You are on page 1of 4

PAPMEM Janeiro/2014 Funo Exponencial

Professor Ledo Vaccaro Exerccios

1) Uma colnia de bactrias dobra a cada hora. s 9h, o nmero de bactrias nessa colnia B. Qual o nmero de bactrias s 9h 30min? E s 9h e 15min? E s 9h 1min? E s 11h 24min?

2A) Para qual valor de k , k, as funes f, g: +, definidas por f(x) = 2x e g(x) = 3kx, assumem os mesmos valores para qualquer valor real de x?

2B) Sendo a e b nmeros reais positivos e diferentes de 1, determine a condio necessria e suficiente para que as funes f, g: +, definidas por f(x) = a mx e g(x) = b nx, sejam iguais.

3)

Por Ledo Vaccaro Machado

omo todo bom morador do Rio de Janeiro, eu tinha o hbito de passar num barzinho para tomar um relaxante chopp aps um dia de trabalho. Largava o batente s 17h e, por volta das 18h, j estava no escritrio, sendo um dos primeiros a chegar. Pouco aps minha chegada, um senhor alto, sempre elegante com seus ternos, surgia. Trocvamos um cordial boa noite e ele ia sentar-se numa mesa ao fundo do bar. Tratava-se de um juiz de direito que julgava causas trabalhistas e, como eu, ia fechar seu dia de trabalho com um choppinho. No mereceria maiores atenes que os demais frequentadores do bar se, no fosse o fato de, todo dia, antes do primeiro chopp, ele pedir um copo de groselha. Aquela groselha me intrigava. Mais do que isso: ela me deixava inquieto. Um dia, no suportando mais minha curiosidade, fui at a mesa daquela figura que tinha um copo vermelho nas mos. Posso sentar? Claro. Fique vontade. H muito tempo nos encontramos e nunca tivemos o prazer de conversar. Permita-me uma pergunta que a curiosidade est por fazer. Por que o copo de groselha? Se o nobre colega de bar tiver pacincia, conto-lhe o que me fez comear com as groselhas e me far continuar ad eternum. Assenti com a cabea e me fiz todo ouvidos.

Estava comeando minha vida de juiz e tinha que julgar uma questo movida contra uma construtora. Essa construtora edificava uma estrutura subterrnea numa ilha e contratava trabalhadores por perodos de trs meses. Um grupo foi contratado e as partes acordaram que cada hora extra seria paga em dobro. Assim, os operrios trabalhariam 8 horas por dia e cada hora sobressalente seria contada em dobro. Deixando todos os seus pertences em armrios num navio, o grupo desembarcou at mesmo com as roupas oferecidas pela empresa. O estranho era que, na ilha inteira, s havia um relgio: o relgio de ponto, e esse jamais registrava uma hora extra sequer. Os dias pareciam mais longos que o normal, e alguns trabalhadores comearam a desconfiar de que o relgio andava mais devagar de dia que durante a noite e, por isso, vieram Justia. Mas como determinar se o relgio funcionava de modo anormal se era o nico na ilha, e os operrios passavam o tempo todo no subterrneo, no tendo acesso a rdio, televiso ou a telefone? Nem mesmo o Sol poderia auxili-los. Para piorar, quando do julgamento, o relgio j no existia mais. No momento da audincia, um rapaz apresentou-se dizendo ser capaz de provar que o relgio tinha um funcionamento irregular. Apresentou-me um esquema e comeou a relatar: Como no podia contar com outro relgio para comparar com o de ponto, criei um mecanismo que me permitisse averiguar a honestidade do relgio de ponto. Fixei um pequeno cano a uma certa distncia da base de um balde. Esse cano servia como ladro mantendo o nvel da gu estvel. Fiz um pequeno orifcio na base atravs do qual a gua escoava lentamente. Como o nvel da gua era constante , o escoamento se dava com fluxo constante. Num segundo balde, adaptei um pedao de mangueira prximo base e prendi a ponta, com fita adesiva,

um pouco mais acima. Isso tambm mantinha o nvel no segundo balde constante e, consequentemente, o volume do lquido dentro dele. O fluxo que saa do primeiro balde caa no segundo. Fui ao refeitrio e peguei alguns vidros de xarope de groselha. Enchi o segundo balde com groselha. Assim que samos para iniciar nossa jornada de trabalho, abri a torneira. Ao chegarmos, colhi um pouco da mistura que estava no balde pondo-a num frasco. Num segundo frasco, comecei a misturar gua e groselha, controlando a quantidade de componentes na mistura, at atingir uma colorao que coincidisse com a do primeiro frasco, ou seja, a mistura do balde. Constatei a presena de 20% de groselha. No dia seguinte, enchi o balde novamente com groselha e coloquei o sistema para funcionar assim que chegamos do trabalho, coletando a amostra na manh do outro dia, quando amos sair para trabalhar. Se o relgio de ponto funcionasse corretamente, deveria constatar a presena de 4% de groselha na mistura. Se em 8 horas, perodo suposto de trabalho, a quantidade de groselha desce a 20%, em 16 horas, dois perodos de 8 horas, a quantidade de groselha dever ser 20% de 20%, ou seja, 4%. No com surpresa, encontrei 10% de groselha na mistura. Logo, o perodo de descanso no correspondia ao dobro do perodo de trabalho. O rapaz, alm de provar o mau funcionamento do relgio, conseguiu determinar quantas horas extras cabia a cada operrio. Boquiabertos, os representantes da empresa pagaram tudo o que deviam sem nada dizer. E desde ento, eu lacro meu dia de trabalho com um copo de groselha. Admirado com o relato que acabara de ouvir do magistrado, no hesitei, chamei o garom e disse: Um copo de groselha, por favor.

Os trabalhadores faziam quantas horas extras por dia?

You might also like