You are on page 1of 113

Manual do Usurio

Nokia Lumia 620

Edio 1 PT-BR

Manual do Usurio
Nokia Lumia 620

Contedo
Segurana Introduo Teclas e componentes Tecla de pesquisa, Voltar e Iniciar Localizaes da antena Inserir um carto SIM Inserir um carto de memria Carregar o telefone Primeira inicializao Bloquear as teclas e a tela Conectar-se ao fone de ouvido Alterar o volume cones mostrados no telefone Recursos bsicos Conhecer seu telefone Personalizar o telefone Tirar uma captura de tela Prolongar a vida til da bateria Diminuir custos de roaming de dados Entrada de texto Digitalizar cdigos ou texto Relgio SkyDrive Conta Nokia Loja Contatos e mensagens Chamadas Contatos Redes sociais Mensagens
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

4 5 5 5 6 6 7 9 10 13 14 15 15 17 17 23 27 28 29 30 33 34 35 36 36 40 40 42 46 48

E-mail Cmera Tirar uma foto Usar diferentes modos de cena Baixar o Nokia Lente da Loja Gravar um vdeo Dicas para a cmera Salvar suas fotos e seus vdeos em um carto de memria Salvar as informaes de localizao nas fotos e nos vdeos Compartilhar suas fotos e seus vdeos Gerenciar e editar suas fotos Mapas e navegao Ativar os servios de localizao Baixar o Nokia Dirigir+ da Loja Nokia Mapas Nokia Lente Mtodos de posicionamento Internet Definir conexes de internet Conectar seu computador com a web Navegador da web Pesquisar na web Encerrar todas as conexes de internet Entretenimento Assistir e ouvir Nokia Msica Sincronizar msicas e vdeos entre o telefone e o computador Jogos

52 59 59 60 62 62 62 62 63 63 63 68 68 68 68 74 76 78 78 79 79 81 82 83 83 84 85 85

Escritrio Microsoft Office Mobile Escrever uma nota Continuar com um documento em outro dispositivo Calendrio Fazer um clculo Usar o telefone do trabalho Dicas para usurios corporativos Gerenciamento e conectividade do telefone Manter seu telefone atualizado Wi-Fi NFC Bluetooth Memria e armazenamento Copiar o contedo entre o telefone e o computador Segurana Cdigos de acesso Ajuda e suporte Informaes de segurana e do produto

87 87 90 90 91 92 92 93 95 95 96 97 99 101 102 103 104 106 108

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Segurana
Leia estas diretrizes bsicas. A falta de ateno a essas regras pode oferecer perigo ou ser ilegal. DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITAS Desligue o dispositivo quando o uso de telefones celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia. Por exemplo, quando estiver a bordo de uma aeronave, em hospitais ou prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtos qumicos ou reas de detonao. Respeite todas as instrues em reas restritas. SEGURANA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGAR Respeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mos desocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao. INTERFERNCIA Dispositivos sem fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetar a sua operao. SERVIO AUTORIZADO Somente tcnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto. BATERIAS, CARREGADORES E OUTROS ACESSRIOS Utilize apenas baterias, carregadores e outros acessrios aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo. Carregadores de terceiros que cumpram com a diretiva IEC/EN 62684 e que possam se conectar com o conector micro-USB do dispositivo podem ser compatveis. No conecte produtos incompatveis. MANTENHA O DISPOSITIVO SECO Este dispositivo no prova dgua. Mantenha-o seco. PARTES DE VIDRO A tela do dispositivo feita de vidro. Esse vidro pode quebrar se o dispositivo cair em uma superfcie dura ou sofrer um impacto significativo. Se o vidro quebrar, no toque nas partes de vidro do dispositivo nem tente remover o vidro quebrado do dispositivo. Pare de usar o dispositivo at que o vidro seja substitudo pela equipe de manuteno qualificada. PROTEJA SUA AUDIO Para evitar danos audio, no se exponha a nveis de volume muito altos por perodos prolongados. Tenha cuidado ao segurar o dispositivo prximo ao ouvido quando o alto-falante estiver em uso.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Introduo
Aprenda o bsico e faa seu telefone funcionar rapidamente.

Teclas e componentes
Explore as teclas e os componentes de seu novo telefone. 1 Cmera frontal 2 Fone 3 Conector para fones de ouvido e alto-falantes (3,5 mm) 4 Teclas de volume 5 Boto Liga/Desliga e de bloqueio 6 Tecla Cmera 7 Tecla Voltar 8 Tecla Iniciar 9 Tecla de pesquisa 10 Conector micro-USB 11 12 13 Flash da cmera Lente da cmera Alto-falante

Tecla de pesquisa, Voltar e Iniciar


As teclas de pesquisa, Voltar e Iniciar ajudam voc a navegar no telefone. Para alternar entre aplicativos abertos, pressione e segure , deslize para a esquerda ou para a direita e toque no aplicativo desejado. Para voltar para a tela em que voc estava, pressione . O telefone se lembrar de todos os aplicativos e sites da web visitados desde a ltima vez em que a tela foi bloqueada. Para ir para a tela inicial, pressione . O aplicativo em que voc estava permanece em segundo plano. Para controlar o telefone com a voz, pressione e segure e emita um comando de voz. Esse recurso no est disponvel em todos os idiomas. Para obter mais informaes sobre a disponibilidade de recursos e servios, consulte a seo Instrues em www.windowsphone.com (em ingls).
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Para pesquisar na web, pressione

Localizaes da antena
Saiba onde esto localizadas as antenas do telefone para obter o melhor desempenho possvel. Evite tocar na rea da antena enquanto a antena estiver em uso. O contato com as antenas afeta a qualidade da comunicao e pode reduzir a vida til da bateria devido ao nvel de consumo de energia superior durante a operao. As reas da antena esto destacadas.

Inserir um carto SIM


Saiba como inserir um carto SIM em seu telefone. Importante: Este dispositivo projetado para uso somente com um carto mini-UICC SIM, tambm conhecido como carto micro-SIM. O carto micro-SIM menor do que um carto SIM padro. O uso de cartes SIM incompatveis pode danificar o carto ou o dispositivo e corromper os dados armazenados no carto. Certifique-se de que o telefone esteja desligado antes de inserir o carto SIM. 1. Pressione o flash da cmera e puxe a borda da tampa traseira at que ela saia.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

2. Se a bateria estiver inserida no telefone, levante-a.

3. Empurre o compartimento do carto para retir-lo, insira o carto com a rea de contato voltada para cima, e empurre o compartimento de volta.

4. Alinhe os contatos da bateria e insira-a novamente.

5. Pressione a borda inferior da tampa traseira contra a borda inferior do telefone, e pressione a parte traseira da tampa at que ela se encaixe no lugar.

Inserir um carto de memria


Saiba como inserir um carto de memria (vendido separadamente) em seu telefone.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Certifique-se de que o telefone esteja desligado. Utilize apenas cartes de memria compatveis aprovados para uso com este dispositivo. Cartes incompatveis podem danificar o carto de memria e o dispositivo, bem como corromper os dados armazenados no carto.

Seu telefone suporta cartes de memria com capacidade de at 64 GB. 1. Pressione o flash da cmera e puxe a borda da tampa traseira at que ela saia.

2. Deslize o compartimento do carto de memria at ele ser destravado e levante-o.

3. Insira o carto de memria no compartimento com a rea de contato voltada para baixo. Em seguida, abaixe o compartimento.

4. Deslize o compartimento at que ele seja travado.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

5. Pressione a borda inferior da tampa traseira contra a borda inferior do telefone, e pressione a parte traseira da tampa at que ela se encaixe no lugar.

Carregar o telefone
H mais de uma maneira de carregar seu telefone. Carregar seu telefone usando um carregador USB Sua bateria foi parcialmente carregada na fbrica, mas voc precisa recarreg-la antes de ligar o telefone pela primeira vez. Certifique-se de usar um carregador USB compatvel para carregar o telefone. 1. Conecte o carregador com uma tomada comum e conecte a extremidade micro-USB do cabo do carregador com o telefone.

2. Quando a bateria estiver completamente carregada, desconecte o carregador do telefone e da tomada.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

No necessrio carregar a bateria por um perodo especfico, e voc pode usar o telefone enquanto ele estiver sendo carregado. Se a bateria estiver completamente descarregada, talvez demore alguns minutos para que o indicador de carga seja exibido ou para que qualquer chamada possa ser feita. Dica: Voc poder usar o carregamento por USB quando no houver uma tomada disponvel. possvel transferir dados durante o carregamento do dispositivo. A eficincia do carregamento USB varia consideravelmente, podendo exigir mais tempo para que o carregamento se inicie e o dispositivo comece a funcionar. Primeiro, conecte o cabo USB com o computador e, em seguida, com o telefone. Quando a bateria estiver completamente carregada, primeiro desconecte o cabo USB do telefone e, em seguida, do computador. Bateria Cuide bem da sua bateria: ela a fora vital do seu telefone. Utilize apenas carregadores aprovados da Nokia designados para este telefone. Voc tambm pode usar um cabo de dados USB compatvel para carregar o telefone (incluso).

Primeira inicializao
Saiba como fazer seu novo telefone funcionar. Seu novo telefone fornecido com timos recursos que sero instalados quando voc iniciar seu telefone pela primeira vez. Deixe passar alguns minutos para que seu telefone fique pronto. Ligar o telefone Voc est pronto? Ligue o telefone e comece a explor-lo. Pressione e segure o boto Liga/Desliga at que o telefone vibre.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

10

Desligar o telefone Pressione e segure o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para baixo.

Conta da Microsoft Com a conta da Microsoft, voc pode acessar todos os servios Microsoft com um nico nome de usurio e senha no telefone ou no computador. Voc tambm pode usar o mesmo nome de usurio e senha no Xbox. Com a conta da Microsoft, voc poder, por exemplo: baixar contedo da Loja; fazer backup dos contatos; carregar, armazenar e compartilhar fotos e documentos; fazer backup do telefone no SkyDrive; jogar no Xbox; obter seu avatar e suas conquistas em jogos no telefone e adicion-las quando voc jogar no telefone; obter os feeds dos servios de redes sociais em seu hub Pessoas.

Para saber mais sobre a conta da Microsoft e o que voc pode fazer com ela, v para www.windowsphone.com (em ingls).

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

11

Criar sua conta da Microsoft Torne sua vida mais interessante e aproveite mais o telefone crie uma conta da Microsoft.

Para criar uma conta da Microsoft, necessrio ter uma conexo com a internet. Se voc no tiver um plano de dados, os custos da transmisso de dados podero aumentar rapidamente. Para obter informaes sobre os possveis custos de dados, entre em contato com a operadora. Se voc no puder conectar-se com a internet, poder criar a conta posteriormente. 1. Ligue o telefone com o carto SIM inserido. 2. Para configurar o telefone, siga as instrues mostradas na tela. 3. Crie sua conta da Microsoft ou entre com seu nome de usurio e sua senha existentes. Dica: Esqueceu sua senha? possvel solicitar que ela seja enviada a voc por e-mail ou SMS. Para fazer uma chamada de emergncia durante a configurao inicial, toque em emergncia. Para criar uma conta da Microsoft posteriormente, abra um aplicativo ou servio da Microsoft no telefone. Ou, na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > email+contas > adicionar uma conta. Para criar sua conta na internet, v para www.live.com (em ingls). Copiar contatos Tenha amigos e familiares nas pontas dos dedos. Use o aplicativo Transferir meus dados para copiar facilmente os contatos e os SMSs do telefone antigo.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

12

Dica: Se voc tiver um dispositivo Windows Phone antigo ou tiver feito backup dos contatos no Windows Live anteriormente, adicione sua conta ao telefone e importe-os para o telefone diretamente desse servio. O telefone antigo precisa ser compatvel com o recurso Bluetooth. Os contatos do telefone antigo precisam estar armazenados na memria do telefone, e no no SIM. O aplicativo no funciona com todos os modelos de telefone. 1. No telefone antigo, ative o recurso Bluetooth. 2. Na tela inicial do novo telefone, deslize para a esquerda e toque em Transferir meus dados. 3. Toque em continuar e ative o recurso Bluetooth. 4. Selecione o telefone antigo na lista de dispositivos encontrados e siga as instrues mostradas nos dois telefones. Se os contatos estiverem escritos em um idioma incompatvel com o novo telefone, as informaes do contato talvez no sejam mostradas corretamente.

Bloquear as teclas e a tela


Quer evitar fazer uma chamada acidentalmente quando o telefone estiver no bolso ou na bolsa? Pressione o boto Liga/Desliga.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

13

Desbloquear as teclas e a tela Pressione o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para cima.

Definir o bloqueio automtico das teclas e da tela Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes > tela de bloqueio > Apagar tela em e selecione o perodo aps o qual as teclas e a tela sero bloqueadas automaticamente.

Conectar-se ao fone de ouvido


Aproveite sua msica favorita ou libere suas mos para outras coisas quando estiver em uma chamada. Conecte o fone de ouvido com o seu telefone.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

14

No conecte produtos que geram um sinal de sada, pois isso pode danificar o dispositivo. No conecte qualquer fonte de energia com o conector de udio. Se voc conectar um dispositivo externo ou fone de ouvido, exceto aqueles aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo, ao conector de udio, preste ateno especial aos nveis de volume.

Alterar o volume
No consegue ouvir o telefone tocar em ambientes barulhentos ou suas chamadas esto muito altas? Voc pode alterar o volume de acordo com suas preferncias. Use as teclas de volume.

Essas teclas controlam todos os sons, inclusive o volume de alarmes e lembretes. Dica: Quando voc altera o volume, tambm pode alternar seu telefone para o modo silencioso ou normal. Na barra de controle de volume na parte superior da tela, toque em , ou .

cones mostrados no telefone


A barra na rea superior da tela informa a hora atual, o nvel da bateria, a intensidade do sinal e muito mais. Dica: Para ver os cones ocultos, toque na barra de status. Intensidade do sinal Nvel de carga da bateria A bateria est sendo carregada. O modo de economia de bateria est ativado.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

15

Suas chamadas sero encaminhadas para outro nmero ou correio de voz. No h carto SIM inserido no telefone. Seu carto SIM est bloqueado. Um dispositivo Bluetooth est conectado com o telefone. Uma conexo Wi-Fi est disponvel. Uma conexo Wi-Fi est ativa. Um aplicativo ou servio est usando as informaes de localizao. Seu telefone est em roaming, fora da rede celular local. O modo vibratrio est ativado. O modo avio est ativado. O modo silencioso est ativado. O tipo de rede mvel com o qual voc est conectado no momento pode ser mostrado com uma nica letra, uma combinao de letras ou uma combinao de letras e nmeros. Por exemplo, , dependendo de sua operadora. Os cones podem variar dependendo do pas ou da operadora.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

16

Recursos bsicos
Saiba como aproveitar ao mximo seu novo telefone.

Conhecer seu telefone


Seu telefone tem duas visualizaes principais, tornando mais fcil para voc acompanhar o que est acontecendo e onde.

Tela inicial (1): Os blocos dinmicos mostram as chamadas perdidas e as mensagens recebidas, as ltimas notcias, a previso do tempo e muito mais. Voc pode reorganizar e redimensionar os blocos e fixar contatos, aplicativos, feeds, caixas de correio, sites e outros favoritos. As atualizaes de seus contatos fixados so exibidas no bloco, e voc pode visualizar os detalhes de seus contatos diretamente da tela inicial. Menu de aplicativos (2): Todos os seus aplicativos esto listados aqui, organizados impecavelmente. Voc tem muitos aplicativos? Para procurar um deles, toque em . Se voc tiver muitos aplicativos, letras do alfabeto sero mostradas na lista para ajudar sua pesquisa. Toque em qualquer letra na lista e toque na primeira letra do aplicativo desejado. Dica: Voc tambm pode pesquisar dentro de um aplicativo, como Loja. Alternar entre visualizaes Se voc no tiver todos os aplicativos de que precisa em sua tela inicial, poder encontr-los no menu de aplicativos. Basta deslizar para a esquerda ou para a direita entre as visualizaes.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

17

Dica: Se voc tiver vrias coisas diferentes para fazer, ser fcil alternar entre as tarefas a seu alcance. Pressione e segure , deslize para o aplicativo desejado e toque nele. Alguns aplicativos podem no aparecer aqui. Para ver todos os aplicativos em execuo, v para o menu de aplicativos, toque em Configuraes, deslize para a esquerda e toque em tarefas em segundo plano.

Usar a tela touch Explore o telefone com os recursos de tocar, deslizar ou arrastar. 1. Para usar o telefone, basta tocar ou tocar e segurar a tela touch. 2. Para abrir outras opes, posicione o dedo sobre um item at que o menu seja aberto. Exemplo: Para abrir um aplicativo ou outro item, toque nele. Para editar ou excluir um compromisso do calendrio, toque e segure o compromisso e selecione a opo apropriada.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

18

Tocar e segurar para arrastar um item Coloque o dedo no item por um ou dois segundos e deslize-o pela tela.

Deslizar Coloque um dedo na tela e deslize-o na direo desejada.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

19

Exemplo: Deslize para a esquerda ou para a direita entre a tela inicial e o menu de aplicativos ou entre diferentes visualizaes nos hubs. Para percorrer rapidamente uma lista grande ou um menu, deslize o dedo em um movimento rpido para cima ou para baixo na tela e levante-o. Para interromper o movimento, toque na tela.

Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos sobre um item, como um mapa, uma foto ou uma pgina da web, e deslize-os para perto ou para longe um do outro.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

20

Importante: Evite riscar a tela touch. Nunca use lpis, caneta comum nem qualquer outro objeto pontiagudo para escrever na tela touch. Usar seu telefone com facilidade Est se esforando para ler um texto pequeno e ver imagens embaadas? Aumente as fontes e torne a tela mais fcil de ver. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em 2. Toque em facilidade de acesso. Alterar o tamanho da fonte Arraste o controle deslizante Tamanho do texto. Ligar o alto contraste Alterne Alto contraste para Ativada . Configuraes.

Ampliar a tela e toque duas vezes na tela com dois dedos. Ao usar a lupa, use dois Alterne Lupa para Ativada dedos para percorrer a tela. Para interromper a ampliao, toque duas vezes na tela com dois dedos.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

21

Usar seu telefone com um TTY/TDD Em TTY/TDD, toque em completo. Os modos TTY/TDD disponveis podem variar dependendo da operadora. Usar seu telefone no modo avio Em lugares em que voc no deseja fazer ou receber chamadas, ainda ser possvel acessar msicas, vdeos e jogos no modo off-line, caso o modo avio seja ativado. O modo voo encerra conexes com a rede celular e desativa os recursos sem fio do telefone. Caso haja suporte em seu dispositivo, o recurso de pagamento e emisso de tquetes via NFC do dispositivo poder permanecer ativo. Respeite as instrues e os requisitos de segurana estipulados, por exemplo, por uma companhia area, bem como todas as leis e os regulamentos aplicveis. Onde for permitido, voc poder conectar-se com uma rede Wi-Fi para, por exemplo, navegar na internet ou ativar o recurso Bluetooth e de compartilhamento via NFC no modo voo. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em . 2. Alterne Status para Ativado Controlar o telefone com a voz Est com as mos ocupadas, mas precisa usar o telefone? Voc pode usar a voz para fazer uma chamada, enviar um SMS, pesquisar na web ou abrir um aplicativo. Esse recurso no est disponvel em todos os idiomas. Para obter informaes sobre os idiomas suportados, v para support.microsoft.com. 1. Pressione e segure . 2. Emita um comando de voz no telefone. Exemplo: Para conferir sua programao, diga Abrir calendrio. Dica: Para obter mais exemplos de comandos de voz, diga Ajuda. Configuraes > modo avio.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

22

Personalizar o telefone
Saiba como personalizar a tela inicial e como alterar os toques.

Personalizar a tela inicial Deseja ter apenas os aplicativos mais usados na tela inicial? Voc pode fixar seus aplicativos favoritos, sites e muito mais na tela inicial, alm de mover ou redimensionar blocos como desejar. 1. Para fixar um aplicativo, deslize para esquerda para ir at o menu de aplicativos. 2. Toque e segure o aplicativo e toque em fixar na tela inicial. Fixar um contato Toque em Pessoas, toque e segure o contato e toque em fixar na tela inicial. Quando voc fixa contatos, suas atualizaes de feeds so exibidas no bloco, e voc pode cham-los diretamente da tela inicial. Fixar um site V para um site e toque em > fixar na tela inicial.

Mover um bloco Toque e segure o bloco, arraste-o e solte-o no novo local e toque na tela.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

23

Redimensionar ou liberar um bloco Para redimensionar, toque e segure o bloco e toque no cone de seta.

Para liberar o bloco, toque e segure o bloco e toque em Criar uma tela inicial segura e divertida para os filhos

Voc pode deixar que seus filhos usem alguns aplicativos em seu telefone sem ter que se preocupar com a excluso acidental de seus e-mails de trabalho, realizao de compras on-line ou qualquer outra ao que eles no devam realizar. Coloque determinados aplicativos, jogos e outros favoritos para que seus filhos os aproveitem na tela inicial deles.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

24

1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. 2. Toque em espao da criana. 3. Escolha o contedo que seus filhos podem usar. Voc tambm pode definir uma senha para impedir que seus filhos acessem sua prpria tela inicial. Dica: Mostre a seus filhos como eles podem personalizar a tela inicial deles. Para alterar, por exemplo, a tela de fundo, toque em personalizar. Na tela inicial, voc pode redimensionar ou mover blocos normalmente. Dica: Para permitir que seus filhos faam compras integradas no aplicativo como, por exemplo, comprar pontos de jogos, defina um PIN da Carteira. Voc deve inserir o PIN da Carteira vlido para fazer cada compra. Para definir um PIN da carteira, na tela inicial, deslize para a esquerda > configuraes+PIN. Algumas compras podem no estar e toque em Carteira > disponveis para todas as idades. Ir para sua prpria tela inicial Pressione o boto Liga/Desliga duas vezes e deslize para cima em sua prpria tela inicial. Se tiver definido uma senha, digite-a. Voltar tela inicial de seus filhos Em sua prpria tela de bloqueio, deslize para a esquerda e, na tela de bloqueio de seus filhos, deslize para cima. Desativar a tela inicial de seus filhos Em sua tela inicial, deslize para a esquerda, toque em . criana para Desativado Alterar o tema Voc pode alterar as cores da tela de acordo com suas preferncias e seu humor. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em 2. Toque em Tela de fundo ou em Cor de destaque. Personalizar a tela de bloqueio Voc gostaria de tornar sua tela de bloqueio mais exclusiva? Voc pode, por exemplo, ter sua prpria foto favorita na tela de fundo.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Configuraes e alterne espao da

Configuraes > tema.

25

Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em

Configuraes > tela de bloqueio.

Dica: Voc pode decidir quais notificaes de aplicativos, como chamadas perdidas ou novas mensagens, quer ver na tela de bloqueio. Basta tocar em um compartimento de notificao e escolher o aplicativo que deseja adicionar. Alterar a foto da tela de fundo Toque em alterar foto, selecione uma foto, ajuste-a para obter o melhor encaixe possvel e toque em . Dica: Voc tambm pode mudar as fotos aleatoriamente do Bing em sua tela de bloqueio. Toque em foto > Bing. Mostrar o artista ao reproduzir msica Alterne Mostrar artista ao tocar msica para Ativado Personalizar os toques do telefone Voc pode selecionar os melhores sons para o telefone. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > toques+sons. 2. Selecione o tipo de toque ou alerta que deseja alterar e selecione o som. Adicionar novos toques do PC para o telefone Conecte o telefone com o PC usando um cabo USB e utilize o gerenciador de arquivos do PC para mover a msica desejada para a pasta de toques de seu telefone. Para definir uma msica como toque, na visualizao toques+sons, toque em Toque e, em Personalizado, toque na msica. Voc poder usar uma msica como toque se ela no estiver protegida pelo Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM) e tiver menos de 30 MB. Seu PC deve ter o Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8. .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

26

Silenciar o telefone Ao ativar o modo silencioso, todos os toques e sons de alerta sero silenciados. Use esse recurso quando voc estiver, por exemplo, no cinema ou em uma reunio. 1. Pressione uma tecla de volume para ver a barra de status de volume na parte superior da tela e toque em .

O modo silencioso ser ativado. Se voc configurou o telefone para vibrar, o modo vibratrio ser ativado em vez do modo silencioso. 2. Se desejar configurar o telefone para vibrar, na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes > toques+sons e alterne Vibrar para Ativado .

Tirar uma captura de tela


Voc acaba de personalizar sua tela inicial e deseja compartilhar sua obra de arte? Voc pode capturar sua tela e envi-la a seus amigos. 1. Pressione o boto Liga/Desliga e a tecla Iniciar ao mesmo tempo.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

27

2. Toque em Fotos > lbuns > Capturas de tela. 3. Toque e segure a captura de tela que deseja enviar e toque em compartilhar....

Prolongar a vida til da bateria


Encontre o equilbrio entre aproveitar o telefone ao mximo e obter a vida til da bateria que voc precisa. H etapas que voc pode realizar para economizar energia no telefone. Sempre carregue a bateria completamente. Silencie sons desnecessrios, como os sons reproduzidos ao pressionar teclas. Utilize fones de ouvido com fio em vez do alto-falante. Feche todos os aplicativos que no esto sendo usados. Para fechar a maioria dos aplicativos, pressione . Alguns aplicativos podem ficar em execuo em segundo plano desnecessariamente. Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes, deslize para aplicativos e toque em tarefas em segundo plano. Toque no aplicativo que deseja bloquear e toque em bloquear. Dica: possvel configurar o telefone para economizar energia automaticamente quando o nvel da carga da bateria estiver baixo. Para verificar o status da bateria e ativar o modo de economia da bateria, na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > economia de bateria. No modo de economia de bateria, talvez no seja possvel alterar as configuraes de todos os aplicativos. Dica: Voc pode escolher quando deseja que o modo de economia de bateria seja ativado. Toque em avanadas. Para economizar energia, voc tambm pode fazer o seguinte: Configurar a tela do telefone para que seja desligada aps um curto perodo Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > tela de bloqueio > Apagar tela em.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

28

Reduzir o brilho da tela

Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > brilho. Alterne Ajustar e selecione o automaticamente para Desativado nvel desejado. Configure o telefone para que ele verifique se h novos e-mails com menos frequncia ou apenas mediante > solicitao. Em cada caixa de correio, toque em configuraes > configuraes de sincronizao e altere a configurao para Baixar novo contedo. Ative o Bluetooth somente quando necessrio. Use o NFC somente quando necessrio. Para desativar o recurso aproximar+enviar, na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes > aproximar +enviar e alterne Compartilhamento NFC para Desativado. Utilize uma conexo Wi-Fi para conectar-se com a internet em vez de uma conexo de dados mveis. Interrompa a busca do telefone por redes sem fio disponveis. Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes > Wi-Fi e alterne Rede Wi. -Fi para Desativado Evite que seu telefone se conecte com jogos. Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes, alterne para aplicativos, toque em jogos e desative todas as configuraes relevantes. Se voc estiver ouvindo msica ou utilizando o telefone de outro modo, mas no quiser fazer ou receber chamadas, ative o modo avio.

Utilize as conexes de rede de maneira seletiva:

Diminuir custos de roaming de dados


Quer diminuir o valor de suas contas de telefone? Voc pode cortar os custos de roaming de dados alterando as configuraes de dados da rede celular. Roaming de dados significa usar o telefone para receber dados atravs de redes que no so operadas nem so de propriedade de sua operadora. A conexo com a internet em roaming, especialmente no exterior, pode elevar substancialmente os custos de dados. Sua operadora de rede pode cobrar uma tarifa fixa pela transferncia de dados ou de acordo com o que voc utiliza. Para utilizar o mtodo de conexo ideal, altere as configuraes de rede Wi-Fi, dados mveis e download de e-mails. Em geral, a conexo Wi-Fi mais rpida e mais econmica do que a conexo de dados mveis. Caso as conexes Wi-Fi e de dados mveis estejam disponveis, o telefone utilizar a conexo Wi-Fi. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. . 1. Toque em Wi-Fi. 2. Verifique se Rede Wi-Fi est selecionado como Ativada 3. Selecione a conexo desejada.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

29

Encerrar uma conexo de dados mveis Toque em rede celular e alterne Conexo de dados para desativada. Interromper o roaming de dados Toque em rede celular e alterne Roaming de dados para roaming de dados desativado. Dica: Para diminuir os custos de dados quando viajar, salve novos mapas no telefone antes de uma viagem e navegue nos mapas off-line. Se estiver ficando sem espao, voc poder remover alguns mapas do telefone. Definir o download de e-mails para a opo manual Configure o telefone para que ele verifique se h novos e-mails com menos frequncia ou apenas > configuraes > configuraes de mediante solicitao. Em cada caixa de correio, toque em sincronizao e altere a configurao para Baixar novo contedo.

Entrada de texto
Saiba como escrever texto de maneira rpida e eficiente usando o teclado do telefone. Usar o teclado na tela Escrever usando o teclado na tela fcil e divertido. Voc poder usar o teclado quando estiver segurando o telefone nos modos retrato ou paisagem. Toque em uma caixa de texto. 1 2 3 4 5 6 7 8 Teclas de caracteres Tecla Shift Tecla de nmeros e smbolos Tecla de idioma Tecla de emoticons Tecla de espao Tecla Enter Tecla Backspace

O layout do teclado pode variar nos diferentes aplicativos e idiomas. A tecla de idioma s ser mostrada quando mais de um idioma estiver selecionado. O exemplo mostra o teclado em ingls. Alternar entre caracteres maisculos e minsculos Toque na tecla Shift. Para ativar o modo Caps lock, toque duas vezes na tecla. Para retornar ao modo normal, toque na tecla Shift novamente. Digitar um nmero ou um caractere especial Toque na tecla de nmeros e smbolos. Para ver mais teclas de caracteres especiais, toque na tecla Shift. Algumas teclas de caracteres especiais trazem mais smbolos. Para ver mais smbolos, toque e segure um smbolo ou caractere especial. Dica: Para inserir um ponto final no final de uma frase e iniciar uma nova frase, toque na tecla de espao duas vezes.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

30

Dica: Para digitar rapidamente um nmero ou um caractere especial, enquanto segura a tecla de nmeros e smbolos, deslize o dedo para o caractere e levante o dedo.

Copiar ou colar texto Toque em uma palavra, arraste os crculos antes e depois da palavra para realar a seo que voc deseja copiar e toque em . Para colar o texto, toque em . Adicionar um acento a um caractere Toque e segure o caractere e toque no caractere acentuado. Excluir um caractere Toque na tecla Backspace. Alternar entre os idiomas de escrita Toque na tecla de idioma vrias vezes at que o idioma desejado seja mostrado. A tecla de idioma s ser mostrada quando mais de um idioma estiver selecionado. Mover o cursor Toque e segure o texto at ver o cursor. Sem erguer o dedo, arraste o cursor para o local desejado.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

31

Usar as sugestes de palavras do teclado Seu telefone sugere palavras enquanto voc escreve para ajud-lo a escrever de maneira mais rpida e precisa. As sugestes de palavras esto disponveis em vrios idiomas. Quando voc comea a digitar uma palavra, seu telefone sugere palavras possveis. Quando a palavra desejada for mostrada na barra de sugestes, selecione a palavra. Para ver mais sugestes, deslize para a esquerda. Dica: Se a palavra sugerida estiver marcada em negrito, seu telefone a utilizar automaticamente para substituir a palavra que voc escreveu. Se a palavra estive incorreta, toque nela para ver a palavra original e mais algumas sugestes. Corrigir uma palavra Se voc perceber que digitou uma palavra incorretamente, toque nela para ver sugestes para corrigir a palavra. Adicionar uma nova palavra ao dicionrio Se a palavra desejada no estiver no dicionrio, escreva a palavra, toque nela e toque no sinal de mais (+) na barra de sugestes. Seu telefone tambm aprende as novas palavras escritas por voc algumas vezes.

Desativar as sugestes de palavras Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > teclado. Toque no teclado de idioma e desmarque a caixa de seleo Sugerir texto. Adicionar idiomas de escrita possvel adicionar vrios idiomas de escrita para o teclado e alternar entre eles quando estiver escrevendo. 1. Toque em Configuraes > teclado > adicionar teclados. 2. Selecione os idiomas nos quais voc deseja escrever. Dica: Para remover um teclado pr-instalado, toque e segure o idioma que no deseja usar e toque em remover.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

32

Alternar entre os idiomas enquanto escreve Toque na tecla de idioma vrias vezes at que o idioma desejado seja mostrado. O layout do teclado e as sugestes de palavra mudam de acordo com o idioma selecionado. A tecla de idioma s ser mostrada quando mais de um idioma de escrita for selecionado.

Digitalizar cdigos ou texto


Use a cmera do telefone para digitalizao de itens como cdigos de barras 2D, cdigo de barras e capas de livros e DVDs, e obtenha mais informaes sobre o que o telefone reconhece. 1. Pressione . 2. Toque em . 3. Aponte a cmera para um cdigo. Dica: Mantenha a cmera imvel e verifique se o que voc est digitalizando est completamente visvel no visor da cmera. Exemplo: Tente digitalizar o seguinte cdigo e veja o que acontece.

Traduzir ou pesquisar um texto na web Pressione , toque em , aponte a cmera para o texto e toque em procurar texto e em traduzir ou em pesquisar. Esse recurso talvez no esteja disponvel em todos os idiomas.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

33

Relgio
Controle o tempo aprenda a usar o telefone como relgio e tambm como despertador. Definir um alarme Voc pode usar o telefone como um despertador.

1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Alarmes. 2. Toque em . 3. Preencha os detalhes do alarme, defina o horrio e toque em . 4. Para que o alarme toque, o telefone deve estar ligado e o volume do telefone deve estar alto o suficiente. Desligar um alarme Alterne o alarme para Desativado Excluir um alarme Toque no alarme e toque em Tocar de novo um alarme Ainda no quer acordar? Quando o alarme tocar, voc poder coloc-lo para tocar de novo. Quando o alarme tocar, toque em tocar de novo. Atualizar a data e a hora automaticamente Voc pode configurar o telefone para atualizar a hora, a data e o fuso horrio automaticamente. A atualizao automtica um servio de rede. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Alterne Definir automaticamente para Ativado Configuraes > data+hora. . . .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

34

Atualizar a data e a hora manualmente Alterne Definir automaticamente para Desativado

e edite a data e a hora.

Atualizar o fuso horrio manualmente quando estiver fora do pas Alterne Definir automaticamente para Desativado e toque em Fuso horrio e em uma localizao.

SkyDrive
Armazene seus arquivos na nuvem. Voc no precisa se preocupar em liberar memria para seus favoritos ou novos aplicativos. O SkyDrive um servio de armazenamento na nuvem para todos os seus documentos e fotos. Com ele, voc pode acessar, compartilhar ou restaurar seus itens, se necessrio. Voc tambm pode configur-lo para fazer backup de seus arquivos automaticamente, de modo que, quando tirar uma foto ou fizer um vdeo, ele seja copiado para seu lbum na nuvem. Com o SkyDrive, voc pode acessar suas fotos, seus documentos e muito mais a partir do telefone, tablet ou computador. Dependendo do aplicativo, voc pode at mesmo continuar trabalhando em um documento do ponto onde parou anteriormente. Existem vrios lugares onde voc pode acessar seus itens no SkyDrive. Por exemplo, voc pode salvar fotos no SkyDrive no hub Fotos ou gerenciar seus documentos do Office no hub Office. Dica: Para gerenciar seus arquivos na nuvem a partir do telefone com facilidade, voc pode baixar o aplicativo do SkyDrive da Loja. Salvar suas fotos e outros itens no SkyDrive Voc pode carregar arquivos salvos no telefone no SkyDrive para ter acesso fcil do telefone, tablet ou computador. Voc precisa de uma conta da Microsoft para conectar-se com o SkyDrive. 1. Toque em Fotos e v at uma foto ou um vdeo. > salvar em SkyDrive. 2. Toque em 3. Escreva uma legenda para a foto, se desejar, e toque em

ou em

Dica: Para definir seu telefone para que ele carregue as fotos e os vdeos automaticamente no SkyDrive, na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. Deslize para aplicativos e toque em fotos+cmera > SkyDrive. Salvar um documento do Office no SkyDrive Toque em Office, deslize para locais e toque em telefone. Em seguida, toque e segure o arquivo que deseja salvar e toque em salvar em... > SkyDrive. Dica: Voc tambm poder salvar um documento no SkyDrive enquanto trabalha nele. Toque > salvar como... e alterne Salvar em para SkyDrive. Se voc alterar a localizao do em Salvar em, a localizao padro de todos os arquivos ser alterada. Compartilhar suas fotos e seus documentos entre seus dispositivos Com o SkyDrive, voc pode acessar facilmente suas fotos, seus documentos e outros itens carregados de qualquer dispositivo.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

35

Para carregar suas fotos, seus documentos e outros itens salvos no telefone, tablet ou computador no SkyDrive, voc precisar entrar em sua conta da Microsoft. Para acessar o contedo carregado em outro dispositivo, voc precisar entrar na mesma conta da Microsoft que foi usada ao carregar o contedo. Para carregar ou baixar o contedo, necessrio ter uma conexo com a internet. Se voc no tiver um plano de dados, os custos da transmisso de dados podero aumentar rapidamente. Para obter informaes sobre os possveis custos de dados, entre em contato com a operadora. Existem vrios lugares onde voc pode acessar seus itens no SkyDrive. No telefone, voc pode conferir suas fotos e seus vdeos no hub Fotos ou abrir seus documentos do Office no hub Office. Voc tambm pode baixar o aplicativo SkyDrive do Loja para ver e gerenciar todos os tipos de arquivos em seu telefone. No tablet ou computador, voc pode gerenciar seus itens online em www.skydrive.com (em ingls), ou usar o aplicativo do SkyDrive e acessar o SkyDrive diretamente de sua rea de trabalho. Se voc ainda no tiver o aplicativo do SkyDrive, poder baix-lo do www.skydrive.com (em ingls). Dica: Com o aplicativo do SkyDrive no computador, voc pode simplesmente arrastar e soltar os arquivos que deseja carregar na pasta do SkyDrive no gerenciador de arquivos, como Windows Explorer ou Finder, para que eles sejam carregados automaticamente no SkyDrive.

Conta Nokia
Sua conta Nokia a chave para os servios Nokia. Com a conta Nokia, voc poder, por exemplo: acessar os servios Nokia com um nico nome de usurio e senha no computador ou no telefone; comprar msicas do Nokia Msica; sincronizar seus favoritos no Mapas; baixar contedo dos servios Nokia; salvar detalhes sobre o modelo do telefone e as informaes de contato. Voc tambm poder adicionar os detalhes do carto de pagamento conta Nokia.

Os servios disponveis podem variar. Para saber mais sobre a conta Nokia e os servios Nokia, v para account.nokia.com.

Loja
Deseja personalizar o telefone com mais aplicativos? Ou baixar jogos, sem custos adicionais? Navegue em Loja para encontrar o contedo mais recente para voc e seu telefone.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

36

Voc pode baixar: Aplicativos Jogos Msicas Vdeos Podcasts Obter contedo pertinente para suas preferncias e localizao Compartilhar recomendaes com seus amigos

Voc tambm pode:

A disponibilidade da Loja e a seleo de itens disponveis para download dependem de sua regio. Para baixar da Loja, necessrio estar conectado com sua conta da Microsoft no telefone. Quando estiver conectado, voc receber ofertas de contedo compatvel com o telefone. Voc pode procurar e baixar contedo diretamente no telefone, ou navegar no contedo da Loja em seu computador e enviar links dela para seu telefone por SMS. Alguns itens so gratuitos, enquanto outros precisam ser comprados por carto de crdito ou por cobrana na conta telefnica. A disponibilidade de formas de pagamento depende do pas de residncia e da operadora. Navegar ou pesquisar na Loja Confira os aplicativos, jogos e outros itens mais recentes, mais baixados e recomendados para voc e seu telefone. Navegue por diferentes categorias ou pesquise itens especficos. Toque em Loja. Ver ou navegar nas categorias Toque em uma categoria na pgina inicial, ou deslize para a esquerda ou para a direita para ver mais categorias e itens.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

37

Toque em um item para ver seus detalhes. Quando voc visualizar um item, os itens relacionados tambm sero mostrados. Pesquisar na Loja Toque em , escreva os termos de pesquisa e toque em .

Dica: Encontrou algo na Loja que ser de interesse para seus amigos? Envie-lhes um link. Se o > item for gratuito, toque em compartilhar. Se o item tiver um preo, toque em compartilhar. Baixar um aplicativo, um jogo ou outro item Baixe aplicativos, jogos ou outro item gratuito ou compre mais contedo para o telefone. 1. Toque em Loja. 2. Toque em um item para ver seus detalhes. 3. Se o item tiver um preo, toque em comprar ou, para experimentar o item gratuitamente por tempo limitado, toque em experimentar. Se o item for gratuito, toque em instalar. A disponibilidade de formas de pagamento depende do pas de residncia e da operadora. 4. Se voc no tiver entrado em sua conta da Microsoft, entre agora. 5. Siga as instrues mostradas no telefone. Quando o download estiver concludo, voc poder abrir ou ver o item ou continuar procurando mais contedo. O tipo de contedo determina onde o item ser armazenado no telefone: msicas, vdeos e podcasts podem ser encontrados no hub Msica+Vdeo, jogos podem ser encontrados no hub Jogos e aplicativos podem ser encontrados no menu de aplicativos. Para obter mais informaes sobre um item, entre em contato com o desenvolvedor dele. Dica: Use uma conexo Wi-Fi para baixar arquivos grandes. Ver sua fila de downloads Enquanto um item estiver sendo baixado, voc poder continuar a navegar na Loja para obter contedo e adicionar itens fila de downloads. 1. Toque em Loja. 2. Para ver a fila de downloads, toque na notificao de download na parte inferior da visualizao principal. A notificao mostra o nmero de itens que esto sendo baixados. Apenas um item baixado por vez, e os itens pendentes esperam na fila de downloads. Dica: Se precisar, por exemplo, encerrar temporariamente sua conexo com a internet, toque e segure o item que est sendo baixado e toque em pausar. Para continuar o download, toque em continuar. Pause os itens pendentes individualmente. Se ocorrer falha em um download, o item poder ser baixado novamente. Escrever uma opinio sobre um aplicativo Deseja compartilhar sua opinio sobre um aplicativo com outros usurios da Loja? Classifique e opine sobre o aplicativo. Voc pode publicar uma opinio para cada aplicativo baixado.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

38

1. Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque e segure o aplicativo e toque em classificar e dar opinio. 2. Classifique o aplicativo e escreva sua opinio. Dica: Voc pode classificar e opinar sobre outros itens da mesma maneira.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

39

Contatos e mensagens
Use seu telefone para entrar em contato com seus amigos e sua famlia e para compartilhar arquivos, como fotos. Permanea atualizado com as atualizaes mais recentes em seus servios de redes sociais quando estiver viajando.

Chamadas
Quer fazer chamadas em seu novo telefone e falar com seus amigos? Leia para saber como fazer isso.

Chamar um contato Chamar seus amigos fcil e rpido quando eles esto salvos como contatos no telefone. 1. Toque em > . 2. Toque no contato e no nmero. Dica: Seu amigo fala muito alto ou muito baixo? Pressione as teclas de volume para alterar o volume. Chamar um nmero de telefone Toque em > , digite 0 (DDD) ou 00 (DDI), a operadora, o cdigo do pas ou da cidade e o nmero de telefone e toque em ligar. Para digitar o caractere +, usado para chamadas internacionais, toque e segure 0. O caractere + s funciona em chamadas internacionais. Copiar e colar um nmero de telefone Toque e segure o nmero de telefone e toque em copiar e, em uma caixa de texto, toque em Ver seu histrico de chamadas Toque em .
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

40

Para remover um registro de chamada, toque e segure o registro de chamada e toque em excluir > excluir tudo. item. Para remover todos os registros de chamada, toque em Para procurar um registro de chamada, toque em do contato. Usar a voz para fazer uma chamada Voc pode usar a voz para chamar um contato. 1. Pressione e segure . 2. Diga Ligar para e o nome do contato. Para cancelar, pressione . Dica: Voc tambm pode usar a discagem de voz com um fone de ouvido Bluetooth. Esse recurso talvez no esteja disponvel em todos os idiomas. Chamar o ltimo nmero discado Ainda quer falar com seus amigos? Ligue para eles novamente. Na visualizao do histrico de chamadas, possvel ver informaes sobre as chamadas feitas e recebidas. 1. Na tela inicial, toque em . 2. Toque em prximo ao nome ou ao nmero de telefone. Fazer uma conferncia Seu telefone oferece suporte a conferncias entre duas ou mais pessoas. O nmero mximo de participantes pode variar dependendo do pas ou da operadora. 1. Faa uma chamada para a primeira pessoa. 2. Para fazer uma chamada para outra pessoa, pressione 3. Quando a nova chamada for atendida, toque em . e faa a chamada normalmente. > e digite o nome ou o nmero de telefone

Adicionar outra pessoa chamada Toque em , faa a chamada para outra pessoa e toque em . Ter uma conversa em particular com algum Toque em e toque no nome ou no nmero de telefone da pessoa. A conferncia ser colocada em espera no telefone. As outras pessoas continuaro na conferncia. Para retornar conferncia, toque em .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

41

Chamar sua caixa postal Se voc encaminhou chamadas recebidas para a caixa postal, poder ligar e ouvir as mensagens que seus amigos deixaram. 1. Na tela inicial, toque em > . 2. Se for solicitado, digite a senha da caixa postal. 3. Voc pode ouvir ou responder as mensagens da caixa postal, excluir essas mensagens ou gravar uma mensagem de saudao. Para obter informaes sobre a disponibilidade do servio de caixa postal e sobre como configurar o tempo para que as chamadas sejam encaminhadas, entre em contato com a operadora.

Contatos
Voc pode salvar e organizar os nmeros de telefone, endereos e outras informaes de contato de seus amigos no hub Pessoas. Voc tambm pode entrar em contato com seus amigos atravs de servios de redes sociais.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

42

Adicionar um novo contato Mantenha seus amigos com voc. Salve os nmeros de telefone, os endereos e as outras informaes deles no hub Pessoas. Toque em Pessoas e deslize para todos. 1. Toque em . 2. Se voc entrou em vrias contas, toque na conta qual o contato est vinculado. 3. Toque em um detalhe de contato, preencha os campos e toque em . 4. Depois de adicionar os detalhes, toque em . Editar um contato Toque no contato e em Excluir um contato Toque no contato e em e edite ou adicione detalhes, como um toque ou um endereo da web. > excluir.

O contato ser excludo do telefone e, com algumas excees, do servio on-line em que est armazenado (como Facebook, Twitter e LinkedIn). Salvar um nmero de uma chamada recebida Recebeu uma chamada de uma pessoa cujo nmero ainda no est salvo no hub Pessoas? possvel salvar o nmero facilmente em uma entrada nova ou existente da lista de contatos. 1. Toque em . 2. Na lista do histrico de chamadas, toque em um nmero de telefone e em . 3. Toque em , edite o nmero de telefone e o tipo de nmero de telefone e toque em 4. Edite outros detalhes do contato, incluindo o nome, e toque em .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

43

Salvar um nmero de uma mensagem recebida Recebeu uma mensagem de uma pessoa cujo nmero ainda no est salvo no hub Pessoas? possvel salvar o nmero facilmente em uma entrada nova ou existente da lista de contatos. 1. Toque em Mensagens. 2. Na lista de conversas, toque em uma conversa. 3. Na parte superior da tela de conversas, toque no nmero de telefone e . 4. Toque em , edite o nmero de telefone e o tipo de nmero de telefone e toque em 5. Edite outros detalhes do contato, incluindo o nome, e toque em . Procurar um contato Precisa entrar em contato com seus amigos rapidamente? Em vez de percorrer sua lista de contatos inteira, voc pode pesquisar ou ir direto para uma letra do alfabeto. Voc tambm pode usar um comando de voz para fazer uma chamada ou enviar uma mensagem a um contato. 1. Toque em 2. Toque em Pessoas e deslize para todos. e comece a escrever um nome. A lista ser filtrada conforme voc escreve.

Dica: Fixe seus contatos ou grupos de contatos mais importantes na tela inicial. Toque e segure um contato e toque em fixar na tela inicial. Ir para uma letra em sua lista de contatos Toque em qualquer letra na lista de contatos esquerda e, no menu alfabtico, toque na primeira letra do nome desejado. V diretamente para esse ponto em sua lista de contatos. Filtrar sua lista de contatos > configuraes > filtrar minha lista de contatos e marque as caixas de seleo das Toque em contas das quais voc deseja que os contatos sejam mostrados. Usar um comando de voz Em qualquer visualizao, pressione e segure Nem todos os idiomas so suportados.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

e diga Chamar ou Enviar SMS e o nome do contato.

44

Vincular contatos Voc tem entradas separadas para o mesmo contato em diferentes servios de redes sociais ou contas de e-mail? possvel vincular vrios contatos para que suas informaes estejam em um nico carto de contato. Toque em Pessoas e deslize para todos. . 1. Toque no contato principal ao qual voc deseja vincular e em 2. Toque em escolher um contato e no contato a ser vinculado. Desvincular um contato Toque no contato principal e em Copiar contatos de um carto SIM Se voc tiver contatos armazenados no carto SIM, poder copi-los para o telefone. 1. Toque em 2. Toque em Pessoas. > configuraes > importar contatos do SIM.

; em seguida, toque no contato a ser desvinculado e em separar.

Compartilhar seus planos com sua famlia e seus amigos Deseja reunir-se com algumas pessoas, mas acha difcil definir uma data e um horrio conveniente para todos? Voc pode convidar outras pessoas para o chat e compartilhar um calendrio, fotos ou notas de maneira privada. Para usar esse recurso, voc precisa entrar em sua conta da Microsoft. 1. Para criar uma sala para compartilhamento, toque em Pessoas e deslize para juntos. 2. Toque em > Clube. 3. Escreva um nome para a sala e toque em . 4. Para alternar entre um chat em grupo, um calendrio, uma nota ou um lbum de foto, deslize para a esquerda ou para a direita. 5. Para convidar uma pessoa para entrar na sala, toque em > e em um contato. Dica: Se voc ainda no usou as salas, seu telefone tem um Clube pronto para voc. No hub Pessoas, deslize para juntos e toque em Clube. Para convidar uma pessoa para entrar na sala pela primeira vez, toque em convidar algum. Criar, editar ou excluir um grupo de contatos Voc pode criar grupos de contatos e enviar uma mensagem para vrias pessoas ao mesmo tempo. Por exemplo, voc pode adicionar membros da famlia ao mesmo grupo e entrar em contato com eles rapidamente usando a mesma mensagem. Toque em Pessoas e deslize para juntos. 1. Toque em > Grupo. 2. Escreva um nome para o grupo e toque em . 3. Toque em e em um contato. Para adicionar outro contato, toque em 4. Toque em . Adicionar um novo contato do grupo Toque no grupo, em > e em um contato.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

novamente.

45

Remover um contato de um grupo Toque no grupo e em . Toque no contato a ser removido e em remover do grupo. Renomear um grupo Toque no grupo e em > renomear e escreva o novo nome.

Excluir um grupo de contatos > excluir. Toque no grupo e em Compartilhar um contato fcil compartilhar um contato com seus amigos usando aproximar+enviar. Para isso, basta tocar em seus nomes. 1. Para verificar se aproximar+enviar est ativado, na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em Configuraes > aproximar+enviar e alterne Compartilhamento NFC para Ativado . 2. Na tela inicial, toque em Pessoas e deslize para todos. > compartilhar contato > > Aproximar+Enviar. 3. Toque em um contato e em 4. Encoste no telefone de seu amigo com seu telefone. O outro telefone dever ser compatvel com aproximar+enviar. Para obter mais informaes, consulte o manual do usurio do outro telefone.

Redes sociais
Quer manter contato com seus amigos? Voc pode configurar os servios de redes sociais no telefone.

Os servios de redes sociais no telefone mantm voc conectado. Os servios de redes sociais so fornecidos por outras empresas, e no pela Nokia. Verifique as configuraes de privacidade do servio de rede social que voc est usando, pois talvez suas informaes estejam sendo compartilhadas com um grande grupo de pessoas. Os termos de uso do servio de rede social se aplicam ao compartilhamento de informaes naquele servio. Familiarize-se com os termos de uso e as prticas de privacidade daquele servio.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

46

Configurar uma conta Configure suas contas de servios de redes sociais. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > email+contas. 2. Toque em adicionar uma conta e no nome do servio e siga as instrues mostradas. Dica: Quando voc entrar em uma conta, os contatos da conta sero importados automaticamente. Ver as atualizaes de status de seus amigos Depois de configurar seus servios de redes sociais no telefone, voc poder acompanhar as atualizaes de status de seus amigos no hub Pessoas. Toque em Pessoas e deslize para novidades.

Publicar seu status Se desejar entrar em contato com seus amigos, diga a eles o que voc est pensando. Publique uma atualizao de status nos servios de redes sociais que voc utiliza. 1. Toque em Pessoas e deslize para todos. 2. Toque em seu prprio carto de contato e em postar uma atualizao. 3. Escreva sua mensagem. 4. Na caixa Postar em, marque a caixa de seleo ao lado de cada conta em que o status ser publicado e toque em . 5. Toque em . Escrever no mural de seus amigos possvel entrar em contato com seus amigos escrevendo no mural do Facebook. 1. Toque em Pessoas e deslize para todos. 2. Toque no perfil de um amigo do Facebook e em escrever no mural. 3. Escreva a mensagem e toque em . Comentar a atualizao de status de um amigo No Facebook, voc pode entrar em contato com seus amigos comentando em suas atualizaes de status. 1. Toque em Pessoas e deslize para novidades. 2. Na publicao, toque em . 3. Escreva seu comentrio e toque em . Alterar a foto do perfil Ao configurar sua conta do Facebook ou da Microsoft no telefone, a foto de seu perfil de um desses servios de redes sociais se tornar a foto de seu carto de contato no telefone. Se voc alterar a foto no telefone, poder atualizar os perfis do Facebook e da conta da Microsoft ao mesmo tempo. 1. Toque em Pessoas e deslize para todos. 2. Na parte superior de sua lista de contatos, toque em seu prprio carto de contato e em sua foto.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

47

3. Toque em sua foto novamente e, no hub Fotos, toque na nova foto. 4. Arraste a foto para ajustar o recorte e toque em . 5. Para definir onde sua foto ser atualizada, toque em Postar em, marque ou desmarque as caixas de seleo e toque em . 6. Toque em . Compartilhar fotos em servios de redes sociais Depois de tirar uma foto, carregue-a na web para que todos os seus amigos vejam o que voc est fazendo. Voc tambm pode configurar o telefone para carregar as fotos automaticamente nos servios de redes sociais. 1. Toque em Fotos. 2. Procure a foto que deseja compartilhar nos lbuns de foto. 3. Toque e segure a foto e toque em compartilhar.... 4. Toque no servio de rede social onde voc deseja carregar a foto. 5. Adicione uma legenda, se desejar, e toque em .

Mensagens
Permanea em contato com seus amigos e envie-lhes SMS ou mensagens multimdia ou inicie um chat.

Voc pode abrir mensagens diretamente da tela inicial. Toque em Voc pode enviar e receber diferentes tipos de mensagens: SMS; mensagens multimdia, que contm anexos, como fotos; mensagens de chat.

Mensagens.

As mensagens e os chats entre voc e um contato especfico so organizados em conversas.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

48

Quando desejar comunicar-se com um contato, o telefone o ajudar a escolher o melhor mtodo. Se seu contato estiver conectado em um servio de chat, voc poder iniciar um chat. Caso contrrio, voc poder enviar um SMS. Se voc criar grupos de contatos contendo, por exemplo, famlia ou colegas, poder enviar uma mensagem ao grupo. Nas configuraes de mensagens, voc pode configurar seu telefone para que ele faa backup de suas mensagens no SkyDrive. Se voc mudar para um novo dispositivo Windows Phone, poder obter suas mensagens no novo telefone durante a configurao. Voc pode enviar mensagens de texto com um nmero de caracteres alm do limite permitido por mensagem. As mensagens mais longas so enviadas como uma srie de duas ou mais mensagens. A sua operadora poder cobrar levando em conta o nmero total de mensagens. Os caracteres acentuados, outros smbolos ou algumas opes de idioma ocupam mais espao, o que diminui o limite de caracteres que podem ser enviados em uma nica mensagem. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Enviar uma mensagem Com mensagens multimdia e SMS, voc pode entrar em contato rapidamente com os amigos e a famlia. Se voc comear a escrever uma mensagem, e alternar para outro aplicativo antes de envi-la, poder > rascunhos. O rascunho da continuar sua mensagem quando voltar ao Mensagens. Toque em mensagem ser excludo quando for enviado. 1. Toque em Mensagens. 2. Toque em . 3. Para adicionar um destinatrio de sua lista de contatos, toque em nome. Voc tambm pode digitar um nmero de telefone. Dica: Para adicionar vrios destinatrios, toque em . 4. Toque na caixa de mensagem e escreva sua mensagem. Dica: Para adicionar um emoticon, toque em 5. Para adicionar um anexo, toque em . e no arquivo. >

ou comece a escrever um

, nos destinatrios desejados e em

Dica: Voc tambm pode tirar uma nova foto enquanto escreve sua mensagem. Toque em foto ou em vdeo e em , tire uma foto e toque em aceitar. Se o item inserido em uma mensagem multimdia for muito grande para a rede, o dispositivo poder reduzir o tamanho automaticamente. 6. Para enviar a mensagem, toque em . Somente dispositivos compatveis podero receber e exibir mensagens multimdia. Talvez as mensagens tenham aparncia diferente em outros dispositivos. Ler uma mensagem Voc pode ver na tela inicial quando recebeu uma mensagem.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

49

Voc pode ver as mensagens entre voc e um contato em uma conversa. A conversa pode conter SMS, mensagens multimdia e chats.

1. Toque em Mensagens. 2. Para ler uma mensagem, toque em uma conversa. Salvar um anexo Toque no anexo, como uma foto, e toque em Excluir uma conversa Em conversas, toque em > salvar no telefone. .

; em seguida, toque na conversa que deseja excluir e em .

Excluir todas as mensagens no telefone > selecionar tudo e em Toque em > Responder a uma mensagem

No deixe seus amigos esperando: responda a mensagem deles imediatamente. 1. Toque em Mensagens. 2. Em conversas, toque na conversa que contm a mensagem. 3. Toque na caixa de mensagem e escreva sua mensagem. Dica: Se voc tiver mais de um nmero de telefone para o contato armazenado no telefone, tambm poder enviar sua resposta para um nmero diferente. Toque em para escolher outro nmero de telefone. 4. Toque em . Encaminhar uma mensagem Toque e segure a mensagem e toque em encaminhar. Antes de encaminhar a mensagem, voc pode editar o que est escrito, ou adicionar ou remover anexos.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

50

Enviar uma mensagem a um grupo Precisa enviar uma mensagem a um grupo de pessoas? Crie um grupo no hub Pessoas para poder entrar em contato com essas pessoas por meio de uma nica mensagem ou e-mail. 1. Toque em Pessoas. 2. Toque no grupo e enviar SMS ou enviar email e escreva e envie sua mensagem. Enviar uma localizao em uma mensagem Pediu que seus amigos viessem encontrar voc, mas eles no conhecem o lugar? Envie-lhes sua localizao em um mapa. Talvez esse recurso no esteja disponvel para todas as regies.

Seu telefone poder perguntar a voc se deve utilizar sua localizao. Voc precisar permitir que ele use o recurso. 1. Ao escrever um SMS, toque em > minha localizao. Enviar uma mensagem com um anexo pode ser mais caro do que enviar uma mensagem de texto normal. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. 2. Toque em . Seus amigos recebero uma mensagem com uma foto do local onde voc est no mapa. Enviar uma mensagem de udio Deseja lembrar seu amigo com uma msica de aniversrio? Envie sua msica como uma mensagem de udio. 1. Ao escrever uma mensagem, toque em > nota de voz. 2. Grave a mensagem e toque em concludo. 3. Toque em .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

51

Usar a voz para escrever uma mensagem Est ocupado demais para escrever uma mensagem? Escreva e envie um SMS com sua voz. Esse recurso no est disponvel em todos os idiomas. Para obter informaes sobre os idiomas suportados, v para support.microsoft.com (em ingls). Para usar esse recurso, necessrio estar conectado com a Internet. 1. Pressione e segure . 2. Diga Mensagem de texto e o nome do contato. 3. Diga sua mensagem e siga as instrues que voc ouvir. Conversar com seus amigos Voc gosta de conversar on-line com seus amigos? Se voc est sempre saindo, pode enviar mensagens instantneas do telefone, no importa onde esteja. Voc precisa de uma conta da Microsoft para conversar. Quando voc conectar sua conta do Facebook conta da Microsoft, poder usar o chat do Facebook em Mensagens. Para obter mais informaes, consulte a seo Como fazer em www.windowsphone.com (em ingls). Antes de iniciar o chat, configure um servio de chat. Toque em siga as instrues mostradas no telefone. Entre em um servio de chat, caso ainda no tenha entrado. 1. Toque em Mensagens. 2. Toque em . 3. Para adicionar um destinatrio de sua lista de contatos, toque em seu amigo para comear a conversar. 4. Toque na caixa de mensagem, escreva sua mensagem e toque em Mensagens, deslize para online e

. Toque na conta de chat de .

Nota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte sua operadora local para saber sobre a disponibilidade dessa funo.

E-mail
Voc pode usar o telefone para ler e responder e-mails onde quer que esteja.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

52

Na tela inicial, toque em

Para enviar e receber e-mail, preciso conectar-se com a Internet. Adicionar uma caixa de correio Voc usa endereos de e-mail diferentes para negcios e lazer? Voc pode adicionar vrias caixas de correio ao telefone. Para configurar o e-mail no telefone, preciso conectar-se com a internet. Se voc no entrou na conta da Microsoft durante a primeira utilizao, poder fazer isso agora. Quando voc adicionar uma conta da Microsoft ao telefone, uma conta de e-mail ser adicionada automaticamente. 1. Na tela inicial, toque em . 2. Toque em uma conta e escreva seu nome de usurio e sua senha. Dica: Para adicionar os e-mails, os contatos e o calendrio de trabalho ao telefone, use a conta avanada. Escreva seu nome de usurio e sua senha, toque em Exchange ActiveSync e digite os detalhes solicitados. 3. Toque em entrar. Dica: Dependendo de sua conta de e-mail, voc tambm poder sincronizar outros itens no telefone, como contatos e calendrio, alm dos e-mails. Se seu telefone no encontrar suas configuraes de e-mail, voc poder usar a conta avanada. Para isso, voc precisa saber o tipo de sua conta de e-mail e os endereos dos servidores de entrada e sada de e-mails. Voc pode obter essas informaes com o provedor de servio de e-mail. Para saber mais sobre como configurar diferentes contas de e-mail, consulte a seo Como fazer em www.windowsphone.com (em ingls). Adicionar uma caixa de correio posteriormente > adicionar conta de email e em uma conta. Em seguida, entre Na caixa de correio, toque em na conta.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

53

Exchange ActiveSync Deseja ter os e-mails, os contatos e o calendrio do trabalho ao alcance quando estiver em frente ao computador ou em qualquer lugar com seu telefone? Voc pode sincronizar o contedo importante entre seu telefone e um servidor do Microsoft Exchange. O Exchange ActiveSync poder ser configurado somente se sua empresa tiver um servidor do Microsoft Exchange. Alm disso, o administrador de TI de sua empresa dever ter ativado o Microsoft Exchange ActiveSync para sua conta. Antes de iniciar a configurao, certifique-se de ter: um endereo de e-mail corporativo; o nome de seu servidor do Exchange (entre em contato com o departamento de TI de sua empresa); o nome do domnio de rede (entre em contato com o departamento de TI de sua empresa); a senha da rede de seu escritrio.

Dependendo da configurao do servidor do Exchange, talvez seja necessrio inserir informaes adicionais durante a configurao. Caso voc no saiba as informaes corretas, entre em contato com o departamento de TI de sua empresa. Durante a configurao, voc pode definir com que frequncia deseja que seu telefone sincronize contedo com o servidor. Somente o contedo definido durante a configurao da conta ser sincronizado. Para sincronizar contedo adicional, altere as configuraes de conta do Exchange ActiveSync. Com o Exchange ActiveSync, poder ser obrigatrio usar o cdigo de bloqueio. Abrir um e-mail a partir da tela inicial Com os blocos dinmicos de e-mail, voc pode abrir e-mails diretamente da tela inicial.

Nos blocos, voc poder ver o nmero de e-mails no lidos e se recebeu novos e-mails. Voc pode fixar vrias caixas de correio na tela inicial. Por exemplo, dedique um bloco para e-mails comerciais e outro para e-mails pessoais. Se voc vincular vrias caixas de correio em uma caixa de entrada unificada, poder abrir e-mails de todas as suas caixas de entrada em um nico bloco. Para ler seus e-mails, toque no bloco.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

54

Enviar e-mail No deixe que seus e-mails se acumulem. Use o telefone para ler e escrever e-mails onde quer que esteja. 1. Na tela inicial, toque em . 2. Toque em e em uma conta, se voc tiver caixas de entrada unificadas. 3. Para adicionar um destinatrio de sua lista de contatos, toque em ou comece a escrever um nome. Voc tambm pode escrever o endereo. Dica: Para remover um destinatrio, toque no nome e em Remover. 4. Escreva o assunto e seu e-mail. Dica: Seu telefone pode ajudar voc a escrever seu e-mail com mais rapidez. Enquanto voc escreve, seu telefone sugere as possveis palavras seguintes para completar sua frase. Para adicionar uma palavra, toque em uma sugesto. Para navegar na lista, deslize pelas sugestes. Esse recurso no est disponvel em todos os idiomas. 5. Para anexar um arquivo, toque em . , tire Dica: Voc tambm pode tirar uma nova foto enquanto escreve seu e-mail. Toque em uma foto e toque em aceitar. 6. Toque em Ler e-mails Est esperando notcias importantes? Use o telefone para ler seus e-mails em vez de verific-los somente quando estiver em sua mesa. Voc pode ver quando tem e-mail novo na tela inicial. 1. Na tela inicial, toque em . 2. Na sua caixa de correio, toque no e-mail. E-mails no lidos so marcados em uma cor diferente. Dica: Para ampliar ou reduzir, coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro. para enviar o e-mail.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

55

Dica: Se um e-mail contiver um endereo da web, toque nele a fim de ir para o site. Ler e-mails em uma conversa Na sua caixa de correio, toque na conversa que inclui o e-mail e toque no e-mail. Uma conversa com e-mail no lido marcada em uma cor diferente. Salvar um anexo Com o e-mail aberto, toque no anexo, como uma foto, e ele ser baixado para o telefone. Toque no > salvar no telefone. Nem todos os formatos podem ser salvos. anexo novamente e toque em Responder a e-mails Voc recebe e-mail que precisa de uma resposta rpida? Responda imediatamente usando o telefone. 1. Na tela inicial, toque em . 2. Abra o e-mail e toque em . Dica: Para responder somente ao remetente, toque em responder. Para responder ao remetente e aos outros destinatrios, toque em responder a todos. Encaminhar um e-mail Abra o e-mail e toque em Excluir e-mail A sua caixa de correio est cheia? Exclua alguns e-mails para liberar espao no telefone. 1. Na sua caixa de correio, toque na rea esquerda dos e-mails que deseja excluir. 2. Marque as caixas de seleo que aparecem ao lado dos e-mails e toque em . > encaminhar.

Todos os emails que voc selecionou sero excludos. Dependendo da conta de e-mail, os e-mails tambm podero ser excludos do seu servidor de e-mail. Excluir um e-mail Abra o e-mail e toque em .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

56

Ver e-mails separadamente Os e-mails so agrupados por ttulo em conversas. Uma conversa tambm inclui suas respostas. Se voc quiser ver todos os seus e-mails separadamente, poder desativar o recurso de conversas. 1. Na tela inicial, toque em . > configuraes. 2. Toque em 3. Desative as Conversas. Usar a voz para escrever um e-mail Em vez de usar o teclado, voc pode ditar seu e-mail. Esse recurso no est disponvel em todos os idiomas. Para obter informaes sobre os idiomas suportados, v para support.microsoft.com (em ingls). 1. Na tela inicial, toque em . 2. Toque em e em uma conta, se voc tiver caixas de entrada unificadas. 3. Para adicionar um destinatrio de sua lista de contatos, toque em . Voc tambm pode escrever o endereo. Dica: Para remover um destinatrio, toque no nome e em Remover. 4. Toque em Assunto: > e diga seu assunto. 5. Toque na caixa de mensagem e em e diga sua mensagem. 6. Toque em para enviar o e-mail. Vincular vrias caixas de correio como uma caixa de entrada unificada Se tiver mais de uma conta de e-mail, voc poder escolher quais caixas de entrada deseja vincular em uma nica caixa de entrada. A caixa de entrada unificada permite ver todos os e-mails rapidamente. 1. Na tela inicial, toque em uma caixa de correio. > unificar caixas de entrada. 2. Toque em 3. Na lista outras caixas de entrada, toque nas caixas de entrada que deseja vincular primeira. 4. Toque em renomear caixa de entrada unificada, escreva um novo nome para a caixa de correio e toque em . A nova caixa de entrada unificada fixada na tela inicial. Desvincular caixas de entrada unificadas Se voc quiser exibir suas caixas de correio individualmente ou comear usando somente uma conta de e-mail, poder desvincular as caixas de entrada unificadas. 1. Na tela inicial, toque na caixa de entrada unificada. 2. Toque em > caixas de entrada unificadas. 3. Na lista esta caixa de entrada, toque nas caixas de entrada que deseja desvincular e em separar. Excluir uma caixa de correio Se voc no quiser mais usar uma caixa de correio, poder exclu-la do telefone. 1. Deslize para a esquerda e toque em
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Configuraes > email+contas.

57

2. Toque e segure a caixa de correio e toque em excluir.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

58

Cmera
Por que carregar uma cmera separada se o seu telefone tem tudo o que voc precisa para capturar memrias? Com a cmera do telefone, voc poder tirar fotos ou gravar vdeos com facilidade.

Tirar uma foto


Tire fotos ntidas e vibrantes e capture os melhores momentos em seu lbum de fotos. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera.

2. Para ampliar ou reduzir, coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro. 3. Para focalizar, pressione e segure a tecla Cmera at a metade. O foco ser fixado quando o retngulo branco parar de piscar. 4. Para tirar a foto, pressione a tecla Cmera at o final. Para ver a foto que acaba de tirar, deslize para a direita. As fotos so salvas em Imagens da cmera no hub Fotos.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

59

Tirar uma foto sem usar a tecla Cmera Se necessrio, ative o recurso de captura por toque nas configuraes da cmera. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. Deslize para aplicativos e toque em fotos +cmera > Tocar na tela para tirar fotos e gravar vdeos.

Para focalizar um objeto ou uma rea especfica, toque no objeto ou na rea na tela. Segure o telefone com firmeza at que o quadrado branco pare de piscar.

Usar diferentes modos de cena


Saiba como tirar fotos em vrias situaes usando os diferentes modos de cena na cmera de seu telefone.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

60

Tirar uma foto no modo macro Pode ser complicado focalizar pequenos objetos, como flores. necessrio mover a cmera para mais perto do objeto. Para tirar fotos ntidas e precisas at mesmo dos menores detalhes, utilize o modo macro. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. > configuraes de foto... e, em Cenas, toque em Close2. Para ativar o modo macro, toque em -up. Tirar uma foto de um objeto em movimento Voc est em um evento esportivo e deseja capturar a ao com o telefone? Utilize o modo de esportes para tirar fotos mais rapidamente. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. > configuraes de foto... e, em Cenas, toque em Esportes. 2. Toque em Tirar uma foto no escuro Quer tirar fotos melhores mesmo com iluminao mais fraca? Utilize o modo noturno. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. 2. Para ativar o modo noturno, toque em > configuraes de foto... e, em Cenas, toque em Noturno. Tirar um autorretrato Para tirar um autorretrato com facilidade, use a cmera frontal do telefone.

1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. 2. Toque em . 3. Para tirar a foto, pressione a tecla Cmera.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

61

Dica: Voc tambm pode gravar vdeos com a cmera frontal. Para alternar para a gravao de vdeos, toque em . Para iniciar a gravao, pressione a tecla Cmera.

Baixar o Nokia Lente da Loja


Voc gostaria de tornar sua cmera ainda melhor e encontrar novas maneiras divertidas de tirar fotos incrveis? Baixe o aplicativo Nokia Lente da Loja. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. 2. Toque em > buscar mais aplicativos de fotos e siga as instrues. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados.

Gravar um vdeo
Alm de tirar fotos com o telefone, voc tambm poder capturar seus momentos especiais na forma de vdeos. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. 2. Para alternar do modo de foto para o modo de vdeo, toque em . 3. Para ampliar ou reduzir, coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro. 4. Para iniciar a gravao, pressione a tecla Cmera. O contador iniciar a contagem. 5. Para interromper a gravao, pressione a tecla Cmera. O contador ser interrompido. Para ver o vdeo, deslize para a direita e toque em Fotos. . O vdeo salvo em Imagens da cmera no hub

Dicas para a cmera


Veja nesta seo algumas dicas para ajudar voc a aproveitar a cmera de seu telefone ao mximo. Para alternar entre tirar fotos e gravar vdeos, toque em ou em . Para ampliar ou reduzir, coloque dois dedos na tela e deslize-os para longe ou para perto um do outro. Para alterar as configuraes da cmera, como taxa de proporo, modo de cena ou equilbrio de e em configuraes de foto... ou em configuraes de vdeo... e toque branco, toque em na configurao desejada. Para ligar a cmera rapidamente quando o telefone estiver bloqueado, pressione e segure a tecla Cmera por alguns segundos. Se voc no usar a cmera por cerca de um minuto, ela entrar no modo de espera. Para ativ-la novamente, pressione o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para cima.

Mantenha-se a uma distncia segura quando utilizar o flash. No utilize o flash muito prximo de pessoas ou animais. No cubra o flash quando estiver tirando uma foto.

Salvar suas fotos e seus vdeos em um carto de memria


Se houver um carto de memria em seu telefone, e a memria do telefone estiver acabando, salve as fotos tiradas e os vdeos gravados no carto de memria.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

62

Antes de gravar vdeos no carto de memria, certifique-se de usar um carto microSD rpido o suficiente. Para vdeos de 360 p e 720 p, use um carto microSD de classe 4 ou superior. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > armazenamento do telefone. 2. Alterne Armazenar novas fotos em para carto SD.

Salvar as informaes de localizao nas fotos e nos vdeos


Se quiser lembrar-se exatamente onde estava quando tirou uma foto ou gravou um vdeo especfico, voc poder configurar o telefone para gravar automaticamente a localizao. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. 2. Deslize para aplicativos e toque em fotos+cmera > Incluir informaes de localizao nas fotos tiradas. Se for possvel determinar sua localizao usando mtodos de satlite ou rede, voc poder anexar informaes de localizao a uma foto ou um vdeo. Se voc compartilhar uma foto ou um vdeo contendo informaes de localizao, as informaes de localizao sero visveis para as outras pessoas que visualizarem a foto ou o vdeo. Voc pode desativar as marcas geogrficas nas configuraes do telefone.

Compartilhar suas fotos e seus vdeos


Compartilhe suas melhores capturas diretamente da cmera. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. 2. Tire uma foto ou grave um vdeo. 3. Deslize para a direita e toque em > compartilhar.... 4. Selecione como deseja compartilhar e siga as instrues. Dica: Para compartilhar uma foto ou um vdeo rapidamente com uma pessoa que estiver perto, toque em Aproximar+Enviar e encoste no outro telefone com seu telefone. O outro telefone precisar suportar o recurso NFC. Dica: Voc tambm pode compartilhar do hub Fotos. Basta selecionar a foto ou o vdeo e tocar > compartilhar.... em O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Nem todos os servios de compartilhamento suportam todos os formatos de arquivo ou vdeos gravados em alta qualidade.

Gerenciar e editar suas fotos


Voc capturou timas fotos e vdeos? Veja como voc pode ver, organizar, compartilhar e editar todos eles.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

63

Hub Fotos As fotos tiradas ou os vdeos gravados com o telefone so salvos no hub Fotos, onde voc pode procur-los e visualiz-los.

Para encontrar suas fotos e seus vdeos com facilidade, marque seus favoritos ou organize-os em lbuns. Ver fotos Viva novamente esses momentos importantes: veja fotos no telefone. Toque em Fotos. 1. Para ver uma foto que voc tirou, toque em Imagens da cmera e na foto. 2. Para ver a prxima foto, deslize para a esquerda. Para ver a foto anterior, deslize para a direita.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

64

Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro. Dica: Para ampliar ou reduzir rapidamente, toque na foto duas vezes. Marcar uma foto como favorita Deseja encontrar suas melhores fotos de maneira rpida e fcil? Marque-as como favoritas para poder v-las na visualizao favoritas do hub Fotos. 1. Toque em Fotos > lbuns e v para a foto. Se a foto estiver em um lbum on-line, salve-a no telefone primeiro. Toque em telefone. 2. Toque em > adicionar s favoritas. > salvar no

Dica: Para marcar rapidamente vrias fotos como favoritas, selecione o lbum onde as fotos esto, toque em , selecione as fotos e toque em . Dica: Voc tambm pode marcar uma foto como favorita logo depois de tir-la. Basta deslizar > adicionar s favoritas. para a direita e tocar em Ver seus favoritos No hub Fotos, deslize para favoritas. Carregar fotos e vdeos na web Deseja carregar suas fotos e seus vdeos em um servio de rede social para que seus amigos e sua famlia os vejam? Isso pode ser feito diretamente do hub Fotos. 1. Toque em Fotos e v at uma foto ou um vdeo. > compartilhar... e no servio. 2. Toque em 3. Toque em ou em . Dica: Para selecionar vrias fotos de uma vez, no hub Fotos, toque no lbum e em as fotos e toque em . , selecione

Dica: Para acessar suas fotos de todos os seus dispositivos, voc pode configurar o carregamento no SkyDrive. O SkyDrive fica disponvel no menu quando voc exibe as fotos. Para configurar o recurso, na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. Deslize para aplicativos, toque em fotos+cmera > SkyDrive e selecione uma opo. Alterar a tela de fundo do hub Fotos Voc tem uma foto maravilhosa que o faz sentir-se bem sempre que olha para ela? Defina-a como tela de fundo do hub Fotos. 1. Toque em Fotos. > escolher tela de fundo. 2. Toque em 3. Selecione a foto e toque em . Dica: Voc tambm pode configurar o telefone de modo que ele faa a alterao automtica > trocar fundo aleatoriamente. da foto periodicamente. Toque em
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

65

Criar um lbum Para encontrar facilmente as fotos de uma ocasio, pessoa ou viagem, organize suas fotos em lbuns de acordo com o tema, por exemplo. Se seu computador for um Mac, instale o aplicativo do Windows Phone a partir da Mac App Store. 1. Conecte o telefone com um computador compatvel usando um cabo USB compatvel. 2. No computador, abra o gerenciador de arquivos, como o Windows Explorer ou Finder, e navegue at a pasta das fotos. 3. Adicione uma nova pasta, d um nome a ela e adicione fotos. A pasta aparece como um lbum na visualizao lbuns do telefone. Dica: Se o sistema operacional de seu computador for o Windows 7 ou o Windows 8, voc tambm poder usar o aplicativo do Windows Phone. Com o Windows 7, voc pode baix-lo de www.windowsphone.com (em ingls). Excluir um lbum Ao excluir um lbum do telefone, as fotos contidas nele tambm sero excludas. Se voc tiver copiado o lbum para o computador, o lbum e as fotos contidas nele permanecero no computador. Toque em Fotos > lbuns. Toque e segure um lbum e toque em excluir. No possvel excluir lbuns on-line a partir do telefone. Copiar suas fotos para o computador Voc tirou fotos com o telefone que gostaria de copiar para o computador? Use o gerenciador de arquivos do computador para copiar ou mover fotos. Se seu computador for um Mac, instale o aplicativo do Windows Phone a partir da Mac App Store. 1. Conecte o telefone com um computador compatvel usando um cabo USB compatvel. 2. No computador, abra o gerenciador de arquivos, como o Windows Explorer ou Finder, e navegue at o telefone. 3. Abra a pasta para fotos, e selecione e copie as fotos para o computador.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

66

Dica: Se o sistema operacional de seu computador for o Windows 7 ou o Windows 8, voc tambm poder usar o aplicativo do Windows Phone. Com o Windows 7, voc pode baix-lo de www.windowsphone.com (em ingls). Editar uma foto Voc pode fazer edies rpidas, como girar e cortar, nas fotos que tirou. Outra opo usar o recurso de correo automtica para permitir que seu telefone corrija sua foto com apenas um toque simples. 1. Toque em Fotos > lbuns. 2. Toque em uma foto. Em seguida, toque em 3. Para salvar a foto editada, toque em . > editar e em uma opo.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

67

Mapas e navegao
Explore o que est acontecendo e como chegar l.

Ativar os servios de localizao


Descubra onde voc est usando Mapas e salve a localizao nas fotos que voc tira: deixe os aplicativos usarem suas informaes de localizao para oferecer uma variedade mais ampla de servios. 1. Deslize para a esquerda e toque em Configuraes. 2. Toque em localizao e alterne Servios de localizao para Ativado .

Baixar o Nokia Dirigir+ da Loja


Deseja otimizar sua experincia de navegao com direes passo a passo orientadas por voz? Baixe o Nokia Dirigir+ da Loja. Toque em Nokia Dirigir e siga as instrues.

Nokia Mapas
O Nokia Mapas mostra os locais que esto prximos a voc e o orienta para onde voc deseja ir.

Nota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte sua operadora local para saber sobre a disponibilidade dessa funo. Voc pode: encontrar cidades, ruas e servios; encontrar seu caminho com direes passo a passo; ver onde voc est em um shopping center, ou outro edifcio complexo, e encontrar suas lojas e seus servios favoritos;

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

68

salvar seus locais favoritos no telefone e fixar lugares na tela inicial para obter acesso rpido; sincronizar seus favoritos com o here.com; escrever uma avaliao sobre um lugar ou tirar uma foto e carreg-la para que todas as pessoas a vejam no telefone ou no here.com.

O contedo dos mapas digitais pode ser, s vezes, inexato e incompleto. Nunca dependa exclusivamente do contedo ou do servio para comunicaes essenciais, como em emergncias mdicas. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Parte do contedo gerada por terceiros, e no pela Nokia. O contedo pode ser impreciso e est sujeito disponibilidade. Ver onde voc est em um mapa Se voc precisar encontrar seu rumo, confira onde voc est em um mapa. Voc tambm pode explorar diferentes cidades e pases. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. mostrar sua mostra onde voc est. Se o Nokia Mapas no puder encontrar sua localizao, o ltima localizao conhecida.

Se no for possvel obter um posicionamento preciso, um crculo verde sobre o cone de localizao mostrar a rea geral na qual voc pode estar. Em reas com grande densidade populacional, a preciso da estimativa ser melhor, e o crculo verde no ser to amplo. 2. Para ver sua localizao atual ou a ltima localizao conhecida, toque em A cobertura dos mapas varia de acordo com o pas e a regio. Navegar no mapa Arraste o mapa com o dedo. Por padro, o mapa est orientado para o norte. A preciso da bssola limitada. Campos eletromagnticos, objetos de metal ou outras circunstncias externas tambm podem afetar a preciso da bssola. A bssola sempre deve ser calibrada corretamente. Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos no mapa e deslize-os para longe um do outro para ampliar ou para perto um do outro para reduzir. Dica: Para adicionar controles de zoom visualizao de mapa, toque em . e alterne Controles de zoom para Ativado Encontrar uma localizao O aplicativo Nokia Mapas ajuda voc a encontrar localizaes especficas e estabelecimentos comerciais. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas > . 2. Escreva os termos de pesquisa, como um endereo ou nome de um lugar, na caixa de pesquisa. 3. Selecione um item na lista de correspondncias propostas enquanto escreve ou toque na tecla Enter para pesquisar.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

> configuraes

69

A localizao ser mostrada no mapa.

Dica: Quer ver mais informaes sobre um lugar? A visualizao de detalhes do lugar pode conter informaes gerais, fotos, opinies, links para guias e outras sugestes de lugares prximos. Quando a localizao mostrada no mapa, para ver a visualizao de detalhes do lugar, toque na bolha de informaes. Se no forem encontrados resultados de pesquisa, certifique-se de que a ortografia do termo de busca esteja correta. Descobrir lugares prximos Procurando um novo restaurante, hotel ou loja? Nokia Mapas sugere lugares prximos para voc. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. 2. Toque em para encontrar lugares sugeridos prximos a voc, ou navegue para um ponto no mapa. 3. Toque em . Voc pode ver todos os tipos de lugares sugeridos no mapa.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

70

Encontrar determinados tipos de lugares prximos Quando os lugares prximos forem mostrados no mapa, deslize de baixo para cima na tela e toque em mostrar categorias e em uma categoria. Os lugares prximos nessa categoria sero mostrados em uma lista. Para v-los no mapa, toque no mapa. Dica: Para fixar uma categoria tela inicial, depois de selecionar uma categoria, toque em Desse modo, voc poder descobrir novos lugares rapidamente, onde quer que esteja. Encontrar seu caminho em um shopping center Encontre facilmente uma loja especfica em shopping center.O Nokia Mapas orientar voc pelos labirintos dos shopping centers e outros edifcios complexos. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. Para usar esse recurso, os dados de mapas internos devero estar disponveis. Os dados de mapas internos podero no estar disponveis em todos os pases ou regies, ou para todos os edifcios. 1. Quando o edifcio for mostrado no mapa, amplie at que voc veja todas as partes do edifcio (por exemplo, as lojas de um shopping center). 2. Toque no edifcio. Dica: Para ver as informaes sobre uma localizao especfica em um edifcio, como uma loja, toque na localizao e, em seguida, na bolha de informaes. 3. Para ver um andar diferente do edifcio, deslize para cima ou para baixo no nmero do andar direita do mapa. .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

71

Encontrar determinados tipos de lugares em um edifcio Toque no edifcio e deslize de baixo para cima na tela. Toque em mostrar categorias e selecione uma categoria. Encontrar um lugar especfico em um edifcio Toque no edifcio e deslize de baixo para cima na tela. Deslize para a esquerda at e toque em Obter direes para um lugar Quer encontrar seu caminho com facilidade? Obtenha direes para caminhar, dirigir ou usar o transporte pblico. Use sua localizao atual ou qualquer outro lugar como ponto de partida. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. > direes. 2. Toque em 3. Se voc no quiser que o ponto de partida seja sua localizao atual, toque em de e procure um ponto de partida. 4. Toque em para e procure um destino. A rota ser mostrada no mapa, juntamente com uma estimativa do tempo necessrio para chegar ao destino. Para ver as direes detalhadas, deslize de baixo para cima na tela. Dica: Para obter direes para um lugar, voc tambm poder tocar no lugar no mapa, ou tocar e segurar um ponto no mapa e tocar na bolha de informaes. Toque em direes para c ou em direes a partir daqui. Obter direes para caminhar Depois de criar sua rota, toque em e, na parte superior da visualizao, toque em iniciar navegao. Para alternar entre sua localizao, o prximo passo e a viso geral da rota, deslize para a esquerda ou para a direita. Obter direes para dirigir por voz no Nokia Dirigir+ Depois de configurar seu destino (use sua localizao atual como ponto de partida) toque em > iniciar navegao. A rota ser aberta em Nokia Dirigir+.Se o Nokia Dirigir+ no estiver instalado no telefone, voc receber uma solicitao para baix-lo.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

72

Obter direes para transporte pblico Depois de criar sua rota, toque em . Adicionar uma foto a um lugar Viu alguma coisa interessante? Deixe que outras pessoas compartilhem de sua experincia. Tire uma foto e carregue-a para que todos a vejam em seus telefones ou no site do Nokia Maps. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. 2. Toque em para ver os lugares prximos a voc. 3. Toque no cone do lugar no mapa e toque na bolha de informaes. 4. Na visualizao de detalhes do lugar, deslize para fotos e toque em 5. Toque em uma foto e em . Classificar e opinar sobre um lugar Na visualizao de detalhes do lugar, deslize para avaliaes e toque em Toque nas estrelas para classificar o lugar e escreva sua opinio. Salvar um lugar Para ajudar seu planejamento de viagem, voc pode pesquisar lugares, como hotis, atraes ou postos de gasolina, e salv-los no telefone. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. 2. Para pesquisar um endereo ou lugar, toque em . 3. Quando o lugar for mostrado no mapa, para abrir a visualizao de detalhes do lugar, toque na bolha de informaes. 4. Na visualizao de detalhes do lugar, toque em . Dica: Voc tambm pode fixar um lugar na tela inicial para facilitar o acesso. Quando o lugar for mostrado no mapa, toque na bolha de informaes e em . Ver um lugar salvo Na tela principal, toque em .

adicionar uma foto.

adic. uma avaliao.

Sincronizar seus lugares salvos Tenha o backup de seus lugares favoritos sempre mo: sincronize seus favoritos com sua conta Nokia. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. Voc pode planejar uma viagem no computador no here.com (em ingls), sincronizar os lugares salvos com o Nokia Mapas no telefone e acessar o plano onde estiver. Sincronizar tambm uma maneira til de transferir seus lugares salvos do telefone Nokia antigo para seu novo telefone. Sincronize seu telefone antigo com o here.com (em ingls) e, em seguida, com o novo telefone. Se voc tiver entrado em sua conta Nokia, seus favoritos sero sincronizados com sua conta automaticamente sempre que voc abrir o Nokia Mapas. Para sincronizar manualmente os lugares salvos, toque em > . Desativar a sincronizao automtica > configuraes e alterne Sincronizar favoritos para Toque em .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

73

Baixar mapas no telefone Salve novos mapas no telefone antes de uma viagem para que possa navegar neles sem uma conexo de internet durante a viagem. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em mapas. Para baixar e atualizar mapas, ative a conexo Wi-Fi. 1. Toque em fazer download de novos mapas. 2. Toque em e selecione o pas ou a regio. Atualizar um mapa existente Toque em atualizar mapas existentes. Excluir um mapa Toque em fazer download de novos mapas. Toque e segure o mapa e toque em excluir. Alterar a aparncia do mapa Veja o mapa em modos diferentes para destacar determinados detalhes e para ajudar a encontrar seu caminho mais facilmente. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Mapas. 2. Toque em e selecione uma visualizao de mapa, por exemplo, satlite ou trfego. As opes e os recursos disponveis podem variar conforme a regio. As opes no disponveis esto esmaecidas. Para ver as informaes sobre o trfego no mapa, voc precisa ter um mapa do pas ou da regio em seu telefone. Nokia Mapas > > fazer download de

Nokia Lente
Est procurando atividades interessantes nas proximidades? Descubra lugares prximos a voc com o Nokia Lente.

Voc pode: Encontrar lugares de interesse Pesquisar lugares especficos, como restaurantes ou lojas Obter informaes de contato e direes para caminhar e dirigir para os lugares de seu interesse Compartilhar lugares com seus amigos

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

74

O servio Nokia Lente gratuito. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Alguns servios podem no estar disponveis em todos os pases e podem ser fornecidos apenas em idiomas especficos. Encontrar lugares Nunca perca um lugar interessante novamente. Voc pode ver o que h perto de voc com o visor da cmera. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Lente. 2. Toque em uma categoria, como hotis ou compras. Mostrar lugares na vizinhana Segure o telefone no modo paisagem e gire em torno de voc, como se estivesse tirando uma foto.

O radar no canto superior direito ajuda voc a ver rapidamente onde existem lugares prximos a voc. Dica: Se houver muitos lugares na mesma localizao, para visualiz-los, toque em Ver lugares em uma lista Segure o telefone no modo retrato. .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

75

Procurar um lugar Na visualizao principal, toque em

e escreva seu termo de pesquisa.

Suas pesquisas sero salvas para uso futuro. Obter informaes de contato e direes para um lugar Encontrou um bom restaurante? Obtenha direes para o lugar e faa uma chamada para eles imediatamente para fazer uma reserva. Se for encontrar amigos, ser fcil enviar as informaes para eles. Deslize para a esquerda e toque em Fazer uma chamada para o lugar Toque em telefone. Obter direes para caminhar ou dirigir Toque em obter direes. Enviar as informaes de contato para um amigo Toque em e no modo como voc deseja enviar as informaes. Nokia Lente e em um lugar.

Mtodos de posicionamento
Seu telefone mostra sua localizao no mapa usando posicionamento com base em GPS, GLONASS, A-GPS, Wi-Fi ou rede (ID de clula). A disponibilidade, preciso e integridade das informaes de localizao dependem, por exemplo, de sua localizao, do ambiente e de fontes de terceiros, e podero ser limitadas. Talvez as informaes de localizao no estejam disponveis, por exemplo, nas reas internas de instalaes ou em reas subterrneas. Para obter informaes de privacidade relacionadas aos mtodos de posicionamento, consulte a Poltica de Privacidade da Nokia.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

76

O servio de rede Sistema de Posicionamento Global Assistido (A-GPS) e outros aprimoramentos semelhantes ao GPS e Glonass recuperam informaes de localizao utilizando a rede celular e auxiliam no clculo da sua localizao atual. O A-GPS e outros aprimoramentos para GPS e GLONASS podem exigir a transferncia de pequenas quantidades de dados pela rede celular. Se voc desejar evitar custos de dados, por exemplo, ao viajar, poder desativar a conexo de dados mveis nas configuraes do telefone. O posicionamento da rede Wi-Fi otimiza a preciso do posicionamento quando os sinais de satlite no esto disponveis, especialmente em ambientes internos ou entre edifcios. Se voc estiver em um local onde o uso do recurso Wi-Fi for restrito, poder desligar o recurso Wi-Fi nas configuraes do telefone. Talvez o medidor de distncia no fornea resultados precisos, dependendo da disponibilidade e da qualidade da sua conexo de satlite.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

77

Internet
Saiba como criar conexes sem fio e navegar na web mantendo seus custos de dados reduzidos.

Definir conexes de internet


Sua operadora cobra uma tarifa fixa pela transferncia de dados ou de acordo com o que voc utiliza? Altere as configuraes de Wi-Fi e dados mveis para reduzir seus custos de dados enquanto estiver em roaming ou em casa. Em geral, a conexo Wi-Fi mais rpida e mais econmica do que a conexo de dados mveis. Caso as conexes Wi-Fi e de dados mveis estejam disponveis, o telefone utilizar a conexo Wi-Fi. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > Wi-Fi. 2. Certifique-se de que Rede Wi-Fi esteja selecionado como Ativada . 3. Selecione a conexo desejada. Usar uma conexo de dados mveis Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em de dados para ativada. Configuraes > rede celular e alterne Conexo

Usar uma conexo de dados mveis em roaming A conexo com a internet em roaming, especialmente no exterior, pode elevar substancialmente os custos de dados. Roaming de dados significa usar o telefone para receber dados atravs de redes que no so operadas nem so de propriedade de sua operadora. Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em de dados para roaming de dados ativado. Configuraes > rede celular e alterne Roaming

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

78

Conectar seu computador com a web


Deseja usar a internet no laptop, mas no tem acesso? Voc pode usar a conexo de dados mveis do telefone com seu laptop ou outros dispositivos. Uma conexo Wi-Fi ser criada. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > compartilhamento. 2. Alterne Compartilhamento de internet para Ativado. 3. Para alterar o nome de sua conexo, toque em configurao > Nome da transmisso e escreva um nome. Dica: Voc tambm pode digitar uma senha para a conexo. 4. Selecione a conexo no outro dispositivo. O outro dispositivo usa os dados de seu plano de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Para obter informaes sobre disponibilidade e custos, entre em contato com sua operadora.

Navegador da web
Informe-se sobre as novidades e visite seus sites favoritos. Voc pode usar o Internet Explorer 10 do telefone para ver pginas da web na Internet. Seu navegador tambm ajuda a avis-lo sobre ameaas de segurana.

Toque em

Internet Explorer.

Para navegar na web, necessrio conectar-se com a Internet. Navegar na web Quem precisa de um computador quando se pode navegar na Internet usando o telefone? Dica: Se a operadora no cobrar uma taxa fixa para transferncia de dados, para diminuir os custos de dados, use uma rede Wi-Fi para conectar-se com a Internet. 1. Toque em Internet Explorer.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

79

2. Toque na barra de endereos. 3. Escreva um endereo da web. Dica: Para escrever rapidamente o sufixo de um endereo da web, como .org, toque e segure a tecla de sufixo no teclado e toque no sufixo desejado. 4. Toque em . Dica: Para pesquisar na Internet, escreva um termo de busca na barra de endereos e toque em . Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos na tela e deslize-os para perto ou para longe um do outro.

Dica: Voc tambm pode tocar duas vezes na tela. Abrir uma nova guia Quando voc quiser visitar vrios sites ao mesmo tempo, pode abrir at seis guias do navegador ao mesmo tempo e alternar entre elas. Toque em Toque em Internet Explorer. > guias > .

Alternar entre as guias Toque em > guias e em uma guia. Fechar uma guia > guias > Toque em .

Adicionar um site aos favoritos Se voc sempre visita os mesmos sites, adicione-os aos favoritos para poder acess-los rapidamente. Toque em Internet Explorer. 1. V para um site.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

80

2. Toque em

> adicionar aos favoritos.

Dica: Voc tambm pode fixar os sites favoritos na tela inicial. Durante a navegao em um site, > fixar na tela inicial. toque em Ir para um site favorito > favoritos e em um site. Toque em Dica: Para acessar rapidamente seus favoritos, adicione o cone de favoritos barra de > configuraes > Usar boto da barra de endereos para > endereos. Toque em favoritos. Compartilhar uma pgina da web Quando voc encontrar uma pgina da web interessante, poder envi-la a seus amigos. Se seus amigos estiverem perto de voc, s ser necessrio encostar seus telefones. Caso contrrio, voc poder enviar a pgina em um SMS ou public-la em redes sociais. 1. Para certificar-se de que aproximar+enviar esteja ligado, toque em Configuraes > aproximar +enviar e alterne Compartilhamento NFC para Ativado . 2. Toque em Internet Explorer e v para um site. > compartilhar pgina > Aproximar+Enviar. 3. Toque em 4. Encoste no telefone de seu amigo com seu telefone. O outro telefone dever ser compatvel com aproximar+enviar. Para obter mais informaes, consulte o manual do usurio do outro telefone. Enviar uma pgina da web em um SMS ou public-la em redes sociais > compartilhar pgina e no modo como deseja compartilhar. Durante a navegao, toque em Limpar o histrico do navegador Quando voc tiver terminado de navegar, pode excluir seus dados particulares, como o histrico de navegao e os arquivos de Internet temporrios. 1. Toque em 2. Toque em Internet Explorer. > configuraes > excluir histrico.

O cache um local da memria usado para armazenar dados temporariamente. Se voc tiver acessado ou tentado acessar informaes confidenciais ou um servio protegido com exigncia de senhas, limpe o cache aps cada uso. Excluir um item individual em seu histrico de navegao > recentes > , no item que deseja excluir e em Toque em .

Pesquisar na web
Explore a web e o mundo l fora com a pesquisa do Bing. Use o teclado ou sua voz para escrever os termos de pesquisa. 1. Pressione . 2. Escreva o termo de pesquisa na caixa de pesquisa e toque em um termo de pesquisa de uma das correspondncias propostas. . Voc tambm pode selecionar

Dica: Voc tambm pode selecionar texto em qualquer aplicativo como um termo de pesquisa e pressionar .
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

81

3. Para ver os resultados de pesquisa relacionados, deslize para a esquerda para ver as diferentes categorias de resultados de pesquisa. Usar a pesquisa por voz Pressione , toque em na caixa de pesquisa e fale seu termo de pesquisa.

Esse recurso no est disponvel em todos os idiomas. Para obter mais informaes sobre a disponibilidade de recursos e servios, consulte a seo Instrues em www.windowsphone.com (em ingls).

Encerrar todas as conexes de internet


Para economizar bateria, encerre conexes de internet que esto abertas em segundo plano. Voc pode fazer isso sem fechar aplicativos. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em . 2. Alterne Rede Wi-Fi para Desativado Encerrar uma conexo de dados mveis Na tela inicial, deslize para a esquerda, toque em de dados para desativada . Configuraes > Wi-Fi.

Configuraes > rede celular e alterne Conexo

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

82

Entretenimento
Est com tempo livre e precisa de entretenimento? Saiba como assistir a vdeos, ouvir suas msicas favoritas e executar jogos.

Assistir e ouvir
Voc pode usar o telefone para assistir a vdeos e ouvir msicas e podcasts onde quer que esteja. Toque em Msica+Vdeo.

Reproduzir msicas, podcasts e vdeos Tenha sua mdia favorita com voc onde quer que esteja. Assista a vdeos e oua msicas e podcasts onde estiver. 1. Toque em Msica+Vdeo. 2. Toque em msicas, vdeos ou em podcasts. 3. Para navegar por categoria, deslize para a esquerda ou para a direita. 4. Toque na msica, no podcast ou no vdeo que deseja reproduzir. Dica: Voc pode melhorar a qualidade do som alterando as configuraes do equalizador. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > udio. Pausar ou continuar a reproduo Toque em ou em . Para reproduzir msicas em ordem aleatria, toque em Avanar ou retroceder Toque e segure ou . .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

83

Ouvir msica sem fio Os alto-falantes sem fio da Nokia, como o JBL PlayUp, so vendidos separadamente. A disponibilidade pode variar dependendo do pas e da regio. Toque a rea NFC do alto-falante com a rea NFC do telefone. O alto-falante se conecta com o telefone automaticamente.

Nokia Msica
Com o Nokia Msica no Windows Phone, voc pode baixar msicas no telefone e no computador compatvel.

Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em

Nokia Msica.

Para obter mais informaes, v para music.nokia.com. Esse servio no est disponvel em todos os pases ou regies. A Nokia poder utilizar dados pessoais em determinados usos relacionados a este servio, conforme detalhado na poltica de privacidade da Nokia ou em outros termos aplicveis. Se voc tiver crditos ou associaes do Nokia Msica Ilimitada relacionadas sua conta Nokia, no feche-a. Se voc o fizer, todos os dados sero perdidos. Baixar msicas do Nokia Msica Mantenha o ritmo e baixe suas msicas favoritas do Nokia Msica. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Msica. 2. Navegue at a msica ou o lbum que voc deseja baixar. 3. Toque no preo da msica ou do lbum. Algumas msicas podem ser baixadas somente como parte de um lbum. 4. Se for solicitado, entre em sua conta Nokia. 5. Selecione uma forma de pagamento.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

84

As msicas so salvas no telefone e automaticamente adicionadas coleo de msicas. Dica: Onde estiver disponvel, use uma conexo Wi-Fi para transmitir e baixar msicas do Nokia Msica. Para obter mais instrues sobre como conectar-se com a internet, consulte o Manual do Usurio. O download e o streaming de msicas e outro contedo pode envolver a transferncia de grandes volumes de dados pela rede da sua operadora. Para obter mais informaes sobre as tarifas de transmisso de dados, entre em contato com a sua operadora de rede. Todos direitos propriedade intelectual e outros direitos em ou sobre as msicas pertencem e so expressamente reservados a terceiros licenciantes, como o artista, o autor, o compositor ou o editor ou o selo da gravadora relevantes. Voc s estar qualificado a usar a msica baixada ou cujo o streaming tenha sido feito do Nokia Msica de acordo com as restries sobre uso aplicveis a uma pea especfica de msica, conforme definido no tpico "Direitos" nas pginas de produto do Nokia Msica. A msica comprada de outras fontes deve ser usada de acordo com os termos de tais compras. Voc responsvel pelo cumprimento das normas relativas a propriedade intelectual e outros direitos aplicveis na msica usada.

Sincronizar msicas e vdeos entre o telefone e o computador


Voc tem arquivos de mdia no PC que deseja ouvir ou assistir no telefone? Use um cabo USB para sincronizar msicas e vdeos entre o telefone e o computador. 1. Conecte o telefone com um computador compatvel usando um cabo USB. 2. No gerenciador de arquivos do computador, como o Windows Explorer ou Finder, arraste e solte suas msicas e seus vdeos no telefone. Dica: Voc tambm pode usar o aplicativo do Windows Phone para sincronizar sua coleo de msicas entre o telefone e o computador. Para obter mais informaes, v para www.windowsphone.com (em ingls).

Jogos
Quer se divertir? Divirta-se baixando jogos e jogando no seu telefone.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

85

Baixar jogos Obtenha novos jogos para o telefone onde quer que esteja em Loja. 1. Toque em Jogos. 2. Navegue pela seleo em Loja e toque no jogo desejado. 3. Para baixar um jogo gratuito, toque em instalar. 4. Para experimentar um jogo gratuitamente, toque em experimentar. 5. Para comprar um jogo, toque em comprar. A disponibilidade de formas de pagamento depende do pas de residncia e da operadora. Jogar Jogar no telefone uma verdadeira experincia social. O Xbox, um servio de jogos da Microsoft, permite que voc jogue com seus amigos e use seu perfil de jogador para acompanhar pontuaes e conquistas em jogos. Isso pode ser feito on-line, no console do Xbox e no telefone, no hub Jogos. Toque em Jogos. Deslize para coleo e selecione um jogo. Se for um jogo do Xbox, entre em sua conta do Xbox. Se voc ainda no tiver uma conta, poder criar uma. O Xbox no est disponvel em todas as reas. Dica: Voc pode fixar seus jogos favoritos na tela inicial. Na visualizao coleo, toque e segure o jogo e toque em fixar na tela inicial. Obter mais jogos Voc pode obter novos jogos da Loja. Deslize para coleo e toque em obtenha mais jogos. Aceitar um convite para jogar Entre no Xbox, deslize para notificaes e toque no convite. Se voc no tiver o jogo, mas ele estiver disponvel em sua rea na Loja, voc poder baixar uma verso de teste ou compr-lo imediatamente. Continuar a jogar Quando voc retornar a um jogo, talvez exista um cone Continuar no prprio jogo. Caso contrrio, toque na tela.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

86

Escritrio
Mantenha-se organizado. Saiba como usar o calendrio e os aplicativos do Microsoft Office.

Microsoft Office Mobile


O Microsoft Office Mobile o seu escritrio longe do escritrio. V para o hub Office para criar e editar documentos do Word e pastas de trabalho do Excel, abrir e ver apresentaes de slides do PowerPoint e compartilhar documentos com o SharePoint. Voc tambm poder salvar seus documentos no Windows SkyDrive. O SkyDrive um armazenamento em nuvem que voc pode usar para acessar seus documentos do telefone, tablet, computador ou Xbox. Quando parar de trabalhar em um documento e voltar para ele mais tarde, voc estar no mesmo lugar de onde parou, independentemente do dispositivo que estiver usando. O Microsoft Office Mobile consiste em: Microsoft Word Mobile Microsoft Excel Mobile Microsoft PowerPoint Mobile Microsoft SharePoint Workspace Mobile Windows SkyDrive

Ler documentos do Microsoft Office No hub Office, voc pode ver documentos do Microsoft Office, como documentos do Word, pastas de trabalho do Excel ou apresentaes do PowerPoint. 1. Toque em Office. 2. Deslize para locais e toque no local do arquivo que deseja visualizar. 3. Toque em um arquivo do Word, Excel ou PowerPoint.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

87

Criar um documento do Word Voc pode criar novos documentos com o Microsoft Word Mobile. 1. Toque em Office. 2. Deslize para recentes. 3. Toque em . 4. Toque em um arquivo do Word em branco ou um modelo. 5. Escreva o texto. > salvar. 6. Para salvar o documento, toque em Editar um documento do Word Refine seus documentos onde quer que esteja com o Microsoft Word Mobile. Voc pode editar os documentos e compartilhar seu trabalho em um site do SharePoint. 1. Toque em Office e deslize para locais. 2. Toque no local do arquivo. 3. Toque no arquivo do Word que deseja editar. 4. Para editar o texto, toque em . > salvar. 5. Para salvar o documento, toque em Dica: Para acessar um documento importante rapidamente, possvel fix-lo na tela inicial. Toque e segure o documento e toque em fixar na tela inicial. Adicionar um comentrio Toque em > . Procurar texto em um documento Toque no arquivo do Word e em . Enviar um documento em um e-mail > compartilhar.... Toque no arquivo do Word e em Criar uma pasta de trabalho do Excel Com o Microsoft Excel Mobile, voc pode criar novas pastas de trabalho do Excel. Toque em Office e deslize para recentes. 1. Toque em . 2. Toque em um arquivo do Excel em branco ou um modelo. 3. Toque em uma clula e na caixa de texto na parte superior da pgina. 4. Insira valores ou texto. > > salvar. 5. Para salvar a pasta de trabalho, toque em Editar uma pasta de trabalho do Excel No necessrio ir at o escritrio para verificar os nmeros mais recentes. Com o Microsoft Excel Mobile, voc pode editar suas pastas de trabalho existentes e compartilhar seus resultados em um site do SharePoint. 1. Toque em Office e deslize para locais. 2. Toque no local do arquivo. 3. Toque no arquivo do Excel que deseja editar.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

88

4. Para ir para outra pasta de trabalho, toque em e em uma pasta de trabalho. > salvar. 5. Para salvar a pasta de trabalho, toque em Adicionar um comentrio a uma clula Toque em > comentar. Aplicar um filtro s clulas > aplicar filtro. Toque em Alterar o formato da clula e do texto > formatar clula.... Toque em Encontrar dados de uma pasta de trabalho Toque no arquivo do Excel e em . Enviar uma pasta de trabalho em um e-mail Toque no arquivo do Excel e em > compartilhar.... Excluir um documento A memria do telefone est cheia? Voc pode excluir os documentos do Office que no so mais necessrios. 1. Toque em Office e deslize para locais. 2. Toque em telefone ou em qualquer outro local do documento que voc deseja excluir. 3. Toque e segure o documento e toque em excluir. Ver e editar uma apresentao do PowerPoint Adicione toques finais sua apresentao a caminho de sua reunio usando o Microsoft PowerPoint Mobile. 1. Toque em Office, deslize para locais e toque no local do arquivo do PowerPoint que voc deseja visualizar. 2. Toque em um arquivo do PowerPoint e vire o telefone para o modo paisagem. 3. Para navegar entre os slides, deslize para a esquerda ou para a direita. 4. Para ir para um slide especfico, toque em e no slide que deseja ver. 5. Para adicionar uma nota a um slide, coloque o telefone no modo retrato e toque na rea em branco embaixo do slide. 6. Para editar um slide, toque em . 7. Para salvar a apresentao, toque em > salvar. Enviar uma apresentao em um e-mail Toque no arquivo do PowerPoint e em > compartilhar....

Excluir uma apresentao Toque e segure o arquivo do PowerPoint e toque em excluir. Assistir a uma transmisso do PowerPoint Voc pode participar de uma reunio onde quer que esteja e assistir a uma transmisso de apresentao do PowerPoint pela Internet no telefone. Abra o e-mail contendo o link para a apresentao da transmisso e toque nele.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

89

Compartilhar documentos com o SharePoint Workspace Mobile Trabalhe em documentos compartilhados do Microsoft Office e colabore em projetos, cronogramas e ideias. Com o Microsoft SharePoint Workspace Mobile, voc pode procurar, enviar, editar e sincronizar seus documentos on-line. 1. Toque em Office e deslize para locais. 2. Toque em , escreva o endereo da web para um site do SharePoint e toque em 3. Selecione um documento. Uma cpia baixada para o telefone. 4. Veja ou edite o documento e salve suas alteraes. Dica: Para manter uma cpia off-line de um documento no telefone, toque e segure o documento e toque em sempre manter offline. Retornar ao SharePoint Workspace Mobile Pressione .

Escrever uma nota


fcil perder notas feitas em papis. Em vez de fazer anotaes em papis, voc pode escrever suas notas usando o Microsoft OneNote Mobile. Assim, voc ter sempre suas notas com voc. Voc tambm pode sincronizar suas notas no SkyDrive e v-las e edit-las com o OneNote no telefone, no computador ou on-line em um navegador. 1. Toque em OneNote. 2. Toque em . 3. Escreva a nota. > formatar. 4. Para formatar o texto, toque em 5. Para adicionar uma foto, toque em . 6. Para gravar um clipe de som, toque em . 7. Para salvar as alteraes, pressione . Se voc tiver uma conta da Microsoft definida no telefone, suas alteraes sero salvas e sincronizadas no seu bloco de anotaes Pessoal (Web) padro no SkyDrive. Caso contrrio, suas alteraes sero salvas no telefone. Enviar uma nota em um e-mail > compartilhar.... Toque em uma nota e em Dica: Para acessar uma nota importante rapidamente, possvel fix-la na tela inicial. Toque e segure uma nota e toque em fixar na tela inicial.

Continuar com um documento em outro dispositivo


Voc pode salvar seu documento do Office no SkyDrive e continuar seu trabalho em outro dispositivo. 1. Ao trabalhar em um documento do Office, toque em 2. Toque em Salvar em > SkyDrive. 3. Toque em salvar. > salvar como....

Agora voc pode abrir o documento do SkyDrive em outro dispositivo e continuar do ponto onde parou.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

90

Calendrio
Saiba como manter compromissos, tarefas e cronogramas atualizados. Adicionar uma tarefa sua lista de tarefas Voc tem tarefas importantes a fazer no trabalho, livros da biblioteca para devolver ou talvez um evento que precisa participar? possvel adicionar tarefas ao calendrio. Se voc tiver um prazo especfico, defina um lembrete. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Calendrio. 2. Deslize para tarefas. 3. Toque em e preencha os campos. 4. Para adicionar um lembrete, alterne Lembrete para ativado e defina a data e a hora do lembrete. 5. Toque em . Marcar uma tarefa como concluda Toque e segure a tarefa e toque em concluir. Editar ou excluir uma tarefa Toque e segure a tarefa e toque em editar ou excluir. Adicionar um compromisso Precisa se lembrar de um compromisso? Adicione-o ao calendrio. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Calendrio. 2. Deslize para dia ou agenda e toque em . 3. Preencha os campos. 4. Para adicionar um lembrete, toque em mais detalhes > Lembrete e defina a data e a hora do lembrete. 5. Toque em . Editar ou excluir um compromisso Toque e segure o compromisso e toque em editar ou em excluir. Ver sua programao Voc pode navegar nos eventos de calendrio em diferentes visualizaes. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Calendrio. 2. Para alternar entre as visualizaes de calendrio, deslize para a esquerda ou para a direita. Visualizar um ms inteiro Na visualizao dia ou agenda, toque em .

Dica: Deslize para cima ou para baixo para ir para o ms anterior ou seguinte. Para ir para um ms especfico, selecione o ms na parte superior da tela. Ver um dia especfico Na visualizao dia ou agenda, toque em e no dia.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

91

Utilizar vrios calendrios Ao configurar contas de e-mail no telefone, voc poder ver os calendrios de todas as contas em um s lugar. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em 2. Para mostrar ou ocultar um calendrio, toque em calendrio. Calendrio. > configuraes e ative ou desative o

Dica: Quando um calendrio estiver oculto, os eventos e os lembretes dele no sero exibidos em suas diferentes visualizaes. Alterar a cor de cada calendrio > configuraes, toque na cor atual e, em seguida, na nova cor. Toque em

Fazer um clculo
Precisa fazer um clculo enquanto est em trnsito? Voc pode usar o telefone como uma calculadora. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Calculadora. Dica: Para usar a calculadora bsica, segure o telefone na posio vertical. Para usar a calculadora cientfica, vire o telefone na horizontal. 2. Digite o primeiro nmero do clculo. 3. Toque em uma funo, como somar ou subtrair. 4. Digite o segundo nmero do clculo. 5. Toque em =. Esse recurso destinado ao uso pessoal. A preciso poder ser limitada.

Usar o telefone do trabalho


Uma conta corporativa em seu telefone ajuda voc a fazer seu trabalho. Se voc tiver um telefone do trabalho, sua empresa poder criar uma conta corporativa que mantm as informaes no telefone mais seguras, d acesso a documentos ou informaes de dentro da rede da empresa e at mesmo oferece aplicativos ou hubs para ajudar voc a fazer seu trabalho. Se sua empresa tiver aplicativos disponveis, voc ter a opo de baix-los assim que tiver terminado de adicionar a conta corporativa ao telefone. Se um aplicativo no estiver disponvel mesmo depois que voc configurar sua conta, sua empresa poder informar como voc pode obt-lo. Um hub corporativo permite que voc obtenha todos os tipos de informaes em um s lugar, como notcias, despesas, aplicativos ou acesso a uma loja corporativa. A instalao de um hub ocorre da mesma forma que a instalao de um aplicativo. Se ele estiver disponvel, voc ter a opo de adicion-lo assim que tiver adicionado a conta de sua empresa. Se sua empresa desenvolver um hub posteriormente, outra forma de configur-lo ser oferecida quando ele estiver pronto. A maioria das contas corporativas inclui uma poltica. Uma poltica corporativa permite que sua empresa adicione proteo a seu telefone, geralmente para proteger informaes confidenciais ou importantes. Para configurar sua conta corporativa, toque em
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

Configuraes > aplicativos da empresa.

92

Dicas para usurios corporativos


Use o telefone de forma eficiente no trabalho. Para obter mais informaes sobre a oferta da Nokia para empresas, v para o Nokia Expert Centre em https://expertcentre.nokia.com/ (em ingls). Trabalhar com e-mails e calendrio no telefone e no PC Voc pode usar endereos de e-mail diferentes para negcios e lazer. Voc pode adicionar vrias caixas de correio ao telefone e usar a mesma conta de e-mail no telefone e no PC, seja ela o Outlook, o Office 365 ou qualquer outra conta de e-mail. Seu e-mail e seu calendrio permanecem sincronizados, e voc pode participar de reunies diretamente dos convites do calendrio. Se voc tiver uma reunio em breve, por exemplo, poder usar o recurso de e-mail e calendrio integrados para ver a lista de participantes e, com um nico toque, acessar as discusses por e-mail ou SMS que teve com um participante. Para obter mais informaes sobre como criar caixas de correio, consulte a seo Adicionar uma caixa de correio neste Manual do Usurio. Para obter mais informaes sobre o Office 365, veja o vdeo em www.youtube.com/watch? v=2QxiYmAerpw (somente em ingls). Manter seus dados seguros no telefone Seu telefone tem vrias opes de segurana para garantir que outras pessoas no tenham acesso aos dados confidenciais armazenados nele. Por exemplo, voc pode configurar seu telefone para que ele seja bloqueado automaticamente, ou pode at mesmo localiz-lo em caso de perda (no disponvel em algumas regies). Para obter mais informaes, consulte a seo Segurana neste Manual do Usurio ou v para www.nokia.com/gb-en/products/nokia-for-business/nokia-lumia/security/windows-phone-security/ (em ingls). Seja produtivo com os aplicativos do Office Seu telefone conta com as verses para celular dos aplicativos do Microsoft Office. Voc pode: ver suas notas e seus documentos, fazer alteraes de ltima hora ou criar novos documentos; ver e editar apresentaes do PowerPoint; criar, ver e editar pastas de trabalho do Microsoft Excel; salvar seus arquivos do Office no SkyDrive e continuar do ponto onde parou quando voltar ao computador; acessar o servio Office 365.

Com o SharePoint Workspace Mobile, voc pode abrir, editar e salvar documentos do Microsoft Office que esto em sites do SharePoint 2010 ou SharePoint Online. Para obter mais informaes, consulte a seo do Office neste Manual do Usurio. Para obter mais informaes sobre o Office 365, veja o vdeo em www.youtube.com/watch? v=2QxiYmAerpw (somente em ingls).
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

93

Conectar-se com a web Voc pode navegar na internet usando a conexo ideal, seja ela uma conexo Wi-Fi ou a conexo de dados mveis mais rpida disponvel. Voc pode at mesmo compartilhar a conexo de dados mveis do telefone com seu laptop, quando necessrio. Para obter mais informaes, consulte as sees Internet e Gerenciamento e conectividade do telefone neste Manual do usurio. Usar o Skype para fazer chamadas ou enviar mensagens Voc pode usar o telefone para fazer chamadas ou enviar mensagens instantneas entre duas contas do Skype. Com as tarifas globais do Skype, voc tambm pode chamar linhas telefnicas fixas ou outros telefones celulares, alm de pagar somente o que usar com carto de crdito ou obter uma assinatura mensal das melhores tarifas. Baixe o aplicativo em seu telefone Nokia Lumia. Para obter mais informaes, consulte a documentao do usurio no site de suporte do Skype para Windows Phone em https://support.skype.com/en/category/SKYPE_FOR_WINDOWS_PHONE/ (em ingls). Para obter mais informaes sobre chamadas e mensagens instantneas entre duas contas do Skype, veja o vdeo em www.youtube.com/watch?v=AF2HRYdPnAM (somente em ingls). Colaborar de maneira eficiente usando o Lync em seu telefone O Microsoft Lync um servio de comunicaes de ltima gerao, que conecta pessoas de novas formas, a qualquer momento e de praticamente qualquer lugar. Com o Lync, voc pode: acompanhar a disponibilidade de seus contatos; enviar mensagens instantneas; fazer chamadas telefnicas; iniciar ou participar de conferncias de udio, vdeo e web.

O Lync foi desenvolvido para integrar-se completamente ao Microsoft Office. Voc pode baixar a verso para celular do Microsoft Lync 2010 em seu telefone da Loja. Para obter mais informaes, consulte a documentao do usurio nas pginas de suporte do Microsoft Lync em lync.microsoft.com/en-us/resources/pages/resources.aspx?title=downloads (em ingls). Veja tambm a seo do Office neste Manual do Usurio.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

94

Gerenciamento e conectividade do telefone


Cuide do telefone e de seu contedo. Saiba como conectar-se com acessrios e redes, transferir arquivos, criar backups, bloquear seu telefone e manter o software atualizado.

Manter seu telefone atualizado


Saiba como atualizar software e os aplicativos do telefone. Atualizar o software de seu telefone No necessrio usar o computador atualize o software do telefone sem o uso de fios para obter novos recursos e desempenho otimizado. Antes de iniciar a atualizao, certifique-se de que o telefone tenha carga suficiente na bateria. O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de trfego de dados. Por padro, seu telefone baixa as atualizaes disponveis automaticamente sempre que as configuraes de conexo de dados (por exemplo, roaming) permitem que isso seja feito. Quando seu telefone notificar que uma atualizao est disponvel, apenas siga as instrues mostradas no telefone. Dica: Verifique se h atualizaes de aplicativos na Loja. Desativar o download automtico de atualizaes Se quiser controlar seus custos de dados enquanto estiver em roaming, voc poder desativar o download automtico de atualizaes. Ou, na tela inicial, deslize para a esquerda e desmarque Configuraes > atualizao do telefone > Baixar atualizaes automaticamente se minhas configuraes de dados permitirem.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

95

Wi-Fi
Saiba mais sobre como usar a conexo Wi-Fi.

Conexes de rede Wi-Fi Seu telefone procura conexes disponveis e fornece notificaes sobre elas periodicamente. A notificao exibida brevemente na parte superior da tela. Para gerenciar suas conexes de rede Wi-Fi, selecione a notificao. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > Wi-Fi. Importante: Use criptografia para aumentar a segurana da sua conexo Wi-Fi. A utilizao da criptografia reduz o risco de acesso de terceiros aos seus dados. O posicionamento da rede Wi-Fi otimiza a preciso do posicionamento quando os sinais de satlite no esto disponveis, especialmente em ambientes internos ou entre edifcios. Tambm possvel desativar o recurso Wi-Fi nas configuraes do telefone. Conectar-se com Wi-Fi Conectar-se com uma rede Wi-Fi uma maneira prtica de acessar a internet. Quando voc estiver passeando, poder conectar-se com redes Wi-Fi em lugares pblicos, como bibliotecas ou cyber cafs. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes. . 1. Toque em Wi-Fi. 2. Verifique se Rede Wi-Fi est selecionado como Ativada 3. Selecione a conexo desejada. Encerrar a conexo Toque em Wi-Fi e alterne Rede Wi-Fi para Desativado .

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

96

NFC
Explore o mundo a seu redor. Toque nos acessrios para conectar-se com eles, e toque em etiquetas para fazer uma chamada para algum ou abrir um site. O Near Field Communication (NFC) torna a conexo fcil e divertida. Com o NFC, voc pode: conectar-se com acessrios Bluetooth compatveis que suportam o NFC, como um fone de ouvido ou alto-falante sem fio; enviar itens como contatos ou suas prprias fotos ao telefone de amigos com aproximar +enviar; tocar em etiquetas para obter mais contedo para o telefone ou acessar servios on-line; coletar cartes digitalmente em Carteira; fazer pagamentos com o telefone, se suportado pela operadora.

A rea NFC est localizada na parte traseira de seu telefone, ao lado da cmera. Toque em outros telefones, acessrios, etiquetas ou leitores com a rea NFC.

Antes de usar o NFC, certifique-se de que a tela e as teclas estejam desbloqueadas. Talvez voc possa fazer pagamentos ou usar o telefone como ingresso mesmo quando o telefone estiver bloqueado, dependendo de sua operadora. Conectar-se com um acessrio Bluetooth usando o NFC Est com as mos ocupadas? Use um fone de ouvido. Ou por que no ouvir msica usando alto-falantes sem fio? Voc s precisa tocar no acessrio compatvel com o telefone. Toque na rea NFC do acessrio com a rea NFC do telefone e siga as instrues mostradas na tela.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

97

Desconectar o acessrio Toque na rea NFC do acessrio novamente. Para obter mais informaes, consulte o manual do usurio do acessrio. Ler etiquetas NFC As etiquetas NFC podem conter informaes como um endereo da web, um nmero de telefone ou um carto de visita. Se voc vir uma etiqueta, por que no tocar nela com o telefone e ver o que acontece? Toque em uma etiqueta com a rea NFC do telefone.

Fazer pagamentos usando o telefone Sua carteira est cheia de cartes de crdito e cartes de associao? Armazene seus cartes digitalmente no telefone para que possa fazer pagamentos com mais facilidade. 1. Para ativar o servio, entre em contato com sua operadora. 2. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Carteira.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

98

Adicionar um carto de crdito ou dbito a seu telefone Toque em > crdito ou dbito e siga as instrues mostradas na tela. Seu telefone procurar um aplicativo, disponvel atravs de sua operadora, que poder ser vinculado ao carto. Adicionar um carto de associao ao telefone Toque em > outros. Seu telefone procurar um aplicativo, disponvel atravs de sua operadora, que poder ser vinculado ao carto. Fazer pagamentos usando o telefone Toque no leitor com a rea NFC do telefone. Sua operadora pode solicitar que voc confirme o pagamento. O recurso NFC pode ser associado a diversos servios e tecnologias, como o pagamento de contas por meio do telefone. Tais servios podem no estar disponveis na sua localidade ou rea. Para informaes sobre eventuais servios disponveis, entre em contato com sua operadora. O uso dos servios de pagamento de contas ou emisso de tquete Near Field Communication (NFC) da operadora com este telefone requer a assinatura do servio com a operadora e a instalao do aplicativo da operadora. Servios e aplicativos de pagamento de contas e emisso de tquete so fornecidos por terceiros. A Nokia no fornece qualquer garantia nem assume qualquer responsabilidade por esses aplicativos e servios, incluindo suporte a usurio final, manuteno de funcionalidade ou aval a transaes monetrias ou reembolso de prejuzos financeiros. Faa backup do telefone e entre em contato com a operadora antes de enviar o telefone para reparo ou servio de manuteno a fim de assegurar a disponibilidade dos servios de pagamento de contas e emisso de tquete depois do reparo ou da manuteno. Talvez seja necessrio reinstalar o aplicativo de pagamento de contas e emisso de tquete aps o reparo ou a manuteno. Para solucionar dvidas sobre servios e aplicativos de pagamento de contas ou emisso de tquete, entre em contato com a operadora.

Bluetooth
Voc pode conectar-se sem o uso de fios com outros dispositivos compatveis, como telefones, computadores, fones de ouvido e kits veiculares. Voc tambm pode enviar suas fotos para telefones compatveis ou para seu computador.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

99

Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em

Configuraes > Bluetooth.

Como os dispositivos com tecnologia sem fio Bluetooth se comunicam por ondas de rdio, eles no precisam estar na mesma linha de viso dos outros. No entanto, eles devem estar a uma distncia de 10 metros um do outro, embora a conexo possa sofrer interferncia de obstrues como paredes ou outros dispositivos eletrnicos. Dispositivos pareados podero ser conectados com o telefone quando o recurso Bluetooth estiver ligado. Outros dispositivos podero detectar seu telefone somente quando a visualizao das configuraes de Bluetooth estiver aberta. No pareie com um dispositivo desconhecido nem aceite solicitaes de conexo dele. Isso ajuda a proteger o telefone contra contedo prejudicial. Conectar-se com um fone de ouvido sem fio Com um fone de ouvido sem fio (vendido separadamente), voc pode falar ao telefone com as mos livres e, dessa forma, continuar o que est fazendo, como trabalhar no computador, durante uma chamada. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > Bluetooth. . 2. Alterne Status para Ativado 3. Certifique-se de que o fone de ouvido esteja ligado. Talvez seja necessrio iniciar o processo de pareamento a partir do fone de ouvido. Para obter detalhes, consulte o manual do usurio do fone de ouvido. 4. Para parear o telefone e o fone de ouvido, toque no fone de ouvido na lista. 5. Talvez seja necessrio digitar uma senha. Para obter detalhes, consulte o manual do usurio do fone de ouvido.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

100

Enviar seu contedo usando o recurso Bluetooth Deseja compartilhar seu contedo ou enviar as fotos que tirou para um amigo? Voc pode usar o Bluetooth para enviar suas fotos ou outro contedo sem o uso de fios para dispositivos compatveis ou um computador. Voc pode usar mais de uma conexo Bluetooth de cada vez. Por exemplo, enquanto estiver usando um fone de ouvido Bluetooth, voc ainda poder enviar itens para outro dispositivo. 1. Certifique-se de que o Bluetooth esteja ativado. 2. Toque e segure o contedo que deseja enviar e toque em compartilhar... > Bluetooth. 3. Toque no dispositivo com o qual deseja se conectar. Voc pode ver os dispositivos Bluetooth que esto ao alcance. 4. Se o outro dispositivo precisar de uma senha, digite-a. A senha, que voc mesmo pode criar, deve ser digitada em ambos os dispositivos. A senha em alguns dispositivos fixa. Para obter detalhes, consulte o manual do usurio do outro dispositivo. A senha usada somente quando voc se conecta pela primeira vez.

Memria e armazenamento
Saiba como gerenciar suas fotos, seus aplicativos e outras coisas no telefone. Fazer backup e restaurar os dados do telefone Acidentes podem acontecer. Por isso, defina seu telefone para que ele faa backup de configuraes e outros itens em sua conta da Microsoft. Voc precisa de uma conta da Microsoft para fazer o backup de seu telefone. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > backup. 2. Se for solicitado, entre em sua conta da Microsoft. 3. Selecione os itens para backup e como o backup ser feito. Talvez os aplicativos baixados no sejam includos no backup, mas ser possvel baix-los novamente na Loja, desde que o aplicativo esteja disponvel. Custos de transmisso de dados podero ser aplicveis. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora. Se voc precisar restaurar suas configuraes no telefone, adicione sua conta da Microsoft ao novo telefone e siga as instrues mostradas nele. Verificar e aumentar a memria disponvel no telefone Deseja verificar quanta memria voc tem disponvel? Voc tambm pode definir onde salvar seus arquivos no futuro. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em telefone. Configuraes > armazenamento do

Para verificar os detalhes da memria do telefone, toque em telefone. Para verificar os detalhes do carto de memria, toque em carto SD. Caso seu espao esteja acabando, primeiro verifique e remova os itens que no so mais necessrios: SMS, mensagens multimdia e de e-mail; entradas e detalhes de contatos;

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

101

aplicativos; msicas, fotos ou vdeos.

Excluir um aplicativo do telefone Voc pode remover aplicativos instalados que no deseja mais guardar ou usar para aumentar a quantidade de memria disponvel. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda para o menu de aplicativos. 2. Toque e segure um aplicativo e toque em desinstalar. Talvez no seja possvel remover alguns aplicativos. Se voc remover um aplicativo, talvez possa reinstal-lo sem precisar compr-lo novamente, desde que ele esteja disponvel em Loja. Se um aplicativo instalado depender de um aplicativo removido, o aplicativo instalado poder parar de funcionar. Para obter detalhes, consulte a documentao do aplicativo instalado.

Copiar o contedo entre o telefone e o computador


Copie fotos, vdeos e outros contedos criados por voc entre o telefone e o computador. Se seu computador for um Mac, instale o aplicativo do Windows Phone a partir da Mac App Store. 1. Conecte o telefone com um computador compatvel usando um cabo USB compatvel. 2. No computador, abra o gerenciador de arquivos, como o Windows Explorer ou Finder, e navegue at o telefone. Dica: Seu telefone ser mostrado nos dispositivos portteis como "Windows Phone". Para ver as pastas de seu telefone, clique duas vezes no nome do telefone. Existem pastas separadas para documentos, msicas, fotos, toques e vdeos. 3. Arraste e solte itens do telefone para o computador ou do computador para o telefone. Dica: Se o sistema operacional de seu computador for o Windows 7 ou o Windows 8, voc tambm poder usar o aplicativo do Windows Phone. O Windows 8 instala o aplicativo automaticamente. Com o Windows 7, voc pode baix-lo de www.windowsphone.com (em ingls). Para obter informaes sobre o funcionamento de aplicativos em computadores, consulte a seguinte tabela:

Aplicativo Windows Phone


Windows 8 Windows 8 RT Windows 7 x x

Aplicativo Windows Phone para rea de trabalho


x

Aplicativo Windows Phone para Mac

Windows Explorer

x x

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

102

Aplicativo Windows Phone


Windows Vista/XP Mac

Aplicativo Windows Phone para rea de trabalho

Aplicativo Windows Phone para Mac

Windows Explorer

x x

Segurana
Saiba como proteger o telefone e manter seus dados seguros.

Configurar o telefone para que ele seja bloqueado automaticamente Deseja proteger o telefone contra o uso no autorizado? Defina um cdigo de segurana e configure o telefone para que ele seja bloqueado automaticamente quando no estiver sendo utilizado. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > tela de bloqueio. e digite um cdigo de segurana (no mnimo quatro dgitos). 2. Alterne senha para Ativado 3. Toque em Exigir uma senha depois de e defina o perodo aps o qual o telefone ser bloqueado automaticamente. Mantenha o cdigo de segurana em sigilo e em lugar seguro, longe do telefone. Caso voc esquea o cdigo de segurana e no possa recuper-lo ou caso digite o cdigo incorreto muitas vezes, o telefone precisar ser levado para manuteno. Custos adicionais podero ser aplicados, e todos os dados pessoais do telefone podero ser excludos. Para obter mais informaes, entre em contato com um ponto Nokia Care ou com o revendedor do telefone. Desbloquear o telefone Pressione o boto Liga/Desliga, arraste a tela de bloqueio para cima e digite o cdigo de segurana.
2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

103

Usar o telefone quando ele estiver bloqueado Voc poder usar determinados recursos do telefone quando ele estiver bloqueado, sem a necessidade de digitar um cdigo de segurana. Para ativar o telefone, pressione o boto Liga/Desliga. Abrir a cmera Pressione e segure a tecla Cmera. Alterar o modo como as chamadas recebidas so notificadas Pressione as teclas de volume e toque em , ou . Pausar ou continuar uma msica ou pular para outra msica Utilize os controles do Music player exibidos na parte superior da tela. Alterar seu cdigo PIN Se o carto SIM vier com um cdigo PIN padro, voc poder alter-lo para outro mais seguro. 1. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em 2. Deslize para aplicativos e toque em telefone. 3. Toque em alterar PIN do SIM. O cdigo PIN pode ter de 4 a 8 dgitos. Encontrar seu telefone perdido Perdeu o telefone ou receia que ele tenha sido roubado? Use o recurso localizar meu telefone para localizar o seu telefone e bloqueie ou exclua todos os dados dele remotamente. Voc precisa de uma conta da Microsoft no telefone. 1. No computador, v para o www.windowsphone.com (em ingls). 2. Entre com a mesma conta da Microsoft usada no telefone. 3. Selecione localizar meu telefone. Voc pode: localizar o telefone em um mapa; fazer o telefone tocar, mesmo se o modo silencioso estiver ligado; bloquear o telefone e faz-lo mostrar uma mensagem para que ele possa ser devolvido a voc; excluir todos os dados do telefone remotamente. Configuraes.

As opes disponveis podem variar.

Cdigos de acesso
J se perguntou para que servem os diferentes cdigos de seu telefone? Cdigo PIN (4 a 8 dgitos) Ele protege o carto SIM contra o uso no autorizado ou necessrio para acessar alguns recursos.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

104

Voc pode definir o telefone para solicitar o cdigo PIN quando ele for ligado. Se esse cdigo no for fornecido com o carto ou se voc o esquecer, entre em contato com a operadora. Se voc digitar o cdigo incorretamente trs vezes seguidas, precisar desbloquear o cdigo com o cdigo PUK. PUK Ele necessrio para desbloquear um cdigo PIN. Se esses cdigos no forem fornecidos com o carto SIM, entre em contato com a operadora. Cdigo de segurana (cdigo de bloqueio, senha) Ele ajuda a proteger o telefone contra o uso no autorizado. (mn. 4 dgitos) Voc pode definir o telefone para solicitar o cdigo de bloqueio definido. Mantenha o cdigo em sigilo e em lugar seguro, longe do telefone. Caso voc esquea o cdigo e o telefone esteja bloqueado, o telefone precisar ser levado para manuteno. Custos adicionais podero ser aplicados, e todos os dados pessoais do telefone podero ser excludos. Para obter mais informaes, entre em contato com um ponto Nokia Care ou com o revendedor do telefone. IMEI Esse nmero usado para identificar telefones vlidos na rede. Por exemplo, o nmero pode ser usado para bloquear telefones roubados. Talvez tambm seja necessrio fornecer o nmero aos servios do ponto Nokia Care. Para ver o nmero IMEI, disque *#06#.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

105

Ajuda e suporte
Quando desejar aprender mais sobre seu telefone, ou no estiver certo sobre como o telefone deve funcionar, voc poder conferir os vrios canais de suporte disponveis.

Para ajudar voc a obter o melhor de seu telefone, h um Manual do Usurio em seu telefone com instrues adicionais. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Care. Voc tambm pode ir para www.nokia.com/support, onde poder encontrar: informaes de soluo de problemas; discusses; notcias sobre aplicativos e downloads; informaes sobre atualizao do software; outros detalhes sobre recursos e tecnologias, alm de informaes sobre compatibilidade de aparelhos e acessrios.

A soluo de problemas e os fruns podem no estar disponveis em todos os idiomas. Para obter vdeos de suporte, v para www.youtube.com/NokiaSupportVideos (em ingls). Se seu telefone no estiver respondendo Faa o seguinte: Desligue o telefone e remova a bateria. Depois de cerca de um minuto, coloque a bateria novamente no lugar e ligue o telefone. Atualize o software de seu telefone. Restaure a configurao de fbrica do telefone. Com isso, as configuraes de fbrica sero restauradas, e todo o seu contedo pessoal, incluindo aplicativos comprados e baixados, ser apagado. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > sobre > restaurar configurao de fbrica.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

106

Se o problema persistir, entre em contato com a operadora ou a Nokia para obter as opes de reparo. Antes de enviar seu telefone para reparo, sempre faa backup de seus dados, j que todos os dados pessoais do telefone podero ser excludos. Encontre as respostas para dvidas tcnicas relacionadas a seu telefone, bem como os endereos dos centros de reparo autorizados mais prximos em www.nokia.com/support. Dica: Se voc precisar identificar seu telefone, para ver o nmero IMEI exclusivo do telefone, disque *#06#.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

107

Informaes de segurana e do produto


Servios de rede e custos
Voc s pode usar seu dispositivo em redes UMTS 850, 900, 1900, 2100 e GSM 850, 900, 1800, 1900 MHz. Voc precisa assinar os servios de uma operadora. O uso de alguns recursos e o download de contedo requerem uma conexo de rede e podem resultar em custos de dados. Talvez voc tambm precise assinar alguns recursos.

Fazer uma chamada de emergncia


1. Certifique-se de que o telefone esteja ligado. 2. Verifique se a intensidade do sinal adequada. Talvez tambm seja necessrio: Inserir um carto SIM no dispositivo, caso seja suportado pelo dispositivo. Desativar as restries de chamada no telefone, como bloqueios de chamada, discagem fixa ou grupo de usurios fechado. Certificar-se de que o modo avio no esteja ligado. Desbloquear a tela e as teclas do telefone, caso estejam bloqueadas.

3. Pressione . 4. Selecione . 5. Selecione . 6. Digite o nmero de emergncia oficial do local em que se encontra. Os nmeros para chamadas de emergncia variam conforme o local. 7. Selecione ligar. 8. Fornea as informaes necessrias com a mxima preciso possvel. No encerre a chamada at receber permisso para faz-lo. Ao ligar o telefone pela primeira vez, voc ser solicitado a criar a conta da Microsoft e a configurar seu telefone. Para fazer uma chamada de emergncia durante a configurao da conta e do telefone, toque em emergncia. Importante: Ative as chamadas celulares e tambm de Internet, se o telefone aceitar chamadas de Internet. O telefone pode tentar fazer chamadas de emergncia por meio de redes celulares e do provedor de servio de chamadas de Internet. As conexes no podem ser garantidas em todas as condies. Nunca dependa exclusivamente de um telefone sem fio para comunicaes essenciais, como emergncias mdicas.

Cuidar de seu dispositivo


Manuseie o dispositivo, a bateria, o carregador e os acessrios com cuidado. As sugestes a seguir ajudam a assegurar a cobertura da garantia. Mantenha o dispositivo seco. Chuva, umidade e todos os tipos de lquidos podem conter minerais que provocam corroso dos circuitos eletrnicos. Se o dispositivo entrar em contato com lquidos, retire a bateria e deixe-o secar completamente. No utilize nem guarde o dispositivo em locais com p ou sujeira. No guarde o dispositivo em locais de temperatura elevada. Altas temperaturas podem danificar o dispositivo ou a bateria. No guarde o dispositivo em locais frios. Quando o dispositivo voltar temperatura normal, poder haver formao de umidade na parte interna, bem como danos a ele. No abra o dispositivo de forma diferente da especificada no Manual do Usurio. Modificaes no autorizadas podem danificar o dispositivo e violar as normas que regulamentam os dispositivos de rdio. No derrube, bata ou faa movimentos bruscos com o dispositivo. O manuseio indevido pode quebr-lo. Use somente um pano macio, limpo e seco para limpar a superfcie do dispositivo. No pinte o dispositivo. A pintura pode impedir o funcionamento correto. Desligue o dispositivo e remova a bateria regularmente para obter desempenho mximo. Mantenha o dispositivo longe de ms ou campos magnticos. Para proteger dados importantes, armazene-os em pelo menos dois locais separados, como seu dispositivo, carto de memria ou computador, ou ento anote informaes importantes.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

108

Durante operao prolongada, o dispositivo pode se aquecer. Na maioria dos casos, isso normal. Para evitar o superaquecimento, o dispositivo poder ficar automaticamente mais lento, fechar aplicativos, desativar o carregamento e, se necessrio, desligar-se. Se o dispositivo no est funcionando corretamente, leve-o assistncia tcnica autorizada mais prxima. Reciclagem

Quando este dispositivo chegar ao final de sua vida til, seus componentes podero ser recuperados na forma de materiais e energia. Para obter informaes sobre como reciclar produtos Nokia antigos e onde encontrar pontos de coleta, v para www.nokia.com.br/reciclagem ou entre em contato com a Central de contato Nokia. Recicle a embalagem e os manuais do usurio pelo sistema de reciclagem local. Quando coopera e entrega esses materiais em um dos pontos de coleta disponveis, voc contribui para ajudar o meio-ambiente e para garantir a sade das futuras geraes. Todos os componentes eltricos e eletrnicos e as baterias podem conter metais reciclveis e outras substncias potencialmente perigosas, e devem ser levados aos seus respectivos pontos de coleta ao final de sua vida til. A bateria e outros materiais relacionados no devem ser quebrados sob nenhuma circunstncia. No descarte esses produtos como lixo domstico, pois isso pode causar a contaminao do ambiente ou riscos sade humana. Todos os produtos Nokia esto em conformidade com os padres aplicveis de produo internacionais da indstria e com todos os requisitos definidos pelos rgos governamentais competentes. Para obter mais informaes sobre as caractersticas ambientais do seu dispositivo, consulte www.nokia.com/ecoprofile (em ingls).

Sobre o gerenciamento de direitos digitais


Ao usar este dispositivo, obedea a todas as leis e respeite os costumes locais, bem como a privacidade e os direitos de terceiros, incluindo os direitos autorais. A proteo de direitos autorais pode impedir que voc copie, modifique ou transfira fotos, msicas e outros tipos de contedo. O contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais (DRM) possui uma licena associada que define os seus direitos de utilizar o contedo. Com este dispositivo, voc pode acessar contedo protegido por PlayReady. Se determinado software de DRM falhar na proteo do contedo, os proprietrios do contedo podero solicitar que a capacidade desse software de DRM para acessar novos contedos protegidos por DRM seja anulada. A anulao tambm pode impedir que o contedo protegido por DRM j existente no seu dispositivo seja renovado. A anulao de um software de DRM no afeta o uso de contedo protegido por outros tipos de DRM nem o uso de contedo sem proteo por DRM. Se o dispositivo possuir contedo protegido por gerenciamento de direitos digitais do Windows Media (WMDRM), as licenas e o contedo sero perdidos caso a memria seja formatada. Voc tambm poder perder as licenas e o contedo se os arquivos no dispositivo forem corrompidos. A perda das licenas ou do contedo pode limitar sua capacidade de utilizar o mesmo contedo no dispositivo novamente. Para obter mais informaes, entre em contato com a operadora.

Informaes sobre baterias e carregadores


Use seu dispositivo apenas com uma bateria recarregvel BL-4J original. A Nokia pode disponibilizar outros modelos de bateria para este dispositivo. Recarregue seu dispositivo com o carregador AC-20B ou AC-50B. O tipo de plugue do carregador pode variar. Carregadores de terceiros que cumpram com a diretiva IEC/EN 62684 e que possam se conectar com o conector micro-USB do dispositivo tambm podem ser compatveis. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, mas, com o tempo, ela se tornar inutilizvel. Quando se tornar evidente que o tempo de conversao e de espera inferior ao normal, adquira uma nova bateria.

Segurana da bateria
Sempre desligue o dispositivo e desconecte o carregador antes de remover a bateria. Para desconectar o carregador ou um acessrio, segure e puxe o plugue, no o cabo.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

109

Quando o carregador no estiver em uso, desconecte-o. No deixe uma bateria totalmente carregada conectada ao carregador, pois a carga excessiva poder encurtar a vida til da bateria. Se uma bateria completamente carregada no for utilizada, perder a carga ao longo do tempo. Mantenha sempre a bateria entre 15 C e 25 C. Temperaturas extremas reduzem a capacidade e a vida til da bateria. Um dispositivo com uma bateria muito quente ou muito fria pode no funcionar temporariamente. Um curto-circuito acidental poder ocorrer se um objeto metlico tocar nos contatos de metal da bateria. Isso pode danificar a bateria ou o outro objeto. No descarte baterias no fogo, pois elas podem explodir. Obedea os regulamentos locais. Recicle sempre que possvel. No descarte baterias com o lixo domstico. No desmonte, corte, destrua, dobre, perfure ou danifique a bateria de outro modo. Em caso de vazamento da bateria, no deixe o lquido entrar em contato com a pele ou com os olhos. Se isso acontecer, lave imediatamente as reas afetadas com gua ou procure ajuda mdica. No modifique nem tente inserir objetos estranhos na bateria. Alm disso, no submerja ou exponha a bateria gua ou a outros lquidos. As baterias podem explodir se danificadas. Use a bateria e o carregador apenas para suas funes especficas. O uso imprprio ou o uso de baterias ou carregadores no aprovados ou incompatveis pode oferecer riscos de incndio, exploso ou outros perigos; pode ainda invalidar aprovaes ou garantias. Se voc acredita que a bateria ou o carregador foram danificados, leve-os assistncia tcnica antes de continuar com o uso. Nunca utilize uma bateria ou um carregador com defeito. Use o carregador apenas em ambientes internos.

Informaes adicionais de segurana


Crianas
Este dispositivo e seus acessrios no so brinquedos. Eles podem conter peas pequenas. Mantenha-os fora do alcance de crianas.

Dispositivos mdicos
A operao de equipamentos radiotransmissores, incluindo aparelhos celulares, poder interferir na funo de dispositivos mdicos protegidos de forma inadequada. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo mdico para determinar se ele est devidamente protegido contra energia de rdio externa.

Dispositivos mdicos implantados


Para evitar interferncia potencial, fabricantes de dispositivos mdicos implantados recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 cm entre um dispositivo sem fio e um dispositivo mdico. As pessoas que possuem esses dispositivos devem: Sempre manter o dispositivo sem fio a uma distncia superior a 15,3 cm do dispositivo mdico. No transportar o dispositivo sem fio em um bolso junto ao trax. Manter o dispositivo sem fio no lado oposto ao do dispositivo mdico. Desligar o dispositivo sem fio se houver qualquer suspeita de interferncia. Seguir as instrues do fabricante do dispositivo mdico implantado.

Se voc tiver dvidas sobre a utilizao do seu dispositivo sem fio com um dispositivo mdico implantado, consulte um mdico.

Audio
Aviso: Quando voc usa um fone de ouvido, sua capacidade de ouvir sons externos pode ser afetada. No use o fone de ouvido quando isso puder colocar a sua segurana em risco. Alguns dispositivos sem fio podem interferir em alguns aparelhos auditivos.

Nquel
No h nquel na superfcie deste dispositivo.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

110

Proteger seu dispositivo contra contedo prejudicial


Seu dispositivo est sujeito a vrus e a outros tipos prejudiciais de contedo. Tome as seguintes precaues: Tenha cuidado ao abrir mensagens. Elas podem conter vrus ou ser, de alguma forma, prejudiciais ao dispositivo ou ao seu computador. Tenha cuidado ao aceitar solicitaes de conectividade, navegar na Internet ou fazer download de contedo. No aceite conexes Bluetooth de fontes no confiveis. Somente instale e utilize servios e softwares de fontes de confiana que ofeream segurana e proteo adequadas. Instale antivrus e outros softwares de segurana no seu dispositivo e em qualquer computador conectado. Use apenas um aplicativo de antivrus por vez. O uso de mais de um aplicativo desse tipo pode afetar o desempenho e a operao do dispositivo e/ou do computador. Se voc acessar favoritos e links pr-instalados para acesso a sites de terceiros, tome as devidas precaues. A Nokia no endossa nem assume qualquer responsabilidade por esses sites.

Ambiente de operao
Este dispositivo est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofrequncia quando utilizado na posio normal de uso no ouvido ou quando posicionado a pelo menos 1,5 centmetro de distncia do corpo. Qualquer estojo, clipe para o cinto ou suporte para transportar ou operar o dispositivo junto ao corpo no deve conter metal e deve ser posicionado de acordo com a distncia anteriormente mencionada. O envio de arquivos de dados ou mensagens requer uma conexo de rede de qualidade, e poder ser adiado at haver uma conexo de qualidade disponvel. Siga as instrues de distncia de separao at o final do envio. Determinados componentes deste dispositivo so magnticos. O dispositivo pode atrair materiais metlicos. No coloque cartes de crdito nem qualquer outro meio de armazenamento magntico prximo ao dispositivo, pois as informaes neles contidas podero ser apagadas.

Veculos
Os sinais de rdio podem afetar sistemas eletrnicos incorretamente instalados ou isolados em veculos. Para obter mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou de seu equipamento. Somente a assistncia tcnica autorizada dever instalar o dispositivo em um veculo. Uma instalao incorreta pode ser perigosa e invalidar a garantia. Verifique regularmente se todo o equipamento celular em seu carro est montado e funcionando corretamente. No guarde nem transporte materiais inflamveis ou explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo, suas peas ou acessrios. No coloque o dispositivo nem os acessrios na rea de acionamento dos airbags.

Ambientes com risco de exploso


Desligue o dispositivo em ambientes com risco de exploso, como ao lado de bombas de combustvel. Fascas podem provocar exploso ou incndio, resultando em ferimentos ou em morte. Observe as restries em reas com combustvel, indstrias qumicas ou locais onde se realizam operaes que envolvem detonao de explosivos. reas com risco de exploso podem no ter sido identificadas com clareza. Essas reas geralmente so locais onde existem avisos para desligar o motor, pores de navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de produtos qumicos e reas em que se verifica a presena de produtos qumicos ou partculas. Verifique com os fabricantes de veculos movidos a gs liquefeito de petrleo (tais como o gs propano ou butano) se este dispositivo pode ser utilizado com segurana nesses tipos de veculos.

Dados sobre a certificao (SAR)


Este modelo est em conformidade com as diretrizes de exposio a ondas de rdio. Este dispositivo um transmissor e receptor de rdio. Foi projetado para no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados por diretrizes internacionais. As referidas diretrizes foram desenvolvidas pelo ICNIRP, instituio cientfica independente, e incluem margens de segurana estabelecidas para garantir a proteo de todos, independentemente de idade e estado de sade. As diretrizes de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medida denominada Taxa de Absoro Especfica (SAR). O limite SAR estabelecido pelas diretrizes do ICNIRP de 2,0 Watts/quilograma (W/kg), calculados com base em dez gramas de tecido humano. Os testes de SAR so realizados utilizando-se posies padronizadas de funcionamento, sendo que o dispositivo transmite seu mais elevado nvel de potncia certificado em todas as faixas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo ligado pode ser bem inferior ao valor mximo, pois o dispositivo foi projetado para operar utilizando 2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

111

somente a potncia necessria para acessar a rede. Esse nvel pode variar de acordo com inmeros fatores, por exemplo, a proximidade da estao rdio-base. O valor SAR mais elevado, segundo as diretrizes do ICNIRP, para o uso do dispositivo no ouvido de 0,86 W/kg. O uso de acessrios pode ocasionar diferenas nos valores de SAR. Os valores de SAR podem variar em funo das exigncias nacionais de teste e registro, bem como da banda da rede. Para obter mais informaes sobre SAR, consulte as informaes sobre o produto na pgina www.nokia.com (em ingls).

Direitos autorais e outros avisos


DECLARAO DE CONFORMIDADE

A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o produto RM-846 est em conformidade com as exigncias bsicas e com outros dispositivos relevantes da Diretiva 1999/5/EC. Para obter uma cpia da Declarao de Conformidade, acesse o site www.nokia.com/global/declaration/declaration-of-conformity (em ingls). 2012 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Lumia e Nokia Msica so marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietrios. 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows e o logotipo Windows so marcas registradas do grupo de empresas Microsoft. O download de mapas, jogos, msicas e vdeos e o upload de imagens e vdeos podem envolver a transferncia de grandes volumes de dados. Algumas operadoras podem cobrar pela transmisso dos dados. A disponibilidade de produtos, servios e recursos especficos pode variar conforme a regio. Consulte sua operadora ou o revendedor Nokia local para obter mais detalhes e informaes sobre a disponibilidade de opes de idioma. proibida a reproduo, a transferncia, a distribuio ou o armazenamento, no todo ou em parte, do contedo deste documento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao por escrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtos descritos neste documento sem aviso prvio. Dolby e o smbolo double-D so marcas comerciais da Dolby Laboratories. Fabricado sob licena da Dolby Laboratories. A marca da palavra e os logotipos Bluetooth so de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e o uso de tais marcas pela Nokia est sob licena. Este produto licenciado sob a Licena da Carteira de Patentes Visuais MPEG-4 (i) para uso pessoal e no comercial relacionado a informaes codificadas de acordo com o Padro Visual MPEG-4, por um consumidor que desempenhe atividades pessoais e no comerciais e (ii) para uso relacionado a vdeos MPEG-4 fornecidos por um provedor de vdeo licenciado. Nenhuma licena concedida ou dever ser inferida com relao a qualquer outro uso. Informaes adicionais, incluindo as relacionadas a usos promocionais, comerciais e internos, podero ser obtidas da MPEG LA, LLC. Consulte o site www.mpegla.com (em ingls). No limite permitido pela legislao em vigor, nem a Nokia nem qualquer de seus licenciantes podero ser, em hiptese alguma, responsabilizados por quaisquer perdas de dados, lucros ou lucros cessantes, nem por danos extraordinrios, incidentais, consequentes ou indiretos, seja qual for a causa. O contedo deste documento fornecido "no estado em que se encontra" e deve ser interpretado de maneira literal. Salvo nos casos em que a legislao em vigor o exija, nenhuma garantia de qualquer espcie, seja expressa ou implcita, incluindo, entre outras, as garantias implcitas de comercializao e adequao para uma finalidade especfica, ser oferecida em relao preciso, confiabilidade ou ao contedo deste documento. A Nokia reserva-se o direito de revisar este documento ou de exclu-lo a qualquer momento, sem aviso prvio. A disponibilidade de produtos, recursos, aplicativos e servios pode variar conforme a regio. Para obter mais informaes, entre em contato com o revendedor Nokia ou com a sua operadora. Este dispositivo pode conter produtos, tecnologia ou software sujeitos a leis e regulamentos de exportao dos Estados Unidos e de outros pases. vedado qualquer uso contrrio s referidas leis. Todos direitos propriedade intelectual e outros direitos em ou sobre as msicas pertencem e so expressamente reservados a terceiros licenciantes, como o artista, o autor, o compositor ou o editor ou o selo da gravadora relevantes. Voc s estar qualificado a usar a msica baixada do Nokia Msica de acordo com as restries sobre uso aplicveis a uma pea especfica de msica, conforme definido no tpico "Direitos" nas pginas de produto do Nokia Msica. A msica comprada de outras fontes deve ser usada de acordo com os termos de tais compras. Voc responsvel pelo cumprimento das normas relativas a propriedade intelectual e outros direitos aplicveis na msica usada. 2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

112

A Nokia no fornece garantia nem assume qualquer responsabilidade pela funcionalidade, pelo contedo ou pelo suporte aos usurios finais de aplicativos de terceiros fornecidos com o dispositivo. Ao utilizar um aplicativo, voc reconhece que ele fornecido no estado em que se encontra. A Nokia no faz qualquer declarao, no fornece garantia nem assume qualquer responsabilidade pela funcionalidade, pelo contedo ou pelo suporte aos usurios finais de aplicativos de terceiros fornecidos com o dispositivo. AVISO DA FCC/INDUSTRY CANADA Este dispositivo est em conformidade com a parte 15 das regras da FCC e com o(s) padro(es) da RSS isentos de licena da Industry Canada. A operao est sujeita a estas duas condies: (1) este dispositivo no pode provocar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, incluindo interferncia que possa causar um funcionamento indesejvel. Quaisquer alteraes ou modificaes sem aprovao expressa da Nokia podem anular o direito do usurio de operar o equipamento. Nota: Este equipamento foi testado e est em conformidade com os limites estipulados para um dispositivo digital da Classe B, de acordo com a parte 15 das Regras da FCC. Esses limites foram criados para fornecer proteo razovel contra interferncias prejudiciais em uma instalao residencial. Este equipamento gera, usa e pode emitir energia de radiofrequncia e, se no for instalado e usado conforme as instrues, poder causar interferncia prejudicial nas comunicaes de rdio. No entanto, no possvel garantir que essa interferncia no ocorrer em uma determinada instalao. Se o equipamento causar interferncia prejudicial na recepo de sinais de rdio ou televiso, o que pode ser determinado ao desligar e ligar o equipamento, o usurio deve tentar corrigir a interferncia tomando uma ou mais das seguintes providncias: Reoriente ou reposicione a antena receptora. Aumente a distncia entre o equipamento e o receptor. Conecte o equipamento em uma tomada em um circuito diferente do circuito ao qual o receptor est conectado. Consulte o revendedor ou um tcnico de rdio/TV experiente para obter ajuda.

ANATEL Modelo 620 (RM-846).

Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo no. 242/2000 e atende aos requisitos tcnicos aplicados, incluindo os limites de exposio da Taxa de Absoro Especfica referente a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos de radiofrequncia, de acordo com as Resolues no. 303/2002 e no. 533/2009.

www.anatel.gov.br

2013 Nokia. Todos os direitos reservados.

113

You might also like