You are on page 1of 13

RESENHA RESUMO REDES 1

Autor: VITAL XAVIER DE LIMA FILHO

BRASLIA 2013

RESENHA RESUMO REDES 1

Redes de Computadores I VITAL XAVIER DE LIMA FILHO Vol-1 Matricula: 201361111 Taguatinga, 01de Novembro

Braslia 2013

SUMRIO

1. 2. 2. 3. 4. 5.

O PROTOCOLO TCP/IP................................................................................................. 4 IPV6 .................................................................................................................................... 5 PILHA DE PROTOCOLOS TCP/IP .............................................................................. 6 COMO FUNCIONA A ESTRUTURA DO SISTEMA TELEFNICO ...................... 9 CONCLUSO ................................................................................................................. 12 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .......................................................................... 13

PROTOCOLO TCP/IP
O protocolo TCP/IP uma arquitetura que utiliza dois tipos de protocolos em uma mesma camada de transporte. Temos o TCP ( Transmission Control Protocol ), que trabalha orientado conexo de forma que este esteja fornecendo um servio de transferncia de dados confivel. O outro Protocolo o UDP ( User Datagram Protocol), que opera em modo off-line e fornece um servio datagrama no-confivel, sendo uma extenso do

protocolo IP ( Internet Protocol ), que um protocolo responsvel pelo servio da camada de inter-rede na arquitetura Internet TCP-IP. O UDP recebe pedis de transmisso de mensagens e encaminha ao IP, que responsvel pela transmisso. No destino o processo inverso ocorre, o IP entrega as mensagens e o UDP que repassa aos processos de aplicao. O protocolo TCP-IP surgiu com a rede ARPA-NET, com objetivos estratgicos militares de desenvolver uma rede de alta confiabilidade, desenvolvido e patrocinado pela DARPA. Baseou-se em um servio de transporte orientado conexo que no era confivel, o IP. Quem coordena o corpo tcnico que controla os padres da arquitetura um comit denominado IAB (Internet Activity Board), que formado por pesquisadores onde a maioria so os prprios desenvolvedores dos protocolos de arquitetura internet. Qualquer pessoa pode projetar, desenvolver, documentar, testar e ate mesmo implementar um protocolo para ser usado na Internet. Mas para isso necessrio document-lo atravs de uma RFC (Request for Comments), elas podem ser obtidas por qualquer pessoa conectado a uma intenet. Atravs das RFCs fazem anlises e novas verses so implantadas, e quando se torna estvel, se torna um padro. Devido ao grande sucesso da rede ARPANET, ela deixou de ser experimental e passou a ser operacional. Seu desenvolvimento aprovado, e assim inicia-se uma definio que um conjunto de protocolo que so dois principais, que juntos do o nome para essa arquitetura TCP-IP.

A arquitetura TCP-IP dividida em quatro camadas, construdas a partir de uma quinta camada, essa quinta camada no faz parte do TCP-IP, chamada de intra-rede.

IPV6
Com o crescimento descontrolado da internet, um grande problema comeou a surgir, o nmero de IPs comeou a ficar escasso. A m distribuio dos endereos o principal motivo disto, j que algumas grandes empresas ficaram com endereos inteiros somente para elas e assim no podem ser aproveitados por outros usurios. Os endereos iniciados com 0,10,127 e os 224 em diante, so endereos reservados. Os endereos so de 32bits, e isso equivale a 4.294.967.296 combinaes s que apenas 3.7 bilhes so aproveitados por conta dos endereos reservados. No incio de 2007 somente 1.3 bilhes de endereos estavam disponveis, e caso a procura continue no atual ritmo acelerado esses enderees se esgotaram aps 2014, devido ao crescimento e popularizao do 3G, servidores Web e ADSLs nos pases mais pobres, isso nos levar a uma situao catica. O que tem reduzido essa demanda o uso do NAT, onde graas a ele se pode compartilhar um endereo IP entre vrios micros, e possvel ate fazer compartilhamentos com conexes j compartilhadas, formando uma escada com vrios nveis. Um prdio inteiro pode usar uma nica conexo com todos os computadores situados internamente no local, onde eles ainda podem compartilhar a conexo formando outra conexo NAT. O NAT ajuda muito, porm no soluo definitiva, pois muitos lugares precisam de IP real para cada micro. Com esse problema de demanda, os desenvolvedores pesquisadores chegaram no IPV6, que oferecer um volume de endereos grandiosamente maior e que os endereos antigos IPV4 sero migrados aos poucos para o IPV6. Somente agora que esta tecnologia esta em vigor porm no de hoje que a conhecem, desde 1995 esse projeto vem sendo desenvolvido, e nessa poca a internet ainda era algo novo e muito pouco acessada.

No IPV6 sero usados 128 bits de endereos, j prevendo uma futura migrao resolveu-se fazer uma mudana bem maior do que a necessria, e ficou um nmero hoje absurdamente grande, cerca de 340.282.366.920 e seguido por mais 27 casas decimais. Em questo de cabeamento nada ser mudado com a mudana para IPV6, e todos os mesmos equipamentos para conexo, todas as redes continuam funcionando perfeitamente. A nica mudana ser o sistema de endereamento, somente ser feita uma configurao de rede e atualizaes de programas para verses compatveis. O IPV6 oferece recurso de compatibilidade com endereos IPV4, que permite que continuemos utilizando os mesmos endereos ao migrar para IPV6. Assim usase o endereo FFFF seguido por endereo usado atualmente, como exemplo seria, FFF.192.168.1.0, e este endereos completamente vlido e pode se usado para todos os fins. No IPV6 alguns endereos tambm so reservados, os que comeam com 2001 so reservados para provedores de acesso a internet. Alguns programas podem no suportar o IPV6, e alguns podem apresentar problemas diversos, como ainda est em transio a mudana de IPV4 para IPV6, no se espera que todos os programas funcionem sem problemas, por isso levou-se tanto tempo e estudo para que os dois servios trabalhem de forma compatvel. O IPV6 a partir do Windows Vista j totalmente ativado, onde mesmo depois de ativado no se ver a opo de atribuir endereamento manualmente. Esse endereo ser atribudo por um router que faz a conexo com a rede.

PILHAS DE PROTOCOLOS
A maioria das redes organizada como uma pilha de camadas ou nveis. Cada camada oferece um determinado servio. O conjunto de camadas e protocolos assim chamado de rede. O conjunto de camadas deve obedecer corretamente ao protocolo adequado A aplicao trata de protocolos de alto nvel, questes de representao, codificao e controle de dilogos: FTP, TFTP, SMTP, RLOGIN, TELNET, DNS.

A Camada de Aplicao possui os protocolos de nvel mais alto, que fornecem servios ao sistema ou ao usurio.

O transporte tem por finalidade estabelecer a conexo, confiabilidade na entrega dos pacotes, Envio de pacotes TCP (Orientado ou no a conexo). A Camada de Transporte garante a entrega de toda mensagem aos usurios finais. Os protocolos dessa camada podem ser ou no orientados a conexo. A internet tem como finalidade escolher o melhor caminho para os pacotes viajarem atravs da rede. O principal protocolo o IP (Internet Protocol), ICMP. ARP. A Camada de Rede move os pacotes da maquina de origem a maquina destino. Caso seja necessrio, faz o roteamento dos pacotes em redes distintas. O acesso rede, Cuida de todas as questes necessrias para que um pacote IP estabelea efetivamente um link fsico com os meios fsicos da rede. tambm denominada camada host-to-network, inclui detalhes contidos nas camadas fsicas e enlace de dados do modelo OSI: Ethernet, fast ethernet, ATM, Frame Relay, ARP. Protocolo de rede uma conveno ou padro que controla e possibilita uma conexo, ou seja transferncia de dados entre dois sistemas computacionais. Os principais rgos padronizadores de protocolos so:

rgos Padronizadores de Protocolos ISO (International Organization for Standardiztion IEC (International Electrotechnical Commision) ITU-T (International Telecomunications Union - Te) IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers)

Protocolos mais Comuns IP - Internet Protocol DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol TCP - Transmission Control Protocol HTTP - Hypertext Transfer Protocol FTP - File Transfer Protocol Telnet - Telnet Remote Protocol SSH - SSH Remote Protocol POP - Post Office Protocol SMTP - Simple Mail Transfer Protocol IMAP - Internet Message Access Protocol DNS Domain Name Service

Existem dois tipos de servios quanto aos protocolos, os confiveis e os no confiveis. Os confiveis possuem controle de erros, controle de fluxo, multiplexao e sequenciao. Os no confiveis, possuem multiplexao e desmultiplexao, voltado para aplicao com entrega imediata, como transmisso de vdeo ou voz. O TCP-IP suporta erros, e atravs dos protocolos se faz a comunicao com 2 sistemas. Camadas da pilha TCP-IP so divididas em camadas fsicas, de enlace de dados, de rede, de transporte e por ultimo de aplicao.

COMO FUNCIONA A ESTRUTURA DO SISTEMA TELEFNICO


Alexander Graham Bell foi quem patenteou o telefone em 1876 e naquela poca j existia um grande nmero de invenes, os telefones comearam a ser vendidos aos pares, que muito se pareciam com telefones rurais usados nos dias de hoje. O sistema de telefonia se mantem o mesmo por mais de cem anos.

Funcionamento da telefonia VoIP Voz sobre IP (VoIP) uma tecnologia onde integra a telefonia e a internet, ou seja, o roteamento de conversas entre pessoas utilizando-se de internet ou outra rede de computadores baseado em protocolos de internet. Quem fornece esse tipo de servio, so provedores que utilizam protocolos VoIP, existe uma reduo de custo pois utiliza-se de uma nica rede para carregar os dados e voz, e hoje muito utilizado o servio VoIP para VoIP onde quem j possui internet consegue ligar para outra pessoa com o mesmo sistema e tambm com internet diretamente e sem custos adicionais pelo servio. Tambm existem as chamadas para os telefones convencionais, que para este sim existem taxas cobradas pelo servio.

Funcionalidade Com o VoIP podemos ter mais facilidades no dia a dia, as chamadas comuns podem ser direcionadas para os telefones VoIP, por tanto podemos levar um telefone e conectar em qualquer rede de internet com boa velocidade e estvel e fazer e receber ligaes de qualquer parte do mundo. Tambm se pode usar a tecnologia VoIP junto com vdeo chamada, fazendo ento uma vdeo conferncia, e o custo da chamada ser sempre o mesmo diferentemente de operadoras de telefonia comum. Podemos tambm fazer vdeo conferencia com 3 ou mais pessoas, redirecionamentos de chamada, rediscagens automticas, e at identificador de chamadas.

10

Funcionamento Consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino.

Funcionamento da Telefonia Mvel 3G O padro 3G significa Terceira Gerao de padres, sendo uma tecnologia de telefonia mvel. Ela permite s operadoras da rede oferecem servios mais

avanados e possui uma capacidade de maior de comunicaes. Neste servio h transmisso de dados e voz, juntos em um nico sistema, onde com um nico aparelho temos eficincia e comodidade em termos de comunicao. As operadoras oferecem normalmente servios que variam de 0,5Mb/s 10Mb/s. A principal caracterstica da telefonia 3G suportar um grande nmero de clientes de voz e dados, e uma grande taxa de dados a um custo menor que tecnologias anteriores. Utiliza espectro de radio conferncia, fornecidas pela ITU-T para a terceira gerao de servios mveis, logo aps licenciadas para as operadoras. A transmisso de 384kbits/s para sistemas mveis e 1megabit/s para sistemas estacionrios. Se espera uma maior capacidade de usurios e uma melhor eficincia, de forma que os clientes possam ter acesso ao servio em varias e diferentes redes 3G. A arquitetura 3G distribuda em camadas, onde no topo est a seo de servios, oferecendo centralizao e organizao rpida, no meio fica a seo de controle que faz a atualizao do sistema de alocao dinmica, e na base est a camada de conexo.

Funcionamento da Tecnologia 4G 4G a sigla usada para a quarta gerao de telefonia mvel, baseia-se totalmente em protocolo IP, formando a juno de redes de cabos e sem fio, tambm computadores, dispositivos eletrnicos e TI, onde pode alcanar velocidades de 100Mb/s em movimento e 1Gb/s em repouso, mantendo qualidade no servio ponto a ponto de alta segurana e oferece servios de qualquer tipo, a qualquer momento e lugar.

11

O servio 4G vai alm de telefonia mvel, pois no uma evoluo da telefonia, a nova tecnologia permitir o acesso a dados em dispositivos que operam com IP, desde handsets at CPes (equipamentos para converso de dados para uso em equipamentos finais tais como TVs e telefones). O que mais atrai clientes para este servio a grande variedade de servios que somente eram acessveis com banda larga fixa, outro fator a reduo de custos de implantao do sistema, onde para a sociedade trs vrios benefcios.

12

CONCLUSO

Com este resumo percebi como hoje importante algumas tecnologias, como o TCP-IP, que nos permite comunicar com outras pessoas de forma mais confivel entre computadores com softwares que possibilitem essa comunicao. Em um navegador se usa o http que utiliza-se do protocolo TCP-IP para receber e enviar paginas HTML, imagens GIF, JPG e todos os tipos de dados. Com o grande crescimento da demanda por internet, o IPV6 foi criado para suprir essa necessidade, e com ampla vazo, superior ao que previsto para atender a essa necessidade. Mesmo com a tecnologia de hoje, percebemos que o telefone criado por Alexander Graham Bell no mudou muito desde sua criao. O que foi feito foi adaptar um novo meio de comunicao ao sistema j existente, hoje temos o VoIP, que utiliza da comunicao por telefone, mas que usa a internet para tal comunicao. O sistema telefnico evoluiu de fixo para mvel, onde foram desenvolvidas vrias tecnologias para que se utilizasse uma grande quantidade de atributos. Hoje podemos fazer vdeo chamada e at vdeo conferencia por celular, graas as tecnologias 3G e 4G, que esto cada vez mais presentes na vida de todos. A 4G vai usar somente protocolo IP, e a telefonia mvel ser descentralizado do meio fsico da telefonia fixa, vai ter uma melhora em questo de servios dos mais variados tipos.

A mente que se abre a uma nova idia, jamais voltar ao seu tamanho original (Alvert Einstein).

13

BIBLIOGRAFIA

SOARES, L. F. Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs s redes ATM. Campus. 2. Ed. 23. Tiragem. Rio de Janeiro. Elsevier, 1995

TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. Campus. 1. Ed. Reimpresso . Rio de Janeiro. Elsevier, 2003

15.

COMER, Douglas E. Redes de computadores e internet. Porto Alegre: Bookman. 5 Edio Elsevier, 2006

Marimoto, Carlos Eduardo. Redes. Guia Prtico. Porto Alegre. Sul Editores, 2010. Acesso 27/10/2013 e

Wikipedia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Voz_sobre_IP. Acesso 29/10/2013 e 01/11/2013

Efagundes.com. Disponvel em: http://efagundes.com/openclass_networking/index.php/sistematelefonico/estrutura-do-sistema-telefonico-i/

You might also like