You are on page 1of 3

F S I C A 01.

. Numa placa retangular de 100cm x 200cm, so cortados setores circulares, todos de mesmo raio, resultando na pea mostrada na figura. A placa tem espessura uniforme e construda de um material homogneo. Determine, em centmetros, as coordenadas x e y, do centro de massa da pea.

__________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar 02. O sistema solar tem 4,5 x 109 anos de idade. Os primeiros homindeos surgiram na Terra h cerca de 4,5 milhes de anos. Imagine uma escala em que o tempo transcorrido entre o surgimento do sistema solar e a poca atual corresponda a um ano de 365 dias. De acordo com tal escala, h quantas horas os homindeos surgiram na Terra? Aproxime sua resposta para um nmero inteiro apropriado. __________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar 03. No circuito abaixo, um gerador de f.e.m. E = 68 V e resistncia interna r = 0,5 est alimentando a associao em paralelo, a qual constituda por uma lmpada L, que dissipa uma potncia PL = 126 W, um ferro de solda F, consumindo uma potncia PF = 189 W, e um refrigerador G, que consome a potncia PG = 315 W. A potncia total fornecida pelo gerador P = 680 W. Determine o valor, em ampres, da maior corrente dentre as que circulam pelos aparelhos acima mencionados.

__________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar

04. Considere o arranjo mostrado na figura abaixo, onde vemos um tubo sonoro T, ao qual est ajustado o mbolo

E, que pode ser movido convenientemente, e uma fonte F, que emite som de freqncia constante f. Utilizando esse arranjo, um estudante verificou que deslocando o mbolo para a direita, desde a posio em que igual a zero, a primeira ressonncia ocorreu na posio em que = = 18cm. Supondo que o estudante continue a deslocar o mbolo para a direita, em qual valor subsequente , em centmetros, ocorrer uma nova ressonncia?

__________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar 05. Um recipiente contm uma dada quantidade de gs ideal presso atmosfrica po e temperatura to = 27 oC. O recipiente possui um dispositivo que permite a sada ou a entrada de gs de modo a manter a presso interna sempre constante. O sistema aquecido at atingir uma temperatura t, e, durante esse processo, 1/6 da quantidade inicial de gs escapa do recipiente. Determine, em graus Celsius, a temperatura t. Use t oC = T - 273, onde T a temperatura absoluta. Despreze qualquer possvel dilatao do recipiente. __________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar 06. No diagrama abaixo temos uma bateria B, que acende a lmpada L, quando fechamos a chave S. A corrente que passa pela lmpada passa tambm pela lmina bimetlica A. Aps algum tempo, a dilatao da lmina aquecida pela corrente faz com que sua extremidade livre se afaste do ponto 1 e se ligue, imediatamente, ao ponto 2. Com isso, a lmpada L apaga, e o motor M comea a funcionar. Mas a corrente que passa pelo motor passa igualmente pela lmina bimetlica C (idntica lmina A), que aquece at interromper o circuito. Ambas as correntes, a do motor e a da lmpada, so iguais. Faa um grfico da corrente I, que passa pela lmpada, como funo do tempo t, no caso da chave S permanecer ligada.

__________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar

07. Nas figuras 1 e 2 abaixo, so mostradas, como funo do tempo, as quantidades de movimento lineares, pAi, pBi, pCi, pDi, pAf, pBf, pCf e pDf (onde os ndices i e f indicam, respectivamente, os valores iniciais e finais) relativas a duas colises ocorridas, uma entre as partculas A e B e

outra, entre C e D. Ambas as colises so frontais, ao longo de uma reta horizontal. Ambos os grficos esto numa mesma escala. Calcule a razo F1/F2, onde F1 e F2 so, respectivamente, os valores mdios da fora de interao entre as partculas durante as colises mostradas nas figuras 1 e 2.

__________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar

08. A figura mostra uma estatueta de altura H, colocada a uma distncia D de uma parede P. Mostra tambm um D observador situado a uma distncia d = da mesma 3 parede. Um espelho plano deve ser colocado na parede de modo que o observador, olhando para ele, veja a estatueta por inteiro. Determine a altura mnima h, que o espelho deve ter.

__________________________________________________ Rascunho Use lpis se desejar

You might also like