You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS DA TERRA E DO MAR

LUIZ FERNANDO ANTUNES DOS SANTOS THIAGO FRANA PIOVESAM THIAGO HINCKEL CURTIUS

RELATRIO DE PESQUISA: ARCOS E CABOS

ITAJA 2012

LUIZ FERNANDO ANTUNES DOS SANTOS THIAGO FRANA PIOVESAM THIAGO HINCKELS CURTIUS

RELATRIO DE PESQUISA: ARCOS E CABOS

Relatrio de pesquisa apresentado a disciplina de Teoria das Estruturas, Engenharia Civil, 4 Perodo, para composio de notas da M3.

Professor Andriei Jos Beber

ITAJA 2012

SUMRIO

1 INTRODUO ............................................................................................ 4 1.1 Objetivos ................................................................................................... 4 2 ARCOS ....................................................................................................... 5 2.1 Definio .................................................................................................. 5 2.2 Tipos de arcos .......................................................................................... 5 2.4 Anlise dos esforos em um arco bi-apoiado............................................ 8 2 CABOS...................................................................................................... 10 2.1 Definio ................................................................................................ 10 2.2 Mecanismos de deformao ................................................................... 11 2.3 Determinao das reaes de apoios ..................................................... 13 3 COMPARAO ENTRE ARCOS E CABOS ............................................. 16 4- CONCLUSO ............................................................................................. 17 5- REFERNCIAS ........................................................................................... 18 LISTA DE EXERCCIOS.................................................................................. 19

1 INTRODUO
Uma estrutura uma configurao de itens que apresentam similaridades e se inter-relacionam para formao de um sistema, objetivando suportar e transmitir cargas. Na engenharia civil uma estrutura concebida de forma que seja eficiente em cinco aspectos: resistncia, esttica, economia, rigidez e segurana. As estruturas podem ser classificadas de acordo com suas dimenses. Com uma dimenso predominante (vigas, cabos, barras), duas dimenses (lajes), e com trs dimenses predominantes (sapatas, e blocos estruturais). A estaticidade de uma estrutura outro importante fator de classificao. Um sistema estrutural isoesttico um sistema onde o nmero de reaes na estrutura igual ao nmero de equaes de equilbrio. Um estrutura que possui nmero de reaes maior que o de equaes de equilbrio chamada de hiperesttica, e quando o nmero de reaes menor que o de equaes de equilbrio chamada hipoesttica. Outra interessante classificao quanto a maneira que os esforos ocorrem na estrutura. Um sistema estrutural considerado de forma ativa, quando o fluxo das foras o mesmo da forma da estrutura. A linha onde ocorrem os esforos chamada de linha funicular, ou linha de presso. Neste relatrio ser discutido sobre a importncia do estudo de estruturas isoestticas de forma ativa, em especial arcos e cabos, mostrando as formas de clculo, tipos de esforos entre outros fatores.

1.1 Objetivos
Identificar e definir os sistemas estruturais cabos e arcos e demonstrar o sistema de clculos destas estruturas.

2 ARCOS

2.1 Definio
O que faz uma estrutura um arco sua forma curva, sendo que a parte central mais alta que as extremidades. A forma da curva que define o arco um funo de uma srie de fatores como tipo de materiais, esforos atuantes entre outros fatores. So sistemas estruturais muito utilizados para vencer grandes vos, sendo muito notvel sua utilizao em pontes. De certa forma arcos podem ser definidos como prticos de barras curvas.

So elementos estruturais que sustentam cargas e sofrem apenas com esforos de compresso. Devem-se evitar-se esforos de flexo em arcos, pois seus materiais, geralmente, rochas e tijolos, no resistem a estes esforos.

2.2 Tipos de arcos


Existem fatores para determinar o tipo de arco que se deve utilizar. Estes fatores podem ser: a composio das cargas, o vo, e o material a ser utilizado. Entre os diversos tipos de arcos destacam-se:

Arco semi-circular: Conhecido como arco romano, uma estrutura biapoiada e no recomenda-se seu uso em grandes vos.

Arco elptico: Possui dois ou mais apoios, e seu uso varia de grandes a pequenos vos.

Arco hiperblico: Por possui a forma de uma hiprbole torna-se difcil sua construo, sendo menos utilizado. Arco Moorish ou cebola: um arco tridimensional composto por diversos arcos, muito comuns em cpulas.

Arcos gticos: So arcos muito comuns nas catedrais europias. Possuem uma ponta destacada que por motivos religiosos seriviria para se aproximar de Deus.

Arco parablico: Por possuir a mesma forma de diagramas de momento fletores faz com que as tenses de flexo sejam anuladas, sendo assim um dos mais recomendados tipos de arco a ser utilizado.

2.3 Caractersticas dos arcos Independente do tipo do arco existem caractersticas que so encontradas em todos os tipo de arcos.

O maior nmero de articulaes permitida num arco trs As reaes de apoio so inversamente proporcional a flecha do arco O empuxo horizontal resultante direto do tamanho da flecha Deve-se garantir que o arco no sofra esforos de flexo A maior tenso acontece nos apoios e a menor no centro do arco Por serem elementos longos sofrem com a flambagem

Os arcos ainda possuem diferentes relaes de esforos de acordo com o tipo de vinculao utilizada.

Arco triarticulado: Podem ser montados em partes e possuem grande adaptao para mudanas de cargas. Sofrem mais com a flambagem. Com a concavidade volta para baixo sofrem esforos de compresso, se a concavidade for voltada para cima sofrero esforos de trao. Utilizados quando estiverem previstas grandes reaes de recalque.

Arco Biarticulado: Bastante utilizados em locais onde so previstas pequenos recalques. Sofrem grande influncia quando existe mudana na forma.

Arcos Biengastados: Por no possurem articulaes so recomendados quando no existirem possiblidades de recalque nos apoios. So arco hiperestticos e absorvem os momentos fletores.

2.4 Anlise dos esforos em um arco bi-apoiado

Figura: Reaes e foras no arco

Onde: VA = Reao vertical A HA = Reao horizontal A VB = Reao vertical B P = Carga aplicada R= Raio Considerando o sistema em equilbrio pode-se aplicar as trs equaes de equilbrio:

Por definio as reaes so:

O esforo normal em um arco sempre perpendicular a seo, enquanto que o esforo cortante sempre ortogonal ao esforo normal. Quando se analisa um arco, a cada infinitsimo o arco muda de direo pelo fato de ser uma curva. A anlise dos esforos tem de variar tal qual, podem-se calcular os esforos internos solicitantes considerando tanto a combinao de coordenadas x e y, como seus equivalentes trigonomtricos Seno e Cosseno. Estudo da seo S1

Figura: Seo S1

Como o arco varia sua direo ao passo que o ngulo varia, pode-se dizer que o infinitsimo do arco como sendo uma reta, transferindo a reao para qualquer ponto do arco e colocando-a em funo do ngulo .

Normal = N= Cortante = V= Momento fletor

M=

2 CABOS

2.1 Definio

Um fio elemento que s resiste a esforos de trao resultantes na direo de sua forma. Os esforos ocorrentes em um fio geralmente so de peso prprio, ao do vento, dilatao entre outros fatores. Um conjunto de fios formar um cabo, que alm de impedir os esforos j citados tambm suportar carregamentos de diversos tipos. Por possurem enorme flexibilidade no possuem quase nenhuma resistncia a flexo e compresso. O cabo ento pode ser definido como uma barra flexvel de baixa rigidez que resiste a esforos de trao.

10

A utilizao dos cabos se d principalmente em pontes que podem ser do tipo suspensa ou estaiada de acordo com o modo que o sistema de cabos estar vinculado a ponte. Entretanto devido ao baixo peso prprio dos cabos em funo do seu vo deve-se levar em conta clculos de oscilaes e feitos de cargas de ventos.

2.2 Mecanismos de deformao

A forma de um cabo resultado das cargas que nele atuam. Uma nica carga centrada no cabo provocar uma deformao em forma de tringulo no cabo.

Linha funicular em forma de tringulo

Duas cargas formaro um trapezide.

Linha funicular em forma de catenria

J uma carga distribuda por toda a extenso do cabo provocar o surgimento de uma parbola, ou uma catenria. Como na catenria o peso prprio se distribui prximo as extremidades ela possui uma geometria mais baixa do que a parbola. 11

Linha funicular em forma de catenria

Linha funicular em forma de parbola

Fica assim evidenciado que a forma que o cabo assume consequncia direta do carregamento que nele imposto. Essa deformao em relao ao carregamento chamada de linha funicular, e nela que acontecem todos os esforos do cabo. Por isso num cabo, ao contrrio dos arcos, qualquer carga muda sua forma e sua linha funicular, formando uma nova estrutura. A flecha do cabo determinada como a altura entre o apoio do cabo at o ponto mais baixo do vo. O tamanho da flecha inversamente proporcional as solicitaes do cabo. Quanto menor a flecha maior ter de ser o esforo realizado pelos apoios para manter o sistema em equilbrio. Entretanto com uma flecha maior o comprimento do cabo tambm ser maior. Por isso deve-se buscar uma relao ideal entre comprimento e flecha de modo que se utilize o menor volume de material.

Onde: f = Tamanho da flecha L = Comprimento do cabo

12

2.3 Determinao das reaes de apoios

Como o carregamento do cabo em geral um fora para baixo, as reaes de apoio se daro no sentido do cabo. Sendo assim aparecero reaes verticais e horizontais para ambas as extremidades do cabo.

Onde: VA = Reao vertical A H = Reao horizontal A VB = Reao vertical B HB = Reao horizontal B f = Flecha do cabo P = Carga aplicada Considerando o sistema em equilbrio pode-se aplicar as trs equaes de equilbrio:

13

A carga H encontrada chamada de empuxo horizontal. Entretanto nota-se que no possvel encontrar o empuxo horizontal. Para isso deve-se considerar uma quarta equao que sa da hiptese de que o momento fletor ser nulo em qualquer ponto do cabo. Aplicando-se essa equao no ponto C:

O empuxo horizontal H ser constante ao longo de todo o cabo. A equao da carga de empuxo ser diferente de acordo com o nmero de cargas e a disposio destas no cabo. Para facilitar o clculo pode-se utilizar uma viga de substituio. Neste sistema de clculo considera-se o cabo como uma viga com apoios nas pontas, como mostrado abaixo com um cabo com carga distribuda.

14

Desta forma as reaes de apoio podem ser descobertas atravs da resoluo de uma viga simples. O empuxo pode ser encontrado atravs da relao entre o momento mximo e a flecha do cabo.

Conhecidas as reaes de apoio atuantes no cabo pode-se calcular os esforos internos da estrutura. A determinao dos esforos internos solicitantes nos cabos pode ser feita atravs do mtodo das sees. Considerando o momento fletor nulo em qualquer ponto da seo o nico esforo existente o normal. O exemplo abaixo se refere ao exemplo anterior com uma nica carga centrada no meio do vo do cabo: Estudo da seo AC:

Por se tratar de um estrutura simtrica no existe necessidade de se calcular a outra seo do cabo.

15

Caso seja utilizada uma viga de substituio para resoluo do problema, ser possvel notar que o diagrama de momento fletor da viga assumir a mesma configurao geomtrica do cabo.

3 COMPARAO ENTRE ARCOS E CABOS

Cabos Esforo trao Menor gasto de material. Mais leve No resiste a compresso Suporta grandes Vos, cabos podem chegar at 1300m Elemento Flexvel Apresentam reaes horizontais. Material mais usado o ao. Forma varia desacordo com as cargas

Arcos Esforo compresso Maior gasto de materiais pela sua forma Mais pesado, pois tem um volume maior em relao aos cabos Evita flambagem Suporta grandes Vo Elemento rgido Apresentam reaes horizontais Material mais usado concreto. J tem forma definida

16

4- CONCLUSO
No mbito de projetos estrutural cada anlise requer uma diferente soluo. Faz-se assim importante conhecer o funcionamento de cada tipo de sistema estrutural. E por isso este relatrio de pesquisa torna-se parte importante do conhecimento sobre estruturas. Os arcos so sistemas que podem ajudar a substituir prticos e vigas em grandes vos, ou em pequenos vos enriquecendo a arquitetura de uma edificao. Inicialmente projetados de forma emprica eram muito utilizados em janelas e portas para evitar o aparecimento de rachaduras. Hoje em dia sabe-se que so sistemas de forma ativa que quando bem executados e calculados sofrem apenas a esforos de compresso. J os cabos possuem grande vantagem em relao aos outros materiais por permitirem grande economia de materiais. So a soluo para grandes vos em pontes tanto nas estaiadas quanto nas suspensas. Entretanto em cabos deve-se ter cuidado com as possveis oscilaes que podem aparecer e causar problemas, como aconteceu por exemplo na ponte Tacoma Narrows, que caiu quando seus sistemas de cabos entrou em ressonncia.

17

5- REFERNCIAS

PUCPR. Sistemas Estruturais. Disponvel em: <http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/FrameCurso1Completo.htm>. Acesso em: 23 nov. 2012.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. A concepo estrutural e a arquitetura. So Paulo: Zigurate, 2003.

VALLE, ngela do; LA ROVERE, Henriette Lebre. Apostila de Anlise Estrutural I. Universidade Federal de Santa Catarina.

18

LISTA DE EXERCCIOS
1 Questo: No mbito do funcionamento dos sistemas estruturais de forma ativa, responda seguinte questo: A forma da estrutura coincide com o fluxo dos esforos sendo, portanto, o trajeto natural das foras (linha funicular). Comente sobre esse mecanismo de funcionamento. (utilize ilustraes, equaes, e croquis se necessrio)

Os sistemas estruturais de forma ativa so sistemas onde a estrutura formada por matria no rgida, ou seja, se deforma de acordo com seu peso prprio e com o carregamento institudo. Quando o sistema de forma-ativa est em sua forma ideal o fluxo dos esforos coincide exatamente com a forma da estrutura. Portanto os sistemas de forma-ativa so o fluxo natural dos esforos. O fluxo natural dos esforos toma o nome de linha funicular de compresso em sistemas que trabalham com compresso (arcos), e linha funicular de trao em sistemas que trabalham com trao (cabos). Por isso qualquer variao de carga altera a linha funicular. Em um cabo esta alterao significar mudana na forma da estrutura. J em um arco, que no pode mudar sua forma, transforma a variao de cargas em esforos de flexo. Como mecanismo de funcionamento destes sistemas reside essencialmente na forma da estrutura, um desvio na forma da estrutura coloca em risco seu funcionamento, e pode requerer outros mecanismos para corrigir tais desvios.

19

2 Questo: Considerando as estruturas em cabo apresentadas abaixo, demostre as expresses que conduzem determinao das reaes de apoio, explicando cada passo para sua obteno .

Aplicando as equaes de equilbrio ao cabo ACDB temos:

Fx = 0; Ax Bx = 0, ento Ax = Bc = H;

Fy = 0; Fy = 0 Ay + By = 2P, portanto Ay = 2P-By = P.

Mz =0 MA= 0 + P( ) By.L = 0, ento By = P;

20

Para realizar o clculo do empuxo utiliza-se uma nova equao de equilbrio. Onde o momento fletor nulo para qualquer ponto do cabo.

Aplicando no ponto C Mc= 0.

Mc= 0

- H.f +

= 0, logo H=

Os esforos normais de trao so calculados atravs das equaes de equilbrio.

Esforos normais no trecho AC Fx = 0 Fy = 0 Nacx= ACy= P,

NAC= (NACx)+ (NACy) NAC= [( )+ P]

21

ii) Cabo com fora distribuda uniformemente ao longo do comprimento do cabo

Aplicando as equaes de equilbrio: Fx = 0; Fy = 0; Mz = 0.

Fx = 0 Ax Bx = 0, logo Ax = Bc = H; MA= 0 +By.L = 0, logo By = ; = . + Ax.f =0

Fy = 0 Ay + By = q.L, assim sendo Ay = q.L Mf= 0 + Ax.f += 0 como Ay = temos, -

+ Ax.f = 0

Portanto Ax = Bx = Calculando os esforos normais Cortando a seo:

22

Equaes de Equilbrio: Fx=0 NSX= H; Fy = 0 NSy NSy = + qx = 0 - q x, sendo: ;

Para x = 0, NSy= Para x = , NSy= 0.

Para o ponto x = , onde ocorre a flecha f, distncia mxima da linha AB, no h componente vertical do esforo normal de trao. Logo, o esforo normal varia ao longo do comprimento do cabo: Para x = 0 NS = [ (NSx)2 + (NSy)2 ] NS = [ (H)2 + (q L /2)2 ] (Valor mximo) Para x= NS = [ (NSx)2 + (NSy)2 ] NS = [ (H)2 + (0)2 ] NS = H (Valor mnimo) Pode-se concluir que o esforo normal de trao para um cabo estimado pela expresso: NS = [ (NSx)2 + (NSy)2 ] NS = [ (H)2 + (VS*)2 ]

23

3 Questo :

Clculo da carga em cada cabo Carregamento = 10 kN/m rea da influncia do cabo = 1,5m

24

Reaes de apoio

Esforo normal atuante no cabo

25

4 Questo

Reaes de apoio

Esforos internos solicitantes :

26

NS1 + COS * NS1 = - COS * =0

- VS1 + SIN * VS1 = SIN *

=0

*a=0

M s1 =

27

You might also like