You are on page 1of 3

Cosmogonia Sumria e Babilnica

http://www.pauloliveira.com/CosmogSumer/Cosmog.htm

COSMOGONIA SUMRIA E HISTRIAS E MITOS DA CRIAO

No princpio, existe Nammu, o mar primordial, o 1 elemento do Universo. A deusa das guas primordiais. O mundo est unificado, num caos esttico. Separao a partir de um mundo unificado, esttico

Para um universo bipolar Cu e Terra Um deus importante, Enki foi tambm conhecido inicialmente por EnKur, o senhor do Kur (o Caos), outra vez o oceano, as guas primordiais. O estanho era o metal do Cu. Supunham que a abboda celeste fosse feita com esse metal. Localizavam-se a a Lua, o Sol, as estrelas e os deuses errantes (os planetas principais). Entre o Cu e o plano da Terra, uma substncia Lil, o Ar, a atmosfera, vento, sopro, esprito, preenchia o espao. Dotada de movimento e de expanso. Da mesma matria que a atmosfera mas com a qualidade da luminosidade, eram feitos o Sol, a Lua, os planetas e estrelas. E toda esta esfera Terra, Atmosfera, Cu , o Universo, enfim, mantinha-se imerso fixo e imvel no seio de um oceano infinito. Nunca se indagaram porm sobre o que teria sido, existido, antes desse tal mar primordial, no tempo e no espao.

Quem desencadeia a Criao e mantm em aco o Universo? Os Dingirs, nome genrico para os deuses, os seres superiores de forma humana que so em geral invisveis aos olhos dos mortais mas que tudo controlam: Cu, Ar, Terra, Mar, Sol, Lua, estrelas, planetas, etc. dos filsofos sumrios a doutrina que se tornou dogma em todo o Prximo Oriente, a doutrina do poder criador da palavra.

Temos ainda outra designao para Ki, mais numa vertente de divindade maternal: ela Ninhursag, a Senhora da Montanha, mas em ugartico ela tambm Atiratu Yammi: she who treads on the sea dragon, na traduo inglesa a que domina o drago marinho. Yam outro dos nomes do caos, desse monstro, oceano primordial, um nome cananita e babilnico.

Distinguem-se ento quatro divindades criadoras principais:

1 de 3

30/12/2013 17.37

Cosmogonia Sumria e Babilnica


Cu Terra Mar Ar An Ki EnKi EnLil

http://www.pauloliveira.com/CosmogSumer/Cosmog.htm

A CRIAO, SEGUNDO OS SUMRIOS Outros mitos aprofundam como se ter dado a Criao:

A me que deu origem ao Cu e Terra, a deusa do mar primordial, gerou a Montanha Cu-Terra (An-Ki), a Montanha Csmica. Cu e Terra unidos como uma montanha. Temos o deus An (macho) e a deusa Ki (fmea) e da sua unio, um dos filhos que surge EnLil, o deus ou Senhor do Ar EnLil separa o Cu da Terra. Enquanto o deus An, o Senhor do Cu, levava o Cu, o topo da montanha csmica, EnLil levava a me, Ki, a base, a Terra. Uma unio posterior de Enlil com a sua me foi assim a origem do Universo organizado que mais tarde levaria criao de homens, animais e plantas e ao estabelecimento da civilizao. O Ar, Lil (deus EnLil, Senhor de Lil) interpe-se assim entre o Cu e a Terra. S com uma atmosfera, evidentemente, um planeta vive(!) nos termos que conhecemos. E da unio de Enlil com uma outra deusa, Ninlil, que o mito diz ser filha da deusa Numbarshegunu (?) nascer Nanna (ou Sin), a deusa da Lua. NinLil, na lenda, violada por Enlil, gerando a deusa da Lua. Ento a Lua criada pela Atmosfera. E posteriormente a Lua, Nanna, quem gera o Sol (Utu) e Vnus (a deusa Inanna). Assim como, provavelmente, os restantes planetas e estrelas. a fase de criao dos corpos astrais luminosos. Ao tempo da gerao de Nanna/Sin j existiriam ento NinLil e outros deuses. As lendas falam em 50 deuses principais, os Anunnaki, os grandes deuses. Mas havia como que um ncleo duro dos 7 deuses que decretavam os destinos: An, Ki, Enlil, EnKi, Nanna-Sin, Utu, Inanna, mas pontificando a os 4 deuses criadores An, Ki, Enlil e Enki (Cu, Terra, Ar e Mar). Foram eles que criaram tudo. Inclusiv, todos os outros deuses nos seus respectivos pelouros, reinos. Da ideia surgia a palavra, e da, o objecto deus, coisa ou aco. E aps a fase de criao dos corpos astrais teve incio a existncia das plantas, dos animais e da vida humana.

NOS QUADROS SEGUINTES, ESQUEMATIZA-SE O PANTEO SUMRIO

QUADRO 1

QUADRO 2

O curioso Ciclo de Enki e as 8 plantas

relatado numa das lendas - ver AQUI

Notas diversas Os sumrios tinham Kur, a palavra que tanto designava abismo, caos, como montanha, pas estrangeiro, ou inferno, demnio. Do ponto de vista csmico seria tambm o espao vazio que separava a crosta terrestre do mar primordial. Era para a, para o Kur, que iam as sombras dos mortos. Os babilnios usaram a palavra e divindade Tiamat, para essa divindade das guas primordiais e salgadas, associada ao mar do Golfo. Do imenso mar de gua salgada, Enki conquistar o Apzu, as guas Doces, onde constri o seu palcio. Torna-se o senhor de Apzu. Chuva/Rios? Que irrigam a terra e faz a terra prosperar. Mais tarde para os hebreus temos o Sheol, o abismo, reino de mortos. Para os gregos o Hades. Todas as divindades em geral relacionadas com o mundo inferior so classificadas como ctnicas. Alguns mitos contam como Gilgamesh esse o seu grande drama ir passar a pertencer ao mundo inferior e ser o falecido heri um dos juzes dos infernos. Gilgamesh era um semi-deus, originalmente um sacerdote-rei em Uruk, e Kullaba. Um heri em vrios mitos, mas mortal, como todos os humanos! Da a sua desesperada busca da imortalidade, acompanhado do seu companheiro Enkidu. Iro at Ziousudra (o No sumrio, o Ut-Napishtim babilnico), aparentemente imortal, e que havia sido o nico a sobreviver ao Dilvio. Ziousudra desilude-o... a imortalidade s para os deuses!. Sobre Asag, o monstro das profundezas e demnio da doena, as lendas babilnicas contam que no ter sido despedaado como Tiamat mas que viver no abismo mesmo aps a criao. Encontra-se a travar as guas primordiais quando morto por Ninurta. As guas sobem ento e engolfam a terra. Esse deus Ninurta constri ento um dique sobre o cadver de Asag, e pega nas guas que

2 de 3

30/12/2013 17.37

Cosmogonia Sumria e Babilnica

http://www.pauloliveira.com/CosmogSumer/Cosmog.htm

haviam subido e despeja-os no Eufrates. O Eufrates, agora em cheia, inunda, irriga as margens, o que lava a abundncia Terra. Isto acaba por ser um mito que tem a ver com as cheias anuais deste rio. Sobre Ninurta, fala-se que possua uma arma viva, Sharur, e que esta que o convenceu a destruir o demnio Asag. Nalguns mitos, Ninurta surge com o nome de Ningirsu e sendo o irmo de Nanshe. Filho de Ki e de Enlil. J nos mitos babilnicos referido como podendo ser uma verso de base persa de Nergal, deus do inferno, pois tido como esposo de Ereshkigal. Outro nome para Nergal: Erra. Ainda noutro mito, ele quem recupera ao pssaro-demnio Anzu (Zu), as Tbuas do Destino. Ninurta tido em geral como um deus modelo para o posterior Marduk, que ser filho de Enki. Na mitologia hebraica, as figuras associadas s de Nergal ou Ninurta so as do arcanjo Resheph que se identifica com a de Khamael (tambm Mekal, o aniquilador) e Shemhazai, o porteiro do Cu, derrotado por Moiss numa das lendas. Se Nergal associado ao planeta Marte, aqui o Arcanjo Shemhazai, entre os hebreus, aparece contudo ligado figura da constelao Orion, pendurado de cabea para baixo entre Cu e Terra.

O Panteo Babilnico - ver AQUI AQU e AQUI

Apsu e Tiamat, a interligao dos dois eram as guas primordiais, Apsu, o marido de Tiamat. Originalmente eram um s at que em luta o deus Enki separa Apsu de Tiamat. De um mundo unipolar passa-se a um universo bipolar. Apsu seria derrotado, arrancado, separado, morto por Enki, tambm conhecido como Ea ou Ia, por (Apsu) conspirar contra os novos deuses. Tiamat, a deusa das guas primordiais salgadas, associada portanto ao Golfo Prsico. Era ela originalmente a portadora das Tbuas do Destino. Assim como Enki derrotou o Apzu e o vizir deste, Mummu, Tiamat seria derrotada pelo filho de Enki, Marduk. Com ela pereceria tambm o seu filho e segundo marido, Kingu. Marduk quem tambm resgata e traz as Tbuas do Destino. todo este processo que liberta a informao do universo conhecido. Tiamat em certa forma equivalente ao abismo, e ao Asag sumrio. Ela vista ainda como o desejo universal de retorno ao Caos, assim como todos os rios correm para o mar! Kingu, o filho de Tiamat e seu segundo marido, aps a morte de Apsu. ele quem a incita a atacar Enki. Ela entrega-lhe no s as Tbuas do Destino como o comando de um exrcito de demnios e deuses rebeldes que lana sobre Enki e outros para vingar a morte de Apsu. Quando do outro lado Marduk, filho de Enki, assume o comando das operaes e ataca, escravizando as divindades rebeldes e vence a batalha, exterminando as hordas do Caos. Morta Tiamat, preso Kingu, acabaro por ser os prprios ex-sbditos de Kingu aprisionados que o iro denunciar a Marduk. Marduk tomado de piedade pelos seus gritos de desespero t.los-ia incitado a denunciar quem era o lder para que fosse esse a sofrer em seu lugar. Kingu ser apontado e massacrado e o seu sangue usado na criao do Homem. O Homem doravante dever trabalhar, sendo ento libertados os deuses rebeldes cativos de Marduk. As Tbuas do Destino acima citadas so O Livro da Vida referido em muitos escritos judaicos. Como vemos, de Tiamat passam para Kingu. So conquistadas por Marduk que mais tarde as d a Enlil e so pilhadas pelo pssaro Zu ouAnzu e levadas para uma montanha. Resgatadas de novo pelo deus Ninurta, morto Zu por Lukalbanda, pai de Gilgamesh, as Tbuas ou Livro da Vida voltam a surgir na mitologia judaica nas mos do arcanjo Ratziel que as ter entregue a Ado. Mas outros anjos invejosos pilham-nas e deixam-nas cair no oceano. Rahab, outra figura mtica judaica associada aos abismos despertada para recuperar o livro que volta s mos de Ado. Da prxima vez que se ouve falar em tais Tbuas ou Livro, encontram-se j nas mos de No com instrues para a construo da Arca. Da, as Tbuas chegaro at ao rei Salomo. Marduk Bel, o Senhor. Ficou famoso pela derrota que inflige a Tiamat e a Kingu, destruindo assim o Caos. Da desordem, cria, traz as leis, o Livro, as Tbuas do Destino. Por tudo isto Marduk agora um deus superior alm de divindade das Tempestades. Como heri dos deuses, apresenta uma histria semelhante ao Baal cananita. Nos mitos de Cana, Baal derrota Yam. Marduk e o seu filho Nabu so ainda divindades solares, na linha do Osris e do Seth egpcios. No plano astral ele identificado com o planeta Jpiter. Quanto a Nabu, o epteto dele de Deus da Sabedoria e da Escrita. Deus da Cincia e Guardio dos Deuses. Surge associado a Mercrio no plano astral, sendo assim outro dos deuses errantes. Apresenta-se na figura de um velho com longa barba e trajes compridos, ostentando na cabea uma coroa de 100 cornos. Zu ou Anzu um pssaro-homem mtico, com algo de demonaco.As suas histrias assemelham-se s de Asag, Lotan, Typhon e Leviathan, criaturas associadas aos abismos e ao mundo inferior. Surge como oposto aos deuses e relacionado descendncia demonica de Tiamat. Mais tarde ser ele quem rouba as Tbuas do Destino que haviam passado entretanto de Marduk para Enlil. Anzu leva as Tbuas para a montanha. Vrios deuses declinam a tarefa de o capturar. Por fim ser Lukalbanda, o pai do rei-heri e semi-deus babilnico Gilgamesh quem se atreve a matar Zu. Mas outra lenda conta que foi o prprio Marduk quem esmagou a cabea de Zu e outras citaes ainda referem a conquista de Zu pelo heri dos deuses e deus do Tempestuoso Vento-Sul, o deus

Ado e Eva nos ajudaram


Ninurta.
mormon.org/por Ado e Eva caram para vivermos e escolhermos a felicidade. Leia mais

3 de 3

30/12/2013 17.37

You might also like