You are on page 1of 2

Aspectos Fsicos de Cuba

Clima: O clima tropical com duas estaes ntidas, a seca, de Novembro a Abril, e a daschuvas, de Maio a Outubro. Entre Junho e Novembro a poca dos furaces que, por vezes, so devastadores. O clima da Cuba est tropical e hmido. As temperaturas mdias variam de 20 C em janeiro (ms seco) 27 C em julho (ms quente e hmido). A estao das chuvas estende-se de Maio Outubro, e a ilha s vezes varridas por violentos ciclones. Relevo: A topografia do pas constituda basicamente por plancie, que ocupa grande do territrio, com exceo de uma zona montanhosa localizada no sudeste. Essa superfcie influenciada pelo clima tropical. As caracterstica do atual relevo resultam da interao de dois grupos de foras: um construtivo, orognico, que determinou a estrutura e o alinhamento das regies baixas; e outro destrutivo, ou erosivo, representando pela ao das guas, dos ventos e das ondas, que modelaram as presentes forma do relevo. Vegetao: A vegetao de Cuba inclui vrias espcies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais, que cobriam a maior parte da ilha, permanecem apenas nas mais altas elevaes e j no contm madeiras valiosas. As savanas cobrem a maior parte das plancies e consistem de rvores dispersas, arbustos e gramneas. A vida vegetal est representada por mais de oito mil espcies, das quais umas seis mil so plantas superiores. Muitas delas so nativas do arquiplago. Grande parte da vegetao original foi substituda pelas plantaes de cana-de-acar, caf e arroz. O pinho, o mogno e o bano, exportados em grandes quantidades, so de boa qualidade. Hidrografia: O nmero de rios muito grande (mais de 200), mas todos de poucas importncias, exceto o cauto, na provncia de Oriente, com quase 250Km de extenso, 80 dos quais navegveis. Merecem destaque, ainda, o salado (brao do Cauto), Sangua la Grande, o Damuji, o Caminar e o Cuyaguateje. Completa esse quadro natural uma franja litornea recortada por numerosas enseadas e baas (Cabaas, Havana, dos porcos, Matanzas e outras).

Revoluo Cubana
Introduo A Revoluo Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgncio Batista, em janeiro de 1 ! " Com o processo revolucion#rio foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro" Cuba antes da revoluo: causas da revoluo Antes de 1 ! , Cuba era um pa$s que vivia sob forte influncia dos %stados &nidos" As ind'strias de a'car e muitos (ot)is eram dominados por grandes empres#rios norte*americanos" +s %stados &nidos tamb)m influenciavam muito na pol$tica da il(a, apoiando sempre os presidentes

pr,*%stados &nidos" -o ponto de vista econ.mico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependncia dos %stados &nidos" %ra uma il(a com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da populao vivia na pobre/a" 0odo este conte1to gerava muita insatisfao nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria" A organizao da revoluo Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgncio Batista" -e princ$pios socialistas, planejava derrubar o governo e acabar com a corrupo e com a influncia norte*americana na il(a" Conseguiu organi/ar um grupo de guerril(eiros enquanto estava e1ilado no 2)1ico" %m 1 !3, Fidel Castro e um grupo de cerca de 45 combatentes instalaram* se nas florestas de 6ierra 2aestra" +s combates com as foras do governo foram intensos e v#rios guerril(eiros morreram ou foram presos" 2esmo assim, Fidel Castro e %rnesto C(e 7uevara no desistiram e mesmo com um grupo pequeno continuaram a luta" Comearam a usar transmiss8es de r#dio para divulgar as id)ias revolucion#rias e conseguir o apoio da populao cubana" O apoio popular Com as mensagens revolucion#rias, os guerril(eiros conseguiram o apoio de muitas pessoas" 9sto ocorreu, pois (avia muitos camponeses e oper#rios desiludidos com o governo de Fulgncio Batista e com as p)ssimas condi8es sociais :sal#rios bai1os, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenas;" 2uitos cubanos das cidades e do campo comearam a entrar na guerril(a, aumentando o n'mero de combatentes e conquistando vit,rias em v#rias cidades" + e1)rcito cubano estava registrando muitas bai1as e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerril(a" A tomada do poder e a implantao do socialismo <o primeiro dia de janeiro de 1 ! , Fidel Castro e os revolucion#rios tomaram o poder em Cuba" Fulgncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da il(a" + governo de Fidel Castro tomou v#rias medidas em Cuba, como, por e1emplo, nacionali/ao de bancos e empresas, reforma agr#ria, e1propriao de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educao e sa'de" + =artido Comunista dominou a vida pol$tica na il(a, no dando espao para qualquer partido de oposio" Com estas medidas, Cuba tornou*se um pa$s socialista, gan(ando apoio da &nio 6ovi)tica dentro do conte1to da 7uerra Fria" At) (oje os ideais revolucion#rios fa/em parte de Cuba, que ) considerado o 'nico pa$s que mant)m o socialismo plenamente vivo" Com a piora no estado de sa'de de Fidel Castro em >553, Raul Castro, seu irmo, passou a governar oficialmente Cuba, em fevereiro de >554"

You might also like