You are on page 1of 110

Manual do Segurado

Auto
Sinal verde para sua tranquilidade

Prezado(a) cliente Parabns! Voc acaba de adquirir o Allianz Auto, um dos seguros mais completos do mercado, desenvolvido especialmente para atender s suas necessidades. E esta segurana garantida pela Allianz, um dos maiores grupos seguradores do mundo com aproximadamente 80 milhes de clientes espalhados em mais de 70 diferentes pases. Neste manual, apresentamos as Condies Gerais que regem o seu seguro e todas as vantagens e servios oferecidos, alm dos procedimentos em caso de sinistro e um pequeno glossrio contendo termos tcnicos que o auxiliaro em sua leitura. Por tudo isso, pode ter certeza de que, com o Allianz Auto, voc garante a proteo do seu patrimnio. Para mais informaes, ligue para a Linha Direta Allianz: 3156 4340 (Grande So Paulo) e 0800 7777 243 (outras localidades) ou, se preferir, acesse www.allianz.com.br. Allianz. Com voc de A a Z.

Allianz Auto/Condies Gerais

ndice
Glossrio de Termos Tcnicos Clusula de Sanes Atualizao dos Dados do Seguro Cobertura de Vidros Principais Servios Benefcios Allianz Auto 1. Vantagens na Utilizao das Oficinas Referenciadas Allianz 2. Allianz Assistncia 24 horas 3. Carro Reserva Allianz 4. Allianz Reparos Residenciais 5. Reparo ou Reposio de Vidros Condies Contratuais Allianz Auto 1. Produto 6 10 10 11 11 12 12 13 24 28 31 36 36

Condies Gerais de Automvel, RCF-V e APP 49 1. Incio da Cobertura, Aceitao e Recusa da Proposta 49 2. Vigncia e Renovao 51 3. Coberturas 51 4. Riscos Excludos 59 5. Perda de Direitos 66 6. Obrigaes do Segurado 70 7. Pagamento do Prmio 72 8. Resciso, Cancelamento, Endosso e Reintegrao de Coberturas 75 9. Correo de Valores 77 10. Sub-rogao de Direitos 79 11. Concorrncia de Aplices 79 12. mbito Geogrfico 81 13. Foro- 81
4
Allianz Auto/Condies Gerais

Condies Especiais do Seguro de Automvel 1. Objetivo do Seguro 2. Modalidades de Cobertura e Formas de Contratao 3. Limite de Responsabilidade 4. Avarias Prvias Condies Especiais do Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo - Veculo 1. Objetivo do Seguro 2. Limite Mximo de Indenizao e Garantia 3. Limite de Responsabilidade Condies Especiais do Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros 1. Objetivo do Seguro Condies Particulares - Coberturas Especiais 1. Extenso de Permetro (Clusula 005) 2. Extenso de Permetro - Regio Sul (Clusula 050) 3. Carta Verde 4. Despesas Extraordinrias (Clusulas 220 ou 222) 5. Reposio de Veculo Zero-Quilmetro por 180 dias (Clusula 100) 6. Dispositivos 7. Cobertura Adicional a Danos Morais para o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo - Veculos (Clusula 903) 8. Extenso para Cobertura de Danos Corporais a Dirigentes, Scios, Empregados e Prepostos (Clusula 112) 9. Desconto de 100% no Valor da Franquia (Clusula 810) Sinistro Automvel, RCF-V e APP 1. Sinistro

82 82 82 84 84 85 85 85 85 85 85 86 86 87 87 88 88 89 90 91 91 92 92

Allianz Auto/Condies Gerais

Glossrio de Termos Tcnicos


Acidente: acontecimento fortuito do qual resulta um dano causado ao objeto ou pessoa segurada. Acidente Pessoal: o evento sbito e involuntrio exclusivamente provocado por acidente de trnsito com veculo segurado causador de leso fsica que, por si s e independentemente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequncia direta a morte ou invalidez permanente total ou parcial. Aplice: o documento que discrimina o bem segurado, suas coberturas e garantias contratadas pelo segurado. Avaria: o dano existente no veculo segurado antes da contratao do seguro. Aviso de Sinistro: a comunicao Seguradora da ocorrncia do evento previsto na aplice. Beneficirio: a pessoa que detm legalmente o direito indenizao. Bnus: o desconto concedido ao segurado em funo da experincia de seu histrico de sinistros. CEP de Pernoite: CEP do local em que o veculo permanece no horrio noturno. Condies Contratuais: as Condies Gerais, Condies Especiais e Particulares de um mesmo plano de seguro, submetidas Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) previamente sua comercializao. Condies Especiais: conjunto das disposies especficas relativas a cada modalidade e/ou cobertura de um plano de seguro que prevalecem em relao s Condies Gerais.
6
Allianz Auto/Condies Gerais

Condies Gerais: o instrumento jurdico que disciplina os direitos e as obrigaes das partes contratantes, bem como as caractersticas gerais do seguro. Condies Particulares: conjunto de clusulas que prevalecem em relao s Condies Gerais e/ou Especiais de um plano de seguro. Dano Moral: aquele que traz como consequncia ofensa honra, ao afeto, liberdade, profisso, ao respeito aos mortos, psique, sade, ao nome, ao crdito, ao bem-estar e vida, sem necessidade de ocorrncia de prejuzo econmico. Dano Esttico: todo e qualquer dano causado a pessoas, implicando reduo ou perda de padro de beleza ou esttica. Emolumentos: conjunto de despesas adicionais que a Seguradora cobra ao segurado correspondente s parcelas de impostos e outros encargos a que est sujeito o seguro, tal como o custo de aplice. Endosso: o documento expedido pela Seguradora, durante a vigncia do contrato, pelo qual esta e o segurado acordam quanto alterao de dados, modificam condies ou objeto da aplice ou a transferem a outrem. Estipulante/Proponente: pessoa que pretende fazer um seguro e que j firmou, para esse fim, a proposta. Franquia: o valor ou percentual definido na aplice pelo qual o segurado fica responsvel em caso de sinistro de Perda Parcial. Furto: a subtrao de todo ou parte do bem sem ameaa ou violncia pessoa. Indenizao Integral do Veculo Segurado: ocorre em caso de roubo ou furto total do veculo segurado ou quando o valor do prejuzo ultrapassar 75 % da importncia segurada na aplice.
Allianz Auto/Condies Gerais

Invalidez Permanente: a perda, reduo ou impotncia funcional definitiva, total ou parcial, de membro ou rgo do corpo humano. Limite Mximo de Indenizao: valor mximo da indenizao contratada para cada garantia (LMI). Pane: defeito espontneo que atinge a parte mecnica ou eltrica do veculo e que o impede de se locomover por seus prprios meios. Prmio: a importncia paga pelo segurado, ou estipulante/proponente, Seguradora em troca da transferncia do risco a que ele est exposto. Proposta: o documento mediante o qual voc expressa a inteno de contratar o seguro, manifestando pleno conhecimento das regras estabelecidas nas Condies Gerais. Questionrio de Avaliao de Risco: um questionrio que contm perguntas com o objetivo de diferenciar os motoristas pelas suas caractersticas pessoais e hbitos de utilizao do veculo, devendo ser obrigatoriamente assinado pelo segurado. Regulao de Sinistro: anlise do processo de sinistro quanto sua cobertura pela aplice contratada, bem como da adequao da documentao necessria indenizao. Envolve tambm a ao do representante da Seguradora na verificao dos valores dos oramentos das oficinas no que se refere mo de obra e s operaes de substituio de peas. Responsabilidade Civil: a obrigao imposta por lei, a cada um, de responder pelo dano que causar a terceiros. Roubo: a subtrao de todo ou parte do bem com ameaa ou violncia pessoa. Salvado: o objeto que se consegue resgatar de um sinistro e que ainda possui valor econmico.
8
Allianz Auto/Condies Gerais

Segurado: a pessoa em relao qual a Seguradora assume a responsabilidade de determinados riscos. Seguradora: a empresa autorizada pela SUSEP a funcionar no Brasil como tal e que, recebendo o prmio, assume o risco e garante a indenizao em caso de ocorrncia de sinistro amparado pelo contrato de seguro. Sinistro: ocorrncia de acontecimento involuntrio, casual e imprevisto. Sub-rogao: transferncia de direitos e obrigaes entre duas pessoas. Terceiro: a pessoa envolvida no acidente, que no o segurado ou seus ascendentes, descendentes, cnjuge e irmos, bem como quaisquer pessoas que com ele residam ou que dele dependam economicamente. Valor de Mercado Referenciado (VMR): quantia varivel a ser paga ao segurado no caso de indenizao integral do veculo, fixada em moeda corrente nacional, determinada de acordo com a tabela de referncia de cotao para veculo, previamente fixada na proposta de seguro, conjugada com fator de ajuste, em percentual a ser aplicado sobre a tabela estabelecida para utilizao no clculo do valor da indenizao, na data da liquidao do sinistro. Valor Determinado (VD): quantia fixa garantida ao segurado no caso de indenizao integral do veculo, fixada em moeda nacional e estipulada pelas partes no ato da contratao. Vigncia: prazo que determina o incio e o fim da validade das garantias contratadas. O incio e o trmino da vigncia ocorrem s 24h (vinte e quatro horas) dos dias descritos na aplice de seguro. Vistoria Prvia: a inspeo feita para verificao do estado fsico do veculo.
Allianz Auto/Condies Gerais

Clusula de Sanes
Considerando que: (i) O Grupo Allianz, sociedade annima europeia (Allianz SE) subordina-se s leis de sanes da Unio Europeia e demais Reguladores aplicveis, inclusive quanto s proibies ou restries em face de transaes econmicas com um Estado, Territrio, Organizao ou Pessoas; (ii) Que a Allianz Seguros faz parte do Grupo Allianz e tambm se sujeita ao cumprimento das Leis e Sanes e orientaes do Grupo. Esta aplice no fornece qualquer cobertura ou benefcio para qualquer negcio ou atividade caso a (i) cobertura ou benefcio e/ou (ii) negcio ou atividade venha a violar qualquer lei ou regulamento de sano ou embargo econmico aplicvel.

Atualizao dos Dados do Seguro


Voc deve informar o seu corretor ou a Seguradora imediatamente quando: Mudar de endereo. Trocar de veculo. Alterar as caractersticas do veculo segurado. Desejar aumentar ou reduzir os valores dos Limites Mximos de Indenizao estabelecidos no contrato. Desejar incluir ou excluir coberturas, clusulas, acessrios ou equipamentos.  Houver alterao dos dados do Questionrio de Avaliao de Risco. Para informaes sobre a situao cadastral do seu corretor, acesse o site www.susep.gov.br, por meio do seu nmero de registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF.
10
Allianz Auto/Condies Gerais

Cobertura de Vidros
Reparos ou trocas de vidros, faris, lanternas e lentes de retrovisores. Para acionar a Cobertura de Vidros, consulte o telefone no seu Carto Allianz Auto. Caso no tenha seu carto em mos, entre em contato com seu corretor ou ligue para a Linha Direta Allianz. Servios oferecidos:  Informaes sobre aplices, vigncia, franquia, coberturas, clusulas e dados do veculo. Informaes sobre Oficinas Referenciadas Allianz e Postos de Vistoria - endereo, telefone e horrio de atendimento. Orientaes sobre o pagamento de parcelas em atraso. Solicitao de segunda via de aplices. Gesto de reclamaes. Sugestes e opinies. Ouvidoria. Linha Direta Allianz Grande So Paulo 3156 4340 Outras localidades 0800 7777 243

Principais Servios
Allianz Assistncia 24 horas (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970). Para acionar o Allianz Assistncia 24 horas, consulte o telefone em seu Carto Allianz Auto. Caso no tenha seu carto em mos, entre em contato com seu corretor ou ligue para a Linha Direta Allianz. Servios oferecidos: Allianz Assistncia 24 horas: prestao de servios emergenciais em casos de acidente ou pane do veculo segurado.
Allianz Auto/Condies Gerais

11

C  arro Reserva Allianz: agendamento e locao conforme horrios das locadoras de veculos. A  llianz Reparos Residenciais: solicitao de servios para reparos emergenciais na residncia habitual do segurado. Atendimento: Segunda a sexta-feira: das 8h s 20h. Sbados: das 8h s 14h. Assistncia Allianz Seguros em caso de sinistro. Orientaes e dvidas sobre procedimentos em caso de sinistro. Agendamento de vistorias. Indicao dos Centros de Atendimento a Sinistros (CAS). Indicao de Oficinas Referenciadas Allianz. Linha Direta Allianz Grande So Paulo 3156 4340 Outras localidades 0800 7777 243

Benefcios Allianz Auto


Na contratao do Allianz Auto voc ganha um pacote de servios exclusivos, garantindo mais segurana e comodidade a voc e sua famlia. Confira os servios abaixo. Para mais detalhes, acesse o site www.allianz.com.br. Importante: estes servios estaro sujeitos a estrutura geogrfica da rede conveniada. 1. Vantagens na Utilizao das Oficinas Referenciadas Allianz Utilizando uma das Oficinas Referenciadas Allianz para reparo do seu veculo, o segurado ganha R$ 100,00 * (cem reais) de desconto
12
Allianz Auto/Condies Gerais

na franquia impressa na aplice e ainda pode parcelar em at 3 (trs) vezes sem juros. Confira mais algumas vantagens: Garantia de qualidade no reparo do veculo. Preferncia nos reparos. Capacitao tcnica comprovada. Guincho. Reviso de luzes. Reviso de freios. Lavagem e enceramento. *O desconto s concedido quando o valor do sinistro for superior ao valor da franquia constante na aplice do segurado. Confira a relao das Oficinas Referenciadas Allianz no site www.allianz.com.br. 2. Allianz Assistncia 24 horas Em caso de acidente ou pane do seu veculo, voc conta com o Allianz Assistncia 24 horas para ajudar no que for preciso. Os servios abaixo descritos tero cobertura no territrio nacional e nos pases do MERCOSUL e Chile. 2.1. Definies exclusivas para a finalidade desta clusula a)  Segurado: contratante do seguro ou usurio do veculo no momento da ocorrncia. b) Franquia: distncia mnima necessria entre o municpio de domiclio informado na aplice e o local da ocorrncia. c)  Limites de utilizao/valores: nmero total de atendimentos cobertos durante a vigncia da aplice/valor mximo coberto pela Allianz Assistncia 24 horas. d) Paliativo: reparo emergencial do veculo que permita percorrer pequena distncia at local seguro e/ou oficina especializada.
Allianz Auto/Condies Gerais

13

e)  Excedente: todo o percurso rodado pelo prestador de servios acima do limite contratual da aplice. 2.2. Allianz Assistncia 24 horas (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Clusula 960 - Veculos de passeio com cobertura casco - Carro reserva Clusula 962 - Veculos de passeio com cobertura casco - Carro reserva Clusula 964 - Veculos de passeio com cobertura somente RCF Clusula 966 - Caminhes com cobertura casco Clusula 967 - Caminhes com cobertura somente RCF Clusula 968 - Motos com cobertura casco Clusula 969 - Motos com cobertura somente RCF Clusula 970 - Auto Especial 2.2.1. Reparo no local ou reboque aps pane (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Caso o veculo segurado apresente alguma pane que impea sua locomoo por meios prprios, a Seguradora providenciar o envio de prestador de servios para a tentativa de conserto no local, se tecnicamente possvel, em carter paliativo. Caso o reparo no local no seja possvel, o veculo segurado ser rebocado at a oficina mais prxima ou para uma oficina indicada pelo segurado. Este servio est sujeito ao horrio de atendimento das oficinas e disponibilidade de peas. Importante: para veculos em garantia de fbrica, no haver reparo no local se afetar a garantia. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice.
14
Allianz Auto/Condies Gerais

2.2.2. 2 guincho em caso de mesma pane (exceto para motos e caminhes) (Clusulas 960, 962, 964 e 970) Caso o veculo segurado apresente alguma pane que impea a sua locomoo por meios prprios e aps o mesmo ter sido rebocado para local seguro definido pelo segurado, ser possvel utilizar o 2 guincho na mesma pane para remoo at a oficina mais prxima, num raio mximo de 100 km. No havendo oficina neste raio, esse limite poder ser excedido at a oficina mais prxima. Optando o segurado por outra oficina, a despesa com a quilometragem excedente ser por sua conta. Este servio est sujeito ao horrio de atendimento das oficinas e disponibilidade de peas. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.3. Reboque aps acidente, roubo ou furto localizado (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Caso o veculo do segurado fique completamente imobilizado aps acidente, roubo ou furto localizado, a Seguradora providenciar o reboque at a Oficina Referenciada Allianz mais prxima ou at uma oficina indicada pelo segurado. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: ser concedido um reboque por ocorrncia, exceto nos casos onde houver necessidade de percia do veculo em delegacia, quando ser fornecido o 2 reboque. 2.2.4. Transporte at a delegacia em caso de roubo ou furto (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Caso o veculo segurado seja roubado ou furtado, a seguradora colocar disposio do segurado um servio de txi para transport-lo at a delegacia de competncia mais prxima para o registro da ocorrncia.
Allianz Auto/Condies Gerais

15

Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.5. 2 guincho apenas para Caminhes e Motos em casos de pane, acidente, roubo ou furto localizado (Clusulas 966, 967, 968 e 969) Caso o veculo segurado fique completamente imobilizado devido pane, acidente, roubo ou furto localizado e aps o mesmo ter sido rebocado para um local seguro definido pelo segurado, ser possvel utilizar o 2 guincho no mesmo evento para a oficina mais prxima, num raio mximo de 100 km (cem quilmetros). Optando o segurado por outra oficina, a despesa com a quilometragem excedente ser por sua conta. Este servio est sujeito ao horrio de atendimento das oficinas e disponibilidade das peas. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. 2.2.6. Continuao da jornada ou retorno ao domiclio (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Em caso de pane, acidente, roubo ou furto envolvendo o veculo segurado, a Seguradora colocar disposio do segurado e de seus acompanhantes, levando-se em conta a capacidade legal do veculo, o meio de transporte mais adequado, a critrio da Seguradora, para retorno cidade do segurado ou continuao da viagem. Para continuao da viagem, a distncia deve ser equivalente de retorno ao municpio de residncia do segurado. Franquia: conforme tabela abaixo.

16

Allianz Auto/Condies Gerais

Clusulas 960, 962, 964 e 970 968 e 969 966 e 967

Franquia Sem franquia 50 km Sem franquia

Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.7. Pagamento de hospedagem (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Se, em virtude de falha na estrutura do transporte local, ou de possveis dificuldades devido ao horrio da pane, acidente, roubo ou furto, no for possvel o fornecimento do transporte alternativo previsto no item anterior, a Seguradora pagar, a ttulo de hospedagem do segurado e seus acompanhantes, a quantia mxima de R$ 200,00 (duzentos reais) por ocorrncia, enquanto o veculo segurado estiver sendo reparado ou at que seja providenciado um meio de transporte alternativo. Franquia: 50 km Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.8. Retorno do veculo (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Aps o conserto do veculo segurado, ou localizao aps roubo ou furto, a Seguradora colocar disposio do segurado, ou de pessoa por ele indicada, o meio de transporte mais indicado para a recuperao do veculo.
Allianz Auto/Condies Gerais

17

Importante: este transporte apenas para uma pessoa e somente para recuperao e retorno do veculo segurado. Franquia: 50 km Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.9. Reboque at o posto mais prximo - pane seca/falta de combustvel (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Para os casos de falta de combustvel do veculo segurado, ser enviado um reboque ao local para remoo do veculo segurado ao posto de combustvel mais prximo. O segurado arcar com o custo do combustvel adquirido. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: conforme tabela abaixo. Clusulas 960, 962, 964 e 970 968 e 969 966 e 967 Utilizao 4 (quatro) utilizaes por vigncia. 4 (quatro) utilizaes por vigncia. 4 (quatro) utilizaes por vigncia

2.2.10. Troca de pneus (Clusulas 960, 962, 964, 968, 969 e 970) Em caso de pneu furado ou quebra de roda, ser enviado um prestador de servios para efetuar a substituio pelo estepe do veculo, arcando o segurado com o custo do reparo ou da aquisio de pneus e rodas. Se o veculo segurado estiver em uma rodovia, ser fornecido um guincho at a borracharia mais prxima ou at um local seguro, conforme orientao do segurado, para que a troca possa ser realizada. Franquia: sem franquia.
18
Allianz Auto/Condies Gerais

Limite de utilizao para motos: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.11. Chaveiro (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Para os casos de perda, quebra ou esquecimento da chave e, ainda, em caso de arrombamento, ser providenciada a ida de um chaveiro ao local em que se encontrar o veculo segurado para solucionar o problema ou possibilitar sua remoo at o local indicado pelo cliente, respeitando a cobertura contratada. Se necessria a confeco de nova chave, os custos correro por conta do cliente. Franquia: sem franquia Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.12. Remoo mdica aps acidente ou incndio (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Aps serem prestados os primeiros socorros, e de acordo com avaliao da equipe mdica atendente houver a necessidade de remoo hospitalar do segurado ou de seus acompanhantes at um local de atendimento mdico mais apropriado, ser utilizado o meio mais compatvel, ou seja, ambulncia, automvel, avio de linha ou fretado com equipamento de socorro, at uma despesa mxima equivalente a R$ 1.000,00 (mil reais) por ocorrncia. Franquia: 50 km Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice.
Allianz Auto/Condies Gerais

19

2.2.13. Envio de pessoa da famlia em caso de hospitalizao (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Aps acidente ou incndio com veculo segurado e caso o segurado permanea hospitalizado por um perodo superior a 10 (dez) dias, a Seguradora colocar disposio o meio de transporte mais adequado para que uma pessoa da famlia, ou algum indicado para tal, residente no Pas, possa visit-lo. Esta pessoa ter direito a uma passagem area de ida e volta na classe econmica e de linha regular. Franquia: 50 km Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.14. Retorno do passageiro aps acidente ou incndio (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Caso o segurado seja hospitalizado em virtude de acidente envolvendo o veculo segurado e no havendo quem possa dirigi-lo, a Seguradora colocar disposio do segurado um motorista para conduzir o veculo segurado com seus acompanhantes de volta ao domiclio do segurado. Franquia: 50 km Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.15. Retorno antecipado do Segurado em caso de falecimento de parente prximo (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Em caso de falecimento de parente de 1 grau ou cnjuge em razo do acidente com o veculo segurado, e estando este total20
Allianz Auto/Condies Gerais

mente imobilizado por mais de dois dias em virtude desse mesmo acidente, a Seguradora colocar disposio de uma pessoa da famlia do segurado o meio de transporte mais adequado para antecipao do retorno. Franquia: 50 km Limite de utilizao para motos e caminhes: 4 (quatro) utilizaes por vigncia da aplice. Limite de utilizao para veculos de passeio: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.16. Traslado do corpo em caso de falecimento (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Em caso de falecimento do segurado ou de algum de seus acompanhantes em decorrncia de acidente com o veculo segurado, a Seguradora providenciar: I - Transporte dos corpos para o local onde sero sepultados; II - Atestado de bito; III - Urna funerria comum com o valor mximo de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por unidade. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: sem limite de utilizao durante a vigncia da aplice. 2.2.17. Courrier (Clusula 970) A Allianz Seguros disponibiliza ao segurado o servio de Courrier, por qualquer motivo, para levar e buscar quaisquer documentos, de acordo com a disponibilidade local. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: 2 (duas) intervenes durante a vigncia da aplice, desde que dentro da cidade de residncia do segurado.

Allianz Auto/Condies Gerais

21

2.2.18. Txi (Clusula 970) A Allianz Seguros disponibiliza ao segurado o servio de txi nos casos em que o veculo estiver parado na oficina por motivo de manuteno. O servio ser fornecido para que o segurado possa buscar seu veculo na oficina. Franquia: sem franquia. Limite de utilizao: 2 (duas) intervenes durante a vigncia da aplice, desde que dentro da cidade de residncia do segurado. 2.2.19. Auxlio Recolocao Profissional (Clusula 970) A Allianz Seguros disponibiliza ao segurado o servio de Recolocao Profissional para elaborao de currculo, apoio psicolgico, simulao de entrevistas e envio de currculo. Importante: este servio ser oferecido em caso de desemprego do segurado, mediante comprovao de tal condio por um perodo no superior a 6 (seis) meses e desde que seja comprovado um perodo mnimo de 6 (seis) meses de vnculo empregatcio no ltimo emprego, com a respectiva carteira profissional assinada. 2.3. No esto Cobertos na Allianz Assistncia 24 horas (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) a) Conserto de pneus e rodas; b) Custo de confeco de chaves; c) Servios de assistncia a terceiros; d) Despesas com refeio, ligaes telefnicas, fax e frigobar; e) Reposio de peas; f) Mo de obra ocorrida dentro de oficina;
22
Allianz Auto/Condies Gerais

g)  Despesas com remoo ou acondicionamento de carga e de animais que estavam sendo transportados pelo veculo; h) Despesas mdicas, hospitalares ou com medicamentos; i) Atolamentos decorrentes do trnsito por estradas ou caminhos no abertos ao trfego ou de areias fofas ou movedias; j) Panes repetitivas; k) Servios de assistncia aos passageiros de veculos destinados ao transporte de pessoas (txis, nibus, lotaes, ambulncias, entre outros). 2.4. Disposies Gerais do Allianz Assistncia 24 horas (Clusulas 960, 962, 964, 966, 967, 968, 969 e 970) N  o ser possvel contratar ou alterar as clusulas de assistncia 24 horas por endosso, exceto nos casos de endosso de substituio. N  o haver reembolso caso o atendimento no seja feito pela Seguradora. E  m caso de veculos de carga, leve ou pesada, o segurado dever providenciar previamente a remoo de eventual carga que prejudique ou impea o reboque. A  Allianz Assistncia 24 horas estar desobrigada da prestao de servios em locais e/ou situaes que impeam a execuo das mesmas, tais como: trnsito em vias no abertas ao trfego ou de areias fofas e movedias, enchentes, greves, convulses sociais, atos de vandalismo, interdies de rodovias e/ou outras vias de acessos, efeitos nucleares ou radiativos, casos fortuitos e de fora maior. Importante: o conserto no local um paliativo para que o veculo possa rodar, mas no substitui o ingresso do mesmo em oficina para uma anlise mais detalhada e o definitivo reparo, sendo que os servios na oficina, como mo de obra e peas, so por conta do segurado.
Allianz Auto/Condies Gerais

23

A  Allianz Seguros no se responsabiliza pela qualidade dos servios executados dentro das oficinas, exceto, em casos de sinistros, se o veculo for reparado em uma Oficina Referenciada Allianz. 3. Carro Reserva Allianz Em qualquer plano Allianz Assistncia 24 horas, o segurado Allianz conta automaticamente com o servio de carro reserva. O Carro Reserva Allianz vlido para veculos de passeio, esportivos, picapes leves e pesadas (nacionais e importados com a contratao da cobertura de casco). 3.1. Plano de Carro Reserva 15 (quinze) dias - Oficina Referenciada (Clusulas 960 e 962) A Allianz disponibiliza ao segurado o servio de carro reserva Allianz durante 15 (quinze) dias, em caso de Indenizao Integral (coliso, incndio, roubo e furto) e nos casos de Perda Parcial. Nos casos de Perda Parcial, para ter acesso a este benefcio, necessrio que o valor do reparo fique superior ao valor da franquia, estipulada na aplice e o segurado deve, obrigatoriamente, utilizar as Oficinas Referenciadas Allianz, exceto nos casos de veculos zero km, desde que comprovada a garantia total da montadora e que o veculo seja reparado em concessionria autorizada da marca. Nas cidades que no possuem Oficinas Referenciadas Allianz ou durante o perodo de garantia total de fbrica, no h a obrigatoriedade de utilizar a Oficina Referenciada para a liberao deste benefcio. Limite de utilizao: 2 (duas) ocorrncias durante a vigncia da aplice. 3.2. Plano de Carro Reserva 15 (quinze) dias Oficina Referenciada (Clusula 970) Para o produto Allianz Auto Especial, a Allianz disponibilizar ao segurado o servio de carro reserva durante 15 (quinze) dias
24
Allianz Auto/Condies Gerais

em caso de Indenizao Integral (coliso, incndio, roubo e furto) e nos casos de Perda Parcial. O carro reserva disponibilizado ter cmbio automtico e direo hidrulica. Nos casos de Perda Parcial, para ter acesso a este benefcio necessrio que o valor do reparo fique superior ao valor da franquia estipulada na aplice, e o segurado deve, obrigatoriamente, utilizar as Oficinas Referenciadas Allianz, exceto nos casos de veculos zero km, desde que comprovada a garantia total da montadora e que o veculo seja reparado em concessionria autorizada da marca. Nas cidades que no possuem Oficinas Referenciadas Allianz ou durante o perodo de garantia total de fbrica, no h a obrigatoriedade de utilizar a Oficina Referenciada para a liberao deste benefcio. Limite de utilizao: 2 (duas) ocorrncias durante a vigncia da aplice 3.3. Carro Reserva 7 (sete) dias (sinistro em congnere) (Clusulas 960 e 962) Com o Allianz Assistncia 24 horas, alm de contar com o carro reserva para sinistros indenizveis pela Allianz, o segurado contar com o servio de carro reserva Allianz durante 7 (sete) dias, caso se envolva em sinistro indenizvel, como terceiro, e for indenizado por outra seguradora (congnere). O carro reserva ser liberado desde que o valor do sinistro na congnere atinja o valor da franquia estipulada na aplice Allianz e tambm for comprovada a abertura do processo de sinistro na congnere, bem como a entrada do veculo em oficina para conserto. Limite de utilizao: sem limites durante a vigncia da aplice. 3.4. Carro Reserva 2 (dois) dias em casos de pane (Clusulas 960 e 962) Com o Allianz Assistncia 24 horas, alm de contar com o carro
Allianz Auto/Condies Gerais

25

reserva em casos de sinistro (acidente, roubo ou furto total) indenizveis pela Allianz, o segurado tambm tem o servio de Carro Reserva Allianz durante 2 (dois) dias, caso seu veculo apresente alguma pane que impea a sua locomoo por meios prprios. Para a utilizao deste benefcio necessria a utilizao do guincho da Allianz Seguros. Limite de utilizao: 1 (uma) utilizao durante a vigncia da aplice sem possibilidade de reintegrao. 3.5. Disposies gerais sobre o Carro Reserva Allianz (Clusulas 960, 962 e 970) Em casos de sinistro com indenizao integral do veculo, no qual a indenizao j tenha sido paga, o Carro Reserva Allianz no poder ser fornecido.  Em caso de coliso, o Carro Reserva Allianz ser fornecido somente quando o veculo segurado estiver comprovadamente parado para conserto e o sinistro for indenizado pela Allianz, exceto quando sinistro em congnere. O Carro Reserva Allianz no est disponvel para sinistro referente cobertura de vidros (vidros, faris, lanternas e lentes de retrovisores) e acessrios. As clusulas de carro reserva no podem ser includas por meio de endosso, exceto o de substituio ou incluso de veculos. A cobertura do Carro Reserva Allianz no cumulativa. Este servio est sujeito ao horrio de atendimento das locadoras e a disponibilidade de veculos. 3.6. Condies para o Carro Reserva Allianz O limite da quilometragem livre. Ser fornecida somente a locao do veculo, retirada e entrega do veculo, bem como eventuais taxas de entrega so por conta do segurado. Eventuais taxas para incluir mais condutores do veculo so por conta do segurado.
26
Allianz Auto/Condies Gerais

O veculo locado ser um modelo popular bsico, exceto para a clusula 970, disponvel para o Allianz Auto Especial, no qual o modelo do veculo locado ser automtico e com direo hidrulica.  A utilizao do Carro Reserva Allianz fica condicionada aos casos de sinistros indenizveis pela Seguradora, exceto para sinistro em congnere.  No haver interrupo no perodo de utilizao do veculo locado. Ele dever ser utilizado integralmente no perodo de cobertura contratada. As dirias no utilizadas da cobertura contratada no podero ser aproveitadas, ou seja, se o veculo locado for utilizado por 1 (um) dia, ser considerado o perodo integral da cobertura.  No caso de veculo localizado de roubo/furto, o segurado dever devolver o veculo locado no momento em que a polcia entregar o veculo segurado. 3.7. Condies para Locao Possuir idade mnima de 21 (vinte e um) anos. Ter experincia mnima de habilitao de 2 (dois) anos. Apresentar a documentao necessria, qual seja: - Nmero da aplice e chassi do veculo; - Boletim de Ocorrncia (em caso de roubo ou furto total); - Telefone para contato; - Carteira de Identidade; - Carteira de Habilitao; - Carto de crdito ou cheque (exigncia das locadoras de veculo).  Quando o segurado for pessoa jurdica, a locao ser feita por pessoa fsica, mediante autorizao escrita assinada por representante legal devidamente identificado. O veculo dever ser devolvido na mesma loja da locadora onde foi retirado. Caso contrrio, ser de responsabilidade do segurado a taxa de retorno cobrada pela locadora.  O segurado dever seguir as regras e normas da locadora, correndo por conta do segurado o custo que exceder os limites estabelecidos por esta ou os garantidos pela cobertura, como
Allianz Auto/Condies Gerais

27

combustvel, horas extras, permanncia do veculo por perodo superior ao contratado ou multas.  Importante: possvel mudar o modelo do carro, ficando a diferena por conta do segurado. 4. Allianz Reparos Residenciais (Clusulas 960, 962 , 964, 966, 967, 968, 969 e 970) Em qualquer plano Allianz Assistncia 24 horas, o segurado Allianz Seguros conta automaticamente com um pacote de servios completo que garante reparos emergenciais em sua residncia habitual por um profissional especializado e referenciado pela Allianz Seguros. O pacote de servios atende s aplices que estiverem em conformidade com os seguintes requisitos: O segurado deve ser pessoa fsica; A aplice deve ser individual; O atendimento somente ser realizado no endereo de residncia constante na aplice Allianz Auto. No atendimento, devem ser informados: Nome do segurado; Nmero da aplice; Endereo completo da residncia ou moradia habitual constante na aplice Allianz Auto; Nmero de telefone para contato; Descrio resumida do tipo de servio necessrio. 4.1. Definies a) Limites de Prazos e Valores: sempre que o servio estiver sujeito a limitaes de valores, as eventuais diferenas entre o preo cobrado pelo servio e o limite para pagamento ficaro sob
28
Allianz Auto/Condies Gerais

responsabilidade do segurado, desde que este aprove a realizao do servio. b)  Segurado: entende-se como segurado a pessoa fsica contratante do seguro e as demais pessoas que residam em carter permanente no imvel. c)  Imvel: propriedade residencial declarada pelo segurado na aplice, excludas as propriedades de veraneio ou aquelas destinadas a fins comerciais. Importante: a utilizao do conjunto dos servios do Allianz Reparos Residenciais a seguir limitada a R$ 200,00 (duzentos reais) por ocorrncia e a 2 (duas) intervenes por ano, exceto para os servios de Indicao de Profissionais (item a), que se limitam ao envio dos profissionais, e para o servio de substituio de telhas (item f), que limitado a R$ 500,00 (quinhentos reais) por ocorrncia e a 2 (duas) intervenes por ano. Servios disposio: a) Indicao de Profissionais para Conserto de Geladeira/Congelador, Mquina de Lavar e Secar Roupa, Fogo e Micro-ondas - Na ocorrncia de desgaste natural dos componentes eltricos, eletrnicos ou mecnicos nos eletrodomsticos, que impossibilite seu uso, o servio de assistncia indicar profissionais devidamente qualificados e previamente selecionados. A responsabilidade da Seguradora limita-se indicao dos profissionais. Importante: os eventuais custos de taxa de visita e de mo de obra do servio sero de responsabilidade exclusiva do segurado. b)  Conserto de Aparelho Telefnico - O servio de assistncia fornecer a mo de obra para a primeira instalao de aparelhos telefnicos, a partir da concesso desta linha, ou ainda a mo de obra para consertos em aparelhos telefnicos convencionais (exceto mesas telefnicas, interfones, KS, PABX ou similares) em
Allianz Auto/Condies Gerais

29

caso de desgaste natural dos componentes eltricos, eletrnicos ou mecnicos do aparelho. Excluso: fica excluda a condio acima quando houver necessidade de realizar servios de alvenaria (quebra de paredes para instalar condutes de passagem). c) Conteno de Vazamentos - Em caso de vazamentos gradativos, gotejamentos, infiltraes, ou seja, torneira pingando, registro vazando, em que haja danos nas instalaes hidrulicas da residncia, o servio de assistncia enviar um profissional para fazer o reparo emergencial do problema. O custo das peas que tenham de ser utilizadas para este conserto ficar por conta do segurado. d) Desentupimento - Em caso de entupimento de tubulaes de pias, sifes, ralos e vasos sanitrios (inclusive tubulaes), em que haja danos nas instalaes hidrulicas da residncia, o servio de assistncia enviar um profissional para fazer o reparo emergencial do problema, ficando por conta do segurado o custo das peas que possam ser utilizadas para este conserto. e)  Eletricista - Em caso de curto-circuito, tomadas queimadas e interrupo de energia por problemas na rede de baixa tenso, em que haja danos nas instalaes eltricas da residncia, o servio de assistncia enviar um profissional para fazer o reparo emergencial do problema, ficando por conta do segurado o custo das peas que possam ser utilizadas para este conserto. f)  Substituio de Telhas - Em caso de quebra acidental que no tenha sido causada por vendaval ou vento forte, o servio de assistncia fornecer a mo de obra para substituio de uma ou mais telhas. Importante: o servio restrito troca do telhado da residncia segurada, no sendo extensivo a telhados de prdios residenciais.
30
Allianz Auto/Condies Gerais

4.2. Riscos Excludos a) Residncias de veraneio ou que no possam ser caracterizadas como a habitual e permanente do segurado. b) Estabelecimentos comerciais ou residncia parcialmente utilizada para fins comerciais, seja pelo segurado ou por terceiros. c)  Operaes de busca, recuperao ou salvamento de objetos, bens ou pessoas aps a ocorrncia de sinistros. d)  Confisco, requisio ou danos causados aos bens segurados por ordem do governo, de direito ou de fato, ou de qualquer autoridade instituda. e)  Exploso, liberao de calor e irradiaes provenientes de radioatividade e, ainda, as decorrentes de radiaes provocadas pela acelerao artificial de partculas. f) Atos ou omisses dolosas do segurado ou de pessoas pelas quais este seja civilmente responsvel. g) Ocorrncias em situaes de guerra, comoes sociais, atos de terrorismo e sabotagens, greves, decretaes de estado de calamidade pblica, catstrofes naturais e deteno por parte de autoridade em decorrncia de delito, salvo se o segurado provar que a ocorrncia no tem relao com os referidos eventos. 5. Reparo ou Reposio de Vidros Em caso de trinca ou quebra, a Allianz garantir o reparo ou reposio dos vidros do veculo segurado. As coberturas so vlidas somente para eventos ocorridos no territrio nacional.
Allianz Auto/Condies Gerais

31

Veculos com cobertura Casco Passeio Nacional (clusula 450) e Picape Pesada Nacional (clusula 454) com Cobertura de Casco para-brisa vidros laterais vidro traseiro carenagem lente de retrovisor faris lanternas 2 peas (vidros) por vigncia para retrovisores, faris e lanternas Para-brisa R$ 90,00 Faris, lanternas e carenagem de retrovisor R$ 40,00 Passeio Importado (clusula 452) Picape Pesada Importada (clusula 456) com Cobertura de Casco para-brisa vidros laterais vidro traseiro carenagem lente de retrovisor faris lanternas 2 peas (vidros) por vigncia para retrovisores, faris e lanternas Para-brisa R$ 180,00 Faris, lanternas e carenagem de retrovisor R$ 100,00 Passeio Nacional e Importado blindado com Cobertura de Casco (clusula 460)* Caminhes com Cobertura de Casco (clusula 458)

Cobertura

para-brisa para-brisas vidros laterais vidros laterais vidro traseiro vidro traseiro

Utilizao

1 pea (vidro) 2 utilizaes por vigncia por vigncia, limitado a duas peas

Para-brisa e R$ 150,00 vidro traseiro R$ 500,00 Vidros laterais e culos R$ 500,00

32

Franquia

*Clusula 460 est disponvel apenas para veculos anos 2010, 2011, 2012, 2013 e zero km.
Allianz Auto/Condies Gerais

Veculos somente com cobertura de RCF Passeio Nacional (clusula 451) e Picape Pesada Nacional (clusula 455) com Cobertura apenas de RCF para-brisa vidros laterais vidro traseiro carenagem  lente de retrovisor faris lanternas 2 peas (vidros) por vigncia para retrovisores, faris e lanternas Para-brisa R$ 90,00 Faris, lanternas e carenagem de retrovisor R$ 40,00 Passeio Nacional (clusula 453) e Picape Pesada Importada (clusula 457) com Cobertura apenas de RCF para-brisa vidros laterais vidro traseiro carenagem  lente de retrovisor faris lanternas 2 peas (vidros) por vigncia para retrovisores, faris e lanternas Para-brisa R$ 180,00 Faris, lanternas e carenagem de retrovisor R$ 100,00 Caminhes com Cobertura apenas de RCF (clusula 459)

Cobertura

para-brisas vidros laterais vidro traseiro

Utilizao

2 utilizaes por vigncia, limitado a duas peas R$ 150,00

Franquia

Retrovisores Estaro cobertos, exclusivamente, os retrovisores externos. Em caso de quebras ou trincas, sero repostos a lente, seus suportes internos e a carenagem (carcaa), pelo mesmo tipo e modelo da pea integrante do veculo fabricado. No est includo nesse servio a substituio de componentes eltricos, eletrnicos e mecanismos manuais que no estejam
Allianz Auto/Condies Gerais

33

embutidos na pea, bem como qualquer outro dispositivo integrante do conjunto de retrovisores. Em caso de sinistro de peas adaptadas, sero repostas as integrantes do veculo fabricado. Em decorrncia do ano de fabricao, podero ser notadas, na substituio das peas, algumas diferenas no que diz respeito cor, pelo desgaste natural. Importante: Caminhes e veculos blindados (nacionais e importados) no possuem cobertura para retrovisores. Faris e lanternas Fica segurada a substituio de faris e pisca-piscas dianteiros, alm das lanternas traseiras. Durante esta substituio, tambm sero trocadas as lmpadas do equipamento sinistrado, caso tenham sido danificadas. Importante: Caminhes e veculos blindados (nacionais e importados) no possuem cobertura para faris e lanternas. 5.1. Disposies gerais da cobertura de Vidros Allianz (Clusulas 450, 452, 454, 456, 460, 458, 451, 453, 455, 457 e 459) Para a troca dos para-brisas, retrovisores, faris e lanternas haver uma franquia estipulada na aplice para cada utilizao. Se ocorrerem utilizaes simultneas, ser paga a quantidade de franquias correspondente a cada utilizao. Em caso de troca somente da lente do retrovisor, no h pagamento de franquia. O atendimento ser efetuado em at 5 (cinco) dias teis, exceto para os vidros blindados, para os quais o atendimento ocorrer em at 20 (vinte) dias teis ou conforme disponibilidade da pea no mercado. No haver obrigatoriedade da instalao de vidros e/ou faris e lanternas contendo o logotipo da montadora do veculo. No haver reembolso caso o atendimento no seja feito pela Allianz.
34
Allianz Auto/Condies Gerais

O local de troca ser indicado pela Seguradora. A cobertura limita-se apenas ao reparo ou reposio dos vidros, no se estendendo instalao de insulfilme, sistema de acionamento, de regulagem ou de levantamento dos vidros.  Veculos de passeio, picapes leves e pesadas com mais de 10 (dez) anos de fabricao ou descontinuados e os caminhes com mais de 20 (vinte) anos de fabricao ou descontinuados h mais de 10 (dez) anos esto sujeitos a disponibilidade da pea no mercado e ao prazo para aquisio. Nestes casos, a aquisio da pea est desvinculada das marcas habilitadas pelas montadoras. No estaro cobertos vidros trincados ou quebrados que sejam comprovados na vistoria prvia e/ou cpia da aplice anterior. necessrio fazer uma nova proposta sem a contratao desta clusula. No ser possvel contratar esta cobertura por meio de endosso, exceto nos casos de endosso de substituio. A cobertura de vidros para caminhes (clusulas 458 e 459) possui limite de 2 (duas) peas (vidros) por vigncia, mesmo que as trocas sejam simultneas. A cobertura de vidros blindados (clusula 460) possui limite de 1 (uma) pea (vidro) por vigncia, mesmo que as trocas sejam simultneas.  A cobertura de retrovisores, faris e lanternas para veculos de passeio e picapes leves ou pesadas nacionais (clusula 450) possui limite de 2 (duas) peas por vigncia, mesmo que as trocas sejam simultneas. 5.2. No esto cobertos nos planos de cobertura de Vidros Allianz (Clusulas 450, 452, 454, 456, 460, 458, 451, 453, 455, 457 e 459) Danos comunicados aps o trmino de vigncia da aplice correspondente data do evento. Veculos em processo de atendimento de sinistro. Roubo/furto. Panes eltricas. Desgaste natural das peas ou componentes.
Allianz Auto/Condies Gerais

35

Danos aos vidros decorrentes de atos de vandalismo, motim ou desordem. Danos aos vidros decorrentes de chuva de granizo. Danos aos vidros causados por objetos transportados pelo veculo segurado ou nele fixados. Prejuzo financeiro pela paralisao do veculo segurado durante o perodo de troca e/ou reparo do vidro. Faris auxiliares (milha) ou de neblina (dianteiro e traseiro). Faris de xennio, LED ou similares. Na hiptese de o veculo segurado possuir faris de xennio ou LED, (mesmo que originais de fbrica) estes sero reembolsados pelo valor do modelo convencional de faris para o mesmo tipo de veculo. Lanternas laterais, break-light e retrovisores internos. Queima exclusiva da lmpada. Danos existentes nos vidros antes da contratao do seguro. Vidros blindados ou no, faris e lanternas com risco e infiltrao. Vidros blindados com delaminao, ao qumica ou outro dano que no seja a quebra ou trinca.  Reparos e/ou trocas de tetos solares (mesmo que originais de fbrica), modelos especiais e/ou transformados, modelos conversveis e importaes independentes, alm de modelos utilizados para lotao, transporte coletivo e similares. 5.3. Reclamaes Qualquer reclamao referente prestao de servios do Allianz Assistncia 24 horas, Allianz Reparos Residenciais, Carro Reserva e Cobertura de Vidros deve ser efetuada no prazo mximo de 90 (noventa) dias, contados da ocorrncia do evento.

Condies Contratuais Allianz Auto


1. Produto Allianz Auto - Produto para pessoa fsica ou jurdica que oferece proteo e segurana com Cobertura de Casco, RCF e APP.
36
Allianz Auto/Condies Gerais

Allianz Auto Especial - Produto destinado exclusivamente para pessoas com deficincia que oferece proteo e segurana com Cobertura de Casco, RCF e APP. Importante: entendem-se por pessoas com deficincia todas aquelas que possuem deficincia fsica, visual, mental (severa/ profunda) ou autistas que atuam diretamente ou por intermdio de seu representante legal, conforme lei vigente. Allianz Caminho - Produto completo direcionado para clientes pessoa fsica ou jurdica que sejam proprietrios de caminhes que oferece proteo e segurana com Cobertura de Casco, RCF e APP. Allianz Moto - Produto direcionado para clientes pessoa fsica ou jurdica que utilizem a moto apenas para fins particulares. Oferece proteo e segurana com Cobertura de Casco, RCF e APP. 1.1. Cobertura No Allianz Auto existem trs tipos de Coberturas Bsicas: Coliso/Incndio/Roubo/Furto Roubo/Furto/Incndio Coliso/Incndio 1.2. Prmio o valor que o segurado paga para custeio das coberturas contratadas. 1.3. Franquia a participao obrigatria do segurado nos prejuzos decorrentes de coliso, enchente, roubo ou furto parcial a ser deduzida em cada ocorrncia de sinistro, conforme valor constante na aplice. No ser cobrada franquia nos casos de Perda Parcial em prejuzos decorrentes de incndio, queda de raio e/ou exploso e nos casos de Indenizao Integral do veculo.
Allianz Auto/Condies Gerais

37

a)  Franquia normal: a franquia obrigatria a ser cobrada do segurado como participao do risco. b) Franquia facultativa I: corresponde a 2 (duas) vezes o valor da franquia normal. c) Franquia facultativa II: corresponde a 3 (trs) vezes o valor da franquia normal. d) Franquia reduzida: corresponde a 50% (cinquenta por cento) da franquia normal. e) Franquia 100% de desconto da franquia normal: quando o valor dos reparos superar o valor da franquia estabelecida na aplice, o segurado estar isento de pagar a franquia normal no 1 sinistro ocorrido na vigncia da aplice. A partir do 2 sinistro, a franquia estipulada na aplice ser cobrada normalmente. f)  Franquia 100% de desconto na franquia reduzida: quando o valor dos reparos superar o valor da franquia estabelecida na aplice, o segurado estar isento de pagar o valor da franquia reduzida no 1 sinistro ocorrido na vigncia da aplice. A partir do 2 sinistro, a franquia estipulada na aplice ser cobrada normalmente. 1.4. Bnus O Bnus um indicador de experincia do segurado, expresso em classes, representado pelo histrico de renovaes de cada aplice/item. Este indicador representa a experincia do segurado em funo dos sinistros ocorridos e indenizados, a cada perodo de um ano de vigncia de seguro. A classe de bnus ser progressivamente maior a cada renovao sem sinistro e sem interrupo, aumentando em razo do nmero de anos sem sinistro at a classe mxima 10 (dez).
38
Allianz Auto/Condies Gerais

A no ocorrncia de sinistros na vigncia da aplice proporcionar um desconto no preo a ser pago em sua renovao, conforme a classe de bnus da tabela abaixo: Classe de bnus 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Perodo imediatamente anterior sem reclamao indenizvel 1 ano 2 anos consecutivos 3 anos consecutivos 4 anos consecutivos 5 anos consecutivos 6 anos consecutivos 7 anos consecutivos 8 anos consecutivos 9 anos consecutivos 10 anos consecutivos Percentual de desconto 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% 50%

O bnus pessoal e intransfervel, portanto, no caso de alterao do segurado no contrato de seguro, o bnus dever ser totalmente excludo, exceto nos casos de Transferncia de Direitos e Obrigaes (T.D.O.), descritos no item 1.6 deste manual. 1.5. Disposies gerais para utilizao do bnus O bnus somente ser concedido para a cobertura Compreensiva (Coliso, Incndio e Roubo/Furto), Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V), Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) e Acessrios (mesmo que contratadas isoladamente). A bonificao s ser concedida s aplices com vigncia anual.  O bnus pessoal e intransfervel, exceto nos casos onde seja permitida a transferncia de direitos e obrigaes (T.D.O.). Caso a transferncia de diretos e obrigaes no seja permitida pela Allianz, o bnus dever ser zerado e o tipo de seguro dever ser Seguro Novo. Para os seguros sem perfil (Questionrio de avaliao de risco), s ser permitida a transferncia de bnus quando o segurado
Allianz Auto/Condies Gerais

39

for pessoa jurdica, respeitando as regras de transferncia de direitos e obrigaes descritas neste manual, item 1.6 No permitido o remanejamento de bnus entre aplices e/ou itens, exceto quando houver o cancelamento da aplice e/ou do item por venda do veculo (no existncia do bem). A utilizao das coberturas de Assistncia 24 horas e Vidros no acarretar em perda da classe de bnus.  O bnus regredir uma classe por evento de qualquer causa, conforme critrios abaixo: - Quantidade de eventos de sinistros indenizados (coberturas Compreensiva, RCF, Acessrios e APP) ocorridos com o veculo durante a vigncia da aplice anterior. - Quantidade de eventos de sinistros comunicados e abertos ocorridos com o veculo durante a vigncia da aplice anterior sem o devido encerramento por parte da seguradora. Qualquer alterao no contrato de seguro, por exemplo, mudana de veculo, coberturas e/ou prazo de vigncia, o bnus devido seguir a poltica estabelecida pela seguradora para cada alterao. 1.6. Transferncia de Bnus A transferncia de bnus entre segurados ser permitida apenas nas situaes informadas neste tpico. Para a solicitao desta transferncia ser necessrio, em todas as situaes, o envio do formulrio-padro de Transferncia de Direitos e Obrigaes (T.D.O.) da Allianz Seguros devidamente assinando pelo segurado e, no caso de falecimento, o corretor dever assinar. Situaes em que a transferncia de bnus permitida: a) Transferncia de Pessoa Jurdica para Pessoa Fsica e vice-versa: Ser permitida a transferncia de bnus quando comprovado que o novo segurado um dos scios da empresa. Ser necessria a apresentao do contrato social da empresa para comprovao, juntamente com o formulrio de transferncia de direitos e obrigaes - T.D.O.
40
Allianz Auto/Condies Gerais

b) Transferncia de Pessoa Jurdica para Pessoa Jurdica: Ser permitida a transferncia de bnus apenas se as composies dos contratos sociais das empresas possurem os mesmos scios. Assim, ser necessrio o envio dos contratos sociais para comprovao dos fatos, juntamente com o formulrio de transferncia de direitos e obrigaes - T.D.O. c) Transferncia entre pais e filhos: Ser permitida a transferncia de bnus desde que o novo segurado seja o condutor principal da aplice anterior ou da aplice atual por no mnimo 335 dias.  Ser necessrio o envio da cpia do RG para comprovao de vnculo, juntamente com o formulrio de transferncia de direitos e obrigaes - T.D.O. Importante: caso a aplice na congnere no possua perfil, a transferncia de bnus no ser permitida. d) Transferncia entre cnjuges e companheiros: Ser permitida a transferncia de bnus desde que o novo segurado seja o condutor principal da aplice anterior ou da aplice atual por no mnimo 335 dias (em casos de transferncia de direitos e obrigaes por endosso).  Ser necessrio o envio da certido de casamento ou declarao de unio estvel para comprovao de vnculo, juntamente com o formulrio de transferncia de direitos e obrigaes. Importante: caso a aplice na congnere no possua perfil, a transferncia de bnus no ser permitida. e) Falecimento do Segurado: Ser permitida a transferncia de bnus se comprovado que o inventariante era o condutor do veculo na aplice anterior ou na aplice atual (em casos de transferncia de direitos e obrigaes por endosso), e que o mesmo era cnjuge, pai, me ou filho(a) do segurado. Ser necessrio o envio do inventrio para comprovao, juntamente com o formulrio de transferncia de direitos e obrigaes.
Allianz Auto/Condies Gerais

41

Importante: no permitida a transferncia como esplio. f) Relao idade x bnus: Na Transferncia de Direitos e Obrigaes (T.D.O.), o bnus estar diretamente relacionado idade do novo segurado. Assim, mesmo que o novo segurado conste como motorista principal no QAR da aplice anterior, a tabela abaixo dever ser respeitada. Idade 18 anos 19 anos 20 anos 21 anos 22 anos 23 anos 24 anos 25 anos 26 anos 27 anos 28 anos ou mais Bnus Zero Classe 1 Classe 2 Classe 3 Classe 4 Classe 5 Classe 6 Classe 7 Classe 8 Classe 9 Classe 10

Exemplo: se o segurado tiver classe 4 e for transferir para um novo segurado de 20 anos, este no ter a classe 4 e sim a classe 2. Importante: o limite da classe de bnus a ser concedida a classe de bnus antes da transferncia de direitos e obrigaes, isto , se o segurado tiver classe 1 e for transferir para um novo segurado de 23 anos, este no ter a classe 5 e sim a classe 1, que o limite da transferncia. 1.7. Limite Mximo de Indenizao (LMI) o valor definido pelo segurado, constante na aplice, que representa o valor mximo de indenizao devida nos termos deste contrato.
42
Allianz Auto/Condies Gerais

1.8. Questionrio de Avaliao de Risco Allianz Auto, Caminho e Moto O Questionrio de Avaliao de Risco tem o objetivo de diferenciar os motoristas pelas suas caractersticas pessoais e hbitos de utilizao do veculo, devendo ser obrigatoriamente assinado pelo segurado. Na contratao do Questionrio de Avaliao de Risco, deve-se primeiramente identificar o motorista principal do veculo. Todas as perguntas do questionrio contribuem para a determinao do prmio do seguro. O Fator do questionrio ser aplicado sobre as mesmas coberturas nas quais o bnus incide. Todos os dados declarados no questionrio podero ser auditados a qualquer momento pela Seguradora, podendo esta negar a indenizao em caso de sinistro quando constatadas inverdades, omisses ou irregularidades no preenchimento do questionrio. Importante: havendo alteraes no questionrio do segurado durante a vigncia do seguro, este dever comunicar imediatamente o corretor ou a Seguradora para que seja calculado um novo prmio. 1.8.1. Definies do Questionrio Allianz Auto a)  Motorista Principal: a pessoa devidamente habilitada que utiliza o veculo por, no mnimo, 85% do tempo de circulao semanal. Caso no seja possvel determinar essa frequncia de utilizao, dever ser considerado o motorista habilitado mais jovem. b) Estado Civil - Casado: para efeito de avaliao de risco, equipara-se ao casado a pessoa que vive em unio estvel nos termos da lei. c)  O condutor reside com pessoas que tm entre 17 (dezessete) e 25 (vinte e cinco) anos de idade: devem ser consideradas todas as pessoas que residem com o condutor principal que possuam
Allianz Auto/Condies Gerais

43

idades entre 17 (dezessete) e 25 (vinte e cinco) anos na data do primeiro dia de vigncia do seguro e que possam ou no vir a utilizar o veculo segurado. Importante: Caso a resposta seja que o motorista principal reside com pessoas com idades entre 17 (dezessete) e 25 (vinte e cinco) anos de idade, que no utilizam o veculo segurado em hiptese alguma, o segurado estar ciente que no haver cobertura securitria caso um destes esteja conduzindo o veculo no momento do sinistro. d)  Tempo de habilitao: o perodo em que o segurado possui a carteira nacional de habilitao. e) Residncia do Motorista Principal: entende-se por residncia o local de moradia habitual do motorista principal, podendo ser casa, casa em condomnio fechado ou apartamento. f) Garagem: considerada a garagem ou estacionamento prprio ou alugado, entendendo-se como tal: local fechado (coberto ou no) que tenha porto ou grade para acesso; no sendo necessrio estar fisicamente ligado residncia ou local de trabalho ou na faculdade/universidade/escola/ps-graduao/cursos livres. Admite-se, ainda, como estacionamento/garagem, os condomnios ou ruas fechadas que mantenham no seu acesso vigilncia permanente. Importante: caso a resposta seja afirmativa, se o condutor estiver na residncia ou local de trabalho ou na faculdade/universidade/ escola/ps-graduao/cursos livres, o veculo segurado dever ser mantido durante o perodo integral na garagem. Esta regra vlida para todos os condutores do veculo segurado, seja o motorista principal ou no. g) Utilizao do Veculo para Fins Comerciais: considera-se como tal se o veculo for utilizado, no mnimo, 2 (duas) vezes na semana para o exerccio do trabalho. Como, por exemplo, veculo conduzido por vendedores, representantes comerciais ou prestadores de servios ou veculo utilizado para visitas a clientes ou fornecedores.
44
Allianz Auto/Condies Gerais

Consideram-se, ainda, como sendo de atividade profissional os veculos logotipados ou com pintura especial de empresa. Importante: esta regra vlida para todos os condutores do veculo segurado, seja o motorista principal ou no. 1.8.2. Definies do Questionrio Allianz Caminho a) Presta Servio para: determinar para quem prestado o servio, (transportadora, outro tipo de empresa exceto transportadora ou para uso prprio). b) Cargas Transportadas: definir o tipo de carga mais frequente que o caminho segurado transporta. So consideradas todas as cargas transportadas, limitadas a 2 (dois) tipos. c)  Seguro da Carga Transportada: saber se as cargas transportadas possuem seguro (sempre, eventualmente ou nunca) para suas viagens. d) Regio de Circulao: considerada a regio em que circula ou permanece o caminho em pelo menos 85% (oitenta e cinco por cento) do tempo de circulao semanal. Caso o caminho circule em duas ou mais regies distintas de risco e no seja possvel enquadr-lo na situao acima, deve-se considerar a resposta Mais de uma Regio de Circulao. Importante: na resposta Municpios e Arredores at 100 km (cem quilmetros) da Cidade-Sede, considerar a sede da empresa para a qual o Segurado presta servio ou a residncia do segurado, no caso de autnomos. e) Mantm o Caminho em Garagem: saber se o caminho fica em garagem quando no est em servio. considerada a garagem ou o estacionamento prprio ou alugado, entendendo-se como tal um local fechado, coberto ou no, que tenha porto ou grade para acesso, no sendo necessrio estar fisicamente ligado residncia ou ao local de trabalho. Admitem-se, ainda, como
Allianz Auto/Condies Gerais

45

estacionamento ou garagem os condomnios ou ruas fechadas que mantenham em seu acesso vigilncia permanente. Importante: caso a resposta seja afirmativa, em no estando o caminho segurado em servio, ele deve ser mantido, impreterivelmente, durante perodo integral na garagem. Esta regra vlida para qualquer condutor do veculo segurado, seja o motorista principal ou no. f)  Motorista Principal: pessoa discriminada no questionrio e que utiliza o caminho em pelo menos 85% (oitenta e cinco por cento) do tempo de circulao semanal. Caso nenhum motorista se enquadre nessa situao, deve-se utilizar os dados do motorista mais jovem ou informar no perfil que o motorista indeterminado. g) Dirige aps as 22h: saber se o motorista dirige o caminho entre s 22h00 e 05h00 da manh por mais de 15% (quinze por cento) do tempo semanal. Importante: esta regra vlida para qualquer condutor do veculo segurado, seja o motorista principal ou no. h) Sistemas de Gerenciamento de Risco: so sistemas utilizados para a apurao de possveis adversidades no transporte, possibilitando a criao de medidas preventivas e personalizadas com o objetivo de minimizar os riscos a que o veculo e a carga esto sujeitos, como, por exemplo:  Cadastro de Motorista: quando o condutor principal est cadastrado em um banco de dados socioeconmico, por exemplo, Telerisco, Pancary, Buonny, Lideransat e outros. Este cadastramento possibilita a avaliao de todos os dados dos motoristas, atravs de pesquisa socioeconmica e financeira, bem como quanto a antecedentes criminais.  Inteligncia embarcada: so sistemas de segurana e monitoramento acionados automaticamente, independentemente da
46
Allianz Auto/Condies Gerais

ao humana, como, por exemplo, a trava do ba, proibio/ liberao para carona, desengate, etc. Importante: se a resposta for afirmativa, em um eventual sinistro podero ser solicitados documentos que comprovem o gerenciamento. 1.8.3. Definies do Questionrio Allianz Moto a)  Motorista Principal: a pessoa devidamente habilitada que utiliza o veculo por, no mnimo, 85% (oitenta e cinco por cento) do tempo de circulao semanal. Caso no seja possvel determinar essa frequncia de utilizao, dever ser considerado o motorista habilitado mais jovem. b) Estado Civil - Casado: para efeito de avaliao de risco, equipara-se ao casado a pessoa que vive em unio estvel nos termos da lei. c)  Filhos ou Enteados residentes de 17 (dezessete) a 25 (vinte e cinco) anos: sero considerados apenas os filhos ou enteados com idade de 17 (dezessete) a 25 (vinte e cinco) anos na data do 1 dia de vigncia do seguro, que moram com o motorista principal e que possam ou no vir a utilizar o veculo segurado. Importante: caso a resposta seja positiva para filhos ou enteados de 17 (dezessete) a 25 (vinte e cinco) anos que no utilizaro o veculo segurado em hiptese alguma, o segurado estar ciente que no haver cobertura securitria caso um desses esteja conduzindo o veculo no momento do sinistro. d) Residncia do Motorista Principal: entende-se por residncia o local de moradia habitual do motorista principal, podendo ser casa, casa em condomnio fechado ou apartamento. e)  Garagem: considerada a garagem/estacionamento prpria ou alugada, entendendo-se como tal: local fechado (coberto ou no) que tenha porto ou grade para acesso; no sendo necessrio estar
Allianz Auto/Condies Gerais

47

fisicamente ligado residncia ou local de trabalho ou na faculdade/universidade/escola/ps-graduao/cursos livres. Admite-se, ainda, como estacionamento/garagem, os condomnios ou ruas fechadas que mantenham no seu acesso vigilncia permanente. Importante: caso a resposta seja afirmativa, se o condutor estiver na residncia ou local de trabalho ou na faculdade/universidade/escola/ ps-graduao/cursos livres, o veculo segurado dever ser mantido durante o perodo integral na garagem. Esta regra vlida para todos os condutores do veculo segurado, seja o motorista principal ou no. f) Utilizao do Veculo para Fins Comerciais: considera-se como tal se o veculo for utilizado, no mnimo, 2 (duas) vezes na semana para o exerccio do trabalho como, por exemplo, veculo conduzido por vendedores, representantes comerciais ou prestadores de servios ou veculo utilizado para visitas a clientes ou fornecedores. Considera-se ainda como sendo atividade profissional os veculos logotipados ou com pintura especial de empresa. Importante: esta regra vlida para todos os condutores do veculo segurado, seja o motorista principal ou no. g) Quantidade de dias que dirige durante a semana: determinar a frequncia de utilizao da moto durante a semana. h) Tempo de habilitao de moto: considerada a data da primeira habilitao de moto do condutor. i)  associado ou no a algum Motoclube: associao legalizada de motociclistas. 1.9. Descontos 1.9.1. Desconto na Renovao de Outras Companhias O Segurado com aplice de outra companhia sem sinistro ter direito a desconto na renovao de seu seguro com a Allianz Seguros.
48
Allianz Auto/Condies Gerais

1.9.2. Desconto nas Renovaes Allianz Quanto mais tempo voc renovar seu seguro Allianz Auto, mais descontos ter. Concedemos descontos especiais no valor de sua renovao e tambm no valor da sua franquia. Importante: o valor da franquia impresso na aplice j contempla o desconto, vlido apenas para franquia da cobertura. 1.9.3. Desconto Familiar Caso o segurado tenha outra aplice do Allianz Auto vigente em seu prprio nome ou em nome do cnjuge, filhos e pais, ele ter direito a um desconto adicional no novo seguro contratado. Esta condio vlida exclusivamente para pessoa fsica.

Condies Gerais de Automvel, RCF-V e APP


1. Incio da Cobertura, Aceitao e Recusa da Proposta A cobertura do seguro iniciada na data constante na proposta ou, na ausncia desta, na data do seu recebimento, desde que o risco apresentado esteja dentro das normas de aceitao da Allianz Seguros e que o pagamento do prmio integral ou da primeira parcela tenha sido realizado at a data-limite estipulada no documento de cobrana. A aceitao da proposta de seguro novo ou renovao, bem como alteraes que impliquem modificao do risco, ficar condicionada anlise da Allianz Seguros, podendo ser recusada no prazo mximo de 15 (quinze) dias a partir da data do recebimento do protocolo, por meio de comunicao formal que justifique o motivo da recusa. No caso de recusa, com adiantamento de valor para o futuro pagamento parcial ou total do prmio, o veculo ter cobertura por 2 (dois) dias teis aps o recebimento da recusa. No caso de ausncia de manifestao dentro do prazo de 15 (quinze) dias, fica caracterizada a aceitao implcita do seguro.
Allianz Auto/Condies Gerais

49

Poder ser solicitada documentao complementar para anlise e aceitao do risco, uma nica vez, quando se tratar de pessoa fsica, e mais de uma vez quando se tratar de pessoa jurdica. Nesse caso, o prazo de 15 (quinze) dias ficar suspenso e sua contagem somente ser reiniciada a partir da data de entrega dos documentos. No havendo pagamento antecipado do prmio ao ser protocolada a proposta, o incio de vigncia da cobertura dever coincidir com a data da aceitao da proposta ou com data distinta, desde que expressamente acordada entre as partes. As propostas recepcionadas com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prmio tero seu incio de vigncia a partir da data de recepo da proposta pela Sociedade Seguradora, nos casos de veculo zero-quilmetro ou renovao Allianz dentro das normas de aceitao sem necessidade de vistoria prvia. Nos demais casos, a data de incio da vigncia ser a partir da vistoria prvia. O no pagamento do prmio estipulado pela proposta implicar na recusa do risco. Em caso de recusa da proposta com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prmio, os valores sero devolvidos integralmente em at 10 (dez) dias aps a data do aviso de recusa da proposta pela Seguradora. Passado este prazo, os valores a serem devolvidos ao segurado estaro sujeitos a correo monetria, de acordo com a variao positiva do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IPCA/IBGE) calculado pro rata dia, alm dos juros moratrios de acordo do aviso de recusa da proposta pela Seguradora, at a data do efetivo pagamento ao segurado. A partir da data de aceitao da proposta, a emisso da aplice ou endosso ser em at 15 (quinze) dias.
50
Allianz Auto/Condies Gerais

2. Vigncia e Renovao O seguro vigora a partir da data indicada na proposta do seguro para incio de vigncia ou, na falta desta, na data do recebimento da proposta pela Seguradora, excetuando-se os casos de resciso e cancelamento. O incio e o trmino da vigncia sero dados s 24h (vinte e quatro horas) dos dias descritos na aplice de seguro. A renovao de seguro ser facultativa mediante acordo entre o segurado e a Seguradora, e exigir nova anlise do risco, bem como NOVA proposta de seguro. 3. Coberturas 3.1. Automvel 3.1.1. Cobertura Bsica no 1 - Compreensiva Garante os riscos de coliso, incndio, roubo e furto no caso de: Acidentes de trnsito, tais como coliso, capotagem ou queda em barrancos, pontes e afins. Roubo ou furto total ou parcial do veculo segurado. Incndio ou exploso acidental do veculo segurado. Danos causados ao veculo segurado aps o roubo ou furto total, se o veculo vier a ser recuperado antes do pagamento da indenizao.  Atos danosos praticados por terceiros, exceto os excludos no item 4 - Riscos Excludos. Queda de granizo, inundaes provenientes de guas de chuvas, furaco, terremoto e queda de raio. Queda acidental de qualquer agente ou objeto externo sobre o veculo. 3.1.2. Cobertura Bsica no 2 Garante os riscos de incndio, roubo e furto no caso de: Roubo ou furto total do veculo segurado. Incndio ou exploso acidental do veculo segurado e queda de raio.
Allianz Auto/Condies Gerais

51

3.1.3. Cobertura Bsica no 3 Garante riscos de coliso e incndio no caso de: Acidentes de trnsito, tais como coliso, capotagem ou queda em barrancos, pontes e afins. Incndio ou exploso acidental do veculo segurado.  Atos danosos praticados por terceiros, exceto os excludos no item 4 - Riscos Excludos. Queda de granizo, inundaes provenientes de guas de chuvas, furaco, terremoto e queda de raio. 3.1.4. Acessrios Para efeito de contratao, entendem-se como acessrios os itens que no fazem parte do modelo original do veculo, tais como: Rdio CD Player/DVD Equipamentos especiais Plotagem/Envelopagem Kit Gs Blindagem Carroarias Adaptaes em veculos para pessoas com deficincia Capacetes e roupas especiais de motociclistas Malas especiais para motos Na ocorrncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro do automvel, os itens informados acima, desde que fixados em carter permanente no veculo segurado e que contratados com verba especfica na aplice, tero cobertura em eventual sinistro. Ser deduzida da indenizao a franquia estipulada na aplice para esses itens, exceto quando o sinistro for concomitante com a Indenizao Integral do veculo. Capacetes e roupas especiais de motociclistas estaro cobertos somente em casos de perda parcial ou indenizao integral concomitante ao sinistro indenizvel de coliso da moto.
52
Allianz Auto/Condies Gerais

Importante: Alguns modelos de veculos apresentam acessrios que so itens de srie, ou seja, que fazem parte do modelo original de fbrica do veculo sem que o segurado possa deixar de adquiri-los (por exemplo, CD Player, Kit Gs, MP3 Player). Para estes casos, no necessrio discriminar esses itens na proposta, nem destacar verba prpria, pois os mesmos esto incorporados no valor do veculo. Disposies gerais sobre a cobertura de acessrios A contratao desta cobertura s est disponvel para a opo Compreensiva. A opo de contratao facultativa e vlida para os clientes que solicitam cobertura especfica para estes itens, exceto nos casos de Blindagem, Kit Gs e Adaptaes em veculos para pessoas com deficincia (descritos respectivamente nos itens 3.1.4.4., 3.1.4.5., e 3.1.4.6. deste manual). A Importncia Segurada dos acessrios deve ser obrigatoriamente igual nota fiscal ou ao valor mdio de mercado. Para o clculo do prmio do acessrio aplica-se o bnus. Qualquer alterao nas caractersticas do veculo, durante a vigncia do seguro, deve ser informada Allianz Seguros e seguir as regras de contratao de acessrio. Importante: No so considerados acessrios e no possuem cobertura tcnica os itens: capota martima e lona de carroceria de caminho, mesmo que constatados em vistoria prvia. Mesmo que alguns acessrios e equipamentos especiais sejam identificados na vistoria prvia do veculo, se os mesmos no tiverem contratao de verba especfica, no tero cobertura em caso de sinistro coberto pela aplice (perda parcial ou indenizao integral). 3.1.4.1. Cobertura Rdio, Rdio Toca-fitas, CD Player, MP3 Player e DVD. Mediante a contratao da verba especfica, o acessrio estar coberto em consequncia de um dos riscos previstos na coberAllianz Auto/Condies Gerais

53

tura contratada para o rdio e/ou toca-fitas, CD player, MP3 Player, DVD e os seus agregados (desde que relativos parte de udio, tais como alto-falantes e amplificadores). Estes itens devem estar fixados em carter permanente no veculo segurado conforme especificado e constatado na vistoria prvia, nota fiscal ou na aplice anterior. Importante: O GPS mvel (aparelho no fixado no veculo em carter permanente), mesmo sendo original de fbrica, no considerado como acessrio e, portanto, no ter cobertura. 3.1.4.2. Carroarias Mediante contratao de verba especfica, a carroaria estar coberta, em consequncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada, desde que fixada no veculo em carter permanente e constatada na vistoria prvia ou aplice anterior. Entende-se por carroaria o ba e/ou carretinha de madeira que no possua chassi prprio e cuja Importncia Segurada no ultrapasse 50% da Importncia Segurada do cavalo/cabine do veculo. 3.1.4.3. Equipamentos especiais Mediante contratao de verba especfica, os equipamentos especiais (que no faam parte do modelo original do veculo) destinados a um fim especfico estaro cobertos, em consequncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro do automvel. Estes equipamentos necessariamente devem estar fixados em carter permanente no veculo segurado e constatados na vistoria prvia, nota fiscal ou na aplice anterior. Itens que devem ser contratados como equipamento especial Plataforma Elevatria/Elevadores Rodas e Pneus Especiais Terceiro e Quarto Eixo
54
Allianz Auto/Condies Gerais

Capota de fibra de vidro Plotagem/Envelopagem para veculos Malas especiais para Motos Transformao para cabine dupla Importante: Para os seguros realizados pelo sistema Clculo Facil, a contratao de verba especfica para plotagem, envelopagem e malas especiais poder ser realizada na cobertura de equipamento especial. Se contratado esta verba especfica haver cobertura para estes itens desde que os danos sejam decorrentes de um sinistro indenizvel de coliso parcial ou total da moto ou veculo segurado. 3.1.4.4. Blindagem A contratao desta cobertura obrigatria para os veculos blindados ano/modelo 2010, 2011, 2012, 2013 e zero km, conforme regras de limites mximos de contratao disponibilizados neste manual. Para os demais veculos, a contratao da cobertura de blindagem no permitida (mesmo que se trate de blindagem recente). Para a aceitao do risco ser necessria a apresentao da nota fiscal da blindagem, acompanhada da cpia do CRLV do veculo com a informao veculo blindado no campo de observaes do documento. Para veculos zero quilmetro que ainda no tenham sido emplacados, e que portanto ainda no possuem o CRLV, aceita-se o termo de solicitao/requerimento de autorizao para blindar, devidamente protocolado no exrcito juntamente com a cpia da nota fiscal de blindagem, porm, em caso de indenizao integral, ser necessrio que a informao de veculo blindado conste no campo de observaes do CRLV do veculo. Tratando-se de um veculo que possua aceitao para cobertura de blindagem e ela tenha sido includa durante a vigncia da aplice, obrigatrio um endosso de alterao para incluso de verba especfica para esta cobertura.
Allianz Auto/Condies Gerais

55

3.1.4.5. Kit Gs A contratao desta cobertura obrigatria para veculos que tenham o Kit Gs instalado no veculo. Na ocorrncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro do automvel, estar coberto o Kit Gs, desde que o equipamento esteja fixado em carter permanente no veculo segurado e seja constatado na vistoria prvia, nota fiscal ou na aplice anterior. Para aceitao do risco, se faz necessria a apresentao da nota fiscal do equipamento bem como do CRLV do veculo (com a informao do GNV) ou do certificado de segurana veicular (CSV). Se a instalao do Kit Gs for realizada durante a vigncia da aplice, obrigatrio um endosso de alterao para incluso de verba especfica para esta cobertura. Importante: Em caso de indenizao integral do Kit Gs, alm da nota fiscal de aquisio e do CSV, ser necessria a apresentao do certificado do cilindro, expedido por empresa credenciada pelo Inmetro. 3.1.4.6. Adaptaes Mediante a contratao de verba especfica e na ocorrncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro do automvel, estaro cobertas as adaptaes em veculos para deficientes fsicos (exemplo: embreagem computadorizada, pomos e controle de comandos eltricos) desde que estejam fixadas em carter permanente no veculo segurado e sejam constatadas na vistoria prvia, nota fiscal ou na aplice anterior. A adaptao dever estar discriminada na proposta/aplice, com a contratao da verba especfica no campo prprio e com cobrana de prmio pela cobertura. Importante: Havendo adaptao instalada no veculo, a contratao desta cobertura ser obrigatria (vlida apenas para o seguro Allianz Auto Especial).
56
Allianz Auto/Condies Gerais

3.1.4.7. Capacete e roupas especiais de motociclista Mediante a contratao de verba especfica e na ocorrncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro da moto, estaro cobertos capacetes, roupas especiais (entende-se por roupas especiais somente macaces, jaquetas, luvas e botas) e malas especiais para motocicletas desde que sejam constatados em nota fiscal e que os danos nestes itens sejam decorrentes de um sinistro indenizvel de coliso parcial ou total da moto. 3.1.4.8. Plotagem/Envelopagem Mediante a contratao de verba especfica e na ocorrncia de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro do veculo, estaro cobertos a plotagem/envelopagem desde que sejam constatados em nota fiscal e que os danos nestes itens sejam decorrentes de um sinistro indenizvel de coliso parcial ou total do veculo. 3.1.5. Opcionais Os opcionais so itens que no fazem parte do modelo original do veculo e que so fixados em carter permanente no mesmo. So considerados opcionais os aeroflios, alarme, ar-condicionado, ar quente, bancos de couro, bancos esportivos, borraches, brake-light, buzinas especiais, computador de bordo, consoles, direo hidrulica, engate, estribos, santo antnio, freios ABS, sensor de chuva e trio eltrico. Para garantir a cobertura destes opcionais, ser necessrio incorporar o valor dos mesmos na Importncia Segurada do veculo, variando a contratao do LMI entre o mximo e o mnimo permitido ou por meio da variao do percentual de contratao da tabela FIPE (maior que 100%). 3.2. Responsabilidade Civil Facultativa Veculo (RCF-V) para Danos Materiais ou Corporais A cobertura de RCF-V garante ao segurado, at o Limite Mximo
Allianz Auto/Condies Gerais

57

de Indenizao previsto na aplice, o reembolso: a) Das indenizaes que for obrigado a pagar em virtude de culpa reconhecida por sentena judicial transitada em julgado ou mediante acordo autorizado de modo expresso pela Seguradora, exclusivamente relacionada a danos involuntrios, corporais e materiais causados a terceiros durante a vigncia deste contrato e que decorram de risco coberto nele previsto. b)  Das custas e despesas judiciais devidas no foro civil, bem como de honorrios de advogado contratado para defesa do segurado no foro civil, desde que tais honorrios tenham sido previamente anudos pela seguradora e sempre que tais despesas decorram de reclamaes de terceiros garantidas pelo presente contrato. Importante: em hiptese nenhuma a soma dos valores das indenizaes pagas e do reembolso de despesas previstos nas alneas acima pode ultrapassar o Limite Mximo de Indenizao. 3.2.1. Para efeito deste seguro, entende-se por: a)  Dano corporal - Danos patrimoniais causados por qualquer doena ou dano corporal sofrido por pessoa, incluindo-se morte e invalidez. b) Para fins da presente cobertura, o conceito de dano corporal no compreende o de dano moral ou esttico. c)  Dano material - Danos patrimoniais causados por qualquer dano fsico a propriedade tangvel, incluindo-se todas as perdas relacionadas ao uso da propriedade. 3.3. Acidentes Pessoais de Passageiros (APP) Esto cobertas por esta garantia a morte ou invalidez permanente, total ou parcial, do motorista e dos passageiros do veculo segurado,
58
Allianz Auto/Condies Gerais

desde que os ocupantes estejam no interior do veculo no momento do evento e que seja decorrente exclusivamente de acidente de trnsito. Para fins dessa garantia, considera-se acidente pessoal de passageiros o evento com data caracterizada, exclusivo e externo, sbito, involuntrio e violento, diretamente causador de leso fsica, decorrente exclusivamente de acidente de trnsito com o veculo segurado e que resulte em morte ou invalidez permanente total ou parcial. No so considerados acidente pessoal:  Doenas, inclusive as profissionais, quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente, por acidente, ressalvadas as infeces, os estados septicmicos e as embolias resultantes de ferimento visvel.  Intercorrncias ou complicaes consequentes da realizao de exames, tratamentos clnicos ou cirrgicos, quando no decorrentes de acidente coberto. 3.3.1. Consideram-se passageiros as pessoas que estiverem sendo transportadas, inclusive o motorista, as quais esto numericamente limitadas lotao oficial constante do Certificado de Propriedade do Veculo. 3.3.2. Na aplice ser estipulado o Limite Mximo de Indenizao por passageiro. 3.3.3. A cobertura deste seguro se inicia com o ingresso do passageiro no veculo e termina no momento de sua sada. 4. Riscos Excludos 4.1. Prejuzos Gerais de Automvel, RCF-V e APP no Indenizveis a)  Sinistro causado por convulso da natureza, excetuando-se queda de granizo, inundaes provenientes de guas de chuvas, furaco, terremoto e queda de raio.
Allianz Auto/Condies Gerais

59

b) Sinistro causado por radiao nuclear. c)  Sinistro decorrente do trnsito em estradas ou caminhos no abertos ao trfego ou de areias fofas ou movedias, bem como por praias e regies ribeirinhas, mesmo que tenha sido autorizado pelo rgo competente. d)  Perdas ou danos ocorridos durante a participao do veculo segurado em competies, trilhas, apostas e provas de velocidade, legalmente autorizadas ou no, exceto para a cobertura de APP quando tratar-se de provas de velocidade legalmente reconhecida. e) Sinistro ocorrido durante o reboque ou transporte do veculo. f)  Despesas de qualquer espcie que excedam o estritamente necessrio reparao do veculo e seu retorno s condies de uso imediatamente anteriores ao sinistro, bem como danos j existentes quando da contratao do seguro, exceto nos casos de Indenizao Integral por danos causados ao veculo segurado. g) Despesas com manuteno do veculo, como as decorrentes do desgaste do bem, depreciao pelo uso, defeitos mecnicos ou de instalao eltrica/eletrnica e curto-circuito. h)  Danos causados exclusivamente pintura do veculo segurado. i)  Despesas decorrentes da paralisao do veculo, tais como aluguel de automvel, utilizao de txi, bem como lucros cessantes, ainda que decorrentes de risco coberto, exceto para os seguros de RCF. j) Perdas ou danos causados pela queda, deslizamento ou vazamento da carga transportada, salvo se em consequncia de um dos riscos cobertos por esta aplice.
60
Allianz Auto/Condies Gerais

k) Sinistro causado por ato de hostilidade ou de guerra declarada, ou por ato de autoridade constituda, revoluo, vandalismo, tumultos, motins, greves, lock-out, depredaes, pichaes, vingana, rebelio, destruies deliberadas do bem segurado, com o uso de arma de fogo ou qualquer objeto contundente, material incendirio e, inclusive, pontaps, ainda que em situaes isoladas ou fora do controle habitual do segurado e/ou da Seguradora, sendo ou no possvel identificar e individualizar precisamente os seus autores. l)  Danos e perdas causados direta ou indiretamente por ato terrorista, cabendo Seguradora comprovar com documentao hbil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de seu propsito, e desde que este tenha sido devidamente reconhecido como atentatrio ordem pblica pela autoridade competente. m)  Destruio ou requisio decorrente de qualquer ato de autoridade de fato ou de direito, civil ou militar. n) Sinistros ocorridos durante o perodo em que o veculo segurado estiver em poder de terceiros para fins de sua VENDA. o)  Danos causados por animais de propriedade do segurado, principal condutor, ou de seus ascendentes, descendentes ou cnjuge. p) Atos ilcitos dolosos ou ato grave equiparvel ao dolo praticados pelo segurado, pelo beneficirio ou por seus representantes legais. Em seguro de pessoa jurdica, tambm por seus scios controladores, dirigentes e administradores legais e, ainda, pelos beneficirios e prepostos destes. q) Desvalorizao do valor do veculo, em virtude da remarcao do chassi, bem como qualquer outra forma de depreciao que o veculo venha a sofrer.
Allianz Auto/Condies Gerais

61

r) Os acessrios, equipamentos, blindagem e carroarias que faam parte ou no do modelo de srie do veculo, exceto e quando houver cobertura especfica para eles. s)  Perdas ou danos decorrentes de estelionato, apropriao indbita ou extorso. t)  Acidentes que ocorram durante operaes de carga e descarga e/ou iamento e descida. u)  Danos causados pelo segurado e/ou condutor do veculo segurado a seus ascendentes, descendentes, cnjuge e irmos, bem como a quaisquer parentes consanguneos ou por afinidade (sogro, sogra, padrasto, madrasta, cunhado e etc.) ou pessoas que com ele residam ou que dele dependam economicamente. v)  Responsabilidades assumidas pelo segurado por acordos ou convenes, salvos nos casos em que houver expressa autorizao da seguradora, nos termos da cobertura de responsabilidade civil. x) Poluio ou contaminao do meio ambiente e as despesas para sua conteno, causados pelo veculo segurado ou pelo veculo do terceiro envolvido no acidente e pelas cargas de ambos. Incluem-se ainda os danos de poluio ou contaminao ocorridos durante as operaes de carga e descarga. 4.2. Prejuzos no Indenizveis, Especificamente para os Casos de Acessrios a) Acessrios e equipamentos especiais que no estejam fixados em carter permanente no veculo. b)  Acessrios com frente removvel quando no ocorrer a perda total do acessrio. No h coberturas apenas para as partes removveis.
62
Allianz Auto/Condies Gerais

c) Controles remotos. d) Roupas especiais (macaces, jaquetas, luvas e botas) e capacetes de motociclista, nos casos de roubo ou furto da moto. e) Roubo ou furto exclusivo das roupas especiais (macaces, jaquetas, luvas e botas), capacetes ou malas especiais para motos. f)  Danos ao capacete e roupas especiais (macaces, jaquetas, luvas e botas) e malas especiais no concomitantes ao sinistro indenizvel da moto. Caso o sinistro seja de roubo e furto no haver cobertura mesmo se os danos ao capacete e roupas especiais forem concomitantes ao sinistro. g) Danos ao capacete e roupas especiais (macaces, jaquetas, luvas e botas) cujo sinistro principal seja de natureza roubo ou furto. h) No sero segurados aparelhos telefnicos conjugados (ou no) com toca-fitas. i) Segunda reintegrao de acessrios. j) Acessrios ou equipamentos que no sejam itens de srie do modelo do veculo (tais como tacgrafo, GPS fixo, CD player, rodas de liga leve, pneus especiais ou qualquer outro item). Mesmo que estes itens sejam originais, ou seja, adquiridos na prpria concessionria no momento da aquisio do veculo, se no tiverem contratao de verba especfica, no tero cobertura do seguro em caso de sinistro coberto (perda parcial ou indenizao integral). 4.3. Prejuzos no Indenizveis, Especificamente nos Casos de RCF-V a) Danos causados pelo segurado e/ou condutor do veculo segurado a seus ascendentes, descendentes, cnjuge e irmos,
Allianz Auto/Condies Gerais

63

bem como a quaisquer parentes consanguneos ou por afinidade (sogro, sogra, padrasto, madrasta) ou pessoas que com ele residam ou que dele dependam economicamente. b) Danos causados a empregados ou prepostos do segurado. c)  Danos causados a scio-dirigentes ou a dirigentes da empresa do segurado. d) Danos causados pelo veculo segurado, quando conduzido por terceiro, ao seu prprio patrimnio. e) Danos causados no perodo em que o veculo segurado tiver sido objeto de roubo, furto ou qualquer outra forma dolosa de apropriao do mesmo. f) Sinistros ocorridos durante o perodo em que o veculo segurado estiver em poder de terceiros para fins de sua guarda, venda ou custdia. g)  Sinistro decorrente de responsabilidades assumidas pelo segurado com terceiros por meio de contrato ou acordo, sem a prvia anuncia da Seguradora. h) Sinistro causado a bens de terceiros em poder do segurado para qualquer fim. i) Acidentes diretamente ocasionados pela inobservncia a disposies legais, tais como lotao de passageiros, dimenso, peso e acondicionamento da carga transportada. j) As indenizaes por Danos Morais e Estticos, exceto se houver contratao especfica, com pagamento de prmio adicional. k)  Prestao de servios especializados de natureza tcnicoprofissional a que se destine o veculo e no relacionados com a sua locomoo.
64
Allianz Auto/Condies Gerais

l) Multas e fianas impostas ao segurado, despesas de qualquer natureza e honorrios advocatcios relativos a aes criminais ou inquritos policiais, mesmo que provenientes de eventos cobertos pela presente aplice. 4.4. Prejuzos no Indenizveis, Especificamente nos Casos de APP a) A movimentao do veculo segurado com lotao excedente da admitida oficialmente ou conduzido por quem no seja legalmente habilitado eximir a Seguradora de responder pelas garantias previstas nestas Condies Gerais e Especiais, ressalvados os casos de fora maior. a1)  Em caso de acidente ocorrido durante viagem em que se verifique excesso de lotao, resultante de fora maior, a indenizao que seria devida a cada um dos passageiros acidentados ser reduzida na proporo da lotao segurada para a que existia no veculo na ocasio do acidente. b) Doenas que tenham qualquer causa, ainda que provocadas ou agravadas, direta ou indiretamente, pelo acidente com o veculo segurado. Excetuam-se as infeces, os estados septicmicos e as embolias, resultantes de ferimento visvel. c) Intercorrncias ou complicaes consequentes da realizao de exames, tratamentos clnicos ou cirrgicos quando no decorrentes de acidente coberto. d)  Qualquer tipo de hrnia e suas consequncias, mesmo de origem traumtica; o parto ou o aborto e suas consequncias, mesmo quando provocados por acidentes; os envenenamentos, ainda que acidentais, por absoro de substncias txicas ou entorpecentes; perturbaes mentais, salvo a alienao mental total e incurvel, decorrente de acidente coberto. e) Perturbaes e intoxicaes alimentares de qualquer espcie,
Allianz Auto/Condies Gerais

65

bem como as intoxicaes decorrentes da ao de produtos qumicos, drogas ou medicamentos, salvo quando prescritos por mdico, em decorrncia de acidente coberto. f) Suicdio voluntrio e premeditado ou sua tentativa, dentro dos 2 (dois) primeiros anos consecutivos de contratao da cobertura de Acidentes Pessoais Passageiros. g) Choque anafiltico e suas consequncias. h) Danos a rteses de qualquer natureza e a prteses de carter permanente, salvo as rteses ou prteses implantadas por ocasio do acidente. A perda de dentes e os danos estticos no do direito indenizao por Invalidez Permanente. i) Paralisao, temporria ou definitiva, das atividades profissionais do segurado ou do passageiro do veculo segurado que estiveram em tratamento mdico-hospitalar ou cuja Invalidez Permanente Total ou Parcial foi constatada. j) Qualquer tipo de doena e as leses fsicas preexistentes. k) Danos causados a pacientes transportados por ambulncias. 5. Perda de Direitos 5.1. Alm dos casos previstos em lei, a Seguradora ficar isenta de qualquer obrigao decorrente deste contrato se: 5.1.1. O segurado, seu representante, seu corretor de seguros ou beneficirio do veculo: a) Fizer declaraes incorretas e/ou incompletas, silenciar e/ ou omitir de m-f as informaes prestadas no Questionrio de Avaliao do Risco. Nessas hipteses, o segurado perder o direito indenizao, alm de estar obrigado a pagar o prmio vencido.
66
Allianz Auto/Condies Gerais

b) Fizer declaraes incorretas e/ou incompletas, silenciar e/ ou omitir de m-f circunstncias que possam inferir na aceitao da proposta, na anlise de risco, na estipulao do prmio e/ou na anlise das circunstncias decorrentes do sinistro. Nessas hipteses, o segurado perder o direito indenizao, alm de estar obrigado a pagar o prmio vencido. 5.1.1.1. Situaes de m-f para efeitos do contrato de seguro firmado. Veja exemplos: a)  Omitir a inexistncia de garagem e/ou estacionamento fechados para o veculo segurado quando da contratao do seguro; b) Omitir informaes sobre os locais de circulao e pernoite do veculo, impossibilitando a adequao correta do prmio do seguro; c)  Omitir o fato de residir com pessoas com idade entre 17 (dezessete) e 25 (vinte e cinco) anos de idade, mesmo que estes no venham a utilizar o veculo em hiptese alguma; d)  Deixar de comunicar alteraes de caractersticas no veculo segurado ou em seu uso, como, por exemplo: tunning (transformao ou otimizao das caractersticas do carro, atualmente usado visando esttica), rebaixamento, o turbo, a blindagem, combustvel, a incluso de equipamento e etc; e) Informar como Principal Condutor do veculo segurado pessoa diversa daquela que realmente utilize o bem, de acordo com os critrios estabelecidos no Questionrio de Avaliao de Risco. 5.1.2. Nas situaes em que o Segurado, seu Representante, seu Corretor de Seguros ou Beneficirio do veculo:
Allianz Auto/Condies Gerais

67

a) Deixar de cumprir as obrigaes convencionadas neste contrato; b) Procurar obter, por quaisquer meios, vantagens ou benefcios, para si ou para outrem, fornecendo dados inverdicos sobre o sinistro ou omitindo circunstncias que impeam o ressarcimento, pela Seguradora, dos valores por ela indenizados, alm do segurado ser obrigado ao prmio vencido; c) Agravar intencionalmente o risco objeto deste contrato; d) No comunicar Seguradora, logo que o saiba, todo incidente suscetvel de agravar consideravelmente o risco coberto, restando prejudicado o direito indenizao. Se for provado que o segurado silenciou de m-f; d1)  A Seguradora, desde que o faa nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravao do risco sem culpa do segurado, poder dar-lhe cincia, por escrito, de sua deciso de resolver o contrato; d2) A  resoluo s ser eficaz 30 (trinta) dias aps a notificao, devendo ser restituda pela Seguradora a diferena de prmio; d3)  Na hiptese de continuidade do contrato, a Seguradora poder cobrar a diferena de prmio cabvel; e)  O sinistro for devido culpa grave ou dolo do segurado e/ ou condutor; f) Deixar de comunicar por escrito a Seguradora sua pretenso de obter novo seguro sobre o mesmo interesse e contra o mesmo risco com outra Seguradora; g) Deixar de comunicar Seguradora a ocorrncia de sinistro, logo que o saiba, quando constatado que a omisso injus68
Allianz Auto/Condies Gerais

tificada impossibilitou Seguradora evitar ou atenuar as consequncias do sinistro; h) For acionado judicialmente e deixar de comparecer s audincias designadas e/ou no elaborar sua defesa nos prazos previstos em lei e/ou no estiver devidamente representado no processo judicial. 5.1.3. Se o veculo segurado a)  No estiver livre de dvidas, penhoras, nus, gravames ou contestaes de qualquer natureza, inclusive por fato, ato ou circunstncia do(s) proprietrio(s) anterior(es) e/ou se seus documentos ou registros no forem autnticos e regulares; b) For importado e no estiver transitando legalmente no pas; c) For utilizado para fim diverso ao descrito na aplice; d) Estiver sendo dirigido por pessoa que no possua habilitao legal e apropriada para conduzi-lo, bem como por pessoa com o direito de dirigir suspenso, cassado ou vencido h mais de trinta dias, nos termos da legislao de trnsito nacional; e) Estiver sendo dirigido por uma pessoa que esteja sob a ao de lcool, de drogas ou entorpecentes de uso fortuito, ocasional ou habitual, na ocorrncia do sinistro e comprovado pela Seguradora o nexo de causalidade entre o estado de embriaguez ou de efeito de drogas do condutor do veculo e o evento que provocou os danos. Esta hiptese de perda de direitos aplica-se em qualquer situao, abrangendo no s os atos praticados diretamente pelo segurado, mas tambm os praticados por toda e qualquer pessoa que estiver dirigindo o veculo, com ou sem consentimento. 5.1.4. Se a inexatido ou omisso nas declaraes no resultar da m-f do Segurado, a Allianz Seguros poder:
Allianz Auto/Condies Gerais

69

a)  Cancelar o seguro quando no ocorrer sinistro, retendo a parcela do prmio original proporcional ao perodo de cobertura, ou permitir sua continuidade, cobrando a diferena de prmio cabvel; b) Cancelar o seguro aps o pagamento da indenizao quando ocorrer sinistro parcial, retendo a parcela do prmio cabvel proporcional ao perodo de cobertura, ou permitir sua continuidade, cobrando a diferena de prmio cabvel ou deduzindo seu valor da indenizao; c) Cancelar o seguro aps o pagamento da indenizao quando ocorrer sinistro com indenizao integral, deduzindo a diferena de prmio cabvel. 6. Obrigaes do Segurado 6.1. Quanto ao veculo segurado a)  Manter o veculo em bom estado de conservao e segurana; b) Comunicar Allianz Seguros, imediatamente e por escrito, a transferncia do veculo segurado de sua posse ou propriedade, sob pena da perda do direito indenizao em caso de sinistro; c) Comunicar Allianz Seguros, imediatamente e por escrito, quaisquer fatos ou alteraes referentes ao veculo verificados durante a vigncia desta aplice, tais como: alienao ou nus, alterao de combustvel, alteraes no motor, como, por exemplo: turbo no original de fbrica, rebaixamento do veculo ou, ainda, qualquer outro incidente que possa agravar consideravelmente o risco coberto, para que a Allianz Seguros possa processar os devidos ajustes na aplice, assim como efetuar o clculo do prmio de seguro, sob pena de perda do direito garantia; d)  Apresentar o veculo para vistoria nas situaes em que a Seguradora julgar necessrio, nas renovaes, ou nos endossos.
70
Allianz Auto/Condies Gerais

6.2. Na ocorrncia de sinistro a) Dar imediato aviso s autoridades policiais em caso de desaparecimento, roubo ou furto, total ou parcial, do veculo segurado; b) Dar imediato aviso ao corretor e Seguradora, fornecendo detalhadamente as seguintes informaes sobre o ocorrido com o veculo: dia, hora, local exato e circunstncias do acidente, nome, endereo e carteira de habilitao de quem dirigia o veculo, nome e endereo de testemunhas (quando existirem), providncias de ordem policial que tenham sido tomadas e tudo mais que possa contribuir para esclarecimento a respeito da ocorrncia, se possvel; c)  Aguardar autorizao expressa da Seguradora para iniciar a reparao de quaisquer danos cobertos pelo presente contrato de seguro; d) Avisar imediatamente, por escrito, Seguradora, a ocorrncia de qualquer fato de que possa advir responsabilidade civil, nos termos deste contrato, dando conhecimento da data de seu recebimento, de citao, intimao ou de qualquer outro documento relacionado com o acidente; comunicar antecipadamente Seguradora e obter sua expressa e prvia autorizao para realizar todo e qualquer acordo, judicial ou extrajudicial por danos involuntrios, corporais e/ou materiais causados a terceiros durante a vigncia da aplice e que estejam cobertos pelo seguro, sob pena de perda de direito indenizao; e)  Em caso de ao judicial, providenciar, ou possibilitar, a interveno na lide da Seguradora, da forma mais adequada, e no momento processual oportuno; f) Defender-se em juzo ou fora dele, de forma mais ampla, inclusive quanto ao mrito, por meios legais para tal finalidade; g) Providenciar toda a documentao mencionada nos Documentos
Allianz Auto/Condies Gerais

71

Necessrios em Caso de Sinistro, para a adequada liquidao do sinistro; h) Quando caracterizada a indenizao integral do veculo segurado, devero ser entregues todos os documentos que comprovem os Direitos de propriedade, livre e desembaraado de quaisquer nus sobre o veculo. 6.3. Quanto ao Risco a)  Comunicar a contratao ou cancelamento de qualquer outro seguro que garanta os mesmos riscos previstos nesta aplice, sobre o mesmo veculo; b) Comunicar Allianz Seguros, imediatamente e por escrito, quaisquer fatos ou alteraes que ocorrerem no risco, tais como: alterao da regio de circulao, mudana de domiclio do segurado, alterao nos dados do Questionrio de Avaliao de Risco, mudana ou incluso de clusulas e coberturas, ou, ainda, qualquer outro incidente que possa agravar consideravelmente o risco coberto, para que a Allianz Seguros possa processar os devidos ajustes na aplice, assim como efetuar o clculo do prmio de seguro, sob pena de perda do direito garantia; c) Fato  suscetvel de agravar o risco coberto sob pena de perder o direito indenizao, se ficar comprovado que o silenciou de m-f. 7. Pagamento do Prmio 7.1. O pagamento do prmio poder ser efetuado vista ou em prestaes mensais acrescidas dos encargos mencionados na aplice, de acordo com o constante nas notas de seguro. 7.2. Nas aplices com pagamento nico ou fracionado, o no pagamento do prmio da primeira parcela na data indicada no respectivo instrumento de cobrana acarretar a extino autom72
Allianz Auto/Condies Gerais

tica do contrato desde seu incio de vigncia, independentemente de qualquer interpelao judicial ou extrajudicial. 7.3. Nas aplices e endossos com prmios fracionados, para efeito de cobertura, diante do no pagamento das parcelas subsequentes primeira na data indicada no respectivo instrumento de cobrana, dever ser observado, exatamente, o nmero de dias correspondentes ao percentual do prmio calculado a partir da razo entre prmio efetivamente pago e prmio devido, totalizando as parcelas da aplice e do endosso, implicando a reduo da vigncia, conforme tabela a seguir: Tabela de Prazo Curto Relao % entre Frao a ser Relao % entre Frao a ser a parcela do aplicada a parcela do aplicada prmio pago e sobre a premio pago e sobre a o prmio total vigncia o prmio total vigncia da aplice original da aplice original 13 15/365 73 195/365 20 30/365 75 210/365 27 45/365 78 225/365 30 60/365 80 240/365 37 75/365 83 255/365 40 90/365 85 270/365 46 105/365 88 285/365 50 120/365 90 300/365 56 135/365 93 315/365 60 150/365 95 330/365 66 165/365 98 345/365 70 180/365 100 365/365 Para os prazos no previstos na tabela acima, dever ser utilizado percentual correspondente ao prazo imediatamente inferior.
Allianz Auto/Condies Gerais

73

Ocorrendo atraso, a cobertura poder ser restabelecida, pelo perodo inicialmente contratado, desde que seja feito o pagamento da(s) parcela(s) vencida(s) dentro do prazo da tabela acima e indicado nas notas de seguro, acrescido de juros equivalentes aos praticados no mercado financeiro. 7.3.1. A Seguradora informar ao segurado ou ao seu representante legal, por meio de comunicao escrita, o novo prazo de vigncia ajustado. 7.3.2. Na antecipao do pagamento do prmio total ou parcialmente fracionado, poder ocorrer reduo proporcional dos juros pactuados. 7.3.3. Nos casos de indenizao integral, qualquer pagamento por fora do presente contrato somente ser efetuado caso o prmio esteja sendo pago em seus respectivos vencimentos. As eventuais parcelas vincendas, a qualquer ttulo, sero exigidas integralmente por ocasio do pagamento da indenizao e, nesse caso, os juros advindos do fracionamento sero excludos de forma proporcional. Na hiptese de o segurado ser beneficiado pelo prazo de vigncia concedido, conforme a tabela de prazo curto do subitem 7.3 do item 7 - Pagamento do Prmio, sendo o sinistro indenizvel, sero descontadas as parcelas pendentes, bem como os juros incidentes sobre o prmio baseados nos juros equivalentes aos praticados no mercado financeiro. 7.4. O prazo-limite para o pagamento do prmio o dia de vencimento estipulado no documento de cobrana. Quando a data-limite cair em um dia em que no haja expediente bancrio, o pagamento do prmio poder ser efetuado no 1 dia til em que houver expediente. 7.5. O direito indenizao no ficar prejudicado quando o sinistro ocorrer dentro do prazo de pagamento do prmio vista ou de qualquer uma de suas parcelas. Quando o pagamento da indenizao acarretar o cancelamento do contrato de seguro, as
74
Allianz Auto/Condies Gerais

parcelas vincendas do prmio devero ser deduzidas do valor da indenizao, excludo o adicional de fracionamento. 7.6. No havendo pagamento do prmio de uma ou mais parcelas subsequentes primeira, e decorrido o prazo de cobertura concedido conforme aplicao da Tabela de Prazo Curto, a aplice ser cancelada de pleno direito, independentemente de qualquer interpelao judicial ou extrajudicial. 7.7. Fica vedado o cancelamento do contrato de seguro cujo prmio tenha sido pago vista, mediante financiamento obtido em instituies financeiras, quando o segurado deixar de pagar o financiamento. 8. Resciso, Cancelamento, Endosso e Reintegrao de Coberturas 8.1. Resciso Este contrato poder ser rescindido, total ou parcialmente, a qualquer tempo, por iniciativa de qualquer das partes contratantes, desde que haja aviso prvio com 30 (trinta) dias de antecedncia. Na hiptese de resciso a pedido do segurado, a Seguradora reter, alm dos emolumentos, o prmio calculado, de acordo com a tabela de prazo curto da tarifa em vigor. A resciso iniciada a partir da data de recebimento da solicitao formal pela Seguradora. Na hiptese de resciso por iniciativa da Seguradora, alm dos emolumentos, esta reter, do prmio recebido, a parte proporcional ao tempo decorrido. 8.2. Cancelamento Este contrato estar automaticamente cancelado, independentemente de qualquer interpelao judicial ou extrajudicial, nas seguintes hipteses: a)  Do pagamento por indenizao integral do veculo segurado. Nesse caso, devido concesso de desconto pela contratao
Allianz Auto/Condies Gerais

75

simultnea de mais de uma cobertura, a Seguradora no restituir o prmio referente s coberturas no utilizadas. b) Quando a soma das indenizaes pagas ao segurado relativas a cada veculo constante da aplice atingir, ou ultrapassar, o valor do veculo segurado na data de ocorrncia do ltimo sinistro, dentro do perodo de vigncia do seguro. Nesse caso, devido concesso de desconto pela contratao simultnea de mais de uma cobertura, a Seguradora no restituir o prmio referente s coberturas no utilizadas. c) Falta de pagamento do prmio do seguro Allianz Auto, inclusive prmio(s) de endosso(s), at a data-limite constante no instrumento de cobrana e decorrido o prazo de cobertura concedido conforme aplicao da tabela de prazo curto do subitem 7.3 do item 7 - Pagamento do Prmio. Para percentuais no previstos na tabela, dever ser aplicado o percentual imediatamente superior. d) Quando ocorrer, comprovadamente, ato, ao ou omisso do segurado ou representante, visando obteno, para si ou para outrem, de vantagem indevida ou ilcita, tais como assumir a responsabilidade por danos que no causou, colocar sob o amparo do contrato veculo j sinistrado, permitir aumento do custo dos reparos ou incluso de parte danificada em outro evento. 8.3. Endosso Qualquer atualizao nas Condies Gerais caracteriza um endosso, como, por exemplo, troca de veculo, alterao no Questionrio de Avaliao de Risco ou mudana ou incluso de clusulas e coberturas. Informe seu corretor de seguros sobre qualquer uma dessas alteraes. O clculo de endosso baseado nas condies vigentes na data de alterao do seguro, podendo gerar restituio ou cobrana adicional de prmio ao segurado, proporcional ao prazo a decorrer. A responsabilidade da Seguradora depender de sua concordncia com as alteraes que lhe forem comunicadas.
76
Allianz Auto/Condies Gerais

8.4. Reintegrao de Coberturas Na ocorrncia de sinistro que resulte em pagamento de indenizao parcial das coberturas Bsica no 1 - Compreensiva (coliso, incndio, roubo e furto), Bsica no 2 - (incndio, roubo e furto) ou Bsica no 3 (coliso e incndio), estas sero reintegradas automaticamente, sem cobrana de prmio adicional. Se na vigncia da aplice a soma das indenizaes pagas em um ou mais eventos/ sinistros ultrapassar o Limite Mximo de Responsabilidade, a aplice ser automaticamente cancelada. As Coberturas de Responsabilidade Civil Facultativa de Veculos, Acidentes Pessoais de Passageiros e Acessrios sero reintegradas automaticamente, sem cobrana de prmio adicional. Se na vigncia da aplice a soma das indenizaes pagas em um ou mais eventos ultrapassar o Limite Mximo de Responsabilidade, a cobertura ser automaticamente cancelada, podendo ser reintegrada mediante pagamento de prmio adicional. 9. Correo de Valores Os valores relativos a este contrato de seguros esto sujeitos a correo monetria e/ou juros moratrios, de acordo com as seguintes regras: a) Em caso de endossos com restituio de prmio, inclusive cancelamento do seguro, os valores a serem restitudos ao segurado estaro sujeitos a correo monetria, de acordo com a variao positiva do IPCA/IBGE, calculada pro rata dia, alm dos juros moratrios de acordo com a variao da taxa SELIC, calculados pro rata dia, a contar da data de protocolo do pedido de endosso na Seguradora at a data do efetivo pagamento ao segurado. b)  Em caso de recusa da proposta com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prmio, os valores sero devolvidos integralmente at 10 (dez) dias aps a data do aviso de recusa da proposta pela Seguradora. Findo este prazo, os valores a serem devolvidos ao Segurado estaro sujeitos a
Allianz Auto/Condies Gerais

77

correo monetria, de acordo com a variao positiva do IPCA/ IBGE, calculada pro rata dia, alm dos juros moratrios de acordo com a variao da taxa SELIC, calculados pro rata dia, a contar da data do aviso de recusa da proposta pela Seguradora at a data do efetivo pagamento ao segurado. c)  Em caso de devoluo de valores recebidos indevidamente pela Seguradora: os valores a serem devolvidos ao segurado estaro sujeitos a correo monetria, de acordo com a variao positiva do IPCA/IBGE, calculada pro rata dia, alm dos juros moratrios de acordo com a variao da taxa SELIC, calculados pro rata dia, a contar da data de identificao do crdito na Seguradora at a data do efetivo pagamento ao segurado. d)  Em caso de indenizao de sinistros ocorrida aps o prazo previsto no subitem 1.4 - Prazo para Liquidao do Sinistro, incidiro: d.1) Correo monetria a partir da data de ocorrncia do sinistro, de acordo com a variao do IPCA/IBGE, calculada pro rata dia; d.2) Juros moratrios de acordo com a variao da taxa SELIC, calculados pro rata dia a contar da data de trmino do prazo contratual para pagamento da indenizao, conforme o subitem 1.4. Prazo para Liquidao do Sinistro, at a data de pagamento efetivo. e) Em caso de cancelamento do contrato por parte da Seguradora, os valores a serem devolvidos ao segurado estaro sujeitos a correo monetria, de acordo com a variao positiva do IPCA/IBGE, calculada pro rata dia, alm dos juros moratrios de acordo com a variao da taxa SELIC, calculados pro rata dia, a contar da data de recebimento da solicitao de cancelamento ou da data do efetivo cancelamento. E, em caso de cancelamento por iniciativa do segurado, a atualizao ser devida a partir da data de recebimento da solicitao do cancelamento do contrato, o valor a ser devolvidos ao segurado ser calculado de acordo com a tabela de prazo curto e utilizando o percentual correspondente ao prazo imediatamente inferior, do subitem 7.3 do item 7 Pagamento do prmio.
78
Allianz Auto/Condies Gerais

10. Sub-rogao de Direitos Efetuado o pagamento da indenizao, cujo recibo valer como instrumento de cesso, a Seguradora ficar sub-rogada, at o limite da indenizao paga, em todos os direitos e aes do segurado contra aqueles que, por ato, fato ou omisso, tenham causado os prejuzos indenizados pela Seguradora ou para eles concorrido, obrigando-se o segurado a facilitar os meios necessrios ao exerccio dessa sub-rogao. 11. Concorrncia de Aplices 11.1. O segurado que, na vigncia do presente contrato, pretenda contratar novo seguro sobre o mesmo bem e contra o mesmo risco na mesma Seguradora ou em outra, dever previamente comunicar a sua inteno por escrito s Sociedades Seguradoras envolvidas, sob pena de perda de direito. 11.2. O prejuzo total relativo a qualquer sinistro amparado por Cobertura de Responsabilidade Civil, cuja indenizao esteja sujeita as disposies deste contrato, ser constitudo pela soma das seguintes parcelas: a) Despesas comprovadamente efetuadas pelo segurado durante e/ou aps a ocorrncia de danos a terceiros com o objetivo de reduzir sua responsabilidade; b)  Valores das reparaes estabelecidas em sentena judicial transitada em julgado e/ou por acordo entre as partes. Nessa ltima hiptese, obrigatria a anuncia expressa das Sociedades Seguradoras envolvidas. 11.3. De maneira anloga, o prejuzo total relativo a qualquer sinistro amparado pelas demais coberturas ser constitudo pela soma das seguintes parcelas: a)  Despesas de salvamento comprovadamente efetuadas pelo segurado durante e/ou aps a ocorrncia do sinistro;
Allianz Auto/Condies Gerais

79

b) Valor referente aos danos materiais comprovadamente causados pelo segurado e/ou por terceiros na tentativa de minorar o dano ou de salvar a coisa; c) Danos sofridos pelos bens segurados. 11.4. A indenizao relativa a qualquer sinistro no poder exceder, em hiptese alguma, o valor do prejuzo vinculado cobertura considerada. 11.5. Na ocorrncia de sinistro contemplado por coberturas concorrentes, ou seja, que garantam os mesmos interesses contra os mesmos riscos em aplices distintas, a distribuio de responsabilidade entre as Sociedades Seguradoras envolvidas dever obedecer s seguintes disposies: 11.5.1. Ser calculada a indenizao individual de cada cobertura como se o respectivo contrato fosse o nico vigente, considerando-se, quando for o caso, franquias, participaes obrigatrias do segurado, Limite Mximo de Indenizao da cobertura e clusulas de rateio. 11.5.2. Ser calculada a Indenizao Individual Ajustada de cada cobertura, na forma abaixo indicada: a) Se, para uma determinada aplice, for verificado que a soma das indenizaes correspondentes s diversas coberturas abrangidas pelo sinistro maior que seu respectivo Limite Mximo de Garantia, a indenizao individual de cada cobertura ser recalculada, determinando-se, assim, a respectiva Indenizao Individual Ajustada. Para efeito deste reclculo, as Indenizaes Individuais Ajustadas relativas s coberturas que no apresentem concorrncia com outras aplices sero as maiores possveis, observados os respectivos prejuzos e Limites Mximos de Indenizao. O valor restante do Limite Mximo de Garantia da aplice ser distribudo entre as coberturas concorrentes, observados os prejuzos e os Limites Mximos de Indenizao dessas coberturas. b) Caso contrrio, a Indenizao Individual Ajustada ser a indenizao individual, calculada de acordo com o item 11.5.1. acima.
80
Allianz Auto/Condies Gerais

11.5.3. Ser definida a soma das Indenizaes Individuais Ajustadas das coberturas concorrentes de diferentes aplices relativas aos prejuzos comuns, as quais sero calculadas de acordo com o item 11.5.2. deste manual. 11.5.4. Se a quantia a que se refere o item 11.5.3. deste manual for igual ou inferior ao prejuzo vinculado cobertura concorrente, cada Sociedade Seguradora envolvida participar com a respectiva Indenizao Individual Ajustada, assumindo o segurado a responsabilidade pela diferena, se houver. 11.5.5. Se a quantia estabelecida no item 11.5.3. for maior que o prejuzo vinculado cobertura concorrente, cada Sociedade Seguradora envolvida participar com percentual do prejuzo correspondente razo entre a respectiva Indenizao Individual Ajustada e a quantia estabelecida naquele item. 11.6. A sub-rogao relativa a salvados operar-se- na mesma proporo da cota de participao de cada Sociedade Seguradora na indenizao paga. 11.7. Salvo disposio contrria, a Sociedade Seguradora que tiver participado com a maior parte da indenizao ficar encarregada de negociar os salvados e repassar a cota-parte relativa ao produto dessa negociao s demais participantes. Esta clusula no ser aplicada s Coberturas de Morte e/ou Invalidez. 12. mbito Geogrfico As disposies deste contrato se aplicam nica e exclusivamente a sinistros ocorridos no territrio nacional, salvo se houver expressa meno contrria. Esta cobertura poder ser estendida at os pases da Amrica do Sul, se contratada a clusula especfica. 13. Foro Ser estabelecido como foro o do domiclio do segurado.
Allianz Auto/Condies Gerais

81

Condies Especiais do Seguro de Automvel


1. Objetivo do Seguro Indenizar o segurado por prejuzos verificados no veculo relacionado na aplice, bem como despesas efetuadas com socorro, salvamento e preservao, pela ocorrncia de evento coberto, at o valor estipulado pelas partes e para as respectivas coberturas na data da ocorrncia do sinistro, observadas as disposies contidas nestas Condies Contratuais. 2. Modalidades de Cobertura e Formas de Contratao O segurado poder optar por uma das seguintes coberturas: 2.1. Cobertura Bsica no 1 Garante os riscos de coliso, incndio, roubo e furto. 2.2. Cobertura Bsica no 2 Garante os riscos de incndio, roubo e furto. 2.3. Cobertura Bsica no 3 Garante os riscos de coliso e incndio. 2.4. Formas de Contratao 2.4.1. Valor de Mercado Referenciado - Clusula 252 Valor de Mercado Referenciado a quantia varivel garantida ao segurado no caso de Indenizao Integral por danos causados ao veculo segurado, fixada em moeda corrente nacional, determinada de acordo com tabela de referncia de cotao para o veculo, previamente fixada na proposta de seguro, e conjugada com o Fator de Ajuste, em percentual a ser aplicado sobre a tabela estabelecida para utilizao no clculo do valor da indenizao na ocasio do pagamento do sinistro.
82
Allianz Auto/Condies Gerais

A tabela de referncia utilizada para a cotao dos veculos ser a Tabela FIPE, publicada mensalmente no jornal Valor Econmico. A indicao dessa tabela e o Fator de Ajuste estaro descritos na proposta e na aplice de seguro. A aplicao do Fator de Ajuste poder resultar em valor superior ou inferior ao valor cotado na tabela de referncia estabelecida na proposta, em virtude das caractersticas do veculo ou de seu estado de conservao. Para veculos novos, sero solicitados no clculo do seguro os seguintes opcionais: air bag, freios ABS, bancos de couro, direo hidrulica e ar-condicionado. O percentual do Valor de Mercado Referenciado poder ser alterado antes da aceitao do risco em decorrncia de avarias constatadas na vistoria prvia. Nesse caso, o prmio poder sofrer alteraes se houver a aceitao do risco. 2.4.2. Tabela de Valor de Mercado Referenciado - Clusula 253 Caso a tabela de referncia FIPE deixe de ser publicada ou seja suspensa, ser automaticamente substituda pela segunda tabela de referncia, conforme descrito na proposta e na aplice de seguro. 2.4.3. Valor Determinado - Clusula 251 Valor Determinado a quantia fixa garantida ao segurado no caso de Indenizao Integral por danos causados ao veculo segurado, fixada em moeda corrente nacional e estipulada pelas partes no ato da contratao. O valor definido pelo cliente j deve contemplar todos os opcionais existentes no veculo, de acordo com as caractersticas ou estado de conservao.
Allianz Auto/Condies Gerais

83

O Valor Determinado do veculo poder ser alterado antes da aceitao do risco em decorrncia de avarias constatadas na vistoria prvia. Nesse caso, o prmio poder sofrer alteraes se houver a aceitao do risco. 3. Limite de Responsabilidade A responsabilidade da Seguradora, em razo do presente contrato, cessar com o pagamento de sinistro por Indenizao Integral ou com o pagamento de indenizao por sinistro que, somado a pagamentos de indenizaes parciais anteriores ocorridos na vigncia da aplice, atinja ou ultrapasse o valor do veculo segurado na data de ocorrncia do ltimo sinistro. 4. Avarias Prvias Entende-se por avaria prvia todo e qualquer dano preexistente contratao do seguro. Constatada a avaria prvia durante a vistoria realizada pela Seguradora ou pessoa fsica ou jurdica previamente autorizada para anlise de aceitao do seguro, pode a Seguradora, alternativamente: a)  Excluir totalmente de cobertura, em casos de Perda Parcial, a parte danificada. b) Definir um percentual de depreciao a ser descontado em caso de sinistro de Perda Parcial que afete esta parte. c) No sero deduzidas nos casos de Indenizao Integral do veculo. 4.1. Avarias Preexistentes - Clusula 051 Fica entendido e acordado que a meno desta clusula na aplice indica que, em caso de sinistro de coliso parcial, as avarias constatadas na vistoria prvia ficaro por conta do segurado.
84
Allianz Auto/Condies Gerais

1. Objetivo do Seguro

Condies Especiais do Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo - Veculo

O presente contrato sobre a Responsabilidade Civil do Segurado em acidentes de trnsito, exclusivamente por danos materiais e corporais involuntariamente causados a terceiros, atravs da utilizao do veculo segurado, ou por carga transportada, exceto quando se tratar de material nuclear, de contaminao, ou poluio do meio ambiente. 2. Limite Mximo de Indenizao e Garantia 2.1. O Limite Mximo de Indenizao ser definido pelo segurado para cada veculo e cada cobertura. 2.2. A garantia de danos corporais de presente contrato ser devida somente no montante que exceder o valor devido pelo Seguro Obrigatrio DPVAT (seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores) e limitado ao Limite Mximo de Indenizao de Respectiva verba de danos corporais. 3. Limite de Responsabilidade As importncias seguradas para as garantias de Danos Materiais e para Danos Corporais, discriminadas em cada item da aplice representam, em relao quele item e a cada uma das garantias, o Limite Mximo de Responsabilidade da Seguradora, por reclamao.

Condies Especiais do Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros


1. Objetivo do Seguro O presente contrato tem por objetivo pagar o Limite Mximo de Indenizao por passageiro, previsto na aplice relativa CoberAllianz Auto/Condies Gerais

85

tura de Acidentes Pessoais de Passageiros, em razo da Morte ou invalidez permanente, total ou parcial, de passageiro de veculo segurado, decorrente de acidente de trnsito. A contratao de garantia de Acidentes Pessoais de Passageiros permitida somente quando contratada em conjunto com a Cobertura de Auto (Casco) ou Responsabilidade Civil Facultativa.

Condies Particulares - Coberturas Especiais


1. Extenso de Permetro (Clusula 005) Fica entendido e acordado que, tendo sido pago prmio adicional correspondente, garantida ao segurado a extenso das coberturas contratadas em sua aplice no Brasil para todos os pases da Amrica do Sul. Os servios de Assistncia 24 horas tero cobertura somente dentro dos pases do MERCOSUL e Chile. No caso de reembolso de despesas efetuadas no exterior, os eventuais encargos com a traduo dos documentos comprobatrios ficaro por conta da Allianz Seguros. Mesmo com a contratao da cobertura de Extenso de Permetro, o proprietrio do veculo no est desobrigado a seguir as regras citadas abaixo:  No caso de veculo de passeio ou utilitrio de uso particular, dever ser contratado o seguro Carta Verde, que exigido pelas autoridades para ingresso do veculo nos pases do MERCOSUL.  No caso de veculo de carga e de veculo comercial para transporte de pessoas, o segurado tem a obrigao legal de contratar o seguro RCTR-VI (Responsabilidade Civil do Transportador Rodovirio em Viagem Internacional), que exigido pelas autoridades para ingresso do veculo nos pases da Amrica do Sul. A cobertura de extenso de permetro funcionar como cobertura complementar (2 risco) ao seguro Carta Verde e RCTR-VI.
86
Allianz Auto/Condies Gerais

Importante: O servio de reparo ou reposies de vidros, mesmo com a contratao desta clusula, vlido apenas em territrio nacional. 2. Extenso de Permetro - Regio Sul (Clusula 050) Para veculos de passeio cuja regio de circulao contratada na aplice for um dos Estados da Regio Sul do Brasil (Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), fica garantida atravs da clusula 050 a extenso das coberturas contratadas em sua aplice no Brasil para todos os pases da Amrica do Sul. O servio de Assistncia 24 horas ter cobertura somente dentro dos pases do MERCOSUL e Chile. Constar automaticamente na aplice a clusula 050 Extenso de permetro. Mesmo com a contratao da cobertura de Extenso de Permetro, o proprietrio do veculo no est desobrigado a seguir as regras citadas abaixo: Para veculos de passeio ou utilitrios de uso particular, dever ser contratado o seguro Carta Verde, que exigido pelas autoridades para ingresso do veculo nos pases do MERCOSUL e Chile. A cobertura de extenso de permetro funcionar como cobertura complementar (2 risco) ao seguro Carta Verde. Importante: Para veculos de carga, necessria a contratao da clusula 005 para que ocorra a extenso das coberturas, mesmo que o veculo circule exclusivamente na Regio Sul do Brasil. O servio de reparo ou reposies de vidros, mesmo com a contratao desta clusula, vlido apenas em territrio nacional. 3. Carta Verde Trata-se de um seguro obrigatrio de Responsabilidade Civil Facultativa Veicular (RCF-V) para veculos de passeio, motos, picapes leves e/ou pesadas que ingressarem nos pases do MERCOSUL e Chile.
Allianz Auto/Condies Gerais

87

Este produto est disponvel como uma cobertura do seguro de automvel com contratao de cobertura compreensiva apenas para os Estados da Regio Sul (Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), e as Condies Gerais esto disponveis atravs da Circular SUSEP N 010 de 16 de junho de 1995. Em caso de sinistro, o segurado deve contatar a seguradora representante no pas em que ocorreu o evento, conforme especificado no Certificado Carta Verde. 4. Despesas Extraordinrias (Clusulas 220 ou 222) Em caso de Indenizao Integral, o segurado receber 5% (cinco por cento), limitado a R$ 1.000,00 (mil reais), Clusula 220, ou 10% (dez por cento), limitado a R$ 2.000,00 (dois mil reais), Clusula 222, do valor a ser indenizado. No caso de aplice com Valor de Mercado Referenciado, o valor a ser indenizado corresponder ao percentual da clusula sobre o valor de mercado que tem o veculo segurado na data de liquidao do sinistro. No caso de aplice com Valor Determinado, o valor a ser indenizado corresponder ao percentual da clusula sobre o valor expresso na aplice. A indenizao dessa clusula ser feita a ttulo de despesas extras, como hospedagem, aluguel de carro, etc., sem que haja necessidade de comprovao de gastos. Esta clusula no poder ser includa por endosso, exceto nos casos de endossos de substituio. 5. Reposio de Veculo Zero-Quilmetro por 180 dias (Clusula 100) Em caso de indenizao integral, fica entendido e acordado que, tendo sido contratado e pago prmio adicional correspondente
88
Allianz Auto/Condies Gerais

a esta clusula, ser garantida reposio pelo valor de mercado do veculo zero-quilmetro no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, de acordo com a tabela de referncia de cotao para o veculo previamente fixada na proposta de seguro e conjugada com o Fator de Ajuste na ocasio do pagamento do sinistro. Essa cobertura se aplica exclusivamente para Valor de Mercado Referenciado. A validade de 180 (cento e oitenta) dias, a contar a data de emisso da nota fiscal ou ao trmino da vigncia da aplice, dependendo do que ocorrer primeiro. Em caso de trmino da vigncia da aplice e havendo dias restantes da cobertura de 180 (cento e oitenta) dias, na renovao Allianz Seguros ser obrigatrio contratar novamente a Clusula 100 para que haja cobertura dos dias restantes. 6. Dispositivos A Allianz Seguros condiciona a aceitao do seguro de alguns veculos instalao do dispositivo antirroubo. Isso ocorre de acordo com a sinistralidade e regio de circulao do veculo. A oferta automtica deste equipamento feita no momento do clculo do seguro. Conhea as clusulas disponveis: Dispositivo Antifurto Dispositivo Antifurto Dispositivo Antifurto Dispositivo Antifurto Dispositivo Antifurto Dispositivo Antifurto Dispositivo Antifurto

Alarme sonoro Trava manual Corta-combustvel Corta-ignio Corta-combustvel e ignio (Identificao de chassi)

Clusula 311 Clusula 312 Clusula 313 Clusula 314 Clusula 315 Clusula 319
89

Allianz Auto/Condies Gerais

Dispositivo Antirroubo Dispositivo Antirroubo Rastreador Dispositivo Antirroubo Bloqueador e Rastreador Dispositivo Antirroubo Rastreador por Radiofrequncia Importante:

Clusula 317 Clusula 318 Clusula 320

A oferta do dispositivo no feita para todos os veculos. As clusulas dos dispositivos antifurto/antirroubo sero mencionadas na aplice quando o segurado informar que j possui um dispositivo antifurto/antirroubo ou quando o veculo segurado possuir a obrigatoriedade de instalao do antirroubo.  Durante o clculo, o sistema de clculo Allianz questionar se o segurado possui algum equipamento instalado no veculo a ser segurado. Caso possua algum dispositivo antirroubo, ser obrigatria a apresentao da nota fiscal e/ou contrato desse aparelho. Caso o cliente no possua nenhum dispositivo, o sistema de clculo Allianz oferecer automaticamente o aparelho necessrio para o veculo segurado, e a sua instalao ser obrigatria e em regime de comodato (sem custo de manuteno ao segurado). A instalao do antirroubo ofertado pela Allianz Seguros obrigatria e condiciona a cobertura do seguro para furto e roubo. A instalao deve ocorrer no prazo mximo de 10 (dez) dias a partir do contato da empresa instaladora. O dispositivo antirroubo oferecido pela Allianz Seguros gratuito. 7.  Cobertura Adicional a Danos Morais para o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo - Veculos (Clusula 903) 7.1. Fica entendido e acordado que, por ter sido pago prmio adicional correspondente, o presente contrato de seguro cobrir o reembolso ao segurado de quantia por este paga a ttulo de dano moral, pelo qual vier a ser julgado responsvel, que tenha sido fixada por meio de arbitramento judicial em deciso transitada em julgado, at o Limite Mximo de Indenizao estipulado na
90
Allianz Auto/Condies Gerais

aplice para esta garantia, ou em acordo prvia e expressamente autorizado pela seguradora. 7.2. Para efeito desta clusula, dano moral aquele que, embora no ocasione diminuio patrimonial, cause ofensa a atributo inerente personalidade, desencadeando trauma psquico, e que decorra direta e exclusivamente de dano pessoal coberto pelo presente contrato de seguro. 7.3. O Limite Mximo de Indenizao para Danos Morais ser de 10% (dez por cento) da soma dos Limites Mximos de Indenizao para Danos Materiais e Danos Corporais constantes da aplice. 7.4. Excluso de Danos Morais (Clusula 902) Fica entendido e acordado que a meno desta clusula na aplice indicar que no foi contratada Cobertura de Danos Morais. 8. Extenso para Cobertura de Danos Corporais a Dirigentes, Scios, Empregados e Prepostos (Clusula 112) Sero considerados terceiros para a cobertura de Danos Corporais os dirigentes, scios, empregados e prepostos do segurado e, ainda, as pessoas que dele dependam economicamente, desde que no sejam passageiros do veculo segurado e que o acidente se verifique fora dos locais de propriedade ou ocupados pelo segurado. 9. Desconto de 100% no Valor da Franquia (Clusula 810) Quando o valor dos reparos superar o valor da franquia estabelecido na aplice, o segurado ter direito ao desconto de 100% (cem por cento) no valor da franquia para o 1 sinistro ocorrido e indenizado na vigncia da aplice. A partir do 2 sinistro do mesmo veculo, a franquia estipulada na aplice ser cobrada normalmente. Importante: esta clusula no poder ser reintegrada no mesmo veculo durante a vigncia da aplice.
Allianz Auto/Condies Gerais

91

Sinistro Automvel, RCF-V e APP


1. Sinistro 1.1. Primeiros Passos em Caso de Sinistro.

Caso haja vtimas ou feridos, providencie o socorro com as autoridades locais (polcia, resgate, etc.). Tome as providncias ao seu alcance para proteger o veculo, evitando que os prejuzos sejam agravados. Em caso de acidente com passageiros no veculo segurado que possa acarretar responsabilidade Seguradora, o proprietrio do veculo segurado dever comunicar o fato no prazo mais rpido possvel Regional de Sinistro, ao CAS (Centro de Atendimento de Sinistros) ou ao seu Corretor. Na comunicao devem constar data, hora, local, causa do acidente e nmero de acidentados. Faa a comunicao do sinistro Allianz Seguros por meio do seu Corretor ou pelo Aviso de Sinistro On-Line: Aviso de Sinistro On-Line Grande So Paulo 3156 4340 Outras localidades 0800 7777 243 Atendimento: Segunda-feira a sexta-feira, das 8h s 20h Sbado, das 8h s 14h. Em caso de envolvimento de terceiros ou de outros bens no acidente, anote nome, endereo e telefone do proprietrio/condutor e dados do(s) veculo(s) (marca/placa) e solicite que o terceiro contate a Allianz Seguros pelo Aviso de Sinistro On-Line, tendo em mos o CPF, CNH e o nmero da comunicao do segurado.
92
Allianz Auto/Condies Gerais

Para marcao de vistoria e incio dos reparos, durante o Aviso de Sinistro On-Line ser indicada uma Oficina Referenciada Allianz, que aprovada e fiscalizada pela Seguradora e oferece qualidade nos reparos, alm de outros benefcios. Acesse o site www.allianz. com.br para mais informaes. Voc tambm pode optar por uma oficina de sua confiana, caso ache necessrio. Apresente o Boletim de Ocorrncia sempre que houver o seu registro. O Boletim de Ocorrncia obrigatrio nos seguintes casos: a) Roubo ou furto: caso os documentos pessoais e/ou do veculo tenham sido furtados/roubados, pea que conste no registro. b) Roubo  ou furto localizado: nesse caso, devem ser apresentados Boletim de Ocorrncia do Roubo, Boletim de Ocorrncia de Localizao, Auto de Entrega do Veculo e Laudo Pericial (se elaborado). c) Coliso de grande monta. d) Quando houver vtimas com leses corporais. Para agilizar o andamento do processo de liquidao de sinistro, fundamental que sejam entregues rapidamente Allianz Seguros, nas nossas Filiais, Regionais de Sinistros ou Centros de Atendimento a Sinistros (CAS) ou ao responsvel da oficina escolhida os seguintes documentos: Boletim de Ocorrncia (caso elaborado), Cpia do Certificado de Registro de Veculo (DUT) e cpia do CPF e CNH. Confira os endereos em www.allianz. com.br ou entre em contato pela Linha Direta Allianz. Se preferir, entregue os documentos para o seu corretor. Nos casos de roubo ou furto total, mantenha contato permanente com a Allianz Seguros e comunique eventual recuperao do veculo. Importante: no inicie a reparao do veculo sem a prvia autorizao da Allianz Seguros.
Allianz Auto/Condies Gerais

93

1.2. Liquidao de Sinistros 1.2.1. Indenizao Parcial por Coliso, Incndio, Roubo ou Furto Localizado Ocorre quando a contratao do seguro do veculo for atravs da modalidade de contratao: Valor Determinado e os prejuzos no atingirem 75% (setenta e cinco por cento) do valor do veculo determinado na aplice. Ocorre quando a contratao do seguro do veculo for atravs da modalidade de contratao: Valor de Mercado Referenciado e os prejuzos no atingirem 75% (setenta e cinco por cento) do valor do veculo, apurado pela aplicao do fator de ajuste, em percentual, contratado na forma sobre o valor do veculo segurado na tabela de referncia contratualmente estabelecida em vigor na data do aviso de sinistro. Para os acessrios contratados, com verba especificada na aplice, ser caracterizada indenizao integral ou parcial, conforme estabelecido nos subitens 1.2.1. ou 1.2.2. 1.2.2. Indenizao Integral por Coliso, Incndio, Roubo ou Furto Localizado Ocorre quando a contratao do seguro do veculo for atravs da modalidade de contratao: Valor Determinado ser caracterizado uma indenizao integral quando os prejuzos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (setenta e cinco por cento) do valor do veculo determinado na aplice. Ocorre quando a contratao do seguro do veculo for atravs da modalidade de contratao: Valor de Mercado Referenciado ser caracterizada uma indenizao integral quando os prejuzos atingirem ou ultrapassarem 75% do valor do veculo, apurado pela aplicao do fator de ajuste, em percentual, contratado na forma sobre o valor do veculo segurado na tabela
94
Allianz Auto/Condies Gerais

de referncia contratualmente estabelecida em vigor na data do aviso de sinistro. Para os acessrios contratados, com verba especificada na aplice, ser caracterizada indenizao integral ou parcial, conforme estabelecido nos subitens 1.2.1. ou 1.2.2. 1.2.3. Indenizao Integral por Roubo ou Furto Para efeito do presente contrato de seguro, entendem-se por roubo ou furto total aqueles cuja localizao oficialmente comprovada do veculo segurado no se verifica no prazo de 30 (trinta) dias, contados da comunicao do delito autoridade policial. Localizado o veculo segurado em prazo inferior a 30 (trinta) dias, mesmo que os documentos tenham sido entregues na Allianz, se caracterizar-se roubo ou furto parcial, conforme estabelecido no subitem 1.2.2. ou 1.2.1., o veculo ser reintegrado ao segurado perante autoridades policiais. Importante: compete ao segurado providenciar e entregar os documentos que comprovem os Direitos de propriedade, livre e desembaraada de quaisquer nus sobre o veculo, tais como Restries Judiciais, Administrativas, Tributrias, Gravames, dbitos em geral, etc., que impossibilitem Seguradora transferir a propriedade do veculo. 1.2.4. Especificamente em Casos de RCF-V A liquidao de sinistros obedecer s seguintes disposies: a) Qualquer acordo judicial ou extrajudicial com terceiros, seus beneficirios ou herdeiros s pode ser efetuado com a prvia anuncia da Seguradora. b) Na hiptese de recusa do segurado em aceitar acordo recomendado pela Seguradora e aceito por terceiro, fica desde j acordado
Allianz Auto/Condies Gerais

95

que a Seguradora no responder por quaisquer quantias acima daquelas pelas quais seria a reclamao de terceiro liquidada nos termos do referido acordo. c)  S  e a indenizao a ser paga pelo segurado compreender pagamento em dinheiro ou prestao de renda ou penso, a Seguradora, dentro do limite de garantia da cobertura para danos corporais, pagar preferencialmente o primeiro. Quando a Seguradora, ainda dentro daquele limite, tiver que contribuir tambm para o capital assegurador da renda ou penso, f-lo- mediante o fornecimento ou aquisio de ttulos em seu prprio nome ou ainda pela constituio de capital, cuja renda ser inscrita em nome da pessoa ou pessoas com direito a recebla e com clusula de que cessada a obrigao tais ttulos ou capital revertero ao patrimnio da Seguradora. 1.2.5. Especificamente nos Casos de APP 1.2.5.1. O pagamento da indenizao ser feito diretamente ao passageiro acidentado, em caso de invalidez permanente, considerando-se o grau de invalidez e a tabela constante no subitem 1.3.6. destas Condies Contratuais, ou, em caso de seu falecimento, na forma do Decreto-Lei 5.384/43. Decreto - Lei 5.384/43: Art. 1o - Na falta de beneficirio nomeado, o seguro de vida ser pago metade mulher e metade aos herdeiros do Segurado.  Pargrafo nico - Na falta das pessoas acima indicadas, sero beneficirios os que dentro de 6 (seis) meses reclamaram o pagamento do seguro e provaram que a morte do Segurado os privou de meios para proverem sua subsistncia. Fora desses casos, ser beneficiria a Unio. Art. 2o -  Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao e se aplicar a todos os seguros ainda no pagos at essa data.
96
Allianz Auto/Condies Gerais

1.2.5.2. Para menores de at 14 (quatorze) anos de idade, observarse- o que segue: a) A garantia de morte destinar-se- apenas ao reembolso das despesas devidamente comprovadas com o funeral, at o Limite Mximo de Indenizao, no estando cobertas as despesas com a aquisio de terrenos, jazigos ou carneiros. O reembolso das despesas poder ser feito a terceiros quando forem devidamente comprovadas e os comprovantes contiverem a assinatura do responsvel pelo menor. b) O valor da garantia de invalidez permanente ser o constante da aplice e ser pago aos pais do menor, ou, na falta destes, ao seu representante legal, mediante autorizao judicial. 1.2.5.3. Para os casos de invalidez permanente, a indenizao ser calculada de acordo com a tabela do subitem 1.3.6., tendo-se por base o Limite Mximo de Indenizao constante da aplice para a presente garantia. 1.3. Indenizao 1.3.1. Indenizao Parcial Em caso de coliso, incndio, roubo ou furto parcial, a Seguradora, sua opo, pode indenizar o segurado em espcie ou mandar reparar o veculo segurado, descontando, em qualquer caso, as franquias contratadas, exceto nos casos de incndio, queda de raio ou exploso. Havendo necessidade de substituio de peas, estas sero de reposio original, adequadas e novas, ou que mantenham as mesmas especificaes tcnicas do fabricante, distribudas pelas concessionrias s montadoras ou pelos fabricantes das peas e seus representantes. No sendo possvel localizar a pea original ou o valor relativo ao seu preo devido falta no mercado ou fabricao descontinuada, a Seguradora pode pagar o valor corAllianz Auto/Condies Gerais

97

respondente pea semelhante existente no mercado brasileiro, sendo que o fato de a pea no existir no mercado no transforma o processo em Indenizao Integral. 1.3.2. Indenizao Integral a)  A Seguradora indenizar em espcie ou reposio do bem, de acordo com o critrio de indenizao estabelecido na aplice na ocasio do pagamento do sinistro. b) V  alor de Mercado Referenciado: b1)  Para veculos novos (zero km), a indenizao corresponder ao valor do veculo segurado zero km na tabela de referncia contratualmente estabelecida, conjugada com o fator de ajuste na ocasio do pagamento do sinistro, desde que estabelecidas as seguintes condies: O veculo tenha sido contratado como zero km, de acordo com a tabela de referncia para a cotao do veculo previamente fixada na proposta de seguro; Tratando-se de 1 sinistro com o veculo; Cuja ocorrncia se d dentro do prazo de 90 (noventa) dias contado da data de aquisio do veculo de concessionrio autorizado, podendo ser esta garantia estendida para 06 (seis) meses, mediante contratao de clusula especfica. b2) Fica garantido ao segurado, quando caracterizada a Indenizao Integral do veculo sinistrado, o pagamento da quantia determinada de acordo com a tabela de referncia de cotao do veculo, previamente fixada na proposta de seguro e conjugada com o Fator de Ajuste, em percentual a ser aplicado sobre a tabela estabelecida para utilizao no clculo do valor da indenizao na data do pagamento da indenizao. b3) Nas hipteses previstas nas alneas anteriores, qualquer indenizao estar limitada ao Valor de Mercado Referenciado
98
Allianz Auto/Condies Gerais

do veculo segurado na ocasio do pagamento do sinistro e somente ser paga mediante a entrega dos documentos que comprovem os direitos de propriedade do segurado, livre e desembaraada de quaisquer nus sobre o veculo, e, no caso de veculos importados, da prova da liberao alfandegria definitiva. Para o produto Allianz Auto Especial com a contratao da clusula 820, o recolhimento dos tributos devidos de IPI e ICMS sero de responsabilidade da Allianz Seguros, conforme o perodo de direito ao benefcio de cada imposto. c)  Valor Determinado: qualquer indenizao ser calculada sobre o Valor Determinado do veculo segurado constante na aplice e somente ser paga mediante a entrega dos documentos que comprovem os direitos de propriedade do segurado, livre e desembaraada de quaisquer nus sobre o veculo, e, no caso de veculos importados, da prova da liberao alfandegria definitiva. Para o produto Allianz Auto Especial com a contratao da clusula 820, o recolhimento dos tributos devidos de IPI e ICMS sero de responsabilidade da Allianz Seguros, conforme o perodo de direito ao benefcio de cada imposto. 1.3.3. Indenizao de Veculos Alienados A Seguradora, a seu critrio, poder: Indenizar instituio financeira o saldo devedor (segurado dever negociar com o agente financeiro e obter carta do saldo devedor, acompanhado de boleto bancrio), desde que seja inferior ao valor da importncia segurada. Mediante a baixa do gravame de restrio financeira, far o pagamento complementar ao segurado, do valor correspondente diferena entre a importncia segurada e o valor pago financeira. Nos casos de Leasing, o pagamento feito diretamente ao Leasing, que o proprietrio legal do veculo.

Allianz Auto/Condies Gerais

99

1.3.4. Indenizao de Acessrios Ocorrer somente mediante a contratao de verba especfica para a cobertura do acessrio. Em caso de sinistro, sero verificadas as notas fiscais, vistoria prvia, aviso de renovao e cpia da aplice anterior para cobertura dos acessrios. Ocorrendo a indenizao, os acessrios devero ser entregues Seguradora em caso de sinistro. A franquia ser aplicada em reclamaes decorrentes de perda parcial e total do acessrio, rdio, toca-fitas, CD player, MP3 player e/ou DVD e similares, blindagem, carroaria, kit gs, adaptaes de veculos para pessoas com deficincia, rodas de liga leve, capacete e roupas especiais de motociclista (macaces, jaquetas, luvas e botas) e equipamento especial, sobre o valor contratado para a cobertura. Nos casos de indenizao integral do veculo, no ser aplicada a franquia de acessrios. A indenizao ser feita apenas para o acessrio avariado, desde que haja verba especfica contratada. 1.3.5. Indenizao de Opcionais Em caso de sinistro, sero verificadas as notas fiscais, vistoria prvia, vistoria de sinistro, aviso de renovao e cpia da aplice anterior para cobertura dos opcionais. Em caso de perda parcial, os opcionais sero reparados. Em caso de indenizao integral, a de opcionais seguir o mesmo critrio de indenizao do veculo. Em caso de contratao das rodas com verba especfica, elas sero consideradas como acessrios em sua integralidade, sem relao alguma ao percentual de ajuste fixado na importncia segurada do casco. A franquia de automvel ser aplicada nos prejuzos de opcionais decorrentes de coliso, roubo ou furto parcial e ser deduzida em cada ocorrncia de sinistro, conforme valor constante na aplice. No ser cobrada franquia nos prejuzos decorrentes de incndio, queda de raio e/ou exploso e nos casos de indenizao integral concomitante com o veculo. 1.3.6. Especificamente nos Casos de APP Para os casos de invalidez permanente, a indenizao ser calculada
100 Allianz Auto/Condies Gerais

de acordo com a seguinte tabela, tendo-se por base o Limite Mximo de Indenizao constante da aplice para a presente garantia. Tabela para Clculo da Indenizao em Caso de Invalidez Permanente, Total ou Parcial, por Acidente Discriminao Invalidez Permanente Total Perda total da viso de ambos os olhos Perda total do uso de ambos os membros superiores Perda total do uso de ambos os membros inferiores Perda total do uso de ambas as mos Perda total do uso de uma das mos e de um dos ps Perda total do uso de ambos os ps Alienao mental total e incurvel Invalidez Permanente Parcial Diversos Perda total da viso de um olho 30 Perda total da viso de um olho, quando o segurado j no 70 tiver a outra vista Surdez total incurvel de ambos os ouvidos 40 Surdez total incurvel de um dos ouvidos Mudez incurvel Fratura no consolidada do maxilar inferior Imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral Imobilidade do segmento toraco-lombo-sacro da coluna vertebral 20 50 20 20 25 100 100 100 100 100 100 100 %

Perda total do uso de um membro superior e um membro inferior 100

Allianz Auto/Condies Gerais 101

Invalidez Permanente Parcial dos Membros Superiores Perda total do uso de um dos membros superiores Perda total do uso de uma das mos Fratura no consolidada de um dos meros Anquilose total de um dos ombros Anquilose total de um dos cotovelos Anquilose total de um dos punhos

% 70 60 50 25 25 20

Fratura no consolidada de um dos segmentos rdio-ulnares 30

Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o metacarpiano 25 Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o metacarpiano 18 Perda total do uso da falange distal do polegar 9 Perda total do uso de um dos dedos indicadores 15 Perda total do uso de um dos dedos mnimos ou um dos 12 dedos mdios Perda total do uso de um dos dedos anulares 9 Perda total do uso de qualquer falange, excludas as do polegar: indenizao equivalente a 1/3 do valor do respectivo dedo Invalidez Permanente Parcial dos Membros Inferiores Perda total do uso de um dos membros inferiores Perda total do uso de um dos ps Fratura no consolidada de um fmur Fratura no consolidada da rtula Fratura no consolidada de um p Anquilose total de um dos joelhos Anquilose total de um dos tornozelos Anquilose total de um quadril
102 Allianz Auto/Condies Gerais

% 70 50 50 20 20 20 20 20

Fratura no consolidada de um dos segmentos tbioperoniais 25

Perda parcial de um dos ps, isto , perda de todos os dedos 25 e de uma parte do mesmo p Amputao do 1 dedo 10 Amputao de qualquer outro dedo Perda total do uso de uma falange do 1o dedo: indenizao equivalente a 1/2 e, dos demais dedos: equivalente a 1/3 do respectivo dedo Encurtamento de um dos membros inferiores de 5 centmetros ou mais de 4 centmetros de 3 centmetros menos de 3 centmetros 1.4. Prazo para Liquidao do Sinistro O prazo para liquidao dos sinistros limitado a 30 (trinta) dias, contado do cumprimento de todas as exigncias por parte do segurado. Ser suspensa a contagem do prazo de liquidao de sinistro a partir do momento em que for solicitada a documentao complementar por dvida fundada e justificvel, sendo reiniciada a contagem do prazo remanescente a partir do dia til posterior quele em que forem entregues os respectivos documentos. 1.5. Prescrio Os prazos prescricionais sero aqueles adotados em lei. 1.6. Franquia a participao do segurado nos casos de indenizaes parciais decorrentes de coliso, roubo ou furto parcial, a ser deduzida em cada ocorrncia de sinistro. O valor da franquia est estabelecido na aplice.
Allianz Auto/Condies Gerais 103

% 15 10 6 0

1.7. Salvados 1.7.1. So as partes e peas substitudas em caso de perdas e danos parciais ou o remanescente do veculo em caso de indenizao integral, ou ainda o prprio veculo quando recuperado aps a ocorrncia de furto ou roubo total. 1.7.2. Ocorrendo a indenizao, os salvados passaro a ser propriedade da Seguradora. Compete ao segurado providenciar e entregar os documentos que comprovem os direitos de propriedade, livre e desembaraadamente de quaisquer nus, sobre o veculo e, no caso de veculos importados, a prova da liberao alfandegria definitiva. Para o produto Allianz Auto Especial, o recolhimento dos tributos devidos de IPI e ICMS sero por parte da Allianz, conforme o perodo de direito ao benefcio de cada imposto.

104 Allianz Auto/Condies Gerais

1.8. Documentos Necessrios para a Liquidao de Sinistro


Indenizao Integral Danos Materiais/ RCF-V DM Bens mveis - Automvel Danos Corporais/ RCF-V - APP

Coliso - Incndio - Enchente Roubo e Furto localizado

Aviso Sinistro On-line do Segurado Aviso Sinistro On-line do Terceiro Prmio da Aplice Boletim de Ocorrncia Policial Boletim de Ocorrncia de Localizao Auto de Entrega Laudos e Percias (se elaborado) Autorizao de Pagamento de Sinistro Crdito em Conta (modelo Allianz) Formulrio nico de Indenizao Integral F.U.I.I. - Modelo Allianz Certificado de Registro de Veculo - C.R.V. Preenchido a Favor da Allianz e sob Firma Reconhecida por Autenticidade Certificado de Registro e Licenciamento de Veculo - C.R.L.V. - Porte Obrigatrio IPVA Quitado - Sem Dbitos Chaves do Veculo (incluindo reserva) Manual do Veculo Comprovante de Pagamento de Multas RG e CNH do Condutor do Veculo Segurado CPF e Conta de Telefone do Beneficirio da Indenizao Baixa do Gravame (quando financiado)

OL OL OC OC OC OC

OL OL QT CS SO SO CS SO SO SO

OL OL QT SO

OL OL CS

DM Bens imveis

Documentos necessrios
Perda Parcial

OL OL CS

OL OL CA CS

CS SO SO SO SO CS SO SO CS

OC OC

OC SO SO SO

CA

SO CS SO SO CS

OC

CA CS OL CS OL

OC CS

OC CS CA CA

Allianz Auto/Condies Gerais 105

Indenizao por Morte e/ou Invalidez Permanente


OL OL CA

Roubo ou Furto Total

Despesas Mdicas

Indenizao Integral Coliso - Incndio - Enchente Roubo e Furto localizado

Danos Materiais/ RCF-V DM Bens mveis - Automvel

Danos Corporais/ RCF-V - APP Indenizao por Morte e/ou Invalidez Permanente
CA CA CA CS CA

Roubo ou Furto Total

Carta de Saldo Devedor e Boleto Bancrio (quando financiado) Contrato Social ou Ata de Assembleia ou Estatuto (quando pessoa jurdica) Carto do CNPJ (pessoa jurdica) Nota fiscal de Sada de Ativo Imobilizado (pessoa jurdica) Certificado de Segurana Veicular (quando o veculo possuir Kit Gs) Nota Fiscal do Kit Gs (quando o veculo possuir o Kit gs) Certificado de Registro de Blindagem de Veculo (quando possuir blindagem) Nota Fiscal da Blindagem (quando blindado) Recibo de Venda do Bem Arrendado (quando tratrar-se de Leasing) Procurao do Leasing (quando tratar-se de Leasing) Comprovante de Propriedade (IPTU) Laudo Mdico com Descrio das Leses Sofridas e Tratamento para Recuperao Relatrio Mdico de Alta Definitiva Relatrio do Hospital Recibos de Honorrios Mdicos Recibos de Medicamentos Comprovante de Recebimento do Seguro Obrigatrio - DPVAT Laudo de Exame Cadavrico
106 Allianz Auto/Condies Gerais

Perda Parcial

Documentos necessrios

CS CA CS SO SO SO/ CA SO SO SO SO

CS CA CS

SO SO/ CA SO SO SO SO

OC OC OC OC

CS CA CA CA CA CA CA CA

Despesas Mdicas

DM Bens imveis

Indenizao Integral Coliso - Incndio - Enchente Roubo e Furto localizado

Danos Materiais/ RCF-V DM Bens mveis - Automvel

Danos Corporais/ RCF-V - APP Indenizao por Morte e/ou Invalidez Permanente
CA CA CA CA

Roubo ou Furto Total

Certido de bito Comprovante de Dependncia Econmica ou Certido de Casamento Atualizada Certido de Nascimento - Filhos da Vtima Declarao de nicos Herdeiros Laudo de Inspeo Veicular para Veculos Salvados, Remarcados ou de Leilo Notas Fiscais do Conserto do Veculo em Caso de Salvados e/ou remarcados) CA SO CA SO

Perda Parcial

Documentos necessrios

Legenda: OL - On-line SO - Somente Original CA - Cpia Autenticada CS - Cpia Simples QT - Quitao Total OC - Ocasional, poder ser solicitado

Verso: 10/2012
Allianz Auto/Condies Gerais 107

Despesas Mdicas
CA CA CA

DM Bens imveis

Anotaes: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________
108 Allianz Auto/Condies Gerais

Anotaes: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________
Allianz Auto/Condies Gerais 109

CNPJ 061.573.796/0001-66 - Processo SUSEP: 15414.002216/2004-57. O registro deste plano na SUSEP no implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendao sua comercializao.

www.allianz.com.br Allianz Seguros Rua Lus Coelho, 26 CEP 01309-900 So Paulo SP SAC 24h: 0800 115 215 Atendimento pessoa com deficincia auditiva ou de fala 24h: 0800 121 239 Linha Direta Allianz - servios ao segurado e aviso de sinistro: 3156 4340 (Grande So Paulo) 0800 7777 243 (Outras localidades)

AZ/0500 - 10/12

You might also like