You are on page 1of 13

Projeto Diocesano de Catequese

Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

O assessor da Comisso Diocesana para a Animao Bblico-Catequtica, Pe. Marcelo Grespan, fez uma matria especial narrando a experincia de diversos anos de caminhada do Projeto Diocesano de Catequese. Neste texto, o Pe. Marcelo explica a estrutura do processo da Catequese, na dinmica da iniciao vida crist e no contexto da Nova Evangelizao.

UM PROJETO CATEQUTICO DIOCESANO NA DINMICA DA NOVA EVANGELIZAO Experincia da Diocese de So Joo da Boa Vista (SP)

A Diocese de So Joo da Boa Vista (SP), ao realizar o seu 1 Snodo Diocesano no ano jubilar de 2000, teve como tema "Caminhar juntos e evangelizar". a nossa caminhada para o Terceiro Milnio feito com renovado ardor missionrio. Neste esprito sinodal que a Dimenso Bblico-Catequtica est fazendo, j h mais de 10 anos, a experincia de um Projeto Diocesano de Catequese. Os preparativos do Snodo Diocesano comearam em fins de 1995 e, aps to longo tempo, essa experincia j comeou a produzir seus frutos. A inteno do Projeto Diocesano de Catequese contribuir para que o processo catequtico esteja na dinmica da Nova Evangelizao. Ele oferece a possibilidade de uma melhor organizao e articulao do ministrio da catequese, deixando espao para a criatividade dos catequistas: quer ser uma ajuda na caminhada to bonita dos nossos catequistas. Depois desses anos de realizao do Projeto, apresentamos agora a nossa experincia. Nela encontramos o fundamento, o significado e o funcionamento do Projeto Diocesano de Catequese. Este roteiro ajudar o leitor a conhece-lo melhor. Nesse subsdio apresentamos algumas orientaes gerais para os catequistas e os padres de nossas Parquias e comunidades.

1. A CATEQUESE NA MISSO EVANGELIZADORA DA IGREJA Conforme o Diretrio Geral para a Catequese (DGC) n 49, o processo evangelizador da Igreja possui trs momentos essenciais: a ao missionria, a ao catequtica e a ao pastoral. A ao missionria o primeiro anncio que chama converso e f. A ao catequtica a iniciao vida de f, ao seguimento de Jesus Cristo. A ao pastoral a educao permanente da f na experincia da vida em comunidade.

1 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

A catequese , assim, um momento essencial da evangelizao. O DGC afirma que: A catequese de iniciao , assim, o elo necessrio entre a ao missionria, que chama f, e a ao pastoral, que alimenta continuamente a comunidade crist. No , portanto, uma ao facultativa, mas sim uma ao basilar e fundamental para a construo, tanto da personalidade do discpulo, quanto da comunidade. Sem ela, a ao pastoral no teria razes e seria superficial e confusa: qualquer tempestade faria desmoronar todo o edifcio (DGC 64). A catequese, mais do que uma pastoral, uma dimenso da vida da Igreja: autntico exerccio do Ministrio da Palavra de Deus. tarefa da catequese fazer ressoar a Palavra de Deus no corao dos catequizandos, dos discpulos. Porque a Palavra de Deus que: convoca, chama f, converso (Evangelizao); aprofunda e amadurece a vida de f do discpulo de Cristo (Creio e Mandamentos); alimenta constantemente o cristo (Sacramentos) e o leva a uma profunda comunho com o mistrio de Jesus Cristo (Celebrao).

A catequese, servidora da palavra de Deus , sem dvida, essencial para a formao da Igreja, ou seja, da comunidade crist.

2. PROJETO DIOCESANO DE CATEQUESE O Projeto Diocesano de Catequese quer ajudar a tornar a nossa catequese mais afetiva, evangelizadora e misericordiosa. Est baseado e fundamentado numa catequese de iniciao da pessoa vida de f na comunidade crist. Organiza-se em trs momentos ou trs etapas fundamentais: Evangelizao, Catequese e Mistagogia. 2.1 1 Momento: Evangelizao O Diretrio diz que ... a Igreja deseja que, ordinariamente, uma primeira etapa do processo catequtico seja dedicada a assegurar a converso (DGC 62). E ainda afirma que a renovao catequtica deve basear-se nesta evangelizao missionria prvia (DGC 62). Esse tempo da Evangelizao o momento do primeiro anncio do Evangelho. O seu ponto central a pregao daquilo que o centro da nossa f, o anncio do amor e da misericrdia de Deus para todas as pessoas. O mais importante que o catequista seja testemunha viva do amor de Deus, pois ele o Evangelho que o catequizando l; um evangelizador e ministro da Palavra de Deus. O objetivo desse momento despertar no catequizando o interesse pelo Evangelho. uma convocao converso, um chamado f em Jesus Cristo. A Evangelizao, em seu sentido mais amplo, tem a finalidade de colocar o catequizando em contato e comunho com Jesus Cristo vivo e ressuscitado, para conhec-lo (Creio), am-lo (Mandamentos) e segui-lo (Sacramentos). Neste primeiro momento da Evangelizao o catequista deve ser o sinal de uma Igreja misericordiosa e acolhedora. Devemos acolher, com carinho e com muita bondade, todas as pessoas que se apresentam para a nossa catequese. O tempo da Evangelizao antecede e direciona para o tempo da catequese. bom sempre

2 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

lembrar que sem a evangelizao na h catequese, mas, por outro lado, sem catequese a evangelizao se toma estril. Por isso, em nosso Projeto Diocesano de Catequese, depois da Evangelizao segue-se o tempo da catequese.

2.2- 2 Momento: Catequese Aqui o grande momento do projeto. A catequese o tempo de caminhar na estrada de Jesus, fazendo a experincia de comunho com Ele. A Catequese, dentro do projeto, est organizada em trs momentos: Profisso de f (Credo), Vivncia e a orao da f (Mandamentos e Pai nosso), Celebrao da f (Sacramentos)

A Catequese, fazendo ressoar a Palavra de Deus, ajuda o catequizando a: Conhecer a f (Credo), Ter uma vida de f (Mandamentos), Celebrar a f (Sacramentos)

O tempo da Catequese se concentra sobre o Creio, os Mandamentos, o Pai Nosso e, finalmente, sobre os Sacramentos. o mistrio da salvao de Deus acontecendo no hoje da nossa histria, da nossa vida.

2.2.1 O Credo A catequese do Creio a fase em que o catequista, pessoa de f, ajuda o catequizando a descobrir em sua vida a f em Deus Pai que ama, salva, cria e se apresenta como o nico e verdadeiro Deus; a crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que entregou a sua vida para nos salvar; a crer no Esprito Santo, que a pessoa divina que nos santifica, anima e orienta a Igreja a ser sinal de salvao para o mundo.

2.2.2 Os Mandamentos e o Pai Nosso A Catequese dos Mandamentos o momento de experimentar a vida nova em Cristo. a fase que ajuda o catequizando a descobrir o caminho para a verdadeira felicidade, vivendo o mandamento novo deixado por Jesus, o mandamento de amar o outro com o mesmo amor de Jesus. Esta fase termina com a catequese sobre a orao do Pai Nosso, pois a orao que resume todo o Evangelho e que ensina o catequizando a viver como verdadeiro filho de Deus e irmo de todos.

3 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

2.2.3 Os Sacramentos A Catequese dos Sacramentos uma iniciao vida litrgica da comunidade. Pelos sacramentos da iniciao crist, o catequizando experimenta a graa da salvao e do amor de Deus e se torna membro do povo de Deus, a Igreja. A catequese dos Sacramentos tem o objetivo de levar o catequizando a uma verdadeira comunho com o mistrio de Cristo atravs de sua celebrao e recepo na comunidade.

2.3 - 3 Momento: Mistagogia Durante a caminhada da catequese, o catequista e os catequizandos realizam uma verdadeira experincia de comunidade que vive e celebra a presena do Senhor. Nosso projeto, seguindo, a inspirao da nova evangelizao e da iniciao crist, por isso mesmo, muito impregnado da dimenso litrgica, orante, celebrativa da f. A palavra mistagogia evoca sempre a dimenso pedaggica e catequtica da liturgia. Os ritos e celebraes bem realizados, mais do que as palavras e lies, introduzem verdadeiramente no mistrio de Deus. E mistagogia significa justamente isso: conduzir aos mistrios divinos. No h verdadeira catequese e iniciao f, sem essa dimenso da celebrao e da orao. Os ritos e entregas que so feitos ao longo do processo catequtico so uma antecipao e preparao para a grande celebrao dos Sacramentos, pois neles que a comunidade crist celebra a salvao de Deus em nossa vida. Na mistagogia muito importante que os catequizandos sejam acolhidos pela comunidade crist, porque junto com ela que os catequizandos recebero os grandes sacramentos da iniciao crist: Batismo, Crisma e Eucaristia. atravs desses trs sacramentos que eles se tornam os novos membros da Igreja, so incorporados comunidade e recebem a misso de evangelizar. Assim que a conscincia missionria vai se formando e crescendo no Povo de Deus e, assim, a catequese elemento indispensvel para o surgimento de uma Igreja verdadeiramente missionria, preparada para a nova evangelizao.

3. ALGUMAS CONSIDERAES PRTICAS

3.1 A organizao da catequese por idades A Catequese nesse projeto organizada conforme as idades: Crianas - a catequese pode comear a partir dos 7anos de idade; Adolescentes - a partir dos 12 aos 16 anos; Jovens e adultos - a partir dos 17 anos de idade.

Importante: a estrutura do Projeto deve ser adaptada de acordo com a realidade da

4 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

comunidade e de acordo com as idades dos catequizandos, em relao durao de tempo e em relao linguagem e aos mtodos empregados nos encontros de catequese.

3.2 - Descrio da dinmica e dos passos a serem seguidos na realizao do projeto Aqui vamos apresentar, mais detalhadamente, o funcionamento do projeto com as crianas. Para ser desenvolvido com adolescentes, jovens e adultos, deve ser adaptado conforme as necessidades do local at que a Diocese estabelea diretrizes mais especficas. A parquia ou comunidade, ao colocar em prtica o projeto est iniciando uma nova caminhada. Por isso, as crianas que j esto fazendo catequese devem continuar o ritmo normal da catequese em curso; esse projeto iniciado apenas com os novos catequizandos. Com o decorrer do tempo o projeto vai ganhando corpo na comunidade. Tudo comea com a fase da evangelizao: anncio do mistrio pascal de Jesus Cristo, e obra do Esprito Santo. O Pentecostes, de fato, marcou o incio da misso evangelizadora da Igreja. Por isso, o tempo da evangelizao poderia comear na celebrao de Pentecostes ou prximo a esta, com a celebrao de acolhida dos catequizandos e envio dos catequistas. Com o envio e com a fora do Esprito Santo, o catequista e os catequizandos experimentam a graa da pregao do evangelho, que suscita a f e a converso. Antes, porm, de iniciar os encontros de evangelizao, os novos catequizandos devem fazer uma ficha de inscrio para a catequese. E isto poder ser feito durante o tempo da quaresma. Qualquer criana, batizada ou no batizada, crismada ou no crismada, que tenha feito a 1 Eucaristia ou no, poder fazer a inscrio para freqentar a catequese. A inscrio poder ser realizada no incio do ano para que na quaresma, tempo marcado pelo convite converso, os catequistas faam a visita s famlias dos catequizandos para conhecerem a realidade daqueles que iniciaro a catequese, realizando a primeira evangelizao desta famlia por parte do prprio catequista e descobrindo a realidade em que vive seu catequizando. De fato, diz oDGC: O Catequista , intrinsecamente, um mediador que facilita a comunicao entre as pessoas e o mistrio de Deus, e dos sujeitos entre si e com a comunidade. Por isso, deve empenhar-se a fim de que a sua viso cultural, condio social e estilo de vida no representem um obstculo ao caminho da f, criando, sobretudo as condies mais apropriadas para que a mensagem crist seja buscada, acolhida e aprofundada (DGC 156). No tempo pascal, antes da celebrao de Pentecostes, aconselhvel que o catequista faa uma visita s famlias dos seus catequizandos. um primeiro contato com a realidade dos catequizandos. E, ainda no tempo pascal, o catequista poderia fazer um encontro com os pais de seus catequizandos, anunciando a eles o amor de Deus e mostrando a importncia da catequese para esta experincia da graa de Deus na vida dos catequizandos e das famlias. Aps estes primeiros contatos com os pais, o catequista inicia com os seus catequizandos, na festa de Pentecostes, ou prximo a ela, os encontros de Evangelizao e se prolonga at a quaresma do ano seguinte. Na quaresma, os catequizandos que esto na fase da evangelizao celebram o Rito de Admisso Catequese atravs do Rito de Entrega da Bblia. Este rito aquilo que o Rito de Iniciao Crist de Adultos (RICA), modelo de toda catequese em sua dimenso litrgica, chama de etapa, ou seja, a passagem do tempo da Evangelizao para o tempo da Catequese. Inicia-se, ento, o tempo da Catequese propriamente dita e o primeiro grande tema a ser

5 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

tratado o Creio (o longo contedo dessa catequese est colocado acima no n 2.2.1 e abaixo no n 5.2). Este tempo se estende at a Quaresma do ano seguinte. No final da catequese do Creio, os catequizandos fazem a profisso de f com a celebrao do Rito da Entrega do Smbolo. Celebrado esse rito na quaresma, os catequizandos comeam a fazer o segundo grande tempo da catequese: aprofundamento dos mandamentos e da orao do Senhor, o Pai Nosso (o contedo dessa catequese est colocado acima no n 2.2.2 e abaixo no n 5.3). Essa catequese se estende at a quaresma do ano seguinte quando se faz a celebrao ou rito da entrega da Orao do Senhor. Superada a etapa da entrega do Pai Nosso, iniciada a catequese dos Sacramentos. Ela vai at a quaresma do ano seguinte (o contedo dessa catequese est colocado acima no n 2.2.3 e abaixo no n 5.4). Ao final de mais esse longo tempo, os catequizandos celebram mais uma etapa, ou seja: o Rito da Eleio, quando so admitidos celebrao dos sacramentos. Inicia-se, ento, o tempo de preparao mais direta para as celebraes dos sacramentos da iniciao crist. No Tempo Pascal que se segue, os catequizandos recebero os sacramentos do Batismo, caso haja algum no batizado, e da Eucaristia, se possvel na celebrao da Viglia Pascal. Logo aps receber os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, os catequistas continuaro com a catequese, mas em conjunto com as pastorais e movimentos capazes de inserir os catequizandos na vida comunitria paroquial, para que faam a experincia de outra comunidade em grupos que no sejam mais da catequese paroquial. Somente ento, prximo festa de Pentecostes, que o bispo ou delegado, dever conferir o sacramento do Crisma. J inseridos na comunidade atravs dos diversos grupos das pastorais ou dos movimentos, os crismados continuam a sua vida na educao permanente da f na comunidade ou catequese permanente. Quanto s celebraes, cada Parquia deve realiz-las conforme as possibilidades locais, se possvel, durante uma celebrao Dominical em horrio normal, para que os ritos de entrega aos catequizandos sejam realizados na prpria comunidade. O bom seria que se conservasse a unidade dos sacramentos da iniciao crist, sendo celebrados, quanto possvel numa mesma celebrao.

4. OUTROS ELEMENTOS DO PROJETO Esse projeto diocesano de catequese baseado na dinmica da iniciao vida crist, uma ao a ser realizada em mutiro. O rosto do projeto est sendo desenhado com a caminhada da catequese, envolvendo cada vez mais as vrias foras vivas da parquia. De fato, ele exige a participao e o envolvimento no s dos catequistas, que tradicionalmente assumem toda a responsabilidade e a fadiga dos processos de iniciao, mas tambm dos padres e de todas as pessoas responsveis pela educao da f na vida da Diocese. No temos o objetivo de formar mini-telogos, mas de levar os catequizandos a uma experincia real com Jesus Cristo e adeso ao projeto de Deus atravs do amor a seu Filho. Portanto, os encontros devem ser realizados com tranquilidade, sem o desejo de cumprir um currculo escolar de simples aprendizado de algumas doutrinas ou histrias bblicas. Somente assim, num processo relativamente longo e verdadeiramente inicitico, permeado de celebraes, de uso intenso da bblia, e do envolvimento de muitas pessoas da comunidade

6 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

que se pode alcanar suficientemente o objetivo principal da catequese, que a experincia pascal com Jesus Cristo. Para esse projeto catequtico, usamos o mtodo de catequese to divulgado e utilizado na Amrica Latina, mtodo que, sem deixar a dimenso intelectual e reflexiva de nossos catecismos doutrinais, parte preferencialmente da prtica e da experincia da f, para de a se chegar formulao da f. o mtodo prtico-refexivo de nossa recente tradio pastoral e to recomendado pelo Diretrio Nacional de Catequese (cf. n 157-162), ou seja: o mtodo veriluminar-agir- rever-celebrar. Para cada etapa, com exceo da mistagogia (ltimo perodo), existe uma apostila para o catequista e uma de atividades para os catequizandos. No uso intenso das Sagradas Escrituras se usam, em geral, no perodo da mistagogia, as leituras do ciclo ano litrgico, dando uma forte conotao litrgica nossa catequese. A realizao desse projeto tomou-se possvel graas ao planejamento pastoral da diocese, ao apoio irrestrito dos pastores (nosso bispo e todo o presbitrio), como tambm dedicao da equipe diocesana de catequese, colaborao dos nossos queridos catequistas, acolhida do projeto por parte dos catequizandos e pais e s oraes de todo o povo de Deus presente em nossa Diocese. Que o amor do Pai, a graa de Jesus Cristo, a comunho do Esprito Santo e a proteo a Virgem Santssima nos acompanhem sempre em nossa caminhada catequtica.

5. TEMAS UTILIZADOS EM CADA UM DOS MOMENTOS OU TEMPOS DE CATEQUESE Retomando cada um dos momentos de nossa catequese, apresentamos, a seguir, a listagem do contedo que permeia cada perodo, de modos que se possa ter uma viso de conjunto de todo o longo percurso catequtico.

5.1- Momento da Evangelizao O objetivo deste primeiro perodo iniciar a apresentao de Jesus aos catequizandos, desde sua encarnao, misso, acolhida das pessoas, at sua morte e ressurreio, visando um contato amoroso com Ele. Juntamente, desejamos dar uma ateno maior Me de Deus, aquela que acreditou na Palavra que se encarnou em seu ventre. Nos primeiros temas da catequese, conforme exposto acima, somente o catequista utiliza a Bblia. A partir dos temas especficos sobre os Livros Sagrados que o catequizando comea a aprender a manusear a Bblia. Esta fase se inicia com a visita dos catequistas s famlias dos catequizandos e com a celebrao do Rito de Admisso Catequese, como ficou dito acima.

Contedo: 1 Encontro: Vamos nos conhecer (quem sou eu) 2 Encontro: Vamos nos conhecer (o outro) 3 Encontro: Chamados por deus para viver em comunidade

7 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

4 Encontro: Famlia de Nazar 5 Encontro: E Jesus crescia ... (apresentao de Jesus no templo) 6 Encontro: O encontro de Jesus no templo 7 Encontro: O batismo de Jesus 8 Encontro: Jesus e sua misso 9 Encontro: Jesus chama seus colaboradores 10 Encontro: Jesus e as parbolas 11 Encontro: Joio e o trigo 12 Encontro: Parbola do Reino: Mt 13,44-46 13 Encontro: o fariseu e o publicano 14 Encontro: Parbola dos talentos 15 Encontro: Jesus e as crianas 16 Encontro: Qurigma (paixo, morte, ressurreio) 17 Encontro: Ave Maria (fundamentao bblica) 18 Encontro: Santa Maria (2a parte) 19 Encontro: Ttulos marianos 20 Encontro: Intercesso de Maria 21 Encontro: Bblia: Palavra de Deus 22 Encontro: Bblia: Livro da comunidade 23 Encontro: O Pentateuco 24 Encontro: Livros histricos 25 Encontro: Livros poticos e sapienciais 26 Encontro: Livros profticos 27 Encontro: Evangelhos sinticos 28 Encontro: Evangelho de Marcos 29 Encontro: Evangelho de Mateus 30 Encontro: Evangelho de Lucas 31 Encontro: Evangelho de Joo 32 Encontro: Atos dos Apstolos 33 Encontro: Cartas paulinas 34 Encontro: Cartas catlicas 35 Encontro: Apocalipse de Joo

Encerra-se com a celebrao do Rito da Entrega da Bblia.

5.2 Creio Profisso de F O Objetivo deste tempo ou perodo a catequese propriamente dita, transmitindo os grandes temas da f da Igreja aos catequizandos.

Contedo:

8 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

1. Introduo frmula do Creio 2. Creio 3. Creio em Deus Pai Todo-Poderoso 4. Criador do cu e da terra 5. Existncia do mundo invisvel: os anjos 6. O homem 7. Creio em Jesus Cristo 8. Seu nico Filho nosso Senhor 9. Foi concebido pelo poder do esprito santo 10. Nasceu da Virgem Maria 11. Jesus cumpriu a lei do Antigo Testamento 12. Padeceu sob Pncio Pilatos 13. Foi crucificado, morto e sepultado 14. Jesus Cristo, desceu aos infernos 15. Ressuscitou ao terceiro dia 16. Subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai Todo-Poderoso 17. Donde vir julgar os vivos e os mortos 18. Creio no Esprito Santo 19. Os smbolos do Esprito Santo 20. Os dons e os frutos do Esprito Santo 21. Creio na Santa Igreja Catlica 22. Creio na comunho dos santos 23. Creio na remisso dos pecados 24. Creio na ressurreio da carne 25. Na vida eterna 26. Amm

Encerra-se com a celebrao do Rito da Entrega do Smbolo

5.3 - Histria da Salvao (Antigo Testamento) e Pai Nosso O Objetivo deste perodo de catequese conhecer a histria da salvao que preparou a vinda do Senhor e ser iniciado na orao do Senhor, compreendendo que o verdadeiro amor a Deus passa pelo amor ao prximo.

Contedo: 1. O dilvio 2. A origem do povo de Deus: Abrao, homem de muita f 3. Abrao: homem da beno 4. Abrao: um homem obediente 5. Moiss

9 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

6. A vocao de Moiss 7. Moises e a libertao do povo 8. A aliana 9. Os mandamentos 10. 1 Mandamento: Amar a deus sobre todas as coisas 11. 2 Mandamento: No tomar seu santo nome em vo - respeitar o nome de deus 12. 3 Mandamento: Guardar domingos e dias santos 13. 4 Mandamento: Honrar pai e me 14. 5 Mandamento: No matar 15. 6 Mandamento: No pecar contra a castidade 16. 7 Mandamento: No roubar 17. 8 Mandamento: No levantar falso testemunho 18. 9 Mandamento: No desejar a mulher do prximo 19. 10 Mandamento: No cobiar as coisas alheias 20. Jesus nos ensina a rezar 21. Pai Nosso que estais no cu 22. Santificado seja o vosso nome 23. Venha a ns o vosso reino 24. Seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu 25. O po nosso de cada dia nos da hoje 26. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido 27. E no nos deixeis cair em tentao 28. Mas livrai-nos do malEncerra-se com a celebrao do Rito da Entrega da Orao do Senhor.

5.4 - Sacramentos O objetivo desta catequese a vida litrgica como o grande sinal da presena de Deus, a vivncia de seu mistrio e fortalecimento da f pela Palavra e pelos Sacramentos para a continuidade da vida crist como luz, sal e fermento no mundo. Contedo: 1. Os sinais de Jesus 2. Jesus Sacramento do Pai 3. Igreja Sacramento de Jesus 4. A Igreja Celebra a Salvao: la parte 5. A igreja que celebra a salvao: 2a parte 6. Os sete sinais da presena de Jesus na Igreja 7. Batismo I 8. Batismo II: a luz de Cristo 9. O Batismo de Jesus 10. Os sinais do Batismo 11. Sacramento da Reconciliao: sentido do pecado 12. Os pecados capitais e as virtudes 13. Sacramento da Reconciliao: sentido do perdo divino. 14. Necessidade de converso

10 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

15. Como receber o Sacramento da Penitncia 16. O Sacramento da Eucaristia 17. Eucaristia - Sacramento da unidade e fraternidade 18. Instituio da Eucaristia 19. A mesa da Palavra de Deus 20. Jesus Cristo, o Po da Vida 21. Sinais da Eucaristia e smbolos litrgicos 22. Como receber a Eucaristia 23. Sacramento da Crisma e Confirmao 24. Pentecostes: Jesus envia o Esprito Santo 25. Sacramento do Matrimnio 26. Sacramento da Ordem 27. Uno dos Enfermos 28. Os dons e os frutos do Esprito Santo 29. Ser cristo 30. Nossa resposta ao chamado de Deus 31. A Missa: a Ceia de Jesus hoje.

Encerra-se esse perodo com a grande celebrao da Primeira Comunho Eucarstica.

5.5. Mistagogia: aprofundamento na f rumo Crisma Neste perodo ou tempo, tendo j concluda uma grande parte da catequese propriamente dita, o objetivo a insero na vida comunitria e litrgica da parquia e, dentro desse clima, encaminhar os catequizandos para o sacramento do Crisma. Utilizamos duas formas para que os catequizandos continuem o contato com a comunidade, no caminho de crescimento na f aps a recepo do Sacramento da Eucaristia: uma primeira atravs de encontros nos quais os catequistas preparam com os catequizandos a Palavra de Deus e a celebra; outra atravs da introduo na vida comunitria, trabalho realizado pelos introdutores que iniciam os catequizandos nas diversas pastorais e movimentos da parquia. A primeira forma a mais cmoda, enquanto a segunda exige todo um envolvimento e insero na vida paroquial e uma viso de pastoral de conjunto.

5.5.1 Primeira forma Os catequistas continuam a acompanhar os catequizandos em encontros semanais at que estejam assim, minimamente preparados para receberem o sacramento do Crisma. Pode-se rever alguns encontros j havidos ou aprofundar mais os temas que deixaram dvidas nos catequizandos. Essa forma se reduz quase que exclusivamente escuta e celebraes da Palavra de Deus, utilizando temas que o prprio catequista ou o grupo prope, ou ainda seguindo as leituras dominicais do Ano Litrgico.

11 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

5.5.2 Segunda forma Os catequizandos, aps receberem o Sacramento da Eucaristia continuam a se encontrar com os catequistas como acima, at que estes se insiram em pastorais ou movimentos. Aps ocorrer essa insero, estes deixam de frequentar o encontro com os catequistas, dando por concludo seu processo de iniciao vida crist. Os passos a serem seguidos nessa segunda forma so os seguintes: Os (as) coordenadores (as) das diversas pastorais ou movimentos passam a ser os (as) introdutores (as) dos catequizandos na vida pastoral da parquia, zelando por eles e acompanhando-os, mas sem cobranas. Estabelecendo um forte vnculo entre introdutores e catequizandos, esses ltimos so estimulados a perseverarem na vivncia e servio comunitrio. Uma vez por ms realizado um encontro com todos os catequizandos, catequistas e introdutores, se possvel no domingo, dia do Senhor e da comunidade, para uma convivncia, de acordo com as possibilidades. Neste encontro h tempo para dinmicas, catequese, convivncia e, se possvel, muitas atividades ldicas. A Igreja deve ser o local onde os catequizandos se sentem acolhidos e tenham prazer de participar. Este tempo de mistagogia, enquanto perodo em que se conclui o processo inicitico, deve durar aproximadamente um ano. Ele se encerra com o sacramento da Crisma. Durante o processo catequtico, agora assumido pelos(as) introdutores( as) da vida pastoral, deve-se buscar de forma livre e criativa, a partir da espiritual idade vivida e assumida pelo grupo, o sentimento de pertena Igreja e comunidade paroquial, vivendo os dons do Esprito em um Corpo Mstico, como verdadeiros adoradores de Deus em esprito e verdade para se tomarem discpulos missionrios atravs do sacramento do Crisma. Os temas propostos para os encontros mensais, acima mencionados, esto ligados ao prprio sacramento do Crisma, vida no Esprito Santo dentro das comunidades (Igreja, sociedade, famlia, etc) e dimenso humano-afetiva da vida em Jesus Cristo. Os catequizandos que desistirem de participar devem ser procurados pelo introdutor para que tome contato do que est acontecendo, pois eles esto sob sua responsabilidade. Caso este catequizando no queira mais participar do grupo, deve-se retomar ao catequista que tambm far uma visita, convidando-o para retomar catequese. O catequista dever reinserir o catequizando na comunidade, em outra pastoral ou movimento. Caso no consiga, continuar como na primeira forma, acima mencionado, num processo menos exigente. Independentemente do nmero de catequizandos no inseridos na vida comunitria (mesmo que seja apenas um), o catequista dever continuar como na primeira forma (para que nenhum que lhe foi confiado se perca). A seguir, apresentamos algumas pastorais nas quais os catequizandos se inserem para serem iniciados na diversidade da vida crist paroquial concreta: pastoral do adolescente, pastoral litrgica, pastoral da acolhida, pastoral dos coroinhas, auxiliares de catequistas, pastoral da criana, pastoral da sade, pastoral do canto litrgico, adolescncia missionria, caminho neocatecumenal, movimento eucarstico jovem (ramo adolescente e jovem do tradicional Apostolado da Orao), renovao carismtica catlica, etc. Aps aproximadamente um ano de participao nesta mistagogia, que dever continuar como um processo de catequese permanente inseridos nas diversas pastorais e movimentos, o catequizando poder receber o sacramento da crisma.

12 / 13

Projeto Diocesano de Catequese


Seg, 30 de Janeiro de 2012 16:36

Encerrado o tempo da mistagogia, os catequistas convidam os catequizandos que perseveraram para um retiro de acordo com a possibilidade da parquia. A sugesto que tal retiro seja num fim de semana, de sexta a domingo. No final do retiro, com a participao dos pais e padrinhos, se realiza a celebrao do envio. A partir de ento, se encaminha para a grande celebrao sacramental final. Nessa solene celebrao, os introdutores do testemunho do crescimento desses jovens, atestando perante o bispo e toda a comunidade, que eles esto aptos a receberem o Sacramento da Crisma que os confirma na f e completa o processo da Iniciao Vida Crist.

Concluso Os catequizandos, tendo recebido os sacramentos da Eucaristia e da Confirmao, esto plenamente aptos para participarem da vida comunitria ao logo de toda a vida. E a, ento, ser o grande tempo da catequese permanente e crescimento contnuo na f a partir da vida comunitria crist na parquia. Podemos assim concluir dizendo que o objetivo final deste projeto diocesano de catequese realizar uma verdadeira iniciao vida crist, de tal modo que os catequizandos, cativados e fortificados pela graa de Deus recebida na audio e acolhida da Palavra de Deus e nos Sacramentos, e exercitados na vida crist atravs da vida comunitria, continuem a participar da vida dessa mesma comunidade e cresam mais ainda como cristos autnticos at plena maturidade em Cristo Jesus (cf. Ef 4, 13).

____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________ Pe. Marcelo Max Grespan, do clero diocesano, formado em fisioterapia pela Universidade de Ribeiro Preto, especialista em acupuntura, lato senso em Parapsicologia e Religio pela Faculdade de Guaratinguet. proco da Parquia Santa Edwiges de So Jos do Rio Pardo (SP), Diocese de So Joo da Boa Vista e assessor diocesano de catequese. Reviso de L. A. Lima.

Revista de Catequese Ano 34 n. 135 Julho-Setembro 2011 UNISAL, pg. 50 a 58

13 / 13

You might also like