You are on page 1of 15

21/02/2014

Sistema Cardiovascular

Doenas cardiovasculares

As funes primrias do sistema cardiovascular consistem em proporcionar oxignio a todo o organismo e, ao mesmo tempo, libert-lo das substncias que devem ser eliminadas. Concretamente, essa funo pressupe recolher o sangue do organismo, pobre em oxignio , e bombe-lo para os pulmes, onde oxigenado e onde o gs carbnico liberado; depois, o corao envia esse sangue rico em oxignio para todos os tecidos do organismo.

Prof. Constanza Silva

O que so doenas cardiovasculares (DCV)?


So as doenas que afetam o corao ou os vasos sanguneos, prejudicando o funcionamento da circulao.

Principais causas de mortalidade no Brasil


32,5

Apesar de todo o conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia do sistema cardiovascular e das modernas tcnicas de diagnstico e tratamento, as DCV continuam a ser a principal causa de mortalidade em todo o mundo, inclusive no Brasil.

30,1

28,3

% 9,1

AVE

Doena Arterial Coronariana

HAS

Outras

So as responsveis pelo maior nmero de bitos entre os idosos.

(M.S.2009)

21/02/2014

CAUSAS
No h uma causa nica para as doenas cardiovasculares, mas sabe-se que existem fatores que aumentam a probabilidade de sua ocorrncia. So os denominados fatores de risco cardiovascular.: Hipertenso arterial, Dislipidemia, Tabagismo, Diabetes mellitus, Sedentarismo, Obesidade, Hereditariedade Estresse.
A principal caracterstica das doenas cardiovasculares a presena da aterosclerose, acmulo de placas de gorduras nas artrias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.

o que aterosclerose?
Aterosclerose a doena inflamatria crnica na qual ocorre a formao de ateromas dentro dos vasos sanguneos. Os ateromas so placas, compostas especialmente de lipdeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente a diminuio do dimetro do vaso, podendo chegar a obstruo total do mesmo.

ARTERIAS COM ACMULO DE GORDURA

A aterosclerose em geral fatal quando afeta as artrias do corao ou do crebro, rgos que resistem apenas poucos minutos sem oxignio.

21/02/2014

Quais so as causas da aterosclerose?


A aterosclerose causada pelo acmulo de

Quais so os sintomas da aterosclerose?

lpideos (gorduras) nas artrias, que podem ser fabricados pelo prprio organismo adquiridos atravs dos alimentos.

Usualmente, a aterosclerose no produz qualquer tipo de sintoma at que um estreitamento acentuado ou obstruo de uma ou mais artrias ocorra .

O sintoma depende do rgo afetado pela obstruo da artria .

21/02/2014

Como a aterosclerose pode comprometer o organismo?


Quando as artrias acometidas so as que levam sangue para o crebro, a pessoa poder sofrer um AVE ; Quando as artrias acometidas so as que levam o sangue para as pernas, a pessoa sentir dor ao caminhar (claudicao intermitente), podendo chegar at a gangrena; No caso da obstruo nas artrias coronrias ( vasos que levam o sangue ao corao), o sintoma ser dor no peito, o que caracteriza a angina ou o infarto do corao. O paciente j infartado, coloca suas vontades antes da sua sade fsica e mental.

Recomendaes
Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras (frutas e vegetais), pois a fibra ajuda na perda de peso e na reduo da absoro das gorduras; Restringir o uso de ovos e alimentos que contm muito colesterol para trs vezes por semana, para no elevar os nveis de colesterol na corrente sangunea; Usar leo de origem vegetal (leo de girassol, leo de oliva, leo de algodo, leo de milho) para cozinhar e assar os alimentos, nunca gordura animal (banha), pois a gordura vegetal diminui o colesterol ruim;

Evitar o consumo de carnes e peixes defumados, como presunto, bacon, linguias, salsichas, carne de porco, anchovas, e enlatados, pois apresentam grandes quantidades de sdio que faz com que haja um aumento da presso; Eliminar o consumo de cerveja ou diminuir ao mximo seu consumo, pois esta, alm de ser muito calrica favorecendo um ganho de peso, diurtica o que provoca a perda de grandes quantidades de minerais atravs da urina;

Comear uma refeio sempre pela salada, pois esta por ser rica em fibras, exige uma maior mastigao, o que dar uma sensao de saciedade mais rpida e ajudar na reduo de volumes exagerados de alimentos; Nas horas vagas, reserve um tempo para prtica de algum exerccio fsico, mesmo que seja leves caminhadas, pois a atividade fsica aumenta os nveis de colesterol bom o que consequentemente diminuir o colesterol ruim, alm do mais, ajudar na perda de peso.

Aterosclerose
Melhor que tratar evitar o aparecimento da doena. Isso pode ser alcanado com uma dieta alimentar equilibrada, no fumando e praticando regularmente exerccios fsicos.

DOENA CARDIOVASCULAR
As principais DCV que atingem a populao so: Infarto do miocrdio; Acidente vascular enceflico - AVE;

21/02/2014

O infarto agudo do miocrdio a principal causa de morte no mundo

Infarto Agudo do Miocrdio

Infarto Agudo do Miocrdio

Aspectos Epidemiolgicos
A cardiopatia isqumica permanece como a principal causa de morte no mundo ocidental; No Brasil, no ano de 2009, 36,5% dos bitos entre indivduos com idade maior ou igual a 55 anos decorreram de doenas do aparelho cardiocirculatrio (DataSUS).

a ocluso de uma artria coronria ou de seus ramos, levando a uma necrose da clula miocrdica resultante da oferta inadequada de oxignio ao msculo cardaco podendo ser assintomtico em pessoas idosas; O dano tissular e morte do msculo cardaco sempre resultam de um infarto do miocrdio.

21/02/2014

Falta de circulao

Menos O2 nutrientes

isquemia

Formao de cogulo (trombo)

Placa de ateroma no interior da artria


Placa imatura risco de ruptura

Placa com cpsula espessa (madura), menos propensa a ruptura

REDUO IMEDIATA E PROGRESSIVA DA CONTRATILIDADE DO MIOCRDIO Trombo sobre placa ateroclertica Exposio de colgeno e fragmentos

Ruptura da placa

Processo de formao do trombo

Plaquetas e cel. agregam ao local da ruptura

CLNICA
1. Dor ou desconforto intenso em aperto, opresso, peso ou queimao, podendo irradiar-se para pescoo, mandbula, membros superiores, dorso e estmago 2. 3. 4. 5. 6. 7. Nuseas Vmitos Sudorese Palidez Sensao de morte iminente OBS: a durao da dor superior a 20 minutos.

Angina de Peito ou Angina Pectoris Dor no centro do peito que pode estende-se para braos, pescoo, queixo ou costas. Causa: Diminuio do Fluxo Tratamento: vasodilatadores

Dor com durao inferior a 20 minutos sugere angina

21/02/2014

Doena coronariana

O risco de fumantes desenvolverem doena coronariana 2 a 4x maior do que os no-fumantes

DIAGNSTICO DE INFARTO DO MIOCRDIO

Manifestaes Clnicas
. Caractersticas da dor . Sintomas associados

Histria tpica de dor precordial

Alteraes eletrocardiogrficas

Elevao enzimtica

21/02/2014

ALTERAES ELETROCARDIOGRFICAS NO IAM


ECG normal

Marcadores Bioqumicos de Infarto Agudo do Miocrdio


Marcador Incio Pico Normalizao Vantagens Desvantagens

Miocrdio ntegro

Mioglobina 2 a 3

horas

6a9 horas

18 a 24horas

Alta Baixa especificidade, sensibilidade, rpido retorno ao deteco normal precoce de IAM; Mtodo de dosagem rpido e maior custoeficincia. Baixa especificidade em trauma ou cirurgia. Baixa sensibilidade com mais de 6h de sintomas ou alm de 36h.

Elevao de ST Inverso de onda T

CK-MB

3 a 12 horas

10 a 24 horas

3 a 4 dias

Infarto recente

Infarto antigo

Onda Q importante

Medidas Iniciais
. Obteno dos sinais vitais: PA, frequncia cardaca e exame fsico; . Oxignio por cateter ou mscara; . . Monitorizaro do ritmo cardaco e da saturao de O2; . Administrao de 200mg de aspirina via oral; . Nitrato sublingual 5mg; . ECG; . Administrao endovenosa de morfina quando a dor muito intensa e no melhora com nitrato.

Diagnstico de Enfermagem
Desconforto devido a dor. Alterao na perfuso perifrica devido a um dbito cardaco inadequado.

21/02/2014

Prescrio de Enfermagem
Posicionar o paciente em fowler para conforto. Administrar oxignio para melhorar a perfuso capilar. Observar presena de manchas na pele como palidez, cianose, sudorese e estase jugular.

Tratamento Cirrgico das Coronariopatias Ponte safena ou mamria Angioplastia

Colocao de stents

Antes da angioplastia

Depois da angioplastia

21/02/2014

Diagnstico de Enfermagem
Monitorar a presso arterial em ambos os braos com o paciente deitado, sentado e em p. Estimular perodos de repouso durante o dia e aps uma atividade. Ensinar o paciente a se levantar da cama evitando quedas.

Alterao na perfuso tissular devido a um aumento do trabalho cardaco. Possibilidade de leses, quedas ligados a fraqueza e/ou tontura.

O que ?

Acidente Vascular Enceflico (AVE)

Grupo de doenas com incio abrupto que provocam danos neurolgicos. Pode ser de dois tipos:
Dependendo do mecanismo que o gerou.
Isqumico (84 %) - OCLUSO Hemorrgico (16%) - RUPTURA

10

21/02/2014

COMPARAO DOS ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS NOS HEMISFRIOS ESQUERDO E DIREITO


DIREITO

Tipos de AVC

ESQUERDO
Paralisia no lado direito do corpo Defeitos no campo visual direito Afasia (expressiva, receptiva ou global) Capacidade intelectual alterada Comportamento lento, cauteloso.

Paralisia no lado esquerdo do corpo Defeitos no campo visual esquerdo Dficits de percepo espacial Distratibilidade aumenta Comportamento impulsivo e julgamento deficiente Falta de conscincia dos dficits.

Tipos de AVC
Isqumico
Processo no qual o tecido no recebe nutrientes, especialmente oxignio. Causado por reduo do fluxo sanguneo em uma artria que irrige uma parte do crebro. Associado aterosclerose.

Tipos de AVC

Classificaes:
Trombose processo local. Embolia.

11

21/02/2014

Tipos de AVC
Hemorrgico
Extravasamento de sangue para fora dos vasos. O sangue pode derramar para:
O interior do crebro O espao entre o crebro e sua membrana (aracnoide)

Tipos de AVC

Muito mais relacionado com a hipertenso. Altas taxas de mortalidade. Preveno o pilar de conduta.

Nmeros
Segunda maior causa de mortalidade mundial. Brasil: um dos pases com maior taxa de mortalidade por AVE. As taxas de AVE dobram a cada dcada depois dos 55 anos de idade.

AVC hemorrgico

12

21/02/2014

Fatores de risco
Hipertenso:
Principal fator de risco. No Brasil, a alimentao com uma quantidade elevada de sal faz com que a HAS seja um fator de risco diferenciado. Em torno de 85% dos pacientes com AVC so hipertensos.

Fatores de risco
Diabetes Associado principalmente com o AVC isqumico. Parece ser o segundo fator de risco mais importante. Potencializao de risco pela combinao:

diabetes, hipertenso e dislipidemias.

Fatores de risco
Fumo Fumantes de mais que 40 cigarros/dia

Doena cerebrovascular

apresentaram risco relativo 2 vezes maior que fumantes de menos que 10 cigarros/dia. O fumantes pesados mostram risco relativo de AVC 2 a 4 vezes maior que no fumantes.
O tabagismo responsvel por 25% das doenas cerebrovasculares (principalmente derrame cerebral)

13

21/02/2014

Acidente vascular cerebral (AVC) isqumico

Fatores de risco

Castro JAB, Epstein MG, Sabino GB e col 2009

.,

Conseqncias
Alteraes decorrentes das leses neurolgicas podem ser:
Motoras; sensoriais; Perceptivas; De comunicao; De comportamento.

Preveno
Controle do tabagismo. Atividade fsica regular. Controle da obesidade. Controle do uso de lcool. Controle da HAS, DM, dislipidemia.

14

21/02/2014

BONS ESTUDOS !!!!

15

You might also like