tema do derramamento e dos vasos gmeos e opostos dominam, por outro lado, as especulaes sobre os prodgios teraputicos. Neste aspecto, o Arcano XIIII claramente o curador, o agente reparador e reconstituinte, aquele que verte a harmonia universal sobre o desequilbrio individual. Como o Eremita, lembra os mdicos, curandeiros e charlates; mais ainda, lembra conselheiros, confessores e terapeutas. Resta estabelecer uma leitura da Temperana no contexto do inesgotvel simbolismo aqutico, pois se refere matria unvoca (o oceano primordial), corrente circulatria que mantm a vida (chuva, seiva, leite, sangue, smen), me (o meio aquoso enquanto

Tar de Oswald Wirth

elemento pr-natal) e s imerses como rito de morte e ressurreio (batismo).

XV. O Diabo
O Arcano da Contra-inspirao e da Seduo
Compilao de Constantino K. Riemma

Trs personagens esto representados de p. No meio, sobre um pedestal vermelho em forma de clice, um hermafrodita com asas e chifres; embaixo, uma figura feminina e outra masculina, pequenas e dotadas de atributos animais, presas, por uma corda que lhes passa ao pescoo, a um aro que se encontra no centro do pedestal. O personagem central, despido, veste somente um cinto vermelho; tem na cabea uma curiosa touca amarela, da qual sobem dois chifres de veado; duas asas amarelas (ou azuis, na ed. Grimaud), de desenho semelhante dos morcegos, brotam das suas costas. Tudo indica que o personagem do sexo masculino, mas seus seios esto desenvolvidos como os de uma mulher. Suas mos e ps apresentam caractersticas simiescas; a mo direita, erguida, mostra o dorso; a esquerda segura a haste de uma tocha. O par acorrentado visto de trs quartos. Esto completamente nus, mas tm uma touca vermelha da qual sobem chifres negros. Tm rabo, patas e orelhas de animal e escondem as mos atrs das costas. No nvel em que se encontram, o cho preto, mas na altura do pedestal torna-se azul (ou amarelo) com listas negras. O fundo incolor.

Tar de Marselha-Hadar

Significados simblicos
As provas e provaes. As tentaes Magias. Desordem. Paixo. Luxria. Intercmbio, eloqncia, mistrio, fora emocional. e sedues. Dependncia.

Interpretaes usuais na cartomancia


Paixes indomveis. Atrao sexual. Ao mgica, magnetismo. Capacidade milagreira. Poder oculto, exerccio de influncias misteriosas.
Proteo contra as foras obscuras e os encantamentos. Mental: Grande atividade, mas totalmente egosta e sem preocupao pela justia. Emocional: Pluralidade, diversidade, avidez, inconstncia. Busca em todas as direes para atrair tudo. Sem a menor preocupao com o prximo. Libertinagem. Fsico: Grande irradiao neste plano, em particular no domnio material e nas realizaes concretas. Poderosa influncia sobre os outros. Forte atrao pelo poder material. Tem, contudo, uma deficincia: todos os sucessos a que promete sero obtidos por vias censurveis. Desta forma a fortuna ser feita e os delitos permanecero na impunidade. Inclui tambm a punio: de acordo com a sua relao com as outras cartas, pode significar que os sucessos sero efmeros e que o castigo vir na seqncia. Do ponto de vista da sade: grande instabilidade nervosa, transtornos psquicos; apario de enfermidades hereditrias.
Tar de Marselha-Camoin

Sentido negativo: A ao parte de uma base m e seus efeitos podem ser calamitosos. Desordem, inverso de planos, coisas obstrudas. Do ponto de vista da sade: ampliao do mal, complicaes. Disfuno. Superexcitao, sensualidade. Ignorncia, intriga. Emprego de meios ilcitos. Enfeitiamento, fascinao repentina, escravido e dependncia dos sentidos. Debilidade, egosmo.

Histria e iconografia

Durante a baixa Idade Mdia o Diabo era representado freqentemente como um dragoou uma serpente, imagem derivada, sem dvida, de seu papel no Gnese. Por um processo
simbitico caracterstico da iconografia Eva e o Diabo se fundiram com freqncia na figura da serpente com cabea de mulher: isto pode ser visto quase sempre nas ilustraes dos mistrios franceses que falam da Queda. O desenvolvimento antropomrfico, que levou o Diabo a se converter na figura que conhecemos tem sua origem, provavelmente, nas tradies talmdicas e nas lendas pr-crists, segundo as quais a serpente ednica teria tido mos e ps de homem, membros que perdeu como castigo por sua maldita interveno no drama do Paraso, ficando condenada a arrastar-se at o fim dos tempos. De modo similar o Diabo aparece no Apocalipse de Abrao, onde o Tentador descrito como um homem-serpente, descrio retomada por Josefo e por boa parte dos autores judeus dessa poca. J no Antigo Testamento (J 1,6-12 e 2,1-7) menciona-se estahumanizao de Sat, e em Mateus (4, 3-11) aparece com toda clareza o antropomorfismo do personagem. Ele assim descrito num manuscrito de Gregrio de Nicena, onde toma a forma de um homem jovem, alado e nu da cintura para cima.

So Miguel e o Drago
Mont St. Michel - Frana

somente no fim do primeiro milnio que o Diabo sofre a mais cruel de suasmetamorfoses,
a que acabou por transformar o mais formoso dos anjos em sinnimo de abominao e horror. Van Rijneberk atribui aos miniaturistas anglosaxes essa mudana iconogrfica, que respondia simplicidade analgica da poca. Se o Diabo continha a soma de todos os pecados e escndalos, seria lgico, dessa forma, que fosse representado como o apogeu de feira e pavor. O homem com garras das figuras mais tnues sofreu a incluso de chifres, dentes enormes, plos, cascos de bode, seios enrugados, rabo que terminava em seta. Assim aparece nos manuscritos alemes dos sculos X e XI, e noMissel Oxonien do bispo Lofric (960-1050). O diabo da lmina do Tar um morcego hermafrodita mostra-se como herdeiro dessa representao. Van Rijneberk destaca o sentido metafsico de Sat para os Pais da Igreja, longe ainda dessas representaes. Entre os sculos III e IV, Atansio relatou as fadigas que costumavam acompanhar os tentados: o aspecto do Maligno produzia mais angstia do que repulsa; sua voz era terrvel e seu movimento oculto como o de um assassino.

So Miguel e o Diabo
Normandia, 1480

Tanto Cirlot como Oswald Wirth a partir de seus respectivos planos de observao evitam entrar no complexo campo da demonologia ao comentarem o Arcano XV. Assim, o primeiro destes autores se limita a compar-lo ao Baphomet dos templrios, bode na cabea e nas patas, mulher nos seios e braos e a mencionar que o personagem tem como finalidade a regresso ou a paralisao no fragmentado, inferior, diverso e descontnuo. Oswald Wirth, por outro lado, afirma que o Diabo o inimigo do Imperador (IV) na luta poltica pelo poder no mundo material, e se pergunta quem que ope os mundos ao Mundo, e os seres entre si. Para Ouspensky, completa o tringulo o Diabo

Primeira tentao de Jesus Cristo


Copenhage, 1222

cujos outros dois lados so a morte e o tempo, no sentido da formalidade do ilusrio.


Ele d origem ao terceiro e ltimo setenrio do Tar, plano do mundo fsico ou do corpo perecvel do homem. Do ponto de vista da finitude temporal, no menos importante do que o Prestidigitador para o reino do esprito, ou o triunfal protagonista de O Carro (VII) para a anlise psicolgica. "Na medida em que sempre houve reas sombrias e ainda desconhecidas para o conhecimento e que presumivelmente, os enigmas subsistiro sempre diz Jaime Rest no seu artigo Satans, Suas Obras e Sua Pompa , o demonaco foi e continuar sendo uma constante de nossa realidade, j que esta experincia parece nutrir-se primariamente de algo que se desdobra alm do domnio humano, e cuja ndole tremenda e estremecedora suscita em ns este abalo ntimo que os telogos denominam temor numinoso. O estudo dessa figura pode incluir as metamorfoses sofridas pelo Diabo (incluindo a variabilidade do aspecto: da beleza resplandecente com que Milton e William Blake o imaginaram at o horror da sua corte nas telas de Goya) para retornar ao memorvel ponto de partida de onde se concebe sem dificuldades a permanncia do demonismo: Sat como um desafio da ordem que os homens atriburam a Deus.

Tar de Oswald Wirth

A figura do Tentador, por outro lado, inseparvel das legies que o servem (ou seja, da idia do Inferno), e o Tar repete esta associao ao represent-lo junto com o casal acorrentado seres que podem ser tanto seus prisioneiros como seus colaboradores. A repetio do esquema dantesco atribuda por Carrouges paralisia imaginativa dos sculos posteriores em relao ao tema; da a fixao e o empobrecimento do ciclo mtico na literatura europia. Esta viso demonolgica contempornea, que faz do Diabo uma metfora conflitante da dignidade humana, no menos importante que a tradicional. Impe-se, ao menos, como mais uma referncia para a anlise atualizada do Tar. Os comentrios reunidos at aqui, porm, esto longe de esgotar as indicaes para o estudo deste personagem to ambguo. Vale a pena conhecer as reflexes de G. O. Mebes, em Os Arcanos Maiores do Tar, sobre o papel de Baphomet, enquanto representao "da bipolaridade do turbilho astral", passagem inevitvel no processo evolutivo.

Baphomet
Gravura de Eliphas Levi (1810-1875)

XVI. A Torre ou Casa de Deus


O Arcano da Libertao e da Construo
Compilao de
Constantino K. Riemma

O cu est coberto de esferas coloridas; dois homens caem de uma torre fulminada por um raio. A torre localizada num terreno montanhoso, do qual brotam seis plantas verdes tem trs janelas azuis; a maior delas parece estar num andar mais alto que as outras. No aparece a porta de entrada, na edio Grimaud. Um raio com vrias cores, linhas exuberantes, decapita o edifcio, que arrematado por quatro ameias. Sobre o fundo incolor do cu podemos contar 4 esferas na parte superior, 14 esferas esquerda, 19 esferas direita. Um dos homens est caindo na frente da torre; do outro, mais atrs, v-se apenas a parte superior do corpo, direita da gravura. Os dois esto de perfil. No Tar clssico, no aparecem tijolos ou pedras caindo sobre os homens, de modo a colocar suas vidas aparentemente em risco. As pequenas manchas que se observam no cho, na frente da torre, no tm uma definio clara: podem ser pedras, lquido, pegadas.

Significados simblicos
Rompimento das formas aprisionadoras, liberao para um

Tar de Marselha

novo incio. Desafios dos momentos de transio. rigidez. Abertura. Conhecimento.

www.krishadar.com

Destruio da Desmoronamento e queda.

Interpretaes usuais na cartomancia


Alteraes, subverses, mudanas, debilidades. Libertao da alma aprisionada; quebras. Conhecimento sbito. Parto, crise saudvel. Modificao traumtica, separao repentina. Perdas, insegurana. Desconfiana em si mesmo, inquietao provocada por negcios arriscados. Benefcio recebido devido aos erros de outras pessoas. Austeridade, uma tendncia timidez. Temperamento piedoso, religiosidade prtica que no deprecia o material. Mental: Indica o perigo que pode haver em perseverar em certa direo, em manter uma idia fixa. Advertncia para evitar tropeos e total aniquilamento dos planos em andamento. Emocional: Domnio sobre os seres, mas sem caridade nem amor, j que se exerce com despotismo. Tarde ou cedo, sofrer uma rejeio afetiva. Fsico: Projeto brutalmente abortado. Sinal ou anncio no levados em conta; deve precaver-se nas atividades e negcios. A chama que decapita a torre pode ser interpretada, no entanto, como uma liberao. Do ponto de vista da sade: no passar os limites das foras vitais, j que uma enfermidade espreita. Se h alguma enfermidade, indica o restabelecimento aps um perodo penoso.

Tar de Marselha-Camoin

Sentido negativo: Grande cataclismo, confuso completa. Enfermidade. Falta castigada, catstrofe produzida por imprudncia. Maternidade clandestina. Escndalo, hipocrisia desmascarada. Excesso, abuso. Presuno, orgulho. Empreendimentos utpicos.

Histria e iconografia
A imagem de um homem que se precipita no vazio, do alto de uma torre, uma das alegorias mais remotas que se conhece para representar o orgulho. Custa pouco intuir que esta metfora e a aniquilao celeste que a acompanha tem filiao direta ao destino da torre de Babel. Alguns estudiosos pensam que a sua incluso no Tar pode ser devida a uma impressionante corroborao histrica: o processo contra os templrios e a sua queda vertiginosa, contempornea dos imagiers que compuseram o Tar. Mais ambgua parece ser a chuva de esferas multicolores, cuja leitura no admite outra interpretao que a da influncia do alto (com variaes, esta chuva se repete nas cartas XVIII e XIX, arcanos de evidente simbolismo sideral). Em uma miniatura pertencente a um manuscrito da Bblia Pauperum (1350 a 1370), v-se que o fogo do altar aceso por meio de uma chuva semelhante destes trs arcanos. Celita flamma venit / Et plebis pectora lenit ("Vem a chama celeste / E aplaca o peito do povo"), o que diz a legenda, clara parfrase do milagre concedido a Elias diante da multido ctica (I Reis 18, 38-39).

Baixo relevo do sculo 13

Catedral de Notre Dame de Amiens Frana

Alm do nome com que figura aqui, o Arcano XVI tambm conhecido como A Torre ferida pelo raio, e pelo enigmtico La Maison-Dieu, que aparece no Tar de Carlos VI, na verso de Marselha, e que Oswald Wirth aproveita no seu desenho atualizado. O prprio Wirth, porm, no d uma explicao satisfatria para este ltimo nome, limitando-se a corroborar o evidente simbolismo arquitetnico da figura, que se refere ao homem por sua verticalidade; casa e s obras que ele constri sobre a Terra de onde se poderia deduzir tambm uma parbola sutil sobre o orgulho, pelo despropsito da tentativa de imitar o Grande Arquiteto. Em certas verses do Tar, parcialmente conservadas, o Arcano XVI apresenta um diabo que bate um tambor. Mas sua figura secundria porque em primeiro plano aparece a goela de um monstro, entre cujos dentes se debate um ser humano. Isso parece indicar que o fundo simblico desse arcano, vale dizer, as analogias que se pode estabelecer na srie torrecasa-goela-vagina-gruta-caverna primordial so muito anteriores sua representao no jogo de cartas.

Tar Oswald Wirth

Podemos constatar que este o primeiro edifcio que figura no Tar e, de longe, o mais destacado. Neste sentido preciso agregar srie analgica proposta as seguintes indicaes: toda torre emblemtica do simbolismo ascensional e na Idade Mdia representou freqentemente a escala intermediria entre a Terra e o Cu. Por seu aspecto murado, cuidadosamente defendido, tambm estabelece analogias com avirgindade.

XVII. A Estrela
O Arcano da Esperana, do Crescimento e da Me do futuro
Compilao de
Constantino K. Riemma

Uma mulher com um joelho apoiado no cho tem uma jarra em cada mo; derrama contedo de uma delas numa superfcie de gua (rio ou lago) e, da outra, na terra. No cu h oito estrelas. A mulher jovem e est completamente nua; seus cabelos caem livremente sobre as suas costas e ombros. O joelho que est apoiado no cho o esquerdo; a ponta do p direito est em contato com a gua. Representada ligeiramente de trs quartos, seu olhar parece ignorar o trabalho que realiza. Do cho brotam uma planta com trs folhas e, um pouco mais atrs, dois arbustos diferentes se destacam contra um cu incolor; sobre o da esquerda um pssaro negro de asas abertas parece estar pousado ou a ponto de levantar vo. No cu podem ser vistas duas estrelas de sete pontas e cinco estrelas de oito pontas. Esto dispostas simetricamente em volta de uma estrela muito maior, que tem dezesseis pontas, oito amarelas e oito vermelhas.
<-- A Estrela no Tar de Marselha restaurado por Kris Hadar

Significados simblicos
Esperana, confiana. Idealismo. Imortalidade. Plenitude. O cu da alma. Influncia moral da idia sobre as formas. Beleza. Natureza.

Interpretaes usuais na cartomancia


Pureza, entrega s influncias naturais, sadias. Confiana no destino. Plenitude e sensibilidade potica, intuio.
Ilustrao in Andrea Vitali www.www.letarot.it

Bondade, esprito compassivo. Energia, convalescena. Mental : Algum traz uma fora para ser utilizada, mas no diretamente. a inspirao do que deve ser feito. Emocional : Uma corrente de equilbrio e de esplendor. Fsico : A satisfao, o amor humano em toda a sua beleza; o destino dos sentimentos que animam o ser. Realizao das coisas atravs da ordem e da harmonia. Em questes referentes arte, esta carta fala do dom de encantamento, ou seja, o resplendor que atrai o prximo. Sentido negativo : Harmonia desviada do seu destino; harmonia fsica pouco duradoura. Falta de vergonha, despudor, leviandade. Falta de espontaneidade. Coaes, molstias. Natureza artificial e anti-higinica. Tendncia para a evaso e para o romantismo exagerado. Temperamento inapto para a vida prtica. Estreiteza de viso, doenas.
A Estrela no Tar de Bartolomeo Colleoni, Milano 1460-1470 -->

Histria e iconografia
O nmero de estrelas representadas neste arcano varia, segundo o modelo do Tar, de seis a oito. Astronomicamente, parece referir constelao das Pliades (uma estrela grande, rodeada de sete menores) ou ao setenrio sideral com o Sol no centro. Fala-se de sete Pliades disse o sutil Ovdio mas na verdade no vemos mais que seis." Devido reproduo quase textual da alegoria do signo de Aqurio , muitos vem no Arcano XVII uma herana zodiacal. Mas van Rijneberk nota, com razo, que tanto este signo bem como suas alegorias das correntes de gua, foram tradicionalmente representados com figuras masculinas. Outra diferena entre a carta e seu pretendido modelo o nmero de nforas: tanto Aqurio quanto os seus similares alegricos (que incluem representaes do Dilvio) transportam um s recipiente. possvel, desse modo, atribuir Estrela uma relativa originalidade, o que permite supor que a freqente mudana de sexo de Aqurio, em imagens posteriores ao sculo XVI, teria se inspirado no Tar.

No verbete dedicado a este signo zodiacal no seuDicionrio de Smbolos, Juan-Eduardo Cirlot passa uma informao que vale a pena citar: No zodaco egpcio de Denderh o homem de Aqurio dispe de duas nforas, troca que explica melhor a transmisso dupla das foras, em seus aspectos ativo e passivo, evolutivo e involutivo, duplicidade que aparece substantiva no grande smbolo de Gmeos.

Representao de Aqurio Ganimedes, o mais belo mortal, levado por Zeus ao Olimpo, para ser escano (= servidor de vinho) dos deuses.

Uma fonte menos provvel, mas no impossvel, da iconografia desta estampa pode ser encontrada noApocalipse (XVI, 3, 12): ali dito que os sete anjos derramaro suas taas sobre o solo e o ar, mas sobretudo sobre os cursos d'gua. A estrela individual e guia ; sinal da divindade sobre o cu do heri um emblema comum a diversas mitologias. Delas passa para a tradio e a arte crists, e na atualidade pode ser encontrada em numerosas manifestaes folclricas no seu sentido alegrico mais transparente: a pureza , odestino prometido , a elevao. So Joo Crisstomo (Patrstica grega, tomo LVI) parece ter recolhido a seguinte lenda: um povo oriental, do qual s sabemos que vivia perto do oceano e que tinha entre as suas tradies um livro atribudo a Set, escolheu em poca remota doze homens dentre os mais sbios, cuja misso era nica e surpreendente: vigiar o nascimento de uma estrela que o livro previa; se algum deles morria, seu filho ou parente mais prximo era eleito para substitu-lo. Mantiveram este rito durante geraes, at que a estrela da sorte apareceu no horizonte: trs deles foram ento encarregados de segui-la, o que fizeram por dois anos, durante os quais nunca lhes faltou bebida nem comida. O que fizeram depois conclui o curioso pergaminho explicado de forma resumida nos Evangelhos."
A Estrela

Tar Visconti Sforza(1450)

Quanto parte inferior do Arcano XVII, Wirth acredita que o arbusto ali representado seja uma accia, mimosa do deserto, cujo verdor persistente simboliza uma vida que se recusa a extinguir-se. O prestgio mtico da accia to vasto quanto intrincado, pois alm de ser a planta emblemtica da esperana na imortalidade, foi tambm protagonista de histrias notveis: entre suas razes teria sido enterrado Hir, detentor da tradio perdida, depois de ser assassinado; da sua madeira teria sido construda a cruz de Jesus Cristo. Deve-se acrescentar que a jovem da figura lembra o princpio feminino de certos ritos primordiais, a me sempre jovem, a consoladora, a clemente, a natureza amvel e bela, a terna amante dos homens. sob este aspecto que os orculos tendem a relacion-la juventude e ao bom humor, ao sonho e s suas revelaes, e realidade da poesia. Fulcanelli acrescenta ainda o duplo sentido simblico da estrela, como concepo e nascimento, e faz uma bela descrio de um vitral de sacristia de Saint-Jean de Rouen: ali esto representados Benito e

Tar de Oswald Wirth

Felicitas, pais de So Romo; os esposos esto deitados na cama totalmente nus; sobre o ventre da mulher, que acaba talvez de conceber o santo, pode-se ver uma estrela.

XVIII. A Lua
O Arcano da inteligncia instintiva, dos ciclos vitais
Compilao de Constantino K. Riemma

A Lua parece atrair (ao contrrio do Sol) dezenove manchas de cor, em forma de lgrimas. Essa direo das gotas variam com as diferentes desenhos, mesmo

entre as verses clssicas. Embaixo da Lua h dois ces e, mais atrs, duas torres. Alguns autores reconhecem um dos animais como co e, o outro, como lobo. Em primeiro plano, um lagostim (a maioria das descries fala em caranguejo) encontra-se num tanque que, com suas bordas retas, parece construdo; os dois ces tm a lngua para fora, dando a entender que querem lamber as gotas. Do cho brotam vrias plantas (ou apenas trs, em algumas verses). As duas torres parecem delimitar e proteger o espao no qual se encontram os animais e o tanque. A Lua est ao mesmo tempo cheia e crescente; dentro desta ltima figurao v-se o perfil humano; os raios so de dois tamanhos. As dezenove lgrimas esto dispostas em forma de colar, numa fileira dupla e com a ponta para baixo.

Significados simblicos
A inteligncia instintiva, os ciclos vitais.
Tar de Marselha
www.camoin.com

Os elementos da natureza, o mundo visvel, a luz refletida, as formas materiais, o simbolismo. Imaginao. Reflexo e reflexos. Aparncias. Iluses. O momento de reavaliar a direo, de buscar inspirao no retorno fonte.

Interpretaes usuais na cartomancia


A objetividade, o mundo sensvel, instintivo, vital. Experimentao, trabalho, penosa conquista da verdade. Instruo pela dor; trabalho cansativo, mas necessrio.
Vidncia passiva, receptividade, sensibilidade, lucidez. Navegao, mudana. Inconstncia, insegurana, medo. Irracionalidade, fantasias, penumbra. Mental: Em caso de negociaes: mentira; em caso de trabalho pessoal: erro. Olhar superficial em todos os nveis. Emocional: Sentimentos conturbados ou em desordem, passionais, aparentemente sem sada. Cimes. Hipocondria. Idias quimricas. Fsico: Obscurecimento. Agitao. Escndalo, difamao, denncia, segredo que fica pblico. Se a pergunta se refere sade, pode significar desordens no sistema nervoso, o que pode tornar recomendval uma mudana de ambiente, para buscar lugares secos e com calor. Sentido negativo: O instinto causa de miragens acentua seus efeitos pela situao ascendente do pntano. Estado de conscincia confuso que permanece latente e sem se manifestar. Erros dos sentidos, falsas suposies. Embustes, enganos, decepo, desiluso. Teorias equivocadas, falso saber, vidncia histrica. Ameaa, chantagem. Viagem inoportuna, caprichos. Carter perturbado, neurtico.

Tar de Marselha
www.krishadar.com

Histria e iconografia

Em vrios desenhos do Tar anteriores ao de Marselha como o caso do denominado Gringonneur, de aproximadamente 1455 o arcano XVIII representa dois astrlogos, elaborando clculos sob uma lua minguante. Os diversos elementos do baralho de Marselha os ces, o caranguejo, o tanque, as torres no aparecem neles. A prpria Lua s apresentada num plano, ao contrrio do desenho concntrico (perfil humano, crescente, disco), tal como aparece no Tar de Marselha. J nos desenhos mais conhecidos, as duas torres podem ser consideradas como prticos monumentais, que defendem ou protegem o espao interno, no qual se encontram os animais. imporante lembrar que a Lua (Diana-Hcate, na mitologia grega) ao mesmo tempo Janua Coeli e Janua Inferni: a porta do Cu e a porta do Inferno, o que as coloca em estreita relao com os dois ces (ou lobos) a uivar. Constituem indicadores da idia dedualidade, bipolaridade.
Tarot "Gringonneur"

as duas portas do Cu: Anbis no solstcio de inverno, frente porta da ascenso, indicada pelo signo de Capricrnio no hemisfrio norte; Hermanbis no solstcio de vero, frente porta da descida, ou do homem, indicada pelo signo de Cncer.
Clemente de Alexandria, por outro lado, descreveu as procisses egpcias, que incluam o passeio dos dois ces-deuses:segundo eles, guardies das portas no Sol, no norte e no sul, o que poderia ter relao com os solstcios do inverno e da primavera. Embora no haja exemplos de zoolatria entre os gregos, verdade que consagraram diversos animais para a companhia dos deuses. No caso de Artemisa afirma Plutarco, em Isis e Osris seu cortejo era formado por dois ces; significativo lembrar que a caadora celeste era, para seu povo, uma divindade lunar. Quanto ao caranguejo, sua relao com a Lua antiga e constante, aparecendo em ritos e lendas protagonizadas pelo astro noturno em numerosas culturas. Isto pode ser atribudo marcha retroativa do animal, comparada ao movimento da Lua pela observao popular. Do ponto de vista astronmico, o caranguejo se relaciona com o simbolismo geral da carta e das torres em particular: Cncer , como se sabe, signo do Trpico e, ainda, do solstcio de vero, no hemisfrio norte.

J Athanasius Kircher (1601-1680) localizava Anbis e Hermanbis (divindades curiosamente representadas com cabea de chacal) ante

Hermanubis

As manchas de cor em forma de lgrimas que chovem da Lua (ou se dirigem para ela) esto desenhadas com a ponta para baixo; no arcano seguinte (O Sol) aparecem com a ponta para cima.
Ouspensky viu nas imagens do Arcano XVIII uma alegoria daviagem herica, um resumo claro do simbolismo relacionado ao trnsito e a passagem: o tanque de gua (matria primordial), o caranguejo que emerge (devorador do transitrio, como o escaravelho entre os egpcios), os ces que interceptam a passagem (guardies, qualificadores da aptido do viajante para enfrentar o mistrio), as torres no horizonte (cheias de ciladas e tambm de portas meta, fronteira). Cirlot imagina que os ces impedem a passagem da Lua para o domnio do logos (conhecimento solar) e comenta a descrio deWirth sobre o que no se v na

gravura: Atrs dessas torres h uma estepe e atrs um bosque (a floresta das lendas e contos folclricos), cheio de fantasmas. Depois h uma montanha e um precipcio que termina num curso de gua purificadora. Essa rota parece corresponder descrita pelos xams em suas viagens extticas." O que se mostra evidente que o Arcano XVIII est mais relacionado que qualquer outro com o plano inicitico da via mida (lunar). por essa razo que Oswald Wirth relaciona a Lua

Tar de Oswald Wirth

intuio e ao imaginativo, ainda que entre suas recorrentes em relao Lua figure a sensualidade.

interpretaes

mais

A aproximao do Arcano XVIII com o vasto simbolismo lunar seria interminvel, desde a sua relao com o ciclo fisiolgico feminino at o panteo das divindades noturnas, passando por suas implicaes csmicas, mgicas e astrolgicas. Parece mais prudente considerar que a Lua no se refere a tudo que nomeia, mas sim situao especfica que compe com os outros elementos da carta. bom cuidar para no limitar este arcano ao repertrio especfico da Astrologia.

XVIIII ou XIX. O Sol


O Arcano da Intuio
Compilao de Constantino K. Riemma

Dois meninos esto de p diante de um muro, sob um sol que tem rosto humano, e do qual chovem treze lgrimas de cores. Os dois meninos vestem apenas uma tanga ou calo (azuis, na ed. Grimaud). O menino da direita parece apoiar uma mo, que no se v, na nuca do seu camarada, estendendo o brao esquerdo um pouco para trs. O outro tem a sua mo esquerda na altura do plexo solar de seu companheiro, e o brao direito numa posio mais ou menos paralela. No cho, duas pedras, similares s que aparecem na carta XVI - A Torre. O muro que est por detrs dos meninos amarelo, com a borda superior vermelha. Do disco solar, humanizado pelo desenho de um rosto visto de frente, surgem 75 raios; 16 tm forma triangular a metade com as bordas retas e a outra metade com as bordas onduladas e os 59 restantes so simples raios negros. Treze gotas, ou lgrimas, ocupam o espao entre o Sol e

os meninos.

Significados simblicos
- Vitalidade, alegria. Ressurreio diria ao final da noite. - Intuio, clareza. O princpio celeste. Luz. Razo. - Concrdia. Influncia solar.

Tar de Marselha/Kris Hadar

Interpretaes usuais na cartomancia


Discernimento lmpido, clareza de juzo e de expresso. Talento literrio ou artstico. Paz, harmonia, bom acordo. Felicidade conjugal. Fraternidade, inteligncia e bons sentimentos. Reputao, glria, celebridade. Alegria, sucesso, vitalidade, fora, vivacidade. Compreenso, calor, amor, crescimento. Mental: propsitos elevados. Sabedoria nos escritos, difuso popular harmoniosa; pensamento que alcana grande altura. Emocional: Afeto cavalheiresco, desvelo, altrusmo. Os grandes sentimentos. Fsico: A sade, a beleza fsica. Elemento de triunfo, sada para qualquer situao adversa que se esteja atravessando. Sentido negativo: Grande adversidade, sorte contrria, tentativas na escurido. Deslumbramento. Vaidade, pose, fanfarrice. Susceptibilidade, amor-prprio. Misria dissimulada sob uma fachada exuberante. Aparncia simuladora, decorao. Artista fracassado, incompreendido.

Marselha restaurado por Camoin-Jodorowsky

Histria e iconografia

Para van Rijneberk, o arcano XVIIII no tem originalidade iconogrfica, j que a sua figura central o Sol a mesma que pode ser encontrada em qualquer figurao do astro, e que os elementos restantes so tambm especialmente pobres. Talvez os dois meninos faam uma aluso astrolgica ao signo deGmeos, perodo do ano que, no hemisfrio norte, corresponde ao soltcio de vero. No desenho ao lado, que Oswald Wirth concebeu para este arcano, os integrantes do par de protagonistas so de sexo diferente e, embora paream adolescentes, j no so crianas. O autor atribui a eles a condio de filhos da luz, e tambm a de uma alegoria dasbodas entre o sentimento e a razo. Na escala individual, simbolizam a tarefa de regenerao que o universo comeou a realizar a partir da queda. por isso que Wirth os considera como aqueles que reconquistaro o Paraso. No Tar de Carlos VI, no lugar do par aparece uma fiandeira com o fuso entre as mos; provavelmente trata-se de uma referncia a Penlope e ao ardil com o qual conseguiu preservar-se at a volta do heri. Nas variantes contemporneas ao "Tarot Gringonneur", por volta da metade do sculo XV, pode-se ver tambm a reproduo dos quatro cavaleiros do Apocalipse. No impossvel que, como sugere van Rijneberk, o par de crinas, que aparece no tar clssico, represente o rico e complexo simbolismo do signo de Gmeos. importante lembrar que a passagem do Sol pelo signo de Gmeos indica, no hemisfrio norte, o ponto de nascimento do vero, estao associada ao reino solar e luminoso. A alternncia de raios retos e ondulados da efgie solar do Tar de Marselha, seria uma aluso ao duplo efeito das radiaes do astro (luz e calor). No campo divinatrio costuma-se opor o Sol Lua por analogia de contrrios: luz quente x luz fria; luz potente x luz fraca; dia xnoite; masculino x feminino...
Tar Gringonneur ou Charles IV (1.455)

Relacionado ao aspecto Filho das divindades trinitrias, as qualidades do Sol aparecem freqentemente como atributos dos heris, seja porque estes so exaltados altura do Sol, ou porque o sol se manifesta de maneira excepcional em alguma circunstncia de suas vidas. Um exemplo que o Sol se oculta prodigiosamente como protesto pela morte do eleito, nas lendas de Hracles e Sigfrido. No Antigo Testamento pode-se rastrear a filiao solar deSanso (Juzes 13.16), desde o seu nome at o lugar em que acontecem suas faanhas (Betsemer, que significa "casa do Sol"), passando pelas relaes entre fora e cabelo, anlogas s peripcias do Sol no seu trnsito pelas estaes. Uma variante deste tema pode ser encontrada no drama doGlgota, tal como o contam os Evangelhos (Mateus 27, 45; Marcos 15, 33; Lucas, 23, 44-45).
Castor e Plux, os gmeos mitolgicos.

Como no caso do arcano XVIII (A Lua), no entanto, necessrio prevenir contra uma excessiva nfase no simbolismo solar do arcano XVIIII, o que lhe daria uma importncia desmedida no conjunto das vinte e duas cartas.

XX. O Julgamento
O Arcano da Ressurreio
Compilao de Constantino K. Riemma

Na parte superior da carta, rodeado de nuvens, um anjo toca uma trombeta. Na parte inferior, trs personagens nus um dos quais, o do centro, est de costas parecem estar em atitude de orao. Uma terra rida se estende por trs deles. O personagem que est de costas emerge de uma espcie de sarcfago; seus cabelos so azuis e tem uma tonsura. Dos seus lados, visveis somente at a cintura e representados de trs quartos, os dois personagens restantes uma mulher esquerda e um homem com barba, direita parecem olhar para a figura do centro. Tm as mos juntas, como numa prece. Sobre um cu incolor, o anjo est rodeado de um circulo de nuvens azuis, das quais saem vinte raios: dez so amarelos; os outros dez, vermelhos. De suas vestes vse apenas um corpete branco e umas mangas azuis (ou vermelhas, em algunas verses). Segura a trombeta com a mo direita, que est prxima da boca; a esquerda apenas a toca, segurando um retngulo com uma cruz.

Significados simblicos
O Julgamento Tar de Marselha-Camoin

Interpretaes usuais na cartomancia

Os julgamentos essenciais, a avaliao dos rumos da existncia. O despertar. Exame de conscincia. Sopro redentor. Renovao. A promessa da vida eterna.

Entusiasmo, exaltao emocional, intensidade dos sentimentos, espiritualidade. Capacidades ocultas, dom de adivinhao. Atos prodigiosos, medicina milagrosa. Santidade, doao. Renovao, nascimento, retorno de assuntos do passado ou sua atualizao. Recados, propaganda, proselitismo, apostolado. Estar sujeito avaliao de outros, ser julgado por suas aes. Mental: O homem convocado a um estado superior; tendncias e desejos de elevao. Emocional: Devoo, exame de conscincia. Fsico: Estabilidade nos assuntos que esto encaminhados. Sade e equilbrio. Sentido negativo: Erro em relao a si mesmo e a todas as coisas; provas e trabalhos que resultaro de um juzo falso. Vacilao espiritual, ofuscamento da inteligncia. Bobo evocador de fantasmas. Rudo, alvoroo, agitao intil.

Tar Marselha-Kris Hadar

Histria e iconografia do Juizo Final


As gravuras crists, em geral, mostram duas diferentes idias de ressurreio. A primeira, dos Evangelhos, refere-se aos fenmenos no momento da morte de Jesus: Abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram, e, saindo dos sepulcros depois daressurreio de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos (Mateus, 28, 52-53).

Um exemplo desta verso pode ser visto numa miniatura do sculo XII. A terra recebeu ordem de devolver os seus mortos, diz a legenda que a acompanha. A ilustrao, ao lado, oferece idia similar. A segunda, mais amplamente difundida, a do Juzo Final. Sobre ela escreveram Mateus (25, 31-46) e, com maior detalhe, Joo (Apocalipse, 20, 12). Os artistas que se inspiraram nesta ltima verso se viram obrigados a selecionar, cada um sua maneira, dentre a profuso de smbolos e alegorias verbais evocados por Joo para narrar esta cena.
Juzo Final na igreja Notre-Dame des Fontaines (Frana)

As primeiras representaes do Juzo Final remontam ao ano mil, aproximadamente, mas alcanaram a perfeio nos sculos XII e XIII, nas catedrais. Conhece-se apenas um exemplo anterior a estas datas: trata-se de um baixo-relevo em marfim (Tours, c. 800). Em todas essas imagens, os mortos surgem inteiramente nus dos seus tmulos, o que seguramente foi tomado de fontes tradicionais (o Livro de J; a carta de So Columban a Hunaldus ano 615; o opsculo Desprezo do Mundo, de Inocncio III cerca de 1200). Uma tradio popular, surgida nesta mesma poca, acredita que os mortos surgiriam de seus tmulos como esqueletos, mas que se Vitral da St. Chapelle - Paris revestiriam ento da carne e da pele perdidas assim que tomassem contato com a luz. A presena dos ressuscitados, bem como o anjo com a trombeta que parece convoc-los, remetem claramente o arcano XX do Tar a essas imagens do Juzo Final; at a bandeirola da trombeta, que reproduz uma cruz-de-malta, freqente nos modelos em que a carta provavelmente se inspirou. Num sentido geral, o simbolismo do Arcano XX refere-se morte da alma, ao esquecimento da sua finalidade transcendente, no qual o homem pode cair: o sarcfago ou tmulo representaria as fraquezas e apetites carnais, e o anjo com a trombeta faz a convocao do esprito: a oportunidade pela qual desperta o anseio latente de ressurreio que se supe adormecido em todo ser humano. Para Wirth, o trio de ressuscitados representa a famlia essencial(Pai-Me-Filho) no momento de sua regenerao, e o ltimo dos seus termos (o Filho) representa uma nova metamorfose do protagonista do caminho inicitico.
Tar de Oswald Wirth

Quando se admite que o Tar constitui uma alegoria da Iniciao, possvel reconhecer o PrestidigitadorEnamorado-Carro-Enforcado no homem nu do tmulo, pronto para receber o Magistrio.

XXI. O Mundo
O Arcano da Alegria e da Celebrao da Vida
Compilao de Constantino K. Riemma

Dentro de uma grinalda amendoada dana um personagem nu, coberto s parcialmente por um vu que desce do seu ombro esquerdo; na mo do mesmo lado traz uma vareta. Nos cantos da carta, quatro figuras evocam a representao simblica tradicional dos evangelistas: anjo, guia, leo e touro (embora este ltimo parea mais um cavalo). A grinalda est formada de folhas simples e oblongas (no Tar de Marselha da editora Grimaud, as folhas do tero superior so amarelas, as do meio vermelhas e as da parte inferior azuis); est amarrada, em cima e embaixo, por laos vermelhos em forma de xis. Dentro do espao ovulado que a grinalda limita com o p direito pousado sobre um suporte vermelho (ou amarelo) e a perna esquerda dobrada por trs do joelho direito est o personagem que parece danar. Sua cara poderia ser masculina, mas tem seios de mulher; o vu curto que o cobre tapa justamente o seu sexo. Em uma mo leva a vara, na outra um objeto indeterminado. No ngulo superior direito da carta h uma guia, a cabea aureolada por um crculo vermelho, olhando para a esquerda; no ngulo oposto, um anjo olha para baixo.

Tar de Marselha-Camoin

Nos ngulos inferiores se v, direita, um leo amarelo com aurola rosada, representado de frente; esquerda, uma espcie de cavalo, o nico dos quatro sem aurola. Este ltimo animal, que visto de trs quartos, olha para a frente e para a esquerda. Tanto o leo como o cavalo parecem dotados de asas de composio semelhante s folhas da grinalda.

Significados simblicos
Finalizao, realizao. Recompensa. Apoteose. Encontrar o prprio lugar no mundo. Centralizar-se. Alegria de viver. O sensvel, a carne, a vida transitria. O equilbrio inspirado.

Interpretaes usuais na cartomancia

Sorte grande, xito completo. Coroamento da obra, finalizao de um processo. Fora decisiva. Circunstncias muito favorveis, meio propcio. Integridade absoluta. Contemplao envolvida. xtase. Alegria, reconhecimento, riqueza. Representa o elemento feminino. uma carta de carter muito individual. Mental: Grande poder da mente. Tendncia para a perfeio. Magistrio mental e psquico. Emocional: Significa elevao do esprito, sentimentos amorosos no sentido altrusta, sem egosmo nem sensualidade. Amor humanidade, tarefas sociais a cumprir. Sentimentos guiados pelo desejo de aperfeioar tudo que se faz. Para os artistas: inspirao abundante. Fsico: Experincia rica. Atividades slidas e brilhantes. xito em nveis no transcendentes (mundanos, transitrios). Boa sade. Sentido negativo: Fracasso. Processo que afeta os sentimentos. Sacrifcio por amor. Obstculo formidvel. Ambiente hostil, todos esto contra. Disposies mundanas. Disperso, distrao. Incapacidade para se concentrar. Grande revs da sorte, runa. Desconsiderao social.

Tar de Marselha [www.krishadar.com]

Histria e iconografia
So Jernimo, no sculo IV, parece ter sido o primeiro a associar os quatro evangelistasaos animais da viso de Ezequiel. Mil anos depois freqente encontr-los em relevos e mosaicos, e aparecem com grande freqncia nas miniaturas dos manuscritos posteriores a esta data. Em outras tradies so equivalentes a diversas alegorias derivadas do quaternrio, entre as quais sobressai a que representa a rosa-dos-ventos. Quanto grinalda, seu processo iconogrfico pode ser seguido com clareza. Na arte da ndia de onde passou s culturas mediterrneas numerosas divindades eram tradicionalmente marcadas por essa orla oval, que se refere ao povo do mundo. Mitra, o Sol radiante, foi representado durante a poca helenstica como um homem jovem e nu, dentro de uma grinalda na qual figuravam os signos do zodaco. Num baixo-relevo encontrado em Mdena, v-se Cronos numa composio prxima do arcano XXI, incluindo ainda as figuras dos cantos. Este grafismo parece ter dado origem difundida aurola que, a princpio, era amendoada (mandorla); s bem mais tarde adotou a forma redonda das estampas modernas.

Cristo e os Evangelistas - iluminura de 1.220 in www.wikipedia.org

Nossa Senhora de Guadalupe (Mxico) - sc. 16 in www.wikimedia.org

Tanto nos prticos das catedrais gticas, quanto nos murais de estilo bizantino das antigas igrejas e nas iluminuras dos manuscritos religiosos, a figura do Cristo que ocupa o centro da mandorla, tambm denominada "vesica pisces". A mondorla preenchida por Nossa Senhora, figura feminina, torna-se mais comum aps o Renascimento.

Milhares de santos foram figurados na Idade Mdia dotados de aurola, embora no seja arriscado supor que isto foi uma derivao esttica proveniente das mais antigas imagens da Virgem Maria que tinham este atributo. Van Rijneberk assegura que por trs do simbolismo de sacralizao (aurola = aura de santidade) pode-se ler o significado que a associa virgindade, j que desde tempo remoto esta era representada pela amndoa, cujo fruto acreditava-se havia nascido por gerao espontnea.
Van Rijneberk acrescenta que, neste caso, a figura vertical e a forma oval que a circunda parecem representar, de maneira mais ou menos velada, uma vagina simblica. Sob este aspecto, o arcano XXI representaria o amor. Neste caso, cabe estabelecer uma analogia entre a protagonista de O Mundo e o "Nascimento de Afrodite", divindade com a qual tem numerosos pontos em comum. Se as sries do Tar e os seus sistemas de relaes se organizam, como se viu, pela dupla varivel de ternrios e de setenrios, evidente a importncia do simbolismo de O Mundo (21 = 7 ternrios = 3 setenrios = 7 x 3 = 3 x 7). a partir desse significado numerolgico que muitos definem o principal sentido do arcano O Mundo como sendo a totalidade ou o conjunto do manifestado, o que referendado pela alegoria quaternria, ordem sempre associada aos modelos de organizao. Neste sentido, o arcano XXI seria tambm o Destino Maior (que universaliza o tema do Destino Menor ou cotidiano, representada pelo arcano X, a Roda da Fortuna), o rigoroso mecanismo que rege a pontualidade da rotao da Terra, das estaes, das crescentes e minguantes, do dia e da noite.

Tar de Oswald Wirth

Ouspensky entende que esta carta apresenta o resumo do cotidiano que se oferece continuamente aos sentidos sem ser inteligvel na sua totalidade, mas

apenas fragmentariamente, j que tudo o que se v, as coisas os fenmenos, no so seno hierglifos de idias superiores.

TIRAGENS:

Tiragem por trs


Nesse modelo de leitura, retiramos trs lminas do mao e as colocamos em linha ou na forma de um tringulo com o vrtice para cima, como est indicado no esquema ao lado. A leitura poder se desenvolver como numa frase com: 1) sujeito, 2) verbo e 3) complemento. Exemplos de variaes que podem ser experimentadas para cada posio:
1. o positivo; 2. negativo; 3. a sntese. 1. a causa; 2. o desenvolvimento; 3. os efeitos ou as 1. uma alternativa; 2. a outra; 3. a avaliao final. 1. a meta, a inteno; 2. os meios para alcan-la; 3. as 1. eu, 2. o outro, 3. as perspectivas. o que o consulente poder esperar se: 1. for em frente, 2. recuar. A terceira carta

conseqncias. conseqncias.

Lembre-se que, do ponto de vista da tcnica, o mais importante para quem dirige a jogada definir ele prprio qual ngulo, qual aspecto do assunto, que espera ser elucidado pela carta. Desse modo, com a questo mais claramente definida, ficar muito mais compreensvel o recado de cada carta.

poder indicar um conselho ou um terceiro caminho.

Tiragem em Cruz
Na Tiragem em Cruz contamos com um maior nmero de ngulos para examinar uma questo. Retiramos do mao cinco lminas, que so colocadas de face para baixo, na seqncia de posies indicadas no quadro ao lado. H tambm quem costuma, para conhecer a quinta carta, adicionar os nmeros das quatro j sorteadas. Neste caso: (a) se o resultado for menor que 22, tiramos do mao a lmina que tem esse nmero e a colocamos no centro da cruz; (b) se o resultado for igual a 22, colocamos o Louco. (Ele, porm, quando se encontra entre as quatro primeiras cartas j sorteadas, contado com valor zero na adio para se achar a quinta lmina; o "Arcano Sem Nmero"); (c) se o resultado for maior que 22, somamos os dois algarismos e esse novo resultado, denominado reduo, ser o nmero da quinta lmina (por exemplo, se o valor total das quatro cartas sorteadas for 37, somamos 3 + 7 = 10, isto , a quinta carta ser a Roda da Fortuna); (d) se a quinta lmina j tiver sado na tiragem, imaginamos que ela se encontra duplicada no centro. Variaes, entre muitas outras, que podemos atribuir para a funo de cada carta:

1. a pessoa, 2. o momento, 3. os prognsticos, 4. os desafios a superar, 5. o conselho

para lidar com a situao;


1. o fato, 2. o que ele causa, 3. onde e quando ocorre, 4. como ocorre, 5. porque ocorre; 1. o consulente, 2. o outro, 3. o que os aproxima, 4. o que os separa, 5. a tendncia para

o futuro ou a estratgia a seguir;


1. o aspecto interno da questo, 2. o aspecto externo, 3. o que superior ou favorvel,

4. o que inferior ou desfavorvel, 5. a sntese ou resposta.

Tiragem Pladan
Josphin Pladan (1858-1918), escritor e ocultista francs, divulgou uma tcnica de tiragem bastante utilizada. Trata-se de um esquema simples e til, idntico tiragem em cruz. A quinta carta obtida pela soma do valor das quatro primeiras retiradas do mao. Se o resultado ultrapassar 22, ser feita a reduo numerolgica (teosfica). Veja os detalhes dessa operao na "Tiragem em cruz", logo acima. So atribudas as seguintes funes s cartas: 1. O que favorvel, vantajoso. O aspecto afirmativo. Os prs. 2. O que desfavorvel, contrrio. Obstculos e dificuldades. O aspecto negativo. Os contras. 3. Ao, influncia. Prximos acontecimentos. O caminho. 4. Resultado. Conseqncias. Soluo. 5. Sntese. O sentido de conjunto das cartas. Oswald Wirth, em seu Tarot des imagiers du Moyen Age, assim descreve o mtodo indicado por Josphin Pladan, que ele recebeu por intermdio de Stanilas de Guaita: 1. O primeiro arcano tirado visto como afirmativo, que fala a favor de uma causa e indica de uma maneira geral o que est a favor.

2. Em oposio, o segundo arcano negativo e representa o que est contra. 3. O terceiro arcano retirado representa o juiz que discute a causa e determina a sentena. 4. A sentena enunciada no arcano retirado em ltimo lugar 5. O quinto arcano esclarece o orculo que ele sintetisa, pois depende dos quatro arcanos retirados. Cada um destes traz o nmero que marca sua posio na srie do Tarot. (O Louco, no numerado, contado como 22). Basta adicionar esses nmeros inscritos para obter, seja diretamente, seja por reduo teosfica, o nmero do quinto arcano (22 designa o Louco, 4 o Imperador, 12 o Pendurado, etc.)

Tiragem Kairallah
Apresentao de Constantino K. Riemma

o modelo que costumo utilizar em minhas consultas, na complementao da anlise do mapa natal e dos trnsitos astrolgicos. Na primeira tiragem de uma seo, para dar uma viso de conjunto do momento vivido pelo consulente, as cartas podem ter as

seguintes funes: 1. o consulente; como ele se encontra; 2. o seu momento de vida; suas condies atuais; 3. prognsticos, o rumo que sua vida tende a tomar ou o que esperar nos prximos meses; 4. qual a melhor conduta diante da situao definida pelas cartas anteriores. Conforme a tiragem, a carta pode ser definida como oconselho estratgico para lidar com o assunto em exame. 5. o cenrio geral que envolve a questo e d o tom s demais cartas. Usualmente, neste modelo, a carta de corte e que pode ser a primeira desvirada aps o sorteio, junto com o mao de cartas que restou.

O mesmo modelo pode ser aplicado s sucessivas questes que o cliente colocar. As funes atribudas as cartas 1, 2 e 3 so ento adaptadas a cada assunto. As duas outras cartas mantm o padro: 4 indica o conselho, o caminho oportuno para ser seguido pelo consulente; 5 - (a carta de corte ou uma carta que for retirada especificamente com esse propsito), delineia o cenrio geral, o pano de fundo, as foras que circunscrevem o assunto. o praticante, aquele que conduz a tiragem, quem deve definir previamente a funo que a carta ter na jogada. Veja alguns exemplos de variaes para as cartas de 1 a 3, conforme o assunto e o interesse do consulente:
1. o consulente; 2. o outro (parceiro ou scio); 3. o desenrolar da relao. 1. os pontos fortes ou positivos do tema (trabalho, sade, projetos, estudos, etc.); 2.

seus pontos fracos ou negativos; 3. tendncias ou caminho a percorrer.


1. pessoa; 2. a situao especfica (relacionamento, trabalho, projeto, etc.); 3. o que

esperar.
1. o que favorece o projeto (ou a inteno); 2. o que ainda precisa ser trabalhado,

melhorado; 3. quais so as perspectivas. sempre importante refletir sobre a harmonizao entre os prognsticos ou tendncias (carta 3) e os conselhos (carta 4). Por vezes a perspectiva otimista e o conselho o de cuidados e reservas. Em outras situaes, o prognstico pode ser modesto e o conselho indicar a aplicao de energia e empenho. Como acontece com as demais correlaes importa aqui, mais do que conhecer os significados das cartas, a experincia de vida e a maturidade do consultor, o quanto ele trabalhou a delicada questo de dar aconselhamento.

O templo de Afrodite
Uma tiragem bem interessante para fotografar a relao de um casal, nos seus planos racional, emocional e fsico (ou melhor, qumico). Sete cartas so escolhidas e colocadas em duas colunas, como mostrado abaixo, sendo a ltima carta sntese ou prognstico da relao colocada na posio central.

Ele

Ela

Plano mental

ou pensamentos

os

Plano afetivo

ou as emoes

Plano sexual

ou a fsica

atrao

O resultado

ou o futuro

A leitura segue a seguinte lgica: (1) e (4) o que ele e ela pensam da relao, qual sua inteno racional (2) e (5) o sentimento de um pelo outro, como vai o corao (3) e (6) a atrao fsica de um pelo outro, como vai o teso (7) o resultado ou produto dessas interaes: o prognstico para esse casal Tambm significativo avaliar o conjunto das trs cartas que representam a figura masculina (1, 2 e 3) e as outras trs que falam do feminino (4, 5 e 6)
Bete Torii, que relata essa tcnica de leitura em homenagem a Afrodite, a deusa grega do Amor, discute exemplos prticos em seu frum Histrias & Quadrinhos: Aprendendo a ler

Lio da Torre - por Teca Mendona


Trata-se uma tiragem para examinar e trabalhar situaes de rupturas e quebras de expectativas. As funes que a tarloga Teca Mendona atribui s cartas, deixa claro o propsito desse modelo. So assinalados diferentes passos para entender compreender o fato em si, seus sentido espiritual e superior, o motivo da crise e, finalmente, o trabalho a ser feito. Funes 1. a porta de acesso; 2. a luz da conscincia; 3. a luz da razo; as cartas 2 e 3 constituem a Morada do Esprito; 4. o plano superior; 5. o que foi destrudo, o que era excessivo; 6. o que precisa ser reconstrudo na ao; 7. o que precisa ser rescontrudo na personalidade.

A Ferradura
Designada "horse" na lngua inglesa, a tecnica da Ferradura ajuda a avaliar a sequncia, o

desenvolvimento de uma situao ou relacionamento. As cartas so dispostas numa curva que lembra uma ferradura de cavalo. 1. O Passado. Os eventos passados que afetam a questo ou situao do consulente. 2. O presente. Sentimentos, pensamentos ou acontecimentos reais que influem decididamente sobre o assunto em questo. 3. O futuro imediato. Eventos prximos que iro afetar essa situao e que at mesmo podero surpreender o consulente. 4. Obstculos. O que preocupa o consulente. Dificuldades a superar, que podem ser atitudes mentais ou dificuldades de ordem prtica. 5. As atitudes dos outros. O ambiente, atitudes e pensamentos que as pessoas ao redor do consulente tm sobre a situao. 6. O caminho de superao. O que deve ser feito para o melhor encaminhamento da situao. Trata-se de uma sugesto prtica par o consulente. 7. O resultado final. O resultado mais provvel. O que se pode esperar se o consulente seguir o conselho dado pela sexta carta.
Margareth Procpio pratica h muitos anos uma tcnica com trs ferraduras conjugadas e que utiliza 56 cartas. Aprenda com ela o Jogo da Ferradura

O jogo das escolhas e decises


Apresentao e comentrios de Constantino K. Riemma

Hajo Banzhaf em seu "Manual do Tar" (Ed. Pensamento) apresenta um modelo de tiragem com 7 cartas, que foi traduzido ao portugus por "O Jogo Decisivo". Nele so retiradas as cartas que iro indicar os dois lados da questo: 7= o problema; 1, 3 e 5 = influncias positivas, "Isso favorvel" 2, 4, 6 = influncias negativas, "Isso desfavorvel" Mais importante que os esquemas prontos, como este registrado por Hajo Banzhaf, o cuidado para definir as funes das cartas do modo mais coerente possvel com a situao a ser examinada.

Alm do esquema acima, existem muitos outros que nos ajudam a escolher entre as alternativas que a vida e os nossos desejos colocam. Utilizo para isso as referncias bsicas da tiragemKairallah, em que so retiradas cartas para revelar quatro ngulos de cada alternativa ou caminho que se apresenta: 1. o que favorece o projeto, a inteno ou o caminho; 2. o que ainda precisa ser trabalhado, melhorado ou criado; 3. quais so as perspectivas, prognsticos ou tendncias; 4. e qual o conselho estratgico, a conduta ou a atitude oportuna. Tira-se uma carta com a mesma funo para os caminhos ou alternativas colocadas. Isso permite uma comparao entre as facilidades e dificuldades que seriam percorridas em cada caso, bem como as previses e as medidas mais eficazes. Como sempre acontece quando se trata de opo consciente, e no de determinao cega, a prpria pessoa est convidada a exercer a livre escolha e a assumir as consequncias do caminho que escolheu.

Leitura do Corao Teca Mendona


A professora de Mitologia e tarloga, Teca Mendona, entre outras alternativas utiliza uma tiragem que serve para compreender como uma pessoa , qual a sua personalidade, ou como ela se encontra no momento. O propsito responder s perguntas que ajudam a situar a pessoa. Como ela ? Como est? Como ela me v? A peculiaridade tcnica desse modelo de tiragem a utilizao de arcanos maiores e menores em maos separados. As posies de 1 a 5 (com nmeros em branco no esquema acima) so preenchidas comArcanos Maiores e indicam: 1. como v com a razo; lado consciente;

2. como v com o corao; a carta mais importante, mostra como

realmente, sem manipulao. 3. como age; 4. como era anteriormente; 5. como ser no futuro. Para detalhar e complementar essas informaes, so retiradas mais 10 cartas dosArcanos Menores: as cartas 6, 8, 10, 12 e 14 (nmeros em azul), direita dos arcanos maiores, significam o que mais positivo; as cartas 7, 9, 11, 13, e 15 (nmeros em vermelho), esquerda, indicam o que mais negativo.
Contato com a autora: tecamendonca@uol.com.br

O Mundo Pessoal Anamaria Traldi


O sistema de tiragem do Tar, desenvolvido por Anamaria Traldi, utiliza o conjunto completo dos 78 arcanos. Sua preferncia pelo The Rider Tarot Deck, tambm conhecido por Tar de Waite. Sete cartas so retiradas do mao, pelo tarlogo, e colocadas na mesa de acordo com o esquema ao lado. Elas so lidas, inicialmente, na seqncia numrica. A seguir, so interpretadas em suas mltiplas combinaes, como o caso das diagonais 3-1-2, 6-1-4, 7-1-5 e vice-versa, bem como das linhas 6-5, 7-4 e vice-versa. Com essas primeiras cartas obtm-se uma viso do cliente e de seu mundo pessoal. Mais 7 cartas podem ser retiradas pelo prprio consulente, sempre com a mo esquerda, para indicar como ele v a si mesmo no seu mundo

particular. Essas cartas so colocadas ao lado das anteriores. Mais uma terceira rodada de sete cartas, retiradas pelo consulente, daro as previses (possibilidades e probabilidades) referentes aos assuntos especficos de cada posio. A essa altura, 90% das questes estaro atendidas. No caso de perguntas adicionais, uma nova srie de 7 lminas poder ser virada. Para encerrar, o consulente retirar uma carta para ser colocada na posio central, como mensagem ou conselho do Senhor do Tar para o momento. A leitura interativa possvel em todas as direes e amplia os dados para leitura. Por exemplo, na seqncia 6-7 a carta na posio 6 indica a bagagem da infncia e, na posio 7, como essa estrutura foi trabalhada at o momento presente. So as seguintes as principais atribuies de cada posio: 1 - o consulente, seu momento atual e aquilo que est buscando elucidar na leitura do Tar (embora nem sempre tenha plena conscincia do que seja). 2 - o passado recente, acontecimentos ou pessoas que vm afetando o consulente e influenciando o momento presente. 3 - o futuro prximo, as possibilidades e probabilidades de ocorrncias no futuro imediato, planejadas ou no pelo consulente. 4 - as relaes ntimas, o casamento, cnjuge, filhos, parentes e amigos prximos. 5 - o plano material, o trabalho, negcios, dinheiro, propriedades, sociedades profissionais, finanas.

6 - a infncia, a figura parental forte, os irmos, o ambiente de criao, as influncias que marcaram o processo de amadurecimento. a carta que faz o verdadeiro contato com o cliente. Fala das fundaes da sua personalidade e do seu mundo secreto. 7 - o psiquismo, as emoes e sentimentos presentes, as condies atuais do inconsciente, o grau de espiritualidade. Tambm indica a sade do consulente.
Contato com a autora: anatraldi@yahoo.com

Cruz celta
A tiragem com dez arcanos do Tar, chamada Cruz Celta (ou Cruz Cltica), til quando se quer examinar uma questo mais a fundo. Ela permite considerar dez diferentes ngulos de um assunto e, com isso, ampliar a nossa compreenso do tema. As lminas, podero ser colocadas como no esquema ao lado, com a segunda carta cruzando a primeira. Com a prtica, aprendemos a variar e a fazer adaptaes nesse esquema. No entanto, tal como ocorre nas demais formas de tiragem, muito importante definir com clareza a funo que cada arcano vai desempenhar na leitura. Algumas sugestes de diferentes aspectos que podem ser exploradas com cada carta so dadas a seguir. 1 - A situao. A questo essencial. A atmosfera que o consulente est vivendo.

2 - Os obstculos. As influncias imediatas. As dificuldades da situao. 3 - As metas. As aspiraes e ideais do consulente. O seu destino ou o que ele poder realizar de melhor dentro das circunstncias. 4 - As razes. As bases do passado distante. As causas remotas que determinaram a condio presente. 5 - O passado recente. Acontecimentos que acabaram de ocorrer ou esto ainda ocorrendo. 6 - O futuro. As influncias que tendem a se manifestar no futuro imediato. 7 - O consulente. A condio atual do consulente. O retrato fiel do consulente. 8 - A influncia do ambiente. A influncia do consulente sobre os outros, ou como ele est reagindo atuao dos outros. A imagem que o consulente est passando. 9 - O conselho. O melhor caminho a ser adotado pelo consulente. O que lhe corresponde realizar ou tentar. 10 - O resultado final. A sntese. O desfecho. O que se pode esperar se o consulente fizer o que foi aconselhado.

Algumas sugestes e cuidados iniciais

Texto de
Constantino K. Riemma

Utilizar as cartas do Tar em consultas para si prprio ou com amigos significa, antes de mais nada, um exerccio prtico para desenvolver o pensamento simblico, a arte de estabelecer analogias. Uma grande dificuldade para os iniciantes a de ficar livre dos cdigos e rituais restritos da cartomancia. A origem das cartas ldica. No entanto, para boa parte dos principiantes, o ato de "consultar o Tar" a parte que envolve um bom nmero de dificuldades e de incompreenses que, de modo geral, obscurecem as mensagens simblicas das lminas. Os preconceitos e supersties, os rituais e formalismos gratuitos, as apreenses muitas vezes propaladas por aproveitadores, acabam por confundir aquilo que, na origem, era leve,criativo e estimulante. O Tar, ao invs de gerar temor, pode se tornar, para cada um de ns, fonte de inspirao e de nova compreenso das leis que regem a vida manifestada e os caminhos evolutivos. Ele , por isso mesmo, um instrumento de ajuda e no de vaticnios alarmantes. O conjunto das lminas pode ser utilizado de modo aberto, no s para prognsticos ou previses, mas tambm como de apoio ao estudo de si-mesmo, de desenvolvimento interior, e at mesmo como apoio teraputico.

Magias e fantasias podem confundir o iniciante

A atitude bsica
O iniciante, para ficar mais vontade e melhor usufruir os benefcios desse jogo secular, bom livrar-se, em primeiro lugar, de idias preconcebidas ou supersties: achar que precisa seguir ritos mgicos, formalismos cerimoniais, ou que lidar com o Tar assunto para vidente ou paranormal, ou ento acreditar que ler as cartas significa apen as prever acontecimentos penosos ou sofridos para as outras pessoas. Na verdade, seria melhor entender as lminas do Tar como cartas de um velho sbio, bom amigo, generoso e acolhedor, que nos oferece indicaes, sugestes e estmulos renovados para compreendermos nossas vidas, refletirmos sobre as conseqncias de nossos atos e elaborarmos prognsticos e cenrios de futuro que podero nos ajudar a dirigir com maior eficcia nossos empreendimentos na vida exterior e interior. O ideal que as consultas sejam feitas com esprito aberto, com naturalidade, dentro dos modelos espirituais e religiosos da pessoa. No precisamos adotar nenhum rito estranho ou nebuloso, nem nos convertermos a qualquer seita extica. O Tar foi um presente, sem sectarismo, de escolas antigas para ajudar e no para complicar nossas vidas. Se o consulente considera importante um gesto de recolhimento antes de trabalhar com as cartas, timo. Essa disposio ser mais eficaz se inspirada em seus prprios padres religiosos ou modelos espirituais. No so as formalidades exteriores que nos preparam, mas sim as disposies interiores.

Escolha das tcnicas de tiragem


Existem dezenas e dezenas de modelos para consulta s cartas do Tar. No h, porm, uma tcnica ou mtodo de tiragem ideal. Varia com o objetivo da leitura e com as preferncias individuais. Muitas vezes, modelos simples com trs ou quatro cartas podem oferecer maior clareza e objetividade que alguma tcnica sofisticada com muitas cartas. A sugesto, para o iniciante, comear com os modelos mais simples e, com a prtica, repassar as tcnicas mais complexas, que por vezes se apiam em outras linguagens simblicas como o caso, por exemplo, da tiragem que segue a ordem das casas astrolgicas.

Trs regras de ouro


Madame Turpaud, autora de Le Tarot de Marseille, oferece muitas sugestes teis para o iniciante. Ela insiste para no permitirmos que formas rgidas nos limitem. As tiragens

devem ser flexveis e, de preferncia, montadas de acordo com as questes e diferentes aspectos que estivermos examinando. Desse modo, trs regras gerais podem nos propiciar uma leitura consistente do Tar: 1 - estabelecer, antes de retirar cada lmina do mao, qual o sentido ou funo que ela ir ter no jogo; no nos devemos prender a algum modelo fixo de tiragem, mas sim, definir os pontos que queremos entender da questo a ser examinada com as carta 2 - fazer uma "leitura literal" da lmina, ou seja, verbalizar simplesmente o que a carta est mostrando; importante no cair na tentao de querer impressionar os outros com revelaes surpreendentes. 3 - buscar, medida que for desvirando as cartas, estar receptivo s impresses, idias, intuies e pensamentos fugidios que possam surgir, em ressonncia funo previamente atribuda carta. Quando estamos praticando com amigos, importante ouvir a opinio deles, pois isso nos ajudar compreender melhor os significados prticos das cartas. Vamos traduzir esses conselhos na prtica. 1 - a funo da carta: sem complicaes O ideal que o modelo de consulta siga a regra numero 1 da Madame Turpaud: atribuir previamente, a cada carta, qual o papel ou funo que assumir na jogada. Se quisermos, por exemplo, compreender uma relao pessoal, profissional ou afetiva, podemos pedir que se tire uma carta para representar uma pessoa e, do mesmo modo, uma segunda carta para representar a outra pessoa. Se o objetivo conhecer os pontos fortes e os pontos fracos da relao, pediremos uma carta para explicar os pontos favorveis, propcios, e outra carta para dar conta dos pontos difceis, que precisam ser trabalhados. Nesse caso, as cartas sero retiradas do mao para dar indicaes sobre ngulos bem definidos, o que facilita muito a interpretao.. Muitas vezes a maior curiosidade pela previso: saber no que vai dar a relao. Nesse caso, se j tivermos feito sorteio de outras cartas, como no exemplo que acabamos de propor, o consulente pode retirar mais uma carta do mao para ter prognsticos da relao. Mais ainda, quando a atitude no de fatalismo, mas sim de trabalhar a situao, uma nova carta ser a mais importante: o conselho para lidar ou aprimorar a questo. Se a pergunta estiver clara e se tirarmos uma carta para estudar cada ngulo que julgarmos importante, meio caminho de uma boa consulta j ter sido percorrido. 2 - leitura literal: partir do que se sabe. Um dos defeitos que matam a leitura de uma tiragem do Tar atribuir s cartas os lugares-comuns do receiturio popular, da cartomancia simplria que reduz tudo a bom ou ruim. o mesmo equvoco que tambm acontece, muitas vezes, com relao aos smbolos astrolgicos, em que os signos e planetas so reduzidos a bons ou ruins, malficos ou benficos. importante lembrar que as cartas no ditam o destino, mas esclarecem os pontos a serem trabalhados e assimilados. Portanto, quanto mais rentes estivermos dos desenhos simblicos das cartas, menores sero os riscos de enganos e desvios da imaginao. A recomendao a de partirmos da compreenso que temos das cartas, sem invenes. Lembre-se: os adivinhos ou sensitivos, no precisam das cartas, pois recebem informaes por outros caminhos. Ou seja, alm de um recurso divinatrio, o Tar pode se tornar, para a maioria de ns, um instrumento para estudarmos e compreendermos as leis que regem os acontecimentos e a nossa vida pessoal. 3 - receptividade: praticar e conferir. O exerccio de pensar simbolicamente no cultivado no sistema escolar moderno. Pelo contrrio, desestimulado. Desse modo, no precisamos nos sentir desmoralizados ou impacientes diante de nossa dificuldade inicial para ler as cartas do Tar. O caminho exercitar e praticar leituras, para si mesmo ou para amigos interessados. A vantagem de praticar entre os amigos que no precisamos "dar banca" de adivinhos. Alis, por mais atraente que seja a arte oracular, o Tar vai alm. Entre amigos podemos pensar juntos o significado das combinaes das cartas, trabalho que pode ser resolvido pela inteligncia e pela prtica. Podemos consultar o que dizem os manuais, discutir, pensar, interpretar. importante tambm registrar as impresses de conjunto, intuies, vislumbres, lampejos. E depois esperar que os fatos comprovem ou corrijam o que entendemos. Esse caminho prtico seguro e confivel. Podemos aprender com os fatos, sem pretensas adivinhaes.

Os significados das cartas


Se a primeira "regra de ouro" mencionada acima for bem aplicada, ajudar a resolver uma dificuldade bsica. Entre os que comeam a praticar tiragens a dvida mais comum a de como traduzir cada carta. Ficam sem saber se devem falar dos aspectos positivos ou negativos. Vacilam na escolha dos significados contraditrios que aparecem nos diferentes livros e autores.

Essa questo de fato essencial. No encontraremos uma resposta fcil para ela porque, na realidade, os smbolos so mais amplos, mais profundos e mais repletos de significados do que as limitadas perguntas que fazemos habitualmente. Mesmo que o tarlogo tenha muita experincia, estar sempre diante da dificuldade de reduzir o mundo rico e variado dos arcanos aos limites restritos das nossas formulaes. O que pode ajudar a leitura definir claramente o que esperamos que a carta indique. Por exemplo, se queremos compreender bem uma situao, tiramos uma carta para esclarecer seus pontos fortes e outra carta para mostrar seus pontos fracos. Nesse caso, levaremos em conta os significados positivos da carta tirada para explicar os pontos fortes. Para traduzir os pontos fracos da situao levaremos em conta os pontos negativos que em geral so atribudos carta que foi tirada para explicar esse lado da questo. importante, quando estudamos os smbolos do Tar, procurar conhecer pelo menos trs aspectos de cada carta: seu lado luminoso ou positivo; o lado de sombra ou negativo; e o conselho que oferece. Quanto mais amplo for o nosso entendimento, mais fcil ser aplicar a carta funo que definimos a ela durante a tiragem.

Arcanos Maiores e/ou Menores? Tarot ou baralho comum?


Uma outra questo relacionada tcnicas de tiragem a de utilizar o baralho inteiro ou apenas parte dele. H aqueles que utilizam o conjunto das 78 cartas (22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores, ao mesmo tempo). Os usurios do chamado Tar Egpcio no encontram qualquer motivo para tal separao, pois as 78 cartas foram redesenhadas todas no mesmo padro dos arcanos maiores, sem clara distino entre os naipes. J entre os que utilizam o modelo clssico, muitos praticantes separam dois maos: um com os arcanos maiores e, o outro, com os menores. E, de acordo com a funo que a carta ocupar na tiragem, pedem que o cliente retire cartas ou do monte dos arcanos maiores ou do monte dos arcanos menores. Dicta e Franoise, por exemplo, sugerem que se comece a consulta com os Arcanos Menores; caso aparea um s, significa que a questo importante e merece ser examinada com a ajuda dos Arcanos Maiores. Para deixar a questo em aberto, podemos lembrar um ponto de vista oposto, o de G. O. Mebes, ao afirmar que os Arcanos Menores falam de um plano mais sutil que o retratado pelos Arcanos Maiores... H tambm aqueles que, com propsito pedaggico ou teraputico, utilizam apenas as cartas com desenhos mais personificados. Ou seja, deixam de lado as 40 cartas numeradas dos quatro naipes, e utilizam somente 42 cartas (22 arcanos maiores, 16 figuras e os 4 ases). Do ponto de vista do iniciante, talvez torne o caminho mais simples comear pelos arcanos maiores, mais diferenciados e, por isso, mais diretos para evocarem analogias e significaes simblicas. Ficar para uma segunda etapa a incluso das cartas numeradas (arcanos menores), mais abstratas e que exigem maior estudo. A bem da verdade, essa ltima afirmao vale mais para a nossa atual populao urbana, classe mdia, com formao escolar padro. Nas pequenas comunidades do Interior brasileiro a histria outra: as mulheres do povo que desempenham o papel de curadoras, benzedeiras e cartomantes, encontram disponvel apenas o baralho comum, de carteado, com suas 52 duas cartas (as 40 numeradas em quatro naipes, mais 12 figuras, sem o cavaleiro). E com esse baralho, sem aparentes evocaes esotricas, que fazem suas leituras e ajudam as pessoas de suas comunidades... Nada impede, afinal, que se pratique "ler as cartas" apenas com o baralho comum. Alis, ele quase completo, quando comparado aos "arcanos menores" do Tarot original: faltam apenas os Cavaleiros. Alm disso, o baralho comum tem quase 50% de cartas a mais do que os jogos remontados e reduzidos por Lenormand, a partir do incio do sculo 19, tambm conhecidos como "baralho cigano". Nunca demais repetir: no existem regras absolutas para o Tar. Tal como acontece com os jogos de cartas para o lazer buraco, tranca, truco, mico, rouba-montinho e por a afora... so os participantes que combinam entre si as regras e suas variaes, se utilizam todas as cartas do mao ou apenas parte, se jogam com um mao de baralhos ou com dois. O importante experimentar e verificar, por conta prpria, o que faz mais sentido para cada momento de prtica e de estudo.

Detalhes
Na prtica, vemos tarlogos e cartomantes dando importncia a muitos detalhes que podemos acolher, mas que no precisamos tomar como leis ou dogmas. Vejamos alguns desses pontos, que cada um levar em conta, ou no, de acordo com seu temperamento e disposies. A sugesto a de experimentarmos as alternativas e escolhermos as que

correspondem melhor ao nosso feitio. Esses procedimentos constituem meros registros do que acontece na prtica e no so dogmas ou ritos obrigatrios. Toalha. Muitos guardam um pano prprio ou toalha especial sobre o qual abrem as cartas. Tecidos lisos e de cores escuras tm a vantagem de dar destaque s cartas, que so o centro do interesse. Se quizer utilizar uma toalha, que cada um faa a escolha como bem entender. Embaralhar. Igualmente no existem regras absolutas. Muitos praticantes pedem que o cliente embaralhe as cartas para deixar sua vibrao ou, em outros termos, para se que fiquem donos das cartas. Outros pedem simplesmente que o consulente pouse as mos sobre as lminas, para passar sua energia. Existem ainda aqueles profissionais que embaralham as cartas cuidadosamente, eles prprios, e pedem apenas para o cliente cortar. A razo de tal procedimento em muitos casos nada tem de esotrico: um simples recurso para que as cartas no se machuquem em mos inbeis. Corte. muito comum que o conselheiro ou cartomante pea que o cliente corte o mao, ou seja, divida em dois ou trs montes. Alguns recomendam que seja com a mo esquerda, outros com a direita. Sejam quais forem os procedimentos, pode ser interessante atribuir uma funo para a carta de corte na leitura, por exemplo, para indicar o cenrio geral da questo ou seu pano de fundo ou qualquer outra funo tida como significativa pelo operador. Sorteio das cartas. Alguns praticantes pedem apenas que o cliente corte o mao e, eles prprios deitam as cartas que sero lidas durante a consulta. Outros fazem questo de que as cartas da tiragem sejam escolhidas pelo prprio cliente. Cartas invertidas. relativamente freqente atribuir um sentido negativo s cartas que saem de cabea para baixo. Para quem deseja levar isso em conta o embaralhamento deve ser feito rolando as cartas sobre a mesa, para garantir a alternncia de posio. Alm disso, uma mesma carta pode sair direita ou invertida dependendo de o praticante abrir a carta girando-a no eixo vertical ou horizontal. Por essa razo indispensvel que cada um defina seu prprio cdigo pessoal, caso queira levar em conta o fato de a carta sair em p ou de cabea para baixo. Muitos tarlogos preferem trabalhar com todas as cartas direitas, sem deix-las invertidas. Desse modo, quando querem conhecer o lado difcil ou negativo de um assunto, simplesmente tiram uma carta especfica para descrever tal aspecto. Veja links para a tcnica de cartas invertidas em: Tcnicas mistas e Outros Estudos Momento de abrir (ou virar) as cartas sorteadas . O usual sortear ou escolher as cartas pelo verso, com os desenhos ocultos. Alguns sorteiam de uma s vez todas as cartas que utilizaro; outros preferem ir retirando uma a uma, tornando o desenho visvel e fazendo os comentrios pertinentes; s ao final, fazem uma sntese do conjunto. Voltada para leitor. A maior parte dos praticantes arrumam as cartas viradas para si e no para o cliente. Na verdade, o leitor que deve receber as impresses diretas do arranjo sobre o qual far sua apreciao. Nada impede, porm, quer numa situao de consulta profissional, quer numa prtica teraputica ou de estudo entre amigos, que as cartas sejam tocadas e examinadas de perto pelos envolvidos na consulta.

O Referencial de Nascimento
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
Marize Wendland

O Referencial de Nascimento um mtodo de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal tendo como suporte o Tar de Marselha. Este mtodo foi criado por Georges Colleuil, nos anos oitenta do Sculo XX. Ele faz uma abordagem filosfica, teraputica e humanista do Tar. Desenvolve uma pesquisa original sobre o contedo simblico do Tar de Marselha, tentando desfazer o preconceito que o Tar prediz o futuro. Para ele, o Tar no serve para ler o futuro, mas para constru-lo. Seguindo este pensamento, ele diz que trabalhar

com o Tar em um processo de autotransformao, terapia, desenvolvimento pessoal, nos permite entrar em contato com o centro invisvel que se confunde com o mais profundo de nosso ser, o mais autntico, o mais criativo. Seguindo esta idia, o Referencial de Nascimento parte de uma Tarologia humanista, viva, em vez de Taromancia passiva. O Referencial de Nascimento, como o nome indica, uma representao das qualidades pessoais s quais sempre possvel se referir. um instrumento de autoconhecimento e conhecimento dos outros, um meio dinmico de evoluo e de desenvolvimento pessoal, um mtodo de aprendizagem do ser. Graas decodificao rigorosa das lminas que o compem, ele vai permitir o retorno sobre si mesmo, a coerncia consigo mesmo e, ento, a autonomia que, por sua vez, favorece uma melhor harmonizao no relacionamento com o outro. O Referencial de Nascimento prope uma reinterpretao dos Arcanos sob uma perspectiva humanista, evolutiva e teraputica, que permite Capa do Livro Guia Prtico do Referencial atualizar seus smbolos na experincia individual. de Nascimento Poderamos dizer, pois, que o Tar uma de Georges Colleuil linguagem universal que se individualiza noReferencial de Nascimento. Um Referencial no uma radiografia da personalidade, mas um espelho simblico de uma estrutura interior. Trabalhar com um Referencial de Nascimento ajuda, pois, a se estruturar, sob a condio de poder se reconhecer nas experincias de vida que nos refletem as imagens simblicas do antigo Tar de Marselha. O Referencial de Nascimentonos apresenta uma adio de cartas que nos so confiadas no momento do nosso nascimento. Ele nos convida no s a uma observao desligada e distanciada de simesmo para melhor discernirmos um estado de conflito suscetvel de gerar sofrimentos, mas, sobretudo, para identificar recursos, reservas energticas estocadas e utilizveis em prol de nossa transformao interior.

Os clculos
O Referencial de Nascimento se apresenta sob uma forma de cruz composta de treze Arcanos maiores e de um Arcano menor, cada um contendo uma proposio de desenvolvimento pessoal. Esta maneira de organizar as cartas no espao constitui a gramtica sinttica; a leitura do tema a retrica; e a arte de formular as proposies constitui a dialtica. O Referencial de Nascimento , pois, uma estrutura gramatical cuja leitura e comentrio devem nos ajudar a nos tornar mais presentes, ou seja, mais conscientes. Num Referencial de Nascimento, somos quase sempre levados a verificar a adequao ou no adequao entre o que prope um dado Arcano de um ponto de vista absoluto (uma simbologia comumente aceita) e a vivncia deste Arcano da nossa experincia pessoal. Por exemplo, o Eremita, um buscador incansvel, aquele que encontra a luz e a sabedoria no interior de si mesmo, ou uma predisposio para a solido; a Fora, integrao harmoniosa das foras vitais, centragem e autonomia. Perguntar-se-ia a um consulente que tenha estes dois Arcanos no seu Referencial onde ele se encontra nesta questo? Partindo da sua vivncia, ele vai se conectar com a simbologia do Arcano... Se no h uma adequao, o Referencial pode oferecer caminhos para uma adequao atravs de vrios tipos de terapia.

As lminas so dispostas em quatro eixos que formam uma cruz de Santo Andr. O eixo vertical denominado de a escada de Jac; o eixo horizontal, a cintura ou o horizonte; a diagonal que desce da esquerda do observador, a Banda; a outra diagonal, a Barra; o espao situado acima do horizonte, o hemisfrio norte; o espao situado abaixo, o hemisfrio sul. Esta cruz gira da direita para esquerda e determina os 12 espaos chamados Casas e mais um espao: o corao do braso ou Casa 13, como no desenho ao lado. As lminas que ocupam estas casas formam juntas os aspectos (espelho, n, dialtica...)

Casa 1: A Personalidade
Esta Casa diz respeito, sobretudo, s manifestaes de extravaso do indivduo: sua personalidade, seu modo de comunicao com os outros, com seu ambiente, assim como a maneira pela qual ele percebido pelo mundo exterior. Clculo: corresponde ao dia do nascimento. a. Se a data de nascimento cai entre os dias 1 e o 22 do ms, encontra-se imediatamente o Arcano maior correspondente. Exemplo: para um nascimento no dia 18 novembro o Arcano correspondente ser o 18, ou seja, a Lua. J para um nascimento no dia 22 de maio, o Arcano correspondente ser o Louco. (Trata-se aqui de uma conveno, pois o Louco no possui o valor 22, porm o vigsimo segundo Arcano maior). b. Para as pessoas nascidas entre 23 e 31, adicionam-se os valores que compem este nmero (reduo teosfica ) e substitui-se o resultado obtido pelo Arcano correspondente. Exemplos: 23 = 2+3 = 5 = O Papa; 29 = 2+9 = 11 = A Fora

Casa 2: A Busca
Eis a Casa do Ideal. A lmina que ocupa esta Casa ilustra a nossa busca absoluta, a busca daquilo que nos falta, nossa busca interior. Esta Casa , pois, a Casa da interiorizao, assim como a Casa 1 era a da exteriorizao. Clculo: a Casa 2 corresponde ao ms de nascimento. Ela est situada, claro, entre I e XII, ou seja, ente o Mago e o Pendurado. Aqui, conserva-se a tradio numerolgica, a do calendrio gregoriano: a I corresponde janeiro; a II, fevereiro, etc.

Casa 3: O Pensamento. Sede dos desejos e medos


Aqui, encontramo-nos no domnio de verbo Pensar. a Casa das limitaes. A Casa 3 evoca as preocupaes constantes do pensamento, as agitaes do mental, a sombra que o intelecto lana sobre a conscincia e o ser: as exigncias da anlise e da dualidade. A carta que a se encontra indica sob qual ngulo ns percebemos a realidade. Clculo: A Casa 3 corresponde ao ano do nascimento. pela reduo teosfica que obtemos o valor da carta. Exemplos: 1960 = 1 + 9 + 6 + 0 = 16 = A Torre; 2000 = 2 + 0 + 0 + 0 = 2 = A Papisa

Casa 4: A Ao. Sede da misso existencial


A Casa 4 a Casa do verbo Fazer. O Arcano que se encontra nesta posio d indicaes sobre a escolha que a vida, nossa existncia nos propem. Ele nos sugere orientaes, mesmo compromissos nas reas as mais concretas. Ela indica tambm nossas possibilidades de realizao pessoal. Clculo: a Casa 4 o resultado da adio do ano, do ms e do dia Por exemplo, uma pessoa nascida no dia 27 de outubro de 1945: 1 nmero: 27 = 2+7=9 = O Eremita 2 nmero: outubro = 10 = A Roda da Fortuna 3 nmero: 1945 = 1 + 9 + 4 + 5 = 19 = O Sol 4 nmero: 1945 + 10 + 9 = 1964 = 1 + 9 + 6 + 4 = 20 = O Julgamento Ateno: A reduo s feita no final da operao. No h reduo intermediria.

Casa 5: A Passagem Obrigatria

A Casa 5 revela aquilo com que estamos sempre confrontados durante nossa existncia, aquilo que deve ser resolvido. a passagem obrigatria para que o tema funcione e para que a Casa 4 se encarne em todas as suas potencialidades. Clculo: A Casa 5 o resultado da adio dos quatro Arcanos precedentes. Ateno: No se adiciona o dia, o ms, o ano e Casa 4, adicionam-se apenas as quatro lminas. Retomando o exemplo dado: Casa 1: 9 Casa 2: 10 Casa 3: 19 Casa 4: 20 Casa 5: 9 + 10 + 19 + 20 = 58 = 5 + 8 = 13 A Casa 5 a quintessncia dos quatro primeiros Arcanos. Denomina-se carta de sntese ou passagem obrigatria.

Casas 6 e 7
As Casas 6 e 7 so estudadas juntas. Elas constituem um casal de opostos. Toda explorao profunda dos Arcanos da Casa 6 e, sobretudo, da Casa 7 nos permite compreender melhor os significados dos combates que travamos.

Casa 6: Os Recursos
A Casa 6 ou dos recursos a das qualidades inatas,dos dons, dos recursos, de tudo aquilo que podemos realizar sem nem mesmo estarmos sempre conscientes. Clculo da casa 6: A adio da Casa 1 e Ateno: No se trata de adicionar o dia e o ms de nascimento, valores numricos das cartas obtidas na Casa 1 e Tomando nosso A data Casa 1 = 2+7 = 9 = Casa 2 = 10 = A Roda Frmula: {Casa 6 = Casa 1 + Casa 6: Casa 1 + Casa 2 = 9 (O Eremita) + 10 (Roda da Fortuna) = 19 Casa 2. mas de somar os na Casa 2. exemplo: 27/10/1945. O Eremita da Fortuna Casa 2} (O Sol)

Casa 7: Os Desafios
A Casa 7 ou Casa dos desafios contm a lmina que simboliza nossas faltas, nossas carncias fundamentais, nossos bloqueios energticos, nossas dificuldades psicolgicas, os obstculos a transpor... Clculo: j que a Casa 7, dos desafios simblicos, representa uma falta, uma carncia, operao consistir numa subtrao. Subtrai-se o valor da Casa 2 pelo valor da Casa 3 (ou o inverso, segundo o valor da grandeza). Diz-se que esta subtrao se faz em valor absoluto. A mesma observao que a precedente se impe ao clculo da Casa 7. {Casa 7 = Casa 2 - Casa 3} ou {Casa 7 = Casa 3 - Casa 2} Continuando com nosso exemplo: Casa 2: 10 = A Roda da Fortuna Casa 3: 1945 = 1+9+4+5 = 19 (O Sol) Casa 7: Casa 2 - Casa 3 = 10 19 (ou 19 - 10) = 9 (O Eremita) Se o resultado da subtrao da Casa 2 pela Casa 3 zero, a lmina do Tar utilizada para significar o desafio da Casa 7 ser o Louco. a

Casa 8: Transformao: O Meteoro


O Arcano presente na Casa 8 indica as enrgias disponveis durante um ano para ajudar na realizao de seu Referencial. No se trata de um destino, no sentido de previso de acontecimento, porm de uma proposio precisa, um convite para trabalhar sobre um tema dado durante um perodo especfico. A Casa 8 muda entre outubro e dezembro e d a colorao (o toque) do ano que segue. Clculo: comea-se por definir o valor daquilo que se chama o Ano Universal. Trata-se do nmero obtido depois da reduo do ano para o qual se quer conhecer a Casa 8. Exemplo: 2009 = 2 + 0 + 0 + 9 = 11 A reduo se faz na base de 9, contrariamente aos outros clculos do Referencial onde se utiliza a base 22. Porm, se o resultado da reduo 11 ou 22, no se procede a uma nova reduo, conserva-se este nmero, chamado na nemerologia clssica: Nmero Mestre. Acrescenta-se ao valor do Ano Universal o valor da Casa 6 do indivduo. Casa 8 = Casa 6 + Ano Universal Tomando nosso exemplo: Casa 6: 19 ( O Sol) Ano Universal: 2010 = 2 + 0 + 1 + 0 = 3

Casa 8: 19 (Casa 6) + 3 Ano Universal) = 22

Casa 9: Si mesmo (o Eu), xito


A Casa 9 a Casa de Si mesmo (do Eu Eu Sou). O Arcano que ela contm representa a parte mais essencial do indivduo, aquela parte que s se exprime raramente, seja nos sonhos ou nas suas ciraes inconscientes. Este Arcano vibrar no seu mais alto nvel naqueles que conseguiram realizar seu destino,sua misso, conscientemente. Clculo: obtm-se a Casa 9, adicionando a Casa 6 (recursos) com a Casa 7 (desafios). A Casa 9 s se exprime quando h uma supremacia da Casa 6 sobre a Casa 7, ou seja, o indivduo faz triunfar seus recursos sobre seus desafios. Retomando nosso exemplo: Casa 6: 19 (O Sol) Casa 7: 9 (O Eremita) Casa 9: 19 + 9 = 28 = 10 (A Roda da Fortuna)

Casa 10: Fracassos e Experincias


Esta uma das Casas da sombra. O Arcano que ela contm fornece indicaes sobre os domnios nos quais o indivduo conhece habitualmente o fracasso (O Imperador, fracasso na matria, A Lua, no emocional, A Imperatriz, na expresso, O Pendurado, na confiaa...). Mas esta noo de fracasso no deve ser abordada como fatalismo, mas sim como uma experincia ainda no realizada. Clculo: a Casa 10 se obtm fazendo uma subtrao entre o nmero da Casa 9 e o valor 22, qualquer que seja a ordem desta subtrao: Exemplo: 10 22 = 12; 22 10 = 12 Caso particular: se a Casa 9 for igual a 22, admite-se que a Casa 10 tambm igual a 22. So, ento, os dois aspectos muito contraditrio do Louco que estaro em conflito: Sabedoria / Loucura Caminhada / Caminhar a esmo Originalidade / Marginalidade

Casas 11 e 12
Estas duas casas tambm devem ser estudadas juntas, pois contm os Arcanos memrias do indivduo. Memrias antigas para a Casa 11, memrias do futuro para a Casa 12

Casa 11: Captador, registrador das memrias do indivduo


A lmina que ocupa esta casa simboliza as aquisioes do indivduo: qualidades, dons inatos, herana crmica, gentica ou genealgica com as quais ele veio ao mundo e sobre as quais ele pode se apoiar para evoluir. Porm, paradoxalmente, elas podem tambm constituir um freio. Clculo: adiciona-se as trs lminas do hemisfrio Sul, ou seja, as Casas 7, 3 e 10. Estas trs casas renem as maiores dificuldades do indivduo, seu desafio, os contedos de seu inconsciente e suas experincias de fracasso. Sua sntese na Casa 11 faz desta ltima a fonte dos conflitos originais do indivduo. Tomando nosso exemplo: 27/10/1945 Casa 11 = 9 (Casa 7) + 19 (Casa 3) + 12 (Casa 10) = 40 = 4

Casa 12: Valor pessoal de transmisso


O Arcano presente nesta casa representa o ideal, fora magntica considervel. Ele d a energia que permitir ao sujeito de se projetar para o futuro, indicativo do destino do sujeito ou, pelo menos, da imagem que ele deixar dele mesmo posteridade. Ele representa o patrimnio espiritual e os valores que o sujeito transmitir a seus descendente, chama-se, ento, valor pessoal de transmisso. Clculo: obtem-se pela adio dos trs Arcanos do hemisfrio norte, ou seja, as Casas 6, 2 e 4. Tomando nosso exemplo: 27/10/1945 Casa 12 = 19 (Casa 6) + 10 (Casa 2) + 20 (Casa 4) = 49 = 13

Casa 13: A problemtica, O Corao do Braso


A dcima-terceira casa do Referencial, chamada Corao do Braso, sintetiza o conjunto de um tema. Ele representa o paradoxo fundamental da pessoa, constitui a problemtica fundamental do indivduo, ou seja, a fonte de suas dificuldades, mas tambm sua capacidade de resolv-las. Com este Arcano, ns nos encontramos no centro, no corao do problema, ns nos aproximamos da natureza profunda, essencial e paradoxal do indivduo. Clculo: obtm-se o arcano do Corao do Braso adicionando as lminas dos eixos vertical e horizontal: Eixo horizontal, cintura: { Casa 9 + Casa 2 + Casa 5 + Casa 4 = A}

Eixo vertical, escada de Jac: { Casa 11 + Casa 3 + Casa 5 + Casa 1 + Casa 12 = B} Corao = A + B Tomando nosso exemplo: 27/10/1945 Escada de Jac: 4 + 19 + 13 + 9 + 13 = 58 Cintura: 10 + 10 + 13 + 20 = 53 Corao: 58 + 53 = 111 = 1 + 1 + 1 = 3. A ilustrao ao lado mostra as cartas obtidas no exemplo de uma pessoa nascida no dia 27/10/1945, com os Arcanos correspondentes s treze casas. Apresenta-se o Referencial de Nascimento ao consulente, dando-lhe espao e oportunidade para que ele, segundo sua sensibilidade e experincia, entre em contato com a simbologia do Arcano... O papel do praticante do Referencial de Nascimento, sobretudo, de escuta sem julgamento, de respeito e de humildade e, com seu conhecimento da simbologia do Tar e da estrutura do RN, levar o consulente construir uma ponte entre a sua vivncia e a simbologia do Tar para que ela possa compreender seus conflitos e descobrir seus potenciais e o projeto existencial que a vida lhe prope. O Referencial de Nascimento, alm de ser um suporte no desenvolvimento pessoal, uma ferramenta num processo teraputico. O ser encontra o equilibrio e a cura se ele harmoniza os diferentes planos que o constitui. Segundo minha experincia, o Referencial de nascimento uma grande ferramenta neste processo.

A Linha da Vida e os nossos caminhos


Yewa Lintz de Freitas

Nem tudo est escrito nas estrelas. O que acontece em nossas vidas resultado da ao do destino e de nossas prprias escolhas. Onde nascemos, a famlia que temos, nosso sexo, ter herdado o temperamento ou a vocao do pai ou da me, so situaes que nos so colocadas, isto destino. Mas grande parte da vida construda a partir de pequenas e grandes escolhas, em todos os campos: onde voc mora, com quem se casou, sua vida profissional so questes que envolvem decises pessoais. A Linha da Vida nos ajuda a refletir sobre nossa caminhada, sobre as escolhas que efetuamos ao longo da vida e sobre as influncias que recaem sobre essas escolhas.

A Linha da Vida traada a partir do nome e da data de nascimento utilizando os Arcanos Maiores do Tarot para representar a caminhada do ser humano ao longo de sua vida. composta por cinco Arcanos, cada um relacionado com uma fase da vida e com outros aspectos. Quando vamos interpretar a linha da vida, algumas pessoas perguntam se o Arcano bom ou ruim. Ento sempre explico antes da leitura que no h Arcanos bons ou ruins. Todo Arcano fala das qualidades, das disposies e tendncias positivas e negativas.

Caminhos

Foto de J. Chanders in www. www.redbubble.com

Ao refletirmos sobre nossa linha da vida, vamos nos deparar com nossos recursos e potencialidades, mas tambm com nossos desafios pessoais. Cada um tem seu prprio jeito de caminhar pela vida, e nesse sentido, no h melhor nem pior, apenas formas diferentes de viver, que expressam o ser nico que habita em cada um de ns. A Linha da Vida um recurso para o autoconhecimento. Lanamos um olhar para dentro de ns, verificando quais as qualidades do Arcano que nos corresponde, de que forma ele atua em nossa vida. No buscamos fazer predies, mas apontar para as disposies psicolgicas e para as etapas a serem percorridas por aquele ser humano no seu processo de desenvolvimento. Outra questo diz respeito correspondncia com as fases da vida. Do ponto de vista cronolgico, bom lembrar que pode no ocorrer uma correspondncia precisa. Certas circunstncias podem abreviar ou prolongar qualquer uma das fases da vida, influindo sobre o perodo em que vivemos sob a influncia do Arcano. A Linha da Vida aponta o caminho psicolgico e espiritual colocado para aquela pessoa.

As Posies e exemplos
A primeira posio trata da personalidade, dos dons fsicos e morais e de tudo o que nos foi concedido por nascimento. Uma pessoa que tem O Imperador nesta posio tende a possuir capacidade de liderana, pensamento lgico e organizado, facilidade em se expressar, de lidar com as questes materiais, e outros aspectos.

Primeira posio

Segunda posio

Terceira posio

Quarta posio

Quinta posio

A segunda posio representa o ambiente familiar, a poca em que viemos ao mundo e as tendncias que o meio em que vivemos ir favorecer ou dificultar. Corresponde infncia e a juventude. Vamos imaginar que O Papa ocupa esta posio. Ento vamos supor uma educao que valorizou os aspectos ticos e morais, um ambiente familiar em que havia muita comunicao entre as pessoas e que a pessoa teve oportunidades para desenvolver seus talentos e potencialidades. Se ela vem com A Torre na segunda posio, vamos imaginar que algum acontecimento difcil ocorreu aqui, talvez a perda ou divorcio dos pais, uma crise financeira, ou qualquer outro tipo de dificuldade que tornou esta fase da vida um pouco complicada. Naturalmente isto reflete sobre a pessoa e pode ter vivido sentimentos de insegurana, abandono ou medo nesta fase. A terceira posio nos conta do carter e das aspiraes que a pessoa tender a buscar na vida adulta. Cronologicamente corresponde ao ingresso na vida adulta, em torno dos 21 anos, at por volta dos 40

anos, lembrando que podem ocorrer variaes na faixa etria, de acordo com as circunstancias de vida. Se a pessoa vem com O Carro, por exemplo, vamos supor que a pessoa dotada de muita energia e vitalidade, tender a ser bem sucedida ao buscar atingir seus objetivos. Vida movimentada, sucesso e outros aspectos relacionados com este Arcano colocado nesta posio.As questes profissionais e amorosas so temas que o consulente costuma explorar nesta posio. A quarta posio corresponde realizao, opinio de si mesmo na maturidade e ao olhar retrospectivo sobre nossa vida at ento. Se a pessoa vem com A Morte, o significado o de transformar-se profundamente, irromper como um novo ser, e no morte fsica. H pessoas que tem A Morte na primeira posio. Se a Linha da Vida estivesse apontando para a morte fsica, naturalmente a pessoa no estaria na sua vida adulta, analisando o Arcano. A Morte aqui tem a ver com renascimento, o que exige esforo, perseverana, cortar coisas inteis ou que no so mais apropriadas para essa nova fase da existncia. A quinta posio relaciona-se misso de vida, ao que se espera que a pessoa realize nessa existncia e a ltima fase de sua vida nesta passagem sobre este mundo. Vamos imaginar que a pessoa venha com O Eremita. Sabedoria baseada na experincia, clareza mental, prudncia, calma, pacincia e recolhimento so algumas das suas qualidades. Sua misso levar a luz, iluminar quem encontra ao longo do caminho.

Sntese
A relao entre os Arcanos colocados em suas respectivas posies deve ser sempre observada. Por isto, ao final, sempre bom fazer uma sntese para que o consulente tenha uma viso geral. A Linha da Vida um convite a uma viagem pelo passado, presente e futuro, uma oportunidade para refletir sobre si mesmo e direcionar seus passos no sentido da realizao de suas aspiraes e da sua misso de vida. Como dissemos, h jeitos diferentes de caminhar na jornada da vida. Que todos ns faamos uma boa e feliz viagem!

Linha da Vida: o mapa natal do Tarot


Texto de autora de Tarot - Uma proposta de vida. Ed. Mauad

Maria Celeste Rodrigues

A Linha da Vida, segundo os Arcanos do Tarot, um estudo da personalidade feito a partir da relao alfa-numrica entre nome, data de nascimento e os Arcanos do Tarot. Desses clculos resultam cinco cartas que representam nossa vida. As trs primeiras esto relacionadas ao nosso karma, nossas qualidades inatas e os dois ltimos ao nosso dharma, conjunto de pensamentos, palavras e atos que determinaro o nosso prximo karma. Considerando que estamos todos submetidos lei csmica do Livre Arbtrio, os arcanos so determinados e no determinantes. Conhecer a Linha da Vida torna-se, assim, uma ferramenta bastante significativa no caminho do auto-conhecimento. Acrescentei o arcano da Alma Linha da Vida original, pois representa os reais anseios do ser imortal que nos habita. A Linha da Vida acrescida do arcano da alma aponta o caminho que precisa ser trilhado para que se alcance o objetivo de evoluo da identidade imortal e no apenas do personagem que representamos nesta existncia.

Uma experincia interativa: astrologia e tar


Tomei conhecimento da Linha da Vida no incio dos anos 80 e desde ento, tenho me perguntado por que este instrumento valioso no utilizado, ou subutilizado, por tarlogos e astrlogos. To logo tomei conhecimento do mtodo e o usei para mim mesma, intui que tinha em mos algo precioso. Ao longo dos anos calculei por volta de 500 linhas da vida e sempre obtive respostas precisas e mais que compensadoras. Muitas vezes ao interpretar um mapa natal comparava-o com a Linha da Vida e as respostas dessa combinao superavam as expectativas, no s

minhas, mas de meus clientes. Aponto, entre outros, seu valor na anlise de mapas de gmeos que tm praticamente o mesmo horrio de nascimento, tornando complexa a diferenciao de suas personalidades. Para quem desejar estudar a fundo a validade da Linha da Vida aconselho a procurar gmeos e acompanhar o seu crescimento luz da interpretao dos arcanos da Linha da Vida. um trabalho excitante e surpreendente. Considero este trabalho to confivel que nas minhas aulas costumo dizer que a Linha da Vida est para o Tarot assim como o Mapa Natal est para a Astrologia. Como tambm acredito que a leitura de uma tiragem de cartas possui a mesma funo que um trnsito astrolgico. Sempre me pareceu que uma leitura de tarot, baseada nos diversos jogos existentes, limitada por tempo e espao e acreditava que de algum modo o Tarot deveria e poderia nos fornecer algo mais abrangente, um caminho, um mapa da viagem da existncia como o o mapa natal astrolgico.

Tarot teraputico
Quando surgiu o que chamo de boom teraputico e a palavra terapia comeou a designar quase tudo que se referia a auto-conhecimento e cuidado do outro, mais me perguntava se no estaramos forando a mo ao falar de Tarot teraputico ou Taroterapia baseados em tiragens que variavam a cada momento, que definiam (e bem) um momento, uma situao, mas sem averiguar profundamente as causas (hbitos, traumas, complexos, traos de personalidade etc.) que levaram a atitudes conscientes e/ou inconscientes que geraram esse momento; as razes profundas das crises e dificuldades que precisavam ser cuidadas, curadas para que eventos iguais ou parecidos pudessem ser evitados, no se repetissem. Essa a funo do Mapa Astral: perceber as dificuldades e as sadas para elas. Sem isso teramos apenas diagnsticos sem tratamento e assim, na minha opinio, o instrumento diagnstico torna-se intil, pois s nos resta esperar o desfecho do destino j escrito. E ento, voltamos questo crucial em todo o trabalho que desenvolvo: onde ficaa lei maior do Livre Arbtrio? Se nada posso fazer, por que saber? Para no ferir suscetibilidades deixei de falar em Tarot Teraputico e assumi, como professora que sou, a tarefa de mostrar que o Tarot, como outras artes, tem funo pedaggica e que esse caminho de aprendizado pode trazer conhecimento e auto-conhecimento comprovadamente teraputicos. O conhecimento e, acima de tudo, o auto-conhecimento no s liberta, mas tambm cura. Por mais de vinte anos fui agregando conhecimento de psicologia, mitologia e diversas correntes arquetpicas at chegar a uma metodologia prpria. Assim, aliado s j descritas observaes de Dicta e Franoise, que apresentaram a Linha da Vida em sua obraLe Tarot de Marseille, incorporei pontos do trabalho de mitologia pessoal de Stanley Kripner e as etapas da jornada mtica de Joseph Campbell, sempre sob a perspectiva Junguiana. Inicialmente usei os cinco arcanos originais, mas, com o tempo, estudo e experincia,acrescentei Linha da Vida o arcano da Alma (conforme terminologia de Angeles Arrien), que baseado na data completa de nascimento e que alguns autores no Brasil chamam de Arcano Pessoal.

Clculo do arcano da Alma


Calculamos o arcano da Alma somando a data completa de nascimento e reduzindo-o at um nmero no superior a 22. Exemplo de uma pessoa que nasceu no dia 13-06-1980: 1 + 3 + 6 + 1 + 9 + 8 + 0 = 28 >> 2 + 8 = 10. O arcano da Alma 10, a Roda da Fortuna. Embora a reduo se faa at um nmero inferior a 22 (inclusive), na interpretao deve-se levar em considerao suas relaes numricas. No exemplo acima, o arcano da Alma a Roda da Fortuna. Entretanto, se reduzirmos mais ainda o 10, teremos: 1 + 0 = 1, o Mago. Podemos ainda relacionar o 1 ao 19, que reduzido : 1 + 9 = 10 (Roda) que reduzido : 1 + 0 = 1 (Mago). Assim, numa interpretao bem bsica, poderamos dizer que esta pessoa tem dificuldades em perceber as oportunidades que lhe so oferecidas

(Roda), por no reconhecer e direcionar seus talentos (Mago), deixando de usufruir da fonte de crescimento, abundncia e prosperidade (Sol) que o universo oferece. Menciono estas conexes numricas no meu livro Tarot: Uma Proposta de Vida e sugiro a leitura da teoria das nove constelaes arquetpicas no tarot de Angeles Arrien (bibliografia).

Os mitos pessoais
Cada par desse conjunto de 6 arcanos corresponderiam, na terminologia de Stanley Kripner, aos mitos obsoletos, aos mitos emergentes e aos novos mitos.Esta ser a base para o trabalho teraputico, de auto conhecimento, que visa investigar as causas de hbitos, atitudes, compulses, medos ou traumas que afetam o nosso crescimento e bem estar. Estas pistas ou hipteses de trabalho devem ser usadas pelo facilitador de acordo com sua experincia profissional. Como psicopedagoga criei um roteiro de trabalho que inclui atividades com contos de fada, bibliografia baseada nos 6 arcanos, exerccios com imaginao ativa e interativa etc. Mitos passados: obsoletos (1 e 2 arcanos) 1 arcano: Traos inatos de carter, bagagem trazida de vidas passadas 2 arcano: Momento e ambiente do nascimento. Vantagens e desvantagens O 1 e 2 arcanos da Linha da Vida so os smbolos dos obstculos evoluo. Indicam talentos, mas tambm as dificuldades inconscientes, os impulsos que levam a agir e reagir de forma automtica, instintiva e que precisam ser trabalhados para que possamos desenvolver o potencial indicado pelos arcanos seguintes. Impulsos inconscientes, memrias e decises infantis nos levam a criar scripts de vida que precisam ser reavaliados, pois muitas vezes so causa de agressividade, de baixa auto-estima, de crenas que podem ter nos ajudado no passado, mas que no mais nos ajudam a resolver os conflitos do presente. Por isso so chamados de mitos obsoletos, memrias ou fatos que relegados sombra impedem que a personalidade se desenvolva na direo da autonomia, do caminho de individuao. Mitos presentes: emergentes (3 e 4 arcanos) 3 arcano: O desenvolvimento da personalidade, a escolha do Caminho 4 arcano: A Maturidade: Uma reflexo de vida at ento. O 3 e 4 arcanos representam mitos que precisam emergir para que a personalidade se torne independente, livre das imposies internas de hbitos e mesmo traumas adquiridos em experincias passadas (os 2 primeiros arcanos). Para que a personalidade emergente escolha o seu caminho e o trilhe com confiana precisa se libertar dos automatismos, dos gatilhos inconscientes (bagagem + infncia) para encontrar o verdadeiro EU, aprender a diferenciar o que tem que ou deve fazer e o que realmente deseja, livrando-se das dependncias e tornando-se maduro e seguro. Um ser independente, autnomo no real sentido da palavra que sabe auto nomear-se, que conhece seu prprio nome, que sabe quem . Novos Mitos (5 arcano e arcano da alma) 5 arcano: O propsito de vida, o significado da existncia Arcano da alma: O anseio de evoluo, o desejo do ser imortal. O 5 arcano e o arcano da alma simbolizam o significado da prpria existncia, o propsito de vida que, se compreendido e acolhido, nos leva a uma existncia mais plena e gratificante. O 5 arcano remete ao propsito da personalidade, a razo de estarmos aqui, neste tempo e espao. Compreender o significado da existncia e cumpri-lo, estaremos aptos a dar o salto evolutivo simbolizado pelo arcano da alma, que nos indica o que o nosso ser imortal necessita para poder evoluir.

Em suma
A Linha da Vida nos aponta um caminho de crescimento e evoluo. Um mapa do caminho da individuao que comea pelo resgate de valores passados, passa

pela superao de conflitos e nos leva realizao do nosso propsito, do nosso sacro oficio, o trabalho sagrado da evoluo humana. Linha da Vida Apresentao de Constantino K. Riemma Um bom exemplo de aplicao do Tar com o propsito de traduzir o perfil da trajetria individual a Linha da Vida, apresentada por Dicta e Franoise no livro Tarot de Marseille. As autoras sugerem um particular sistema numerolgico para encontrar os cinco arcanosque representam a vida de uma pessoa. Apesar dos reparos que podem ser feitos quanto a certos aspectos da tcnica da Linha da Vida (os valores numricos atribudos s letras; a excluso do sobrenome materno) ela tem se mostrado elucidativa para os profissionais e, ainda, uma fonte de exerccios para estudantes do Tar, em especial quando praticados em grupo para desenvolver o pensamento simblico. Essa a opinio de quem utiliza, h muitos anos, a Linha da Vidapara estimular o envolvimento nos cursos bsicos sobre os Arcanos Maiores. Para apresentar a tcnica, fizemos a traduo do texto original de Dicta e Franoise. Alm da apresentao dos aspectos tcnicos, as autoras incluem a descrio de um pequeno ritual que utilizam para trabalhar as cartas da Linha da Vida nas noites dos solstcios de inverno e de vero (simbolicamente, dias de So Joo). Uma alternativa que tem se mostrado til a de incluir no clculo o sobrenome da me, como o usual nas prticas brasileiras com a numerologia. O Clculo da Linha da Vida Dicta e Franoise in Tarot de Marseille, Ed. Mercure de France. Traduo de Constantino K. Riemma Os quatro primeiros arcanos do Tar, clculados para descrever a Linha da Vida, correspondem, para cada indivduo: (1) sua personalidade, (2) ao seu meio de nascimento, (3) s metas s quais pode aspirar e (4) reflexo, quando chegar maturidade, de tudo o que viveu anteriormente. O quinto arcano, que resulta da soma dos valores dos quatro primeiros, representa o cumprimento de todos os dons recebidos. O conhecimento destas etapas, no caminho de nossa vida, permitir tirar maior proveito da existncia. certo que no podemos evitar as dificuldades, mas devemos trabalhar de tal forma que elas nos sirvam de experincia. O sentido desses arcanos ser trplice: fsico, mental e metafsico. Nosso nome de nascimento ressoa como um poder vibrante e utilizado por muitas tradies. Para calcular a linha da vida tomaremos o nome, o sobrenome do pai e o ano em que viemos ao mundo. No caso de mulheres casadas se utiliza o nome de solteiras. Um pseudnimo pode ser tambm empregado, mas apenas no que diz respeito profisso para o qual foi escolhido. Esse clculo foi uma das revelaes de minha av. Alguns autores chamam essa numerao do alfabeto com roda de Pitgoras. Tabela dos valores da letras: "A Roda de Pitgoras"
A=1 B=2 C=4 D=5 E=3 F=8 G = 10 H = 28 I = 15 J = 15 K=8 L = 21 M = 19 N = 26 O=8 P = 77 Q = 27 R = 11 S = 20 T=6 U=9 V=9 W=9 X = 13 Y = 50 Z = 70 -

A tradio atribui essa correspondncia numrica a pocas muito antigas e sua transmisso se realizou, portanto, boca a boca. A primeira informao escrita encontramos atravs de um livro de M. Lenormand, a clebre vidente. De onde ela obteve esse alfabeto? um mistrio a mais na histria dessa mulher surpreendente. Georges Saint-Bonnet, curador e sbio de nossa poca, tambm usava este sistema numrico que, segundo ele, provinha dos Rosa-cruzes. A lei do silncio parece encobrir sua verdadeira origem, j que minha av, por sua parte, sempre negou revelar suas fontes. Ela tambm chegou a mencionar os Rosa-cruzes, mas sem precisar mais nada.

Nota sobre a Roda de Pitgoras: M. Lernormand atribui o valor 16 letra K, enquanto que Saint-Bonnet atribui 8. Durante anos trabalhamos este sistema, com centenas de nomes clebres do passado, conhecidos por suas obras ou por suas vidas, utilizando as duas notaes. A que transcrevemos aqui (K = 8) a que nos proporcionou os resultados mais satisfatrios. Relao numrica dos 22 Arcanos Maiores
1. O Mago 3. A Imperatriz 5. O Papa 7. O Carro 9. O Eremita 11. A Fora 13. Sem Nome 15. O Diabo 17. A Estrela 19. O Sol 21. O Mundo 2. A Papisa 4. O Imperador 6. Os Namorados 8. A Justia 10. A Roda da Fortuna 12. O Pendurado 14. A Temperana 16. A Casa de Deus (Torre) 18. A Lua 20. O Julgamento Sem n: O Louco (0 ou 22)

Um exemplo de clculo Vejamos agora um exemplo para explicar o sistema de clculo: Marie Demaison, nascida em 1935. 1 - Substitumos cada uma das letras do nome e sobrenome pelo valor correspondente: M = 19, A = 1, R = 11, I = 15, E = 3, e assim por diante. A soma do nome 49 e a do sobrenome 97. Reunindo os dois resultados obtemos: 49 + 97 = 146. A seguir, fazemos a reduo teosfica, ou seja: 1 + 4 + 6 = 11. Este ser o primeiro arcano da linha da vida de Marie Demaison: A Fora. (Para saber qual carta corresponde a cada nmero, veja a tabela, acima). No caso de resultado superior a 22 ser necessrio continuar reduzindo o nmero pelo sistema teosfico. (Veja exceo abaixo) 2 - Tomamos o ano de nascimento e o reduzimos: 1 + 9 + 3 + 5 = 18. Isso dar o segundo arcano: A Lua. (Se a soma for superior a 22, veja abaixo a Exceo 1). 3 - Efetuamos a reduo do segundo resultado para obter o terceiro: 1 + 8 = 9, que O Eremita. (Veja exceo abaixo) 4 - A operao seguinte consiste em somar o primeiro arcano ao terceiro: 11 + 9 = 20,O Julgamento. Se o nmero for maior que 22 recorremos reduo teosfica. 5 - Finalmente, somamos os valores dos quatro arcanos obtidos: 11 + 18 + 9 + 20 = 58, que reduzido, 5 + 8 = 13, corresponde quinta carta da linha da vida, o Arcano Sem Nome. Excees na reduo do ano e no valor 22 1 - Se a reduo do ano de nascimento (como o caso de 1986, 1+9+8+6 = 24), forsuperior a 22 necessrio fazer mais uma reduo teosfica para encontrar o segundo arcano, ou seja: 2 + 4 = 6. Quando isso acontecer, obteremos o terceiro arcanoacrescentando o ms de nascimento. Neste caso, para obter o 4 arcano, somaremos ovalor da segunda e no o da terceira carta. 2 - Se uma reduo der 22, o arcano respectivo ser O Louco. Caso se encontre na segunda posio, (a do ano de nascimento), daremos o valor quatro terceira (22 -> 2 + 2 = 4). Porm, na soma para obter a quinta carta, atribumos valor zero para segunda carta. O papel de cada carta So as seguintes as significaes dos Arcanos na Linha da Vida: 1 - representa nossa personalidade, os dons fsicos e morais e tudo o que nos foi concedido por nascimento. 2 - relaciona-se ao ambiente familiar, poca em que viemos ao mundo e s vantagens e dificuldades que esse meio ir proporcionar. 3 - nos mostra as metas que podemos esperar e a evoluo do nosso carter at chegar a idade adulta; indica tambm o caminho escolhido. 4 - corresponde realizao, opinio de si mesmo na maturidade e o olhar retrospectivo sobre nossa vida at ento 5 - se vincula reencarnao, ao cumprimento dos fins especficos de nossa vida, sempre e quando tenhamos trabalhado de forma constante para chegar a

isso. Exemplo de interpretao No exemplo de clculo encontramos: a Fora, a Lua, o Eremita, o Julgamento e o Arcano sem nome. A Fora, no comeo da vida, se apresenta como uma carta muito saudvel e bela Outorga instintos apaixonados, agressivos, mas tambm nos d o poder de domin-los e canaliz-los. A infncia no ser tranqila, mas ser acompanhada de sade fsica e moral e de uma necessidade de liberdade que ter influncia pelo resto da vida. Desde o incio a luta ser dominante. A Lua, como reveladora do meio social (ou o local de nascimento) , neste caso, instvel e incerto. Isso permitir que se apresentem muitas viagens e experincias. Este arcano indica tambm um ambiente imaginativo, artstico, que pode s vezes ser um obstculo inicial vida prtica. A impetuosidade da natureza vai se exteriorizar, no sentido positivo, sob a forma de uma viso potica do universo ou, ao contrrio, se expressar numa personalidade instvel e vagabunda. O Eremita, como smbolo da escolha de um caminho, indica que, neste caso, a solido foi escolhida como uma etapa necessrio para o prprio progresso. Isso tambm poderia significar um divrcio ao chegar maturidade. Mas, ento, isso no ter conseqncias de juma catstrofe, j que este arcano permite superar as provas e aproveitarmos delas para finalidades interiores. O Julgamento, enquanto significador das realizaes, oferece a possibilidade de voltar a comear a partir do zero. tambm smbolo de amor, de respeito e de excelente reputao num ofcio. O Eremita e o Julgamento se equilibram entre si: so dois arcanos vinculados realizao interior e exterior. O Arcano sem nome, indica que o objetivo moral ao qual h que se chegar no muito fcil. A lei que rege esta carta a de fazer desaparecer todas as coisas inteis, tudo aquilo que no seja essencial. Na velhice, neste caso, se mostra agitada, com ciclos sucessivos de inspirao e de lutas positivas. Esta carta muito ativa e obriga, numa idade em que a pessoa poderia aspirar ao descanso, a um movimento incessante, em meio a mltiplas mudanas. este o nico inconveniente deste arcano, o qual, ao encontrar-se nesta posio, simboliza uma preparao ao porvir. Em resumo, esta existncia tomada como exemplo ser suficientemente agitada e violenta, e estar em relao com lutas de natureza social, em diferentes perodos da vida. As provas se acontecero do final do trajeto tm a ver, fundamentalmente, com o aspecto espiritual. Meditaes Para atravessar as diferentes etapas de sua existncia, o consulente dever se apoiar sobre dos dons dos quatro primeiros arcanos. O tempo de transcurso de um perodo ao outro pode variar. Aqui, o tempo no um fator importante. Mas cada arcano continuar influenciado sua vida, at que sua lio tenha sido assimilada. preciso interpretar primeiro cada carta em separado, para passar em seguida s relaes existentes entre elas. Os arcanos podem ser complementares ou tambm opostos. Finalmente, necessrio relacionar o primeiro ao quinto, j que o estudo de suas semelhanas e diferena poder dar frutos muito importantes. Se numa linha da vida se repetem duas vezes o mesmo arcano, o consulente dever considerar dois nveis desta cara: o fsico e o mental. Estar alerta e tratar de compreender todos os ensinamentos desse arcano o levar a uma melhor realizao de si mesmo. Recus-los, significar insucesso. Uma pessoa pode ter repetido trs vezes um mesmo arcano em sua linha da vida e isso pode ser favorvel ou, bem ao contrrio, pode constituir um obstculo que ter que ultrapassar. Mas, seja como for, essa trplice representao marca sempre um destino fora do comum. No caso de duas cartas idnticas mais comum e assinala, em geral, um esforo para ser realizado sobre dois planos: o fsico e mental. Um estudo muito interessante pode ser feito a partir dos nomes e sobrenomes de outros membros de nossa famlia. Por exemplo, pode acontecer que algum calcule a linha da vida de sua av e encontre que a primeira posio corresponde ao Imperador, enquanto que para ela prpria, que faz o clculo, este mesmo arcano se encontre na quinta posio. Isso pode ser interpretado como uma

forma de destino familiar ou como uma mensagem que se transmite de uma pessoa outra, estando a ltima delas em linha obrigatria de cumprir o recado dado. O papel de cada carta H duas meditaes que podem ser feitas com os cinco arcanos de nossa linha da vida: a primeira durante o So Joo de inverno, no dia 27 de dezembro (no hemisfrio norte) e, a segunda, no So Joo de vero, no dia 21 de junho (no hemisfrio norte). Na noite mais longa do ano, que simboliza nosso afastamento da luz espiritual, os iniciados meditam, pois foi ensinado que a inspirao desce sobre aquele que pede quando mergulhado na mais profunda obscuridade noturna. Dispe-se as cinco cartas sobre um pano: as quatro primeiras formando um a linha e a ltima abaixo delas. Nos detemos em cada uma delas, pela ordem, e uma orao pode ser proferida. Depois, misturam-se as cinco cartas, que so colocadas viradas sobre o pano, com o objetivo de ser escolhida uma delas. A carta escolhida ser como que uma mensagem sobre a qual deveremos meditar. Para o So Joo do vero podemos proceder da mesma maneira, contemplando as quatro cartas iniciais e fazendo uma orao. Em seguida, nos concentramos sobre a quinta carta. A noite de So Joo de vero a mais curta do ano e um smbolos das realizaes que foram meditadas ou planejadas durante o inverno e executadas na primavera. Durante este perodo contamos com a ajuda de fora invisveis.

A contrariedade entre a sombra e a luz nos arcanos invertidos


Ricardo Pereira

A "sombra" a parte primitiva da natureza humana. Seria algo como aquele lado da personalidade, o qual fora coibido de se manifestar, dando espao evoluo de um ego, supostamente, ideal. Desse modo, representa o ego humano em pleno ato de transgresso, retratado de forma obscura. Para Jung (1980), psiquiatra suo, fundador da psicologia analtica e terico que aprofundou psicologicamente o conceito de sombra, neste arqutipo esto contidos aqueles desejos, aspectos de memrias e das experincias humanas, assim como aquelas tendncias, as quais so rejeitadas pelo indivduo por consider-las incompatveis com a sua persona. Desse modo, para esse autor, a persona se constitui na forma como o indivduo se apresenta diante do mundo, o seu carter assumido e projetado, em pactuao com o ego, em suas relaes interpessoais, amalgamada e profundamente sustentada por diversos valores e exigncias sociais, conflitando-se, por todos esse motivos, sombra. Neste sentido, a sombra reprimida e rejeitada, pela persona, por ser considerada antagnica aos padres e ideais sociais. Quanto mais poderosa for a persona, e quanto mais o indivduo com ela se identificar, mais repudiar as outras partes de si mesmo, projetando a sua sombra nos outros.

"Ironia minha sombra".

A sombra traz, em si, tudo aquilo que considerado inferior no mbito da personalidade, por isso negligenciada. E, quanto mais negada ela , mais poderosa ela fica, tornando-se uma fora potencialmente destrutiva, cogitando ser encarada, refletida e trabalhada em processos profundos de autoconhecimento. Poder viver e bem conviver com a prpria sombra, em seu todo, aproveitando-se, positivamente, de suas qualidades, contrrias entre si, parte do desafio humano rumo a sua evoluo. Nesse mbito, assevera Chopra (1997), em seu livro "O caminho do mago":
Todos temos um eu-sombra que faz parte da nossa realidade total. A sombra no existe para magoar, mas para salientar o local onde somos incompletos. Quando a sombra abraada, pode ser curada. Quando curada, transforma-se em amor. Quando conseguimos viver com todas as suas qualidades opostas, estaremos a viver o nosso ser total.

leo sobre tela de Mark Kostabi (EUA, 1960)

Na maioria dos dicionrios, esse termo, sombra, significa, dentre outras acepes, a simples ausncia de luz, a obscuridade ou a escurido. Em tarologia, compreende-se que um arcano maior ou menor que surge, de "pontacabea" ou invertido, em uma consulta taromntica, expressa o seu lado "sombra", o seu atributo "inferior" ou "negativo" ou de "involuo", embora, muitos tarlogos, esotricos e ocultistas afirmem que, objetivamente, a prpria caracterstica bipolar dos 78 arcanos do Tar, manifeste esse seu lado sombra sem, necessariamente, ele precisar emergir invertido, aspecto esse de bastante coerncia. Historicamente, essa sutileza da "inverso" dos atributos dos arcanos, o qual amplia consideravelmente e de forma dinmica o olhar do taromante moderno e contemporneo para as cartas do Tar, foi idia do cartomante e ocultista francs Jean-Baptiste Alliette (Paris, Frana, 1738 ?, 1791), mais conhecido no universo esotrico como Etteila. Tal contribuio de Etteila ainda gera certas divergncias, no meio tarolgico e entre os praticantes da taromancia, inclusive sobre os objetivos, os quais esse ocultista pretendeu alcanar por meio da aplicabilidade dessa tcnica. Alguns tarlogos consideram essa forma de leitura de arcanos invertidos dispensvel. Justificam tal posicionamento ao fato de existirem certos mtodos ou tcnicas de tiragens, os quais propiciam, atravs de suas estruturas ou de suas casas "negativas" ou de "obstculos", a leitura dos atributos gerais ou especficos referentes a cada um dos plos dos arcanos sem que surjam, em uma tiragem, invertidos. Por outro lado, importante salientar, que a leitura dos atributos dos arcanos em uma casa "negativa", para alguns tarlogos, diferente das efetivadas para os arcanos em casa de "obstculo", em um evento qualquer, com uma questo ou mtodo quaisquer. Nesse contexto, algo empiricamente comprovado, por quem se utiliza dessa idia de Etteila em uma anlise taromntica, que, efetiva e eficazmente, ela funciona. Funcionou quando esse ocultista, Crnica dos Opostos poca dele, convencionou e agregou, essa inovao, a sua http://lunnadispersi.blogspot.com prtica de cartomancia, a qual ainda vem se mostrando objetiva e plenamente factvel nesses mais ou menos duzentos anos de sua inveno por esse cartomante europeu do sculo XVIII. evidente, que as mensagens aludidas, do ponto de vista dos seus significados, por quaisquer arcanos que surgem invertidos, no diferentemente do que quando emergem em posio "normal", destacam ou aspectos pertinentes personalidade ou ao comportamento de algum ou a algum fato vivido, podendo trazer tona ocorrncias outrora vivenciadas ou que podero ainda tornarem-se fatos, mas, tudo em contrariedade

aos conceitos ou atributos que lhes so peculiares em posio normal. Essas possibilidades so efetivamente relatadas e confirmadas ou durante uma consulta pelo consulente ou posteriormente, por ele, quando retorna um feedback ao tarlogo. Desse modo, observa-se que este fenmeno inquestionavelmente passvel de ateno cuidadosa, sendo esta caracterstica bipolar de cada um dos 78 arcanos do Tar, os seus atributos opostos, um fator que pode fazer a diferena durante o ato taromntico, ou seja, quando da anlise, interpretao, esclarecimento, direcionamento e aconselhamento para uma questo. Nesse mbito, outra caracterstica marcante, a qual bem peculiar a um arcano invertido, expressa-se em sua imagtica: a possibilidade de manifestao de seu "lado luz" ou "iluminado". Curiosamente a manifestao do lado luz de um arcano invertido, seguramente remete a existncia, nele, de um princpio de equilbrio, oriundo de suas polaridades em contrariedade. Na prtica taromntica, a transio do lado sombra de um arcano para o seu lado luz manifesta-se atravs da anlise e interpretao de seu plo invertido ou atributos, realizadas ao contrrio, daqueles arcanos considerados, por muitos, nada favorveis ou auspiciosos. Dessa forma, a ciso, por parte de certos arcanos do tar, com o seu plo obscuro, denota uma espcie de fenmeno que pode ser traduzido na negao arcnica, quando eles surgem invertidos em uma consulta, de suas prprias sombras atravs daquilo, que denomino, de "contrariedade entre os seus plos". Por exemplo, ao se observar, em algum Tar Clssico, a imagem humana do arcano maior "O Pendurado", v-se um homem suspenso, em uma rvore ou em uma viga, observando o mundo de cabea para baixo, em resignao, como se buscasse, na espiritualidade, o sufocamento do ego, e dos ditames dos universos materiais e da carne, por meio do exerccio da f. Decerto, no plano espiritual que este arcano maior encontra e demonstra proteo, nele identificando e assegurando pousada. Por outro lado, nos outros trs planos, material, mental e emocional, v-se a manifestao precisa do seu lado sombra atravs dos seus atributos de obstculo, paralisao, demora, retrocesso, estagnao, solido e O Pendurado no Tarot de Marseille impossibilidade. www.taroteca.multiply.com Ao surgir invertido em uma tiragem, a imagem humana deste arcano maior passa a ser vista ao contrrio ou em contrariedade a sua posio imagtica, digamos, normal, ou seja, com um dos ps prestes a se firmar no solo, destacando que, nesses outros planos, embora ainda haja algum desequilbrio, possvel o seu encontro com algum tipo de estrutura, com um apio para o efetivo progresso e realizao, com sucesso, daquilo que foi previamente planejado. Percebe-se, portanto, que todos esses atributos fazem uma abordagem interpretativa em total e ampla contrariedade a de seu plo obscuro, denotando, tais aspectos simblicos, a negao arcnica, desse "O Pendurado", de seu lado sombra atravs dos seus atributos contrrios ou opostos, manifestando, em paralelo, o seu lado luz. Ao lanar mo de seu lado luz, em contrapeso ao seu plo sombrio, o arcano se permite a compensar qualquer desfragmentao ou desequilbrio simblico, ilustrando, conforme Jung (1977), a relao simbitica entre estes dois plos, revelando, em suas dinmicas de contrariedade, que em cada um deles se encontram os elementos transformacionais necessrios atualizao das potencialidades imanentes em um e no outro. Observa-se, no entanto, que assim como a sombra corroborada por Jung, o Tar transita tanto nas dimenses materiais quanto nas espirituais, sem pertencer a nenhuma delas, apesar desse orculo poder provocar grandes alteraes, em cada um dos planos da existncia, independentemente do tempo e do espao, a partir das mensagens que emite s pessoas. Desse modo, a transio do lado sombra, de um arcano do Tar, para o seu lado luz, demonstra o continuum, de unidades separadas, opostas, incompatveis ou em contrariedade, as quais se compensam e complementam entre si no sentido de traduzirem, do ponto de vista simblico-imagtico, cada passo a ser efetuado pelo ser humano em sua

trajetria rumo ao seu autoconhecimento e evoluo.

Perguntas sobre o tarot que ainda persistem...


Jaime E. Cannes
O Autor comenta algumas questes que so frequentemente colocadas pelos seus alunos nos cursos de iniciao ao tar.

O tarot pode ser jogado apenas com os arcanos maiores?


Sim! Os limites perceptivos de uma leitura esto sempre no leitor e nunca no orculo! preciso que cada tarlogo perceba como se sente melhor ao ler o simbolismo dos arcanos. Muito embora haja autores que teimam em alegar que o tarot apenas um sistema simblico que pode ser interpretado "tecnicamente", na verdade a prtica mostra o contrrio! O processo intuitivo importantssimo! Estudar a estrutura simblica das cartas um processo mnemnico e at certo ponto racional, mas sua interpretao muito mais intuitiva do que qualquer outra coisa... Quer dizer, pelo menos para quem se pretende ser mais do que um leitor mediano! Se voc se sente melhor lendo apenas com os arcanos maiores, faa! No limite, porm, seus alunos, caso os tenha. D-lhes uma formao completa e deixe com que eles faam suas escolhas.

Posso jogar com as cartas no cho?


No vejo motivo algum que justifique o contrrio!
Algumas pessoas sustentam que as energias da terra so muito densas e que isso atrapalha na sintonizao psquica com o cliente. Eu costumo rebater essa afirmao com uma justificativa: olhe o mapa astrolgico dessa pessoa! Cada um de ns possui mais identificao com um determinado elemento da natureza. Se voc tiver muitos planetas em signos de terra bem provvel que voc se identifique muito com a fora espiritual desse elemento! Se gosta de jogar no cho (E a coluna aguenta) fique vontade para faz-lo.

Jogar com as cartas sobre o cho: sintonia com a fora psquica da terra.

Quem deve embaralhar as cartas?


Bem, isso varia e mais uma vez eu digo: perceba com qual das variaes voc se sente mais vontade. Alguns tarlogos se sentem melhor com eles mesmos embaralhando as cartas e o cliente apenas cortando o mao antes de comear a leitura. Outros (Como eu) preferem que o cliente, alm de cortar o mao, retire as cartas para montar o mtodo de leitura escolhido. Essa uma forma de envolver a pessoa na dinmica do jogo. E por fim, h aqueles que preferem que o prprio cliente faa todo o processo, ou seja, que ele (O cliente) embaralhe, o leitor apenas corta o mao, ou s vezes o cliente faz isso tambm, e que depois retire as cartas. Nesse caso, segundo os que preferem esse sistema, h um envolvimento total do consulente com o processo da leitura. Na minha opinio j envolvimento suficiente retirar as cartas. Pessoas com pouca prtica podem deix-las cair no cho, ou amass-las com a pouca habilidade, o que prejudica a preservao do baralho. No retirar cartas apenas cortando o mao eu considero muito pouco envolvimento... Mas como disse, sinta e escolha o seu!

Afinal tar ou tarot?


Na lngua portuguesa as palavras com o 't' mudo no final foram adaptadas, ou aportuguesadas para um circunflexo, e por isso tarot virou tar. Muito embora a regra da lngua portuguesa convencione essa formatao gosto de lembrar que absolutamente tudo na vida uma questo de escolha pessoal!
E no h nenhuma lei ou regra que impea voc de usar uma grafia estrangeira porque essa lhe parece mais esttica, por exemplo. Os que estudam o tarot a luz da cabala alegam que as quatro letras remetem aos quatro elementos representados nas letras hebraicas das iniciais do nome sagrado de Deus. Aqueles que como eu preferem tarot com cinco letras alegam que assim introduzimos o quinto elemento, o ter ou esprito, na composio estrutural e vibracional do baralho. Alm do que a soma numerolgica de 'tar' 18, o arcano de A Lua, obscuro, vacilante, confuso e desorientador. J 'tarot' soma 20, o arcano de O Julgamento, esclarecedor e revelador, o que varre para longe as sombras do medo e da ignorncia.

Tar ou Tarot?

Como podemos ver, no se pode relegar o tarot a uma simples regra gramatical, no uma matria exata, mas sim uma disciplina subjetiva onde cabem percepes pessoais. Assim sendo, aplique a sua!

Posso jogar com mais de um baralho?


Se voc se refere a ter um ou dois baralhos diferentes de sua preferncia e intercalar seu uso entre uma e outra sesso, sim, claro que pode! Agora se voc fala de us-los ao mesmo tempo, bem isso pode ser confuso e eu no entendo qual seria a utilidade de tal coisa!... Um nico baralho na mesa j material mais do que suficiente. Ter dois ou mais jogos de cartas preferidos muito comum, e pode inspirar bastante o processo intuitivo usar um ou outro conforme cada situao, dia ou pessoa para quem voc for ler as cartas! Particularmente eu prefiro usar um baralho especfico para leituras e outro para vivncias. H tambm aqueles que no trocam o baralho em nenhuma situao... Mais uma vez cabe aqui a subjetividade da alma humana. e mais uma vez eu digo para que cada um se sintonize com a sua e encontre sua resposta.

Qual a diferena entre o I Ching, o tarot e a astrologia?


Basicamente o I Ching trata de responder uma pergunta direta formulada anteriormente e o faz com mxima profundidade e detalhamento, sempre revelando as implicaes filosficas envolvidas na questo. Desde que evidentemente o questionamento seja colocado do modo mais claro possvel.
O tarot, embora tambm possa responder perguntas bem, mais preciso ao retratar um determinado perodo de tempo da vida de quem procura as suas cartas. E esse perodo pode ser os ltimos dias, semanas, meses ou anos!... Mas um sempre um momento, onde possvel detalhar todos os sentimentos e pensamentos envolvidos. J a astrologia trata de um tempo maior, o intercurso de uma vida inteira em todos os seus potenciais e talentos, crescimento e desenvolvimento prtico, psicolgico e espiritual possvel.
Moeda chinesa

Sintetizando, a astrologia trabalha o nvel da personalidade com mais eficincia, o tarot momentos mais abrangentes e o I Ching questiona-mentos bem especficos.

Existem diferenas interessantes na maneira desses trs sistemas de sabedoria

operarem. Claro que o I Ching pode tambm trazer reflexes sobre um determinado perodo de tempo mais amplo, da mesma forma que o tarot pode responder uma pergunta com muita profundidade e implicaes filosficas e reflexivas. Assim tambm a astrologia pode descrever um tempo mais breve da vida de uma pessoa... O que eu quero dizer para voc que essa no a melhor aplicao desses orculos. Eles possuem enormes qualidades, mas tambm limitaes como o tudo o mais nesse mundo! Alm de caractersticas bem prprias, como uma espcie de assinatura. O xito ao se tentar inverter suas aplicaes, pode ter mais a ver com o talento do intrprete do que com as tendncias intrnsecas de cada sistema. O funcionamento acima descrito o mais preciso, e o que se coaduna melhor com as caractersticas de cada um desses instrumentos orcaulares... E se duvidar, faa a sua experincia!

Devemos considerar as cartas invertidas?


No meu livro Tarot para a Autotransformao e a Cura eu detalho melhor essa questo. Posso dizer aqui que considerar as cartas invertidas , alm de muito interessante, muito compensador. Amplia nosso entendimento sobre a prpria tarologia tanto quanto sobre como opera o inconsciente humano! Segundo a tarloga norte americana Rachel Pollack [Setenta e Oito Graus de Sabedoria, Ed. Nova Fronteira, So Paulo 1991.], a inverso de uma carta pode marcar, entre outras coisas, um bloqueio no fluxo energtico daquela carta. Como algo que no consegue ser atingido, ou desenvolvido pelo cliente. Pode tambm representar uma inverso total no significado do arcano. Por exemplo, se O Imperador representa a estabilidade e a liderana, invertido pode estar mostrando instabilidade e submisso. Da mesma forma se A Morte simboliza as perdas, invertida pode estar apontando uma reintegrao, e assim por diante!
Outra considerao interessante dada pela autora Gail Fairfield [Choice Centered Relating and the Tarot, Weiser Books, 2002] a de que uma carta invertida pode mostrar uma qualidade ou vivncia interna que no entanto no se mostra exteriormente. Um Rei de espadas invertido, por exemplo, poderia assinalar uma pessoa que se sente muito forte, organizada e firme internamente, muito embora o mundo exterior no aposte nisso! Considerar as cartas invertidas no de modo algum uma obrigao, mas que voc experimente suas aplicaes antes de descartar.

Nenhuma escolha deve ser feita pelo preconceito ou a ignorncia. Descubra qual das possibilidades acima mais combinam com voc, quem sabe todas! Ou quem sabe voc descobre novas!... Vivencie isso!

Quando retiramos as cartas quem est respondendo?


Puxa!... Veja bem, nos tempos antigos acreditava-se que os orculos de modo geral eram auxiliados por seres espirituais superiores que inspiravam o leitor a atingir a verdade sobre o destino de quem se consultava. Com o passar do tempo uma verso mais psicolgica, muito fundamentada em Jung, diz que as imagens ajudam a acessar o grande inconsciente coletivo humano (E hoje at se fala em inconsciente universal), onde reside toda a sabedoria da nossa espcie... Ou seja, tiramos o poder dos Deuses e colocamos na prpria ancestralidade! Algumas doutrinas esotricas, entretanto, dizem que uma parcela da divindade mora dentro de cada indivduo desde sempre, e que nenhuma sabedoria sobre esse planeta Terra se desenvolveu sem ela. O que para mim quer dizer que quer voc creia em entidades espirituais o auxiliando ou em acesso ao plano do inconsciente coletivo, e no h um limite claro e comprovvel entre elas, voc est acessando algo que vive dentro de voc, ou que o alcana atravs dessa

fora a dentro! As teorias junguianas so to difceis de se comprovar cientificamente quanto a mais abstrata teoria oculta, simples assim! Ao retirar as cartas quem responde , de qualquer maneira, a parte mais profunda, sbia e divina de voc mesmo! Uma poro que no acessamos com a mente consciente, e precisamos dos smbolos para essa tarefa.

Arcanos Invertidos
Quando o lado sombra se torna luz
Ricardo Pereira
Esse um caso prtico aonde se constatam as sutilizas dos arcanos ao expressarem, invertidos, o seu lado luz. Relacionar ou associar o Tar aos diversos e abrangentes conhecimentos, alm de desafiador deveras compensador pela riqueza de informaes simblicas e de significados resultantes, os quais podemos passar aos nossos curiosos consulentes. E, quando tudo isso vinculado aos assuntos da vida cotidiana, tem-se a possibilidade de se ampliar cada vez mais o leque de conhecimentos construdos e as mensagens absorvidas pelo tarlogo atravs das imagens arcnicas em prol do encontro de solues para os problemas e de orientaes para o desenvolvimento do outro. Esse, caro leitor, o sagrado e gratificante papel do profissional tarlogo ... Ricardo Pereira, Tarlogo. Fortaleza-CE, em um dia de sublime inspirao luz do O Sol.

O Caso
O ms era de abril, e ano era o de 2001, perodo de muitas chuvas torrenciais aqui em Fortaleza, daquelas de deixar a cidade toda alagada, dificultando o trnsito e o acesso a qualquer lugar. Em pleno meio dia de um desses dias chuvosos, recebo uma ligao de uma amiga me contando que o seu irmo, Roberto, grande amigo meu de infncia, havia sido colocado em uma ambulncia, rumo a nossa capital, gravemente ferido e em coma. Fora agredido em sua regio da cabea , violenta e covardemente, quando estava dormindo, por uma pessoa de seu convvio. Motivo da agresso: roubo! Chegou aqui em Fortaleza desenganado e correndo risco de morte. A sua irm, desconsolada me procurou e me pediu para ver no Tar o futuro em curto prazo, de Roberto, aps esse ato violento, aps ter sido atendido, com politraumatismo craniano, pelo corpo mdico de um hospital famoso e referncia aqui em Fortaleza. Aps o atendimento, e quase 10 horas de cirurgia, ele ficara em observao na UTI, desenganado pelos mdicos, de to grave que fora o seu caso, os quais afirmaram, para a irm dele, que dificilmente ele resistiria ao impacto do pilo de madeira de 8 kg que rompeu as ligaes entre o seu crebro, esmagou parte dele e o osso do crnio e abriu-lhe uma galeria no lado direito de sua cabea. Dentro de 24 horas ele poderia desencarnar. Na verdade, ela queria saber se ele iria resistir ou no a essas 24 horas. Para atender o seu pedido, fiz pra ela um PELADAN. Utilizei o mtodo europeu, ou seja, a disposio de um arcano maior e outro menor por casa do mtodo. Embaralhei os arcanos maiores e menores sem a precupao em coloc-los em suas posies normais, no invertidos. Como o Peladan um mtodo que exige que se determine um tempo para as ocorrncia de fatos, foi o escolhido no s por esse motivo, mas, tambm por sua real efetividade em dar respostas para questes bem elaboradas, objetivas. A tiragem revelou, poca, as sutilezas peculiares dos arcanos invertidos, como segue:

Caso Analisado com o mtodo Peladan


QUESTO: Roberto ir resistir nessas 24 horas ps-cirurgia? CASA 1 - Positivo - O que est favorvel no presente A Morte (invertido) + 10 de Paus Roberto ir resistir cirurgia em 24 horas, escapando da morte, mas, poder permenecer em coma por mais

algum tempo, lutando para sobreviver. CASA 2 - Negativo - O que est desfavorvel no presente O Papa + 4 de Espadas Esse conjunto de arcanos revelam o seu submetimento a procedimentos mdicos efetivos, mas, que o seu caso e estado convalescente ainda merece cuidados, ou seja, o seu estado de sade est indefinido. CASA 3 - Caminho - Direo que a questo ir tomar O Sol (invertido) + 5 de Copas (invertido) Alguma complicao clnica poder ainda ser, em breve, diagnosticada, pondo em risco a vida de Roberto, que poder ter que se submeter a mais algum tipo de interveno cirrgica a fim de se corrigir algum defeito ou erro da primeira cirurgia. O erro ser corrigido.

CASA 4 - Resultado - Como ser o produto final

A Torre (invertida) + 10 de Ouros A cirurgia ser um sucesso, fazendo Roberto cumprir esse ciclo, mas, sair dessa interveno ainda com alguma sequela neurolgica, voltando, em mdio prazo, para junto dos seus familiares. CASA 5 - Sntese - Como o cliente se encontra ou sua viso perante a questo Os Enamorados + 4 de Copas O estado de esprito da consulente (irm de Roberto) de incerteza, de grande preocupao com o futuro de seu irmo.

Concluso
De fato, Roberto sobreviveu aps as 24 horas da cirurgia, como destacado pelo arcano maior A Morte, invertido, refletindo sutilmente o seu lado luz, na casa 1. Posteriormente, teve que se submeter a uma segunda cirurgia de correo, - como foi destacado pelo maior O Sol, invertido, a transmitir o seu lado sombra, nada auspicioso -, pois foi esquecido um pedao do osso do crnio junto ao crebro, dificultando a circulao cerebral. Os mdicos uns trs dias depois abriram novamente a sua cabea e retiraram essa parte do osso do crnio. Tal procedimento aliviou a presso dentro da cabea, fazendo com que o sangue no crebro voltasse a circular com menos dificuldade, conforme a mensagem transmitida pelo menor 5 de Copas, invertido, na casa 3 e confirmado pelo maior A Torre, invertido, na casa 4 a emanar a sua "meia-luz" nessa tiragem, pois ainda prognosticou algo negativo como resultado ps-cirurgia. Ele passou dois meses na UTI e ao fim do terceiro ms recebeu alta, mas com sequelas presentes do lado direito do crebro, o qual responsvel pela parte criativa e habilidades manuais e visuais humanas, as quais ficaram, nele, realmente, comprometidas, impedindo-lhe de retomar a promissora profisso de cabelereiro, que h tempos vinha construindo em sua cidade... Esse apenas um dos exemplos prticos na minha experincia com o uso da tcnica de arcanos invertidos, a qual tem se mostrado plenamente efetiva e eficaz durante muitos anos ...

You might also like