You are on page 1of 42

1

1) INTRODUO 2) O que ozono? 3) Caractersticas do ozono 4) Sistema de produo de ozono. 5) Aplicaes do ozono. 6) Propriedades do ozono. 7) Aplicaes de ozono em ambientes pblicos. 8) Aplicaes de ozono na gua. 9) Aplicao de ozono na medicina. 10) Aplicao de ozono na despoluio da atmosfera. 11) Aplicao de ozono na conservao de alimentos. 12) Aplicao de ozono em produtores agrcolas, pecuria e aves. 13) Aplicao de ozono na indstria. 14) Algumas referncias. 15) Concluses. 16) Composio do ar limpo e seco. 17) Aplicaes prticas do ozono. 18) Normativa internacional T.L.V. 19) Aparelho para instalar com ar condicionado. 20) Coeficientes a aplicar na instalao de geradores de ozono. 21) Microprocessadores para o controlo automtico da produo (MCAP). 22) O ozono na sade. 23) Informao sobre micrbios. 24) Informao sobre micoses. 25) O ozono nas condutas de climatizao. 26) O ozono em sales de beleza, cabeleireiros etc. 27) Aplicaes do ozono na produo de po.

28) Ambientes pblicos. 29) Criao de animais. 30) Geradores de ozono para veculos. 31) Geradores de ozono para autocarros. 32) Descontaminao de carburantes. 33) Tabaco. 34) Banhos. 35) O ozono na hotelaria. 36) O ozono na pastelaria. 37) O ozono na padaria.

1) INTRODUO

O ozono foi descoberto pelo cientista holands VON MARUM, em 1783 quando trabalhava com mquinas electrostticas. O mesmo sucedeu com o cientista CIUKSHANK em 1801 fazendo a electrlise da gua. Finalmente, em 1840, o cientista SCHOBEIN detectou e classificou o ozono, nome que conhecido por todos hoje conhecido, palavra grega e seu significado cheiro. Em 1863, o cientista SORET comprovou e demonstrou que o ozono composto apenas de oxignio (64,800 cal. + 3 O2 = 2 O3). Eminentes cientistas estudaram ozono at que M. P Otto determinou a sua densidade, e estudou detalhadamente a sua formao. Depois desses estudos surgiu com o sistema ideal de produzir ozono artificialmente atravs de descargas elctricas (como produz a prpria natureza), dando lugar desta maneira ao sistema OTTO. Sistema que se aplica actualmente nos geradores de ozono.

2) O que ozono?

O ozono uma variedade alotrpica do oxignio, a sua molcula triatmica gerada pela activao da molcula diatmica do oxignio, esta activao pode ser causada pela aco de uma descarga elctrica ou pela energia irradiada por raios ultravioleta. O ozono um componente natural do ar seco e limpo, tais como nitrognio, oxignio, rgon, etc., a uma taxa de 0.000002% em volume, existente na atmosfera 190 x (10) TM. Cada um dos gases que compem o ar tem uma misso especfica para realizar. No caso do ozono, eliminar todos os agentes poluentes que no fazem parte do ar limpo e seco. Portanto, o ar contaminado ser aquele que tem uma variao, quantitativa e qualitativa, isto resulta em grande parte da famosa frase "A ausncia de ozono no ar poludo um sinal de ar contaminado" neste axioma que se baseiam os estudos e a aplicao do ozono, h conceitos de toxicidade, nos estados slido e lquido do mesmo, que praticamente nunca so utilizados. Que semelhana com todos os gases, incluindo oxignio so txicos e letais, mas no estado gasoso que como se utiliza o O3 na descontaminao, desinfeco e desodorizao do ar, da gua, conservao de alimentos, etc., a sua toxicidade depende da concentrao de Ozono (O3) no ar que respiramos, insistimos em que igualmente verdade no oxignio e outros gases, dependendo da quantidade ou concentrao que se vai respirar ou beber benfica ou prejudicial sade.

A partir do exposto, nascem as regras de ouro para a ozonizao adequada ambiental ou outra. Para este fim existem padres internacionais para a concentrao de ozono no ar, podem beneficiar deste precioso gs pessoas e animais. Para jornadas de trabalho ou exposies contnuas 0,1 P.P.M. ou 0,2 mg/m3. por perodos curtos 0,3 P.P.M. ou 0,6 mg/m3. (cpias dos ltimos valores admitidos 1987/88 - Ttulos TLVs. A.C.G.I.H. AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENITS). Traduzido e editado pelo Instituto Nacional de Segurana e Higiene do Trabalho de Espanha. O interesse crescente no uso de ozono na reduo do impacto ambiental feitos em 79 Congresso INSTITUTO AMERICAN Engenharia Qumica, Maro 1975 foi aprovada seguinte tabela.

INTENSIDADE DO ODOR Inodoro Leve Definido Forte

P.P.M. 0 0,5-1 1-3 5-10

Mgs.O3/m3 ar 0 1-2 2-6 10-20

Como vemos na tabela acima, um ambiente bem ozonizado aquele que praticamente no cheire a ozono (estabelecer relao com as normas

internacionais. - Valores ACGIH TLVs, na tabela mencionada percentual (%) que compe o ozono no ar limpo e seco).

3) Caractersticas do Ozono

Peso Molecular................................................ ..................................... ... 48

Temperatura de condensao ................... ........................................... 112 C

Temperatura de fuso .................. .................................................... 192,5 C

Temperatura crtica .................. ......................................................... 12,1 C

Presso crtica ................................................................................................. ....... 54 atm.

Densidade (lquido a 182 C) ............... ..................................... 1572 gr / cm3

Peso do litro de gs a 0 C e 1 atm ............. ....................................... 2144 gr.

1,3 Vezes mais pesado que o ar.

A temperaturas normais o ozono est em soluo instvel no estado gasoso no ar ou no oxignio decompondo-se de forma relativamente rpida, tornando-se novamente oxignio (O2) na gua tambm tem alta solubilidade, expressando-se a sua medida geralmente pelo coeficiente de partio que est em equilbrio na

soluo, a relao entre a concentrao de ozono na gua e sua concentrao da mistura de gases, nas mesmas condies de presso e temperatura.

C.agua ( mg./1 ) k = -------------------------------------C.gas ( mg./1 )

4) Sistema de produo de ozono Em Berlim, a Siemens foi o primeiro fabricante de geradores ozono nas quantidades exigidas pela indstria. O ozono produzido a partir de oxignio activando-o mediante descargas e eflvios elctricos (exactamente como na natureza nas descargas elctricas). O oxignio sob a aco dos eflvios elctricos converte-se em oxignio activo ou oxignio nascente (ozono O3), com grande poder oxidante (o maior depois do flor), cedendo um dos seus 3 tomos rapidamente e transformando novamente em oxignio comum. Existem estudos mostrando que a produo de ozono limpo deve-se realizar atravs de tubos de vcuo equipados com um gs nobre (regra importante que deve exigir aos fabricantes). Existem outros sistemas, mas o mais fivel e econmico o acima exposto.

5) Aplicaes do ozono

Est mundialmente reconhecido que as aplicaes adequadas do ozono tm uma aco bactericida, germicida, viricida, fungicida e desodorizante; destruindo rapidamente, estreptococos estafilococo, colibacilos, etc. Assim como as mais fortes toxinas difterianas e tetnicas.

6) Propriedades do ozono

O ozono introduzido em qualquer ambiente faz trs aces-chave: Aco Microbicida: talvez a propriedade mais importante do ozono e para o qual mais aplicaes so atribudas.

O conceito de micrbio, como conhecido, muito ampla. Em princpio micrbio qualquer forma de vida que no pode ser visto pelo olho humano, e requer o uso do microscpio para observao. Estes seres mantm-se frequentemente em todos os tipos superfcies, em todos os tipos de fluidos, ou flutuando no ar associados a partculas pequenas de poeira, gotculas de gua em suspenso, etc. Muitas vezes eles so responsveis pela transmisso de todos os tipos de doenas, especialmente em locais fechados onde h um grande nmero de pessoas, e o ar renovado muito lentamente. O controlo de alguns desses organismos, chamados patognicos pela sua capacidade de causar doenas infecciosas, tem sido uma grande preocupao do homem, a partir do momento em que foram descobertos. Centenas de mtodos e produtos qumicos tm sido desenvolvidos e utilizados para esse efeito, fornecendo resultados mais ou menos positivos e tentando diminuir a quantidade desses patognicos, em termos como desinfeco, esterilizao, assepsia, anti-sepsia, etc.

O ozono devido s suas propriedades oxidantes pode ser considerado um dos agentes mais rpido e eficaz microbicida que conhecido. A sua aco tem um amplo espectro que inclui a eliminao de: A) As bactrias (antibitico). B) Vrus (efeito viricida). C) Fungos (efeito fungicida). D) Esporos (efeito eliminador de esporos).

A) Efeito bactericida bem conhecido desde o incio do sculo, onde tornou a ser usado para tratamento de gua. Actualmente usamos tanto para o tratamento de todos os tipos de gua, como para tratar ambientes e at mesmo directamente sobre o corpo humano para fins teraputicos.

Uma das vantagens mais importantes de ozono sobre os outros bactericidas que esse efeito evidente, a baixas concentraes (0,01 ppm ou menos) e durante perodos de exposio muito curtos. Mesmo em concentraes extremamente

baixas de ozono (cerca de 0,01 ppm) perfeitamente perceptvel um efeito bacteriosttico. A diferena entre um efeito bactericida e um efeito bacteriosttico simples, um agente bactericida que capaz de matar bactrias, um agente bacteriosttico no chega a mat-las, mas impede que se reproduzam rapidamente desacelerando o crescimento das suas populaes.

Embora os efeitos sejam teoricamente muito diferentes na prtica, uma populao de bactrias sem a capacidade de reproduzir ou capacidade diminuda para tal, est condenada ao desaparecimento da sua populao. Na verdade, agentes anti-microbianos to importantes como alguns antibiticos baseiam o seu poder de aco bacteriosttica. B) Efeito viricida: Os vrus so partculas pequenas, consideradas hoje fronteira entre a vida e a matria inerte, que no so capazes de viver ou de se reproduzir se no sendo parasitando clulas e levando-as destruio.

Ao contrrio das bactrias, os vrus so sempre prejudiciais e causam doenas a qualquer corpo que atacam. Doenas comuns como gripe, constipao, sarampo, varola, varicela, rubola, poliomielite, e muitas outras, so devido a vrus.

O ozono actua sobre elas oxidando as protenas do seu invlucro e modificando a sua estrutura dimensional. Quando isso acontece, o vrus que no se pode fixar a qualquer clula por no reconhecer o seu prximo ponto de ancoragem, o vrus encontra-se desprotegido e incapaz de se reproduzir morre.

A aco viricida observvel nas menores concentraes de ozono do que a aco bactericida, isto porque a complexidade do invlucro dos vrus menor do que o das bactrias. C) Efeito fungicida

Existem certos tipos de fungos que so capazes de causar doenas aos seres humanos. Muitos outros so capazes de causar mudanas nos nossos alimentos,

tornando-os inaceitveis para o consumo, como o caso, de entre outros, dos mofos.

Devido a isso, interessante controlar e eliminar estas formas patognicas, cujos esporos pululam em todos os tipos de ambientes.

O ozono oferece a possibilidade de os eliminar atravs de sua aco oxidante que causa danos celulares irreversveis

D) Efeito de eliminar esporos:

Existem algumas bactrias que, quando as condies so adequadas para o seu desenvolvimento, produzem uma bainha espessa ao seu redor, e paralisam a sua actividade metablica, mantendo-se latentes. Quando condies de sobrevivncia se tornam novamente favorveis voltam sua forma normal e o seu metabolismo recupera a sua actividade.

Estas formas de resistncia so conhecidos como esporos ou formas de esporos, e so tpicas de bactrias patognicas, como o ttano, botulismo, gangrena gasosa e antraz.

Este tipo de mecanismo de resistncia torna muito difcil o seu combate e tratamentos to teis, em outros casos, como altas temperaturas e mltiplos antimicrobianos tornam-se ineficazes.

As concentraes de ozono ligeiramente superiores aos utilizados para outras bactrias podem matar esporos resistentes. - Aco desodorizante uma das propriedades melhores comprovadas devido a sua grande utilidade em todos os tipos de instalaes de uso pblico e no tratamento de certos odores provenientes de fontes industriais. Ozono tem a particularidade de destruir os odores atacando directamente a causa que os provoca, sem acrescentar mais um odor adicional. Para o conseguir extremamente necessrio no exceder a concentrao de ozono necessrio para

um determinado local, pois se muito alto, iria deixar ozono residual no ar, e ser percebido um certo odor.

O que provoca o mau cheiro? uma questo de grande complexidade. Em lugares fechados, com um grande nmero de pessoas, a causa geralmente a suspenso de matria orgnica e da aco de diferentes microrganismos sobre ela, como o caso do odor tpico de pessoas, tabaco e alimentos.

O ozono ataca ambas as causas. Por um lado oxida a matria orgnica por ozonlise, por outro ataca os micrbios que se alimentam dela.

Existe uma grande variedade de odores que podem ser atacados por ozono. Tudo depende da natureza da causa do odor e da natureza da substncia. De acordo com o que causa o odor pode-se determinar a vulnerabilidade aco do ozono, e as doses necessrias para a sua eliminao.

O resultado de uma boa ozonizao que nos lugares onde havia maus odores no cheire a nada.

Aco oxidante:

Nas grandes cidades, onde h um grande nmero de locais e pouco ventilados, com frequncia aprecivel ver o escurecer do ar como consequncia de uma carncia de oxignio, a qual normalmente identificamos como ar viciado. O ozono, como j explicado, muito instvel, e rapidamente se decompe em oxignio atmico (O) e oxignio molecular (O2). O primeiro responsvel por muitas das propriedades aqui explicadas. O segundo residual desta aco. Mas no se trata de um indesejvel residual muito pelo contrrio, responsvel pela adio a estes ambientes carecidos, de oxignio, tornando o ar mais respirvel.

7) Aplicao de ozono no ar condicionado e em ambientes pblicos

Generalidades:

O ozono uma forma especial de oxignio, que consiste em trs tomos do mesmo

10

e que representado como O3, ao contrrio do oxignio na atmosfera normal, composta por dois tomos de oxignio e representada por O2. Produz-se naturalmente nas camadas da atmosfera atravs da aco dos raios ultravioleta sobre o oxignio atmosfrico formando a camada de ozono, cuja misso precisamente filtrar, absorver e reflectir a radiao ultravioleta do sol.

Desde o sculo XIX, vem-se estudando a aco desinfectante e propriedades antispticas deste gs, e desde ento tem sido utilizado com grande eficcia no tratamento da gua de abastecimento pblico, guas residuais e tratamento ambiental.

A sua produo artificial feita pela activao oxignio do ar por descargas elctricas de alta tenso. Esta energia elctrica quebra a molcula de oxignio, recombinando os tomos para formar o ozono.

As caractersticas qumicas do ozono, apresentado como um gs instvel, precisamente devido a esta instabilidade que deve a sua aco rpida, e sua capacidade de tornar-se novamente oxignio normal.

As suas propriedades altamente oxidantes e sua capacidade de quebrar molculas de ligao dupla e anis aromticos atravs do mecanismo chamado ozonolisis, o ozono tem muitas aplicaes, como se atribuem hoje em dia. Aqui trataremos de um breve comentrio sobre algumas delas.

J mencionamos que existe uma regulamentao mundial para as pessoas e os animais de beneficiar deste precioso gs ozono.

Dar uma relao das aplicaes do ozono seria arriscado porque tem aplicaes em medicina, tratamento de ar, tratamento de gua, conservao de alimentos, em diversas indstrias, etc. Apesar de tudo isso explicaremos algumas delas. 8) APLICAES EM GUA Sua misso , sobretudo, desinfeco e melhorar as qualidades organolpticas da gua, funciona no s como oxidante e desinfectante de substncias orgnicas dissolvidas, mas tambm como esterilizante. O processo de esterilizao da gua,

11

por ozono tem particular interesse nos casos em que a gua contem bactrias, so guas, mais ou menos suspeitas de infeco. Incluindo a inactivao por ozono do vrus da plio na gua e na esterilizao da gua do mar, precipitao de ferro e magnsio, para a depurao de moluscos. O ozono tambm vem sendo utilizado em estaes de tratamento de gua, gua de piscinas, purificao de guas negras ou corrompidas, guas para gelo esterilizado, salgada ou doce para diferentes destinos incluindo a conservao de peixe fresco, aplicao em plantas de gua, hospitais, hotis, piscicultura, agricultura etc. Isso demonstrado, entre outros: Arnold J. Drapeau, JINETTE Paquin, M.Sc.A. MONTREAL, QUEBEC; KupFFeR; COIN Hannoun, Gomella-PARIS; P.L. GIRARDOTENGINEER BRIDGES AND ROADS, Institut Pasteur, Y. FAUVEL.

9) Aplicaes em medicina (ozonoterapia)

Para esses fins, fabricam-se geradores de ozono de aplicao directa ou atravs do ar condicionado.

Nesta aplicao e em outras utilizam-se geradores ozono pela sua eficcia bactericida e viricida, como vimos anteriormente e de acordo com as leis de segurana e higiene no trabalho, vigentes na presena de seres humanos ou animais (os valores citados acima TLV).

11) Aplicaes para a conservao de alimentos.

O ozono tem sido aplicado na conservao dos alimentos em cmaras frigorficas, como em armazns de carne, peixe, frutas, legumes, queijos, etc. A sua principal misso reduzir ou eliminar o ndice bacteriolgico que ocorre nesses sistemas de armazenamento e, consequentemente, obter uma maior durabilidade tanto no estado de refrigerao de alimentos, congelamento ou armazenamento em frio, e eliminando (oxidando) as bactrias para no permitir a degradao dos alimentos.

Tambm foram aplicadas nos pores dos navios, para garantir a preservao de peixes em pescados em alto mar, nos refrigeradores dos caminhes utilizados para

12

transporte de pescado, para a utilizao de gelo estril, fabricado a partir de gua do mar ou de gua doce, devido ao seu significativo potencial para aumentar o tempo de armazenamento e transporte de peixes fresco durante vrios dias a conseguir aumentar a conservao.

O ozono tambm utilizado para o armazenamento de batatas, ovos, queijo, ma, banana, carne fresca, etc. Aplicando em cada caso, diferentes concentraes de ozono e percentagens (%) de humidade relativa do ar tambm determinado em cada caso, conseguindo desta maneira maior durabilidade e garantia higinica de armazenamento sem ser corrompido.

(Conselho Superior da Scientific-INSTITUTO DE PESQUISA A MADRID frio) (SALMON E Lagalla-1936) (NELSON-1982) (WIN 1953) (HARAGUCHI-1969) (RIDLEY E SIMS-1966) (KUPRIANOFF-1953)

12) Aplicaes na criao de animais O ozono vem sendo aplicado na cria de animais tanto de estbulo como de avirio pela sua eficcia, bactericida, viricida e desodorizante, tanto no ar como na gua para obter o controlo e reduzir bastante a percentagem bacteriolgica do ar e as emanaes de amonaco produzida pelos prprios animais e pssaros. Conseguir uma oxigenao adequada das exploraes agrcolas e obter resultados to surpreendentes como: aumento no leite de vaca, reduo da taxa de mortalidade, aumento de produo de carne, etc. (Jornal do CAPOEIRA-1974) (SOCIEDAD (derobert) (RENAUD LAPORTE, etc.) COOPERATIVA-Uteco) (SAVAZZINI)

13) Aplicaes do ozono na indstria

O ozono est sendo utilizado na indstria em diversos processos e como matriaprima, quer no estado lquido ou slido. Algumas das suas aplicaes so: produo de baunilha, fabrico cnfora, oxidao da celulose na fabricao de seda artificial, para obter um substituto para a morfina e a codena, para desnicotizar o tabaco, na obteno permanganato de potssio, no envelhecimento de bebidas alcolicas, no

13

envelhecimento e secagem de madeira, no branqueamento da cera e celesina, bem como leos e gorduras, e assim por diante.

Devemos insistir que, nestes processos, o ozono utilizado como matria-prima. Existe ampla informao a este respeito em todo o mundo. Devemos tambm dar algumas recomendaes sobre o uso ozono como matria-prima (no o nosso caso): 1a) Use luvas adequadas e padronizadas para evitar queimaduras; 2) Verifique as concentraes no ar de modo que estas esto dentro do padro estabelecido por lei. 14) Algumas referncias . Os mdicos Dr. OUDIN lobby (eminente mdico francs) afirma ter conseguido resultados com os tratamentos por inalao ar ozonizado, com aumento

considervel no teor de oxihemoglobina no sangue.

Dr. STWARD dirigiu um teste em duas escolas de S. Louis, numa foi posto a circular ar enriquecido com ozono, na outra o ar externo. Os resultados foram:

Ar enriquecido com ozono Nmero de casos de amigdalite Nmero de casos de dor de garganta Nmero de casos de constipao Nmero de casos de cefaleia Nmero de casos de dor de estmago Nmero de casos de dor de ouvidos Nmero de casos de indigesto Nmero de casos de febre Nmero de casos de gripe Nmero de casos de pneumonia 13 24 46 9 0 1 0 1 0 0

Ar exterior 57 60 60 66 25 15 9 42 6 4

"Pasteur": Com o ar que respiramos, a maioria das nossas doenas. Em contacto com o ozono os micrbios so queimados e destrudos.

"BISBINI": O ozono

funciona

como um

desodorizante, mesmo

em

baixas

14

concentraes e o seu desempenho particularmente importante para neutralizar odores causados por substncias orgnicas. (discurso pronunciado ante o comit belga para a tuberculose).

"Witheridge Y Yaglou": Colocamos 95 adultos na maioria de classe social baixa numa pequena sala. Este odor foi neutralizado com apenas 0,015 ppm de O3, alcanando uma reduo de 50% na renovao ar.

"Derobert": O ozono usado como um eficaz desodorizante em hospitais, curtumes, etc.

"Institut Pasteur": O ozono pode fazer de uma gua onde ocorrem epidemias, numa bebida absolutamente pura.

"O professor D`AUTREC ": Como muitos micrbios vivem num respingo de oxignio, todos eles so destrudos pelo ozono.

Terapia de ozono tem possibilidades ilimitadas, mas rodeia-se de silncio pelo fato de apenas curar sem medicamentos.

"Y. FAUVEL": o uso do ozono como agente esterilizador de gua do mar para a depurao de moluscos.

"U. S. Ministrio da Agricultura": Ovos armazenados durante oito meses em ambiente enriquecido com ozono, com Humidade relativa de 90% temperatura de 31 F. So indistinguveis de ovos frescos, crus ou cozidos. "DR. Misiego DE LA TORRE" Aces Biolgicas: Devido ao seu poder oxidante e com base nos mecanismos de actuao o ozono em banho ozonizado exerce as seguintes principais aces biolgicas:

1) Aco bactericida viricida.

15

2) Melhoria da funo respiratria.

3) Relaxamento muscular e nervoso.

4) O aumento da oxigenao do sangue.

5) Aumento da actividade circulatria.

6) Abraando trofismo dos tecidos.

7) Maior facilidade de substituio e hidro-lipdica salina.

8) Aumento proteinemia.

9) Que favorecem a diurese e a eliminao de ureia.

10) Age favoravelmente sobre centros neurovegetativos.

11) Interna e externa aco anti-inflamatria.

Poderamos continuar citando inmeras referncias, mas os dados acima so suficientes.

15) Concluses

Alguns dizem que o ozono txico. Temos demonstrado que as fontes pontuais da produo de ozono de coeficiente normalizado e autorizado so impossveis de atingir concentraes do mesmo, superior s utilizveis autorizadas e benficas para os efeitos: Desinfectante, descontaminante e desodorizante.

H tentativas espordicas para criar m fama ao ozono devido a interesses comerciais. No lgico, porque depois de mais de 100 anos da utilizao do mesmo, o seu uso totalmente suportado por cientistas, mdicos, bilogos, qumicos, etc.

16

No se pode generalizar sobre o uso do ozono, e que como j foi demonstrado inmeras aplicaes, levando cada uma delas uma relao de O3 especfica. H tambm legislao global sobre as concentraes de ozono (O3) para os seres vivos poderem beneficiar dele. mundialmente reconhecida a utilizao do ozono em todas as aplicaes conhecidas, com certificados para o efeito, e que as instalaes realizadas tm um ptimo desempenho, desde centros oficiais a casas particulares.

Uma ampla gama de geradores ozono, especialmente concebidos para aplicao directa atravs de mdulos independentes (murais) para acoplamento ao ar condicionado por conduta, injeco, ligao a campnulas de extraco, etc., operado manualmente ou totalmente automtico e programvel de acordo com as necessidades da instalao.

16) Composio do ar seco e limpo

Componentes principais

Concentrao volume

em

Peso (x106) Tm

AZOTO OXIGNIO ARGON DIXIDO DE CARBONO Componentes menores NEON HELIO METANO KRYPTON HIDROGNIO XIDO NITROSO MONXIDO DE CARBONO XENON OZONO AMONACO DIXIDO DE NITROGNIO XIDO NTRICO

78,09 20,95 0,93 0.032

4220000000 1290000000 72000000 2700000

0,0018 0,00052 0,00015 0,0001 0,00005 0,00002 0,00001 0.000008 0.000002 0.0000006 0.0000001 0.00000006

70000 4000 4600 16200 190 1700 540 2000 190 21 9 3

17

DIXIDO DE ENXOFRE SULFETO DE HIDROGNIO

0.00000002 0.00000002

2 1

17) Aplicaes prticas do ozono

A segunda aplicao de base do ozono deve-se sua propriedade de melhorar a circulao sangunea, que basicamente leva a uma melhoria no fornecimento de oxignio aos tecidos e s reas afectadas, segundo as capacidades de

processamento reactivo do oxignio que anteriormente eram insuficientes ou subaproveitadas. Isto conseguido atravs do aumento significativo na quantidade de substncias desoxigenadoras que facilita a liberao de oxignio na hemoglobina, sendo este de especial importncia para os diabticos. Alm disso, os perxidos formados de ozono e cidos gordos insaturados no sangue so similares a um catalisador. Assegurar uma maior utilizao de oxignio pelo tecido. Isto pode ser visto com grande preciso usando tcnicas de medio, como analisadores de gases no sangue, e expressa mediante uma subida significativa da diferena

arterial/venosa da presso parcial do ozono, durante o tratamento com ozono.

Fig.1: PCP (poliartrite crnica progressiva)

18) DIREITO INTERNACIONAL: T.L.V.

Para compreender as seguintes 5 pginas importante notar o seguinte:

* PAG. 1 .- Capa do livro editado por (ACGIH) e adaptado pelo Instituto para a Segurana e Sade no Trabalho de Espanha, para regular as concentraes admissveis todos os gases conhecidos. * PAG. 2 .- Contracapa, indicamos de quem vem a documentos que regulam este conceito.

18

* PAG. 3 .- Folha do livro onde se encontra o ozono.

TWA: Significa concentrao permitida em mdia de 8 horas por dia. (Escritrio, casa, escolas, etc.).

STEL: concentrao mdia permitida quando a convivncia espordica e intermitente (banhos, cmaras frigorficas, armazenamento, etc.).

Como pode ser observado atravs de dois tipos de medidas que significam a mesma coisa. (Exemplo: como utilizar quilmetros ou milhas para medir distncias).

Concentrao de ozono na TWA (8 horas) : 0,1 P.P.M. ou 0,2 mg/m3.

Concentrao de ozono na STEL (intermitente) : 0,3 P.P.M. ou 0,6 mg/m3.

A medida que usada no mundo ppm (partes por milho).

* PAG. 4 .- a mudana que ir ocorrer em breve, o que afecta vrios elementos, mas o ozono continua com a mesma concentrao actualmente cubicada. P.D. Siglas T.L.V. (Threshold Limit Values) so utilizados a nvel profissional para se referir concentrao permitida de todos os gases no mundo.

19) Aparelhos para instalar no ar condicionado

Doses:

Sistemas

de instalao dos equipamentos

de ozono nos aparelhos de ar

condicionado Sistema A: Basta colocar o gerador O3 contra a mquina de suco A.A. Em caso de estar hermeticamente fechada esta tomada na aspirao logicamente, se acoplar um tubo que leva incorporado o gerador de ozono com acessrios para a suco.

19

SISTEMA B: Quando se deseja injectar ozono na expulso de ar, devem-nos indicar para enviarmos o equipamento gerador de O3 para essa tarefa.

Geradores de ozono para exaustores. O ozono muito til na remoo de todos os tipos de gases poluentes que so expelidos pelas chamins. Atravs de um sistema de acumulao de gs em alguns tanques de lavagem, geradores de ozono eliminam totalmente a poluio que impulsionada pela chamin.

INSTALAO

INSTALAO DO APARELHO NA SEO DISPOSITIVO DO FOGO E LIGUAR AO INICIO DO TUBO DE EXTRACO; SE NO SE DISPE DE VENTILADOR PARA A ABSORO DO OZONO CONSULTAR OS NOSSOS TCNICOS

20) Coeficientes a aplicar nas instalaes de ozono

Estudos realizados por tcnicos, cientistas e profissionais de medicina, demonstram que a aplicao de ozono para a purificao de ambientes deve sempre ser de coeficiente tolervel para os seres vivos. O primeiro pressuposto que deve ser considerado :

Calcular com exactido os m3 do local para se escolher os equipamentos necessrios de O3.

21) Microprocessadores para controlo automtico de O3

Actualmente, todos os nossos equipamentos de gerar ozono so equipados com sistema microprocessador para controlar os nveis de produo de oznio. (MCAP).

22) O ozono na sade Muitas doenas infecciosas so contradas por contgio. Tanto em hospitais como nas clnicas aumenta as hipteses de contra-los, de modo que a cada dia aparecem mais e melhores tcnicas conducentes esterilizao perfeita do ambiente desses lugares, eliminando assim o risco de infeco.

20

Ao tossir, falar e at mesmo a respirar, das fossas nasais e da boca saem algumas bactrias, algumas permanecem no ar, ligadas a gotculas microscpicas de gua, outras so armazenadas no solo, em mveis, na pele das pessoas, ligaduras, etc. De modo a infeco pode-se produzir pelo contacto ou pela respirao. A bactria pode passar do ambiente tambm atravs da superfcie das feridas. A disseminao dessas bactrias muito perigosa, principalmente nas salas de tratamentos e operaes. Por isso, de vital importncia para alcanar a completa desinfeco do ar em torno de pessoas e objectos, eliminando assim um dos mais importantes meios de transmisso. Foram utilizadas substncias qumicas libertadas no ar, mas os procedimentos no so confortveis na sua utilizao. Tem sido tambm utilizado os raios ultravioletas, mas sua instalao cara e capaz de produzir mais prejuzos para o tecido vivo. Um procedimento que esto comeando a usar e oferece grandes resultados a difuso do ozono no ar, produzido por uma instalao de equipamentos simples, de baixo custo e despesa mnima. O ozono um gs de frmula molecular O3 que tem uma alta capacidade de oxidao e, portanto, comea a destruio total da maior parte das bactrias existentes, conseguindo uma desinfeco perfeita, diminuindo assim o risco de propagao da doena. O ozono tambm elimina odores, ausentando todos eles. A instalao de geradores de ozono muito til em salas de espera, porque nelas, devido ao acmulo de pessoas, o ambiente muito carregado, e evitando o perigo de propagao de doenas. O ozono no usado apenas nas salas de espera, mas tambm muito importante em salas de cirurgia, enfermarias e de diagnstico, salas comuns, etc.

O ozono faz uma boa esterilizao, evitando assim possveis infeces, e desodoriza o ambiente, conseguindo uma mais limpa e pura atmosfera para o doente. Por isso, necessrio instalar o aparelho gerador de ozono, tanto em clnicas e hospitais devido s propriedades do ozono, mas tambm para atacar e destruir microrganismos, transforma-se novamente em oxignio e, portanto, no fornece qualquer tipo de substncia estranha ou perigosa para o ambiente.

23) RELATRIO SOBRE MICROORGANISMOS

21

Os micrbios so organismos unicelulares microscpicos, ultramicroscpicos ou simplesmente invisveis para o meio da observao ordinrio. Na linguagem comum este termo tambm usado para indicar bactrias. Desde o tempo dos romanos eram suspeitos de existncia de formas parasitrias invisvel a olho nu, somente no sculo XVII, com a descoberta do microscpio, que puderam dar incio a uma srie de observaes cientficas para determinar a presena de bichos na matria ptrida. O italiano Lazzaro Spallanzani afirmou que a origem desses animais o resultado da existncia de pequenssimos ovos presentes em algumas matrias e que poderiam, eventualmente, ser levado pelo vento e ir parar em outros lugares e a desenvolverem-se.

O ozono produzido a partir do ar na atmosfera e misturado com esses mesmos germes e bactrias oxida-os, assim um ambiente com ozono um ambiente em que no podem proliferar germes e bactrias, impedindo por esse motivo que eles cheguem at ns.

24) RELATRIO SOBRE AS MICOSES

A micose uma doena fngica, s vezes patognica para o homem. A transmisso pode ocorrer por contgio entre humanos, atravs de animais ou atravs do solo. Para produzir manifestaes patolgicas, no suficiente que os fungos atinjam a superfcie da pele, mas que deve haver factores predisponentes, como alteraes na queratognica e da secreo sebcea ou sudorfica.

Tem particular importncia o grupo das micoses cutneas.

As principais espcies patognica de fungos parasitas na pele do homem a de dermatomicoses o que pode ocorrer a partir do ponto de hifas (Pequeno filamento que constitui o aparelho reprodutor dos fungos), Elementos esfricos que desenvolvem um papel importante na reproduo assexuada. so caractersticos dos dermatofitos, a queratina, o que significa que sua actividade limitada aos tecidos mortos queratinizados (cabelo, unhas, estrato crneo). Nos seres humanos, as micoses superficiais e as do cabelo so dermatofitos causado pelo gnero

22

Microsporum, Trichophyton e pidermophyton. A transmisso pode ocorrer mais facilmente num ambiente carente de desinfectantes e esterilizantes.

A terapia de doenas de pele, bem como micoses cutneas revelou progressos notveis nos ltimos anos com a descoberta de antibiticos e quimioterapia com aco morte especfica sobre os fungos (anti-fngico), esses medicamentos para alm de superar as antigas teraputicas localizadas tm melhorado o prognstico de infeces por fungos, que foram em tempos doenas crnicas de evoluo prolongada. Aqui o ozono um papel fundamental no tratamento dos locais, bem como os instrumentos de cabeleireiros, a fim de evitar qualquer tipo de infeco fngica, cujos efeitos temos visto so altamente perigosos. O ozono por ser um desinfectante natural impede o crescimento de fungos, sem ter que se recorrer ao uso de antibiticos e a um custo muito baixo.

25) O ozono em condutas de climatizao

A maneira mais conveniente de introduzir ozono num ambiente fechado , sem dvida, atravs de condutas de unidades climticas. Procedendo desta forma atingir dois fatos fundamentais:

- Primeiro a maneira mais correcta de distribuio de ozono gerado por todos os locais a ozonar. Aproveitando-se a instalao de circuito de impulso de ar alcanada em cada janela de modo proporcional a quantidade de ozono necessria porque no ar condicionado os fluxos de ar so dimensionados para esse fim.

- Em segundo lugar, e mais importante, a aco do ozono desinfectante para as condutas de ar condicionado. Dado que sempre difcil o acesso a estas condutas e sempre difceis de limpar e normalmente feito de uma forma muito casual ou com intervalos de tempo muito largos.

Na maioria das vezes essas condutas so um inevitvel foco de sujidade e, portanto, uma importante fonte de micrbios. Encontrando deste modo excelentes condies para o desenvolvimento, dada a quantidade de matria biolgica acumulada, reproduzem-se e so levados pela corrente de ar, at que saem no

23

ambiente onde contaminam o ar e causam doenas entre as pessoas que esto no local. Isto tem levado nos ltimos tempos uma grande preocupao em todos os sectores da sociedade e uma certa psicose, na medida em que se tem vindo a chamar a esta questo a "sndrome do edifcio doente", ou a "sndrome do edifcio envenenado."

Nos ltimos tempos tem havido casos de doena em que tm atribuda a razo ao desenvolvimento de microrganismos em condutas de ar condicionado. Os tipos mais comuns de germes nesses casos Legionella so pheumophila, Aspergillus spp, Penicillium spp, Pseudomonas, etc. Legionella uma bactria altamente patognica, que causa a doena do legionrio hoje em dia bastante complicada de tratar. Outros desses germes, na maioria fungos, no so patognicos propriamente dito mas que causam a doena em pessoas que por qualquer razo, esto debilitadas ou com defesas diminudas. Estes germes so chamados de "oportunistas". O ozono aplicado na conduta de sada do ar condicionado, assegura em todos os momentos e continuamente a desinfeco das condutas, ataca a raiz do problema, que so os micrbios e a matria orgnica de que se alimentam. Existem vrias maneiras de aplicar o ozono, dependendo dos requisitos da instalao. Se a desinfeco necessria apenas nas condutas de ar condicionado, ser interessante que a quantidade de ozono a gerar seja suficiente para que a concentrao nas condutas seja alta, mas como a maior parte do ozono gasto nesses canais sem sair nos locais a tratar. Se h interesse na desinfeco tanto das condutas, como do local, bem como para eliminar odores, ser necessrio aplicar uma quantidade de ozono superior, cobrindo por um lado a necessidade das condutas e por outro as necessidades do local. Para isso recomenda-se que durante o tempo em que no permaneam pessoas no local seja feita a conexo na potncia mxima do gerador para um tratamento de choque, sem qualquer desconforto para as pessoas. Quando o local tem pessoas recomenda-se que a gerao de ozono seja menor para que a concentrao no ambiente no seja demasiado elevada. Se a ozonizao for correcta, encontra-se um local onde o ar no s vai ser condicionado, mas tambm esto isentos de germes, de odor e rico em oxignio,

24

fazendo diminuir consideravelmente a propagao de doenas infecciosas e tornar o ar limpo e agradvel. Hoje em dia, existem poucos locais em que no necessria ozonizao. Num ambiente contaminado, como existe em quase todas as nossas grandes cidades, especialmente em espaos confinados, onde passamos a maior parte do nosso tempo, justo preocupar-nos com a qualidade do ar que respiramos, onde o grau pureza seja to grande quanto possvel. Ainda assim, h lugares que pela sua natureza, exigem condies de assepsia especiais e imprescindveis. Tal o caso: - Todos os tipos de estabelecimentos pblicos. - Escritrios e locais de trabalho. - Clnicas e hospitais. - Escolas e academias. -Cmaras de manipulao de alimentos.

Dentro

dos

estabelecimentos

pblicos,

temos

em

primeiro

lugar

bares,

restaurantes, hotis, e em geral todos os estabelecimentos com cozinha. Estes, alm de pessoas tm os cheiros de tabaco, tambm tm uma grande carga de matria orgnica e um cheiro de comida mais ou menos pronunciado, que sempre acaba por impregnar-se nas roupas, paredes, tecidos, etc. Isso aliado ao facto de ter comida, torn-lo adequado seu tratamento por ozonizao.

Nesses lugares a procura de ozono sempre maior do que em outros tipos de lojas, o gerador de ozono deve ser sobredimensionado atravs de um factor de correco.

O resto das instalaes que podem ser tratadas so lugares onde as fontes de odor so principalmente de tabaco, e da atmosfera viciada pelas muitas pessoas que a se mantm. Estes lugares so: Bingos, discotecas e shows, bares, etc. Aqui a demanda por ozono ser um pouco menor do que nos locais anteriores.

Nos escritrios e locais de trabalho, onde h a permanncia prolongada de pessoas, desejvel ozonar para atingir bem-estar e a melhoria do desempenho no trabalho.

25

- Os WC so focos inevitveis de ambos, germes e odor, devido sua finalidade. Por muito boa que sejam so as condies de limpeza e higiene, onde existem vapores de amnia a partir da decomposio da ureia. Se adicionarmos o odor de fezes vai resultar num cheiro desagradvel e difcil de suportar, isoladamente ou quando se mascara com purificadores de ar que a nica coisa que fazem adicionar mais um odor pungente que tenta evitar o odor primrio causando uma mistura de cheiros. Realmente, a nica soluo a de no adicionar mais gs ou corpos estranhos aos que j existem, mas fazer desaparecer os que j existem. Para isso devemos encontrar um equilbrio entre uma soluo qumica e fsica, esta consiste numa boa extraco de ar e a primeira consiste na eliminao de gases contaminados atravs de uma simples reaco qumica, o que tornar atmosfera mais respirvel, um ambiente mais agradvel e livre de odores.

Essa reaco qumica produzida pelo ozono, que alm da aco desodorizante tambm um desinfectante. Como sabido por todos, nas casas de banho existe uma possibilidade de contgios devido a infeces que depositam grande quantidade de germes (a partir de organismos infectados). A aco do ozono rpida, e quase instantaneamente o ambiente fica livre de cheiros, com uma agradvel sensao a limpo.

Em hospitais e clnicas devido ao grande nmero de pacientes com doenas infectocontagiosas que entram e permanecem nos mesmos, muitas vezes so importantes fontes de contaminao microbiana. Um paciente com uma doena contagiosa, elimina pelas suas vias naturais grande quantidade de micrbios flutuando no ar, muitas vezes associada a gotculas de saliva expelida pela tosse ou espirro, que so chamadas de gotas Pflgge. As feridas infectadas, mesmo quando esto revestidas, as mos e materiais que so manipulados so tambm uma importante fonte de infeco. Em suma, podemos dizer que tudo o que toca o paciente ou est em contacto com ele, muitas vezes, est cheia de germes patognicos levando a infeces nosocomiais, assim chamado porque adquiridas nesses hospitais. Por estas razes, nos hospitais e clnicas muito importante trabalhar o mais assptico possvel, e existem muitos mtodos empregados para impedir a propagao de agentes patognicos.

26

Um dos mtodos utilizados para este fim radiao ultravioleta para esterilizar equipamentos e instalaes especiais, como salas de cirurgia, unidades de cuidados intensivos, salas de estril, etc., onde absolutamente necessria a esterilizao total. O uso da radiao ultravioleta, devido sua perigosidade para os seres humanos, especialmente nos olhos, pele e membranas mucosas deve ser usado com muitas precaues. Segundo Jones, a maior parte do efeito microbicida deste tipo de radiao, tambm baseado em suas propriedades mutagnicas, na sua

capacidade para formar o ozono a partir do oxignio atmosfrico. Para todas as propriedades microbicidas explicadas, podemos dizer que o ozono, na dosagem adequada ou em doses elevadas, (desde que no haja pessoas no local), est bem adaptado para superar esses problemas e, assim, reduzir o risco de contgio.

N.W. Franklin disse textualmente: "As concentraes de OZONO adequadas levam a uma reduo dos nveis de bacilos na atmosfera. Alm do que os pequenos glbulos de muco que contm bactrias, expostos aco de ozono no ar, colocaos numa forte posio de vulnerabilidade, de modo que, quando so expectorado por acessos de tosse, no ar projectado pelos espirros, so as primeiras a serem destrudas ".

Um ambiente ozonado tambm elimina o cheiro clssico a hospital, sugestiona tanto para os pacientes, proporcionando-lhes a um ambiente oxigenado, o que sem dvida vai faz-los sentir mais tranquilos.

Meno especial requerem clnicas veterinrias no que, alm de evitar riscos de infeco por microrganismos patognicos, aditado o problema da quantidade de odores eliminados pelos animais, assim estas requerem uma ozonizao superior ao normal.

Escolas e faculdades tm geralmente uma atmosfera especialmente carregada devido aglomerao dos alunos em salas de aula. O empobrecimento de oxignio neste tipo de ambiente muitas vezes notado, bem como os odores, carga de germes, normal em todos os stios onde h um grande nmero de pessoas.

26) O ozono em sales de beleza, cabeleireiros etc.

27

Com a taxa crescente de doenas infecciosas, a nossa empresa, especialmente preocupados com a sade e uma melhor qualidade de vida com prazer que apresentamos os nossos geradores de ozono e os nossos esterilizadores de instrumentos.

Para o negcio de sales de beleza, cabeleireiros, etc., onde se tem que reunir um nmero significativo de pessoas que, em muito casos podem ser portadores de doenas infecciosas. Que respiram directamente sobre o ambiente das restantes e as possibilidades de contgio ampliam-se. O outro nvel, no menos importante, o problema dos odores (suor, respirao, lacas, e uma srie de produtos frequentemente utilizados). Com geradores de ozono o problema minimizado, tornando o ambiente onde esto instalados os nossos geradores isentos de odor e por sua vez, esterilizado evitando conjuntivite e problemas respiratrios e outras doenas dos olhos, ou qualquer outro tipo de infeco.

Ns tambm oferecemos esterilizadores de instrumentos, que permite a cada momento que os pentes, escovas, tesouras, etc, so esterilizados completamente a fim de evitar o contgio e eliminao de todos os tipos de vrus, tais como a hepatite B, etc.

Finalmente, estamos sua disposio para quantas informaes desejarem.

27) Aplicaes do ozono na panificao

Levando em conta as propriedades do ozono, o nome dado ao oxignio triatmico (composto por trs tomos) e sem recorrer a uma grande ventilao, sua misso de esterilizao, oxigenao do mesmo a de eliminar os odores. O ozono o elemento ideal e necessrio neste tipo de indstrias para conseguir que estas no estejam contaminadas. Alm disso, devemos indicar que se aplicam mediante a ozonizao do ar em cmaras de fermentao na insuflao das bolsas (antes do enchimento) onde so alojadas as diferentes variedades de po. Assim como, a aplicao de ozono nas cmaras de massas mes, e de tratamento nos processos de conservao e

28

embalagem do po e outros produtos de padaria, bem como o do ar contido no recipiente do mesmo aps a selagem.

28) O ozono em ambientes pblicos

Sob os termos ambientes pblicos englobamos: cinemas, teatros, salas de reunies, pastelarias, discotecas, lojas, escritrios, etc. Em todos esses lugares, h um problema comum o ar rarefeito e abundncia de maus cheiros. Esse problema surge por uma aglomerao de pessoas pelo que o ambiente se torna

desagradvel. Vrios mtodos so usados para atingir a resoluo deste problema, como so o uso de exaustores, ar condicionado, perfumes, etc. Os exaustores no conseguem eliminar completamente os odores, embora o nmero de renovaes de ar seja alta. O ar condicionado, til, pois regula a temperatura e humidade, tambm no vai erradicar os odores e, no caso dos perfumes, eles no destroem os odores, mas camufla-os adicionando mais substncias estranhas ao ambiente. A soluo ideal para esse problema usar ozono.

Levando em conta as propriedades do gs ozono obtidos a partir do oxignio do ar que se decompe em oxignio molecular e oxignio atmico, a que se deve o seu forte poder oxidante, reage com substncias orgnicas produtoras de odor, alterando sua estrutura, de tal forma que a nova substncia formada no tem cheiro. Da mesma forma, elimina microrganismos causadores de doenas. Assim o ozono consegue muito mais facilmente, e sem necessidade de ter uma grande ventilao, um ambiente muito mais agradvel, livre de odores de qualquer espcie, e consegue a esterilizao do local, facto que no pode ser alcanado por meio de ar condicionado. Basta ter em mente que o ozono no faz desaparecer os fumos, nem regula a temperatura mas faz uma atmosfera livre de odores e perfeitamente higienizada, portanto um complemento ideal ao ar condicionado.

O ozono a substncia ideal necessria num ambiente para este no estar contaminado. O uso de ozono tambm til em casas particulares, eliminando odores que possam ocorrer na cozinha, banho, ou em qualquer dependncia da casa. Devido s suas propriedades medicinais muito saudvel para pessoas com problemas

29

(asma, afeces respiratrias, brnquios) e reduz o risco de contgios e doenas no caso de instalaes de uso pblico. Os resultados obtidos com o ozono so os mesmos, esterilizao e desinfeco. de destacar a eliminao do cheiro do tabaco, porque o ozono remove os alcatres.

Com a utilizao do uso de consegue-se:

- Perfeita higiene - Economia de calafetao e refrigerao, como em cada caso, reduzindo o nmero de renovaes de ar. - Ausncia de qualquer tipo de odor.

Para concluir, a ausncia de ozono no ar prova de que esse ar est contaminado.

29) O ozono na criao de animais.

Na criao de animais de todos os tipos importante para melhorar o desempenho e tornar a criao mais perfeita, a utilizao de ozono, devido s aces presentes claramente definidas. A aco bactericida do ozono para a eliminao de bactrias, germes e vrus que existem nas naves de criao. Esses lugares, devido aos excrementos dos animais so meios de cultura ideal para o desenvolvimento destes microrganismos, favorecendo a propagao da doena. muito conhecida a influncia do ozono na destruio de microrganismos, sendo portanto, de grande vantagem o seu uso. No caso em apreo, a aco bactericida do ozono torna-se mais importante devido preveno de doenas patognicas e alcanada numa percentagem elevada, uma vez que elimina algumas das suas causas. Embora um pouco mais secundrio tambm importante assinalar os efeitos de desodorizao do ozono. Nas instalaes de alojamento dos animais tm uma atmosfera rarefeita e odores desagradveis devido sua transpirao e aos seus excrementos, que atraem moscas, mosquitos, etc., muito irritante para os animais. O ozono destri todas as substncias que produzem mau cheiro, conseguindo uma perfeita da desodorizao das naves. agradvel entrar nos locais utilizados para a reproduo de qualquer tipo de animais e notar a completa ausncia de cheiro e o ar muito mais puro. conveniente o uso de ozono em todos os processos de criao e engorda como, tambm d uma maior converso

30

de rao em carne e uma grande reduo do consumo de medicamentos preventivos, aumentando assim a rentabilidade da explorao. Deve-se salientar a reduo de custos tanto no aquecimento das instalaes como nas renovaes de ar, porque o ozono, desinfecta e desodoriza o ar ambiente h uma reduo do nmero de renovaes de ar na area da nave, que pode ter menos aparelhos extractores e um menor consumo de energia. O ozono alm de higiene e desodorizao ambiente, prev tambm uma poupana econmica.

30) Geradores de ozono para veculos

Levando em conta as propriedades do gs ozono obtidos a partir do oxignio no ar que se decompe em oxignio molecular e oxignio atmico, ao que se deve um forte poder oxidante, reage com substncias orgnicas produtoras de odor alterando sua estrutura, assim de modo que a nova substncia formada no tem cheiro.

Englobamos no termo de veculos, por exemplo, autocarros em que h odores, se tabaco, roupas, alimentos, suor, etc., alm das pessoas que viajam alguns dos quais podem sofrer de uma doena infecciosa, tambm, com geradores de ozono, o ambiente totalmente isento de odores e tambm vai ser desinfectado, uma vez que elimina se qualquer tipo de bactrias, vrus ou bactrias. Temos tambm o exemplo dos automveis, quaisquer que sejam (berlina, carrinha, etc) em que tm os mesmos problemas que existem no autocarro, mas tambm no caso da polcia, em qualquer nvel, existe um grande problema de possveis infeces de doenas, que podem transportar pessoas (feridos, prisioneiros, etc.). Alm disso, devido s suas propriedades medicinais muito aconselhvel para pessoas com problemas respiratrios (asma, bronquite, etc.) Temos tambm o problema das ambulncias. O grande problema desses veculos o nmero de pessoas que passam por eles e existindo material sanitrio e equipamentos mdicos, que esto expostos propagao de diferentes vrus e bactrias. Neste caso, o gerador de ozono est continuamente a esterilizar o veculo e o material nele contido, e evitar qualquer risco de infeco entre as pessoas que esto utilizando uma ambulncia.

31

Finalmente, dizemos que o ozono no remove os fumos, mas elimina odores e vrus, germes e bactrias, deixando completamente limpo o ambiente e evitando o risco de contgio. Os geradores de ozono so todos os naturais, esto conectados rede e no tm qualquer qumica.

31) Geradores de ozono para os autocarros.

Levando em conta as propriedades do gs ozono obtidos a partir do oxignio no ar que se decompe em oxignio molecular e oxignio atmico, ao qual se deve o seu grande poder bactericida reage com as substncias produtoras de odores, alterando a sua estrutura, assim, de tal forma que a nova substncia no tem cheiro. Assim, como anteriormente temos citado, um ptimo bactericida, que elimina vrus, bactrias e germes no ar, de modo que o ambiente completamente esterilizado. Nos autocarros existe o problema do carecimento do ar agravado por causa dos odores a tabaco, cheiros, comida e bebidas, odores corporais, leos, etc. Para esse problema, existem diferentes mtodos para resolver este problema, como perfumes que no destroem os odores, mas vo-se se misturar com os outros, ficando muitas vezes uma mistura muito desagradvel. Tambm se utiliza o ar condicionado, til para a regulao da temperatura, mas sem destruir os odores.

Com o ozono conseguiremos um ambiente livre de todos os tipos de odores e tambm (muito importante) a esterilizao contnua do meio ambiente, respiramos ar limpo e livre de agentes estranhos.

O ozono ao decompor as substncias estranhas ao ambiente (sejam odores ou microrganismos) converte-se em oxignio, portanto, ele tem propriedades

medicinais, que beneficiam as pessoas com problemas de alergia (estados de gripe, constipao, etc.). Nestes casos, a melhoria notvel, j que a respirao feita com menor dificuldade e com menos fadiga.

Com o uso de ozono consegue-se: - Um ambiente livre de odor. - Um autocarro completamente esterilizado - Poupana no aquecimento e na refrigerao, de acordo com as renovaes de ar que so feitas.

32

-A viagem mais agradvel, j que em muitos casos, as tonturas so mais pelos odores existentes no veculo.

32) Descontaminao de carburantes

Um dos problemas mais graves do nosso tempo a poluio atmosfrica, duas das suas principais causas so os gases expulsos pelo escape dos automveis e dos aparelhos de queima. Os gases provenientes dos motores de exploso so na sua maioria txicos, e em ambientes fechados, como garagens e estacionamentos subterrneos, so muito prejudiciais. Nesses lugares a taxa de poluio , muitas vezes excessiva e perigosa, enquanto os odores produzidos por esses gases so desagradveis. O inconveniente mais grave pode ser superado com o ozono, isto por causa de seu poder oxidante, converte o monxido de carbono, que um gs txico, em dixido de carbono, que no txico, assim, purificando o ar, economizando nas instalaes de ar condicionado e ventilao.

Do mesmo modo, a emisso de gases de aparelhos de queima outro factor predominante da contaminao atmosfera, o efeito destes gases poluentes pode ser reduzido com o tratamento de ozono antes de sair para a atmosfera, contribuindo assim para reduzir a emisso de poluentes. O ozono, devido ao seu poder oxidante, elimina a contaminao ambiental, por reagir com substncias que a produzem elimina sua toxicidade, resolvendo assim o problema ao mesmo tempo o ozono transforma-se em oxignio molecular, que no contribui para o ambiente com qualquer substncia estranha.

Se o dispositivo gerador de ozono retira do exterior o ar necessrio para a formao de ozono, fornece oxignio ao local, enriquecendo a atmosfera ao mesmo tempo que a purifica.

Artigo no jornal "El Pais" (18-3-1985)

A Empresa Metropolitana de Madrid, atravs de uma empresa privada, conseguiu eliminar com sucesso da estao de Legazpi os maus odores caractersticos das

33

galerias subterrneas do Metro, por aplicao de ozono. A empresa est a ponderar alargar esta experincia para outras estaes da rede.

A maneira de eliminar o mau cheiro por causa Em algumas estaes de metro foram desenvolvidas recentemente, a experincia realizada na estao de Legazpi, com resultados muito satisfatrios foi realizada por uma empresa privada que comprovou que o odor produzido por infiltraes de gua com alta concentrao de enxofre, que, por sua vez, destilavam emanaes sulfdricas. A tcnica utilizada para eliminar odores desagradveis baseada na oxidao das molculas de enxofre na injeco de ozono na infiltrao de gua sulfurosa e difuso de ozono nos corredores de trfego de passageiros atravs da instalao de condutas no tecto e janelas de sada distantes, entre si, cerca de 15 metros, reguladas por intermdio de um temporizador.

33) O ozono e o tabaco.

Pergunta: No que se transforma a combusto do fumo do tabaco ao ser tratado com ozono?

Resposta: As substncias odorficas do meio ambiente, e neste caso do tabaco so essencialmente um composto de qumicos volteis que a temperaturas normais, esto contidas em grupos portadores de odores (aromticos, osmticos ou odorantes); Estes grupos de determinam a recepo de odor na regio olfactiva. A aco desodorizante do ozono no consiste em mascarar os odores mas em decomp-los em compostos volteis. O fumo do tabaco no que preocupa os fumadores e no fumadores adiciona CO, NO2, tambm fornece formaldedo, arsnico e cdmio, etc. Quimicamente o tabaco caracteriza-se pela presena de um alcalide especial a nicotina, etc.

Eliminao do odor

H muitas tcnicas para a remoo de odor e estas podem ser classificadas pelos nomes de absoro e oxidao, etc. Para ns o que importa a oxidao e, especificamente, o uso de ozono.

34

O ozono por ser um oxidante qumico que tem a capacidade de reagir com muitas substncias orgnicas e mais poderoso e eficaz quando gerado "in sito" reage com os compostos que causam o mau odor degradando-os e tornando-os compostos menos ofensivos, sendo utilizado para desodorizao e purificao. Assim no caso de combusto produzida pelo fumo do tabaco causar a oxidao de monxido de carbono e alcatres, fazendo a desinfeco e descontaminao do ar tratado.

CONCLUSES:

Os geradores ozono funciona num sistema integrado e sua principal funo para o ar, est em redefinir categoricamente todas as propriedades dos seus compostos, sem acrescentar qualquer contedo do elemento residual.

Sua actuao em virtude do seu poder oxidante enorme ante resduos qumicos ou minerais em suspenso, a uns destri, a outros precipita e para os outros, actua como um catalisador, transformando-os.

Ento usamos o ozono para a purificao do ar. Desodorizao Oxigenao Esterilizao

34) O ozono nas casas de banho.

Nas casas de banho, tanto domsticos como pblicas, temos dois problemas fundamentais: Um deles a contaminao do ambiente, devido s vrias bactrias e germes que podem haver, porque as casas de banho so um meio ideal para o seu desenvolvimento, temos que ter em conta, que os lavabos, retretes e urinis podem ser depositados e l permanecer latentes durante muito tempo. A presena de ozono na atmosfera impede que esse perigo uma vez que devido ao seu alto poder oxidante, elimina todos os tipos de microrganismos prejudiciais sade.

O outro problema criado devido abundncia de maus odores produzidos pela

35

decomposio

da

ureia

assim

como

desprendimento

de

gases

de

das

decomposies fecais, assim a sua eliminao necessria porque como efeito colateral e em pocas de vero, atraem todos os tipos de insectos.

Normalmente procede-se ventilao, mas para ser eficaz, deve ser abundante, pelo que so necessrios extractores potentes que renovam o ar ambiente, so caros e exigem instalao complicada.

Outra soluo que muito utilizada o emprego de perfumes desodorizantes, no entanto, esta soluo no perfeita porque o fazem os perfumes so adicionar uma nova fragrncia, que, sendo mais forte, abafa o primeiro, produzindo-se na realidade uma mistura que no agradvel, alm disto os desodorizantes acrescentam uma nova substncia estranha ao meio ambiente. Vemos ento que o seu uso no destri os odores, mas mascarada por outros mais fortes.

A soluo ideal e mais econmica no longo prazo, o uso de geradores de ozono. O ozono ataca as substncias qumicas que produzem odores, alterando sua estrutura e, portanto, elimina a causa que os produz.

O ozono consegue em curto espao de tempo, um ambiente completamente Desinfectado e desodorizado, fazendo com que os lavabos sejam centros de asseio como tal no propagar de doenas.

35) O ozono na hotelaria Dentro da hotelaria, podemos englobar hotis, restaurantes, bares, cafs e etc. Em todos esses lugares, um problema comum o ar rarefeito, por vrias razes, tais como os odores dos alimentos, tabaco, pessoas, bem como odores

impregnados em estofos, tapetes, madeiras, paredes, etc. Algo muito importante a remoo do alcatro do tabaco e das gorduras, evitando no amarelar tudo o que nos rodeia.

Com o nosso gerador de ozono (O3), esses odores so totalmente eliminados, pois o ozono um gs que reage com substncias produtoras de odor, alterando sua estrutura de tal forma que a nova substncia formada no tem nenhum odor.

36

Do mesmo modo, e um ponto muito importante para a sade para a desinfeco pois elimina todos os germes, vrus e bactrias existentes no ambiente, evitando assim o risco de propagao de doenas infecciosas. De tal forma o ozono logra muito mais facilmente e sem necessidade de ter uma grande ventilao um ambiente muito mais agradvel sem odores de qualquer espcie, ao mesmo tempo que esteriliza o local e os materiais deste (toalhas talheres, etc.). O ozono muito til para aqueles que sofrem de doenas respiratrias, como bronquite crnica, asma, etc., porque por ser oxignio puro respira-se com mais facilidade. Um dos grandes problemas nessas reas so os lavabos, por onde passam muitas pessoas, e estes so um grande problema dentro do plano da sade e higiene. Como sabemos, mesmo que os lavabos sejam bem limpos e desinfectados, logo em pouco tempo se encontram com muitos e desagradveis odores, assim como um grande risco de transmisso de infeces. Com os geradores de ozono temos um bom ambiente, sem cheiro e sem risco de contgio de infeces porque como um poderoso bactericida e germicida, elimina todas as causas que estes produzem e eliminando mesmo todos os microrganismos prejudiciais sade.

Quanto aos cheiros, a abundncia de maus odores devido decomposio da ureia e do desprendimento de gases por deposies fecais. Estes odores so muito desagradveis e sua eliminao necessria porque, tem como efeito secundrio no perodo de vero vo e atrair todos os tipos de insectos.

Como sabemos para todos estes problemas so utilizados vrios mtodos entre os quais se utilizam perfumadores, que no eliminam odores, mas a sobrepem um odor mais forte que abafa o anterior, produzindo uma mistura que no muito agradvel, uma vez que o odor no eliminado, acrescentando substncias estranhas ao ambiente. Outro mtodo o ar condicionado, que no elimina a odores, mas apenas regula a temperatura. Com o uso do ozono, conseguir: Perfeita higiene. Economia no aquecimento e arrefecimento do ar. Ausncia de qualquer tipo de odores. Perfeita desinfeco e esterilizao.

37

36) Na pastelaria

A preservao de alimentos a baixas temperaturas, no resolve os problemas de sanitrios de (fungos e bactrias) do processo de putrefaco, tpico de bens perecveis. O sintoma mais evidente da existncia de germes decorrentes da aco de fungos e bactrias, so os cheiros. O frio, a temperaturas perto de 0 C imobiliza os germes, mas no os elimina, vo recuperar o seu vigor quando encontram condies mais favorveis. Assim, as cmaras tm de ser desinfectadas regularmente utilizando tratamentos qumicos ou raios ultravioleta, tanto um como o outro so prejudiciais para a sade, de modo que as mercadorias so retiradas e as cmaras no so utilizadas pelo tempo da desinfeco. O ozono, mas como derivado do oxignio e, portanto, inofensivo, particularmente activo na destruio de estafilococos, fungos e bactrias. No armazenamento refrigerado a atmosfera ozonizada, alm de uma total desinfeco, elimina odores e podem ser armazenadas de uma s vez, diferentes produtos, sem o risco de contaminao e sem passar o odor de um para outro.

* O ozono: A soluo lgica e ecolgica para o po.

O ozono, aplicaes e influncias na produo de po:

O ozono um gs derivado do oxignio, cuja formulao O3 (o oxignio corresponde a O2). Como mostrado o ozono tem mais uma molcula de oxignio um oxignio enriquecido.

O ozono tem propriedades desinfectantes, sendo autorizado a sua utilizao como aditivo e auxiliar tecnolgico em desinfeco/oxidao.

Sendo um derivado do gs oxignio tem a propriedade fungicida e bactericida e volatilizar passados alguns minutos. Os geradores de ozono podem ser usados para as seguintes aplicaes: Tratamento do ar ambiente. Tratamento em cmaras frigorficas.

38

Tratamento da gua.

Esta ltima seco, o tratamento da gua fcil aplicao na gua da amassadora. Ao fornecer gua ozonizada farinha actua durante alguns minutos, destruindo grande parte dos esporos e mofo presentes nele e depois de alguns minutos volatiliza-se.

A amassadora, que no aspecto mecnico assegura a elaborao fsica da massa, intervm na fora da amassadura, como consequncia da oxidao da mesma, essa oxidao varia com a velocidade da amassadora, e o grau de exposio ao oxignio da massa ao ar durante a amassadura, portanto, com o aumento do tempo de amassadura, tambm o faz a fora da massa, enquanto a sua cor vai branqueando. Se colocarmos ozono na gua, a taxa de oxidao na massa aumenta, aumentando tambm a fora da mesma.

PROVAS NA ESCOLA DE PADARIA EM MADRID

Para estudar este novo processo foi instalado um equipamento de tratamento de gua na Escola de po e de padaria Madrid, massas iguais de po comum e po de forma. Iguais em fora, proporo, tempo e temperatura, modificando s em cada tipo de po a gua uma com tratamento de ozono, e outra sem. Observou-se que a massa tratada com gua com ozono:

1 mais branca. 2 Tinha mais fora. 3 As protenas foram hidratadas antes (ou seja, o glten tinha-se desenvolvido muito mais rapidamente).

No po acabado foi comprovado: 1 O miolo mais branco. 2 Que o seu desenvolvimento foi significativamente maior.

Os resultados foram ainda mais visveis no po de forma: 1 O miolo mais branco. 2 Conservao. No po que no tinham sido tratado com ozono apareceu mofo oito dias antes do que no po tratado com ozono.

39

OUTRAS APLICAES PREVISTAS

Aqui no praticadas na escola de padaria, em Madrid, foram nas cmaras de fermentao, e no caso do po forma e de po embalado com insuflao de ar ozonizado no saco antes de introduzir o po. Essas funes do ozono seriam: Tratamento em cmaras de tratamento de massas mes. Tratamento do ar ambiente nos locais de trabalho na padaria. Tratamento de processos de embalagem de po e outros produtos de padaria, tanto na embalagem e no ar contido na embalagem uma vez esta fechada.

37) O ozono na padaria O ozono tem outras duas aplicaes perfeitamente definidas, A) na preparao de po, B) na purificao do ar.

Aplicao de O3 na elaborao do po.

Partimos da aplicao (ozonizao) de ozono em gua. Depois disso, podemos comprovar como a cozedura da massa elaborada (partindo da gua ozonada) mais branca, tem mais fora e o desenvolvimento das protenas maior, o po depois de cozido, o tamanho superior.

Quanto se faz po de forma os benefcios so importantes, se o po tratado com gua ozonizada: alarga o seu tempo de conservao, inibe o processo de crescimento de mofos. No h que duvidar que, devido s caractersticas do ozono viricida, bactericida, fungicida e desinfectante se obtm estes resultados, e que a gua um elemento essencial na fabricao de po, da que ozonando-a obtm-se os seguintes resultados: a melhoria da qualidade de glten, aumento da fora da massa, reduzindo o tempo de fermentao em 10%, aumentando em 20% tamanho, o miolo mais branco e homogneo, com um maior volume, a cor mais dourada e a crosta mais crocante.

As propriedades acima mencionadas do ozono (O3) desinfectante, torna-se o meio

40

ideal para esterilizar a gua e para a conservao de alimentos. Portanto, esse sistema ajuda a melhorar a qualidade dos produtos de panificao e reduzir custos.

Todos os testes foram realizados durante um ano na Escola de Padaria de Madrid (aplicando ozono na massas).

ALGUNS LUGARES PARA A SUA APLICAO

ADEGAS AGRICULTURA ALIMENTAO AMBULNCIAS ANLISES CLNICAS APARTAMENTOS AQUACULTURA AR CONDICIONADO ARQUIVOS ARTES GRFICAS ASCENSORES AUTOCARROS AUTOSERVIOS AVES AVIRIOS BANCOS BARES BIBLIOTECAS BINGOS BOLOS BOUTIQUES CABELEIREIROS CAFS CMARAS FRIGORFICAS CARAVANAS CARROS CERVEJARIAS CERVEJEIRAS CINEMAS CLNICA VETERINRIA CLNICAS DENTRIAS CLUBES DESPORTIVOS CONFECO DE VESTURIO CONSERVAO DE OVOS CONSERVAO DE QUEIJO CONSULTRIOS COZINHAS ENLATADOS ESCOLAS ESCOLAS DE CONDUO ESCRITRIOS

41

ESTACIONAMENTO ESTUFAS FABRICAO DE PAPEL FABRICANTES DE CHOCOLATES FABRICANTES DE DOCES FESTAS E EVENTOS FITNESS FOTOGRAFIA FRUTARIAS GARAGENS HIPERMERCADOS HOSPITAIS HOTELARIA E RESTAURAO INDSTRIA ALIMENTAR INSTITUTOS INSTITUTOS DE BELEZA LABORATRIOS LABORATRIOS DE FOTOGRAFIA LAVANDARIAS LEITARIAS LOJAS DE ANIMAIS LOJAS DE PELES LOJAS DE PRODUTOS HORTCOLAS MATADOUROS MERCADOS NAVIOS OFICINAS OFICINAS DE AUTOMVEIS PADARIA PECURIA PEDICUROS PEIXARIAS PENSES PISCINAS PIZZARIAS PRESUNTOS PROCESSAMENTO DE PESCADO PRODUO DE ALGAS PRODUO DE OVOS PRODUTORES DE CARNE PRODUTORES DE FRUTA PRODUTOS AGRCOLAS PRODUTOS LCTEOS PROTSICOS PUBS QUEIJARIAS QUMICAS RESIDENCIAIS RESORTS SALGADOS SALES DE BELEZA SALES DE CH SANATRIOS SANITRIOS

42

SAUNAS SERVIOS SERVIOS PBLICOS SHOPPING CENTERS SILOS CONTENTORES SUINICULTURA SUPERMERCADOS TALHOS TEATROS TEATROS TINTURARIAS TRANSPORTES TRATAMENTO DE RESDUOS

You might also like