You are on page 1of 45

0 O louco:

Desorientao, loucura e extravagncia.


Caminha em frente, olha para a frente, para o futuro assim como olha para o ar, sem ver o cho no tendo conscincia sobre o terreno em que pisa.
Abandono de algo e comeo de uma nova jornada, deciso.
Liberdade, conscincia do superloto do necessrio, possveis novos conhecimentos.
I O Mago:
Iniciativa, de criao e de vitalidade.
Simboliza a energia vital, incio de novos empreendimentos.
O Chapu que tem na sua cabea recolhe as energias csmicas.
Maneja os arcanos menores Ouro (ouros), copo (copas), faca (espadas).
Estabilidade, reflexo antes de ao, varias possibilidades que a vida prope.
II A Papisa:
Emotividade, compreenso e bom senso.
A Papisa dotada de sabedoria e fora interior.
As suas roupas demonstram energia e a sua capa a espiritualidade.
A sua tiara simboliza os 3 mundos, a sua posio recostada indica a reflexo e a meditao, representa o feminino e a receptividade.
III A Imperatriz:
.Sabedoria, inteligncia e proteo por parte de uma mulher.
Mostra inteligncia e poder, aguarda o momento oportuno para agir.
IV O imperador:
Poder, Fora, Riqueza
Representa o domnio terreno no sentido de base ou pedra cbica, ao.
Auto controle, tem conscincia dos seus limites.
Paternidade, autoridade, proteo e apoio.
V O Papa:
Bons concelhos, compaixo e espiritualidade.
o poder espiritual e religioso, representa os 3 mundos pelo seu ceptro.
Proteo e compreenso.
Pontfice entre o espiritual e o terreno interage entre estes dois planos.
VI Os Amantes:
Amor, felicidade, afeto humano, duvidas, duas possibilidades, escolher o que o corao ditar.
VII- O Carro:
xito, triunfo e viagens, Avano, evoluo, rapidez, avanar para a evoluo tendo em conta experincias do passado.
As coisas andam sem o controlo do consultante.
Vitria.
VIII- A Justia:
Julgamentos, assuntos legais e disciplina, a ausncia de sentimentos, a objetividade absoluta.
O fsico submetido ao espiritual, atitude neutra no avalia, s julga.
Equilbrio, reflete a harmonia entre duas ordens, material e espiritual, consciente e inconsciente.
IX- O Eremita:
Solido, concentrao e introverso.
Homem solitrio que possui a sabedoria, recolhimento, peregrinao.
X- A Roda da Fortuna:
Mudanas, sorte e oportunidades, realizao, o auge e a plenitude.
Evoluo dada ao conhecimento que adquiriu pelo passado.
Ao concretizada.
XI- A Fora:
Energia determinao e audcia.
Ao, a fora em todos os sentidos: fsico mental afetivo e espiritual.
O poder da fora consegue dominar o problema.
O chapu indica a captao de energia csmica, energia espiritual encarnada no fsico (capa vermelha sobre vestido vermelho).
XII- O Enforcado:
Mudanas, renuncia, apatia, um fim, inteligncia s avessas por erro.
Evoluo estagnada.
XIII Arcano sem Nome (Morte)
Mudana forada, fim de uma situao e regenerao.
Ao fsica consciente, riqueza partida, dificuldades financeiras.
Consciencializao espiritual mais profunda, Renovao espiritual.
XIV- A Temperana:
Moderao, harmonia e esperana. Uma pessoa bondosa e repleta de poder espiritual, espiritual age com energia, equilbrio e conciliao.
XV- O Diabo:
Violncia, fracasso e auto destruio, Inteligncia fora do comum, instinto, poder, malefcios e feitios malficos.
XVI-A Torre:
Mudanas, becos sem sada e acidentes.
Castigo pelo Karma, agitao, uma mudana brutal e inesperada.
XVII- A Estrela:
Optimismo, sorte e ocasies inesperadas, pureza e simplicidade, renascimento positivo, fertilidade.
XVIII- A lua:
Enganos, decepes e melancolia, meditao, fora do subconsciente, escurido, indecises.
XIX- O Sol:
Triunfos, xitos e conquistas.
Evoluo, bons fluidos, recepo de energia csmica, fertilidade terrena.
XX O Julgamento:
Entusiasmo, fim de um Conflito, cura, uma revelao, descoberta de uma verdade.
XXI O Mundo:
xito final e plenitude, equilbrio absoluto.
A personagem rodeada por uma grinalda amarela (plano celeste), vermelha (plano fsico), e azul (plano espiritual).
1. A INTERPRETAO DOS ARCANOS MENORES A SIMBOLOGIA DAS REALIZAES CONCRETAS...
Retratando os aspectos e as manifestaes exteriores da personalidade humana, os arcanos menores apresentam um ordenado conjunto de significaes, formado pela simbologia dos nmeros, das cores, dos naipes e das figuras, que possibilita uma srie de exerccios interpretativos.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
1.1. A Simbologia dos Nmeros
Nos sistemas simblicos, como o tar, os nmeros no so meramente quantidades: expressam tambm qualidades. Assim, cada nmero caracterizado por uma espcie de ideia-fora especfica, segundo a ordenao primordial.
Nmero Um Smbolo da apario do ser, da origem das coisas. Princpio ativo masculino que abre todas as sucesses e se fragmenta para gerar a multiplicidade, os outros nmeros. Geometricamente, o ponto onde nascem as linhas. Ponto irradiante e potncia suprema o centro. A unidade espiritual, a divindade, a luz. Interpretao divinatria: inteligncia e incio de ao.
Nmero Dois 1 + 1 gera a soma de tudo o que existe e a repetio dos ciclos. O 2 o reflexo do 1 como a natureza o reflexo de Deus. Princpio feminino e passivo representado por uma mulher. Geometricamente se expressa por dois pontos, duas linhas ou um ngulo. Dualismo do par de opostos que nasce do 1: vida/morte, bem/mal, etc. Contraposio e relatividade: a natureza em oposio ao criador, a lua em relao ao sol. Interpretao divinatria: passividade, dualidade, dificuldade.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Quatro Smbolo da organizao racional, da terra, dos limites externos naturais, da totalidade. Nmero da harmonia e da unidade exercida sobre o ternrio. Geometricamente o quadrado e o cubo o que finito e a criao com fronteiras prprias. Realizao das coisas tangveis e concretas. A lgica quadrangular das leis do mundo. Interpretao divinatria: matria, inrcia, passividade, possibilidades, novo incio.
Nmero Cinco 4 + 1 a ao do princpio unitrio e espiritual sobre as foras materiais. Geometricamente representado pelo pentagrama estrela de cinco pontas que, com a cabea virada para cima, simboliza o Adam Kadmon, homem primitivo antes da queda. O homem, a sade, o amor. Pensamento criador. Hierogamia [4]. Interpretao divinatria: dominao e necessidade de modificao do estado atual.
Nmero Seis 3 multiplicado por 2: atrao polarizante e mltipla. Amor, relao, antagonismo. Fora que se afasta do centro espalhando-se em todas as direes. Geometricamente representado pela unio de dois tringulos o hexagrama. Associado ao princpio de analogia: O que est embaixo como o que est em cima. Ambivalncia, equilbrio. Tenso, esforo os seis dias da criao. Balana. Hermafrodita. Interpretao divinatria: obstculo interno ou externo, forte ou fraco.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Nmero Nove 3 multiplicado por 3 ou 3 + 3 + 3 triplicidade do triplo a imagem completa dos trs mundos. Nmero do conhecimento perfeito, o limite da srie antes de seu retorno unidade. Geometricamente o tringulo do ternrio. Tem a caracterstica de reproduzir-se a si mesmo quando multiplicado. Nmero dos ritos medicinais por representar a tripla sntese, isto , a ordenao de cada plano espiritual, intelectual e corporal. Interpretao divinatria: obrigao e sucesso que exige mudana de rumo para no estacionar.
Nmero Dez Smbolo da realizao espiritual. Ao mesmo tempo expressa a ambivalncia unidade atuando como nmero par. De acordo com os sistemas decimais o retorno unidade, o comeo de uma nova srie total. Geometricamente pode ser representado por uma circunferncia com um ponto no centro. Nmero do ciclo perfeito e da totalidade do universo, da ordem interior e da totalidade psquica. Interpretao divinatria: realizao, fim de um ciclo ou caminho, ponderao, estudo, avaliao.
[1] Espao semicircular, especialmente o munido de bancadas para receber espectadores.
[2] 1. Astr. Interseo da vertical superior do lugar com a esfera celeste. 2. Fig. Auge, apogeu, culminncia.
[3] 1. Desaparecimento de um astro no horizonte, do lado oeste, proveniente do movimento diurno; pr. 2. Ocidente, oeste, poente. 3. Fig. Termo, fim, final. 4. Fig. Queda, runa, decadncia, extino, morte, crepsculo.
[4] Unio de coisas divinas.
[5] 1. Constituio fsica de algum; constituio, organizao. 2. Disposio de esprito; temperamento, inclinao.
1.2. O Significado das Cores e dos Naipes
As cores do tar no so simplesmente o vermelho e o negro, sntese de cores produzida pelos baralhos estilizados, mas todas as cores fundamentais, cada uma das quais, como j se explicou anteriormente (ao falarmos dos Arcanos Maiores) com um simbolismo prprio.
Os quatro naipes relacionam-se ao mundo simblico do quaternrio: os quatro elementos, os quatro pontos cardeais, as quatro fases da lua, as quatro estaes do ano, etc. O quatro est associado organizao racional e ordem terrestre. Da os quatro naipes indicarem os setores bsicos da vida humana: amor, negcios, lutas e dinheiro.
Paus Bastes, trevo, vara. Insgnia de comando, cetro da dominao viril, emblema do poder masculino. Fora.
Relaciona-se a negcios e empreendimentos. Socialmente corresponde ao governo civil, aos polticos, operrios, empregados e camponeses. Elemento Terra. um naipe enrgico, de crescimento e novos comeos, podendo ser construtivo ou destrutivo, conforme a numerao. Paus anuncia novidades So influenciados pelo V (O Sumo Sacerdote) e pelo XXI (O Mundo).
Copas Corao, nfora [6]. Receptividade feminina, nfora de adivinhao. Sensibilidade. Relaciona-se ao amor, aos ideais e s criaes artsticas. Socialmente corresponde ao poder adquirido pela cultura, aos intelectuais, artistas, cientistas e sacerdotes. Elemento gua. um naipe de elevao e culminao do desejo, cuja presena no jogo em geral feliz, j que est ligado s alegrias da vida. Copas pressagia felicidade So influenciadas pelo XV (O Diabo) e pelo XXI (O Mundo).
[6] 1. Vaso grande de cermica, com duas asas simtricas e fundo pontiagudo, usado por gregos e romanos para armazenar azeite, vinho, gua, etc.
Espadas Lana, machado. Arma cujo desenho de cruz lembra a cooperao dos contrrios masculino e feminino. Lutas, combates, angstias. Socialmente corresponde ao poder apoiado pela fora, aos militares, aos guerreiros. Est relacionado a uma ao penetrante, como a do Verbo. Elemento Ar. um naipe de brigas, coragem, dificuldades sbitas e mistrios. Espadas pressagia infelicidade e morte So influenciadas pelo X (A Roda da Fortuna).
Ouros - Moeda, roda, estrela, pentculo [7]. Matria que condensa uma ao espiritual. Vontade, inteligncia, esforo. Relaciona-se a qualquer empreendimento ou campo de atividade onde interagem foras materiais. Corresponde socialmente ao poder econmico, burguesia, s finanas, ao comrcio e aos bens patrimoniais. Elemento Fogo. um naipe de pacincia e estudo que depende muito das cartas que o acompanham. Ouros pressagia dinheiro So influenciadas pelo XX (O Julgamento).
[7] 1. Estrela de cinco pontas, feita com um traado contnuo, formando ao centro um pentgono regular, e qual se atribuem virtudes mgicas e talismnicas. 2. Qualquer dos diversos smbolos do ocultismo semelhantes, por seu traado contnuo, ao verdadeiro pentculo.
1.3. As Relaes Simblicas das Figuras
Um dos setores mais abandonados pelos investigadores do tar, a origem das figuras, permite apenas vagas hipteses. Alguns as comparam com uma corte feudal, com seu senhor, sua senhora, o pajem favorito, o mestre de armas e o cavaleiro. Outros, com o jogo de xadrez onde, tal como os pees, submetidas ao rei e rainha. Alberto Coust d a seguinte interpretao ao simbolismo geral das figuras:
O Rei Representao do pai, do fundador dos povos e do poder gerador. No plano inicitico, o que concluiu o caminho, o guru ou instrutor, e pode ser relacionado com o Ermito. Tem analogia com o Sol e com Jpiter. O Rei o grau mais elevado de evoluo ou grandeza de uma espcie
A Dama Num primeiro nvel representa a Me, mas a importncia deste papel varia de acordo com a relao que mantm com as outras trs figuras. Ou seja: filha do rei, esposa do cavaleiro e me do valete. Corresponde de qualquer forma ao simbolismo feminino e, num plano mais modesto, rene a significao dos arcanos A Gr-Sacerdotisa, A Imperatriz, A Justia, A Fora e A Lua. No plano inicitico, representa as diversas etapas da via lunar.
O Cavaleiro O smbolo do cavaleiro est concretamente vinculado ao ritual das ordens de cavalaria medievais. Relaciona-se com os arcanos O Namorado e O Carro e, no plano inicitico, corresponde ao perodo dos trabalhos e dos esforos concretos para a realizao. Psicologicamente, refere-se aos estados intermedirios, entre o mundo material e espiritual, e transmutatrios, presentes na fase transformadora da Grande Obra Alqumica.
O Valete Seu simbolismo bsico o de filho, num sentido esttico, e de mensageiro ou peregrino, num sentido dinmico. Soluciona os conflitos colocados pelas outras trs figuras. No plano inicitico, representa o grau primrio e relaciona-se com O Mago, O Enforcado e O Louco.
1.4. Arcano Rei Representa Homens
De Paus: Liderana profissional, fora interior. Sozinha: Haver mudanas na prpria vida e das pessoas prximas. Com o V (O Sumo Sacerdote): Mudana na rea profissional. Com o XXI (O Mundo): Sucesso no amor e no trabalho.
De Copas: Homem que fundamentalmente bom, mas um tanto dominador em assuntos materiais. Sozinha: Facilmente levado pelos impulsos. Com o XV (O Diabo): Com mais sabedoria sua sade melhora. Com XXI (O Mundo): Amor, ajuda e honra.
De Espadas: Homem meticuloso que pesa suas decises. Sozinha: Representa represso (polcia, justia, etc.). Com o X (A Roda da Fortuna): Algumas vezes um protetor, mas a maioria das vezes prejudicial, especialmente se o consulente for um homem.
De Ouros: Homem rico e poderoso, no comrcio ou na indstria. Sozinha: Incentivo a avareza e a intolerncia. Com o XX (O Julgamento): Ajuda para atingir objetivos fixados.
1.5. Arcano Rainha Representa Mulheres
De Paus: Mulher independente, caprichosa. Sozinha: Rival perigosa para outras mulheres. Com o V (O Sumo Sacerdote): Ganho de fortuna e entusiasmo. Com o XXI (O Mundo): Triunfo sobre todos os obstculos.
De Copas: Dona de casa, me afetuosa e esposa devotada. Sozinha: D coragem, e s vezes resignao. Com o XV (O Diabo): Se esconde dos excessos, devido a carta representar O Diabo. Com XXI (O Mundo): Ambies atingidas trazem-lhe conforto.
De Espadas: Mulher autoritria, mrbida, obcecada pela opinio das outras pessoas. Sozinha: Envenena a vida das pessoas que a cercam. Com o X (A Roda da Fortuna): As coisas iro melhorar se a consulente sair para uma viagem.
De Ouros: Mulher rica, sensual, mas incompreendida. Sozinha: levada por sua imaginao. Com o XX (O Julgamento): Encontro com o verdadeiro amor.
1.6. Arcano Cavaleiro Representa Eventos
De Paus: Pessoa amigvel. Honesto e recproco. Sozinha: Prediz um evento agradvel. Com o V (O Sumo Sacerdote): Sucesso material conseguido atravs de uma viagem. Com o XXI (O Mundo): Benfico para o trabalho, planos e caso de amor.
De Copas: Homem sentimental e sedutor. Sozinha: O amor realado, transformado e protegido. Com o XV (O Diabo): Agradvel evoluo de sentimentos e desejos. Com XXI (O Mundo): Felicidade total. Aprecie a vida.
De Espadas: Pessoa empreendedora e til. Sozinha: Indica ajuda, ganho ou inesperado suporte. Com o X (A Roda da Fortuna): Desapontamento.
De Ouros: Pessoa realista e intrigante. Sozinha: Favorece ganhos, loterias, especulao e mercado de aes. Com o XX (O Julgamento): Sucesso depende de voc.
1.7. Arcano Valete Representa os Jovens
De Paus: Ambio. Enamorado do trabalho, sempre reconhecido. Sozinha: Permite aspirar por um trabalho melhor. Com o V (O Sumo Sacerdote): Se o consulente uma criana, ela ter a vida cheia de sucesso. Com o XXI (O Mundo): Associao benfica e duradora.
De Copas: Garota jovem, instvel e passional. Sozinha: Perda do amado. Imprudncia sentimental. Com o XV (O Diabo): Controle dos instintos bsicos. Cheque os impulsos incontrolveis. Com XXI (O Mundo): Mais segurana. Mais liberdade.
De Espadas: Pessoa ingrata e hipcrita (pode ser uma criana). Sozinha: Derrubar planos. Trs desapontamentos. Com o X (A Roda da Fortuna): Falso testemunho em tribunal. Policial desonesto. Chantagem.
De Ouros: Mulher de cabelos negros, sincera, caridosa, mas desorganizada. Sozinha: Gastos exagerados. Dbitos pendentes. Com o XX (O Julgamento): Sorte inesperada.
1.8. Arcano Dez
De Paus: Carta benfica para os negcios. Sozinha: Consulente deve mudar sua ttica se quer alcanar sucesso. Com o V (O Sumo Sacerdote): Resultados esperados realizados. Com o XXI (O Mundo): Sade melhor. Prosperidade. Sorte.
De Copas: Amizade. Breve caso de amor. Sozinha: A famlia protegida. As crianas (especialmente as meninas) so queridas. Com o XV (O Diabo): Sucesso nas artes. Nascimento de uma filha que ser muito bonita. Com XXI (O Mundo): A pessoa que voc ama inatingvel.
De Espadas: Preocupao e infortnio. Sozinha: Viagem cara e intil. Com o X (A Roda da Fortuna): Falha de plano causado por m sorte.
De Ouros: Aumento da fortuna e propriedade. Sozinha: Uma ousada transao comercial um sucesso. Compre terras e faa negcios. Com o XX (O Julgamento): Falha de plano causado por m sorte.
1.9. Arcano Nove
De Paus: Representa cuidado e reflexo. Sozinha: As circunstncias foram voc a pensar. uma boa coisa. Com o V (O Sumo Sacerdote): Espere antes de tomar uma deciso. Com o XXI (O Mundo): Mudar sua profisso pode ser muito arriscado.
De Copas: Alegria. Para mulheres, fecundidade. Sozinha: Melhora na vida particular. Com o XV (O Diabo): Fim de um perodo de dvida. Retorno do ser amado. Com XXI (O Mundo): Felicidade. Boa sade (para as mulheres, desejo de ficar grvida).
De Espadas: Carta fatal. Sozinha: Indica sempre um atraso nos planos. Com o X (A Roda da Fortuna): Orgulho ferido. Doena ou morte de uma pessoa prxima a voc.
De Ouros: Dinheiro. Sozinha: Benfica para o consulente. Com o XX (O Julgamento): Trabalho altamente remunerado. Contrato vantajoso.
1.10. Arcano Oito
De Paus: Dvida e preocupao. Sozinha: A roda est girando. O consulente abandona seu projeto. Com o V (O Sumo Sacerdote): Siga sua inspirao. Com o XXI (O Mundo): Voc tem que aprender a dizer no.
De Copas: Desapontamento sentimental. Sozinha: Compromisso quebrado. Com o XV (O Diabo): Triunfo da razo sobre hostilidade. Com XXI (O Mundo): Casamento ou associao conduziria a uma ascenso social.
De Espadas: Incerteza e letargia. Sozinha: Cansao. Sade requer mais cuidado. Com o X (A Roda da Fortuna): Inevitveis complicaes.
De Ouros: Traio e desafio. Sozinha: Falsos compromissos. Riscos, especulaes. Com o XX (O Julgamento): Aperfeioamento em todos os sentidos.
1.11. Arcano Sete
De Paus: Resultados de sucesso intelectual. Sozinha: Boas idias. Surpreendente iniciativa. Com o V (O Sumo Sacerdote): Honra e glria conseguidos com uma viagem. Com o XXI (O Mundo): Segurana, conforto, dinheiro.
De Copas: Amor correspondido. Sozinha: Satisfao com assuntos do corao e dos sentidos. Com o XV (O Diabo): Aumento de energia. Com XXI (O Mundo): Triunfo sobre todos os obstculos.
De Espadas: Coragem moral e psquica. Sozinha: Reivindicaes atendidas. Com o X (A Roda da Fortuna): Prosperidade vem facilmente.
De Ouros: Homem de negcios. Sozinha: Aumento de fortuna. Com o XX (O Julgamento): O consulente deve tomar iniciativa.
1.12. Arcano Seis
De Paus: Hesitao e inferioridade. Sozinha: Mais prejuzos do que lucros. Com o V (O Sumo Sacerdote): Menos infelicidade. Com o XXI (O Mundo): Pessoa influente ajuda o consulente.
De Copas: Fraqueza e pesar no corao. Sozinha: Esta carta freqentemente prediz a morte, separao. Com o XV (O Diabo): Com o poder da vontade, sua sade evolui e o amado retorna. Com XXI (O Mundo): Acontea o que acontecer no futuro, restar o brilho.
De Espadas: Preocupaes e obstculos. Sozinha: O consulente deve permanecer firme. Com o X (A Roda da Fortuna): Novos contatos sero benficos.
De Ouros: Avarento. Sozinha: Cuidado com as especulaes. Com o XX (O Julgamento): Aperfeioamento a caminho.
1.13. Arcano Cinco
De Paus: Corao e mente generosos. Sozinha: Ser o caminho certo se voc preservar. Com o V (O Sumo Sacerdote): Sucesso merecido. Felicidade no amor. Com o XXI (O Mundo): Alegria de estar juntos.
De Copas: Separao e lgrimas. Sozinha: Voc est cercada por pessoas ciumentas, Mexericos pem em perigo sua felicidade. Com o XV (O Diabo): Leve aperfeioamento. Com XXI (O Mundo): O corao est em paz. A sorte retorna.
De Espadas: Cimes e lgrimas. Sozinha: O consulente deve lutar contra as ms influncias. Com o X (A Roda da Fortuna): Qualquer mudana seria benfica.
De Ouros: Amor de sangue ou adultrio. Sozinha: O namorado (ou o Enamorado) a causa da runa. Com o XX (O Julgamento): Aperfeioamento em suas condies morais e fsicas.
1.14. Arcano Quatro
De Paus: Mudana e bons contatos. Sozinha: Conduz a um casamento prtico e transaes de propriedade. Com o V (O Sumo Sacerdote): Bons avisos conduzem ao sucesso desejado. Com o XXI (O Mundo): Voc logo ter alegria com as melhores coisas da vida.
De Copas: Desapontamento e neurastenia. Sozinha: Cuidado com os perigos fsicos e desapontamentos sentimentais. Com o XV (O Diabo): D-lhe coragem. Com XXI (O Mundo): O consulente livra-se de suas obrigaes.
De Espadas: Solido. Corao ferido. Sozinha: Ausncia, morte, desapontamento. Com o X (A Roda da Fortuna): Amor instvel. Sade frgil.
De Ouros: Mudana agradvel. Sozinha: O amor entra em sua vida novamente. O dinheiro tambm. Com o XX (O Julgamento): Um presente ser dado a voc. Ambies preenchidas.
1.15. Arcano Trs
De Paus: Idias e conhecimentos. Sozinha: Os negcios esto em alta. A mente torna-se mais alerta. Com o V (O Sumo Sacerdote): O consulente pode se beneficiar dos erros de outras pessoas. Com o XXI (O Mundo): Vida significa viver.
De Copas: Corpo e mente em paz. Sozinha: Final feliz num acontecimento. Com o XV (O Diabo): Seus estudos traro benefcios. Sade melhor. Com XXI (O Mundo): Seus planos se materializaro.
De Espadas: Erros repetitivos. Sozinha: Amor e amizade colocados em perigo ou talvez mesmo destrudos. Com o X (A Roda da Fortuna): Nada pode alterar o destino.
De Ouros: Sorte e promoo. Sozinha: Fim das dificuldades. Com o XX (O Julgamento): Esforos so recompensados.
1.16. Arcano Dois
De Paus: Argumentos. Incompatibilidade. Sozinha: Sade frgil. Isolamento. Com o V (O Sumo Sacerdote): Perspectiva melhor. Com o XXI (O Mundo): Harmonia restaurada no relacionamento.
De Copas: Animosidade. Calnia. Sozinha: Dependendo das circunstncias esta carta tambm use as pessoas ou as separa. Com o XV (O Diabo): Amor recproco com sentimentos de ansiedade. Com XXI (O Mundo): Fim de relacionamento d um sentimento de liberdade.
De Espadas: Contradies e honestidade. Sozinha: Freqentemente indica hostilidade ou doena sbita. Com o X (A Roda da Fortuna): Retaliao violenta.
De Ouros: Mesquinhez. Promessas no cumpridas. Sozinha: Roubo ou possvel desonestidade. Com o XX (O Julgamento): Ser incompreendido no amor e nos negcios.
1.17. Arcano s
De Paus: Criao e dominao. Sozinha: Ambio e tirania. Consulente freqentemente um vencedor. Com o V (O Sumo Sacerdote): Situao financeira est em alta. Sucesso no amor. Com o XXI (O Mundo): Destino excepcional.
De Copas: Talento e comunicabilidade. Sozinha: Alegria ntima. Conversas teis. Com o XV (O Diabo): Esperana v. Com XXI (O Mundo): O consulente se afirma e atrai simpatias.
De Espadas: Virilidade. Autoconfiana. Sozinha: Vitria pela coragem e pelo mrito. Com o X (A Roda da Fortuna): Recuperao ou fim de uma provao.
De Ouros: Como um talism esta carta simboliza sucesso. Sozinha: Aumento de dinheiro. Com o XX (O Julgamento): Em geral tudo deve ir bem.
Fonte: Revista Almanaque Planeta Tar, 6 Edio, Jul/1989 & Texto de folheto explicativo que vem junto com o baralho)
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.399538036801772.96311.328715227217387&type=3#!/media/set/?set=a.399538036801772.96311.328715227217387&type=3
O Jogo do Espelho
Apresento agora a minha verso desse tradicional sistema de leitura, adaptado a uma abordagem mais interior e voltada para a autotransformao, que chamei de Jogo do Espelho. Aqui o jogo apresentado como uma abertura inicial que visa revelar o mundo interior e exterior de quem se consulta e a interao deste com ambos. O significado de cada posio foi propositalmente de...ixado bem amplo para que o arcano e a orientao intuitiva de cada leitor definam qual aspecto de cada carta se aplica ao jogo em questo.
Proceda do seu modo usual. Eu embaralho o conjunto das setenta e oito cartas, com arcanos maiores e menores misturados e quando julgar pronto ofereo o mao para o cliente dividi-lo em dois ou trs montes conforme desejar. Abro em leque e oriento para que sejam retiradas dez cartas que mantenho com as faces voltadas para baixo. Uma a uma vou arranjado-as conforme o esquema ao lado:
O passo seguinte ir virando cada uma das cartas e procedendo a interpretao:
Posio 1: O mundo interior no momento, o tema mais importante que se est vivendo.
Posio 2: A ao. Aes que se est tomando a partir desse momento e que podem estar de algum modo contribuindo ou obstruindo a sua fluncia.
Posio 3: Apelo do mundo interior, essa posio se refere ao inconsciente espiritual e revela a orientao interna partir do momento que se est vivendo. Trata-se daquela voz silenciosa que fala no fundo da nossa alma e que podemos estar ignorando ou no, conforme os arcanos em torno.
Posio 4: Desafios, obstculos e bloqueios. Essa posio revela os aspectos desafiantes do consulente e os condicionamentos do inconsciente psicolgico que se fazem notar com isso e que podem ter sua origem tanto na infncia com em vidas passadas.
Posio 5: O mundo consciente e material, essa posio revela qual a relao que se est tendo com o mundo dos negcios, carreira e finanas, bem como o modo como tudo isso avaliado racionalmente.
Posio 6: Os objetivos futuros e vida social. Aqui as intenes para o futuro imediato so mostradas assim como as relaes sociais que se entabula com o objetivo de viabiliz-las. Relaes com a famlia e as amizades tambm so representadas aqui.
Posio 7: A personalidade. Que face est emergindo de dentro da psique de quem se consulta? Essa questo respondida nesse ponto, e revela posturas conscientes.
Posio 8: Relacionamentos ntimos e a expresso do afeto. A situao e a qualidade da vida amorosa e sexual.
Posio 9: O aprendizado. Qual a lio mais importante que o momento oferece? O que se pode apreender dessa vivncia? A posio nove responde isso.
Posio 10: Sntese. Essa posio revela o pano de fundo da situao, o clima e o para qu da situao toda, sua finalidade dentro de um sentido maior, existencial.
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Caminha em frente, olha para a frente, para o futuro assim como olha para o ar, sem ver o cho no tendo conscincia sobre o terreno em que pisa.
A sua tiara simboliza os 3 mundos, a sua posio recostada indica a reflexo e a meditao, representa o feminino e a receptividade.
xito, triunfo e viagens, Avano, evoluo, rapidez, avanar para a evoluo tendo em conta experincias do passado.
O chapu indica a captao de energia csmica, energia espiritual encarnada no fsico (capa vermelha sobre vestido vermelho).
Moderao, harmonia e esperana. Uma pessoa bondosa e repleta de poder espiritual, espiritual age com energia, equilbrio e conciliao.
Violncia, fracasso e auto destruio, Inteligncia fora do comum, instinto, poder, malefcios e feitios malficos.
A personagem rodeada por uma grinalda amarela (plano celeste), vermelha (plano fsico), e azul (plano espiritual).
1. A INTERPRETAO DOS ARCANOS MENORES A SIMBOLOGIA DAS REALIZAES CONCRETAS...
Retratando os aspectos e as manifestaes exteriores da personalidade humana, os arcanos menores apresentam um ordenado conjunto de significaes, formado pela simbologia dos nmeros, das cores, dos naipes e das figuras, que possibilita uma srie de exerccios interpretativos.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nos sistemas simblicos, como o tar, os nmeros no so meramente quantidades: expressam tambm qualidades. Assim, cada nmero caracterizado por uma espcie de ideia-fora especfica, segundo a ordenao primordial.
Nmero Um Smbolo da apario do ser, da origem das coisas. Princpio ativo masculino que abre todas as sucesses e se fragmenta para gerar a multiplicidade, os outros nmeros. Geometricamente, o ponto onde nascem as linhas. Ponto irradiante e potncia suprema o centro. A unidade espiritual, a divindade, a luz. Interpretao divinatria: inteligncia e incio de ao.
Nmero Dois 1 + 1 gera a soma de tudo o que existe e a repetio dos ciclos. O 2 o reflexo do 1 como a natureza o reflexo de Deus. Princpio feminino e passivo representado por uma mulher. Geometricamente se expressa por dois pontos, duas linhas ou um ngulo. Dualismo do par de opostos que nasce do 1: vida/morte, bem/mal, etc. Contraposio e relatividade: a natureza em oposio ao criador, a lua em relao ao sol. Interpretao divinatria: passividade, dualidade, dificuldade.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Quatro Smbolo da organizao racional, da terra, dos limites externos naturais, da totalidade. Nmero da harmonia e da unidade exercida sobre o ternrio. Geometricamente o quadrado e o cubo o que finito e a criao com fronteiras prprias. Realizao das coisas tangveis e concretas. A lgica quadrangular das leis do mundo. Interpretao divinatria: matria, inrcia, passividade, possibilidades, novo incio.
Nmero Cinco 4 + 1 a ao do princpio unitrio e espiritual sobre as foras materiais. Geometricamente representado pelo pentagrama estrela de cinco pontas que, com a cabea virada para cima, simboliza o Adam Kadmon, homem primitivo antes da queda. O homem, a sade, o amor. Pensamento criador. Hierogamia [4]. Interpretao divinatria: dominao e necessidade de modificao do estado atual.
Nmero Seis 3 multiplicado por 2: atrao polarizante e mltipla. Amor, relao, antagonismo. Fora que se afasta do centro espalhando-se em todas as direes. Geometricamente representado pela unio de dois tringulos o hexagrama. Associado ao princpio de analogia: O que est embaixo como o que est em cima. Ambivalncia, equilbrio. Tenso, esforo os seis dias da criao. Balana. Hermafrodita. Interpretao divinatria: obstculo interno ou externo, forte ou fraco.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Nmero Nove 3 multiplicado por 3 ou 3 + 3 + 3 triplicidade do triplo a imagem completa dos trs mundos. Nmero do conhecimento perfeito, o limite da srie antes de seu retorno unidade. Geometricamente o tringulo do ternrio. Tem a caracterstica de reproduzir-se a si mesmo quando multiplicado. Nmero dos ritos medicinais por representar a tripla sntese, isto , a ordenao de cada plano espiritual, intelectual e corporal. Interpretao divinatria: obrigao e sucesso que exige mudana de rumo para no estacionar.
Nmero Dez Smbolo da realizao espiritual. Ao mesmo tempo expressa a ambivalncia unidade atuando como nmero par. De acordo com os sistemas decimais o retorno unidade, o comeo de uma nova srie total. Geometricamente pode ser representado por uma circunferncia com um ponto no centro. Nmero do ciclo perfeito e da totalidade do universo, da ordem interior e da totalidade psquica. Interpretao divinatria: realizao, fim de um ciclo ou caminho, ponderao, estudo, avaliao.
[2] 1. Astr. Interseo da vertical superior do lugar com a esfera celeste. 2. Fig. Auge, apogeu, culminncia.
[3] 1. Desaparecimento de um astro no horizonte, do lado oeste, proveniente do movimento diurno; pr. 2. Ocidente, oeste, poente. 3. Fig. Termo, fim, final. 4. Fig. Queda, runa, decadncia, extino, morte, crepsculo.
[5] 1. Constituio fsica de algum; constituio, organizao. 2. Disposio de esprito; temperamento, inclinao.
As cores do tar no so simplesmente o vermelho e o negro, sntese de cores produzida pelos baralhos estilizados, mas todas as cores fundamentais, cada uma das quais, como j se explicou anteriormente (ao falarmos dos Arcanos Maiores) com um simbolismo prprio.
Os quatro naipes relacionam-se ao mundo simblico do quaternrio: os quatro elementos, os quatro pontos cardeais, as quatro fases da lua, as quatro estaes do ano, etc. O quatro est associado organizao racional e ordem terrestre. Da os quatro naipes indicarem os setores bsicos da vida humana: amor, negcios, lutas e dinheiro.
Paus Bastes, trevo, vara. Insgnia de comando, cetro da dominao viril, emblema do poder masculino. Fora.
Relaciona-se a negcios e empreendimentos. Socialmente corresponde ao governo civil, aos polticos, operrios, empregados e camponeses. Elemento Terra. um naipe enrgico, de crescimento e novos comeos, podendo ser construtivo ou destrutivo, conforme a numerao. Paus anuncia novidades So influenciados pelo V (O Sumo Sacerdote) e pelo XXI (O Mundo).
Copas Corao, nfora [6]. Receptividade feminina, nfora de adivinhao. Sensibilidade. Relaciona-se ao amor, aos ideais e s criaes artsticas. Socialmente corresponde ao poder adquirido pela cultura, aos intelectuais, artistas, cientistas e sacerdotes. Elemento gua. um naipe de elevao e culminao do desejo, cuja presena no jogo em geral feliz, j que est ligado s alegrias da vida. Copas pressagia felicidade So influenciadas pelo XV (O Diabo) e pelo XXI (O Mundo).
[6] 1. Vaso grande de cermica, com duas asas simtricas e fundo pontiagudo, usado por gregos e romanos para armazenar azeite, vinho, gua, etc.
Espadas Lana, machado. Arma cujo desenho de cruz lembra a cooperao dos contrrios masculino e feminino. Lutas, combates, angstias. Socialmente corresponde ao poder apoiado pela fora, aos militares, aos guerreiros. Est relacionado a uma ao penetrante, como a do Verbo. Elemento Ar. um naipe de brigas, coragem, dificuldades sbitas e mistrios. Espadas pressagia infelicidade e morte So influenciadas pelo X (A Roda da Fortuna).
Ouros - Moeda, roda, estrela, pentculo [7]. Matria que condensa uma ao espiritual. Vontade, inteligncia, esforo. Relaciona-se a qualquer empreendimento ou campo de atividade onde interagem foras materiais. Corresponde socialmente ao poder econmico, burguesia, s finanas, ao comrcio e aos bens patrimoniais. Elemento Fogo. um naipe de pacincia e estudo que depende muito das cartas que o acompanham. Ouros pressagia dinheiro So influenciadas pelo XX (O Julgamento).
[7] 1. Estrela de cinco pontas, feita com um traado contnuo, formando ao centro um pentgono regular, e qual se atribuem virtudes mgicas e talismnicas. 2. Qualquer dos diversos smbolos do ocultismo semelhantes, por seu traado contnuo, ao verdadeiro pentculo.
Um dos setores mais abandonados pelos investigadores do tar, a origem das figuras, permite apenas vagas hipteses. Alguns as comparam com uma corte feudal, com seu senhor, sua senhora, o pajem favorito, o mestre de armas e o cavaleiro. Outros, com o jogo de xadrez onde, tal como os pees, submetidas ao rei e rainha. Alberto Coust d a seguinte interpretao ao simbolismo geral das figuras:
O Rei Representao do pai, do fundador dos povos e do poder gerador. No plano inicitico, o que concluiu o caminho, o guru ou instrutor, e pode ser relacionado com o Ermito. Tem analogia com o Sol e com Jpiter. O Rei o grau mais elevado de evoluo ou grandeza de uma espcie
A Dama Num primeiro nvel representa a Me, mas a importncia deste papel varia de acordo com a relao que mantm com as outras trs figuras. Ou seja: filha do rei, esposa do cavaleiro e me do valete. Corresponde de qualquer forma ao simbolismo feminino e, num plano mais modesto, rene a significao dos arcanos A Gr-Sacerdotisa, A Imperatriz, A Justia, A Fora e A Lua. No plano inicitico, representa as diversas etapas da via lunar.
O Cavaleiro O smbolo do cavaleiro est concretamente vinculado ao ritual das ordens de cavalaria medievais. Relaciona-se com os arcanos O Namorado e O Carro e, no plano inicitico, corresponde ao perodo dos trabalhos e dos esforos concretos para a realizao. Psicologicamente, refere-se aos estados intermedirios, entre o mundo material e espiritual, e transmutatrios, presentes na fase transformadora da Grande Obra Alqumica.
O Valete Seu simbolismo bsico o de filho, num sentido esttico, e de mensageiro ou peregrino, num sentido dinmico. Soluciona os conflitos colocados pelas outras trs figuras. No plano inicitico, representa o grau primrio e relaciona-se com O Mago, O Enforcado e O Louco.
De Paus: Liderana profissional, fora interior. Sozinha: Haver mudanas na prpria vida e das pessoas prximas. Com o V (O Sumo Sacerdote): Mudana na rea profissional. Com o XXI (O Mundo): Sucesso no amor e no trabalho.
De Copas: Homem que fundamentalmente bom, mas um tanto dominador em assuntos materiais. Sozinha: Facilmente levado pelos impulsos. Com o XV (O Diabo): Com mais sabedoria sua sade melhora. Com XXI (O Mundo): Amor, ajuda e honra.
De Espadas: Homem meticuloso que pesa suas decises. Sozinha: Representa represso (polcia, justia, etc.). Com o X (A Roda da Fortuna): Algumas vezes um protetor, mas a maioria das vezes prejudicial, especialmente se o consulente for um homem.
De Ouros: Homem rico e poderoso, no comrcio ou na indstria. Sozinha: Incentivo a avareza e a intolerncia. Com o XX (O Julgamento): Ajuda para atingir objetivos fixados.
De Paus: Mulher independente, caprichosa. Sozinha: Rival perigosa para outras mulheres. Com o V (O Sumo Sacerdote): Ganho de fortuna e entusiasmo. Com o XXI (O Mundo): Triunfo sobre todos os obstculos.
De Copas: Dona de casa, me afetuosa e esposa devotada. Sozinha: D coragem, e s vezes resignao. Com o XV (O Diabo): Se esconde dos excessos, devido a carta representar O Diabo. Com XXI (O Mundo): Ambies atingidas trazem-lhe conforto.
De Espadas: Mulher autoritria, mrbida, obcecada pela opinio das outras pessoas. Sozinha: Envenena a vida das pessoas que a cercam. Com o X (A Roda da Fortuna): As coisas iro melhorar se a consulente sair para uma viagem.
De Ouros: Mulher rica, sensual, mas incompreendida. Sozinha: levada por sua imaginao. Com o XX (O Julgamento): Encontro com o verdadeiro amor.
De Paus: Pessoa amigvel. Honesto e recproco. Sozinha: Prediz um evento agradvel. Com o V (O Sumo Sacerdote): Sucesso material conseguido atravs de uma viagem. Com o XXI (O Mundo): Benfico para o trabalho, planos e caso de amor.
De Copas: Homem sentimental e sedutor. Sozinha: O amor realado, transformado e protegido. Com o XV (O Diabo): Agradvel evoluo de sentimentos e desejos. Com XXI (O Mundo): Felicidade total. Aprecie a vida.
De Espadas: Pessoa empreendedora e til. Sozinha: Indica ajuda, ganho ou inesperado suporte. Com o X (A Roda da Fortuna): Desapontamento.
De Ouros: Pessoa realista e intrigante. Sozinha: Favorece ganhos, loterias, especulao e mercado de aes. Com o XX (O Julgamento): Sucesso depende de voc.
De Paus: Ambio. Enamorado do trabalho, sempre reconhecido. Sozinha: Permite aspirar por um trabalho melhor. Com o V (O Sumo Sacerdote): Se o consulente uma criana, ela ter a vida cheia de sucesso. Com o XXI (O Mundo): Associao benfica e duradora.
De Copas: Garota jovem, instvel e passional. Sozinha: Perda do amado. Imprudncia sentimental. Com o XV (O Diabo): Controle dos instintos bsicos. Cheque os impulsos incontrolveis. Com XXI (O Mundo): Mais segurana. Mais liberdade.
De Espadas: Pessoa ingrata e hipcrita (pode ser uma criana). Sozinha: Derrubar planos. Trs desapontamentos. Com o X (A Roda da Fortuna): Falso testemunho em tribunal. Policial desonesto. Chantagem.
De Ouros: Mulher de cabelos negros, sincera, caridosa, mas desorganizada. Sozinha: Gastos exagerados. Dbitos pendentes. Com o XX (O Julgamento): Sorte inesperada.
De Paus: Carta benfica para os negcios. Sozinha: Consulente deve mudar sua ttica se quer alcanar sucesso. Com o V (O Sumo Sacerdote): Resultados esperados realizados. Com o XXI (O Mundo): Sade melhor. Prosperidade. Sorte.
De Copas: Amizade. Breve caso de amor. Sozinha: A famlia protegida. As crianas (especialmente as meninas) so queridas. Com o XV (O Diabo): Sucesso nas artes. Nascimento de uma filha que ser muito bonita. Com XXI (O Mundo): A pessoa que voc ama inatingvel.
De Espadas: Preocupao e infortnio. Sozinha: Viagem cara e intil. Com o X (A Roda da Fortuna): Falha de plano causado por m sorte.
De Ouros: Aumento da fortuna e propriedade. Sozinha: Uma ousada transao comercial um sucesso. Compre terras e faa negcios. Com o XX (O Julgamento): Falha de plano causado por m sorte.
De Paus: Representa cuidado e reflexo. Sozinha: As circunstncias foram voc a pensar. uma boa coisa. Com o V (O Sumo Sacerdote): Espere antes de tomar uma deciso. Com o XXI (O Mundo): Mudar sua profisso pode ser muito arriscado.
De Copas: Alegria. Para mulheres, fecundidade. Sozinha: Melhora na vida particular. Com o XV (O Diabo): Fim de um perodo de dvida. Retorno do ser amado. Com XXI (O Mundo): Felicidade. Boa sade (para as mulheres, desejo de ficar grvida).
De Espadas: Carta fatal. Sozinha: Indica sempre um atraso nos planos. Com o X (A Roda da Fortuna): Orgulho ferido. Doena ou morte de uma pessoa prxima a voc.
De Ouros: Dinheiro. Sozinha: Benfica para o consulente. Com o XX (O Julgamento): Trabalho altamente remunerado. Contrato vantajoso.
De Paus: Dvida e preocupao. Sozinha: A roda est girando. O consulente abandona seu projeto. Com o V (O Sumo Sacerdote): Siga sua inspirao. Com o XXI (O Mundo): Voc tem que aprender a dizer no.
De Copas: Desapontamento sentimental. Sozinha: Compromisso quebrado. Com o XV (O Diabo): Triunfo da razo sobre hostilidade. Com XXI (O Mundo): Casamento ou associao conduziria a uma ascenso social.
De Espadas: Incerteza e letargia. Sozinha: Cansao. Sade requer mais cuidado. Com o X (A Roda da Fortuna): Inevitveis complicaes.
De Ouros: Traio e desafio. Sozinha: Falsos compromissos. Riscos, especulaes. Com o XX (O Julgamento): Aperfeioamento em todos os sentidos.
De Paus: Resultados de sucesso intelectual. Sozinha: Boas idias. Surpreendente iniciativa. Com o V (O Sumo Sacerdote): Honra e glria conseguidos com uma viagem. Com o XXI (O Mundo): Segurana, conforto, dinheiro.
De Copas: Amor correspondido. Sozinha: Satisfao com assuntos do corao e dos sentidos. Com o XV (O Diabo): Aumento de energia. Com XXI (O Mundo): Triunfo sobre todos os obstculos.
De Espadas: Coragem moral e psquica. Sozinha: Reivindicaes atendidas. Com o X (A Roda da Fortuna): Prosperidade vem facilmente.
De Ouros: Homem de negcios. Sozinha: Aumento de fortuna. Com o XX (O Julgamento): O consulente deve tomar iniciativa.
De Paus: Hesitao e inferioridade. Sozinha: Mais prejuzos do que lucros. Com o V (O Sumo Sacerdote): Menos infelicidade. Com o XXI (O Mundo): Pessoa influente ajuda o consulente.
De Copas: Fraqueza e pesar no corao. Sozinha: Esta carta freqentemente prediz a morte, separao. Com o XV (O Diabo): Com o poder da vontade, sua sade evolui e o amado retorna. Com XXI (O Mundo): Acontea o que acontecer no futuro, restar o brilho.
De Espadas: Preocupaes e obstculos. Sozinha: O consulente deve permanecer firme. Com o X (A Roda da Fortuna): Novos contatos sero benficos.
De Ouros: Avarento. Sozinha: Cuidado com as especulaes. Com o XX (O Julgamento): Aperfeioamento a caminho.
De Paus: Corao e mente generosos. Sozinha: Ser o caminho certo se voc preservar. Com o V (O Sumo Sacerdote): Sucesso merecido. Felicidade no amor. Com o XXI (O Mundo): Alegria de estar juntos.
De Copas: Separao e lgrimas. Sozinha: Voc est cercada por pessoas ciumentas, Mexericos pem em perigo sua felicidade. Com o XV (O Diabo): Leve aperfeioamento. Com XXI (O Mundo): O corao est em paz. A sorte retorna.
De Espadas: Cimes e lgrimas. Sozinha: O consulente deve lutar contra as ms influncias. Com o X (A Roda da Fortuna): Qualquer mudana seria benfica.
De Ouros: Amor de sangue ou adultrio. Sozinha: O namorado (ou o Enamorado) a causa da runa. Com o XX (O Julgamento): Aperfeioamento em suas condies morais e fsicas.
De Paus: Mudana e bons contatos. Sozinha: Conduz a um casamento prtico e transaes de propriedade. Com o V (O Sumo Sacerdote): Bons avisos conduzem ao sucesso desejado. Com o XXI (O Mundo): Voc logo ter alegria com as melhores coisas da vida.
De Copas: Desapontamento e neurastenia. Sozinha: Cuidado com os perigos fsicos e desapontamentos sentimentais. Com o XV (O Diabo): D-lhe coragem. Com XXI (O Mundo): O consulente livra-se de suas obrigaes.
De Espadas: Solido. Corao ferido. Sozinha: Ausncia, morte, desapontamento. Com o X (A Roda da Fortuna): Amor instvel. Sade frgil.
De Ouros: Mudana agradvel. Sozinha: O amor entra em sua vida novamente. O dinheiro tambm. Com o XX (O Julgamento): Um presente ser dado a voc. Ambies preenchidas.
De Paus: Idias e conhecimentos. Sozinha: Os negcios esto em alta. A mente torna-se mais alerta. Com o V (O Sumo Sacerdote): O consulente pode se beneficiar dos erros de outras pessoas. Com o XXI (O Mundo): Vida significa viver.
De Copas: Corpo e mente em paz. Sozinha: Final feliz num acontecimento. Com o XV (O Diabo): Seus estudos traro benefcios. Sade melhor. Com XXI (O Mundo): Seus planos se materializaro.
De Espadas: Erros repetitivos. Sozinha: Amor e amizade colocados em perigo ou talvez mesmo destrudos. Com o X (A Roda da Fortuna): Nada pode alterar o destino.
De Ouros: Sorte e promoo. Sozinha: Fim das dificuldades. Com o XX (O Julgamento): Esforos so recompensados.
De Paus: Argumentos. Incompatibilidade. Sozinha: Sade frgil. Isolamento. Com o V (O Sumo Sacerdote): Perspectiva melhor. Com o XXI (O Mundo): Harmonia restaurada no relacionamento.
De Copas: Animosidade. Calnia. Sozinha: Dependendo das circunstncias esta carta tambm use as pessoas ou as separa. Com o XV (O Diabo): Amor recproco com sentimentos de ansiedade. Com XXI (O Mundo): Fim de relacionamento d um sentimento de liberdade.
De Espadas: Contradies e honestidade. Sozinha: Freqentemente indica hostilidade ou doena sbita. Com o X (A Roda da Fortuna): Retaliao violenta.
De Ouros: Mesquinhez. Promessas no cumpridas. Sozinha: Roubo ou possvel desonestidade. Com o XX (O Julgamento): Ser incompreendido no amor e nos negcios.
De Paus: Criao e dominao. Sozinha: Ambio e tirania. Consulente freqentemente um vencedor. Com o V (O Sumo Sacerdote): Situao financeira est em alta. Sucesso no amor. Com o XXI (O Mundo): Destino excepcional.
De Copas: Talento e comunicabilidade. Sozinha: Alegria ntima. Conversas teis. Com o XV (O Diabo): Esperana v. Com XXI (O Mundo): O consulente se afirma e atrai simpatias.
De Espadas: Virilidade. Autoconfiana. Sozinha: Vitria pela coragem e pelo mrito. Com o X (A Roda da Fortuna): Recuperao ou fim de uma provao.
De Ouros: Como um talism esta carta simboliza sucesso. Sozinha: Aumento de dinheiro. Com o XX (O Julgamento): Em geral tudo deve ir bem.
Fonte: Revista Almanaque Planeta Tar, 6 Edio, Jul/1989 & Texto de folheto explicativo que vem junto com o baralho)
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.399538036801772.96311.328715227217387&type=3#!/media/set/?set=a.399538036801772.96311.328715227217387&type=3
Apresento agora a minha verso desse tradicional sistema de leitura, adaptado a uma abordagem mais interior e voltada para a autotransformao, que chamei de Jogo do Espelho. Aqui o jogo apresentado como uma abertura inicial que visa revelar o mundo interior e exterior de quem se consulta e a interao deste com ambos. O significado de cada posio foi propositalmente de...ixado bem amplo para que o arcano e a orientao intuitiva de cada leitor definam qual aspecto de cada carta se aplica ao jogo em questo.
Proceda do seu modo usual. Eu embaralho o conjunto das setenta e oito cartas, com arcanos maiores e menores misturados e quando julgar pronto ofereo o mao para o cliente dividi-lo em dois ou trs montes conforme desejar. Abro em leque e oriento para que sejam retiradas dez cartas que mantenho com as faces voltadas para baixo. Uma a uma vou arranjado-as conforme o esquema ao lado:
Posio 2: A ao. Aes que se est tomando a partir desse momento e que podem estar de algum modo contribuindo ou obstruindo a sua fluncia.
Posio 3: Apelo do mundo interior, essa posio se refere ao inconsciente espiritual e revela a orientao interna partir do momento que se est vivendo. Trata-se daquela voz silenciosa que fala no fundo da nossa alma e que podemos estar ignorando ou no, conforme os arcanos em torno.
Posio 4: Desafios, obstculos e bloqueios. Essa posio revela os aspectos desafiantes do consulente e os condicionamentos do inconsciente psicolgico que se fazem notar com isso e que podem ter sua origem tanto na infncia com em vidas passadas.
Posio 5: O mundo consciente e material, essa posio revela qual a relao que se est tendo com o mundo dos negcios, carreira e finanas, bem como o modo como tudo isso avaliado racionalmente.
Posio 6: Os objetivos futuros e vida social. Aqui as intenes para o futuro imediato so mostradas assim como as relaes sociais que se entabula com o objetivo de viabiliz-las. Relaes com a famlia e as amizades tambm so representadas aqui.
Posio 7: A personalidade. Que face est emergindo de dentro da psique de quem se consulta? Essa questo respondida nesse ponto, e revela posturas conscientes.
Posio 8: Relacionamentos ntimos e a expresso do afeto. A situao e a qualidade da vida amorosa e sexual.
Posio 9: O aprendizado. Qual a lio mais importante que o momento oferece? O que se pode apreender dessa vivncia? A posio nove responde isso.
Posio 10: Sntese. Essa posio revela o pano de fundo da situao, o clima e o para qu da situao toda, sua finalidade dentro de um sentido maior, existencial.
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Retratando os aspectos e as manifestaes exteriores da personalidade humana, os arcanos menores apresentam um ordenado conjunto de significaes, formado pela simbologia dos nmeros, das cores, dos naipes e das figuras, que possibilita uma srie de exerccios interpretativos.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nos sistemas simblicos, como o tar, os nmeros no so meramente quantidades: expressam tambm qualidades. Assim, cada nmero caracterizado por uma espcie de ideia-fora especfica, segundo a ordenao primordial.
Nmero Um Smbolo da apario do ser, da origem das coisas. Princpio ativo masculino que abre todas as sucesses e se fragmenta para gerar a multiplicidade, os outros nmeros. Geometricamente, o ponto onde nascem as linhas. Ponto irradiante e potncia suprema o centro. A unidade espiritual, a divindade, a luz. Interpretao divinatria: inteligncia e incio de ao.
Nmero Dois 1 + 1 gera a soma de tudo o que existe e a repetio dos ciclos. O 2 o reflexo do 1 como a natureza o reflexo de Deus. Princpio feminino e passivo representado por uma mulher. Geometricamente se expressa por dois pontos, duas linhas ou um ngulo. Dualismo do par de opostos que nasce do 1: vida/morte, bem/mal, etc. Contraposio e relatividade: a natureza em oposio ao criador, a lua em relao ao sol. Interpretao divinatria: passividade, dualidade, dificuldade.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Quatro Smbolo da organizao racional, da terra, dos limites externos naturais, da totalidade. Nmero da harmonia e da unidade exercida sobre o ternrio. Geometricamente o quadrado e o cubo o que finito e a criao com fronteiras prprias. Realizao das coisas tangveis e concretas. A lgica quadrangular das leis do mundo. Interpretao divinatria: matria, inrcia, passividade, possibilidades, novo incio.
Nmero Cinco 4 + 1 a ao do princpio unitrio e espiritual sobre as foras materiais. Geometricamente representado pelo pentagrama estrela de cinco pontas que, com a cabea virada para cima, simboliza o Adam Kadmon, homem primitivo antes da queda. O homem, a sade, o amor. Pensamento criador. Hierogamia [4]. Interpretao divinatria: dominao e necessidade de modificao do estado atual.
Nmero Seis 3 multiplicado por 2: atrao polarizante e mltipla. Amor, relao, antagonismo. Fora que se afasta do centro espalhando-se em todas as direes. Geometricamente representado pela unio de dois tringulos o hexagrama. Associado ao princpio de analogia: O que est embaixo como o que est em cima. Ambivalncia, equilbrio. Tenso, esforo os seis dias da criao. Balana. Hermafrodita. Interpretao divinatria: obstculo interno ou externo, forte ou fraco.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Nmero Nove 3 multiplicado por 3 ou 3 + 3 + 3 triplicidade do triplo a imagem completa dos trs mundos. Nmero do conhecimento perfeito, o limite da srie antes de seu retorno unidade. Geometricamente o tringulo do ternrio. Tem a caracterstica de reproduzir-se a si mesmo quando multiplicado. Nmero dos ritos medicinais por representar a tripla sntese, isto , a ordenao de cada plano espiritual, intelectual e corporal. Interpretao divinatria: obrigao e sucesso que exige mudana de rumo para no estacionar.
Nmero Dez Smbolo da realizao espiritual. Ao mesmo tempo expressa a ambivalncia unidade atuando como nmero par. De acordo com os sistemas decimais o retorno unidade, o comeo de uma nova srie total. Geometricamente pode ser representado por uma circunferncia com um ponto no centro. Nmero do ciclo perfeito e da totalidade do universo, da ordem interior e da totalidade psquica. Interpretao divinatria: realizao, fim de um ciclo ou caminho, ponderao, estudo, avaliao.
[3] 1. Desaparecimento de um astro no horizonte, do lado oeste, proveniente do movimento diurno; pr. 2. Ocidente, oeste, poente. 3. Fig. Termo, fim, final. 4. Fig. Queda, runa, decadncia, extino, morte, crepsculo.
As cores do tar no so simplesmente o vermelho e o negro, sntese de cores produzida pelos baralhos estilizados, mas todas as cores fundamentais, cada uma das quais, como j se explicou anteriormente (ao falarmos dos Arcanos Maiores) com um simbolismo prprio.
Os quatro naipes relacionam-se ao mundo simblico do quaternrio: os quatro elementos, os quatro pontos cardeais, as quatro fases da lua, as quatro estaes do ano, etc. O quatro est associado organizao racional e ordem terrestre. Da os quatro naipes indicarem os setores bsicos da vida humana: amor, negcios, lutas e dinheiro.
Relaciona-se a negcios e empreendimentos. Socialmente corresponde ao governo civil, aos polticos, operrios, empregados e camponeses. Elemento Terra. um naipe enrgico, de crescimento e novos comeos, podendo ser construtivo ou destrutivo, conforme a numerao. Paus anuncia novidades So influenciados pelo V (O Sumo Sacerdote) e pelo XXI (O Mundo).
Copas Corao, nfora [6]. Receptividade feminina, nfora de adivinhao. Sensibilidade. Relaciona-se ao amor, aos ideais e s criaes artsticas. Socialmente corresponde ao poder adquirido pela cultura, aos intelectuais, artistas, cientistas e sacerdotes. Elemento gua. um naipe de elevao e culminao do desejo, cuja presena no jogo em geral feliz, j que est ligado s alegrias da vida. Copas pressagia felicidade So influenciadas pelo XV (O Diabo) e pelo XXI (O Mundo).
Espadas Lana, machado. Arma cujo desenho de cruz lembra a cooperao dos contrrios masculino e feminino. Lutas, combates, angstias. Socialmente corresponde ao poder apoiado pela fora, aos militares, aos guerreiros. Est relacionado a uma ao penetrante, como a do Verbo. Elemento Ar. um naipe de brigas, coragem, dificuldades sbitas e mistrios. Espadas pressagia infelicidade e morte So influenciadas pelo X (A Roda da Fortuna).
Ouros - Moeda, roda, estrela, pentculo [7]. Matria que condensa uma ao espiritual. Vontade, inteligncia, esforo. Relaciona-se a qualquer empreendimento ou campo de atividade onde interagem foras materiais. Corresponde socialmente ao poder econmico, burguesia, s finanas, ao comrcio e aos bens patrimoniais. Elemento Fogo. um naipe de pacincia e estudo que depende muito das cartas que o acompanham. Ouros pressagia dinheiro So influenciadas pelo XX (O Julgamento).
[7] 1. Estrela de cinco pontas, feita com um traado contnuo, formando ao centro um pentgono regular, e qual se atribuem virtudes mgicas e talismnicas. 2. Qualquer dos diversos smbolos do ocultismo semelhantes, por seu traado contnuo, ao verdadeiro pentculo.
Um dos setores mais abandonados pelos investigadores do tar, a origem das figuras, permite apenas vagas hipteses. Alguns as comparam com uma corte feudal, com seu senhor, sua senhora, o pajem favorito, o mestre de armas e o cavaleiro. Outros, com o jogo de xadrez onde, tal como os pees, submetidas ao rei e rainha. Alberto Coust d a seguinte interpretao ao simbolismo geral das figuras:
O Rei Representao do pai, do fundador dos povos e do poder gerador. No plano inicitico, o que concluiu o caminho, o guru ou instrutor, e pode ser relacionado com o Ermito. Tem analogia com o Sol e com Jpiter. O Rei o grau mais elevado de evoluo ou grandeza de uma espcie
A Dama Num primeiro nvel representa a Me, mas a importncia deste papel varia de acordo com a relao que mantm com as outras trs figuras. Ou seja: filha do rei, esposa do cavaleiro e me do valete. Corresponde de qualquer forma ao simbolismo feminino e, num plano mais modesto, rene a significao dos arcanos A Gr-Sacerdotisa, A Imperatriz, A Justia, A Fora e A Lua. No plano inicitico, representa as diversas etapas da via lunar.
O Cavaleiro O smbolo do cavaleiro est concretamente vinculado ao ritual das ordens de cavalaria medievais. Relaciona-se com os arcanos O Namorado e O Carro e, no plano inicitico, corresponde ao perodo dos trabalhos e dos esforos concretos para a realizao. Psicologicamente, refere-se aos estados intermedirios, entre o mundo material e espiritual, e transmutatrios, presentes na fase transformadora da Grande Obra Alqumica.
O Valete Seu simbolismo bsico o de filho, num sentido esttico, e de mensageiro ou peregrino, num sentido dinmico. Soluciona os conflitos colocados pelas outras trs figuras. No plano inicitico, representa o grau primrio e relaciona-se com O Mago, O Enforcado e O Louco.
De Paus: Liderana profissional, fora interior. Sozinha: Haver mudanas na prpria vida e das pessoas prximas. Com o V (O Sumo Sacerdote): Mudana na rea profissional. Com o XXI (O Mundo): Sucesso no amor e no trabalho.
De Copas: Homem que fundamentalmente bom, mas um tanto dominador em assuntos materiais. Sozinha: Facilmente levado pelos impulsos. Com o XV (O Diabo): Com mais sabedoria sua sade melhora. Com XXI (O Mundo): Amor, ajuda e honra.
De Espadas: Homem meticuloso que pesa suas decises. Sozinha: Representa represso (polcia, justia, etc.). Com o X (A Roda da Fortuna): Algumas vezes um protetor, mas a maioria das vezes prejudicial, especialmente se o consulente for um homem.
De Paus: Mulher independente, caprichosa. Sozinha: Rival perigosa para outras mulheres. Com o V (O Sumo Sacerdote): Ganho de fortuna e entusiasmo. Com o XXI (O Mundo): Triunfo sobre todos os obstculos.
De Copas: Dona de casa, me afetuosa e esposa devotada. Sozinha: D coragem, e s vezes resignao. Com o XV (O Diabo): Se esconde dos excessos, devido a carta representar O Diabo. Com XXI (O Mundo): Ambies atingidas trazem-lhe conforto.
De Espadas: Mulher autoritria, mrbida, obcecada pela opinio das outras pessoas. Sozinha: Envenena a vida das pessoas que a cercam. Com o X (A Roda da Fortuna): As coisas iro melhorar se a consulente sair para uma viagem.
De Paus: Pessoa amigvel. Honesto e recproco. Sozinha: Prediz um evento agradvel. Com o V (O Sumo Sacerdote): Sucesso material conseguido atravs de uma viagem. Com o XXI (O Mundo): Benfico para o trabalho, planos e caso de amor.
De Copas: Homem sentimental e sedutor. Sozinha: O amor realado, transformado e protegido. Com o XV (O Diabo): Agradvel evoluo de sentimentos e desejos. Com XXI (O Mundo): Felicidade total. Aprecie a vida.
De Paus: Ambio. Enamorado do trabalho, sempre reconhecido. Sozinha: Permite aspirar por um trabalho melhor. Com o V (O Sumo Sacerdote): Se o consulente uma criana, ela ter a vida cheia de sucesso. Com o XXI (O Mundo): Associao benfica e duradora.
De Copas: Garota jovem, instvel e passional. Sozinha: Perda do amado. Imprudncia sentimental. Com o XV (O Diabo): Controle dos instintos bsicos. Cheque os impulsos incontrolveis. Com XXI (O Mundo): Mais segurana. Mais liberdade.
De Espadas: Pessoa ingrata e hipcrita (pode ser uma criana). Sozinha: Derrubar planos. Trs desapontamentos. Com o X (A Roda da Fortuna): Falso testemunho em tribunal. Policial desonesto. Chantagem.
De Paus: Carta benfica para os negcios. Sozinha: Consulente deve mudar sua ttica se quer alcanar sucesso. Com o V (O Sumo Sacerdote): Resultados esperados realizados. Com o XXI (O Mundo): Sade melhor. Prosperidade. Sorte.
De Copas: Amizade. Breve caso de amor. Sozinha: A famlia protegida. As crianas (especialmente as meninas) so queridas. Com o XV (O Diabo): Sucesso nas artes. Nascimento de uma filha que ser muito bonita. Com XXI (O Mundo): A pessoa que voc ama inatingvel.
De Ouros: Aumento da fortuna e propriedade. Sozinha: Uma ousada transao comercial um sucesso. Compre terras e faa negcios. Com o XX (O Julgamento): Falha de plano causado por m sorte.
De Paus: Representa cuidado e reflexo. Sozinha: As circunstncias foram voc a pensar. uma boa coisa. Com o V (O Sumo Sacerdote): Espere antes de tomar uma deciso. Com o XXI (O Mundo): Mudar sua profisso pode ser muito arriscado.
De Copas: Alegria. Para mulheres, fecundidade. Sozinha: Melhora na vida particular. Com o XV (O Diabo): Fim de um perodo de dvida. Retorno do ser amado. Com XXI (O Mundo): Felicidade. Boa sade (para as mulheres, desejo de ficar grvida).
De Paus: Dvida e preocupao. Sozinha: A roda est girando. O consulente abandona seu projeto. Com o V (O Sumo Sacerdote): Siga sua inspirao. Com o XXI (O Mundo): Voc tem que aprender a dizer no.
De Copas: Desapontamento sentimental. Sozinha: Compromisso quebrado. Com o XV (O Diabo): Triunfo da razo sobre hostilidade. Com XXI (O Mundo): Casamento ou associao conduziria a uma ascenso social.
De Paus: Resultados de sucesso intelectual. Sozinha: Boas idias. Surpreendente iniciativa. Com o V (O Sumo Sacerdote): Honra e glria conseguidos com uma viagem. Com o XXI (O Mundo): Segurana, conforto, dinheiro.
De Copas: Fraqueza e pesar no corao. Sozinha: Esta carta freqentemente prediz a morte, separao. Com o XV (O Diabo): Com o poder da vontade, sua sade evolui e o amado retorna. Com XXI (O Mundo): Acontea o que acontecer no futuro, restar o brilho.
De Paus: Corao e mente generosos. Sozinha: Ser o caminho certo se voc preservar. Com o V (O Sumo Sacerdote): Sucesso merecido. Felicidade no amor. Com o XXI (O Mundo): Alegria de estar juntos.
De Copas: Separao e lgrimas. Sozinha: Voc est cercada por pessoas ciumentas, Mexericos pem em perigo sua felicidade. Com o XV (O Diabo): Leve aperfeioamento. Com XXI (O Mundo): O corao est em paz. A sorte retorna.
De Paus: Mudana e bons contatos. Sozinha: Conduz a um casamento prtico e transaes de propriedade. Com o V (O Sumo Sacerdote): Bons avisos conduzem ao sucesso desejado. Com o XXI (O Mundo): Voc logo ter alegria com as melhores coisas da vida.
De Copas: Desapontamento e neurastenia. Sozinha: Cuidado com os perigos fsicos e desapontamentos sentimentais. Com o XV (O Diabo): D-lhe coragem. Com XXI (O Mundo): O consulente livra-se de suas obrigaes.
De Paus: Idias e conhecimentos. Sozinha: Os negcios esto em alta. A mente torna-se mais alerta. Com o V (O Sumo Sacerdote): O consulente pode se beneficiar dos erros de outras pessoas. Com o XXI (O Mundo): Vida significa viver.
De Copas: Animosidade. Calnia. Sozinha: Dependendo das circunstncias esta carta tambm use as pessoas ou as separa. Com o XV (O Diabo): Amor recproco com sentimentos de ansiedade. Com XXI (O Mundo): Fim de relacionamento d um sentimento de liberdade.
De Paus: Criao e dominao. Sozinha: Ambio e tirania. Consulente freqentemente um vencedor. Com o V (O Sumo Sacerdote): Situao financeira est em alta. Sucesso no amor. Com o XXI (O Mundo): Destino excepcional.
Apresento agora a minha verso desse tradicional sistema de leitura, adaptado a uma abordagem mais interior e voltada para a autotransformao, que chamei de Jogo do Espelho. Aqui o jogo apresentado como uma abertura inicial que visa revelar o mundo interior e exterior de quem se consulta e a interao deste com ambos. O significado de cada posio foi propositalmente de...ixado bem amplo para que o arcano e a orientao intuitiva de cada leitor definam qual aspecto de cada carta se aplica ao jogo em questo.
Proceda do seu modo usual. Eu embaralho o conjunto das setenta e oito cartas, com arcanos maiores e menores misturados e quando julgar pronto ofereo o mao para o cliente dividi-lo em dois ou trs montes conforme desejar. Abro em leque e oriento para que sejam retiradas dez cartas que mantenho com as faces voltadas para baixo. Uma a uma vou arranjado-as conforme o esquema ao lado:
Posio 3: Apelo do mundo interior, essa posio se refere ao inconsciente espiritual e revela a orientao interna partir do momento que se est vivendo. Trata-se daquela voz silenciosa que fala no fundo da nossa alma e que podemos estar ignorando ou no, conforme os arcanos em torno.
Posio 4: Desafios, obstculos e bloqueios. Essa posio revela os aspectos desafiantes do consulente e os condicionamentos do inconsciente psicolgico que se fazem notar com isso e que podem ter sua origem tanto na infncia com em vidas passadas.
Posio 5: O mundo consciente e material, essa posio revela qual a relao que se est tendo com o mundo dos negcios, carreira e finanas, bem como o modo como tudo isso avaliado racionalmente.
Posio 6: Os objetivos futuros e vida social. Aqui as intenes para o futuro imediato so mostradas assim como as relaes sociais que se entabula com o objetivo de viabiliz-las. Relaes com a famlia e as amizades tambm so representadas aqui.
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nmero Um Smbolo da apario do ser, da origem das coisas. Princpio ativo masculino que abre todas as sucesses e se fragmenta para gerar a multiplicidade, os outros nmeros. Geometricamente, o ponto onde nascem as linhas. Ponto irradiante e potncia suprema o centro. A unidade espiritual, a divindade, a luz. Interpretao divinatria: inteligncia e incio de ao.
Nmero Dois 1 + 1 gera a soma de tudo o que existe e a repetio dos ciclos. O 2 o reflexo do 1 como a natureza o reflexo de Deus. Princpio feminino e passivo representado por uma mulher. Geometricamente se expressa por dois pontos, duas linhas ou um ngulo. Dualismo do par de opostos que nasce do 1: vida/morte, bem/mal, etc. Contraposio e relatividade: a natureza em oposio ao criador, a lua em relao ao sol. Interpretao divinatria: passividade, dualidade, dificuldade.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Quatro Smbolo da organizao racional, da terra, dos limites externos naturais, da totalidade. Nmero da harmonia e da unidade exercida sobre o ternrio. Geometricamente o quadrado e o cubo o que finito e a criao com fronteiras prprias. Realizao das coisas tangveis e concretas. A lgica quadrangular das leis do mundo. Interpretao divinatria: matria, inrcia, passividade, possibilidades, novo incio.
Nmero Cinco 4 + 1 a ao do princpio unitrio e espiritual sobre as foras materiais. Geometricamente representado pelo pentagrama estrela de cinco pontas que, com a cabea virada para cima, simboliza o Adam Kadmon, homem primitivo antes da queda. O homem, a sade, o amor. Pensamento criador. Hierogamia [4]. Interpretao divinatria: dominao e necessidade de modificao do estado atual.
Nmero Seis 3 multiplicado por 2: atrao polarizante e mltipla. Amor, relao, antagonismo. Fora que se afasta do centro espalhando-se em todas as direes. Geometricamente representado pela unio de dois tringulos o hexagrama. Associado ao princpio de analogia: O que est embaixo como o que est em cima. Ambivalncia, equilbrio. Tenso, esforo os seis dias da criao. Balana. Hermafrodita. Interpretao divinatria: obstculo interno ou externo, forte ou fraco.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Nmero Nove 3 multiplicado por 3 ou 3 + 3 + 3 triplicidade do triplo a imagem completa dos trs mundos. Nmero do conhecimento perfeito, o limite da srie antes de seu retorno unidade. Geometricamente o tringulo do ternrio. Tem a caracterstica de reproduzir-se a si mesmo quando multiplicado. Nmero dos ritos medicinais por representar a tripla sntese, isto , a ordenao de cada plano espiritual, intelectual e corporal. Interpretao divinatria: obrigao e sucesso que exige mudana de rumo para no estacionar.
Nmero Dez Smbolo da realizao espiritual. Ao mesmo tempo expressa a ambivalncia unidade atuando como nmero par. De acordo com os sistemas decimais o retorno unidade, o comeo de uma nova srie total. Geometricamente pode ser representado por uma circunferncia com um ponto no centro. Nmero do ciclo perfeito e da totalidade do universo, da ordem interior e da totalidade psquica. Interpretao divinatria: realizao, fim de um ciclo ou caminho, ponderao, estudo, avaliao.
Os quatro naipes relacionam-se ao mundo simblico do quaternrio: os quatro elementos, os quatro pontos cardeais, as quatro fases da lua, as quatro estaes do ano, etc. O quatro est associado organizao racional e ordem terrestre. Da os quatro naipes indicarem os setores bsicos da vida humana: amor, negcios, lutas e dinheiro.
Relaciona-se a negcios e empreendimentos. Socialmente corresponde ao governo civil, aos polticos, operrios, empregados e camponeses. Elemento Terra. um naipe enrgico, de crescimento e novos comeos, podendo ser construtivo ou destrutivo, conforme a numerao. Paus anuncia novidades So influenciados pelo V (O Sumo Sacerdote) e pelo XXI (O Mundo).
Copas Corao, nfora [6]. Receptividade feminina, nfora de adivinhao. Sensibilidade. Relaciona-se ao amor, aos ideais e s criaes artsticas. Socialmente corresponde ao poder adquirido pela cultura, aos intelectuais, artistas, cientistas e sacerdotes. Elemento gua. um naipe de elevao e culminao do desejo, cuja presena no jogo em geral feliz, j que est ligado s alegrias da vida. Copas pressagia felicidade So influenciadas pelo XV (O Diabo) e pelo XXI (O Mundo).
Espadas Lana, machado. Arma cujo desenho de cruz lembra a cooperao dos contrrios masculino e feminino. Lutas, combates, angstias. Socialmente corresponde ao poder apoiado pela fora, aos militares, aos guerreiros. Est relacionado a uma ao penetrante, como a do Verbo. Elemento Ar. um naipe de brigas, coragem, dificuldades sbitas e mistrios. Espadas pressagia infelicidade e morte So influenciadas pelo X (A Roda da Fortuna).
Ouros - Moeda, roda, estrela, pentculo [7]. Matria que condensa uma ao espiritual. Vontade, inteligncia, esforo. Relaciona-se a qualquer empreendimento ou campo de atividade onde interagem foras materiais. Corresponde socialmente ao poder econmico, burguesia, s finanas, ao comrcio e aos bens patrimoniais. Elemento Fogo. um naipe de pacincia e estudo que depende muito das cartas que o acompanham. Ouros pressagia dinheiro So influenciadas pelo XX (O Julgamento).
Um dos setores mais abandonados pelos investigadores do tar, a origem das figuras, permite apenas vagas hipteses. Alguns as comparam com uma corte feudal, com seu senhor, sua senhora, o pajem favorito, o mestre de armas e o cavaleiro. Outros, com o jogo de xadrez onde, tal como os pees, submetidas ao rei e rainha. Alberto Coust d a seguinte interpretao ao simbolismo geral das figuras:
A Dama Num primeiro nvel representa a Me, mas a importncia deste papel varia de acordo com a relao que mantm com as outras trs figuras. Ou seja: filha do rei, esposa do cavaleiro e me do valete. Corresponde de qualquer forma ao simbolismo feminino e, num plano mais modesto, rene a significao dos arcanos A Gr-Sacerdotisa, A Imperatriz, A Justia, A Fora e A Lua. No plano inicitico, representa as diversas etapas da via lunar.
O Cavaleiro O smbolo do cavaleiro est concretamente vinculado ao ritual das ordens de cavalaria medievais. Relaciona-se com os arcanos O Namorado e O Carro e, no plano inicitico, corresponde ao perodo dos trabalhos e dos esforos concretos para a realizao. Psicologicamente, refere-se aos estados intermedirios, entre o mundo material e espiritual, e transmutatrios, presentes na fase transformadora da Grande Obra Alqumica.
Apresento agora a minha verso desse tradicional sistema de leitura, adaptado a uma abordagem mais interior e voltada para a autotransformao, que chamei de Jogo do Espelho. Aqui o jogo apresentado como uma abertura inicial que visa revelar o mundo interior e exterior de quem se consulta e a interao deste com ambos. O significado de cada posio foi propositalmente de...ixado bem amplo para que o arcano e a orientao intuitiva de cada leitor definam qual aspecto de cada carta se aplica ao jogo em questo.
Proceda do seu modo usual. Eu embaralho o conjunto das setenta e oito cartas, com arcanos maiores e menores misturados e quando julgar pronto ofereo o mao para o cliente dividi-lo em dois ou trs montes conforme desejar. Abro em leque e oriento para que sejam retiradas dez cartas que mantenho com as faces voltadas para baixo. Uma a uma vou arranjado-as conforme o esquema ao lado:
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nmero Dois 1 + 1 gera a soma de tudo o que existe e a repetio dos ciclos. O 2 o reflexo do 1 como a natureza o reflexo de Deus. Princpio feminino e passivo representado por uma mulher. Geometricamente se expressa por dois pontos, duas linhas ou um ngulo. Dualismo do par de opostos que nasce do 1: vida/morte, bem/mal, etc. Contraposio e relatividade: a natureza em oposio ao criador, a lua em relao ao sol. Interpretao divinatria: passividade, dualidade, dificuldade.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Quatro Smbolo da organizao racional, da terra, dos limites externos naturais, da totalidade. Nmero da harmonia e da unidade exercida sobre o ternrio. Geometricamente o quadrado e o cubo o que finito e a criao com fronteiras prprias. Realizao das coisas tangveis e concretas. A lgica quadrangular das leis do mundo. Interpretao divinatria: matria, inrcia, passividade, possibilidades, novo incio.
Nmero Cinco 4 + 1 a ao do princpio unitrio e espiritual sobre as foras materiais. Geometricamente representado pelo pentagrama estrela de cinco pontas que, com a cabea virada para cima, simboliza o Adam Kadmon, homem primitivo antes da queda. O homem, a sade, o amor. Pensamento criador. Hierogamia [4]. Interpretao divinatria: dominao e necessidade de modificao do estado atual.
Nmero Seis 3 multiplicado por 2: atrao polarizante e mltipla. Amor, relao, antagonismo. Fora que se afasta do centro espalhando-se em todas as direes. Geometricamente representado pela unio de dois tringulos o hexagrama. Associado ao princpio de analogia: O que est embaixo como o que est em cima. Ambivalncia, equilbrio. Tenso, esforo os seis dias da criao. Balana. Hermafrodita. Interpretao divinatria: obstculo interno ou externo, forte ou fraco.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Nmero Nove 3 multiplicado por 3 ou 3 + 3 + 3 triplicidade do triplo a imagem completa dos trs mundos. Nmero do conhecimento perfeito, o limite da srie antes de seu retorno unidade. Geometricamente o tringulo do ternrio. Tem a caracterstica de reproduzir-se a si mesmo quando multiplicado. Nmero dos ritos medicinais por representar a tripla sntese, isto , a ordenao de cada plano espiritual, intelectual e corporal. Interpretao divinatria: obrigao e sucesso que exige mudana de rumo para no estacionar.
Nmero Dez Smbolo da realizao espiritual. Ao mesmo tempo expressa a ambivalncia unidade atuando como nmero par. De acordo com os sistemas decimais o retorno unidade, o comeo de uma nova srie total. Geometricamente pode ser representado por uma circunferncia com um ponto no centro. Nmero do ciclo perfeito e da totalidade do universo, da ordem interior e da totalidade psquica. Interpretao divinatria: realizao, fim de um ciclo ou caminho, ponderao, estudo, avaliao.
Copas Corao, nfora [6]. Receptividade feminina, nfora de adivinhao. Sensibilidade. Relaciona-se ao amor, aos ideais e s criaes artsticas. Socialmente corresponde ao poder adquirido pela cultura, aos intelectuais, artistas, cientistas e sacerdotes. Elemento gua. um naipe de elevao e culminao do desejo, cuja presena no jogo em geral feliz, j que est ligado s alegrias da vida. Copas pressagia felicidade So influenciadas pelo XV (O Diabo) e pelo XXI (O Mundo).
Espadas Lana, machado. Arma cujo desenho de cruz lembra a cooperao dos contrrios masculino e feminino. Lutas, combates, angstias. Socialmente corresponde ao poder apoiado pela fora, aos militares, aos guerreiros. Est relacionado a uma ao penetrante, como a do Verbo. Elemento Ar. um naipe de brigas, coragem, dificuldades sbitas e mistrios. Espadas pressagia infelicidade e morte So influenciadas pelo X (A Roda da Fortuna).
Ouros - Moeda, roda, estrela, pentculo [7]. Matria que condensa uma ao espiritual. Vontade, inteligncia, esforo. Relaciona-se a qualquer empreendimento ou campo de atividade onde interagem foras materiais. Corresponde socialmente ao poder econmico, burguesia, s finanas, ao comrcio e aos bens patrimoniais. Elemento Fogo. um naipe de pacincia e estudo que depende muito das cartas que o acompanham. Ouros pressagia dinheiro So influenciadas pelo XX (O Julgamento).
Um dos setores mais abandonados pelos investigadores do tar, a origem das figuras, permite apenas vagas hipteses. Alguns as comparam com uma corte feudal, com seu senhor, sua senhora, o pajem favorito, o mestre de armas e o cavaleiro. Outros, com o jogo de xadrez onde, tal como os pees, submetidas ao rei e rainha. Alberto Coust d a seguinte interpretao ao simbolismo geral das figuras:
A Dama Num primeiro nvel representa a Me, mas a importncia deste papel varia de acordo com a relao que mantm com as outras trs figuras. Ou seja: filha do rei, esposa do cavaleiro e me do valete. Corresponde de qualquer forma ao simbolismo feminino e, num plano mais modesto, rene a significao dos arcanos A Gr-Sacerdotisa, A Imperatriz, A Justia, A Fora e A Lua. No plano inicitico, representa as diversas etapas da via lunar.
O Cavaleiro O smbolo do cavaleiro est concretamente vinculado ao ritual das ordens de cavalaria medievais. Relaciona-se com os arcanos O Namorado e O Carro e, no plano inicitico, corresponde ao perodo dos trabalhos e dos esforos concretos para a realizao. Psicologicamente, refere-se aos estados intermedirios, entre o mundo material e espiritual, e transmutatrios, presentes na fase transformadora da Grande Obra Alqumica.
Apresento agora a minha verso desse tradicional sistema de leitura, adaptado a uma abordagem mais interior e voltada para a autotransformao, que chamei de Jogo do Espelho. Aqui o jogo apresentado como uma abertura inicial que visa revelar o mundo interior e exterior de quem se consulta e a interao deste com ambos. O significado de cada posio foi propositalmente de...ixado bem amplo para que o arcano e a orientao intuitiva de cada leitor definam qual aspecto de cada carta se aplica ao jogo em questo.
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Nmero Nove 3 multiplicado por 3 ou 3 + 3 + 3 triplicidade do triplo a imagem completa dos trs mundos. Nmero do conhecimento perfeito, o limite da srie antes de seu retorno unidade. Geometricamente o tringulo do ternrio. Tem a caracterstica de reproduzir-se a si mesmo quando multiplicado. Nmero dos ritos medicinais por representar a tripla sntese, isto , a ordenao de cada plano espiritual, intelectual e corporal. Interpretao divinatria: obrigao e sucesso que exige mudana de rumo para no estacionar.
Nmero Dez Smbolo da realizao espiritual. Ao mesmo tempo expressa a ambivalncia unidade atuando como nmero par. De acordo com os sistemas decimais o retorno unidade, o comeo de uma nova srie total. Geometricamente pode ser representado por uma circunferncia com um ponto no centro. Nmero do ciclo perfeito e da totalidade do universo, da ordem interior e da totalidade psquica. Interpretao divinatria: realizao, fim de um ciclo ou caminho, ponderao, estudo, avaliao.
Apresento agora a minha verso desse tradicional sistema de leitura, adaptado a uma abordagem mais interior e voltada para a autotransformao, que chamei de Jogo do Espelho. Aqui o jogo apresentado como uma abertura inicial que visa revelar o mundo interior e exterior de quem se consulta e a interao deste com ambos. O significado de cada posio foi propositalmente de...ixado bem amplo para que o arcano e a orientao intuitiva de cada leitor definam qual aspecto de cada carta se aplica ao jogo em questo.
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nmero Trs Sntese espiritual, resoluo do conflito colocado pela dualidade. Resultante da ao harmnica do 1 sobre o 2. Nmero do cu e da Trindade. No pode haver ao alguma sem trs condies: o sujeito que age, o objeto que reflete a ao e o agir. Geometricamente corresponde aos trs pontos e ao tringulo. Nmero da forma: no h corpo sem trs dimenses: comprimento, largura e profundidade. O 3 a frmula dos mundos criados. Hemiciclo [1]: nascimento, znite [2], ocaso [3]. 2 + 1 representa o poder latente que recebe o germe masculino e a fecundao em ao. Interpretao divinatria: perfeio, fecundao, possibilidade de sucesso.
Nmero Sete 3 + 4 a unio do princpio ternrio com o quaternrio, motivo pelo qual o sete possui excepcional valor. Geometricamente corresponde conexo do quadrado e do tringulo, por superposio deste ltimo: o princpio 3 dominando os 4 elementos. Aliana da idia e da forma. As sete direes do espao as seis existentes mais o centro. Os sete dias da criao. As sete notas musicais. As sete cores do arco-ris. As sete virtudes e os sete vcios. Os sete dias da semana, etc. Enfim: ordem completa, perodo, ciclo. Cruz tridimensional. Interpretao divinatria: triunfo, compleio [5] e coordenao que conduz ao sucesso.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.
Um detalhe importante o de comparar as posies 3 e 7, pois nossas posturas conscientes podem interferir naquilo que nossa alma solicita. Faa o mesmo com as posies 6 e 8 j que as relaes sociais e familiares e nossos planos futuros influenciam nossas relaes mais ntimas. Por fim, compare as posies 5 e 9 por no ser incomum que nosso aprendizados mais profundos na vida se choquem muitas vezes com nosso interessas materiais e ambies pessoais. No deixe de notar tambm que as posies 3 e 4 so a parte mais profunda (o inconsciente) e as posies 5 e 6 so a poro mais exposta (o consciente). As duas primeiras so o domnio da alma e as ltimas so o terreno do ego.
Enquanto os arcanos maiores retratam o que ocorre nas profundezas do Eu interior, os arcanos menores informam sobre a personalidade externa do consulente: carter e temperamento, relaes pessoais, circunstncias especficas de algum fato ou situao, questes financeiras, etc. Ou seja, os arcanos menores, dos quais se originaram os baralhos comuns, apresentam elementos simblicos apropriados ao territrio da profecia mundana. No entanto, h neles um conjunto de significaes que oferece ao estudioso possibilidades dos mais variados exerccios, j que se caracteriza por uma riqueza ordenadora em relao a nmeros, cores, naipes e at organizao por classes sociais. A seguir, so apresentadas as interpretaes tradicionais atribudas aos smbolos dos arcanos menores.
Nmero Oito 4 multiplicado por 2 implica dois plos em oposio: a manifestao perfeita das formas. Simboliza a ordem universal das coisas em sua aplicao ordem material. Tenso e equilbrio. Geometricamente representado pelo octgono, forma central entre o quadrado ordem terrestre, e o crculo ordem da eternidade, e por isso smbolo da regenerao. Nesse sentido era o nmero emblemtico das guas batismais, na Idade Mdia. Por sua representao grfica, evoca duas serpentes enlaadas do caduceu equivalncia entre a potncia espiritual e a potncia material. Smbolo do infinito e dos ciclos eternamente renovados. Carma. Darma. Cu das estrelas fixas superao dos influxos planetrios. Interpretao divinatria: sucesso parcial e sofrimento.

You might also like