You are on page 1of 5

- GLOSSRIO Abaixo est o significado da algumas palavras e expresses que fazem parte do contedo do curso.

5Ss - uma filosofia (um objetivo de vida)que surgiu na dcada de 50 no Japo ps-guerra. A "Filosofia dos 5S" fez parte do esforo de reconstruo do pas. Em japons, o mtodo foi chamado de 5Ss, pois as cinco palavras que representam cada fase comeam com a letra S. Veja s: Seiri Senso de Arrumao > Descarte Seiton Senso de Ordenao > Organizao Seiso Senso de Limpeza > Limpeza Seiketsu Senso de Asseio > Higiene Shitsuke Senso de Autodisciplina > Ordem Mantida Achismo - neologismo (palavra nova na lngua portuguesa). Apesar de no ser tipificado nos dicionrios, um termo popularmente utilizado quando se quer dizer que h uma suposio sobre determinado fato ou assunto, mas no se tem certeza, ou sustentao cientfica ou social. Acondicionado - Embalado, enfardado, empacotado. Acmulo amontoamento, aumento, acrscimo. Reunio de pessoas ou de coisas; ajuntamento. Arraigado - enraizado, radicado. Auto-sustentvel - Capaz de sustentar-se, de manter-se por si mesmo, com os prprios recursos. Bottons um broche no qual h uma referncia a alguma marca, produto ou servio. Brainstorming - uma tcnica de idias em grupo que envolve a contribuio espontnea de todos os participantes. Pode ser aplicado no processo de soluo de problemas, identificando e selecionando as questes para gerao de possveis solues. Budista - Pertencente ou relativo ao budismo. Que adepto do budismo. Budismo - Sistema tico, religioso e filosfico fundado por Siddhartha Gautama, o Buda (sia Central, 563-483 a.C.), difundido por todo o L. asitico, e que consiste fundamentalmente no ensinamento de como, pela conquista do mais alto conhecimento, se escapa da roda dos nascimentos e se chega ao nirvana. Ciclo de renovao: Intervalo de tempo necessrio para que haja a renovao de um recurso.

Coerncia Ligao ou harmonia entre situaes, acontecimentos ou idias; relao harmnica; conexo, nexo, lgica.

- GLOSSRIO Competncia o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. a capacidade de mobilizar recursos para um determinado fim. Consolidao - Ato ou efeito de consolidar, ou seja, tornar slido, seguro, estvel; de fortalecer, de reforar. Constncia - Qualidade de constante. Vigncia, vigor. Firmeza de nimo; perseverana, persistncia, nimo. Descarte Ato ou efeito de descartar, ou seja, de deixar de usar ou jogar fora aps o uso. Diagnstico Avaliao realizada para apoiar decises finais da formulao e para preparao de um projeto atendendo a seus objetivos. Diagrama de causa e efeito - um diagrama com aspecto semelhante a uma espinha de peixe, que organiza as sugestes referentes s possveis causas de um determinado efeito, em grupos e subgrupos de idias, o que possibilita anlises por partes. Diretrizes Conjunto de instrues ou indicaes para se tratar e levar a termo um plano, uma ao, um negcio. Download palavra em ingls que significa que um determinado arquivo disponvel na internet pode ser aberto ou salvo no computador. Drasticamente radicalmente. Estresse - Conjunto de reaes do organismo a agresses de ordem fsica, psquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase, que equilbrio entre momentos de sucesso, realizao e crises, ou desagregaes. Fadiga - Cansao, canseira, fatigamento. Condio em que um indivduo acusa crescente desconforto e decrescente capacidade fsica e/ou mental, decorrendo ambos de atividade prolongada ou excessiva para a sua capacidade de tolerncia. Filosofia - indagao racional sobre o mundo e as pessoas/seres humanos, com o propsito de encontrar a sua explicao ltima. Flip chart cavalete de madeira em que so anexados blocos de papel para serem utilizados em aulas, palestra, exposies, avisos, etc.. Formalizao - Realizar segundo as frmulas ou formalidades. Executar conforme as regras ou clusulas. Fragmento - Parte de um todo; pedao, frao. Implantao - Introduzir; inaugurar; estabelecer.

- GLOSSRIO Implementao - Dar execuo a (um plano, programa ou projeto). Levar prtica por meio de providncias concretas. Inspeo Ato de observar, de inspecionar; vistoria. Interdependncia - Dependncia recproca. Internalizados - Tornar interno; interiorizar. Interpessoal Refere-se capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os outros. Intrapessoal Refere-se capacidade de conhecer-se e de estar bem consigo mesmo, de administrar os prprios sentimentos a favor de seus projetos. Layout desenho ou arranjo fsico, ou representao do arranjo fsico de um determinado ambiente ou produto. Manancial Nascente de gua; olho-d'gua; fonte. Fonte perene e abundante. Origem, princpio, fonte. Monopolizao Ao ou efeito de monopolizar, ou seja, de explorar de maneira abusiva, vendendo sem concorrente. Possuir ou desfrutar em carter exclusivo; tomar exclusivamente para si. Mutiro Auxlio gratuito que prestam uns aos outros os membros de uma determinada comunidade, reunindo-se todos em proveito ou de um de seus membros, ou de todos. Ociosos - Que no trabalha; desocupado; inativo. Improdutivo, improfcuo, estril. Suprfluo, desnecessrio, intil. Perpetuando Tornando perptuo; fazendo durar sempre, ou por muito tempo; eternizando. Potencializao Tornar potente; reforar. Precedida - que ocorreu antes de. Apresenta qualidade superior. Quadro 4Q1POC - Esse quadro uma ferramenta utilizada para planejar a implementao de uma soluo, sendo elaborado em resposta as questes a seguir: O QUE: Qual ao vai ser desenvolvida? QUANDO: Quando a ao ser realizada? POR QUE: Por que foi definida esta soluo (resultado esperado)? ONDE: Onde a ao ser desenvolvida (abrangncia)? COMO: Como a ao vai ser implementada (passos da ao)? QUEM: Quem ser o responsvel pela sua implantao? QUANTO: Quanto ser gasto?

- GLOSSRIO Racionaliza Torna racional. Torna reflexivo; inclina reflexo. Torna mais eficientes os processos de (o trabalho industrial, agrcola, etc., ou a organizao de empreendimentos, planos, etc.), pelo emprego de mtodos cientficos. Reciclagem Atualizao pedaggica, cultural, profissional, etc. Repetio de uma operao sobre uma substncia com o fim de melhorar propriedades ou aumentar o rendimento da operao global. Tratamento de resduos, ou de material usado, de forma a possibilitar sua reutilizao. Recursos finitos Meios esgotveis, que se esgotam, limitados. Recursos latentes Meios potenciais, subentendidos. Recursos naturais Fontes de riquezas materiais que existem em estado natural, tais como florestas, reservas minerais, etc. Renovveis Que pode ser renovado. Seiketsu - palavra japonesa, que na prtica dos 5S corresponde ao senso de higiene. Higiene o senso para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Neste so praticados todos os sensos anteriores da filosofia 5s, na vida pessoal e no ambiente, para garantir uma melhor qualidade de vida. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: sade, aperfeioamento, asseio. Seiri palavra japonesa, que na prtica dos 5S corresponde ao senso de utilizao (descarte). Esse senso de utilidade, ou seja, separar as coisas teis das inteis, dando um destino para aquelas que, no momento e no ambiente atual, no so mais teis. Vale esclarecer que intil no significa que poder ser jogado fora, e sim que no momento no tem utilidade naquele local especfico. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: descarte, utilizao, seleo. Seiso - palavra japonesa, que na prtica dos 5S corresponde ao senso de respeito (limpeza) Esse senso de respeito a tudo que est ao nosso redor - Objetos, equipamentos, instalaes - e s pessoas. Terminada a etapa do senso de utilizao, ficou somente o til, e este dever ser respeitado, pois qdo for preciso dever cumprir seu propsito. Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: inspeo, zelo. Seiton - palavra japonesa, que na prtica dos 5S corresponde ao senso de organizao (organizao) A ordem "pesquisa de layout", de forma a encontrar um lugar para cada coisa e manter todas as coisas sempre em seus devidos lugares. A organizao a etapa que mais contribui para o "gerenciamento visual". Pode ser encontrado no Brasil com os nomes: sistematizao, arrumao. Senso Faculdade de apreciar, de julgar, entendimento. Juzo, tino, siso, discrio, circunspeo. Faculdade de sentir ou apreciar; sentido.

- GLOSSRIO Shitsuke - palavra japonesa, que na prtica dos 5S corresponde ao senso de autodisciplina (ordem mantida). Autodisciplina significa autocontrole, nova atitude para ter e manter as habilidades de fazer as coisas certas. Argumentar sobre o caminho percorrido at o momento, os benefcios obtidos e a importncia da continuidade. Uma vez obtido o comprometimento de todos os envolvidos, cumprir rigorosamente as regras. Sinalizados Que esto com a sinalizao correta. Suprimentos Fornecimento, proviso. Taxa de crescimento da populao ndice que representa o crescimento de moradores de uma determinada regio. Xintosta - Relativo ao, ou que adepto do xintosmo, que uma religio nacional do Japo, anterior ao budismo.

You might also like