You are on page 1of 5

Elementos acidentais do negcio jurdico

Plano da eficcia dos atos e negcios jurdicos: um negcio jurdico ser eficaz quando se repercutir juridicamente no plano social, produzindo seus efeitos. Para que isso seja possvel, necessrio que o negcio no esteja subordinado a um acontecimento futuro, a partir do qual passar a ser exigvel.

1.

Condio:

Conceito: a determina o acessria que faz a efici!ncia da vontade declarada dependente de um acontecimento futuro e incerto. "x# tio promete que doar um imvel ao seu sobrin$o desde que esse se case. %esse caso, a condi o o casamento.

Requisitos:

a)

ncerte!a: esta incerteza diz respeito a prpria ocorr!ncia de fato e no do perodo de tempo em que

este ir se realizar. &esse modo, se o fato a que se subordina a declara o de vontade for certo 'em uma determinada data(, no $ que se falar em condi o, mas sim em termo. "m regra, a morte no considerada condi o, mas sim um termo incerto. %o entanto, se o elemento acidental for fixar a ocorr!ncia da morte em determinada data, a sim a morte passa a ser considerada como condi o, pois $ certa incerteza se a morte ir ocorrer nessa data ou no.

")

#uturidade: um acontecimento passado no pode ser objeto da condi o. "x# se algum promete parte

de um premio da loteria que se concretiza no bil$ete premiado comprado anteriormente, o fato do bil$ete estar premiado no consiste em condi o, pois o momento da compra foi anterior ao negcio e nesse momento que se considera se o bil$ete estava premiado ou no.

c)

$oluntariedade da condio: a vontade das partes em fixar a condi o elemento essencial. )e a

condi o decorre de lei, como o caso da escritura p*blica num contrato de compra e venda, por exemplo, tal escritura no pode ser considerada como condi o, pois decorre de lei e independe da vontade das partes em fix+la.

Classificao da condio:

Condi%es sus&ensi'as: o acontecimento futuro e incerto que subordina a ,-./)/012 de direitos e a deflagra o dos efeitos de determinado ato negocial. "x# se um sujeito celebra um contrato de compra e venda com outro, subordinando+o a uma condi o suspensiva3 enquanto o comprador no cumprir a condi o, no adquir o direito a que ele visa 'ex# propriedade do imvel(.

Condi%es resoluti'as: ocorrida a condi o &"),P,4"5"6 os efeitos jurdicos do negcio. ,ssim, enquanto a condi o no se realizar vigorar o negcio. 7erificada a condi o, para todos os efeitos extingue+se o direito a que a ela se op8e. , condi o resolutiva pode ser ainda#

a)

E(&ressa: operar+se de pleno direito.

")

)cita: apesar de no ter sido prevista no 5digo 5ivil de 9::9, entende+se que no foi extinta. ; o caso

de um contrato bilateral que no preveja a resolu o em caso de inadimplemento 'acontecimento futuro e incerto(. <avendo o inadimplemento, que configura a condi o resolutiva, poder a outra parte extinguir o contrato, cessando os efeitos do negcio jurdico.

*"s: se a condi o resolutiva for aven ada em contrato de execu o continuada diferida, o seu implemento, salvo estipula o em contrario, no prejudicar os atos j praticados, desde que compatveis com a natureza da condi o pendente e da boa+f.

Condi%es &ositi'as: consistem na verifica o de um fato. "x# auferir renda at a cola o de grau.

Condi%es negati'as: consistem na inocorr!ncia de um fato. "x# emprstimo de uma casa at que a enc$ente cesse.

Condi%es lcitas: para o direito so todas aquelas que no sejam contrrias a lei, = ordem p*blica e aos bons costumes. )eriam exemplos de condi 8es no admitidas# a proibi o de se casar, a necessidade de trocar de religio, a prtica de um ato criminoso.

Condi%es ilcitas ou de fa!er coisa ilcita: invalidam os negcios jurdicos, maculando+os de nulidade absoluta. Podem ser#

a)

Per&le(as+ incom&reens'eis ou contraditrias: so aquelas que privam de todo efeito o negcio

jurdico. "x# contrato de comodato onde o comodante estabelece que o comodatrio no pode residir no imvel.

")

Puramente &otestati'as: que derivam exclusivamente do arbtrio de uma das partes. "x# >se eu quiser?3

>caso seja do interesse deste declarante?.

*"s: as condi 8es puramente potestativas no podem ser confundidas com as condi 8es sim&lesmente &otestati'as, as quais apesar de dizer respeito ao arbtrio de apenas uma das partes aliam+se a outros fatores externos ou circunstanciais, os quais amenizam o arbtrio. "x# sujeito promete fazer uma doa o caso

determinado atleta ven a o campeonato3 se determinada pessoa escrever um livro, ser doada quantia para a publica o. "stas ultimas so vlidas e no invalidam o negocio.

c)

Condi%es fisicamente im&oss'eis: so aquelas irrealizveis por qualquer pessoa, cujo implemento

exigiria um esfor o sobrenatural. "x# para celebrar um contrato, uma das partes deve dar uma volta em um estdio de futebol em menos de @ segundos.

d)

Condi%es juridicamente im&oss'eis: so consideradas tambm condi 8es ilcitas, pois contrariam o

direito. Aeram a nulidade absoluta dos negcios. "x# condicionar uma doa o a venda de um bem de uso comum do povo.

Consequ,ncias:

- se a condio ti'er nature!a sus&ensi'a: invalidar todo o negocio jurdico, $aja vista a nulidade absoluta por expressa viola o a lei.

- se a condio ti'er nature!a resoluti'a: ser a condi o considerada inexistente.

Condi%es casuais: dependem de um caso fortuito, al$eio a vontade das partes. "x# doarei uma quantia se c$over na lavoura.

Condi%es &otestati'as: dependem da vontade de uma das partes.

Condi%es mistas: dependem tanto da vontade de uma das partes quanto de um fator ou circunstancia exterior. "x# farei uma doa o desde que se firme sociedade com Bulano.

..

)ermo

Conceito: o acontecimento futuro e certo que subordina o inicio ou o termino da eficcia jurdica de um determinado negcio jurdico.

Requisitos:

a)

#uturidade: no pode ser considerado como termo um fato passado, que j ocorreu.

- termo inicial: se um contrato de presta o de servi os protrai sua eficcia negocial para uma data certa indicada pelos contratantes a partir da qual as obriga 8es passam a ser exigveis, configura+se, nesta data, o termo inicial. )uspende o exerccio, mas no a aquisi o do direito.

- termo final: ocorre quando as partes estipulam data determinada na qual $aver a extin o dos efeitos do contrato.

2bs# como o termo inicial no impede a aquisi o de direitos e deveres, realizado o ato, j surgem o credito e o debito, estando ambos apenas com a sua exigibilidade suspensa. ,ssim, em um contrato a termo, pode o devedor cumprir sua obriga o antecipadamente, sem que esta gere enriquecimento ilcito ao credor.

")

Certe!a: $aver sempre uma certeza de que o acontecimento ir ocorrer, mesmo no se sabendo

quando. "x# >quando fulano morrer?. %o se sabe quando vai ser a data da morte, mas sabe+se que ela, em algum momento, ir de fato ocorrer.

Classificao do termo:

)ermo certo: alm de $aver certeza na ocorr!ncia do evento futuro, sabe+se tambm em que perodo de tempo este se realizar, podendo ser uma determinada dato ou um lapso temporal preestabelecido.

)ermo incerto: apesar da certeza de que o evento futuro ir ocorrer, no se sabe exatamente em qualquer perodo de tempo ser.

2bs# o perodo de tempo entre o termo inicial e final c$amado de &ra!o. "m regra, os prazos contam+se excluindo o dia do inicio e incluindo+se o dia do vencimento. %os testamentos, presume+se o prazo em favor dos $erdeiros3 e no caso dos contratos, em favor do devedor, salvo se, neste ultimo caso, do instrumento ou de outras circunstancias, se estabeleceu o beneficio ao credor ou a ambas as partes.

)ermo con'encional: aquele acordado entre as partes, como se faz nos contratos, por exemplo.

)ermo legal: estabelecido pela lei.

)ermo de graa: estipulado por determina o judicial. "x# prazo fixado pelo juiz para que o devedor de boa+f cumpra certa obriga o.

/.

0odo ou encargo:

Conceito: uma determina o acessria acidental do negcio jurdico que imp8e ao beneficirio um Cnus a ser cumprido em prol de uma liberalidade maior. 5onsiste em uma autolimita o da vontade, tpica dos negcios jurdicos gratuitos. "x# doa o de uma casa impondo ao beneficirio que nela resida3 doa o a uma institui o de caridade impondo que preste determinada assist!ncia aos necessitados.

2bs# se o modo ou encargo realizado visa um beneficio mais significativo para o realizador do ato, caracteriza+se como mera restri o, no sendo correto afirmar que o encargo funciona como uma contrapresta o contratual.

2 encargo ou modo %12 suspende a aquisi o nem o exerccio do direito, salvo quando $ouver sido fixado como condi o suspensiva. ,ssim, o no cumprimento do encargo no gera a nulidade do negcio, pois no suspende os efeitos do negcio jurdico, sendo possvel apenas a sua cobran a judicial ou a posterior revoga o do ato, como no caso de ter sido institudo em doa o ou legado.

Encargo ilcito ou im&oss'el: torna o encargo inexistente, como se nunca tivesse sido escrito. "x# doa o na qual o donatrio deve fazer viagem a )aturno. )e o encargo tiver sido imposto como moti'o determinante da li"eralidade 'causa do ato negocial( $aver invalida o de todo o negcio. "x# doa o de um imvel com a finalidade especifica de que nele seja criada uma casa de prostitui o.

You might also like