You are on page 1of 8

1

CADEIAS PRODUTIVAS NA POLTICA DE CINCIA, TECNOLOGIA E INOVAO


(Apresentado na Reunio Regional Sudeste da Conferncia Nacional de C&T para 1 Inovao, Rio de Janeiro 17/08/2001)

Victor Prochnik Instituto de Economia da UFRJ e-mail: victor@ie.ufrj.br Julho, 2001

1 2 3 4 5 6 7 8

OBJETIVO................................ ................................ ................................ ................................ ......1 CADEIAS PRODUTIVAS E SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAO ................................ ..................2 CADEIAS PRODUTIVAS E A PRODUO DE INOVAES ................................ ..............................3 CADEIAS PRODUTIVAS E O IMPACTO DA INOVAO E SUA DIFUSO ................................ .........4 INOVAES RADICAIS NA CRIAO DE CADEIAS PRODUTIVAS ................................ ..................5 OUTROS USOS DO CONCEITO DE CADEIAS PRODUTIVAS ................................ ............................ 6 TENDNCIAS FUTURAS DAS CARACTERSTICAS MENCIONADAS ................................ .................7 BIBLIOGRAFIA................................ ................................ ................................ ...............................7

OBJETIVO

Este artigo prope que as cadeias produtivas sejam consideradas como uma unidade de anlise na formulao, implementao e acompanhamento do Projeto Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao (PNCTI). Diversas vantagens so apontadas a seguir. Mas no h espao para a apresentao completa das possibilidades e critrios de uso do conceito de cadeias produtivas na formulao, implementao e acompanhamento da PNCTI. Outros aspectos da metodologia de cadeias produtivas so descritos em Haguenauer et alli (1984), Prochnik (1989) e Haguenauer & Prochnik (2000).

Pequenas modificaes e a seo 6 foram adicionadas proposta original.

CADEIAS PRODUTIVAS E SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAO

Inicia-se mostrando a relao do conceito de cadeia produtiva com o conceito de uso corrente, na esfera de C&T, de Sistema Nacional de Inovao . De fato, o conjunto das cadeias produtivas compem a estrutura produtiva nacional. Esta, por sua vez, um dos elementos do Sistema Nacional de Inovaes. Teubal (2001, p. 10), por exemplo, considera, em um sistema nacional de inovaes, " ...quatro subsistemas...: setor de negcios; estrutura de suporte; regras, interaes e elos; e cultura e estrutura social."
3 2

Mais do que apenas ser um componente do Sistema Nacional de Inovaes, as cadeias produtivas oferecem uma base a partir da qual analisar o papel dos demais agentes envolvidos. De fato, "Uma das lies que podem ser tiradas de muitos dos estudos industriais a importncia das instituies nacionais que so altamente especficas para setores particulares e sistemas setoriais, de forma mais geral" Mowery & Nelson (1999, p. 369). A poltica pblica tem caracterstica semelhante: "Muitas polticas pblicas e programas cujos benefcios, custos e desenho so tipicamente debatidas como se sua influncia fosse sobre toda a economia, de fato tem fortes elementos e efeitos especficos de setores. " Mowery & Nelson (1999, p. 376). A relao de mo dupla: "...embora mui tas anlises comparativas assumam que o ambiente institucional das firmas largamente determinado por foras alm do alcance das firmas, de fato firmas frequentemente exercem influncia significativa sobre instituies e polticas de apoio ao setor." - Mowery & Nelson (1999, p. 368). Portanto, embora o campo de ao de algumas organizaes (Universidades, por exemplo), transcenda o das cadeias produtivas, a sua relao com as empresas envolve sempre a incorporao de algum grau de especificidade em relao s necessidades deste agente.

Este conceito ressalta o fato de que a gerao de inovaes deve ser considerada em um contexto mais amplo do que o das atividades de pesquisa & desenvolvimento propriamente ditas. Assim, Saviotti (2000), por exemplo, define um sistema nacional de inovaes como "...o conjunto de instituies e organizaes responsveis pela criao e adoo de inovaes em um pas."

CADEIAS PRODUTIVAS E A PRODUO DE INOVAES

Uma terceira vantagem o fato de que, no sistema produtivo, a produo de inovaes , predominantemente, um trabalho cooperativo realizado na cadeia produtiva. Este o resultado das pesquisas internacionais sobre inovao - ver DeBresson (1999). Uma anlise explicativa apresentada por Coombs & Metcalfe (1998). Estes autores argumentam que cresce a diviso de trabalho e a especializao na rea de cincia & tecnologia, diminuindo o nmero de inovaes realizadas por firmas isoladas. Trs causas, as teses da diversidade tecnolgica, complexidade sistmica e conectividade, explicam essas tendncias. A tese da diversidade tecnolgica afirma que, n as empresas, a diversidade de campos tcnicos cresce mais do que a de produtos, gerando presses sobre os custos de P&D e de aquisio e integrao de novas tecnologias. Em particular, a difuso de tecnologias genricas (informtica, biotecnologia e novos materiais) gera novas oportunidades para inovaes, atravs do potencial de combinao das tecnologia genricas com os produtos tradicionais das empresas. Por ltimo, com a crescente intensificao dos elos das cadeias de suprimentos, as firmas precisam conhecer melhor as tecnologias empregadas pelos seus clientes e fornecedores, diretos e indiretos. A tese da complexidade sistmica afirma que os produtos so, crescentemente, parte de sistemas. As inovaes tem que levar em considerao o fato de que o contexto de uso sistmico, isto , crescem os requisitos de compatibilidade e interoperabilidade. Por exemplo, os produtos que so usados em um hospital precisam se integrar em um ambiente cada vez mais complexo. Em outros casos, mais complexos, o sistema que possibilita a utilizao da inovao inexistente e tambm precisa ser desenvolvido. O exemplo apontado pelos autores referese a um caso de desenvolvimento de um sistema para a produo, transporte e venda de produtos apenas resfriados, que tem valor maior do que os congelados. A tese da conectividade, por ltimo, diz respeito a tendncias da evoluo das cincias, tecnologias e sua relao. Os autores procuram mostrar que cresce a

O setor de negcios composto pelas firmas privadas. A estrutura de suporte compreende Universidades, laboratrios governamentais, empresas de capital de risco e centros tecnolgicos. O destaque para normas, interaes e elos advm do interesse do autor em enfatizar a interdependncia entre os agentes.

conectividade entre diferentes ramos cientficos, isto , os resultados de uma teoria dependem de resultados de outras teorias. O desenvolvimento cientfico e tecnolgico possibilitado pelo recurso matemtica um exemplo conhecido. Ao mesmo tempo, cresce o conhecimento contido tanto nas disciplinas cientficas como n as trajetrias tecnolgicas. A gesto da interdisciplinariedade necessria para o desenvolvimento de inovaes fica, consequentemente, mais complexo. Essas tendncias, como prenunciou Richardson (1972), dificultam o desenvolvimento tecnolgico isolado. Os autores argumentam que o crescimento da cooperao entre firmas capacitadas em reas tcnicas complementares, a tendncia predominante. A considerao das cadeias produtivas como unidade de anlise, portanto, facilitaria a discusso desta importante questo.

CADEIAS PRODUTIVAS E O IMPACTO DA INOVAO E SUA DIFUSO

Uma quarta vantagem do recurso s cadeias produtivas como unidade de anlise na formulao da PNCTI a relevncia das cadeias produtivas como horizonte de impacto das inovaes e do processo de difuso . A importncia das inovaes, em um setor, para os demais setores da mesma cadeia, amplamente reconhecida - ver Lundvall (1992), entre muitos outros. De fato, a introduo de uma inovao requer, da empresa inovadora, mudanas no mix de insumos adquiridos, alterando as demandas para trs. Inovaes tambm levam a modificaes no processo das firmas consumidoras e, consequentemente, geram esforo de comunicao entre ambos setores. A introduo e difuso de inovaes se d em um processo de concorrncia. Assim, cabe considerar que, em todas as instncias do processo de planejamento, pesquisa, desenvolvimento, introduo e posteriores adaptaes de um novo produto, existem riscos, custos prvios e benefcios (ou perdas) a dividir. Por estas razes, todas as fases so afetadas, em maior ou menor grau, pela competio entre as empresas de cada indstria, as indstrias ao longo da cadeia e entre as diversas cadeias. As etapas de produo tambm so afetadas pela introduo de progresso tcnico, atravs dos processos intersetoriais de difuso de inovaes. Entre suas caractersticas 4

a difuso de tecnologia tambm um processo de inovao, pois o bem objeto do processo vai se modificando, com a difuso

ver Dosi (1988) -, as tecnologias, objeto de difuso, vo sendo alteradas no decorrer do processo. Entre as modificaes, so comuns as que possibilitam que uma nova tecnologia venha a ser utilizada em indstrias diferentes daquela em que foi originalmente introduzida. Neste caso, verifica-se no s uma ampliao quantitativa mas, tambm, uma mudana qualitativa no conjunto de consumidores potenciais. A difuso intersetorial mais provvel se o setor receptor se assemelha ao setor em que a inovao foi criada. Assim, para certas classes de inovaes, uma etapa de produo pode ser vista como o locus de difuso potencial. Por exemplo, o just-in-time, uma inovao organizacional, difundiu-se, inicialmente, entre os setores de montagem (automveis, motocicletas, calados, roupas, peas pr fabricadas para construo civil etc.). O controle numrico, por sua vez, foi difundido, incialmente, entre os setores de transformao, onde predominam os processos contnuos. A poltica tecnolgica pode aproveitar estas constataes, incentivando os fluxos de tecnologia intersetoriais, beneficiando setores consumidores de inovaes, entre os quais esto muitos dos produtos e servios consumidos pela populao de menor poder aquisitivo. Por exemplo, Zonenschain & Prochnik (1992) estudaram os sistemas de controle da qualidade da Empresa Brasileira de Petrleo, Petrobrs, sobre seus fornecedores, para adapt-los contratao de obras de construo civil popular, segmento que apresentava problemas de qualidade pelo Estado de So Paulo. Para isto, necessrio tambm levar em considerao os agentes que realizam a transferncia intersetorial de tecnologia. Estes, em geral, no so os produtores, que esto relativamente isolados entre si, por atuar em setores diferentes mas, sim, fornecedores comuns, de servios (consultores, arquitetos e engenheiros etc.), insumos e equipamentos. O caso clssico o estudo sobre o setor de mquinas-ferramentas como transmissor do progresso tcnico na indstria metal-mecnica - Rosemberg (1976)

INOVAES RADICAIS NA CRIAO DE CADEIAS PRODUTIVAS

Foram vistos aspectos de como a mudana tecnolgica impacta cadeias produtivas e etapas da produo. Analisando inovaes radicais, observa -se como o progresso tcnico cria novas cadeias. No complexo eletrnico, Kodama (1984) estudou os processos de fuso tecnolgica, pelo qual inovaes radicais surgiam a partir da combinao entre tecnologias da informao e telecomunicaes e tecnologias de outros setores.
5

Assim, a fuso tecnolgica caracterizada pela integrao e de diferentes reas de saber tcnico, gerando novas correntes de tecnologia, como mostram os exemplos da mecatrnica, originada na fuso da eletrnica com a mecnica; medicina nuclear, que associa o know-how biomdico com a eletrnica e a engenharia nuclear e a multimdia. A fuso tecnolgica gera as inovaes de maior impacto econmico, conjuntos de novos produtos, que so fruto da integrao de tecnologias anteriormente distintas entre si. Estas inovaes do origem a novas cadeias, pois as firmas interessadas na sua introduo tem que organizar e promover o processo produtivo em toda cadeia, incluindo a cadeia de fornecedores, especificaes para consumidores, estratgias de proteo da propriedade industrial etc. A questo tambm relevante para os pases em desenvolvimentos e firmas menores, onde so desenvolvidas tecnologias bem mais simples. Mesmo entre estas, notase, nos segmentos digitais, intensa formao de parcerias entre empresas que detm competncias complementares, para o desenvolvimento de novas aplicaes.

OUTROS USOS DO CONCEITO DE CADEIAS PRODUTIVAS

Por ltimo, para estabelecer um contexto para a discusso, so mencionadas, nesta seo, diversas vantagens do uso do conceito de cadeias produtivas em aplicaes em que a tecnologia no o foco principal. Uma primeira vantagem, de observao imediata, o uso recorrente do conceito de cadeia produtiva no Brasil, em particular em outras iniciativas de poltica pblica. O conhecimento prvio do conceito pelo pblico facilita a sua adoo. Note-se que este conhecimento prvio advm do interesse que o conceito de cadeia produtiva despertou e da sua utilidade em muitas situaes. No nvel mais desagregado, o conceito de supply chain management extensivamente utilizado na teoria e prtica de administrao. Todos os que lidam com qualidade e produtividade tambm reconhecem, amplamente, tanto a importncia do chamado "ambiente tarefa" (setor em pauta, compradores e fornecedores) como a influncia de setores mais distantes, a montante ou a jusante, mas sobre a mesma cadeia. Em um nvel mais agregado e geogrficamente localizado, distritos industriais e polos industriais so, na prtica, aglomeraes urbanas e conjuntos de instituies em torno de uma cadeia produtiva. Pensando a nvel do pas, cadeia produtiva est relacionada ao
6

debate sobre poltica industrial. Por exemplo, a competitividade do pas depende, em parte, dos fatores microeconmicos anteriormente citados (cadeia de fornecimento, qualidade e produtividade) e estes, por sua vez, so relacionados s cadeias. Assim, certo que a anlise das cadeias relevante para as discusses sobre competitividade e comrcio internacional (uma operao isolada de exportao, por exemplo, a quebra de uma cadeia, uma parte da cadeia atua como fornecedora e a outra parte, no pas importador, como consumidora). As observaes anteriores esto longe de esgotar o potencial do referencial de cadeias produtivas para discutir uma srie de questes econmicas relevantes mas fora do escopo deste trabalho, que privilegia as aplicaes do conceito de cadeia produtiva a questes tecnolgicas. Apenas para mencion-las, note-se que a formao de preos, custos de transao, coordenao de investimentos, entre outros tpicos, esto diretamente associados a composio e estruturao das cadeias produtivas.

TENDNCIAS FUTURAS DAS CARACTERSTICAS MENCIONADAS

Note-se a tendncia de acentuao de todas as caractersticas acima apontadas. De fato, a interdependncia entre os elos das cadeias produtivas tendem a se tornar mais fortes. Evidncias empricas da crescente interdependncia entre setores so numerosas, entre as quais a introduo e difuso dos mtodos organizacionais japoneses e outras tcnicas de gesto moderna (supply chain management etc.), a generalizao das formas de parcerias e cooperao, crescente digitalizao da sociedade e o aumento das transmisses digitais. A tendncia ao crescimento da interdependncia no recente. Chandler (1990) mostrou que uma maior eficincia na operao intersetorial foi um requisito para o crescimento das escalas e da amplitude do escopo de operao, verificado n a revoluo industrial de fins do sculo XIX. O mesmo ocorre atualmente, como mostra, claramente, a crescente difuso do comrcio eletrnico negcio a negcio (B2B).

BIBLIOGRAFIA

CHANDLER, JR. A. (1990). Scale and Scope: The Dynamics of Industrial Capitalism. Cambridge, Mass.: Harvard University Press

COOMBS, R. & METCALFE, S. (1998) Distributed Capabilities and the Governance of the Firm, Centre for Research on Innovation and Competition, Discussion Paper n. 16, julho 1998, The University of Manchester, Manchester, Inglaterra.. DEBRESSON, C. (1999) An Entrepreneur Cannot Innovate Alone; Networks of Entreprises Are Required. Artigo apresentado DRUID conference on systems of innovation Aalborg, Dinamarca DOSI, G. (1988) Sources, Procedures And Microeconomic Effects Of Innovation, Journal of Economic Literature, Vol. XXVI, setembro. HAGUENAUER, L. & PROCHNIK, V. (2000) A Delimitao de Cadeias Produtivas na Economia do Nordeste, captulo 2 de HAGUENAUER, L. & PROCHNIK, V. (orgs.) Identificao de Cadeias Produtivas e Oportunidades de Investimento no Nordeste do Brasil, Banco do Nordeste, Fortaleza, HAGUENAUER, L. GUIMARES, E.A.A., ARAUJO, J.R. e PROCHNIK, V. (1984) Complexos Industriais Na Economia Brasileira texto para discusso n. 62, IEI/UFRJ, KODAMA, F. (1984) Alternative Innoavation - Innovation Through Technological Fusion , texto apresentado ao Seminrio sobre Estudo Comparativo Japo Alemanha Ocidental - Sucia sobre a Estrutura e Funes da Pesquisa Tecnolgica Bsica, Estocolmo. LUNDVALL, B. A. (Ed.), (1992) National Systems of Innovation: Towards a Theory of Innovation and Interactive Learning. London: Pinter Publishers MOWERY, D. C. & NELSON, R. R. (1999) Explaining Industrial Leadership , cap. 9 de MOWERY, D. C. & NELSON, R. R. (Eds.) Sources Of Industrial Leadership Studies Of Seven Indutries, Cambridge University Press, Inglaterra. PROCHNIK, V. (1989) Cadenas y Etapas en el Complejo de la Construccin Civil, El Trimestre Econmico, Vol. LVI (4), n. 224, out./dez. 1989, Ed. Fondo de Cultura Econmica, Mxico. ROSEMBERG, N. (1976) Technological Change In The Machine Tool Industry, 18401910, Cap. 1 de Perspectives On Technology, Cambridge University Press, Nova York ZONENSCHAIN, C. & PROCHNIK, V (1992) Transferncia de Tecnologia da Petrobrs: o Potencial de Aplicao das Tcnicas de Contrloe da Qualidade ao Setor da Construo Civil , mimeo

You might also like