You are on page 1of 3

Prova (take home)

Carla Monteiro Afonso

Sales and Marketing Intelligence


Disciplina: Plano de Marketing
27 de Janeiro de 2013

Resposta questo c)
c) Nowadays it is not enough the firm to pay for getting attention from their target groups through advertisements. Marketing of today is about giving and generating value to customers, being personal, creating an interaction with them and making them feel like part of a community.

Hoje em dia, com a globalizao e com as tecnologias de informao, os consumidores tm uma voz ativa relativamente ais produtos e servios que escolhem As ferramentas de marketing so, actualmente, muito mais diversas e multi-plataforma. Os consumidores distribuem a sua ateno pelos smartphones, tablets, televiso. Na internet so diversas as plataformas onde as empresas e produtos divulgam a sua actividade: website, facebook, instangam, pinterest, twittwer, Linkedin, etc. O Marketing tem que ser muito mais dirigido e os consumidores esto espera de encontrar contedos cada vez mais interessantes e que tenham em conta os seus interesses. Por outro lado, o pblico procura tambm interaco e gosta de participar. Desta forma, muitas pginas facebook de marcas conceituadas, como o caso da Coca Cola, so geridas pelos seus fs, o que as torna muito mais autnticas e prximas do seu mercado. A Gerao Y lida com as tecnologias de uma forma inata. uma gerao globalizada e utiliza, cria e partilha informao de forma espontnea. Cada vez mais h utilizadores de internet e quanto mais jovens so as pessoas, maior o seu conhecimento e capacidade de adaptao a novas tecnologias. Esta nova gerao no to receptiva publicidade, privilegiando a confiana e a informao que consegue obter atravs de outros consumidores e de pesquisas que realiza. Tendo em conta que os mltiplos devices e plataformas servem, cada vez mais, para a obteno de contedos: msica, informao, livros, etc, estes continuam as ser a ferramenta que os consumidores utilizam para escolher e/ou comprar os seus produtos. fundamental que as empresas apostem num bom SEO (Search Engine OPtimization), tendo em conta que atravs da pesquisa que estes chegam e escolhem as empresas. Muitas vezes a compra no se d online (ROPO), mas fundamental que o pblico encontre online toda a informao de que necessita. Portanto, fundamental que estas plataformas estejam munidas de informao interessante e bastante completa e que permitam a personalizao. Por outro lado devem ter sempre a possibilidade de partilha (multiple extensions).

Com a generalizao da televiso em diferido e da internet, os consumidores so extremamente selectivos, portanto, o contedo e o engagement so determinantes para captar a sua ateno. As redes sociais so uma enorme oportunidade para as marcas estreitarem a relao com o seu mercado e para aumentarem o valor das mesmas ao perceberem o que poder estar a falhar ou o que move o seu pblico-alvo. Utilizar as comunidades online como canais de comunicao com os clientes, dando rpida resposta, suscitar um maior interesse por estas plataformas e ser mais fcil criar uma interao genuina. Neste novo paradigma o contedo rei usar contedos que atraiam o pblico nossa marca e que acrescentem realmente valor. Ex: no caso da moda, a GAP, publica no seu site as ltimas tendncias e os seus produtos/outfits que seguem essas tendncias. Portanto, mesmo que o consumidor no compre aqueles produtos, pelo menos fica a conhecer as ltimas tendncias (como se duma revista de moda se tratasse) e isso acrescentar valor. Para que os clientes se sintam parte de uma comunidade muito importante que os contedos que a marca divulga incluam momentos de interaco tais como votaes, perguntas, passatempos, etc. Desta forma, ser necessrio ser transparente e estar preparado para algum feedback menos positivo, mas desde que a empresa saiba utilizar estas oportunidades como forma de agradecer o contributo dos seus clientes e tambm para melhorar, esta transparncia ir contribuir para uma relao de maior confiana com a marca.

CATLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Nome do Curso

You might also like