You are on page 1of 14

Central de Cursos Prof.

Pimentel
1. (MPE/11)- Examine as afirmaes abaixo e responda: I-A criminologia crtica parte da premissa de que a Criminologia no deve ter por objeto apenas o crime e o criminoso como institucionalizados pelo direito positivo, mas deve questionar tambm as bases estruturais econmicas e sociais que caracterizam a sociedade na qual vive o autor da infrao penal. II-Entende a doutrina que cabe criminologia crtica questionar os fatos como expresso da decadncia dos sistemas scio-econmicos e polticos. III-Conforme entendimento doutrinrio, cabe criminologia crtica reter como material de interesse para o Direito Penal apenas o que efetivamente merea punio reclamada pelo consenso social, e denunciando todos os expedientes destinados a incriminar condutas que, apenas por serem contrrias aos poderosos do momento, poltica ou economicamente, venham a ser transformadas em crimes. IV-Na viso dos doutrinadores da criminologia crtica, o princpio do fim ou da preveno da pena questionado a partir do entendimento de que a ressocializao no pode ser obtida numa instituio como a priso, que sempre seria convertida num microcosmo no qual se reproduzem e agravam as graves contradies existentes no sistema social exterior. V-No entendimento dos doutrinadores da criminologia crtica, o princpio da culpabilidade questionado a partir da teoria das subculturas, segundo a qual o comportamento humano no representa a expresso de uma atitude interior dirigida contra o valor que tutela a norma penal, pois no existe apenas o sistema de valor oficial, mas uma srie de subsistemas de valores decorrentes dos mecanismos de socializao e de aprendizagem dos grupos e do ambiente em que o indivduo se encontra inserto. a) todas as afirmativas esto corretas. b) as afirmativas I, III, IV e V so as nicas corretas. c) as afirmativas IV e V so as nicas corretas. d) as afirmativas I, III, IV e V so incorretas. e) todas as afirmativas so incorretas. 02. Assinale a alternativa incorreta: a) Beccaria, Montesquieu, Rousseau, Voltaire, Locke, Feuerbach,Bentham, Filangieri, Romagnosi e Lardizbal so os representantes maisimportantes ou conhecidos do Direito penal durante o Iluminismo.

Exerccios de Criminologia
b) O Iluminismo apareceu como reao contra o Direito e a Jurisprudncia do Ancienne Regme vigentes at finais do sculo XVIII,bem como contra um sistema cujas leis correspondiam nica idia da preveno geral ou intimidao e tomava o delinqente como meroexemplo para os demais. c) As Ordenaes Afonsinas, Manuelinas e, particularmente, o CdigoFilipino ,Livro V das Ordenaes do Reino 1603 a 1830 (que possua,dentre outras, as seguintes caractersticas: (I) desumanidade; (II)crueldade; (III) desigualdade e(IV) arbitrariedade) so exemplos de um Direito penal antiiluminista que vigorou no Brasil. d) Embora nossa independncia tenha ocorrido em 1822, as OrdenaesFilipinas vigoraram entre ns at o Cdigo republicano, promulgado apsa proclamao da Repblica. 03. Assinale a alternativa incorreta: a) Predominava quanto pena a preveno especial negativa (queencontrou apoio depois na teoria da coao psicolgica de Feuerbach: o desprazer da pena tem que ser maior que o prazer do crime). b) Beccaria, autor da obra Dos Delitos e das Penas, criticou airracionalidade, a arbitrariedade e a crueldade das leis penais eprocessuais do sculo XVIII. c) Beccaria propugnou pelo princpio da legalidade dos delitos (legalidadecriminal) e das penas (legalidade penal), pela convenincia de umapoltica de preveno do crime e pela teoria utilitarista do castigo (quevisa a evitar futuros crimes). d) O iderio filosfico-poltico do Iluminismo assentou-se nas seguintesbases, dentre outras: (I) na prioridade do indivduo frente ao Estado e (II)na proclamao dos Direitos naturais que o Estado deve reconhecer eproteger. 04. Assinale a alternativa incorreta: a) A secularizao, o legalismo e o contratualssimo so algumas dasprincipais caractersticas do Direito penal liberal. b) Segundo a maior parte da doutrina nacional, a prisionizao no uma das caractersticas do Direito penal liberal, em razo da crueldade ebrutalidade da pena privativa de liberdade.

Central de Cursos Prof. Pimentel


c) A concretizao do ideal iluminista no mbito do Direito penalaconteceu ao longo do sculo XIX, quando surgiram os primeiros Cdigospenais (Baviera 1813, Espanha 1848 etc.), os quais tinham sentidoclaramente liberal. d) Seguiram-se ao Iluminismo, ao longo dos sculos XIX e XX, asseguintes escolas e ideais penais: a Escola clssica, o correcionalismo, o positivismo, as escolas Eclticas, o sistema causal-naturalista do delito,o neokantismo, o nazismo (Escola de Kiel), o finalismo (moderado eradical), as concepes sociolgicas (funcionalismo), abolicionismo,neoretribucionismo (movimento da lei e da ordem) e Direito penalmnimo. 05. Assinale a alternativa incorreta: a) As principais caractersticas criminolgicas da Escola clssica so,dentre outras, as seguintes:I) normalidade do delinqente (Nadadistingue o homem delinqente do no delinqente, porque todos oshomens so iguais, qualitativamente iguais) e b) irracionalidade do crime(O crime uma conduta irracional, incompreensvel, de quem no usode sua liberdade no soube escolher o que realmente lhe interessa,levado por suas paixes etc.). b) Alm de Feuerbach (que foi o autor do primeiro Cdigo penal, em 1823 Cdigo penal da Baviera ) Carrara citado como um autorparadigmtico do pensamento clssico (sua obra Programa de Direitopenal a expresso maior da Escola clssica). c) A Escola clssica foi criticada e abandonada em razo de no cuidardo homem concreto, do delinqente real, da sociedade onde vive essedelinqente, da origem do delito. d) Em oposio ao pensamento abstrato (da Escola clssica) surgiu achamada Estatstica Moral ou Escola Cartogrfica, cujos principais representantes foram Quetelet, Guerry, Von Mair, Fregier e Mayhew. 06)Assinale a alternativa incorreta: a) Para a Escola cartogrfica ou Estatstica moral o crime, em sntese, um fenmeno social, de massas, no um acontecimento individual, uma magnitude assombrosamente regular e constante, um fenmenonormal, isto , inevitvel, constante, regular, necessrio e o nico mtodoadequado para a investigao do crime como fenmeno social e demagnitude constante o mtodo estatstico.

Exerccios de Criminologia
b) O positivismo criminolgico ou Escola positiva (final do sculo XIX)retratou (consoante Comte) o momento cientfico da cincia penal esuperou, assim, as etapas mgica ou teolgica (pensamento antigo) eabstrata ou metafsica (racionalismo ilustrado, Escola clssica). c) A passagem do classicismo para o positivismo foi influenciada pelaobra de Darwin (1809-1882). Apenas dois dos seus postulados seriamassumidos pela Escola positiva: (a) a concepo do delinqente comoespcie atvica, leia-se, no evoluda; (b) a mxima significaoconcedida carga ou legado que o indivduo recebe por meio da herana. d) Lombroso representa a linha antropobiolgica. Sua teoria dacriminalidade acentua a relevncia dos fatores biolgicos individuaisassim como o carter atvico-regressivo do delito. 07)Assinale a alternativa mais correta: a) Garfalo sistematizou e divulgou o pensamento positivista, suavizandoextremismos doutrinrios. Jurista conservador, dedicou todo seu esforoa transformar os postulados tericos do positivismo em mdulosnormativos que inspirassem as leis e transformassem a realidade pormeio da prtica diria dos juzes. b) O mtodo do positivismo o da investigao experimental. O crime,portanto, deve ser enfocado do ponto de vista ideal, racional (Ferri). c) Segundo Gabriel Tarde, trs so os fatores que explicam o incrementodas taxas de delinqncia: (a) a quebra da moral tradicional baseada nosistema tico do cristianismo; (b) o desenvolvimento nas classes mdias ebaixas de um desejo de progresso e bem-estar, determinante de uma altamobilidade social e geogrfica com o respectivo debilitamento das classes tradicionais assim como dos grupos primrios e (c) o xodo do campopara a cidade, que desequilibra o mercado de trabalho, que no pode darresposta ao desmedido e acelerado incremento da demanda dosinteressados em trabalhar. d) De todas as escolas eclticas, apenas uma teve grande destaque, qual seja, a Terza Scuola (na Itlia) De qualquer modo, tambm poderia sercitado como ecltico o Movimento da Defesa Social. 08) Assinale a alternativa inteiramente correta:

Central de Cursos Prof. Pimentel


a) Entre o controle social informal e formal pode-se destacar a seguintediferena: enquanto o segundo (formal) no segue o devido processolegal; o primeiro tem forma e sanes previamente descritas em lei,permite-se ampla defesa etc. (controle penal, v.g.). O que existe decomum entre os clssicos o mtodo racionalista e dedutivo. b) As nicas diretrizes evidentes da Jovem Escola ou Escola Sociolgicaforam: 1) substituio das premissas filosficas da Escola clssica porum claro pragmatismo que pressupe a anlise e o conhecimento darealidade social; 2) contemplao do delito como fenmeno natural ejurdico ao mesmo tempo, compaginando o estudo emprico de suascausas com a elaborao dogmtica. Frente ao reinado solitrio doDireito penal, do mtodo dedutivo e abstrato, da lgica puramenterepressiva e de uma concepo liberal e absenteista do Estado diante doproblema da delinqncia, F. Von Liszt lutou pela abertura do Direito aoconhecimento criminolgico, colaborao dos mtodos naturais (nomarco da Cincia total do Direito penal). c) A primeira formulao programtica da defesa social deve-se a A.Prins, que dela cuidou no ano de 1910. A consolidao desse conjunto deidias adveio com F. Gramtica e Marc Ancel, que se preocuparam emarticular uma eficaz proteo da sociedade por meio da devidacoordenao da Criminologia, da Cincia Penitenciria e do Direito penal. O positivismo naturalista reclamava como objeto da atividade jurdica arealidade emprica o delito entendido como fenmeno real. d) As concepes metodolgicas de Arturo Rocco encontram-seformuladas em seu conhecido discurso de Sassari, pronunciado em 23de janeiro de 1910 (Il problema e ilmetododellascienzadelDirittoPenale). A teoria do delito que nasce nessa poca (causalismo ou teoriacausal-naturalista) enfoca a conduta como simples movimento corpreode fazer ou no fazer. O crime, nessa poca, dividido em duas partes:(a)objetiva e (b) subjetiva. 09. Tratamento e preveno (do delito), para terem sucesso, demandam amplos programas que envolvam recursos humanos junto comunidadee que concentrem esforos dos cidados em torno das foras construtivas da sociedade. (...) A unidade de operao a vizinhana. Se o crime um fenmeno associado cidade, a reao ao crime tambm o . Deve abranger reas restritivas em extenso e com, no mximo, 50.000 habitantes nessa rea. (SHE-

Exerccios de Criminologia
CAIRA, Sergio Salomo.Criminologia. So Paulo: RT, 2004, p. 167). O texto acima introduzido nas propostas de uma teoria criminolgica sobre o problema do crime que tem se destacado na mdia brasileira, sobretudo nos projetos planejados administrados no mbito municipal, marcados pela interveno no ambiente que favorece a prtica delitiva. Assinale a alternativa que corresponde a essa teoria criminolgica: a) b) c) d) teoria do criminoso nato (Lombroso) teoria ecolgica criminal (Escola de Chicago) teoria da anomia (Durkhein e Merton) teoria do vnculo social (Hirschi)

10. Assinale a alternativa incorreta: a)O termo clssico, que integra a denominao da Escola Clssica do Direito penal, foi criado pelo movimento positivista (Ferri, precisamente) com sentido depreciativo para designar uma serie (pouco homognea) de autores que no compartilhavam seus posicionamentos. , pois, um conceito referencial negativo. b) O que existe de comum entre os clssicos o mtodo racionalista e dedutivo. c) Costumam ser citados como representantes da Escola Clssica, na Itlia: Carmignani, Rossi, e, sobretudo, Carrara. Na Alemanh, Feuerbach, Mittermaier, Berner, Halschner. Na Frana, Ortolan e Tissot. Na Espanha, F. Pachecho e J. Montes. Note-se, por oportuno, que no existe qualquer polmica sobre a correta insero de alguns autores nas vrias escolas penais. d) Os pensadores que integram a Escola Clssica do Direito penal no com base no homem criminoso ou com base na realidade, seno a partir de certos princpios apriorsticos(concebidos a priori) e de certos dogmas (a pena tem eficcia intimidativa) dos quais extraem as restantes proposies. 11. (MPE-SC/10)Assinale a alternativa correta: I) Sustentando que a priso poderia se constituir num instrumento de transformao dos indivduosa ela submetidos, Michel Foucalt (Vigiar e Punir, 1975) a considerou um mal necessrio.

Central de Cursos Prof. Pimentel


II) Podemos identificar Enrico Ferri (1856-1929) como o principal expoente da sociologia criminal, tendo atravs da sua escola definido o trinmio causal do delito (fatores antropolgico, social e fsico). III) Segundo a posio de Garfolo (Criminologia, 1885) o delito fenmeno natural, e no um ente jurdico, devendo ser estudado precipuamente pela antropologia e pela sociologia criminal. IV) Lombroso (O Homem Delinquente, 1876), como estudioso de formao mdica, promoveu anlises craniomtricas em criminosos, com o objetivo de comprovar uma das bases de sua teoria, qual seja, a regresso atvica do delinqente (retrocesso ao homem primitivo). Seus estudos, despidos da necessria abordagem cientfica, tivera como mrito incontestvel o questionamento ao livre arbtrio na apurao da responsabilidade penal (marco terico da escola clssica do direito penal). v) Considerando o modelo tradicional da arquitetura prisional, destaca-se em Santa Catarina, fugindo do Convencional, a tcnica denominada cela prisional mvel, consistente no reaproveitamento de conteiners adaptados para uso na condio unidades celulares. a) apenas II e IV esto corretas b) apenas III e V esto corretas c) apenas I, II e III esto corretas d) apenas III e IV esto corretas e) todas esto corretas. 12. (MP-SC/08) Analise as afirmaes abaixo: I - A Criminologia tradicional formou-se, com base em duas vertentes, respectivamente, nos Sculos XVIII e XIX: uma, clssica ou liberal, que, concebendo o crime como um ente jurdico, buscava a limitao do poder punitivo estatal e a garantia do indivduo frente ao uso arbitrrio desse poder; e outra, positivista ou etiolgica, que, focada no indivduo, buscava explicar o fenmeno criminal a partir das suas causas biopsquicas e sociais e propugnava pelo combate criminalidade. II Em meados do Sculo XX, surge a Criminologia Crtica, que, orientada pelo paradigma da reao social (Labelling Approach), passou a estudar o fenmeno da criminalizao primria e secundria promovida pelo sistema penal, descobrindo a sua atuao seletiva e estigmatizante.

Exerccios de Criminologia
III - A poltica criminal prevista na legislao brasileira preponderantemente penal, uma vez que apresenta a pena como o principal instrumento de combate criminalidade, qual so atribudas as funes retributiva e preventiva. IV A priso a principal modalidade de pena utilizada pelo Direito Penal brasileiro, cuja funo declarada ou manifesta, a teor do art. 1o da Lei de Execuo Penal, a preveno especial positiva, embora as pesquisas cientficas revelem que essa modalidade de sano exerce as funes invertidas, latentes ou reais de estigmatizao e excluso social. V As estatsticas criminais do Estado de Santa Catarina, relativas no ano de 2004, revelam que, diferentemente dos demais estados da federao, a populao carcerria estadual no superou o nmero de vagas existente. a) apenas II e V esto corretos. b)apenas II, IV e V esto corretos. c) apenas I e III esto corretos. d) apenas I, III e V, esto corretos. e) apenas I, II, III e IV esto corretos.

13. Marque a alternativa INCORRETA. a) A prtica do bullying configura-se em uma atividade saudvel ao desenvolvimento da sociedade, pois que investe no bom relacionamento entre as pessoas. b) As principais reas do estudo do criminlogo so: o delito, o delinqente, a vtima e o controle social. c) A teoria do etiquetamento diz respeito aos processos de criao dos desvios. d)A criminologia da reao social procura expor de forma clara e precisa que o sistema penal existente nada mais do que uma maneira de dominao social. e) A cifra negra pode ser concebida, resumidamente, no fato de que nem todos os crimes praticados chegam ao conhecimento oficial do Estado.

14. ( MP-SC/08) - Examine as afirmaes abaixo e responda: I - O Cdigo de Hamurabi, concebido na Babilnia entre 2.067 a 2.025 AC e na atualidade pertencente

Central de Cursos Prof. Pimentel


ao acervo do Museu do Louvre em Paris, no continha disposies penais em sua composio. II - Segundo a Lei Trmica da Criminalidade de Quetelet, fatores fsicos, climticos e geogrficos podem influenciar no comportamento criminoso. III - Entende-se por Cifra Negra da criminalidade, o conjunto de crimes cuja violncia produz elevada repercusso social. IV - Seguidor da Antropologia Criminal, Lombroso entendia que havia um tipo humano irresistivelmente levado ao crime por sua prpria constituio, de um verdadeiro criminoso nato. V - Em sua obra Dos Delitos e das Penas, escrita por volta de 1765, Cesare Bonesana, o Marqus de Beccaria defendeu uma legislao penal rigorosa, aprovando a prtica da tortura e da pena de morte. a) apenas I, III e V esto corretos. b) apenas II e IV esto corretos. c) apenas IV e V esto corretos. d) apenas II e III esto corretos. e) apenas III, IV e V esto corretos. 15.(MP-SC/08) Analise as assertivas abaixo: I - O chamado princpio da insignificncia pode ser admitido quando reduzido o grau dereprovabilidade da conduta, assim considerado pelo valor da res furtiva somado a ausncia depericulosidade do agente. II - Pode se dizer que o crime de bagatela tem como fundamento terico o carter retributivo do direito penal. III - O Abolicionismo Penal consiste em movimento expressivo no campo da criminologia, cujaformulao terica e poltica reside no encolhimento da legislao penal. a) IV - O Movimento Lei e Ordem, cuja ideologia estabelecida pela represso, fulcrada no velho regime punitivo-retributivo, orienta como soluo para o controle da criminalidade, a criao deprogramas do tipo tolerncia zero. V - Programas do tipo tolerncia zero so estimulados pelo fracasso das polticas pblicas deressocializao dos apenados, uma vez que os ndices de reincidncia a cada dia esto mais altos.

Exerccios de Criminologia
a) apenas I e IV esto corretos. b) apenas II e III esto corretos. c) apenas I, IV e V esto corretos. d) apenas II e IV esto corretos. e) apenas IV e V esto corretos. 16. Para a afirmao de Zaffaroni de que cada um de ns se torna aquilo que os outros vem em ns, coaduna com o comportamento desviante no processo de interao social, este pensamento refere-se: a) b) c) d) e) teorias de consenso teoria ecolgica teoria da subcultura teoriaLabelling Aproach teoria da anomia

17. O criminoso como o micrbio ou o vrus, algo incuo, at que adequado ambiente o faz eclodir. So termos usados na tese fundamental da: a) b) c) d) e) Escola de Lyon Escola Positiva Escola Clssica Escola Cartogrfica Escola de Poltica Criminal

18. A cincia que analisa o crime, seu agente, a vtima e as circunstncias resultantes do fenmeno criminal, sugere um controle social mais eficaz dos delitos, como: a) b) c) d) Direito penal Procedimento penal Criminologia Todas as alternativas esto corretas

19.So objetivos principais da criminologia: Busca da etiologia do crime b) Analise da personalidade e conduta do criminoso c) Identificao das circunstncias e fatores determinantes da criminalidade d) Todas as alternativas esto corretas

20. O servio de informaes sobre o delito uma: a) Funo da criminologia b) Tarefa policial c) Atribuio da Policia Civil d) Todas as alternativas corretas

Central de Cursos Prof. Pimentel


21. Os aspectos genticos do agente do crime, sua anatomia, fisiologia, eventuais patologias, e estrutura bioqumica do criminoso um estudo que compete ao: a) Delegado de Policia b) Biologia Criminal c) Mdico psiquiatra d)Todas as alternativas corretas

Exerccios de Criminologia
d) todas alternativas corretas

27. O estudo do crime como fenmeno social, advindos do prprio meio social chamada como a cincia da: a) Medicina legal b) Psicologia jurdica c) Sociologia criminal d) Todas alternativas corretas

22. O comportamento criminoso estudado pela: a) Psicologia jurdica b) Psicologia criminal c) Psiquiatria legal d) Todas as alternativas corretas 23. A reproduo dos seres vivos, as caractersticas genticas de seus antecedentes, denomina-se: a) Herana b) fentipo c) gentipo d) todas as alternativas corretas 28. Educao , habitao, trabalho, qualidade de vida e insero do individuo no meio social so as garantias de: a) Preveno primria b) Preveno secundria c) Preveno terciria d) todas as alternativas corretas

29. O objetivo de um Estado Democrtico de Direito: a) Ressocializao do delinquente b) Reparao do dano c) Preveno do delito d) Todas as alternativas corretas

24. As propriedades hereditrias que compreende a constituio biolgica, caractersticas genticasque o individuo traz ao nascer, chamada de: a) Herana b) Fentipo c) Gentipo d) Todas alternativas corretas

30. Os programas de orientao e auxilio as famlias carentesso considerados de: a) Prevenes primrias b) Prevenes secundrias c) Prevenes tercirias d) Todas as alternativas corretas

25. O resultado influenciado pela herana de fatores internos como a gentica herdada de um ascendente, que se constitui de caractersticas psicolgicas, denominas-se: a) Herana b) fentipo c) Gentipo d) Todas as alternativas corretas

31. As medidas scio-educativas para readaptar e educar o infrator, so chamadas de: a) Prevenes primrias b) Prevenes secundrias c) Prevenes tercirias d) Todas as alternativas corretas

26. O individuo retardado ou com desenvolvimento mental incompleto possui uma: a) enfermidade a) molstia fsica c) doena mental

32. A Preveno terciria compe de: a) Privao de liberdade com labor-terapia b) Programas de liberdade assistida c) Apoio e acompanhamento temporrio d) Todasas alternativas corretas

Central de Cursos Prof. Pimentel


33. Quanto a evoluo das reaes sociais ao delito, preponderam-se: a) A reao pela aplicao do Direito Penal Clssico b) A reao pela busca da ressocializao do infrator c) A reao restauradora d) todas as alternativas corretas

Exerccios de Criminologia
d) Escola Clssica e) Escola Crtica

39. Qual o princpio da Escola Clssica trazido para a aplicao da pena: a) Princpio da legalidade b) Princpio da proporcionalidade c) Princpio do devido processo legal d) Princpio da interveno mnima e) Princpio da legalidade

34. A punio do agente criminoso para desestimular a reincidncia, denomina-se: a) Modelo dissuasrio b) Modelo ressocializador c) Modelo integrador d) Todas as alternativas corretas

40. Os princpios bsicos da Escola Positiva so: a) O crime um fenmeno natural e social, sujeitos s influncias do meio e de mltiplos fatores exigindo e estudo pelo mtodo experimental. b) A responsabilidade penal a responsabilidade social, por viver o criminoso em sociedade, e tem por base a sua periculosidade. c) A pena medida de defesa social, visando a recuperao do criminoso ou a sua neutralizao. d) O criminoso sempre, psicologicamente, um anormal, de forma temporria ou permanente. e) Todas as alternativas corretas. 41. A fase jurdica da Escola Positiva teve incio com:

35. O modelo que prope evite-se a nocividade da pena intil, priorizando um regime de cumprimento e execuo. Com a participao da sociedade, o: a) Modelo dissuasrio b) Modelo ressocializador c) Modelo integrador d) Todas as alternativas corretas

36. O modelo Integrador tambm e identificado por justia: a) b) c) d) Impositiva Restaurativa Repressiva todas as alternativas corretas

a) Rafhael Garfolo b) Enrico Ferri c) John Howard d) Lamarck e) John Locke 42. Quem foi o medico considerado o Lombroso dos Trpicos , que teve como base de seus estudos as pesquisas lombrosianas, principalmente, na Bahia e no Rio de Janeiro, publicando em 1894 a obra As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil, defendeu s segregao racial e a abolio dos escravos: a) Gabriel Tarde b) Bernardo Queiroz c) Raimundo Nina Rodrigues d) Guilherme Ferrero e) Arturo Rocco

37. A premissa do modelo Integrador reside na: a) Concepo de que o crime uma resultante de um conflito interpessoal b) referncia de que o crime resultado de uma atitude familiar c) concepo de que o crime resultado da ineficincia d) todas as alternativas corretas

38. Cesare Bonesana, o Marqus de Beccaria pertencia a que Escola: a) Escola Moderna b) Escola Positiva c) Escola de Poltica Criminal

43. Quem inspirou o pensamento humanitrio: a) John Locke

Central de Cursos Prof. Pimentel


b) Jean Jacques Rousseau c) Montesquieu d) Todas as alternativas corretas

Exerccios de Criminologia
e) todas alternativas incorretas
49. O que a agorafilia:

44. O pensamento da fase pr-cientfica ou humanista da criminologia teve incio: a) no iluminismo b) na vingana divina c) no movimento naturalista d) na vingana pblica

a) atrao por copular em locais pblicos e abertos. b) transtorno impulsivo; desejo de praticar determinada conduta. c) prazer pela exposio dos rgos genitais. d) paixo exarcebada da filha pelo pai. e) tentao involuntria da prtica sexual.

50. Qual o enfoque da teoria Marxista: 45. Considerado o criador do Sistema Penitencirio em 1777, foi o primeiro autor a estudar a penologia, e defendia a melhoria das prises. Trata-se de: a) Cesare Bonesana b) John Howard c) Jeremy Benthan d) John Locke e) Enrico Ferri a) no interveno Estatal pelo Direito Penal. b) tem a priso como modelo ideal de punio. c) busca no capitalismo soluo para os conflitos da criminalidade. d) O abolicionismo e o minimalismo penal. e) Aplicao do Direito Penal com medidas mais eficazes.

46. A curva agregada da idade desenvolvida por Adolphe Quetelet trata da: a) somatria de diferentes trajetrias criminais b) limitao dos crimes adolescncia c) criminalidade somente na fase adulta d) criminoso persistente e) todas alternativas corretas 47. A paixo pode ser considerada um fator crimingeno de natureza: a) biolgica b) sociolgica c) psicolgica d) psiquitrica e) todas alternativas corretas

51. As teorias funcionalistas da criminalidade referese: a) Teoria da Anomia b) Escola de Chicago c) Associao Diferencial d) Subcultura delinqente e) Todas alternativas corretas.

52. O que o processo de atrio: a) progresso das cifras negras b) a constatao da diferena entre a criminalidade real e a apurada nas estatsticas oficiais. c) o crescimento das cifras nominais d) o numero estatstico da criminalidade registrada. e) a falta de registro da criminalidade real.

48. O que a antropometria criminal desenvolvida por Alphonse Bertillon, Oficial da Policia Francesa, utilizada nas penitencirias europias: a) tcnica utilizada que faz uso da medida do crnio. b) tcnica utilizada que faz uso da medida da altura do delinqente. c) tcnica utilizada para identificao do criminoso que consiste nas medidas e marcas corporais. d) o estudo das medidas do corpo humano

53. O sofrimento causado vitima por rgos oficiais do Estado, pelo meio social so os efeitos da vitimizao: a) terciria b) secundria c) primria d) terciria ou sobrevitimizao e) primria e terciria

Central de Cursos Prof. Pimentel


54. O que a Tbua da Prognose: a) a possibilidade de reeducao na medida da pena. b) medies estatsticas feitas por psiclogos para verificar a condio e evoluo do recluso no cumprimento da pena, avaliando a possibilidade de vir a delinqir ou reincidir. c) programa de adequao social. d) programa de estudo fisiopsiquicas e) programa de estudo por antecipao de algum acontecimento ou evento futuro.

Exerccios de Criminologia
e) o delinqente e os fatores biopsicolgicos da criminalidade.

59. (EP 01/10) Complete com a alternativa correta: Considerado o principal idealizador da Sociologia Criminal.(.......). tem como obra principal.(..........). a) b) c) d) e) Lombroso O homem Delinquente. Garfolo O ambiente Criminal. Ferri Sociologia Criminal. Carrara Sociedade e Crime. Lacassagne Sociedade e Misria.

55. Os programas de preveno sobre determinadas reas geogrficas tem sua origem na: a) Escola Clssica b) Escola Positiva c) Escola Cartogrfica d) Escola Correcionalista e) Escola de Chicago 60. (EP 01/10) A teoria do labelling Approach ou da reao social tambm conhecida como: a) Teoria da anomia b) Teoria da subcultura c) Teoria ecolgica d) Teoria do etiquetamento ou rotulao e) Teoria espacial 61. (EP 01/10) A associao entre hereditariedade/delito e anomalias cromossmicas/comportamento criminal insere-se no modelo da: a) b) c) d) e) Biologia criminal Sociologia Criminal Psicologia Criminal Psiquiatria criminal Frenologia criminal

56. (EP 01/10) O perodo antropolgico de estudo da criminalidade foi iniciado pelo mdico:

a) b) c) d) e)

Enrico Ferri Cesare Lombroso Cesare Bonesana Emile Durkheim Hans Von Hentig

57. (EP 01/10) O movimento Lei e Ordem e a teoriadas janelas quebradas (broken windows) defendem que pequenas infraes, quando toleradas, podem levar prtica de delitos mais graves. O texto refere : a) b) c) d) e) Criminologia radical Defesa social Tolerncia zero Escola retribucionista Lei de saturao criminal

62. (DP 01/10) A Escola Clssica: a) b) c) d) e) tem em Garfolo um dos seus precursores baseia-se no mtodo emprico-indutivo cr no livre-arbtrio surge na etapa cientfica da criminologia criou a figura do criminoso nato

63. (EP 01/10) O termo cifra dourada indicativo: 58. (EP 01/10) Atualmente, so objetos de estudo da criminologia: a) o delito, o delinqente, a vtima e o controle social. b) o delito, a antropologia e a psicologia criminais c) o delito e os fatores biopsicolgicos da criminalidade d) o delito e o delinqente a) dos crimes praticados por membros da realeza b) da violncia domestica ocorrida nas classes altas e no relatas polcia. c) dos crimes esclarecidos mediante a oferta de uma recompensa d) do numero de jovens de alto poder aquisitivo envolvidos com o narcotrfico e) dos crimes denominados de colarinho branco

Central de Cursos Prof. Pimentel


64. (EP 01/10) A Escola Clssica Positiva: a) Cr no determinismo e defende o tratamento do criminoso b) Tem em Bentham um de seus precursores c) Foi consolidada por Carrara d) Baseia-se no mtodo dogmtico e dedutivo e) Surge na etapa pr-cientfica da criminologia

Exerccios de Criminologia
69. (IP 01/09) A obra clssica de Cesare Bonesana tem o seguinte ttulo: a) Utopia. b) A origem das espcies. c) O homem delinqente. d) O Estado das prises. e) Dos delitos e das penas.

65. (EP 01/10) Para Garca-Pablos de Molina entendido como o conjunto de instituies, estratgias e sanes sociais que pretendem promover e garantir a submisso dos indivduos aos modelos e normas comunitrias. O texto refere-se:

70. (IP 01/09) Considera-se cifra negra a criminalidade: a) registrada, mas no investigada pela policia. b) registrada, investigada pela policia, mas no elucidada. c) registrada, investigada pela policia, elucidada, mas no punida pelo Judicirio. d) no registrada pela policia, desconhecida, no elucidada nem punida. e) no registrada pela policia, porm conhecida e denunciada diretamente pelo Ministrio Pblico. 71. (IP 01/09) RafhaelGarfalo, um dos precursores da cincia da criminologia, tem como sua principal obra a livro intitulado: a) Criminologia b) A criminologia como Cincia c) Poltica Criminal d) A cincia da Criminologia e) O Homem Delinquente. 72. (IP 01/09) A criminologia uma cincia que dispe de leis: a) b) c) d) e) Imutveis e evolutivas Inflexveis e evolutivas Permanentes e flexveis Flexveis e restritivas Evolutivas e flexveis

a) criminogenese b) aos fatos condicionantes biolgicos c) ao controle social d) aos fatos condicionantes sociolgicos e) aos fatos condicionantes criminais

66. (EP 01/10) Consolidada na dcada de 1970 e inspirada nas idias Marxistas, alou a sociedade capitalista categoria de principal desencadeador da criminalidade. O texto se refere : a) teoria ecolgica b) teoria da associao diferencial c) teoria da anomia d) teoria da subcultura e)teoria critica 67. (EP 01/10) Atua como agente informal no controle social: a) b) c) d) e) A policia civil a opinio pblica o Ministrio Pblico o juiz de Direito o sistema prisional

68. (EP 01/10) Dentre as alternativas, assinale a que apontada como a menos compatvel com a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrtico de Direito. a) b) c) d) e) O direito penal do inimigo o abolicionismo penal o direito penal mnimo a TerzaScuola a lei da saturao criminal

73. (IP 01/09) Dentre as idias defendidas por Marques de Beccaria, relativamente aos delitos e s penas, a pena deveria: a) ser prontamente imposta para que o castigo pudesse relacionar-se com o crime b) ser imposta somente aps um perodo de priso do delinqente para que este pudesse refletir sobre seus atos.

10

Central de Cursos Prof. Pimentel


c) Sempre imposta de forma a configurar um confisco de bens do delinqente. d)ser imposta de forma a corresponder a uma ao ofensiva igual quela praticada pelo ofensor. e) Ser imposta somente pelo Santo Oficio da Inquisio. 74. (IP 01/09) L uomo Delinqente ou O Homem Delinquente uma obra clssica da criminologia, de autoria de : a) b) c) d) e) Marqus de Beccaria Cesare Lombroso Francesco Carrara Pellegrino Rossi Enrico Pessina

Exerccios de Criminologia
c) Por ser destitudo de confiana ou de esperana, propenso a tremores e que se preocupa e sofre exageradamente com o menor revs. d) Por aparente placidez e felicidade, porm pode explodir subitamente em fria. e) Por ser vaidoso e ter mania de grandeza, aparentando ser mais do que .

78. (IP 01/09) A anormalidadepsicossexual consiste na exaltao ou impulsividade sexual sem freio, verificada no individuo do sexo masculino, conhecida por: a) b) c) d) e) ninfomania anerotismo erotismo masoquismo satirase

75. (IP 01/09) Segundo a teoria behaviorista, o homem comete um delito porqueo seu comportamento: a) uma resposta as causas ou fatores que o levam a prtica do crime. b) Decorre de sua prpria natureza humana, independentemente de fatores internos ou externos. c) denominado por uma vontade insana de praticar em crime d) no permite a distino entre o bem e o mal. e) impede-o de entender o carter delituoso da ao praticada.

79. (EP 01/08) Uma das caractersticas mais destacadas da criminologia moderna o estudo de sua evoluo histrica nos ltimos anos. Sobre esta evoluo, assinale a alternativa incorreta. a) O saber criminolgico moderno agrupa os conhecimentos interdiciplinares sobre o problema criminal. b) Diversos ramos do saber humano contribuem com a criminologia moderna, tais como a sociologia, a filosofia, o direito penal, a medicina, entre outros. c) A criminologia moderna tem como um dos maiores autores Cesare Lombroso, considerado o seu fundador. d) A criminologia moderna se ocupa somentedo delito em si. e) A criminologia clssica fez do conceito do delito uma questo metodolgica prioritria.

76. (IP 01/09) O individuo incapaz de cuidar-se e bastar-se a si mesmo, com QI abaixo de 20 e idade mental abaixo de trs anos, tem seu estado mental caracterizado como: a) b) c) d) e) hipofrnico dbil mental imbecil idiota hiperfrnico

77. (IP 01/09) O individuo ablico e aquele cuja personalidade psicoptica se caracteriza: a) Pela falta de vontade, sendo uma pessoa sugestionvel e vulnervel aos fatos crimingenos e que age por induo. b) Por ser uma pessoa arrojada, intrpida, combativa, destemida e decidida.

80. (EP 01/08) Historicamente, o menosprezo pela vtima configura a poltica criminal tradicional praticada pelo Estado. Sobre esta reflexo, podemos afirmar que: a) a poltica do Estado tem cunho mais vingativo do que reconciliador.

11

Central de Cursos Prof. Pimentel


b) a poltica do Estado tem cunho eminentemente reconciliador. c) a poltica do Estado consegue a soluo do conflito. d) o castigo aplicado pelo Estado cumpre sua funo de preveno. e) A poltica do Estado ressocializa.

Exerccios de Criminologia
d) Acriminologia clssica estuda as principais causas do aumento da criminologia pela vitimologia. e) Os estudos vitimolgicos permitem o exame do papel desempenhado pelas vtimas no desencadeamento do fato criminal.

81. EP 01/08)Assinale a alternativa que melhor relaciona os termos da criminologia moderna: a) Crime = fato isolado e individual. b) Crime = interao biopsicossocial c) Crime = deciso livre do autor d) Crime = influncia humanista do iluminismo e) Crime = fato e no o autor

84. (EP 01/08) A imagem do homem como ser racional, igual e livre, e a concepo utilitria do castigo, no desprovida de apoio tico, constituem pensamento da Escola: a) b) c) d) e) Moderna Clssica e da Escola Moderna Clssica Lombrosiana Positiva

82. (EP 01/08) Assinale a alternativa que retrata a Escola de Chicago Teoria Ecolgica. a) Faz enfoque ambientalista com claras conotaes ecolgicas que surgiram na dcada de 1960, como reao aos modelos psicolgico-clnicos. b) Admite que o delito um comportamento normal cometido por pessoas de qualquer camada da pirmide social. c) uma Escola Clssica baseada em velhos mtodos, no cientficos, originrios do pensamento filosfico. d) Consiste na teoria da anomia, isto , no segue valores ou normas sociais em razo de determinados psicopatias presentes em qualquer tipo de cidade, independentemente de sua densidade demogrfica. e) Faz estudo social das grandes cidades, no tocante ao desenvolvimento urbano de civilizao industrial, relacionado morfologia da criminalidade. 83. (EP 01/08) Sobre o estudo da vitimologia, assinale a alternativa correta. a) Por razes histricas, a vtima estudada em primeiro plano ante mesmo o criminoso. b) At 1949, existia uma grande quantidade de trabalhos sobre criminologia que tratam de vtima. c) A influncia da Escola Clssica leva a sociedade a se preocupar mais com a vtima do que com o criminoso. 85. (EP 01/08) A criminologia moderna estuda os fatores etiolgicos da conduta delitiva. Em relao aos fatores condicionantes, em especial os psicolgicos, utilizado o termo individuo anmico, que significa: a) pessoa que,na infncia, recusa-se a obedecer o seus pais. b) individuo que, na adolescncia, desconhece a razo pela qual no segue normas de conduta social. c) Adulto com amadurecimento cerebral que segue somente as normas de condutas sociais mais rgidas. d) Pessoa que, independentemente da idade, recusa-ser a seguir normas de conduta social. e) Pessoa que, independentemente da idade, recusa-se a adotar o nome da famlia a passa a aceitar um apelido.

86. (EP 01/08) Atualmente, so unnimes certas afirmaes explicativas que visam justificar o comportamento criminoso. De acordo com a criminologia moderna, correto afirmar que: a) O fenmeno criminoso e uma interao biopsicossocial e o homem esta sujeito a esta interao, podendo responder com mais um comportamento. b) o circulo negativo de amizades e a falta de escolaridade so a certeza para um comportamento delituoso.

12

Central de Cursos Prof. Pimentel


c) O convvio com condutas antissociais repititivas, somado ausncia de afetividadepaterna e materna, sempre leva a um comportamento criminoso. d) O meio social desfavorecido economicamente, em especial aquele em que a traficncia de drogas uma constante, transforma obrigatoriamenteo individuo em um criminoso. e) Filho de me solteira e que nunca teve contato com o pai tem grande possibilidade de se tornar um delinqente. 87. (EP 01/08) A expresso prognstico criminolgico significa a estimativa da probabilidade de o: a) Criminoso manifestar uma psicopatia e com isto reincidir. b) criminoso reincidir c) criminoso no mais reincidir no perodo de um ano. d) Criminoso sofrer a ao de um meio desfavorvel que o leve a cometer um delito. e) Individuo apresentar uma doena infanto-juvenil de grave repercusso no desenvolvimento da conduta criminosa.

Exerccios de Criminologia
89. (IP 01/08) Representam fatores somticos condicionantes da personalidade, prprios do perodo prdelitivo: a) Minetismo, enfermidade, misria b) Idade, sexo, ritmo cerebral c) Religio. Ego fraco,desejo de lucro imediato d) Necessidade de status, escolaridade, promiscuidade d) Carncia afetiva, herana, cor.

90. ( IP 01/08) A escola criminolgica que se caracterizou por privilegiar a defesa social em detrimento dos direitos do indivduo foi a: a) b) c) d) e) Positiva Clssica Da Lei e Ordem Cartogrfica Penitenciria

91. (IP 01/08) Trata-ser do autor da teoria do delinqente nato formulada aps a realizao de centenas de autpsias em delinqentes mortos e milhares de exames em delinqente presos: a) b) c) d) e) Pinel Ferri Lombroso Garfolo Bentham

88. (EP 01/08) O crime um fato to antigo como o homem, e sempre fascinou e preocupou ahumanidade. Modernamente, a Criminologia, em sentido estrito, uma disciplina que apresenta muitos estudiosos, entre eles, Lombroso, Garfolo e Ferri, os quais: a) estudaram a preveno penal b) analisaram a delinqncia juvenil de Chicago c) utilizaram o mtodo de investigao empricoindutivo d) contriburam com os estudos profundos para a criminologia clssica ou tradicional. e) criaram as idias fundamentais das teorias subculturais da dcada de 1950 (menos marginalizados).

92. (IP 01/08) Trata-se da cidade que primeiro serviu como fonte de inspirao de estudo, de experimento, de comprovao e de aplicao da teoria sociolgica do crime denominada ecolgica: a) b) c) d) e) Frankfurt, na Alemanha Londres, na Inglaterra Paris, na Frana Chicago, nos Estados Unidos da Amrica Nova Orleans, nos Estados Unidos da Amrica.

93. (IP 01/08) O pensamento criminolgico que professava, dentre seus postulados, a semelhana estrutural, em sua gnese, do comportamento e irregular (Antonio Garcia-Plabos de Molina) reporta-se (s) teoria(s): a) da anomia b) subculturais

13

Central de Cursos Prof. Pimentel


c) ecolgicas d) da desorganizao social e) do controle social. a) b) c) d) e)

Exerccios de Criminologia
os fatores hereditrio o meio social os componentes biolgicos da conduta humana a estrutura moral do ser humano as psicopatologias.

94. (IP 01/08) correto afirmar que a criminologia moderna: a) Ocupa-se precipuamente do estudo do homem delinqente b) Ocupa do estudo do delito sob a mesma perspectiva utilizada pelo direito penal c) diverge uma serie de pontos da criminologia tradicional, menos, entretanto, quanto definio do delito d) Vem gradativamente perdendo interesse nos estudos referentes vitima preferindo cada vez mais dedicar-se ao exame dos elementos jurdicos do crime. e) Focaliza o delito como um problema social e comunitrio, e no somente como comportamento individual.

98. (IP 01/08) A vertente do pensamento criminolgico cujo interesse e conseqente objeto de investigao fixam-se nos processos de criminalizao, em detrimento da pessoa do delinqente e do seu meio, reporta-se (s)teoria(s): a) b) c) d) e) da conteno da aprendizagem social (social learning) do etiquetamento (labelling approach) do controle social da conformidade diferencial

95. (IP 01/08) A denominada teoria clssica, fulcrada nas idias e nos ideais iluministas, extraiu seus postulados: a) b) c) d) e) do jusnaturalismo do positivismo jurdico da estatstica da psicolgica analtica da sociologia criminal

99. (DP 01/08) Dentre os modelos de reao ao crime destacam-se aquele que procura restabelecer ao mximo possvel o status quo ante, ou seja, valoriza reeducao do infrator, a situao da vtima e o conjunto social afetado pelo delito, impondo sua revigorao com a reparao do dano suportado. Nesse caso fala-se em: a) modelo dissuasrio b) modelo ressocializador c) modelo integrador d) modelo punitivo e) modelo sociolgico 100. (IP 01/08) Dentre os fatores condicionantes da criminalidade, no aspecto psicolgico, alcana projeo, hoje em dia, nas favelas, um modelo consciente ou inconsciente, com o qual individuo gosta de se identificar, sendo atraente o comportamento do bandido, pois valente, tem dinheiro e prestgio na comunidade. A esse comportamento d-se o nome de: a) carncia afetiva b) ego ablico c) insensibilidade moral d) mimetismo e) telurismo

96. (IP 01/08) A primeira doutrina que, precedendo a neuropsiquiatria, tratou de localizar no crebro humano as diversas funes psquicas do homem e explicar o comportamento criminoso como conseqncia das malformaes cerebrais foi: a) b) c) d) e) fisionomia frenologia antropologia antropometria endocrinologia

97. (IP 01/08) As sociedades tem os criminosos que merecem. O micrbio o criminoso, um ser que permanece sem importncia at o dia em que se encontra o caldo de cultivo que lhe permite brotar. Por meio dessas frases, Lacassagne procurou evidenciar que sobre a gnese da delinqncia exerce(m) transcedental importncia:

14

You might also like