You are on page 1of 17

MECNICA DA FRATURA

Prof. Dr. Julio Czar de Almeida


1

MECNICA DA FRATURA
-

Defeitos nos materiais inerentes aos processos de fabricao, usinagem, tratamentos complementares e soldagens (poros, descontinuidades, entalhes e fissuras (trincas)).

MECNICA DA FRATURA
Conseqncias distribuio heterognea das tenses internas quando o material submetido cargas de trao (situao comum e mais crtica).

SOLUO DE INGLIS PARA O FURO CENTRAL ELIPTCO - 1913


problema fundamental para todo o desenvolvimento posterior da Mecnica da Fratura; - placa supostamente infinita submetida a um carregamento axial perpendicular ao maior eixo da elipse.

Logo:
4

SOLUO DE INGLIS PARA O FURO CENTRAL ELIPTCO - 1913


mas o raio de curvatura da superfcie da elipse no ponto A vale:

b2 A = a
resultando em:

ou:
5

CRITRIO DE GRIFFITH (1921)


- estudo desenvolvido a partir dos dados iniciais levantados por Inglis, propondo uma viso alternativa para o problema da propagao de trincas; - Griffith demonstrou o seguinte teorema: seja um slido linear elstico, deformado por foras de contato aplicadas sua superfcie. A soma da energia potencial das foras aplicadas e da energia de deformao elstica do corpo ser diminuda ou permanecer inalterada pela introduo de uma trinca, cuja superfcie no esteja submetida a traes; - objetivo do critrio calcular a energia ganha pela introduo dessa trinca.
6

CRITRIO DE GRIFFITH (1921)


- considere assim, uma trinca inicial de comprimento 2a que cresce para 2(a+da) durante o carregamento; - a energia ganha pela formao de novas superfcies vale:

s = densidade de energia superficial (parmetro dependente do material) - enquanto que a energia resultante da deformao elstica vale:

CRITRIO DE GRIFFITH (1921)

U s = 4 s a
Ud =

a 2
E

CRITRIO DE GRIFFITH (1921)


Ao propagar-se a trinca em a, tem-se:

Ud =

a 2
E

U s = 4 s a
ou, na igualdade:

CRITRIO DE GRIFFITH (1921)


a 2
E > 2 s

propagao da trinca (sistema instvel)

a 2
E

= 2 s

situao limite ou crtica

a 2
E

< 2 s

no existe propagao (trinca estvel)

10

CRITRIO DE GRIFFITH (1921)

a
E

2 = 2 s

- o primeiro termo representa a energia especfica para romper o material. Designada universalmente por G e disponvel (na condio crtica - Gc) na forma tabelada para diversos materiais; - o segundo termo representa a energia especfica fratura.

11

TENSO CRTICA e COMPRIMENTO CRTICO

- equao vlida para EPT. Se houver restries laterais, produzindo um EPD, considerar:

12

MECNICA DA FRATURA ELSTICA LINEAR - MFEL


- ramo da engenharia, cujo surgimento ocorreu por volta de 1950, a partir da generalizao dos estudos de Griffith; - proposta principal estabelecer critrios de projeto de engenharia envolvendo materiais frgeis (vidros, aos temperados, cermicas, etc); - defeitos semelhantes trincas sempre existem em materiais frgeis (dado que em algum momento os defeitos so nucleados antecedendo a fratura); - esses defeitos podem ser simulados por uma trinca plana de tamanho 2a em uma placa infinita;
13

MECNICA DA FRATURA ELSTICA LINEAR - MFEL


- durante o carregamento deste slido desenvolve-se um estado de tenso no homogneo na placa, o qual ser descrito por uma funo K(,a) denominada fator de intensificao de tenso.

14

MODOS DE CARREGAMENTO DA TRINCA


- dependendo da orientao relativa da carga aplicada e do plano e da borda da trinca, existem 3 modos distintos de carregamento:

modo de abertura modo de deslizamento modo de rasgamento - modo I - modo II - modo III - 15

ESTADO DE TENSO NAS PROXIMIDADES DA TRINCA


- o estado de tenso prximo da ponta da trinca definido apenas pelo modo de carregamento e pela intensidade da carga e tem a forma geral:

K f ( ) 2r

16

ESTADO DE TENSO NAS PROXIMIDADES DA TRINCA


- o estado de tenso para os 3 modos de carregamento so dados por: Modo I:

17

ESTADO DE TENSO NAS PROXIMIDADES DA TRINCA

Modo II:

18

ESTADO DE TENSO NAS PROXIMIDADES DA TRINCA

Modo III:

19

EFEITO DA GEOMETRIA DO SISTEMA


- os estados de tenso definidos anteriormente so vlidos para uma trinca de comprimento 2a" numa placa infinita. Outras geometrias, entretanto, exigem adaptaes na equaes anteriores visando as suas correspondentes correes; - essas correes so feitas mediante os chamados fatores de forma (), os quais podem ser encontrados para um grande nmero de geometrias tpicas em manuais de mecnica da fratura.

20

10

EXEMPLOS DO FATOR DE FORMA

21

FATOR DE INTENSIFICAO DE TENSO - K


- por definio, o fator de intensificao de tenso K(,a) corresponde a:

= fator de forma; KI = fator de intensidade de tenso associado ao modo de carregamento do tipo I; KII = .... do tipo II; KIII = .... do tipo III.

22

11

TENACIDADE FRATURA - KIC


Aplicando-se a Teoria de Griffith na condio de ruptura de uma placa infinita com furo elptico central, pode-se considerar:

23

TENACIDADE FRATURA - KIC


- o coeficiente de tenacidade fratura uma propriedade intrnseca do material, havendo assim informaes tabuladas para os materiais de engenharia comumente utilizados. Exemplos:

24

12

25

CRESCIMENTO DE TRINCAS SOB FADIGA

supondo um comprimento inicial da trinca (ai), seu crescimento ser funo do nmero de ciclos N e depender de , ou mais precisamente de KI.
26

13

CRESCIMENTO DE TRINCAS SOB FADIGA

- sendo vlido, para cada ciclo, a relao:

= max min K I = a
da =a=? dN
27

EQUAO DE PARIS

da = C(K I ) m dN

Tab. 6.1

28

14

EQUAO DE PARIS
da = C( a ) m dN da dN = C( a ) m

1 af da N= C a i ( a ) m

29

EFEITO DAS DEFORMAES PLSTICAS


- visando estender as fronteiras da MFEL para materiais no to frgeis, os quais apresentam uma plasticidade limitada antes da ruptura, Irwin props (1950) uma complementao aos estudos de Griffith; - a plastificao localizada existente nas proximidades da ponta da trinca, caracteriza um tipo de blindagem ao campo de tenses;

30

15

EFEITO DAS DEFORMAES PLSTICAS


- a zona plstica age como uma perturbao no campo de tenso da trinca, o qual pode ser aproximado pelo campo gerado por uma trinca virtual de tamanho efetivo aef.

rp raio de plastificao

vlido para EPT


31

EFEITO DAS DEFORMAES PLSTICAS


- para o caso de um EPD, adotar:

- EPT ou EPD?? f(espessura da pea t)

t mn t mx

KI = 2,5. e

- mnimo para garantir EPD


2

KI = 0,3. e

- mximo para garantir EPT

32

16

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
- Schon, Cladio Geraldo Mecnica dos materiais. Universidade de So Paulo. Escola Politcnica Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais. So Paulo, 2009; - PPGEM-PUC Minas Mecnica da Fratura Linear Elstica aplicada Fadiga; - Roylance, David Introduction to Frature Mechanics. Department of Materials Science and Engineering. Massachusetts Institute of Technology, 2001; - da Rosa, Edson Mecnica da Fratura e Fadiga Programa de Ps-Graduao em Engenharia Mecnica UFSC. - Budynas-Nisbett Elementos de Mquinas de Shigley. Projeto de Engenharia Mecnica. Editora Bookman. 33

17

You might also like