You are on page 1of 15

RH Portal - RH na Prtica

RH na Prtica
15/08/2013

As Dinmicas De Grupo Mais Populares

Descubra quais so as atividades aplicadas com mais freqncia pelos recrutadores e veja dicas para ter sucesso durante o processo Descubra quais so as atividades aplicadas com mais freqncia pelos recrutadores e veja dicas para ter sucesso durante o processo Por Clarissa Janini Para muitos candidatos, a dinmica de grupo um dos momentos mais crticos de um processo seletivo. Alm de ter de interagir e se destacar em meio a pessoas desconhecidas, exigido do participante jogo de cintura para saber lidar com jogos e atividades propostos na hora. Adinmica de grupo em processos seletivos visa identificar o candidato certo para uma vaga especfica. Por isso, a atividade aplicada deve ser anloga funo do cargo oferecido, afirma Roberto Hirsh, da SBDG (Sociedade Brasileira de Dinmica dos Grupos). Deste modo, a maior dica para o candidato ter certeza de que possui o perfil desejado pela empresa. O maior inimigo do candidato ter o perfil inadequado para o cargo, e no as pessoas que esto concorrendo com ele, explica a psicloga organizacional Beatriz de Campos, consultora da Pensare Consultoria. Mas como os selecionadores optam por aplicar esta ou aquela dinmica? Cada profissional tem seus autores de dinmica favoritos. No meu caso, gosto do trabalho de Maria Rita Gramigna e Marise Jalowitzki, entre outros. Alm disso, pesquiso em sites especializados, conta Beatriz. No h como prever qual tipo de dinmica ser aplicado em determinada empresa, mas estudar alguns exemplos pode ajudar em sua preparao. Confira algumas vivncias freqentes em processos seletivos: - Apresentao: Antes de comear a trabalhar em grupo, preciso conhecer cada um dos candidatos. A apresentao p ode ser feita apenas oralmente, quando cada participante far uma pequena descrio de sua vida pessoal e profissional . No se esquea, porm, de que sua apresentao pessoal j estar sendo avaliada pelos recrutadores, que iro verificar sua habilidade em falar sobre si; - Atividade individual: Tambm uma opo de avaliao do selecionador, que busca examinar a capacidade do candidato em se expor a outras pessoas, competncia na argumentao e fluncia verbal ( veja um exemplo disponibilizado por Beatriz);

- Redao: Algumas empresas pedem durante a dinmica que os candidatos escrevam um texto (cujo tema pode ser especfico ou livre) para avaliar o domnio da lngua escrita seja em portugus ou outro idioma requisitado pela vaga. Portanto, revisar sua ortografia antes de encarar o processo uma dica valiosa ( veja o que diz Izabel Failde, especialista doEmpregos.com.br em dinmica de grupo); - Simulao de vendas: No raro que os recrutadores peam para os participantes se dividirem em grupos e bolarem uma estratgia de venda para determinado produto. Geralmente esse tipo de dinmica ocorre quando a vaga em questo est relacionada ou necessita de algumas competncias de um profissional de vendas ( leia mais ); - Trabalho em equipe: Inmeras dinmicas tm o objetivo de avaliar como o candidato interage em grupo se introvertido ou no, engajado com a equipe ou relapso, possui capacidade de argumentao ou no, apresenta caractersticas de liderana ou de liderado, etc. ( veja um exemplo disponibilizado por Beatriz). Conquistando o sucesso Muitas competncias so avaliadas durante todo o processo e, por mais diferentes que sejam as vagas, algumas habilidades so sempre bem vindas, tais como: criatividade, flexibilidade, iniciativa, capacidade de negociao, foco em resultados, capacidade de trabalho em equipe, autoconfiana, liderana, estabelecimento de metas e tomada de deciso. muito importante que voc se prepare e estude bem a empresa e o cargo pretendido, contudo, lembre-se de que sua atitude deve ser o mais natural possvel. No tente decorar o que vai fazer na dinmica. Voc ficar mais ansioso e as chances de falhar aumentam. Como voc no pode prever quais sero as atividades aplicadas, veja quem o candidato que os avaliadores procuram - em todos os tipos de dinmica: Aquele que seguro de si, que possui valores, metas e idias condizentes com as da empresa; Acompanha o ritmo da equipe, respeitando e colaborando com os membros participantes; Desempenha sua tarefa com o uso do raciocnio, planejando e executando o trabalho de forma organizada, expondo suas idias com fundamento; Aceita os demais membros, promovendo-os tambm para o sucesso e xito em seu desempenho.

automaticamente descartado quem: Demonstra comportamento arrogante; Possui timidez demasiada, sem participao efetiva; Finge comportamentos; Boicota algum membro do grupo; Busca destaque em excesso, no permitindo a participao dos demais membros.

Fonte: www.empregos.com.br

FONTE: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=kvvmjfg7l

Como Realizar uma Dinmica de Grupo para Seleo?


A dinmica de grupo uma tcnica muito usada nos processos de seleo para emprego, muito embora, tambm seja usada em treinamentos e consiste em reunir um grupo de candidatos para a realizao de um exerccio situacional que permita avaliar as aes e reaes de cada um deles frente ao grupo.

A dinmica de grupo coordenada por um facilitador que normalmente um profissional do RH da empresa que oferta a vaga, ao qual cabe dirigir as atividades do grupo, propor exerccios, esclarecer dvidas e cronometrar o tempo de durao.

Existem ainda os observadores, em torno de 02 a 04, que normalmente, so profissionais da rea a que se refere vaga em aberto e que normalmente no identificam quanto aos seus cargos na empresa, quejuntamente com o facilitador avaliaro o desempenho dos participantes atravs do uso de uma Ficha de Observao na qual anotaro detalhes de suas percepes sobre cada candidato.

As dinmicas de grupos no se tratam de brincadeiras, mas sim de atividades comportamentais que deve ser conduzidas com profissionalismo, apenas em casos de facilitadores despreparados as mesmas podem sinalizar uma baguna.

Alguns itens so bsicos na preparao de dinmicas de grupos como:

- Deve-se distribuir crachs identificando os nomes de cada participante para o uso destes facilitando as anotaes dos observadores;

- O nmero aconselhvel mnimo de candidatos numa dinmica de grupos de 03 (trs) e o mximo de 10 (dez), menos que isto ela ficar pobre, mais que isto, ela ficar muito ampla e difcil de se observar;

- No se deve usar isoladamente a dinmica de grupos, ela deve ser usada acompanhada de no mnimo uma entrevista individual, exceto em casos em que haja um grande nmero de candidatos no qual apenas alguns possam ser classificados, para que o nmero menor que fique, mesmo assim seja ao menos entrevistado.

- A durao de no mnimo 1h e no mximo 4h.

Eu de casaco preto, penltimo direita da fotografia coordenando mais uma Dinmica de Grupo

Normalmente quando eu coordeno uma dinmica de grupo de seleo divido esta nas seguintes etapas:

1-Preparao: o chamado quebra-gelo, como se fosse um aquecimento para o avano da dinmica grupal, visa deixar o grupo mais a vontade emocionalmente e fisicamente. Esta etapa pode se dar a partir das auto-apresentaes de cada candidato, onde existe um tempo para que eles falem de si mesmos;

2-Atividade: Ela pode ser proposta pela realizao uma ao de um exerccio (recortes de revistas, desenhos, etc) ou de uma ao situacional atravs de um estudo de caso por exemplo;

3-Fechamento: a fase na qual o coordenador agradece pelas participaes e se despede dos candidatos.

Quanto ao candidato ele deve usar roupas adequadas, ter um comportamento normal, nem muito descontrado e nem excessivamente retrado, procurar ser ele mesmo durante o processo seletivo.

Deve ainda estar atualizado quanto aos noticirios, principalmente, se concorrer para cargos administrativos ou de liderana, pois, bastante comum nas dinmicas de grupos serem abordados temas da economia mundial.

As dinmicas de grupo variam de acordo com o perfil de cada empresa ou de cada vaga, tambm, podem variar de acordo com o profissional que a coordena, pois, so ferramentas bastante flexveis. Logo, nunca uma dinmica grupal ser igual a outra, no mximo parecida, mesmo numa mesma empresa.

No que se refere as atividades de igual modo existe uma infinita srie delas que podem ser inclusas dependendo de cada tipo de dinmica de grupo e sujeitas variaes diversas podendo ser por exemplo pelas formas de sorteios de frases para o candidato completar as mesmas ou se manifestar sobre elas, dramatizaes, estudos de casos, questionrios, exerccios de realizao de vendas impossveis, sorteio de manchetes de jornais e comentrio dos mesmos pelos candidato, apresentaes de fotografias de revistas, desenhos, recortes e colagens, jogos, entre diversas outras formas.

Os debates tambm podem fazer parte das dinmicas grupais, mas no so aconselhveis por serem formas que tendem a gerar polmicas e com isto possveis conflitos e at discusses. Postado por Professor/Administrador Juliano Correa s 17:13

FONTE: http://rhcomprofessorjuliano.blogspot.com.br/2012/12/como-realizar-uma-dinamicade-grupo-de.html

sexta-feira, 27 de julho de 2012

10 Tipos de Dinmicas de Grupos


09:15 | Postado por Mari Costa

1.

DANDO CONSELHOS

AJUDA MTUA. para o tipo no direcional. Para quantas pessoas: Para grupos grandes Material necessrio: Papis com as indicaes de como devem se comportar as pessoas que faro as encenaes e papis com o resumo dos problemas que sero apresentados para todos os participantes. Descrio da dinmica: Os participantes recebem uma folha c Objetivo: Experimentar diversos tipos de aconselhamento, orientando com a indicao dos casos que iro receber conselhos (Anexo 1 ) .Pede-se a 6 voluntrios que representem os tipos de conselho- autoritrio, exortativo, sugestivo, direcional, no direcional, ecltico. Cada um recebe uma folha indicando o modo como deve se comportar. (Anexo 2) -Pede-se outros seis voluntrios que representem as pessoas que vm pedir ajuda. Realiza-se, ento, seis pequenas encenaes. Em cada uma delas uma pessoa apresenta o problema e recebe um tipo de conselho. Aps cada encenao, os participantes fazem um pequeno cochicho para avaliar o que viram e ouviram. Ao final, realiza-se um plenrio de anlise geral do que se passou. Anexo 1:Alguns casos que podem ser apresentados: gora uma pessoa com recursos muito limitados. Vive triste e tem a sensao de ser um "peixe fora d'gua" Se 1 .Um senhor deixou uma vida ativa e cheia de responsabilidade. A nte-se dominado pelo tdio. Seus filhos j esto casados e ele vive sozinho.O que fazer da vida? 2 A vida de casados estava boa. O esposo conseguiu prosperar bem na vida. Agora entrou na vida dele uma mocinha bonita, que trabalha no mesmo lugar que ele. Ele afirma que uma amizade pura e que esta mocinha quem lhe d um pouco de alegria e prazer sua existncia triste. A esposa pensa um pouco diferente. "Sempre fui uma boa esposa..Trabalhei at gastar minhas mos. Desde os tempos difceis estive ao lado dele. Nunca olhei para nenhum outro homem. Cuido bem da casa e sou uma pessoa econmica. Agora que prosperamos um pouco socialmente, poderamos sair um pouco, curtir a vida.. como eu sempre esperei. E me deparo com esta situao. O que devo fazer? Anexo 2. Alguns tipos de entrevistadores.

1 .Autoritrio: ordena, repreende, ameaa, condena, define: a nica coisa que se pode fazer . .o nico caminho . .. 2. Exortativo. Procura fazer com que o cliente assuma o compromisso de fazer ou deixar de fazer algo, diz coisas do tipo: "Deus ficaria feliz com esta ao", ou ento: A ptria, teus pais, esperam isso de vocs. 3. Sugestivo: Tenta ajudar dando nimo e apoio, sem solucionar o problema. "Eu sei que voc pode vencer, voc j venceu coisas piores, isto no o maior problema da sua vida, voc vai ver que logo tudo estar resolvido.... 4. Ecltico. Fala muito, fala difcil, mas ningum entende: "rodos os mtodos buscam provocar uma catarse nas pessoas, a verbalizao de problemas e vivncias emocionais, conscientes ou inconscientes. Isso provoca por um lado aceitao e compreenso e por outro lado, suscita energias para a soluo dos problemas.... 5 .Direcional. Toma a iniciativa das solues, d indicaes concretas. 6. No-direcional Procura seguir o pensamento da pessoa ajudada. Espera que ela comece a conversa. Sempre devolve as questes. Pergunta sem concluir nada Acompanha a pessoa em seu processo de assumir o problema.

2.

AGUENTAR MUITO

Objetivo: Ajudar intercomunicao e aprofundar o como as pessoas do grupo enxergam cada um dos membros Provocao ou diminuio de tenses. Para quantas pessoas: Dinmica que deve ser realizada em grupos que j tm um perodo de caminhada, de preferncia, grupos pequenos. Descrio da dinmica: Um voluntrio se coloca disposio do grupo. Os demais participantes devem dizer o que pensam em relao a ele, evitando as consideraes suprfluas, o excesso de elogios ou dizer coisas negativas e j na seqncia ficar se desculpando. O que se colocou disposio do grupo no pode desculpar-se O exerccio no pode ser demorado. Se as acusaes forem muito duras, o assessor deve intervir e, se necessrio, interromper o exerccio S se deve realizar esta dinmica quando h um nvel de confiana recproca que permita escutar o negativo e buscar caminhos para super-lo Se no for assim, o exerccio se torna apenas destrutivo ou intil. Segue-se um momento de avaliao, no qual o que sofreu as observaes dos demais participantes, pode comunicar ao grupo como se sentiu durante o trabalho, enquanto ouvia falarem de sua pessoa E o grupo avalia se o exerccio teve algum proveito para todos Por qu?

3.

TROCA DE SEGREDOS

DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Objetivo: Aprender a se aceitar e ajudar a desenvolver a empatia com os outros membros do grupo. Para quantas pessoas: Cerca de 20 pessoas. Material necessrio: Papel e caneta ou lpis para cada um. Descrio da dinmica: Cada um deve escrever no pedao de papel que recebeu alguma dificuldade que encontra no relacionamento com os outros e que no gostaria de expor oralmente.Cada um deve despistar a prpria letra e todos os papis devem ser dobrados da mesma forma. O coordenador da dinmica recolhe e mistura os papeizinhos. A seguir, so sorteados os papeizinhos entre os participantes da dinmica e cada um assume o problema que estiver descrito no papel que pegou. Deve ler o problema em voz alta, explicar como se o problema fosse dele e propor alguma soluo para o problema. No se deve permitir debates nem perguntas Quando todos j tiverem falado, o coordenador poder propor algumas questes para os participantes como voc se sentiu ao ver o seu problema descrito? Como voc se sentiu ao explicar o problema de um outro? O outro compreendeu seu problema? Voc compreendeu o problema do outro? Como se sentiu em relao ao grupo?

4.

ESCUDO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL Objetivo: Ajudar as pessoas a exporem planos, sonhos, jeitos de ser, deixando-se conhecer melhor pelo grupo. Para quantas pessoas: Cerca de 20 pessoas. Material necessrio: Uma folha com o desenho do escudo para cada um e lpis colorido ou giz de cera suficientes para que as pessoas possam fazer os desenhos. O desenho do escudo deve ser assim. Descrio da dinmica: O coordenador da dinmica faz uma motivao inicial (durante cerca de 5 minutos) falando sobre a riqueza da linguagem dos smbolos e dos signos na comunicao da experincia humana. Vamos procurar comunicar coisas importantes da nossa vida atravs de imagens e no apenas de coisas faladas. Cada um vai falar de sua vida, dividindo-a em 4 etapas. a. do nascimento aos seis anos; b. dos 6 aos 14; c. o presente; d o futuro. Encaminha a reflexo pessoal, utilizando o desenho do escudo, que foi entregue para cada um. Na parte superior do escudo, cada um deve escrever na parte superior o seu lema, ou seja, uma frase ou palavra que expressem o seu ideal de vida Depois, em

cada uma das quatro partes do escudo, vai colocar um desenho que expresse uma vivncia importante de cada uma das etapas acima mencionadas. O escudo ficar preenchido da seguinte maneira. Em grupos de 5 pessoas, sero colocadas em comum as reflexes e os desenhos feitos individualmente, e, depois, conversa-se sobre as dificuldades encontradas para se comunicarem dessa forma

5.

UMA PESSOA DE PRINCIPIOS

JOGO COMUNITRIO. Objetivo: Descontrair os participantes de uma reunio ao mesmo tempo em que desenvolve a criatividade. Para quantas pessoas: Grupos com menos de 15 pessoas. Descrio da dinmica: Todos os participantes se sentam em crculo. O coordenador ao centro inicia o jogo narrando uma histria de algum, Ao contar fatos, viagens, opinies, gostos, pede aos participantes que completem as frases sempre com palavras comeadas com a letra inicial do nome do personagem. Por exemplo: Eu tenho uma amiga que se chama Luiza. A pea de roupa que ela nunca deixa de usar ....(e aponta para algum, que deve completar, por exemplo, com....luva) Sempre que viaja, ela vai para... Londres, O nome do namorado dela ... Lus. Em casa, ela tem um bicho de estimao, que uma....lesma. Aquele que demorar muito para responder ou trocar a letra inicial vai para o centro, puxar o jogo, As perguntas devem ser feitas rapidamente.

6.

CAA AO TESOURO

APRESENTAO Objetivo: Ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificao entre pessoas parecidas. Para quantas pessoas: Cerca de 20 pessoas, Se for um grupo maior, interessante aumentar o nmero de questes propostas. Material necessrio: Uma folha com o questionrio e um lpis ou caneta para cada um. Descrio da dinmica: O coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos tero a grande chance de se conhecerem. A partir da lista de descries, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1 , Algum com a mesma cor de olhos que os seus' 2, Algum que viva numa casa sem fumantes: 3. Algum que j tenha morado em outra cidade: 4, Algum cujo primeiro nome tenha mais de seis letras. 5 Algum que use culos' 6. Algum que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua. 7. Algum que goste de verde-abacate 8, Algum que tenha a mesma idade que voc, 9. Algum que esteja de meias azuis' 10. Algum que tenha um animal de estimao (qual?): Pode-se aumentar a quantidade de questes ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.

7.

HISTORIA SUBSTANTIVADA

JOGO COMUNITRIO. Objetivo: um momento de descontrao no meio ou no comeo de um dia de trabalho, alm disso, ajuda a desenvolver a criatividade e a capacidade de se trabalhar em grupo. Para quantas pessoas: Equipes de 3 ou 4 pessoas (trs pessoas sero os juzes) . Material necessrio: Uma folha com 20 substantivos, 10 adjetivos e 5 verbos para cada grupo. Papel e caneta para que possam anotar a histria que tiverem inventado. Descrio da dinmica: Cada equipe recebe tem que inventar uma histria em que entrem as palavras anotadas na folha de papel, na seqncia em que esto anotadas. Os substantivos e adjetivos devem ter os mais diferentes significados para que a histria se torne bem interessante. O coordenador da dinmica explica o que ter que ser feito e os grupos tero cinco minutos para prepararem sua histria. Cada grupo l sua histria em voz alta para os demais. Ganha a equipe que respeitar melhor respeitar a seqncia dada na folha, que usar todas as palavras, que tiver feito a histria dentro do prazo e se for bonito, gostoso, frito, maravilhoso, babento, bravo, sujo, cheiroso, transparente, azulado. verbos: comer, cair, chorar, pescar.

8.

AS GARRAFAS

ORGANIZAO DO GRUPO

Objetivo: Analisar a importncia da organizao, diferenciando uma ao espontnea de uma ao planejada. Para quantas pessoas: 20 ou mais pessoas Material necessrio: 6 garrafas vazias, de boca no muito estreita e areia na quantidade exata para encher as seis garrafas A Descrio da dinmica: Pede-se 6 voluntrios que se colocam em fila e aos ps de cada um se coloca a garrafa vazia Distante dos participantes, cerca de 6 metros, se coloca a areia Todas as garrafas. devem ser enchidas de areia A areia que for derramada para fora do recipiente no poder ser reaproveitada. Ganha o que encher sua garrafa e, de volta ao seu lugar, colocar a garrafa aos seus ps O coordenador conta at trs e d a ordem de partida Quando o primeiro chegar com a garrafa, os outros param Todos -, mostram o quanto conseguiram colocar em suas garrafas e quanta areia ficou esparramada. Em seguida, pede-se 6 novos voluntrios e se repete o exerccio.Antes de dar a ordem de partida, faz-se uma pequena avaliao de como e comportou a equipe anterior. Antes de se fazer uma terceira rodada da mesma atividade, avalia-se novamente o desempenho da equipe anterior. Finalmente, avaliam-se as trs etapas da dinmica. Para esta discusso final, interessante que as avaliaes feitas em cada etapa estejam anotadas de forma que todos possam t-las vista. O coordenador pede que todos reparem na avaliao da primeira rodada Pergunta por que as coisas se deram dessa maneira? E pode, a partir do que for dito pelo grupo, analisar os elementos de uma ao espontnea. Ao analisar a segunda rodada, pode perguntar que elementos foram superados em relao primeira? O que permitiu superar estas coisas? Neste momento, o coordenador pode retomar o que significa a experincia que se vai acumulando em relao ao planejamento e ao e a importncia de se refletir sobre ela A analisar a ltima volta, se retoma a fundo a necessidade de realizar aes de forma planejada, avaliando os erros e os acertos Posteriormente, analisa-se a importncia de seguir os objetivos de forma coletiva e completa (e no apenas parcialmente), observando que no se tratava de uma competio, mas que o objetivo era que todos enchessem suas garrafas Foi dito no comeo que "ganha aquele que conseguir encher sua garrafa e, de volta ao seu lugar, colocar a garrafa aos seus ps" Logo depois desta etapa, o coordenador da dinmica deve levar as pessoas a compararem a dinmica com o que se passa na vida real de cada um dos participantes. Recomendao Durante o desenvolvimento da dinmica, o coordenador deve estar atento para que as avaliaes sejam sobre a prpria dinmica e no se entre em reflexes sobre a vida J na reflexo final deve atentar para que se deixe de lado o que aconteceu na dinmica para que se analise a realidade.

9.

A CANDIDATURA

Objetivo: Expressar de maneira simptica o valor que tm as pessoas que trabalham conosco Para quantas pessoas: Grupos de cinco pessoas se houver mais de 10 participantes. Descrio da dinmica: Cada grupo deve escolher um candidato para determinada misso Por exemplo, ser presidente da Associao de Moradores, ser dirigente de um clube esportivo, etc. Cada participante coloca no papel as virtudes que v naquela pessoa indicada para o cargo e como se deveria fazer a propaganda de sua candidatura. O grupo coloca em comum o que cada um escreveu sobre o candidato e faz uma sntese de suas virtudes. Prepara a campanha eleitoral e, dependendo do tempo disponvel, faz uma experincia da campanha prevista. O grupo avalia a dinmica, o candidato diz como se sentiu. O grupo explica porque atribuiu determinadas virtudes e como se sentiram na campanha eleitoral.

10.

MURAL CRIATIVO

PRODUO. Objetivo: Incentivar a criatividade do grupo Para quantas pessoas: Grupos de 4 pessoas Material necessrio: Cartolinas ou pedao de muro e tintas Descrio da dinmica: Cada grupo recebe uma cartolina ou um pedao de muro para fazer ali a sua avaliao da atual sociedade O grupo deve se expressar dentro de uma linguagem que permita uma comunicao de estilo popular e que seja de bom gosto artstico. O grupo se rene para escolher o tema e planejar o mural. E bom que disponham de um dia inteiro para realiz-lo, pois devero aproveitar aos momentos livres para pint-lo. Organiza-se um momento de cochicho para que seja escolhido o melhor trabalho, justificando-se a escolha. O critrio bsico deve ser a criatividade do grupo. Conversa-se sobre o valor que o exerccio teve para o grupo FONTE: http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com.br/2010/08/10-tipos-dedinamicas-de-grupos.html

Julio Cesar S. Santos - j publicou 10 artigo(s) no blog Recursos Humanos.

Professor, Consultor, Palestrante e Autor dos Livros: "Qualidade no Atendimento ao Cliente", Estratgia o Jogo nas Empresas e CoAutor de Trabalho e Vida Pessoal. Atualmente ministra Palestras e Treinamentos nas reas de Marketing, Tcnicas de Atendimento ao Cliente e Recursos Humanos. Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / www.profigestao.blogspot.com

O Que Uma Dinmica de Grupo? Qual a Sua Finalidade? Como se Comportar Numa Entrevista de Emprego? Um grupo um conjunto de pessoas aparentemente com o mesmo objetivo e, se existem muitos candidatos a uma seleo de vagas, obviamente porque existem muitas pessoas com o mesmo objetivo. E como em qualquer outro grupo como as famlias, os estudantes, trabalhadores e outros as pessoas se mexem; ou seja, interagem entre si. Diante disso, um selecionador poder observar o comportamento social e a integrao dos candidatos atravs de uma ao conhecida como dinmica de grupo. Pois, a maioria das empresas hoje contrata pessoas muito mais pelo seu adequado comportamento em equipe ( habilidades humanas) do que pela suas habilidades tcnicas (experincia profissional). Isso ocorre porque muito mais fcil para uma organizao suprir um bom e promissor funcionrio de habilidades tcnicas (atravs do treinamento ou um curso, por exemplo) do que prov-lo de habilidades humanas e novas formas de comportamento social, principalmente se ele j tiver alguma experincia anterior. Dessa forma, as habilidades tcnicas dos candidatos dinmica de grupo j foram previamente avaliadas atravs da anlise dos Currculos e, nesse momento, o que est em julgamento a sua capacidade do candidato em trabalhar em equipe; ou seja, liderar ou ser liderado. Da a necessidade de uma dinmica. Os Processos de Seleo Em pocas de crise ou mesmo quando a economia no vai to bem aumenta a concorrncia por uma vaga no mercado de trabalho e, em funo disso, os processos de seleo costumam ser cada vez mais competitivos. Sendo assim, seguem abaixo algumas dicas do professor Alex Freire (FGV) para aquelas pessoas que precisaro passar por esse penoso processo:

Teste das Massinhas: Trata-se de um teste onde so fornecidas cinco pequenas quantidades de massa com cores diferentes, onde pedido aos candidatos para construrem algo que lhe venha cabea. Dica: nunca faa nada com as massinhas separadas, pois os psiclogos de planto podem afirmar que sua personalidade separatista e que por isso voc seria um candidato desagregador. Teste dos Pontos: Consiste na conexo de pequenos pontinhos pretos numa folha de papel. Cuidado, pois este tipo de teste uma pegadinha para os desavisados. Dica: ligue um ponto ao outro mais prximo em linha reta sem voltar, pois dessa forma o avaliador de planto poder afirmar que voc capaz de tomar caminhos mais curtos para as suas decises. As Entrevistas: O candidato deve se preparar com antecedncia, pois nessa fase algumas perguntas costumam ser comuns: - Onde Voc Deseja Chegar em Cinco Anos?: Na maioria das vezes o entrevistador inseguro est querendo saber se voc deseja o lugar dele. Dica: Responda que deseja chegar a uma posio de liderana dentro da empresa, pois assim voc no lhe d a direo de onde quer chegar. - O Que o Faz Feliz na Vida?: Essa pergunta para saber se voc quer ganhar dinheiro a qualquer custo, mesmo que tenha que passar por cima das pessoas. Dica: Nunca responda que voc deseja ser feliz atingindo algum cargo (ou que deseja uma remunerao compatvel com seus desejos materiais). Diga que o que trs

felicidade para voc ter uma famlia feliz, um agradvel ambiente de trabalho e uma vida cheia de oportunidades de contribuir para o bem da sociedade. - Quais So Seus Pontos Fracos?: Esta uma pergunta antiga que, por isso, NO merec e uma resposta antiga. Dica: coisas como Sou Perfeccionista; Quando Inicio um Projeto Vou At o Fim, Mesmo Que Passe a Noite em Claro; Nunca Desisto do Sucesso, Embora Fique Exausto e Sem me Alimentar Direito; Me Sinto Mal em Chegar Atrasado ao Escritrio, Por Isso s Vezes Durmo na Garagem da Empresa devem ser evitadas. - Quais So Seus Pontos Fortes?: Esta pergunta tambm antiga, mas merece uma resposta mais atualizada. O mundo se globalizou e a Internet facilitou muito o acesso informao. Dica: seria bom voc responder coisas como Tenho Facilidade de Lidar Com Pessoas da Gerao Y; Tenho uma Viso Global das Coisas; Uma Boa Qualidade Que Possuo a Minha Inteligncia Emocional; Sou Flexvel s Mudanas Que o Mundo Contemporneo Exige de Um Profissional Moderno.

FONTE: http://ogerente.com.br/rede/recursos-humanos/entrevistas-e-dinamicas-de-grupo/

ARTIGO
sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 13:11 Tamanho do texto: A A

ANALISTA ADMINISTRATIVO: O QUE FAZ


por: Colunista Portal - Finanas E Areas Afins

O analista tem a incobncia de organizar o fluxo dos trabalhos da empresa O analista administrativo uma funo que exige seriedade e muito comprometimento em suas atividades no mbito empresarial. A esse profissional cabe a responsabilidade de realizar servios da rea administrativa de uma empresa, coordenar trabalhos, fazer anlises dos sistemas de controle e de logsticas, com o intuito de extrair o melhor rendimento possvel da corporao. Alm desses atributos citados, o analista administrativo tambm pode ter voz ativa no andamento do empreendimento e organizar o fluxo dos trabalhos da empresa. Para se tornar um analista administrativo necessrio que a pessoa seja graduado no curso de Administrao e reas afins e se possvel for, ser ps-graduado ou ter algum tipo de especializao como gesto estratgica, recursos humanos, relaes empresariais, macroeconomia e dentre outras de cunho administrativo. Outro fator que pode ter diferencial importantssimo e contribuir para o sucesso do analista administrativo, o conhecimento desse profissional com a informtica e dominar outras lnguas como o ingls e o espanhol. Esse profissional tambm pode trabalhar em rgos pblicos atravs de concursos prestados nvel estadual.

Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/50945/analista-administrativo-o-quefaz#ixzz2yunew7Ch

FONTE: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/50945/analista-administrativo-oque-faz

Analista administrativo: saiba mais sobre a profisso


Uma profisso cujo destaque tem aumentado a de analista administrativo. O profissional dessa rea deve coordenar trabalhos, efetuar anlises dos sistemas de controles, bem como de logsticas. Ele utiliza mtodos administrativos em geral tais como anlise Swot, que determina quais os riscos e possibilidades de um negcio.

O analista administrativo tambm responsvel pela organizao e fluxo dos trabalhos da empresa. Ele participa do planejamento e tem voz ativa na maioria das decises sobre o andamento do empreendimento. de suma importncia que o profissional seja capaz de racionalizar e otimiza as atividades desempenhadas, alm de tornar eficazes as atividades funcionais da empresa.

Instrues
1.

Para se tornar um analista administrativo h dois caminhos. O primeiro deles diz respeito a formao acadmica. necessrio nesses casos o curso superior em Administrao de Empresas ou reas afins. Algumas empresas tambm exigem cursos de especializao ou ps-graduao na rea. O profissional tambm pode especializar-se em gesto estratgica, recursos humanos (para quem deseja atuar nessa rea), relaes empresariais ou macroeconomia.

Conhecimentos em informtica bem como o domnio de outro idioma so diferenciais que um analista administrativo que ir atuar nas empresas deve ter. O outro caminho at a profisso o ingresso por meio do funcionalismo pblico. Vrios rgos disponibilizam vagas para analista administrativo. Os concursos exigem ensino superior em qualquer rea para a maioria dos rgos. A partir do ingresso, o novo concursado ser direcionado a rea relativa a sua formao.
2.

O perfil profissional do candidato de pessoa pr-ativa, que tem interesse no regime corporativo e consegue definir e levantar questes referentes ao trabalho. Determinando quais os pontos que podem ser melhorados e de que maneira eles podero ser implementados.

Ele deve estar apto a tratar com pessoas, sabendo demonstrar seu ponto de vista e traando quais as melhores possibilidades, alm dos objetivos que deveram ser atingidos. O analista administrativo deve estar familiarizado com toda a estrutura da empresa, por essa razo necessrio que ele seja um profissional observador, que verifica uma soluo rpida e efetiva para os provveis problemas que podero surgir na empresa.
3. 4.

A remunerao inicial para o profissional formado gira em torno de R$ 1.500,00 para as empresas. No caso dos rgos pblicos, o salrio inicial superior a dez salrios mnimos. O que torna o funcionalismo pblico mais tentador para essa rea.

Contudo vlido afirmar, que em determinadas empresas, o salrio tende a subir de acordo com a experincia do profissional e o porte da empresa. Existem vagas em todos os setores para analista administrativo. Fazer uma especializao a maneira de se obter um valor mais alto de remunerao, alm de possibilidades de crescimento na empresa.

FONTE: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/analista-administrativo-saiba-mais-sobrea-profissao

You might also like