You are on page 1of 6

Blindagem Seleo de gs para Controlado Dip Transfer (Arc Short) Soldagem

R Wiktorowicz (Air Products) e G Melton (TWI Ltd) Publicao TWI-Membro. Agosto 2013

Resumo
Desenvolvimentos recentes na fonte de alimentao de tecnologia de controle eletrnico de soldagem para Metal gs ativo (MAG) soldagem tem visto o surgimento de uma srie de controlado arco transferncia mergulho soldagem fontes de energia. Essas tecnologias de controle de processo so destinadas a soldagem de materiais de folha fina e soldagem de raiz aberta. Tradicionalmente, um gs de proteo com uma baixa percentagem de dixido de carbono em argnio seriam usados p ara tais aplicaes, mas h recomendaes claras so feitas para essas novas variantes do processo. Neste estudo, o efeito de diferentes gases de proteo em nvel de respingos, capacidade lacuna ponte e geometria do cordo / solda foi avaliada e ao contrrio do que era esperado, Ferromaxx Alm disso, um gs mais quente normalmente recomendado para sees mais espessas, foi encontrado para dar o melhor resultados globais.

Introduo
O processo de soldagem MIG / MAG continua a ser o mais amplamente adotado na indstria (1). De transferncia de Dip MIG / MAG, combina baixo de entrada de corrente / calor e um pequeno dimetro do fio com repetidas curto-circuito entre o fio ea poa de fuso (2), tornando o processo adequado para unir materiais de folha fina, soldagem de raiz aberta e / ou soldagem posicional, onde necessrio o controle preciso da poa de fuso. No entanto, a principal desvantagem do modo de transferncia de mergulho salpicos, o que est associado com o metal fundido que est sendo espremida por uma fora de aperto, durante a fase de subida de corrente descolamento-gota de ciclo do processo. A taxa de aumento da corrente importante, a fim de equilibrar a manuteno de um fio de metal fundido para a transferncia de fora de contra o excesso de corrente / aperto, e salpicos subsequente. Como resultado, houve uma srie de desenvolvimentos recentes na tecnologia de controle para melhorar tanto a estabilidade do perfil atual ea entrada de calor (3). Estas novas fontes de energia so referidos coletivamente os processos de transferncia de mergulho como controlada (arco curto). Elas controlam o processo de imerso atravs da monitorizao da tenso e da modulao da forma de onda da corrente de soldadura. Isto reduz borrifo e reduz a quantidade de calor residual para a pea de trabalho. Essencialmente, h uma rpida reduo da corrente de soldagem imediatamente anterior ao arco re-ignio para controlar respingos. No entanto, uma vez que estas tcnicas reduzem a corrente no fio no final da fase de circuito curto, menos de aquecimento de resistncia do fio ocorre e o banho de solda o fluido mais frio e menos que muitas vezes resulta em um cordo de solda peaky e pode conduzir a ponte mais pobre capacidade ou tolerncia fit-up. Considerou-se que, ao escolher o gs de proteo correto, o cordo de forma a capacidade de transio e ajuste-up poderia ser melhorado. No processo de transferncia de imerso convencional a corrente sobe e desce de forma exponencial a uma velocidade determinada pela velocidade de alimentao do fio, o dimetro do fio, da indutncia e da tenso. Uma condio estvel com curto-circuitos regulares conseguida por meio do ajuste da tenso. Uma forma de onda tpica mostrada na Figura 1.

Figura 1 - Esquema do processo de transferncia de mergulho MAG

O modo de operao composto por um ciclo de arco em chamas, colapso contato fio / arc, um curto-circuito / ascenso atual, gota desapego / arc re-ignio, como mostrado na Figura 2.

Figura 2 - A tenso tpica / onda de corrente e cyclogram pode ser visto acima

No entanto, com a transferncia de mergulho controlado eletronicamente a corrente reduzida pouco antes de rupturas de curto-circuito para que respingos reduzida. Existem diversos modelos de tais fontes de alimentao, mas o resultado final muito semelhante, como pode ser visto na Figura 3.

Figura 3 - A / forma de onda atual tenso tpica e cyclogram para transferncia de mergulho controlado

Existem muitas empresas que produzem variantes dos processos de arco curto. Cada empresa tem desenvolvido seus prprios algoritmos de controle e dado o processo de um nome. Uma pesquisa de mercado por curto TWI disseram que, embora, em geral, h alto nvel de conhecimento desses processos, poucas empresas tm experincia em primeira mo deles, Figura 4. Portanto, h claramente uma oportunidade de crescimento nas aplicaes.

Figura 4 - Um inqurito sobre variantes de processo

Os fabricantes alegam que esses processos de transferncia de mergulho controlados oferecer:

um arco mais estvel reduo de respingos melhor controle de calor distoro reduzida potencialmente uma reduo fumos de soldadura Estes processos visam as seguintes aplicaes; soldar chapas finas pobre fit-up aplicaes automatizadas MIG brasagem de aos revestidos, com um mnimo de danos ao revestimento. No entanto, trabalhos recentes sobre juntas sobrepostas em TWI (Melton, 2012) mostrou que o cordo de solda sofrem de m wettablity, so frequentemente peaky e que o bridgeability abertura entre as camadas no foi melhorada em comparao com a transferncia de imerso convencional, ver Figura 5. Acredita-se que esses processos seriam mais amplamente adotado com melhorias de processos e aumento da educao sobre a otimizao de processos, por exemplo, pela seleo dos melhores do gs de proteo.

Figura cordo de solda 5 tpica com um processo controlado de solda curto-circuito

Tem havido pouca ateno dada seleo do melhor escolha do gs de proteo. Geralmente, uma baixa mistura de CO2 seria escolhido, enquanto alguns fabricantes especificar um argnio 20% mistura de CO2.

Objetivo
O objetivo deste trabalho foi avaliar uma gama de gases de proteo em solda controlado transferncia mergulho de materiais de folha fina para apoiar recomendaes para a seleo de gs.

Equipamentos e Consumveis
Os seguintes gases de proteo foram avaliados para a soldagem transferncia mergulho controlado; Ferromaxx7 (7% CO2, 2,5% O2 equilbrio Argon) Ferromaxx15 (15% CO2, 2,5% O2 equilbrio Argon) Ferromaxx Plus (12% de CO2, 20% balance Hlio Argon) Argon - 8% CO2 Argon - 20% CO2 CO2 Chapa de ao EN 10025-2 S235, de 1,2 mm de espessura foi preso em uma configurao de junta sobreposta.Antes da soldagem das bordas da placa foram modas para remover escala de superfcie e desengordurado. A cobre 1,0 milmetros de dimetro revestido fio slido para BSEN ISO 14341:2011 classificationG3Si1 foi utilizado para os ensaios. A fonte de energia EWM alphaQ foi escolhido para este trabalho. Esta uma mquina multi-processo inversor baseado. O modo de transferncia mergulho controlado nesta fonte de alimentao chamado coldArc . A

fonte de alimentao pr-programado para diferentes consumveis e gases. Um programa padro foi seleccionada e a voltagem aparado para optimizar as condies de soldadura. Dois programas esto disponveis para soldagem com um consumvel de ao leve, Programa 182 para o CO2 e um programa de 191 para gs misto. Todos soldadura foi efectuada com a fonte de energia ligada a uma JS6 Kawasaki articulado rob e as placas mantidas no suporte mostrado na Figura 6. Este dispositivo permite que as placas, ou a ser apertadas em conjunto ou com um intervalo fixo. Para estes ensaios nenhuma lacuna foi definida.

Figura 6 - Soldagem dispositivo eltrico

Programa experimental
Um conjunto de testes foi realizada para juntas sobrepostas, sem uma lacuna a utilizao da unidade na Figura 7.Estes ensaios foram realizados com uma velocidade de alimentao de 7.5m/min, a mais alta velocidade de alimentao que pode ser obtido a partir da fonte de alimentao. Isto corresponde a uma corrente de soldadura de cerca de 100-120A. A tenso de off-set foi ajustado ao longo de um intervalo de -2 a +3 V, para otimizar as condies para os diferentes gases de proteo. A velocidade de deslocamento foi aumentada, de 700mm/min at a velocidade mxima que deu uma solda aceitvel, para um conjunto de soldas usando um determinado gs de proteo.

Avaliao
As soldas foram avaliados em conformidade com a ISO 5817:2007 BSEN para a aparncia visual, a geometria, a penetrao. Macrosections de soldaduras para cada um dos gases de blindagem feita a uma velocidade de viagem da 1m/min so mostrados na Figura 7.

Figura 7 - Macro-sees de soldas voltas para cada gs a uma velocidade de deslocamento de 1 m / min

Para um gs de proteco CO2, as soldaduras feitas a uma velocidade de deslocamento de 0,75 e 1 m / min, sem correco de tenso (programa 182 para o CO2) tinha uma forma irregular e um rebordo perfil peaky com excesso de reforo. Penetrao na placa inferior foi baixa.

Argon - 20% CO2 produzido soldas com maior penetrao e um perfil mais plano, mas houve uma tendncia para minar na borda superior para a maioria das soldas. Alm disso, embora o perfil das soldaduras parece bom em corte e semelhante s soldaduras produzidas usando Ferromax Alm disso, o cordo de solda muito irregular em comparao com a obtida com Ferromax Alm Argon - 8% CO2 produzido frias cordes de solda peaky que para algumas configuraes eram bastante irregular.Para uma velocidade de deslocamento de 1.0m/min, ajuste de tenso resultou em qualquer um talo de pico ou rebaixo com baixa penetrao. Uma melhoria na forma talo foi obtida atravs da reduo da velocidade de deslocamento para 0.75m/min, sem guarnio tenso, mas o talo ainda era ligeiramente peaky embora suave e consistente com a boa umectao nos dedos dos ps. Com Ferromaxx 7 gs de proteo (usando o programa 191) os melhores resultados foram obtidos com uma correo de tenso de 1 V. O cordo de solda foi observado para ser frio e peaky, mas menos do que com CO2.Nos locais, alguns rebaixo foi observado, apesar de o talo foi geralmente regular. As melhorias foram obtidas com Ferromax 15, que em uma guarnio de tenso de 1 V produzido um cordo de solda com um perfil mais plano e bom umedecimento nos dedos dos ps. Ocasionais undercut foi observado na borda superior, mas o perfil geral de solda e consistncia foi melhorada. Com Ferromaxx Alm disso, a forma do grnulo melhorou dramaticamente com o aumento da tenso aparar a 3 V.Estas soldas apresentam um perfil mais amplo e mais suave com bom umedecimento nos dedos dos ps. Os melhores resultados foram obtidos com uma velocidade de deslocamento de 1.0m/min a velocidade de deslocamento maior de 1,25 m / min ligeiro rebaixo foi observada e o aparecimento de pequenas imperfeies de raiz. A reduo da tenso para 2 V resultou num perfil de soldadura mais suave com menos ondulao. Em geral, os melhores resultados foram obtidos com Ferromax Plus com uma guarnio de tenso de 2-3 volts.

Discusso
O objetivo deste projeto foi o de investigar o efeito que o gs de proteo tem sobre a qualidade das soldas produzidas atravs de um processo de soldagem MAG transferncia mergulho controlado. Estes resultados demonstraram que o gs de proteco no influenciar a forma e a penetrao da solda e independentemente de o gs de proteco, nveis de salpicos so baixos desde que uma condio de operao estvel seja alcanado. Em geral, os melhores resultados foram obtidos com Ferromax Alm disso, com uma guarnio de tenso entre 2 e 3V no programa normal. Isso produziu cordes de solda plana, com boa umectao nos dedos dos ps de solda e boa penetrao na placa inferior de uma solda colo sem queimar a velocidades viagem altos, Figura 8. No entanto, se a tenso demasiado elevada, ou a velocidade de deslocamento muito rpido, uma tendncia para defeitos radiculares foi observada.

Figura 8 - Macro-seo de uma solda feita com Ferromax Plus no 1m/min

Alm disso otimizao


Todas as soldas foram feitas usando os programas padro disponveis com ther EWM ColdArc fonte de energia.Recomenda-se que novos estudos so realizados utilizando programas modificados, que podem ser obtidos utilizando o software do fabricante. Especificamente, o perfil da corrente de soldadura tem um impulso de corrente elevada aps cada arco de re-ignio. Alteraes nos parmetros de pulso pode ativar programas para ser adaptado para uma mistura de gases especfico.

Referncias
Website: http://www.twi.co.uk/content/arcwelding_index.html #, data: 02/09/2010 Raj B, Shankar V, Bhaduri AK: "Tecnologia de Soldagem para Engenheiros ', Alpha Cincia, Oxford, 2006 Woloszyn AC, Melton G, Sende: "Comparao da MIG avanado / MAG e processos de soldagem TIG", IIW Doc. XII-2076-12

Goecke SF,: 'Arc Low Energy Juntando Processo para materiais sensveis ao calor ", EWM HIGHTEC WELDING GmbH, Mndersbach de 2005

Agradecimentos
Este trabalho foi realizado pela TWI, em nome da Air Products. A assistncia de EWM que forneceu a fonte de energia e experincia em processos reconhecido agradecimento.

You might also like