You are on page 1of 3

Os adversrios

Ricardo dos Santos Malta


1

No novidade que o Espiritismo possui os seus adversrios. Embora desafetos declarados, o materialismo e a igreja sempre se uniram contra essa Doutrina. Para tanto, no medem esforos. Todo argumento vlido, mesmo que seja falso. comum a ressurreio de temas j debatidos, esclarecidos e ultrapassados, porm, s vezes, com uma roupagem nova. Em verdade, os crticos nos deixam confusos, pois no sabemos onde termina a m-f e em que momento comea a ignorncia quanto ao assunto. bvio que o Espiritismo pode ser criticado, por pessoas de boa-f, mas de lgica elementar que o crtico conhea, no superficialmente, mas, a fundo, aquilo de que fala, sem o que, sua opinio no tem nenhum valor (Kardec, Allan. O que o Espiritismo, 1987). No raro, confundem a opinio pessoal de um Esprito, seja qual for, com os nobres princpios doutrinrios. ntido que desconhecem o mtodo do controle universal do ensino dos Espritos, que encontra suas bases delineadas na introduo de O Evangelho Segundo o Espiritismo. conhecido e notrio, entre os verdadeiros estudantes da matria, que a nica garantia sria do Ensino dos Espritos est na concordncia que exista entre as revelaes que eles faam espontaneamente, por meio de grande nmero de mdiuns estranhos uns aos outros, e em diversos lugares (Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, 2010). Por consequncia lgica, fcil perceber que todo princpio que no recebeu a consagrao do controle da generalidade, no pode ser considerado parte integrante dessa mesma doutrina, mas uma simples opinio isolada, da qual o Espiritismo no pode assumir a responsabilidade (Kardec, Allan. A Gnese, 2007). Nesse nterim, podemos observar, por exemplo, que, se h teorias errneas escritas na obra A Gnese, contraditas pela cincia atual, os crticos esqueceram-se de
1

Advogado. Ps-graduado em Direito Tributrio. Pesquisador e Estudioso esprita.

ler a introduo do volume, onde Allan Kardec afirma que algumas informaes ali contidas eram a ttulo hipottico e que deveriam ser consideradas meras opinies pessoais, a fim de no pesar a sua responsabilidade sobre a Doutrina. Os mais simples pesquisadores e estudantes sabem que os Espritos so apenas as almas dos homens desenfaixados do envoltrio carnal. Eles no sabem tudo a respeito de qualquer assunto. possvel obter os mais significativos ensinamentos filosficos e cientficos, bem como dissertaes triviais e tolas. Tudo depende do grau evolutivo do Esprito comunicante. Eis, portanto, a importncia de passar todas as comunicaes medinicas pelo crivo da razo e do mtodo do controle da universalidade do ensino dos Espritos. assim, por exemplo, que no h o desmentido do princpio da reencarnao, pelo contrrio, inmeras pesquisas cientficas ratificam essa lei natural. O mesmo ocorre com a fenomenologia medinica, pesquisada, inclusive, por respeitados cientistas e institutos internacionais. Ser que os crticos esto atualizados nesse sentido? Comumente afirmam que Kardec pode ter sido vtima de embustes ou mesmo errado em suas observaes. De fato, se as pesquisas ficassem adstritas apenas uma nica pessoa, no caso, Kardec, nada nos levaria a admitir a veracidade da fenomenologia medinica, por exemplo. Todavia, os contraditores deveriam saber que, aps o Codificador do Espiritismo, inmeros estudos vieram baila. Afinal, ser que ignoram as laboriosas e judiciosas experincias levadas a efeito por homens como Gustave Geley, William Crookes, R. Wallace, Gabriel Delanne, Ernesto Bozzano, Alexandre Aksakof, FredericZllner, De Rochas, Hermnio C. Miranda, etc. Enfim, compulsaram os anais cientficos do Espiritismo, in totum? Difcil acreditar que exista um crtico que chegou nesse nvel de profundidade. Pedem provas, mas estas no faltam. No querem estudar, desejam que o esprita resuma mais de um sculo e meio de pesquisas num dilogo informal. Para tal desiderato, seria necessrio um curso preliminar da matria, no mnimo. No exagero de nossa parte. Como falar de comunicao medinica com algum que desconhece a existncia, caractersticas e funes do perspirito?

Por outro lado, a convico no surge apenas com a exibio de um punhado de fenmenos. imperioso o estudo contnuo, assduo e srio. Aps laboriosas pesquisas, tericas e prticas, que devem durar alguns anos, o pesquisador ter condies de confrontar dados, experincias, opinies, e, por fim, tirar suas prprias concluses. lamentvel que esse caminho no seja percorrido pelos pseudo-crticos. O que possvel constatar, na realidade, que a esmagadora maioria dos adversrios do Espiritismo o desconhece. Tambm no h o sincero desejo de compreend-lo em sua essncia. Nenhuma prova, por mais robusta que seja, ir faz um incrdulo obstinado aceitar a veracidade dos fenmenos. Alis, muitas vezes, a insistncia em querer convenc-lo o leva a crer em sua importncia pessoal, o que constitui razo para que ele se obstine ainda mais (Kardec, Allan. O Livro dos Mdiuns, 2009). E o que dizer dos fanticos religiosos? Impossvel dialogar com um fundamentalista. Os maiores absurdos so aceitos cegamente, isto , sem exame racional. Para eles, basta est escrito no livro sagrado de sua religio. Tm medo de estudar o Espiritismo. So repetitivos em seus argumentos ultrapassados. Comumente recitam trechos bblicos fora de contexto, adulterados ou mal interpretados. Ignoram os estudos espritas e so mal orientados por lideres religiosos. So cegos guiando outros cegos (Mateus 15:14). Por fim, conclui-se, por lgica elementar, que o espiritualismo simplrio e o materialismo atrevido so os dois polos da estupidez humana (Pires, J. Herculano. Agonia das Religies, 2009).

Lauro de Freitas-Ba 2014

You might also like