You are on page 1of 10

UTILIZAO DE SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES PARA O GERENCIAMENTO DO TRFEGO URBANO NO BRASIL

Wallace Fernandes Pereira


Programa de Engenharia de Transportes / COPPE - UFRJ

RESUMO A constante evoluo da tecnologia e o aumento das restries ampliao da infra-estrutura viria, basicamente, proporcionaram a pesquisa de equipamentos eletrnicos capazes de auxiliar na operao do sistema de transportes. Tais equipamentos passaram a ser conhecidos como Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS para a sigla em ingls), sendo desenvolvidos para atuarem em segmentos especficos. A implantao do ITS surge como uma forma de se otimizar a utilizao da infra-estrutura viria existente, reduzindo em diversos casos a necessidade de execuo de obras de grande porte para aumentar a capacidade do sistema de transportes.

ABSTRACT The continuous development of available technology and the ever increasing constraints to expand the capacity of roads and highways, have fomented the research for electronic devices capable of helping to more efficiently operate the transport system. Such equipments have become recognized as Intelligent Transport Systems (ITS), with their development focusing specific application areas. ITS implementation rises as a new way of optimizing the operation of existing conventional transport infrastructure, reducing in many cases the need of to build more capacity. PALAVRAS CHAVE its, gerenciamento, trfego

1. INTRODUO Os problemas relacionados a transportes podem ser sintetizados em uma necessidade: a de pessoas e cargas se deslocarem de um ponto a outro. Por mais simples que possa parecer, essa a base de todas as dificuldades em se equilibrar principalmente mobilidade, acessibilidade, uso racional do espao pblico e dos recursos. Com o crescimento das cidades e a formao de grandes conglomerados urbanos, na grande maioria dos casos sem uma eficiente regulamentao do uso do solo, o nmero de viagens dirias tende a aumentar. Isso pode ser explicado pelo fato de que a rede viria urbana proporciona grande acessibilidade populao local, mas nem sempre possui capacidade suficiente para atender demanda, principalmente nos horrios em que esta se concentra. A degradao do meio-ambiente passou a ser preocupao de um nmero cada vez maior de pessoas, ao mesmo tempo em que estudos vm sendo feitos em busca do chamado desenvolvimento sustentvel. Adiciona-se a isso o carter dinmico do surgimento dos plos geradores de trfego, visto que a alterao do tipo de uso do solo em determinado local capaz de afetar o trnsito de toda

uma cidade ao mudar a configurao das linhas de desejo. Este aspecto importante porque o estudo dos deslocamentos da populao est diretamente relacionado alocao do sistema de transporte pblico. Por estes estudos serem de realizao demorada, alternativas devem ser propostas para que as variaes das necessidades da populao no afetem a operao do sistema de transportes de forma profunda, solucionando o problema ou adiando uma interveno mais ampla at que esta ltima possa ser efetuada sem carter emergencial. Portanto, a engenharia de transportes tem buscado uma forma de utilizao mais racional da infra-estrutura viria, considerando-se todas as dificuldades de se realizar grandes obras para aumento de capacidade do sistema de transportes existente. Tais impedncias so exemplificadas pelos custos econmicos e financeiros de se desapropriar uma regio habitada ou desmatar uma rea de vegetao. Uma das solues, apresentada neste artigo, a implantao de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS para a sigla em ingls).

2. O GERENCIAMENTO DO TRFEGO URBANO Gerenciar o sistema de transportes de uma rea urbana significa utilizar a infra-estrutura existente de forma a atender a demanda, distribuir esta ltima de forma a manter um bom nvel de servio, analisar os deslocamentos, manter a fluidez do trfego mesmo com a ocorrncia de problemas e verificar a necessidade de alterar a rede viria. Entretanto, existem grupos de fatores que vo de encontro aos objetivos do gerenciamento, sendo que o primeiro deles se refere s caractersticas fsicas da rede viria. A diversidade dos tipos de vias gera diferenas de capacidade ao longo dos inmeros percursos existentes, problema este agravado pela concentrao dos usurios em trechos que proporcionam baixa fluidez de trfego. Para exemplificar tais diferenas de capacidade, basta citar a hierarquizao das ruas em locais, coletoras, arteriais e expressas. O segundo grupo de fatores o institucional. Normalmente, por envolver a utilizao de espao pblico, o gerenciamento do sistema de transportes realizado por rgos pblicos. A prpria existncia de divises poltico-administrativas acarreta na falta de uma estrutura administrativa organizada, gerando a ciso de uma srie de responsabilidades, que por sua vez causam a realizao de intervenes isoladas no sistema. Estas, mesmo que necessrias, na maior parte das vezes se tornam ineficazes devido a sua aplicao pontual. Um exemplo disso a falta de integrao entre os projetos contemplados no planejamento de transporte urbano. Os outros aspectos a serem considerados so os comportamentais, que dizem respeito s atitudes das pessoas. A escolha das rotas a serem tomadas , na maior parte dos casos, efetuada pelos usurios e no pelo rgo gerenciador. Enquanto o sistema opera sob um bom nvel de servio no existem maiores problemas, mas quando comea o horrio de pico iniciase o processo de saturao das vias. Nestas condies, as pessoas buscam rotas alternativas com o objetivo de evitarem os congestionamentos, mas quando bem comparadas s originais so quase sempre similares. No entanto, ao se utilizar estas alternativas, os usurios podero estar comprometendo o bom funcionamento de uma parte do sistema, aumentando a rea operando sob nvel de servio inferior.

A situao acima claramente exemplificada pelos veculos que decidem desviar de um congestionamento em uma via arterial utilizando ruas locais. Como estas possuem capacidade muito inferior primeira, no h ganho significativo ao se utilizar esta nova rota. Alm disso, as vias locais passam a ficar saturadas devido ao excedente de veculos, afetando a viagem dos usurios que realmente necessitam us-las. O quarto grupo de fatores est relacionado logstica de gerenciamento do sistema de transportes. O controle do trfego, da maneira como realizada tradicionalmente, limitado, lento, pouco eficiente e exige uma logstica s vezes impossvel de ser efetuada. A falta de pessoal, tanto em questes de habilitao quanto em nmero, incapacita rgos responsveis pelo trnsito de atuarem em todos os locais necessrios. O ITS surge como uma opo a esse tipo de controle ineficaz, dando agilidade s operaes de trfego e segurana aos usurios, alm de reduzir de maneira drstica os custos provocados pelos congestionamentos s economias.

3. SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES Sistemas Inteligentes de Transportes so ferramentas que, atravs de equipamentos eletrnicos, buscam aumentar a eficincia de um sistema de transportes melhorando, assim, o seu nvel de servio. Com o surgimento de novas tecnologias e as mudanas na situao poltico-econmica global h a necessidade de se rever as aplicaes e possveis alteraes nos sistemas de transportes com a utilizao de ITS. As principais reas de aplicao do ITS so relacionadas abaixo: ? ? Advanced Traveler Information Systems (ATIS) inclui servios de informao, navegao e orientao aos motoristas e passageiros. ? ? Advanced Traffic Management Systems (ATMS) proporciona apoio ao planejamento de transportes, controle, fiscalizao e gerenciamento da demanda. ? ? Advanced Vehicle Control and Safety Systems (AVCS) se baseia na preveno de acidentes e operao automtica de veculos. ? ? Commercial Vehicle Operation (CVO) voltada ao gerenciamento e controle de frotas de veculos. ? ? Advanced Public Transport Systems (APTS) aplica ITS ao gerenciamento do transporte pblico. ? ? Emergency (EM) monitora e gerencia cargas perigosas. ? ? Cobrana Eletrnica ? ? Segurana busca aumentar a segurana em intersees. Alguns exemplos dos equipamentos utilizados so painis de mensagens variveis para informar os motoristas, cmeras para monitorar o trnsito, sensores para contagem de veculos, semforos inteligentes, mecanismos de coleta automtica de pedgios, mecanismos para controle de velocidade, controle automtico de acessos e sadas de vias arteriais, estaes de rdio exclusivas para informao sobre o trfego para os motoristas, sistemas de navegao e call boxes para chamadas de emergncia integrados com servios de resgate.

3.1. Consideraes sobre o ITS Em termos gerais, observa-se que a tendncia recente de uso do ITS se dirige a tornar as viagens mais seguras, aumentar a confiabilidade nos transportes, aumentar a eficincia viria para economizar tempo e dinheiro para passageiros e cargas, aumentar a mobilidade e expandir o acesso aos transportes e contribuir para a melhoria do meio-ambiente. Para se utilizar o ITS, deve-se entender os conceitos envolvidos em suas aplicaes, conforme se descreve a seguir. Coleta e troca de dados tm um papel prioritrio em Sistemas Inteligentes de Transportes. Com uma crescente integrao entre os modos de transporte, a troca de informaes uma rea significativa na qual o ITS tem muito a oferecer em padres de arquitetura e perspectivas tecnolgicas. Do ponto de vista do usurio, o desafio reduzir a falta e a incompatibilidade dos dados disponveis, no caso de integrao entre modos de transporte. No que se refere ao gerenciamento de trfego, para que este seja eficiente necessrio que se d nfase no apenas no trfego rodovirio ou no transporte pblico. Todos os modos devem estar integrados dentro dos sistemas, servios e infra-estruturas usados para o gerenciamento e a troca de informaes. Alm disso, todas as informaes sobre as condies de trfego e transporte devem ser constantemente atualizadas e todos os tipos de passageiros devem ser providos com guias de rotas intermodais. Os servios de informao de trfego auxiliam o controle sobre o fluxo de veculos nas vias, ordenando-o de forma a evitar congestionamentos. O desenvolvimento desses servios busca reduzir o tempo de viagem e maximizar o uso da infra-estrutura e servios de transportes. Deve-se ainda atentar ao fato de que grandes desastres, naturais ou causados pelo homem, afetam o fluxo de trfego e causam danos nos sistemas de transportes. de suma importncia determinar como estes eventos podem ser includos no programa de gerenciamento de forma a reduzir o seu impacto nos sistemas, garantindo um bom funcionamento dos mesmos. Deve-se tambm dar maior ateno ao movimento de cargas perigosas e organizao para reagir a grandes acidentes, respondendo adequadamente a desastres naturais e outros, causados por falha humana ou mecnica. At agora, tecnologias individuais de ITS tm demonstrado benefcios potenciais. Esses benefcios incluem eficincia operacional, melhoria de servio e opes de planejamento de viagens. No entanto, existem desafios complexos ao se tentar implantar um sistema de trnsito urbano com ITS completamente eficiente. Os maiores deles incluem o tamanho de tal sistema, a diversidade de modos e operaes, os constantes avanos da tecnologia e a complexidade tcnica advinda dos equipamentos eletrnicos. Em sntese, os principais benefcios advindos da utilizao de ITS podem ser resumidos em: ? ? Benefcios de tempo: os ganhos de tempo esto relacionados no s diminuio do tempo de viagem, mas tambm ao tempo gasto com operaes burocrticas. ? ? Benefcios de custo: o aumento da produtividade dos sistemas, caracterizado pelos ganhos citados no item anterior, tambm resulta em ganhos financeiros devido aos menores custos operacionais alcanados pelos sistemas.

? ? Benefcios de qualidade (nvel de servio): a melhoria do nvel de servio com a utilizao de ITS explica-se pela reduo da magnitude e variao do tempo de viagem e pela possibilidade de se conceber um sistema mais flexvel.

3.2. ITS no Brasil A utilizao de ITS varia de acordo com os pases, principalmente em relao ao nvel de desenvolvimento de cada um. Enquanto as naes mais industrializadas o utilizam em um estgio mais avanado como navegao, aumento da segurana no transporte e gerenciamento de informaes, os pases em desenvolvimento enfocam o uso do ITS nas reas de fiscalizao, controle de frotas e cobrana automtica. No Brasil h uma diferena entre o setor privado e o pblico em relao aos tipos de aplicaes de ITS. Uma vez que o setor privado almeja o aumento dos benefcios financeiros, observa-se um investimento mais considervel em sistemas capazes de atingir esta meta. A seguir so descritos os principais tipos de servios deste grupo que utilizam sistemas inteligentes de transportes: ? ? Empresas transportadoras. Utilizam sistemas de controle e gerenciamento de frotas para a determinao da posio dos veculos, traado de rotas e controle de distribuio das mercadorias ou pessoas. Possui um grande potencial para a otimizao da logstica de funcionamento deste tipo de empresa, com a tendncia de uso de cada vez mais equipamentos. O aumento do comrcio eletrnico feito via Internet no Brasil passou a exigir das empresas responsveis pela venda dos produtos uma forma de manter o cliente informado da situao do seu pedido, mantendo-o mais tranqilo e confiante para fazer novas compras. Os sistemas utilizados pelas transportadoras so capazes de proporcionar todas as informaes relacionadas ao deslocamento de cada produto, desde sua origem at o destino final. ? ? Concessionrias de vias. Adotam sistemas de cobrana eletrnica para ampliar a capacidade das praas de pedgio, agilizar o processo de arrecadao e aumentar a segurana contra roubos. Essas concessionrias so as empresas que mais utilizam o ITS no Brasil, tendo tambm sua disposio circuito fechado de televiso, painis de mensagens variveis, sensores para deteco de veculos e sistema de telefonia de emergncia para os usurios. ? ? Empresas de segurana. Atravs da utilizao de etiquetas eletrnicas (tags) e dos transponders so capazes de vender servios de vigilncia, os quais tm crescido de forma considervel. Com a evoluo da tecnologia tais etiquetas comeam a acumular novas funes, servindo tambm para alguns tipos de cobrana eletrnica. Atualmente j existem planos para a integrao entre os servios de controle de acesso veicular, cobrana automtica de pedgios e estacionamentos, possibilitando a utilizao de uma etiqueta eletrnica para a cobrana de todos estes servios. Em relao ao setor pblico, nota-se uma maior preocupao com o gerenciamento e a fiscalizao do sistema de transportes, verificando-se um investimento nas diversas reas relacionadas a seguir: ? ? Segurana em intersees. Alm do efeito psicolgico negativo dos acidentes de trnsito existem os custos relacionados a estes, como os congestionamentos gerados, gastos com remoo das vtimas e hospitalares. A questo do elevado nmero de vtimas neste tipo

de acidente constantemente discutida e medidas so tomadas de forma a reduzir o impacto destes sobre a economia das cidades. A implantao de semforos inteligentes e cmeras de vigilncia so exemplos de ITS para este caso. Alm disso, novos sensores capazes de distingir sons especficos como freadas bruscas e colises j esto a disposio no mercado. ? ? Fiscalizao. De forma a tornar a fiscalizao mais eficiente utiliza-se radares para verificao da velocidade dos veculos e respeito aos sinais de trnsito. Em diversas faixas exclusivas para o transporte pblico j existem sensores capazes de registrar a utilizao indevida da faixa por veculos sem a etiqueta eletrnica adequada, responsvel por identificar os veculos com permisso de trfego. O avano das pesquisas em tcnicas de reconhecimento tico por inteligncia artificial desperta o interesse dos rgos responsveis pela operao do sistema de transportes, principalmente para a fiscalizao do rodzio de automveis. ? ? Informao ao usurio. Basicamente feita por painis de mensagens variveis, indicando as condies de trnsito das vias principais na regio. Em algumas cidades possvel verificar o nvel de servio das ruas mais importantes atravs da Internet, tanto com imagens quanto em texto divulgado pelo operador. ? ? Controle e gerenciamento do trfego. Os sistemas utilizados no Brasil so formados basicamente por circuito fechado de televiso e sensores para deteco de veculos. Algumas cidades possuem a rede viria digitalizada e associada a Geographical Information Systems (GIS), sistemas capazes de relacionar posicionamento a informaes.

4. APLICAO DE ITS NO GERENCIAMENTO DO TRFEGO Obviamente, qualquer medida a ser tomada com o objetivo de otimizar a operao de um sistema de transportes deve ser acompanhada de intervenes complementares, de forma a se conseguir resultados mais eficientes. Portanto, para se obter o mximo de benefcios atravs da aplicao de ITS deve-se elaborar uma arquitetura nacional de ITS, seus objetivos e prioridades, alm de um cronograma de implantao.

4.1. Metodologia de implantao de ITS O primeiro passo para a implantao de ITS para o gerenciamento do trfego conhecer quais os equipamentos existentes e suas funes. No entanto, o mais importante saber relacionar as aplicaes destes equipamentos com os conceitos de engenharia de transportes, j que os sistemas inteligentes devem atuar como ferramentas para otimizao da operao e no um objetivo a ser atingido. Somente assim torna-se possvel a elaborao de projetos capazes de servirem como alternativas s solues convencionais baseadas na contnua ampliao da rede viria. Em seguida, deve-se proceder atravs da montagem de um sistema de coleta de dados. Com a utilizao de sensores para deteco de veculos espalhados pela rea urbana em pontos estratgicos e crticos torna-se possvel a determinao dos volumes de veculos em seus respectivos trechos. Esse banco de dados serviria de base para diversos tipos de estudos e planejamentos relacionados a transporte urbano. Este levantamento serviria tambm como complementao a um Plano Diretor de Transporte Urbano, permitindo a alocao das viagens contidas na matriz de origem e destino em suas

rotas perspectivas. Conhecer o volume de veculos por trecho proporcionaria, ainda, uma noo do grau de utilizao da infra-estrutura viria e sua adequao em termos de capacidade para atender demanda. O terceiro passo seria a anlise das informaes levantadas e a determinao dos tipos de problemas existentes. Devido ao grande nmero de fatores que influenciam o funcionamento de um sistema de transportes, necessrio que se verifique quais as causas destes problemas para que, caso proposta uma alternativa, esta seja capaz de solucionar a questo por completo. Esta etapa deve ser executada para qualquer tipo de projeto, envolvendo ITS ou no, mas para a estrutura proposta neste artigo pode-se notar que o banco de dados obtidos atravs da implantao de equipamentos eletrnicos capaz de proporcionar maior solidez s concluses efetuadas. A partir da, deve-se decidir sobre a necessidade de se aprofundar os estudos em certas reas, situao na qual o ITS novamente poderia ser til atravs da instalao de novos equipamentos para a investigao de questes especficas. Tomando-se como exemplo uma rede rodoviria hipottica, supe-se que determinada interseo semaforizada apresenta altos ndices de acidentes de trnsito. Em um primeiro levantamento seriam instalados sensores pneumticos para a contagem de veculos, revelando o nmero de aproximaes existentes. Supondo agora que os tempos de ciclo se encontravam devidamente ajustados para a situao, decide-se por investigar o motivo do elevado nmero de acidentes. O ITS possui meios de automatizar a elaborao dos diagramas de acidentes, com o uso de sensores de deteco de anomalias no trnsito, feitos para reconhecer sons de freadas bruscas e colises. Adicionando-se cmeras para gravao e reconhecimento tico, ao detectar uma anomalia o sistema arquiva os ltimos segundos de vdeo e udio que precederam o possvel acidente e a cmera para reconhecimento tico busca o ponto onde este ocorreu. Em caso de confirmao, o sistema marca o local em uma planta digital de preferncia em base GIS e associa as informaes obtidas ao posicionamento geogrfico. Este um exemplo simples do nvel de agilidade e auxlio, principalmente logstico e financeiro, que os sistemas inteligentes de transportes tm a oferecer, alm dos equipamentos ainda poderem ser transferidos para outro local aps o fim do estudo. Da maneira como realizada hoje, a situao acima necessitaria de pessoas realizando contagens, peritos investigando acidentes baseados em relatos de baixa confiabilidade e tcnicos para uma eventual digitalizao do processo ao seu final. Por fim, a proposta apresentada deve ser comparada com outras alternativas de forma a se verificar prs e contras. No entanto, o ideal seria que a utilizao de ITS no fosse descartada, mas associada aos projetos convencionais de engenharia de transportes. Assim, estes sistemas inteligentes continuariam servindo como ferramenta para a manuteno do nvel de servio desejado. Para uma implantao eficiente e eficaz do ITS necessrio tambm que haja uma padronizao no que se refere a operao, treinamento de profissionais, qualidade e qualquer outro tpico relacionado. No mbito de treinamento de profissionais, cada vez mais pases esto contando com o ITS para resolver suas aflies com transportes e aumentar a convenincia de se viajar. Deve-se verificar a disponibilidade, qualificaes e competncia no treino de profissionais nesta rea para se atingir a crescente demanda pelos mesmos. A

distribuio de novas tcnicas de promoo e estratgias para a educao e preparao destes profissionais mostra-se cada vez mais necessria medida em que surgem novas tecnologias e sistemas. Quanto aos sistemas de transporte pblico, sabe-se que estes tm um papel crucial nas necessidades de transportes em todos os pases. Entretanto, empresas de transporte pblico operam com perdas e nem sempre disponibilizam de capital suficiente para fazerem os significativos avanos tecnolgicos e de segurana necessrios para se obter lucro. Uma soluo para este assunto crtico poderia ser obtida atravs da implantao de ITS como uma opo vivel para o transporte pblico, empregando mecanismos para se obter operaes sustentveis. O uso mais amplo do ITS poder tornar o transporte publico coletivo mais atrativo; apoiar uma efetiva poltica de transportes; gerenciar a movimentao de veculos, cargas e pessoas levando a ser um importante instrumento para a racionalizao dos transportes, melhoria da fluidez e segurana de trnsito com reflexos sobre a qualidade de vida e a reduo dos custos de transportes no pas. Devido escassez de recursos no Brasil, frente s inmeras necessidades de investimento em outras reas, prope-se o estabelecimento de prioridades em relao implantao de sistemas inteligentes de transportes. Citando o exemplo da Cidade do Rio de Janeiro, pode-se considerar as chamadas vias especiais (Linha Vermelha, auto-estrada Lagoa-Barra, aterro do Flamengo, Avenida Brasil e Tnel Rebouas) como de primeira ordem. A adoo de um projeto baseado em ITS nestas vias serviria de modelo experimental para estudo e posterior aplicao em outras partes da rede de transportes, seguindo a ordem de importncia estabelecida. Apesar de apresentar vantagens em relao ao volume de capital empregado ao longo do tempo, esta proposta possui um determinado grau de risco. Uma vez que equipamentos eletrnicos so produtos constantemente substitudos por similares de tecnologia mais avanada, existe a possibilidade do investimento inicial ser perdido caso no haja continuidade do projeto de implantao. Portanto, essencial que antes de se iniciar a execuo seja elaborado um planejamento detalhado de todo o processo, levando em considerao qual a tecnologia mais adequada e sua vida til para o propsito a que se destina.

4.2. Influncia do ITS sobre a mobilidade urbana Muito tem se discutido sobre a questo da mobilidade, mas considerando-se que os sistemas inteligentes de transportes fazem parte de uma metodologia inovadora deve-se atentar para a sua aplicao como forma de atingir uma mobilidade urbana sustentvel. Este conceito surgiu a partir da necessidade de se rever quais os interesses envolvidos na busca por tal mobilidade e de que maneira todos podem ser atendidos, ou pelo menos reduzindo o conflito entre eles. Ou, como citado nos Cadernos Ministrio das Cidades Poltica Nacional de Mobilidade Urbana Sustentvel (2004), A mobilidade urbana sustentvel resultado de um conjunto de polticas de transporte e circulao que visa proporcionar o a acesso amplo e democrtico ao espao urbano, atravs da priorizao dos modos no-motorizados e coletivos de transporte

que no gere segregaes espaciais, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentvel prioridade para as pessoas e no para os veculos.. A integrao entre os modos de transporte proporcionada por uma poltica de implantao de ITS vai ao encontro deste conceito apresentado acima. Como exemplo, pode-se citar a instalao de painis de mensagens variveis em pontos e terminais de integrao informando aos usurios o tempo restante para que os veculos cheguem, ou computadores que orientem quais as melhores rotas em funo do custo, tempo ou distncia percorrida da viagem, alm de indicar quais sistemas se deve utilizar. O ATIS (Advanced Traveler Information System) fornece aos usurios do sistema de transportes as informaes necessrias para que estes tenham mais flexibilidade na definio das caractersticas de seus deslocamentos: que modo usar? Por onde ir? Priorizar tempo, custo ou distncia? Assim, seria possvel uma melhor distribuio da demanda entre os modos disponveis, acarretando em um transporte mais racional. A otimizao da operao do sistema de transportes possibilita uma melhor utilizao da infra-estrutura destinada a essa atividade, resultando nos seguintes efeitos, entre outros: ? ? A velocidade e a qualidade dos deslocamentos tenderia a aumentar. ? ? A superfcie e qualidade do espao urbano no dedicado aos veculos aumentaria. ? ? Os acidentes de trnsito seriam reduzidos. ? ? A poluio e os custos ambientais relacionados aos congestionamentos seriam reduzidos. ? ? O preo das mercadorias seria reduzido, pois grande parte deste constituda por custos relacionados ao transporte. importante frisar que o conceito de mobilidade urbana sustentvel considera ainda que esta deve ser a mais homognea possvel entre a populao. Ou seja, deve-se atentar para que os investimentos realizados no sistema de transportes no sirvam para aumentar a j enorme diferena scio-econmica existente no Brasil. Mesmo com todos os seus benefcios, uma populao que tenha um aumento na sua mobilidade mdia no reflete, necessariamente, uma idia de igualdade de condies neste aspecto entre todas as classes sociais.

5. CONCLUSES O mundo atual apresenta um acelerado avano tecnolgico, com a presena cada vez maior de equipamentos eletrnicos no dia a dia das pessoas, tanto no ambiente de trabalho quanto de lazer. As preocupaes com o meio-ambiente, qualidade de vida e preservao de recursos ganham mais apoio medida que o tempo passa, forando a realizao de pesquisas que resultem em formas de se atender aos diversos interesses existentes. Seguindo essa tendncia, os sistemas inteligentes de transportes so o resultado destas pesquisas no campo da engenharia. A otimizao da operao das redes virias e seus componentes representa um novo rumo a ser tomado, inclusive j adotada em larga escala nos pases mais desenvolvidos.

Com base nisso, novos mercados e servios vo surgindo, desenvolvendo a economia das regies envolvidas. Como exemplo de novos servios, tem-se a criao de empresas levantando um banco de dados baseado no mapeamento dos centros urbanos. Esse banco de dados servir para todos os sistemas de localizao e auxlio aos motoristas, alm de facilitar o controle do fluxo de trfego pelas autoridades de trnsito. Entretanto, como se trata de uma relativa inovao, deve-se estar alerta a dois aspectos importantes. O primeiro diz respeito necessidade de se integrar todos os sistemas de transporte, de forma a se distribuir e controlar as viagens da maneira mais eficiente possvel. O segundo ter noo que a adoo de tecnologias sem o entendimento da sua funcionalidade e o que se pretende de fato torna inteis os investimentos. O uso do ITS no deve ser encarado como um fim, mas como um instrumento, de forma que se adeqe s metas a que se pretende, evitando frustraes no futuro.

BIBLIOGRAFIA ANTP / IPEA, Reduo das Deseconomias Urbanas com a melhoria do Transporte Pblico Relatrio Sntese, maio 1998. HIGHWAY CAPACITY MANUAL Special Report 209 Third Edition, Transportation Research Board, National Research Council, Washington, D.C., 1998. ITS INTERNATIONAL, Route One Publishing, Reino Unido (diversos nmeros). SEABRA, Srgio Sym, Metodologia para Acompanhamento e Previso de Curto Prazo das Variaes na Demanda por Transporte Pblico Urbano: um Instrumento Gerencial para a Operao, PET / COPPE / UFRJ, abril 1995. GOLD, Philip Anthony, Segurana de Trnsito: Aplicaes de Engenharia para Reduzir Acidentes, Banco Interamericano de Desenvolvimento, 1998. VUCHIC, Vukan R., Urban Public Transportation Systems and Technology, Prentice Hall, 1981. TRAFFIC TECHNOLOGY INTERNATIONAL, UK & International Press, Reino Unido (diversos nmeros). REVISTA FERROVIRIA, Empresa Jornalstica dos Transportes, Brasil (diversos nmeros). ANTP, Transporte Humano: Cidades com Qualidade de Vida, 1997. BANCO MUNDIAL, Cidades em Movimento: Estratgia de Transporte Urbano do Banco Mundial, 2004. ANTP / MINISTRIO DAS CIDADES, Perfil da Mobilidade, do Transporte e do Trnsito nos Municpios Brasileiros 2003, Relatrio Final, dezembro 2004. MINISTRIO DAS CIDADES, Poltica Nacional de Mobilidade Urbana Sustentvel, 2004.

You might also like