You are on page 1of 18

103

HIPNOSE

Dr. George Alakija Medico psiquiatra, hipnologista, ex-secretario geral da Confederacao Brasileira de Hipnologia, Vice-Presidente da Associacao Bahiana de Hipnose Medica.

RESUMO - Este estudo da rota evolutiva da Hipnologia, sob os aspectos historico, conceitual e metodologico, pretende ser uma contribuicao para se desfazer as coneepcoes distorcidas sobre 0 ass unto. A hipnose aqui considerada como uma tecnica medico-psicologica, com largo emprego na Psicologia, na Medicina e na Odontologia, If um atestado de que aquela prdtica se desvencilhou, com 0 decorrer dos tempos, da magia e do ocultismo, para ocupar lugar de destaque no meio cientifico.

ABSTRACT - This study of Hipnology evolutive way under historical, conceptual and methodological views, is intended to be a contribution to remove misconception about the subject. Hypnosis is showed here us a medical and psychological techinic of wide utilisation in Psychology, Medicine and Dentistry, testifyind so it escape from magic and occultism to occupy the right place in scientific field.

Hipnotlzar, hoje em dia, a uma tscnlca rnsdlco-pstccloqlca. Qualquer pessoa que a estude e pratique consequlra resultados, nao exlstlndo, pertanto, como se acreditava no passado, torca au poder htpnotlco. E verdade que umas terao mais facilidades do que outras, do mesmo modo que acontece com a aprendizagem de uma Ifngua estrangeira ou de uma arte.

o hipnotismo vem de remotfssimo passado. A primeira relacao hipn6- tica teria ocorrido quando Deus adormeceu Adao, para fazer aotacao de uma costsla. Foi 0 Dr. Francisco Fajardo a rasponsavet por sssa afirmativa, evidenternante, nascida do seu humor peculiar, em 1889 1, Mas, calxando a margem esse marco, irreverente, a verdade e que os fenOmenos hipnol6glcos pertenceram aos de uses, ao diabo, aos astros, ao homem e, finalmente, a cj~ncia onde podem ser identificados, produzidos e, ate certo ponte, explicados atravss da PsicoJogia, da Neurofisiologia e da Olbernstlca.

Essa Jonga caminhada da Hipnologia podera ser melhor compreendida, se a estucarmos dentro de um esquema didatico once focalizaremos sua rota evolutiva sabre diferentes aspectos:

A) EVOLuqAO HIST6RICA

B) EVOLUqAO CONCEITUAL

Sitientibus, Feira de Santana 6(9): 1 03-119, jan ./jun. 1992

104

C) EVOLUc;Ao METODOL6GICA

Isso feito, analisaremos 0 seu posicionamento atuat na PSicologia, na Medicina e na Odontologia.

A) EVOLUc;Ao HIST6RICA

De acordo com 0 Dr. FERNANDO NEGRAO PRADO, medico psiquiatra, os sumeriamos, que antecederam a catastr6fica tnuncacao na Mesopotarnla, 4000 anos A.C., ja estavam familiarizados com 0 usa empirico dos metod os hipn6ticos e os aplicavam juntamente com as f6rmulas de encantacoes no campo de sua medicina anlmlca ou rnaqtca. Essa e a conctusao de urn trabaino seu2, fruto da pesquisa que realizou no Instituto de Historta da Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Istambul, quando la estagiou, no infcio de 1980. Em 1984, um trabalho mais am pia reforcarla 0 prlrnelro"

A pesquisa mais recente de que temos notfcla coloca 0 marco inicial da hist6ria da hipnose, da Regiao da MesopotAmia, 3500 anos A.C .. Na Caldera, 2700 anos A.C., [a se procediam curas pela nxacao do olhar (op. cit., nota 1).

Os templos de sana, no Egito, nao eram outra coisa senao a utilizacao dos estados de transe; 0 mesmo podemos dizer em relacao aos famo- 50S oracutos da Gracia. A vasta docurnentacao hlstorlca sobre a China, fndia, Persia nao deixa duvida sobre 0 fato daq ueles povos manipularem empiricamente tecrucas hipn6ticas. Ate entao, todavia, todas aquelas manifestacoss, toda aquela fenomenologia estavam sob a regencia de supostas leis ocultas, conhecidas somente por privilegiados, geralmente sacerdotes, que as guardavam com zalo e carinho, s6 as revelando aquslas que se tornavam lnlclados nos ditos mlsterios, apes passarem par provas de coragem, reslqnacao e estrutura moral. Foi a parfodo da magia e do ocultismo.

Somente no seculo XVIII surgem os primeiros vislumbres de uma regencia mais cientifica da fenomenologia hipn6tica: um medico vlenensa de nome FRANZ ANTON MESMER apresentou como tese uma dissartacao sobrs 0 PLANETARUM INFLUXU, que era um fluido rnaqnetico que, emanando das estrelas, envolveria toea a materia orqanica e lnorqanlca em todo a universo, incluindo, evidentemente, 0 nosso planeta. Nos organismos vivos, recebeu essa 10r9a a nome de magnetismo animal. 0 equilibrio desse fluido no organismo, manteria a sauce: a desequilfbrio traria a doenca. o tratamento era efetuado com lrnposicao das rnaos par.i transmitir fluido ao paciente (nos primeiros tempos, MESMER usava um Ima, passando depais a utilizar as proprias rnaos). Essas manobras desencadeavam uma crise nervosa nos doentes que, ap6s a mesma, melhoravam.

MESMER formou-se em Medicina em 1765. Dez anos depois, revolucionava Viena com a novo metodo de tratamento. Os colegas fizeram uma

Sitientibus, Feira de Santana 6(9):103·119, jan./jun. 1992

105

campanha contra ala que, apontado como charlatao, deixou Viana em 1778 e partiu para Paris, onde, em pouco tempo, ganhou ~xito e popularidade. Passou a tar urn nurnero crescente de clientes, 0 qua 0 obrigou a fazer tratamentos coletivos, criando 0 celebre "baquet", uma mesa com pequenos oriffcios em torno da qual se sentavam os pacientes, segurando caoa urn deles uma haste de ferro que emergia do orificio que Ihe ficava a frante. Essas hastes estavam mergulhadas numa grande tina, debaixo da mesa, onde havia agua magnetizada por MESMER numas garrafas, como se fossem "baterias" rnaqnetlcas. Cada paciente que entrava em crise era retirado e levado para um aposento especial, ate se refazer.

Esse homem, tao amado e tao odlado, tao aplaudido e tao combatido fez escola e teve seguidores. Urn novo caminho estava aberto. Mais detalhes sobre ele, consulte-se 0 nosso trabalho de 1959, no Boletim do Hospital Juliano Moreira.4

o magnetismo prosseguiu nas rnaos de PUYSEGUR, PETETIN, DU POTET e outros. Em 1815, ao lado desses, estao tarnbsrn DELE USE, BERTRANO, CLOQUET e 0 Abade FARIA. Este ultimo desempenhou um papel importantfssimo pelo fato de ser um dos primeiros e voltar a sua atsncao para a lrnportancla do pensamento e da imaginac;ao do paciente; foi 0 precursor da utlnzacao da suqestao verbal, enquanto todos os demais defendiam a hip6tese do fluido, negando a tntervencao do pensamento. Jose CustOdio de Faria, esse seu nome completo, enxergou atem da l§poca. Foi uma novidads a utilizacao da palavra, para provocar fenOmenos hipn6ticos.

A figura do Abade Faria causou tamanha trnpressao que EGAS MONIZ, professor da Universidade de Lisboa, neuroctrurgtao, prsmlo Nobel de Medicina, escreveu urn livro sobre ele com finaJidade de fazer [ustlea a urn genial investigador ignorado por uns e esquecido par outros."

o Barao DU POTET esteve em Londres, em 1837, e impressionou profundamente 0 medico JOHN ELLJOSTON, presidente da ROYAL MEDICAL AND SURGICAL SOCIETY, que se torn au um estudioso do assunto. JAMES ESDAILE colaborou numa revista fundada por ELLJOSTON, sob 'a titulo de ·Zo.IST". Medico escocss, torrnado em 1830, foi clinicar na fndia, contratado pela EAST [NOlA COMPANY. Ap6s praticar e documentar uma ssrls de lntsrvencoes clrurqtcas, dirigiu-se ao Governador de Bengala, solicitando apoio oficia!. Seu pedido foi aprovado. Realizou mais de tras mil intervencoes cirurgicas, sob estado hipnotico, ssndo trazentas de cirurgia malor."

Nota-sa que a controle da fanomenologia esta, sobretudo, no meio medico.

Um outro grande magnetizador foi CHARLES LAFONTAINE. Fazia dernonstracoes publicae, causando grande impacto. Publicou l'art de magnetiser70nde condensava suasteorias, seus principios e ensinava suas tscnlcas.

Em novembro de 1841, JAMES BRAID, rnedlco-clrurqtao em Manchester, foi a uma ssssao de Lafontaine, para dsamascara-lo, Ficou impressio-

Slueniibus. Feira de Santana 6 (9): 1 03-119. janJju n. 1992

106

naco, porque constatou fenomenologia veroaoetra: nao era ambuste. Fol para casa, estudou, anallsou e concluiu:

Os fenOmenos sao reais; s6 que a causa nao e, de modo algum, magnetlca: nao exista fluido; tudo esta dentro do paclente, 0 problema e bem concreto; trata-se de fenomenologia nervosa. A expncacao ssta nas reacoss do sistema nervoso. Para provar isso, fez experillncias com diferentes pessoas, inclusive, sua propria esposa. Conseguiu obter as masmos fenOmenos, sem as procedimentos maqnsncos habituais. Em 1842, publicarla um trabalho mostrando os erros de Mesmer.lniciava-se um novo perfodo.

Segundo James Braid, nao existe fluido algum. Qualquer manobra que canse 0 sistema nervoso (ela usava a tlxacao: mandava fixar 0 seu porta-Ianceta) produz urn estado que traz uma psrturbacao, pela fixidez de atancao e repouso nsrcc. 0 resto depende da impressionabilidade do paciente. Aboliu a vocabulo magnetismo. Substituiu-o por neurohipnotismo e, posteriormente, por hipnotismo.

Par tad a a Europa, a assunto se difunde e, tarnbsm, fora dela:

WEIGHT ja faz experlencla na Universidade de Dublin; Na America, surge a electro-biologia de Crimes;

Na Alemanha, surgiram os trabalhos de KARL VON REICHENBACH; Na Franca, Philips (DURAND DE GROS), LlTTRE e ROBIN E AZAM; Na Inglaterra, os trabalhos de BRAID: 1845, 1852, 1855, 1859: THE

POWER OF THE MIND OVER THE BODY - OBSERVATION IN FRANCE ON HUMAN HIBERNATION - MAGIC WITCHCRAFT, ANIMAL MAGNETISM - HYPNOTISM AND ELECTRO - BIOLOGY - THE PHYSIOLOGY OF FASCINATION AND THE CRITICS CRITICISED (op. cit., n.4).

Em 1858, a Duque de Saldanha, em portugal e a Dr. AntOnio Ferreira Moutinho aconselhavam a usa do hipnotismo na pratica medica e clrurqlca,

James Braid faleceu, subitamente,no dia 25 de marco daquele mesmo ana, deixando, porern, urna profunda modttlcacao no que diz respeito a producao e lnterpretacao dos fenOmenos hipn6ticos. Para se com preender bern isto, basta fazer um levantamento dos acontecimentos posteriores:

1865 - Os trabalhos de LlEBAULT e a crlacao pelo mesmo, em Nancy, de uma cllnlca para tratamento pela suqestao:

1872 - Trabalho de HACK TUKE sabre a lntluencta da mente sobre 0 corpo: na sauce e na ooenca:

1875 - Trabalho de CHARLES RICHET score os assuntos sonambultcos: 1878 - 0 famoso neurologista trances, CHARCOT, no Hospital da Salpetrlare, apresenta aos medicos 0 hipnotismo, atravss de brtIhantes conterenctas e demonstracoes:

1882 - 0 Dr. BERNHEIN expos a sua lnterpretacao dos fenOmenos hipn6ticos que difere profundamente da de Charcot.

Os trabalhos de LlEBAULT revelam um conhecimento profundo da arte de sugestionar e parecem que foram escritos nos nossos dias, co-

Sitientibus. Faira de Santana 6(9): 103-119, jan./jun. 1992

107

mo 4§ a caso da sua obra sabre a mecanismo da tarapsuttca sugestivaB• o mesmo se pode dizer des de BERNHEIM, especialmente a seu trabalho sabre sugesta.o e pelcoterapta"

o saculo XIX se caracteriza na hist6ria do hipnotismo pela virultlncia com que se espalhou pelas principais partes do mundo a estudo clantfftco da hipnose. Os fenOmenos da magia e do ocultismo sao agora analisados a luz dos conhecimentos e teorlas vigentes, par homens de citlncla, sobretudo aqueles da area medica. Ao lado de ilustres figuras ja citadas, podernos ainda acrescentar: Dr. HIP6L1TO FRANCISCO ALVARES (Portugal), 1889,que detends: "para doencas sine materia rernadlc sine substantia" AUGUSTO FOREL (Zurich), MOLL e SPERLING - (Alemanha), NOTZING (Munich), Kraft - Ebing (Alemanha).

No Brasil, as ldalaa obsoletes de Mesmer ainda predominarn, trinta e cinco anos ap6s as novas concettuacces de Braid. Somente em 1887 as colsas mudam, graqas a um professor da Academia Nacional de Medicina, Dr. ERICO COELHO. Em 1889, no Rio de Janeiro, no Congresso de Medicina e Cirurgia, ele faz refertlncias a suqestao hipn6tica, seguido pelos professores Alfredo Barcalos, AureJiano Portugal e Francisco Fajardo.

Na Bahia, em particular, surgem trabalnos sabre a assunto, comunicados em reuntces ou publicados em revistas rnedlcas.

Vejamos:

1890 - Dois casas clfnicos tratados pelo hipnotismo, apresentados na Sociedade Medica da Bahia, publicacios na GAZETA MEDICA, n. 8 - Dr. CORIOLANO BURGOS. - Mem6ria Sabre um caso de ASTASIA-Abasia, curado em duas sessoss hlpn6ticas, apresentado no mesmo ano, no terceiro Congresso de Medicina e Cirurgia, pelo Dr. ALFREDO BRITO.

1891 - ALFREDO FERREIRA de MAGALHAES, a fim de obter 0 grau de Doutor em Citlncias MBdico-Cirurgicas, apresenta a Faculdade de Medicina da Bahia a sua tesa sabra 0 hipnotismo a a sugestc:to. Foi aprovada com dlstlncao,

No Capftulo XII da sua obra", intitulado Fisiologia do Hipnotisrno, ele faz um estudo das principals teorias fiSiol6gicas da apoca onde se da. rnulta lrnportancta a oxigenaqao e clrculacao cerebral (Rumpf, prayer, Brown, Sequard, Heidenhim), fato que orgulha a Bahia cientffiea.

No seculo xx, surgiria urn novo metoda para anallsar a mente humana:a Psicanalise. 0 seu genial crtador, Sigmund Freud, que inicialmente usava a hipnose, abandonou-a desde 05 dltimos anos do secure XIX (1889). Este acontecimento tem gerado ate os nossos dias um mal entendido: muita gente tem a lmprassao de que, ap6s a Pslcanalise, a Hipnose ficou obsoleta. Essa conduta do criador da Pslcanaflse tem sido saveramente

Sitkntibus. FBira de Santana 6(9): 103-119, ian./iun. 1992

108

crltlcada, inclusive par KRETSCHMER11 e KLlNE12.

Com a advento da Psicanalise, a Hipnose calu de rnooa, Nos primeiros anos do novo ssculo, FREUD tornou-se a centro das discussces daquela gente culta da sociedade europela. E que a Psicanalise, rornpendo aquela aglomarado de teorias organicistas, surgia como uma nova esperanca na solucao de problemas atribufdos as doencas cerebrais. 0 Hlpnotlsrno despertava medo e oasccntlanca, ao contrarto da Pslcanatlse onde 0 ellente so precisaria deitar num diva e assoclar ideias, contar coisas, lembrar de acontecimentos passados e dos son has que teve durante a samana. Ao lado dlsso, a professor vienense nao crtara apenas um metoda psicoterapico, mas alga multo mats amplo, de caratsr coutrmano, revoluctonarto, arneacando abatar as s6lidas estruturas de tradlctonais instltulcoes,

o metoda terapsutlco era apenas uma faceta da nova doutrina. Hoje, clnquenta anos apos a morte de Fraud, uma visao retrospectiva dos diferentes acontecimentos polfttcos, religiosos, cientfficos, artfsticos e culturais nos mostra clararnente a infJullncla par vezes direta, par vezes sutll, da Pslcanallsa.

De 1900 a 1914, nao ha movimentos amplos relativos a Hipnose. Evidentemente que pesqulsas rnais acuradas Irao dascobrlr trabalnos desse perfodo, mas em numsro rnals limitado. Dentre eles, esta a trabalho de E. Cove de Nancy, Franca, sabre a auto-suqestao consciente (1910).

Na prime ira Guerra Mundial, a hipnase e reativada, prestando serviQOs lnastlrnavels a Pslquiatrla de Guerra, pela rnalor objetividade no tratamenta de neur6ticos que necessitavam de uma tarapla mais raplda, MORAES PASSOS13 divulga que Freud em sua autabiografia diz que, no exerctto alernao, a hipnose tot utilizada par SIMMEL, com axita satisfat6ria, como processo catartlco abrevlado,

Novamente um perfodo de rstracao da hipnose ciantffica, qua ressurge na segunda Guerra Mundial. Nos fins da decada de 30 e corneco da dacada de 40, as atividades hipnol6gicas se mostram em plena vigor. 0 nLimero de publlcacoes e imenso; a nurnero de conclaves cientfficos, tambarn Nas principals partes do mundo, surge interesse crescente pelo assunto.

Na dacada de 50, muitas soclsdades de hipnalogia torarn fundadas na Europa, em diversos parses da America e no Japao. Participam das mesmas samente medicos, dentistas, pslcotoqos e, em alguns pafses, pessoas da area de Filosafia.

A otlclallzacao da hipnologia dentro das ciancias msdlcas, nas Americas, se deu com a crlacao, em 1960, da secao de HipnoseGlfnica, no Ambito da Assoclacao Medica Pan Americana 14.

Muito tsrtamos alnda para dizer. Este pequeno cornentarto sabre a evolucao tustorlca da Hipnose jA fornece, todavia, uma ideia do verdadeiro lugar que ela ocupa. Mostra bem como se desvencilhou da magia 8 do oculttsrno e ocupa um lugar de destaque no meio cientffico.

Sitknlibus. Feira de Santana 6(9): 103-119, jan.jjun. 1992

109

E evidente que rnulta gente nao cradenclada tern explorado a hipnotismo, tornando-se responsavel pela perslstsncle de uma lmagem distorcida do mesmo.

B) EVOLUC;AO CONCEITUAL

De MESMER aos nossos dias, rnulta cclsa se modificou. Numerosas teorias surgiram para explicar a fenomenologia hipn6tica, havendo nesse trajsto verdadeiras revolucoes conceituais:

De 1774 a 1841 - Pontiflca 0 magnetismo. Embora exlstam diferentes teorias, a ccncsltuaeao baslca a a exlstancla do fluido maqnsttco que a operador transmite para 0 sujeito e mediante tscnlcas apropriadas, 0 controla:

De 1841 a 1904 - 0 magnetismo e desacreditado. A conceltuacao basica e agora de natureza fisiol6gica. As reacces do cereoro e do sistema nervoso do sujeito submetido a estfmulos mon6tonos e repetidos sao responsavets pelo estado hipn6tico. Desse modo, a operacor nada transmite; manlpula e controla as respostas naurotlstoloqlcas do sujelto, utilizandoas convenientemente.

De 1904 aos nossos dias - Surgiram muitas teorias para a expucacao dos fenOmenos hipn6ticos, mas uma conceltuacao baslca permanece:

Quaisquer que sejam as expllcacoes dadas, asta suficientemente provado ser hipnose urn acontecimento de natureza pslcossomatlca.

As teorias, ernbora multo numerosas e variadas, se fundamentam sempre em mecanismos de praoornlnancla sornanca, psfquica ou mistos.Em 1961, em Nova York, realizou-se um Congresso Internacional exclusivamente sabre 0 Estudo da Natureza e Teorias da Hipnose. WOlBERG, abrindo o Congresso, procurou enquadrar as diferentes teorias em modelos. MORAES PASSOS divulga isso em seu livro Hlpnlatrla (op. cit. n. 13). Os modelos sao os seguintes:

1 - Modelos Heradltartos 2 - Modelo Fisiol6gico

3 - Modelo do meio interno 4 - Modelo do Aprendizado 5 - Modelo S6cio-Cultural

6 - Modelo do Desenvolvimento da MotivaQclo 7 - Modelo Cibernetico.

Este ultimo modelo tern sido adotaco com muito entusiasmo em Recife, pelo Dr. Lamartine Hollanda que tem varies trabalhos publicados sobre o assunto, inclusive urn livro em colaboracao com 0 hipn61ogo ANATOL MILEQHININ15.

OS modelos conceltuals do sacuto XX, embora ainda nao representem a verdade ultima, pols rnultos fatos ainda existem sem expucacao, tsm mais conslstencla do que os do sscuto passado, uma vez que a tecnologia moderna proporciona objetividade e ssquranca nas pesquisas.

Sitientibus, Feira de Santana 6(9); 103·119, jan./jun. 1992

109

E evidente que rnulta gente nao cradenclada tern explorado a hipnotismo, tornando-se responsavel pela perslstsncle de uma lmagem distorcida do mesmo.

B) EVOLUC;AO CONCEITUAL

De MESMER aos nossos dias, rnulta cclsa se modificou. Numerosas teorias surgiram para explicar a fenomenologia hipn6tica, havendo nesse trajsto verdadeiras revolucoes conceituais:

De 1774 a 1841 - Pontiflca 0 magnetismo. Embora exlstam diferentes teorias, a ccncsltuaeao baslca a a exlstancla do fluido maqnsttco que a operador transmite para 0 sujeito e mediante tscnlcas apropriadas, 0 controla:

De 1841 a 1904 - 0 magnetismo e desacreditado. A conceltuacao basica e agora de natureza fisiol6gica. As reacces do cereoro e do sistema nervoso do sujeito submetido a estfmulos mon6tonos e repetidos sao responsavets pelo estado hipn6tico. Desse modo, a operacor nada transmite; manlpula e controla as respostas naurotlstoloqlcas do sujelto, utilizandoas convenientemente.

De 1904 aos nossos dias - Surgiram muitas teorias para a expucacao dos fenOmenos hipn6ticos, mas uma conceltuacao baslca permanece:

Quaisquer que sejam as expllcacoes dadas, asta suficientemente provado ser hipnose urn acontecimento de natureza pslcossomatlca.

As teorias, ernbora multo numerosas e variadas, se fundamentam sempre em mecanismos de praoornlnancla sornanca, psfquica ou mistos.Em 1961, em Nova York, realizou-se um Congresso Internacional exclusivamente sabre 0 Estudo da Natureza e Teorias da Hipnose. WOlBERG, abrindo o Congresso, procurou enquadrar as diferentes teorias em modelos. MORAES PASSOS divulga isso em seu livro Hlpnlatrla (op. cit. n. 13). Os modelos sao os seguintes:

1 - Modelos Heradltartos 2 - Modelo Fisiol6gico

3 - Modelo do meio interno 4 - Modelo do Aprendizado 5 - Modelo S6cio-Cultural

6 - Modelo do Desenvolvimento da MotivaQclo 7 - Modelo Cibernetico.

Este ultimo modelo tern sido adotaco com muito entusiasmo em Recife, pelo Dr. Lamartine Hollanda que tem varies trabalhos publicados sobre o assunto, inclusive urn livro em colaboracao com 0 hipn61ogo ANATOL MILEQHININ15.

OS modelos conceltuals do sacuto XX, embora ainda nao representem a verdade ultima, pols rnultos fatos ainda existem sem expucacao, tsm mais conslstencla do que os do sscuto passado, uma vez que a tecnologia moderna proporciona objetividade e ssquranca nas pesquisas.

Sitientibus, Feira de Santana 6(9); 103·119, jan./jun. 1992

110

o trabalno de PAVLOV, a partir do infcio deste seculo, fundamentado em expertsnclas de fisiologia nervosa, no seu laborat6rio de pesquisas, permitiu desvendar as aparentes rnlstertos da hipnose. Gracas ao estudo que desenvolveu score reflexos condicionados, conseguiu esclarecer a macanismo de induqao hipn6tica, nao daixando duvidas sar 0 mesmo um autsntico processo de condicionamento. Os estudos pavlovlanos, embora reprssentem um marco decisivo no esclarecimento da fenomenologia hipn6tica, se Jimitaram a area cortical do csrebro. Atualmente, a neurofisiologia ja tem majores possibilidades e inclui nas suas pesquisas a partlcipacao do sistema Ifmbico e do sistema reticular rnesodtencetallcc. nesoeceseartas se tornam maiores Ely.plicaqoes tecnlcas e especializadas, uma vez que este tra-

balho nao foi escrito para neuropsiquiatras. .

. Nao M. duvlca de que a Hipnose e um fenOmeno pstcossornatlco, podendo ser vlsto sob diferentes enfoques, incluindo 0 clbernatlco.

C) EVOLU9AO METODOL6GICA

Os diferentes procedimentos utilizados em diferentes apocas pelos mag os, sacerdotes, magnetizadores, etc., para influenciarem as seus sujeitos ou pacientes, lam da simples flxacac do othar e dos passes, isolados ou combinados, ate as mais complicados processos de ancantamento que, de certo modo, poderiam ser considerados metodologias indutoras empfricas.

Todavia, somente a partir de Braid, podemos talar em metodologia indutora propriamente dita (1845). Muito antes, entretanto, na fase do magnetismo, houve urn vulto a quem [a nos referimos anteriormente que esbocou uma metodologia mais avancada (Abade Faria - 1815).

James Braid recusou a ideia de fluido rnaqnetlco. Estabeleceu uma metodologia indutora, orlando um termo novo, neurohlpnctisrno, que depais seria substitufdo por hlpnotlsrno. A sua metodologia consiste em provocar cansaco sensorial (sua preterencla e 0 cansaco visual), monoidefsrno e monatonia. Desse modo, 0 paciente entra em urn estado de relaxamento, sonolencla e hipersugestibilidade.

A metodologia de LlEBAULT (op. cn., n.8) tem como ponto de partida a suqestao verbal, repetida, manotonamente assegurando 0 monoidefsmo. 0 paciente entra em estado ntpnottoo que pode ser leve, rnedlo ou profunda. Classificou ele essas nuances, da seguinte maneira:

a) Sono ligeiro: 1. Sonolancla

2. Sona ligeiro

3. Sono ligeiro mais profundo

4. Sano ligeiro mterrnedlarto.

b) Sono profunda ou sonambulico: 1. Sona sonarnbullco ordlnarlo 2. Sono sonambullco profundo.

Sifielllibus. Feira de Santana 6(9); 10;3.-119, ian./jun. 1992

111

BERN HElM, fins do saculo XIX, tambsm coloca toda a lmportancla da inducao hipn6tica na suqsstao verbal. Sua metodologia difere, entretanto, da de Uabault, ao classificar a fenomanologia em duas classes; a primeira se caracteriza pela conservacao da mem6ria ao despertar e a segunda, pala amnesia ao despertar. Os fenOmenos obtidos sao classificados em diferentes grau!>, nove ao todo, sendo sels contidos na primeira classe e trss, na segunda (op. clt., n. 9).

Nos nossos dias existe um aprsclavel nurnero de metodologias induteras, podendo os hlpncloqcs utiliza-las integralmente au rnodttlca-Ias, de . acordo com as necessidades, criando metodologias rnlstas. A criatividade podera levar a hipnologista a fazer a sua pr6pria metodologia. Sao muito utilizadas as metodologias de DAVIS E HUSBAND, DUPRAT, LECRON E BORDEAU, TORRES NORRy16.

As metodologias indutoras se constituem numa especle de rotslro, de mapa, que assegura ao operador 0 controle do desenvolvimento do estado hipn6tico. Elas incorporam uma sane de procedimentos e condutas que constituem a tecnica, aliados a uma escala avaliativa dos fenOmenos obtidos, progressivamente.

Em 1958, toi introduzida no Brasil uma metodologia indutora original: a lnducao lettlrgica. Foi seu introdutor 0 Prof. LUIZ BENJAMIM HENRIQUE RECH, lrmao vttrlclo, que na Belgica teria sido aluno do criador da mesrna: JANRED.Pertencente a Conqraqacao dos lrrnaos Maristas, 0 irrnao Vitrrcio difundiu par todo 0 Brasil, atraves de curses e contersnctas, a referida metodologia. Consiste a mesma na lnducao progressiva e sistematizada de 18 estados de ccnsclsncla, normalmente sequenclaoos e dotados de caracterfstlcas pr6prias. Sao eles:

1. Obnubllacao

2. Adormecimento

3. Insensibilidade superficial

4. Catalepsia rfgida

5. Flacidez muscular

6. Jnsensibilidade muscular profunda

7. Pre-Sugestao

8. Sugestao

9. Insensibilidade visceral profunda

10. Hipnose propriamente dita

11. Regressao no espaco e no tempo

12. Presonambulismo ou procura do ponto

13. Sonambulismo

14. Pre- Transe

15. Transe moderade

16. Transa agitado ou convulsive

17. Pre-Prostr acao

Silientibus. Feira de Santana 6(9); 103-119. jan./jun. 1992

112

18. Prostracao.

Esses estados sao Obtidos por tecnlcas que HIm como base toques, sons e posturas. as toques consistem em presscss digitais sobre determinados pontos do cor po, as letargistas utilizam os mesmos pontes da acupuntura, embora em nurnero reduzido. E uma ACUPRESSURA.

Nao entraremos aqui em detalhes, aconselhando aos interessados as obras de OELGA0017 e PAULO PAlxA019.

Essas metodologias indutoras sao tarnbern tarapsutlcas. a simples fato de fazer uma pessoa relaxar deflagra uma serle de acontecimentos neurofisiol6giCOS responsavels por um estado de tranqullizacao, 0 que ja e uma terapia. Existem metodologias mais especfficas, terapeutlcas propnamente ditas. E a caso da T.T.T. (TERPSICORETRANSETERAPIA) de OAVlO AKSTEIN (op. cit., n. 14), psiquiatra brasileiro, hoje conhecido internacionalments.

UTILIZAc;A.O DA HIPNOSE

Hipnose e um estado modificado de consclencia produzido por tacnlcas aproprladas au espontaneamente. Nao a sono, como most ram 0 elatroencefalograma, a reflexo pslcoqalvanlco e outras provas cientfficas. Existem diferentes estados hipn6ticos que se diferenciam entre si, qualitativa e quantitativarnente. Para fins pratlcos, podern se resurnir em estado leve au superficial, estado maolo, estado profunda, estado sonarnbullco, Ha quem prefira 0 vocabulo transe e assim teremos transe leve, transe media, transe profundo, transe scnarnbullco.

Esses diferentes estados de transe tilm slco explorados em demonstracces publicae. Em alguns parses, inclusive no Brasil, a partir de Jaruo ouacrcs. ficaram definitivamente proibidos espstacutos de hlpnotlsmo. Trata-se do decreto nO 51 009, de 22 de julho de 1961, publicado no Oiario Oficial - Ano C - n. 165, sabado 22 de julho de 1961, paqlna 6 642 que proibe espetaculos ou nurneros lsolados de hipnotismo e letargia, de qualquer tipo ou forma, em clubes, audit6rios, palcos ou astudlos de radio ou de televisao e ca outras providencias. Esse decreto tarnbern limitou a utilizacao da hipnose ao medico com curso especializado na materia.

Em 1966, a presidente Castelo Branco estendeu 0 usa ca tscnlca hipnol6gica ao dentista (Lei 5.081 de 24 de aqosto de 1966 - artigo 6° - item VI). a decreto 53 464 , de 21 de janeiro de 1964 ragulamentando a lei 4 119 de 27 de agosto de 1962, que dlspos sobre a pronssao de psic6Jogo declara no artigo 4° que sao runcces do pslcoloqo:

1 o - Utilizar metocos e tecnlcas psicol6gicas com objetivo de: a) diagn6stico psicoJ6gico; b) ortentacao e seiscao protlssional; c) ortantacao psicopedag6gica; d) solucao de problemas de ajustamento.

Sil;~"libus, Feira de Santana 6(9): 103·119, jan./jun. 1992

113

8aseando-se neste decreta, aceita-se que a pslcoloqo possa utilizar a hipnose dentro de deterrninados lirnites.

No Brasil, portanto, somente a medico, a odont6Jogo e a pslcotoqo podem tazer usa da hipnose. Quem nao estiver dentro destas tri}s profissoss astara fora da lel, praticando a hipnotismo.

o uso da hipnose para fins recreativos, mesmo onde nao ha regularnentacao oficiaJ, nao e visto com bons olhos e tende a desaparecer.

o uso empfrico do hipnotismo atraves dos tempos e ainda nos nos- 50S dlas e muito frequente, embora seja 0 mesmo empregado sob outras oenormnacoes por curandeiros e demais manipuJadores de exorcism os e encantamentos.

A Parapsicologia tarnbarn faz uso da hipnose, com frequi}ncia, nas suas pesquisas. Por esse motivo, e frequente muitas pessoas de nfvel cuttural razoavel confundirem hipnose com telepatia, clarlvldancla, etc.

A utiuzacao racional das diferentes metodologias hipn6ticas, nos nos- 50S dias, se faz em trss areas prlncipals: Odontologia, Medicina e Psicologia.

Hipnodontia e 0 vocabulo utiJizado para indicar 0 emprego da hipnose em odontologia 0 que ja constitui, atualmente, uma especlalizacac. 0 criador do termo, original norte-americano, HYPNODONTICS, foi 0 DR. AARON A. MOSS, D.D.S. que asslrn a define:

"Hipnodontia e 0 ramo da clsncla dental que trata da aplicacao da suqestao controlada e da hipnose a Odontologia,,19.

Nao S8 trata sirnplesmente de sxtralr dente sem dor, usando anestesla hipn6tica, mas do usa racional da metodologia numa arnpla faixa de inctcacces. 0 pr6prio Moss escJarece: 0 uso da hipnodontia tern duas apllcagoes:

A) TERAPEUTICA HIPNODONTICA

1. Halaxacao do paciente

2. Eltrnlnacao dos tern ores do paciente e sua ansiedade em torno do tratamento

3. Eliminactao de toda objec;:ao ao tratarnento necessarlo

4. Manutengao da comodidade do paciente durante langa e ardua operagao

5. Acaptacao a aparelhagern ortod6ntica e protetica.

B) usa OPERATORIO

1. Anestesia ou analgesia

2. Amnesia para intervenq6es dasaqradavels

3. suostnulcao au cornplsmentacao de premedicag6es como anestasia geral

4. Prsvencao de v6mitos ou nauseas

5. Controle da sauvacao

Sitientibus, Feira de Santana 6(9): 103-119. jan.rjun. 1992

114

6. Controle de hemorragias.

A lrnportancla da hipnodontia se torn a cada vaz maier, a medida que a odontologia se enriquece mais com as ccntrlbulcoea da percoescrnanca. Ha hipnodontistas que nos seus trabalhos revelam conhecimento segura de psicologia e pslcanalise. E a caso de SHAW2l.

E oportuno lembrar aqui que a hipnodontia e dtsclpltna ensinada na Faculdade de Odontologia da Bahia. Seu professor e 0 Dr. GIUSEPPI MAZ-

ZONI. ,

A HIPNOSE MEDICA e a ODONTOLOGICA conquistaram credibilidade e, gra9as a alas, a atividade hipnol6gica e oficialmente aceita nos princlpals parses do mundo.

Nas diferentas areas medlcas, 0 uso da hipnose tem crescido cada vez mais: na clfnica geral, na cirurqla, na dermatologia, na ottalrnoloqla, na otorrinolaringologia, na ginecologia, na obstetrfcia, na proctologia, etc.

Em psiquiatria, a seu uso vem aumentando cada vez mais. Ja em 1955,23 de abril, a British Medical Association publicou um relat6rio sabre o assunto, achando a hipnose de utilidade em qualquer condlcao onde a psicoterapia pode ser usada; em 19 de fevereiro de 1961, a Comissao de Terapautlca da American Psychiatric Association publicou seu posiclonamento diante da hipnose, considerando-a de grande valor na Psiquiatria ..e em outras areas. Entrou em detalhes, interessando-se pelo uso correto e adequado da mesma, fazendo rscomenoacoss especfficas aprovadas pelo seu consalho. Um ralat6rio otlclal da OMS sabre saude mental (EISENBERG) diz: 0 avanco de psiquiatria moderna deve-se "as atuais investigagoes bloqufrntcas sabre a etiologia das doencas rnentals e, no campo tarapsutlco, as apltoacoes das mais reeentes tecnlcas htpnoteraplcas na cura cos pacientes".

Ha profissionais que fazem restrlcoes e criticarn 0 usa da hipnose em psiquiatria. Estao divididos em dois grupos: os atualizados, que fazam restrlcoes puramente te6ricas, porque nao U~m vivaneia metodol6gica e as desatualizados que estao completamente desinformados, em bora possam sar brilhantes e competentes am outras areas. Em virtuda dassa carancla informativa, eontinuam repetindo qua hipnosa e coisa antiga, pertence ao passado, e rnedlcacao slntornatlca, nao cura porque nao atinge as causas profundas no inconsciente e, alsm disso, Freud que a utilizava abandon au-a, substituindo-a pelas tacrucas psieanalfst~sses·"coAceitos sao obsoletos, datam de 1889. 0 Prof. MILTON KLINE, Ph. D., unlverstdade de Long Island, hlpnoloqo, escreveu Freud and Hypnosis (op. cit., n. 12) onde analisa os trabalhos de Freud, que revalam nao ser a ganio da psicanause tarnbern ganio da hipnose, tando eometido varlas falhas na sua metodologia atribuindo os desacertos ao rnstooo a naoa si proprio. Analisando as possibilidades atuais, favorecidas pelas novas tecnologias e novos

SiJientibus. Faira da Santana 6(9): 103-119. [an.rjun. 1992

115

conhecimentos conclui: a hipnose do tempo de Freud esta para a hipnose dos nossos dias como a ffsica de NEWTON esta para a de EINSTEIN.

o fat a de saber hipnotizar muito bem nao transform a ninguem em terapeuta. E precise sa-Io antes, para poder tratar alquern par esse malo. Muitas pessoas, incluindo muitos medicos, pensam que hipnoterapia se resume em dais procedimentos: 1 - hipnotizar e dar sugest6es removendo os sintomas; 2 - tazer a paciente regredir para descobrir a causa dos seus males. Inganua simplicidade. Arlrmavamos em 198821•

o tratamento por hipnose e, quase sempre, tratamento sob hipnose.

Uma vez colocado 0 cliente em estado hipn6tico, a terapeuta passa a manipular a tscntca ou as tscntcas de sua prsterencla, de acordo com sua formacao especializada. Temos assim, por exemplo:

1. Terapia comportamental

2. Hlpnoanallse

3. Hipnografia

4. Hipnoplastia

5. Hipnodrama

6. Hipnossfntese

7. Analise transacional

8. Desatlvacao de sintomas.

Cad a Item acima mencionado e rico de variedades tecntcas, Todas elas utilizam a palavra como vefculo principal de cornunlcacao. Ainda existem outras tacnlcas conhecidas como terapias nao-verbals onde se procura levar 0 paciente a nfveis primitivos, sxctulnoo as tuncces cortlcals mais elevadas relacionadas com a linguagem e com 0 pensamento 16gico. Entre as terapias nao-verbals, mereca destaque especial a TERPSICORETRANSETERAPIA (abreviadamente T.T.T) de David AKSTEIN, que visa regredir 0 paciente a uma sltuacao arcalca, Jiberando as suas ernccces tensionais sob controls. A tecntca reproduz uma sessao de umbanda sem a presenca de qualquer componente mfstico-raHgioso.

A hipnoterapia tem inotcacao ampJa nas neuroses. Nas psicoses nao e habitualmente utlllzada, embora nos Estados Unidos da America do Norte existam hipnoterapeutas que 0 tacarn,

No VII Congresso Panamaricano de Hipnologia e Medicina Psicossomanoa, VII Congresso BrasiJeiro de Hipnologia, I Congresso da Sociedade Mineira de Hipnologia, que ocorreram paralelamente am BeJo Horizonte em 1982, apresentei um reJat6rio da minha experiancla passoal:

Utilizei tscnlcas hipn6ticas em sltuacoes psiqulatrtcas de pradomlnan-

cia neur6tica, de 1954 a 1979 (vinte e cinco anos) com os seguintes resultados: 374 casos de recupsracao total

237 casos de recuperacao parcial

115 casos sem resultados.

TOTAL - 726

Suieruibus, Feira de Santana 6(9): 103-119. janJjun. 1992

116

VISAO ATUAL DA HIPNOSE NO BRASIL (SiNTESE)

Ficou bem claro ° posicionamento serlo, cientffico, que a Hipnose ocupa em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Estas consideraQOes finais seriam evidentemente cispensavers nao fosse 0 desejo de entocar mais de perto a prata da casa.

As ideias preconceituosas e distorcidas sobre 0 hipnotismo nos meios unlvaraltarlos brasllelros diminufram, persistindo somente focos de reslstsncia, a partir de 1956. Naquele ano, veio ao Brasil 0 nlpnoloqo argentino TORRES NORRY, a convite do Dr. DAVID AKSTEIN, minlstrar cursos de hipnose no Rio de Janeiro, para medicos e odontolcqos, contando com a aproval(ao da Assoclacao Brasileira de Odontologia, do Sindicato dos Odontologistas, e dos Ministerios da Saude e da EducaQa.o.

I;sses cursos demonstrando tecntca e praticamente ser a hipnose um fenOmeno neurofisiol6gico, um tanto diffcil para um leigo entender, mas relativamente facil para um profissional da area de sauds cornpreender, representaram 0 esclarecimento adaquado a objetlvo de que precisayam os mencionados protlsslonais.

Em 1957, tot fundada no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Hipnose Medica.

Em julho de 1961, raallzou-se tambern no Rio de Janeiro 0 I Congresso Brasileiro de Hipnologia, simultaneamente com 0 I Congresso PAN AMERICANO DE HIPNOLOGIA e a II Reuniao da Sociedade Internacional de Hipnose Clfnica Experimental.

Esses conclaves foram realizados na Faculdade Nacional de Medicina e, no dia seguinte ao do tsrrnmo dos mesmos, 0 Presidente da Republica, Janlo Quadros, promulgou 0 decreto51.009, ja comentado anteriormente.

. Q II Congresso Brasileiro foi em .Joao Pessoa, em 1971, com a presenca, inclusive, de mpnoloqos estrangeiros da mais alta conceltuacao, como, 0 Dr. LANGEN, Presidente da Sociedade Internacional de Hipnose curuca e Experimental. 0 III toi no Rio de Janeiro (agosto de 1973); a IV foi em Belam do Para (junho 1975); a V, no Rio de Janeiro (1977); a VI, em Salvador (agosto 1980); 0 VII, em Bela Horizonte a, continuando, chegamos ao X, em Goias, outubro de 1988.

Qutros congressos alern do Brasileiro entre ales, Norte-Nordeste de Hipnologia que se realizou pela prlrnslra vez em maio de 1973 no Ceara, em Fortaleza, promovido pela Sociedade Pernambucana de Hipnose Medica, Sociedade Cearense de Hipn6se Medica, Centro Medico Caarensa e Sindicato dos Qdontologistas do Ceara.

Em Caxambu, Minas Gerais, vam sa realizando anualmente, em setembro, patrocinado pala Assoctacao Brasileira da Cirurgia Oral, 0 Congrasso Minairo de Hipnose a Medicina Psicossomatica. Em 1990, devera realizarse a VI. Muitos trabalhos interessantes tam side apresentados nesses en-

Siiiemibus, Feira de Santana 6(9); 103-119. jan./jun. 1992

117

contros, a exemplo de:

A hipnose do dia a dia, no consult6rio odontol6giCO - Dr. MILTON RICARDO SARAIVA - Fortalaza, Ceara.

Fundamentos da Psicobiologia na pratlca odontol6gica - ProF. MARIA EUGENIA TOLLENDAL - Barbacena, MG.

Hipnose e Obesidade - Dr. ROMEU TEIXEIRA DA SILVA - Belo Horizonte, MG.

Hipnoterapia Polidimensional GEORGE ALAKIJA - SALVADOR - BA.

Seria exaustivo citar congressos, [ornadas, slmposlos e outros eventos sobre 0 assunto, que se realizam em numsro crescente.

No Norte/Nordeste nao houve uma influt§ncia tao forte da reflexologia, como no suI. Houve aqui predomlnancla de metodologias rnais psicol6gicas e acentuada intluencia do modele conceitual ctosrnstlco do psiquiatra pernambucano Lamartine Hollanda.

Em Salvador, desde 1954 que uttllzavamos tscnlcas hlpnotlcas, nos casas indicados, e chegamos, atravss da imprensa, a tazer matsrlas esclarecedoras, como por exemplo, no DJARIO DA BAHIA:

. I - Valor real do hipnotismo (30.04.57); II - Valor real do hipnotismo (01.05.57); III - Valor real do hipnotismo (07.05.57); - IV - Valor real do hipnotismo (09.05.57). Escrevemos, tarnbern no mesmo ano, no mesmo [ornal, artigos sobre hipnoanallse e regressao. No dia 29 de abril de 1960, na Reuniao Ordinaria da Seccao de Neuropsiquiatria da Assoclacao Bahiana de Medicina, apresentamos a ssqulnte comunlcacao: 0 papel atual da hipnose em Clinica Psiquiatrica.

Em 1957, chega a nossa Cidade 0 Prof. KARL WEISSMANN que dava sspetacutos teatrais de hipnotismo (ainda nao havia prolblcao). Nao era ele urn simples homem de palco, mas, pstcotoco ca Panltanclaria de Neves, em Minas Gerais, e portador de um nfvel cultural apreclavet Ao lado da atividads de palco, ministrou cursos de hipnose, para leigos e proflsslonais, oastazendo assim aquelas conceltuacoes errcnsas, mfsticas e fantasiosas. Nao era reflexologista; divulgava teorias psicol6gicas de predominancla psicanalftica.

Fora da bibliografia, e frequente ocorrer a omlssao de algum nome, e 0 injustiQado nem sempre perdoa. Reproduzimos, portanto, 0 que diz LAMARTINE HOLLANDA em um dos seus llvros (op. cit., n.15).

"Tal escola NORRY - PAVLOVIAN A muito marcou os hlpnoloqos paulistas (AlvarO Badra, A.C. de Morass Passos, Osmar A. Faria, Oscar Farina, Edmundo Maia, Jefferson Gonzaga, Raul Eitelberg, Ervim Wolfenbuttel, Isac Guz, Eloy Teixeira e muitos outros), assirn como guanabarinos (Fernando Negrao Prado, David Akstein, Miguel Callils Junior, Sanio Schwartz,

Sitientibus, Feira de Santana 6 (9): 103-119. jan./iun. 1992

118

Moyses Amaral, AntOnio de Castro Monteiro, Enio Uma, Marla Luiza Lima, Luiz Machado Lomba e outros}.

Mais adiante continua Lamartine:

"No Norte e Nordeste do Brasil a Hlpnologia tern hist6ria proprta onde, entre outros, se destacam os Drs. Wilson Amanejas, FranCisco Gemaque, Albertino Bastos, Joao Felo, no ParA, Ivan Cesar, no Ceara, Maria de Lourdes Britto, na Parafba: Diniz Delgado Plpolo, no Rio Grande do Norte. Osvaldo Monteiro Filho, no Piauf, Osvaldo Leal, George Alakija, Alaor Coutinho, Giuseppe Mazzoni, Eliezer Mendes, na Bahia, lilem da escola de Recife, jA mencionada".

Por escola de Recife refere-se ao GEPP (Grupo de Estudos Pslccloqlcos e Pslqutatrlccs) e ao lnstltuto de Hipnologia, sob sua ortentacao,

o Dr. Lamartine deixou de citar em sua lista 0 nome do Dr. Grimaldo Andrade Souza que, excelente profissional, tern se destacado no emprego da hipnose em Proctologla, na Bahia.

Atualrnenta no BraSil, portanto, a hip nose, por lei, e assunto restrito as areas medica, odontol6gica e psicol6gica. Ha quem ache haver muita severidade nisso, bastando que se punisse quem utlllzassa a hlpnose como tratamento, sem ser medico. Utiliza.-Ia fora das areas mencionadas nao deveria constituir procedimento pecaminoso. Este assunto ti reterido num livro de Paulo Palxao (op. clt., n.18), no setlrno capltulo: HIPNOTISMO NO BRASIL.

Mas, certo OU errado, e lei.

Pesquisas parapstcoloqlcas, ajudas pela hipnose, tAm sido feitas por urn grande nurnaro de pessoas nao habilitadas, curandeiros, charlataes, usando tftulos pomposos sem nsnnum valor, mas que impression am muita gente mal informada. Essa atividade marginallzada nada tem a ver de stirio com hipnoiogia.

Essa subatividade nao deve ser confundida com 0 trabalho de proflsslonals que fazem pasquisas serlas, no campo da parapsicologia.

Entim, a despeito de', divergAncias de posicionamento conceitual e metodol6gico, a hipnose no Brasil esta no caminho certo, nao deixando lugar para falsas concepcoea que s6 oontlnuarn extsnndo entre aqueles que tAm preguiga de ler.

Como dissemos no Infcto, os fenOmenos hipno16gicos pertenceram aos deuses, aodiabo, aos astros, ao homem e, finalmente, a CIAncia.

Silkntibus. Feira de Santana 6(9): 103-119, jan./jun. 1992

119

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. FAJARDO, F. Tratado de Hypnotismo, Rio de Janeiro: Laemmert e camp. 1986.

2. PRADO, F. N. Pesquisa sabre as versoes cuneiformes sumerio-acades do poema epico de gilgamesh correlacionado a hipnose e Ii medicine psicossomatica. Rio de Janeiro, 1980. xerog.

3. .Historia cia Hipnologia na Mesopotamia. Sao Paulo: 1984, 2v. xerog. 4. ALAKIJA, G .. A hipnose atraves dos tempos. Boletim do Hospital Juliano Moreira.

Salvador, n. 43/54, p. 4-33, jan/jun, 1959.

5. MONIZ, E. EI Abate Faria en la historia de la hipnosis. Buenos Aires: Editorial Poblet, 1960.

6. ESDALLE, J .. Hypnosis in medicine and surgery. (Mesmerism in fndia). New York:

The Julian, 1957.

7. LAFONTAINE, C .. L' art de magnetiser. Germer Balliere: Londres, 1960.

8. UEBAULT, A.A .. Thcrapcutique suggestive: son mecanisme. Paris: Octave Doin, 1891 .

9. BERNHEIM, H .. Hypnotismo, Suggestion, psychotherapie. Paris: Octave, Doin, 1891.

10. MAGALHAES A. F .. 0 hypnotismo e a sugestao. Bahia: Imprensa Econ6mica, 1891.

11. KRETSCHMER, E .. Estudios psicoterapeuticos. Madrid: Editorial cientlfico.

12. KLINE, M .. Freud and hypnosis. New York, The Julian Aess Inc. and the Institute

for research in hypnosis publication society, 1958.

13. MORAES PASS OS, A. C .. Hipnatria. Sao Paulo: Gratica Cairu. 1975.

14. AKSTEIN, D .. Hipnologia. Rio de Janeiro: Hypnos. 1973.

15. HOLLANDA, L., MILECHININ, A .. Cibernetica dos estados emocionais (hipnose

modema). Sao Paulo;. Pensamento, 1973.

16. FARIA, O. A .. Manual de hipnose medica e odontologica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1958.

17. DELGADO, A. J .. A lctargia. Rio de Janeiro: J. Ozon, 1960.

18. PAIXAO, P .. Letargia e hipnose sem magia. 2.ed. Sao Paulo: Organizagao Andrei, 1988.

19. MOSS, A. A .. Hipnodoncia 0 hipnosis en odontologia. BUenos Aires: Mundi, 1961.

20. SHAW, S. I .. Clinical applications of h ipn as is in dentistry. W. B. Saunders Company, Philadelphia, 1959.

21. ALAKIJA, G .. Hipnose e Psiquiatria: visao atualizada. Salvador, Iornal A Tarde, Salvador, 18 dez. 1988, p.6, c.2.

Sitienubus. Feira de Santana 6(9): 103-119. jan./jun. 1992

You might also like