You are on page 1of 5

DOS FATOS (...) DO DIREITO (...) 1.

INCOMPETNCIA ABSOLUTA DA JUSTIA ESTADUAL SMULA 150 DO STJ

LITISCONSRCIO PASSIVO NECESSRIO COM A CAIXA ECONMICA FEDERAL CEF


Aduz a parte que, como de responsabilidade do Fundo de Compensao de Variaes Salariais (FCVS) restituir seguradora o valor referente s indenizaes pagas no SH/SFH e, observando o fato de que o FCVS tem como administrador a Caixa Econmica Federal (CEF), imperioso destacar que eventual sentena condenatria da r afetar o FCVS/CEF e, por conseguinte, a Unio. Desta feita, notvel que a presente ao deva ser decidida de maneira uniforme em relao a CEF, sendo necessria sua integrao no polo passivo desta relao processual.

O STJ j pacificou o entendimento de que a CEF tem interesse jurdico em hipteses semelhantes da presente demanda:
SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAO. SEGURO HABITACIONAL. APLICE PBLICA. FESA/FCVS. APLICE PRIVADA. AO AJUIZADA CONTRA SEGURADORA. INTERESSE JURDICO DA CEF. RECURSO REPETITIVO. CITAO ANTERIOR MP 513/2010 CONVERTIDA NA LEI N 12.409/11. 1. Ao ajuizada antes da edio da MP 513/2010 (convertida na Lei n 12.409/2011) contra a seguradora, buscando a cobertura de dano a imvel adquirido pelos autores no mbito do Sistema Financeiro da Habitao. Pedido de interveno da CEF, na qualidade de assistente simples da seguradora. 2. O Fundo de Compensao das Variaes Salariais (FCVS), desde a edio do Decreto 2.476/88 e da Lei 7.682/88, garante o equilbrio do Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitao (SH/SFH), assumindo, portanto, os seus riscos. 3. Diversamente do que ocorre com as aplices de seguro privadas, cuja contratao no mbito do SFH somente passou a ser admitida a partir da edio da MP 1.671, de 1998, no caso da Aplice Pblica do SH/SFH, o risco totalmente assumido pelo FCVS, Fundo administrado pela CEF, do qual o FESA uma subconta. A seguradora privada, aps o pagamento dos sinistros do perodo e reteno de sua remunerao (sendo esta percentual fixo do valor dos prmios de seguro mensalmente repassados pelas instituies financeiras, embutidos na prestao paga pelos muturios), recolhe o supervit ao FESA/FCVS e, por outro lado, em caso de dficit, dele recebe a diferena necessria ao pagamento das indenizaes, sendo sua atividade isenta de riscos. 4. Nos feitos em que se discute a respeito de contrato de seguro privado, aplice de mercado, Ramo 68, adjeto a contrato de mtuo habitacional, por envolver discusso entre a seguradora e o muturio, e no afetar o FCVS (Fundo de Compensao de Variaes Salariais), no existe interesse da Caixa Econmica Federal a justificar a formao de litisconsrcio passivo necessrio, sendo, portanto, da Justia Estadual a competncia para o seu

julgamento. Ao contrrio, sendo a aplice pblica, do Ramo 66, garantida pelo FCVS, existe interesse jurdico a amparar o pedido de interveno da CEF, na forma do artigo 50, do CPC, e remessa dos autos para a Justia Federal . 5. Hiptese em que o contrato de seguro adjeto ao mtuo habitacional de um dos sete autores foi celebrado em condies de mercado, no sendo vinculado Aplice nica do SH/SFH, ao contrrio do que sucede com os demais litisconsortes ativos. 6. Embargos de declarao acolhidos com efeitos modificativos. Provimento parcial do recurso especial. (grifos nossos 2 Seo do STJ, Edcl no REsp n 1.091.393 SC, rel. ministra Maria Isabel Gallotti, j. em 09/11/2011).

Oportuno acrescentar que no houve qualquer alterao na orientao do STJ no que tange o interesse jurdico da CEF. Indispensvel esta advertncia, pois os adeptos do exerccio da utilizao de subterfgios poderiam invocar o voto da Ministra Nancy Andrighi (proferido em segundos embargos de declarao opostos ao longo da tramitao do REsp n 1.091.393 SC) como argumento no intuito de negar a incluso da CEF no feito.

Cabe ressaltar a inexistncia de julgamento definitivo dos segundos embargos de declarao com base no voto da ministra Nancy Andrighi, prevalecendo o posicionamento traado pelo voto condutor da Ministra Isabel Gallotti no julgamento dos primeiros embargos de declarao. Diante disto, fica constatado o interesse jurdico da CEF de impor sua intimao em todos os casos e, diante da confirmao de existncia de autores com aplices pblicas, o deslocamento da competncia trata-se de medida impositiva. Imperioso demonstrar, de forma breve e nsita, a sequncia das ocorrncias no Superior Tribunal de Justia (STJ), em sede de recurso especial submetido ao regime dos recursos repetitivos, as quais confirmam as assertivas precedentes na medida em que:

Houve oposio de embargos de declarao ao acrdo que julgou o REsp 1.091.363-SC. Tais embargos de declarao foram relatados pela ministra Maria Isabel Gallotti, como j mencionado. O muturios-recorridos opuseram novos embargos de declarao, tendo como relatora a Ministra Nancy Andrighi, cujo entendimento no contrariou, na sua essncia, posicionamento anterior, fixando apenas duas condicionantes para o ingresso da CEF na demanda. Quais foram: Demonstrar que o contrato de financiamento imobilirio com abertura do SH/SFH tenha sido celebrado entre as datas 02/12/1998 e 29/12/2009 e a demonstrao documental de efetivo risco de comprometimento do FCVC e da reserva tcnica da FESA.

Os segundos embargos de declarao ainda no foram definitivamente acolhidos nem, tampouco, rejeitados, concedido o pedido de vista ministra Isabel Galoti, feito antecipadamente aos votos proferidos pelos ministros Lus Felipe Salomo e Paulo de Tarso Sanseverino.

Inegvel o fato de no haver sustentao jurdica que condicione o interesse da CEF ao momento da contratao do mtuo hipotecrio e, a explicao para tal se porque, em se tratando de indenizaes a serem pagas com respaldo no SHSFH, o comprometimento do FCVS d-se no instante da satisfao da obrigao perante o segurado, ainda que o contrato de financiamento da casa prpria tenha sido celebrado antes de 1988. Em contrapartida, no que tange ao comprometimento do FCVS, tem-se abordado tal matria fora de contexto, ocasionando prejuzos que alcanam at mesmo o Tesouro Nacional. Importante mencionar a presena de aspectos indissociveis da questo, qual sejam: O risco estimado bastante superior reserva tcnica do FCVS e a impossibilidade de correlao entre determinada realidade ftico e a afetao do FCVS. Imperioso ainda destacar o nmero exorbitante de aes indenizatrias sendo 35.000 (trinta e cinco mil) aes advindas de 310.000 (trezentos e dez mil) muturios e/ou seus sucessores, na busca por ressarcimentos causados decorrente de dano fsico a imveis, baseada na extinta aplice do SH/SFH, totalizando aproximadamente o importe de R$ 16.000.000.000,00 (dezesseis bilhes), valor que muito supera as reservas tcnicas do FCVS, configurando um quadro dramtico. Diante do todo exposto, para evitar a nulidade de todos os atos processuais ulteriores e ineficcia da deciso final, imprescindvel que a CEF, juntamente com a Unio, devam figurar a relao processual como litisconsortes passivos necessrios, declinando esse MM. Juzo a competncia para processar e julgar o presente feito em favor da Justia Federal, com base no dispositivo 109,I, da Constituio Federal de 1988, bem como em observncia smula de n 150 do Egrgio Superior Tribunal de Justia (STJ).

VII - MRITO VII. 1 - PRESCRIO DO DIREITO DE AO


de salientar, no entanto que, pela definio do instituto da prescrio, esta voltada para a preservao da segurana das relaes jurdicas, bem como concorre para preservao da paz e do convvio social. Ocorre que, inmeras decises judiciais a respeito deste tema tm se mostrado esdrxulas e disparatadas, pois ora fazem a aplicao do art. 206, 1, inciso II, alnea b, do Cdigo Civil vigente, ora negam a aplicao deste dispositivo.

Maior gravidade encontra-se nos entendimentos errneos das decises que entendem pela impossibilidade de fixao do termo inicial do prazo prescricional, partindo da falsa premissa de que os danos decorrentes de vcios de construo teriam natureza continuada, tratando-se de raciocnio inaceitvel o qual traz a consequncia da imprescritibilidade do direito de ao. Oportuno destacar que o prazo geral aplicado no caso da prescrio esta prevista no art. 205, CC/2002, o qual estabelece o prazo de 10 (dez) anos, nos casos em que a lei no tenha fixado prazo menor. Seno, vejamos: Art. 205. A prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. (grifo nosso)

Na rbita das relaes entre seguradora e segurado, o prazo est fixado no art. 206, 1, II, a e b, do Cdigo Civil vigente, determinando ser de apenas 01 (um) ano a pretenso do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele. Seno, vejamos:
Art. 206. Prescreve: 1 Em um ano: (...) II - a pretenso do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele (...). (grifo nosso).
o

Ressalta-se que, os danos referidos em sede de inicial, manifestaram-se h mais de um ano, o qual os prprios autores afirmaram a existncia de dano desde a aquisio do imvel, o que nos reafirma a ocorrncia da prescrio. Faz-se necessrio aplicar adequado tratamento jurdico realidade ftica, inserindo na relao entre segurador e segurado o prazo prescricional devido, qual seja, de 01 (um) ano, bem como, a inexistncia de danos continuados sem termo inicial de ocorrncia. Diante todo o exposto, confirma-se a impossibilidade de julgar-se imprescritveis as aes envolvendo o SH/SFH a partir da falsa premissa de que existam danos decorrentes de construes continuados, para os quais no se possa fixar termo inicial do prazo de prescrio.

DOS PEDIDOS De todo o exposto, respeitosamente requer a Universidade Federal do .............: 1. A produo das provas em direito admitidas, especialmente pericial e testemunhal e juntada de documentos, nesta oportunidade e posteriormente, os que se fizerem necessrios e oportunos. 2. Sejam todos os pedidos veiculados pelo autor julgados improcedentes, ante a

ausncia de fundamentao ftica e jurdica, com a condenao nas verbas de sucumbncia.

You might also like