You are on page 1of 6

OAB - Penal - Aula 01 Aplicao da Lei Penal no Tempo e no Espao 1) (OAB/Exame Unificado 2004.

.ES) Com relao aplicao da lei penal, assinale a opo incorreta. A) Quanto ao tempo do crime, o Cdigo Penal adotou a teoria da ubiqidade, pela qual considera-se praticado o crime no momento da ao ou do resultado. B) A lei posterior, que de qualquer modo favorea o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. C) Ocorre a abolitio criminis quando a lei nova deixa de considerar determinado fato como crime, ocasionando a extino da punibilidade dos fatos ocorridos anteriormente edio da lei nova. D) Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a administrao pblica, por quem estiver a seu servio. 2) (OAB/Exame Unificado 2007.3) O Cdigo Penal brasileiro, A) quanto ao lugar do crime, adotou a teoria mista ou da ubiqidade. B) quanto ao lugar do crime, adotou a teoria da atividade ou da ao. C) quanto ao tempo do crime, adotou a teoria mista ou da ubiqidade. D) quanto ao tempo do crime, adotou a teoria do resultado. OAB - Penal - Aula 02 Teoria do Crime QUESTIONRIO: 1) (OAB/Exame Unificado 2008.1) Algum que tenha, em sua residncia, para consumo pessoal, substncia entorpecente, sem autorizao legal, pratica, segundo a nova legislao sobre o tema, conduta caracterizada como A) Contraveno. B) Crime. C) Infrao penal sui generis. D) Fato atpico. 2) Assinale a alternativa correta: A) crime, em sentido formal, corresponde a todo comportamento humano que lesa ou expe a perigo de leso bens jurdicos tutelados pelo Direito Penal. B) crime, em sentido material, corresponde violao da lei penal. C) o conceito de crime coincide com o conceito de infrao penal. D) no conceito analtico de crime pode adotar tanto a concepo bipartida quanto a tripartida. OAB - Penal - Aula 03 Fato Tpico I QUESTIONRIO:

1) (FGV 2008) Relativamente ao tipo objetivo, pode-se afirmar que o crime de incndio (art. 250: Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem) considerado: A) de perigo abstrato. B) de perigo concreto. C) de perigo presumido. D) de alto risco. E) de baixo risco. 2) Assinale a alternativa que contm os elementos do fato tpico: A) conduta, resultado, nexo causal e tipicidade; B) conduta, resultado, nexo causal e liame subjetivo; C) conduta, resultado e imputao objetiva; D) conduta, dano e nexo causal. OAB - Penal - Aula 04 Fato Tpico II QUESTIONRIO: 1) (FGV 2007) Caio dispara uma arma objetivando a morte de Tcio, sendo certo que o tiro no atinge um rgo vital. Durante o socorro, a ambulncia que levava Tcio para o hospital atingida violentamente pelo caminho dirigido por Mvio, que ultrapassara o sinal vermelho. Em razo da coliso, Tcio falece. Responda: quais os crimes imputveis a Caio e Mvio, respectivamente? A) Tentativa de homicdio e homicdio doloso consumado. B) Leso corporal seguida de morte e homicdio culposo. C) Homicdio culposo e homicdio culposo. D) Tentativa de homicdio e homicdio culposo. E) Tentativa de homicdio e leso corporal seguida de morte. 2) (OAB/Exame Unificado 2009.1) Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana, sem inteno de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o brao esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vtima de acidente de automvel, vindo a falecer exclusivamente em razo de traumatismo craniano. Acerca dessa situao hipottica, correto afirmar, luz do CP, que Ana A) no deve responder por delito algum, uma vez que no deu causa morte de Bruna. B) deve responder apenas pelo delito de leso corporal. C) deve responder pelo delito de homicdio consumado. D) deve responder pelo delito de homicdio na modalidade tentada.

OAB - Penal - Aula 04 Fato Tpico II QUESTIONRIO: 1) (FGV 2007) Caio dispara uma arma objetivando a morte de Tcio, sendo certo que o tiro no atinge um rgo vital. Durante o socorro, a ambulncia que levava Tcio para o hospital atingida violentamente pelo caminho dirigido por Mvio, que ultrapassara o sinal vermelho. Em razo da coliso, Tcio falece. Responda: quais os crimes imputveis a Caio e Mvio, respectivamente? A) Tentativa de homicdio e homicdio doloso consumado. B) Leso corporal seguida de morte e homicdio culposo. C) Homicdio culposo e homicdio culposo. D) Tentativa de homicdio e homicdio culposo. E) Tentativa de homicdio e leso corporal seguida de morte. 2) (OAB/Exame Unificado 2009.1) Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana, sem inteno de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o brao esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vtima de acidente de automvel, vindo a falecer exclusivamente em razo de traumatismo craniano. Acerca dessa situao hipottica, correto afirmar, luz do CP, que Ana A) no deve responder por delito algum, uma vez que no deu causa morte de Bruna. B) deve responder apenas pelo delito de leso corporal. C) deve responder pelo delito de homicdio consumado. D) deve responder pelo delito de homicdio na modalidade tentada. OAB - Penal - Aula 05 Fato Tpico III QUESTIONRIO: 1) (OAB/Exame Unificado 2009.3) Amaro, durante uma calorosa discusso no trnsito, desferiu, com inteno homicida, dois tiros de revlver em Bernardo. Mesmo dispondo de mais munio e podendo prosseguir, Amaro arrependeu-se, desistiu de continuar a ao criminosa e prestou imediato socorro a Bernardo, levando-o ao hospital mais prximo. A atitude de Amaro foi fundamental para a preservao da vida do Bernardo, que, contudo, teve sua integridade fsica comprometida, ficando incapacitado para suas ocupaes habituais, por sessenta dias, em decorrncia das leses provocadas pelos disparos. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) A atitude de Amaro caracteriza arrependimento posterior, tornando-o isento de pena, B) Amaro deve responder apenas pelo delito de leso corporal de natureza grave. C) Amaro deve responder pelo delito de tentativa de homicdio.

D) A atitude de Amaro caracteriza desistncia voluntria, ficando excluda a ilicitude de sua conduta. 2) (OAB/Exame Unificado 2009.1) Acerca dos institutos da desistncia voluntria, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opo correta. A) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros. B) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente. C) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. D) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados. OAB - Penal - Aula 06 Fato Tpico IV (Dolo, Culpa e Preterdolo) QUESTIONRIO: 1) (OAB/Exame Unificado 2009.2) Com relao ao dolo e culpa, assinale a opo correta. A) A conduta culposa poder ser punida ainda que sem previso expressa na lei. B) Caracteriza-se a culpa consciente caso o agente preveja e aceite o resultado de delito, embora imagine que sua habilidade possa impedir a ocorrncia do evento lesivo previsto. C) Caracteriza-se a culpa prpria quando o agente, por erro de tipo inescusvel, supe estar diante de uma causa de justificao que lhe permite praticar, licitamente, o fato tpico. D) Considere que determinado agente, com inteno homicida, dispare tiros de pistola contra um desafeto e, acreditando ter atingido seu objetivo, jogue o suposto cadver em um lago. Nessa situao hipottica, caso se constate posteriormente que a vtima estava viva ao ser atirada no lago, tendo a morte ocorrido por afogamento, fica caracterizado o dolo geral do agente, devendo este responder por homicdio consumado. 2) (OAB/Exame Unificado 2007.3) Com relao aos crimes culposos, correto afirmar que se denomina A) imprudncia a conduta do atirador de elite que mata a vtima em vez de acertar o criminoso. B) Culposa a conduta do motorista que foge, omitindo socorro aps provocar um acidente de trnsito. C) Impercia a conduta do motorista que desrespeita um sinal vermelho em um cruzamento. D) Negligncia a conduta do pai que deixa sua arma de fogo ao alcance de seus filhos menores.

OAB - Penal - Aula 07 Ilicitude (Antijuridicidade) QUESTIONRIO: 1) (FGV 2008) Joo da Silva jogador de futebol profissional, disputando a final do campeonato estadual. Aos 40 minutos do segundo tempo, o juiz marca um pnalti a favor do time de Joo. Escalado para cobrar o pnalti, Joo desfere um potente chute em direo ao gol, atingindo, porm, a cabea do goleiro adversrio, Jos de Arimatia, vindo este a falecer em decorrncia das leses provenientes da referida ao contundente. A esse respeito, assinale a alternativa correta. A) Joo da Silva deve ser condenado pelo cometimento do delito de homicdio culposo. B) Joo da Silva deve ser absolvido. Embora a conduta seja tpica e antijurdica, no culpvel. C) Joo da Silva deve ser condenado pelo cometimento do delito de homicdio doloso. D) Joo da Silva deve ser absolvido, tendo em conta estar ele amparado pela excludente de ilicitude de exerccio regular do direito. E) Joo da Silva deve ser absolvido, tendo em conta estar ele amparado pela excludente de ilicitude de estrito cumprimento do dever legal. 2) (FGV 2008) Considera-se em legtima defesa quem: A) pratica o fato sob coao irresistvel. B) pratica o fato para salvar-se de perigo que ele prprio provocou. C) pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio cujo sacrifcio no era razovel exigir-se. D) pratica o fato por erro plenamente justificado pelas circunstncias e que tenha sido causado por terceiro. E) pratica o fato utilizando moderadamente dos meios necessrios para repelir uma agresso injusta a direito prprio ou de outrem, desde que a agresso seja atual ou iminente.

OAB - Penal - Aula 31 Legislao Penal Especial III QUESTIONRIO: 1) (OAB/Exame Unificado 2009.3) Considere que Jlio, usurio de droga, tenha oferecido pela primeira vez, durante uma festa, a seu amigo Roberto, sem intuito de lucro, pequena quantidade de maconha para consumirem juntos. Nessa situao hipottica, Jlio A) praticou conduta tpica, entretanto, como a lei em vigor despenalizou a

conduta, ele deve ser apenas submetido a admoestao verbal. B) praticou trfico ilcito de entorpecentes e, de acordo com a legislao em vigor, a pena abstratamente cominada ser a mesma do traficante regular de drogas. C) dever ser submetido pena privativa de liberdade, diversa e mais branda que a prevista abstratamente para o traficante de drogas. D) praticou conduta atpica, dada a descriminalizao do uso de substncia entorpecente. 2) (FGV 2010) O oferecimento da substncia entorpecente Cannabis sativa L. (popularmente conhecida como maconha) a outrem sem objetivo de lucro e para consumo conjunto constitui o seguinte crime: A) posse de drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar para consumo pessoal (art. 28, da Lei 11.343/2006), punido com penas de advertncia, prestao de servios comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. B) conduta equiparada ao crime de trfico de drogas (art. 33, 3, da Lei 11.343/2006) punido com pena de deteno seis meses a um ano, pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuzo das penas de advertncia, prestao de servios comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. C) cultivo de plantas destinadas preparao de pequena quantidade de substncia ou produto capaz de causar dependncia fsica ou psquica para uso pessoal (art. 28, 1, da Lei 11.343/2006) punido com penas de advertncia, prestao de servios comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. D) trfico de drogas (art. 33, da Lei 11.343/2006), punido com pena de recluso de cinco a quinze anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. E) posse de drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar para consumo pessoal (art. 28, da Lei 11.343/2006), punido com penas de deteno de seis meses a dois anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

You might also like