You are on page 1of 12

CONSIDERAESSOBREANLISEEESCOLHADELIVROS

Com o objetivo de orientar e subsidiar o estudo e anlise de livros didticos, tcnicos e de literatura que so disponibilizados para a rede estadual, a Secretaria da Educao, Cincia e Tecnologia apresenta o documento Consideraes sobre anlise e

escolhadelivros.
Sugerimosprocedimentosparaaanlisedelivros,comaintenodeorientar,sem fornecer modelos ou padres determinados para uma anlise, mas proporcionar aos educadoresumareflexosobreoslivrosqueintegraroouniversodoseducandos. A qualidade do ensino no passa somente pela utilizao dos materiais pedaggicos, mas tambm, pelo contedo trabalhado na interao professor e aluno. importante que a anlise de livros esteja embasada na concepo de humanidade, de conhecimentoedeaprendizagemnorteadaspelaPropostaCurriculardoEstadodeSanta Catarina. Destacase, ento a importncia de se discutir o valor e a qualidade do livro didtico,literrioetcniconoprocessodesocializaodoconhecimento.

1 EquipedeEnsinoFundamental

Texto revisado pela equipe pedaggica do ensino fundamental, com base no texto editado em 1999.

OLIVRO,ESSEMUNDODECOISAS

Umlivroformulaidiasquedivertem,informameensinam.Nessesentido,aleitura amplia os horizontes de possibilidades de interlocuo porque permite que se dialogue comooutroparaperceberoquesedissesobredeterminadoassuntoeaformacomose disse. Permite, ainda, que possamos construir as nossas palavras com as palavras do outro.

Soasleiturasjfeitasdeumlivro(oudeumtexto)easleiturasjfeitasporum leitorespecficoquedirigemacompreensoeproduzemahistriadeleituradecadalivro. Os sentidos, elaborados historicamente por quem escreve e por quem l, e a intertextualidade (relao de um texto com outros textos) so fatores que podem determinarasinterpretaespossveisdeumlivro.

Esse entendimento sustentase numa concepo de leitura como a interlocuo que se estabelece entre sujeitos e, como tal, espao de construo e circulao de sentidos(Geraldi,1996,p.96).Aleituraconstituise,assim,noconfrontointerlocutivoem queinteragemotexto,olocutoreointerlocutor.

O leitor pea fundamental deste envolvimento e dele tambm depende o desvendardosmistriosdeumlivro.Aleituradeumtextopossibilitaqueseestabeleam relaes com outros textose coma realidade histricocultural decada tempo. Ao ler, o leitorse envolvecomoassuntoepode,destaforma,repensarosseusconceitos acerca domundo,dahumanidade,darelaoqueestabelececomooutroecomarealidade.

Assim, ao analisar um livro, importante que se conhea bem o tema ou o contedo que o compe, para poder fazer uma leitura aprofundada, tirando do prprio textooselementosparaseelaboraraanlise.

CONSIDERAESSOBREANLISE
Oslivrosnoexistemnovcuo,osescritores,comotais,temuma funosocialdefinidaexatamenteproporcionalasuacompetncia 2 comoescritores.Essaasuaprincipalutilidade.(EzraPound)

Paraelaborarumaanlisenecessrio,antesdetudo,quesepensemossobreos sentidos da palavra analisar. Segundo Holanda (1988, p. 28), analisar decompor um todoempartescomoobjetivodeconhecerasuanatureza,suaspropores,suasfunes esuasrelaescomestaouaquelanatureza.

Isto quer dizer que um objeto, ao ser analisado, ter uma implcita relao com outro(s)objeto(s).Assim,seotextoabordaquestespsicolgicas,remeteoanalistaao conhecimentodaPsicologia,seaparecemaspectosfilosficos,aleituraremeteaquestes da Filosofia. Em outras palavras: cada livro apresenta as caractersticas da rea do conhecimentoquelhepertinente,mas,tambm,concepesreferentesaoconhecimento de outras reas. Ou ainda: cada texto estabelece relaes com outros textos e com a realidadehistricoculturaldecadatempo,possibilitandoaoleitororepensardosconceitos acercadomundoedahumanidade.

Moises (1997, p. 13) define a anlisecomo um processo de desmontar um todo comvistascompreensoprofundaerigorosadesuaestrutura.Umobjeto,umcontedo, uma equao matemtica, uma idia, um problema... quando decomposto est sendo analisado.

Ainda,paraesteautor,umamatriapodeseranalisadacomoumapeaautnoma em si, sem ligao nenhuma com o exterior ou com outros objetos, mas poder ser entendida de modo diferente quando analisada na relao que estabelece com outros objetos(nestecaso,comoutrostextos).

Tomando como parmetro estes conceitos, apontamos a seguir alguns encaminhamentos tcnicos de como elaborar uma anlise de livros didticos, tcnicos e literrios.

FragmentodepensamentodopoetanorteamericanoEZRAPOUND,extradodaobraLiteratura

BrasileiradeJosdeNicola.

COMOSEANALISAUMLIVRO

Inicialmente,comojdissemos,nohmodelosfixosparaumaanlise,poiscada uma tem sua especificidade, pelo texto ou pelo conhecimento e pela leitura de quem a realiza.Nestesentido,fizemosapenassugestesdecomopossvelrealizarestetrabalho queseconstituidaleituraqueumsujeito(leitoranalista),situadohistoricamente,fazdeum livro,produzidoporumautor,tambmsituadonumtempoeespaodeterminados.

Aanlisedeversertrabalhadanosentidodepossibilitaraointerlocutorumaviso geral do livro estudado. Podese desenvolver a partir do tema, detalhado ou no em partes,atravsdecomentriosedeargumentaoconsistente.Opontodevistadoleitor analista,relacionadoaoquesepropeopinar,questionar,favorecendoounoolivroem questo,fundamentalnestetrabalho.Acoernciaecoesosoimportantesparamanter a unidade do texto, possibilitando sua melhor compreenso. Lembramos, ainda, a necessidadedeconstararefernciabibliogrficadaobraemquesto.

Quem analisa um texto ou um livro deve oferecer informaes significativas que, almdeexplicar,permitamaoleitordiscordarouconcordarcomaanliseapresentada. necessrio seguir os princpios bsicos da produo de textos, atendendo aos objetivos dessemomentoenunciativoregistrodaanlisedeumlivro.

OLIVRODIDTICO

AEscolahdeserparamimumcuonde,acadadia surge uma estrela nova... (ISA CH, uma menina


3 uruguaiade12anos)

Como em algumas escolas o livro didtico , ainda, o nico material pedaggico escrito,hanecessidade deseanalisar cuidadosamenteesserecurso didtico antesde otimizlo na sala de aula. A anlise criteriosa dessematerial, entre outros aspectos, se justifica devido ao risco que corremos de afastar os educandos dos livros de um modo
3

FragmentoextradodocadernoCemPerguntasSobreaVidadaCriana,relativoexperinciana EscolaCanterasDelRiachuelo,ColniaUruguai.

geral. Uma experincia frustrada com o livro didtico (s vezes o nico livro a que a crianatemacesso)podeafastaressacrianadaleitura.

Entendemos o livro didtico como uma obra escrita (ou organizada, como acontecetantasvezes)comafinalidadeespecficadeserutilizadanumasituaodidtica, oqueatorna,emgeral,anmalaemoutrassituaes(Molina,1987:10).Sendoassim,o livro didtico no um fim em si mesmo, mas um complemento ao trabalho global dos professores (Ibid). O livro didtico pode se constituir, assim, num recurso para o fazer pedaggico,desdequeosprofessorestenhamentendimentodafunoqueelerepresenta noprocessodeensinoeaprendizagem.

Aquihumoutroaspectoqueprecisamosconsiderar.Olivrodidticonodeveser adotado pelo professor com sendo o nico recurso a ser trabalhado com os alunos, embora,hprofessoresqueorientamasuaprticapedaggicaapartirdele.Dentrealguns problemas que isso pode representar, destacase ainda que em geral, os textos que compemumlivrodidticosofragmentosdeoutrostextosenemsemprecontemplama diversidade de gneros do discurso, com o quais os alunos tm contato diariamente, limitando as suas possibilidades de reflexo e anlise. H, neste sentido, uma forma de apagamentodoprofessoredoalunocomosujeitosdoprocessodeproduodesentidos na leituradeum texto, jqueo autordo livro didticopropeasualeituraque,muitas vezes,aceitasemserquestionadah,ainda,ostextosquesofabricados,simplificandoo complexoprocessodeproduodesentidos.

Levando em conta essas reflexes e que a qualidade do livro a ser utilizado pelos alunos e pelas alunas tem implicao no ensino, sugerimos alguns critrios de anlise a seremconsideradospelasescolasantesdaadoodeumdeterminadolivrodidtico:

Verificar se o livro incorpora os avanos da cincia, da tcnica e das novas concepespedaggicaseeducacionais

Verificar,emsetratandodenovaediooudeediorevisada,seocontedoe suaabordagemforamatualizados

No adotar livros que contenham, basicamente, exerccios do tipo: identifique, risque,sublinhe,sigaomodelo,copie,resolva,arme,efetue,etc.

Noadotarlivrosqueveiculemconcepesdemundopreconceituosasnotocante
classesocial,raa,etnia,aognero,credo,idade,oposexual,entreoutros

Observar se os contedos trabalhados no livro se apresentem com clareza, coernciaenvelargumentativoconsistente

Observar que o livro, especialmente o de lngua portuguesa, apresente vrios gneros textuais, como por exemplo: publicidade, reportagem, conto, crnica, noticia jornalstica,bula,receitaculinria,entreoutros.

Ressaltamos que com essas sugestes de critrios no pretendemos fechar as muitas outras possibilidades a considerar, quando da anlise e escolha de um livro didtico.Pretendemos,tosomente,chamaraatenodoseducadoresedaseducadoras para a necessidade de analisarem criteriosamente os recursos pedaggicos por eles utilizados.

importantequeofiocondutordoprocessodeanliseeescolhadolivrodidtico estejapautadonasconcepesdehumanidade,deconhecimentoedeaprendizagemque sustentam o Projeto Poltico Pedaggico da escola. Sabemos que o livro didtico resultado da produo tecnolgica de uma determinada poca e, atualmente, pode no contemplartodososobjetivosdapropostapedaggicadecadaescola.Porisso,cabeaos professores mediadores do processo de ensino e aprendizagem o entendimento de que a produo tecnolgica disponvel,nos dias atuais, muitomais rica do que o livro didtico e de que precisam buscar em jornais, revistas, fitas de vdeo. CDROM, na

Internet e na msica, dentre outros meios, os elementos necessrios para o


aprimoramentodesuaprticapedaggica.Comesteentendimento,olivrodeverserum meio, dentre os muitos, de que os professores dispem para aprimorar o seu fazer pedaggico. Percebendo o livro didtico como parte integrante do processo pedaggico, necessrioqueoseducadoresestabeleamrelaesentreocontedoabordadonolivroe

o espao histricosocial de sua produo, bem como, com a vida e com as prticas sociaisdahumanidade,numaperspectivalocaleglobal.
4 LIVRODELITERATURA

Palavras so tudo, para quem escreve. Ou quase tudo. Comoaserra,omartelo,apaina,amadeira,acolaeos pregosparamarceneirocomoacolher,oprimo,ostijolos eaargamassaparaopedreiro.Comoafazenda,alinha, a tesoura e a agulha para o alfaiate. Estou falando de instrumentode trabalho, porque escrever,nemsempre consideradocomoumtrabalho.(MoacirScliar). Aliteratura,comoarte,umconhecimentoproduzidopelahumanidade,carregado de sentidos pessoais, de tempos diversos e de cada tempo em particular. Isso significa dizer que o texto literrio reflete o real em vrios sentidos e, como tal, tem um carter polissmico. Nessesentido,olivrodeliteraturanodeveterafunosimplesmentedeobjetode ensino, umavez queelese constitui da produo deumautor e dossentidos atribudos porumleitor,ambossituadoshistricaesocialmente.importantequeumaobraliterria seja percebida e respeitada como ponto de encontro entre o autor e o leitor. Porm, existem diferentesobjetivose procedimentosparacadaleituraquesefaz deummesmo livro,umavezqueosinteresseseosconhecimentosdosleitoressovariados.

Na escola, a leitura literria precisa ser incentivada na medida em que, alm do prazer que proporciona, permite o desenvolvimento intelectual. A criana, por exemplo, descobredesdecedooprazerdaleitura.Inicialmente, elamanuseiao livroeobservaas ilustraes, interessandose pela histria. Em princpio, ouvindoa e depois lendoa. Normalmente, as crianas querem que lhe contem histrias cabe escola e aos educadores,desempenharopapeldecontarefazerlerhistrias.

Precisamosconsiderar,ainda,queotextoliterriopodeapresentarseemprosae emverso.Essasduasformasdevemestarpresentesnoprocessodeseleoeanlisedo livro deliteratura,semseprivilegiarumaemdetrimentodaoutra. Aresistncia poesia, naprtica pedaggica, jfoireferida por Drumond(1967)quandodiz queascrianasde modogeralsopoetase,comotempo, deixamdesloporqueaescolano repara em
4

FragmentodaobraMemriasdeumAprendizdeEscritor,deMoacirScliar.

seu ser potico, no atende sua capacidade de viver poeticamente o conhecimento e o mundo.

Concluse, assim, que a presena da obra literria tornase fundamental nas escolas. Da a necessidade de proporcionar aos alunos o acesso ao maior nmero possvel de gneros literrios, do clssico ao contemporneo, contribuindo, significativamente,paraaconstruodesuahistriadeleitura.

Embasadanasconsideraesfeitas,convmqueaescolaobservealgunscritrios, quandodaanliseeescolhadelivrosdeliteratura:

Quantoqualidade Devese dar preferncia para livros que sejam escritos em linguagem bem elaborada, tcnica e esteticamente, e que contenham textos integrais (no fragmentos, nem adaptaes). As capas e as ilustraes devero ser atraentes e ter relao com o texto. Ressaltamos que, nos livros para crianas pequenas, as ilustraes so to necessriasquantootextoqueestescrito,umavezqueelassooprpriotexto.

Quantoaoestilo Oestilodolivrodeliteraturadevercorrespondersnecessidadeseinteressesde seuleitor, numalinguagemque lhesejaadequada.Progressivamente,ostextosqueso disponibilizados aos alunos devem conter maior complexidade na linguagem e nos contedos.Afantasiaeomaravilhosoprecisamestarpresentes,especialmentenoslivros infantis,poiscontribuemparaodesenvolvimentodacriatividade,doimaginrioedogosto pelaleitura,esoindispensveisaopensardacriana.

Quantoaomaterial Omaterialdolivrodeveserapresentvele,aomesmotempo,resistenteparaevitar quese danifique com o manuseio. Como muitos livros propematividadesde ilustrao, derecorteecolagemapartirdotemadesenvolvido,tornandoosdescartveis,sugerimos que se d preferncia aos que no o sejam. O tipo de letra dever ser legvel, e tanto maiorquantomaisjovemforoleitor.

Quantoaointeresse

importantequeaescoladisponibilizelivrosliterriosqueatendamosinteresses dosalunosdesrieseidadesdiferentes.Hquetomarocuidado,porm,paraquenose inicieotrabalhodeleituracomtextosmuitocomplexos,eparaquenosepermaneaem todos os momentos da escolarizao com textos que, por serem agradveis, no so suficientemente desafiadores e provocativos para as crianas, os adolescentes e os jovens,medidaqueseuconhecimentopermiteavanarparatextosmaiscomplexos.

Cabeaoseducadoresconhecerseusalunosparapodersugerirlheobrasliterrias que atendam as necessidades e os interesses mais imediatos, alm de incentivlos na buscadoaprimoramentodogostoliterrio.

OLIVROTCNICO Ostextosquesedestinamadivulgarteoriaseconhecimentoscientficosparecem, numaprimeiraleitura,muitocomplicadosedifceis.Emparte,estadificuldadepodeestar naterminologiacientficaempregada,umavezqueestasepreocupaem exprimir,com a maiorprecisopossvel,osfenmenosestudados.

Entendemos,assim,comolivrotcnicoaquelequeexplicitamentevisainstruir,que temfinalidadespedaggicas,queestrelacionadoaoensinodascincias,dasartes,das tcnicas,etc(Plato&Fiorin,1993,p.406).,portanto,umtextoconceitual.

Olivrotcnicodequalquerdisciplinatrabalhacomtermosespecficosdesuarea do conhecimento e da teoria que o fundamenta. Portanto, para que no se tenha dificuldade no entendimento desde tipo de texto, necessrio que se conhea o significadodostermoscomquetrabalha,oqueimplicaemconhecerateoria(princpiose conceitos)quefundamentaadisciplinaemquesto.

Outroaspectoimportanteaconsiderar,quandodaanlisedeumlivrotcnico,o conhecimentoprviodoleitor.Seotextofordeiniciaoaoestudodedeterminadateoria, disciplina ou conhecimento, poder ter definies que permitam o entendimento da fundamentao terica. Mas, se o texto se referir a uma discusso mais avanada da

teoria, disciplina ou conhecimento poder no abordar as definies dos termos que permitemasuacompreensoporleitoresiniciantes.

Precisamos,ento,considerarotipode leitor aquese destinao texto quandode sua escolha, j que pode se tornar de difcil compreenso, se do tipo que exige um conhecimentoprvioqueoleitornopossui.Porm,omesmotextopodeserrepetitivoe desinteressante se o leitor j domina os conceitos fundamentais que so discutidos na obra.

Considerandooacimaexposto,relacionamosalgunsaspectosaseremobservados quandodaanliseeescolhadeumlivrotcnico,tantoparaousodosprofessoresquanto paraousodosalunos: Cartercientficodotextoedostermosespecficoscomosquaistrabalha Consistnciaargumentativa,coesoecoerncianalinguagemutilizada Consistnciadafundamentaoterica Conhecimentoprviodoleitoraquesedestinaotexto.

Mesmo considerando os critrios sugeridos, muitas vezes, a leitura de um livro tcnico requer tambm o uso de obras auxiliares do prprio autor ou de um dicionrio especfico da rea em questo (Filosofia,Sociologia, Psicologia,entreoutros). Alertamos que o uso de textos tcnicos para trabalhar o conhecimento cientfico com crianas pequenas deve pressupor o pensamento sincrtico, prprio da infncia, que exige dos professores a utilizao de informaes complementares, comparaes, representaes ououtrasestratgiasquesefizeremnecessriasparaauxiliarnoprocessodeformaode conceitos. Noslivrostcnicos,atemticapropostapeloautordevecontribuirparaumamelhor compreenso e aprofundamento tericometodolgico das questes educacionais e sociais,nosentidodequeoseducadorespossamestarpermanentementequestionandoe repensandocomosuaaopedaggicainterferenaformaodocidadodeseutempo.

CONSIDERAESFINAIS

A determinao da qualidade de um livro tambm de responsabilidade dos professores, uma vez que devero participar do processo de sua avaliao e de sua escolha.

Assim, todos os que esto envolvidos na escolha do livro didtico, literrio ou tcnico,devemconsiderarqueosalunosso atoresfundamentaisdesse processoeque formarleitorestambmfazercidadosdomundo.Porm,ningumformaooutroleitorse eleprprionoofor.

Assugestesqueaquiapresentamosconstituemseemorientaesqueprecisam seradequadaseenriquecidasacadasituaodeanlisequeseapresentar.

BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Carlos Drumond de. Considerao do Poema. Obras Completas 2. Rio de Janeiro: EditoraRiodeJaneiro,1967. ASSIS,Machadode.MemriasPstumasdeBrsCubas.SoPaulo:tica,1985. BAKHTIN,Mikhail(Voloshinov).Marximoefilosofiadalinguagem.4.ed.SoPaulo:Hucitec,1988. ________. Esttica da criao verbal. Trad. Maria Ermantina Galvo Gomes Pereira ver. Trad. MarinaAppenzeller.SoPaulo:MartinsFontes,1992. CORACINI,MariaJos.Ojogodiscursivonasaladeauladeleitura.Campinas:Pontes,1995. FIORIN,JosLuizeSAVIOLI,FranciscoPlato.Paraentenderotexto:Leitura eRedao,7ed. SoPaulo:tica,1993. FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questo. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Mdicas,1994.Or.Fr.1989. GERALDI,JooWanderley.Portosdepassagem.2.ed.SoPaulo:MartinsFontes,1993. ________, Linguagem e ensino: exerccios de militncia e divulgao. Campinas: Mercado de LetrasALB,1996. HOLANDA,AurlioBuarquede.DicionrioAurlio.RiodeJaneiro:NovaFronteira,1988. KLEIMAN,ngela.Oficinadeleitura:teoriaeprtica .Campinas:Pontes/EDUNICAMP,1993. MOISS,Massaud,AnliseLiterria.SoPaulo:Cultrix,1997. MOLINA,Olga.Quemenganaquem:professorxlivrodidtico.Campinas:Papirus,1987. ORLANDI,EniP.Discursoeleitura.SoPaulo:Cortez,1988. SCLIAR,Moacir.Memriasdeumaprendizdeescritor.RiodeJaneiro:Ed.Nacional,1986. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO (Santa Catarina). Proposta Curricular: Disciplinas Curriculares.Florianpolis:SED/COGEN,1998. TERZI,SylviaBueno.Aconstruodaleitura.Campinas:EditoradaUNICAMP/Pontes,1995. VASCONCELLOS, Celsodos Santos. Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad,1995b(CadernosPedaggicosdoLibertad,v.2). VYGOTSKY,L.S.Aformaosocialdamente .SoPaulo:MartinsFontes,1984. __________,Pensamentoelinguagem.Trad.JfersonLuizCamargover.Tc.JosCipollaNeto. SoPaulo:MartinsFontes,1995. VYGOTSKY,L.S.,LURIA,A.R.LEONTIEV,A.N.Linguagem,desenvolvimentoeaprendizagem.5. ed.Trad.MariadaPenhaVillalobos.SoPaulo:cone/EDUSP,1988. ZILBERMAN, Regina e Silva, Ezequiel T. da Leitura: perspectivas interdisciplinares: So Paulo: tica1988.

ZILBERMAN, Regina e Silva, Ezequiel T. da Leitura: em crise na escola: as alternativas do professor.6ed.PortoAlegre:tica1988.

You might also like