You are on page 1of 8

FORMAO DO SOLO

FATORES DE FORMAO DO SOLO A pedognese ou formao do solo estudada pela Pedologia, cujas noes bsicas e conceitos fundamentais foram definidos em 1877, pelo cientista russo Dokuchaev. At esta poca, prevaleceu a viso geolgica que considerava o solo apenas como sendo um manto de fragmentos de rocha e produtos de alterao, que reflete unicamente a composio da rocha que lhe deu origem. Com a constatao da existncia de solos diferentes desenvolvidos a partir de uma mesma rocha de origem, a concepo sobre o que o solo passou a ter uma conotao mais gentica, onde o solo identificado como um material que evolui no tempo, sob a ao dos fatores naturais ativos na superfcie terrestre. Em 1898, Dokuchaev consolidou a concepo de que as propriedades do solo so resultado dos fatores de formao do solo que nele atuaram e ainda atuam, a saber: material de origem, clima, organismos, topografia(relevo) e tempo. Assim, temos que clima e organismos, controlados pelo relevo, atuando sobre um material de origem, ao longo do tempo, geram uma situao de desequilbrio que resulta em intemperismo e formao de solos (pedognese). Dentre os fatores de formao do solo, o material de origem e o tempo so considerados fatores passivos, clima e organismos so fatores ativos, e o relevo fator controlador. Fator passivo de formao do solo aquele que no adiciona e no exporta material, nem gera energia que possa acelerar os processos de intemperismo e pedognese. Aos fatores ativos, se atribue o provimento de energia e compostos qumicos que promovem os processos de formao do solo.

Material de Origem O material de origem de um solo pode ser uma rocha ou um sedimento inconsolidado, aluvial (depsito de rio), ou coluvial (depsito de material no sop das elevaes). A influncia do material de origem nos solos discutida com detalhe nos tpicos anteriores desse captulo.

Tempo A rigor, o incio da formao de um solo ocorre quando uma rocha s comea a ser alterada, ou um evento de sedimentao se encerra, e a partir da comeam a ocorrer os processos de formao do solo. Mas como existe a eroso atuando em sentido contrrio pedognese, difcil precisar o incio exato da formao do solo. Embora a sucesso de eventos modeladores da superfcie do planeta, estudados pela geomorfologia, nos d uma idia de seqncia temporal dos materiais de solos dispostos na paisagem, no comum se pesquisar a idade de um Latossolo ou de um Cambissolo, at porque provavelmente esses solos j passaram por vrias fases de pedognese, considerando a dinmica da superfcie do planeta.

O uso do termo tempo/idade em pedologia normalmente est relacionado maturidade, ao grau de desenvolvimento de um solo, e no ao tempo cronolgico. Assim, quando se diz que um solo jovem, isto significa que a pedognese foi pouco intensa (condies de relevo plano, clima frio ou seco), ou que a taxa de eroso foi maior que a taxa de pedognese (relevo acidentado), formando um solo pouco espesso, podendo apresentar minerais ainda passveis de intemperizao. Ao contrrio, a referncia a um solo velho, indica tratar-se de um solo espesso, quimicamente pobre, com minerais profundamente intemperizados e acmulo de xidos.

Clima (precipitao e temperatura) O clima o fator que, isoladamente, mais contribui para o intemperismo. Mais do que qualquer outro fator, determina o tipo e a velocidade do intemperismo em uma dada regio. Os dois parmetros climticos mais importantes so a precipitao e a temperatura, regulando a natureza e a velocidade das reaes qumicas. Para que as reaes qumicas de intemperismo ocorram, necessrio que exista gua no sistema. Dessa forma, a gua est envolvida diretamente no processo, seja como solvente, seja indiretamente, favorecendo a instalao de seres vivos que iro acelerar o intemperismo. Uma vez processadas as reaes, a circulao de gua exerce importante papel na remoo de partculas slidas (eroso) e produtos solveis (lixiviao) do intemperismo. Quanto maior a disponibilidade de gua (pluviosidade

total e distribuio ao longo do ano) e mais freqente for a sua renovao (drenagem), mais completas sero as reaes qumicas do intemperismo. A temperatura desempenha um papel duplo, condicionando a ao da gua: ao mesmo tempo em que acelera as reaes qumicas, aumenta a evaporao, diminuindo a quantidade de gua disponvel para a lixiviao dos produtos solveis. O elevao da temperatura em 10C, aumenta de duas a trs vezes a velocidade das reaes qumicas. As condies climticas condicionam a ocorrncia do tipo de vegetao adaptada. Entretanto, o solo pode alterar o clima atmosfrico localmente. Um exemplo disto a ocorrncia de floresta caduciflia (folhas caducas) em algumas partes da Serra de So Geraldo, prximo a Viosa, mostrando que mesmo em um local com pluviosidade mdia de 1300 mm/ano, o solo raso no capaz de armazenar gua durante o perodo seco.

Organismos Compreende os vegetais, animais, bactrias, fungos, liquens, os quais tm influencias dinmicas nos processos de formao do solo. Estes organismos exercem aes fsicas e qumicas sobre o material de origem e continuam a atuar no perfil do solo. Estas aes podem ser classificadas como conservadoras e transformadoras. Aes conservadoras so por exemplo, a interceptao da chuva pela parte area dos vegetais, o sombreamento da superfcie (diminuindo a amplitude trmica), assim como a reteno de solo pelas razes das plantas. Entre as aes transformadoras se destacam a ao dos organismos no intemperismo fsico e qumico das rochas, a mobilizao de slidos (minerais e orgnicos) por animais, e a reciclagem de nutrientes e incorporao de matria orgnica pelos vegetais.

Topografia (relevo) A topografia regula a velocidade do escoamento superficial das guas pluviais (o que tambm depende da cobertura vegetal) e, portanto, controla a quantidade de gua que se infiltra nos perfis, de cuja eficincia depende o fluxo vertical de solutos e colides, assim como o fluxo lateral de partculas slidas pela eroso. Dessa forma o intemperismo se acentua quanto mais a gua se infiltrar pelo perfil do solo, levando os produtos mais solveis do intemperismo. Por outro lado, se as partculas slidas da superfcie do solo forem arrastadas pelo escorrimento lateral (eroso), o equilbrio

pedognese/eroso se deslocar no sentido de manter o solo com menor espessura, ou seja, mais prximo do material de origem. Alm do controle do fluxo de gua, o relevo tambm exerce um importante papel no controle da intensidade de insolao das encostas. Dessa forma, no hemisfrio sul, a face de uma encosta que estiver voltada para o norte recebe maior quantidade de energia incidente tambm durante o inverno, produzindo maior aquecimento, e resultando em um intemperismo maior do que na face voltada para o sul.

PROCESSOS GERAIS DE FORMAO DO SOLO So processos que produzem as modificaes que ocorrem no solo devido atuao dos fatores de formao do solo. Consistem de adio, remoo ou perda, transformao e translocao. A ao mais ou menos pronunciada de um ou mais desses processos gerais conduz aos chamados processos especficos de formao do solo

Adio Compreende qualquer contribuio externa ao perfil do solo. Entre estas, consideramse a adio de matria orgnica (restos orgnicos de animais e vegetais), poeiras e cinzas trazidas pelo vento, materiais depositados tanto por enchentes como por movimentos de massa nas encostas, gases que entram por difuso nos poros do solo (CO2, O2, N2), adubos, corretivos, agrotxicos, adio de solutos pela chuva, etc.

Remoo ou perda Compreende as perdas de gases, lquidos ou slidos sofridas por uma determinada poro de solo, podendo ser em superfcie ou em profundidade. As primeiras compreendem a exportao de nutrientes pelas colheitas, perdas de compostos volteis por queimadas, perdas por eroso hdrica ou elica, etc. As perdas em profundidade compreendem lixiviao de solutos pelo lenol fretico, perdas laterais de solues com ons reduzidos (Fe, Mn), etc.

Translocao caracterizada pelo movimento de materiais de um ponto para o outro dentro do perfil do solo. So processos de translocao, entre outros, o movimento de argilas e/ou solutos de um horizonte para o outro no perfil, o preenchimento de espaos deixados por razes decompostas, cupins, minhocas, formigas, etc., o movimento de materiais promovido pela atividade agrcola, e o preenchimento de vazios provocados pela contrao de solos ricos em argilas expansivas, como a montmorilonita).

Transformao So processos que consistem na transformao fsica, qumica ou biolgica dos constituintes do solo, envolvendo sntese e decomposio. Tranformaes fsicas incluem quebras de minerais e rochas, umedecimento e secagem do solo com quebra de agregados, compresso provocada pelo crescimento de razes, etc. Transformaes qumicas consistem dos processos de intemperismo qumico jconhecidos, assim como a neoformao de minerais da frao argila do solo.

PROCESSOS ESPECFICOS DE FORMAO DO SOLO So caracterizados como processos especficos de formao de solos, aqueles em que ocorre atuao destacada de um ou mais dos processos gerais de adio, remoo, translocao ou transformao, de formao do solo. Os principais processos especficos de formao do solo so: latossolizao, podzolizao, hidromorfismo, salinizao.

Latossolizao o processo especfico de formao dos latossolos, no qual sobressaem os processos gerais de remoo e transformao. Nesse processo, os fatores ativos de formao do solo (clima e organismos) apresentam uma ao intensa por um longo tempo, em uma condio de relevo que propicia a remoo de sais solveis e a transformao acentuada de minerais, em busca de uma condio de equilbrio, resultando no acmulo de minerais mais estveis como argilominerais 1:1 (caulinita) e xidos de Fe e Al. No processo de latossolizao, com a perda de sais bsicos (mais solveis), o solo vai se tornando mais cido, aproximando o seu pH ao pH onde ocorre a neutralidade

de carga das argilas. Esta aproximao da neutralidade de cargas no solo diminui o movimento das argilas, provocado pela repulso entre cargas de igual sinal, leva floculao, e em seguida formao de agregados pequenos e de forma granular, que passam a ser fortemente cimentados por xidos de Fe e Al. Esta estrutura permite que os latossolos apresentem uma alta permeabilidade e arejamento, semelhante a solos arenosos, mesmo que contenham elevados teores de argila. Os latossolos ocupam extensos chapades planos onde a gua em abundncia se infiltrou profundamente, causando intensa lixiviao e acentuado intemperismo. Estas condies podem no mais existir atualmente, fazendo com que se encontrem latossolos associados a relevo acidentado em condies climticas que favorecem menos a latossolizao. Sendo estes solos muito intemperizados, as evidncias do material de origem so mais difusas do que em solos jovens. O material intemperizado foi intensamente revolvido pelos organismos vivos (formigas, cupins, razes mortas etc) e transportados a grandes distancias na paisagem por ao dos agentes erosivos (vento, chuvas, cursos dgua etc.). Esses agentes promovem mistura de substratos de diferentes origens.

Podzolizao Este processo especfico caracterizado pela translocao de argila e de compostos organo-minerais dentro do perfil. Mesmo que a translocao seja um processo de destaque, os processos de adio, perda e transformao tambm ocorrem. Dois grandes grupos de solos apresentam a podzolizao: os Argissolos (antigos podzlicos)1, Espodossolos (antigos Podzis). Alm destes temos os Luvissolos (antigos Bruno no clcicos) e Planossolos. Nos Espodossolos notvel a translocao de complexos de matria orgnica e xidos de ferro e/ou alumnio de um horizonte eluvial (E) para um horizonte espdico (Bhs) onde estes complexos se precipitam. Estes solos so formados a partir de material arenoso e sob condies que facilitam o acmulo superficial de matria orgnica e a acidlise (baixas temperaturas ou hidromorfismo acentuado). Os solos Argissolos apresentam translocao de argila dos horizontes mais superficiais para um horizonte mais profundo (horizonte de acumulao de argila translocada, Horizonte B Textural Bt). So bem mais argilosos do que os podzis e so formados em condies de alternncia de ciclos de umedecimento e de secagem (clima com estaes seca e mida definidas, ou posio

na paisagem que permita tal alternncia, tal como sop de encostas). O movimento descendente da argila no perfil, leva ao entupimento de macroporos no horizonte Bt, facilitando a eroso no horizonte superficial.

Salinizao (ou halomorfismo) o processo especfico de formao de solos que apresentam acumulao de sais no perfil. comum nesses solos o processo de adio de sais pelo lenol fretico ou pela eroso das elevaes circundantes. Esses solos esto associados a plancies ou depresses onde a drenagem deficiente e a precipitao pluviomtrica menor do que a evapotranspirao. Os solos formados por esse processo tem suas caractersticas diferenciadas conforme a assemblia de ctions (principalmente Ca+2, Mg+2, Na+, H+) que satura as cargas de suas argilas e so reconhecidos pelos atributos: - carter sdico: saturao das cargas por Na > 15%. - carter soldico: saturao das cargas por Na > 6% e < 15%. - carter salino: condutividade eltrica > 4 ds/m2 e < 7 ds/m2. - carter slico: condutividade eltrica > 7 ds/m2. Exemplo de classes de solos: Gleissolos Slicos (antigos Solonchaks) e Planossolos Ntricos (antigos Solonetz solodizado). So solos encontrados no Nordeste brasileiro e no Pantanal Mato-grossense. Antigos nomes referem-se aos termos utilizados em verses anteriores do Sistema Brasileiro de Classificao de Solos.

Hidromorfismo Neste processo especfico de formao de solos, alguns horizontes do solo esto sujeitos submerso contnua ou durante a maior parte do tempo. Os processos gerais de formao do solo que mais se destacam so a transformao de minerais passveis de reduo, e a adio de matria orgnica, que se acumula devido menor taxa de decomposio. A menor quantidade de oxignio do solo, causada pelo excesso de gua, permite a proliferao de organismos anaerbicos que, neste ambiente de baixo potencial de oxi-reduo, reduzem o Fe3+ dissolvido na soluo do solo, usando-o como receptor de eltrons no processo de oxidao dos compostos de carbono. Essa forma solvel do Fe est em equilbrio qumico com os xidos de ferro (Fe(OH)3 Fe3+ + 3OH-) e, uma vez consumida na soluo, desloca a reao para dissoluo das

formas minerais cristalizadas (hematita e goethita). Assim, as argilas oxdicas ferruginosas vo sendo consumidas e o solo vai perdendo as cores vivas (vermelha e amarela) dessas argilas. A cor esbranquiada e acinzentada dos solos hidromrficos reflete a reduo do ferro frrico presente nos xidos. Estes solos so freqentemente escurecidos pela pigmentao da matria orgnica que se acumula, uma vez que os organismos anaerbicos so menos eficientes na mineralizao da matria orgnica, do que os aerbicos. Os solos onde o hidromorfismo marcante so denominados Organossolos, Gleissolos e Planossolos Hidromrficos. Os Neossolos Flvicos, formados pela deposio de sedimentos ao longo das margens dos rios, e por isso denominados sedimentos aluviais antigos, esto muito freqentemente associados na paisagem a esses solos hidromrficos. Entretanto, eles no so considerados solos hidromrficos por terem melhor drenagem ao longo do perfil (geralmente arenoso), e apresentarem horizonte A sobre uma sucesso de camadas de sedimentos que no tm relao pedogentica entre si.

Material extrado de (SERRAT et al., 2002)

BIBLIOGRAFIA SERRAT, Beatriz Monte et al. Conhecendo o solo. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrcola, 2002. 27 p.

You might also like