You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING

CAMPUS REGIONAL DE UMUARAMA


CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA

LANAMENTO DE PROJTEIS

63982 DANILO RAFAEL BASTOS REZENDE ESPNDOLA

ENGENHARIA AMBIENTAL FSICA EXPERIMENTAL I

UMUARAMA 2011

1. Introduo
De acordo com Montagnoli e Aguirre, um corpo em queda livre, prximo superfcie terrestre e cuja velocidade pequena o suficiente para desprezarmos a resistncia do ar, sofre uma acelerao constante de mdulo determina a direo vertical). Iremos analisar movimentos um pouco mais gerais do que a queda livre, vamos considerar os lanamentos oblquos, em que o vetor velocidade da partcula tem uma componente vertical e uma horizontal estando sob a ao da acelerao da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetria parablica, resultante da composio de dois movimentos. Estes movimentos so tambm comumente chamados de lanamento de projteis. Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decomp-la segundo os eixos x e y, com o intuito de estudarmos os movimentos separadamente. A respeito da vertical, tem-se o movimento uniformemente variado e movimento uniforme segundo o eixo horizontal, visto que a acelerao da gravidade sendo vertical no tem componente nesta direo. apontando sempre para o centro da terra (o que

2. Objetivo
Verificar a relao existente entre o alcance horizontal e a altura mxima no lanamento de um projtil, comparando os resultados experimentais com os conceitos tericos.

3. Conceitos Tericos
Equaes de Posio e Velocidade Montagnoli e Aguirre afirmam que as equaes de posio e velocidade esto agrupadas de acordo com o tipo de movimento, alm de considerarmos a origem dos eixos de referncia na posio de lanamento da partcula, o que faria de As equaes: 1 Movimento na direo x; e valores nulos.

2 Movimento na direo y (M.U.V.);

( Obteno de Alguns Resultados no Lanamento de Projtil

Nossos resultados sero obtidos para uma referncia positiva sendo considerada para cima e origem no ponto de lanamento. Os resultados so: 1 Altura mxima ( ): Por Torricelli e sabendo que nulo.

Ento, a altura mxima dada pela equao; ( )

2 Tempo de subida ( ): Partindo-se da equao de velocidade e sabendo-se que encontra-se para o tempo de subida, equao;

nulo,

3 Alcance mximo (

): O alcance mximo quando o tempo t igual ao tempo de e usando-se a

queda ( ). Sendo o tempo de queda o dobro do tempo de subida, pois equao de movimento:

Obtm-se o tempo de queda:

E substituindo-se o tempo de queda na equao de movimento horizontal encontra-se:

Reestruturando tem-se para

4 y em funo de x. 5 Devemos isolar o tempo na equao de movimento para o eixo x e substitu-lo na equao de movimento para o eixo y encontrando: ( ) ( )

Onde se tem y em funo de x mostrado na equao: ( )

4. Mtodos de Investigao 4.1. Materiais Utilizados


- Canho (Lanador de projteis) - Bola (Projtil a ser lanado) - Trena - Mesa

4.2. Procedimentos
1- Montar o Lanador de projteis e configur-lo para ngulo de 0. 2 - Efetuar um disparo para os alcances: curto, mdio e longo. 3 - Medir a distncia horizontal alcanada pelo projtil e anotar na tabela. 4 - Repetir os itens de 1 a 3 variando a angulao de 10 em 10 graus, at 90. 5 - Para os ngulos 30, 45 e 60 efetuar cinco disparos para cada um dos alcances: curto, mdio e longo e anotar na tabela somente o valor mdio. 6 - Com os dados tabelados calcular os valores de velocidade inicial para cada disparo e altura mxima atingida pelo objeto.

5. Dados e Resultados
Tabela 1: Alcances

Graus () 0 10 20 30 ( ) 40 45 ( ) 50 60 ( ) 70 80 90

Alcance Curto ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Alcance Mdio ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Alcance Longo ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) )

Aps ser efetuado um disparo curto, mdio e longo, para cada alcance foram realizadas as medidas para os mesmos, mas para os ngulos 30, 45 e 60 efetuaram-se cinco disparos, onde os alcances tambm foram medidos cinco vezes e seus respectivos desvios padres calculados. Em seguida, foram calculadas as velocidades iniciais (tabela 2) a partir da equao:

Os dados das velocidades esto contidos na tabela 2. As velocidades para o ngulo de 0 e para o alcance longo do ngulo de 90 resultaram em valores indeterminados, porm, ao efetuar o limite para tais, observou-se que o resultado tende ao infinito, mas esse resultado foi desprezado.
Tabela 2: Velocidades

Graus ()

Velocidade (Alcance Velocidade (Alcance Velocidade (Alcance curto) mdio) longo)

0 10 20 30 40 45 50 60 70 80 90

Utilizando os dados da tabela 2, foi possvel calcular a altura mxima do projtil utilizando a equao: ( )

A tabela 3 contm os dados das alturas mximas, onde para o ngulo de 90 (com exceo do alcance longo) o clculo resultou num valor falso. Nesse caso, a altura deve ser medida, e no calculada.
Tabela 3: Alturas mximas

Graus ()

Velocidade (Alcance Velocidade (Alcance Velocidade (Alcance curto) mdio) longo)

0 10 20 30 40 45 50 60 70 80 90

O alcance horizontal para os ngulos de 30 e 60 no foram os mesmos, o que nos leva a crer que as medidas no foram retiradas corretamente. De acordo com os conceitos tericos, a altura mxima deveria ser obtida pelo ngulo de 45, porm, isso ocorreu apenas para o alcance curto, enquanto no alcance mdio a maior distncia foi obtida pelo ngulo de 40 e para o alcance longo a mesma foi obtida pelo ngulo de 50, indicando que ocorreram erros ao medir as distncias. Em relao altura mxima, o ngulo de 80 foi capaz de atingi-la.

6. Concluso
O objetivo do experimento foi alcanado, pois foi possvel comparar os dados obtidos em laboratrio com os conceitos tericos. Porm, os resultados de alcance obtidos pelo experimento no foram exatamente iguais s afirmaes tericas, o que indica que ocorreram erros grosseiros ao realizar as medies. A altura mxima foi obtida de acordo com os conceitos da teoria, resultando em 80.

7. Referncias
MONTAGNOLI, Giovanna; AGUIRRE, Isadora Lanamento de Projteis.

You might also like