You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITRIO DE RONDONPOLIS INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CONCEITOS GEOGRFICOS: PERSPECTIVA DA REGIO

Rondonpolis- MT 2014

Discentes: Anglica Rodrigues; Kelbiane Rodrigues; Luzirene Rodrigues e Tiago Campos.

CONCEITOS GEOGRFICOS: PERSPECTIVA DA REGIO

Trabalho ao

apresentado Sergio

Professor

Negri da disciplina de Teoria e Mtodo da

turma do 2 Ano, turno noturno do curso de Geografia. Professor: Srgio Negri

Rondonpolis MT 2014

Sumrio
1. INTRODUO. ....................................................................................................................... 4 2. A IMPORTANCIA DO CONCEITO REGIO PARA A GEOGRAFIA. ............................... 4 3. REGIO E A GEOGRAFIA CLSSICA POSITIVISMO. .................................................. 5 3.1. DETERMINISMO. ............................................................................................................ 5 3.2. POSSIBILISMO. ............................................................................................................... 6 4. REGIO E A GEOGRAFIA REGIONAL OU MTODO REGIONAL POSITIVISMO.... 6 5. A REGIO E A NOVA GEOGRAFIA POSITIVISMO LGICO. ...................................... 7 6. A REGIO E A GEOGRAFIA CRTICA MARXISMO...................................................... 8 7. REGIO E A GEOGRAFIA HUMANISTICA (CULTURAL) FENOMENOLOGIA. ....... 9 8. CONSIDERAES FINAIS. ................................................................................................. 10 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. ................................................................................... 10 10. REFERNCIAS CONSULTADAS ...................................................................................... 11

1.

INTRODUO

O termo regio faz parte do linguajar do homem comum, e de extrema importncia para os gegrafos. na geografia que se encontra as bases do desenvolvimento de conceitos ou noes relativos regio. A palavra indica extenso e poder sobre uma rea, caracterizando diferentes pores da superfcie terrestre. Porm, na geografia o termo assume diferentes perspectivas, no intuito de encontrar um conceito e um mtodo que fornecessem sua identidade. Com o advento da geografia clssica, na finalidade de justificar a expanso imperialista, regio passou a ser concebida como sntese das relaes entre o homem e a natureza. J nos anos aps a segunda guerra Mundial o conceito passa ser um meio e no um fim, assim assume a noo de espao como relativo, sendo o mesmo, vista como classe de rea. Na Geografia Marxista a concepo de regio, define - se a partir de um contexto histrico, associado diviso territorial do trabalho. A abordagem regional na geografia humanista adquire significados mltiplos, porm considerando a subjetividade de cada ser ou grupo social. O objetivo deste trabalho mostrar a evoluo e as diferentes perspectivas, do termo regio, ao longo da histria no mbito da geografia, sendo assim um conceito com inmeras variantes, que possibilita conhecer a realidade, quer num aspecto espacial especfico ou numa dimenso totalizante, portanto regio passa a ser um instrumento de ao e controle dentro de uma sociedade de classe.

2. A IMPORTNCIA DO CONCEITO REGIO PARA A GEOGRAFIA


Desde a Antiguidade, o conceito de regio j era utilizado com a expanso territorial dos gregos, quando estes desbravaram o interior do territrio europeu. De acordo com as necessidades, passou-se a utilizar de forma ordenada a descrio das reas e dos itinerrios, frente necessidade do comrcio e das colonizaes que se estabeleciam. Com a decadncia da Grcia e o apogeu do Imprio Romano o termo passou a ser utilizado para designar reas, que embora dispusessem de uma administrao local, estavam subordinadas s regras gerais determinadas por Roma. Corra (2001, p. 183), nos lembra de que a origem etimolgica do termo regio estaria no termo regio, do latim, o qual se referia unidade poltico-territorial em que se dividia o Imprio Romano. Ainda segundo este autor, o fato de seu radical ser proveniente do verbo regere, governar, atribuiria regio em sua concepo original, uma conotao eminentemente poltica.

Segundo Gomes (1995, p.52), o surgimento do Estado moderno recoloca as discusses sobre as unidades espaciais. Isso porque este perodo caracteriza-se pela redefinio da autonomia do poder, da cultura, das atividades produtivas e [dos] limites territoriais dos Estados europeus. Neste perodo ocorreram vrias discusses em torno dos conceitos e estudos de ordem espacial, o que deu origem a um campo disciplinar especificamente geogrfico. Foi nesta cincia, que o conceito de regio passou a ser amplamente debatido, na busca de uma melhor conceituao e de um mtodo que possibilitasse a diferenciao da geografia das outras cincias naturais ou sociais. A Geografia, com a responsabilidade de dar respostas s indagaes cientficas que surgissem sobre a realidade, serviria como instrumento do processo de consolidao do capitalismo na Europa. Uma cincia influenciada por pensamentos tericometodolgicos que desencadearam diferentes formas de compreender a realidade que se estende do nascimento da geografia clssica, no final do sculo XIX, passando pela Nova Geografia, pelas correntes crticas Radical Marxista e Humanstica e, por fim, no final do sculo XX, chegando a uma geografia dita ps-moderna.

3. REGIO E A GEOGRAFIA CLSSICA POSITIVISMO


O termo regio um conceito chave para os gegrafos que procuram ao longo de sua histria, encontrar um conceito e um mtodo que definissem sua identidade. Uma vez que, para os gegrafos a regio deve ser vista como um conceito intelectualmente produzido e por isso, o mesmo oferece dificuldade na sua compreenso por conter elementos que podem ser observados sobre diferentes aspectos. Correa (1990, p. 23) enfatiza que todos os conceitos de regio podem ser utilizados pelos gegrafos, pois todos so meios para se conhecer a realidade, quer num aspecto espacial especfico, quer numa dimenso totalizante.

3.1. DETERMINISMO
O determinismo ambiental foi o primeiro a caracterizar a geografia no final do sculo XIX com a expanso imperialista alem. Onde Ratzel, utilizou do positivismo, para defender a ideia de que as condies naturais, especialmente as climticas, determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir, justificando a expanso territorial atravs da criao de colnias de explorao e povoamento em regies temperadas. Estabelecendo, assim uma relao entre o comportamento humano e a natureza, na qual esta aparece como elemento de determinao. Sendo o determinismo ambiental uma das principais correntes do pensamento geogrfico, estabelece uma concepo de regio, definindo-a de regio natural. Para Correa, a ideia de regio tem como base as relaes entre o homem e a natureza, dentro deste contexto define regio como: [...] resultante da combinao ou integrao em reas dos elementos da natureza: clima, a vegetao, o relevo, a geologia e outros adicionais que diferenciariam ainda mais cada uma destas partes. Em outras palavras, uma regio um ecossistema onde seus elementos acham-se integrados e so interagentes.

Deste modo, regio natural para os gegrafos um recorte espacial terrestre identificado por uma especfica combinao de elementos da natureza como, sobretudo, clima, a vegetao e o relevo. Exemplo disso: reas de cerrado, floresta equatorial, etc.

3.2. POSSIBILISMO
O determinismo ambiental, apoiado no darwinismo social, encara o homem como uma espcie animal e no como um elemento social, justificando assim o processo expansionista da poca. Surge na Frana, uma nova discusso sobre o assunto, ao que o homem visto como uma espcie animal, mas que busca se adaptar e controlar o meio natural. As ideias possibilistas, so, portanto uma reao ao determinismo ambiental, surgida na Frana no final do sculo XIX, com o Frances Vidal de La Blache, sendo ele o grande precursor dessa corrente. Moraes em sua obra (1987), fala das ideias do gegrafo Frances, onde o mesmo define o objeto da geografia como a relao homem-natureza na perspectiva da paisagem. De modo que o homem deve ser compreendido como ser ativo, que sofre influencia do meio, porm que atua sobre este, transformando-o. A viso possibilista focaliza as relaes entre o homem e o meio natural, assim como no determinismo ambiental, porm no o faz considerando a natureza determinante do comportamento humano (Correa, 1999). Tais ideias deram fundamento ao um novo conceito de regio, agora chamado de regio geogrfica, tal qual considera uma paisagem e sua extenso territorial, onde se entrelaam de modo harmonioso, componentes humanos e da natureza. Sendo assim, a regio geogrfica uma entidade palpvel. Neste raciocnio, a regio poderia desaparecer, desta forma os gegrafos tm o papel de reconhec-la, descrev-la e explic-la, isto , tornar claros seus limites.

4. REGIO E A GEOGRAFIA REGIONAL POSITIVISMO


Embora o mtodo regional tenha merecido a ateno dos estudiosos desde os sculos XVIII e XIX, como por exemplo, em La Blache, a ideia de regio na geografia s vai realmente ganhar maior evidncia a partir da dcada de 40 do sculo XX, pois a geografia passa a fazer um estudo particularizado de cada rea. Nesse contexto para esses gegrafo era preciso criar uma geografia de nvel regional para saber o potencial de cada regio para melhor explor-las de maneira mais sistematizada. Representou a reafirmao de que os aspectos prprios da Geografia eram o espao e os lugares. O mtodo era comparar as regies, segundo os critrios de similaridades e diferenciao. Os gegrafos regionais dedicaram-se coleta de informaes descritivas sobre lugares, dividindo a Terra em regies. As bases filosficas foram desenvolvidas por Vidal de La Blache e Richard Hartshorne. Hartshorne no utilizava no utilizava o termo regio, para ele os espaos eram divididos em classes de rea, nas quais os elementos mais homogneos determinariam cada classe, e assim as descontinuidades destes trariam as divises das reas. Este pensamento geogrfico ficou conhecido como mtodo regional.

5. A REGIO E A NOVA GEOGRAFIA POSITIVISMO LGICO


Fundamentada no positivismo lgico a nova geografia tem sua prpria verso para o conceito de regio. A partir dos anos cinquenta do sculo XX, estudiosos ligados ao pensamento neopositivista presente na Nova Geografia comeam a privilegiar estudos de base quantitativa assentados nos modelos matemticos, na teoria de sistemas, que pudessem resultar no reconhecimento de reas com determinados graus de homogeneidade. Segundo CORRA (1999), neste novo contexto, definida como um conjunto de lugares onde as diferenas internas entre esses lugares so menores que as existentes entre eles e qualquer elemento de outro conjunto de lugares. A regio passa a ser entendida como uma criao intelectual, criada a partir de propsitos especficos, e podendo resultar em inmeras regies ou tipologias espaciais, moldadas de acordo com os objetivos do pesquisador. O conceito de regio adquire uma conotao de classificao de rea de acordo com critrios de localizao, produo e acessibilidade, entre outras variveis. Hartshorne, gegrafo norte-americano, foi o grande expoente do mtodo regional. Nele busca a integrao entre os fenmenos heterogneos em sees do espao terrestre. . Esta corrente reforava a unidade das cincias, no reducionismo naturalista, numa linguagem comum, clara e rigorosa, prpria da filosofia positivista, estabelecendo uma ordem de classificao espacial (taxonmica), considerando que os aspectos prprios da geografia eram o espao e os lugares. A regio ento concebida como um recorte espacial ou ainda uma construo social carregada de particularidades que as diferenciam das demais partes do todo ou do territrio. A regio , portanto, o produto de um processo de regionalizao independente da escala geogrfica em que ocorre e que apresenta constantes alteraes. Os diferentes usos do conceito de regio e suas diferentes operacionalidades variam no tempo e no espao, explicando tambm contextos polticos, econmicos, institucionais e culturais (GOMES, 1995). De acordo com Corra (1999), com os propsitos de uma diviso regional, h dois enfoques a serem considerados: O primeiro sendo regio simples e complexa, onde uma segue um nico critrio ou varivel, e a outra analisando vrios critrios e variveis. O segundo enfoque visa regies homogneas, ou ento funcionais, podendo ser consideradas como simples e complexas estes conceitos de regies perde a caracterstica de integralidade com a regio natura. A regio homognea descrita pelas caractersticas analisadas serem estticas, sem movimento no tempo e no espao. J as regies funcionais so definidas de acordo com o movimento de pessoas, mercadorias, informaes, decises, ideias, sobre a superfcie da Terra. As principais

caractersticas dessa corrente geogrfica so:


- Todo conhecimento apoia-se na experincia (empirismo); - Deve existir uma linguagem comum entre todas as cincias; - Recusa de um dualismo cientfico entre todas as cincias sociais: - Maior rigor na aplicao da metodologia cientfica; - O uso de tcnicas estatsticas e matemticas; - A investigao cientfica e os seus resultados devem ser expressos de uma forma clara, o que exige o uso da linguagem matemtica e da lgica.

Foi usada como um forte instrumento de poder estatal. Pois manipulava dados atravs de resultados estatsticos. Uma das principais crticas desse mtodo o fato do mesmo desconsiderar as particularidades dos fenmenos, uma vez que ao explicar o que acontece em determinados momentos, apresentam dados considerando apenas a totalidade, no explicando assim, o que ocorre nos intervalos dos fenmenos.

6. A REGIO E A GEOGRAFIA CRTICA MARXISMO


O conceito de regio neste momento passa por uma diferenciao causada por um desenvolvimento diferenciado das sociedades, o aparecimento da diviso social do trabalho, da propriedade da terra, dos meios e das tcnicas de produo, das classes sociais e suas lutas, se deu com enorme distncia em termos de espao temporais, levando a uma diferenciao inter e intra grupos. A Regio neste momento pode ser vista como resultado do desenvolvimento desigual e combinado, caracterizado pela sua insero na totalidade dimenso espacial, pela diviso nacional e internacional do trabalho e pela associao da relao de produo distinta. Um problema que parece central, que a Geografia abdicou do marxismo sem uma crtica aprofundada sobre o modo como esta perspectiva permitiu construir uma compreenso da realidade, de seus limites e possibilidades. Muitas crticas partem do pressuposto, generalizante e, nem sempre correto, de que a geografia crtica reduziu a obra de Marx a um dogma ou ao plano poltico, concluindo como decorrncia, que, com a derrocada do socialismo, o marxismo certamente pereceria. A crtica grosseira identifica o projeto utpico de Marx com o socialismo real, mas sem levar em conta, que Marx escreveu sobre uma realidade, certamente diferente da nossa e que, portanto, nunca se tratou (por parte de Geografia crtica) de buscar em sua obra conceitos e temas de modo a construir um discurso para justificar as pesquisas geogrficas. Marx legou um mtodo de anlise da realidade e com isso permitiu o deslocamento da produo do conhecimento dos planos epistemolgico ou ontolgico para a compreenso da prtica social em seu movimento real e virtual construindo uma filosofia da prxis. Enquanto o marxismo nega as explicaes cientficas fundadas nos parmetros positivistas e na ideia de modelo, a Geografia sob influncia do marxismo questiona veemente a Nova Geografia. Ancorada na perspectiva historicista, essa Geografia se preocupou em estudar o passado com o objetivo de entender o presente. Considerou que a perspectiva histrica se constitui parte integrante da investigao social, porque a relao do homem com a natureza e com os outros homens intrinsecamente social e histrica. (LECIONI, 2009 p.160). Conforme DOLLFUS (p.100) regio histrica o produto de um longo passado compartilhado por uma coletividade que ocupa um determinado territrio. Durante vrias geraes, os homens foram governados pelas mesmas leis, conheceram as mesmas vicissitudes, submeteram-se aos mesmos soberanos, tudo isto, deu origem a hbitos e por vezes a um propsito de vida coletivo, que confere sua idoneidade ao grupo de indivduos que vivem nesse territrio.

A Geografia sob influncia marxista, foi denominada de crtica frente aos ideais da nova geografia que se encontrava eivada pela filosofia de cunho positivista, assim como realidade social e, foi denominada de radical, no sentido de propor transformaes na sociedade. Capel disse (1985, p.427), que cheguem at a verdadeira raiz dos problemas. Fundamentada em pressupostos marxistas, opem-se concepo idealista da histria, elencando uma srie de novos temas, chamados de categorias, que serviro anlise geogrfica.

7. REGIO E A GEOGRAFIA CULTURAL FENOMENOLOGIA


No final do sculo XX, aproximadamente na dcada de 70, uma nova abordagem regional delineada com a incorporao de novos paradigmas Geografia. Neste momento o conceito de regio reaparece no interior da denominada Geografia Humanstica, apoiada na filosofia do significado, que compreende a regio como espao vivido, baseando-se na percepo (fenomenologia) como pressuposto tericometodolgico, levando em considerao a subjetividade de cada ser ou grupo social, em que a cultura a chave para interpretar esse espao intersubjetivo. Frmont (1980) explicita que as regies no podem ter uma nica definio, pois no se poderia ter um nico modelo regional, uma vez que o espao vivido definido de acordo com a percepo, sendo esta distinta para cada indivduo. Frmont tambm classifica as regies em trs tipos: As regies fludas seriam aquela onde os homens no estabelecem fortes vnculos com os espaos que ocupam. As regies enraizadas revelam uma ligao profunda e vital entre os homens e um espao que lhes seja prprio. J as regies funcionais esto relacionadas sociedade industrial moderna, marcada pelos seus aspectos funcionais. Como por exemplo, a sociedade industrial que dispe de meios tcnicos de grande potncia, podendo transformar o espao. Hoje este avano tcnico sobrepe-se de todas as formas na natureza. De acordo com CHRISTOFOLETTI, a geografia humanstica, embasada na fenomenologia, procura valorizar a experincia do indivduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relao aos seus lugares. Para cada indivduo existe uma viso de mundo que se expressa atravs das suas atitudes e de seus valores relacionados ao meio ambiente. As noes de espao e de lugar surgem como conceitos chaves na geografia humanstica, onde o lugar aquele em que o indivduo se encontra ambientado, no qual est integrado. O lugar no toda e qualquer localidade, mas aquele que tem significncia afetiva para uma pessoa ou um grupo de pessoas. Um dos principais gegrafos que discutem o conceito sobre a tica da percepo Yi-Fu Tuan, na obra Topofilia.Conforme Tuan (1980), o termo topofilia definido como o elo afetivo entre a pessoa e o lugar, um termo concreto como experincia pessoal vivida. O autor considera a percepo, as atitudes e os valores envolvidos na relao entre os seres humanos e o meio ambiente. Atualmente tem em Paul Claval seu principal expoente. Este gegrafo francs est ligado renovao dos estudos culturais. Estuda as relaes entre a cultura e a vida social, a transmisso dos conhecimentos e regras de conduta, a relao do indivduo com a sociedade e tambm as articulaes e relaes entre cultura e poder.

Para Claval (2001), o sentido dos lugares, sobre a importncia do vivido, sobre o peso das representaes religiosas, torna-se indispensvel a um estudo aprofundado das realidades culturais. necessrio conhecer a lgica profunda das ideias, das ideologias ou das religies para ver como elas modelam a experincia que as pessoas tm do mundo e como influem sobre sua ao (CLAVAL, 2001, p. 53). A fenomenologia com uma viso antropocntrica resgatou o humanismo, e o espao deixou de ser referencia central, passando a ser o espao vivido o seu objeto de estudo, estando de acordo com a percepo das pessoas.

8. CONSIDERAES FINAIS
O desenvolvimento do conhecimento geogrfico esteve fortemente ligado aos processos expansionistas territoriais, sendo incentivado por interesses dos governantes acabou sendo caracterizado como uma cincia a servio do Estado, pois este objetivava o controle e a dominao de reas. A partir da dcada de 70, as preocupaes sociais passaram a ser de interesse, e por isso motivo de grandes discusses por parte de alguns gegrafos, devido as grandes desigualdades sociais resultantes do capitalismo, o que levou a regio sendo esta uma categoria de anlise da geografia, a assumir caratersticas variadas, que estiveram de acordo com os interesses de diversos grupos como o Estado, sociedade civil e poder privado. A identidade de uma regio est relacionada s caractersticas da natureza, da cultura dos habitantes que a diferenciam, ou de fatos que ocorrem, podendo ser usada nos discursos da cincia, da poltica, do ativismo cultural ou da economia de modo diferenci-la frente s demais regies, atravs de classificaes excluindo determinados elementos e incluindo outros. A identidade ou conscincia regional envolve a identificao dos habitantes com a sua regio, tanto dentro quanto fora dela. A compreenso do conceito de regio de fundamental importncia para a anlise geogrfica, pois sem o entendimento de uma teoria que lhes oferea suporte, qualquer discusso ou debate que se queira fazer, fica vago e desprovido de significado.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.
GOMES, Paulo C. da Costa. O conceito de regio e sua discusso. In: CASTRO, In Elias de. et al. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. CORRA, R. L. Regio: a tradio geogrfica. In: ---. Trajetrias geogrficas. Rio deJaneiro: Bertrand Brasil, 2001. CORRA, R. L. Regio e a Organizao Espacial. So Paulo: Ativa, 1999. CHRISTOFOLETTI, Antonio. As caractersticas da nova geografia. In: Perspectivas da geografia. So Paulo: Difel, 1985, p. 71-101.

CAPEL, Horacio. Filosofia e cincia na geografia contempornea: uma introduo geografia. Maring: Massoni, 2004.

10. REFERNCIAS CONSULTADAS


Acesso em: 22/01/2014. http://professordegeografiaatual.blogspot.com.br/2010/11/concepcoes-doconceito-de-regiao.html Acesso em: http://Geografia_conceitos_e_paradigmas_fabio_costa_marcio_rocha.pdf.

You might also like