You are on page 1of 10

Escola Superior de Educao e Cincias Sociais Ano letivo 2013 / 2014

Atividade 6 Tarefa 3: Percurso de aprendizagem em relao a uma grandeza que conste no currculo do 1 ciclo

IN: http://3.bp.blogspot.com/-fOfQoKKXd2c/UafntxhLexI/AAAAAAAAVpw/JTdtZ-GTvp4/s640/modelur.jpg (9-12-2013)

Contedo
Introduo ............................................................................................................................................ 3 Destinatrios ....................................................................................................................................... 3 Tema ...................................................................................................................................................... 3 Metodologia ......................................................................................................................................... 3 Nveis de aprendizagem para o desenvolvimento de competncias de medida e dentro de cada nvel ........................................................................................................................................ 4 Anexos .................................................................................................................................................. 5 Bibliografia ......................................................................................................................................... 10

Introduo Na geometria os slidos geomtricos desempenham um papel importante. Eles esto presentes no dia a dia das crianas e so ricos no desenvolvimento da perceo espacial, estabelecer relaes entre a geometria e o mundo fsico que os rodeia muito importante. As crianas encontram slidos todos os dias, ao longo do dia todo, uma vez que os slidos so figuras que normalmente esto presentes nos objetos e nos cenrios com os quais as crianas tm contacto, tais como: prdios, embalagens, construes, esculturas e brinquedo

Destinatrios Atividade destinada ao 2 ano do 1 ciclo.

Tema Urbanizao de slidos, com recurso a objetos reciclados trazidos pelas crianas, e reconstruo dos quarteires das residncias de cada aluno.

Metodologia Este trabalho uma investigao a realizar ao longo do ano. Carece de trabalho familiar para a sua construo, o envolvimento da famlia no meio de aprendizagem muito importante, e posteriormente a sua divulgao no meio comunitrio. No incio do projeto realizada uma reunio com pais, alunos e a professora para comunicar e explicar a ideia, esclarecer intervenes e prazos. Pretende-se que a famlia olhe para o local onde vive com olhos de ver, analise o quarteiro onde vive, segundo a estrutura fsica, arquitetura urbana e paisagstica: n. casas/apartamentos, (formato, altura, numero e forma de recortesjanelas e portas,), numero e forma de: vegetao, iluminao, Estes dados podem ser fornecidos em tabelas, desenhos, Pede-se famlia que recolham e organizarem desperdcios reutilizveis, de forma a permitir a construo desta urbanizao de slidos na sala de aula. Aps esta recolha, os alunos devero explicar os seus registos aos colegas e professora, fazendo comparaes entre os resultados obtidos. Analisando as caractersticas de cada quarteiro e a sua ligao aos slidos, estabelecendo regularidades das sequncias de casas e suas estruturas, as diferentes orientaes espaciais, criao de ruas e nmeros das casas, na urbanizao dos slidos, analise e clculo de n: slidos, de arestas, vrtices, compreenso do permetro e da rea que ocupa cada quarteiro e a urbanizao de slidos.

Nveis de aprendizagem para o desenvolvimento de competncias de medida e dentro de cada nvel. - Registo dos quarteires: tabelas ou desenhos, construo da planta, construo da maquete da urbanizao de slidos.

Nvel 1: espao sensrio - motor : Tarefas Os primeiros registos devem indicar a altura dos prdios por nmero de andares, o comprimento e a largura dos quarteires e casas por nmero de passos, estas unidades informais so referncias para todo o projeto, comparando a ocupao de cada casa e o espao excedente (espao do passeio).

Nvel 2: Espao intuitivo Tarefas Verificar por estimativa a medida de cada janela, varanda e porta. Comparando o nmero de janelas com o nmero de passos. Criar uma escala de relao entre os passos e um fio, para estabelecer relao na construo da planta e da urbanizao.

Nvel 3: Espao concreto Tarefas Estabelecer relao entre o fio e o tamanho deste representado numa reta (medida convencional).

Nvel 4: Espao abstrato Tarefas Classificar e organizar os dados: permetro, rea, e posterior construo da maquete. .
IN: http://eb1aldeiajoanes-fotos.blogspot.pt/2011_11_01_archive.html (9-12-2013)

Anexos
Tpicos e objetivos do 2 ano Este trabalho elaborado ao longo do ano, onde se explora diferentes tpicos e objetivos especficos mencionados no programa da matemtica do ensino bsico.
Tpicos Nmeros naturais Noo de nmero natural Relaes numricas Sistema de numerao decimal Objetivos especficos Classificar e ordenar de acordo com um dado critrio. Realizar contagens progressivas e regressivas, representando os nmeros envolvidos. Compreender vrias utilizaes do nmero e identificar nmeros em contextos do quotidiano. Realizar estimativas de uma dada quantidade de objetos. Compor e decompor nmeros. Comparar e ordenar nmeros. Utilizar a simbologia <, > e =. Identificar e dar exemplos de diferentes representaes para o mesmo nmero. Identificar e dar exemplos de nmeros pares e mpares. Representar nmeros na reta numrica. Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numerao decimal. Elaborar sequncias de nmeros segundo uma dada lei de formao e investigar regularidades em sequncias e em tabelas de nmeros. Compreender a adio nos sentidos combinar e acrescentar. Compreender a subtrao nos sentidos retirar, comparar e completar. Compreender a multiplicao nos sentidos aditivo e combinatrio. Reconhecer situaes envolvendo a diviso. Usar os sinais +, - , x e : na representao horizontal do clculo. Notas Classificar Ordenar Uso de modelos estruturados de contagem Fazer decomposies de nmeros Utilizar nmeros em situaes envolvendo quantidades, ordenao, identificao e localizao. Propor aos alunos que estimem, a contagem, n de casas, janelas, portas, andares, de rvores Verifiquem a estimativa com o nmero arestas, e vrtices de cada casa, do permetro e rea de cada quarteiro e da urbanizao total Salientar diferentes representaes de um nmero Propor aos alunos que usem, por exemplo, retas com nmeros entre 0 e 20, 50 e 100, 200 e 250.

Regularidades Sequncias

Operaes com nmeros naturais: Adio Subtrao Multiplicao Diviso

Criar tabela de dados, organizada por diferentes critrios Criar esquemas e desenhos com a planta de cada quarteiro e a esquematizao da urbanizao de slidos Verificar a regularidade na arquitetura e estabelecer regularidade na construo Nas operaes com nmeros naturais trabalhar tambm com o nmero zero, exemplo verificar a ausncia de elementos num certo quarteiro e fazer o clculo de existncias desse elemento em todos os quarteires Propor aos alunos situaes em que o modelo retangular seja o adequado para resolver a situao. Sugerir o uso de estratgias e registos informais, recorrendo a desenhos, esquemas ou a operaes conhecidas. Solicitar aos alunos que digam rapidamente o resultado da adio de dois nmeros

Compreender e memorizar factos bsicos da adio e relacion-los com os da subtrao. Estimar somas, diferenas e produtos. Adicionar, subtrair e multiplicar utilizando a representao horizontal e recorrendo a estratgias de clculo mental e escrito. Compreender, construir e memorizar as tabuadas da multiplicao. Resolver problemas envolvendo adies, subtraes, multiplicaes e divises.

Orientao espacial Posio e localizao Pontos de referncia e itinerrios Plantas

Figuras no plano e slidos geomtricos Propriedades e classificao Interior, exterior e fronteira Composio e decomposio de figuras Linhas retas e curvas Reflexo

Situar-se no espao em relao aos outros e aos objetos, e relacionar objetos segundo a sua posio no espao. Selecionar e utilizar pontos de referncia, e descrever a localizao relativa de pessoas ou objetos no espao, utilizando vocabulrio apropriado. Realizar, representar e comparar diferentes itinerrios ligando os mesmos pontos (inicial e final) e utilizando pontos de referncia. Ler e desenhar plantas simples. Comparar, transformar e descrever objetos, fazendo classificaes e justificando os critrios utilizados. Comparar e descrever slidos geomtricos identificando semelhanas e diferenas. Identificar polgonos e crculos nos slidos geomtricos e representlos. Reconhecer propriedades de figuras no plano e fazer classificaes. Distinguir entre interior, exterior e fronteira de um domnio limitado por uma linha poligonal fechada.

menores ou iguais a 10 usando diferentes estratgias, como nos exemplos: - 3+3=6; 4+4=8; 5+5=10 (dobro); - 8+9= 8+8+1=17 (quase dobro); - 6+7=5+1+5+2=10+3=13 (5 como nmero de referncia); - 6+8=7+7=14 (compensao); - 6+8=14, ento 7+8=14+1=15 (relaes j conhecidas). Propor o uso de tabelas da adio para realizar subtraes, identificando a subtrao como operao inversa da adio. Propor a construo das tabuadas do 2, 3, 4, 5, 6 e 10, comeando por estudar as tabuadas do 2, 5 e 10. Utilizar a tabuada de multiplicao do 2 e atravs dos dobros descobrir a do 4; fazer o mesmo para as tabuadas do 3 e do 6 e verificar que na tabuada do 6 j so conhecidos os resultados at ao 5x6 e que s falta saber a partir de 6x6. Propor situaes que envolvam vocabulrio como: esquerda, direita, em cima, em baixo, atrs, frente, entre, dentro, fora, antes, depois. Solicitar aos alunos, por exemplo, que descrevam o trajeto de casa escola, desenhando itinerrios e indicando pontos de referncia. Propor a realizao de jogos de orientao, percursos e labirintos e as suas representaes em papel quadriculado. A propsito de itinerrios usar vocabulrio como: meia-volta, um quarto de volta ( direita ou esquerda) ou uma volta inteira. Pedir representaes no plano e fazer construes a partir de representaes no plano. Propor, como desenho, a criao da planta da urbanizao. Classificar objetos quanto ao tamanho, forma, espessura, textura e cor. Promover a observao de modelos de slidos geomtricos, separando, por exemplo, os que tm todas as superfcies planas (poliedros) e os que tm superfcies curvas (no poliedros). Solicitar o desenho de polgonos (tringulo, quadrado, retngulo, pentgono e hexgono) e crculos contornando superfcies planas de modelos de slidos geomtricos. Salientar que o quadrado pode ser visto como um caso particular do retngulo. Propor o desenho no geoplano de figuras geomtricas de diferentes tamanhos e em diferentes posies e a sua reproduo em papel ponteado.

Realizar composies e decomposies de figuras geomtricas. Identificar superfcies planas e no planas, em objetos comuns e em modelos geomtricos. Identificar linhas retas e curvas a partir da observao de objetos e de figuras geomtricas e represent-las. Identificar no plano figuras simtricas em relao a um eixo. Desenhar no plano figuras simtricas relativas a um eixo horizontal ou vertical. Resolver problemas envolvendo a visualizao e a compreenso de relaes espaciais.
Representao e interpretao de dados Leitura e interpretao de informao apresentada em tabelas e grficos Classificao de dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll Tabelas de frequncias absolutas, grficos de pontos e pictogramas Ler, explorar e interpretar informao (apresentada em listas, tabelas de frequncias, grficos de pontos e pictogramas) respondendo a questes e formulando novas questes. Classificar dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll. Formular questes e recolher dados registando-os atravs de esquemas de contagem grfica (tally charts) e de grficos de pontos. Organizar os dados em tabelas de frequncias absolutas e represent-los atravs de pictogramas. Identificar o objetivo e a informao relevante para a resoluo de um dado problema. Conceber e pr em prtica estratgias de resoluo de problemas, verificando a adequao dos resultados obtidos e dos processos utilizados.

Usar peas do tangram para a construo de figuras equivalentes e para a obteno de figuras (tringulos e quadrilteros). Utilizar espelhos e miras na explorao de reflexes. Propor a construo, no plano, de figuras simtricas atravs de dobragens e recortes e utilizando papel quadriculado. Dar e pedir exemplos que evidenciem reflexes como simetrias axiais no meio natural e fsico.

Recolher dados de diversas formas: observao, questionrio e anlise de documentos, usando registos e contagens. Propor a construo de diagramas de Carroll Trabalhar dados qualitativos (que no se podem obter por contagem ou medio, como as cores das casas e dados quantitativos discretos (que se obtm por contagem). Podem ser trabalhados dados de tipo contnuo, que so discreteados. Por exemplo, os dados referentes altura podem ser organizados em classes de acordo com critrios devidamente especificados. Indicar o uso de papel quadriculado para construir grficos de pontos.

Resoluo de problemas Compreenso do problema Conceo, aplicao e justificao de estratgias

Usar formulaes de problemas com informao irrelevante ou dados insuficientes ou sem soluo. Partir de estratgias informais e evoluir para estratgias formais. Salientar que uma mesma estratgia pode ser usada em diferentes problemas e que estratgias diferentes podem ser utilizadas num mesmo problema. Para modelar problemas propor, quando apropriado, o recurso a materiais manipulveis. Usar exemplos que permitam distinguir entre a resposta questo do problema e o resultado dos clculos efetuados. Solicitar a verificao e interpretao dos resultados revendo os dados e as estratgias utilizadas. Usar como recursos livros, manuais, jornais e Internet. Recorrer a diversos tipos de representao, usando desenhos e palavras para representar informao e ideias matemticas e introduzindo progressivamente smbolos, tabelas, esquemas e grficos. Introduzir associaes entre smbolos criados pelos alunos e a notao convencional. Solicitar o uso progressivo de vocabulrio adequado s situaes. Incentivar os alunos a expor e discutir ideias matemticas, tanto em pequenos grupos como na turma, solicitando a explicao dos processos e resultados e a justificao das afirmaes e argumentos utilizados.

Comunicao matemtica Interpretao Representao Expresso Discusso

Interpretar informao e ideias matemticas representadas de diversas formas. Representar informao e ideias matemticas de diversas formas. Expressar ideias e processos matemticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulrio prprios. Discutir resultados, processos e ideias matemticos.

Retirado e adaptado do programa de matemtica do 1 ciclo

Domnios e contedos do 2 ano

Tabela retirada do Programa e Metas Curriculares Matemtica Ensino Bsico

Bibliografia - Documentos disponibilizados pelo professor

You might also like