You are on page 1of 19

Antnio C o s t a

Pinto

Anlise Social, vol. XXV (108-109), 1990 (4. c 5.) 695-713

O salazarismo na recente investigao sobre o fascismo europeu velhos problemas, velhas respostas?*

The difference between Salazar and the other dictators is less a matter of character than of situation and sheer opportunity. It's luck as much as anything else. If you'd taken Stalin or Hitler or Mussolini, plucked them up from where they were and given them Portugal instead, how much trouble could any of them have caused.
David Slavitt, Salazar Blinks, Nova Iorque, 1988, p. 39.

O presente artigo tem como objectivo analisar as interpretaes do Estado Novo de Salazar produzidas ao longo da dcada de 80 pela investigao internacional sobre o fascismo europeu1. Antes de 1974, os escassos estudos sobre a experincia autoritria portuguesa foram publicados por estrangeiros ou por acadmicos exilados, com todas as limitaes decorrentes do impossvel acesso maioria das fontes documentais2. Quando, a partir dos finais dos anos 70, se iniciaram os contactos entre os estudiosos portugueses e a investigao internacional sobre o fascismo, o debate no foi fcil. A maioria dos trabalhos sobre o tema, independentemente das escolas tericas em que se inseriam (inclusive a mar-

Este artigo parte de uma investigao em curso sobre as interpretaes do Estado Novo de Salazar. Gostaria de agradecer ao Prof. Stuart Woolf o apoio que sempre me deu no Instituto Universitrio Europeu, Florena, ao qual me encontro ligado como investigador, desde 1986. Agradecimentos extensveis ao Prof. Philippe Schmitter, director do Centro de Estudos Europeus, no Departamento de Cincia Poltica da Universidade de Stanford, Palo Alto, pelas condies de trabalho que me ofereceu quando ali estive como Visiting Fellow, no ano lectivo de 1988-89. Uma verso ligeiramente diferente do presente artigo foi apresentada na conferncia Portugal Since the Revolution, organizada pelo Iberian Study Group da Universidade da Califrnia, Berkeley, em 21-22 de Setembro de 1990. 1 Sobre a evoluo e condicionantes da investigao portuguesa cf. M. V. Cabral, Histria e poltica nas cincias sociais portuguesas: 1880-1980, e Lus Salgado de Matos, Generalidade e drama: pensamento poltico portugus, 1945-1980, in Bolvar Lamounier (org.), A Cincia Poltica nos Anos 80, Braslia, 1982, pp. 251-280 e pp. 281-305; Manuel Braga da Cruz e Manuel de Lucena, Introduo ao desenvolvimento da cincia poltica nas universidades portuguesas, in Revista de Cincia Poltica, Lisboa, 2. semestre de 1985, n. 2, pp. 5-41, e Joo B. Serra, Os estudos sobre o sculo xx na historiografia portuguesa do ps-guerra, in Penlope (a sair). 2 Sobre os primeiros estudos acadmicos sobre o Estado Novo ver Antnio Costa Pinto, O salazarismo e o fascismo europeu os primeiros debates nas cincias sociais, in AA VV, Salazar e o Salazarismo, Lisboa, 1989, pp. 155-188. Ver tambm, sobre algumas das mais recentes obras portuguesas, a nossa recenso in Annales ESC, Maio-Junho de 1988, n. 3, pp. 690-693.

695

Antnio Costa Pinto


xista), tendiam a excluir Salazar e o seu regime dos fascismos. Percorriam-se as obras sobre o fascismo europeu e referncias a Portugal no se viam ou apareciam demarcadas, na categoria dos regimes autoritrios. A ignorncia emprica era certamente um dos factores, mas o principal era de natureza terica e permaneceu3. A partir dos anos 50, as teorias do totalitarismo fizeram escola nos sectores dominantes da cincia poltica norte-americana, influenciando muitos estudos sobre o fascismo4. O nacional-socialismo alemo, contraponto do modelo sovitico, era o regime que mais se aproximava do tipo ideal totalitrio, com a chefia carismtica de Hitler, um partido nico depositrio da ideologia, ensaiando a conquista do Estado e o enquadramento da sociedade, auxiliado por um terrorismo institucionalizado. O fascismo italiano, segundo os pais ideolgicos desta escola, no passava de um totalitarismo imperfeito, e as restantes ditaduras dos anos 30 foram excludas, de tal forma se afastavam deste tipo ideal. Quando a teoria do totalitarismo comeou a ser testada pela investigao emprica, nos anos 60, e apareceram os primeiros trabalhos sobre o tema da autoria de historiadores, a primeira preocupao foi a de delimitar a utilizao do termo, que corria nos anos 60 um risco de generalizao abusiva, espalhando-se por todos os continentes para caracterizar as ditaduras de direita. Este duplo trabalho de demarcao conceptual e investigao histrica s muito perifericamente incluiu o Estado Novo e as razes no so difceis de encontrar. Associando origens ideolgicas de Salazar e do seu regime quase exclusivamente com o conservadorismo tradicionalista e catlico, emergente em finais do sculo xix, sem qualquer dos elementos individualizadores que caracterizaram a novidade do fascismo em relao ao velho pensamento contra-revolucionrio, a larga maioria do debate historiogrfico ignorou o caso portugus. A primeira obra colectiva sobre o fascismo que, por razes no apenas de convenincia editorial, mas sobretudo tericas, inclui o regime de Salazar foi publicada em Inglaterra, em 1968, por Stuart Woolf5. O artigo sobre Portugal era da autoria de Hermnio Martins e a preocupao dos autores era a de encontrar os elementos comuns a todos os regimes ditatoriais de direita na Europa do perodo entre as duas guerras mundiais. Mas, mesmo quando se tratava de abordar os regimes, a renitncia dos grandes especialistas do tema continuava. O salazarismo, segundo a maioria dos autores, no possua as caractersticas que demarcavam o fascismo das clssicas ditaduras. Faltava-lhe a liderana carismtica, um partido nico mobilizando as massas, uma ideologia expansionista e guerreira, a tendncia totalitria. Era tambm duvidoso que a sociedade portuguesa do ps-guerra possusse as caractersticas estruturais que presidiram emergncia do fascismo industrializao
3 Para um debate destas primeiras obras ver Manuel de Lucena, Interpretaes do salazarismo: notas de leitura crtica I, in Anlise Social, vol. xx, n. 83, 1984, pp. 423-451. 4 No se pense, no entanto, que a teoria do totalitarismo se reduz a uma inveno norte-americana do perodo da guerra fria, pois a sua elaborao anterior aos anos 50. Cf. H. Arendt, The Origins of Totalitarianism, Nova Iorque, 1951, e Carl J. Friedrich e Zbigniew K. Brzezinski, Totalitarian Dictatorship and Autocracy, Cambridge, 1956. 5 S. J. Woolf (ed.), European Fascism, Londres, 1968.

696

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu rpida, massificao da vida poltica, crise econmica e mobilidade social descendente e estiveram na base da sua capacidade de atraco junto de grupos sociais at a eleitores tradicionais dos partidos democrticos e mesmo socialistas. Por outro lado, quer a Alemanha quer a Itlia tinham um importante factor em comum: uma unificao poltica extremamente recente. Portugal, pelo contrrio, era uma velha nao, sem problemas neste domnio, e o Estado Novo tendia a ser comparado com regimes como o de Dolfuss, na ustria, ou com as ditaduras da Europa de Leste. O desenvolvimento da investigao sobre os regimes ditatoriais extra-europeus, a partir do incio dos anos 60, conduziu elaborao e consolidao de um tipo ideal de regime autoritrio, introduzido por Juan Linz, que faria escola na cincia poltica e influenciaria tambm os historiadores do fascismo, quando se entrava no problema das classificaes e das tipologias. Portugal, Espanha e os regimes atrs referidos tendiam pois a ser integrados nesta categoria6. 1. A EXCLUSO DO ESTADO NOVO O conjunto mais significativo das interpretaes do fascismo surgiu ao longo da dcada de 60, quando nasceu toda uma investigao, sobretudo da autoria de historiadores7. As referncias ao caso portugus foram escassas e episdicas, o que no deixou de ser significativo do ponto de vista da sua insero no debate interpretativo8. As preocupaes iniciais dos primeiros trabalhos sobre o fascismo foram as de historicizar desculpe-se o pleonasmo o objecto, testando as teorias contemporneas luz da investigao emprica. Os modelos do totalitarismo de Arendt ou das classes mdias de Seymour Lipset comearam a ser desafiados por uma nova investigao que comeou a periodizar as diversas fases dos movimentos e regimes. Ensaiaram-se tambm as primeiras hipteses de definio, nomeadamente a de Ernst Noite. Entre as obras emblemticas deste perodo salientaram-se as de Eugen Weber sobre a Action Franaise e o seu primeiro ensaio genrico, a trilogia do autor atrs citado e o volume colectivo coordenado por George L. Mosse em 19669. Em Itlia
6 Cf. Juan Linz, An Authoritarian Regime: Spain, in Erik Allardt e Yrj Littunen (eds.), Cleavages, Ideologies and Party Systems, Helsnquia, 1964. Este artigo seria mais tarde reeditado em vrias obras colectivas. Utilizei a verso publicada em Erik Allardt e Stein Rokkan (eds.), Mass Politics. Studies in Political Sociology, Nova Iorque, 1970, pp. 251-283. O mesmo autor desenvolveu posteriormente a sua tipologia in Totalitarian and Authoritarian Regimes, in F. Greenstein e N. Polsby (eds.), Handbook of Political Science, Reading, Mas., 1975, vol. 3, pp. 175-411. 7 Ver, como introduo genrica, Renzo De Felice, Le Interpretazione del Fascismo, Bari, 1969, e Il Fascismo. Les interpretazioni dei contemporani e degli storici, Bari, 1970. Mais actualizada e analtica a obra de Stanley G. Payne Fascism. Comparison and Definition, Madison, 1980. Sobre o nacional-socialismo ver Pierre Ayoberry, La Question Nazi. Les interpretations du National Socialisme, 1922-1975, Paris, 1979, e Irwin Kershow, The Nazi Dictatorship. Problems of Interpretation, Londres, 1985. 8 Para uma recenso destas e suas referncias ao salazarismo ver a primeira parte do nosso artigo, citado na nota 2.

Cf. Eugen Weber, Varieties of Fascism, Nova Iorque, 1964; Ernst Noite, Three Faces
697

of Fascism, Nova Iorque, 1964, e o nmero especial International Fascism do Journal ofContemporary History, coordenado por George L. Mosse e Walter Laqueur, em 1966.

Antnio Costa Pinto


publicava-se o l . volume da monumental biografia de Mussolini escrita por Renzo De Felice, destinada a provocar uma importante polmica10. Alguns anos antes, Stanley Payne publicava a primeira monografia sobre a Falange Espanhola11. Mais do que Eugen Weber ou Mosse, preocupados com os aspectos revolucionrios dos movimentos fascistas, Noite considerou a Action Franaise a verso francesa do fenmeno e estaria mais prximo da incluso do caso portugus na famlia; no entanto, quando se tratou de definir os regimes, este autor assumiu um critrio bastante restritivo: Se a simples supresso dos partidos e da liberdade de imprensa fosse considerada um suficiente critrio de fascismo[...], diz ele, todos os regimes ditatoriais do perodo de entre as duas guerras seriam includos, mas falta-lhes uma caracterstica muito mais distintiva: o apoio popular e o potencial partido nico. Originalmente, este tambm faltava a Portugal de Salazar, e permaneceu at hoje uma estrutura artificial. Porque, no fundo, o Estado Novo simplesmente uma ditadura militar que teve a sorte de encontrar um brilhante civil que simultaneamente a controlou e transformou. Quer o partido estatal, quer o corporativismo, foram e ainda so meramente os meios deste controlo e transformao; no tm origem independente nem vontade prpria.12 A ausncia de dinmica fascista e de partido no processo de derrube do regime liberal exclua este regime. Esta semi-realidade semi-intuio ser repetida sistematicamente em quase todos os manuais internacionais de histria como fundamento da excluso. Noite era por estranho que parea, dada a sua posio na Historikerstreit do final dos anos 80 o historiador mais susceptvel de incluir o regime portugus, pois todos os outros tendiam a salientar justamente o que aqui ou no existiu ou teve um peso poltico e social reduzido13. Mas a sua primeira definio genrica de um fascist minimum dificilmente o poderia integrar: antimarxismo, anticonservadorismo, a chefia carismtica, um partido armado e o objectivo totalitrio, o que o levou, poucos anos mais tarde, a considerar que Portugal no devia [...] ser considerado um Estado fascista14. De Felice ou Karl Dietrich Bracher tendiam nessa poca a recusar a utilidade de um conceito geral e, particularmente o primeiro, refugiavam-se na teoria das singularidades. Eugen Weber, no seu Varieties of Fascism, iniciou um filo interpretativo que provocou uma produo emprica quase imparvel at aos nossos dias, sobretudo de autoria norte-americana, mas com bastantes epgonos europeus. Mais interessado nos movimentos fascistas e nas suas origens ideolgicas, este desafia as tradicionais origens conservadoras e reaccionrias, acentuando o carcter compsito da sua ideologia e as contribuies vindas do sindicalismo e da esquerda. Weber ps em causa o modelo contra-revolucionrio e, democratizando o conceito de revoluo, alargou-o ao fascismo: Sob a superfcie, todo o tipo de fermentos trabalhavam, quer esquerda quer direita.15 George L. Mosse, alis, repetiu-o com clareza
10 11 12 13 14 15

698

Renzo De Felice, Mussolini. Il revoluzionario, 1883-1920, Turim, 1965. Cf. Stanley G. Payne, The Falange: A history of Spanish fascism, Stanford, 1961. Cf. Ernst Noite, op. cit., pp 3-21. Cf. os artigos de Noite in AA VV, Historikerstreit, Munique, 1987. Ernst Noite, LesMouvementsFascistes. L'Europede 1919 1945, Paris, 1969, p. 339. Cf. Eugen Weber, op. cit., p. 24.

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu na sua introduo ao International Fascism: No nosso sculo, dois movimentos revolucionrios marcaram a Europa: aquele resultante do marxismo e a revoluo fascista.16 Na sua introduo a The European Right, publicado em 1965, Eugen Weber, embora pondo em causa a rigidez da tipologia dos movimentos extremistas de Seymour Lipset, no contesta o lugar do regime de Salazar. Lipset definiu o fascismo como um radicalismo do centro, tendo como base social as classes mdias, e inclui o salazarismo no campo do radicalismo de direita, juntamente com regimes como o de Dolfuss ou o movimento maurrasiano, que procuram mudar as instituies polticas para preservar ou restaurar instituies culturais ou econmicas, enquanto o extremismo do centro ou de esquerda procura usar meios polticos para uma revoluo social e cultural17. Lembrando-lhe que o salazarismo nunca foi um movimento, Eugen Weber reconhece, no entanto, que este apenas se devotou ao que se poderia chamar o partido da Resistncia18. Sucederam-se obras sobre os mais diversos aspectos da ideologia e das origens culturais do fascismo e sobre a sua relativa atraco junto das lites intelectuais. George L. Mosse desenvolveu toda uma investigao sobre o nacionalismo, o racismo e ainda sobre a coreografia poltica dos movimentos, introduzindo o problema da nacionalizao das massas19. Os temas centrais da histria cultural foram, no fundamental, introduzidos por estes autores e grande parte da investigao mais recente, de A. James Gregor a Emilio Gentile e Zeev Sternhell, veio nesta esteira20. Ainda que as perspectivas metodolgicas e tericas, sobretudo no campo das origens ideolgicas, se pudessem aplicar ao caso portugus, no h dvida de que o campo aberto por estes autores o tornava no s desinteressante porque perifrico e repetitivo, como sobretudo exotrico, pois a componente tradicionalista e catlica era predominante. No havia aqui nenhum problema de especial a resolver. Quanto aos movimentos, inicia-se um inqurito, bem mais fundamentado empiricamente, s suas bases sociais e s suas estratgias polticas. Algumas obras chamaram a ateno para a diversidade do fenmeno e para as grandes diferenas entre as sociedades em que estes emergem com algum sucesso, caso da maior parte dos que nasceram na Europa de Leste, como a Guarda de Ferro21.
16

Cf. George L. Mosse, Toward a General Theory of Fascism, in George L. Mosse (ed.),

International Fascism. New Thougts and New Approaches, Londres, 1979, p. 1. 17 Cf. Seymour M. Lipset, Political Man: the social bases ofpolitics, Nova Iorque, 1959. 18 Cf. Eugen Weber, Introdution, in Hans Rogger e Eugen Weber (eds.), The European Right. A historical profile, Berkeley, 1965, p. 14. 19 Cf. George L. Mosse, The Crises of German Ideology: Intellectual origins of the Third Reich, Nova Iorque, 1964; Masses and Man. Nationalist and fascist preceptions of reality, Nova Iorque, 1980; The Nationalization of the Masses, Nova Iorque, 1975; Sexuality and Nationalism, Nova Iorque, 1985). 20 Cf. em particular A. James Gregor, The Fascist Persuasion in Radical Politics, Princeton, 1974; Emilio Gentile, Le Origini dell'Ideologia Fascista, Bari, 1975, e Zeev Sternhell, La Droite21 Radicale. Les origines franaises du fascisme, 1885-1914, Paris, 1978. Cf. Eugen Weber, The man of archangel, in Journal of Contemporary History de 1 de Abril de 1966, pp. 101-126, e ainda as primeiras abordagens comparativas especificamente sobre a Europa de Leste, como Peter Sugar (ed.), Native Fascism in the Successor States, 19181945, Santa Brbara, 1971.

699

Antnio Costa Pinto


A ignorncia do caso portugus no representava apenas uma mera questo de poder na investigao, de desprezo pelo pequeno, pois a indstria acadmica ia inventariando tudo, mesmo o mais insignificante. F. L. Carsten, numa das primeiras obras gerais, introduziu desde logo a razo: As ditaduras de Portugal [...] e de certos pases da Europa de Leste no se estabeleceram atravs do desenvolvimento e triunfo final de partidos fascistas; estas representam um tipo de ditaduras muito mais antiquadas e conservadoras, semelhantes s que existiram na Pennsula Ibrica e em outros lados nas dcadas precedentes. Apesar de estas ditaduras terem sido influenciadas pelo aparecimento do fascismo em Itlia e na Alemanha e terem possudo traos 'fascistas', a sua histria foi omitida aqui porque ela difere em pontos vitais da dos movimentos fascistas nos outros pases europeus.22 O Estado Novo emerge tambm como exemplo da variante autoritria em quase todas as obras que fundamentaram a moderna cincia poltica23. Ainda que o caso portugus no seja objecto particular de investigao at aos anos 70, multiplicaram-se as referncias a ele, quer se trate de tipologias de sistemas partidrios ou dos modelos de interveno militar, quer dos processos de crise e queda dos regimes liberais democrticos24. Muitas destas referncias, descontando as que se baseiam numa anlise superficial, pecam por aquilo que, falta de melhor termo, se poder chamar insensibilidade ao factor cronolgico, particularmente importante neste caso, dada a longevidade do regime. O problema do papel do partido nico constitui um exemplo. Em Authoritarian Politics in Modern Society, Clement H. Moore reconhece que o modelo fascista influenciou o processo de legitimao da ditadura, mas o partido era ainda menos autnomo que a Falange. Salazar continuou a confiar em primeiro lugar nos grupos conservadores que o levaram ao poder25, o que, sendo verdade, pode conduzir subestimao do papel da UN na institucionalizao do regime, a partir da ditadura militar. O mesmo se poderia comentar a Giovanni Sartori, quando, em Parties and Party Systems, definindo a sua tipologia tripartida dos regimes de partido nico totalitrio, autoritrio e pragmtico , coloca Portugal at 74 no terceiro caso 26 . No campo da histria poltica, para aqueles que no negaram a validade ou o interesse duma abordagem comparativa dos regimes, esta dicotomia (totalitarismo/autoritarismo) perdurou. A partir dos finais dos anos 60 multiplicaram-se as crticas, algumas pura e simplesmente excluindo a dicotomia (sobretudo o totalitarismo), outras, eventualmente a maioria, historicizando e faseando a aplicao destes conceitos no estudo dos regimes alemo e italiano27. Mas, de um modo geral, esta foi aceite pela investigao
Cf. F. L . Carstein, The Rise of Fascism, Berkeley, 1967, p p . 7-8. Ver, por exemplo, Gabriel A . Almond e G. B. Powell, Comparative Politics. A Developmental Approach, Boston, 1966. 24 Cf. a obra ainda no ultrapassada de Juan J. Linz e Alfred Stepan (eds.), The Breakdown of Democratic Regimes, Baltimore, 1978. 25 Clement H . Moore, The Single Party as Source o f Legitimacy, in Samuel P . H u n tington e Clement H . Moore (eds.), Authoritarian Politics in Modern Society, N o v a Iorque, 1970 p . 5 2 . 26 Cf. Giovanni Sartori, Parties and Party Systems A framework for analysis, C a m bridge, 1976, p . 2 2 4 . Cf., c o m o sntese de algumas destas crticas no final dos anos 70, Ernst A . Menze (ed.), Totalitarianism Reconsidered, Port Washington, 1981. Particularmente interessantes as de K.
23 22

700

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu no marxista (e mesmo por alguma deste campo), atravessando todo o esforo de comparao28. O fascismo italiano representava, luz desta dicotomia, um caso delicado, visto o relativo insucesso da componente totalitria do regime, como reconhece Stanley G. Payne, mas o debate continua e Giuseppe Di Palma, referindo-se sua queda, falou de um duplo legado 29 . Quanto historiografia poltica francesa, bastante mais autocentrada, o panorama apresentou-se bastante semelhante. A escola de Ren Rmond baseou-se num conceito bastante restrito de fascismo e a tipologia dos movimentos polticos de direita deste autor afastava o caso portugus30. Para Rmond, o fascismo um fenmeno bem diferente das direitas clssicas e serve-se justamente do regime portugus para ilustrar a diferena. Num retrato excessivo, mas no alterado, mesmo quando reviu a sua obra clssica dos anos 50, continuou para ele a ser evidente que o Portugal de Salazar no pertence categoria: O Estado Novo do ditador portugus, pelo seu carcter estreitamente clerical, pela sua poltica tipicamente reaccionria, estava mais prximo da ustria de Metternich e dos principados reaccionrios do sculo xix do que da Itlia mussoliniana. 2. A INVESTIGAO EUROPEIA DOS ANOS 80 Se nos anos 60 e 70 assistimos produo de modelos interpretativos globais sobre o fascismo, a dcada seguinte foi, deste ponto de vista, bastante pobre, compensada sem dvida por um avano significativo da investigao. Reflectindo a prpria evoluo das diversas disciplinas envolvidas, tendeu-se para uma grande diversidade metodolgica e para um inqurito emprico bem menos preocupado em testar modelos globais. Por outro lado, com a natural excepo da Pennsula Ibrica, dada a sobrevivncia dos respectivos regimes at aos anos 70, enquanto objecto de investigao, o fascismo foi sendo progressivamente abandonado pela sociologia e cincia polticas e deixado para a histria, aqui duplamente entendida como disciplina e como o que j no existe. Rarearam os trabalhos gerais e comparados e explodiram as investigaes parcelares. A palavra exploso pode ser utilizada sem riscos de exagero, j que surgiram centenas de investigaes, sobretudo de carcter monogrfico, sobre os mais diversos aspectos do fascismo, utilizando todas as perspectivas de anlise, da histria das ideologias social, poltica, econmica, oral, biogrfica, etc.

D . Bracher e de Hans Mommsen (The concept of totalitarianism dictatorship versus the comparative theory o f fascism). Este ltimo rejeita a sua utilizao. 28 Ver Karl Dietrich Bracher, Controversias de Historia Contemporanea sobre Fascismo, Totalitarismo y Democracia, Barcelona, 1983, e o mais recente Karl Dietrich Bracher e Leo Valani (orgs.), Fascismo e Nacional Socialismo, Bolonha, 1986), c o m o exemplo de persistncia na utilizao do conceito de totalitarismo pela historiografia mais recente. 29 Cf. Giuseppe Di Palma, Italy: Is There a Legacy and is It Fascist?, in John H . Herz (ed.), From Dictatorship to Democracy. Coping with the Legacy of Authoritarianism and Totalitarianism, Westport, 1982, pp. 107-134. 30 Cf. Ren Rmond, La droite en France, Paris, 1954. 31 Id., Les Droites en France, 4 . a e d . , Paris, 1982, p. 202.

701

Antnio Costa Pinto


Como referiu Geoff Eley, o acumular da investigao mais recente parece comprometer o potencial explicativo das velhas teorizaes32. Entre elas, este historiador citava as do totalitarismo, a frmula de Dimitrov, a da personalidade autoritria, a da sociedade de massas e a dos grupos monopolistas. Ainda que se possa concordar com a estimulante direco analtica de Eley, no nos parece correcto invalidar a totalidade, at porque as suas virtualidades explicativas se referiam a aspectos muito diversos e parcelares, nunca se erigindo em teoria geral. As teorias do totalitarismo, por exemplo, referiam-se mais ao funcionamento/organizao do poder e aos modos de enquadramento da sociedade, e no aos factores explicativos da queda dos regimes liberais e da tomada do poder pelo fascismo. De qualquer modo, importa por agora salientar que estes modelos interpretativos continuaram a ser as principais referncias tericas da investigao dos anos 80, ora para as contestar ora para as confirmar, no emergindo nenhuma outra teoria global deste inegvel avano emprico. O resultado mais frutuoso foi talvez a possibilidade de uma classificao mais rigorosa dos movimentos e regimes numa perspectiva comparada, bem visvel nas diversas propostas descritivo-tipolgicas entretanto surgidas33. Quanto aos aspectos da definio de fascismo referidos por Eley como os mais complexos, caso dos referentes s classes, economia, mudana poltica e condies de emergncia, eles perderam-se, em grande parte, nas singularidades nacionais34. Saliente-se ainda que muito raramente esta investigao possuiu uma dimenso comparativa, utilizando sobretudo o quadro nacional. Apesar de escassas, vale a pena examinar, ainda que de forma bastante sinttica, as consideraes que foram feitas sobre Portugal, particularmente pelas historiografias nacionais cujos regimes eram mais susceptveis de referir o Estado Novo como termo de comparao35.
2.1 O ESTADO NOVO NA HISTORIOGRAFIA SOBRE O FASCISMO ITALIANO

No vale a pena sequer ensaiar um balano historiogrfico sobre o fascismo italiano, de tal forma extensa tem sido a produo sobre este tema central da sua histria recente36.
32 G e o f f Eley, W h a t Produces Fascism: Preindustrial Traditions or a Crises o f the Capitalist State?, in Michael N . D o b k o w s k i e Isidor Wallimann (eds.), op. cit., p p . 69-70. 33 Nomeadamente a de Stanley Payne, op. cit. 34 Id., ibid., p. 70. 35 A i n d a q u e a investigao se tenha internacionalizado bastante, a sistematizao p o r pases e / o u reas justifica-se pelo facto de, na sua grande maioria, esta ter sido produzida por historiadores. Sendo a histria a disciplina das cincias sociais mais dominada pelo facto nacional que ainda modela de forma determinante a maior parte da investigao e da prpria construo d o objecto, esta pareceu-nos a forma mais correcta de organizar este breve inventrio. Dada a vastido das obras nacionais e a complexidade dos percursos das historiografias respectivas, adoptamos como critrio: dar uma brevssima introduo situao da investigao sobre o tema nos casos sobre os quais temos informao actualizada, das clivagens interpretativas sobre o caso nacional e das referncias por comparao a Portugal. Exclumos deste balano a historiografia alem. 36 C o m o introduo produo dos ltimos vinte anos (apenas referindo as mais importantes e genricas) ver Emilio Gentile, Fascism in Italian Historiography: In Search of an Individual Historical Identity, in Journal of Contemporary History, vol. 2 1 , 1986, pp. 179-208.

702

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu Pouco consensual por definio, a historiografia italiana conheceu algumas fracturas polmicas que ficaram clebres. Ressalvadas as distncias, teve j a sua Histohkerstreit, provocada pela clebre entrevista sobre o fascismo de De Felice em 197537. A polmica centrou-se em torno das afirmaes deste historiador sobre as duas dimenses do fascismo italiano movimento e regime e sobre o carcter revolucionrio do fascismo-movimento. Saliente-se ainda, para o que aqui mais interessa, que o debate se tem centrado na especificidade do fenmeno italiano e que, quando chamada, a comparao apenas tem sido com o nazismo alemo . Pouco cultivada da parte italiana, a anlise comparada dos regimes portugus e italiano raramente se colocou como objecto e as referncias ao Estado Novo foram escassas, dada a centralidade do debate apontada anteriormente. Durante os anos 70 foram produzidas algumas snteses sobre Portugal, em geral margem da historiografia italiana sobre o fascismo39. A transio para a democracia e as suas particularidades provocaram ento algum interesse na rea marxista. No entanto, j nos anos 80, alguns contributos foram produzidos, nomeadamente os de Enzo Collotti e alguns outros, que se situaram no campo da defesa de um fascismo genrico40. Reflectindo justamente esta perspectiva, sublinharam-se as vias diversas para a fascizao, ao mesmo tempo que se destacou o paralelismo da resposta precisa e funcional de um determinado bloco da burguesia perante a crise do estado liberal e a poderosa avanada das classes populares41. Enzo Santarelli, o autor da referncia atrs assinalada considerou assim o salazarismo como a ala extrema-direita, no radical, mas tradicionalista, do fascismo europeu42. Enzo Collotti admitiu desde logo que A experincia do Portugal de Salazar talvez aquela que criou aos estudiosos maiores dificuldades de enquadramento no interior da fenomenologia do fascismo43, acrescentando que estas dificuldades de uma definio nivoca do regime portugus nascem da complexidade das suas componentes ideolgicas e institucionais e, no menos importante, das suas prprias caractersticas sociais44. Collotti conhece bem as posies de outras historiografias sobre o regime de Salazar e demarcou-se dos que lhe negam o carcter fascista baseados no recorte formal das suas instituies polticas, muito embora reconhecendo
37 Renzo De Felice, Intrevista sul fascismo, M. A . Ledeen (org.), Bari, 1975. Para um balano crtico da sua monumental biografia de Mussolini ver os comentrios de diversos historiadores em Passato e Presente; n. 1, Janeiro-Junho de 1982, pp. 5-30. 38 Ainda em 1988, no rescaldo da polmica alem, algumas entrevistas de De Felice sobre o antifascismo na democracia italiana provocaram alguma polmica. Uma sntese dela, constituindo o mais recente ponto da situao da historiografia sobre o tema, a pequena obra colectiva Il fascismo e gli storici oggi, Jader Jaccobelli (org.), Bari, 1988. 39 Cf. A. Albonico, Breve Storia del Portogallo Contemporneo, Npoles, 1977, e P. Giannotti 40 e S. Pivato, Il Portogallo dalla Prima alia Seconda Republica (1910-1975), Urbino, 1978. Ainda que sempre demarcando as peculiaridades do caso portugus. Ver, por exemplo, a recente sntese pedaggica de Gustavo Comi, Fascismo e Fascismi. Movimenti, Partiti e Regimi in Europa e nel mondo, Roma, 1989, pp. 93-98. 41 Cf. Nuccio Cocco, Salazarismo, in Nicola Tranfaglia et alli (orgs.), Storia D`Europa, vol. 3, Florena, 1980, p. 1039. 42 Enzo Santarelli, Il caso porthogese: radici e premesse di una rivoluzione, in Critica

Marxista, n. 4, Julho-Agosto de 1975, p. 46. 43


44

Enzo Collotti, Fascismo, Fascismi, Florena, 1989, p. 117. Id., ibid., p. 118.

703

Antnio Costa Pinto


que os elementos mais especificamente fascistas da direita portuguesa no conseguiram conferir a sua fisionomia constituio material do novo Estado45. Sintetizando, para este autor, diferentemente do regime fascista italiano, mas em analogia com a experincia austraca, faltou na constituio do regime em Portugal um processo real de mobilizao de massas, em particular faltou um pseudo-revolucionarismo: o regime foi voluntariamente conservador, teve uma base bastante restrita de recrutamento da sua lite dirigente, distinguindo-se pela acentuao do elemento tecnocrtico de formao universitria; deste ponto de vista procurou criar uma oligarquia dirigente, visou o consenso entre as classes mdias, sem a mnima ambio de produzir no Pas nenhuma transformao social 46 . Onde esto ento os aspectos que fazem este autor considerar que Portugal no foi um fenmeno marginal, antes representando as caractersticas epigonais do fascismo? Detectou vrios: a eliminao totalitria dos adversrios polticos; o corporativismo, que foi um instrumento de eliminao da autonomia do movimento operrio; o estatismo moralizador dos espritos e da economia. Por outro lado, trao importante foi o facto de, quando falhou a estabilizao conservadora, o regime ter desviado toda a virulncia da represso interna numa longa guerra, que acabou por fracturar a prpria unidade das Foras Armadas . Posio diversa foi defendida por Renzo De Felice. Ainda que este nunca tenha estudado o caso portugus em particular, no se lhe ofereciam dvidas que regimes como o de Salazar no devem ser enumerados como fascistas, mas considerados clssicos regimes conservadores e autoritrios, mais uma vez tomando como critrio principal o da sua relao diversa com as massas48.
2.2 O ESTADO NOVO NA HISTORIOGRAFIA SOBRE O FRANQUISMO

Por razes bvias, a investigao recente sobre o franquismo no se afastou muito, em termos de percurso, da portuguesa. Apesar de a historiografia sobre a poca contempornea se ter desenvolvido mais cedo, boa parte deste surto deveu-se contribuio de socilogos e politlogos. Acresce ainda o complemento da investigao internacional, que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento dos primeiros estudos cientficos49. Os trabalhos seminais de Juan Linz, que se baseou no franquismo para construir o seu ideal-tipo autoritrio, marcaram grande parte do esforo inicial e foram mais tarde aplicados em muitos estudos parcelares. As crticas ao modelo de Linz no diferiram muito das que lhe foram apontadas a propsito de outros casos50. As mais interessantes foram, no entanto, aqueEnzo Collotti, Fascismo, Fascismi, cit., p. 119. Id., ibid., p. 121. Id., ibid., p. 122. Renzo De Felice, Il Fenomeno Fascista, in Storia contemporanea, ano x , n. o s 4-5, Outubro de 1979, p. 624. 49 Para um balano desta produo ver Stanley G. Payne, O fascismo espanhol revisitado, in Ler Histria, n. 8, 1986, pp. 115-120. 50 Ver a crtica de Juan Martnez Alier, Notas sobre el Franquismo, in Papers: Revista de Sociologia, n. 8, 1978, pp. 27-51.
46 47 48 45

704

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu Ias que ensaiaram modelos alternativos de caracterizao, incluindo o Estado Novo, caso das propostas por Salvador Giner. Para este socilogo, o franquismo, como outros regimes da Europa do Sul, nomeadamente Portugal, podem ser definidos como uma variante do despotismo moderno, que designa como despotismo reaccionrio. O tipo ideal de Giner, diverso mais na aparncia que na essncia do de Linz, acrescentou-lhe um elemento importante: uma caracterizao de classe51. A coalizo reaccionria que est na base destes regimes difere da do modelo das classes mdias, dada a interveno da oligarquia agrria, industrial e financeira. Este carcter de coalizo, que atravessa a edificao dos novos regimes, tem como consequncia, no campo da organizao do sistema poltico, o seu afastamento dos regimes totalitrios, dada a sua natureza sincrtica. Por outro lado, Giner ensaiou a integrao destes regimes na longa durao da periferia sul da Europa52. Um segundo problema, com bvio paralelismo com o regime portugus, o que diz respeito periodizao. Manuel Ramirez veio negar que se possa utilizar uma conceptualizao nica para um regime com a durao do de Franco. Este props trs conceptualizaes diversas para as trs etapas da ditadura. Quanto primeira, a que mais nos interessa, definiu-a como totalitria, considerando-a uma forma de fascismo53. Quase todos os trabalhos empricos se referem aos casos centrais do paradigma fascista, a Alemanha e, fundamentalmente, a Itlia. Apenas Javier Tusell abordou recentemente, num trabalho de natureza comparativa, o Estado Novo, onde toda esta bibliografia foi debatida. Abreviando, para ele o regime portugus est numa ponta do espectro e o franquismo no meio, entre o plo mximo do totalitarismo representado pelo regime de Mussolini e o mnimo de Salazar54. Sensvel periodizao, para Tusell, os regimes so bastante idnticos aps 1945, quando o regime espanhol se aproxima do corporativismo catlico e secundariza a componente falangista, pois, at ao fim da guerra, enquanto o franquismo se aproximou do fascismo, o salazarismo sempre se manteve perto do tipo ideal autoritrio. Para ele, as diferenas de periodizao fizeram-se sentir muito mais em Espanha do que em Portugal, mas, na sua longa durao, eles so parte integrante da mesma famlia poltica, das ditaduras conservadoras no totalitrias55.
2.3 A HISTORIOGRAFIA FRANCESA, VICHY E SALAZAR

O tema da direita radical e do fascismo francs, que imbrica no regime de Vichy, tem sido alvo de uma investigao intensa e, por vezes, bastante
51 Cf. o m o d e l o e a sua aplicao a o franquismo e m Salvado Giner, Eduardo SevillaGuzmn e Manuel Prez Yruela, Despotismo M o d e r n o y D o m i n a c i n de Classe. Para uma sociologia del rgimen franquista, in Papers: Revista de Sociologia, n . 8, 1978, pp. 103-141. 52 Ver Salvador Giner, Political E c o n o m y , Legitimation, and the State in Southern Europe, in Philippe C. Schmitter et alli (ed.), Transitions From Authoritarian Rule. Southern Europe, Baltimore e Londres, 1986, p . 2 4 . 53 Ramirez definiu trs fases n o franquismo: totalitria (1939-45); emprico-conservadora (1945-60); tecno-pragmtica (1960-75). Ver Manuel Ramirez, Espana 1939-1975. Rgimen Poltico e Ideologia, Barcelona, 1978, p . 23-35. 54 Javier Tusell, op. cit., p . 270. Cf. ainda, d o m e s m o autor, El Franquismo c o m o Dictadura, in Hiplito de Ia Torre (coord.), Portugal y Espaa en el Cambio Poltico (1958-1978), Mrida, 1989, p p . 47-48. 55 I d . , ibid., p p 272-304.

705

Antnio Costa Pinto


polmica, parte dela de origem estrangeira, sobretudo norte-americana e israelita, permitindo o confronto de tradies historiogrfcas diversas56. Qualquer debate sobre este tema ter de, mais do que no caso italiano, considerar esta produo internacional, que no se reduziu a snteses interpretativas, antes contribuindo com uma investigao emprica no desprezvel, alguma da qual balizou marcos importantes at aos anos 80 57 . Um destes foi, sem dvida, a fundamentao de que o fascismo no era em Frana um mero fenmeno de importao, como tendiam a considerar boa parte dos estudos franceses. De um modo geral, a historiografia francesa, desde Rmond, nos anos 50, at mais recente, utilizou, como vimos, um conceito de fascismo bastante restrito, compreensvel pelo facto de o grosso da investigao se ter concentrado em movimentos polticos e ideolgicos que, desde a viragem do sculo, coexistiram em Frana, ou ainda nos intelectuais fascistas, designao prefervel de fascismo intelectual. Acresce ainda que alguns percursos individuais, da esquerda e do socialismo para o fascismo mais radical, por parte dos conhecidos actores polticos, movimento mais raro em outros pases, provocaram uma necessidade de maior clareza conceptual na abordagem do tema 58 . Mais do que em qualquer outro pas, recorreu-se a tipologias de movimentos polticos autoritrios (ora bipartidas, ora tripartidas), procurando isolar o fascismo dos movimentos de direita radical, na mesma linha de algumas correntes anglo-saxnicas. Curiosamente, as posies mais favorveis a uma indiferenciao vieram no da historiografia francesa, mas de fora, desde Noite, nos anos 60, at Robert Soucy e outros, nos anos 80 59 . A maioria dos estudiosos de Vichy consideraram-no um regime autoritrio demarcado do fascismo. Nesta caracterizao quase todos convergem, mesmo a historiografia internacional, desde Robert O. Paxton at mais recente. No de estranhar pois que, mesmo por razes de coerncia terica, a comparao com Portugal tenha sido referida (mais referida alis do que praticada) e que seja neste quadro que Portugal tenha sido abundantemente citado. O rol de referncias sobre a natureza do Estado Novo poderia ser elaborado a partir dos anos 50, mas, para o efeito, basta mencionar a mais recente obra de Pierre Milza. Este historiador no s salienta as diferenas fundamentais com o fascismo, como d a esta demarcao uma base econmica e social correspondente ao afirmar que a ditadura de Salazar visa em princpio manter e reforar o poder dos grandes proprietrios (agrcolas), em detrimento do capital industrial e financeiro, o que s confirma o carc56 Apesar de algumas obras anteriores aos anos 80 terem provocado uma certa polmica por parte da historiografia francesa, a mais importante foi provocada pelas de Zeev Sternhell (ver Antnio Costa Pinto, A ideologia d o fascismo revisitado: Zeev Sternhell e os seus crticos, in Ler Histria, n. 6, 1985, pp. 109-120 57 Caso, por exemplo, de Eugen Weber, Action Franaise, Nova Iorque, 1961, ou Robert O. Paxton, Vichy France. Old Guard and New Ordery Nova Iorque, 1972. Para um balano desta produo ver John F. Sweets, Hold that Pendulum! Redefining Fascism, Collaboration and Resistance in France, in French Historical Studies, vol. x v , n. 4, 1988, pp. 731-758. 58 Ver sobre este tema uma das mais recentes investigaes: Philippe Burrin, La Drive Fasciste: Doriot, Dat, Bergery, 1933-1945, Paris, 1986, com uma perspectiva diversa de Zeev Sternhell, Ni Droite ni Gauche. L'idologie fasciste en France; Paris, 1983. 59 Cf. Robert Soucy, French Fascism. The First Wavey New Haven e Londres, 1986.

706

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu ter francamente reaccionrio do regime, que procura mais refrear o desenvolvimento econmico que estimul-lo e que assume como objectivo primordial a restaurao dos valores tradicionais da sociedade portuguesa60. Convm, no entanto, sublinhar um aspecto essencial a qualquer abordagem comparativa: Vichy, apesar da autonomia com que foi estabelecido como regime poltico, foi um regime de ocupao e, quer como projecto ideolgico, quer como projecto poltico, com uma base social determinada, no chegou ao poder autonomamente. Como projecto, ele no teria oportunidade de se afirmar na sociedade francesa, ou pelo menos nunca o conseguiu at invaso alem. Em Portugal, pelo contrrio, ele implantou-se de forma duradoura, sem presso externa significativa. Esta condicionante faz que qualquer esforo de comparao aponte muito mais para o campo ideolgico e para o tipo ideal de sistema poltico que dominou Vichy do que para as condies histricas que determinaram a queda do liberalismo e a edificao dos respectivos regimes nos dois pases61. identidade sentida por muitos colaboracionistas de Vichy no foi estranha a profunda influncia do principal movimento da direita radical francesa em Portugal. A Action Franaise, de Maurras, foi a principal fonte de inspirao do seu congnere portugus e o integralismo lusitano foi, por sua vez, o mais determinante movimento ideolgico antidemocrtico nessa poca. Apesar de vir das fileiras do movimento social catlico, o prprio ditador portugus nunca escondeu a influncia maurrasiana e prestou-lhe mesmo a sua solidariedade no clima adverso do ps-guerra, num movimento raro, para no dizer indito, em Salazar. Por outro lado, o exemplo do Estado Novo foi correntemente referido pela direita radical francesa nos anos 30. J Ren Remond se referia a este exemplo para demarcar este regime de Salazar do fascismo, afirmando: De resto, basta ver em que meios em Frana ele suscitava as simpatias mais vivas, nos crculos da extrema-direita maurrasiana e integrista.62 Reproduzindo uma opinio comum, Pierre Milza afirmou sobre Vichy que [...] com o regime paternalista do Dr. Salazar que o parentesco mais estreito. Pelo menos se se considerarem os objectivos expressos pelas duas ditaduras: restaurao das estruturas de enquadramento e das lites tradicionais, restabelecimento da ordem moral e do magistrio espiritual da Igreja, recusa do modernismo e da civilizao industrial, com o que isso implica de desconfiana em relao ao totalitarismo fascista, que seu produto ideolgico, tal como o liberalismo e o socialismo marxista. Em dois pontos, no entanto, a diferena com a experincia lusitana salta aos olhos. Por um lado, visto se aplicar a um pas bastante, e no recentemente, industrializado, o itinerrio regressivo para o qual Vichy convida os seus adeptos deriva muito mais da utopia. Por outro lado e este aspecto determinante , a lite dirigente de Vichy muito menos homognea que aquela que preside, desde o incio dos anos 30, aos destinos do Estado Novo. O que logo entrada estabelece um hiato entre o ncleo duro ultra-reaccionrio e os outros ins60 Cf. Pierre Milza, Les Fascismes, Paris, 1985, p. 332. Entre as excepes francesas conta-se Roger Bourderon. 61 Cf. Antnio Costa Pinto, L'tat Nouveau de Salazar et le Rgime de Vichy Pro-

bimes de comparaison, comunicao ao colquio Le Rgime de Vichy et les Franais, INTP-CNRS, Paris, 11-13 de Junho de 1990 (a sair). 62 Cf. Ren Rmond, op. cit., p. 202. 707

Antnio Costa Pinto


piradores do poder63. Posio semelhante foi partilhada por especialistas no franceses, como Robert O. Paxton 64 , e por alguns politlogos e historiadores franceses, que produziram monografias sobre o regime portugus65.
2.4 O ESTADO NOVO E AS DITADURAS AUSTRACA E DA EUROPA DE LESTE

A ditadura de Dolfuss foi apontada por alguma investigao internacional como bastante comparvel de Salazar, particularmente por aquela que considerou o clero-fascismo uma categoria operativa. Tal esforo comparativo no parece, no entanto, ter sido cultivado pela investigao austraca. O mesmo se poderia dizer da historiografia sobre as ditaduras do Leste europeu. A ustria constitui um campo privilegiado para a anlise do fascismo, j que, caso nico, esta conheceu duas ditaduras que se sucederam no tempo, o regime de Dolfuss e o nazismo, cuja componente nativa era tambm forte. O debate autoritarismo versus totalitarismo parece no ser aqui uma questo meramente acadmica, ou, pelo menos, no o foi seguramente para os que viveram sob os dois. Ainda que o nazismo austraco tenha sido algumas vezes considerado um fenmeno exterior e de ocupao, argumento mais poltico ou de convenincia internacional que outra coisa, ponto assente, pela moderna historiografia austraca, o carcter nativo de ambas as experincias, o que torna legtima a comparao. Para o que nos interessa, o aspecto central o regime de Dolfuss-Shuschnigg (1933-38), definido pelos seus opositores da poca como austrofascismo. O debate sobre a sua caracterizao no fugiu ao mesmo tipo de referncias tericas presentes na Pennsula Ibrica. Enquanto, para uns, a designao faz sentido, para outros, como Gerhard Botz, a ditadura de Dolfuss no apresentava os traos essenciais de um regime verdadeiramente fascista; nem se tratava apenas de um estado corporativo no sentido da doutrina social catlica. Considerada no momento do seu apogeu, em 1934, esta no era muito mais do que uma tradicional ditadura (implantada a partir) de cima, um Estado autoritrio com um verniz fascista e uma patina corporativa. No plano da tipologia dos regimes polticos, a fundamentao da definio 'austrofascismo* parece bastante dbia66.
Cf. Pierre Milza, Le Fascisme Franais. Pass et Prsent, Paris, 1987, p. 230. Cf. o seu A Frana de Vichy sob uma perspectiva comparativa, in A A VV, O Estado Novo. Das Origens ao Fim da Autarcia, vol. i, Lisboa, 1987, pp. 49-58. 65 Jacques Georgel interrogou-se na sua concluso: Le salazarisme tait un fascisme? La question reste dbattue. Les pages qui prcdent justifient mes yeux une rponse ngative. [...] Si par 'fascisme' on entend tout banalement une dictature, alors oui salazarisme tait un fascisme; mais du point de vue scientifique, cette assimilation n'offre aucun intrt. Si l`on cherche prendre le terme 'fascisme' dans une acception precise, il faut aller au-del. Cf. Jacques Georgel, Le Salazarisme. Histoire et Bilan, 1926-1974, Paris, 1981, p. 301. Ver tambm o mais recente Jacques Marcad, Le Portugal au XX Sicle, 1910-1985, Paris, 1988. N o constitui objecto deste estudo o comentrio a estas obras sobre Portugal, mas convm assinalar que algumas delas contm imprecises por vezes importantes. 66 Cf. Gerhard Botz, Fascismo e Autoritarismo in Austria. Heimwehr, nazionalsocialismo e 'austrofascismo', in Roberto Cazzola e Gian Enrico Rusconi (orgs.), IICaso Austria. Dall Anschluss all`ra Waldheim, Turim, 1988, p. 48. Ver tambm Gerhard Botz, Krisenzonen einer Demokratie. Gewalt, Streit und Konfliktunterdrchung in sterreich seit 1918, Francoforte, 1987, pp. 211-236. Para uma introduo s diversas interpretaes ver John Rath e Carolyn W. Schum, The Dolfuss-Schuschnigg Regime: Fascist of Authoritarian? , in Stein U. Larsen et alli (eds.), Who Were theFascists. Social Roots of European Fascism, Bergen, 1980, pp. 249-256.
63 64

708

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu Por motivos histricos e tericos, o esforo de comparao foi fundamentalmente exercido na direco italiana, dada a influncia poltica e financeira do regime de Mussolini na ustria, que se consubstanciou no apoio aos movimentos fascistas nativos e implantao do prprio regime ditatorial, no quadro da rivalidade com a Alemanha nazi. Por outro lado, a prpria economia e sociedade austracas, dado o carcter de pas menos industrializado da ustria, com um forte sector agrcola, e o peso cultural do catolicismo, constituam factores de maior semelhana com a Itlia67. Vrios factores poderiam aproximar, para efeitos comparativos, os regimes de Dolfuss e Salazar, mas a operao comporta alguns problemas. Alguns so de carcter histrico e referem-se a diferentes situaes na esfera da construo do Estado nacional e da interferncia externa no mbito do derrube do liberalismo. Subsistem ainda outros, como o das modalidades diversas da formao dos dois regimes e da ruptura com a democracia. As semelhanas sobre as quais se poderia trabalhar seriam mais ao nvel do recorte formal do sistema poltico, da sua legitimao ideolgica e do peso central da igreja catlica em ambas as ditaduras. O peso da Igreja catlica foi determinante, quer no derrube da democracia, quer na ideologia de ambos, particularmente no carcter corporativo. As duas ditaduras so construdas a partir de cima, com partidos nicos de vocao e origem semelhantes e com igual desconfiana em relao aos movimentos fascistas nativos, particularmente na ustria, dado o seu maior peso social e poltico. Este a partir de cima deve ser matizado, j que, enquanto em Portugal a ruptura com a ordem liberal foi clara, na ustria foi um dos campos, com representao partidria ainda sob um regime democrtico, a fasciz-lo a partir do topo. Estes e outros aspectos no foram ainda alvo de qualquer estudo comparativo, mas, nas tipologias dominantes nos anos 80, a ustria esteve sempre perto do regime de Salazar68. As ditaduras da Europa de Leste apresentam, em termos de anlise e caracterizao, problemas anlogos (eventualmente agravados) aos que se apresentaram nos casos portugus e austraco. Seria ocioso arriscar um balano historiogrfico, dada a vastido e o relativo desconhecimento das diversas produes nacionais. Parte da bibliografia citada sobre os regimes ditatoriais do perodo entre as duas guerras baseou-se, por vezes demasiado, na produo acadmica de especialistas ocidentais ou exilados. Devem-se alis a cientistas sociais anglo-saxnicos e da Europa ocidental toda uma srie de trabalhos pioneiros . No se exagere, no entanto, na ideia de um grande bloqueio poltico investigao do tema ou na das condicionantes ideolgicas ao seu estudo, at recente transio para a democracia. Desde o final dos anos 60 que
67 Para um esforo semelhante da parte da historiografia italiana ver Enzo Collotti, op. cit., pp. 91-103. Nomeadamente nas ensaiadas por Juan L. Linz em Fascism, Breakdown of Democracy: Authoritarian and Totalitarian Regimes: Coincidences and Distinctions, mimeo., 1986, pp. 38-45. Debatemos este e outros trabalhos seus mais recentes no estudo O Salazarismo e o Fascismo Europeu Perspectivas de Interpretao (no prelo). 69 Para alm de muitas monografias, ver alguns trabalhos colectivos ou de sntese, como o j citado de Peter Sugar ou Antony Polonsky, The Little Dictators. The History of Eastern Europe since 1918, Londres e Boston, 1975.

709

Antnio Costa Pinto


emergiu toda uma investigao emprica e comparativa, com um relativo pluralismo interpretativo, ainda que com grandes desigualdades nacionais, parte da qual nem sempre foi integrada no debate internacional70. Grande parte dos autores que marcaram no Ocidente o debate interpretativo foram discutidos e incorporados, o binmio autoritarismo-fascismo foi aceite por muitos deles, o conceito de totalitarismo foi utilizado, as limitaes de alguns modelos marxistas foram reafirmadas, nomeadamente no que diz respeito s relaes entre a estrutura econmico-social e os sistemas ditatoriais implantados. Quando lida, verifica-se que parte da produo nativa sobre o fascismo dos anos 70 e 80 chega aos mesmos problemas e a interrogaes conceptuais semelhantes s da investigao internacional71. Deixando por agora de lado o debate sobre a legitimidade de agrupar num bloco todo um conjunto de situaes nacionais, polticas e econmicas muito diversas, ponto assente que a maioria dos regimes ditatoriais desta zona da Europa, desde os pequenos pases blticos at aos balcnicos, possuram grandes semelhanas. Por outro lado, parece tambm no constituir ponto polmico a sua insero numa tipologia do fascismo europeu. Qualquer que seja a posio em relao utilizao do conceito, elas estaro sempre mais perto dos seus congneres do outro extremo da Europa e da ustria do que do nazismo ou do fascismo italiano. Se excluirmos o curto perodo de domnio, ainda assim partilhado, da Guarda de Ferro na Romnia, nenhum outro movimento chegou ao poder. O binmio conceptual fascismo-autoritarismo ps-se aqui com maior exigncia de clareza, pela realidade indesmentvel, e por vezes bastante forte, da presena de movimentos fascistas nativos, que atingiram um peso poltico bem mais importante que os seus congneres ibricos, e ainda pela sua (maior ou menor) represso pelo prprio poder autoritrio nascente. Este binmio regimes/movimentos fascistas foi ainda perturbado pela crescente influncia externa da Alemanha e da Itlia72. Independentemente das especificidades nacionais, alguns traos unificaram a maioria destes regimes. Todos eles se implantaram em pases da periferia subdesenvolvida da Europa industrializada, com a maioria da populao ainda na agricultura. Todos eles sucederam a tentativas de democratizao, muito incipientes na maioria dos casos. Todos eles se edificam com base nas lites tradicionais e foram em grande medida uma resposta antidemocratizadora dessas lites tradicionais. Como afirma Zarnowski, estes foram uma nova forma de poder dos velhos crculos e classes dirigentes, e no a de uma nova lite fascista do tipo da produzida pelas organizaes de massas fascistas em Itlia ou na Alemanha73. Dada a coexistncia de
70 Ver Fsismus a Europa. Fascism and Europe, 2 vols., Praga, 1969-70, produto de um congresso internacional. Como exemplo recente deste esforo, por parte da historiografia polaca, ver Janus Zarnowski (ed.), Dictatorships in East-Central Europe. 1918-1939, Polish Historical Library, n. 4, Wroclaw, 1983. 71 Cf. Janus Zarnowski, Authoritarian Systems in Central and South-Eastern Europe (1918-1939). Analogies and Differences, e Franciszek Ryska, European Fascism. Divergences and Similarities. Prospects of Comparative Research, in Janus Zarnowski (ed.), op. cit., pp. 9-26 e 223-246. 72 Sobre as relaes entre os dois pases fascistas, com maior incidncia italiana, e os movimentos e regimes da Europa de Leste ver Jerzy W. Borejsza, Il Fascismo e L 'Europa Orientale. Dalla propaganda all`aggressione, Roma-Bari, 1981. 73 Janus Zarnowski, Authoritarian Systems [...], in op. cit., p. 11.

710

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu movimentos fascistas nativos, a investigao tendeu a salientar as diferenas entre a base social dos regimes e a destes movimentos. O instrumento a que recorreram para derrubar os regimes liberais no deixou de ser o mais clssico: o golpe de estado militar. Por outro lado, o espectro das formas de governo foi diversificado, mas tendencialmente semelhante74. Desde algumas ditaduras, como as blticas, mais institucionalizadas, at algumas com um pluralismo limitado, como a Hungria ou a Polnia at 1935. A Litunia de Smetona, por exemplo, aproximava-se muito mais dos congneres ocidentais, nomeadamente do Estado Novo, do que o regime de Pilsudski, na Polnia, que no eliminou integralmente a oposio. Um elemento comum a todos eles foi ainda o da criao a partir de cima de partidos de apoio aos regimes, cuja natureza, base e funes, foram semelhantes aos seus contrapontos austraco e ibricos. Alguns elementos especficos desta regio da Europa, cuja importncia foi diminuta na crise que presidiu ao ascenso dos regimes congneres ocidentais, devem, no entanto, ser ponderados. Um deles o da questo nacional, que aqui se apresentou de forma bem diferente, e de todos os problemas correlativos, das minorias nacionais, da refundao do Estado Nao, etc. O outro o da influncia externa, no quadro do conflito entre as potncias aps o Tratado de Versailles. Debatendo a natureza destes regimes, as historiografias nativas reproduziram o mesmo tipo de interrogaes j nossas conhecidas. No vale a pena repeti-las. Concluindo uma obra colectiva sobre as ditaduras do Leste, Franciszek Ryska props mesmo um regresso s origens, afirmando que o pressuposto bsico que deveria dirigir a investigao subsequente o de que no h fascismo sem fascistas. As referncias ao Estado Novo foram escassas e no foram ainda realizados trabalhos comparativos sistemticos entre estes regimes e os ibricos, ainda que eles sejam sempre citados como os mais prximos das experincias autoritrias da Europa de Leste.
2.5 AS SNTESES GERAIS

Grande parte das snteses produzidas nos anos 80 reflectiram tambm esta dicotomia fascismo-autoritarismo. Dois exemplos apenas, vindos de tradies historiogrfcas diversas. Stephen J. Lee, em The European Dictatorships, coloca o Estado Novo no tipo de ditaduras fundamentalmente no fascistas, apesar de no imunes a influncias fascistas ocasionais. Estes eram regimes muito mais tradicionais e faltava-lhes o apoio e a mobilizao de massas76. Para a historiografia francesa basta consultar Les Fascismes, de Pierre Milza, que apresenta uma verso mais detalhada da mesma posio 77 . Alguns estudiosos do fascismo, mesmo aqueles que se situaram na defesa de um fascismo genrico, vieram tambm consagrar a mesma distino.
74 Exclumos as mudanas introduzidas com a ocupao alem ou sob sua inspirao directa, a partir de finais dos anos 30. 75 Franciszek Ryszka, European Fascism [...], in op. cit., p . 245. 76

pp. 107-134. 77 Cf. Pierre Milza, op. cit., pp. 332 e segs..

Cf. Stephen J. Lee, The European Dictatorships, 1918-1945, Londres, 1988, in op. cit.,
777

Antnio Costa Pinto


Stuart Woolf, por exemplo, numa sntese de 1986, depois de reafirmar as semelhanas e as diferenas entre os regimes ibricos e os alemo e italiano, igualmente aplicveis aos casos da Europa oriental, concluiu que, finalmente, a principal caracterstica distintiva entre regimes autoritrios e fascistas na Europa entre as duas guerras foi a relativa ausncia, nos primeiros, de planos de agresso expansionista e tambm a sua realstica hostilidade perante o perigo representado pelos movimentos fascistas que encontraram em casa . 3. CONCLUSO Este breve balano da investigao mais recente permite concluir que, muito embora perante um progressivo conhecimento emprico do Estado Novo, foram os paradigmas dominantes nos anos 60 que continuaram a acentuar a demarcao do regime de Salazar em relao ao fascismo europeu. Por outro lado, o predomnio monogrfico e a sobre-utilizao de um quadro de anlise quase exclusivamente nacional vieram evacuar a dimenso comparada e remet-la, por vezes, para o campo do senso comum, em muitos casos, com uma escassa e intuitiva fundamentao. Cada vez mais dominada por historiadores, esta rea de pesquisa, embora absorvendo e testando modelos desenvolvidos pela sociologia e pela cincia poltica, foi pouco sensvel formulao de novos enquadramentos tericos sobre o tema do fascismo. Ao contrrio da ideologia espontnea ainda difundida em Portugal, as posies expressas pela maioria da investigao internacional sobre o regime de Salazar derivam, fundamentalmente, de questes tericas, e no de desconhecimento emprico79. Como ressalta da informao atrs sistematizada, o binmio autoritarismo-totalitarismo, ao nvel da organizao do sistema poltico e dos modelos de enquadramento da sociedade, continuou a dominar as atitudes em relao ao regime de Salazar. Abordando a natureza poltica e social do Estado Novo, quer os politlogos, quer a maioria dos historiadores em debate, tenderam a classificar o regime numa categoria demarcada do fascismo, sendo o paradigma autoritrio dominante. No caso de alguns historiadores, a utilizao de outras designaes, eventualmente menos claras, no significativa, pois elas derivaram da aceitao desta distino que consideraram operativa. De uma forma ou de outra, algumas ausncias, como a do partido e do seu papel no derrube do liberalismo e na edificao do novo regime, da tendncia totalitria, do seu carcter mobilizador, da ideologia nacionalista laica e expansionista, foram os elementos quase sempre apontados como justificao para demarcar o regime de Salazar. Parece bvio que, na realidade histrica dos regimes fascistas, este binmio entrou em combinao, mas se esta tenso essencial for considerada decisiva para a caracterizao, ento o Estado Novo de Salazar foi correctamente excludo. Com efeito, uma das suas caractersticas distintivas foi
78 Cf. Stuart Woolf, Movimenti e regimi di tipo fascista in Europa, in Nicola Tranfaglia e Massimo Firpo (orgs.), La Storia. I grandi problemi dal Medioevo all`Et Contemporaneo, 79 vol. 9, Turim, 1986, p. 325. Ainda que este no deixe de se verificar em certos casos, por vezes de forma chocante.

712

O salazarismo na investigao sobre o fascismo europeu justamente a ausncia da tenso totalitria ou, para citar Philippe Burrin, da traduo em actos de uma vontade de mobilizao total da sociedade segundo uma ideologia exclusiva80. Repare-se, alis, que mesmo aqueles que negam a validade deste binmio reconheceram sempre esta ausncia no caso portugus. Mas a interrogao conceptual que se impe e no apenas o propsito do regime de Salazar a de se no devemos voltar a incluir outras variveis que, alis, preocuparam bastante os analistas seus contemporneos81. Aps o inegvel esforo analtico dos anos 60, a natural prudncia imperou. Mais citada que cultivada, a histria comparada dos regimes autoritrios e fascistas no conheceu grandes avanos nos ltimos anos82. Mas o salutar retorno s fontes, que determinou grande parte do esforo da investigao dos anos 80, ter, no entanto, de no iludir o indispensvel repensar terico e interpretativo.

80 Philippe Burrin, Politique et socit: les structures du pouvoir dans 1'Italie et 1'Allemagne nazie, in Annales ESC, Maio-Junho de 1988, n. 3, p. 617. 81 Ver, como esforo recente de repensar a tensa, mas indissocivel, relao entre fascismo e conservadorismo, Martin Blinkhorn (ed.), Fascism and Conservatives, Londres, 1990. 62 Sublinhe-se regimes, j que o estudo comparado dos movimentos fascistas conheceu, em minha opinio, avanos significativos, bem visveis na abundante bibliografia produzida nos ltimos anos. Ver, como exemplo recente, o excelente estudo de Emlio Gentile Storia del Partito Fascista, 1919-1922. Movimento e Milizia, Roma-Bari, 1989.

713

You might also like