You are on page 1of 2

O Auto da Barca do Inferno

(ou Auto da Moralidade) uma complexa alegoria dramtica de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira so respetivamente o Auto da Barca do Purgatrio e o Auto da Barca da Glria). Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das dcadas iniciais do sculo XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na atualidade. Diz-se "Barca do Inferno", porque quase todos os candidatos s duas barcas em cena a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glria, com o Anjo seguem na primeira. De facto, contudo, ela muito mais o auto do julgamento das almas.

Estrutura
O Auto tem uma estrutura definida, no estando dividido em actos ou cenas, por isso para facilitar a sua leitura divide-se o auto em cenas maneira clssica, de cada vez que entra uma nova personagem. A estrutura vista pelo percurso cnico de cada personagem, que demonstra as suas aes enquanto "julgado". Existe um percurso cnico padro - as personagens comeam por se dirigir Barca do Inferno (que est mais enfeitada, que salta mais vista), percebem que aquela barca se dirige ao "arrais infernal" e vo Barca da Glria. As personagens que no podem entrar nesta barca, voltam Barca do Inferno, onde acabam por ficar.

Resumo
Embora o Auto da Barca do Inferno no integre todos os componentes do processo dramtico, Gil Vicente consegue tornar o Auto numa pea teatral, dar unidade de aco atravs de um unico espao e de duas personagens fixas "diabo e anjo". A pea inicia-se num porto imaginrio, onde se encontram as duas barcas, a Barca do Inferno, cuja tripulao o Diabo e o seu Companheiro, e a Barca da Glria, tendo como tripulao um Anjo na proa. Apresentam-se a julgamento as seguintes personagens: Fidalgo, D. Anrique; Onzeneiro Sapateiro de nome Joananto; Joane;Frade corteso, Frei Babriel, com a sua "dama" Florena; Brsida Vaz, uma alcoviteira; Judeu usurrio chamado Semifar; Corregedor e um Procurador, altos funcionrios da Justia; Enforcado;quatro Cavaleiros que morreram a combater pela f. Cada personagem discute com o Diabo e com o Anjo para qual das barcas entrar. No final, s os Quatro Cavaleiros e o Parvo entram na Barca da Glria (embora este ltimo permanea toda a ao no cais, numa espcie de Purgatrio), todos os outros rumam ao Inferno. O Parvo fica no cais, o que nos transmite a ideia de que era uma pessoa bastante simples e humilde, mas que havia pecado. O principal objectivo pelo qual fica no cais para animar a cena e ajudar o Anjo a julgar as restantes personagens, como que uma 2 voz de Gil Vicente. A presena ou ausncia do Parvo no Purgatrio aquando do fim da pea acaba por ser pouco explcita, uma vez que esta acaba com a entrada dos Cavaleiros na barca do Anjo sem que existissem quaisquer outros comentrios do Anjo ou do Parvo sobre o seu destino final. ANLISE Stira social Esta obra tem dado margem a leituras muito redutoras, que grosseiramente s nela veem uma farsa. Mas se Gil Vicente fez a impiedosa das molstias que corroam a sociedade em que viveu, no foi para se ficar a, como nas farsas, mas para propor um caminho decidido de transformao em relao ao presente. Normalmente classificada como uma moralidade, muitas vezes ela aproxima-se da farsa; o que indubitavelmente fornece ao leitor uma viso, ainda que parcelar, do que era a sociedade

portuguesa do sculo XVI. Apesar de se intitular Auto da Barca do Inferno, ela mais o auto do julgamento das almas. Personagens As personagens desta obra so divididas em dois grupos: as personagens alegricas e as personagens tipo. No primeiro grupo inserem-se o Anjo e o Diabo, representando respectivamente o Bem e o Mal, o Cu e o Inferno. Ao longo de toda a obra estas personagens so como que os juzes do julgamento das almas, tendo em conta os seus pecados e vida terrena. No segundo grupo inserem-se todas as restantes personagens do Auto, nomeadamente o Fidalgo (D. Anrique), o Onzeneiro, o Sapateiro (Joananto), o Parvo (Joane), o Frade (Frei Babriel), a Alcoviteira (Brsida Vaz), o Judeu (Semifar), o Corregedor e o Procurador, o Enforcado e os Quatro Cavaleiros. Todos mantm as suas caractersticas terrestres, o que as individualiza visual e linguisticamente, sendo quase sempre estas caractersticas sinal de corrupo. Fazendo uma anlise das personagens, cada uma representa uma classe social, ou uma determinada profisso ou mesmo uma crena. medida que estas personagens vo surgindo vemos que todas trazem elementos simblicos, que representam os seus pecados na vida terrena e demonstram que no tm qualquer arrependimento pelos mesmos. Os smbolos cnicos de cada personagem so: Fidalgo: um manto e pajem (criado) que transporta uma cadeira de espaldas. Estes elementos simbolizam a opresso dos mais fortes, a tirania e a presuno do moo. Onzeneiro: bolso. Este elemento simboliza o apego ao dinheiro, a ambio, a ganncia e a usura. Parvo: no traz smbolos cnicos, pois tudo o que fez na vida no foi por maldade. Esta personagem representa a inocncia e a ingenuidade. Sapateiro: avental e formas de sapateiro. Estes elementos simbolizam a explorao interesseira, da classe burguesa comercial. Frade: uma Moa (Florena), uma espada, um escudo, um capacete e o seu hbito. Estes elementos representam a vida mundana do clero, e a dissoluo dos seus costumes. Alcoviteira: hmenes postios, arcas de feitios, armrios de mentir, furtos alheios, jias de seduzir, guarda-roupa de encobrir, casa movedia, estrado de cortia, coxins e moas. Estes elementos representam a explorao interesseira dos outros, para seu prprio lucro e a sua actividade de alcoviteira ligada prostituio. Judeu: bode. Este elemento simboliza a rejeio f crist, pois o bode o simbolo do Judasmo. Corregedor e Procurador: processos, vara da Justia e livros. Estes elementos simbolizam a magistratura. Enforcado: "barao" (a corda com que fora enforcado) ao pescoo. Este elemento representa a sua vida terrena vil e corruptvel. Quatro Cavaleiros: cruz de Cristo, que simboliza a f dos cavaleiros pela religio catlica. (os elementos cnicos dos quatro cavaleiros no representam os seus pecados, tanto que eles foram para o Paraso.)

Humor Surgem ao longo do auto trs tipos de cmico: o de carcter, o de situao e o de linguagem. O cmico de carcter aquele que demonstrado pela personalidade da personagem, de que exemplo o Parvo, que devido sua pobreza de esprito no mede as suas palavras, no podendo ser responsabilizado pelos seus erros. O cmico de situao o criado volta de certa situao, de que bom exemplo a cena do Fidalgo, em que este gozado pelo Diabo, e o seu orgulho pisado. Por fim, o cmico de linguagem aquele que proferido por certa personagem, de que so bons exemplos as falas do Diabo. Fidalgo sente-se acomodado em qualquer lugar, na Terra ou no Inferno, pra ele, ambas partes so totalmente sem sabor, sem graa.

You might also like