You are on page 1of 16

2582

ENSAIO PARA UM BAL DAS RUNAS

YanaTamayo. UnB RESUMO: O presente artigo busca iniciar uma discusso sobre os significados possveis para a recorrente presena de imagens de runa na contemporaneidade. Mais especificamente, examinamos a runa nas imagens de representao do Modernismo e do espao urbano como personificao mxima do conceito de runa contempornea. Para alm de uma anlise crtica da produo de imagens de runa, reiteramos de alguma maneira sua relevncia como tema na atualidade ao examinar como elas se inserem no campo da produo artstica em relao ao conceito de dispositivo de Giorgio Agamben. Palavras-chave: Runa; espao urbano; arte contempornea; dispositivo; coreografia.

RESUMEN: En este artculo sepretende iniciarun debate sobre losposiblessignificados dela presenciade las imgenes dela ruinarecurrentes en la actualidad.En concreto, se analiza la ruina enimgenesdela representacin de la modernidady del espacio urbanocomo una personificacinmximadel concepto deruinacontempornea.Ms all deun anlisis crtico dela produccin de imgenesderuina, de alguna manera reafirmamos surelevanciacomo untema dehoymediante el examen decmo encajanen elmbito de la produccinartsticaen relacin conel concepto dedispositivo deGiorgioAgamben. Palabras clave: Ruina; el espacio urbano; el arte contemporneo; los dispositivos; coreografa.

Fragmento e runa No recente um fascnio exercido pelas runas e pelas imagens de decadncia sobre a humanidade. A runa transformada em imagem, representao, tornou palpvel a conscincia do tempo e de nossa existncia sobre a Terra. Ela nos lembra de que s existimos enquanto percebemos o tempo. A pintura oitocentista francesaviu na obra de um Hubert Robert (Paris, 17331808) uma produo contaminada pelo Romantismo alemo de um Caspar David Friedrich (Greifswald, 1774 Dresden,1840) para quem j se impunha um conflito entre a percepo da arrogncia da humanidade em seu caminho racionalista e o peso da Histria.

2583

O Barroco oitocentista francs traz em seu cerne uma viso romntica da runa, vendo na corroso das grandes obras da humanidade pelo tempo a redeno e possvel reconciliao do homem com a natureza. O socilogo alemo Georg Simmel (Berlim, 1858-Estrasburgo,1918), em 1911, tambm reforaria essa ideia de reconciliao em seu ensaio A runa:
Este balano singular entre a matria mecnica, pesada, passivamente resistente presso e a espiritualidade enformante, que impele ao alto, quebra-se, no entanto, no instante em que o edifcio rui, pois isso no significa outra coisa seno que as meras foras da natureza comeam a predominar sobre a obra humana: a equao entre natureza e esprito desloca-se em favor da natureza. Este deslocamento toma-se de uma tragicidade csmica que na nossa percepo leva qualquer runa para a sombra da melancolia, pois o desabamento aparece agora como a vingana da natureza pela violao que o esprito lhe impingiu, por meio da formao 1 segundo sua imagem .

Hubert Robert. Imaginaryview of the Grand Gallerieofthe Louvre in Ruins . 115 145 cm.1796.

No podemos deixar de lembrar a grande contribuio de Kurt Schwitters (Hannover, 887 Ambleside, 1948) para a instaurao, a partir de sua mais conhecida obra, Merzbau(elaborada entre 1921-1937), de uma potica do precrio.2Schwitters foi um dos primeiros de sua gerao a introduzir mais conscientemente no interior da obra os fragmentos e detritos gerados pelo cotidiano moderno, pela indstria e pela vida urbana. A palavra Merz, transformada emconceito pelo artista que se auto intitulava um artista-Merz era originalmente um pedao de anncio do KommerzundPrivat Bank, onde apenas se podia ler a slaba Merz. Schwitters definia sua arte Merz da seguinte maneira:

2584

No fundo, eu no compreendia porque no se podia utilizar em um quadro, com o mesmo direito com que se usam as cores fabricadas pelos comerciantes, materiais como velhas passagens de bonde ou bilhetes de mtro, pedaos de madeira desbotados, tickets de vestirio, restos de barbante, raios de bicicleta, em resumo: todo o velho bric--brac que habita os depsitos de entulho ou o monte de lixo. Havia nisso, de certo modo, um ponto de vista social, e, no plano artstico, um prazer pessoal. Em ltima instncia, havia, principalmente, este. Dei a minha nova maneira, fundada no princpio do emprego desses materiais, o nome de MERZ, tirado da 3 segunda slaba da palavra KOMMERZ .

Ora, a despeito das inmeras diferenas que podem ser listadas entre as intenes de Schwitters com relao aos dejetos gerados no seio da produo da mercadoria e as motivaes dos artistas que retomam a discusso do fragmento e da runa numa perspectiva ps-utpica, podemos compreender que toda a discusso em torno da modernidade girar tambm em torno do sistema de produo e explorao capitalistas. Em um recente artigo publicado na revista especializada ThirdText, a pesquisadora Gemma Carroll examina o legado da Merzbaude Schwitters em termos mais ambiciosos: para ela, o artista teria operado, no apenas uma apropriao de novas imagens da modernidade,comum s vanguardas,mas sim, uma explorao mais profunda proveniente da fundamentao dos novos sistemas de informao e tecnologia, da maneira como funcionavam em circuito, de como eram controlados e, em seguida, descartados4. Logo, poderamos identificar,ainda no Modernismo,um embrio da conscincia de uma efemeridade inerente ao fetiche da mercadoria tambm vinculado ao sistema de produo da arte. Contradies da ruinscape contempornea Historicamente, uma relao mais estreita entre a paisagem da cidade (ou da cidade como paisagem) e seus habitantes se d no sculo XIX, como observou muito atentamente Walter Benjamin com o surgimento dos Panoramas e da deriva:
Os panoramas anunciam uma revoluo no relacionamento da arte com a tcnica e so, ao mesmo tempo, a expresso de um novo sentimento de vida. O morador da cidade, cuja supremacia poltica sobre o morador do campo tantas vezes se manifesta ao longo do sculo, tenta trazer o campo para a cidade. Nos panoramas, a cidade se abre em paisagem, como mais 5 tarde ela o far, de maneira ainda mais sutil, para o flneur .

A observao de uma produo artstica contempornea que se concentra em torno da cidade como paisagem e das runas dos projetos modernos so uma

2585

constante na presente pesquisa.Quando me refiro a estes projetos, podemos abranger a partir deles toda uma gama de transformaesexperimentadas entre Europa, Amrica do Norte, Amrica Central e Amrica do Sul ao longo do sculo XX e que determinaram razoavelmente o destino da arte e da vida poltica. No Brasil e em outros pases da Amrica do Sul, assistiu-se durante a dcada de 60 a golpes que impediram a conquista da emancipao poltica e econmica, alm de contribuir para umadinmica configurada pela dependncia dos grandes centros econmicos. De uma maneira ou de outra, aps a II Guerra, vimos uma sucesso de interrupes de projetos utpicos e revolucionrios tomarem de assalto credulidade humana na utopia. Tornou-se manifestoum cotidianoainda mais fragmentado e mediado, assim como tambm pudemos constataro surgimento de uma nova experincia do tempo e do espao; agora, marcados pela ausncia de modelos e narrativas programticas em que todas as instncias da vida estariamsubmetidas a dispositivos6 de exposioe captura dos sujeitos, sustentados numa ideia de transparncia 7 que terminou por subjugar qualquer autonomia. Ora, se lidar com a noo de fracasso uma constante para a maioria dos artistas vinculados a uma produo em que a vida urbana tornou-se assunto ou espao central de acontecimentos, poderamos tambm pensaraprpria cidade como um excelente exemplo da jornada moderna de busca pela prosperidade e auto superao, ideias estas que ajudaram a erguer uma hegemonia capitalista8. notvel como o sistema de produo cultural e artstico assimilounos ltimos 20 anos esses contedos relativos ao fim das narrativas modernas e como boa parte da produo atual evidencia a sensao de abandono dos espaos pblicos, seja em seu aspecto humano, seja em seu aspecto material. Precisamente, na dcada de 60que comeam a ser produzidas as sriesfotogrficas de tipologias arquitetnicas sem autor de Bernd e HillaBecher, pais daEscola de Dusseldorf onde se formaria toda uma linhagem artstica de peso para a fotografia contempornea. Suas vises do mundo da produo capitalista soembrionrias para uma tradio de observao dessa paisagem construtora de ruinas e, talvez, por que no dizer do nascimento uma nova potica do abandono.

2586

Uma paisagem em constante transformao produz constantemente runas; a atuao especulativa do mercado imobilirio contribui com bastante eficcia neste processo de produo de espaos de runa que so explorados exaustivamente, no apenas por fotgrafos e artistas profissionais, mas tambm nas redes sociais de fotografia. A runa foi assimilada de tal forma, com tanta facilidade, que se faz necessrio que reflitamos sobre seus possveis significados na sociedade do capitalismo cognitivo. pensando numa dinmica da criseque nos propomos a discutir a possibilidade de estarmos falando da herana moderna de um espao em runas. Tambm no nova uma transformao na abordagem da subjetividade dentro da produo artstica contempornea: gradualmente, vimos ocorrer uma diminuio da importncia de um sujeito-indivduo alternando-se com uma ascenso dos discursos que apontam cada vez mais para um sujeito inserido em meio ao grupo, coletividade.Ascendem pontos-de-vista que apontam na direo de uma circunstncia coletiva, que atua sem distines, dissolvendo o que antes era a marca de uma subjetividade facilmente identificada com o sujeito no Romantismo, ou mesmo, na dcada de 80/90, com a ascenso de um discurso da especificidade cultural e de gnero9. Em muitas imagens que j estamos habituados a ver, a presena dos vaziose de runas industriais se sobrepe presena humana, mostrando paisagens desoladas, corrodas pelo abandono no tempoem que se confundem nostalgia com certo incmodo de ver tais imagens reproduzidas em grande escala. Num texto escrito em 1991, o historiador da arte e curador catalo Jorge LuisMarzo10 discorria sobre a presena da runa nas artes visuais no perodo psmuro:
Vamos a presentar la cuestin de la ruina como un modelo de construccin presente en la actualidad, y que, aceptando su validez, es necesario analizar dadas las actuaciones que hoy en da engendra. Como ruina, ciertamente no entendemos simplemente las manifestaciones o huellas del pasado sino la condicin de memoria que hoy est presente en la creacin, 11 y los mecanismos que ofrece al artista.

Marzo nos oferece a partir de sua reflexo um panorama do que se seguiria como construo de novos modos de olhar e de representar essa realidade do

2587

fragmento, da fluidez, da incerteza e da multiplicidade de discursos. A runa como condio de memria, como apontado no texto pelo autor, nos conduz diretamente para a obra de Walter Benjamin e de sua noo de produo histrica.No entanto, Marzo ope ideia de runa a noo de congelamento ou existncia em suspenso para designar o lugar e momento de produo no qual insere sua fala:
La ruina como construccin, el fragmento como material y fin, es visto ya no dentro de un sistema () sino como un signo desprovisto de hogar capaz de validar aunque no siempre la concepcin histrica, social y crtica del artista contemporneo. El trmino congelacin nos sirve de subrayado a la actual concepcin del arte como monumento a conservar al menos por algunos , de la misma manera que la naturaleza, la historia o la ciencia son hoy considerados reductos que a toda costa es necesario acotar y en que hay que emprender oportunas acciones ecolgicas. () Pero la congelacin, mirada por su reverso ms desdibujado, no debe entenderse en una acepcin de muerte o desaparicin del arte, sino en un sentido de existencia en suspensin, susceptible de poder ser vitalizad o en un futuro, 12 a travs de los propios trozos que hayan quedado.

No por acaso, na dcada de 1990 que floresce toda uma vasta produo filosfica, crtica e artstica em que se poderia ver despontar a inquietao diante do fim da Guerra Fria, da dissoluo do bloco socialista e das utopias modernas revolucionrias13. A partir desse momento, possvel dizer que assistimos a um franco retorno da runa como tema entre os artistas contemporneos. Nesse contexto, oportunamente, no poderamos deixar de citar uma obra da artista Martha Rosler realizada em 1993,How Do WeKnowWhat Home Looks Like? Neste vdeo, a artista promove um passeio pelos corredoresda Unit d'habitation de Firminy-Vert, um enorme edifcio modernista residencial projetado por Le Corbusier, e inaugurado em 1967 logo aps sua morte. O projeto foi encomendado a Le Corbiusier seguindo as previses demogrficas dos anos 50, que sugeriam um aumento populacional significativo na cidade para a prxima dcada. Foram projetados 3 blocos, com 3.500 apartamentos no total ; com a crise econmica que se abateu, muitas fbricas foram fechadas, a populao estagnou na metade do previsto e apenas um bloco foi executado. Com a morte do arquiteto no mesmo ano de inaugurao, foi sucedido porseu discpuloAndrewWogensckyque o inaugurouem 1967.De 414unidades, um mximo de320 apartamentosocupadosfoi alcanadopor volta de 1973. A ala Norte do edifcio, onde a artista filmou suas sequncias, foi justamente a parte que foifechada aps ser quase inteiramenteabandonada por seus moradores

2588

durante a dcada de 80. A ala estava fechada h mais de 10 anos quando a artista realizou seu filme mostrando os corredores ainda com a decorao original da dcada de 60 e, em meio a entrevistas, apontando o abandono e a ausncia do elemento humano. Com essa obra, Martha Rosler direciona uma crtica ao conceito de escala moderno, alm de tambm confrontar os conceitos de humano em si, ou a prprianoo de humanidade que perpassava o iderio moderno em Le Corbusier. E ainda no teramos mudadototalmente de assunto. Mas, por que razo? Em que contexto essas imagens de runa estariam sendo produzidas hoje, quase exausto, passados mais de vinte anos da queda do muro de Berlim? A questo da temporalidade (super)moderna se torna central,ainda nos anos 90, trazida tona pelas obrasdos alemes Michael Wesely (Munique, 1963) e Frank Thiel(Kleinmachnow,1966). A decomposio das camadas da arquitetura (como se v em vrias fotografias de Thiel) ou as longussimas exposies de Wesely registrando o processo de transformao de uma Berlim ps-muro so parte da produo de um imaginrioespecfico em torno da cidade, ou dessas ruinscapes que se propagam com alguma vitalidade. possvel inferira partir desses exemplos de proliferao de imagens da decadncia urbana, que inclusive a runateria sido assimilada, digerida, incorporada numa espcie de vocabulrio visual, ecapitalizada na atualidade. Ora, mas o que essas imagens desoladoras, de uma modernidade em runas, apontam como lugar de futuros possveis para a humanidade? Onde estaria o sujeito diante da runa? O que significaria tamanha valorizao pelo menos esttica da runa urbana? Alguns autores, como o britnico John Cunningham, tm elaborado h algum tempo uma discusso sobre esse possvel charme das runas14que apreendemoshoje atravs da arte e do imaginrio a respeito da cidade. Para Cunningham, a discusso iniciada por Walter Benjamin em Paris, capital do sculo XIX um importante marco para que possamos repensar o valor da runa hoje.Se Benjamin detecta na modernidade e no desenvolvimento das foras produtivas atreladas cultura moderna (por exemplo, as passagens, as grandes exposies e o surgimento dos panoramas) a construo de sua prpria runa,

2589

podemos perceber na contemporaneidade a insistente presena da fora dialtica que inspirava sua crtica dos novos tempos:
Todos esses produtos esto a ponto de serem encaminhados ao mercado enquanto mercadorias. Mas eles ainda vacilam no limiar. Desta poca que se originam as passagens e os interiores, os sales de exposio e os panoramas. So reminiscncias de um mundo onrico. A avaliao dos elementos onricos hora do despertar um caso modelar de raciocnio dialtico. Por isso que o pensamento dialtico o rgo do despertar histrico. Cada poca no apenas sonha com a seguinte, mas, sonhando, se encaminha para seu despertar. Carrega em si o seu prprio fim e como Hegel j o reconheceu desenvolve-o com astcia. Nas comoes da economia de mercado, comeamos a reconhecer como runas os 15 monumentos da burguesia antes mesmo que desmoronem .

A reviso que nos prope Cunningham est justamente apoiada sobre a imagem da justaposio dialtica proposta por Benjamin entre passado e presente como forma de compreenso histrica; no haveramos herdado, em sua opinio, o luxo do capitalismo da mercadoria deixado pelas passagens do sculo XIX, muito pelo contrrio. A runa contempornea exacerbou ainda mais a explorao aliada ao desenvolvimento tecnolgico, como possvel averiguarmosnos novos parques industriais chineses que hoje fabricam tudo o que circula no mundo. O autor prope que examinemos a grandiosidade espetacular dessas imagens da runa contempornea avaliando se, em realidade, no seriam, em sua monumentalidade, to arrogantes em sua representao do declnio como sempre o foram como locais de produo e reproduo social16. Ou seja, precisamente, necessitamos avaliar o real valor da runa e dos vazios dentro da cultura do espetculo; Cunningham questiona essas imagens tambm como produtoras de um sublime aurtico que termina por produzir um efeito espetacular imersivo similar ao dos grandes desastres naturais17. Podemos avanar mais um pouco ao refletirmos tambm sobre como essa estetizao do abandono tem transformado o significado desses espaos no momento em que se reivindicam neles, atravs da nostalgia da presena humana do trabalhador operrio, rastros para uma crtica anticapitalista. Runa e dispositivo A exemplo do que formula Kirstin Barndt em seu ensaio Memory Traces ofanAbandoned Set of Futures18, Cunningham examina a capitalizao da runa

2590

contempornea e sua apropriao como capital simblico, como ocorrido na Alemanha. L j existem, nas antigas reas industriais do vale do Rhur e na parte oriental do pas, museus industriais. Mas, como seria possvel hoje transformar esses espaos abandonados numa nova paisagem de afeto atravs da preservao de um cercadinho ps-industrial com passarelas, galerias de arte e suas runas perfeitamente preservadas19? Uma das teses desenvolvidas por este autor de que, justamente a no identidade de um espao em runas com o dia-adia das operaes e consumo do espao utilizada para reproduzir sujeitos essencialmente passivos juntamente, claro, com outros discursos e instituies tanto artsticas como econmicas20. Pensando dessa maneira, torna-se mais

evidente a relao da runa contempornea com o conceito de dispositivo como atualizada por Giorgio Agamben:
(...) chamarei literalmente de dispositivo qualquer coisa que tenha de algum modo a capacidade de capturar, orientar, determinar, interceptar, modelar, controlar e assegurar os gestos, as condutas, as opinies e os discursos dos seres viventes. No somente, portanto, as prises, os manicmios, o Panptico, as escolas, a confisso, as fbricas, as disciplinas, as medidas jurdicas etc., cuja conexo com o poder num certo sentido evidente, mas tambm a caneta, a escritura, a literatura, a filosofia, a agricultura, o cigarro, a navegao, os computadores, os telefones celulares e por que no a 21 prpria linguagem, que talvez o mais antigo dos dispositivos (...).

Se podemos identificar um dispositivo na maneira de produzir imagens que terminam naturalizando a destruio do mundo depositando na passividade do sujeito contemporneo a fertilidade da destruio podemos tambm admiti-las como forma de naturalizar a decomposio do humano. O pessimismo inerente a essas imagens nos faz crer na runa contemporea como uma imagem do desejo do capitalismo contemporneo, poiso que constatamos a partir disso o eterno retorno da fantasia da no-reproduo das engrenagens que mantm o seu funcionamento22. A residria a imagem mais sedutora da runa contemporne, em seu descompromissado flerte com uma utopia da no-reproduo capitalista. Mas, pensando nas contradies das imagens da runa moderna ou urbana como desnaturalizar essa decomposiodo humano no campo da produo visual?

2591

Espao moderno, runas e um ensaio para um bal das coisas

no sentido de discutir a runa a partir do interior do processo de criao e de contextualiz-la segundo um paradigma mais local que gostaramos de propor agora outro exerccio de reflexo. A propsito da discusso iniciada sobre o conceito de runa, gostaramos de passar ao campo de produo potica e dos questionamentos lanados atravs dos autores citadosque estamos considerando tambm comofonte de argumentao pertinente para pensarmos uma prtica artstica menos passvel de ser capturada. No ano passado em Madri, no pice da crise econmica europeia, foi realizada no Centro de Arte Dos de Mayo (CA2M) uma exposio intitulada Sinheroismos, por favor23. A exposio lidava nitidamente em seu partido curatorial com a noo de runa que tentamos desenvolver ao longo deste texto pelo menos, podemos reconhecer no ttulo o que tange as narrativas heroicas da modernidade. Nesta exposio, podemos identificar na abordagem do tema pelos artistas Sara Ramo (Madri 1975), IvnArgote (Bogot 1883) e Teresa Solar Abboud (Madri 1985) uma mudana de operao com relao s obras que citamos anteriormente em que o vazio e o abandono dos espaos figuravam de maneira central. Em suas obras, essa paisagem urbana, de crise, parece tornar-se secundria para dar primazia aos discursos presentes em seu componente humano como produtor desses espaos. Mesmo quando o corpo no est evidenciado e presente na obra, se torna presente atravs de procedimentos de desconfigurao da imagem cotidiana da runa24. Seguiremos ento com algumas ponderaes a respeito de minha produo recente como artista visual tomando como ponto-de-partida um trabalho realizado pelo Grupo Entreblocono ano de 2012. O trabalho apresentado a fim de criar possibilidades de uma compreenso mais ampla, no apenas a respeito da obra isoladamente, mas das relaes que a conectam a toda uma rede de produo de obras e ideias na contemporaneidade. O trabalho em questo o vdeo A educao pela indisciplina, do grupo Entrebloco. A obra foi exibida como uma vdeo-projeo durante a exposio

2592

Situaes Braslia Prmio de Arte Contempornea do Distrito Federal, salo de artelocalpara o qual foi selecionado. Fazem parte do grupo os artistas Ceclia Bona, Lina Frazo, Ricardo Theodoro e YanaTamayo.

Grupo Entrebloco. A educao pela indisciplina, 2012. Frame de vdeo. Vdeo-projeo. 453.

Grupo Entrebloco. A educao pela indisciplina, 2012. Frame de vdeo. Vdeo-projeo. 453.

Na projeo, duas imagens em movimento so contrapostas simultaneamente lado a lado de maneira a criar um dilogo entre as cenas e os corpos presentes. O vdeo a juno, sempre em pares, de aes do grupo realizadas em pilotis de edifcios residenciais do Plano Piloto de Braslia durante um determinado perodo. Essas aes foram realizadas em edifcios residenciais de Braslia no intento de dialogar com o espao e com uma possvel nostalgia do espao moderno utpico. As linguagens do vdeo e da fotografia so predominantes na medida em que nos possibilita evidenciar o jogo de escalas com a sobreposio de planos, profundidade de campo e manipulaes digitais. A maioria dos vdeos so loopings ou animaes stop motion com poucos frames, como os gifs animados que buscam ressaltar apenas momentos de maior tenso nas imagens. A fotografia e o vdeo viabilizam nossas experincias que necessitam do registro para existir, na medida em que no trabalhamos exatamente com performance; so aes que s existem enquanto imagem. So aes efmeras na paisagem que buscam criar um ponto de

2593

vista especfico para que estas possam ser percebidas como tal e os corpos como desenho, unidade de medida, ou mesmo como organismo vivo a ativar a paisagem. Uma bola dourada que vem deslizando sozinha pelo cho est ao lado de uma cena em que quatro pessoas esticam seus corpos entre duas rvores, unidas pelas extremidades do corpo, at alcanarem a outra ponta. Nesta ltima cena, um recurso de colagem digital foi utilizado para repetir os corpos na ao, at completar a imagem, j que no poderia ser realizada apenas por quatro pessoas. No vdeo, revelada uma espcie de coreografia em que os objetos e corpos buscam criar relaes diversas com o espao ao redor e com os outros objetos em cena. O espao o da cidade, espao pblico e particularizado. um espao marcado pela presena da arquitetura e de uma determinada mentalidade que marca a construo do espao moderno no Brasil. No entanto, se vivemos um tempo em que a vida cotidiana parece se uniformizar cada vez mais nos centros urbanos, de alguma maneira partilhamos muitas das caractersticas desse modo de vida urbano que se propaga pelo mundo: precrio, construtor, destruidor, produtor de cheios e de vazios, veloz, ruidoso etc. De um lado temos o espao urbano, arquitetnico, ideolgico, marcadamente modernista e utpico, e de outro, os corpos que buscam imitar seu sentido de repetio, seriao, simetria e geometria. O corpo insinua o desejo de seguir instrues de uma cartilha pedaggica para a realizao de uma misso educacional25 que parece no se cumprir, pois no seguem risca seus preceitos. Os corpos erram;logo, fracassam a misso, o herosmo, e a grandeza de uma ao coerente e contnua. Os corpos parecem errar os passos dessa coreografia dada pelo espao. Uma dimenso criada a partir do campo da dana se mistura a outros vocabulrios, j conhecidos no campo das artes visuais. A bola dourada est solta no espao do piloti e dana sozinha, no h crianas para chut-la ou mesmo ningum que a conduza. Seria ento uma proposio final deste artigo lanar mo do conceito ocidental de coreografia para pensar em possibilidades de criao de outras alegorias para as imagens de runa. A dimenso da presena humana como

2594

catalisadora de eventos contraditrios que tambm delineiam relaes de afeto com o espao de paradoxo inerente runa pode representar um campo frtil para um pensamento artstico voltado a criar futuros possveis em comum. Como observa Andr Lepecki, a noo tradicional de coreografia pode ser comparada noo de dispositivo como desenvolvida por Agamben:
Estranhamente poderosa, essa qualquer coisa dotada com as capacidades de capturar, modelar e controlar gestos e comportamentos corresponde, certamente no por acaso, definio daquela inveno esttica-disciplinar da modernidade por excelncia, a coreografia. Disciplina que pode ser entendida precisamente como um dispositivo (ou aparato) de captura de gestos, de mobilidade, de disposies e de tipos de corpos, de intenes e de inclinaes corporais, com o intuito de os colocar a servio 26 de espetaculares exibies de corpos em presena (...)

O que vamos sugerir aqui com relao ao campo de produo de imagens : poderamos comear a esboar rotas de fuga desses dispositivos ou aparatos de captura ao pensar nas possveis fissuras disciplinares que existem entre uma linguagem e outra, alm de suas relaes histricas com seus prprios modelos de captura de sujeitos. A utilizao da coreografia como uma alegoria possvel para subverter a prpria ideia de obedincia inerente ao seu conceito tradicional surge no vdeo A educao pela indisciplina sugerido pela impossibilidade de seguir suas prescries, ou mesmo, sua marcao prvia. Os corpos erram e propem outras formas de aderncia e mesmo de utilizao do espaoda arquitetura moderna no Brasil, um espao sagrado onde se depositaram grandes expectativas com relao construo de um projeto nacional. Nisto residiria uma reafirmao da presena do humano em oposio s ausncias que caracterizam a produo contempornea de imagens de runa discutidas anteriormente como forma de gerar imagens de espaos ativados pelos corpos, ou mesmo pelo dinamismo da vida contempornea que no deixa de coexistir em meio runa. Necessitamos avaliar como poderamos experimentar uma nova postura do sujeito-artista diante dessa temporalidade sem que nos fixemos na paralisia da observao de uma runa e de vazios cheios de aura.

2595

NOTAS
1 2

SOUZA, Jess e ELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Braslia: UnB, 1998. p. 137-144. CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provvel. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1977, p.33. 3 Ibid. p.35-36. 4 CARROLL, Gemma. The RuinandtheRuined in theWorkof Kurt Schwitters. ThirdText, Volume 25, Issue 6, 2011. SpecialIssue:Ruins: Fabricating Histories of Time. 5 BENJAMIN, Walter. Paris, capital do sculo XIX. In: KOTHE, Flvio (Org.). Walter Benjamin. Trad. Flvio R. Kothe. So Paulo: tica, 1985, p.34. 6 Mais adiante, abordaremos de maneira mais clara e utilizaremos no texto o conceito foucaultiano de dispositivo, como citado por Giorgio Agamben em O que o contemporneo? e outros ensaios. Chapec, SC: Argos, 2009. 7 Aqui caberia utilizarmos a imagem do Panptico idealizado pelo filsofo e jurista ingls Jeremy Bentham ao final do sculo XVIII, e invocado por Michel Foucault em sua anlise da Sociedade disciplinar realizada em Vigiar e Punir. Bentham criou um modelo de priso circular em que todos os locais onde houvesse presos poderiam ser vistos por um observador central, dando a este, atravs da transparncia do espao, um controle total do que ocorria ali. No entanto, a ideia de transparncia tambm surge na arquitetura moderna como um dado considerado positivo por contribuir com uma maior integrao da edificao com seu meio circundante. 8 Um bom exemplo desse espao moderno na experincia do crescimento das cidades, seria uma definio de Marshall Berman: Ser moderno encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformao e transformao das coisas em redor mas ao mesmo tempo ameaa destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experincia ambiental da modernidade anula todas as fronteiras geogrficas e raciais, de classe e nacionalidade, de religio e ideologia: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espcie humana. Porm, uma unidade de desunidade: ela nos despeja a todos num turbilho de permanente desintegrao e mudana, de luta e contradio, de ambiguidade e angstia. In BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.24. 9 Um bom exemplo a anlise empreendida por Hal Foster em El artista como etngrafo sobre essa produo que emerge reivindicando na voz da alteridade cultural uma operao transformadora da realidade. Foster escreve suas premissas em paralelo ao texto de Walter Benjamin, O autor como produtor. In FOSTER, Hal. El retorno de lo real. Trad. Alfredo BrotonsMuoz. Ed. Akal, Madrid, 2001. 10 Jorge LuisMarzo (Barcelona, 1964) historiador da arte, curador, escritor e professor da Escola Elisava e da Universitat Pompeu Fabra. 11 MARZO, Jorge Luis. La ruina: el arte en la era de su congelacin. Barcelona: QUAM, 1991. Disponvel em http://www.soymenos.net/ e acessado em 02/04/2013. 12 Ibid. 13 th st DILLON, Brian. Decline and Fall: tracing the history of ruins in art, from 18 -century painting to 21 -century film. Frieze, Issue 130, April, 2010. 14 CUNNINGHAM, John. Boredom in theCharnelHouse: Thesison post-industrial ruins. In Variant, Issue 42, Winter 2011. 15 BENJAMIN, Walter. Paris, capital do sculo XIX. In: KOTHE, Flvio (Org.). Walter Benjamin. Trad. Flvio R. Kothe. So Paulo: tica, 1985, p.43. 16 Livre traduo do original: The visual tropes are thoseoftheemptyspace there are rarelypeoplephotographed in suchimages andanyhumanityisexhibitedbythe trace oftheirpastpresence. Tothiscanbeaddedanemphasisuponthemonumentalityofthe ruins ofcontemporarycapitalism as being as overbearing in their decline as theyeverwere as sites ofproductionand social reproduction. In: CUNNINGHAM, John. Boredom in theCharnelHouse: Thesison post-industrial ruins. In Variant, Issue 42, Winter 2011. 17 The ruins ofourpresentlendthemselves in thesevery formal, panoramicandusually monumental imagestoan aura ofthe sublime that-like natural disasters provide a compellingimmersivespectacle.Ibid. 18 BARNDT, Kirstin, Memory Traces ofanAbandoned Set of Futures, in HELL, Julia and SCHONLE, And reas (Ed), Ruins ofModernity, USA: Duke University Press, 2010. 19 Livre traduo do original: Itsworthnotingthat in Germanythe industrial detritusoftheRurhrvalleyandthe mining areasoftheex-StalinistEasternpartofthe country havealreadybeentransformedintosuch a museumofFordism. In anessayuponthis, KirstinBarndtgoessofartowriteof a transformationofthesubject fromworkertoleisured (orunemployed) consumerand a new landscapeofaffect producedthroughtheaestheticisationofderelictionand its preservation as a post-industrialplaypenwithwalkways, artgalleriesandperfectlypreservedruins.Ibid. 20 Livre traduo do original: The presumed non -identityof a ruinedspacewiththedaytodayoperationsofspatialproductionandconsumptionisutilised alongsideotherdiscoursesandinstitutions, artistic as well as economic toreproduceessentially passive subjects. Ibid. 21 AGAMBEN, Giorgio. O que o contemporneo? e outros ensaios. Chapec, SC: Argos, 2009, p.40. 22 Livre traduo do original: (...) theseimagesofcorrodedfactoriesandtrashed apartmentblockssuggest a fantasyof a everreturning non-reproductionofthecogsthatkeepproductionrevolving. In: CUNNINGHAM, John. Boredom in theCharnelHouse: Thesison post-industrial ruins. In Variant, Issue 42, Winter 2011. 23 Em maro de 2012 teve lugar no CA2M Centro de Arte Dos de Mayo, em Madri, uma exposio intitulada Sinheroismos, por favor, com trabalhos dos artistasIvnArgote (Bogot, 1983), Sara Ramo (Madri, 1975) e

2596

Teresa Solar Abboud (Madri, 1985). A curadoria de Tania Pardo homnima do livro de Raymond Carver, poeta e contista norte-americano conhecido tambm por ter tido seu livro Short cuts filmado e dirigido no cinema por Robert Altman. 24 Para conhecer um pouco dos trabalhos dos artistas, acessar site do CA2M, disponvel em http://www.ca2m.org/es/exposiciones-anteniores/2012/sin-heroismos-por-favor e os vdeos com a fala dos artistas em http://www.youtube.com/watch?v=KI7SZ1Xgw3E ,http://www.youtube.com/watch?v=NgdZz4twFd4 e http://www.youtube.com/watch?v=rq_CSaw96YY 25 Aqui nos referimos ao Modernismo enquanto programa esttico e, no caso brasileiro, como programa vinculado s ideologias construtivas que levaram construo de Braslia. A educao a que nos referimos no ttulo do trabalho se vincula a uma suposta educao pela boa forma, conceito utilizado pela teoria da Gestalt para se referir ao teor funcional de uma determinada forma. 26 LEPECKI, Andr. 9 variaes sobre coisas e performance. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cnicas, Vol. 2, No 19, 2012.

REFERNCIAS
AGAMBEN, Giorgio. O que o contemporneo? e outros ensaios. Chapec, SC: Argos, 2009. BARNDT, Kirstin, Memory Traces ofanAbandoned Set of Futures, in HELL, Julia and SCHONLE, Andreas (Ed), Ruins ofModernity, USA: Duke University Press, 2010. BENJAMIN, Walter. Paris, capital do sculo XIX. In: KOTHE, Flvio (Org.). Walter Benjamin. Trad. Flvio R. Kothe. So Paulo: tica, 1985. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provvel. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1977. CARROLL, Gemma. The RuinandtheRuined in theWorkof Kurt Schwitters. ThirdText,Volume 25, Issue 6, 2011. SpecialIssue: Ruins: Fabricating Histories of Time. CUNNINGHAM, John. Boredom in theCharnelHouse: Thesison post-industrial ruins. In Variant, Issue 42, Winter 2011. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. DILLON, Brian. Decline and Fall: tracing the history of ruins in art, from 18th-century painting to 21st-century film. Frieze, Issue 130, April, 2010. FARIAS, Agnaldo e HUG, Alfons (orgs). Braslia: runa e utopia. Catlogo de exposio da 25 Bienal de Arte de So Paulo. Exposio Satlite.Centro Cultural Banco do Brasil: Braslia, 2002. FOSTER, Hal. El retorno de lo real. Trad. Alfredo BrotonsMuoz. Ed. Akal, Madrid, 2001. LEPECKI, Andr. 9 variaes sobre coisas e performance. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cnicas, Vol. 2, No 19, 2012.

2597

LEPECKI, Andr. Choreography as Apparatusof Capture. In: TDR: The Drama Review. Volume 51, Number 2 (T 194), Summer 2007, pp. 119-123.

MARZO, Jorge Luis. La ruina: el arte en la era de su congelacin. Barcelona: QUAM, 1991. Disponvel em http://www.soymenos.net/ e acessado em 02/04/2013. RANCIRE, Jacques. A partilha do sensvel: esttica e poltica. So Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2009. SOUZA, Jess e ELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Braslia: UnB, 1998.

YanaTamayo Artista visual e pesquisadora. Graduou-se em Artes Plsticas pela Escola de Belas Artes da UFMG (2003), tem especializao em Teora y Prcticaen Artes Plsticas Contemporneas pela UniversidadComplutense de Madrid (2005) e Mestrado em Arte pela Universidade de Braslia (2009). doutoranda na mesma instituio e linha de pesquisa. Vive e trabalha em Braslia. Desde 2003 expe regularmente e em 2012 integrou o grupo Entrebloco.

You might also like