You are on page 1of 60

1

A Volta do Imperador
D. S. Silveira
Registro: 229.566 Livro: 404 Folha: 226, da Fundao Biblioteca Nacional - Escritrio de Direitos Autorais

Edio especial para distribuio gratuita pela Internet, atravs da Virtualbooks, com autorizao do Autor. O Autor gostaria imensamente de receber um e-mail de voc com seus comentrios e crticas sobre o livro. A VirtualBooks gostaria tambm de receber suas crticas e sugestes. Sua opinio muito importante para o aprimoramento de nossas edies: Vbooks02@terra.com.br Estamos espera do seu e-mail.

www.terra.com.br/virtualbooks Sobre os Direitos Autorais: Fazemos o possvel para certificarmo-nos de que os materiais presentes no acervo so de domnio pblico (70 anos aps a morte do autor) ou de autoria do titular. Caso contrrio, s publicamos material aps a obteno de autorizao dos proprietrios dos direitos autorais. Se algum suspeitar que algum material do acervo no obedea a uma destas duas condies, pedimos: favor avise-nos pelo e-mail: vbooks03@terra.com.br, para que possamos providenciar a regularizao ou a retirada imediata do material do site.

A Volta do Imperador
D. S. Silveira

ndice
Prefcio Histrico Captulo I - O grande erro Captulo II - De volta a vida Captulo III - Problemas de famlia Captulo IV - Lutando por liberdade Captulo V - Frente a frente com o inimigo Captulo VI - Aprendendo para conquistar Captulo VII - A deciso de Andrea Captulo VIII - O Planeta dos Metais Captulo IX- Todos se preparam Captulo X - O planeta Gldius Captulo XI - C.O.Z.N.- Centro Orbital da Zona Neutra Captulo XII - Andrea e Vgor Captulo XIII - O Planeta Desrtico Captulo XIV - Roxana, a mais bela das mulheres Captulo XV - Alexandre e Roxana Captulo XVI - A covardia de Vgor Captulo XVII - A proposta de Andrea. Captulo XVIII - O discurso de Alexandre Captulo XIX - Percus Captulo XX - Eplogo. A Volta do Imperador (personagens e lugares).

A Volta do Imperador (prefcio histrico)

No ano de 336 a.C., um jovem de 20 anos assume o posto mais alto da carreira militar, e no comando de um exrcito de 35.000 homens, parte da sua terra natal com um nico objetivo: submeter toda a sia a uma s lei, a um s governo. Seu nome era Alexandre Magno. Em sua jornada, ele conheceu a aventura, a ira, a paixo, o desgosto e a amizade. Com seu exrcito, considerado o mais poderoso de toda a histria, no s conquistou a sia, como todo o mundo conhecido no seu tempo. No foi apenas reconhecido como imperador supremo, mas foi proclamado por seu povo um "deus"! Quando no haviam mais reinos para serem conquistados, seus homens resolveram retornar ao lar, contrariando as ordens de seu comandante. Ao saber do motim, Alexandre agiu no mesmo instante, e enfrentou o prprio exrcito, sozinho e desarmad o. Treze homens morreram nessa luta E Alexandre venceu...

Algum tempo mais tarde, o maior de todos os imperadores conheceria sua nica derrota. Acometido de uma forte febre, morre ao 33 anos. O que teria acont ecido se ele tivesse sobrevivido? Com certeza o mundo como conhecemos hoje seria bem diferente. Mas iremos mais alm. E se algum dia, de alguma forma, o esprito conquistador de Alexandre Magno voltasse? Quem poder det-lo?

Captulo I - O grande erro

(Num futuro prximo) Durante anos nossos cientistas esperavam receber sinais de vida inteligente atravs de sinais de rdio provindos do espao. At que um dia aprendemos a dominar a tecnologia dos tquions, isto , partculas mais rpidas que a luz. Criou-se um aparelho de comunicao que tornaria os rdio-transmissores obsoletos. Ao direcionar ao espao os novos receptores baseados no princpio dos tquions, descobrimos que o cosmo estava repleto de sinais desse tipo. Gravados e analisados, esses sinais nos revelaram uma linguagem predominante, que logo foi traduzida e passou a ser ensinada nas escolas do mundo todo. Essa nova linguagem foi denominada de idioma universal, e foi nesse idioma que enviamos a primeira mensagem da Terra, que pudesse ser captada e interpretada por formas inteligentes de vida extraterrestre. Levou algum tempo at que "eles" chegassem at nosso planeta. Nessa poca, o idioma universal j se encontrara difundido de tal forma, que toda pessoa alfabetizada na Terra o dominava. Foi ento que descobrimos que o universo era governado por um lder mximo, um poderoso ditador conhecido como "Dominante Supremo", e que nosso planeta ficava em seus domnios, e por isso deveria ser subjugado s suas leis. claro que os governos da Terra no aceitaram tal exigncia e declaram guerra contra o poderoso ditador. Mas a tecnologia aliengena era sem dvida muito superior nossa. Nossas armas blicas nem sequer arranhavam as enormes espaonaves de combate extraterrestres. Quando perceberam que a derrota seria eminente, os governantes da Terra tomaram uma deciso crucial. Numa atitude suicida, explodiram seus depsitos de armas nucleares, que resultou na contaminao de todo o planeta pela radiao, e consequentemente causaria a morte todos os habitantes. O lema era "liberdade ou morte", e s havia restado a segunda opo. Mas a nuvem de radiao levaria algum tempo at cobrir toda a Terra, o que tornaria a morte dos habitantes lenta e dolorosa. O Dominante Supremo, apostando que muitos terrqueos eram contrrios a essa deciso, resolveu propor aos sobreviventes da catstrofe nuclear que os deixaria viver, se eles se sujeitassem a trabalhar como escravos, escavando minrios, num planeta conhecido como Planeta dos Metais. Mais da metade da populao do planeta aceitou, na maioria jovens e crianas. Foram ento recolhidos e levados a uma enorme espaonave de transporte de escravos. Eram mais de 2 bilhes de pessoas, e nem se quer foram suficientes para encher uma das parties da espaonave. E no interior dela, a caminho do Planeta dos Metais, que nossa histria comea.

Captulo II - De volta a vida.

Foi somente depois que estava dentro da espaonave aliengena, que Raquel se deu conta do que realmente estava acontecendo. Seus pais a haviam educado para que se tornasse uma boa moa, com uma boa profisso, um bom marido e filhos. De repente, viu seu futuro mudar completamente. Em pouco tempo aprendera o idioma universal, e agora estava viajando para um planeta chamado de Planeta dos Metais, onde teria que trabalhar como escrava. Nem sequer teve tempo suficiente para se despedir dos pais, que resolveram ficar na Terra e sofrer as consequncias da nuvem de radiao, que em pouco tempo cobriria todo o planeta. Procurou naquele momento por uma janela, de onde pudesse observar o globo terrestre pela ltima vez, mas no encontrou. Parecia estar dentro de um enorme galpo, onde aqueles que estavam na mesma situao que ela, se encontravam todos amontoados, algumas pessoas sentadas no cho metlico, outras de p. Sobre sua cabea luzes muito fortes davam a impresso que estava no meio de um show de rock. Andava no meio daquela multido sem saber muito o que fazer, quando notou dois rostos conhecidos. Eram Guilherme e Alex, seus colegas de escola. Os dois pareci am estar discutindo sobre alguma coisa, e ela se aproximou e os cumprimentou. - Ento Raquel, seus pais no vieram? - perguntou Guilherme. - No. Disseram que esto velhos demais para passar por esse tipo de humilhao. Preferiram enfrentar a nuvem de radiao. E seus familiares? - Meus velhos pensam exatamente como os seus. uma pena! - respondeu Guilherme. - Os meus tambm. - falou Alex, e complementou - Eu por outro lado sou a favor da tese "sobreviver agora para lutar depois"! Raquel resolveu mudar de assunto, afim de evitar um clima depressivo: - Antes que eu chegasse at vocs, eu os vi discutindo algo. O que seria, posso saber? Guilherme que sempre foi o mais comunicativo entre os dois quem respondeu: - Voc sabe que a me de Alex diz ser uma mdium. Pois , ento como que ela no conseguiu prever isso tudo? - Ela uma mdium, e no uma vidente! - defendeu-se Alex. - E qual a diferena? - insistiu Guilherme. - que ela apenas incorpora esprito de pessoas que j morreram. Quando algo de ruim est para acontecer, so esses espritos que falam atravs dela. O que ela podia fazer se todos resolveram ficar quietos de uma hora para outra? - Isso no desculpa, Alex! - falou Guilherme. - E quanto a voc, Alex? Voc tambm um mdium? perguntou a garota.

8 - Diz minha me que sim, mas nunca consegui receber esprito nenhum. Parece que eles que tem que querer se manifestar. - E qual esprito vai querer fazer isso logo agora? - brincou Guilherme, e continuou - Alm do mais precisamos de um exrcito e armas para lutar, no de fantasmas. Raquel, que tinha por virtude o seu raciocnio rpido, completou: - Na verdade, o que todos ns precisamos mesmo de um lder. Depois que os governos da Terra se desfizeram, e com todos falando a mesma lngua, ficamos um olhando para a cara do outro, na esperana que algum aparea com uma idia miraculosa. - Eu que no estou afim de virar mrtir! Se fosse para morrer, teria ficado na Terra. - desabafou Guilherme. Depois de um longo silncio, Alex resolveu dar continuidade quela conversa. - Ser que ningum neste vasto universo ousou desafiar o Dominante Supremo? - Curioso perguntar isso, Alex. - falou Guilherme - Vocs esto afim de ver uma outra raa extraterrestre, que no a do exrcito do Dominante Supremo? - Claro que sim! Mostra para a gente, Gui! - exclamou Raquel. Guilherme encheu os pulmes de ar continuou a falar. - Quando eu cheguei aqui, fui logo mexendo em tudo, e encontrei numa das paredes, uma passagem, bem pequena. Essa passagem levava a outro compartimento da nave. E adivinhem s! No somos os nicos escravos que esto sendo transportados. Essa coisa fez baldeao em algum outro sistema solar. Venham comigo que vou lhes mostrar, mas procure no chamar muito a ateno. Quero manter isso em segredo, at ter certeza que vai ser til no futuro. Os trs atravessaram o enorme compartimento onde estavam, at pararem junto a uma das paredes, que aparentemente feita de metal macio, ao contato das mos, revelou uma pequena portinhola. Ambos olharam em volta, e perceberam que todos os outros estavam confusos demais tentando assimilar os ltimos acontecimentos, que nem se importavam com o que estivessem fazendo. Entraram pela passagem e sem passar para o outro compartimento, ficaram a observar atravs da outra portinhola. Raquel no podia acreditar no que via. Os extraterrestres eram bem parecidos com os humanos, exceto pelo fato de serem bem mais altos, algo em torno dois metros e pouco, e da fisionomia facial. Ela comparou seus rostos a dos sapos, mas a forma fsica de seus corpos era realmente agradvel as olhos. Mais parecia uma academia de ginstica, com todos aqueles seres altos e musculosos, apesar da cara feia. Os trs ficaram em silncio, apenas ouvindo o que os seus colegas de cela conversavam. Eram mais ou menos uns trs mil deles, falando todos ao mesmo tempo, ora em idioma universal, ora numa lngua ininteligvel. Mas naquele pouco tempo que ficaram dentro da passagem, os trs amigos conseguiram tirar algumas informaes. Essa raa se autodenominava de macrides, e formavam o ltimo exrcito que ofereceu resistncia ao Dominante Supremo. Haviam acabados de serem capturados e estavam indignados com isso. Seu lder, chamado de Kronys, foi

9 condenado a trabalhar como escravo nas minas do Planeta dos Metais, junto com os outros, pois o Dominante Supremo alegou que ele no merecia tratamento especial, pelo contrrio, ele era apenas mais um entre tantos. Depois de voltarem pela passagem, Raquel chamou a ateno dos amigos: - Digam-me uma coisa, o que acham de ns terrqueos nos unirmos aos macrides nessa resistncia ao Dominante Supremo? Afinal ns humanos somos numerosos, e eles parecem que no vo conseguir sozinhos. Guilherme foi o primeiro a dar sua opinio: - No to simples assim. Mesmo que formssemos um exrcito numeroso, ainda estamos presos aqui nessa nave. No temos armas capazes de competir com a tecnologia do nosso inimigo. E ainda assim, precisaramos convencer aos outros a participarem dessa rebelio. - Resumindo, pre cisamos de algum com boas idias. comentou Alex. Raquel complementou: - Precisaria ser um lder nato, e ter conhecimento militar. Algum capaz de convencer a todos a participarem dessa campanha. - E quem seria? - perguntou Guilherme, e continuou - A maioria dos lderes que tivemos, ou morreram em combate, ou ficaram na Terra. S o que temos aqui um bando de jovens e crianas que ficaram com medo de morrer. Quem dentre ns poderia ser essa pessoa? Os trs pensaram em silncio durante alguns minutos, at que Alex se manifestou: - Por que precisa ser algum daqui? - O que est querendo dizer, Alex? - perguntou a garota. - Vocs esqueceram que eu sou mdium? E se eu incorporasse algum que j faleceu? - Precisaria que fosse permanente, seno no teramos a confiana de todos. J pensou, se na hora ag ele resolve tirar frias espirituais? - comentou Guilherme. - Acho que posso fazer o processo ser permanente. - afirmou Alex. Raquel interveio: - Mas isso seria o mesmo que a morte para voc! Sua conscincia abandonaria para sempre seu corpo fsico! - Se for para salvar a todos, estou disposto a faz-lo. - Mas quem ns traramos de volta a vida? - perguntou Guilherme. - Teria que ser algum que quisesse uma segunda chance. lembrou Alex. - Algu m capaz de unir todos os homens e mulheres sob uma s pensamento. - disse Raquel. - Simplesmente impossvel! Durante sculos, muitos tentaram unir todas as raas, mas ningum conseguiu. - exclamou Guilherme. - Teve um homem que conseguiu. Pelo menos todas as que eram conhecidas em seu tempo! - lembrou Raquel. - Espera um pouco! - continuou Guilherme - Voc no est pensando em devolver a vida ao imperador grego, Alexandre, o Grande, est?

10 - E por que no? Ele sempre foi um conquistador. Iria adorar saber que existe um universo inteiro para ele explorar. - Mas estamos vivendo em outra poca! Levaria anos at ele entender como funcionam as coisas por aqui! Alex, que se manteve de fora da conversa, resolveu defender Raquel. - No bem assim, Gui. Os espritos evoludos acompanham o que acontece conosco, da forma deles, claro. Alm disso, se enquanto ele estiver em meu corpo, ter tambm acesso s minhas memrias. Ele poder inclusive conversar em idioma universal, porque isso est gravado no meu crebro, que vai ser usado por ele. Raquel convoca um votao, e a escolha de Alexandre Magno aprovada por unanimidade. Os trs se procuram um lugar mais tranquilo para realizar o ritual. Alex senta-se no cho, ao lado dos amigos, enquanto as outras pessoas naquele compartimento da nave sequer faziam idia do que estava se passando ali. Horas depois, Alex consegue fazer contato com o esprito de Alexandre Magno. Seu corpo estremece, como se tivesse atingido por um raio. Diante de Raquel e Guilherme, Alex agora comea falar em grego antigo. Aos poucos vai se recuperando, e passa a falar no idioma universal: - Eu deveria estar morto! O que aconteceu? - Quem voc? - arrisca-se a garota. - Sou Alexandre Magno, filho de Felipe e imperador de toda a Grcia. - A Grcia que voc conheceu no existe mais. - disse Guilherme - Ns te chamamos porque precisamos de sua ajuda. Nosso amigo disse que voc se lembraria de tudo. Alexandre abaixou a cabea por um segundo, depois falou aos dois: - A memria de seu amigo est presente dentro de mim. Agora compreendo tudo. Eu aceitei o pedido de seu amigo de tomar esse corpo emprestado, afim de livr-los da condio de escravos e devolver a dignidade a todas as raas. Que no se perca mais nem um segundo sequer! Temos muito a fazer!

11

Captulo III - Problemas de famlia

- Pai, precisamos conversar... Andrea adentrou no salo de conferncias, sem se preocupar muito com o que estava acontecendo ali. Gostava de se encontrar com seu pai naquele local. A forma em concha das paredes do salo provocava um efeito acstico na voz que realava toda a magnitude de seu pai, o Dominante Supremo. Desse salo que ele controlava todo o seu domnio. Podia conversar com todos os planetas e naves de seu exrcito atravs dos milhares de monitores espalhados pela parede cncava do salo. Sabia que seu pai odiava dar a mesma ordem duas vezes, assim podia de uma s vez, falar com todos os seus subordinados. No haviam mveis, cadeiras ou qualquer objeto dentro do salo. Todos tinham que ficar em p naquele local. Era assim que encontrou seu pai, mas ele no estava s. Zoroastro, lder religioso e guru do Dominante Supremo, estava com ele. - Entre Andrea. J irei falar contigo. - disse o Dominante Supremo, e continuou - Zoroastro veio nos contar sobre sua estada no planeta Gldius. Zoroastro relatou aos dois. - Nobre mestre de todo o universo! Estive eu no planeta conhecido por Gldius, que como vossa magnificncia bem sabe, seus habitantes continuam a recusar obedincia a ti. Insistem em dizer que segundo sua crena, aquele que se tornaria o senhor absoluto de todo universo conhecido, faria com que o cristal sagrado, onde ao redor do mesmo foi erguido um templo, cantasse diante de todos. Continuam a dizer que sua presena naquele templo a nica forma de reconhecerem sua autoridade suprema. Andrea resolveu se intrometer na conversa. - Por que o senhor no vai a Gldius e resolve tudo isso, pai? - No to simples assim, Andrea - respondeu seu pai - Deve se ter toda a precauo ao lidar com um povo to fantico pelo seu credo. No h garantias que tal cristal v cantar diante da minha presena, ento me tornaria definitivamente inimigo dos gladianos. - E por que no utiliza a fora, como sempre fez? - perguntou Andrea. - Gldio um planeta muito grande, e principalmente, muito populoso. Se os gladianos formassem um exrcito contra mim, seria muito difcil derrotar a todos, mesmo porque, fanticos como so, jamais se entregariam enquanto o ltimo deles no fosse capturado. Suas naves podem ser de pequeno porte, mas superam em muito o nmero das de nosso exrcito. Por isso enviei Zoroastro como meu representante. Tento assim converter aos poucos, todos os habitantes daquele planeta para nossas crenas religiosas, e assim esquecer essa idiotice de

12 fazer um cristal cantar. - Mas pai, como que esse cristal no vai cantar, se o senhor o nico dominante supremo de todo o universo conhecido? Zoroastro interveio: - No bem assim, princesa Andrea. Eu estive l pessoalmente e posso garantir que tal cristal jamais vai cantar. Quem inventou tal idia idiota o fez com intuito de afastar o povo de conflitos polticos. Dessa forma, ele vivem apenas para obedecer sua crena. - Obrigado por sua aula de conhecimentos, Zoroastro. Pode se retirar agora. Em breve o chamarei para retornar a Gldius e continuar com nossa estratgia. - falou o Dominante Supremo, e virando-se para Andrea perguntou - Sobre o que queria falar? - Era sobre meu noivado com Vgor. No estou bem certa que gosto dele. Andrea era uma moa bonita, no s para os de sua espcie, mas para os padres terrestres tambm. Apenas sutis detalhes diferenciavam ela ou qualquer percuniano dos humanos. Seu noivo, Vgor, era comandante das tropas percunianas, leais ao seu pai. Ela sabia que sendo filha do Dominante Supremo, poucos seriam os pretendentes. - Entenda Andrea, se no quer se casar com ele, escolha outro noivo. Sabe muito bem que Vgor foi o nico a pedir sua mo em casamento. - Quem mais ousaria enfret-lo? E isso que mais me mete medo. Temo que ele tenha feito isso para agrad-lo, e no porque goste de mim. - J disse, tem minha autorizao para casar com quem quiser. - No se preocupa com quem ir substitu-lo? - Ainda me restam muitos anos como Dominante Supremo, e enquanto viver, nem voc e nem ningum ir tomar o meu lugar. Recuso-me a pensar em algo que v acontecer depois de minha morte. - Nem que Vgor esteja casando comigo por almejar o seu lugar? - O comandante Vgor um dos meus mais leais subordinados. Ele jamais teria coragem de fazer tal coisa. - Esse o problema. Eu tenho um pai que senhor de todo o universo conhecido. Controla tudo com brao forte, daqui deste salo mesmo. Como posso pensar num esposo para mim que seja menos que o senhor? E quem nesse universo est em condies de confrontar sua magnificncia e ainda tocar meu corao? Nesse momento uma voz mecnica anuncia uma transmisso proveniente de uma das naves percunianas. - Transfira para a tela principal - disse o Dominante Supremo quela voz. Andrea e seu pai olharam para o monitor maior, que ficava no centro daquela parede cncava, repleta de outros monitores. Pode-se ento ver e ouvir a transmisso: - Nave cargueira levando prisioneiros do terceiro planeta do sistema solar, necessita em regime de urgncia falar diretamente com o Dominante Supremo!

13

Captulo IV - Lutando por liberdade

Raquel e Guilherme seguiram Alexandre que atravessara novamente a passagem. Eles sabiam exatamente o que Alexandre pretendia. "Conquistar por cima". Conhecendo o lema do antigo imperador, era de se esperar que fosse tirar satisfao com Kronys, a mais alta patente militar entre os prisioneiros daquela nave. Alexandre no fez cerimnias. Foi adentrando no compartimento da nave onde estavam os macrides, que ao v lo ficaram estticos. Apenas um dos macrides se aproximou e Alexandre no esperou e tomou a palavra. - Como se chama meu jovem? - Sou conhecido pelo nome de Ciros, e no sou to jovem quanto o senhor pensa. - A menos que tenha mais de dois mil anos terrestres, continuar a ser para mim um jovem. O macride se assustou com a revelao de Alexandre, e curioso comentou: - J tinha ouvido falar de sua espcie, mas no sabia que os humanos pudessem viver tanto tempo. - Viver ou morrer, so apenas dois estados do mesmo esprito. Olho para voc e os de sua raa, e os vejo mortos, dentro de um corpo saudvel. Enquanto que eu, que tive meu corpo morto, tenho tanta vontade de viver, que at seus olhos se enchem de brilho ao me ver. - O que exatamente faz aqui? - Vim pedir a lealdade de seu exrcito, afim de derrotar o Dominante Supremo. - Agradeo por revelar a minha humilde pessoa suas reais intenes, mas no me cabe dar-lhe esta reposta. Siga-me, por favor, que lhe apresentarei nosso lder, Kronys. Ciros levou Alexandre at um canto do enorme salo. Os outros macrides se amontoavam uns sobre os outros para verem Alexandre e seus amigos. Ciros anunciou a presena de humanos a Kronys, que fez sinal para que se aproximassem. Raquel notou que o lder dos macrides parecei muito doente. Estava sentado em uma cadeira improvisada, e gesticulava lentamente, como quem j no tem mais foras, nem vitalidade. - Quem s tu, humano? - perguntou Kronys. - Meu nome Alexandre Magno, mas de hoje em diante, reportar a mim somente como seu imperador. Kronys ameaou a rir, mas foi interrompido por uma crise de tosse, e continuou: - E o que o imperador pensa que veio fazer aqui, alm de me fazer rir. - Soube de sua investida contra o Dominante Supremo. Busco a

14 lealdade de seu exrcito, afim de que o mesmo faa parte de minha campanha para resgatar o respeito e a dignidade que merece toda raa, seja ela humana, macride ou qualquer outra. - Estou um pouco velho para brincadeiras. O que faz pensar que voc pode fazer fazer o que nem eu consegui? - No sou eu quem deve falar de mim. Ordene que um de seus soldados v ao outro compartimento dessa espaonave, atravs da mesma passagem que nos trouxe aqui, justamente onde se encontram os outros humanos, e pergunte a qualquer um deles o que conhecem do imperador Alexandre Magno. Kronys assim o fez, e um dos macrides saiu para falar com os outros humanos. Raquel aproveitou para conversar com Ciros em particular. - Diga-me Ciros, seu lder parece no estar muito bem de sade. Estou certa, no mesmo? - Sim, est certa. Kronys est muito doente, e velho, para um macride. Quando o Dominante Supremo recusou a dar a ele uma morte digna, sabia o que estava fazendo. Nosso lder no deve aguentar muito tempo nas minas do Planetas dos Metais. Temos evitado a todo custo que Kronys passe por emoes fortes, com receio que ele no aguente. Se Alexandre continuar a excit-lo, temo pelo que possa ocorrer. - E no caso dele morrer, quem ser o novo lder dos macrides? - Os mais velhos formaro um conselho e decidiro por votao. Se isso faz alguma diferena a voc, sou o militar de maior patente, depois de Kronys, e possvel candidato ao cargo. Mas confesso que no me sinto preparado. Por outro lado, Alexandre parece disposto a ocupar tal cargo, custe o que custar. Passado algum tempo, o macride escolhido para falar com outros humanos retornou. Estava plido e suava muito. Kronys perguntou a ele: - O que dizem os humanos sobre Alexandre Magno? Ainda ofegante, respondeu: - Que foi o maior de todos os imperadores! No houve um humano sequer, homem ou mulher, que no soubesse de seus feitos! - Muito curioso, mas porque pensa que os outros humanos o seguiro? - perguntou o lder dos macrides para Alexandre. - Todos, no s humanos, mas macrides tambm, esperam por lder que os vingue daquele que os derrotou. Clamam por liberdade e justia. Eles seguiriam qualquer um que erguesse essa bandeira. Eu estou tomando essa iniciativa, e sei que "todos" me seguiro. - Insolente! O que o faz pensar que melhor que eu? Eu sou Kronys, lder dos macrides! Sou o grande conquistador! - Se voc tudo o que fala, responda a uma simples pergunta. Quantas civilizaes, povos ou raas conheceu e quantas delas conquistou? O furor era visvel no semblante de Kronys. Estava como para explodir. Praticamente bufando respondeu. - Conheci milhares de civilizaes e raas diferentes durante toda minha vida! - E quantas conquistou? - insistiu Alexandre. - Algumas delas.

15 - Vejo que estou perdendo tempo conversando com voc. Alexandre disse aquilo e virou as costas para Kronys. Quando comeou a afastar-se o lder dos macrides ameaou levantar-se e gritou para ele. - E voc, humano? Quantas civilizaes e raas conheceu? Sem se virar Alexandre respondeu: - Algumas. Kronys no podia mais se conter. Sabia que no deveria fazer a prxima pergunta. Se deixasse dessa forma, ainda sobraria a ele um pouco de dignidade, mas uma fora maior o impelia para frente. Tinha que perguntar! Era seu orgulho diante dos out ros macrides que estava em jogo! - Diga-nos ento, Alexandre, quantos conquistou? A resposta foi seca e atingiu o ego Kronys como uma flecha. - Todos! O lder dos macrides no conteve sua raiva. Ergueu-se da cadeira onde estava e se atirou sobre Alexandre para mat-lo. No consegui alcanar seu alvo. Caiu desfalecido a menos de um metro de Alexandre Magno. Sofrera provavelmente de um ataque fulminante, e se fosse humano, todos teriam dito que foi parada cardaca. Alexandre virou-se novamente para onde estava Kronys, e com desdm exclamou, em forte e bom tom, para que todos os macrides o ouvisse: - Ento esse o grande Kronys, que jurou derrotar o Dominante Supremo? Nem seque consegue dominar o prprio peso do corpo! Diante da morte do seu lder, o conselho de ancies dos macrides se reuniu, e decidiu quem seria seu substituto. A votao foi unnime. Pela primeira vez, o povo macride seguiria um lder que no fosse de sua raa. Alexandre foi o escolhido. certo que ele sabia disso. O prximo passo foi voltar ao outro compartimento da nave e reunir, como pode, os terrqueos e convenc-los a acompanh-lo na luta pela liberdade. Dividindo em pequenos grupos, escolheu os que julgou mais capazes para serem generais. Aos demais chamou de simplesmente soldados. Formada a hierarquia militar de seu exrcito, reuniu-se com os seus generais para traar um plano de fuga. Consegui com os macrides, representados por Ciros, uma planta da espaonave. A estrutura da mesma era bem simples. Havia apenas uma porta que separava os compartimentos de prisioneiros do resto da espaonave. Como os soldados do Dominante Supremo tinham que trazer gua e comida a cada doze horas, estava montada a emboscada. Mesmo fortemente armados, o exrcito de Alexandre contava com a surpresa e o nmero maior de contigente. Foi o que aconteceu. Os poucos soldados do Dominante Supremo que adentraram foram detidos e imobilizados. Porm ao notar o motim, a porta que separava o compartimento dos prisioneiros com o resto da espaonave foi selada. Alexandre reuniu novamente seus generais, e dirigindo a palavra a Ciros perguntou: - Tem mais conhecimento que ns, no que diz respeito s armas dos nossos inimigos. Podemos us-las para derrubar a porta que nos separa do resto da nave? - Podemos sim, ma s isso significa que teremos nosso poder de

16 fogo reduzido, j que a maior parte de munio ser gasta para abrir a porta. - Que seja feito, mas antes que a porta caia totalmente, quero que me informe quantas armas e munio restou. E no faa nada at eu ordenar. As armas capturadas dos soldados do Dominante Supremo que foram rendidos, acabaram sendo usadas para derrubar a porta que dava acesso ao resto da espaonave. Antes que a mesma tombasse, Ciros se aproximou de Alexandre. - Est feito, Alexandre! Basta uma palavra sua e a porta vir a baixo! - E quantas armas e munio sobraram? - perguntou Alexandre. - Ao todo seis armas carregadas. - timo, agora est na hora de conferir a lealdade dos membros de nosso exrcito. Alexandre Magno tomou uma posio a frente do prprio exrcito, mas como eram muitos, nem todos podiam v -lo ou ouvi -lo. Assim, aquele que estava na frente deveria repetir o que ele dizia para o detrs, at que o ltimo tivesse conhecimento das palavras do seu comandante. - Chegou a hora de lutar-mos por nossa liberdade. Mas sinto que acabei forando todos a participarem de meus ideais. Dessa forma, ser dado quele que se opor a minhas ideologias, a mudarem de lado. Aquele que quiser ficar do lado do exrcito do Dominante Supremo, ser lhe concedido o direito de faz-lo. Podero passar por aquela porta, e se juntar aos nosso inimigos. S depois disso que atacaremos. A essas pessoas, que no nos cabe julgar seus pensamentos, ser dada uma arma, afim de que se sintam seguros, e sirva de prova que no tentaremos nada at terem se juntado aos nossos inimigos. Entre os terrqueos ningum se mexeu. De repente, seis macrides se aproximaram de Alexandre. - Estamos cansados dessa guerra intil, e sua proposta nos interessa e muito. - Pois que assim seja feito. Temos seis armas que tomamos dos inimigos capturados. Sero suas, como prometido. Assim que a porta cair, vocs iro ao encontro dos soldados do Dominante Supremo. Esperaremos alguns minutos para que os convenam que querem se aliar a eles. Depois disso sero para ns, inimigos como todos os outros que iremos enfrentar. Ciros, que estava sem entender nada, cochichou ao ouvido de Alexandre: - Eles sabem que nos restam apenas seis armas, de outra forma no teriam tomado iniciativa. Eles pretendem com isso nos deixar em desvantagem. Iro alertar o inimigo e coloc -lo a par de nossa fraqueza. Tem certeza de que est fazendo a coisa certa? - Perdoarei sua desconfiana, pelo fato de no me conhecer. Mas jamais perdoaria nenhum humano, pois eles conhecem meu pensar. Notou que nenhum humano ousou aceitar tal proposta? Ora, quando eles atravessarem pela porta, entender o que digo. Dito e feito. A porta caiu, e os seis macrides traidores atravessaram com as armas em punho. Ao verem os seis macrides armados, os soldados do Dominante Supremo no

17 esperaram at que eles se explicassem, e abriram fogo contra eles. Foram mortos em menos de um segundo. Certos da vitria, os soldados inimigos, que pensavam ter intimidado os homens de Alexandre entraram nos compartimentos dos prisioneiros, e para sua surpresa, deram conta que eles eram apenas algumas dezenas, contra mais de dois bilhes. Alexandre se aproximou do exrcito do Dominante Supremo, que de to surpresos que estavam, no foram capazes de realizar mais nenhum disparo. Com a voz branda, mas de forma clara a ser ouvido por seus inimigos, Alexandre Magno perguntou: - Quantos de ns sero capazes de atingir, antes que ns os matemos? Imediatamente, os soldados inimigos soltaram as armas. No havia lgica em abrir fogo contra aquela multido. Estavam cercados. Controlada a situao, Alexandre reuniu novamente seus generais e tomou a sala de comando. Ao ver que a espaonave havia sido tomada, o piloto dirigiu a palavra a Alexandre. - Devo esclarecer que me recuso a pilotar essa nave, agora que foi tomada por um bando de amotinados. - Creio que seja o nico que saiba pilotar tal nave. - comentou Alexandre. - Sim senhor! Somente um piloto do Dominante Supremo tem conhecimento suficiente para tal co isa. - timo, ento fique aqui do meu lado. Ciros, me parece que o equipamento de comunicao semelhante ao das naves macrides, como me contou anteriormente. Ciros se aproximou dos dois e confirmou. - Exatamente, meu imperador. Por conveno, todas as naves devem possuir um sistema de comunicao de forma a transmitir e receber o mesmo tipo de sinal. a uma forma de segurana, caso algum piloto precise enviar uma mensagem de socorro. - Queira por favor, nos colocar em comunicao com o Dominante Supremo. - Pretende falar com ele em pessoa? - perguntou Ciros. - Sim. Est na hora dele saber quem ir se tornar a causa de seus maiores pesadelos.

Captulo V - Frente a frente com o inimigo.

Quando Raquel e Guilherme entraram na sala de comando da espaonave de escravos, perceberam que Alexandre e os outros generais j haviam chegado. Raquel sabia exatamente porque Alexandre havia escolhido ela e o amigo para fazerem parte do quadro de generais. Os dois eram as pessoas em que ele mais confiava, e por isso os incumbiu de comandarem a parte mais frgil da tropa, as crianas. Todos os menores de 13 anos terrestres estavam sob o comando de Raquel e Guilherme, e

18 ambos sabiam a importncia disso. Alexandre alegava serem essas crianas a fora de renovao da tropa, por isso deveriam ser tratados com prioridade. Mas havia outro motivo. Quando em vida, Alexandre Magno foi preparado pelo pai, o rei Felipe, para se tornar o grande imperador da sia. Felipe o fizera bem, educando e preparando o filho, tanto que Alexandre no s conquistou a sia, como todo o mundo conhecido de seu tempo. Mas Alexandre cometera um erro. No havia previsto a possibilidade de ter que abandonar o trono to cedo, e por isso no se preocupou com seu sucessor. O filho que tivera com Roxana, ao tentar com a me assumir seu lugar por direito no trono, fora morto cruelmente. Se tivesse uma segunda chance, e estava tendo agora, no era de se estranhar que quisesse preparar algum, ainda jovem, para assumir o seu lugar mais tarde. Havia falhado uma s vez, e era justamente como pai. No permitiria errar novamente. Raquel notou que Ciros estava mexendo nos aparelhos da sala de comando, e provavelmente acionando o equipamento de comunicao, que aps alguns segundos comeou a funcionar. Abriu-se uma enorme tela na frente de todos, e a imagem de duas pessoa apareceu no meio dela. Raquel logo percebeu se tratar do Dominante Supremo , embora no fosse possvel determinar quem era a outra pessoa que se apresentava a seu lado, exceto pelo fato de ser uma mulher. Raquel ficou surpresa com a semelhana daquelas duas pessoas com os terrqueos. Tambm no viu nada de especial que pudesse meter medo nela ou nos outros. Alexandre se posicionou mais a frente dos demais, trazendo ao seu lado Ciros e o piloto da nave, afim de que o Dominante Supremo pudesse ver com clareza quem estava tentando se comunicar com ele. - Quem ousa incomodar o Dominante Supremo? - veio uma voz metlica de dentro do aparelho de comunicao da nave. - Lamento informar, meu senhor, que a espaonave de escravos vindo do planeta chamado Terra, foi tomada pela fora, e agora se encontra em poder dos amotinados. - disse o piloto da nave. - Por que algum seria idiota a tal ponto, sabendo que posso ordenar a destruio imediata de toda nave, a qualquer momento? - insistiu a voz que vinha do comunicador. - No sei meu senhor. Eu mesmo informei que nem sequer podem pilotar a nave, nem se o fizessem, no teriam combustvel suficiente para ir muito longe. - retrucou o piloto, e continuou - Tudo que sei que todos parecem seguir ordens de uma nica pessoa. - E quem seria essa pessoa, que tem coragem de me desafiar? O piloto no respondeu, apenas virou o rosto para Alexandre, que num gesto inesperado, colocou o brao em volta do piloto, como se os dois fossem amigos, e disse ao mesmo, bem alto, para que fosse escutado pelo Dominante Supremo: - Obrigado, meu jovem! Cumpriu o que me prometeu, e por isso ser recompensado! Sua lealdade a mim no ser esquecida! O semblante do Dominante Supremo assumiu outra forma. Estava enraivecido. Sentia-se trado! Antes que pudesse soltar sua ira atravs de palavras para com aquele piloto, Alexandre olhou fixamente para a tela a sua frente e disse em alto e bom tom: - Se a sua nave que tanto o preocupa, saiba que lhe

19 devolverei, to logo sirva meus propsitos. - E qual seriam esses propsitos? - perguntou o Dominante Supremo. - Fazer com que voc, e todos aqueles que vivem nesse vasto universo conhecido, me proclamem seu imperador. - Mas que ridculo! Como ousa falar assim? Que pensa que afinal? - De hoje em diante, chamar a mim de Alexandre Magno. No aceitarei qualquer tipo de zombaria que desrespeite meu nome. Mas aceitarei que me chame apenas de "meu senhor". Diante daquela frase, o Dominante Supremo altera sua expresso facial, antes encolerizada, agora demonstrando graa. Podia notar um sorriso em seu rosto, como se o que Alexandre havia dito, fosse uma grande piada. - Se pensa que pode me enfrentar, ento deve ser mais louco do que imaginava. Ter o que merece, e isso no ir tardar, e prometo. - disse o Dominante Supremo. - Esperarei com muita ansiedade nosso prximo encontro. retrucou Alexandre, fazendo um sinal para Ciros desligar o comunicador. Depois que a tela de comunicao desaparece u, Alexandre virou-se para o piloto e perguntou: - O que acha que o Dominante Supremo far agora? - Ele vai mandar uma esquadra de naves percunianas nos alcanar. Se a nave continuar imvel no espao, ser completamente destruda! - disse o piloto. - E quanto a voc e os outros soldados leais ao Dominante Supremo? - Ele com certeza nos julga responsveis pelo que aconteceu. Iremos todos morrer junto com vocs! - E sua vida vale o preo dessa lealdade? - insistiu Alexandre. - Eu no sei! Tudo que sempre quis foi pilotar naves. At agora, a nica nave que deram para pilotar foi a de transporte de escravos. Nunca pensei que seria tambm a ltima! - S ser a ltima se voc quiser. A vida feita de escolhas. Dou-lhe a chance de fazer a sua. Pode se juntar a ns, se quiser. O piloto olhou para os generais de Alexandre, que estavam na sala de comando. Notou o brilho em seus olhos. A pouco tempo atrs estavam condenados a se tornarem escravos, e agora tinham porque a opo de lutar por sua liberdade. Era sobre isso que Alexandre falava. Era por isso que todos o seguiam. Ele era o homem das oportunidades. - Ser a partir de hoje, meu imperador! -disse o piloto, e continuou- E como seu piloto, devo lhe mostrar nossas possveis rotas de fuga. Existem trs planetas que podemos alcanar com o pouco combustvel que nos resta. So planetas desabitados e uma vez ali, o senhor pode se preparar para o prximo passo que vai tomar! - E o que eu faria com uma nave sem combustvel num planeta desabitado? No seria to perigoso quanto ficarmos aqui parados no espao? Alm do mais, quem disse que estamos fugindo? Quando planejamos tomar essa nave, desconhecamos a existncia desses planetas, e mesmo agora, no vejo porque mudar o plano original. No meu jovem, essa nave foi preparada

20 para ir ao Planeta dos Metais, e para l que ns vamos. - Sim, meu imperador! Sua vontade a nossa! - exclamou o piloto, assumindo o comando do equipamento da nave, que os levaria ao Planeta dos Metais. Ciros se aproximou de Alexandre e comentou: - Agora s nos resta esperar chegarmos a nosso destino. - Errado, meu amigo. - disse Alexandre - Enquanto os demais descansam, ns iremos trabalhar. Conhecimento sempre foi e sempre ser a mais poderosa das armas. E nesse momento tenho muito a aprender. Acompanhe-me durante minha explorao por essa nave. Quero conhecer cada detalhe dela, e voc me ajudar a compreend-los melhor. - Como queira, meu imperador. - respondeu Ciros.

Captulo VI - Aprendendo para conquistar.

Alexandre, Ciros, Raquel e Guilherme foram juntos at a sala de mquinas da nave. Ciros mostrou aos trs amigos o funcionamento completo da nave. Desde os possantes reatores de fuso nuclear at o sistema mais simples. Quando terminou de explicar, Alexandre perguntou: - Digam, Ciros, que tipo de combustvel exatamente usa essa nave? - Bem, meu imperador, eu no usaria bem o termo combustvel, j que no usamos motores a combusto. A princpio temos dois tipos de propulso. O primeiro seria o composto pela dobra espacial e o sistema de anti-gravidade, o segundo seria por laser, alimentados pelo reator de fuso nuclear. - Daria para ser um pouco mais especfico? - perguntou Guilherme. - Vamos analisar o primeiro tipo de propulso. Temos aqui na sala de mquina, um enorme disco feito de metal supercondutor, que girando a altssima velocidade, dentro de um campo magntico controlado, gera um campo gravitacional artificial. ele que nos permite andar por essa nave, como se estivssemos na superfcie do seu planeta. Quando criamos um campo gravitacional forte nossa frente, somos puxados por esse campo, e o processo se repete infinitamente, at desligarmos o campo gravitacional artificial. No caso de viajem pelo espao, usamos um recurso parecido. Mas ao invs de nos puxarmos para frente, contramos o espao a nossa frente. Fazemos isso alterando o espao, criando um campo gravitacional artificial extremamente intenso, como um pequeno buraco negro, que eliminaria os espaos vazios entre a nave e o seu destino. o que chamamos de dobra espacial. Vou dar um exemplo mais simples. Olhem para a palma de sua mo aberta.

21 Imagine que nossa nave est na altura do pulso, e que pretendemos chegar na ponta de algum dos dedos. Bem, o espao a percorrer parece grande, e levaria muito tempo pelos meios comuns. Mas o espao repleto de vazios. Quando usamos o campo gravitacional intenso, removemos esse vazio, como se amassssemos um a folha de papel. Vamos ilustrar isso fechando nossa mo. Agora o espao a percorrer do pulso at a ponta dos dedos bem menor. Depois de chegarmos ao nosso destino, desligamos o campo gravitacional artificial, e o espao volta a ser preenchido com os seus vazios. No nosso caso, basta abrir a mo, e a distncia original do pulso at a ponta dos dedos volta a parecer grande. A vantagem da dobra espacial, que a nave no sofrer acelerao mais do que julgarmos suportvel ao nosso corpo, mas se medirmos a distncia e dividirmos pelo tempo que levamos para percorr-la, teremos o valor da velocidade, que ser um valor bem alto. Existe um problema aqui. Para percorrer o espao durante a dobra espacial, no podemos usar outro campo gravitacional artificial para nos puxar para frente, pois isso iria interferir no campo gravitacional que criamos anteriormente para gerar a dobra espacial. Por isso usamos o propulsores a laser. Que transformam a energia eltrica, gerada pelo reator de fuso nuclear, em laser de luz. - No caso da dobra espacial, ento no h como ficarmos sem "combustvel", certo? - perguntou Raquel. - No bem assim. Com o tempo, o disco de metal vai perdendo sua propriedade supercondutora, e por isso deve ser substitudo por outro. Alexandre voltou a falar: - Ento por isso que o Planeta dos Metais to importante para o Dominante Supremo. desse plane ta que tiram o metal supercondutor. Ciros continuou: - Exatamente. Trata-se de um metal raro, mas existente em abundncia nesse planeta. O problema que o processo de extrao do mineral bruto pesado e penoso. Por isso, somente escravos fazem esse servio. Todo mineral transportado desse planeta para outros tantos, que o transformaro no metal supercondutor usados pelas naves do Dominante Supremo. - Mas existe a possibilidade de industrializarmos esse mineral dentro do prprio Planeta dos Metais? - perguntou Alexandre. - Sim, mas isso nunca foi feito. No poltica do Dominante Supremo deixar que isso seja feito, uma vez que o metal, j pronto, tem grande valor, e poderia ser usado pelos escravos para barganha. - E quanto aos reatores de fuso nuclear? O que podemos usar como "combustvel"? - perguntou Alexandre. - Bem, normalmente, durante o processo de industrializao, as impurezas do minrio, normalmente outros metais inferiores, so retiradas. Essas impurezas podem ser usadas para alimentar o reator. Alexandre pensou um pouco, de depois disse aos trs: - J temos como conseguir "combustvel" suficiente para a nave. Agora resta pensarmos em como vamos invadir Planeta dos Metais, e o que faremos com os escravos que j esto l.

22 - As tropas do Dominante Supremo no planeta no devem oferecer muita resistncia. Se usarmos do elemento surpresa, podemos usar as armas que capturamos dos soldados dessa espaconave, e formar uma pequena infantaria. - sugeriu Guilherme. - Elemento surpresa? - indagou Ciros, e continuou - O que te faz pensar que o Dominante Supremo no os alertou da nossa chegada? Foi Alexandre quem explicou. - O mais provvel que o Dominante Supremo tenha enviado suas tropas para os outros planetas que o piloto sugeriu. O que menos esperam que iremos atacar o Planeta dos Metais. Mas por precauo, assim que descermos no planeta, devemos primeiramente destruir seu sistema de comunicao com o Dominante Supremo. - Quanto aos escravos que esto no planeta, podemos usar essa nave para levar alguns, e o resto, podem usar as naves cargueiras, que levam o mineral para outros planetas. - falou Raquel. Ciros ainda no acreditava no que ouvia. A poucos minutos estava sem saber qual o futuro de todos a bordo da espaonave. Agora, j podia ve r as possibilidades surgindo. Com alguns discos de metal supercondutor de reserva, poderiam se esconder em qualquer planeta habitvel do universo. Mas alguma coisa dentro de si, dizia que Alexandre Magno no estava nem um pouco a fim de se esconder. Foi por isso que resolveu advertir Alexandre. - Mas existe um porm, meu imperador. Receio que deseje enfrentar as tropas do Dominante Supremo. Acontece que nem essa espaonave, nem as naves cargueiras, possuem qualquer tipo de arma de combate no espao. Alm do mais, apesar de muito grandes, so lentas. Pretende atacar com essas naves? - Pretendo us-las para chegar exatamente onde se encontra o Dominante Supremo, e lutar com ele justamente de onde ele controla todo seu exrcito. Vamos usar a infantaria para enfretlo, frente a frete. - Mas isso fica em Percus, quinto planeta do sistema solar de Aldebaran! Mesmo viajando com dobra espacial, vai demorar um bom tempo at chegarmos l! - assustou-se Ciros. - Ento precisaremos de naves combate para escoltar as naves que levaro a infantaria. Tambm precisaremos de mais armas portteis. Alguma sugesto?- perguntou Alexandre calmamente a Ciros. - Bem, a estao espacial de C.O.Z.N. fica no meio do caminho. Se tivssemos dinheiro poderamos comprar armas ali. - respondeu Ciros. - Dinheiro no ser problema. - retrucou Alexandre - Conte-nos mais sobre essa estao espacial. - C.O.Z.N. significa: Centro Orbital da Zona Neutra. Uma estao espacial, localizada na Zona Neutra criada pelo Dominante Supremo, com o objetivo de comercializar todo tipo de bens materiais, inclusive armas fabricadas por povos de diversos planetas. - E quanto as naves de combate? - perguntou Guilherme. - Existe algum povo que no seja submisso ao

23 Dominante Supremo que possa nos ajudar? - quis saber Raquel. Ciros respirou fundo, e continuou falando. - O nicos que o Dominante Supremo no ousou desafiar, foram os gladianos. Um povo fantico por sua religio. Eles possuem muitas naves, e so muito numerosos, porm sua crena os impede de lut ar. - timo! - disse Alexandre - Melhor, impossvel! Os quatro deixaram a sala das mquinas, e Ciros aproximou de Raquel, e perguntou em voz baixa, para que os outros dois no escutassem. - Responda-me uma coisa, Raquel. Por que tanta confiana de Alexandre? No compreendi a sua ltima frase. "Melhor, impossvel". O que ele quis dizer com isso? - Deve entender que religio nunca foi problema para ele. Muito pelo contrrio, chegou at ser proclamado um "deus", tanto pelo seu povo, quanto pelos povos que conquistou. No se preocupe. Essa parte ele conhece bem. - Mas a crena dos Gladianos bem diferente da nossa! - Nenhuma crena realmente diferente. O que muda forma de pedir, de rezar, e o nome daquele que para quem voc reza. O resto tudo igual! Salvao, perdo, liberdade de esprito, chame do que quiser. - E Alexandre j lidou com outras religies? Como ele se saiu? - Considerando que ele era macednio, podemos que dizer que conquistou a Grcia e o Egito pela religio. E olha que os dois povos tinham religies diferentes. - Acha que ele vai conseguir derrotar o Dominante Supremo? - No sei! Mas a nica esperana que temos. Creio que a nica pessoa que tem total confiana que isso vai acontecer, o prprio Alexandre. V o brilho em seu olhos? Ele est to determinado! Nunca conheci ningum assim! - Nem eu! - completou Ciros - Nem eu!

Captulo VII - A deciso de Andrea.

Andrea estava atnita diante do que vira, no monitor principal no salo de conferncias. Afinal, quem era aquele que ousara desafiar seu pai, e se auto intitulava imperador do universo? Seus traos fsicos assemelhavam muito a de um percuniano, apesar de ser mais baixo e franzino. Mas foi o brilho nos olhos daquele estranho que chamou a sua ateno. Nunca conhecera ningum to determinado em toda sua vida. Ela esperou at a conexo com a espaonave de escravos ser interrompida, para perguntar ao pai. - Quem esse sujeito, meu pai? O Dominante Supremo no demonstrou a menor expresso de preocupao para como o aconteci do. Calmamente respondeu a pergunta.

24 - No deve ser ningum importante. Ao que parece, trata-se de um ladrozinho de naves. Algo muito simples de se resolver. - e olhando fixamente para o monitor principal falou em tom mais alto - Ligue-me agora mesmo com o comandante Vgor. Uma voz metlica anunciou a nova conexo, e em instantes o comandante das tropas percunianas apareceu na tela principal. - O que posso fazer pelo senhor, Dominante Supremo? perguntou Vgor, que apesar de notar a presena de sua noiva, nem sequer lhe sorriu. - Recebi a pouco uma transmisso proveniente de uma espaonave de escravos que retornava do planeta chamado Terra. Eles se amotinaram e tomaram a nave pela fora. Quero que rena uma esquadra de naves de combate v atrs deles. - Lamento o ocorrido. Estou em C.O.Z.N., negociando uma remessa de armar para nosso exrcito. To logo consiga reunir dez ou mais naves de combate, seguirei a caminho da nave amotinada. At onde tenho informao, essas naves no possuem combustvel suficiente para irem muito longe. Posso de imediato prever trs planetas que podem servir de esconderijo para esse escravos fugitivos. - respondeu Vgor. - Excelente! Divida a esquadra em grupos menores e vasculhem esses planetas at encontr-los. Depois retorne a C.O.Z.N. para retomar as negociaes com os comerciantes de armas. Andrea que at o momento permanecera calada, resolveu trocar uma palavrinha com o noivo. - No diz nem ol para sua noiva, Vgor? - Creio que o momento me obriga a ser formal.- respondeu friamente, e voltou a conversar com o Dominante Supremo Diga-me, senhor, o que devo fazer com os escravos rebeldes? - Mate todos. - foi a resposta final do Dominante Supremo, encerrado a transmisso. - Pai, permita que eu v a estao de C.O.Z.N., encontrar com Vgor. Afinal, no o tenho visto muito ultimamente. - pediu Andrea a seu pai. - Se esse seu desejo, ento v! Mas lembre -se que a estao espacial fica na zona neutra, e por isso frequentada pelos piores tipos de criaturas, e que seu ttulo de princesa no lhe traz a mesma proteo que nesse planeta. - Sei que l o fato de ser sua filha no significa muita coisa, mas seu dinheiro pode comprar toda a confiana daquele local. - Se est ciente dos riscos, e mesmo assim quer ir, que assim seja. Andrea sabia que por detrs daquela frase fria, escondia uma certa preocupao com sua segurana. Ela despediu do pai e deixou a salo de conferncias. Seguiu pelo corredor, at chegar a uma sala que servia de consultrio mdico. Naquele local encontrou o mdico percuniano que cuidou de sua sade desde que ela nascera. - Como vai minha princesinha favorita? - perguntou o doutor ao reconhec-la. - Um pouco vislumbrada com os acontecimentos desse dia, digamos, um tanto tumultuado. - respondeu Andrea. - Seria por causa do seu noivado com Vgor? - Em parte sim! Diga-me doutor, j ouviu falar dos seres que habitavam um planeta chamado Terra?

25 - Minha princesinha se refere aos inteligentes, chamados de seres humanos, ou s demais criaturas daquele planeta? - Aos humanos. Conte-me o que sabe deles. - Aparentemente so bem parecidos com ns percunianos, a no ser por um ou outro detalhe fsico, quase imperceptvel. - Acha que eu poderia me tornar atraente para um humano, mais precisamente um espcime masculino? - Bom, com uma simples cirurgia plstica, voc poderia facilmente passar por uma humana terrquea. Mas se esse espcime vai ach-la atraente, isso eu no posso precisar. - No sou atraente para um percuniano? - muito bonita, minha princesinha. Mas no sabemos exatamente como os seres humanos pensam. Se eles pensassem como ns, certamente no resistiriam aos seu encantos. - E o que sabemos sobre como eles pensam? - insistiu Andrea. - Pelo que pude notar, eles so um povo fantico, mas no como os gladianos. Os terrqueos levam sua religio muito a srio, mas podem se tornar fanticos por outras coisas, como ideais, poltica, amor, e sabe-se l mais o qu! Essa diversidade de fanatismo os levaram a dividir-se em grupos, e consequentemente, a guerras entre os da mesma espcie. Mas de uma hora para outra, podem passar a defender uma outra ideologia, e ento deixar essas diferenas para segundo plano, e se unirem num objetivo comum. - Isso parece bem interessante. Ento, doutor, quando comeamos a operao? - Algo me diz que seu noivado com o comandante das tropas percunianas no vai nada bem! Ser que minha princesinha estaria interessada em algum terrqueo, em especial? - Digamos que estou muito interessada em um terrqueo, que ousou desafiar meu pai. - Desafiar o Dominante Supremo? O que te faz pensar que ele vai sobreviver depois de ter feito isso? - Por causa do brilho em seus olhos. Notei que ele tinha algo de especial. Era como se ele soubesse exatamente o que estava fazendo. Nossa! Como os homens ficam to excitantes quando esto concentrados naquilo que fazem! - E esse terrqueo tem um nome? - O nome dele Alexandre Magno. Ento doutor, vai me ajudar? - Creio que uma pequena cirurgia plstica no far mal nenhum a minha princesinha. No sabe como bom, v-la finalmente lutando por sua prpria felicidade! - S serei feliz, se sair vitoriosa em meu projeto. Caso fracasse, terei que passar o resto da minha vida com algum, que ama muito mais meu pai do que eu!

26 Captulo VIII - O Planeta dos Metais.

- Nave de escravos, trazendo terrqueos para trabalhar nas minas do Planeta dos Metais, pedindo permisso para pousar. - Pouso confirmado! Podem usar a plataforma principal! O erro do Dominante Supremo foi justamente subestimar seu adversrio. Por acreditar que Alexandre e a nave amotinada optasse por fugir, no se precavera avisando sua base no Planeta dos Metais, que a espaonave de escravos estava em poder dos rebeldes. O piloto dessa nave conhecia a base muito bem, e tendo se aliado aos rebeldes, indicou perfeitamente a posio da sala de comunicao, de forma a evitarem que algum pudesse solicitar ajuda s tropas percunianas. O ataque foi rpido e preciso. Uma pequena infantaria aramada tomou de assalto a base naquele planeta, to logo a enorme nave pousou. Os soldados fiis ao Dominante Supremo resistiram como puderam, mas acabaram derrotados pela infantaria rebelde. Tendo tomado posse das armas que se encontravam dentro da base, Alexandre convocou seus generais, e desembarcou o restante de seu exrcito. Foi uma prvia do que Alexandre pretendia fazer em Percus. Em pouco tempo todo o planeta havia sido conquistado. Muitos soldados percunianos, fiis ao Dominante Supremo ficaram feridos, e Ciros, sem saber o que fazer com seus novos prisioneiros, foi ter com Alexandre. - Perdoe-me, meu imperador. Desejo saber qual sua inteno em relao aos prisioneiros. - disse Ciros. - Levem os que estiverem em condies de andar, para a espaonave de escravos, os feridos ficaro na enferma ria da base. Arrume remdios e cuide de seus ferimentos, da mesma forma que est cuidando dos nosso soldados feridos na batalha. - Mas, meu imperador, no temos remdio suficiente nem para nossos soldados, por que cuidar dos ferimentos de nossos inimigos? - Nosso inimigo o Dominante Supremo, no esses soldados. Faa o que lhe peo. E chame aqui Raquel e Guilherme, quero falar com eles. - Assim ser feito. Ciros se afastou de Alexandre, e pouco depois, Raquel e Guilherme se aproximaram. - Queria falar conosco, Alex? - perguntou Guilherme. - Sim, meus amigos. Quando dei a vocs o ttulo de general, os deixei responsveis pelas crianas terrqueas, que estavam a bordo da espaonave de escravos. Ficaremos nesse planeta o equivalente a trs dias terrestres, tempo que acredito ser suficiente para fabricarmos uma certa quantidade de discos supercondutores, que nos permita chegar ao sistema solar de Aldebaran. Por isso quero que levem as crianas para brincarem prximo a base. Elas passaram muito tempo presas dentro da nave, e precisam relaxar, antes de viajarmos novamente. Guilherme e Raquel se despediram de Alexandre, e cumpriram sua misso. O Planeta dos Metais no era muito grande, mas

27 possua uma atmosfera respirvel, tanto para os terrqueos, quanto aos macrides. Outras espcies, e ali haviam vrias, oriundas de tantos outros planetas, que respiravam outra atmosfera, usavam equipamentos especiais, que permitiam subsistirem e trabalharem como escravos nas minas. Encontrava -se naquele planeta, duas outras naves, menores, destinadas a transportar o minrio de metal supercondutor a outros planetas para serem industrializados. A base, fixada em ponto estratgico no Planta dos Metais, possua um sistema de comunicao, que permitiu a Alexandre enviar uma mensagem a todos no planeta. Falando em idioma universal, o jovem imperador falou: - Meu nome Alexandre Magno. Sou o lder de uma rebelio, que pretende tirar o Dominante Supremo do poder. Se nos ajudarem a fabricar discos supercondutores, com o minrio que tiram desse planeta, prometo devolver-lhes a liberdade. E se pretendem lutar por sua liberdade, podem se reagrupar e fazlos. Mas se desejam se unir a nosso exrcito, e nos ajudar a construir um novo imprio, baseado na idia que nenhum homem, mulher ou criana, independente da espcie, raa ou credo, se torne escravo de outro, ento se preparem para deixar esse planeta, e enfrentarem as tropas leais ao Dominante Supremo. A espaonave de escravos que nos trouxe ainda comporta mais tripulantes, o restante usar as duas outras naves que encontramos nesse planeta. Espero que tomem a deciso acertada para o bem de todos ns. Depois dessa transmisso, Ciros se aproximou de Alexandre, curioso pelo discurso que tinha feito. - Diga-me, meu imperador, para que eu compreenda seu pensar, por que devolveste a liberdade aos escravos, mas no usou esse argumento para conseguir sua lealdade a nossa campanha? - Devo dizer, Ciros, que dentre meus generais, o mais interessado sem dvida voc. Apesar de sua aparncia diferente, lembra bem o esprito dos melhores guerreiros de meu mundo natal. Saciarei sua curiosidade, se me der um pouco de sua ateno. Quando um homem luta por sua liberdade, e enfrenta alguma dificuldade, ir ento recuar e se esconder. Isso porque o seu objetivo principal a sua prpria vida. Assim, mesmo fugindo, estaria ganhando. Mas quando ele lutar por um ideal, sua vida torna-se insignificante. Recuar e fugir passam a ser motivo de vergonha e traio. Quando nos depararmos com as tropas do Dominante Supremo, no quero que meu exrcito recue e fuja. Quero homens que sejam capazes de dar a prpria para realizar o nosso objetivo. - Compreendo um pouco melhor agora, meu imperador. Agradeo por partilhar de conhecimento comigo. - Retribua ento esse favo r, indo ver como esto Raquel e Guilherme. Eles j devem ter desembarcados as crianas da nave. Mas antes, quero que organize os horrios de trabalho nas minas e na industrializao do metal. Faa de tal forma, que ningum, seja ele de qual espcie for, trabalhe mais que outro. Deve levar em considerao que os terrqueos, ainda no se acostumaram a contar o tempo como vocs. Seu relgio biolgico ainda est preso ao dia terrestre, assim sendo,

28 precisam descansar pelo menos oito horas terrestres a cada dezesseis horas. -Assim ser feito, meu imperador. Ciros tomou as providncias devidas, e depois foi procurar Raquel e Guilherme, acabando por encontr-los a poucos metros da base, num campo esverdeado. Raquel, ao v-lo se aproximando, falou a ele. - No imaginava que um planeta que serve para extrair minerais, pudesse ter uma parte to verdejante e bonita como essa! - A natureza perfeita, ns que a estragamos. - replicou Ciros, e continuou - Esse planeta j foi muito bonito. Agora est todo esburacado. J houve rios correndo por aqui, algumas espcie de animais, que acabaram sendo extintas, bem como a vegetao nativa. - Com tanta evoluo, as espcies ditas inteligentes continuam destruindo tudo em nome da tecnologia! - exclamou Raquel. - Raquel, posso lhe perguntar uma coisa? - Claro, Ciros, o que quer saber? - sobre Alexandre. Voc havia me dito que ele tinha sido proclamado um deus pelo seu povo. Ele realmente se acha um "deus"? - No bem assim. Deve entender que na poca em que ele viveu, os deuses, no eram bem como imaginamos hoje. Eram mais como "imortais". Eles viviam num lugar, chamado Olimpo, e costumavam visitar ns, os mortais, pessoalmente, de vez em quando. Na maioria, costumavam se apaixonar e at ter filhos com mortais. Hoje chamamos essa crena antiga de mitologia. Ela cheia de histrias, ou mitos, desses imortais. Geralmente falam dos erros que cometeram e do castigo que pagaram por isso. Uma aluso a idia que nem os deuses esto livres dos erros, e at eles sofrem com suas consequncias. O deus que Alexandre julga ser parente direto, Dionsio, um imortal que foi condenado a vagar pela terra, tentando provar ser merecedor de morar no Olimpo, com os outros imortais. Dionsio viajou o mundo todo, e s vezes se fazia passar por uma pessoa comum, mas acabou retornando a sua terra natal e convenceu os habitantes a ador-lo com um deus. - Ento, no fundo da alma de Alexandre, ele julga que deve percorrer o caminho de Dionsio? Viajar o mais distante possvel, procurando provar ser algo que nem ele sabe o que , e depois retornar ao lar e receber o reconhecimento dos seus. - Por isso, no deve pensar que Alexandre, v se esconder de forma alguma. Enquanto ele no conhecer cada planeta, cada lugar, por mais distante que seja, ele no vai descansar. No pense que depois de derrotar o Dominante Supremo ele v parar. Se Alexandre fizer isso, vai acabar doente, como realmente aconteceu antes. - E ns todos estamos alimentando essa sua loucura. Onde vamos chegar com isso? - No momento, chegar no importante. O importante a jornada. ela que nos d a certeza de que estamos realmente vivos. ela que d importncia a nossas vidas.

29 Captulo IX - Todos se preparam.

Andrea entrou no hangar principal de Percus, e encontrou o seu piloto particular esperando por ela. - Para onde vamos, minha princesa? - perguntou o piloto. - Vamos a C.O.Z.N., na zona neutra. - Permita me dizer que a princesa est mais bonita hoje. minha impresso, ou estou notando alguma mudana em sua aparncia? - Andei fazendo umas cirurgias plsticas. Pareo melhor que antes? - Em minha opinio, ficou muito melhor assim! - Sei que voc um bajulador de primeira, mas sabe que, como qualquer mulher, adoro isso. - Seu noivo j sabe dessa mudana? - Digamos que estou indo encontr-lo para poder contar-lhe pessoalmente. - Ser uma grande surpresa para ele. - Mais do que imagina! Andrea entrou em sua nave particular, pequena, porm uma das mais rpidas de toda frota percuniana. Antes de decolar, o piloto voltou a falar com a princesa. - Mesmo usando toda a velocidade da nave, ainda ser um longo caminho a percorrer. Sugiro que use a cpsula de hibernao, afim de preservar sua beleza durante o tempo de viajem. - Farei como recomenda, mas quero que me acorde a cada sete dias percunianos, para que possa ficar ciente de todos os acontecimentos. No quero surpresas quando chegarmos em C.O.Z.N. - Assim ser feito, minha princesa. Sem querer me intrometer nos assuntos da princesa, mas acredito que toda essa viajem no apenas para encontrar seu noivo. - Nunca consegui esconder um segredo de voc! Mas por enquanto, melhor que no saiba de nada. Quando chegar a hora, revelarei meus planos. .....

Vgor entrou na sala de comando de sua nave de combate. Haviam anunciado que o prprio Dominante Supremo estava querendo falar com ele. O aparelho de comunicao estava ligado, e podia ver nitidamente a imagem de seu superior na tela principal da nave. A expresso do Dominante Supremo tornava aquela viso assustadora. - Desejava falar comigo, meu senhor? - disse Vgor atravs do comunicador. - Quais so as novidades sobre a espaonave de escravos

30 amotinada? - Tenho tropas na superfcie dos trs planetas considerados mais provveis para os rebeldes se esconderem. A radiao vinda dessa parte do universo impede que se faa uma varredura mais precisa, com os equipamentos de localizao. At agora nenhum de nossos esforos foi recompensado. Acredito que dentro em breve devemos conseguir encontr -los. - Uma nave daquela tamanho no desaparece assim! Aquele desgraado conseguiu nos enganar! Desde que comeou as buscas, chegou a entrar em contato com o Planeta dos Metais? - No julguei necessrio, meu senhor. Estaria pensando que eles poderiam ter ido justamente para aquele planeta? - Na impacincia de captur -los, no comunicamos a nossa base no Planeta dos Metais que a nave foi tomado pelos rebeldes. Nada os impediriam de pousar naquele planeta e surpreender nossos soldados. Quero que rena sua tropa e siga direto para l, imediatamente! - Darei agora mesmo a ordem para os soldados na superfcie, para retornarem as suas naves, e ento partiremos a caminho do Planeta dos Metais. - Aqueles rebeldes esto brincando conosco. Se ele te enganar mais uma vez, ser com sua cabea que vai ter que se preocupar! - Garanto que isso no voltar a acontecer! A comunicao foi cancelada. Em p no meio da sala de comando de sua nave, sob o olhar de todos os seus subordinados, Vgor sentiu seu sangue gelar! Era a primeira vez que ele tinha sido ameaado pelo prprio Dominante Supremo. Nem quando pediu a princesa Andrea em casamento ficou to apavorado! ..... Ciros se aproximou de Alexandre para lhe contar as novidades. - Desculpe incomod-lo, meu imperador, mas devo avis-lo que os discos supercondutores que nos serviro de combustvel, j esto prontos e esto sendo levados a bordo da espaonave de escravos. As outras duas naves que encontramos no planeta, tambm foram abastecidas, e tomamos a precauo de levarmos combustvel extra, para caso de uma eventualidade que possa ocorrer durante o percurso. - Avise a todos que vamos partir logo pela manh. No esquea de agradec-los pelo trabalho que realizaram aqui. Quero toda motivao possvel. - Alguns preferiram ficar nesse planeta e lutar por sua liberdade. O que vamos fazer com eles? - Vamos deix -los com suas esperanas vs. Em pouco tempo as tropas percunianas estaro chegando a esse planeta, e duvido que deixaro algum vivo. - Eles acreditam que possam se esconder nas minas. Confesso que tambm no vejo chances de vitria para eles. Gostaria que houvesse uma maneira de convenc -los a se juntarem a ns. - Quando o esprito no quer, no adianta convencer o corpo! Eles s nos atrapalhariam. Ser melhor assim. - E qual ser nosso prximo destino, se me permite perguntar?

31 - Iremos a Gldius. Temos a maior infantaria que j se viu, porm de nada adiantar se no conseguirmos pousar em Percus. O Dominante Supremo no deixar que aproximemos, por isso que precisamos dos gladianos e suas naves de combate, para abrirem passagem entre as tropas percunianas. - E meu imperador j sabe como persuad-los a nos ajudar? - No se preocupe. Eles mesmos j fizeram isso para ns, s que ainda no sabem!

Captulo X - O planeta Gldius

No grande salo do palcio, construdo no alto de uma montanha no planeta Gldius, de onde guilon e sua esposa lideravam os fanticos gladianos, Ciros, Alexandre, Raquel e Guilherme foram recebidos como convidados. Raquel no pode deixar de notar a suntuosidade do local, com o teto em forma de abbada a uma grande altura, que dava ao local uma acstica nica. Talvez por isso todos os presentes faziam um silncio inquebrvel, e eram muitos. Muitos gladianos devidamente uniformizados e armados, enfileirados ou encostados nas grandes paredes, formavam a guarda pessoal do palcio, considerado um local sagrado por eles. Depois de algum tempo em p no meio do salo, foram recebidos pelo lder dos gladianos e sua esposa. - Ciros, meu amigo, como bom rev-lo! No falou muito em sua mensagem, a no ser o fato de querer falar comigo com urgncia. - disse o lder religioso daquele planeta. - Tambm bom rev -lo, guilon, meu amigo! Achei por bem contar-lhe as novas pessoalmente. Quero que conhea meus novos amigos terrqueos, Raquel, Guilherme e Alexandre. - Sejam bem vindos. Os amigos de Ciros so meus amigos tambm. Mas e quanto a Kronys, ainda liderando a resistncia contra o Dominante Suprema? Por que ele no veio? - Infelizmente ele veio a falecer. Problemas de sade. respondeu Ciros. - Lamento ouvir essa notcia. Isso deve significar que voc o novo lder da resistncia macride. Estou certo? - Na verdade, esse posto foi ocupado por Alexandre. Essa visita foi idia dele. Mas acho melhor deix -lo explicar com suas prprias palavras. Alexandre se colocou bem a frente de guilon, e continuou. - J conhece nossos objetivos, agora com a aliana dos terrqueos, somos em nmero suficiente para enfrentar o Dominante Supremo e seu exrcito. Mas resolvemos parar alguns dias para rezar, afim de conseguirmos a beno de nosso Deus nessa jornada. Sendo o seu planeta conhecido como local sagrado, e sendo um ponto neutro, entre nossa partida inicial e Percus, resolvemos para e pedir sua permisso que nossos homens e mulheres possam rezar em solo sagrado. - Mas nossa religio diferente da sua. No rezamos para o mesmo Deus! - disse guilon.

32 - Ciros me contou que sua religio acredita num Deus que criou o Universo, e tudo que h nele. Ns acreditamos no mesmo Deus, porm nossa lngua prpria criou outros nomes, mas no deixe isso confund-lo. At mesmo entre os terrqueos esse Deus recebeu diversos nomes, mas no fundo de nossos coraes, sabemos que s h um Deus, e para Ele que desejamos elevar nossas oraes. Nossas naves pousaram em seu planeta, mas por ordem minha, ningum est autorizado sair delas sem sua aprovao. Se nossa presena no for aceita, partiremos imediatamente, sem levar conosco qualquer rancor. guilon virou-se para sua esposa, que estava ao seu lado, e cochichou em seu ouvido. - Sempre me aconselhou sabiamente, minha esposa, durante todos esses anos. O que devo fazer? - Sei que a presena dos rebeldes em nosso planeta, nos coloca em posio delicada perante o Dominante Supremo, mas por outro lado, nossa religio nos ensina a tratar todos os seres vivos com bondade. Se deixarmos eles rezarem, acredito que partiro em paz, o que seria melhor que criar conflitos com um grupo que j vem preparado para lutar. - respondeu a esposa. guilon voltou-se para Alexandre, e falou: - Ter minha beno para rezar, mas devo confessar minha surpresa, j que o prprio Dominante Supremo nunca ps os ps nesse planeta. Vejo agora seu rival, frente a frente comigo, aceitando meu Deus como se fosse o seu. - E que interesses poderia o Dominante Supremo ter em seu planeta, j que ele no aceita sua religio? - perguntou ironicamente, j que sabia qual seria a resposta. - Em nossas escrituras, consta a profecia que aquele que se tornaria o senhor absoluto de todo universo conhecido, faria com que o cristal sagrado, onde ao redor do mesmo foi erguido esse palcio, cantasse diante de todos. O Dominante Supremo acredita ser esse homem, mas ainda ousa mandar seu lder religioso para tentar nos converter a sua religio e abandonar nossas crenas. - Gostaria muito de ver tal cristal sagrado, do qual o Dominante Supremo tem tanto medo. - disse Alexandre. - claro! Por aqui, por favor. guilon levou Alexandre e os outros at um canto do grande salo, onde se encontrava uma enorme pedra multicolorida, que tinha cerca de 5 metros de altura, colocada num pedestal luxuoso. Ao se aproximar do cristal, Alexandre deu um leve puxo no brao de Ciros e falou em voz baixa, para que somente ele ouvisse. - Trouxe consigo alguma arma? - Trago uma sob minhas vestes, por que? - perguntou Ciros no mesmo tom de voz. - Quero que me empreste por um minuto, e diga como fao para us-la. Ciros entregou a arma a Alexandre e complementou: - S tem que puxar o gatilho. - respondeu assustado. - Confie em mim, Ciros. - falou Alexandre. Diante do assombro de todos, Alexandre apontou a arma para o cristal e disparou sem hesitar. Automaticamente, a guarda do palcio se armou e apontou para Alexandre, mas ficaram

33 esperando por uma ordem, que no veio. Ao invs disso, o que se ouviu foi um tremendo estrondo. O cristal explodiu, se partindo em milhares de pedaos, que foram atirado para cima. Depois de um segundo de silncio, os pequenos pedaos comearam a atingir o cho, causando um som tpico desse material. Um pedao aps outro foram caindo, numa forma de chuva, criando uma melodia singular, ampliada pelo efeito acstico do salo, tornando-se num barulho ensurdecedor. Atnito, guilon olhava fixamente para Alexandre, como se esperasse uma explicao, antes que ordenasse sua execuo. Alexandre simplesmente falou, com a maior calma: - Disseram para fazer o cristal cantar, os meios no estavam em questo! Percebendo a gravidade da situao, a esposa de guilon o segurou e falou a seu ouvido: - Escute meu marido, sabe tanto quanto eu que a profecia foi escrita a fim de evitar que os gladianos entrassem em guerra, pelo domnio do universo. Aquele que a escreveu acreditava que ela jamais se concretizaria, e nosso povo viveria em paz nesse planeta, enquanto ningum aparecesse para cumprir a profecia. Agora tem um dilema em suas mos. Se mandar matar o lder dos rebeldes, vai estar declarando guerra com os terrqueos e os macrides, alm de abalar a f de nosso povo, que jamais ver a profecia se concretizar. Se deix-lo viver, vai ter convencer nosso povo a se unir a ele na batalha contra o Dominante Supremo. - E na opinio da minha esposa, o que devo fazer? - perguntou guilon. - Na minha opinio, o cristal cantou. O lder religioso dos gladianos respirou fundo, e depois gritou para a guarda do palcio: - Abaixem as armas! Ciros e seu amigos so nossos convidados e no merecem nossa ostilidade. Agora abram caminho, tenho uma declarao a fazer ao povo gladiano. guilon se dirigiu at a sacada do palcio, e olhou para fora. O barulho produzido pela exploso e pela chuva de pedaos do cristal sagrado dentro do salo foi tamanho, que pode ser ouvido a uma enorme distncia. Muitos curiosos se aglomeravam do lado de fora do palcio, afim de saber o que havia acontecido. Diante de todos os presentes, guilon comeou seu discurso. - Povo de Gldius, quero anunciar que esse dia ser marcado na vida de todos. Como sabem, pousou nesse planeta trs naves trazendo rebeldes que lutam contra o Dominante Supremo. O lder deles, Alexandre, nos honrou com sua presena no palcio, e ficou diante do cristal sagrado. Todos ns ouvimos, e sabemos o que isso significa. O cristal cantou diante da presena de Alexandre! Segundo a profecia, ser ele o senhor absoluto de todo o universo conhecido! Ser dado a todo gladiano a oportunidade de poder escolher se quer continuar nesse planeta, ou seguir viajem com os rebeldes na sua batalha pela conquista do universo! Que sejamos perdoados por participarmos dessa guerra, mas se assim tiver que ser, ser!

34

Captulo XI - C.O.Z.N. - Centro Orbital da Zona Neutra

Raquel olhou pela janela da nave de combate gladiana, e ficou maravilhada com o que viu. Estava se aproximando de C.O.Z.N., que apesar de sua singularidade, no pode deixar de compar -lo com uma enorme rosquinha, girando sobre seu eixo. As luzes que vinham daquela estao espacial, mais pareciam com acar salpicado sobre o doce, e as pequeninas naves, que iam e vinham o tempo todo, comparadas com a magnitude de C.O.Z.N., pareciam aos olhos da moa, como moscas procurando por alimento. Raquel riu daquela comparao, mas tinha conscincia de que aquele lugar, no era to "doce" como parecia. Ali dentro, todo o tipo de comrcio era feito, seja ele de armas, comida ou at escravos, e por isso, era frequentado pela escria do universo. Alexandre a convenceu a acompanh-no, pois sentia-se mais seguro tendo a presena de seus amigos. Assim sendo, seguiam com eles na mesma nave, Guilherme, Ciros e alguns gladianos que tinha sido voluntrios. Como Alexandre no pretendia alertar o Dominante Supremo de sua presena no local, resolveu chegar a estao espacial numa pequena nave de combate gladiana, deixando toda as outras naves a uma distncia suficientemente prxima, para caso de uma eventual emergncia, mas ao mesmo tempo, afastada o bastante para no serem notadas. A estao espacial fazia uma orbita regular em torno de uma pequena estrela, e como no haviam planetas, podia se dizer que estava perdida no meio do nada, nesse vasto universo, e se no fossem os potentes computadores das naves, jamais algum conseguiria encontr la. A pequena nave gladiana encostou numa das pranchas de acoplagem, e os tripulantes passaram para dentro do C.O.Z.N., e tendo logo se identificados como sendo da resistncia rebeldes, foram recebidos pelo diretor geral da estao, que via uma tima oportunidade de vender armas para os dois lados, caso a guerra comeasse. Guilherme notou que Raquel olhava fixamente para um garoto, que se mantinha um pouco afastado do grupo dos representantes da estao, ento se aproximou dela e perguntou: - Alguma coisa te incomoda, Raquel? - No imaginava que haveriam crianas aqui. Quantos anos acha que tem aquele garoto? - Eu diria uns dez ou doze anos terrestres. Quer ir l falar com ele? Raquel no respondeu, mas seu olhar fez Guilherme entender o que ela pensava. Ele se aproximou de Alexandre e falou ao seu ouvido: - Alex, Raquel e eu vamos dar umas voltas por a. A gente se encontra em alguns minutos em frente a nave gladiana. Alexandre por sua vez, no respondeu. Continuou a conversar com o diretor geral da estao. Enquanto isso, Guilherme e

35 Raquel se aproximaram do garoto. - Quem voc e o que faz aqui, garoto? - perguntou Raquel. - Eu sou o filho do diretor geral, e estou aqui para aprender os passos do meu pai. Quando crescer, vou assumir o seu lugar. respondeu o menino. - Ento deve fazer uma pequena idia do que est acontecendo aqui, estou certo? - entrou na conversa Guilherme. - Sim senhor. Vocs representam a resistncia rebelde contra o Dominante Supremo, e esto se preparando para uma guerra. Acredito que isso nos dar a chance de comercializar armar para os dois lados. Como v, s temos a ganhar. Raquel o corrigiu. - Est enganado garoto. Quando o Dominante Supremo descobrir que estivemos aqui para comprar armas, vai fechar esse lugar. - Mas aqui a zona neutra. Ele no pode intervir. - defendeuse o garoto. - Deixe me lembr-lo que a zona neutra s existe, porque o Dominante Supremo a criou. - falou Guilherme. - E tem mais. - completou Raquel - Como acha que vamos pagar pelas armas que querem nos vender? - Aqui s aceitamos dinheiro percuniano. - Que tambm foi criado pelo Dominante Supremo, e portanto, no tem o menor valor para ns. - enfatizou Guilherme. - No acha justo comprar as armas com o dinheiro do inimigo? - perguntou o garoto. - Voc mesmo um burgus nojento, garoto. - falou Raquel, e continuou - Com certeza no est tendo uma viso clara do que est realmente acontecendo. Alexandre Magno jamais vai pagar por suas armas. Tambm no vai aceitar que fique neutro nessa guerra. Se no se aliar a ns, ser considerado inimigo. - Como ele pode pensar assim? - perguntou o garoto. - C.O.Z.N. fica num ponto estratgico, alm se servir de suprimentos de arsenal de guerra. Ou so aliados, ou se tornam um alvo em potencial - completou Raquel. - Tenho plena confiana que meu pai vai conseguir convencer Alexandre a mudar de idia. Com a estao funcionando, todos temos a ganhar. - Infelizmente, nosso imperador no pensa assim. Por isso queremos que venha conosco. - disse Guilherme. - No podemos salvar a todos, mas podemos salvar voc. Tenho certeza que Alexandre vai entender. - falou Raquel. - Respeito muito sua atitude, senhores, mas confio plenamente na capacidade de negociao de meu pai. Alm do mais, existem muitos homens e mulheres trabalhando aqui, e temos tambm muitas armas. Seria loucura nos atacar. - Ser que no percebe que est sentado num barril de plvora? - irritou-se Guilherme. - Desculpe, mas no compreendi sua ltima colocao. - falou o garoto. Raquel fez um gesto com a cabea para Guilherme, que logo entendeu. No havia mais o que fazer. Sabiam agora que nem o diretor geral de C.O.Z.N. cederia, nem Alexandre. Mas o pai do garoto era apenas um comerciante, enquanto Alexandre, era um estrategista de guerra. Com lgrimas nos olhos Raquel se

36 afastou em direo da nave gladiana, encontrando com os demais companheiros. Guilherme seguiu seus passos, mas foi em vo tentar no olhar para trs. Ele ainda pode ver o diretor geral da estao se aproximar do seu filho e dizer-lhe: - Hoje aprender que nem tudo negocivel. Esses senhores no esto interessados em discutir, por isso decidi no envolver mais a estao espacial nessa guerra louca. - Creio que tarde demais, meu pai. - falou o garoto. - Por que pensa assim? O que acha que pode nos acontecer? - Eu vi nos olhos daqueles senhores que vieram conversar comigo. Nunca vi ningum to convicto do est preste a fazer. No tive o prazer de conversar com Alexandre, mas pelo que disseram dele, no tenho a menor dvida do que vir pela frente. - E o que seria, meu filho? - Ns vamos morrer! To logo todos os tripulantes entraram na nave gladiana, Alexandre ordenou para que Ciros entra sse em contato com as outras naves de combate, e cercassem a estao orbital, mas que aguardassem antes de comear a disparar sobre ela. Percebendo a aproximao de inmeras naves de combate gladianas, muitos comearam a fugir da estao como podiam. Em pouco tempo, mais nenhuma nave, fosse grande ou pequena, se arriscava a se aproximar da estao. O diretor geral de C.O.Z.N. ordenou a todos os seus funcionrios, que se preparassem para defender a estao, custasse o que custar. Diante dessa cena, Ciros se aproximou de Raquel e perguntoulhe: - O que realmente Alexandre est pensando em fazer? - Ciros, voc nunca ouviu falar em bloqueio continental? Foi Alexandre quem o inventou! - respondeu a moa. - Explique melhor. - Bem, nesse caso, no estamos criando um bloqueio em torno de um continente, ou pas, mas bem parecido. Alexandre vai tentar privar a estao de comunicao de qualquer forma, com o resto do universo. No podero comprar, vender, receber visitas ou algo assim. Dessa forma, logo ficaro sem comida, gua, munio, etc. - Mas eles tem muita comida e munio l dentro, e ns no temos o tempo a nosso favor. Se eles conseguirem enviar uma mensagem de socorro ao Dominante Supremo, logo teremos visitas da frota percuniana. - Aguarde e ver. Mal Raquel disse isso, e Alexandre ordenou que todas as naves disparassem suas armas contra a parte da estao, onde ficava os equipamentos de comunicao. Em seguida, atingiram com fora total o gerador de fora, fazendo com que a estao parasse de girar sobre seu eixo. Isso teve um efeito avassalador. Todas as luzes de apagaram de uma s vez, e a estao perdeu a gravidade artificial. Com gravidade zero, todos os funcionrios de C.O.Z.N. ficaram flutuando, indefesos, sem poder esboar qualquer reao. O terceiro ato de Alexandre foi ordenar que atacassem o suprimento de ar. Em pouco tempo morreria sufocados, se Alexandre simplesmente parasse por a. Mas no estava bom para o imperador. Bastou uma quarta

37 ordem, para fazer Raquel chorar como nunca chorou em sua vida. Ficou imaginado o garoto, seu pai, e os vrios funcionrios da estao espacial morrendo, por causa da teimosia de dois homens. - Destruam tudo! Que no fique homem, mulher ou criana viva nessa maldita estao! - ordenou Alexandre aos berros, para todas as naves de combate gladianas.

Captulo XII - Andrea e Vgor.

- Estamos nos aproximando de C.O.Z.N., comandante Vgor. informou o piloto da nave. - Reduzir velocidade de dobra espacial para zero! - ordenou o comandante. - Temos um problema, comandante! - disse o piloto, e continuou No consigo registro da presena da estao espacial em meus equipamentos! - Isso ridculo! Uma estao espacial daquele tamanho no desaparece assim! Tem certeza que estamos no lugar correto? perguntou admirado Vgor. - Sim, meu comandante! Refiz todos os clculos e conferi as coordenadas. Deveramos estar bem prximo, mas ao invs da estao, o que aparece no meus equipamentos e um cinturo de asterides. - Quero uma viso externa na tela principal. Vamos ver o que tem l fora! - exclamou o comandante. Quando a imagem apareceu na tela principal, Vgor sentiu um frio na barriga. O que o piloto pensava ser um cinturo de asterides, era na verdade os destroos de C.O.Z.N., flutuando no espao sideral. Pedaos da estao, de diversos tamanhos, espalhados por toda parte, bem a sua frente. - O que aconteceu aqui? - perguntou Vgor em voz alta, mesmo sabendo que a resposta era clara, C.O.Z.N. havia sido completamente destruda. A concentrao do comandante foi quebrada com outra mensagem do piloto: - Pequena nave percuniana se aproximando rapidamente, senhor! - A julgar pela velocidade da nave, j sei exatamente que est nela. - disse Vgor - Deixem que se aproxime, e preparem para receber os tripulantes a bordo. Pouco tempo depois, Andrea se apresentava na sala de comando da nave de Vgor, e foi dirigindo a palavra ao seu noivo: - Posso saber por qu meu noivo no foi me receber na ala de desembarque de sua nave? - Por favor, Andrea, no tenho tempo para discusses agora! reclamou Vgor. - O que foi que aconteceu de to grave assim? - Parece que C.O.Z.N. foi atacada. - Atacada, por quem? - Ainda no sei, mas tenho meus palpites! - E qual foram os danos causados a estao? - Veja voc mesma! A imagem est na tela principal.

38 Andrea viu aquela cena brutesca de destruio, mas ao invs de se assustar, seus olhos brilharam, e um pequeno sorriso esboou aparecer no canto de sua boca. No pode conter o ar de sarcasmo ao perguntar ao seu noivo: - J comunicou isso ao meu pai? - exatamente o que eu estava prestes a fazer, quando voc chegou. Piloto, conecte-nos agora mesmo com o Dominante Supremo. Em segundos, a comunicao foi estabelecida, e a imagem do Dominante Supremo apareceu na tela principal da nave. - Perdoe-me por incomod-lo, meu senhor, tenho notcias urgentes de C.O.Z.N. - disse Vgor. A voz do Dominante Supremo soava grave e forte, atravs do equipamento de comunicao. - Vejo que Andrea chegou com segurana a sua nave. Que notcias to importantes tem de C.O.Z.N.? Andrea adorava quando seu pai colocava sua segurana pessoal, acima de qualquer problema que ele desconhecesse. Por mais que ele no demonstrasse preocupar, eram esses pequenos detalhes que Andrea jamais deixava escapar. - Lamento informar que a estao espacial foi completamente destruda! - exclamou Vgor, sentindo o sangue gelar ao dar essa notcia. - Maldito Alexandre Magno! - berrou o Dominante Supremo, que agora no fazia questo de esconder sua clera - Por qu ainda no pegou esse ladrozinho? - Perdemos muito tempo no Planeta dos Metais. Tivemos que restabelecer a ordem pela fora. Muitos escravos, que ficaram no planeta, se acharam no direito de lutar por sua liberdade. Eles se esconderam nas minas do planeta, o que nos atrasou muito. Mas enfim conseguimos recaptur-los, e obrig-los a trabalhar para o senhor, como sempre foi feito. Deixei tambm uma pequena tropa de soldados, para manter a ordem, j que no conseguimos localizar nenhum dos que estavam ali anteri ormente. - E o que pretende fazer agora? - perguntou o Dominante Supremo. - Pretendo enviar pequenos caas de reconhecimento, por todo o permetro. Pelo que pude ver dos destroos de C.O.Z.N., o ataque foi recente, e os rebeldes no podem estar muito longe. Com certeza vamos encontr-los! - Quero a cabea de Alexandre Magno como trofu! Mas como ele conseguiu destruir a estao espacial, se ele s tinha uma espaonave de transporte de escravos? - No apenas essa, mas segundo pude apurar, tomou posse de mais duas espaonaves cargueiras no Planeta dos Metais. Mesmo assim, nenhuma delas tem poder de destruio que pudesse ameaar a estao espacial. - O desgraado consegui a aliana dos gladianos! De uma coisa Andrea tinha certeza, ningum superava a velocidade de raciocnio de seu pai. - Poderia enviar uma tropa para Gldius agora mesmo, meu senhor! - falou Vgor. - Contra aquele povo? Seria suicdio para os dos lados! No! Quero continue com seu plano, e me informe to logo consiga encontrar os rebeldes! A comunicao entre a nave de Vgor e o Dominante Supremo foi cerrada. O comandante olhou fixamente para sua noiva, com um olhar de indignao.

39 - Parece que minha noiva se diverte com meus fracassos! exclamou Vgor. - No pense assim, meu caro noivo. S estou tendo a chance de te conhecer melhor, coisa que at agora nunca tive oportunidade de fazer, pois as circunstncias no permitiam. Agora entendo que tem realmente muito a fazer. Vou deix-lo em paz, pelo menos por enquanto. Andrea retirou-se da sala de comando, sem olhar para trs. Sentia um fogo arder em seu peito. Seus instintos femininos estavam certos! Alexandre era o homem que faria frente a seu pai. Finalmente algum digno do amor da nica filha do Dominante Supremo! E durante muito tempo esse pensamento ainda iria permanecer em sua mente.

Captulo XIII - O Planeta Desrtico.

Raquel entrou na sala de comando da espaonave de escravos, agora transformada em base de comando do exrcito da resistncia rebelde, que lutava contra o Dominante Supremo. Ela encontrou ali, Guilherme e Ciros conversando. Aproximou lentamente, e perguntou aos dois. - Algum pode me responder onde est Alexandre? No o vejo a um bom tempo. - Ele desceu a superfcie do planeta, ao redor do qual estamos orbitando. - responde prontamente Guilherme. - Caso esteja curiosa, e percebo que est, esse planeta recebeu o nome de Planeta Desrtico, por causa de sua geologia particular. explicou Ciros, e continuou - O planeta coberto em quase sua totalidade, por desertos, onde predominam uma vegetao quase escassa, e enormes dunas de areia. E o que estamos fazendo aqui? No deveramos estar a caminho de Percus? - perguntou Raquel. Foi Ciros que respondeu a moa. - Quando estvamos em C.O.Z.N., tomei conhecimento que os habitantes desse planeta tinham em seu poder, uma tecnologia muito avanada, e tinham tentado vend-la, sem sucesso, na estao orbital. Alexandre quer essa tecnologia a qualquer preo. - Poderia ser mais preciso? - insistiu Raquel - Vou tentar ser mais claro. - continuou Ciros - Primeiro voc deve entender que o universo no to espesso quanto parece. Na verdade poderamos at dizer que ele oco. - Como um queijo suo. - exemplificou Guilherme. - Continuando, existe um fenmeno fsico, que cria buracos na estrutura do universo, pelo qual voc poderia atravessar de um lado para o outro. Guilherme completou: Quando estvamos na Terra, estudei um pouco sobre esse fenmenos. Chamavam de fenda espacial, ou buracos de minhoca, pois exatamente assim que se parecem. Se no me engano, foi Einstein que afirmou com a teoria da Relatividade que corpos extremamente densos e macios distorcem o espao e o tempo nas suas proximidades. Uma dessas deformaes poderia ter a forma de um tnel. O problema que esses fenmenos fsicos so extremamente instveis, ou seja,

40 desaparecem to rpido quando surgem. - E o que o povo do Planeta Desrtico tem a ver com isso? perguntou Raquel. - Ao que parece, eles conseguiram criar esses "buracos de minhoca" artificialmente, como se criassem seu prprio buraco negro, e control-lo. - explicou Ciros - Alexandre imaginou que com essa tecnologia, poderamos criar uma fenda espacial, que nos levasse direto a Percus, evitando assim de passar por toda tropa percuniana, que est entre ns e o Dominante Supremo. - E por que ele est demorando tanto? - No to simples assim. Esse planeta assolado por tempestades magnticas, que interferem nos equipamentos de nossas naves. Por causa disso, Alexandre resolveu usar uma nave de combate gladiana para descer at a superfcie do planta, numa rea onde a tempestade magntica estaria menos intensa, e prosseguir a p at a nica cidade, construda naquele planeta. Mas no se preocupe, consegui convec-lo a levar alguns soldados, gladianos e macrides, que se ofereceram com voluntrios. - E Alexandre j entrou em contato depois que a nave gladiana pousou no planeta? - Ainda no. As tempestades magnticas interferem nos equipamentos de comunicao, e no temos como saber como eles esto. S nos resta acreditar que esto bem, e aguardar seu retorno. - Falou Guilherme. - Espero que esteja certo. - Concordou Raquel. ..... - Senhor imperador! Lamento informar que seus homens tem sede. Todo nossa reserva de gua se esgotou! - Se as informaes que Ciros nos passou estiverem corretas, logo chegaremos a cidade, e todos podero beber quanta gua quiserem. Disse Alexandre Magno, que marchava a frente de seu pequeno exrcito de voluntrios. O calor intenso, e os ventos fortes, que os deixavam cobertos de areia, dificultavam o percurso. Mal podia se enxergar adiante. Alexandre sabia dos obstculos naturais que teriam que enfrentar, e por isso mesmo, ordenou que a nave gladiana avanasse o mximo que conseguisse, em direo da cidade. Isso fez com que ela se quebrasse, ainda a muitos metros do local desejado. Alexandre sabia que no poderiam mais us-la para deixar o planeta, mas por outro lado, se no conseguisse chegar a nica cidade do Planeta Desrtico, todo o sacrifcio seria em vo, e estariam mortos em pouco tempo, tentando atravessar aquele deserto infindvel. Quando pararam para descansar um pouco, antes de prosseguirem viajem, um macride, que tinha ficado responsvel pela gua, se aproximou silenciosamente de Alexandre, e falou baixinho em seu ouvido. - Escute com ateno, meu imperador! Verifiquei novamente nossas reservas de gua, e acabei por descobrir um pouco, na verdade bem pouco, que guardei para o senhor. Apenas o suficiente para matar a sede de um nico macride ou gladiano, ento como o senhor nosso comandante, deve preservar suas foras. Tome pois, essa gua, para que pelo menos o senhor sobreviva a esse calor intenso! O macride entregou um pequeno cantil a Alexandre, que o segurou com uma das mos, levantou de onde estava sentado, e se aproximou

41 dos outros soldado. Estava sentados em crculo, e Alexandre, ficando em p bem no meio, virou o cantil de cabea para baixo, deixando a nica gua que tinham, cair do cantil, e tocar a areia debaixo do seus ps. Respirou fundo e disse para seu pequeno exrcito, em alto e bom tom: - No o seu imperador, melhor que os homens que o seguem! Enquanto no houver gua para saciar a sede de meu exrcito, tambm eu no beberei uma gota sequer! E antes que o mais fraco dentre vocs cair de fraqueza, cairei eu primeiro, e se no for assim, carregarei sozinho sobre meus ombros esse homem, e todos os outros que no aguentarem caminhar, at que meus braos e pernas no aguentem mais, pois no se constri um imprio, seno pelos braos e pernas daqueles que acreditam em seu imperador! Diante daquele gesto, que em muitos poderia causar revolta, por ter desperdiado a nica gua que possuam naquele momento, os soldados de Alexandre se encheram de foras, e a sensao por mais estranha que parecesse, que aquelas palavras os deixaram revigorados. E nem toda a gua do mundo teria surtido efeito mais aliviador para a sede, que a certeza que tinham em seus coraes, que seu imperador faria cumprir cada palavra dita. Naquele instante, todos levantaram e se puseram a marchar, sem se preocupar com o cansao, sede, calor, ou qualquer outra coisa.

Captulo XIV - Roxana, a mais bela das mulheres.

- Perdoe-me meu imperador, mas se meus olhos no esto me enganando, por causa do calor forte, estou v endo uma pessoa em p, parada bem a nossa frente. Alexandre olhou com ateno na direo que aquele soldado indicava, e realmente constatou se tratar de verdade. A tempestade continuava, agora mais intensa que antes, dificultando um pouco a viso e o avano, mas sabiam agora que estavam muito perto de seu destino. - Teus olhos no te enganam. - disse Alexandre, e continuou - Isso prova que estamos bem prximo da cidade. Sigamos adiante, que resta pouco para cumprimos nosso objetivo! Quanto mais se aproxi mavam daquela figura a sua frente, mais a imagem da cidade do Planeta Desrtico ia se formando atrs dela. No havia como no ficarem admirados com a viso. A cidade era enorme, cercada por um muro altssimo, e por cima deste, podiam se ver grandes construes. Aparentemente, a cidade toda estava protegida da tempestade por um campo de fora invisvel. Sem dizerem uma s palavra ao estranho que os observava, caminharam em direo ao porto principal, que diante da presena deles se abriu. S ento tiveram noo completa do esplendor daquela cidade. Logo na entrada, foram recebidos por um comit de boas vindas. A aparncia fsica daquele povo do Planeta Desrtico, era muito semelhante aos terrqueos. Diante de Alexandre e seus soldados, um deles comeou a falar no idioma universal. - Permita-me que me apresente, sou conhecido como o "Baro do Deserto", e governo essa cidade. Acompanhamos seus movimentos,

42 desde que sua nave entrou na atmosfera desse planeta. Antes que permita sua entrada na cidade, gostaria de saber qual suas intenes. Alexandre se ps a frente do seu grupo, e respondeu-lhe. - Sou Alexandre Magno, lder da resistncia rebelde, que luta contra o Dominante Supremo. Soubemos que tentou negociar em C.O.Z.N., uma nova tecnologia, que nos seria muito til em nossa jornada. - As propostas que ouvi na estao espacial no nos interessaram. O que lhe faz pensar que vamos vender essa nova tecnologia a vocs? - No viemos para compr -la, e sim para tentar convenc-los a unirem a nossa causa. - Seus homens vieram armados. assim que pretende tentar nos convencer? - Se sua tecnologia os permite ver atravs da tempestade magntica, como disse, sabe ento que minhas tropas esto orbitando esse planeta, e se fosse para tomar a fora, j o teramos feito. - E por que acha que no reagiramos? - perguntou curioso o Baro do Deserto. - C.O.Z.N. possua muito mais armamentos, e porm no resistiu mais que poucos minutos. Essa informao deixou o Baro do Deserto perplexo. At agora no sabia que a estao espacial tinha sido completamente destruda. Diante dessa situao, ele apenas falou: - So bem vindos, pelo menos por enquanto. Sero meus hspedes nessa cidade. Recebero alimentados, e aposentos no meu palcio, para descansarem. To logo tenham restabelecido suas foras, e a tempestade assim os permitir, entraro em contato com sua frota, e solicitaro que venham busc-los. Por enquanto tudo que posso lhes oferecer. - Sua oferta generosa, e aceitaremos sim, desde que permita, nesse tempo em estivermos aqui, de expor nossas idias, afim de convenc-lo a mudar de idia, quanto a se aliar a nossa causa. - Sou um homem sensato, e no negarei a ouvir o que tiver a me dizer. Apenas no garanto que tero resultados. Alexandre e seus soldados foram levados ao palcio do Baro do Deserto, e l receberam alimentos, roupas novas e aposentos. Alexandre porm, no conseguiu descansar. Preferiu andar pelo pelo palcio, para poder pensar melhor na prxima estratgia que usaria. Enquanto perambulava, notou a presena de uma jovem, muito atraente, que o observava de longe. Alexandre se aproximou dela, e pode constatar sua profunda beleza. - Notei que a senhorita me observava, ento resolvi me apresentar. Sou Alexandre Magno, lder da resistncia rebelde. A moa deu um sorriso, e respondeu com sua voz suave. - um prazer conhec -lo. Quando meu pai contou de sua presena em nossa cidade, fiquei curiosa. Gostaria de poder dizer meu nome, mas acredito que ele seja impronuncivel em seu idioma. Por aqui ainda falamos em nosso dialeto. Poucos falam o idioma universal. - O que me faz acreditar que uma pessoa especial, em seu planeta. - Sou a filha do Baro do Deserto, e herdeira de tudo que v. - No possuo posses que possam se comparar s suas, mas meus ideais so compartilhados por muitos. Os que me seguem somam em nmero muito superior aos habitantes dessa cidade, que pelo que vejo, tambm no so poucos. - Confesso que no conheo muito, alm dessa cidade. Por aqui, as

43 mulheres no tem muitos direitos. A maioria apenas serve de esposa a seus homens, e cuidam da casa. Temo que quando meu pai no puder mais governar, eu venha a ter problemas com os habitantes mais antigos dessa cidade, em me aceitar no poder. - No vejo razo para tal. Saiba que tenho uma mulher como general de minhas tropas. O nome dela Raquel, e alm de ser minha conselheira tambm uma grande amiga, a quem confiaria minha vida. Nesse exato momento, ela, meu amigo Guilherme, e Ciros, esto dividindo o comando de toda a resistncia rebelde, durante minha ausncia. - Um homem que reconhece o valor da mulher, no pode ser mal pessoa. Ambos ficaram olhando, um nos olhos do outro, sem nada dizer por algum tempo, at que a filha do Baro do Deserto quebrasse o silncio. - Um homem to especi al como voc, deve ter uma mulher especial. No tem? A expresso no rosto de Alexandre mudou, de alegria, para tristeza, no mesmo instante em que a ouviu dizer essas palavras. - Houve um tempo, em que eu realmente amei uma mulher. Seu nome era Roxana. A beleza dela s comparada a sua. - E o que aconteceu? - Ela foi assassinada, junto com meu filho. - Lamento ouvir isso. - Tudo bem, j faz muito tempo. bom poder desabafar com algum sobre esse assunto. - Deve ter sido horrvel para voc passar por isso. - Na verdade, eu nem sei explicar direito o que senti. S sei que ainda me culpo pelo aconteceu. Eu era imperador, de um planeta chamado por ns de Terra. Havia conseguido, o que ningum jamais tinha feito. Conquistei todos os povos, uni religies, integrei culturas e derrotei todos os meus inimigos. Porm a cobia pelo meu trono, colocou antigos aliados contra meus entes queridos. Quando adoeci, e minha morte parecia certa, transferi meu imprio para aqueles que julguei serem mais competentes para govern-lo. Com isso, neguei a meu filho, o seu direito legtimo ao trono. Sempre reclamei de meu pai, o Rei Felipe, ter trocado minha me por outra mulher, mas como pai, ele nunca me faltou. Quando ele faleceu, diante de mim, todos os que eram fiis a ele, me seguiram. Porm, eu, pensando estar protegendo Roxana e meu filho, a mantive longe de mim. Quando soube de minha morte, tentou dar ao filho, uma chance de conhecer o pai, mesmo que fosse em condies extremas, e tentar dar a ele, o trono do imprio, que era sua herana. Os mesmos homens que julguei terem competncia para governar, aqueles mesmos a quem eu confiei meu imprio, mataram Roxana e meu filho. - H uma parte nessa histria que eu no entendi direito. Voc diz que morreu? - A vida bem mais complexa do que podemos explicar. Por enquanto, tudo que precisa saber. S queria poder ter a chance de corrigir meu erro. - Mas no fique triste Alexandre. A vida um eterno ciclo, que recomea de onde termina. Talvez no possa corrigir o passado, mas o futuro lhe trar a oportunidade de fazer certo tudo o que antes errou. Tudo pelo que passamos um dia, se repete no outro que se segue. Cabe apenas a ns fazermos a diferena. - Por incrvel que parea, estou comeando acreditar no que me diz. sem dvida uma mulher to inteligente quanto bela. uma pena que

44 no possa cham-la pelo nome. - Faamos um acordo, ento. Sentiria-me honrada, se me chamasse pelo nome daquela que voc tanto gostou, j que insiste em nos comparar em beleza. Isso, se no lhe causar nenhum transtorno. - De forma alguma. Ser para mim, a partir de hoje, conhecida por Roxana, e no desejaria cham -la por outro nome.

Captulo XV - Alexandre e Roxana.

Alexandre no conseguia dormir. Ficou deitado em seu leito, observando o aposento que lhe fora oferecido. Estava sozinho. Seu soldados estava em dividindo outro aposento, bem menos luxuoso. Apesar disso, no sentia remorso por ter aceitado os privilgios que sua posio hierrquica oferecia. Sabia que se estivesse com seus soldados, eles no ficariam a vontade. Precisavam dessa separao, para poderem fazer suas brincadeiras, e at caoar um pouco dele. Ficou imaginando como eles deveriam estar criticando seu lder, outros defendendo. Mas o importante, que no se sentissem pressionados com sua presena. Precisam relaxar, e essas brincadeiras faziam parte do processo. Se ele estivesse por perto, eles ficariam o tempo todo contendo suas palavras, como se sentisse na obrigao de manter posio de sentido, na presena do seu lder. Mas essa situao no agradava Alexandre. Queria estar com seus soldados, brincar com eles, ser um deles. Enquanto divagava, seus olhos percorreram o aposento onde se encontrava. Era muito requintado, digno de um imperador. Mas apesar de grande, Alexandre se sentiu sufocado naquele lugar solitrio. Preferiria mil vezes uma barraca armada na relva, junto de seu exrcito, do que toda aquela suntuosidade solitria. No se contendo mais, abriu a porta, e caminhou em direo ao corredor que ligava aquele aposento ao resto do palcio. De sbito notou a presena de outra pessoa vagando por aquele lugar. Era a mulher que ele conhecera a pouco, a filha do Baro do Deserto, que ele chamava carinhosamente de Roxana. Aproximou-se dela lentamente, como se evitasse assust-la. - Parece que no sou o nico que no consegue dormir. - comentou Alexandre com a moa. - Apesar do calor do dia, as noites nesse planeta podem ser bem frias. - respondeu Roxana. - Sinto que essa noite ser para mim, a mais longa de todas. - Pode parecer estranho, mas entendo o que quer dizer. Andei perguntando sobre voc, e me disseram ser um homem de ao. Deve ser muito difcil estar preso a essa situao de espera. Mas duvido que meu pai mude de opinio sobre lhe conceder a tecnologia que precisa para viajar pela fenda espacial. - Sem querer ofend-la, mas creio que deveramos tentar relaxar um pouco. Quem sabe possamos falar de outros assuntos? - E sobre o que deseja falar? - perguntou Roxana. - Sobre se voc alguma vez j se sentiu um completo estranho, no meio de tanta gente. - Poderia ser mais preciso? - s vezes eu me olho no espelho, e percebo que estou envelhecendo. No so s os sinais no rosto. algo mais profundo!

45 algo dentro de mim que diz que o tempo est passando, e no posso recuper-lo. Afinal, no o tempo o nico adversrio que nunca podemos vencer? - E por que acha que no est usando seu tempo de forma adequada? - Sei que estou fazendo o que meu destino escolheu para mim. Mas quando olho um casal junto, de mos dadas, viajando no sonho de construir uma famlia, com filhos, e um lar onde possam repousar depois de um dia estressante, fico me perguntando, por que no posso viver isso tambm? - Mas esses sonhos s so possveis, porque esse casal sabe que voc vai garantir a segurana que eles precisam para construir sua famlia e sua morada. - Sinto o fardo da responsabilidade pesar em minhas costas. De vez em quando quero acreditar que sou algum especial, e que por isso devo ter uma vida diferente, mas a verdade que o que eu mais queria era ser normal como todo mundo. No sou diferente de ningum. Eu sangro quando me cortam, e choro quando a tristeza me bate. Mas nos momentos alegres, que mais sinto falta de uma companheira, que me abrace, e que faa ter sentido estar alegre naquele momento. - Vejo que passou muito tempo na solido. No sei se isso te conforta, mas sinto a mesma coisa. Quando eu me olho no espelho, vejo uma estranha. Como se no passasse de uma personagem de um livro. A mulher determinada, que daria sua vida pelo seu povo. Afinal, que sou eu? Sou s uma mulher que tambm tem sentimentos, e sonha toda noite com um prncipe encantado que nunca vem! Alexandre segurou nas mo da jovem Roxana, e olhando fixamente em seus olhos falou: - Quando meu olhar se encontra com o seu, sinto que no somos to diferentes. Vim de to longe, para encontrar algum que me faz sentir, que apesar de tudo, posso ser to normal quanto qualquer um. Perdoe-me se fico sem graa, quando estou to prximo de ti, mas que s vezes, as palavras falham, e falta lgica em meu pensar. Nesse momento, invejo o poeta, que se abdicou de toda e qualquer riqueza material, para aproveitar o mximo de seus sentimentos, sejam eles quais forem. - Qualquer um pode ser poeta, s deixar fluir o que represamos dentro de ns. Lentamente, Alexandre aproxima seu rosto do de Roxana, e percebendo que ela no pretendia se esquivar, a beijou levemente. Depois afastou um pouco, e pode notar que os olhos da moa continuavam fechados, como pedindo mais. Um abrao foi inevitvel, e em seguida os dois se entregaram aos beijos. - Vamos ficar aqui a noite toda, ou vai me convidar para entrar em seu aposento? - perguntou Roxana com ar de sarcasmo. Alexandre a tomou nos braos e levou-a at onde estava alojado. Colocou-a de costas no leito, e deitou sobre ela. Nas prximas horas, o mundo poderia cair sobre sua cabea, que ele nem se importaria. E o mundo haveria de cair! ..... Alexandre acordou com um barulho de batida em sua porta. Olhou para o lado, e notou que Roxana ainda dormia, com um sutil sorriso nos lbios, que lhe provava que a noite anterior havia sido gloriosa.

46 - Meu senhor! - vinha uma voz do lado de fora do aposento.- Meu senhor! Trago notcias de Ciros! Alexandre deu um salto do seu leito, e vestiu rapidamente alguma roupa, e correu at a porta. Era um dos seus soldados. - Que notcias me traz de Ciros, soldado? E como possvel tal coisa? - perguntou afobado o lder da resistncia rebelde. - A tempestade magntica acalmou um pouco, e nos foi possvel entrar em contato com a espaonave de escravos, onde est Ciros, pelo menos por alguns instantes. - E que mensagem ele enviou a ns? - Que esto sendo atacados pelas tropas percunianas! A derrota parece eminente! Precisam do senhor l em cima agora mesmo! Roxana acabou acordando com todo aquele barulho. No pode deixar de prestar ateno ao que o soldado havia dito. Notando que a jovem acordara, Alexandre pediu ao soldado algum tempo para terminar de se vestir, e fechou a porta. Dirigiu-se at Roxana, com os olhos quase lacrimejando, e antes que dizer uma nica palavra, a moa falou-lhe: - O destino de vez em quando nos prega peas. Quando achamos ter alcanado o paraso, que percebemos que nunca estivemos to distante dele. Sei que sou apenas uma, contra todo seu povo, e outros povos que o seguem. Seria egosmo de minha parte, se pedisse que ficasse, que no participasse dessa guerra. Mas no posso fazer isso. Porm, no saio perdendo de todo, pois tive em meus braos, o homem que um dia h de comandar todo o universo com pulso forte. V, Alexandre Magno! Te peo isso de todo o corao! Tua misso no aqui do meu lado, mas junto daqueles que precisam realmente de voc, muito mais do que eu preciso. - Se pudesse escolher, sabe que escolheria ficar contigo! Porm a culpa me acompanharia por toda a vida, se eu os deixasse morrer lutando por uma ideal que eu criei! Perdoe-me, se no pude ser o prncipe encantado que tanto sonhou. - No se lamente, Alexandre, porque por uma noite ao menos, eu no precisei sonhar com meu prncipe encanto, pois ele dormia ao meu lado.

Captulo XVI - A covardia de Vgor.

Andrea adentrou na sala de comando da nave de Vgor, e encontrou se noivo em p, em frente a tela principal, que exibia uma viso externa da nave. - O que est acontecendo meu amor? - perguntou Andrea. - Conseguimos localizar as naves rebeldes. - explicou Vgor, e continuou - Eles esto em rbita do Planeta Desrtico. A filha do Dominante Supremo j tinha visto muitas naves percunianas, mas no conseguiu deixar de surpreender-se com o tamanho da espaonave de escravos. A maior espaonave que estivera fora a de Vgor, que era vinte vezes o tamanho de uma caa de combate percuniano. A imagem que vinha em seus olhos era realmente

47 impressionante. A espaonave de escravos era centenas de vezes maior que a espaonave em que ela estava. O Planeta Desrtico, que no era pequeno, quase sumia atrs da nave rebelde. Ao redor dela, diversas naves de combate gladianas, que mais pareciam moscas protegendo um doce gigante. Vgor dirigiu ao piloto uma ordem de comando para que repassasse a todos os caas percunianos que pertenciam a sua frota. - Quero que todas as naves de combate mantenham distncia segura, e disparem com todas as armas na espaonave de escravos! - Assim ser feito, meu comandante. - respondeu o piloto - Mas e as naves gladianas? Elas esto em maior nmero que nossos caas! - No se preocupem com elas. No iro abandonar sua posio. Precisam proteger a espaonave de escravos, que no possui nenhum tipo de armamento. Imediatamente, os caas percunianos se posicionaram num posio conveniente segura, e comearam a disparar contra a espaonave de escravos, que por causa de seu tamanho, tornara-se um alvo fcil. As naves gladianas ficaram sem saber o que fazer, voando de um lado para outro, tentando em vo chamar a ateno dos disparos, mas continuavam a serem ignoradas. A vitria parecia certa, quando de repente, as naves de combate gladiana se dispersaram. - Parece que os gladianos esto fugindo, meu comandante! informou o piloto. - Eu sabia! - exclamou Vgor - Preparar para abordar a espaonave de escravos! - Os pilotos dos nossos caas esto pedindo permisso para perseguirem os gladianos, enquanto eles ainda podem ser alcanados. disse o piloto. - Permisso concedida! - respondeu o comandante. Andrea, que at agora estava passiva a tudo, resolveu opinar. - No acha melhor pedir reforos, antes de abordar a nave rebelde? - O resto da tropa est ocupada vasculhando outros setores. Podermos terminar isso s com essa nave de combate! - disse Vgor a sua noiva, sem se preocupar em demonstrar o seu convencimento. A espaonave de escravos foi ficando cada vez maior, a medida que se aproximavam. Vgor sorria sarcasticamente, ciente de que seria muito bem recompensado pelo Dominante Supremo, se desse conta de capturar os rebeldes, ainda que fosse com uma pequena parte das tropas percunianas a seu comando. Quando menos esperavam, uma mancha cinza pareceu entre o planeta e a nave rebelde. - Comandante, localizei uma nave de combate apontando para ns! - informou o piloto. - Como isso pode ser possvel? - perguntou Vgor. De sbito, um forte tremor atingiu a espaonave onde estavam. - Parece que a nave veio do Planeta Desrtico, e us ou a espaonave de escravos para se manter oculta, at agora. - explicou o piloto. - E o que est esperando, dispare contra ela! - gritou o comandante percuniano. - No podemos, nosso sistema de armas foi terrivelmente avariado quando fomos atingidos. Um segundo tremor, ainda mais intenso, foi sentido. - O que foi agora, piloto? - perguntou assustado Vgor. - Desta vez foram nossos propulsores, comandante. - falou o piloto, e continuou - Agora estou reconhecendo aquela nave. Trata-se de uma nave de combate do povo que habita o Planeta Desrtico. Sua tecnologia muito superior a nossa. Estamos indefesos. Solicito novas ordem.

48 - Chame os caas de volta! Agora mesmo! - Eles no respondem, comandante! Parece que foram todos destrudos. E isso era um fato simples de comprovar, visto que as naves gladianas comeavam a aparecer, ainda distante, na tela principal. - As naves gladianas esto retornando, meu comandante! informou o piloto. Andrea soltou um leve sorriso irnico. - Parece que eles no estava fugindo, e sim, levando o combate para um local mais apropriado. - comentou Andrea, que parecia se divertir com o fracasso do noivo, e continuou - Como eram mais numerosos, ficaram em vantagem em um campo aberto. Vgor no disse nada, apenas deixou a sala de comando s pressas. Diante daquela cena, Andrea perguntou ao piloto: - O que ele vai fazer? - No fao a menor idia, princesa. A resposta viria naturalmente algum tempo depois. O piloto apontou para um pequeno ponto brilhante na tela principal, que se afastava rapidamente em direo oposta a nave rebelde. - Minha nave! - surpreendeu Andrea. - O safado do Vgor usou minha nave para fugir! Antes que pudesse recobrar totalmente do ato inesperado de covardia do comandante Vgor, o piloto anunciou uma mensagem, vinda da nave de combate do povo do Planeta Desrtico. - Quem vos fala seu imperador, Alexandre Magno, exigindo a imediata rendio da tropa percuniana! O piloto olhou para Andrea, e perguntou: - Deseja responder, princesa? Ela respirou fundo, e pediu respondeu ao piloto que sim. - Aqui quem fala a filha do Dominante Supremo, a bordo da nave de combate percuniana. Lamento informar que chegou um pouco atrasado. O comandante Vgor acabou de fugir, nos deixando para trs. - Eu que lame nto, pelo orgulho da tropa percuniana, abalada por um ato to covarde de seu comandante. Mas diante dos fatos presentes, por estar me respondendo pessoalmente, e por pertencer a nobreza, devo dizer-lhe que reconheo seu comando nessa nave, e aceito sua rendio de tal forma como seria com seu comandante Vgor. Andrea olhou para o piloto, e em volta. Todos ali presente tambm reconheceram o seu comando, e ningum ousou question-lo. Pela primeira vez tinha nas mos responsabilidade sobre a vida de outras pessoas. Mas no hesitou um segundo se quer para tomar sua deciso. Seu desejo de se encontrar com Alexandre Magno superava qualquer receio que pudesse ter. - Quais as condies de nossa rendio? - perguntou Andrea. - Que se preparem para serem acoplados a espaonave de escravos, e trazidos para dentro dela. Venham desarmados e sero tratados com respeito. - Estamos de acordo. - concluiu Andrea. A vida parecia mesmo trazer surpresas. A pouco tempo, a filha do Dominante Supremo tinha pouco com que se preocupar. Noiva do comandante da tropas percunianas leais a seu pai, parecia ter seu futuro totalmente traado. Uma vida que prometia ser montona, agora estava repleta de excitao. O medo lhe congelava as veias, mas o desejo de conhecer aquele que mudara para sempre os rumos do universo, transbordava em seu corao. Comeava agora a nova fase de sua vida.

49 No queria o mal a seu pai, mas acabara se apaixonando por aquele que deveria ser seu inimigo.

Captulo XVII - A proposta de Andrea.

Andrea mal pisou na espaonave de escravos, e foi conduzida por dois macrides para uma sala isolada. Dentro dessa sala, ela pode notar uma cama bem arrumada, bem como alimentos que estavam guardados dentro de uma prateleira. Um dos macrides anunciou a presena de Alexandre, o que a fez virar em direo da porta daquele aposento. - Lamento termos de oferecer-lhe a cabina do piloto, mas essa no uma nave de passeio, e essa a melhor acomodao que possumos no momento. - disse Alexandre. Estar frente a frente com aquele homem, estremeceu Andrea. No pode deixar de notar que ele era mais bonito pessoalmente. - At onde sei, sou sua prisioneira, e no espero cortesias de sua parte. Mas agradeo sua preocupao com meu bem estar. - respondeu Andrea. Alexandre soltou um leve sorriso. Andrea era muito atraente, e ele percebeu esse fato. Ficaram olhando um nos olhos do outro, durante algum tempo, at que Raquel e Guilherme se aproximaram dos dois. Mesmo no tendo os dois amigos falado sequer uma s palavra, Alexandre percebeu que era esperado na sala de comando, e por isso teve que apressar a conversa. - Sendo filha daquele que chamam de Dominante Supremo, devo dizer que reconheo seu sangue nobre, e por isso farei o que estiver ao meu alcance, para que receba tratamento adequado. - No pretendo intervir em sua divergncia de interesses com meu pai, mas gostaria de poder coloc-lo a par da situao em que me encontro. - pediu Andrea. Alexandre trocou alguns comentrios com Guilherme, e depois respondeu a moa: - Entrare mos em contato com seu pai dentro de alguns minutos, e iremos transferir a comunicao para esse aposento. Acredito que deseje um pouco de privacidade, e isso ser respeitado. Dito isto, Alexandre, Guilherme e Raquel se retiraram, deixando Andrea sozinha na cabina do piloto, sendo vigiada pelos dois macrides, que ficaram do lado de fora. Andrea sabia que deveria estar sentindo medo, por ter sido capturada pelo maior inimigo do Dominante Supremo, mas a vontade de conhecer Alexandre, fez com que esse medo desaparecesse, deixando em seu lugar uma sensao de xtase. Antes que ele deixasse o aposento, ela ainda conseguiu ouv-lo comentar com os dois amigos: - Por onde quer que eu v, parece que estou sempre cercado de lindas mulheres. ..... - Trago notcias de Gldius, meu senhor. O Dominante Supremo olhou fixamente para Zoroastro, que

50 intencionalmente o interrompera de seus afazeres, quando o mesmo entrou no salo de conferncias sem avisar. - Espero que seja importante, Zoroastro. Estou muito ocupado no momento. - So notcias pouco agradveis. Ao que parece, os gladianos se uniram aos rebeldes. Pelo que soube, o tal lder dos rebeldes usou a prpria religio dos gladianos para convenc-los de lutar contar o senhor. - Fique em Percus, por enquanto. Logo que Vgor entrar em contato, decidirei o que fazer com eles. Nesse instante, uma voz mecnica anuncia uma transmisso proveniente da espaonave de escravos. - Ponha na tela principal. - ordenou o Dominante Supremo, que quase no se conteve de dio, ao ver a imagem de Alexandre aparecer no monitor bem a sua frente. - Quero primeiramente que saiba que essa comunicao no para vangloriar de minha vitria sobre suas tropas, o que de fato aconteceu, mas um pedido direto da princesa Andrea, que deseja contar com suas prprias palavras o acontecido. - anunciou Alexandre, temendo que o Dominante Supremo interrompesse a transmisso antes que pudesse se explicar. - Onde est Andrea, seu ladrozinho sem escrpulos! Antes que Alexandre respondesse, a imagem da princesa apareceu. - Pai, quero lhe dizer que estou bem, mas as tropas de Vgor foram vencidas, e sua espaonave foi capturada, e todos a bordo se tornaram refns, exceto o comandante que fugiu vergonhosamente ao perceber a eminente derrota. - E agora , o lder da resistncia rebelde que us-la para barganhar comigo? - Ao que parece, no! Mas esse fato me abriu os olhos, antes selados por acreditar em meu corao, que Vgor seria para mim, o homem perfeito. Agora sabendo que ele no passa de um covarde, encontrei-me desiludida, e descontente com o meu futuro. Mas vejo aqui, apesar de tudo parecer desastroso, uma oportunidade de mostrar que sou digna de ser lembrada como sua filha. Alexandre sem dvida, um adversrio valoroso, e o senhor tambm muito forte, porm juntos se tornariam invencveis! Tente ver em sua filha, o segredo de sua prpria imortalidade. Que aps geraes e geraes, o seu nome ser lembrado, no por estranhos, mas pelos seus netos e bisnetos. - O que me pede para fazer, vai contra todos os meus princpios, mas dei minha palavra, que voc poderia escolher quem voc quisesse para se casar, e assim ser. Chame esse tal de Alexandre, e veremos o que ele diz. Andrea apertou uns botes do comunicador, e Alexandre apareceu novamente no monitor central, diante do Dominante Supremo. - Escute o que lhe proponho, Alexandre Magno. Voc tem a princesa Andrea como refm, e com certeza deseja us-la contra mim. Saiba que diante das circunstncias, estou disposto a abrir mo dos meus domnios, afim de preservar a vida de minha filha. Case-se com Andrea, e poremos fim a essa guerra. Ser meu brao direito, e lhe concederei o direito sobre todos planetas por onde passou, para fazer deles o que bem entender. A expresso do lder da resistncia rebelde sequer se alterou diante dessa proposta. To calmo como estava antes, ele respondeu ao Dominante Supremo. - Escute o senhor! Assim como no pode haver dois planetas Terra, no ter o universo mais que um imperador! E tambm no preciso

51 ganhar de ti, o que j me pertence. Se eu resolver casar-me com sua filha, o farei, com ou sem o seu consentimento. Fui bem claro? - Ento no me resta outra alternativa, que lanar toda minha fora militar contra sua intil resistncia rebelde, e prometo que serei to cruel quanto puder ser, para voc todos aqueles que o seguem! Cheio de clera, o Dominante Supremo interrompeu a transmisso, e deixou o salo de conferncias, sem notar que Zoroastro ainda estava ali, e ouvira toda a conversa. ..... Zoroastro andou rapidamente pelos corredores do palcio em Percus, e adentrou em uma sala, onde outros percunianos o aguardavam. - Caros amigos e aliados. - falou Zoroastro, e continuou - Sabem os senhores que o Dominante Supremo perde foras na batalha contra a resistncia rebelde! Como se j no bastasse o vexame no Planeta dos Metais, agora conseguiram o apoio dos gladianos! Apesar de meus conselhos de usar a fora bruta contra aquele povo brbaro, o Dominante Supremo preferiu deix-los a vontade para se aliarem a nossos inimigos. Isso seria por si s, prova suficiente que ele est fraco, se no fosse o fato novo que me chega aos ouvidos. Saibam agora que a princesa Andrea, foi capturada e mantida como prisioneira na espaonave de escravos roubada pelos rebeldes. O universo precisa de um novo lder! Algum com pulso forte para governar! - E devemos presumir que esse novo lder seria o senhor, Zoroastro. - disse um dos percunianos presentes, com ar de zombaria. - Com a queda da nobreza, o povo se apegar a religio. Por isso garanto, que sero muitos os que me seguiro! Em todas as culturas, em todos os povos desse universo, a religio sempre esteve no poder! chegado o momento definitivo de impormos nossa religio a todos os seres vivos de nosso universo, antes que outro o faa! Posso contar com o apoio dos senhores? - Diante das circunstncias, e na falta de um lder melhor, confirmo meu apoio ao senhor, Zoroastro. - disse um. - Tambm o apoiarei. - respondeu outro. Por fim, todos ali presentes acabaram por concordar com a idia de que o Dominante Supremo deveria ser substitudo por algum mais audaz.

Captulo XVIII - O discurso de Alexandre.

Alexandre se aproximou de Ciros, e deu-lhe instrues especficas. - Ciros, quero que rena todas nossas naves, e diga para estarem preparadas para partirmos. - Assim ser feito, meu imperador. - respondeu Ciros. - A nave do povo do Planeta Desrtico, abrir a passagem pela qual ns passaremos. Acredito que o Dominante Supremo tenha enviado toda sua tropa em nosso encalo, uma vez que j conhece nossa localizao. Dessa forma, o planeta Percus ficar desprotegido, e assim que atravessarmos a fenda espacial, apareceremos entre o planeta e as

52 naves percunianas. No haver uma segunda passagem, por isso, teremos que atacar imediatamente, antes que eles percebam o que aconteceu, e chamem suas naves de volta. - Farei isso imediatamente, meu senhor. Dito isso, Alexandre chamou Raquel e Guilherme, e deu-lhes uma ordem. - Quero que tragam a princesa at o alojamento dos outros prisioneiros. Vou fazer um discurso e quero que ela esteja presente. Guilherme que ainda estava curioso com a volta do amigo, perguntou-lhe: - Diga-me Alex, como conseguiu convencer o povo do Planeta Desrtico a se aliar conosco? - Eles no concordaram com a aliana, mas em emprestar sua tecnologia, criando uma passagem at Percus. Mas isso s foi possvel com ajuda da belssima Roxana, filha do "Baro do Deserto", que governa a cidade. - Quem diria, hein, Alex? Conquistou a filha, para poder convencer o pai? - ironizou Guilherme. - No quero que pense assim. Cheguei a recusar a oferta de ajuda de Roxana, para que ela mesma no pensasse tal coisa. Mas ela me lembrou que tenho em minhas mos a vida de muitas pessoas, e no devo ter idias to egostas. Precisamos da passagem, e de outra forma, teramos que enfrentar as tropas percunianas antes de chegarmos ao planeta deles. Porm prometo, que voltarei a ver essa mulher, que fez meu corao ficar to agitado quanto num dia de batalha. - E a princesa Andrea? - intrometeu-se Raquel na conversa. - Ela me pareceu interessada em voc. - Ela muito atraente tambm, mas no momento tenho outras coisas para pensar. Raquel e Guilherme levaram a princesa aonde estavam os outros prisioneiros. Quando tomou a espaonave de escravos, Alexandre tomou a precauo de manter os soldados percunianos que se renderam, separados do resto da tripulao, temendo o que pudesse acontecer com eles. Depois, na tomada do Planeta dos Metais, foram feitos mais prisioneiros, e muitos estavam feridos, e tambm foram levados para dentro da naves de escravos. Agora, se uniram a eles, os tripulantes da nave de Vgor, na qual estava a princesa. Antes de comear seu discurso, Alexandre se aproximou de Andrea, e falou-lhe em particular. - Fiz questo que estivesse presente, para que pudesse ver com seus prprios olhos, como esto os soldados de seu pai, que se tornaram nossos prisioneiros. Muitos estavam feridos, e foram medicados. No lhes foi negado alimentos ou qualquer outra necessidade. - Vejo que trata muito bem seus prisioneiros, apesar de entender qual seu verdadeira inteno com esse ato de compaixo. - disse Andrea. - Sua curiosidade ser saciada agora mesmo, princesa. Alexandre se posicionou na frente dos prisioneiros, e falou a todos, em alto e bom tom. - Desde que comeamos a guerra com o Dominante Supremo, deixei de ser um estranho para todos vocs. Sei que muitos me vem como um carrasco, mas meu nico intuito conseguir que o universo seja um lugar que todos os povos possam viver em paz, e todo ser vivo possa se sentir livre para ir e vir par aonde desejar, e que ningum seja explorado, sob qualquer circunstncia. No os tenho como meus inimigos, mas como pessoas que viram no exrcito, uma chance de trabalho. Mas esse mesmo exrcito, que proporciona o salrio que sustenta suas famlias, tira de

53 vocs a liberdade, obrigando a lutar contra sua vontade, e ficar longas temporadas longe de seu lar. Quando todo o universo for livre, e a opresso no existir mais, esse exrcito no ter utilidade. Sei que se a resistncia vencer, vocs perdero seus empregos, porm, ganharo a liberdade, e com todos os povos vivendo em harmonia, tenho plena convico de que no faltaro oportunidade de recomearem suas vidas, em outra profisso. Mas a vitria no vir facilmente. Tiveram exemplo da perversidade do Dominante Supremo, e de como vocs no tem a menor importncia para ele, quando ordenou que essa nave, a mesma onde vocs esto, fosse destruda. Por pouco no morremos todos nas mos desse tirano insensvel. Eu curei suas feridas, e os alimentei. Agora peo que aliem a nossa causa. Mas no quero que sigam o homem Alexandre Magno, e sim, lutem pelo sonho de liberdade, de um universo justo e digno para todos os povos. Porque o homem Alexandre Magno pode ser morto facilmente, mas o sonho desse homem pode perdurar at depois de sua morte. No lutem por mim, ou pela resistncia rebelde, mas por sua prpria liberdade! Por um universo onde seus filhos podero crescer em paz! Dito isso, o silncio reinou naquele alojamento. Durante algum tempo, ningum falou nada. - E se recusarmos a lutar a seu lado, o que acontecer com ns? perguntou um dos prisioneiros. - Desde agora, j esto livres. Podero ficar no Planeta Desrtico at a guerra acabar. Tenho a promessa do "Baro do Deserto" que sero tratados como seus hspedes. Mas tem que tomar essa deciso agora. - Quer que lutemos contra nosso prprio povo? - perguntou outro. - Quero que vocs os convenam a no lutar! - respondeu Alexandre. - Com que armas vamos lutar contra o Dominante Supremo? indagou mais um prisioneiro. - Com as mesma que iremos empunhar, ou seja, aquelas que os gladianos trouxeram a bordo. Depois dessa resposta, mais nada foi perguntado. Tambm ningum ousou pedir para ficar no Planeta Desrtico. Um a um, os prisioneiros foram se curvando para Alexandre, at que todos ficassem de joelhos diante de seu novo imperador. Andrea no conteve sua expresso de espanto com o que via. - Pela liberdade! - gritou um dos prisioneiros. - Lutaremos a seu lado, imperador! - berrou outro. - Morte ao Dominante Supremo! - falou um terceiro. Essa ltima frase fez o sangue de Andrea congelar.

54 Captulo XIX - Percus

Alexandre se encontrava na sala de comando da espaonave de escravos, quando Guilherme anunciou a presena de Andrea. - Lamento interromper, Alex, mas a princesa tem algo a lhe dizer. - Deixe que se aproxime. - disse Alexandre. - Sei que o momento no oportuno, mas precisamos conversar. falou a princesa, e continuou - Ser que poderia lhe falar em particular? - Minha vida um livro aberto, princesa. Sem querer desrespeit-la, mas o que tiver a dizer, pode faz-lo na frente de meus generais, pois no tenho segredos para com eles. - Tudo bem. A pouco, o senhor fez um discurso que me impressionou muito. Quando estava em Percus, sob a proteo do Dominante Supremo, no imaginava que seus domnios estivessem realmente ameaados. Agora, diante dos fatos, temo pela vida de meu pai. Vejo agora, que no tenho outra alternativa, seno propor um acordo ao senhor. - E que acordo seria esse, princesa? - perguntou o lder dos rebeldes. - Conheo um meio de entrarem facilmente no palcio, evitando o confronto direto com a guarda pessoal do Dominante Supremo. Concordo em lhe passar essa informao, se o senhor prometer poupar a vida de meu pai. Vi com meus prprios olhos a influncia que exerce sobre seu exrcito, e bastar uma s palavra sua, para que sua vontade seja obedecida a risca. - Entendo seu pensamento. Com isso muitos bom soldados seriam poupados, tanto percunianos, como os do nosso lado. Aceito tal acordo, e prometo que no que depender de mim, nada de mal acontecer a seu pai. Se fizer a gentileza de nos explicar como pretende nos colocar dentro do palcio, eu agradeceria. - No to simples assim. Peo que me permita que eu o acompanhe nessa investida, para lhe mostrar pessoalmente o caminho. Ciros, que at ento ouvia tudo atentamente, resolveu entrar na conversa, e perguntou a Alexandre. - Diga-me, meu imperador, correto confiar em nosso inimigo nesse momento? O que nos garante que a princesa no est nos levando numa emboscada? - No h garantias, Ciros. - respondeu Alexandre - Mas se existe a chance de poupar a vida de muitos soldados, devemos nos arriscar. Depois, com a princesa como nossa prisioneira, no creio que os percunianos ousassem nos atacar covardemente. Quanto a senhorita, eu lhe convido a permanecer na sala de comando dessa nave, at o momento de desembarque em Percus. Dito isso, Alexandre ordenou ao piloto para comunicar com a nave do povo do planeta desrtico, afim de que eles abrissem a fenda espacial. Em poucos segundos, um enorme buraco negro foi criado artificialmente diante deles, e era preciso atravess-lo rapidamente, antes que se fechasse. Imediatamente, as naves gladianas avanaram em direo daquela deformidade no tempo-espao, seguidos das duas naves cargueiras retiradas do Planeta dos Metais, da nave de Vgor e por ltimo, a espaonave de escravos. Uma vez que todas essas espaonaves

55 entraram na fenda espacial, ela se fechou. Alexandre no pode deixar de ficar impressionado com a imagem que chegara a seus olhos. Diante da tela principal da sala de comando, que mostrava exatamente o que se passava do lado de fora da espaonave, pode ver um amont oado de luzes coloridas se movendo rapidamente, como se estivesse dentro de um caleidoscpio gigante. De repente as luzes sumiram, e ouviu-se um forte estampido. Num piscar de olhos, o planeta Percus apareceu diante de todos. Andrea apontou um local onde poderiam descer sem problemas, e o piloto prontamente corrigiu o curso. Alexandre ordenou a Raquel que ficasse com as crianas na nave, enquanto os que tinha condies de lutar, desembarcaram. Andrea, que at ento no tinha visto os soldados de Alexandre, ficou impressionada com seu nmero. Juntos, terrqueos, macrides, gladianos e at alguns percunianos, formavam a maior infantaria do universo, que marcharam em direo ao palcio de Percus. Alexandre deixou Ciros no comando, e com Guilherme, Andrea e alguns macrides, se afastaram do grupo para seguirem por um atalho indicado pela princesa. Muito sutilmente conseguiram entrar no palcio sem serem notados. - Mais adiante, no fim desse corredor, o salo de conferncias, onde meu pai costuma ficar, e de onde comanda o seu exrcito. - disse Andrea. Mal acabara de dizer essas palavras, acabou encontrando um dos ocupantes do palcio bem na sua frente. - Princesa Andrea! Que bom que est bem! - disse o percuniano. Andrea se deu conta que era o mdico que havia feito a sua cirurgia plstica. - Doutor, est tudo bem? - perguntou a princesa. - Pensamos que tinha morrido. Quando a notcia de sua captura pelos rebeldes foi anunciada, todos pensaram o pior. Diante do fracasso do ataque contra a resistncia rebelde, os percunianos ficaram divididos, e Zoroastro se aproveitou disso para tomar o poder. - E quanto a meu pai? - perguntou Andrea aflita. - Zoroastro o matou! Lamento muito, princesa. Sabe que sempre fui leal a senhorita e ao Dominante Supremo. Jamais me aliaria quele fantico religioso, e por isso que estou tentando fugir do palcio, antes que eles comecem a caar todos os que eram fiis a seu pai. - Tudo o que mais temia aconteceu. - desabafou a princesa - Meu pai acabou sendo assassinado por algum de seu prprio povo! Mas doutor, agora no h mais motivo para correr. Em pouco tempo teremos um novo imperador, e posso lhe garantir que no ser Zoroastro. E dirigindo a palavra a Alexandre, Andrea falou: - Venha rpido! Zoroastro deve estar no salo de conferncias, tentando se comunicar com todos os povos, afim de se proclamar o novo soberano do universo. A princesa estava certa, quando chegaram ao salo de conferncias, Zoroastro j tinha se contactado com todos e anunciado a morte do Dominante Supremo. Alexandre se surpreendeu como daquele salo, era possvel falar com todos os povos espalhados pelo universo ao mesmo tempo. - E urge escolhermos um novo regente, agora que o Dominante Supremo est morto! - dizia Zoroastro quando Andrea o interrompeu. - Assassino! - gritou a princesa. - Princesa Andrea, est viva? - disse Zoroastro surpreso, e no reconhecendo Alexandre, perguntou - E quem voc? O lder da resistncia rebelde deu um passo a frente, e de maneira

56 que sua imagem pudesse ser captada pelo aparelho de comunicao, e transmitida a todos, e falou como voz serena e tranquila. - Sou seu jri, juiz e carrasco. Voc, que chamam de Zoroastro, matou o Dominante Supremo, ferindo assim, o acordo de guerra que eu Alexandre Magno firmei com a princesa Andrea, de que a vida dele seria poupada. Dessa forma, o condeno por trair seu povo! De sbito, um raio atravessou o peito de Zoroastro, que caiu sem vida. Era Andrea, que havia usado de uma arma para disparar contra o assassino de seu pai, porm aquele momento requeria certa frieza de esprito. Acabara de executar um homem diante de todo o universo, e agora tinha que assumir seu posto de nobreza. Aproximou de Alexandre, e cochichou ao seu ouvido. -Os percunianos esto confusos agora. Seu comandante maior foi morto, seu lder religioso tambm, e sua princesa prisioneira dos rebeldes. Se anunciar a sua vitria em Percus, vai estar confirmando o fim do controle unificado do universo. Todos os outros povos iro querer se tornarem independentes, e seu sonho de um universo regido por uma s lei vai fracassar. Mas a grande maioria ainda temem os percunianos, e se a imagem da princesa como sucessora do Dominante Supremo no for abalada, podemos criar um novo imprio, sob seu comando. Ento cabe ao senhor tomar a deciso correta. Alexandre pensou por um instante. Sabia exatamente o que ela estava querendo dizer. Respirou fundo, e diante de todos os povos do universo fez seu pronunciamento. - Eu, Alexandre Magno, declaro-me neste momento, como imperador d e todo o universo conhecido, estando pois todos os povos sujeitos a uma s lei. E aproveito para anunciar, que terrqueos, macrides, gladianos e percunianos no tem mais motivos para se conflitarem, ao contrrio disso, tem sim motivos para festejarem, pois anuncio aqui, meu casamento com a princesa Andrea, filha legtima do Dominante Supremo, que infelizmente foi covardemente assassinado por Zoroastro, e que por sua vez recebeu a punio adequada das mos daquela que ser, de agora em diante, quem me ajudar a governar de forma justa e honesta, todo o universo.

Captulo XX - Eplogo

Alexandre ficou olhando as estrelas, da sacada do palcio em Percus. Anunciara o casamento com Andrea, e isso trouxe vida nova para todos naquele planeta. De repente, todo o medo da guerra, e a incerteza do futuro, foram substitudos por alegria e comemorao. Ele sabia que tinha feito a coisa certa, mas a que preo? Deixara a bela Roxana para trs, a esperar por ele num planeta distante. Se pudesse largaria tudo, e correria para seus braos, mas fizera um compromisso com outra mulher, e principalmente, com seu povo, que agora no se restringia apenas aos terrqueos, mas todos aqueles que habitavam o universo. Ficou lembrando as palavras de sua amada: "A vida um eterno ciclo, que recomea de onde termina." Ela estava certa. Tivera uma segunda chance, e cometera o mesmo erro. Abandonara a mulher que amava, por causa do poder. Uma dor lhe tocou o peito, e uma lgrima escapou de seus olhos. Estava to contido em seus pensamentos que no percebera

57 a aproximao de Andrea. - Por que chora, meu amor? - perguntou a princesa. Alexandre no quis deixar transparecer a verdadeira razo de sua tristeza. Continuou a olhar as estrelas e respondeu apenas: - Porque no existem mais mundos para conquistar!

***********

58 A Volta do Imperador(personagens e lugares)

(Esta uma obra de fico, qualquer semelhana com fatos, nomes ou pessoas ter sido mera coincidncia. Os nomes de Alexandre Magno e Roxana so homenagens a essas grandes personagens de nossa histria. ) Com o objetivo de facilitar a interpretao do texto, segue abaixo um pequeno dicionrio de personagens e lugares que iro aparecer durante toda a histria.
guilon: lder poltico e religioso dos gladianos. Alex / Alexandre Magno: personagem central. Alexandre

Magno o imperador da Grcia Antiga que incorpora no jovem Alex, um mdium de 20 anos.

Andrea: filha legtima do Dominante Supremo, e por isso

sucessora direta dos domnios do pai. tambm noiva de Vigor, comandante das tropas percunianas. tornando o grande amigo de Alexandre.

Ciros: o macride de maior patente militar, e acabou se

C.O.Z.N.: Centro Orbital da Zona Neutra. Uma estao

espacial, localizada na Zona Neutra criada pelo Dominante Supremo, com o objetivo de comercializar todo tipo de bens materiais, inclusive armas fabricadas por povos de diversos planetas.

Gladianos: povo extremamente fantico e numeroso. Gldius: planeta superpopuloso, o qual o Dominante

Supremo jamais ousou conquistar, por possuir um povo extremamente fantico por sua religio.

Guilherme: amigo de Raquel e Alex. Kronys: foi lder da resistncia macride e maior inimigo do

Dominante Supremo. Morreu na frente do seu prprio exrcito, quando desafiava Alexandre Magno. do Dominante Supremo.

Macrides: povo guerreiro, que ofereceu resistncia s leis

Percunianos: povo guerreiro, fiel ao Dominante Supremo, e

que formam a base de seu exrcito.

Percus: quinto planeta do sistema solar de Aldebaran, na

constelao de Taurus, de onde o Dominante Supremo

59 comanda suas tropas.


Planeta dos Metais: planeta rico em minrios, onde o

Dominante Supremo retira grande parte dos metais para fabricao de naves e armas. O trabalho de minerao feito por escravos capturados em outros planetas. tempo.

Raquel: a amiga de Alex, e o acompanha durante todo o

Vgor: comandante das tropas percunianas, leais ao

Dominante Supremo.

Zoroastro: lder espiritual e guru particular do Dominante Supremo.

********************

60

Sobre o Autor e sua Obra:

Nasci na cidade de So Bernardo do Campo, estado de So Paulo, em 16/05/1972. Desde pequeno adquiri o gosto pela leitura, exemplo disto que j aos sete anos, na primeira srie, ganhei um concurso de leitura que normalmente premiava alunos da segunda srie. Com 11 anos mudei-me para Rondnia com meus pais, onde continuei os estudos. No segundo ano do segundo grau, tentei montar um jornal na escola onde estudava, mas no passou de 2 edies e com tiragem limitada. Terminei o segundo grau como Tcnico em Contabilidade em 89 e no ano seguinte, ingressei na Universidade Luterana do Brasil, para fazer o curso de Adm. de Empresas, tendo que abandon-lo mais tarde por problemas financeiros. Algum tempo depois descobri outra paixo, o computador. Com as economias que vinha guardando para terminar os estudos, comprei um computador usado, que mais tarde usaria para escrever alguns livros. Tendo j escrito e registrado dois pequenos livros de fico cientfica, sem ainda ter procurado uma editora para public -los, comecei a escrever em fevereiro de 2000 o livro "A volta do imperador", o qual levaria mais de um ano para ficar concludo. Obra pronta e registrada, faltava ainda saber a opinio de uma editora, se realmente valia a pena de ser lida, ou se tudo no passava de um grande engano. Dia 01 de junho de 2001 recebo a notcia, que me deixou extramente contente, da Virtual Books concordando em publicar o livro por meio digital, tornandose a minha primeira e nica editora at o momento. Fao do livro "A volta do imperador" um instrumento com o qual o leitor possa julgar, se devo ou no insistir numa carreira como escritor, pretendendo na pior das hipteses, oferecer alguns momentos de lazer e descontrao aos amantes da literatura. Para corresponder com D. S. Silveira, escreva: dsampaios@hotmail.com

D. S. Silveira

You might also like