You are on page 1of 14

Aproxima-se o final do ano litrgico.

A Liturgia nos oferece a oportunidade de aprofundar uma verdade importante de nossa f: "Eu creio na Ressurreio dos mortos". Os primeiros livros da Bblia no falam claro da Ressurreio dos mortos. S mais tarde, comeou-se a falar em Israel de um despertar daqueles que esto dormindo no p da terra.

Na 1 Leitura, temos a 1 profisso de f na Ressurreio.


(2Mac 7,1-2.9-14)

No tempo da perseguio do rei Antoco ( 170 aC), a experincia da morte de muitos justos fez nascer a esperana da Ressurreio. Nessa poca, temos o belo testemunho da Me e os sete filhos Macabeus. So obrigados a violar a prtica religiosa dos antepassados. Fortalecidos pela esperana da ressurreio, eles preferem enfrentar as torturas e a prpria morte, a transgredir a Lei...

Vejamos as respostas corajosas dos primeiros quatro irmos: - Um deles, tomando a palavra em nome de todos, falou assim: "Estamos prontos a morrer, antes de violar as leis de nossos pais". - O Segundo, prestes a dar o ltimo suspiro, disse: "Tu, malvado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do universo nos ressuscitar para uma vida eterna, a ns que morremos por suas leis" - Depois torturaram o terceiro. Apresentando a lngua e as mos, diz: "Do cu recebi estes membros... no cu espero receb-los de novo..."

- E o quarto quase a expirar: "Prefiro ser morto pelos homens, tendo em vista a esperana dada por Deus, que um dia nos ressuscitar. Para ti, porm, Rei, no haver ressurreio para a vida". * So as afirmaes mais claras do Antigo Testamento sobre a vida alm da morte. Assim mesmo tinham uma idia ainda muito imperfeita. Era apenas a idia de uma "revivificao dos justos", um readquirir no outro mundo uma vida semelhante a de antes.

A idia foi se desenvolvendo, at ser completamente iluminada por Cristo.


No Evangelho, Jesus fala claramente da Ressurreio, afirmando que "Deus no Deus dos mortos, mas dos vivos". (Lc 20,27-38) - A idia imperfeita de Ressurreio existia ainda no tempo de Jesus. Alguns Saduceus, que no acreditavam na Ressurreio, inventaram uma histria e fizeram uma pergunta capciosa que visava ridicularizar a doutrina da ressurreio e da vida futura:

Uma mulher viva sem filhos... casou com 7 maridos sucessivamente ... Com quem ficar na vida futura?

- Jesus responde:
1. Aos Fariseus (que acreditavam numa ressurreio imperfeita): A Ressurreio no apenas um despertar do sepulcro para retomar a vida de antes. A vida com Deus uma realidade completamente nova e distinta. um dom maravilhoso que o Pai reservou para todos os seus filhos. Seremos imortais, glorificados, no mais sujeitos s leis da carne. Por isso, ser desnecessrio o matrimnio para a conservao da espcie.

2. Aos Saduceus: Afirma a existncia da vida futura: Deus se manifestou a Moiss como o Deus de Abrao, de Isaac e de Jac, muitos anos depois de terem desaparecido deste mundo. Isso quer dizer que eles no esto mortos, mas vivem atualmente em Deus. Portanto, se Abrao, Isaac e Jac esto vivos, podemos falar de Ressurreio.

A RESSURREIO:
- A Ressurreio a esperana que d sentido a toda a caminhada do cristo. A f crist torna a esperana da ressurreio uma certeza absoluta, pois Cristo ressuscitou e quem se identifica com Cristo nascer com ele para a vida nova e definitiva. A nossa vida presente deve ser uma caminhada tranqila, confiante, alegre, em direo a essa nova realidade.

- A Ressurreio no a continuao da vida que vivemos neste mundo; mas a passagem para uma vida nova onde, sem deixarmos de ser ns prprios, seremos totalmente outros... a realizao plena da vida. - A Ressurreio no deve ser, apenas, uma realidade que esperamos; mas deve ser uma realidade que influencia, desde j, a nossa existncia terrena.

o horizonte da Ressurreio que deve influenciar as nossas atitudes; a certeza da ressurreio que nos d a coragem de enfrentar as foras da morte que dominam o mundo, de forma a que o novo cu e a nova terra que nos esperam comecem a desenhar-se desde j.

A Liturgia nos apresenta uma verdade consoladora: Viemos de Deus e, com a morte, voltamos para ele. A Morte no nos deve assustar: o encontro maravilhoso com os amigos e parentes, que foram na nossa frente. E vai ser o encontro com o melhor dos amigos: DEUS. Nossa vida no termina aqui: ressuscitaremos... "Nosso Deus o Deus dos vivos e no dos mortos..."

- Cristo nos garante: "Eu sou a Ressurreio e a Vida.

Aquele que cr em mim, ainda que esteja morto, viver". (Jo 11,25) - "A esperana crist a ressurreio dos mortos: Tudo o que ns somos, o somos na medida em que acreditamos na Ressurreio." (Tertuliano)

Pe. Antnio Geraldo Dalla Costa CS

- 10.11.2013

MEU DOMINGO
Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antnio Geraldo Dalla Costa CS Ilustrao: Nelso Geraldo Ferronatto

Msica: Ressurreio Pe. Zezinho Paulinas COMEP

Acesse o Endereo: http://www.buscandonovasaguas.com

You might also like