You are on page 1of 2

Tratamentos alternativos para a presso alta

por Betsy A. Hornick e Eric Yarnell

http://saude.hsw.uol.com.br/tratamentos-alternativos-para-a-pressao-alta3.htm
Neste artigo 1. Viso geral sobre presso alta

2. Traduzindo os valores da presso arterial

3. Mudanas alimentares para diminuir a presso arterial

4. Outras maneiras naturais de reduzir a presso arterial

5. Veja todos os artigos sobreMedicina Alternativa

Outras maneiras naturais de reduzir a presso arterial


Para auxiliar na reduo da presso arterial, preciso fazer mais que simplesmente seguir as orientaes da dieta DASH e cortar o sal de sua dieta. A seguir, daremos algumas dicas: Acumule potssio: algumas pessoas que tm hipertenso tomam diurticos tiazdicos que causam a perda de potssio e, por isso, recebem recomendaes de comer uma banana por dia para repor esse potssio. Os pesquisadores acham que potssio extra pode ser uma boa idia para todos. Como se j no fosse ruim ingerirmos tanto sdio, ns ainda ingerimos muito pouco potssio. o equilbrio entre o sdio e o potssio que eles acreditam ser importante para a manuteno da presso arterial dentro dos limites considerados normais. Mas no necessrio comprar suplementos de potssio. Isso pode ser perigoso. Potssio demais e de menos podem lesar o corao. Por questo de segurana, prefira os alimentos ricos em potssio, como bananas, laranjas, batatas, tomates e leite. Um aviso: se voc teve presso alta diagnosticada e est tomando um diurtico que elimina potssio ou se tiver doena renal, pergunte a seu mdico se precisa de potssio extra antes de iniciar o tratamento. Armazene clcio: seu corao precisa de clcio para manter o ritmo correto e seus rins para regular o equilbrio sdio/gua de seu corpo. No entanto, pesquisas mostraram que pessoas com presso alta geralmente no ingerem clcio suficiente. Outros estudos confirmam que uma dose extra de clcio pode at reduzir a presso arterial, mas esse efeito nem sempre percebido com suplementos de clcio. Em vez disso, consuma alimentos ricos em clcio. Alho tambm bom: vrios pesquisadores afirmam que o uso do alho reduz a presso arterial. Alm de tambm ser um timo substituto para o sabor do sal (lembre-se de que estamos cortando o sal). O mundo das frutas e vegetais: os vegetarianos tm uma incidncia muito menor de presso alta. Voc tambm pode se beneficiar disso sem se tornar vegetariano. Aumente suas pores dirias gradativamente, encaixando uma ou duas pores extras em cada refeio. Provavelmente, voc vai comer menos gordura e sal, e mais fibras e potssio (alm de poder perder peso). Essas mudanas vo ajudar a reduzir sua presso arterial. Contenha os maus hbitos: a bebida e o fumo esto associados presso alta. Quem bebe com freqncia dobra seu risco de ter presso alta. O NHLBI recomenda no mais que dois

drinques por dia para os homens e no mais que um para as mulheres. Um drinque igual a 30 mililitros de lcool, quantidade encontrada em 350 ml de cerveja, 140 ml de vinho ou 40 ml de um usque com 40% de lcool. A cafena, por outro lado, no parece estar associada hipertenso. Embora ela possa aumentar sua presso temporariamente, seu corpo se adapta cafena se voc costuma beber uma certa quantidade de caf, ch ou bebidas base de cola todos os dias. graas a essa adaptao que sua presso arterial deixa de ser afetada por essa quantidade. A presso alta um problema que pode ser tratado. Com a dieta correta e os exerccios como parte de um tratamento alternativo, sua presso tem grandes possibilidades de ser controlada.

A funo dos medicamentos nas mudanas de estilo de vida


Os medicamentos tm uma funo muito importante quando a presso arterial atinge as reas de perigo do estgio 1 e do estgio 2 de presso alta. Ainda assim, os remdios no substituem as mudanas de estilo de vida. Um estudo com pessoas que apresentam hipertenso leve descobriu que a combinao de remdios e mudanas de vida (dieta e exerccios) mais eficaz do que qualquer uma das duas separadamente na preveno de infartos e derrames. Para pessoas com casos mais graves de presso alta, as mudanas e a medicao, em conjunto, podem resultar em doses menores das drogas, cortando tanto o custo quanto o risco de efeitos colaterais. Publications International, Ltd.
Esses dados so apenas informativos e NO DEVEM SER CONSIDERADOS COMO CONSELHOS MDICOS. Os editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora no assumem responsabilidade por quaisquer conseqncias decorrentes de qualquer tratamento, procedimento, exerccios, alteraes de dieta, ao ou aplicao de medicamentos utilizados aps ler ou seguir as informaes contidas neste artigo. A publicao destas informaes no constitui a prtica de medicina, elas no substituem o conselho de seu mdico ou outro profissional da sade. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu mdico ou outro profissional da sade responsvel.

You might also like