You are on page 1of 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAAO CINCIA E TECNOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAO EM GESTO EMPRESARIAL E PBLICA DISCIPLINA: GESTO DE MARKETING PROFESSOR: Esp.

MILTON JOSE CARDOSO FILHO

RESENHA DO TEXTO A IMPORTNCIA DA LINGUAGEM NO VERBAL


NAS RELAES DE LIDERANA NAS ORGANIZAES

Ingrid Rodrigues de Aguiar

TERESINA- PI 2013

RESENHA A importncia da linguagem no verbal nas relaes de liderana nas organizaes

Ao longo da evoluo humana, o homem desenvolveu duas formas de se comunicar: a linguagem verbal e a linguagem no verbal (ou corporal). A primeira resultante do seu processo de socializao e tem como principal fator a criao de disseminao cultural em grupos tnicos, o que propiciou a criao de dialetos prprios e diversas formas de escrita. A linguagem corporal, no entanto, derivada do conjunto de padres comportamentais adquiridos pela espcie humana desde o seu surgimento. Inicialmente, estes comportamentos, instintivos em sua maioria, compunham uma srie de gatilhos cujo objetivo era proteger o indivduo do ambiente hostil de selvagem em que vivia. Hoje, a linguagem no verbal tornou-se um excelente ramo de estudo para as organizaes principalmente pela espontaneidade em que ela evidencia os reais pensamentos e emoes do locutor. Esses indcios so deflagrados por meio de movimentos faciais, gestos involuntrios e at mesmo no tom da voz. Apesar do desenvolvimento tecnolgico, a comunicao nas organizaes ainda sofre preocupantes distores provocadas pela dissonncia entre as duas linguagens. Afinal, sabido que a utilizao indevida do canal de comunicao pode afetar a objetividade da mensagem ou mesmo alterar seu sentido. Assim, o objetivo do artigo mostrar o uso dessas duas linguagens conjuntamente favorece o fortalecimento das relaes interpessoais e o sucesso organizacional. Alm de ser eficaz na mensurao do nvel de empatia das expresses corporais e o real estado dos colaboradores. Por isso, a coerncia entre as duas linguagens fornece ao receptor da informao maior clareza quanto ao contedo e, consequentemente, maior ser a probabilidade de compreenso da mensagem. No mundo empresarial no diferente. O reforo que a linguagem no-verbal confere linguagem verbal fortalece a ideia transmitida pelos lderes e gestores, contagiando os funcionrios como um todo, fazendo com que a empresa caminhe unssona em busca dos resultados almejados. A unio desses dois processos comunicativos cria um clima organizacional harmnico, pois proporciona um ambiente interno coeso e sinrgico entre os lderes e seus

liderados, condio que capaz de transformar grupos de trabalho em verdadeiros times que geram o diferencial competitivo de uma organizao em relao ao mercado. Portanto, a comunicao no-verbal pode ser percebida como um fator significativo no cotidiano das empresas e uma eficiente ferramenta motivacional dentro de uma organizao. Por meio dela, os gestores conseguem mobilizar e conciliar a fora de trabalho aos objetivos e metas traados no planejamento estratgico da instituio, tornando vivel aquilo que foi inicialmente proposto.

You might also like