You are on page 1of 3

Texto: Joo 8:31-36

Introduo: Mesmo quando temos liberdade poltica e liberdade do pecado atravs de Cristo, s vezes ficamos em escravido espiritual.

Deus nos libertou para viver uma vida abundante e deseja que possamos
abraar a liberdade que Ele nos d.

A. Como voc pode ser livre das coisas que o mantm em cativeiro?
1. Voc tem que admitir a verdade.
Em Joo 8:31-36, Jesus desafiou os fariseus sobre a sua escravido. Eles alegaram que nunca haviam sido escravos de ningum, apesar de terem sido escravizados pelo Egito, Assria, Babilnia, e estavam atualmente sob o domnio de Roma. Como os fariseus, a maioria das pessoas no quer confessar que eles so escravos do pecado.

2. Voc deve entender a natureza da escravido.


"Todo aquele que comete pecado escravo do pecado" (Joo 8:34). A escravido do pecado muitas vezes enganosa. Ento, as pessoas nem sequer percebem que esto escravizadas. Ns no somos apenas seres fsicos, somos tambm emocional e espiritual. At que sejamos livres no interior, no somos verdadeiramente livres. Somente Cristo pode libertar-nos das coisas que escravizam a nossa alma e esprito.

3. preciso compreender as diversas formas de escravido.


As pessoas podem ser escravizadas por vcios, relacionamentos pouco saudveis, falta de perdo, fama, trabalho, ideias destrutivas, ou inmeras outras coisas. Se alguma coisa est controlando voc (alm de Jesus), ento voc escravo dessa coisa.

4. Voc deve entender o processo de escravizao.


A escravido comea com um desejo por algo que parece inocente e inofensivo.

Voc comea a pecar, ignorando as advertncias de sua conscincia, e acreditando que o pecado est ajudando a atender a uma necessidade.

Voc acredita na mentira do inimigo que este pecado no vai machuc-lo, embora ele tenha destrudo a vida de outros.
Depois de um tempo, voc se sente confortvel com o pecado, porque a sua conscincia torna-se cauterizada.

5. Voc deve reconhecer a realidade de sua condio.


Embora voc pode odiar a questo que o mantm em cativeiro, voc pode temer confessar seu poder em sua vida. Voc tem que admitir que o pecado est dominando sua vida e comprometer-se a obedecer a Deus para receber integralmente o seu amor e ajuda.

6. Voc tem que admitir que voc tem um problema espiritual.


Se algum no est disposto a admitir o seu problema espiritual, no vai encontrar a liberdade. Uma srie de problemas leva uma pessoa a tornar-se escravo do pecado: insegurana, medo do fracasso, abuso, arrependimento e raiva, entre outros. Certifique-se de identificar o problema, atividade, pessoa ou atitude que o mantem cativo, e no volte para a escravido.

7. Voc deve fazer a escolha de ser livre.


Voc deve fazer a escolha de afastar-se de seus caminhos destrutivos e obedecer a Deus. Deliberadamente tomar medidas para abraar a liberdade e o poder de Deus.

8. Voc tem que acreditar que Deus pode libertar voc.


Se voc acredita que Jesus redimiu voc do pecado, optar por ter f que Ele vai liberta-lo atravs do poder do Esprito Santo. Com um corao sincero, clamar a Ele como Davi: Salmo 22:5, 27:7, 30:2, 34:17.

9. Voc deve pedir a ajuda de Deus.


Deus pode libert-lo imediatamente ou ao longo do tempo. Voc pode precisar de alguma orientao, apenas certifique-se de que o conselheiro centrado em Cristo e de confiana. Concluso: Jesus o grande libertador que quer dar-lhe a liberdade, alegria e vida abundante. No permanea escravizado.

Seja liberto para viver, entregando-se totalmente a Jesus Cristo como seu nico Mestre.

You might also like