You are on page 1of 6

20/02/2014

Comunicao Interna
aquela que ocorre no mbito da organizao Pode ocorrer: Entre funcionrios do mesmo setor, de setor diferente; Entre gerentes; Entre diretores; Entre diretores, gerentes e funcionrios. Diz respeito as relaes que se estabelecem na empresa tanto formais quanto informais.

Comunicao Externa
Ultrapassa os limites da organizao: Entre Entre Entre Entre a a a a organizao e organizao e organizao e organizao e outras instituies; fornecedores; clientes; bancos.

20/02/2014

Comunicao Empresarial
Comunicao Organizacional Processos Pessoas Mensagens Significados Propsitos

Processo

Modelos de interao Compartilhar informaes Criar relacionamentos

Mensagens

Interao entre unidades de comunicao Interpretao o processo por meio do qual os significados so gerados na organizao

Significados

Pessoas

Influenciam o modo da informao ser processada.

Propsitos

Processo de criao e troca de mensagens

20/02/2014

A COMUNICAO COMO ESSNCIA DE UMA ORGANIZAO

A comunicao, definida como troca de informaes ou transmisso de significados, o processo bsico de uma organizao.

A organizao um sistema de informao e precisa absorv-la e utiliz-la atravs de um conjunto de modelos para falar e se fazer ouvir.

20/02/2014

Comunicao a cadeia de entendimento que liga os membros de vrias unidades de uma organizao em diferentes nveis e reas.

COMUNICAO ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE INTELIGNCIA COMPETITIVA

O Processo de Comunicao
O processo de comunicao em uma organizao pode ser analisado tanto no que diz respeito ao fluxo de informao - isto , a direo da comunicao numa estrutura hierrquica - quanto no que diz respeito rede de comunicao. Em uma organizao no existe uma maneira universal de se comunicar, pois deve-se levar em considerao o propsito dos dados que so enviados. (Chiavenato) A anlise das redes de comunicao apenas pode ser feita buscando-se identificar maneiras mais adequadas para receber e enviar mensagens dentro de cada situao. Quanto menor for o nmero de ligao de comunicao de um grupo maior ser a eficincia do grupo no desempenho da tarefa.

A comunicao uma atividade administrativa que tem como propsito proporcionar informao e compreenso necessrias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas, gerando assim cooperao, motivao e satisfao no cargo. Esses propsitos vo conduzir a um esprito de equipe e melhor desempenho nas tarefas. Os subordinados devem receber dos superiores esclarecimentos sobre as orientaes tomadas e, por outro lado, os superiores devem ser informados do que est acontecendo.

20/02/2014

Rede de Comunicao
Uma rede constituda por canais e meios de comunicao estruturados e organizados de modo a tornar os que esto agrupados no interior de um determinado meio acessveis uns aos outros. As principais caractersticas das redes de comunicao so: a dimenso do lao, a natureza do circuito, seu carter aberto ou fechado, a configurao da rede e o ajustamento entre o circuito e funo sistmica.

Dimenso do lao. a quantidade de subsistemas alcanados por certo tipo de informao. Os circuitos podem abranger um sistema inteiro ou cobrir apenas um subsistema principal, ou ainda apenas uma unidade deste.

forma repetitiva
ocorre atravs do escoamento linha abaixo de uma informao, onde esta passada de cada nvel para o que est abaixo, sem que haja qualquer modificao. Tem a vantagem de ser uniforme, mas serve apenas para problemas simples.

modificaes em cadeia
o comando passa mensagens com translao apropriada para cada subsistema. mais eficiente para fatos complexos, onde pode ser necessria traduo para as diferentes unidades.

Carter aberto ou fechado. Todos os atos comunicativos possuem carter circular, pois h sempre uma reao transmisso que pode fornecer feedback ao transmissor. Alguns circuitos so mais fechados ou abertos do que outros. Um lao fechado seria o que no permitiria a modificao do contedo da transmisso. Quanto mais aberto for um lao, maior ser a possibilidade de desenvolvimento devido s alteraes no sistema que ele vai permitir.

20/02/2014

Configurao da rede. Pode ser medida atravs do nmero de ligaes de comunicao em uma determinada rede. H quatro tipos de redes: as horizontais, isto , s aparecem em grupos onde cada participante goza de um status em perfeita igualdade com os outros; e as verticais, obedecem a hierarquia.

A primeira rede horizontal foi denominada de rede em crculo, e existe onde a estrutura de trabalho realmente democrtica, onde o lder aparece como um coordenador da comunicao entre o grupo, preocupando-se em mant-la aberta. A segunda rede horizontal chamada rede em cadeia. Esta tpica de grupos onde o lder passivo e se recusa a assumir sua responsabilidade. Nesta rede as comunicaes no conseguem tornar-se funcionais e so acompanhadas de equvocos e ambigidades. a primeira rede vertical considera-se como sendo caracterstica de grupos democrticos em vias de ser tornar autocrtico. a segunda rede vertical , rpida e especfica existem em grupos onde a autoridade est concentrada nas mos de apenas um.

Direo do Fluxo de Informao Ascendente e descendente Segue um padro de hierarquia ou pode mover-se em um mesmo nvel ocorrendo entre pessoas que ocupam uma mesma posio na organizao. A informao deve conduzir as tarefas, gerando assim cooperao, motivao e satisfao no cargo. Esses propsitos vo conduzir a um esprito de equipe e melhor desempenho nas tarefas. Os subordinados recebem esclarecimentos/orientaes

You might also like